Paulo Antonio da Silva

Graduei-me em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Cursei o Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente sou Docente Permanente da Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na Universidade do Oeste Paulista, onde também ministro aulas de Biogeografia e Ecologia Geral, Ecologia de Populações e Comunidades, Zoologia e Biologia da Conservação e Etologia na Graduação em Ciências Biológicas. Sou membro ativo do Grupo de Pesquisa sobre Populações de Aves Frugívoras atuante no Centro-Leste de Mato Grosso do Sul, cujo foco é identificar fortes interações aves-plantas. Também sou Pesquisador Doutor junto ao Núcleo de Estudos Ambientais e Geoprocessamento (NEAGEO - UNOESTE). Tenho interesse na vida selvagem em ambiente antropogênico. Um dos meus grandes desafios é produzir dados consistentes, no sentido de conciliar o desenvolvimento humano com a conservação de animais silvestres, sobretudo na área urbana e agrícola. Trabalho no desenvolvimento da linha Reflorestamento e Arborização Funcional. Encontrar espécies vegetais chaves na manutenção de populações de animais e usá-las para a recomposição vegetal e arborização urbana é a tônica do meu trabalho. O maior desafios que eu tenho é fomentar o pensamento conservacionista e colocá-lo em prática de forma efetiva, buscando difundir os benefícios dessa boa prática Sócio-Ambiental, dentre eles o Pagamento por Serviços Ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais

2009 - 2013

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Ocorrência e forrageamento de psitacídeos em paisagem antropogênica do noroeste paulista, limítrofe Mata Atlântica-Cerrado
Dra. Celine de Melo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais

2007 - 2009

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Orthopsittaca manilata (Boddaert 1783) (Aves: Psittacidae): abundância e atividade alimentar em relação a frutificação de Mauritia flexuosa L. f. (Arecaceae) numa vereda do Triângulo Mineiro.,Ano de Obtenção: 2009
Dra. Celine de Melo.

Graduação em Ciências Biológicas

1998 - 2002

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Importância ecológica de um remanescente de Cerrado para a compisição avifaunística do Sítio do Córrego do Ouro, na Zona Rural do Minicípio de Três Lagoas - MS
Orientador: Maria José Neto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Tutoria em EAD. (Carga horária: 180h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Aplicação da Taxonomia de Bloom nas avaliações e aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de Amostragem de Distâncias (Distance Sampli. (Carga horária: 33h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.

2008 - 2008

Uso de modelos preditivos para conservação de aves. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Ornitologia, SBO, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre. (Carga horária: 48h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.

2001 - 2001

Os Ecossistemas do Pantanal Matogrossense. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2001 - 2001

Dispersão de frutos de Angiospermas. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

1999 - 1999

Ecologia da dispersão. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Biologia da Conservação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ornitologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, P. A. . VI Semana da Biologia e V Encontro de Egressos. 2015. 2017. (Outro).

SILVA, P. A. . V Semana da Biologia e IV Encontro de Egressos.. 2016. (Outro).

SILVA, P. A. . IV Semana da Biologia e III Encontro de Egressos. 2015. (Outro).

SILVA, P. A. . II Fórum Nacional de Meio Ambiente e VIII Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema: Recursos Naturais e Sociedade de Consumo. 2015. (Outro).

SILVA, P. A. . Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, Presidente Prudente,. 2014. (Outro).

SILVA, P. A. . II Simpósio de Pesquisa e Inserção Social. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Levantamento da arborização viária no município de Rancharia-SP. 2015. (Encontro).

II Simpósio de Pesquisa e Inserção Social.Organização.. 2014. (Simpósio).

XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia: A Ornitologia no Cerrado e Ecótonos do Brasil Central. Diversidade beta de aves em hábitats de cerrado no Brasil central / Aves em área de mineração: prováveis efeitos da degradação ambiental e sugestões para recuperação da paisagem alterada. 2008. (Congresso).

III Curso de Inverno em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre.III Curso de Inverno em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre. 2006. (Outra).

I Semana de Meio Ambiente - UNESP: Água e sustentabilidade.I Semana de Meio Ambiente - UNESP: Água e sustentabilidade. 2004. (Encontro).

IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Socio-econômicos do Pantanal.IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Socio-econômicos do Pantanal. 2004. (Simpósio).

I Fórum Municipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente Intervenção do Homem no Meio Ambiente.I Fórum Municipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente Intervenção do Homem no Meio Ambiente. 2003. (Encontro).

II Fórum de Educação de Ilha Solteira SP. 2002.II Fórum de Educação de Ilha Solteira SP. 2002. (Outra).

12º Encontro de Biólogos do CRBio-1 e 3o Encontro Nacional de Biólogos do CRBio. 2001.V Semana de Biologia do Departamento de Ciências Naturais - UFMS. 2001. (Outra).

V Semana de Biologia do Departamento de Ciências Naturais - UFMS.12º Encontro de Biólogos do CRBio-1 e 3o Encontro Nacional de Biólogos do CRBio.. 2001. (Encontro).

IV Congresso aberto aos estudantes de Biologia. IV Congresso aberto aos estudantes de Biologia, UNICAMP.. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Geisiane dos Santos Araújo

SILVA, P. A.; Felício, M. J.; AMARAL, R.. A escola do campesinato e o desenvolvimento regional do Pontal do Paranapanema: uma análise da Escola do Pé de Galinha. 2017. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Luís Pedro Mendes Paniago

SILVA, P. A.; MARCAL JUNIOR, O.; MELO, C.. Aspectos ecológicos de Antilophia galeata (Passeriformes: Pipridae) e seu potencial em biomonitoramento e conservação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gabriel Ricardo Aguilera de Toledo

SOUZA, G. M.;SILVA, P. A.; ALMEIDA, L. F. R.. Transmissão de sinal de falta de água entre plantas: efeitos sobre a temperatura e pressão de turgor foliar.. 2015. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Giancarlo Ângelo Ferreira

SILVA, P. A.; Terra, A. R. N.; Melo, C.. Poleiros artificiais como núcleos de dispersão de sementes e os fatores que influenciam este processo em área de cerrado sensu stricto no Triângulo Mineiro.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Barbara Silva Pachêco

SILVA, P. A.; Santos, A. M.; Albuquerque, L. B.. Chuva de sementes como indicador de restauração ecológica em matas ripárias do Distrito Federal. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Aluno: Luís Paulo Pires

Melo, C.; Augusto, S. C.; CLARO, K.;SILVA, P. A.; SILVA, W. R.. Aspectos ecológicos e evolutivos da escolha dos frutos: fatores determinantes e variações individuais.. 2019. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vitor Carneiro de Margalhães Tolentino

Melo, C.; MACHADO, R. B.;SILVA, P. A.; MARCAL JUNIOR, O.; GONZAGA, M. O.. Bioacústica como ferramenta para o estudo da influência do ruído antrópico sobre as aves. 2019. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Luísa de Carvalho Lima

SILVA, P. A.; HEMING, N. M.; LEINER, N. O.; Augusto, S. C.; Melo C.. Dieta e sobreposição de nicho de aves insetívoras de sub-bosque no sudeste do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Luísa de Carvalho Lima

SILVA, P. A.; Melo, C.; Augusto, S. C.; HEMING, N. M.; LEINER, N. O.. Dieta e sobreposição de nicho de aves insetívoras de sub-bosque no sudeste do Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Anderson da Silva Lucindo

SILVA, P. A.; ANTUNES, A. Z.; TELLES, M.; PIRATELLI, A. J.; DIAS FILHO, M. M.. Aves da Estação Ecológica de Santa Bárbara, um dos últimos remanescentes de Cerrado aberto em São Paulo, Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Italo Alves Montório Júnior

SILVA, P. A.; Marques, T. A.;ARANA, A. R. A.. Energia no Pontal: mitigação dos resíduos com a geração solar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Lóris Aparecida Felício Daniel

CARNEIRO, L. E. P.; GOMES, J. O.;SILVA, P. A.. Determinação dos fatores ambientais relacionados à dispersão de Leishmaniose Viceral Canina na cidade de Presidente Prudente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Gabriel Ricardo Aguilera de Toledo

ANTUNES, P. A.;SILVA, P. A.; SOUZA, G. M.. Evidências de transmissão de sinal de falta de água entre plantas indicam efeitos sobre o controle estomatico que é refletido na temperatura foliar e na pressão de turgor foliar. 2015.

Aluno: Daniel Santana M

SILVA, P. A.; SALOMAO, R. A. S.; OLIVEIRA, A. P. N. Z.. de Campos e Leandro Eliezer Alves de Souza.LEVANTAMENTO DE FAUNA ENTOMONECRÓFAGA DE IMPORTÂNCIA FORENSE ATRAÍDA POR ISCAS COM CARNE SUÍNA (Sus scrofa L.). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: s Dérolen Zago Manarin e Fernando Purissimo Trombini

IEMMA, L. G. R.;SILVA, P. A.. DIVERSIDADE DE HYMENOPTERA PARASITICA EM UM FRAGMENTO DE MATA SEMIDECIDUAL EM PRESIDENTE PRUDENTESP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Daniella Reis Fernandes Teles

Melo, C.; Augusto, S. C.;SILVA, P. A.. Efeito da sazonalidade na condição corporal de aves da família Pipridae (Passeriformes) em matas estacionais semideciduais do cerrado, Minas Gerais, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Giancarlo Ângelo Ferreira

Melo C.; Lomônaco, C.;SILVA, P. A.. Dispersão de sementes por aves no cerrado lato sensu (Uberlândia - MG). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lourdes Maria Campos Corrêa

SILVA, P. A.; Pinese, J. F.; Terra, A. R. N.. Avifauna associada a ambientes lacustres: influência da preservação do habitat como instrumento para conservação de espécies.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tânia Roberta da Silva

SILVA, P. A.; VILELLA, Maria José; RAGUSA NETTO, José. Fenologia e predação de sementes em Caryocar brasiliense (Camb.) (Caryocaraceae) por Ara ararauna.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Izabella Rodrigues Chaves e Juliana Alves Cunha

