Vilalba Soares de Mendonça

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1982) e Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é Gerente das Unidades Integradas de Gestão Ambiental da CPRH. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecotoxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas:florações de cianobactérias, toxicidade, qualidade das águas , como também, na área de Planejamento, Monitoramento, Fiscalização, Licenciamento e Educação Ambiental.Professora Curso Técnico

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

2003 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco
Maria Eduarda Lacerda de Larrazabal.Palavras-chave: Fotobactéria; Microcustáceos; Toxicidade.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Especialização em Integrated Basin Management for Lake Environment

2006 - 2006

Japan International Cooperation Agency
Orientador: Masahisa Nakamura
Bolsista do(a): Japan International Cooperation Agency.

Especialização em Water Pollution Control

1995 - 1995

Japan International Cooperation Agency
Bolsista do(a): Japan International Cooperation Agency.

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas

1977 - 1982

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2000 - 2000

Empr. de testes de tox. inter. util. de resultado. , Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

1998 - 1998

Assessment and Monit. of Env. Qual. of Aq. Systems. , Scott Wilson Resource Consultants.

1997 - 1997

Extensão universitária em Algas Tóxicas. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1997 - 1997

Coleta, Prep. Amostras e Análise de Res. Sólidos. , Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

1994 - 1994

Processos Biol. no Geren. Despejos e Resí. Ambien. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1993 - 1993

Impactos Ambientais e Proteção do Natureza. , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

1991 - 1991

Macrofauna Bentônica Estuarina. , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Política, Planejamento e Gestão Ambiental.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Implementação de Planos de Gestão Ambiental e Planos de Ação de Reassentamento em Projetos Urbanos.mplementação de Planos de Gestão Ambiental e Planos de Ação de Reassentamento em Projetos Urbanos. 2010. (Oficina).

Semana do Meio Ambiente Suape. 2010. (Encontro).

25ºCongresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação da Qualidade da Água em Reservatório na Reguão Semi-Árida do Estado de Pernambuco - Açude Saco I/ Serra Talhada-PE. 2009. (Congresso).

I Fórum das Entidades Ambientalistas do Agreste Meridional. 2008. (Encontro).

Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade.Indicadores Ambientais Aplicados na Gestão do Programa de Desenvolvimentyo Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco - Promata. 2008. (Outra).

Curso de Determinação de Pigmentos Fotossintetizantes, Clorofila e Feofitina. 2007. (Outra).

Simpósio de Ecologia de Reservatórios: Limnologia de Reservatórios Profundos.Histórico da Florações de Cianobactérias em Reservatórios do Estado de Pernambuco (1998-2005). 2006. (Simpósio).

Curso de Estatística Básica e Análise de Componentes Principais. 2006. (Oficina).

X Encontro da Rede Luso-Brasileira de Estudos Ambientais.Histórico das Florações de Cianobactérias no Estado de Pernambuco (1998-2005). 2006. (Encontro).

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação da Toxicidade aguda por fotobactérias (Vibrio fischeri) e microcrustáceos (Daphnia magna) ocasionado pelo lançamento de efluentes industriais no riacho Algodoais situado no Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco. 2005. (Congresso).

Seminário Regional de Acreditação de Laboratórios em Análises da Qualidade da Água. 2005. (Seminário).

II Semana de Ciências Ambientais. 2004. (Outra).

Seminário Gestão Ambiental. 2003. (Seminário).

Seminário Dia de Combate a Poluição. 2002. (Seminário).

I Simpósio sobre processos sedimentares e problemas ambientais. 1995. (Simpósio).

A questão ambiental sob o enfoque dos recursos hídricos. 1993. (Seminário).

I Congresso de Iniciação Científica da UFRPE. 1991. (Congresso).

