Gustavo Pereira da Silva

Doutorando no Programa de Doutoramento em História e Teoria das Ideias (especialidade: Pensamento, Cultura, Política), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - FCSH-Nova. Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História (linha: Política e Sociedade, setor: História Moderna) da mesma universidade - PPGH-UFF (2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, Teoria da História e Historiografia, interessando-se particularmente por questões relacionadas a memória, comemorações, ensino e discursos históricos e políticos. É Assistente de Investigação no CHAM - Centro de Humanidades, unidade de investigação inter-universitária de excelência, vinculada à FCSH-Nova e à Universidade dos Açores - UAc e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT. No âmbito do referido centro, suas pesquisas integram-se no grupo de investigação "Leituras e Formas de Escrita", coordenado pelo prof. Dr. João Luís Lisboa. Foi bolsista do programa de doutorado pleno no exterior da CAPES e, de volta ao Rio de Janeiro, desenvolve estágio doutoral de pesquisa, acolhido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGH-UERJ, sob supervisão da Prof. Dra. Lucia Maria Bastos Pereira das Neves.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História e Teoria das Ideias

2014 - Atual

Universidade Nova de Lisboa
Título: 'Nós, os homens do futuro... herdeiros e discípulos de Camões e de Pombal': impressões sobre o Marquês no centenário de sua morte - passado, festa e historiografia,
Orientador: João Luis Lisboa
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: historiografia; Discursos políticos; Pombalismo; antijesuitismo; memória; discursos históricos. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Mestrado em História

2012 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: O deplorável estado da Igreja neste século corrputo e rebaixado: repercussões de um sermão de São Pedro e das políticas regalistas pombalinas,Ano de Obtenção: 2014
Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Pombalismo; Regalismo; Catolicismo; Linguagens Políticas; Retórica; Parenética. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.

Graduação em História

2007 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Título: O DEPLORÁVEL ESTADO DA IGREJA NESTE SÉCULO CORRUPTO: o Padre Manoel Furtado de Mendonça e os ecoares de um Sermão de São Pedro (São Salvador dos Campos, 1770)
Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2008 em Direito

2007 - Interrompido

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2008

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2011

Intercâmbio - Faculdade de Letras. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Portugal.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil Império.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREIRA, Gustavo ; SILVA, F. C. ; SAMPAIO, A. L. R. ; SOUZA, I. F. ; CORREIA, S. C. B. ; CASTRO JR., S. E. ; CARVALHO, A. P. O. ; REGIS, C. R. . II Seminário de Graduandos em História Moderna. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Semana de História da UFF.A Igreja em uma espécie de servidão: um padre luso-americano e a política regalista pombalina. 2013. (Seminário).

VIII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.Murmuração, dissimulação, condenação: os imbróglios em torno de um padre pregador e o aparente regalismo do ouvidor do Espírito Santo. 2013. (Outra).

VIII Semana de História Política da UERJ.as repercussões de um sermão de são pedro e o regalismo pombalino. 2013. (Seminário).

XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social.'Investigando os Negócios de Roma: reflexões sobre o antijesuitismo pombalino'. 2013. (Simpósio).

IV Encontro Internacional de História Colonial. Simpósio Temático. O 'Missionário do Brasil', a devoção a Nossa Senhora da Lapa e o seminário em São Salvador dos Campos - recortes. 2012. (Congresso).

IV Encontro Internacional de História Colonial. Simpósio Temático "Dimensões do Catolicismo no Império Português: instituições, vivências e representações (séculos XVI-XVIII).O "Missionário do Brasil", a devoção a Nossa Senhora da Lapa e o seminário em São Salvador dos Campos - recortes. 2012. (Simpósio).

IV Seminário de Pós-Graduandos em História Moderna.Negócios de Roma: a interface entre religião e política no império durante o período pombalino. 2012. (Seminário).

IV Seminário de Pós-Graduandos em História Moderna.Negócios de Roma: a interface entre religião e política no império durante o período pombalino. 2012. (Seminário).

Prêmio UFF Vasconcellos Torres de CIência e Tecnologia - Ciências Humanas, final.EM TORNO DOS NEGÓCIOS DE ROMA: SACERDÓCIO E IMPÉRIO EM FORMULAÇÕES DO ANTIJESUITISMO POMBALINO. 2012. (Outra).