SILVA, P. A.; VILELA, Maria José Alencar; RAGUSA NETTO, José. Abundância e comportamento alimentar de Falco sparverius em cerrado antropizado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Celine de Melo

MELO, C.; Araújo, G. M.; Nascimento, A. R. T.. Papagaio (Aves: Psittacidae) e suas plantas alimentícias em paisagem antropogênica do noroeste paulista, Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Alessandro Pacheco Nunes

NUNES, A. P.; REBUSTINI, Maria Elisa; JOSÉ NETO, Maria. Importância ecológica de um remanescente de cerrado para a composição avifaunística do sítio do Córrego do Ouro na zona rural do município de Três Lagoas (MS). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

André Rosalvo Terra Nascimento

Melo, C.; Blamires, D;NASCIMENTO, A. R. T.. Orthopsittaca manilata (Ave Psittacidae): abundância e atividade alimentar em relação à frutificação de Mauritia flexuosa (Arecaceae) em uma vereda no Triângulo Mineiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

André Rosalvo Terra Nascimento

Melo, C.;Nascimento, A. R. T.; Araújo, GM; JULIANO, R. F.; ARAUJO, C. B.. Ocorrência e forragemento de psitacídios em paisagem antropogênica do noroeste paulista, limítrofe Mata Alântica-Cerrado. 2013. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

André Rosalvo Terra Nascimento

Melo, C.;Nascimento, A. R. T.; Araújo, GM. Papagaios (Aves: Psittacidae) e suas plantas alimentícias em paisagem antropogênica no noroeste paulista, Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Jose Neto

NETO, M.J.; REBUSTINI, M. E.; NUNES, A. P.. Importância ecológica de um remanescente de cerrada para a composição avifaunística do sítio Córrego do Ouro, na zona rural do município de Três Lagoas-MS.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Elisa Rebustini

REBUSTINI, M. E.; NUNES, A. P.; MSC, M. J. N.. Importância ecológica de um remanescente de cerrado para a composição avifaunística do sítio do córrego do ouro na zona rural do municipio de Três Lagoas (MS). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Larissa Lais da Silva

Resíduos da poluição aérea em frutos carnosos na área urbana: potencial impacto na fauna frugívora; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ana Carolina Preto Malaman

Avaliação do potencial Clastogênico de amostras de águas fluviais em área urbana do Município de Presidente Prudente-sp através do Teste de Allium cepa l; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lucas Sobral dos Santos

Preechendo lacunas na ecologia alimentar de psitacídeos: avaliação da dieta de Araras (genero Ara) à partir de dados da mídia; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; (Orientador);

Christian Victor de Moraes Braga

Dieta e uso do hábitat por capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus 1766; Rodentia) em paisagem antropogênica no Pontal do Paranapanema; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; (Orientador);

Luciano Katsumy Osako

Políticas públicas e arborização urbana na cidade de Presidente Prudente: análise das espécies arbóreas no sequestro do carbono atmosférico; 2018; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista,; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Marta Aparecida de Moura

Estudo dos impactos ambientais no Parque Estadual Morro do Diabo mediante a análise historiográfica de Teodoro Sampaio, São Paulo; 2017; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista,; Coorientador: Paulo Antonio da Silva;

Letícia aparecida costa

ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA ATIVIDADE CEMITERIAL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE; 2017; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Paulo Antonio da Silva;

Lucilene de Brito

Potenciais impactos de poluentes do ar sobre a biodiversidade urbana: um enfoque em interações plantas-animais; 2016; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista,; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Thadeu Henrique Witkowski

Contribuição ao estudo dos princípios de gestão ambiental do campesinato; 2016; Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista,; Coorientador: Paulo Antonio da Silva;

Dévlin Breda Boer

COMPOSIÇÃO E RIQUEZA DE VERTEBRADOS NA DIETA DE CORUJAS (STRIGIFORMES) EM UMA ÁREA RURAL DA ALTA PAULISTA, BRASIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Níkolas Cordeiro Perez Alvez

MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS NO DIAGNÓSTICO DE QUALIDADE DE ÁGUA EM CÓRREGOS NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Natalia de Moura Fagundes

LEVANTAMENTO ENTOMOLÓGICO E AVALIAÇÃO DE ARMADILHAS COLORIDAS NA ATRATIVIDADE EM UM FRAGMENTO DE MATA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE - SP; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Gustavo Garrido Oliveira e Madizon Luan Carvalho

Aves associadas a lagoas e suas periferias com diferentes níveis de impactos: abundância e sazonalidade; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Deise Fernanda Rodine Batista, Caroline Belisario Peres, Suz

Palmeiras (Arecaceae) na dieta de psitacídeos: uma revisão para identificar e indicar espécies-alvo em programas de recuperação da paisagem antropogênica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Berta Lúcial Valera Ono, Jéssica Brenda Jacob

Abundância de roedores e outras pragas urbanas: um estudo baseado na dedetização de edificações humanas em Presidente Prudente e adjacências; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Janaine da Silva Domingos

Plantas na dieta do complexo Aratinga (Aves; Psittacidae): uma revisão; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Nádia Magalhães Aguiar e Paulo Antonio Acco Junior

Aves visitando flores do ipê-roxo, Handroanthus impetiginosus (Mart; Ex dc; ) Mattos (Bignoniceae); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Patrísia de Oliveira Rodrigues

Censo populacional de psitacídeos em veredas do município de Uberlândia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Miriam Felix de Oliveira e Tamiris Helena Andrade Silva

Estrutura trófica da avifauna no cemitério municipal São João Batista ? Presidente Prudente; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Camila de Paula Palmyro, Dévlin Breda, Larissa Lais da Silva

Interação aves-frutos carnosos e potencial invasão de espécies exóticas: um estudo envolvendo a palmeira-imperial, Roystonea oleracea (Jacq; ) O; F; Cook (Arecaceae); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Lourdes Maria Campos Corrêa

Avifauna associada a ambientes lacustres: influência da preservação do hábitat como instrumento para a conservação de espécies; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Antonio da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Celine de Melo

Orthopsittaca manilata (Aves: Psittacidae): abundânciaa e atividade alimentar em relação à frutificação de Mauritia flexuosa (Arecaceae) em uma vereda do Triângulo MIneiro; 2009; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Celine de Melo;

Celine de Melo

Ocorrência e forrageamento de spitacídeos em paisagem antropogênica do noroeste paulista, limítrofe Mata Altântica-Cerrado; 2013; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celine de Melo;

Maria Jose Neto

Importância ecológica de um remanescente de cerrado para a composição avifaunística do sítio Córrego do Ouro na zona rural do Município de Três Lagoas-MS; ; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Maria José Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, P. A. . Flower eating by the Toco Toucan (Ramphastos toco) in an anthropogenic landscape during the dry season. ORNITOLOGIA NEOTROPICAL , v. 30, p. 51-55, 2019.

  • TEIXEIRA, W. F. ; SILVA, P. A. . A mãe-da-lua-gigante, Nyctibius grandis (Nyctibiiformes: Nyctibiidae) no Parque Estadual do Morro do Diabo, São Paulo. Atualidades Ornitológicas , v. 202, p. 25-25, 2018.

  • TEIXEIRA, W. F. ; SILVA, P. A. ; MUNIZ, G. ; CAVARZERE, V. ; MORAES, G. P. ; OLIVEIRA, G. G. . Novos registros ornitológicos no Parque Estadual do Morro do Diabo (São Paulo). Atualidades Ornitológicas , v. 202, p. 27-27, 2018.

  • SILVA, P. A. ; Melo C. . Foraging suggests high behavioral flexibility in Blue-winged Parrotlet (Forpus xanthopterygius, Psittacidae) in response to fleshy fruits availability. AMBIENCIA , v. 14, p. 186-202, 2018.

  • CAVARZERE, V. ; MUNIZ, G. ; SILVA, P. A. ; TEIXEIRA, W. F. . Records of the Ornate Hawk-eagle, Spizaetus ornatus (Daudin, 1800) (Accipitridae), from the state of São Paulo, southeastern Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION , v. 14, p. 651-655, 2018.

  • PIRENI, J. R. ; TEIXEIRA, W. F. ; SILVA, P. A. . Ocorrências inéditas de avifauna em áreas rurais de Teodoro Sampaio-SP. Atualidades Ornitológicas , v. 204, p. 26-27, 2018.

  • SILVA, P. A. . Bird-flower interactions in an urban area: Ceiba pubiflora provides nectar and promotes biodiversity in the city. URBAN FORESTRY & URBAN GREENING , v. 36, p. 42-49, 2018.

  • SILVA, P. A. . Massive consumption of unripe Slash Pine (Pinus elliottiiI) seeds by Blue-and-Yellow Macaws (Ara ararauna). ORNITOLOGIA NEOTROPICAL , v. 29, p. 301-308, 2018.

  • NUNES, A. P. ; VASCONCELOS, M. M. ; HOFFMANN, D. ; SOUZA, L. N. ; GOMES, C. R. G. ; EPIFANIO, A. D. ; GODOI, M. N. ; TIZIANEL, F. A. T. ; STRAUBE, F. C. ; SILVA, P. A. ; POSSO, S. R. ; LAPS, R. R. ; FARIA, S. P. ; TOMAS, W. M. . Aves da borda oeste do Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil. ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS (ONLINE) , v. 206, p. 47-69, 2018.

  • Marques, T. A. ; MELO, B. L. ; FLUMINHAN JR., A. ; SILVA, P. A. . Biofábricas de mudas de cana-de-açúcar. Bioenergia em Revista: Diálogos , v. 8, p. 8-18, 2018.

  • CARRASCO, R. A. ; OSCO, L. P. ; CICERELLI, R. E. ; SILVA, P. A. ; Ramos, APM . Mapeamento da mudança da temperatura de superfície na região do Pontal do Paranapanema nos últimos 30 anos. COLLOQUIUM EXACTARUM , v. 10, p. 66-77, 2018.

  • OSAKO, L. K. ; TAKENAKA, E. M. M. ; SILVA, P. A. . Arborização urbana e a importância do planejamento ambiental através de políticas públicas. Revista Científica Anap Brasil , v. 9, p. 1-8, 2016.

