Fábio Santos de Oliveira

possui graduação em Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia (1998), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Centro de Ciências da Saúde (Santo Antônio de Jesus-BA) e coordena diferentes projetos multidisciplinares. Revisor dos periódicos Journal of the Brazilian Chemical Society, Microchimica Acta , Quimica Nova, Talanta, Food Analytical Methods e Food Chemistry. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: análises químicas ambientais, análise química de alimentos e bebidas, desenvolvimento de métodos espectrofotométricos de análise química, automação analítica, instrumentação e Quimiometria.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2001 - 2005

Universidade Federal da Bahia
Título: Métodos Automáticos em Fluxo e Quimiométricos para Avaliação da Qualidade de Combustíveis de Veículos Automotivos Leves
Mauro Korn. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: automação; SIA; álcool combustível; gasolina; quimiometria.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Quimiometria. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Métodos Óticos de Análise. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Qualidade e Produtividade; Energia.

Mestrado em Química

1999 - 2001

Universidade Federal da Bahia
Título: Exploração de Modelagens Matemáticas Aplicadas às Determinações por Espectrofotometria em Fase Sólida em Sistemas de Análise por Injeção em Fluxo,Ano de Obtenção: 2001
Mauro Korn.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Espectrofotometria em Fase Sólida; Análise por Injeção em Fluxo; automação; Padrão único; quimiometria; íons metálicos. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Métodos Óticos de Análise. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Quimiometria. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Fabricação de Produtos Químicos; Indústria Metal-Mecânica.

Graduação em Licenciatura Em Química Aplicada

1995 - 1998

Universidade do Estado da Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Processamento de Dados

1991 - 1993

Escola de engenharia eletromecânica da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2005 - 2006

Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Métodos Óticos de Análise. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Quimiometria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Sensores Ópticos. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2004 - 2004

Aplicações da Eletroforese Capilar. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Construção e Avaliação de Eletrodos Tubulares Íon. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Automação e Instrumentação Em Química Analítica. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Planejamento e Análise de Experimentos. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Técnicas Modernas de Planejamento de Experimentos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Automação Analítica Por Fluxo Contínuo. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Espectrometria de Emissão Atômica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Quimiometria. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Espectrometria de Emissão Atômica ICP-AES. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Métodos Óticos de Análise.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Quimiometria.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Eletroanalítica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, F. S. ; Andrade, Jailson B. de . Seminário de Pesquisa das Baías da Bahia. 2014. (Outro).

ANDRADE, Jailson Bittencourt de ; KORN, Mauro ; OLIVEIRA, F. S. ; BORGES, Sivanildo da Silva . 2a Escola de Verão em Química da Bahia -Analítica, Alimentos, Ambiente. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário de Pesquisadores da Rede Baías da Bahia.Avaliação de riscos no consumo de alimentos potencialmente contaminados por metais pesados em Santo Amaro/BA. 2014. (Seminário).

17o Encontro Nacional de Química Analítica.Otimização Multivariada do Método Quecher para Extração de Agrotóxicos do Mamão. 2013. (Encontro).

DETERMINAÇÃO DE CHUMBO E CÁDMIO EM AMOSTRAS DE CAMARÃO ENQUANTO BIOINDICADORES DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS DO AMBIENTE AQUÁTICO DA REGIÃO DE SANTO AMARO-BA.DETERMINAÇÃO DE CHUMBO E CÁDMIO EM AMOSTRAS DE CAMARÃO ENQUANTO BIOINDICADORES DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS DO AMBIENTE AQUÁTICO DA REGIÃO DE SANTO AMARO-BA. 2013. (Seminário).

Semana Kirumure:Seminário de Pesquisa da Rede das Baías da Bahia de Todos os Santos.Avaliação de riscos no consumo de alimentos potencialmente contaminados por metais pesados em Santo Amaro-BA. 2013. (Seminário).

Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.ANÁLISE DE PROTEÍNAS TOTAIS NA HEMOLINFA DE AMOSTRAS DE CAMARÃO COLETADAS NO ENTORNO DE SANTO AMARO - BA. 2013. (Seminário).

Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.QUANTIFICAÇÃO PROTEICA NA HEMOLINFA DO CRUSTÁCEO BIOINDICADOR (CARANGUEJO UÇÁ - UCIDES CORDATUS), PARA AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO, BAHIA. 2013. (Seminário).

Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.LEVANTAMENTO DE DADOS MORFOFUNCIONAIS E PROCESSAMENTO DE ESPÉCIMES DE CARANGUEJO PARA DETERMINAÇÃO DE CHUMBO E CÁDMIO ENQUANTO BIOINDICADORES DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS NA REGIÃO DE SANTO AMARO-BA. 2013. (Seminário).

Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.ANÁLISE MICROSCÓPICA TECIDUAL DE CAMARÕES (PENAEUS BRASILIENSIS), PARA AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO. 2013. (Seminário).

Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.LEVANTAMENTO DE DADOS MORFOFUNCIONAIS E PROCESSAMENTO DE ESPÉCIMES DE CAMARÃO PARA DETERMINAÇÃO DE CHUMBO E CÁDMIO ENQUANTO BIOINDICADORES DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS NA REGIÃO DE SANTO AMARO-BA,. 2013. (Seminário).

Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.ANÁLISE MICROSCÓPICA TECIDUAL DE CARANGUEJOS UÇÁ (UCIDES CORDATUS) PARA AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO, BAHIA. 2013. (Seminário).

Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.ANÁLISE DE AMOSTRAS DE CARANGUEJO ENQUANTO BIOINDICADORES DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS DOS MANGUEZAIS DA REGIÃO DE SANTO AMARO-BA. 2013. (Seminário).

SEPIP:Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. 2013. (Seminário).

III Workshop de Quimiometria.Aplicações da Análise Multivariada na Avaliação de Combustíveis. 2012. (Outra).

Reunião Regional da SBPC.Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação espectrofotométrica de resíduos de pesticidas organofosforados a partir da geração de formaldeído. 2010. (Outra).

15o Encontro Nacional de Química Analítica / 3o Congresso Iberoamericano de Quimica Analitica. Quimica analitica aplicada a fármacos e drogas de abuso. 2009. (Congresso).

14 Encontro Nacional de Química Analítica.UNIDADE INTEGRADA DE PERMEAÇÃO E DETECÇÃO PARA SISTEMAS EM FLUXO MULTICOMUTADOS. DETERMINAÇÃO FOTOMÉTRICA DE SULFITO. 2007. (Encontro).

2a Escola de Verão de Química da Bahia - Analítica, Alimentos, Ambiente.Automação Analítica. 2007. (Outra).

29a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 29a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2006. (Congresso).

I Escola de Verão em Química da Bahia.I Escola de Verão em Química da Bahia. 2006. (Outra).

13o Encontro Nacional de Quimica Analítica / 1o Congresso Ibero-Americano de Química Analítica.13o Encontro Nacional de Quimica Analítica / 1o Congresso Ibero-Americano de Química Analítica. 2005. (Encontro).

28a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 28a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2005. (Congresso).

I Encontro de Química da Bahia / Semana de Química da UNEB 2005.I Encontro de Química da Bahia / Semana de Química da UNEB 2005. 2005. (Encontro).

I Workshop Brasileiro em Biodiesel.I Workshop Brasileiro em Biodiesel. 2005. (Outra).

II Workshop de Espectroscopia no Infravermelho Próximo.II Workshop de Espectroscopia no Infravermelho Próximo. 2004. (Outra).

XXVI Congresso Latinoamericano de Química - 27a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. XXVI Congresso Latinoamericano de Química - 27a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2004. (Congresso).

III Encontro Nacional de Química Analítica.III Encontro Nacional de Química Analítica. 2003. (Encontro).

IV Workshop sobre Preparo de Amostras.IV Workshop sobre Preparo de Amostras. 2003. (Outra).

II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XX Seminário Estudantil de Pesquisa.II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XX Seminário Estudantil de Pesquisa. 2002. (Seminário).

11o Encontro Nacional de Química Analítica.11o Encontro Nacional de Química Analítica. 2001. (Encontro).

I Workshop em Espectroscopia no Infravermelho Próximo / Quimiometria.I Workshop em Espectroscopia no Infravermelho Próximo / Quimiometria. 2001. (Outra).