Prêmio UFF Vasconcellos Torres de CIência e Tecnologia - Ciências Humanas, final.Em torno dos 'Negócios de Roma': sacerdócio e império em formulações do antijesuitismo pombalino. 2012. (Outra).

Seminário de Iniciação Científica - UFF.EM TORNO DOS NEGÓCIOS DE ROMA: SACERDÓCIO E IMPÉRIO EM FORMULAÇÕES DO ANTIJESUITISMO POMBALINO. 2012. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica - UFF.EM TORNO DOS NEGÓCIOS DE ROMA: SACERDÓCIO E IMPÉRIO EM FORMULAÇÕES DO ANTIJESUITISMO POMBALINO. 2012. (Seminário).

XV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio Ofício do Historiador: Ensino e Pesquis.?A Igreja está hoje em uma espécie de servidão?: um sermão de São Pedro e a política regalista do governo pombalino - reflexões. 2012. (Encontro).

Maquiavel Dissimulado, Colóquio internacional Heterodoxias político-culturais no mundo luso-brasileiro. 2011. (Simpósio).

VII Encontro de Pesquisas de Graduação em História.?A Igreja está hoje em uma espécie de servidão?: o Padre Manoel Furtado de Mendonça e os ecoares de um panegírico ao Príncipe dos Apóstolos (S. Salvador dos Campos, 1770). 2011. (Seminário).

XXI Seminário de iniciação Científica. Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.LETRADOS DO IMPÉRIO: Trajetórias, Conceitos e Linguagens Políticas no Mundo Luso‐Brasileiro - o Padre Manoel Furtado de Mendonça. 2011. (Seminário).

"O Rio de Janeiro e o Brasil em torno de 1850", ministrado pelo Prof. Luís Felipe de Alencastro, pela Casa de Rui Barbosa.. 2010. (Outra).

II Encontro de Estudos Africanos, NEAF, PPGH, ICHF-UFF.. 2010. (Seminário).

III Fórum Marc Bloch: Seminário "Escravidão Indígena nas Américas", ICHF-UFF. 2010. (Seminário).

Minicurso "textos manuscritos e textos impressos na Europa moderna (XVI-XVIII)", ministrado pelo prof. Roger Chartier. 2010. (Outra).

O Rio de Janeiro e o Brasil em torno de 1850, minicurso ministrado pelo prof. Luiz Felipe de Alencastro. 2010. (Outra).

Seminário História Religiosa ? Época Moderna, ?O Cristianismo no Império Português? - Centro de Estudos de História Religiosa, UCP; Centro da História da Sociedade e da Cultura, UC; Centro de História da Cultura, UNL. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional Historiografias Conectadas - Brasil-Espanha, pela Cia das Índias. Red Columaria. PPGH-UFF. 2010. (Seminário).

V Ciclo de Conferências O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XVIII), numa parceria CHAM/Univ.Nova de Lisboa; CIDEHUS/Universidade de Évora; ICS/Universidade de Lisboa; Universidade Nova de Lisboa. 2010. (Seminário).

XIV Encontro Regional de História da ANPUH-RJ: Memória e Patrimônio."Onde a natureza inspira tumultos, e persuade desordens": reflexões sobre cultura política e protestos na América portuguesa. 2010. (Encontro).

2º Seminário Internacional do CEO/PRONEX "Dimensões da cidadania no século XIX", pelo Centro de Estudos do Oitocentos, no IFCS/UFRJ. 2009. (Seminário).

I Encontro de Estudos Africanos, pelos Núcleo de Estudos Brasil África e Grupo de Estudos Africanos - Departamento de HIstória da Universidade Federal Fluminense. 2009. (Encontro).

III Colóquio Internacional da Cia das Ìndias - Raízes do Privilégio - função: monitor. 2009. (Outra).

Seminário Internacional História e Indivíduo - IFCS, UFRJ. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional Tradições & Modernidades, pelo Pronex Culturas Políticas e Usos do Passado. 2009. (Seminário).

V Encontro de Pesquisa de Graduação em História, pela UFRJ."Chimera Revolucionária: a [suposta] trama sediciosa de um amigo infalível e os discursos políticos no Rio de Janeiro setecentista". 2009. (Seminário).