  • SILVA, P. A. . Mutualismo arriscado na área suburbana: frutos da árvore exótica Schefflera actinophylla (Endil.) Harms (Araliaceae) beneficiam aves nativas que potencialmente dispersam suas sementes. Ambiência (Online) , v. 11, p. 423-441, 2015.

  • SILVA, P. A. ; Melo C. . Variação na abundância do maracanã-do-buriti Orthopsittaca manilatus (Psittacidae) e produção de frutos no buriti Mauritia flexuosa (Arecaceae). Ambiência (Online) , v. 11, p. 611-628, 2015.

  • SILVA, P. A. ; MELO, C. ; BRITO, L. . Calyx-water consumption by Blue-and-yellow Macaws in Spathodea campanulata (Bignoniaceae) floral buds. Ornitología Neotropical , v. 26, p. 201-206, 2015.

  • COSTA, L. A. ; ANTUNES, P. A. ; SILVA, P. A. . A arborização do cemitério municipal São João Batista no município de Presidente Prudente - SP. Colloquium Exactarum , v. 7, p. 33-40, 2015.

  • NUNES, A. P. ; GODOI, M. N. ; PIVATTO, M. A. C. ; MORANTE FILHO, J. C. ; PATRIAL, E. W. ; SILVA, P. A. ; STAVIS, V. K. ; MANCO, D. G. ; COSTACURTA, M. B. ; LEUCHTENBERGER, C. ; LEHN, C. R. . Aves da Serra de Maracaju e adjacências, Mato Grosso do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Ornitologia , v. 21, p. 75-100, 2013.

  • SILVA, P. A. ; Melo, C. . Foraging of the Golden-capped Parakeet (Aratinga auricapillus) in an anthropogenic landscape in Brazil. Ornitología Neotropical , v. 24, p. 55-66, 2013.

  • MARUYAMA, PIETRO K. ; BORGES, MARIANA R. ; SILVA, PAULO A. ; BURNS, KEVIN C. ; MELO, CELINE . Avian frugivory in Miconia (Melastomataceae): contrasting fruiting times promote habitat complementarity between savanna and palm swamp. Journal of Tropical Ecology (Print) , v. 29, p. 99-109, 2013.

  • Vale, V. S. ; Dorneles, M. C, ; Schiavini. I. ; Mendonça, E. T. ; Almeida, C. G. ; SILVA, P. A. ; CRESPILHO, R. F. . Grupos funcionais e sua importância ecológica na vegetação arbórea em um remanescente florestal urbano, Uberlândia, MG. Natureza On Line (Espírito Santo) , v. 9, p. 67-75, 2011.

  • 2008 SILVA, P. A. . Periquitos (Aratinga aurea e Brotogeris chiriri, Psittacidae) como potenciais polinizadores de Mabea fistulifera Mart. (Euphorbiaceae).. Ararajuba. Revista Brasileira de Ornitologia , v. 16, p. 23-28, 2008.

  • 2008 NUNES, Alessandro Pacheco ; SILVA, P. A. ; TOMAS, Walfrido Moraes . Novos registros de aves para o Pantanal, Brasil.. Ararajuba. Revista Brasileira de Ornitologia , v. 16, p. 160-164, 2008.

  • 2007 SILVA, P. A. . Predação de sementes por periquitos Brotogeris chiriri (Psittacidae) em Chorisia speciosa (Bombacaceae). Ararajuba. Revista Brasileira de Ornitologia , v. 15, p. 127-129, 2007.

  • 2005 SILVA, P. A. . Predação de sementes pelo maracanã-nobre (Diopsittaca nobilis, Psittacidae) em uma planta exótica (Melia azedarach, Meliaceae) no oeste do Estado de São Paulo, Brasil.. Ararajuba (Rio de Janeiro) , São Leopoldo - RS, v. 13, n.2, p. 183-185, 2005.

  • CARRASCO, R. A. ; OSCO, L. P. ; CICERELLI, R. E. ; SILVA, P. A. ; Ramos, APM . MAPEAMENTO DA MUDANÇA DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NA REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA NOS ÚLTIMOS 30 ANOS. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018),, 2018, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018),, 2018.

  • MALAMAN, A. C. P. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. ; SILVA, W. L. ; PINTO, A. C. F. . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL MUTAGÊNICO DA ÁGUA COLETADA NO CÓRREGO DO LIMOEIRO DURANTE PERÍODO CHUVOSO. In: I INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; II NATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; VI SYMPOSIUM ONENVIRONMENT AND REGIONAL DEVELOPMENT, 2018. I INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; II NATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; VI SYMPOSIUM ONENVIRONMENT AND REGIONAL DEVELOPMENT, 2018.

  • MARTINS, D. D. ; ARANA, A. R. A. ; SILVA, P. A. ; BERTOLLI, S. C. . INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA E DA SUA DIVERSIDADE NO CONFORTO TÉRMICO URBANO EM CONJUNTOS HABITACIONAIS NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE. In: I INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; II NATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; VI SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT AND REGIONAL DEVELOPMENT, 2018. I INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; II NATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; VI SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT AND REGIONAL DEVELOPMENT, 2018.

  • CARRASCO, R. A. ; OSCO, L. P. ; CICERELLI, R. E. ; SILVA, P. A. ; Ramos, APM . MAPEAMENTO DA MUDANÇA DO USO E COBERTURA DA TERRA NA REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA NOS ÚLTIMOS 30 ANOS USANDO SENSORIAMENTO REMOTO E SIG. In: I INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; II NATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; VISYMPOSIUM ON ENVIRONMENT AND REGIONAL DEVELOPMENT, 2018, Presidente Prudente. I INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; II NATIONAL SYMPOSIUM ON ENVIRONMENT; VISYMPOSIUM ON ENVIRONMENT AND REGIONAL DEVELOPMENT, 2018.

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; OLIVEIRA, L. W. ; HOSOMI, S. T. . Inventário de arborização do município de Rancharia. In: XII Congresso de Ecologia do Brasil, 2015, São Lorenço. XII CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 2015.

  • Ferreira, G. A. ; Silva, A. M. ; Juliano, R. F. ; SILVA, P. A. ; Melo C. . Padrões de seleção de frutos por aves no cerrado (sensu stricto) do Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia, MG. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, III Congresso Latino Americano de Ecologia: Ecologia e o Futuro da Biosfera, 2009. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil.

  • TEIXEIRA, W. F. ; SILVA, P. A. . OBSERVAÇÃO DE AVES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOPARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018), 2018, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018), 2019.

  • TEIXEIRA, W. F. ; SILVA, P. A. . POSSES ILEGAIS DE PAPAGAIOS-VERDADEIROS (AMAZONA AESTIVA) NO MUNICÍPIO DE TEODORO SAMPAIO-SP. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018), 2018, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018), 2018.

  • TEIXEIRA, W. F. ; SILVA, P. A. . REGISTROS DE ESPÉCIES DA AVIFAUNA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO NA ÁREA URBANA DE TEODORO SAMPAIO/SÃO PAULO. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018), 2018, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018), 2018.

  • TEIXEIRA, W. F. ; SILVA, P. A. . RIQUEZA E CONSERVAÇÃO DE AVES NO MUNICÍPIO DE TEODORO SAMPAIO-SP. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018), 2018, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2018), 2018.

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; SANTOS, J. L. C. ; FLUMINHAN JR., A. . Efeitos da poluição veicular na germinação de grãos de pólen de Psidium guajava (Myrtaceae). In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution, 2017, Viçosa. Múltiplas ecologias: evolução e diversidade, 2017.

  • SILVA, L. L. ; PALMYRO, C. P. ; BOER, D. B. ; SILVA, P. A. . Interação aves-frutos e potencial invasão de espécie exótica: o caso de Roystonea oleracea (Arecaceae). In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution, 2017, Viçosa. Múltiplas ecologias: evolução e diversidade, 2017.

  • SILVA, T. H. A. ; OLIVEIRA, M. F. ; SILVA, P. A. . Estrutura trófica da avifauna no cemitério municipal São João Batista ? Presidente Prudente. In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution, 2017, Viçosa. Múltiplas ecologias: evolução e diversidade, 2017.

  • OSAKO, L. K. ; SILVA, P. A. ; TAKENAKA, E. M. M. ; OSCO, L. P. ; BRITO, L. . Arborização urbana em presidente prudente: critérios ambientais de planejamento. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017.

  • COSTA, L. A. ; DANTZGER, D. R. C. ; ANTUNES, P. A. ; SILVA, P. A. . Atividade cemiterial nos distritos do município de Presidente Prudente-SP: análise da qualidade da água. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017.

  • MALAMAN, A. C. P. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. ; CAMPAROTO, M. L. ; SILVA, W. L. ; SANTOS, I. F. ; LOURENCO, G. A. ; PINTO, A. C. F. . Avaliação do potencial genotóxico das águas do Córrego do Limoeiro no município de Presidente Prudente através do teste Allium cepa L.. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017.

  • SILVA, T. H. A. ; OLIVEIRA, M. F. ; SILVA, P. A. . Aves em cemitério urbanizado: estrutura trófica indica a necessidade de melhora nas condições ambientais. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2015.

  • BRAGA, C. V. M. ; SILVA, P. A. . Dieta e uso do hábitat por capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus 1766; Rodentia) em paisagem antropogênica no Pontal do Paranapanema. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017.

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. ; SANTOS, J. L. C. . Evidencias de efeitos da poluição veicular sobre plantas: uma abordagem na assimetria flutuante em folhas de três espécies de Myrtaceae. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017.

  • PALMYRO, C. P. ; SILVA, L. L. ; SILVA, P. A. ; BOER, D. B. . Frutificação contínua da planta exótica Roystonea oleracea promove altas taxas de remoção de frutos por aves. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2017), 2017.

  • MALAMAN, A. C. P. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. ; CAMPAROTO, M. L. ; SILVA, W. L. ; SANTOS, I. F. ; LOURENCO, G. A. ; PINTO, A. C. F. . Avaliação da genotoxicidade das águas de um córrego urbano do município de Presidente Prudente através do teste Allium cepa L.. In: V Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2017, Presidente Prudente. V Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2017.