10o Encontro Nacional de Química Analítica.10o Encontro Nacional de Química Analítica. 1999. (Encontro).

I Semana de Química Analítica da Bahia.I Semana de Química Analítica da Bahia. 1999. (Outra).

II Jornada de Iniciação Científica da UNEB.II Jornada de Iniciação Científica da UNEB. 1998. (Outra).

VII Seminário de Química da UNEB.VII Seminário de Química da UNEB. 1997. (Seminário).

VI Seminário de Química da UNEB.VI Seminário de Química da UNEB. 1995. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Iverlan da Silva Almeida

OLIVEIRA, FÁBIO S. DE. Avaliação da farinha de semente de jaca (Artocarpus heterophyllus L.) como ingrediente substituinte da aveia em barra de cereais. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Sarah Mariana Ferreira Santana

TEIXEIRA, L. S. G.;DE OLIVEIRA, FABIO; MASCARENHAS, A. J.; MOREIRA, I. T. A.. USO DO MÉTODO RANCIMAT E FERRAMENTAS QUIMIOMÉTRICAS PARA DISCRIMINAÇÃO DE MISTURAS TERNÁRIAS DE BIODIESEL E QUANTIFICAÇÃO DE SEUS COMPONENTES. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Selmo Queiroz Almeida

TEIXEIRA, L. S. G.;Oliveira, Fábio Santos de; MASCARENHAS, A. J. S.; CARVALHO, L. S.; CAMPOS, L. M. A.. Verificação da adulteração de gasolina automotiva com solventes utilizando à cromatografia a gás e ferramentas quimiométricas. 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paulo Roberto Ribeiro de Mesquita

de Andrade, Jailson B.;DAVID, J. M.; CAMPOS, V. P.;OLIVEIRA, FÁBIO SANTOS; JESUS, O. N.. Metabolômica aplicada à identificação de biomarcadores nas espécies frutíferas Eugenia Uniflora L. E Passiflora spp.. 2016. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Helna Célia Passinho Soares

DAVID, J. P. L.;OLIVEIRA, F. S.; BELLINTANI, M. C.; OLIVEIRA, L. M.;DAVID, J. M.. Uso de ferramentas biotecnológicas na produção de metabólito secundário em Plectranthus. 2010. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Ailson Francisco de Souza

OLIVEIRA, FÁBIO SANTOS; MESQUITA, P. R. R.; RODRIGUES, Frederico de Medeiros. Utilização de bebidas oriundas de plantas medicinais tradicionais no entorno da Baía de Todos os Santos: análises químicas e aspectos culturais e históricos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Iverlan da Silva Almeida

OLIVEIRA, FÁBIO S. DE. Reaproveitamento agroindustrial da farinha de semente de jaca (Artocarpus heterophyllus L.) como possível substituinte da aveia na elaboração de barra de cereais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Alana de Oliveira Santos

OLIVEIRA, FÁBIO SANTOS. Chumbo e Escherichia coli em sururu (Mytella guyanensis): qualidade sanitária e testes de susceptibilidade com óleos essenciais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Cristiano dos Santos Almeida

Oliveira, Fábio Santos de; KLEIN, S. O. T.; MIRANDA, F. S.. ANÁLISE DE CHUMBO E CÁDMIO NO SANGUE ENQUANTO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO HUMANA: RISCO EVIDENCIADO EM UM MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO BAIANO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Arthur Pinheiro Gomes

Oliveira, Fábio Santos de; KLEIN, S. O. T.. INTERNAÇÕES POR NEOPLASIA EM UMA POPULAÇÃO POTENCIALMENTE EXPOSTA A METAIS PESADOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Joaquim Tosta Braga Neto

Oliveira, Fábio Santos de; KLEIN, S. O. T.. PERFIL ALÉLICO DO GENE ALAD DE INDIVÍDUOS DA ÁREA RURAL NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO, BAHIA, EXPOSTOS A METAIS PESADOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Edileide Santana da Cruz

OLIVEIRA, FÁBIO S. DE. Segurança Alimentar e Nutricional em comunidade quilombola:indicadores socioeconômicos e sanitários.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Larisa Jusanic

OLIVEIRA, FÁBIO S. DE. Índice de rendimento de Mytella guyanensis e Crossostrea rhizohporae na Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape como subsídio para Segurança Alimentar e Nutricional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Felipe Silva de Miranda

Oliveira, Fábio Santos de; KLEIN, S. O. T.. AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO ? BA, ATRAVÉS DO ESTUDO HISTOPATOLÓGICO DE ANIMAIS BIOINDICADORES Ucides cordatus (LINNAEUS,1763). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Erival Amorim Gomes Junior

Oliveira, Fábio Santos de; KLEIN, S. O. T.; SILVA, I. M. M.. Análise da composição mineral do caranguejo uçá (Ucides cordatus) enquanto bioidicador da contaminação dos manguezais do estuário do Rio Subaé, Bahia (Brasil) por metais pesados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Rômulo Dias Miranda

Oliveira, Fábio Santos de; KLEIN, S. O. T.; SILVA, I. M. M.. Análise de metais pesados (chumbo e cádmio) no caranguejo-uçá (ucides cordatus Linnaeus - 1763) enquanto bioindicador de contaminação ambiental na região de Santo Amaro - BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Aloísio Valter de Souza Junior

Oliveira, Fábio Santos de; KLEIN, S. O. T.; OLIVEIRA, G. B.. O CARANGUEJO UÇÁ Ucides cordatus, (Linnaeus, 1763) ENQUANTO INDICADOR DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR METAIS PESADOS NO ENTORNO DE SANTO AMARO - BA E DE RISCOS À SAÚDE HUMANA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Airana Ribeiro Santana

Oliveira, Fábio Santos de; SANTANA, L. A. A.; VERA, S.. REPERCUSSÕES DA CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS NA SAÚDE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ENTRE 1992 E 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Jadilson José de Melo

de Oliveira, Fabio S.. Validação de metodologia analítica para determinação de ácido fólico em comprimidos utilizando cromatografia líquida de alta eficiência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade Maria Milza.

OLIVEIRA, FÁBIO SANTOS; MARTINS, M. V.; SANTOS, J. M.. CONCURSO PÚBLICO DE PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, PARA O CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, NA MATÉRIA / ÁREA DE CONHECIMENTO: ALIMENTAÇÃO COLETIVA / CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. 2016. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

SANTOS DE OLIVEIRA, FÁBIO; NUNES, F. F. V.; BARROS, L. S. E.. Qualidade da água utilizada na produção de um empreendimento econômico solidário. 2019. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

OLIVEIRA, R. P.; ALVES, V. S.;OLIVEIRA, FÁBIO SANTOS. Processo seletivo para contratação de professor por tempo determinado - professor substituto. Componentes curriculares - Processos de apropriação da realidade IV; Comunicação, informação e educação no campo da saúde; Gestão e participação social no SUS. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Teresa Cristina Etcheverria

AMORIM, M. E.;ETCHEVERRIA, T.C.; AQUINO, V. J. L.. Jogos matemáticos: um recurso didático para o ensino de números inteiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Victor de Queiroz Dias

Influências dos períodos estacionais nos níveis de proteínas totais nas brânquias e hepatopâncreas do Ucides cordatus enquanto bioindicador da qualidade dos manguezais da Baía de Todos os Santos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Daniele de Andrade Santos

Influências dos períodos estacionais nos níveis de glicose na hemolinfa do Ucides cordatus enquanto bioindicador da qualidade dos manguezais da Baía de Todos os Santos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Jaqueline Alves Fonseca

Influências dos períodos estacionais nos níveis de proteínas totais na hemolinfa do Ucides cordatus enquanto bioindicador da qualidade dos manguezais da Baía de Todos os Santos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Sarah Mariana Ferreira Santana

USO DO MÉTODO RANCIMAT E FERRAMENTAS QUIMIOMÉTRICAS PARA DISCRIMINAÇÃO DE MISTURAS TERNÁRIAS DE BIODIESEL E QUANTIFICAÇÃO DE SEUS COMPONENTES; 2016; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Fábio Santos de Oliveira;

