Giselle de Souza Maria

Mestra em Educação pelo Centro de Ciências Humanas da Unirio. Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas em Relações Étnico-Raciais da Faculdade de Educação da Unirio ( GEPEER) e integrante do Grupo de pesquisa em Relações Étnico Raciais do Município de Queimados- RJ. Discute as relações étnico raciais na educação básica com destaque para o ensino fundamental I que abrange crianças do 1 ao 5 ano de escolaridade. Defendeu dissertação de mestrado Enunciações de Raça e Cor : Encontros com crianças do Ensino Fundamental , onde defendeu a conversa como posicionamento e método de fazer pesquisa; a escola como espaço de produção de conhecimento sobre ela mesma e sobre a sociedade e as crianças como sujeitos que tem um lugar social que precisam ser ouvidas pporque produzem conhecimento valido para as compreendermos e também seus olhares para a sociedade. Na pesquisa o racismo foi meu objeto de estudo e as crianças protagonistas , minhas interlocutoras. Realiza oficinas das relações étnico- raciais com estudantes do Fundamental I ao Ensino Médio em escolas publicas e privadas. Apresenta os resultados de sua pesquisa em diferentes espaços educativos públicos e privados. Desenvolve oficinas com estudantes de licenciaturas sobre as relações étnico-raciais. Trabalhou na Secretaria de Educação de Japeri integrando a equipe de orientadores pedagógicos itinerantes no 1 semestre de 2017. Supervisora escolar do Município de Queimados( de 2014 até a atualidade). Participou do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Diversidade -GEPELID (2015-2016) , na UFRRJ, campus Nova Iguaçu, RJ. Participou da ontologia Veias da Baixada 2020.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de Pós Graduação em Educação- Mestrado

2017 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Enunciações da Raça e Cor: Encontro com crianças do Ensino Fundamental,Orientador:
Maria Elena Viana.Palavras-chave: crianças de 7-8 anos; racismo; enunciações.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educaçao. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia.

Especialização em Educação Tecnologica

2011 - 2013

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Título: Supervisão Escolar e Alfabetização Cientifico-tecnológica: o relato de uma experiência em uma escola pública
Orientador: Alvaro Chrispino

Especialização em Supervisao Escolar

2011 - 2012

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: Supervisao Escolar em Editais de Concurso Publicos : Uma Reflexão sobre as atribuiçoes da Função Supervisora em uma Escola Pública
Orientador: Maria Ceri da Silva Amaral

Graduação em Pedagogia

2004 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: processo educativo intrínseco à produção da existência: a possibilidae de transformação da relação ?homem e natureza? em ?homem-natureza? na reuniao da biodiversidade à diversidade cultural.
Orientador: Fátima Teresa Braga Branquinho
Bolsista do(a): UERJ, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 -

Extensão universitária em Pandemias e periferias. (Carga horária: 60h). , Rede Emamcipa, RE, Brasil.

2020 -

ingles. (Carga horária: 50h). , Paroquia Santo Antonio, PSA, Brasil.

2020 -

Confluências epistemológicas Africanas e afro-brasileiras: pensando novos c. (Carga horária: 45h). , Uniperiferias, UNIPERIFERIAS, Brasil.

2009 -

Extensão universitária em Educação de jovens e adultos na diversidade. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2009 -

Extensão universitária em Genero e diversidade na Escola - GDE. (Carga horária: 246h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Debates em Educação: complexo de Formação para a Educação Básica. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Formaçao de Conselheiros Escolares, Modulo Introd.. (Carga horária: 40h). , Ministerio da Educação, MEC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Formação continuada PNAIC. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Proletramento de matematica. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2010 - 2010

Formação pela escola modulo Pro. do Livro didático. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Direitos Humanos no Brasil no Inicio do sec XXI. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Politicas Publicas e Direito à Cidade. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Curso livre Marx e Engels. (Carga horária: 21h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Historia e Cultura Negra. (Carga horária: 44h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2005 - 2005

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCACAO INFANTIL. (Carga horária: 208h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARIA, G. S. . 1ª Feira Literária Japeri ? FLIJ?. 2017. .

MARIA, G. S. . II Encontro de Formação para professores do ciclo de Alfabetização do Municipio de Japeri. 2017. (Outro).

MARIA, G. S. . II Encontro de Educação e Relações étnico-raciais. 2017. (Outro).

