Roberta Maria Menegaldo Tavares Soares Dal'Mas

Formada em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou iniciação científica no laboratório de Fotossensibilizadores do Instituto de Química de São Carlos - USP com bolsa PIBIC (CNPq) pelo projeto "Fotoinativação de microrganismos com novos derivados de ftalocianina e hipericina". Realizou estágio no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM, Campinas), onde atualmente executa seu mestrado vinculado ao programa de pós graduação em Genética e Biologia Molecular da UNICAMP, atuando no projeto de Caracterização de novos fatores de transcrição de Trichoderma reesei envolvidos na degradação da biomassa lignocelulósica.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Genética e Biologia Molecular

2015 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Caracterização de novos fatores de transcrição de Trichoderma reesei envolvidos na degradação da biomassa lignocelulósica,Orientador:
Juliana Velasco de Castro Oliveira.

Graduação em Biotecnologia

2009 - 2014

Universidade Federal de São Carlos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Identificação de patógenos, Metagenômica. (Carga horária: 1h). , Congresso Brasileiro de Genética, SBG, Brasil.

2010 - 2010

Análise Celular Quantitativa em Tempo Real. (Carga horária: 1h). , Congresso Brasileiro de Genética, SBG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial/Especialidade: Biocombustíveis.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Bioinformática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Four Biotec - Quatro Dias Pela Biotecnologia. 2011. (Simpósio).

56º Congresso Brasileiro de Genética. 2010. (Congresso).

II Four Biotec - Quatro Dias Pela Biotecnologia. 2010. (Simpósio).

I Four Biotec - Quatro Dias Pela Biotecnologia. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renato Vicentini dos Santos

VICENTINI, R.; SQUINA, F. M.; BENEDETTI, C. E.. Caracterizacao de novos fatores de transcricao de Trichoderma reesei relacionados com a degradacao da biomassa lignocelulosica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Juliana Velasco de Castro Oliveira

OLIVEIRA, J. V. C.; SEGATO, F.; SQUINA, F. M.. Caracterização de novos fatores de transcrição de Trichoderma reesei envolvidos na degradação da biomassa lignocelulósica. 2017. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Fernando Segato

Segato, F.Squina, F.. Caracterização de novos fatores de transcrição de Trichoderma reesei envolvidos na degradação da biomassa lignocelulósica. 2017. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELO, W. ; DAL'MAS, R. M. M. T. S. ; CASTRO, L. F. ; PERUSSI, J. R. . Effectiveness of photodynamic therapy on Gram-negative bacteria. Science against Microbial Pathogens: Communicating Current Research and Technological Advances. 3ed.Espanha: Formatex Research Center, 2011, v. 1, p. 662-667.

  • CASTRO, L. F. ; DAL'MAS, R. M. M. T. S. ; MELO, W. ; PERUSSI, J. R. . Ação da hipericina e seu derivado glucamina na fotoinativação de Escherichia coli. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CASTRO, L. F. ; DAL'MAS, R. M. M. T. S. ; MELO, W. ; PERUSSI, J. R. . Comparação da fotoinativação de Escherichia coli com hipericina, azul de metileno e rosa de bengala.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DAL'MAS, R. M. M. T. S. ; CASTRO, L. F. ; MELO, W. . Eficiência da hipericina em comparação com azul de metileno e rosa de bengala na fotoinativação da Pseudomonas aeruginosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de uma plataforma para medir quantitativamente a expressão gênica dos fatores de transcrição de Trichoderma reesei, Descrição: O gênero Trichoderma reesei é formado por fungos filamentosos de vida livre, encontrados nos mais diversos ambientes e nas mais diversas condições climáticas. Algumas espécies são amplamente utilizadas na indústria, e dentre elas se destaca T. reesei, um dos maiores produtores de enzimas hidrolíticas. Estas enzimas são capazes de digerir polissacarídeos encontrados na parede celular de materiais lignocelulósicos e de converte-los em açúcares simples. Desta forma, estes açúcares podem ser utilizados para produzir o que chamamos de etanol de segunda geração. O uso deste tipo de combustível é uma ótima alternativa ao uso dos combustíveis derivados do petróleo, uma vez que são produzidos a partir de uma fonte inesgotável de energia, com baixo impacto ambiental. Entretanto, para que o bioetanol seja economicamente viável, é necessário diminuir os custos de sua produção, principalmente associado às enzimas hidrolíticas. Apesar de anos de pesquisa e desenvolvimento com T. reesei, os mecanismos moleculares envolvidos na produção de enzimas hidrolíticas não são bem conhecidos. Nesse sentido, é de grande relevância avaliar quais os fatores de transcrição envolvidos no processo de degradação de biomassa, uma vez que eles são os maiores reguladores da expressão da rede gênica de um organismo/célula tendo papel fundamental em quase todos os processos biológicos. A presente proposta objetiva o desenvolvimento de uma plataforma para medir a expressão de todos os fatores de transcrição de T. reesei, além de contribuir com o entendimento básico do processo de degradação da biomassa da cana-de-açúcar. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberta Maria Menegaldo Tavares Soares Dal'Mas - Coordenador / Juliana Velasco de Castro Oliveira - Integrante., Financiador(es): Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Fotoinativação de microrganismos com novos derivados de ftalocianina e hipericina, Descrição: A resistência dos microrganismos aos antimicrobianos, devido principalmente ao seu uso inapropriado, é um dos maiores problemas da atualidade e representa um desafio para o desenvolvimento de novas modalidades terapêuticas para o tratamento de pacientes infectados. Neste cenário surge a Terapia Fotodinâmica (PDT), que se baseia no emprego de um fotossensibilizador não tóxico e luz de comprimento de onda adequado na presença de oxigênio. Essa combinação leva à formação de radicais livres de oxigênio (ROS) extremamente reativos que causam a oxidação de diversos componentes celulares levando as células à morte. Microorganismos tais como bactérias, fungos, leveduras e vírus (incluindo HIV) também podem ser inativados por luz visível na presença de uma molécula fotossensível, consistindo de um tratamento alternativo e de baixo custo para infecções localizadas tais como acnes e lesões fúngicas da pele por exemplo. A principal vantagem dessa técnica é o fato de não haver desenvolvimento de resistência ao tratamento. Esse estudo se propõe a estudar a fotoinativação de microrganismos com novos derivados de ftalocianina e hipericina em comparação com os convencionais, azul de metileno e rosa de bengala. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Roberta Maria Menegaldo Tavares Soares Dal'Mas - Integrante / Wanessa Melo - Integrante / Janice Perussi - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol. , Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, Cidade Universitária, 13083100 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35175029

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2015

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Instituto de Física de São Carlos - USP

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Trabalho de Conclusão de Curso, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Similaridade de Fármacos por métodos computacionais - Utilização de Softwares de Biologia Molecular - Métodos Estatíticos - Linux

2011 - 2012

Instituto de Química de São Carlos - USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20