Kelly Menezes Macedo

IMPACTOS DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO E CÁDMIO NA POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO, ÁGUA E ALIMENTOS EM SANTO AMARO BAHIA; 2015; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Fábio Santos de Oliveira;

Eliane Teixeira Sousa

Desenvolvimento de Sistema em Fluxo para Determinação Semi-Contínua de Formaldeído no Ar; 2006; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Fábio Santos de Oliveira;

Vanjoaldo dos Reis Lopes Neto

Desenvolvimento de Processo para Aumento da Produtividade em Análises Cromatográficas por Injeções Consecutivas; 2006; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Fábio Santos de Oliveira;

Selmo Queiroz Almeida

Verificação da adulteração de gasolina automotiva com solventes utilizando à cromatografia a gás e ferramentas quimiométricas; 2018; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Fábio Santos de Oliveira;

Aianna Macêdo de Oliveira Almeida

OS IMPACTOS DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO E CÁDMIO NA SAÚDE DE CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO-BAHIA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 1984 A 2015; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Cristiano dos Santos Almeida

ANÁLISE DE CHUMBO E CÁDMIO NO SANGUE ENQUANTO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO HUMANA: RISCO EVIDENCIADO EM UM MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO BAIANO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

José Lucas Andrade Santos

Uma revisão sobre bioacumulação e contaminação de metais traço em otras Crassostrea rhizophorae (GUILDING, 1928) na zona litorânea brasileira; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Erival Amorim Gomes Junior

Análise da composição mineral do caranguejo uçá (Ucides cordatus) enquanto bioidicador da contaminação dos manguezais do estuário do Rio Subaé, Bahia (Brasil) por metais pesados; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Rômulo Dias Miranda

Análise de metais pesados (chumbo e cádmio) no caranguejo-uçá (ucides cordatus Linnaeus - 1763) enquanto bioindicador de contaminação ambiental na região de Santo Amaro - BA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Aloísio Valter de Souza Junior

O CARANGUEJO UÇÁ Ucides cordatus, (Linnaeus, 1763) ENQUANTO INDICADOR DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR METAIS PESADOS NO ENTORNO DE SANTO AMARO - BA E DE RISCOS À SAÚDE HUMANA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Airana Ribeiro Santana

REPERCUSSÕES DA CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS NA SAÚDE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ENTRE 1992 E 2012; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Daniele de Andrade Santos

Análise de glicose em hemolinfa enquanto indicador bioquímico de impactos ambientais às populações de Ucides cordatus nos manguezais da Baía de Todos os Santos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Abdias de Souza Alves Júnior

Análise de correlações entre os níveis de chumbo e cádmio e a presença de alterações histopatológicas em folhas de aipim (Manihot esculenta) cultivado em Santo Amaro; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Brenda Karem Abreu Ribeiro

Levantamento dos hábitos alimentares dos moradores de Santo Amaro relativo ao consumo de tubérculos aipim (Manihot esculenta) cultivados em Santo Amaro, BA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Aianna Macêdo de Oliveira Almeida

Quantificação de proteínas totais em plasma sanguíneo de aves criadas em área impactada por metais pesados, Santo Amaro, BA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Raiza Nery Santos Souza

Quantificação de glicose em plasma sanguíneo de aves criadas em área impactada por metais pesados, Santo Amaro, BA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Vaneiza dos Santos Oliveira

Hábitos alimentares dos moradores de Santo Amaro, Bahia, relativo ao consumo de aves (frango, Gallus gallus domesticus) criadas no local; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Brenda Karem Abreu Ribeiro

Pré-tratamento de amostras de raízes secundárias de mandioca-aipim (Manihot esculenta) cultivadas em Santo Amaro-BA para determinação de chumbo e cádmio; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Abdias de Souza Alves Júnior

Coleta de amostras de sangue de frangos criados e abatidos em Santo Amaro-BA visando a dosagem de chumbo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Aianna Macêdo de Oliveira Almeida

Determinação de chumbo em amostras de sangue de frangos criados e abatidos em Santo Amaro-BA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Darcilene Fiuza da Silva

AVALIAÇÃO DE RISCOS NO CONSUMO DE ALIMENTOS POTENCIALMENTE CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO-BA; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Felipe Silva de Miranda

AVALIAÇÃO DE RISCOS NO CONSUMO DE ALIMENTOS POTENCIALMENTE CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO-BA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Hugo Araújo Silva

AVALIAÇÃO DE RISCOS NO CONSUMO DE ALIMENTOS POTENCIALMENTE CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO-BA; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Sandy Costa dos Santos

AVALIAÇÃO DE RISCOS NO CONSUMO DE ALIMENTOS POTENCIALMENTE CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO-BA; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Erival Amorim Gomes Junior

AVALIAÇÃO DO IMPACTOS AMBIENTAIS POR METAIS PESADOS NO ESTUÁRIO DO RIO SUBAÉ EMPREGANDO COMO BIOINDICADOR O Ucides Cordatus: RELAÇÕES ENTRE COMPOSIÇÃO ELEMENTAR E DADOS MORFOMÉTRICOS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

AIANNA MACÊDO DE OLIVEIRA

ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS PESADOS NO ESTÁRIO DO RIO SUBAÉ EMPREGANDO COMO BIOINDICADOR O Ucides Cordatus; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Abdias de Souza Alves Júnior

AVALIAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS NÍVEIS DE METAIS PESADOS EM Ucides Cordatus E A OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS EM SEUS ÓRGÃOS E TECIDOS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Brenda Karem Abreu Ribeiro

AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR QUANTO AO CONSUMO DO Ucides Cordatus A PARTIR DA COMPOSIÇÃO ELEMENTAR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Rômulo Dias Miranda

Determinação de metais pesados em crustáceos (caranguejo-uçá e camarão) coletados na Bacia do Rio Subaé - BA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Fernanda Alves Silva

Estudo das relações entre os níveis de metais pesados em alimentos de origem vegetal coletados em Santo Amaro (BA) e em amostras de sangue residentes do município; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Cristiano dos Santos Almeida

Mapeamento das unidades de atenção básica à saúde do município de Santo Amaro da contaminação de indivíduos por metais pesados; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Erival Amorim Gomes Junior

Análise de amostras de caranguejo enquanto bioindicadores da contaminação por metais pesados dos manguezais da região de Santo Amaro-BA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Aloísio Valter de Souza Junior

Avaliação da síntese do biodiesel por esterificação ácida seguida de transesterificação alcalina a partir de óleos empregados em frituras; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - PROPAE; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Fernanda Alves Silva

Avaliação da síntese do biodiesel a partir de óleos de fritura por pré-tratamento por neutralização seguida da transesterificação alcalina; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Bruno Macedo Cardoso

Avaliação da síntese do biodiesel por transesterificação alcalina a partir de misturas de óleos de baixa e alta acidez empregados em frituras; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Rômulo Dias Miranda

Determinação de chumbo e cádmio em amostras de camarão enquanto bioindicadores da contaminação por metais pesados no ambiente aquático da região de Santo Amaro-BA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Erival Amorim Gomes Junior

Análise de amostras de caranguejo enquanto bioindicadores da contaminação por metais pesados dos manguezais da região de Santo Amaro-BA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Fernanda Alves Silva

Levantamento de dados morfofuncionais e processamento de espécimes de camarão para determinação de chumbo e cádmio enquanto bioindicadores da contaminação por metais pesados na região de Santo Amaro-BA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Aloísio Valter de Souza Junior

Levantamento de dados morfofuncionais e processamento de espécimes de caranguejo para determinação de chumbo e cádmio enquanto bioindicadores da contaminação por metais pesados na região de Santo Amaro-BA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - PROPAE; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Cristiano dos Santos Almeida

Análise de proteínas totais na hemolinfa de amostras de camarão coletadas no entorno de Santo Amaro-BA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - PROPAE; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Iasmin Brandão da Silva

Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação espectrofotométrica de resíduos de pesticidas organofosforados a partir da geração de fosfato/dialquilfosfato; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Marly Silveira Santos

Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação espectrofotométrica de resíduos de pesticidas organofosforados a partir da geração de formaldeído; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Uirlon Sábigo Alves Cardoso

Desenvolvimento de sistema automático para determinação fluorimétrica de metanol e formaldeído em bebidas alcoólicas, sucos e edulcorantes; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Ronilson dos Reis Santos