MARIA, G. S. . Nas letras da lei 10639. 03 Racismo, linguagem e poder. 2017. (Outro).

MARIA, G. S. ; Gomes Ana ; RIBEIRO, L. ; Lima Gabriele . II ENCONTRO EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL. 2017. (Outro).

MARIA, G. S. ; Gomes Ana ; RIBEIRO, L. . Nas letras da Lei 10639/03. 2017. (Outro).

BRANQUINHO, F. T. B Fatima Branquinho. ; Castro, E.M.N ; Leal, G.C.B.P ; MARIA, G. S. ; SANTOS, J. S. ; Sales, F.E . V Fórum de educação ambiental: Politicas públicas, educacao e meio ambiente no contexto do ensino universitario. 2006. (Outro).

MARIA, G. S. ; Oliveira, E.S.G . II Seminário Pedagogico Proiniciar da Faculdade de Educação. 2006. (Outro).

MARIA, G. S. ; Oliveira, E.S.G . I Seminário Pedagogico Proiniciar da Faculdade de Educação. 2005. (Outro).

BRANQUINHO, F. T. B Fatima Branquinho. ; Castro, E.M.N ; Leal, G.C.B.P ; MARIA, G. S. ; SANTOS, J. S. ; Silva, J.C ; Sales, F.E . IV Forum organizados por alunos da pedagogia. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

?Leitura e Literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a linguagem em questão?,. 2018. (Seminário).

Estéticas e politicas culturais Interesticios epistemicos. 2018. (Encontro).

II Congresso de Pesquisadores Negros da Regiao Sudeste. ?COM CRIANÇAS E NÃO SOBRE CRIANÇAS: O ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INFÂNCIA EM EDUCAÇÃO. 2018. (Congresso).

III SEMINÁRIO DO LITESCOLA. 2018. (Seminário).

II Seminário de Formação Política GPMC. 2018. (Seminário).

X Congresso Brasileiro dos(as) Pesquisadores/ as Negros/as(asCOPENE. Enunciaçoes de raça e cor encontro com crianças do ensino fundamental. 2018. (Congresso).

XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE - Política, Gestão e Formação de Professores: (Contra)Reformas e Resistências.Educação antirracista na escola. 2018. (Seminário).

?Pesquisa, lecionação e colaboração: avanços, recuos e ziguezagues num contexto ultra- periférico?,. 2017. (Encontro).

"Pesquisa, lecionação e colaboração: avanços, recuos e ziguezagues num contexto ultraperiférico". 2017. (Encontro).

37 ENEPe. encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia.Aprendizagens outras uma proposta de educação para as relações etnicorraciais. 2017. (Encontro).

Semana de Educação Unirio 2017.Oficina - A implementação da lei 10.639/03: uma proposta de atividade para a educação das relações étnico-raciais. 2017. (Oficina).

Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.Enunciaçoes de raça e cor encontros com crianças do ensino fundamental. 2017. (Seminário).

Curso de Extensão Debates em Educação.Curso de Extensão Debates em Educação. 2016. (Outra).

VI Seminario Discente do Programa de Pos-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. 2015. (Seminário).

Vll Jornada pedagógica - Por uma educação de Todos e para todos. 2014. (Outra).

Jornada Integrada de Pesquisa e Pós-Graduação 2013.Supervisão Escolar e Alfabetização Cientifico-tecnológica: o relato de uma experiência em uma escola pública. 2013. (Outra).

III Seminário do Nucleo de Atençao ao Estudante-NAE. 2012. (Seminário).

Jornada Pedagogica. 2012. (Outra).

VI FECTI Feira de Ciencia, tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Desenvolvimento Economico e Meio Ambiente no municipio de Paracambi(RJ): O distrito industrial do Cabral. 2012. (Feira).

III Encontro do Fórum de Educação IFRJ. 2009. (Encontro).

IVJornada Educação de Jovens e adultos trabalhadores UFF. 2009. (Outra).

VII ESOCITE. Biodiversidade e diversidade e diversidade cultural: empreededorismo,ambiente e arte entre mulheres ceramistas fluminenses. 2008. (Congresso).

18 ° UERJ Sem Muros.Biodiversidade e diversidade cultural: ciencia, educação e arte na sabedoria das mulheres fluminenses. 2007. (Outra).