  • CARRASCO, R. A. ; Ramos, APM ; SILVA, P. A. ; OSCO, L. P. . Avaliação espaço-temporal da relação entre cobertura vegetal e temperatura de superfície no Pontal do Paranapanema utilizando imagens orbitais. In: V Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2017, Presidente Prudente. V Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2017.

  • OSAKO, L. K. ; SILVA, P. A. ; M.M.TAKENAKA, E. ; BRITO, L. ; OSCO, L. P. . Fundamentos de planejamento: análise ambiental da arborização urbana em Presidente Prudente. In: V Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2017, Presidente Prudente. V Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2017.

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. ; SANTOS, J. L. C. ; SILVA, W. L. . Viabilidade do pólen de Psidium guajava (Myrtaceae) sob efeito da poluição veicular em área urbana. In: V Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2017, Presidente Prudente. V Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2017.

  • SILVA, P. A. ; Melo, C. . Estrutura floral e implicações para a polinização por periquitos (Psittacidae) predadores de flores.. In: XXIX Encontro Anual de Etologia., 2011, Uberlândia. XXIX Encontro Anual de Etologia., 2011.

  • Juliano, R. F. ; SILVA, P. A. ; Ferreira, G. A. ; Silva, A. M. . Padrões de seleção de frutos por aves no cerrado do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, GO. In: XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2009, Vitória. Livro de Resumos, 2009. p. 59-59.

  • Almeida, C. G. ; Melo, C. ; SILVA, P. A. . Frugivoria por aves em Curatella americana (Dilleniaceae) no Brasi Central. In: XVI Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2008, Palmas (TO). A Ornitologia no Cerrado e Ecótonos do Brasil Central, 2008.

  • SILVA, P. A. ; TOMAS, Walfrido Moraes ; Almeida, C. G. . Aves em área de mineração: prováveis efeitos da degradação ambiental e sugestões para recuperação da paisagem alterada. In: XVI Comgresso Brasileiro de Ornitologia, 2008, Palmas (TO). A Ornitologia no Cerrado e Ecótonos do Brasil Central, 2008.

  • SILVA, P. A. ; Almeida, C. G. . Diversidade beta de aves em hábitats de cerrado no Brasil central. In: XVI Comgresso Brasileiro de Ornitologia, 2008, Palmas (TO). A Ornitologia no Cerrado e Ecótonos do Brasil Central, 2008.

  • Vale, V. S. ; Dorneles, M. C, ; Mendonça, E. T. ; SILVA, P. A. ; Almeida, C. G. ; Silva, H. R. F. ; Schiavini. I. . Grupos funcionais e sua importância ecológica na vegetação arbórea em um remanescente florestal urbano no Parque Municipal do Sabiá (Uberlândia, MG). In: 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. CD de Resumos: A Botânica no Brasil: Pesquisa, Ensino e Políticas públicas Ambientais,, 2007.

  • SILVA, P. A. ; TOMÁS, Walfrido Moraes . Aves em área de mineração: possível extinção local de espécies e sugestões para recuperação da paisagem alterada.. In: VII Semana de Biologia, 2005, Três Lagoas, 2005.

  • SILVA, P. A. . Dieta do periquito-de-testa-vermelha (Aratinga auricapillus, ave Psittacidae) em Ilha Solteira, Oeste Paulista. In: VII Semana de Biologia, 2005, Três Lagoas, 2005.

  • SILVA, P. A. . Exploração de néctar por aves em flores de Chorisia speciosa St. Hil. (Bombacaceae) em uma área de reflorestamento no Noroeste Paulista. In: XI Comgresso Brasileiro de Ornitologia, 2003, Feira de Santana, 2003.

  • SILVA, P. A. . Exploração de néctar por aves em flores de Bombax malabaricum (Bombacaceae): uma planta introduzida. In: XI Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2003, Feira de Santana, 2003.

  • SILVA, P. A. . Predação de sementes por Brotogeris chiriri (Psittacidae) em Chorisia speciosa (Bombacaceae) em um fragmento florestal no Noroeste Paulista.. In: XI Comgresso Brasileiro de Ornitologia, 2003, Feira de Santana, 2003.

  • NUNES, Alessandro Pacheco ; SILVA, P. A. ; PIRATELLI, Augusto João . Avifauna no Campus da UFMS em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul). In: IX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2001, Curitiba, 2001. p. 145-146.

  • NUNES, Alessandro Pacheco ; SILVA, P. A. ; PIRATELLI, Augusto João . Ornitofauna no Campus da UFMS em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul). In: V Semana de Biologia, 2001, Três Lagoas, 2001. p. 19.

  • SILVA, P. A. . Levantamento preliminar de aves no Município de Ilha Solteira. In: V Semana de Biologia, 2001, Três Lagoas, 2001. p. 13.

  • TEIXEIRA, W. F. ; SILVA, P. A. ; CAVARZERE, V. . Novos registros documentados de aves para o município de Teodoro Sampaio, oeste de São Paulo, sudeste do Brasil. COTINGA (SANDY) , 2019.

  • SILVA, P. A. ; TEIXEIRA, W. F. . A leucistic Grey-cowled Wood-Rail, Aramides cajaneus (Gruiformes: Rallidae), in a small and isolated forest fragment. Atualidades Ornitológicas , 2019.

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. . Alterações foliares sugerem efeitos da poluição veicular em plantas da família Myrtaceae em área urbana. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , 2019.

  • SILVA, P. A. . Arborização urbana: diversidade de funções. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, P. A. . A diversidade de vida no Antropoceno. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. L. ; PALMYRO, C. P. ; BOER, D. B. ; SILVA, P. A. . Interação aves-frutos e potencial invasão de espécie exótica: o caso de Roystonea oleracea (Arecaceae). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OSAKO, L. K. ; SILVA, P. A. ; TAKENAKA, E. M. M. ; OSCO, L. P. ; BRITO, L. . Arborização urbana em presidente prudente: critérios ambientais de planejamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, L. A. ; DANTZGER, D. R. C. ; SILVA, P. A. ; ANTUNES, P. A. . Atividade cemiterial nos distritos do município de Presidente Prudente-SP: análise da qualidade da água. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MALAMAN, A. C. P. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. ; CAMPAROTO, M. L. ; SILVA, W. L. ; SANTOS, I. F. ; LOURENCO, G. A. ; PINTO, A. C. F. . Avaliação do potencial genotóxico das águas do Córrego do Limoeiro no município de Presidente Prudente através do teste Allium cepa L.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. H. A. ; OLIVEIRA, M. F. ; SILVA, P. A. . Aves em cemitério urbanizado: estrutura trófica indica a necessidade de melhora nas condições ambientais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGA, C. V. M. ; SILVA, P. A. . Dieta e uso do hábitat por capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus 1766; Rodentia) em paisagem antropogênica no Pontal do Paranapanema. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. ; SANTOS, J. L. C. . Evidencias de efeitos da poluição veicular sobre plantas: uma abordagem na assimetria flutuante em folhas de três espécies de Myrtaceae. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALMYRO, C. P. ; SILVA, L. L. ; SILVA, P. A. ; BOER, D. B. . Frutificação contínua da planta exótica Roystonea oleracea promove altas taxas de remoção de frutos por aves. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MALAMAN, A. C. P. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. ; CAMPAROTO, M. L. ; SILVA, W. L. ; SANTOS, I. F. ; LOURENCO, G. A. ; PINTO, A. C. F. . Avaliação da genotoxicidade das águas de um córrego urbano do município de Presidente Prudente através do teste Allium cepa L.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARRASCO, R. A. ; Ramos, APM ; SILVA, P. A. ; OSCO, L. P. . Avaliação espaço-temporal da relação entre cobertura vegetal e temperatura de superfície no Pontal do Paranapanema utilizando imagens orbitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OSAKO, L. K. ; SILVA, P. A. ; M.M.TAKENAKA, E. ; BRITO, L. ; OSCO, L. P. . Fundamentos de planejamento: análise ambiental da arborização urbana em Presidente Prudente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JR., A. ; SANTOS, J. L. C. ; SILVA, W. L. . Viabilidade do pólen de Psidium guajava (Myrtaceae) sob efeito da poluição veicular em área urbana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. H. A. ; OLIVEIRA, M. F. ; SILVA, P. A. . Estrutura trófica da avifauna no cemitério municipal São João Batista ? Presidente Prudente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; SANTOS, J. L. C. ; FLUMINHAN JR., A. . Efeitos da poluição veicular na germinação de grãos de pólen de Psidium guajava (Myrtaceae). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, L. A. ; DANTZGER, D. R. C. ; SILVA, P. A. ; ANTUNES, P. A. . Análise dos impactos ambientais da atividade cemiterial no município de Presidente Prudente - SP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, L. A. ; ANTUNES, P. A. ; SILVA, P. A. . Análise dos impactos ambientais da atividade cemiterial no município de Presidente Prudente - SP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, L. L. ; PALMYRO, C. P. ; BOER, D. B. ; SILVA, P. A. . INTERAÇÃO AVES-FRUTOS CARNOSOS E POTENCIAL INVASÃO DE ESPÉCIES EXÓTICAS: UM ESTUDO ENVOLVENDO A PALMEIRA-IMPERIAL, Roystonea oleracea (Jacq.) O.F. Cook (Arecaceae). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, T. H. A. ; OLIVEIRA, M. F. ; SILVA, P. A. . ESTRUTURA TRÓFICA DA AVIFAUNA NO CEMITÉRIO MUNICIPAL SÃO JOÃO BATISTA - PRESIDENTE PRUDENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAGA, C. V. M. ; SILVA, P. A. . DIETA E USO DO HÁBITAT POR CAPIVARAS (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus 1766; Rodentia) EM PAISAGEM ANTROPOGÊNICA NO PONTAL DO PARANAPANEMA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, L. ; PERUCHI, D. R. E. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JUNIOR, A. . Efeito da poluição aérea sobre plantas e suas interações com animais em um ecossistema urbano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; FLUMINHAN JUNIOR, A. . Potenciais impactos de poluentes do ar sobre a biodiversidade urbana: um enfoque nas interações plantas-aves. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OSAKO, L. K. ; SILVA, P. A. ; TAKENAKA, E. M. M. ; OSCO, L. P. ; BRITO, L. . Políticas públicas e arborização urbana na cidade de Presidente Prudente: Análise das espécies arbóreas no sequestro do carbono atmosférico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OSAKO, L. K. ; SILVA, P. A. ; BRITO, L. . Floresta urbana e análise das espécies arbóreas no sequestro do carbono em Presidente Prudente - SP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, L. ; HOSOMI, S. T. ; SILVA, P. A. ; OLIVEIRA, L. W. . Levantamento da arborização viária no município de Rancharia-SP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, L. A. ; ANTUNES, P. A. ; SILVA, P. A. . A arborização do cemitério municipal São João Batista no município de Presidente Prudente - SP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA, D. F. R. ; SILVA, P. A. . Palmeiras (Arecaceae) na dieta de psitacídeos: uma revisão para identificar espécies-alvo em programas de recuperação da paisagem antropogênica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, L. ; SILVA, P. A. ; OLIVEIRA, L. W. ; HOSOMI, S. T. . Inventário de arborização do município de Rancharia - SP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Vale, V. S. ; Dorneles, M. C, ; Mendonça, E. T. ; SILVA, P. A. ; Almeida, C. G. ; Silva, H. R. F. ; Schiavini. I. . Grupos funcionais e sua importância ecológica na vegetação arbórea em um remanescente florestal urbano no Parque Municipal do Sabiá (Uberlândia, MG). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, Alessandro Pacheco ; SILVA, P. A. ; PIRATELLI, Augusto . Avifauna do Campus da UFMS em Três Lagoas (Mato Grosso do Sul). 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, Alessandro Pacheco ; SILVA, P. A. ; PIRATELLI, Augusto . Ornitofauna no Campus da UFMS, Três Lagoas-MS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, P. A. . Levantamento preliminar da avifauna no Município de Ilha Solteira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, P. A. . Levantamento de aves na Fazenda Vazante Agropecuária. 2009.