XIX Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal Fluminense."IMPRESSÕES REBELDES: cultura política e escritos sediciosos na América Portuguesa, séculos XVI-XVIII". 2009. (Seminário).

XXV Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História, realizado na UFC, entre os dias 12 e 17 de julho. 2009. (Simpósio).

XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, promovido pela Associação Nacional de HIstória, realizado na UFC, entre os dias 12 e 17 de julho.IMPRESSÕES REBELDES: cultura política e escritos sediciosos na América Portuguesa, séculos XVI-XVIII.. 2009. (Simpósio).

Ciclo de Conferências: "200 Anos da Chegada da Família Real ao Brasil", pela Academia Brasileira de Letras.. 2008. (Simpósio).

Conferência "Luta e Democracia na África", SEPHIS - The South-South Exchange Programme for Research on the History of Development -, CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais - e NEC - Núcleo de Estudos Contemporâneos -; UFF. 2008. (Outra).

Congresso internacional: 1808 - A Corte no Brasil , pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF; Universidade Federal Fluminense. 2008. (Congresso).

II Seminário de Pós-Graduandos em História Moderna - "As Hierarquias Sociais"; pela Companhia das Índias - Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna -; Universidade Federal Fluminense. (Função: Monitor).. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional Culturas Políticas, Memória e Historiografia, pelo PRONEX-Culturas Políticas e Usos do Passado e FAPERJ, na Universidade Federal Fluminense. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Márcio Cruz

SILVA, G. P.;CRUZ, Paulo Márcio; MACHADO, J. C.; BRAGA, N. B.. O Ensino Jurídico em Perspectiva: algumas questões sobre a Reforma do Ensino Jurídico no Brasil. 2000 - Universidade do Vale do Itajaí.

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

NEVES, Guilherme Pereira das; BICALHO, Maria Fernanda Baptista; MARTINS, William de Souza. O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado: as repercussões de um sermão de São Pedro e o regalismo do marquês de Pombal. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

BICALHO, Maria Fernanda Baptista; MARTINS, William de Souza;NEVES, Guilherme Pereira das. O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado: as repercussões de um sermão de São Pedro e o regalismo do marquês de Pombal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim

AMORIM, M. C. C. T.; TEIXEIRA, DANIELLE CARDOZO FRASCA; NEVES NETO, C. C.. A agricultura urbana/periurbana e sua interferência nas características térmicas de Álvares Machado - SP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

William de Souza Martins

MARTINS, W. S.NEVES, G. P.SOUZA, G. E. S.. O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado: repercussões de um sermão de São Pedro e das políticas regalistas pombalinas. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

William de Souza Martins

MARTINS, W. S.NEVES, G. P.BICALHO, M. F. B.. O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado: as repercussões de um sermão de São Pedro e o regalismo do Marquês de Pombal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Maria Fernanda Baptista Bicalho

BICALHO, M. F. B.; NEVES, G. P.. O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado: As repercussões do sermão de Sâo Pedro e o regalismo do Marquês de Pombal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação de História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro de Moura Aragão

Djavan: um compositor brasileiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pedro de Moura Aragao;

Paulo Márcio Cruz

O ENSINO JURIÍDICO EM PERSPECTIVA: algumas questões sobre a reforma do ensino jurídico no Brasil; 2000; Monografia - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Paulo Márcio Cruz;

Paulo Márcio Cruz

O Ensino Jurídico em Perspectiva: algumas questões sobre a reforma do Ensino Jurídico no Brasil; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Paulo Márcio Cruz;

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado: repercussões de um sermão de São Pedro e das políticas regalistas pombalinas; 2014; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

Jesuítas, religião e revoltas em Minas Gerais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, Gustavo . Passado em papel-jornal Pombal, ?A Folha Nova? e ?A Palavra? ? impressões em disputa no centenário do marquês (Porto, 1882). TEMPORALIDADES , v. 11, p. 790-818, 2019.

  • PEREIRA, Gustavo . Murmuração, dissimulação, condenação: os imbróglios em torno de um padre pregador e o regalismo do ouvidor do Espírito Santo. ARS HISTORICA , v. 8, p. 158, 2014.