27 Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia.Acoes afirmativas: relato da implementacao do Programa PROINICIAR na Faculdade de Educaccao da UERJ. 2007. (Encontro).

I Forum de Educacao de Paracambi. 2007. (Outra).

Seminário Politicas Públicas de Ação Afirmativa no Ensino Superior: avaliação e perspectivas.. 2007. (Seminário).

17 ° UERJ Sem Muros.Orientação e apoio acadêmico aos bolsistas do Programa Proiniciar: um novo desafio pedagógico. 2006. (Outra).

Fórum Mundial de Educacao de Nova Iguaçu. 2006. (Outra).

Fórum mundial de Educação de Nova Iguaçu.A contribuição da Antropologia da Ciência para a Educação Ambiental em Areas Naturais. 2006. (Outra).

IV Conferencia latino-americana e caribenha de ciências sociais. 2006. (Outra).

V Fórum de EducaçãoAmbiental: Políticas públicas ,educação e meio ambiente: os desafios no contexto do ensino superior.A OAB vai à escola. 2006. (Oficina).

V Fórum de Educação Ambiental: Políticas públicas, educação e meio ambiente: os desafiosno contexto do ensino universitário.Chuva Ácida. 2006. (Oficina).

V Fórum de Educação Ambiental: Políticas públicas, educação e meio ambiente os desafios no contexto universitário.A contribuição da Antropologia da ciência à educação em ciência. 2006. (Outra).

16° UERJ Sem Muros.Projeto Socioambiental para RPPN's. 2005. (Outra).

I ENEBIO e III EREBIO.Dados com diálogo perspectivas socio-hostorico-culturais e pesquisa em encino de ciencias. 2005. (Outra).

I ENEBIO E III EREBIORJ/ES.Educação ambientalÇ diferentes abordagens. 2005. (Encontro).

I ENEBIO E III EREBIO RJ/ES. 2005. (Oficina).

IV Forum de Educação Ambiental Organizado por alunos da pedagogia. 2005. (Outra).

IV Fórum de Educação ambiental organizado por alunos da Pedagogia da UERJ. 2005. (Outra).

Seminario Politicas Públicas de Cultura. 2005. (Seminário).

VI Semana UERJ de Meio Ambiente.Educação nao formal em educação ambiental: uma pratica de educação para sustentabilidade. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fátima Teresa Braga Branquinho

BRANQUINHO, F. T. B.CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira. Modos de vida e trabalho: a educação ambiental não formal e mulheres ceramistas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Uniersidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio

SOUZA, M. E. V.;SAMPAIO, Carmen Sanches; CARVALHO, C. R.; MOREIRA, F. S.. Enunciações da raça e cor: encontros com crianças do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio

SOUZA, M. E. V.; MOTTA, F. M. N.;SAMPAIO, Carmen Sanches. Enunciações da raça e cor: encontros com crianças do Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Flávia Miller Naethe Motta

MOTTA, Flavia Miller Naethe; SAMPAIO, C. S.; SOUZA, M. E. V.. Enunciações de raça e cor: encontros com crianças do Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Marta Lucia Azevedo Ferreira

CHRISPINO, A.;FERREIRA, M. L. A.; BINATTO, R. F.. Supervisão Escolar e Alfabetização Científico-Tecnológica: o Relato de uma Experiência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Elena Viana Souza

ENUNCIAÇÕES DA RAÇA E COR: encontros com crianças do ensino fundamental; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Alvaro Chrispino

Supervisão escolar e a alfabetização cienífico-tecnológica: o relato de uma experiência; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Alvaro Chrispino;

Fátima Teresa Braga Branquinho

Modos de vida e trabalho: a educação ambiental não formal e mulheres ceramistas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Uniersidade do Estado do Rio de Janeiro, Sub Reitoria de Graduação; Orientador: Fátima Teresa Braga Branquinho;

Fátima Teresa Braga Branquinho

Biodiversidade e Diversidade cultural: ciência, educação e arte na sabedoria das mulheres fluminenses; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Sub Reitoria de Graduação; Orientador: Fátima Teresa Braga Branquinho;

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira

Orientação e apoio acadêmico aos bolsitas do Programa Proiniciar: um novo desafio pedagógico; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eloiza da Silva Gomes de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANQUINHO, F. T. B Fatima Branquinho. ; MARIA, G. S. ; SANTOS, J. S. ; TEIXEIRA, L. M. C. . Da experiência sensorial e da cognição: a produção da vida e da cultura nos modos de vida e trabalho de ceramistas fluminenses. Interagir (UERJ) , v. 13, p. 19-25, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARIA, G. S. . XV Semana da Consciencia Negra. 2019.