IV Encontro Brasileiro de Plâncton. 1990. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria das Graças Cruz

MENDONÇA, V. S.. Análise Bacteriológica das Águas Subterrâneasda Cidade do Recife. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Processos Químicos) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Solange do Monte Arruda

MENDONÇA, V. S.. Avaliação Bacteriológica de Águas de Poços Subterrâneos utilizadas para consumo humano na cidade do Recife. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva

LARRAZÁBAL, M. E. L.; FEITOSA, F. A. N.; NEUMANN-LEITAO, S.; SILVA, V. L.; KOENING, M. L.; PASSAVANTE, J. Z. O.. A utilização de teste de toxicidade aguda com Daphnia magna e Vibrio fisheri e sua aplicabilidade no monitoramento da qualidade das águas de bacias hidrográficas: o caso do rio Ipojuca -PE.. 2005. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Valdinete Lins da Silva

LAZAREL, M. E.;SILVA, Valdinete Lins da; FEITOS, Fernando Antonio Do Nascimento; BARBOSA, S. L.. A utilização de testes de toxicidade aguda com Daphnia Magna e Vibrio fisheri e sua aplicabilidade no monitoramento da qualidade das águas de bacias hidrográficas: O caso do rio Ipojuca em Pernambuco. 2005. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Fernando Antônio do Nascimento Feitosa

Mendonça, Vilalba Soares; LARRAZABAL, M. E. L.;FEITOSA, F. A. N.. A utilização de teste de toxicidade aguda com daphnia magna e vibrio fischeri e sua aplicabilidade no monitoramento da qualidade das águas de bacias hidrográficas: o caso do rio Ipojuca-PE.. 2005. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Sigrid Neumann Leitão

LEITÃO, S. N.FEITOSA, F. A. N.; LAZZARÁBAL, M. E. L.; SILVA, V. L.. A UTILIZAÇÃO DE TESTE DE TOXICIDADE AGUDA COM DAPHNIA MAGNA E VIBRIO FISCHERI, E SUA APLICABILIDADE NO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: O CASO DO RIO IPOJUCA-PE. 2005. Dissertação (Mestrado em Gestão E Políticas Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Judimar Teixeira da Silva

Avaliação dos Parâmetros Físico-Químico e Microbiológico como Indicadores da qualidade da Água da Bacia do Rio Igarassu -Pe; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Congregação Santa Dorotéia do Brasil Faculdade Franssinetti do REcife; Orientador: Vilalba Soares de Mendonça;

Ana Cristina M

Bandeira Santiago; Importância dos Testes Ecotoxicológicos na Poluição das Águas; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Vilalba Soares de Mendonça;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva

A utilização de teste de toxicidade aguda com Daphnia magna e Vibrio fisheri e sua aplicabilidade no monitoramento da qualidade das águas de bacias hidrográficas: o caso do rio Ipojuca -PE; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDONÇA, V. S. ; Aureliano,J. ; FERREIRA, C. W. S. ; Maria do Socorro Bezerra de Araújo . Variabilidade Temporal da Qualidade da Água no Semi-árido Pernambucano:O Caso do Reservatório Cachoeira II, em Serra Talhada - PE. Revista de Geografia, NAPA - Núc.Apoio Pesq./Recife, p. 5 - 174, 01 maio 2008.

  • MENDONÇA, V. S. ; AURELIANO, J. T. ; Jussara Moscoso . Mapa do Estado Trófico das Àguas Superficais de Pernambuco. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: CIP- Brasil, 2009.

  • MENDONÇA, V. S. ; FERREIRA, C. W. S. ; AURELIANO, J. T. . Avaliação Da Qualidade da Água Em Reservatório Na RegiãoSemi-Árida Do Estado De Pernambuco Açude Saco I, Serra Talhada - PE. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife -PE. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: CIP Brasil, 2009.

  • FERREIRA, C. W. S. ; MENDONÇA, V. S. ; Rita de Cássia . Avaliação Da Qualidade da Água Em Reservatório Na Região Semi-Árida Do Estado De Pernambuco - Açude Cachoeira II, Serra Talhada- Pe. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitáriae Ambiental, 2009, Recife-PE. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitáriae Ambiental. Rio de Janeiro: CIP - Brasil, 2009.

  • Maria do Carmo ; Maria Salete ; MENDONÇA, V. S. ; Rita de Cássia . Abastecimento Público de Água na Região Semi- Árida do Estado de Pernambuco: Dados para Suporte à Gestão. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife PE. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

  • Mendonça, D.F.P. ; MENDONÇA, V. S. ; Aureliano,J. . Histórico das Florações de Cianobactérias no Estado de Pernambuco (1998-2005). In: X Encontro da Rede Luso-Brasileira de Estudos Ambientais, 2006, Recife. X Encontro da Rede Luso-Brasileira de Estudos Ambientais, 2006. v. 1.