  • PEREIRA, Gustavo . Revoltosa quimera inventada: a [suposta] trama sediciosa de um amigo infalível e as tensões políticas no Rio de Janeiro setecentista.. Caderno universitário de história (UFRJ) , v. 15, p. 5-9, 2010.

  • PEREIRA, Gustavo . O ?Missionário do Brasil?, a devoção a Nossa Senhora da Lapa e o seminário em São Salvador dos Campos dos Goytacazes ? recortes. In: MARTINS, W. S.; OLIVEIRA, A. C.. (Org.). DIMENSÕES DO CATOLICISMO NO IMPÉRIO PORTUGUÊS (SÉCULOS XVI-XIX). 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2015, v. , p. 139-174.

  • PEREIRA, Gustavo . O ?Perfil do marquês de Pombal? e as disputas em torno das impressões sobre o passado pombalino. In: 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil, 2019, Recife. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil, 2019.

  • PEREIRA, Gustavo . Collecção dos Negócios de Roma: pombalismo, regalismo e antijesuitismo em Portugal. In: Semana de História Política: Relações de poder: crise, democracia e possibilidades / VIII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2016, Rio de Janeiro. Anais XI Semana de História Política: Relações de poder: crise, democracia e possibilidades / VIII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

  • PEREIRA, Gustavo . Consoante às ideias do seu tempo, mas rasgando com vistas de águia os mistérios do futuro: solenizações pombalinas de 1882 e discursos sobre o passado. In: XI Jornada de Estudos Históricos professor Manuel Salgado PPGHIS/UFRJ, 2016, Rio de Janeiro. Anais da XI Jornada de Estudos Históricos professor Manuel Salgado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016. v. II.

  • PEREIRA, Gustavo . O ?Missionário do Brasil?, a devoção a Nossa Senhora da Lapa e o seminário em São Salvador dos Campos ? recortes. In: IV Encontro Internacional de História Colonial, 2014, Belém do Pará. Anais do IV Encontro Internacional de História Colonial. Belém do Pará: Açaí, 2012. v. III. p. 171-188.

  • PEREIRA, Gustavo . OS IMBRÓGLIOS EM TORNO DE UM PADRE PREGADOR E O REGALISMO DO OUVIDOR DO ESPÍRITO SANTO. In: 5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX), 2014, Maceió. Anais eletrônicos do 5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX). Maceió: Edufal, 2014. p. 529-235.

  • PEREIRA, Gustavo . 'Investigando os Negócios de Roma: reflexões sobre o antijesuitismo pombalino'. In: XVIII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

  • PEREIRA, Gustavo . 'A Igreja está hoje em uma espécie de servidão': um sermão de São Pedro e a política regalista do governo pombalino - reflexões. In: XV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012.

  • PEREIRA, Gustavo . Onde a natureza inclina a tumultos, e persuade desordens': reflexões sobre cultura política e protestos na América portuguesa. In: XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio - anais complementares, 2010.

  • PEREIRA, Gustavo . OS IMBRÓGLIOS EM TORNO DE UM PADRE PREGADOR E O REGALISMO DO OUVIDOR DO ESPÍRITO SANTO. In: 5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX), 2014, Maceió. Caderno de resumos do 5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX). Maceió: Edufal, 2014.

  • PEREIRA, Gustavo . 'Investigando os Negócios de Roma: reflexões sobre o antijesuitismo pombalino'. In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. caderno de resumos, 2013.

  • PEREIRA, Gustavo . O 'Missionário do Brasil', a devoção a Nossa Senhora da Lapa e o seminário em São Salvador dos Campos - recortes. In: IV Encontro Internacional de História Colonial, 2012, Belém do Grão Pará. Cadernos sobre o IV Encontro Internacional de História Colonial. Belém: Paka-Tatu, 2012.

  • PEREIRA, Gustavo . Negócios de Roma: a interface entre religião e política no império durante o período pombalino. In: IV Seminário de Pós-Graduandos em História Colonial, 2012, Niterói. IV Seminário de Pós-Graduandos em História Colonial: 7 Mares. Niterói: Companhia das Índias, 2012.

