Dayvison Carlos Costa dos Santos

Sociólogo, Doutorando em História no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é Mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Graduado em Ciências Sociais (Bacharel e Licenciado), pela mesma universidade. É também Professor de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política e Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, política, modernidade, secularização, religiosidade e intelectuais.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2020 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso
Prof. Dr. Cândido Moreira Rodrigues.

Mestrado em Sociologia e Antropologia

2015 - 2017

Universidade Federal do Pará
Título: Os Intelectuais das Ciências Humanas e a Religiosidade: secularização, religiosidade e intelectuais das Humanidades na Amazônia,Ano de Obtenção: 2017
Profª Drª Kátia Marly Leite Mendonça.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais

2010 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: A ESPERA DE UM MILAGRE: A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE MILAGRE EM HANNAH ARENDT PARA A MANUTENÇÃO DA ESPERANÇA DE REESTRUTURAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA NA CONTEMPORANEIDADE
Orientador: Prof.ª Dr.ª Kátia Marly Leite Mendonça

Formação complementar

2021 - 2021

BNCC: Práticas e Culturas Digitais. (Carga horária: 10h). , Instituto Singularidades, IS, Brasil.

2020 - 2020

FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE: METODOLOGIAS ATIVAS. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2020 - 2020

FORMAÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO ESTRATÉGICO DE VOLTA ÀS AUL. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2019 - 2019

Projeto de Formação Continuada da/na Escola. (Carga horária: 63h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em CURSO ÉTICA PARA O DIÁLOGO. (Carga horária: 104h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2005 - 2006

Técnico em Processamento de Dados. (Carga horária: 340h). , Projeto Araguaia Informática, PAI, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Recepcionista e Telefonista. (Carga horária: 12h). , Winner Cursos, WINNER CURSOS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Religião.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Sociológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.

Organização de eventos

MENDONCA, K. M. L. ; SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos ; VASCONCELOS, C. M. ; SILVA, E. K. S. ; CUNHA, N. R. S. . 1ª Semana Acadêmica da Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA/UFPA. 2014. (Congresso).

MENDONCA, K. M. L. ; SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos ; SILVA, E. K. S. ; CUNHA, N. R. S. ; VASCONCELOS, C. M. ; SOUZA, A. M. G. . CURSO IMAGENS PARA A PAZ. 2013. (Outro).

MENDONCA, K. M. L. ; SILVA, E. K. S. ; SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos ; VASCONCELOS, C. M. ; CUNHA, N. R. S. ; SOUZA, A. M. G. . CURSO DE FORMAÇÃO EM ÉTICA PARA O DIÁLOGO. 2013. (Outro).

Participação em eventos

12 Encontro Nacional de História e 1 Encontro Internacional de História da UFAL.Teologia e Secularização no Brasil ContemporâneoPolítica e sociedade na teologia(neo)calvinista brasileira (2003-2019). 2021. (Encontro).

I Seminário do Grupo de Pesquisa História, Política e Contemporaneidade.Teologia e Secularização no Brasil ContemporâneoPolítica e sociedade na teologianeocalvinista brasileira (2003-2019). 2021. (Seminário).

XIII Encontro Regional De História Oral Do Centro-Oeste. 2021. (Encontro).

XII MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO da Pró-reitoria de Ensino de Pós-Graduação/UFMT. Teologia e Secularização no Brasil Contemporâneo: Política e sociedade na teologia calvinista do Brasil (2003-2019). 2021. (Exposição).

6 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Peregrinos da Paz: a importância da educação em valores no curso de formação de professores em ética para o diálogo. 2014. (Congresso).

6 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Imagens para a paz: um caminho para a humanidade na universidade. 2014. (Congresso).

Semana do Calouro de Ciências Sociais 2013/UFPA.Introdução à Ética do Diálogo. 2013. (Encontro).

3° Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS Norte.Medo e dominação: contradições da modernidade. 2012. (Encontro).

II Semana de Ciências Política da UFPA. 2011. (Simpósio).

Técnicas de Estudo e Elaboração de Currículo Lattes. 2010. (Oficina).

Comissão julgadora das bancas

Vera de Souza Paracampo

MENDONÇA, K. M. L; MAUES, R. H.; RAVENA, V.; COSTA, A. C. S.;PARACAMPO, V. S.. OS INTELECTUAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A RELIGIOSIDADE: SECULARIZAÇÃO, RELIGIOSIDADE E INTELECTUAIS DAS HUMANIDADES NA AMAZÔNIA. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA

COSTA, A. C. S.; Katia Mendonça; MAUES, R. H.; PARACAMPO, V. S.. OS INTELECTUAIS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E A RELIGIOSIDADE: secularização, religiosidade e intelectuais das Humanidades na Amazônia. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia Geral) - Universidade Federal do Pará.

Kátia Marly Leite Mendonça

MENDONÇA, K. M. L.; COSTA,ALDA CRISTINA; PARACAMPO, V. S.; MAUES, H.. ?Os Intelectuais das Ciências Humanas e a Religiosidade: secularização, religiosidade e intelectuais das Humanidades na Amazônia?. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Kátia Marly Leite Mendonça

MENDONÇA, K. M. L.; MAUES, H.; ALVES, J. J. A.. OS INTELECTUAIS E A RELIGIOSIDADE. 2016.