Desenvolvimento de sistema automático para determinação fluorimétrica de metanol e formaldeído em bebidas alcoólicas, sucos e edulcorantes; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Marly Silveira Santos

Exploração de estratégias vinculadas com análise seletoras e discriminatórias (screening analysis) para detecção espectrofotométrica de resíduos de pesticidas organofosforados; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Iasmin Brandão da Silva

Exploração de estratégias vinculadas com análise seletoras e discriminatórias (screening analysis) para detecção espectrofotométrica de resíduos de pesticidas organofosforados; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Tarcísio Santana Gomes

Exploração de estratégias vinculadas com análise seletoras e discriminatórias (screening analysis) para detecção espectrofotométrica de resíduos de pesticidas organofosforados; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Tarcísio Santana Gomes

Avaliação e otimização da reação de oxidação do metanol para formaldeído e aplicações no desenvolvimento de sistema automático para determinação fluorimétrica de formaldeído e metanol; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Marly Silveira Santos

Otimização de sistema automático para determinação fluorimétrica/espectrofotométrica de formaldeído e metanol; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Luan Carlos Vieira Marques

Monitoria Acadêmica de Química Analítica; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Rômulo Dias Miranda

Monitoria Acadêmica de Química Analítica; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Tarcisio da Silva Costa

Monitoria Acadêmica de Química Analítica; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Clecia de Oliveira Sampaio

Monitoria acadêmica de Química Analítica; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Iasmin Brandão da Silva

Monitoria Acadêmica em Aulas Práticas de Química Analítica; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Mayara Cordeiro Oliveira

Monitoria Acadêmica em Aulas Práticas de Química Analítica; 2008; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Fábio Santos de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Tiago Paulos Bento

Os empreendimentos Makro, Atacadão e Maxxi nos municípios de Itabuna e Ilhéus e a geração de tributos municipais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal do Sul da Bahia; Orientador: Paulo Tiago Paulos Bento;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PASSINHO-SOARES, HELNA C. ; DAVID, JUCENI P. ; SANTANA, JOSÉ R.F. DE ; DAVID, JORGE M. ; Rodrigues, Frederico de M. ; Mesquita, Paulo R.R. ; OLIVEIRA, FÁBIO S. DE ; BELLINTANI, MOEMA C. . Influence of growth regulators on distribution of trichomes and the production of volatiles in micropropagated plants of Plectranthus ornatus. Revista Brasileira de Farmacognosia-Brazilian Journal of Pharmacognosy , v. 27, p. 679-690, 2017.

  • CAMILO, V. M. A. ; NUNES, F. F. V. ; SILVA, I. M. M. ; SILVA, D. F. ; OLIVEIRA, F. S. ; SANTANA, J. M. . DESENVOLVIMENTO DE QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR PARA POPULAÇÃO ADULTA RESIDENTES EM SANTO AMARO, BAHIA, BRASIL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde , v. 11, p. 195-209, 2016.

  • MACEDO ALMEIDA CAMILO, VALÉRIA ; DA MOTA SANTANA, JERUSA ; DE FREITAS, FERNANDA ; DE MATOS MENDES DA SILVA, ISABELLA ; SANTOS DE OLIVEIRA, FÁBIO ; CAMPIOLO, SOFIA . Padrões de consumo alimentar em uma cidade do Recôncavo da Bahia: um enfoque na segurança alimentar e nutricional. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso) , v. 40, p. 51-60, 2016.

  • PINHEIRO, W. O. ; SANTOS, F. R. ; FERNANDES, M. D. B. ; SANTOS, D. B. ; KLEIN, S. O. T. ; Oliveira, Fábio Santos de ; PIETRO, G. . Association of the Lipoprotein Lipase S447X and Neuropeptide Y Leu7Pro Genetic Polymorphisms with the Lipid Profiles of Individuals with and without Evidence of Coronary Artery Disease. BRITISH JOURNAL OF MEDICINE AND MEDICAL RESEARCH , v. 16, p. 1-10, 2016.

  • MACEDO, KELLY ; DA SILVA, ISABELLA ; DE OLIVEIRA, FÁBIO ; CASTRO, JACIRA ; DOS SANTOS, DANIELE ; FREITAS, FERNANDA ; DE JESUS, MAYKSON . Toxic Elements and Microbiological Content of Food: Evidence from a Case Study in a Brazilian City Heavily Contaminated by Lead and Cadmium. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 28, p. 1220-1228, 2016.

  • SANTOS, FERLANDO LIMA ; FERREIRA, MARIZA ALVES ; PIRES, EDILSON ARAÚJO ; Oliveira, Fábio Santos de ; SILVA, CAMILLA FERNANDA GODINHO DA ; VIEIRA, RAFAEL BITTENCOURT . Análise das patentes de tecnologias relacionadas aos probióticos, prebióticos e simbióticos no Brasil. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 17, p. 252-258, 2014.

  • MAGALHÃES-JUNIOR, JAIRO TORRES ; MESQUITA, PAULO ROBERTO RIBEIRO ; OLIVEIRA, WYLLIAN FRANZ DOS SANTOS ; OLIVEIRA, FÁBIO SANTOS ; FRANKE, CARLOS ROBERTO ; RODRIGUES, Frederico de Medeiros ; DE ANDRADE, JAILSON BITTENCOURT ; BARROUIN-MELO, STELLA MARIA . Identification of biomarkers in the hair of dogs: new diagnostic possibilities in the study and control of visceral leishmaniasis. ANALYTICAL AND BIOANALYTICAL CHEMISTRY , v. 406, p. 6691-6700, 2014.

  • Passinho-Soares, Helna ; MEIRA, P. R. ; DAVID, J. ; Mesquita, Paulo R.R. ; VALE, A. E. ; Rodrigues, Frederico de M. ; de P. Pereira, Pedro. A. ; SANTANA, J. R. F. ; de Oliveira, Fabio S. ; de Andrade, Jailson B. ; DAVID, J. M. . Volatile Organic Compounds Obtained by in Vitro Callus Cultivation of Plectranthus ornatus Codd. (Lamiaceae). Molecules (Basel. Online) , v. 18, p. 10320-10333, 2013.

  • Hocevar, Luciano ; Soares, Vitória R. B. ; Oliveira, Fábio S. ; Korn, Maria Graças A. ; Teixeira, Leonardo S. G. . Application of Multivariate Analysis in Mid-Infrared Spectroscopy as a Tool for the Evaluation of Waste Frying Oil Blends. JOURNAL OF THE AMERICAN OIL CHEMISTS' SOCIETY (ONLINE) , v. 89, p. 781-786, 2012.

  • Rodrigues, Frederico de M. ; Mesquita, Paulo R.R. ; de Oliveira, Lidia S. ; de Oliveira, Fabio S. ; Menezes Filho, Adalberto ; de P. Pereira, Pedro. A. ; de Andrade, Jailson B. . Development of a headspace solid-phase microextraction/gas chromatography mass spectrometry method for determination of organophosphorus pesticide residues in cow milk. Microchemical Journal (Print) , p. 56-61, 2010.

  • SOUSA, Eliane Teixeira ; Oliveira, Fabio Santos de ; Alves, Arnaldo Cardoso ; Andrade, Jailson B. de . A semi-continuous analyzer for the fluorimetric determination of atmospheric formaldehyde. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 20, p. 259-265, 2009.

  • ROCHA, G. ; Lopes, Wilson A. ; PEREIRA, Pedro Afonso de Paula ; VASCONCELOS, P. C. ; Oliveira, Fabio Santos de ; CARVALHO, L. S. ; CONCEICAO, L. ; ANDRADE, Jailson Bittencourt de . Quantification and source identification of atmospheric particulate polycyclic aromatic hydrocarbons and their dry deposition fluxes at three sites in Salvador Basin, Brazil, impacted by mobile and stationary sources. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 20, p. 680-692, 2009.

  • TEIXEIRA, L ; OLIVEIRA, F. S. ; DOSSANTOS, H ; CORDEIRO, P ; ALMEIDA, S . Multivariate calibration in Fourier transform infrared spectrometry as a tool to detect adulterations in Brazilian gasoline. Fuel (Guildford) , v. 87, p. 346-352, 2008.

