Jonas Rodrigues de Moraes

Professor Adjunto do Curso de Ciências Humanas / História da Universidade Federal do Maranhão - UFMA / Campus Codó-MA. Doutor em História Social PUC/SP (2014). Mestre em História Social - PUC/SP (2009). Especialista em História do Brasil - Universidade Federal do Piauí-UFPI (2003). Graduado em História pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2000). Trabalhou também como professor na modalidade regime especial na Universidade Estadual do Piauí no curso de História. Foi docente da Faculdade do Médio Piauí-FAMEP); Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), admissão em 14/11/2001 e Secretaria Municipal de Educação de Caxias-MA (SEMEDUC), admissão em 07/03/2002. Tem práticas de docência nas áreas de História, Sociologia, Antropologia, História da Arte e Música. Experiência internacional com intercâmbio cultural em língua inglesa no Spring International Language Center University of Arkansas, Estados Unidos da América. Publicou recentemente o livro: Sons do sertão: Luiz Gonzaga, música e identidade. 1ª. ed. São Paulo - SP: Annablume, 2012. Publicações nas Revistas: Mnemosine (Psicologia Social - UERJ), Desenredos e Projeto História da PUC/SP. E-mail: jonasacroa@yahoo.com.br

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2010 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: POLIFONIA E HIBRIDISMOS MUSICAIS: relações dialógicas entre Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Torquato Neto
Maria Izilda Santos de Matos. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Luiz Gonzaga.; Gilberto Gil; Torquato Neto; Dialogismo; Hibridismo musical; Nordeste. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: ?TRUCE UM TRIÂNGULO NO MATOLÃO [...] XOTE, MARACATU E BAIÃO?: A musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da ?identidade? nordestina,Ano de Obtenção: 2009
Maria Izilda Santos de Matos.Bolsista do(a): Fundação Ford, IFP, Estados Unidos. Palavras-chave: História e Música; Identidade nordestina; Baião e outros gêneros.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em História do Brasil

2002 - 2003

Universidade Federal do Piauí
Título: A Musicalidade do Baião para entender o fenômeno da seca no Nordeste
Orientador: Áurea Paz Pinheiro

Graduação em Licenciatura Plena Em História

1996 - 2000

Universidade Estadual do Piauí
Título: A Participação dos Estudantes Universitários Piauienses no Processo das Diretas Já
Orientador: Antonia Valtéria de Melo Alvarenga

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Ambientação Docentes 2016. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Trilha e Tons II: teoria musical aplicada à música popular. (Carga horária: 20h). , Zarpa - Produções artísticas, ZARPA, Brasil.

2013 - 2013

Catalogação de Fontes Musicais. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Francês Instrumental para pós-graduandos: Nível II. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Inglês. (Carga horária: 220h). , Spring International Language Center University of Arkansas, SILC, Estados Unidos.

2008 - 2008

Curso de Inglês básico II -. (Carga horária: 32h). , Cultura Inglesa, CI, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Inglês Pré- intermediário I. (Carga horária: 32h). , Cultura Inglesa Pinheiros São Paulo, CI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Ensino de Língua Portuguesa: Leitura e Redação no. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Inglês módulo I. , Cultura Inglesa, CI, Brasil.

1997 - 1997

Curso arte Cênica. (Carga horária: 108h). , Fundação Estadual de Cultura e do Desporto do Piauí, FUNDEC, Brasil.

1994 - 1994

Formação de Agente de Polícia Civil. (Carga horária: 636h). , Academia de Polícia Civil, ACADEPOL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Projetos Culturais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MORAES, Jonas Rodrigues de ; ROCHA, Cristiana Costa da . III Simpósio de História da UESPI: sociedade e mundos do trabalho. 2017. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . ?O voo das palavras cantadas?: música popular e Literatura no Brasil. 2016. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de ; NASCIMENTO, Francisco Alcides do ; MAUAD, Ana M. ; FONTINELES, Claudia Cristina da Silva ; SOUSA NETO, M. ; BRANDIM, Ana Cristina Meneses de Sousa ; LACERDA, B. T. . XII Encontro Nacional de História Oral "Política, Ética e Conhecimento". 2014. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . CICLO DE DEBATES - "AFRODESCENDÊNCIA E ESTUDOS PÓS COLONIAIS". 2013. (Outro).

MATOS, M. Izilda S. ; MORAES, Jonas Rodrigues de ; MENEZES, L. M. ; PAES, J. M. ; GOMES, E. S. ; ALMEIDA, M. F. O. . Seminário Internacional Momento Itália/Brasil. 2012. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . II Feira Cultural da Unidade Escolar Desembargador Vaz Costa. 2003. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . IV Semana de História da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. 2000. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . V Semana Cultural de Paes Landim. 2000. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . III Semana de História da Universidade Estadual do Piauí - UEPI. 1999. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . IV Semana Cultural de Paes Landim ? PI. 1999. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . III Semana Cultural de Paes Landim - PI. 1998. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . II Semana Cultural de Paes Landim - PI. 1997. (Outro).

MORAES, Jonas Rodrigues de . I Semana Cultural de Paes Landim - PI. 1996. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Encontro Regional da ANPUH-MA: "1968: Cinco Décadas do Ano que não Terminou".ST 06 ? ENSINO DE HISTÓRIA E OUTRAS LINGUAGENS - COORDENADOR. 2018. (Simpósio).

III Simpósio de História da UESPI: sociedade e mundos do trabalho.ST06 -ENSINO DE HISTÓRIA E OUTRAS LINGUAGENS - COORDENADOR SIMPÓSIO TEMÁTICO. 2017. (Simpósio).

II Simpósio Estadual dos Profissionais da Educação do Estado do Piauí - SIPROEB.Desafios da escola atual para ser inclusiva. 2017. (Simpósio).

II SIMPOSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE ? II SIICS ? PPGCULT / UFMA. 2017. (Simpósio).

I Jornada Internacional de Ciências Humanas: Interdisciplinaridade e Educação Inclusiva (JOINCH).Ciências Humanas e suas linguagens. 2017. (Outra).

I Jornada Internacional de Ciências Humanas: Interdisciplinaridade e Educação Inclusiva (JOINCH). 2017. (Outra).

X Encontro Regional ANPUH/MA.Ensino de História: O vaqueiro nas canções de João do Vale e Luís Gonzaga. 2017. (Encontro).

X Encontro Regional ANPUH/MA ?Autoritarismos e Democracias?.ST7 -ENSINO DE HISTÓRIA E OUTRAS LINGUAGENS - COORDENADOR SIMPÓSIO TEMÁTICO. 2017. (Encontro).

XXIX Simpósio Nacional de História ? ANPUH / ?Contra os Preconceitos: História e Democracia?. 2017. (Simpósio).

XXIX Simpósio Nacional de História..Na Trilha do Expresso 2222:Gilberto Gil, hibridação musical e trajetória artística. 2017. (Simpósio).

Colóquio revolução social e contrarrevolução em Espanha. 2016. (Outra).

III Colóquio Internacional da Adhilac.?RESPEITA JANUÁRIO? ? A SANFONA NO BRASIL E NO NORDESTE: TRADIÇÃO, ALEGRIA E ENCANTAMENTO. 2016. (Outra).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E RELAÇÕES DE GÊNERO.REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO - COORDENADOR SIMPÓSIO TEMÁTICO. 2016. (Outra).

