Tomaz Vital Aguzzoli

Possui graduação em Ciências biológicas, curso técnico profissionalizante em Técnicas Agrícolas e curso amador de Mergulho e Fotografia. Integrante do conselho diretor da União Protetora do Ambiente Natural, desde 1998 vem desenvolvendo atividades socioambientais voltadas para conscientização e novas práticas na relação com o meio ambiente. Concursado em 2001, como servidor público tem se dedicado a pesquisa biológica, tomando parte em muitos projetos importantes para o conhecimento, conservação e manejo da vida silvestre. Outras atividades relacionadas a educação ambiental, divulgação cientifica e a educação informal igualmente vem sendo realizadas desde o seu ingresso no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

1998 - 2005

Universidade Luterana do Brasil

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Agricola

1993 - 1995

Escola Agrotécnica Federal de Catu, EAF-Catu

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Formação de Aquaviário Módulo Especial. (Carga horária: 40h). , Serviço de Documentação da Marinha, SDM, Brasil.

2005 - 2005

Sistema de Posicionamento Global, Navegação e Geop. (Carga horária: 16h). , Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, FZB/RS, Brasil.

2002 - 2002

Mergulho. (Carga horária: 20h). , Patadacobra Diving School, PADI, Estados Unidos.

1999 - 1999

Extensão em Educação Ambiental no contexto escolar. (Carga horária: 40h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1997 - 1997

Seminários de atualização em biologia. (Carga horária: 12h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

WORKSHOP - ICTIOLOGIA NO RIO GRANDE DO SUL. 2006. (Encontro).

I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INCINERAÇÃO. 2005. (Simpósio).

PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.GRUPO DE DISCUSSÃO - BIODIVERSIDADE E ESPAÇOS TERRITORIAIS PROTEGIDOS. 2003. (Outra).

CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.GRUPO DE DISCUSSÕES - RECURSOS HIDRICOS. 2003. (Outra).

XIV SEMANA ACADÊMICA DA BIOLOGIA - ULBRA. 2002. (Encontro).

CIDADES DA AMÉRICA JUNTAS POR UM AMBIENTE MELHOR. 1999. (Seminário).

XLIX CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. 1998. (Congresso).

Expo 98.Os quinhetos anos de exploração da Mata Atlântica. 1998. (Outra).

VI REUNIÃO ACADÊMICA DE BIOLOGIA DA UNISINOS. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Julia giora

GIORA, J.; PEREIRA, A. S.; Oliveira, C. Analise Comparada de Parametros Reprodutivos na Historia de Vida de Cyanocharax alburnus e Bryconamericus iheringii (ostariophysi, Characidae) em Trechos Superiores do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil.. 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

FERNANDO GERTUM BECKER

História de vida comparada de três espécies de Characidae (Teleostei) em ambiente lótico; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Fernando Gertum Becker;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Gastal, H. A. ; AGUZZOLI, T. V. . ENTOMOFAUNA AQUÁTICA DO PARQUE ESTADUAL DE ITAPEVA, TORRES, RIO GRANDE DO SUL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gastal, H. A. ; AGUZZOLI, T. V. . LEVANTAMENTO DE COLEÓPTEROS AQUÁTICOS (INSECTA, COLEOPTERA) NAS LAGOAS DOS GATEADOS, DO CASAMENTO E DAS CAPIVARAS E EM SEUS ECOSSISTEMAS ASSOCIADOS, ZONA COSTEIRA, RS.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gastal, H. A. ; AGUZZOLI, T. V. . ENTOMOFAUNA AQUÁTICA DO PARQUE ESTADUAL DO TURVO, RIO GRANDE DO SUL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AGUZZOLI, T. V. . Os Ecossistemas Gaúchos. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AGUZZOLI, T. V. . O Jardim Botânico de Porto Alegre e os Ecossitemas Riograndenses: Possibilidades Pedagógicas para o Ensino de Ciências. 2005. .