  • Lopes, Wilson A. ; da Rocha, Gisele O. ; de P. Pereira, Pedro A. ; OLIVEIRA, F. S. ; Carvalho, Luiz. S. ; de C. Bahia, Nei ; dos S. Conceição, Liliane ; de Andrade, Jailson B. . Multivariate optimization of a GC MS method for determination of sixteen priority polycyclic aromatic hydrocarbons in environmental samples. Journal of Separation Science , v. 31, p. 1787-1796, 2008.

  • DEOLIVEIRA, L ; DEMRODRIGUES, F ; OLIVEIRA, F. S. ; MESQUITA, P ; LEAL, D ; ALCANTARA, A ; SOUZA, B ; FRANKE, C ; DEPPEREIRA, P ; DEANDRADE, J . Head Space-Solid Phase Micro Extraction / Gas Chromatography-Mass Spectrometry Combined to Chemometric Analysis for Volatile Organic Compounds Determination in Canine Hair: A New Tool to Detect Dog Contamination by Visceral Leishmaniasis. Journal of Chromatography. B , v. 875, p. 392-398, 2008.

  • OLIVEIRA, F. S. ; SOUSA, E ; DEANDRADE, J . A sensitive flow analysis system for the fluorimetric determination of low levels of formaldehyde in alcoholic beverages. Talanta (Oxford) , v. 73, p. 561-566, 2007.

  • Lopes, Mariangela V. ; KORN, Mauro ; PEREIRA, Madson de Godoi ; SANTANA, Eliziane Pedra de ; Oliveira, Fabio Santos de ; Korn, Maria das Graças A. ; OLIVEIRA, F. S. . Cadmium and lead retention in fresh and rotten red meat. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 18, p. 703-708, 2007.

  • DEOLIVEIRA, F ; KORN, M . Spectrophotometric determination of sulphate in automotive fuel ethanol by sequential injection analysis using dimethylsulphonazo(III) reaction. Talanta (Oxford) , v. 68, p. 992-999, 2006.

  • SOUSA, E ; DEMRODRIGUES, F ; MARTINS, C ; OLIVEIRA, F. S. ; DEPPEREIRA, P ; DEANDRADE, J . Multivariate optimization and HS-SPME/GC-MS analysis of VOCs in red, yellow and purple varieties of Capsicum chinense sp. peppers. MICROCHEMICAL JOURNAL , v. 82, p. 142-149, 2006.

  • Oliveira, Fabio Santos de ; Leite, Bárbara Cecília O. ; Andrade, Marta Valeria A. Santana de ; KORN, Mauro . Determination of total aldehydes in fuel ethanol by MBTH method: sequential injection analysis. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 16, p. 87-92, 2005.

  • DEOLIVEIRA, F ; GOMESTEIXEIRA, L ; UGULINOARAUJO, M ; KORN, M . Screening analysis to detect adulterations in Brazilian gasoline samples using distillation curves. Fuel (Guildford) , v. 83, n.7-8, p. 917-923, 2004.

  • KORN, Mauro ; Andrade, Marta V. A. S. ; Borges, Sivanildo S. ; Sousa, Clarivaldo S. ; Oliveira, Fábio S. . Reagent generation assisted by ultrasonic irradiation. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 14, p. 254-258, 2003.

  • Oliveira, Fábio Santos de ; KORN, Mauro . Emprego de padrão único para a construção de curvas analíticas em sistema de análise por injeção em fluxo associado à espectrofotometria em fase sólida. Química Nova , Brasil, v. 26, n.4, p. 470-474, 2003.

  • OLIVEIRA, F. S. ; TEIXEIRA, L. S. G. ; KORN, Mauro . Application of partial least squares calibration for multicomponents determination by flow injection-solid phase spectrophotometry. Laboratory Robotics and Automation , Nova York, v. 12, p. 305-311, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, F. S. ; KORN, Mauro ; LOPES, Mariângela Vieira ; PEREIRA, Madson de Godoi ; SANTANA, Eliziane Pedra de . Software para controle de sistema em fluxo para amostragem temporalmente controlada de fase líquida de carnes bovinas expostas a soluções de metais pesado. 2004.

OLIVEIRA, F. S. ; KORN, Mauro ; LAPA, Rui Alexandre Santos ; ARAÚJO, Mário César Ugulino de . Software para controle e aquisição de dados de sistema híbrido SIA/fluxo batelada para titulação condutimétrica de amostras de álcool combustível. 2003.

OLIVEIRA, F. S. ; KORN, Mauro . Software para controle e aquisição de dados de sistema de análise por injeção sequencial para determinação espectrofotométrica de aldeídos totais em álcool combustível. 2002.

BORGES, Sivanildo da Silva ; OLIVEIRA, F. S. . DISPOSITIVO DE PERMEAÇÃO/REAÇÃO E DETECÇÃO PARA ACOPLAMENTO EM SISTEMAS DE ANÁLISE POR INJEÇÃO EM FLUXO PARA A DETERMINAÇÃO DE ANALITOS VOLÁTEIS EMPREGANDO REAGENTE CROMOGÊNICO. 2009.

ANDRADE, Jailson Bittencourt de ; OLIVEIRA, F. S. ; SOUSA, Eliane Teixeira . SISTEMA DE ANÁLISE POR INJEÇÃO EM FLUXO PARA DETERMINAÇÃO SEMI-CONTÍNUA DE FORMALDEÍDO UTILIZANDO FLUORAL-P (Patente INPI MU8601087-5). 2006.

OLIVEIRA, F. S. ; BORGES, Sivanildo da Silva ; SANTOS, Josué Carinhanha Caldas ; KORN, Mauro . Sistema para temporização da adição de reagentes em sistema de análise por injeção em fluxo para determinação de sulfeto. 2004.