  • MENDONÇA, V. S. ; Lima, G. ; Santiago, A.C.B. ; Ferreira, M.C.S. . Avaliação da toxicidade aguda por fotobactérias (Vibrio fischeri) e microcrustáceos (Daphnia magna) ocasionado pelo lançamento de efluentes industriais no riacho algodoais situado no Cabo de Santo Agostinho - PE. In: 23º Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. 23º Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005. v. 1.

  • Mendonça, D.F.P. ; MENDONÇA, V. S. ; Aureliano,J. . Histórico das Florações de cianobactéria em reservatórios do Estado de Pernambuco (1998-2005). In: Simpósio de Ecologia de Reservatórios: Limnologia de Reservatórios Profundos, 2006. Simpósio de Ecologia de Reservatórios: Limnologia de Reservatórios Profundos, 2006. v. 1.

  • Alves, M.S. ; Lins, M.V.A.B. ; MENDONÇA, V. S. ; Gomes, P.F. . Participação da Malacofauna nos Fitais e Macroalgas das Praias de Tamandaré e Carneiro-PE. In: V Congresso Nordestino de Ecologia, 1993, Natal. V Congresso Nordestino de Ecologia, 1993. v. 1. p. 222-222.

  • MENDONÇA, V. S. ; AURELIANO, J. T. ; FERREIRA, C. W. S. . Avaliação da Qualidade da Água em Reservatório na Região Semi-Árida do Estado de Pernambuco - Açude Saco I- Serra Talhada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONÇA, V. S. ; Rita de Cássia ; Maria do Carmo ; Gustavo Lira ; Maria Salete . Abastecimento Público de Água na Região Semi-áriada do Estado de Pernambuco: Dados para Suporte à Gestão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONÇA, V. S. ; FERREIRA, C. W. S. ; AURELIANO, J. T. . Avaliação da Qualidade da Água em Reservatório na Região Semi-Árida do Estado de Pernambuco - Açude Cachoeira II - Serra Talhada/. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONÇA, V. S. ; Jussara Moscoso ; AURELIANO, J. T. ; Margarida Regueira . Mapa do Estado Trófico das Águas Superficiais de Pernambuco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Rita de Cássia ; MENDONÇA, V. S. . Revisao da Portaria 518/2004. 2010.

MENDONÇA, V. S. ; DA SILVA, F.P.F. ; SANTOS, S.M. ; MORAES, J.C. ; FERREIRA, W,J. . Parecer Técnico sobre o Projeto do Aterro Sanitário de São José da Coroa Grande - PE. 2008.

MENDONÇA, V. S. . Concurso Público para Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - CPRH.. 2008.

MENDONÇA, V. S. . Elaboração de proposta do PCCV Plano de Cargos e Carreira da CPRH. 2008.

MENDONÇA, V. S. . Análise Técnica de Processos de Sistemas Rurais de Esgotamento Sanitário. 2007.

JOANA,Tereza Aureliano ; MENDONÇA, V. S. . Projeto Monitoramento da Qualidade da Água de Reservatórios do Estado de Oernambuco. 2006. (Orientação de bolsistas FACEPE).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2007

    Programa de Monitoramento da Qualidade da Água dos Reservatóros do Estado de Pernambuco, Descrição: Monitoramento da Qualidade da Água dos Reservatóros do Estado de Pernambuco. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vilalba Soares de Mendonça - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. , Rua Santana, 367, Casa Forte, 52060-460 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31828913, Fax: (81) 34416088, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2015

Agência Pernambucana de Águas e Clima

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

Curso Especial

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

1993 - 1995

Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Bióloga - Coord. Setor de Ecotoxi. Aquática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2007

    Direção e administração, Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras, .,Cargo ou função, Gerente das Unidades Integradas de Gestão Ambiental - UIGA's.

  • 04/1998 - 06/2002

    Direção e administração, Unidade de Laboratório, .,Cargo ou função, Chefe da Unidade de Hidrobiologia.

  • 01/1996 - 03/1998

    Direção e administração, Unidade de Laboratório, .,Cargo ou função, Chefe da Unidade de Ecotoxicologia.

  • 01/1993 - 12/1995

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora do Setor de Ecotoxicologia Aquática.