III Congresso Internacional de História y Literatura Latinoamericana e Caribenha. 2016. (Congresso).

ÁFRICA BRASIL - III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidades Culturais e o V COLÓQUIO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.SIMPÓSIO 07:LITERATURA AFRODESCENDENTE E MÚSICA - COORDENADOR SIMPÓSIO TEMÁTICO. 2015. (Encontro).

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS.Coordenação do Simpósio Temático 7: "Literatura Afrodescendente e Música". 2015. (Encontro).

XXVIII Simpósio Nacional de História - Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). 2015. (Simpósio).

Aula inaugural - Palestra musicalizada ?Sons do Sertão- Luiz Gonzaga, música e Identidade? ? AEDA-PE.?Sons do Sertão- Luiz Gonzaga, música e Identidade?. 2014. (Outra).

Simpósio Nacional Ditadura Militar no Brasil. 2014. (Simpósio).

XXII Encontro Estadual de História ? ANPUH-São Paulo ?História: da produção ao Espaço Público?. 2014. (Encontro).

1º Colóquio Internacional Literatura e Gênero. 2013. (Outra).

ÁFRICA BRASIL - III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidades Culturais e o V COLÓQUIO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.BATUQUES, LUNDU E MODINHA SONORIDADES DA DIÁSPORA NEGRA. 2013. (Encontro).

III Conferência Municipal de Cultura de Teresina. 2013. (Outra).

II Semana de Letras UESPI "Literatura: Ensino e Diálogo com Outras Linguagens.Sons do Sertão: Luiz Gonzaga, Música e Identidade. 2013. (Outra).

II Semana Pedagógica Musical da UFPI. 2013. (Outra).

Oficina Prática Coral - II Semana Pedagógica Musical da UFPI. 2013. (Oficina).

Palestra - ESCUTA CONSCIENTE: Tópicos sobre a paisagem sonora teresinense / Educação Musical em busca de seu sentido contemporâneo. 2013. (Outra).

Palestra musicalizada "Sons do Sertão: Luiz Gonzaga, música e identidade".Sons do Sertão: Luiz Gonzaga, música e identidade. 2013. (Outra).

Palestra Musicalizada Lançamento-Show do Livro.Palestra musicalizada "Sons do sertão: Luiz Gonzaga, música e identidade?. 2013. (Outra).

XXVII Simpósio Nacional de História - simpósio será ?Conhecimento histórico e diálogo social?.Batuques, Lundu, Modinha e a Emersão do Baião no Nordeste Brasileiro. 2013. (Simpósio).

CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA: a inesquícivel história do Rei do baião.Palestra: ?QUANDO EU VIM DO SERTÃO?: Luiz Gonzaga, Araripe e sua cultura acústica. 2012. (Outra).

Ciclo Cinema e Literatura - Cineclube Olho Mágico-ADUFPI.Coordenador-debatedor do filme: Menino de Engenho. 2012. (Outra).

II Semana de Letras ?Literatura: ensino e diálogos com outras linguagens?.SONS DO SERTÃO: Luiz Gonzaga, música e identidade. 2012. (Outra).

Inauguração da Biblioteca Débora Rodrigues - UAPI/UFPI.Luiz Gonzaga: Nordeste e Performance. 2012. (Outra).

IV FÓRUM SOBRE A NEGRITUDE - ?promova a igualdade racial?.Palestra ? show: LUIZ GONZAGA ? música, memória e identidade. 2012. (Outra).

Lançamento livro SONS DO SERTÃO: Luiz Gonzaga, música e identidade.Lançamento-show - SONS DO SERTÃO: Luiz Gonzaga, música e identidade. 2012. (Outra).

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DO PIAUÍ ? CEC/PI.A MÚSICA DE LUIZ GONZAGA. 2012. (Outra).

Seminário 100 ano de Luiz Gonzaga, Rei do baião - URCA.SONS DO SERTÃO: Luiz Gonzaga, música e identidade. 2012. (Seminário).

VI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL.VI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL. 2012. (Simpósio).

7º Encontro Internacional de Música e Mídia - Música, memória: trama em trânsito. 2011. (Encontro).

Conferência: Memória e globalização na perspectiva dos trabalhadores ? Alessandro Portelli / Seminário Interinstitucional e Internacional - PUC/SP. 2011. (Seminário).

Encontro com a Arte ?Razão e Ambiente e Jardim de esculturas?. 2011. (Encontro).

MABLA: Movimento Afro-brasileiro Pró-Libertação de Angola. 2011. (Outra).

Seminário Interinstitucional e Internacional "Memória e globalização na perspectiva dos trabalhadores ". 2011. (Seminário).

VII Colóquio Internacional Michel Foucault ? PUC/SP. 2011. (Outra).

XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH: 50 Anos.Luiz Gonzaga e Torquato Neto na cultura internacional-popular. 2011. (Simpósio).

Curso: Esperando por Kafka - provocações e desdobramentos. 2010. (Outra).

GUERRA E HISTÓRIA. 2010. (Simpósio).

Palestra: Memória e Verdade: o direito a denúncia do terrorismo de Estado no espaço público. 2010. (Outra).

XVII Simpósio Interdisciplinar de Estudos Greco-Romanos. 2010. (Simpósio).

XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. ANPUH/SP ? UNESP/Franca.HIBRIDISMOS MUSICAIS: O NORDESTE NA PRODUÇÃO GONZAGUEANA E TORQUATEANA. 2010. (Encontro).

XXV Simpósio ANPUH Minicurso ""Sgt. Pepper's:" Revolução "pop"e Emergência .... 2009. (Simpósio).

XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.A música de Luiz Gonzaga no território da ?invenção das tradições?.. 2009. (Simpósio).

140 anos d?O Capital ( Departamento de Economia da PUC/SP). 2008. (Outra).

1º Simplificado: Simplício Mendes Amplificando Arte e Cultura.TRUCE UM TRIÂNGULO, NO MATULÃO (...) XOTE, MARACATU E BAIÃO?: Vida e Obra de LUIZ GONZAGA. 2008. (Outra).

Culturas africanas em diáspora (CECAFRO-PUC/SP). 2008. (Seminário).

Experiência internacional com intercâmbio cultural em língua inglesa no Spring International Language Center University of nos Estados Unidos da América.. 2008. (Outra).

II encontro de Ex-bolsista do Programa Internacional de Pós-Graduação da Fundação Ford. 2008. (Encontro).

Palestra: Território do forró (PUC/SP - NEHSC). 2008. (Outra).

Participação nos encontros do Núcleo de Estudos Culturais ? NEC do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP. 2008. (Encontro).

Seminário de Pós-graduação em História da UFRJ - Diálogos e Aproximações - IFCS/UFRJ.?TRUCE UM TRIÂNGULO, NO MATULÃO(...) XOTE, MARACATU E BAIÃO?: A musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da ?identidade? nordestina.. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional E/Imigração Portuguesa ? PUC/SP e UniSantos. 2008. (Seminário).

V encontro de Brasileiro de Bolsista do Programa Internacional de Pós-Graduação da Fundação Ford - Educação e Diversidade. 2008. (Encontro).

XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP ? USP.TRUCE UM TRIÂNGULO, NO MATULÃO(...) XOTE, MARACATU E BAIÃO?: A performance musical de Luiz Gonzaga na construção da ?identidade? nordestina.. 2008. (Encontro).

XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical: Diversidade Musical e Compromisso Social, o papel da educação musical. 2008. (Encontro).

3º Festival Nacional de Violão do Piauí. 2007. (Outra).

Palestra: Elaboração de Projeto de Pesquisa. 2007. (Outra).

Encontro de Bolsistas Semifinalistas do IFP. 2006. (Encontro).

Selecionados Bolsistas Semifinalistas do IFP - 2005/2006. 2006. (Encontro).

Encontro de Bolsistas Semifinalistas do IFP. 2005. (Encontro).

I Ciclo de Debates dos Universitários da Região do Gurguéia. 2005. (Outra).

I Encontro dos Universitários da Região de Simões ? ENURES.A identidade nordestina instituída a partir da seca 1877. 2005. (Encontro).

Minicurso Ilíada e Odisséia - mitos e histórias - XXV ENEH. 2005. (Encontro).

XVII EREH - N/NE "A formação do profissional de história: desafios e perspectivas". 2005. (Encontro).

XXV Encontro Nacional de Estudantes de História. 2005. (Encontro).

Capacitação Realções Humanas. 2004. (Outra).

História, Linguagem e Registros Visuais. 2004. (Encontro).

II Encontro Estadual de História - ANPUH. 2004. (Encontro).

Minicurso: Educação e Identidade Racial - SBPC - PI. 2004. (Outra).

Minicurso: Sociedade, Natureza e Cultura: Populações Camponesas, Meio ambiente e Modo de Vida nos Cerrados Piauienses - SBPC - PI. 2004. (Outra).

Minicurso História Cultural na Historiografia Brasileira - VII Semana de História UESPI. 2004. (Outra).

Reunião Regional do SBPC - PI - Escola com Ciência. 2004. (Outra).

VII Semana de História UESPI "Historiografia Piauiense" e I Simpósio de História da UESPI. 2004. (Outra).

48° Congresso da União Nacional dos Estudantes - CONUNE. 2003. (Congresso).

Circuito Cultural Banco do Brasil. 2003. (Seminário).

Curso de Conscientização para conservação do patrimônio público na escolas. 2003. (Outra).

IX Congresso dos Trabalhadores em Educação "Valorização e Qualidade Social". 2003. (Congresso).

Seminário de Políticas Públicas, cidadania e meio ambiente. 2003. (Seminário).

Seminário Infância, juventude e os desafios da atualidade. 2003. (Seminário).

VIII Semana de História da UFPI. 2003. (Outra).

VIII Semana de História da UFPI. 2003. (Outra).

Minicurso História da Amazônia Brasileira. 2002. (Outra).

VII Semana de História da UFPI. 2002. (Outra).

XIV Encontro Regional dos Estudantes de História. 2002. (Outra).

I Encontro Nacional dos Universitários - ENU "A terra e um projeto para o Brasil". 2001. (Encontro).

V Semana de História da UESPI "Discurso enquanto instância de poder". 2001. (Outra).

I Semana de História - Brasil: 500 anos ou 500 séculos? - Departamento de História Dom Barreto. 2000. (Oficina).

VI Semana de História da UFPI. 2000. (Outra).

VI Semana de História da UFPI "Ensino de História PI". 2000. (Outra).

XII Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordeste. 2000. (Encontro).

III Semana Cultural de Paes Landim. 1998. (Outra).

Mini-curso: Marxismo e a nova história: para além do conflito aparente. 1998. (Outra).

Minicurso Marx e a Revolução de 1848 - XVIII ENEH. 1998. (Encontro).

X Encontro Regional dos Estudantes de História. 1998. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de História. 1998. (Encontro).

Curso: África, afrodescendência e relações interétnicas para educadores. 1997. (Outra).

IV Seminário Popular do Piauí "Violência e Cidadania". 1997. (Seminário).

Minicurso: Guerrilha do Araguaia - II Semana de História da Universidade Estadual do Piauí - UESPI -. 1997. (Outra).

Os Grandes Conflitos do Século XX. 1997. (Outra).

XVII Encontro Nacional dos Estudantes de História. 1997. (Encontro).

Minicuro: História Oral - I Semana de História da UESPI. 1996. (Outra).

Seminário 10 anos da UESPI. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ludmila Portela Gondim Braga

CYNTRAO, Sylvia Helena;MORAES, Jonas Rodrigues de; DINIZ, Júlio Cesar Valladão; NUTO, João Vianney Cavalcanti. João do Vale: canção, poesia e testemunho. 2019. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Natália Eugênia Almeida de Sousa

LIMA, Wanderson;MORAES, Jonas Rodrigues de; BEZERRA FILHO, Feliciano José. Configurações do Imaginário Regionalista nas Obras Cinematográficas da Pós-Retomada de Douglas Machado, Petrus Cariry e Frederico Machado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Raimunda Nonata Penha Pereira

MORAES, Jonas Rodrigues de; RIOS, Adriano Farias.; CORREA, Diogo Silva.. ?REGUEIROS GUERREIROS DREADS VERDADEIROS?: A CULTURA DO REGGAE E SUAS SOCIABILIDADES NA CIDADE DE SÃO BENTO-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mara Edith Costa Costa

MORAES, Jonas Rodrigues de; SANTIROCCHI, Ítalo Domingos.; BANDEIRA, Arkley Marques.. FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO EM ALCÂNTARA-MA: SÍMBOLO E TRADIÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Evileno Ferreira

RIOS, Adriano Farias.;MORAES, Jonas Rodrigues de; BANDEIRA, Arkley Marques. Caminhos da Pajelança em Pinheiro: rastros de Zé Pretinho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nilton Cesar Pimenta Júnior

MORAES, Jonas Rodrigues de; RIBEIRO, Dimas dos Reis.; RIOS, Adriano Farias. A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DOS PIBIDIANOS ? UFMA / PINHEIRO (2014-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Janaina Cristine Martins Privado

BANDEIRA, Arkley Marques.;MORAES, Jonas Rodrigues de; RIOS, Adriano Farias. Relações de Gênero no Tambor de Crioula Ginga de Zé Macaco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jane Costa Martins

BANDEIRA, Arkley Marques;MORAES, Jonas Rodrigues de; CUNHA, Silvia Helena Muniz da. Etnografia do Modo de Fazer Cerâmica na Comunidade Quilombola de Itamatatiua, em Alcântara ? MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcia Raquel Silva Costa

BANDEIRA, Arkley Marques;MORAES, Jonas Rodrigues de; CUNHA, Silvia Helena Muniz da. A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS EM NOTÍCIAS PUBLICADAS NO JORNAL CIDADE DE PINHEIRO, NA DÉCADA DE 1920. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Valdiney Silvia Pereira

BANDEIRA, Arkley Marques;MORAES, Jonas Rodrigues de; RIOS, Adriano Farias.. O COMÉRCIO EM PINHEIRO E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, ENTRE AS DÉCADAS DE 1950 A 1990. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Dulce Nubia Rodrigues Rego

LAFONTAINE, Teresa Cristina.;MORAES, Jonas Rodrigues de; MATOS, Francilene do Rosário de.. A Educação inclusiva e o mercado de trabalho para as pessoas com deficiência: uma análise sobre o contexto histórico social, educacional e de empregabilidade das pessoas com deficiência na cidade de Pinheiro-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Tácila Maria Araújo