OLIVEIRA, F. S. ; KLEIN, S. O. T. . Maguezais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material paradidático - Cartilha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento do Índice de Qualidade das Florestas de manguezais na Baia de Todos Santos (BTS), Bahia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Sibele de Oliveira Tozetto Klein - Integrante / Jorge Antonio Gonzaga Santos - Integrante / Marcela Rebouças Bomfim - Integrante / Oldair Del Arco Vinhas Costa - Integrante / Thomas Vincent Gloaguen - Integrante / Leila de Lourdes Longo - Integrante / Vanderlei da Conceição Veloso Júnior - Integrante / Mônica Arlinda Vasconcelo s Ramos - Integrante / Sergio Schwarz da Rocha - Integrante / Marcus Vinicius Costa Almeida Junior - Integrante / José Ricardo Gonçalves Magalhães - Integrante / Xosé Luis Otero Perez - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Estudo de bioindicadores para a avaliação dos impactos ambientais pormetais na Reserva Extrativista Marinha da Baia do Iguape (BA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Sibele de Oliveira Tozetto Klein - Integrante / Marcilio Delan Baliza Fernandes - Integrante / Fernanda de Freitas Virginio Nunes - Integrante / Isabella de Matos Mendes da Silva - Integrante / Valeria Macedo Almeida Camilo - Integrante / Felipe Silva de Miranda - Integrante / Ricardo Mendes da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    REDE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA ESTUDOS SOBRE BIODISPONIBILIDADE EM ALIMENTOS (REBIAL), Descrição: A determinação do teor total dos micronutrientes e contaminantes inorgânicos não fornece informação suficiente sobre o valor nutricional de alimentos. Para tanto, faz-se necessário estimar a biodisponibilidade do nutriente e do contaminante. Os métodos empregados para estimar a biodisponibilidade são, em geral, muito laboriosos e fornecem resultados discordantes entre si. As leguminosas de grão possuem grande importância no cenário nacional e internacional devido a aspectos nutricionais e socioeconômicos. De um modo geral, as leguminosas de grão são fonte de minerais essenciais. Contudo, a presença de contaminantes inorgânicos é fator importante para avaliação do valor nutricional do alimento. O trabalho proposto tem por objetivo geral desenvolver e validar processos analíticos que visem determinar a bioacessibilidade de elementos essenciais e potencialmente tóxicos em alimentos, em especial leguminosas de grãos (Vigna unguiculata L. Walp, Cajanus cajan L., Lablab purpureus L. Sweet) tradicionalmente consumidas no Estado da Bahia, Brasil. O trabalho constituí o projeto de partida da rede científica e tecnológica para estudos sobre biodisponibilidade em alimentos (REBIAL), que congrega competências nas áreas Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Saúde... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Mariângela Vieira Lopes - Integrante / SANTOS, FERLANDO LIMA - Integrante / Wagna Piler Carvalho dos Santos - Integrante / KATIA ELIZABETH DE SOUZA MIRANDA - Integrante / Rita Maria Weste Nano - Integrante / Jade Sotero Alvares Siqueira - Integrante / Diego Silva Menezes - Integrante / Clícia Maria de Jesus Benevides - Integrante / Thiago Fauerharmel Nunes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Estudo de bioindicadores e biomoduladores para a avaliação dos impactos ambientais por metais pesados em Santo Amaro - BA, Descrição: Entre os anos de 1960 e 1993, em Santo Amaro, Bahia, manteve-se em atividade uma indústria de beneficiamento de minério de chumbo que, devido à utilização de tecnologias que não previam o controle seguro sobre os efluentes sólidos, líquidos e gasosos, provocou significativa contaminação ambiental no município, destacando-se: poluição atmosférica; poluição do rio Subaé e lençóis freáticos; contaminação do solo; contaminação da biota e; contaminação da população de Santo Amaro por metais pesados, com a geração de cerca de 491 mil toneladas de escória rica em chumbo e cádmio. Neste projeto de pesquisa serão realizados estudos empregando diferentes biomoduladores (cebola e artêmia) e bioindicadores (caranguejo e camarão) e estratégias de análise para avaliar os atuais impactos ambientais na região de Santo Amaro. Parâmetros químicos (metais pesados), bioquímicos (proteínas, glicose), histológicos, toxicológicos (toxicidade aguda) e genéticos (genotoxicidade) serão empregados para avaliar os impactos ambientais, distribuição espacial e efeito da sazonalidade. As amostragens de água, sedimento e animais (caranguejo e camarão) serão realizadas em seis pontos previamente georreferenciados na bacia do rio Subaé e estuário. Enquanto os crustáceos serão empregados para avaliar os níveis de contaminação da biota e repercussões morfo-fisiológicas nestes organismos, serão também realizados ensaios de toxicidade, fitotoxicidade e genotoxicidade ao expor organismos controle Allium cepa (cebola) e Artemia salina a água e sedimentos coletados nos pontos do estudo. A partir deste projeto se espera obter informações sobre a distribuição espacial da contaminação, os efeitos da condições climáticas na dispersão de contaminantes e os impactos na biota e populações humanas que dela dependem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Luiz Antonio Favero Filho - Integrante / Aloisio Valter de Souza Junior - Integrante / Fernanda Alves Silva - Integrante / Sibele de Oliveira Tozetto Klein - Integrante / Marcelo Soares Fernandes - Integrante / Fúlvio Borges Miguel - Integrante / Marcilio Delan Baliza Fernandes - Integrante / Djanilson Barbosa dos Santos - Integrante / Fabiana Lopes de Paula - Integrante / Erival Amorim Gomes Junior - Integrante / Rômulo Dias Miranda - Integrante / Cristiano dos Santos Almeida - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    INCLUSÃO SOCIAL DE FAMÍLIAS QUILOMBOLAS DA BACIA E VALE DO IGUAPE (BAHIA) PELA MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO DE OSTRAS, Descrição: O presente projeto teve uma construção coletiva de forma dialógica com os representantes do núcleo produtivo de ostreicultura e do conselho quilombola, considerando os saberes e práticas locais. Objetiva-se promover inclusão social de famílias quilombolas pela melhoria do processo produtivo de ostras (Crassostrea rhizophorae) cultivadas na Bacia e Vale do Iguape (Bahia). Para tal será realizada análise microbiológica, genotípica, toxicológica, biométrica e físico-química das ostras cultivadas pelos quilombolas, além de análise de viabilidade econômica e elaboração de embalagem/rotulagem. Com a realização de atividades produtivas na área de alimentos buscar-se-á trabalhar com as temáticas de segurança dos alimentos, segurança do trabalho e de acesso ao mercado justo e solidário. Há perspectiva de promover o conhecimento da produção e da gestão de formas apropriadas para os grupos de produção na concepção da economia solidária, produzindo com qualidade e padronização a partir de tecnologias de processamento de alimentos adequados e com estruturas autorizadas pela vigilância sanitária, pelo uso sustentável de matéria-prima, promovendo a preservação e conservação do meio ambiente. Isto posto, espera-se a inclusão social das famílias quilombolas, por meio da viabilização econômica, social e tecnológica do núcleo produtivo de ostreicultura da Bacia e Vale do Iguape, Recôncavo da Bahia... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Integrante / Fernanda de Freitas Virginio Nunes - Integrante / Isabella de Matos Mendes da Silva - Coordenador / Valeria Macedo Almeida Camilo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    AVALIAÇÃO DE RISCOS NO CONSUMO DE ALIMENTOS POTENCIALMENTE CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS EM SANTO AMARO-BA, Descrição: Enquanto a implantação de uma indústria pode trazer consigo a ideia de prosperidade econômica duradoura, a partir da geração de empregos e arrecadação de impostos, não se pode desconsiderar que a industrialização sempre está relacionada, em diferentes escalas, com impactos na qualidade de vida dos seres humanos e no meio ambiente. Neste contexto, a operação e/ou desativação de alguns empreendimentos industriais pode deixar um rastro de contaminação e degradação acarretando impactos ambientais, econômicos e sociais para a população local. Entre os anos de 1960 e 1993, em Santo Amaro, Bahia, cidade no entorno da Baía de Todos os Santos, manteve-se em atividade uma indústria de beneficiamento de minério de chumbo que, devido à utilização de tecnologias que não previam o controle seguro sobre os efluentes sólidos, líquidos e gasosos, provocou significativa contaminação ambiental no município, destacando-se: poluição atmosférica; poluição do rio Subaé e lençóis freáticos; contaminação do solo; contaminação da biota e; contaminação da população de Santo Amaro por metais pesados, com a geração de cerca de 491 mil toneladas de escória rica em chumbo e cádmio. Neste projeto de pesquisa serão realizados estudos buscando estimar risco à saúde humana decorrentes do consumo de alimentos potencialmente contaminados por chumbo e cádmio no entorno de Santo Amaro. Animais e vegetais utilizados na alimentação humana também podem ser considerados bioindicadores dos ambientais na região de Santo Amaro e entorno, incluindo a Baía de Todos os Santos. Os alimentos produzidos em Santo Amaro e selecionados para investigação serão delimitados a partir da aplicação de Questionários de Freqüência Alimentar (QFA), após assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, permitindo identificar os alimentos mais consumidos de origem animal e vegetal. Nesta etapa também será levantado o perfil sócio-econômico e realizado cadastro dos entrevistados. As amostras dos tipos de alimentos seleci. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Jacira Teixeira Castro - Integrante / Aloisio Valter de Souza Junior - Integrante / Fernanda Alves Silva - Integrante / Marcelo Soares Fernandes - Integrante / Marcilio Delan Baliza Fernandes - Integrante / Djanilson Barbosa dos Santos - Integrante / Fabiana Lopes de Paula - Integrante / Erival Amorim Gomes Junior - Integrante / Rômulo Dias Miranda - Integrante / Cristiano dos Santos Almeida - Integrante / Sibele de Oliveira Tozzeto Klein - Integrante / Fernanda de Freitas Virginio Nunes - Integrante / Isabella de Matos Mendes da Silva - Integrante / Valeria Macedo Almeida Camilo - Integrante / Cleise Cristine Ribeiro Borges - Integrante / Felipe Silva de Miranda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE RESÍDUOS DE ÓLEOS DE SOJA E DENDÊ EMPREGADOS EM FRITURAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA, Descrição: A produção industrial atingiu patamares dos mais elevados e seus efeitos podem ser usufruídos nos produtos que consumimos e no conforto que trazem, mas também podem ser sentidos de forma negativa no descarte destes mesmos produtos no meio ambiente. Desta forma, constata-se o aumento da geração de resíduos e a insustentabilidade da manutenção do modelo de emprego do petróleo enquanto matriz energética. Considerando a indústria alimentícia, o aproveitamento integrado de resíduos pode evitar o encaminhamento destes a aterros sanitários, permitindo o estabelecimento de novas alternativas empresariais e minimizando os impactos ambientais. Neste contexto os óleos vegetais usados em processos de fritura por merecem atenção especial. No processo de fritura ocorrem reações de hidrólise, oxidação, polimerização e outras, acarretando na diminuição da vida útil do óleo pela produção de substâncias tóxicas ou mesmo ao atingir momento de produção de fumaça. Adicionalmente, a exposição a monômeros cíclicos e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos produzidos durante a fritura configura-se em preocupação que requer maiores investigações em função das suas reconhecidas propriedades carcinogênicas. Não havendo legislação específica determinado quando e como este material deve ser descartado, a maior parte deste resíduo é descartado na rede de esgotos, sendo considerado um crime ambiental inadmissível. A partir do exposto verifica-se a necessidade de estudos avaliando criticamente diferentes estratégias de empregadas para síntese de biodiesel a partir de óleos residuais de frituras. Na presente proposta de investigação serão avaliadas experimentalmente diferentes metodologias para produção de biodiesel a partir de óleos residuais de frituras e óleos de alta acidez.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Sivanildo da Silva Borges - Integrante / Bruno Macedo Cardoso - Integrante / Aloisio Valter de Souza Junior - Integrante / Fernanda Alves Silva - Integrante / Jamily Araújo Souza - Integrante / Jéssica Pimentel Sodré - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de metodologias analíticas para detecção espectrofotométrica de pesticidas organofosforados totais pela geração de formaldeído e/ou fosfato, Descrição: Ao se considerar que uma das implicações do significativo crescimento das populações humanas é o aumento da demanda pelo consumo de alimentos e outros itens relacionados com a qualidade de vida, verifica-se a constante necessidade de garantir produtividade no setor agrícola. Neste sentido, o ser humano vem enfrentando batalhas na tentativa de controlar a ação de organismos que prejudicam sobre o ciclo produtivo dos alimentos e o bem estar da sociedade, com a propagação de doenças e pragas que afetam a agropecuária, bem como a saúde pública, através da transmissão de doenças como dengue, febre amarela e malária entre outras. Diante do desafio de garantir a produção de alimentos em quantidade suficiente para garantir o bem estar de uma população de cerca de 7 bilhões de habitantes, no presente é impossível atingir minimamente tais metas sem uso de defensivos agrícolas. Por outro lado, verifica-se que a grande maioria dos agrotóxicos não apresentam efeito tóxico específico para as pragas sendo enfrentadas, desta forma, apresentando efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. No presente projeto de pesquisa serão propostas metodologias analíticas para investigar resíduos de pesticidas organofosforados [1-3], estando entre as classes de agrotóxicos mais empregados nos últimos anos devido a sua eficiência contra uma variedade de pragas, baixa persistência no meio ambiente e por gerarem compostos menos tóxicos no processo de degradação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Sivanildo da Silva Borges - Integrante / Fabio de Souza Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2015