UHLIG, Alexandre ; BRANDÃO, Fernando ; RODRIGUES, Maria Lúcia Mesquita ; FEITOSA, Marcelo Viana ; DUTRA, Carlos Alberto dos Santos ; SILVA, José Luiz Lorenz ; ROCHA, Paulo César ; SILVA, P. A. ; BLINI, Rony Carlos Barcelos ; VILELA, Maria José Alencar ; JOSÉ NETO, Maria ; ALMEIDA, Nereida Vilalba Álvares de ; MACEDO, Alexandre Manzale de ; CAIRES, Cléia Natália Pascoalim ; FORSTER, Ottilie Carolina ; SILVA, Raphael Borges da . Plano de Manejo para a Reserva Cisalpina. 2006.

SILVA, P. A. . Levantamento de anfíbios e répteis na APA Ilha Solteira. 2006.

SILVA, P. A. . Levantamento de aves na RPPN Cisalpina (CESP), região de Brasilândia - MS. 2006.

SILVA, P. A. . Levantamento de aves em área de mineração, Morroaria Santa Cruz, Corumbá-MS.. 2005.

SILVA, P. A. . Levantamento de aves que ocupam árvores isoladas na Fazenda Volta Grande. 2004.

SILVA, P. A. . Aves da Fazenda Vazante Agropecuária. 2009.

SILVA, P. A. . Levantamento de aves na RPPE Cisalpina. 2006.

SILVA, P. A. . Anfíbios e répteis da APA Ilha Solteira. 2006.

SILVA, P. A. . Relatório sobre o levantamento preliminar de aves observadas na área de mineração da MCR (Mineração Corumbaense Reunida S/A). 2005.

SILVA, P. A. . Aves que ocupam árvores isoladas na Fazenda Volta Grande. 2004.

SILVA, P. A. ; PIRATELLI, Augusto . Avifauna do Campus da UFMS em Três Lagoas. 2001.

SILVA, P. A. . Pescador flagra jacaré nadando no Balneário da Amizade. Veja o vídeo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, P. A. . Aparecimento de morcegos assusta moradores da Vila Verinha. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, P. A. . Caramujos preocupam moradores do Oeste Paulista. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, P. A. . Centenas de morcegos invadem cidade no interior de São Paulo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, P. A. . Bases para conservação de vida silvestre: enfoque em aves brasileiras. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, P. A. . Ecologia e Conservação de Aves no Brasil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, P. A. . Relatório sobre o levantamento preliminar de aves observadas na área de mineração da MCR (Mineração Corumbaense Reunida S/A). 2005. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    RESÍDUOS DA POLUIÇÃO AÉREA EM FRUTOS CARNOSOS NA ÁREA URBANA: POTENCIAL IMPACTO NA FAUNA FRUGÍVORA, Descrição: Um dos impactos negativos mais eminentes gerados pela humanidade é a poluição atmosférica, especialmente na área urbana, onde os principais agentes poluidores são os veículos em tráfego. A arborização urbana é uma ferramenta atraente para reduzir os impactos dos poluentes, já que tendem a absorver e acumular gases e materiais particulados. No entanto, os frutos de muitas espécies vegetais são consumidos por várias aves na área urbana e eles podem conter altas concentrações de substâncias, dentre elas elementos químicos tóxicos oriundos da poluição aérea. Supomos, portanto, que processos de Bioacumulação, Biomagnificação e Bioconcentração possam emergir através de interações tróficas de frugivoria. Cabe notar, a possibilidade de mudanças nas características nutricionais, o que pode afetar negativamente os consumidores. Nesse projeto, pretendemos investigar o acúmulo de resíduos de poluição promovida por veículos e frutos de plantas na área urbana e inferir sobre a possibilidade geração de prejuízos a saúde da diversidade de frugívoros via interações tróficas, com especial referência as aves. Serão escolhidas plantas usuais na arborização e cujos frutos de fato compõe a dieta das aves. Esse estudo se configurará dentro de uma visão comparativa, onde serão analisados os conteúdos químicos de frutos provenientes de plantas alocadas na área urbana, sobretudo onde o tráfego de veículo é intenso, e plantas alocadas em áreas naturais, ou seja, de nenhuma ou baixa intensidade de circulação de veículos automotores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / Maíra Rodrigues Uliana - Integrante / LARISSA LAIS DA SILVA - Integrante / Suzana Chiari Bertolli - Integrante / ANA CAROLINE DA SILVA GOMES - Integrante / AMANDA GRACIELA CHERUTTE - Integrante / SÉRGIO MARQUES COSTA - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    LEVANTAMENTO DE NINHOS DE ABELHAS SEM FERRÃO EM ÁREAS URBANIZADAS DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP, Descrição: As abelhas sem ferrão pertencentes à superfamília Apoidea, família Apidae, subfamília Apinae e tribo Meliponini, possuem o ferrão atrofiado e desta maneira elas não conseguem ferroar. São abelhas sociais, encontradas principalmente em regiões tropicais. O excesso de desmatamentos e construções faz com que esses insetos diminuam ou migrem para áreas urbanas, já que dependem do cultivo das flores, para formação do mel, e de seu ninho. A diminuição das abelhas pode interferir no número de espécies vegetais devido à falta de polinização, e desta forma, estudos envolvendo as abelhas são de fundamental importância para a preservação dos recursos naturais. Os meliponídeos possuem hábitos de nidificação bem diversificados, com ninhos que podem ser pequenos ou grandes, caracterizando a espécie habitada por sua espessura e seu formato. Algumas espécies são bem seletivas com relação aos ninhos, podendo escolher ambientes menos perturbados para se alojarem. Reduções de áreas verdes em áreas urbanas podem causa uma diminuição nas populações de abelhas, implicando de forma direta na extinção das espécies nativas importantes ao nosso ecossistema. O trabalho terá como proposta a identificação, o estudo do hábito de nidificação e a organização estrutural de diferentes espécies de abelhas sem ferrão que estão alojadas em duas áreas urbanizadas na cidade de Presidente Prudente-SP, como o Capus II, da Universidade do Oeste Paulista e no Parque Ecológico Cidade da Criança.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Integrante / ANA PAULA NUNES ZAGO OLIVEIRA - Coordenador / AMANDA DA SILVA OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    COMPLEXO MIMÉTICO DE Heliconius erato COMO BIOINDICADOR EM AMBIENTES FRAGMENTADOS, Descrição: Insetos são muito utilizados como bioindicadores ambientais, devido sua importância na manutenção de espécies de plantas pela realização de polinização e consequentemente auxiliando a reprodução das plantas além de serem comumente utilizados como fontes de energia na teia alimentar. Borboletas da espécie Heliconius erato quando utilizadas como bioindicadores podem indicar desequilíbrios relacionados às suas necessidades fisiológicas como o desaparecimento de plantas Passifloraceae para a ovoposição e obtenção de glicosídeo cianogênico ou o enfraquecimento das relações miméticas ao qual essa borboleta pertence. Fragmentos de floresta estacional semidecidual (mata atlântica) estão em constante ação antrópica, e analises de seu equilíbrio são necessárias, não apenas para a preservação de biodiversidade, mas também no impacto do ser humano. A utilização de H. erato e da flora essencial para essa borboleta serão parâmetros de comparação utilizados neste estudo para a observação do equilíbrio em fragmentos de mata atlântica do Campus II da Universidade do Oeste Paulista e da Cidade da Criança na cidade de Presidente Prudente, SP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / ANA PAULA NUNES ZAGO OLIVEIRA - Integrante / MATHEUS FEITOSA DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO E DA SUA DIVERSIDADE NO CONFORTO TÉRMICO URBANO EM CONJUNTOS HABITACIONAIS NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE, Descrição: A vegetação urbana tem sido reconhecida por melhorar o conforto térmico em centros urbanos, uma vez que a copa da árvore reduz a incidência solar sobre o solo e edificações, enquanto que influencia indiretamente a temperatura pela transpiração das folhas. A falta ou o mal planejamento da arborização urbana, pode aumentar o consumo de energia elétrica por dispositivos de climatização, gerando problemas econômicos aos habitantes. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é avaliar a diversidade de espécies arbóreas em conjuntos habitacionais construídos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e verificar a sua relação com o conforto térmico e consumo de energia elétrica das edificações em diferentes épocas do ano. A hipótese deste estudo é que a presença de arborização, assim como a diversidade de espécies arbóreas podem alterar o conforto térmico das edificações, influenciando o consumo de energia elétrica de residenciais padrões do PAC. Três bairros (um sem arborização e dois com arborização) construídos nos moldes do PAC, com desenho urbano e casas térreas semelhantes serão avaliadas no verão e no inverno de 2018. O conforto térmico será analisado com um Confortímetro Sensu®, que fornece variáveis de temperatura do ar (Ta); temperatura radiante média (Trm); e umidade relativa do ar (UR). Esses parâmetros serão avaliados em três períodos do dia (manhã, tarde e noite). Durante o período de coletas de dados, estações de monitoramento serão instalados nas áreas de estudo para o acompanhamento das variações de umidade relativa do ar, radiação solar e concentração de poluentes atmosféricos. Os indivíduos arbóreos das áreas de estudo serão inventariados considerando aqueles com circunferência a altura do peito (CAP) igual ou maior que 15 cm. A distância entre uma árvore e a árvore mais próxima, o diâmetro da copa e a altura estimada da árvore serão mensuradas. O consumo de energia elétrica por habitante será avaliado por meio de um questionário simples que será aplicado aos moradores dessas residências. O conforto térmico nos diferentes horários, características da arborização nas ruas, diversidade de espécies e média de consumo de energia elétrica por residente em diferentes épocas do ano serão analisados por meio de equações de regressão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / ALBA REGINA AZEVEDO ARANA - Integrante / Ana Elisa Sayuri Kobata - Integrante / Andressa Aparecida Fonseca Farias - Integrante / Beatriz Santana De Almeida - Integrante / Felipe Da Silva Paulino - Integrante / Isadora Aparecida Leal Faria - Integrante / DJANINE DOLOVET MARTINS - Integrante / Suzana Chiari Bertolli - Integrante.