MARIA, G. S. ; Leal, G.C.B.P ; SANTOS, J. S. ; BRANQUINHO, F. T. B Fatima Branquinho. . Educação Ambiental e Rede Sociotecnica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha de educação ambiental do PEA Comperj).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Biodiversidade e Diversidade Cultural: Empreendedorismo, Ambiente e Arte entre Mulheres Ceramistas Fluminenses, Descrição: A pesquisa proposta é propedêutica à descrição da visão de mundo de ceramistas fluminenses. Sabemos que o estudo sobre as questões ambientais podem assumir múltiplas bases epistemológicas (Oliveira, 2005), que se desenvolvem em uma complexa teia de discursos, que movimenta interesses de filósofos, pesquisadores, funcionários, governantes, especialistas, cientistas, professores e militantes. Destes discursos nem sempre é fácil separar claramente os que representam as nações, os estados, os políticos e os que representam as nuvens, águas, a circulação atmosférica, as correntes marinhas, as florestas. Ao mesmo tempo, o ambiente articula-se como objeto científico, na busca de consenso entre os pesquisadores e como objeto político que se vale de inúmeros dados estatísticos para pôr em ação a comunidade planetária em uma rede sociotécnica (Latour, 1994). Afinal, como tais necessidades e interesses se articulam no sentido de possibilitar um modo eficiente de educar ambientalmente visando a sobrevivência da Terra, de nossa espécie e das demais? Existem muitas definições e muitas também são as concepções sobre como educar ambientalmente. Contudo, o sentido que será dado à pesquisa defendida aqui é o de identificar a rede sociotécnica da produção da cerâmica fluminense para poder descrever, futuramente, modos de vida e trabalho. Tais modos de vida e trabalho são fortemente ligados à terra e à arte. A pesquisa é propedêutica à elaboração de uma proposta de educação ambiental porque a identificação, registro, documentação e análise desses saberes e fazeres contribui para a ampliação da consciência ambiental também daqueles que não estão envolvidos diretamente com a cerâmica como processo . Um mapeamento da existência de grupos de ceramistas fluminenses para a futura obtenção de um conjunto de informações sobre fazeres e saberes próprios a ceramistas é o principal objetivo dessa etapa da pesquisa proposta a ser realizada com auxílio da FAPERJ. A ampliação da consciência ambient.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Giselle de Souza Maria - Integrante / Fatima Tereza Braga Branquinho - Coordenador / Jacqueline da Silva Santos - Integrante / Geanny Cristina Batista Pereira Leal - Integrante / Viviane Saldanha - Integrante / Rosa Nogueira - Integrante / Dayse soares Macedo - Integrante / Maristela Barenco - Integrante / Viviane dos Reis Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - Atual

    O preconceito racial nas entrelinhas das diferentes práticas educativas escolares Descrição: Este estudo tem como objetivo principal caracterizar as práticas educativas escolares presentes no cotidiano de escolas de Educação Básica do Rio de Janeiro e rel, Descrição: O preconceito racial nas entrelinhas das diferentes práticas educativas escolares Descrição: Este estudo tem como objetivo principal caracterizar as práticas educativas escolares presentes no cotidiano de escolas de Educação Básica do Rio de Janeiro e relacioná-las à problemática racial brasileira A partir dos resultados dessas atividades são estabelecidas relações com autores de renome na área. A partir de 2009, procuramos também perceber como a lei 10.639/03 pode ser implementada nessas escolas. Para tanto, são caracterizadas práticas educativas escolares que estão presentes no cotidiano escolar, relacionando-as às propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana estabelecidas pela lei 10.639/ 2003. Os dados coletados sobre o cotidiano escolar das escolas e o pensamento racial são feitos através de atividades escolares feitas com crianças e jovens que estudam nessas escolas e de entrevistas realizadas com professores, coordenadores e diretores de escolas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Giselle de Souza Maria - Coordenador / Ana Gomes - Integrante / Luciana Ribeiro - Integrante / Gabriele Lima - Integrante / Zamara Pinheiro - Integrante / Maria Elena Viana Souza - Integrante.