BANDEIRA, Arkley Marques;MORAES, Jonas Rodrigues de; RIOS, Adriano Farias.. Celebrações de fé que fortalecem a memória e a história: os festejos de São José em Guimarães-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Hamilton Ferreira de Sousa Neto

KISTEMARCHER, Dilmar;MORAES, Jonas Rodrigues de; LIMA, Jascira da Silva. JUVENTUDE NEGRA E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NA UFMA CAMPUS VII/CODÓ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ryanne de Nazaré Peixoto Pereira

TEIXEIRA, Tadeu Gomes.;MORAES, Jonas Rodrigues de; LAFONTAINE, Teresa Cristina.. TAMBOR DE CRIOULA GINGA DE ZÉ MACACO DE PINHEIRO-MA: HISTÓRIA, TRADIÇÃO E MEMÓRIA (1969-2016). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Clarice Pinheiro Almeida

RIOS, Adriano Farias.;MORAES, Jonas Rodrigues de. REVIVENDO OS TEMPOS DO AÇÚCAR: memórias da produção açucareira em Peri Mirim/MA na década de 1950. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elizete Costa De Sousa

BANDEIRA, Arkley Marques.;MORAES, Jonas Rodrigues de; RIOS, Adriano Farias.. Manifestação da identidade cultural na Baixada Maranhense: tambor de crioula ?Ginga Zé Macaco?, no município de Pinheiro, Maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jessica Silva Soares Felinto

RIBEIRO, Dimas dos Reis.;MORAES, Jonas Rodrigues de; CARVALHO, Fernanda Cunha de.. CANDIDATAS VALOROSAS: mulheres maranheses, lutas e participação política na cidade de Pinheiro, um discurso de vitórias.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Janilde Amorim

BANDEIRA, Arkley Marques.;MORAES, Jonas Rodrigues de; RIOS, Adriano Farias.. A LUTA PELA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE E GARANTIA DOS DIREITOS QUILOMBOLAS: COMUNIDADE QUILOMBOLA CRUZEIRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gerlândia da Luz

MORAES, Jonas Rodrigues de; RIBEIRO, Dimas dos Reis.; TEIXEIRA, Tadeu Gomes.. A Revolta Balaiada no Maranhão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Evaristo Pereira de Araújo

MORAES, Jonas Rodrigues de; CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de.; TORRES, Alfredo Werney Lima.. Podemos falar de música piauiense? (Uma reflexão histórico-social e estética para o educador musical). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Géssica Wellen Costa Moraes

RIBEIRO, Dimas dos Reis.;MORAES, Jonas Rodrigues de; SANTIROCCHI, Ítalo Domingos.. Avaliação das Políticas Públicas nos Governos FHC e Lula: o programa bolsa família no município de Pinheiro-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nadia Fernanda Borges

MORAES, Jonas Rodrigues de; MARQUES, Rickley Leandro.; RIBEIRO, Dimas dos Reis.. ENTRE O PODER E A CRUZ: missinonários e nativos no Estado do Maranhão e Grão-Pará (Séculos XVI-XVIII). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: GRACYELLE MORAES COSTA

MORAES, Jonas Rodrigues de; CARVALHO, M. J. L. M.; SOUSA, T. M. L.. Caxias na poesia de Gonçalves Dias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: DENISE DE CARVALHO SILVA

MORAES, Jonas Rodrigues de; RODRIGUES, C. D. A.; ARAUJO, C. C.. Um olhar sobre a educação em Beneditinos-PI: perspectiva do estudante e sua continuidade escolar entre 2000 a 2008. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Markus Giordanni Moraes Leite

MORAES, Jonas Rodrigues de; CARVALHO, Maria José Lopes de.; VIANA, José Francisco da Silva.. A História da Educação no município de José de Freitas Piauí: as primeiras instituições escolares.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Lupércio Damasceno Barbosa

MORAES, Jonas Rodrigues de; BRUNACCI, M. I.; BASTOS, M. D.. ESTÉTICA TROPICALISTA SOB ?O LUAR DO SERTÃO?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais e Musicais) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Valdilécia Feitosa dos Santos

MORAES, Jonas Rodrigues de; BORBA, A.E.; SILVA, J.P.. A ARTE DOS VITOR FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIL: RESISTENCIA CULTURAL OU COMPROMISSO FAMILIAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais e Musicais) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: João Batista Gonçalves

MORAES, Jonas Rodrigues de; BORBA, A.E.; MEDEIROS, L.B. Baião do Oziel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais e Musicais) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Edna Patrícia de Sousa Alencar

MORAES, Jonas Rodrigues de. A História Política de Alegrete do Piauí.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí - Núcleo Universitário de Alegrete do Piauí.

Aluno: Francisco George Ferreira de Oliveira

MORAES, Jonas Rodrigues de. A origem de Alegrete do Piaui. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí - Núcleo Universitário de Alegrete do Piauí.

Aluno: Damião Luis Leal

MORAES, Jonas Rodrigues de. Cajucultura: Produção e Comércio em Vila Nova do Piauí.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí - Núcleo Universitário de Alegrete do Piauí.

Aluno: Verônica dos Santos Carvalho

MORAES, Jonas Rodrigues de. Colonização de Santo Antônio de Lisboa-PI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí - Núcleo Universitário de Alegrete do Piauí.

Aluno: Sonilda Maria de Sousa Bezerra

MORAES, Jonas Rodrigues de. Enfoques Históricos sobre a Assembléia de Deus.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí - Núcleo Universitário de Alegrete do Piauí.

Aluno: Eva Maria de Alencar

MORAES, Jonas Rodrigues de. Governo de Getúlio Vargas.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí - Núcleo Universitário de Alegrete do Piauí.

Aluno: Marlene Maria de Alencar

MORAES, Jonas Rodrigues de. História em Sala de Aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí - Núcleo Universitário de Alegrete do Piauí.

Aluno: Paloma Rosilda de Alencar Carvalho

MORAES, Jonas Rodrigues de. .Evolução da Mulher na Sociedade de Alagoinha. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí - Núcleo Universitário de Alegrete do Piauí.

MORAES, Jonas Rodrigues de. Comissão Julgadora do Concurso Literário: novos autores - prêmio cidade de Teresina / 2005 - categoria pesquisa folclórica. 2005. Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

MORAES, Jonas Rodrigues de; NASCIMENTO, Francisco Alcides do; SOUSA NETO, M.; BRANDIM, Ana Cristina Meneses de Sousa; FONTINELES, Claudia Cristina da Silva. XII Encontro Nacional de História Oral - Avaliador de Pôster. 2014. Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jurema Mascarenhas Paes

Matos, Maria Izilda Santos; José Geraldo Vinci de Moraes;PAES, J. M.. Truce um triângulo no matulão(...) xote,maracatu e baião: A musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da identidade nordestina.. 2009. Dissertação (Mestrado em história social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Jose Geraldo Vinci de Moraes

MORAES, J. G. V.; MATOS, M. I.; Paes, Jurema. Truce um triangulo no matulão ... xote, maracatu e baião: a musicaildade de Luiz Gonzaga na construção da identidade nordestina. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Bárbara Aparecida Pederiva

PEDERIVA, Ana Barbara Aparecida; MATOS, Maria Izilda Santos de. Truce um triângulo no Matulão (...) xote, maracatu e baião: a musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da identidade nordestina. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Gladstone de Alencar Alves

ALVES, G A. Robótica Educacional no Ensino de Física: Relato de Experiência.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual do Piauí.