  • 2017 - Atual

    AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CLASTOGÊNICO DE AMOSTRAS DE ÁGUAS FLUVIAIS EM ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP ATRAVÉS DO TESTE DE Allium cepa L., Descrição: Muitos problemas de saúde em humanos são atribuídos à contaminação do meio ambiente por resíduos decorrentes das atividades antrópicas. Para a avaliação de riscos mutagênicos, a detecção de agentes contaminantes e o biomonitoramento ambiental, os bioensaios com plantas superiores têm sido amplamente utilizados, sendo que uma das espécies mais empregadas é o Allium cepa L. (cebola comum). O objetivo dessa pesquisa é avaliar a citotoxicidade e a genotoxicidade da água coletada do córrego do Limoeiro, situado na cidade de Presidente Prudente, SP, por meio do sistema teste Allium cepa como bioindicador. Pretende-se verificar a ocorrência e os tipos de danos causados em células meristemáticas radiculares através dos testes de aberrações cromossômicas, índice mitótico e micronúcleo. Os testes serão realizados em amostras coletadas em cinco pontos do córrego, desde a sua nascente, ao longo do percurso do curso d´água dentro do município e até alguns quilômetros distantes da área urbana. Serão avaliados dois períodos do ano, sendo as primeiras amostras coletadas nos meses de junho a agosto, quando o clima é predominantemente seco. As demais amostras serão coletadas nos meses de janeiro a março, quando o clima tem predominância chuvosa. Serão utilizados 10 bulbos de Allium cepa para cada ensaio em cada um dos cinco pontos de amostragem. Serão utilizados como controle negativo bulbos mantidos sobre água destilada e, como controle positivo, bulbos mantidos em solução com peróxido de Hidrogênio a 300mM, perfazendo um total de 70 bulbos para os testes realizados em cada estação climática. Pontas de raízes em crescimento serão coletadas em fixador Carnoy e mantidos em geladeira até o preparo das lâminas. Será empregada a técnica de esmagamento de meristemas radiculares após a sua coloração pelo método de Feulgen. Configurações celulares serão observadas em microscópio óptico, através da técnica de varredura, onde serão contadas 2000 células por ponto de coleta. O índice mitótico será avaliado através da observação do número de células em cada fase da divisão celular. Será analisada a frequência dos diferentes tipos de aberrações cromossômicas, tais como: formação de anel, atraso na separação de cromátides-irmãs, presença de pontes e fragmentos cromossômiicos em anáfase e telófase, formação de micronúcleos e outras anomalias que permitam a detecção de danos ao DNA a nível qualitativo. Os resultados serão submetidos à análise de variância pelo teste F e ao teste de Tukey para a comparação de médias ao nível de 5 de probabilidade, utilizando-se o programa estatístico Assistat.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / ANA CAROLINA PRETO MALAMAN - Integrante / GABRIELA ARAÚJO LOURENÇO - Integrante / IAGO FERNANDES SANTOS - Integrante / NATHÁLIA CAETANO TAGLIATI - Integrante.