    Unidade Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde, Descrição: Atuo como coordenador deste projeto aprovado no âmbito da Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA-Novos Campi 02/2008com valor aprovado de R$1.886.575,00. O projeto tem como objetivo implantar a Unidade Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde na UFRB e com isso fortalecer a pesquisa e produção do conhecimento em saúde bem como a formação continuada de seus discentes e docentes. Espera-se formar um ambiente favorável para o desenvolvimento de pesquisas mult e interdisciplinares no campo da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Exploração de estratégia vinculadas com análises seletoras e discriminatórias (Screening Analysis) para detecção espectrofotométrica de resíduos de pesticidas organofosforados, Descrição: A Química Analítica por muitos anos tem direcionado esforços visando o desenvolvimento de métodos de análise quantitativa que permitam determinar com confiabilidade reduzidas quantidades dos analitos em matrizes cada vez mais complexas. Entretanto, determinar de forma confiável os compostos químicos de interesse não necessariamente implica no uso eficiente dos recursos disponíveis, considerando dimensões custo-benefício e sustentabilidade ambiental. Como conseqüência, se observa um aumento significativo na busca por métodos expeditos de análises químicas que forneçam resultados de confiança. Neste sentido, merece destaque a perspectiva de se substituir análises químicas completas por análises seletoras e discriminatórias (?screening analysis?), visando a obtenção de informação preliminar que subsidie a análise principal e contribua para o aumento da produtividade dos laboratórios de análise. As análises seletoras e discriminatórias (?screening analysis?) podem ser caracterizadas por empregar procedimentos analíticos simples, rápidos, com baixo consumo e descarte de reagentes e amostras, fornecendo informações de natureza qualitativa ou semi-quantitativa, subsidiando a tomada decisões referente à escolhas dos procedimentos posteriores efetivamente adequados para a resolução do problema. Justifica-se então a proposta de uma linha de pesquisas em análises químicas com baixo impacto ambiental, explorando-se as potencialidades da estratégia baseada em screening. No presente projeto de pesquisa propõe-se o desenvolvimento de um método analítico baseado em estratégias de screening analysis para detecção de resíduos de pesticidas organofosforados totais em amostras de alimentos e águas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Sivanildo da Silva Borges - Integrante / Fabio de Souza Dias - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2008 - 2010