Alcebíades Costa Filho

MATOS, M. I. S.; AVELINO, Y. D.; AZEVEDO, A. M.; NASCIMENTO, F. A.;COSTA FILHO, A.. Polifonia e hibridismos musicais: relações dialogicas entre Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Torquato Neto. 2014. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Izilda Santos de Matos

Matos, Maria Izilda Santos de. Truce um triangulo no matulão...Xote, maracatu e baião: a musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da identidade Nordestina. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Izilda Santos de Matos

MATOS, M. Izilda S.. Polifonias e Hibridismos musicais: relações dialógicas entre Luiz Gonzaga. Gilberto gil e Torquato Neto. 2014. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Izilda Santos de Matos

MATOS, M. Izilda S.. Polifonia e hibridismos musicais: as inter-relações entre Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Torquato Neto. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Izilda Santos de Matos

MATOS, M. Izilda S.. Truce um triângulo no matulão: Luiz Gonzaga e o Nordeste. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Amailton Magno Azevedo

AZEVEDO, A. M.. "Truce um Triângulo e um Matulão (...)Xote, Maracatu e Baião": A musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da "identidade" nordestina. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Amailton Magno Azevedo

AZEVEDO, A. M.. Polifonias e hibridismo musicais: as inter-relações dialógicas em Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Torquato Neto. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Francisco Alcides do Nascimento

MATOS, M. I. S.;NASCIMENTO, Francisco Alcides Do; AVELINO, Y. D.; AZEVEDO, A. M.; COSTA FILHO, A.. Polifonia e hibridismos musicais: relações dialógicas entre Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Rorquanto Neto. 2014. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Yvone Dias Avelino

AVELINO, Yvone Dias; AZEVEDO, A. M.; MATOS, Maria Izilda Santos de; COSTA FILHO, A.; NASCIMENTO, F. A.. Polifonia e Hibridismos Musicais: Relações Dialógicas entre Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Torquato Neto. 2014. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria da Graca Ribeiro Silva

TECNOLOGIA E CINEMA COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ALIANÇA CINEMATOGRÁFICA; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geotecnologias Aplicadas ao Ensino) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Leonardo Moraes Silva

As práticas sexuais na Europa Cristã ? Século XV; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Irlane Cunha da Silva

Práticas Metodológicas Aplicadas no Ensino de História na Escola Municipal Desembargador Sarney de Araújo Costa, Codó-MA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Irlane Cunha da Silva

PRÁTICAS METODOLÓGICAS APLICADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL DESEMBARGADOR SARNEY DE ARAÚJO COSTA CODÓ - MA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Eduarda Clícia dos Santos Vieira de Sousa

História e Patrimônio: memórias e narrativas sobre a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Timbiras-MA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Francisco Talisson da Silva Lima

HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CEMITÉRIO CENTRAL DE CODÓ-MA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Francinalva da Silva e Silva

Tradição e memória: O Festejo de São Raimundo Nonato em Timbiras-MA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Raimunda Nonata Penha Pereira

?REGUEIROS GUERREIROS DREADS VERDADEIROS?: A CULTURA DO REGGAE E SUAS SOCIABILIDADES NA CIDADE DE SÃO BENTO-MA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Jonas Rodrigues de Moraes;

Mara Edith Costa Costa

FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO EM ALCÂNTARA-MA: SÍMBOLO E TRADIÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Jonas Rodrigues de Moraes;

Nilton Cesar Pimenta Júnior

A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DOS PIBIDIANOS ? UFMA / PINHEIRO (2014-2017); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Jonas Rodrigues de Moraes;

Luciléia de Jesus Sousa Lopes

POVOADO PACAS: CONTEXTO HISTORIOGRÁFICO DE UM DISTRITO EM DESENVOLVIMENTO (1901-2012); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Jonas Rodrigues de Moraes;

Elinalva de Jesus Campos

?SANT? ANA SEDE SEMPRE NOSSA PROTETORA?: O FESTEJO DE SANTA ANA NA COMUNIDADE SANTANA DOS NUNES EM PERI-MIRIM-MA (1963 ? 2017); ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Humanas - História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Jonas Rodrigues de Moraes;

Kallyne Alves da Rocha

"EI, GADO, OI": Memórias e sociabilidade dos vaqueiros em Beneditinos ? PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Jonas Rodrigues de Moraes;

Valmir Alves de Macedo

Mulheres Beneditinenses: participação e inserção na política municipal (2004-2007); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Jonas Rodrigues de Moraes;

Francisco Juliano de Carvalho

MÚSICA QUE TOCA: AS PRÁTICAS E A RECEPÇÃO MUSICAL DOS JOVENS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais e Musicais) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jonas Rodrigues de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Geraldo Vinci de Moraes

Musicalidade e identidade: uma investigação sobre a identidade nordestina instituída na música; 2007; Orientação de outra natureza - Fundação Carlos Chagas, Fundação Ford; Orientador: Jose Geraldo Vinci de Moraes;

Maria Izilda Santos de Matos

Truce um triângulo no matulão; ; ; Xote, maracatu e baião: a musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da identidade nordestina; 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação Ford; Orientador: Maria Izilda Santos de Matos;

Maria Izilda Santos de Matos

Polifonias e Hibridismo musicais: relações dialógicas entre Luiz Gonzaga, Gilberto gil e Torquato Neto; 2014; Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Izilda Santos de Matos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . POLIFONIA DE SONS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NORDESTINA NA PRODUÇÃO MUSICAL. Projeto História (Online) , v. 43, p. 445-456, 2011.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Luiz Gonzaga e a instituição identitária do Nordeste em suas temáticas musicais. Desenredos , v. ano II, p. 1-15, 2010.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A música de Luiz Gonzaga no território da ?invenção das tradições?.. Mnemosine (Rio de Janeiro) , v. 5, p. 94-103, 2009.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A Musicalidade do Baião para entender a imagem discursiva da seca no nordeste. Revista Caderno de Teresina, Teresina - PI, v. 37, p. 25-29, 2005.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Sons do sertão: Luiz Gonzaga, música e identidade. 1ª. ed. São Paulo - SP: Annablume, 2012. v. 1000. 293p .