  • 2017 - Atual

    AVALIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA RELAÇÃO ENTRE COBERTURA VEGETAL E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NO PONTAL DO PARANAPANEMA UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS, Descrição: A supressão vegetal é um dos fatores que pode contribuir diretamente para a alteração do clima de uma região. O objetivo desse trabalho é avaliar se a mudança de temperatura de superfície na região do Pontal do Paranapanema tem relação com a alteração do uso e cobertura do solo nos últimos anos, por meio de dados de sensoriamento remoto. Imagens orbitais têm sido usadas no monitoramento da degradação ambiental, visando minimizar problemas ambientais, como a emissão de CO2 na atmosfera. Para tanto, será realizado a revisão de literatura sobre os temas que fundamentam o desenvolvimento da presente pesquisa. O método contempla as etapas de pré-processamento das imagens orbitais, como as correções de ordem geométrica, radiométrica e atmosférica, processamento dos dados para a extração das informações de cobertura vegetal e de temperatura, produção de mapas temáticos para a análise quali-quantitativa da alteração da cobertura vegetal e variação da temperatura de superfície. A principal contribuição desse trabalho é identificar a influência da dinâmica da vegetação na variação da temperatura de superfície da região do Pontal do Paranapanema-SP, e os impactos ambientais negativos associados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Integrante / Ana Paula Marques Ramos - Coordenador / Lucas Prado Osco - Integrante / ROSANA AMARAL CARRASCO - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Gestão ambiental em rodovias do Pontal do Paranapanema: discussão sobre impacto ambiental por descarte e acúmulo de resíduos sólidos, Descrição: Esse projeto esta inserido no "Prointer Resíduos" do Mestrado em meio Ambiente e procura fazer um estudo avaliativo da gestão ambiental em rodovias do Pontal do Paranapanema-SP, considerando os meios físico, biológico e socioeconômico. A hipótese adotada neste trabalho é que os resíduos descartados nesta rodovia causam impactos ao meio ambiente. A pretensão é analisar se o descarte destes resíduos considerados totalmente "inertes" causam degradação ambiental. O objetivo principal é desenvolver um método avaliativo de gestão ambiental com procedimentos que permitam obter informações necessárias para identificar áreas de risco e propor mecanismos de melhorias de proteção ambiental na rodovia Arlindo Bettio, SP-613, situada no Pontal do Paranapanema.Trata-se de uma pesquisa de avaliação de abordagem documental historiográfica (CELLARD, 2008) e fotográfica (Tacca,1986) que se estrutura em três fases, a saber: a primeira caracteriza-se pela coleta documental historiográfica; a segunda, pela coleta, registro fotográfico e classificação dos resíduos e a terceira pela análise e propostas para melhoria do cenário encontrado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Integrante / Ana Paula Marques Ramos - Integrante / ALBA REGINA AZEVEDO ARANA - Coordenador / IVAN RICARDO AGUILAR DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Dieta e uso do hábitat por capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris, Linnaeus 1766; Rodentia) em paisagem antropogênica no Pontal do Paranapanema, Descrição: A capivara, Hydrochoerus hydrochaeris, é o maior roedor vivente na atualidade. Este mamífero é típico de áreas úmidas (e.g., cursos d?água, lagos, lagoas e açudes), onde encontra abrigo, alimento e sítio apropriado de reprodução e cria da prole. Tal roedor parece não ter restrições quanto a dieta e uso do hábitat. Nesse sentido, seleciona ambientes com características distintas, dentre eles áreas antropizadas, desde que nas proximidades de corpos d?água. Porém, não se sabe ao certo em que período do ano as capivaras tendem a ser mais abundantes em tais áreas, e.g., em plantações, bem como áreas ocupadas pelo homem. Espera-se que o uso dessas áreas intensifica-se numa escala sazonal, ou seja, no período de seca, uma vez que o alimento tende a escassear nas áreas naturais. Esta hipótese será testada por meio de avaliação das mudanças sazonais nos hábitos alimentares e uso do hábitat por capivaras. Para isso, diferentes grupos de capivaras serão monitorados sistematicamente em um mosaico de ambientes antropogênicos em Presidente Venceslau. O estudo terá duração de um ano e consistirá de avaliações do comportamento alimentar e uso do espaço em pontos distribuídos numa área pré-selecionada, a qual contém ambientes naturais e antropizados (agrícola, pastagens e residencial). Será usado o método de varredura (Scan sampling), onde o comportamento das capivaras será anotado em intervalos regulares. Métodos indiretos de detecção de atividade, ou seja, baseado em vestígios, também serão usados. As atividades das capivaras entre ás área, inclusive em escala sazonal, será comparada através de ANOVA fatorial. A variação na dieta, entre áreas e estações, será avaliada por meio do teste chi-quadrado. Índices de diversidade da dieta também serão calculados, no sentido de explorar em quais ambientes, e em quais momentos, o nicho alimentar das capivaras pode ser ampliado ou retraído. Os dados obtidos de forma indireta serão usados, sobretudo, para gerar mapas de uso do hábitat. Os resultados desse estudo serão úteis para entender como as capivaras persistem em áreas modificadas pelo homem. Também auxiliará na verificação do potencial de expansão das populações de capivaras mediante modificações antrópicas da paisagem natural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / CHRISTIAN VICTOR DE MORAES BRAGA - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Estrutura trófica da avifauna no cemitério municipal São João Batista ? Presidente Prudente, Descrição: As aves são valiosos componentes dos ambientes devido aos papeis ecológicos que exercem e serviços que prestam, os quais são relevantes para o funcionamento dos ecossistemas. As aves silvestres têm sido cada vez mais forçadas a viver em ambientes antropizados. Contudo, até o momento, ainda há parca noção de como as assembleias de aves estão estruturadas nesses ambientes. Três questões são o pano de fundo para o bom entendimento da estrutura da assembleia local de aves, bem como dos fatores ambientais relacionados com a sua manutenção: 1) qual é a composição (pool de espécie e abundância de indivíduos e diversidade) da avifauna habitante de áreas antropizadas? 2) qual é a organização trófica dessa avifauna? 3) a avifauna em áreas antropizadas é dominada por espécies especialistas ou generalistas, i.e., típicas de bordas e oportunistas? 4) qual o papel da vegetação local na manutenção da estrutura da avifauna? Buscaremos responder tais questões através de amostragens sistemáticas de aves em um cemitério localizado no município de Presidente Prudente. O método de amostragem das aves será o de Pontos de Raio Fixo. A influência da vegetação será avaliada mediante um quadro comparativo ? i.e., com pontos estabelecidos em locais rico e pobre em vegetação. A principal forma de análise dos dados se dará através de produção de Índices de Abundância. Este estudo integra um projeto de análise dos impactos de atividade cemiterial na região de Presidente Prudente. Com esse estudo, pretende-se gerar informações que podem ser bases para o planejamento e manejo de áreas cemiteriais, sobretudo no sentido de amenizar o local hostil que eles representam para muitas pessoas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / Lucilene Brito - Integrante / Letícia Aparecida Costa - Integrante / MIRIAN FELIX DE OLIVEIRA - Integrante / TAMIRIS HELENA ANDRADE SILVA - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    INTERAÇÃO AVES-FRUTOS CARNOSOS E POTENCIAL INVASÃO DE ESPÉCIES EXÓTICAS: UM ESTUDO ENVOLVENDO A PALMEIRA-IMPERIAL, Roystonea oleracea (Jacq.) O.F. Cook (Arecaceae), Descrição: A invasão por espécies exóticas é um dos problemas ambientais mais significativos da atualidade. Tais espécies são capazes de alterar a estrutura do ambiente natural, reduzindo a biodiversidade local, regional e global. Nesse sentido, identificar espécies exóticas potencialmente invasoras e os mecanismos pelos quais elas podem invadir uma área é fundamental, sobretudo no sentido de elaborar estratégias de manejo ambiental. O uso de plantas ornamentais na arborização de áreas antropizadas é uma das principais vias de disseminação de espécies invasoras. Este estudo tem por objetivo avaliar as interações de aves com os frutos da palmeira exótica Roystonea oleracea (Arecaceae), vulgarmente conhecida como palmeira-imperial, cultivadas em áreas antropizadas. Nossa hipótese é de que os frutos dessa palmeira foram integrados na rede local de aves dispersoras de semente. Portanto, tal planta exótica é uma invasora incipiente. O estudo será conduzido no Campus II da Universidade do Oeste Paulista, onde 30 indivíduos de R. oleracea serão selecionados para a avaliação da fenologia da frutificação, bem como da riqueza de aves associadas aos frutos maduros, de suas respectivas abundâncias, número de visitas e número de frutos removidos por elas. Nós basicamente testaremos duas hipóteses: 1) de que plantas de R. oleracea agrupadas são mais atrativas as aves do que plantas cultivadas solitariamente; 2) de que a frutificação dessa palmeira intensifica na estação seca, o que potencializa maiores taxas de remoção de frutos por diferentes guildas de aves. Os dados serão analisados sobretudo por meio de ANOVAS (aninhada e fatorial). Pretende-se, com esse estudo, gerar informações úteis em ações de manejo da área antrópica, ou seja, para um melhor planejamento da arborização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / LARISSA LAIS DA SILVA - Integrante / CAMILA DE PAULA PALMYRO - Integrante / DÉVLIN BREDA BOER - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    POLÍTICAS PÚBLICAS E ARBORIZAÇÃO URBANA NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE: ANÁLISE DAS ESPÉCIES ARBÓREAS NO SEQUESTRO DO CARBONO ATMOSFÉRICO, Descrição: O presente projeto de pesquisa intitulado "Políticas Públicas e arborização urbana em Presidente Prudente: Análise das espécies arbóreas no sequestro do carbono atmosférico", objetiva trazer questionamentos sobre a importância da relação entre a arborização urbana e o sequestro do carbono atmosférico. A área de estudo compreende o munícipio de Presidente PrudenteSP, tendo como recorte a área urbana. Objetiva-se também discutir o Planejamento Ambiental e urbanístico promovido por Políticas Públicas que tragam gestão sustentável e eficiente no município. Planejar o manejo correto das espécies arbóreas, compreendendo desde o plantio até a destinação e reuso correto dos resíduos originados das podas urbanas. A relevância do tema torna-se evidente quando entendemos os benefícios ambientais proporcionados pela presença dos elementos arbóreos na configuração da malha urbana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / Luciano Katsumy Osako - Integrante / Edilene Mayumi Murashita Takenaka - Integrante.