Foi orientado por

Cândido Moreira Rodrigues

Teologia e Secularização no Brasil Contemporâneo; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História - Doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Kátia Marly Leite Mendonça

?Os Intelectuais das Ciências Humanas e a Religiosidade: secularização, religiosidade e intelectuais das Humanidades na Amazônia?; 2017; Dissertação (Mestrado em PROGR,POS GRAD; EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Kátia Marly Leite Mendonça;

Kátia Marly Leite Mendonça

A ESPERA DE UM MILAGRE: A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE MILAGRE EM HANNAH ARENDT PARA A MANUTENÇÃO DA ESPERANÇA DE REESTRUTURAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA NA CONTEMPORANEIDADE,; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIENCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Kátia Marly Leite Mendonça;

Vitale Joanoni Neto

Discurso teológico e secularização: história social da teologia evangélico-protestante brasileira sobre questões sociais; Início: 2019; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos . A Importância da Noção de Exclusividade para o Diálogo na Sociedade Contemporânea. In: Kátia Marly Leite Mendonça. (Org.). Valores para a Paz. 1ed.Belém: EditAedi, 2013, v. 2, p. 439-447.

  • SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos . Imagens para paz: implicações éticas da profusão imagética. In: XVI Jornada de Extensão da UFPA, 2013, Belém. Imagens para paz: implicações éticas da profusão imagética, 2013.

  • SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos ; MOREIRA NETO, F. R. . Medo e dominação: contradições da modernidade. In: 3 Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS Norte 2012, 2012, Manaus-AM. 3 Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS Norte 2012, 2012.

  • SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos ; SILVA, E. K. S. ; CUNHA, N. R. S. . Imagens para a paz: um caminho para a humanidade na universidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. K. S. ; SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos ; SOUZA, A. M. G. . Peregrinos da Paz: a importância da educação em valores no curso de formação de professores em ética para o diálogo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos . Imagens para paz: implicações éticas da profusão imagética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos ; MOREIRA NETO, F. R. . Medo e dominação: contradições da modernidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos . A Divisão do Pará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SANTOS, Dayvison Carlos Costa dos ; VASCONCELOS, C. M. ; SILVA, E. K. S. ; CUNHA, N. R. S. . Introdução à Ética do Diálogo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Dimensões da Política e Contemporaneidade, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dayvison Carlos Costa dos Santos - Integrante / Cândido Moreira Rodrigues - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    As Propostas do Executivo Paraense e a perspectiva de reeleição: atores e estratégias na Assembleia Legislativa Paraense (2007-2010), Descrição: O trabalho consiste em mapear as posições institucionais ocupada pelos deputados na Assembléia Legislativa do Pará na Legislatura do período 2007-2010, a fim de identificar posições de veto institucional, conforme a perspectiva de George Tsebelis (1995), com o intuito de verificar como estavam posicionados institucionalmente os deputados dos partidos que faziam parte da base de apoio do governo Ana Júlia Carepa, o que possibilitará avaliar as dificuldades ou facilidades no fluxo da tramitação de suas propostas na Assembléia Legislativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Dayvison Carlos Costa dos Santos - Integrante / MARIA DOLORES LIMA DA SILVA - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva. , Rua Professora Amélia Muniz, Parque Cuiabá, 78030385 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 36610847

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Doutorando em História

Outras informações:
Cursa disciplinas que compõem a grade do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis), bem como desenvolve pesquisa de Doutorado sobre a relação entre teologia a neocalvinista e a política brasileira contemporânea, orientada pelo Prof. Dr. Cândido Moreira Rodrigues.

2018 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministra aulas de Sociologia para discentes de Ensino Médio, participando também da organização e execução de atividades pedagógicas variadas.

2015 - 2017

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Mestrando em Sociologia

Outras informações:
Cursa disciplinas que compõem a grade obrigatória e optativa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), bem como desenvolve pesquisa de dissertação de mestrado sobre a relação entre religiosidade e intelectuais das Ciências Humanas na Amazônia , orientada pela Prof.ª Dr.ª Kátia Marly Mendonça e financiada pela CAPES.

2013 - 2014

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
Recrutamento de pessoas, divulgação, planejamento, produção e organização de eventos, como por exemplo, realização de oficinas e seminários sobre a relação entre imagens e ética. Além do levantamento e estudo bibliográfico acerca dos teóricos: Martin Buber e Gabriel Marcel..

2013 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades ligadas a pesquisa científica, na área da ciência política, tais como, coleta de dados, produção de planilhas e análises teóricas/empíricas baseadas nas estatísticas da realidade política, legislativa, do estado do Pará, durante o governo de Ana Júlia Carepa.

2010 - 2012

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Auxiliar de Administração, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades administrativas, tais como, produção de documentos oficiais, atendimento ao público, secretariado, etc. Além de produção e organização de eventos, principalmente no que se refere a organização de espaços, equipamentos e pessoas.