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?'NA LATA DO POETA TUDO-NADA CABE': GILBERTO GIL DIÁLOGOS COM A TRADIÇÃO MUSICAL BRASILEIRA. In: AVELINO, Yvone Dias; MATOS, Maria Izilda Santos de; MONTEIRO, Arlete Assumpção.. (Org.). Tecituras das Cidades: Histórias, música e paisagens sonoras (E-book). 1ªed.São Paulo-SP: e-Manuscrito, 2018, v. 01, p. 133-153.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?'NA LATA DO POETA TUDO-NADA CABE': GILBERTO GIL DIÁLOGOS COM A TRADIÇÃO MUSICAL BRASILEIRA. In: AVELINO, Yvone Dias; MATOS, Maria Izilda Santos de; MONTEIRO, Arlete Assumpção.. (Org.). Tecituras das Cidades: Histórias, música e paisagens sonoras. 1ªed.São Paulo-SP: e-Manuscrito, 2018, v. 01, p. 133-153.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?Com mele, com gonguê/ com zabumba, e cantando nagô?: cultura acústica e tradução afrodiaspórica.. In: FERREIRA, Elio; BEZERRA FILHO, Feliciano; COSTA, Margareth Torres de Alencar.. (Org.). ?Com mele, com gonguê/ com zabumba, e cantando nagô?: cultura acústica e tradução afrodiaspórica.. 3ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2017, v. 3, p. 261-275.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Batuques, lundu, modinhas e a emersão do baião no Nordeste brasileiro. In: Francisco de Assis de Sousa Nascimento; Hermano Carvalho Medeiros. (Org.). História e Música Popular. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2013, v. 01, p. 77-100.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A trajetória de um sanfoneiro. A trajetória de um sanfoneiro - Jornal Meio Norte, Teresina-PI, p. A/2 - A/2, 15 nov. 2012.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Luiz Gonzaga: música, memória e identidade. Jornal O Dia, Teresina-PI, p. 1 - 8, 18 out. 2012.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A música de Luiz Gonzaga no território da ?invenção das tradições?.. Desenredos, Meio digital, 01 jul. 2009.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Experiência cultural dos Estados Unidos: produção de sentidos e significados.. Circular do Proograma Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (IFP), São Paulo - SP, 10 mar. 2009.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?COM MELE, COM GONGUÊ/ COM ZABUMBA, E CANTANDO NAGÔ?: CULTURA ACÚSTICA E TRADUÇÃO AFRODIASPÓRICA. In: ÁFRICA BRASIL - III ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Identidades Culturais e o V COLÓQUIO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, 2015, Teresina-PI. Identidades e Diásporas: Afrodescendências, educação e cultura indígena. Teresina-PI: Fundação Universidade Estadual do Piauí- FUESPI, 2015. v. 01. p. 01-1.177.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Batuques, Lundu, Modinha e a Emersão do Baião no Nordeste Brasileiro. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ?Conhecimento histórico e diálogo social?, 2013, Natal - RN. História e Música. Natal-RN, 2013.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Luiz Gonzaga e Torquato Neto na cultura internacional-popular. In: XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH: 50 Anos, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH: 50 Anos. São Paulo: ANPUH, 2011. v. 01.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A música de Luiz Gonzaga no território da ?invenção das tradições?.. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza - Ceará. XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Fortaleza: Fortaleza: Editora, 2009, 2009. v. 21x30c. p. 387-387.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?TRUCE UM TRIÂNGULO, NO MATULÃO(...) XOTE, MARACATU E BAIÃO?: A musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da ?identidade? nordestina,. In: Seminário de Pós-graduação em História da UFRJ - Diálogos e Aproximações - Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2008, Rio de Janeiro - RJ. Diálogos e Aproximações, 2008.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?TRUCE UM TRIÂNGULO, NO MATULÃO(...) XOTE, MARACATU E BAIÃO?: A performance musical de Luiz Gonzaga na construção da ?identidade? nordestina.. In: XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP ? USP, 2008, São Paulo. Poder, Violência e Exclusão, 2008.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR: RELAÇÕES E AS INTER-RELAÇÕES ENTRE OS CANCIONISTAS LUIZ GONZAGA E GILBERTO GIL. In: II SIMPOSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE ? II SIICS ? PPGCULT / UFMA, 2017, São Luís-MA. II SIMPOSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE ? II SIICS ? PPGCULT / UFMA. São Luís-MA: EDUFMA, 2017. v. 01. p. 348-350.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . NA TRILHA DO EXPRESSO 2222: GILBERTO GIL, HIBRIDAÇÃO MUSICAL E TRAJETÓRIA ARTÍSTICA. In: XXIX Simpósio Nacional de História - 'Contra os Preconceitos: História e Democracia', 2017, Brasília - DF. Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia. Brasília - DF: Associação Nacional de História, 2017. v. 01. p. 01-2334.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de ; CARVALHO, Eugênia Maria Reis de. . Ensino de História: O vaqueiro nas canções de João do Vale e Luís Gonzaga. In: Encontro Nacional ANPUH-MA 2017 | ANPUH ? MARANHÃO, 2017, São Luís. Encontro Nacional ANPUH-MA 2017 | ANPUH ? MARANHÃO. São Luís-MA: ANPUH ? MARANHÃO, 2017. v. 01. p. 01-300.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de ; CARVALHO, Maria José Lopes de. . REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO FILME EM ?QUE HORAS ELA VOLTA??. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO: SUJEITOS DE GÊNERO, ESCRITOS E OUTRAS LINGUAGENS HOMENAGEADAS: ESCRITORAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2016, Teresina-PI. III Colóquio Internacional de Literatura e Gênero: Sujeitos de Gênero, Escritos e Outras Linguagens. Teresina-PI: Universidade Estadual do Piauí, 2016. v. 01. p. 01-196.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?RESPEITA JANUÁRIO? ? A SANFONA NO BRASIL E NO NORDESTE: TRADIÇÃO, ALEGRIA E ENCANTAMENTO. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DA ADHILAC-BRASIL, 2016, São Paulo-SP. III Colóquio Internacional da ADHILAC-Brasil. III Congresso Internacional de História e Literatura Latino-americana e Caribenha. Colóquio: Revolução Social e Contrarrevolução na Espanha - 80 Anos da Guerra Civil.. São Paulo-SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. v. 01. p. 01-157.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?DE ONDE É QUE VEM O BAIÃO??: DESTERRITORIALIZAÇÃO E RETERRITORIALIZAÇÃO MUSICAL. In: XXVIII Simpósio Nacional de História - Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), 2015, Florianópolis - SC. CADERNO DE RESUMOS DO XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA" Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios". 1ª ed. Florianópolis-SC, Associação Nacional de História ? ANPUH-Brasil,2015. São Paulo - SP: ANPUH-Brasil, 2015. p. 1-1811.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A musilidade do baião para entender a imagem discursiva da seca no nordeste. In: VII Semana de História da UESPI, 2004, Teresina. Historiografia piauiense, 2004.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A Produção teórica de Rosa Luxemburgo. In: V Semana de História da UESPI, 2001, Teresina. Discurso enquanto instância de poder, 2001.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Protagonismo do Movimento estudantil dos anos 60 aos dias atuais. In: XII Encontro regional de Estudantes de História Norte e Nordeste, 2001, Natal. XII Encontro regional de Estudantes de História Norte e Nordeste, 2001.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Cultura Arte e Política. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de ; CARVALHO, Eugênia Maria Reis de. . Ensino de História: O vaqueiro nas canções de João do Vale e Luís Gonzaga. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de ; CAMPOS, Elinalva de Jesus . ?SANT? ANA SEDE SEMPRE NOSSA PROTETORA?: O FESTEJO DE SANTA ANA NA COMUNIDADE SANTANA DOS NUNES EM PERI-MIRIM-MA (1958 -2017).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Representação do Feminino no filme 'Que Horas ela Volta?'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?RESPEITA JANUÁRIO? ? A SANFONA NO BRASIL E NO NORDESTE: TRADIÇÃO, ALEGRIA E ENCANTAMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A Importância da Cultura na Formação da Sociedade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?Luiz Gonzaga: Cultura Acústica e Imagens de Nordestinidade?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?Luiz Gonzaga: Cultura Acústica e Imagens de Nordestinidade?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . SONS DO SERTÃO: Luiz Gonzaga, Música e identidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?COM MELE, COM GONGUÊ/ COM ZABUMBA, E CANTANDO NAGÔ?: CULTURA ACÚSTICA E TRADUÇÃO AFRODIASPÓRICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Palestra - POLIFONIA E HIBRIDISMOS MUSICAIS: relações dialógicas entre Luiz Gonzaga, Gilberto Gil e Torquato Neto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Palestra - NO MEU SERTÃO/ARMADURA É GIBÃO DE COURO?: o Nordeste na performance de Luiz Gonzaga. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Juventude, Trabalho e Educação: Diálogo com a História Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?Que sobe pelo chão / E se transforma em ondas de baião, xaxado e xote?: Gilberto Gil no compasso das sonoridades nordestinas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de ; SOARES, V. M. P. B. . Educação como prática da Liberdade com Crianças e Juventudes em Contexto de Violência e Exclusão Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Minicurso: BAIÃO: UMA SONORIDADE NEGRA EM DIÁSPORA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . BATUQUES, LUNDU E MODINHA SONORIDADES DA DIÁSPORA NEGRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . BATUQUES, LUNDU, MODINHA E A EMERSÃO DO BAIÃO NO NORDESTE BRASILEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . PALESTRA MUSICALIZADA - SONS DO SERTÃO: LUIZ GONZAGA, MÚSICA E IDENTIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ENTRE BAIÃO E TROPICÁLIA: ?A PROCURA DA BATIDA PERFEITA?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Palestra - Invenção da Identidade, Música e Performance. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Luiz Gonzaga e Torquato Neto na cultura internacional-popular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . HIBRIDISMOS MUSICAIS: O NORDESTE NA PRODUÇÃO GONZAGUEANA E TORQUATEANA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . LUIZ GONZAGA E TORQUATO NETO: Em performance, ritmo e síncope. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A música de Luiz Gonzaga no território da ?invenção das tradições?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . TRUCE UM TRIÂNGULO, NO MATULÃO(...) XOTE, MARACATU E BAIÃO?: A musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da ?identidade? nordestina,. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . ?TRUCE UM TRIÂNGULO, NO MATULÃO (...) XOTE, MARACATU E BAIÃO?: Vida e Obra de Luiz Gonzaga. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A influência do manguebeat na música pop piauiense. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A Identidade Nordestina Instituída a partir da Seca de 1877. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A musicalidade do Baião para entender a imagem discursiva da seca no nordeste. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . A produção teórica de Rosa Luxemburgo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . O protagonismo do Movimento Estudantil dos anos 60 aos dias atuais,. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Movimento Estudantil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . Palestra - Movimento Estudantil no Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . PAES LANDIM-PI (JUÁ): LUGAR DE PERTENCIMENTO, SENTIMENTO E EMOÇÃO. Teresina-PI, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . SONS DO SERTÃO: LUIZ GONZAGA, MÚSICA E IDENTIDADE. Teresina - PI: Grafiset, 2013 (Dicas de Livro).