  • 2016 - Atual

    POTENCIAIS IMPACTOS DE POLUENTES DO AR SOBRE A BIODIVERSIDADE URBANA: UM ENFOQUE NAS INTERAÇÕES PLANTAS-ANIMAIS, Descrição: Um dos impactos negativos mais eminentes gerados pelo homem é a poluição atmosférica, sobretudo nas cidades, onde os principais agentes poluidores são os gases de combustão emitidos por veículos em tráfego. Nesse projeto pretende-se investigar os impactos negativos da poluição promovida por veículos sobre plantas, bem como nos animais que delas dependem para a alimentação. Parte-se do pressuposto de que a poluição do ar promovida por veículos modifica as características reprodutivas de plantas, afetando as interações tróficas com os animais, portanto, processos ecológicos (e.g., polinização e dispersão de sementes). Serão delimitados dois ambientes na área urbana de Rancharia: 1) fluxo alto (maior intensidade de poluição), 2) fluxo baixo (baixos níveis de poluição), além de um terceiro tipo de ambiente, i.e., em áreas naturais, consideradas como controle (sem poluição promovida por veículos). Serão estabelecidas quatro parcelas em cada um desses ambientes, onde se elegerá espécies vegetais bioindicadores da família Myrtaceae (e.g., goiabeiras, jabuticabeiras, pitangueiras), as quais serão monitoradas quanto às fenofases de floração e frutificação (duração, características morfológicas, potencial de viabilidade do pólen floral e germinação de sementes), bem como quanto aos visitantes florais e frugívoros. Esperam-se mudanças substancias na fenologia e nos aspectos florais das plantas nos ambientes mais poluídos, sobretudo em comparação aos ambientes naturais, o que resulta em impactos negativos na fauna consumidora primária. Intuitivamente, processos ecológicos serão comprometidos, tais como a polinização. Também é bem provável que a frutificação e características dos frutos/sementes sejam comprometidas, o que afeta negativamente a dispersão de sementes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / Lucilene Brito - Integrante / ANTONIO FLUMINHAN JÚNIOR - Integrante / DOUGLAS ROGERIO ESTEVAM PERUCHI - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR INSTITUCIONAL: desafios e perpectivas na Unoeste, Descrição: Esta pesquisa se propõe a discutir o processo de a ambientalização curricular na educação superior, definido como a internalização da preocupação ambiental no currículo da graduação, tomando a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) como espaço de análise. Dentro dos processos de ambientalização serão destacadas as disciplinas ambientalmente orientadas, as quais explicitam dimensões socioambientais nos seus planos de ensino. A pesquisa buscará verificar o papel destas disciplinas na formação acadêmica e profissional dos discentes, a partir das perspectivas de professores e de alunos. A metodologia utilizada consistirá em observação participante, questionário e entrevistas com os coordenadores e professores dos cursos de graduação do Unoeste, além de revisão bibliográfica e da análise de documentos como os planos de ensino e as avaliações institucionais dos estudantes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / Patricia Alexandra Antunes - Integrante / Ana Paula Marques Ramos - Integrante / Bruno Magro Rodrigues - Integrante / Lucas Prado Osco - Integrante / ALBA REGINA AZEVEDO ARANA - Integrante / Munir Jorge Felício - Integrante / Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues - Integrante / Hamilton Mitsugu Ishiki - Integrante / Ana Paula Alves Favareto - Integrante / RENATA CALCIOLARI ROSSI E SILVA - Integrante / Edilene M.M.Takenaka - Integrante / Leila Maria Couto Estuaro - Integrante / Tadeu Alcides Marques - Integrante / Carmem Lucia Martinez Paz - Integrante / Augusta Boa Sorte de Oliveira Klebis - Integrante / Maíra Rodrigues Uliana - Integrante / REBECA DELATORE SIMÕES - Integrante / ROGÉRIO GIUFFRIDA - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estrutura, organização e dinâmica da assembleia de aves em paisagem antropogênica do Campus II da UNOESTE, Descrição: As aves são valiosos componentes dos ambientes devido aos papeis ecológicos que exercem e serviços que prestam, os quais são relevantes para o funcionamento dos ecossistemas. As aves silvestres têm sido cada vez mais forçadas a viver em ambientes antropizados. Contudo, até o momento, ainda há parca noção de como as assembleias de aves estão estruturadas nesses ambientes. Além disso, sabe-se pouco sobre a dinâmica temporal desses animais em áreas antropogênicas, i.e., se as populações variam ciclicamente ano a ano e quais atributos do meio são responsáveis por tais variações. Quatro questões são o pano de fundo para o bom entendimento da estrutura da assembleia local de aves, bem como dos fatores ambientais relacionados com a sua manutenção: 1) Qual é a composição (pool de espécie e abundância de indivíduos e diversidade) da avifauna habitante de áreas antropizadas? 2) Qual é a organização trófica dessa avifauna e seria essa dominadas por espécies onívoras? A avifauna em áreas antropizadas é dominada por espécies especialistas ou generalistas, i.e., típicas de bordas e oportunistas? Quais são os fatores reguladores da estrutura da assembleia de aves em áreas antropizadas? Buscar-se-á responder tais questões através de amostragens sistemáticas de aves em uma paisagem antropogênica. Busca-se ainda avaliar a dinâmica da assembleia de aves (e.g., estabilidade temporal) no sentido de determinar os fatores promotores de estabilidade. Com esse estudo, pretende-se gerar informações que podem ser bases para o planejamento e manejo de áreas antropogênicas, objetivando torná-las mais habitáveis às aves. Atrelado a isso, também pretende-se fomentar a conservação e assegurar a manutenção de funções ecológicas e serviços ecossistêmicos prestados por esses animais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    RESÍDUOS E SEUS POTENCIAIS IMPACTOS NO PONTAL NO PARANAPANEMA: AGROENERGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS, Descrição: Este projeto é fruto da reflexão de pesquisadores do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional- MMADRE e possibilitou a estruturação do Programa de Pesquisa Interdisciplinar- PROINTER., fundado na reflexão sobre sustentabilidade e desenvolvimento econômico regional para a região do Pontal do Paranapanema. A questão dos Resíduos Sólidos-RS e seus impactos constituem uma das grandes preocupações da sociedade, proporcionando um desafio a gestores públicos e ambientais A área de estudo do projeto compreende a UGRHI-22 (Unidade Hidrográfica de Gestão dos Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema), que está localizada na região ao extremo oeste do Estado de São Paulo, e caracteriza-se como uma área de constantes estudos, técnico e científico, em razão de suas características naturais e sociais, as quais influenciam na dinâmica política, econômica, social e hídrico-ambiental do país. O objetivo deste trabalho é analisar os resíduos e seus impactos no Pontal no Paranapanema enfocando a agroecologia, a saúde, o meio ambiente e as políticas públicas. A principal contribuição desse projeto é proporcionar o suporte aos estudos que compreendam o desenvolvimento do Pontal do Paranapanema. Os dados oriundos das ações de políticas econômicas, sociais e territoriais oriundas do projeto poderão possibilitar a construção de um banco de dados geográficos, econômicos e sociais, fundamental para o suporte ao processo de tomada de decisão do poder publico local e regional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (10) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador / Patricia Alexandra Antunes - Integrante / Ana Paula Marques Ramos - Integrante / Bruno Magro Rodrigues - Integrante / Lucas Prado Osco - Integrante / ALBA REGINA AZEVEDO ARANA - Integrante / Munir Jorge Felício - Integrante / Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues - Integrante / Hamilton Mitsugu Ishiki - Integrante / Ana Paula Alves Favareto - Integrante / RENATA CALCIOLARI ROSSI E SILVA - Integrante / Edilene M.M.Takenaka - Integrante / Tadeu Alcides Marques - Integrante / Maíra Rodrigues Uliana - Integrante / REBECA DELATORE SIMÕES - Integrante / ROGÉRIO GIUFFRIDA - Integrante / José Marcato Junior - Integrante / Antonio Cesar Leal - Integrante / Cíntia Ramos Lopes Evangelista - Integrante / Antonio Fluminhan Jr. - Integrante / Fernanda Berguerand Xavier - Integrante / Celso Maran de Oliveira - Integrante / Sergio Pacca - Integrante / Giuseppina Pace Pereira Lima - Integrante / Antonio Conceição Paranhos Filho - Integrante / Marcia Andreazzi - Integrante / Paula Cristina Almeida Cadima Remoaldo - Integrante / Fabio Vianello - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Ocorrência e forrageamento de psitacídeos em paisagem antropogênica, Descrição: A despeito de ameaças provenientes da intervenção humana em seus habitats, algumas espécies de psitacídeos vivem em paisagens antropogênicas. Mas os fatores responsáveis por sua persistência nesse sistema são praticamente desconhecidos. Nesse estudo eu tenho examino a variação na abundância e atividade alimentar de sete espécies de psitacídeos e tento explicar se estes fenômenos ocorrem de acordo com a disponibilidade de flores e frutos em uma comunidade arbórea nativa e exótica, cultivadas e espontâneas. Também tenho investigado o nível de associação dessas aves a espécies ou conjunto de espécies vegetais particulares. A diversidade de espécies vegetais fornecedora de recursos é importante, mas certas plantas preferidas por alguns psitacídeos ganham destaque na manutenção alimentar dessas aves nesse sistema. Eu acredito que a restauração dos habitats com espécies vegetais preferidas na dieta pode ser vital a permanência dos psitacídeos na paisagem modificada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Levantamento e estudo de avifauna nas áreas de concessão da Mineração Corumbaense Reunida S/A, Descrição: Os objetivos deste estudo foram caracterizar a avifauna em habitats naturais e em recuperação na área de mineração da MCR, no Morro de Santa Cruz, Corumbá (MS). Definir espécies vegetais chaves na recuperação das áreas degradadas, bem como aves indicadores, de modo a sugerir novas ações de pesquisa para subsidiar práticas de recuperação e manejo da paisagem alterada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Integrante / Walfrido Moraes Tomas - Coordenador.

  • 2000 - 2000

    Avifauna do Campus da UFMS em Três Lagoas, Descrição: Projeto que visou conhecer a composição da avifauna do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através de incursões ao campo munido de binóculo e guias de campo para identificação visual e auditiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paulo Antonio da Silva - Integrante / Alessandro Pacheco Nunes - Coordenador / Augusto João Piratelli - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Ipê Scientific Award - 2º lugar na categoria Apresentação Oral - Abstract., Unoeste, I International Symposium on Environment.

2018

Ipê Scientific Award: 2ª lugar como melhor trabalho na categoria Artigo Completo, Unoeste: I International Symposium on Environment.

2017

Menção honrosa por ter o estudo EFEITOS DA POLUIÇÃO VEICULAR NA GERMINAÇÃO DE GRÃOS DE PÓLEN DE PSIDIUM GUAJAVA (MYRTACEAE) selecionado entre os melhores trabalhos apresentados em forma de poster, XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution.

2017

Nome de turma, Turma de Ciência Biológicas, Bacharelado, Universidade do Oeste Paulista.

2017

Paraninfo, Turma de Ciências Biológicas, Licenciatura, Universidade do Oeste Paulista.

2016

Patrono, Turma de Ciências Biológicas, Bacharelado, Universidade do Oeste Paulista.

2015

Patrono da VIII Turma de Ciências Biológicas, Bacharelado., Universidade do Oeste Paulista.

2015

Patrono da IV Turma de Ciências Biológicas, Bacharelado., Universidade do Oeste Paulista.

2014

Paraninfo, Turma de Ciências Biológicas, Bacharelado, Universidade do Oeste Paulista.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Oeste Paulista. , Rua José Bongiovani - até 1333/1334, Vila Liberdade, 19050680 - Presidente Prudente, SP - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade do Oeste Paulista

    Vínculo: Professor Doutor, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 44

  • 2013 - 2013

    Universidade do Oeste Paulista

    Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 0

    Atividades

    • 02/2015

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conservação e Manejo de Recursos Naturais

    • 08/2014

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etologia

    • 04/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, .,Cargo ou função, Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (CAPI).

    • 03/2014

      Ensino, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios de Organização do Ambiente Natural

    • 03/2014

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Manejo e Conservação de Animais Silvestres

    • 03/2014

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Comparada de Cordados

    • 03/2014

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia dos Vertebrados II

    • 03/2014

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia dos Vertebrados I

    • 02/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, .,Cargo ou função, Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

    • 08/2013

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Populações e Comunidades, Metodologia da Pesquisa Científica, Zoologia dos Vertebrados II

    • 08/2013

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de populações Ccomunidades, Zoologia dos Vertebrados I, Zoologia dos Vertebrados II, Zoologia dos Invertebrados I, Metodologia da Pesquisa Científica

    • 05/2013

      Treinamentos ministrados , Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, .,Treinamentos ministrados, Mini-curso: Bases para a conservação da biodiversidade em paisagem antropogênica: um enfoque nas interações entre aves e plantas

    • 10/2016 - 10/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Avaliador da Comissão de Avaliação do V Simpósio de Iniciação Científica - SIC PIBIC/CNPq/UNOESTE.

  • 2009 - 2013

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Pós-Graduando, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Pós-Graduando, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 90

    Atividades

    • 10/2008 - 11/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biologia - UFU, Instituto de Biologia - UFU.,Atividade realizada, Monitoria: Disciplina ECR03 - Ecologia de Campo..

    • 11/2007 - 11/2007

      Treinamentos ministrados , Instituto de Biologia - UFU, .,Treinamentos ministrados, Mini-curso: Bases para conservação de vida silvestre: enfoque em aves brasileiras

  • 2000 - 2000

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10

    Atividades

    • 03/2000 - 06/2000

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria em Zoologia dos Vertebrados

  • 2006 - 2006

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 0

    Atividades

    • 09/2006 - 09/2006

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, .,Treinamentos ministrados, Mini-curso: Ecologia e conservação de aves no Brasil

  • 2004 - 2005

    Fundação Pantanal Com Ciência

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

    Atividades

    • 11/2004 - 04/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Pantanal Com Ciência, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2006

    Companhia Energética de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico e Pesquisador, Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/2006

      Serviços técnicos especializados , Companhia Energética de São Paulo, .,Serviço realizado, Levantamento de avifauna na RPPN Cisalpina, Município de Brasilândia - MS..

    • 03/2006

      Serviços técnicos especializados , Companhia Energética de São Paulo, .,Serviço realizado, Plano de Manejo para a Reserva Cisalpina.

  • 2004 - 2004

    Câmara Municipal de Ilha Solteira

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0

    Atividades

    • 08/2004 - 08/2004

      Serviços técnicos especializados , Câmara Municipal de Ilha Solteira, .,Serviço realizado, Colaboração na reformulação do Projeto de Lei número 139/2003 que cria o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ilha Solteira (CMMA).

    • 08/2004 - 08/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Municipal de Ilha Solteira, .,Cargo ou função, Consultor.