    Implantação de Núcleos Temáticos de Pesquisa, Descrição: Atuo como coordenador do sub-projeto citado, aprovado no âmbito da Chamada Pública MCT/FINEP/Ação Transversal-Campi Regionais com financimanento previsto de R$207.775,00. Este projeto tem como objetivos estruturar o Laboratório do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional do Centro de Ciências da Saúde (SANUTRI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O Laboratório do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional do Centro de Ciências da Saúde atenderá às áreas de microbiologia, parasitologia, bioquímica, físico-química, brimatologia, avaliação nutricional, técnica dietética, farmacologia, fisiologia e genética. Pretende-se a instalação de 4 laboratórios de pesquisa (Laboratório Experimental, Laboratório de Físico-Químicam Laboratório de Microbiologia e Laboratório de Parasitologia) como apoio à promoção e implementação de serviços voltados à Segurança Alimentar e Nutricional local e de toda região do Recôncavo Baiano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Integrante / Amilcar Baiardi - Coordenador / Luiz Antonio Favero Filho - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Avaliação e otimização da reação de oxidação do metanol para formaldeído e aplicações no desenvolvimento de sistema automático para determinação fluorimétrica de formaldeído e metanol, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Sivanildo da Silva Borges - Integrante / Fabio de Souza Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Desenvolvimento e exploração de unidade integrada de permeação e detecção fotométrica para sistemas de análise por injeção em fluxo visando a determinação de espécies químicas voláteis, Descrição: Neste projeto é proposto o desenvolvimento de uma unidade integrada de permeação e determinação de espécies voláteis em amostras de alimentos e bebidas. O projeto envolve, também, o desenvolvimento da instrumentação necessária para a detecção fotométrica. Visa-se a obtenção de um sistema de pequeno porte que utilize pequenas quantidades de reagentes para as determinações, garantindo a geração de baixo volume de resíduos. O foco do projeto é a obtenção de um protótipo simples, de fácil construção, o qual possibilite a automação de procedimentos analíticos com baixo custo que possam ser implementados em laboratório de Química Analítica com poucos recursos instrumentais e que possibilitem o melhor aproveitamento de reagentes cromogênicos durante a determinação de analitos voláteis. O desenvolvimento de procedimentos analíticos automáticos baseados no conceito de permeação do analito (ou de uma forma volátil deste) a partir de amostras líquidas para uma solução receptora de um reagente cromogênico tem como principal vantagem o aumento da seletividade com conseqüente simplificação dos sistemas químicos. O módulo de análise será desenvolvido baseado no processo de multicomutação em fluxo. Como técnica de detecção será empregada fotometria na região visível do espectro eletromagnético empregando fotômetro de LED caseiro. A espécie química modelo a ser determinada com o dispositivo desenvolvido será sulfito em amostras de sucos e bebidas alcoólicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Integrante / Sivanildo da Silva Borges - Coordenador / Fabio de Souza Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Núcleo de Pesquisas em Química Analítica da Bahia: Química e Qualidade de Alimentos e Bebidas. Edital n. 006/2006 ? FAPESB/SECTI/CNPq- PRONEX; PRONEX;, Descrição: Descrição: No âmbito do projeto serão desenvolvidos procedimentos e sistemas analíticos para o estudo de espécies metálicas de interesse como nutrientes, contaminantes ou catalisadores de reações em alimentos, bem como procedimentos analíticos para o estudo de especiação de ânions e para o estudo de compostos orgânicos responsáveis pelo aroma, sabor (flavor), ou contaminação dos alimentos, visando, inclusive, o desenvolvimento de sistemas e procedimentos para o controle de qualidade de alimentos em campo. Serão investigadas as reações químicas envolvidas na degradação de alimentos e desenvolvidas estratégias para a certificação e produzidos materiais de referência, não disponíveis no momento. Ressaltamos que com a liberação do plantio de sementes geneticamente modificadas, é urgente o desenvolvimento de metodologias para a caracterização de alimentos resultantes destas sementes. O projeto viabilizará a criação do Núcleo de Pesquisas em Química Analítica da Bahia, NQA, que permitirá a potencialização de trabalhos de pesquisa articulados com dez Grupos de pesquisa atuantes em Química Analítica no Estado da Bahia, em níveis de consolidação distintos. Financimento total de R$ 672.600,00. A equipe da UFRB é responsável pela execução do subprojeto intitulado "Exploração de Reações de Óxido-Redução Induzidas por Células Eletrolíticas para o Desenvolvimento de Metodologias Analíticas baseadas em Análise por Injeção em Fluxo na Determinação de Espécies Químicas em Diferentes Alimentos", com financiamento de R$23.960,00.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Integrante / Mauro Korn - Integrante / Maria das Graças Andrade Korn - Integrante / Sivanildo da Silva Borges - Integrante / Antônio Celso Spínola Costa - Integrante / Madson de Godoi Pereira - Integrante / Jailson Bittencourt de Andrade - Coordenador / Pedro Afonso de Paula Pereira - Integrante / Fabio de Souza Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Aplicação de Métodos Quimiométricos na Avaliação do Impacto na Qualidade do Ar da Cidade de Salvador por Emissões de Veículos Movidos a Diesel e Gasolina, Descrição: Em grandes centros urbanos, a emissão de gases de exaustão dos motores dos veículos,bem como a evaporação dos combustíveis,pode representar a principal fonte de emissão de poluentes à atmosfera. Nas avaliações de impactos das emissões veiculares, em geral as medições restringem-se a hidrocarbonetos totais,CO e NOx. Entretanto, outros compostos apresentam elevado potencial tóxico, sendo que nesse contexto destacam-se os HPAs,por suas propriedades mutagênicas,e também 1,3-butadieno e aldeídos,compostos de elevada toxidez e geralmente presentes em emissões veiculares. Um dos objetivos do monitoramento atmosférico é a avaliação da qualidade do ar. Contudo, o conceito de qualidade do ar é inerentemente multivariado, e assim que deve ser tratado. A utilização de parâmetros univariados e a análise isolada de cada um deles implica em assumir que estes são independentes e o processo de determinação de cada parâmetro não influencia nas demais medidas. As técnicas multivariadas são ferramentas importantes na avaliação de análises multiparamétricas, sobretudo as que envolvem amostras complexas influenciadas pelo clima e atividades antrópicas, como no caso da monitoração de emissões veiculares. Dentro desse contexto, a aplicação de métodos quimiométricos apresenta grande relevância na correta interpretação de dados referentes à monitoração da qualidade do ar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fábio Santos de Oliveira - Coordenador / Jailson Bittencourt de Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Prêmio Inventor UFBA, Universidade Federal da Bahia - Núcleo de Inovação Tecnológica.

1998

Premio aos Melhores Trabalhos da II Jornada de Iniciação Científica da UNEB, Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciência da Saúde. , Campo do Governo, Centro de Ciências da Saúde da UFRB, Cajueiro, 44574-490 - Santo Antonio de Jesus, BA - Brasil, Telefone: (75) 36324629, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador colaborador, Carga horária: 2

2014 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Componentes curriculares ministrados: Química Analítica Meio Ambiente, Saúde e Saneamento Universidade Sociedade e Ambiente Processos de Apropriação da Realidade I Alimentação e Nutrientes

2006 - 2014

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Componentes curriculares ministrados: Complementos de Química Química Analítica Meio Ambiente, Saúde e Saneamento Ambiente, Arte, Cultura e Atualidade Processos de Apropriação da Realidade

Atividades

  • 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 01/2015

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Apropriação da Realidade I

  • 03/2012

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meio Ambiente, Saúde e Saneamento

  • 07/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da UFRB.

  • 08/2009

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiente, Arte, Cultura e Atualidade

  • 08/2008

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

  • 07/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 12/2017 - 10/2018

    Direção e administração, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Coordenador do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 03/2014 - 02/2016

    Direção e administração, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Vice-Diretor da Unidade.

  • 01/2015 - 05/2015

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Universidade, Sociedade e Ambiente

  • 07/2013 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Presidente do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

  • 08/2013 - 11/2014

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Chefe do Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior/PROGRAD.

  • 07/2010 - 10/2014

    Direção e administração, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 04/2010 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 12/2012 - 01/2013

    Direção e administração, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Coordenador pro tempore do Colegiado do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 08/2011 - 02/2012

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

  • 08/2011 - 02/2012

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiente, Arte, Cultura e Atualidade

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

  • 10/2007 - 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Diretor do Centro de Ciências da Saúde.

  • 07/2007 - 07/2011

    Direção e administração, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Vice-Diretor da Unidade.

  • 08/2010 - 02/2011

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

  • 08/2010 - 02/2011

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiente, Arte, Cultura e Atualidade

  • 07/2009 - 07/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Nutrição.

  • 08/2009 - 02/2010

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiente, Arte, Cultura e Atualidade

  • 08/2009 - 02/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

  • 08/2009 - 02/2010

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meio Ambiente, Saúde e Saneamento

  • 08/2009 - 02/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

  • 08/2009 - 02/2010

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiente, Arte, Cultura e Atualidade

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meio Ambiente, Saúde e Saneamento

  • 08/2008 - 02/2009

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meio Ambiente, Saúde e Saneamento

  • 08/2008 - 02/2009

    Ensino, enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meio Ambiente, Saúde e Saneamento

  • 08/2006 - 12/2008

    Direção e administração, Centro de Ciência da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Nutrição.

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

  • 08/2007 - 02/2008

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

  • 09/2006 - 08/2007

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Complementos de Química

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Complementos de Química

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica

2005 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

2001 - 2005

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 40

2001 - 2001

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista de doutoramento, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutoramento, Carga horária: 2

Outras informações:
Participação em atividades de ensino viculadas as disciplinas de Química Analítica (QUI033, QUI034, QUI035) dentro do âmbito do projeto "Tópicos em Quimiometria" que tinha como objetivo inserir noções de Quimiometria nas disciplinas de Química Analítica ministradas na UFBA.

Atividades

  • 10/2005 - 10/2005

    Ensino, Introdução a Quimiometria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Quimiometria (carga horária total: 12 horas)

  • 05/2001 - 11/2001

    Estágios , Instituto de Química, Departamento de Química Analítica.,Estágio realizado, Atividades de ensino relacionadas com o Programa de Capacitação de Ensino Superior (PROCES) e vinculadas ao projeto intitulado tópicos de Quimiometria (Cargo horária total: 15 horas).

2000 - 2000

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Estagiário docente, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 4

Outras informações:
(Carga horária total: 20 horas) Foram executadas atividades de ensino docente realizadas por exigência da CAPES para bolsistas de mestrado. O estágio foi realizado na UNEB, onde foram ministradas aulas dentro da disciplina Química Analítica I com carga horária total de 20 horas.

Atividades

  • 10/2000 - 12/2000

    Estágios , Centro de Educação Técnica da Bahia, .,Estágio realizado, Estágio docente realizado para atender às exigências da CAPES para bolsistas de mestrado (bolsa de mestrado em Química-UFBA). O estágio docente foi executado na UNEB, sendo ministradas aulas de Química Analítica I para o curso de Licenciatura em Química (.