  • MORAES, Jonas Rodrigues de . SONS DO SERTÃO: LUIZ GONZAGA, MÚSICA E IDENTIDADE. Teresina - PI: Gráfica do Povo, 2013 (Dicas de Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAES, Jonas Rodrigues de . Parecer ad hoc para artigo da sexta edição da Revista ?Vozes, Pretérito e Devir? - Universidade Estadual do Piauí - UESPI. 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Parecer Ad Hoc da Revista Estudos Ibero-Americanos (ISSN 0101-4064 / e-ISSN 1980-864X) - Programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Parecer Ad Hoc da Revista Idéias ? Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (ISSN-2179-5525). 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Consultor Ad Hoc Ciência-Cultural-03114/17 do Edital FAPEMA nº 18/2017 ? Código de Controle B936.B1C4.D197.8D158. 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Consultor Ad Hoc Ciência-Cultural-03033/17 do Edital FAPEMA nº 18/2017 ? Código de Controle B19E.9569.2B91.31824. 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Consultor Ad Hoc Ciência-Cultural -03264/17 do Edital FAPEMA nº 18/2017 ? Código de Controle BC68.887D.8D8E.2176D. 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Consultor Ad Hoc Ciência-Cultural -02881/17 do Edital FAPEMA nº 18/2017 ? Código de Controle 614F.6493.5EFF.B7737. 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Consultor Ad Hoc Ciência-Cultural-03107/17 do Edital FAPEMA nº 18/2017 ? Código de Controle 377A.9226.792E.7B520. 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Consultor Ad Hoc Ciência-Cultura-03205/17 do Edital FAPEMA nº 18/2017 ? Código de Controle 2F38.66C3.95BA.2002B. 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Consultor Ad Hoc Ciência-Cultural-03223/17 do Edital FAPEMA nº 18/2017 ? Código de Controle DF93.5442.9D74.BDDE. 2017.

MORAES, Jonas Rodrigues de ; FARIAS, Rosemary Mendes. ; NASCIMENTO, Maria do Livramento Alves do. . Comissão avaliadora do Centro Integrado de Ensino Superior - CIES/Clóvis Moura-UESPI.. 2015.

MORAES, Jonas Rodrigues de . Parecer ad hoc para artigo da Revista de História Comparada (Eletrônica), ISSN 1981-383X, do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. 2015.

SILVA, Régia Agostinho da. ; MORAES, Jonas Rodrigues de ; BITENCOURT, João Batista. . História e Interdisciplinaridade - II SIICS ? PPGCULT / UFMA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MORAES, Jonas Rodrigues de ; PARENTE, Giovani Parente. ; RIOS, Adriano Farias ; TEIXEIRA, Natalia Mendes. ; MATOS, Francilene do Rosário de. . Mesa 1: Ciências Humanas e suas Linguagens - JOINCH. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MORAES, Jonas Rodrigues de . ?Sons do Sertão: Luiz Gonzaga, Música e identidade?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORAES, Jonas Rodrigues de . Luiz Gonzaga e a identidade nordestina - Diário de Pernambuco. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORAES, Jonas Rodrigues de ; RAMALHO, E. B. ; VIEIRA, S. ; MARTINS, E. . Reflexões sobra a Obra Gonzaguiana. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MORAES, Jonas Rodrigues de ; TORRES, Alfredo Werney Lima. . HISTÓRIA E MÚSICA: UMA TRAJETÓRIA DA BOSSA NOVA À TROPICÁLIA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Jonas Rodrigues de . BAIÃO: UMA SONORIDADE NEGRA EM DIÁSPORA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAES, Jonas Rodrigues de . Minicurso: BAIÃO: UMA SONORIDADE NEGRA EM DIÁSPORA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, Jonas Rodrigues de . Lançamento-Show Sons do sertão. 2013. Interpretação.