  • PEREIRA, Gustavo . Pombal em revista: impressões sobre o Marquês no centenário de sua morte. In: Doctorl Studies in Social Sciences and Humanities, Pedro Hispano Programme. NOVA Graduate Conference in Social Sciences and Humanities, 4th Edition, 2016, Lisboa. NOVA Graduate Conference in Social Sciences and Humanities, 4th Edition. Lisboa, 2016.

  • PEREIRA, Gustavo . Collecção dos Negócios de Roma: pombalismo, regalismo e antijesuismo em Portugal. In: XI Semana de História Política Relações de poder: crise, democracia e possibilidades, 2016, Rio de Janeiro. VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE CADERNO DE RESUMOS. Rio de Janeiro: EURJ, 2016.

  • PEREIRA, Gustavo . as repercussões de um sermão de são pedro e o regalismo pombalino. In: VIII encontro de história política da uerj, 2013, rio de janeiro. caderno de resumos, 2013.

  • PEREIRA, Gustavo . ?A Igreja está hoje em uma espécie de servidão?: um sermão de São Pedro e a política regalista do governo pombalino - reflexões. In: XV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2012.

  • PEREIRA, Gustavo . Em torno dos 'Negócios de Roma': sacerdócio e império em formulações do antijesuitismo pombalino. In: XXII Seminário de Iniciação Científica, 2012, Niterói. XXII Seminário de Iniciação Científica: caderno de resumos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2012.

  • PEREIRA, Gustavo . ?Servindo-se do malvado instrumento do fanatismo e abusando do seu sagrado ministério?: o Padre Manoel Furtado de Mendonça e os ecoares de um Sermão de São Pedro (São Salvador dos Campos, 1770). In: XXI Seminário de Iniciação Científica. Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2011, Niterói. XXI Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcellos Torres, 2011.

  • PEREIRA, Gustavo . "Onde a natureza inclina a tumultos, e persuade desordens": reflexões sobre cultura política e protestos na América portuguesa. In: XIV Encontro Regional de História da ANPUH-RJ: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-RJ: Memória e Patrimônio, 2010. p. 54-54.

  • PEREIRA, Gustavo . IMPRESSÕES REBELDES: cultura política e escritos sediciosos na América Portuguesa, séculos XVI-XVIII. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009.

  • PEREIRA, Gustavo . IMPRESSÕES REBELDES: cultura política e escritos sediciosos na América Portuguesa, séculos XVI-XVIII.. In: XIX Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal Fluminense, 2009, Niterói. XIX Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, UFF, 2009.

  • PEREIRA, Gustavo . O 'Perfil do marquês de Pombal' e as disputas em torno das impressões sobre o passado pombalino. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, Gustavo . Pombal, ?A Folha Nova? e ?A Palavra?: impressões em disputa no centenário do marquês (Porto, 1882). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Gustavo . 'Collecção dos Negócios de Roma: arquivo, discurso histórico e discurso político'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Gustavo . Pombal em revista: impressões sobre o Marquês no centenário de sua morte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Gustavo . 'Consoante às ideias do seu tempo, mas rasgando com vistas de águia os mistérios do futuro': solenizações pombalinas de 1882 e discursos sobre o passado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . Collecção dos Negócios de Roma: pombalismo, regalismo e antijesuismo em Portugal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . 'Investigando os Negócios de Roma: reflexões sobre o antijesuitismo pombalino'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, Gustavo . Murmuração, dissimulação, condenação: os imbróglios em torno de um padre pregador e o aparente regalismo do ouvidor do Espírito Santo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . as repercussões de um sermão de são pedro e o regalismo pombalino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . A Igreja em uma espécie de servidão: um padre luso-americano e a política regalista pombalina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . 'A Igreja está hoje em uma espécie de servidão': um sermão de São Pedro e a política regalista do governo pombalino - reflexões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . O 'Missionário do Brasil', a devoção a Nossa Senhora da Lapa e o seminário em São Salvador dos Campos - recortes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . Negócios de Roma: a interface entre religião e política no império durante o período pombalino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . EM TORNO DOS NEGÓCIOS DE ROMA: SACERDÓCIO E IMPÉRIO EM FORMULAÇÕES DO ANTIJESUITISMO POMBALINO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . EM TORNO DOS NEGÓCIOS DE ROMA: SACERDÓCIO E IMPÉRIO EM FORMULAÇÕES DO ANTIJESUITISMO POMBALINO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Gustavo . LETRADOS DO IMPÉRIO: TRAJETÓRIAS, CONCEITOS E LINGUAGENS POLÍTICAS NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO - O PADRE MANOEL FURTADO DE MENDONÇA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . ?A Igreja está hoje em uma espécie de servidão?: o Padre Manoel Furtado de Mendonça e os ecoares de um panegírico ao Príncipe dos Apóstolos (S. Salvador dos Campos, 1770). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . ?Servindo-se do malvado instrumento do fanatismo e abusando do seu sagrado ministério?: o Padre Manoel Furtado de Mendonça e os ecoares de um Sermão de São Pedro (São Salvador dos Campos, 1770). 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Gustavo . "Onde a Natureza inspira tumultos, e persuade desordens": reflexões sobre cultura política e protestos na América portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . 'Chimera Revolucionária: a [suposta] trama sediciosa de um amigo infalível e os discursos políticos no Rio de Janeiro setecentista'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . "IMPRESSÕES REBELDES: cultura política e escritos sediciosos na América portuguesa, séculos XVI-XVIII". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . "IMPRESSÕES REBELDES: cultura política e escritos sediciosos na América portuguesa, séculos XVI-XVIII". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Gustavo . 'O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado': repercussões de um sermão de São Pedro e das políticas regalistas pombalinas. Niterói: UFF, 2014 (Dissertação de mestrado).