  • 2004 - 2009

    Contribuição da Antropologia da Ciência à Educação em Ciência, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo ampliar a descrição da rede sociotécnica (Latour, 1994) das plantas medicinais (Branquinho, 1999) visando contribuir para o rompimento do clássico abismo dualista entre os saberes popular e científico sobre a natureza e a saúde. Para isso, será necessário analisar a construção do objeto na área temática "Plantas Medicinais, Saber Popular/ Tradicional e Biotecnologia Vegetal" como campo de produção científica e embate político de produção de verdade. O material para a referida análise será recolhido por meio de três procedimentos metodológicos: uma pesquisa etnográfica realizada no Laboratório de Fisiologia Vegetal, no Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre a prática de especialistas na área; uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de realizar uma abordagem sistemática sobre a produção do conhecimento na área e perceber elementos relacionados à construção do objeto de investigação; uma pesquisa documental, para analisar pedidos de patentes em biotecnologia vegetal, na área de fitoterápicos e fitofármacos, a fim de identificar as referências feitas ao saber popular/ tradicional. Espera-se, assim, formular um conjunto de princípios que permita contribuir para a elaboração de um sistema de patentes sui generis, capaz de proteger e honrar o conhecimento associado às plantas medicinais produzido pelas comunidades tradicionais e, ao mesmo tempo, uma proposta de educação em ciência e ambiente que valorize o saber sobre a natureza e a saúde de grupos culturais que não têm a ciência como instrumento de leitura do mundo... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Giselle de Souza Maria - Integrante / Fatima Tereza Braga Branquinho - Coordenador / Jacqueline da Silva Santos - Integrante / Geanny Cristina Batista Pereira Leal - Integrante / Nadir Figueiredo - Integrante / Fátima Kzam - Integrante / Marco Gonçalves - Integrante / Juliana de Freitas Nogueira - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Outra., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Menção Honrosa, UERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Japeri, Secretaria Municipal de Educação. , Rua Vereador Francisco Costa Filho, Engenheiro Pedreira, 26453020 - Japeri, RJ - Brasil, Telefone: (03121) 26652206, Ramal: 207, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Secreatria Municipal de Educação de Paracambi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica, Carga horária: 16

Outras informações:
Orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Japeri, lotada na Escola Municipal Dário Oliveira Lins no Bairro de Engenheiro Pedreira.

2014 - Atual

Secreatria Municipal de Educação de Paracambi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora Escolar, Carga horária: 12

Outras informações:
Supervisora escolar lotada na Secretaria Municipal de Educação de Queimados.

2014 - 2014

Secreatria Municipal de Educação de Paracambi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor do 1 ao 5 ano de infor. educativa, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de informática educativa do Centro Educacional da Lagoa , unidade Norte Shopping- RJ

2012 - 2014

Secreatria Municipal de Educação de Paracambi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor do 1 ao 5 ano, Carga horária: 20

2007 - 2014

Secreatria Municipal de Educação de Paracambi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora do 1° ao 5° ano de escolaridade, Carga horária: 25

Outras informações:
Lecionei no sistema publico de ensino do município de Paracambi como professora do 1° ao 5 ano de fevereiro de 2007 até maio de 2014.

2012 - 2012

Secreatria Municipal de Educação de Paracambi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor do 1 ao 5 ano de infor. educativa, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de Informática Educativa do Centro Educacional da Lagoa, unidade Jardim Botânico.

2004 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa:Contribuição da antropologia da ciência à educação em ciência que está relacionada ao projeto de extensão " O centro da valorização do ser e o prazer de ler com um olho na favela e o outro no asfalto( N° P 1512/Depext/ SR3)

2007 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à docencia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto biodiversidade e diversidade cultural:ciência, educacao e arte entre as mulheres ceramistas fluminenses.

2006 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Ação afirmativa de "Orientação e apoio acadêmico aos bolsistas do Programa Proiniciar: um novo desafio pedagógico.

2006 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à docencia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Orientação e apoio acadêmico aos bolsistas do Programa Proiniciar: um novo desafio pedagógico.

2017 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: mestra/ pesquisadora, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , GEPPER, .,Linhas de pesquisa