MORAES, Jonas Rodrigues de . IV Festival de Música do Servidor Estadual. 2006. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    HISTÓRIA, MEMÓRIAS, ORALIDADES, CULTURA E ARTES NA BAIXADA MARANHENSE, Descrição: O projeto: HISTÓRIA, MEMÓRIAS, ORALIDADES, CULTURA E ARTES NA BAIXADA MARANHENSE buscar analisar por meio das memórias, oralidades e artes (música e manifestações populares) a produção de artistas, mestres e grupos de cultura popular produzidas nos municípios da Baixada Maranhense. Através de pesquisas etnográficas, do uso da metodologia da história oral objetiva catalogar e fotografar os artistas, mestres e grupos de cultura popular existentes bem como aqueles que não existem, mas são registrados pelos filtros da memória. Com esse intuito objetiva também fomentar a produção acadêmica, bem como estimular nos gestores públicos por meio das discussões e sensibilizações para promoção de políticas públicas de valorização e preservação de memórias, oralidades e das tradições artísticas das sociedades em que seus munícipes estão inseridos. A prática docente e a relação com os produtores de manifestações tradicionais permitiram conhecer em parte os artistas e praticantes da cultura popular na região da Baixada. Muito dessas informações foram fornecidas no contato com os graduandos e mestres de cultura popular como também por prefeituras e secretarias municipais de cultura. Desse modo, vale salientar que a história oral, como metodologia tornou-se uma ferramenta de investigação importante, porque auxilia no contato mais próximo com os praticantes de cultura dessas localidades tais como: artistas, mestres, grupos de cultura popular e autoridades municipais que tenham vinculação direta com os produtores culturais dessa região, entre outros. Efetivamente, as vivências e oralidades captada pela metodologia da história será condição sine qua non para materialização de fontes para a pesquisa. Outras fontes como: documentos e iconografias também revelam-se em materiais importantes para esse trabalho. Portanto, as manifestações artísticas populares são consideradas com efeito verdadeiros patrimônios históricos, embora o poder público não tenha políticas públicas de valorização e preservação. Mesmo com a falta de atenção do poder público, os artistas, mestres, praticantes de cultura dos municípios mostram a importância de conhecer e reconhecer cada dia mais os valores estéticos, artísticos, históricos e culturais do saber e do fazer cultural dessa região. A Baixada Maranhense é marcada pela carência de políticas públicas que valorize a produção estética dos mestres e produtores culturais, outra carência tem-se com a escassez de pesquisas que tratem do registro sobre esses fazedores de cultura. Desse modo, esse trabalho dará visibilidade e dizibilidade sobre a produção cultural da Baixada Maranhense. Palavras-chave: Memórias. Oralidades. Cultura. Artes. Baixada Maranhense.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jonas Rodrigues de Moraes - Coordenador / Maria José Lopes de Carvalho - Integrante / Dimas dos Reis Ribeiro - Integrante / Diogo Silva Correa - Integrante / Alípio Felipe Monteiro dos Santos - Integrante / Giovana de Araújo Leite - Integrante / Sara Cristina Viegas Pereira - Integrante / Wellen Cláudio Silva - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Musicalidade e Performance no Tambor de Crioula Ginga de Zé Macaco em Pinheiro-MA., Descrição: Esse plano de trabalho é um recorte do macroprojeto de pesquisa intitulado: HISTÓRIA, MEMÓRIAS, ORALIDADES, CULTURA E ARTES NA BAIXADA MARANHENSE. Os elementos da música e performance dos praticantes do Tambor de Crioula Ginga de Zé Macaco são pertinentes para refletir sobre a temporalidade, tradição, memória e história desse saber e fazer cultural. O grupo do tambor de crioula em discussão está sediado na cidade de Pinheiro-MA há mais de trinta e seis anos, é considerada uma das maiores manifestações de cultura popular da cidade. A reverberação desse tambor de crioula se insere em uma cultura acústica que ganha força e repercute nos praticantes e nos ouvintes/receptores. Desse modo, cabe a nós historiadores por meio de suas memórias, oralidades, costumes e tradições registrar e reescrever a musicalidade e performance dos praticantes dessa manifestação popular. Nesse sentido, entende-se musicalidade como fruto da experiência social vivida pelos produtores e fazedores de cultura do Tambor de Crioula Ginga de Zé Macaco. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jonas Rodrigues de Moraes - Coordenador / Maria José Lopes de Carvalho - Integrante / Dimas dos Reis Ribeiro - Integrante / Diogo Silva Correa - Integrante / Alípio Felipe Monteiro dos Santos - Integrante / Giovana de Araújo Leite - Integrante / Sara Cristina Viegas Pereira - Integrante / Wellen Cláudio Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, UFMA - Campus Universitário de Pinheiro II. , Estrada de Pacas, KM 10, PACAS, 65200000 - Pinheiro, MA - Brasil, Telefone: (98) 32729781, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Nível I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2016

      Ensino, Ciências Humanas - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador do Subprojeto PIBID História

    • 10/2017 - 02/2018

      Ensino, Ciências Humanas - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado / 4ª Etapa - 110h, Interpretes do Brasil - 90h, Metodologia do Ensino de História - 60h

    • 03/2017 - 06/2017

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretes do Brasil - 90h

    • 09/2016 - 01/2017

      Ensino, Ciências Humanas - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História, Metodologia do Ensino de História, Estágio Supervisionado - 2ª Etapa

    • 05/2016 - 09/2016

      Ensino, Ciências Humanas - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Europa I, História do Brasil e do Maranhão Colonial, Estágio Supervisionado - 3ª etapa

    • 11/2015 - 04/2016

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HIstória do Brasil e do Maranhão Imperial , Introdução à História

  • 2018 - Atual

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Orientador, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Coordenador de Subprojeto História do Residência Pedagógica - UFMA / Codó

  • 2016 - 2018

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Subprojeto PIBID História

    Atividades

    • 08/2016 - 03/2018

      Direção e administração, Campus UFMA - Pinheiro, .,Cargo ou função, Coordenador de Subprojeto.

  • 2014 - 2015

    Faculdade do Médio Parnaíba

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/2015 - 07/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Material e História

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica 45h

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Cultura Africana e Afro-brasileira 60h

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor PARFOR, Carga horária: 20

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Professor Formador NEAD, Enquadramento Funcional: Professor Formador NEAD, Carga horária: 20

  • 2014 - 2014

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor PARFOR, Carga horária: 20

  • 2004 - 2005

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2015 - 07/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado , História da Cultura Brasileira

    • 07/2014 - 10/2014

      Ensino, HIstória, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I (PARFOR)

    • 07/2014 - 10/2014

      Ensino, HIstória, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II (PARFOR)

    • 07/2006 - 08/2006

      Ensino, Licenciatura Plena Em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Ásia e da África 60/h, História Econômica Geral 60/h

    • 07/2005 - 07/2005

      Ensino, Licenciatura Plena Em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil II, Metodologia do Ensino de História

    • 01/2005 - 02/2005

      Ensino, Licenciatura Plena Em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I, História Econômica do Brasil

    • 07/2004 - 08/2004

      Ensino, Licenciatura Plena Em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia Brasileira, Métodos e Técnicas de Pesquisa em História I

    • 01/2004 - 01/2004

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Idéias Políticas e Sociais

  • 2014 - 2014

    Autarquia Educacional do Araripe

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

    Atividades

    • 10/2014 - 10/2014

      Ensino, Especialização em História do Brasil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação das relações etníco-raciais

  • 2012 - 2012

    CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE - FACULDADE PIAUIENSE

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 8

    Atividades

    • 06/2012 - 07/2012

      Ensino, Especialização (Lato Sensu) História Cultural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia Brasileira 30/h

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor colaborador - convênio INCRA-UFPI, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2013 - 07/2013

      Ensino, Música e Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música VII

  • 2001 - 2015

    Secretaria da Educação e Cultura do Piauí

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20

  • 2001 - 2003

    Colégio Cidade

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 09/2001 - 09/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes

  • 2000 - 2001

    COLÉGIO COPÉRNICO

    Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2000 - 04/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

    • 03/2000 - 04/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Arte

  • 1999 - 2000

    Colégio São Judas Tadeu

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 05/1999 - 12/2000

      Estágios .,Estágio realizado, História.