  • PEREIRA, Gustavo . 'O DEPLORÁVEL ESTADO DA IGREJA NESTE SÉCULO CORRUPTO': o Padre Manoel Furtado de Mendonça e os ecoares de um Sermão de São Pedro (São Salvador dos Campos, 1770). Niterói: UFF, 2011 (Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Prêmio de Iniciação Científica - História, Departamento de História - Universidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio doutoral, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2014 - Atual

    Universidade Nova de Lisboa

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Assistente de Investigação

    Outras informações:
    O CHAM - Centro de Humanidades é uma unidade de investigação inter-universitária de excelência, vinculada à FCSH-Nova e à Universidade dos Açores - UAc e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT. No âmbito do CHAM, desenvolvem-se pesquisas acolhidas pelo grupo de investigação "Leituras e Formas de Escrita", coordenado pelo prof. Dr. João Luís Lisboa. A unidade foi classificada com ?Excelente? no último exercício de Avaliação e de Financiamento das Unidades de I&D (2013-2014). Atualmente, é um dos maiores centros de investigação portugueses na área da História.

    Atividades

    • 12/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 2014 - 2018

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador-bolsista

    Outras informações:
    Instituição: UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, PORTUGAL Programa: PROGRAMA DE DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR - DOC-PLENO Nível: DOUTORADO

  • 2012 - 2013

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador-bolsista

    Outras informações:
    Instituição: UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Programa: PROGRAMA DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA - PROEX Nível: MESTRADO

  • 2013 - 2014

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador-bolsista

    Outras informações:
    Programa Bolsa Nota 10 Mestrado

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC

    Outras informações:
    Desenvolvimento, sob orientação do Prof. Dr. Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves, de pesquisa para o projeto "Letrados do império: trajetórias, conceitos e linguagens políticas no mundo luso-brasilero".

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC

    Outras informações:
    Desenvolvimento, sob orientação do Prof. Dr. Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves, de pesquisa para o projeto "Letrados do império: trajetórias, conceitos e linguagens políticas no mundo luso-brasilero".

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC

    Outras informações:
    Desenvolvimento, sob orientação do Prof. Dr. Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, de pesquisas para o projeto "IMPRESSÕES REBELDES: cultura política e escritos sediciosos na América portuguesa, séculos XVI-XVIII".

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC

    Outras informações:
    Desenvolvimento, sob orientação do Prof. Dr. Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, de pesquisas para o projeto "IMPRESSÕES REBELDES: cultura política e escritos sediciosos na América portuguesa, séculos XVI-XVIII".

    Atividades

    • 08/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , CNPq, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2010

    Colégio Pedro II

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular Supervisionado

    Outras informações:
    Unidade Niterói