Virgínia da Silva Lucas

possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (1979) e mestrado em Administração de Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Exerceu os cargos de Diretora de Controle e Avaliação na Secretaria de Saúde do estado de Pernambuo e de Alagoas e Coordenadora Geral de Sistemas de Informação da SAS- Ministério da Saúde. Atuaou no Ministério da Saúde como consultora OPAS de 2000 a 2003 e de 2004 a 2012 . Atuou como bolsista do CEPESC de 2012 a 2014 na CGSI/SAS/MS.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Administração de Saúde

2001 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Os Sistemas de Informação Assistencial do SUS: Oferecendo Subsídios para a Construção de um SCid Manso de Mello Vianaistema Integrado de Informações,Ano de Obtenção: 2002
Cid Manso de Mello Vianna.

Graduação em Administração de Empresas

1975 - 1979

Universidade Católica de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende BemLê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso do audihosp. SIA e SIH avanços ; Projeto de Descentralziação do SIHD. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Henrique de Souza Aguiar Coutinho

PIERANTONI, C. R.; VIANNA, C. M. M.;COUTINHO, L. H. S. A.. Os Sistemas de Informações Assistenciais do SUS: Oferecendo Subsídios para a Construção de um Sistema Único e Integrado de Informações. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Zulmira Maria de Araújo Hartz

LUCAS, V. S.;HARTZ, Z. M. A.. Análise dos Sistemas de Informações Assistenciais do SUS - oferecendo subsídios para a construção de um sistema único de registro de informações ambulatoriais e hospitalares da rede assistencial do país. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração de Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Célia Regina Pierantoni

PIERANTONI, Celia Regina. Os Sistemas de Informação Assistencial do SUS: oferecendo subsídios para a construção de um sistema único e integrado de informações.. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cid Manso de Mello Vianna

VIANNA, CID MANSO DE MELO. Os Sistemas de Informação Assistencial do SUS: oferecendo subsídios para a construção de um sistema único e integrado de informações. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. , Esplanada dos Ministérios Bl. G Anexo Sala 454 B, Brasília, 70058-900 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (061) 33152698, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2003 - 2004

Ministério da Saúde

Vínculo: cargo comissionado DAS 4, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral dos Sistemas de Informação, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela manutenção dos sistemas de Informação SIA - Sistema de Informação Ambulatorial, SIH-Sistema de Informação Hospitalar, CIHA Comunicação de Internação Hospitalar e ambulatorial dos estabelecimentos não SUS e pelo CNES- Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Iniciados os estudos na tabela unificada, integrando as tabelas do SIA e SIH em uma única tabela de procedimentos. Iniciados os estudos para a descentralização do SIH, cujo processamento de dados ainda estava sobre a responsabilidade do governo federal, apesar da descentralização da gestão para estados e municípios.

Atividades

  • 08/2003 - 08/2004

    Direção e administração, Coordenação Geral dos Sistemas de Informação CGSI/DRAC/SAS/MS, .,Cargo ou função, coordenadora geral.

1995 - 1998

Secretaria de Saúde do Estado

Vínculo: cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Diretora de Controle e Avaliação dos sistemas, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/1994 - 10/1998

    Serviços técnicos especializados , Diretoria Executiva de Controle e Avaliação, .,Serviço realizado, cadastramento de estabelecimentos de saúde, coordenação do procesamento dos sistemas SIA - Sistema de Informação Ambulatorial e do SIH - Sistema de informação Hospitalar. Coordenação da Auditoria dos procesos de trabalhos nos estabelecimenetos de saúde..

1998 - 1999

Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas

Vínculo: cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Diretora de Controle e Avaliação, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/1998 - 05/2000

    Serviços técnicos especializados , Diretora de Controle , avaliação e auditoria dos seviços de saúde, .,Serviço realizado, coordenação do cadastramento e processamento dos sistemas SIA e SIH. Coordenação da PPI-Programação Pactuada e Integrada.

2006 - 2012

Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

Vínculo: serviço prestado, Enquadramento Funcional: prestador de serviço, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2000 - 08/2003

    Serviços técnicos especializados , Departamento de controle e avaliação DERAC /SAS, .,Serviço realizado, Elaboração do Manual do CNES- Cadstro Nacional de Esta belecimento de Saúde. Capacitação de todos os estdos no uso do manual e do sistema do CNES.Suporte a todos os estados realtivo ao cadstro de estabelecimentos de saúde.Implantação do sistema no país..

2012 - 2015

Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2012 - 08/2015

    Serviços técnicos especializados , CGSI Coordenação Geral dos Sistemas de Informação SAS/MS, .,Serviço realizado, Elaboração do projeto de unificação dos sistemas de Captção e Processamento de dados do SIA e do SIH.Acompanhamento do projeto. Capacitação de estados e municípios para o uso das novas feramentas. Participação no projeto do CMD- conjunto Mínimo de dados..