AGUZZOLI, T. V. . Oficina: Observação de Estruturas dos Vegetais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AGUZZOLI, T. V. . Oficina de Educação Ambiental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2008

    Aspectos Biológicos e Ecológicos das Comunidades de Artropodos e Peixes nas cabeceiras do Rio dos Sinos, Descrição: Este projeto tem como finalidade a análise da composição e diversidade de artropodos e peixes de trechos do rio dos Sinos, no estado do Rio Grande do Sul. Visa também a análise e descrição da reprodução das espécies de peixes destes ambientes quanto ao período reprodutivo e sua relação com fatores bióticos e abióticos, tamanho de primeira maturação gonadal, tipo de desova, fecundidade e desenvolvimento de caracteres sexuais secundários, além da descrição da morfologia gonadal de algumas espécies. Objetiva ainda a análise da dieta das espécies de peixes encontradas e das interações tróficas presentes. Por fim, o projeto visa, a partir destas informações, fornecer hipóteses explicativas para as diferenças na ocorrência, abundância e diversidade de espécies nestes ambientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tomaz Vital Aguzzoli - Integrante / Marco Aurélio Azevedo - Coordenador / Hilda Alice de Oliveira Gastal - Integrante., Financiador(es): Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2005

    Programa de Pesquisa e Monitoramento da Fauna Cinegética do Rio Grande do Sul, Descrição: O projeto tem o objetivo de monitorar e manejar a fauna cinegética gaucha de modo a minimizar os impactos da atividade de caça, fornecer subsidios a regularização da atividade e gerar informações biológicas e ecologicas sobre as populações pressionadas. A participação neste programa se deu no apoio a fiscalização e nas análises biológicas de determinação de sexo e idade dos animais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tomaz Vital Aguzzoli - Integrante / EQUIPE MCN - FZB - Integrante / Marcelo Maisonette Duarte - Coordenador., Financiador(es): Federação Gaúcha de Caça e Tiro - Auxílio financeiro / Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul - Remuneração.

  • 2004 - 2006

    Conservação da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul: elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual de Itapeva, Descrição: O projeto, financiado pelo banco alemão KFW e realizado pelos principais laboratórios de pesquisa do MCN-FZB/RS e seus parceiros, tem como objetivos a construção e implantação dos planos de manejo de unidades de conservação importantes para o bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. A participação neste projeto, integrando as equipes do laboratório de ictiologia e do laboratório de artrópodos, principalmente, contribuiu para geração de informações biológicas necessárias a construção do plano de manejo do Parque Estadual de Itapeva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tomaz Vital Aguzzoli - Integrante / Fernando Gertum Becker - Integrante / Hilda Alice de Oliveira Gastal - Integrante / Silvia Drug - Integrante / EQUIPE MCN - FZB - Integrante / Marcelo Maisonette Duarte - Coordenador., Financiador(es): Kreditanstalt Fur Wiederaufbau - Auxílio financeiro / Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - Atual

    Conservação da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul: elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual de Tainhas, Descrição: O projeto, financiado pelo banco alemão KFW e realizado pelos principais laboratórios de pesquisa do MCN-FZB/RS e seus parceiros, tem como objetivos a construção e implantação dos planos de manejo de unidades de conservação importantes para o bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. A participação neste projeto, integrando as equipes do laboratório de ictiologia e do laboratório de artrópodos, principalmente, contribuiu para geração de informações biológicas necessárias a construção do plano de manejo do Parque Estadual de Tainhas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tomaz Vital Aguzzoli - Integrante / Fernando Gertum Becker - Integrante / Hilda Alice de Oliveira Gastal - Integrante / EQUIPE MCN - FZB - Integrante / Marcelo Maisonette Duarte - Coordenador., Financiador(es): Kreditanstalt Fur Wiederaufbau - Auxílio financeiro / Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul - Remuneração.

  • 2004 - Atual

    Conservação da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul: elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Aratinga, Descrição: O projeto, financiado pelo banco alemão KFW e realizado pelos principais laboratórios de pesquisa do MCN-FZB/RS e seus parceiros, tem como objetivos a construção e implantação dos planos de manejo de unidades de conservação importantes para o bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. A participação neste projeto, integrando as equipes do laboratório de ictiologia e do laboratório de artrópodos, principalmente, contribuiu para geração de informações biológicas necessárias a construção do plano de manejo da Estação Ecológica de Aratinga.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tomaz Vital Aguzzoli - Integrante / Hilda Alice de Oliveira Gastal - Integrante / Silvia Drug - Integrante / EQUIPE MCN - FZB - Integrante / Marcelo Maisonette Duarte - Coordenador., Financiador(es): Kreditanstalt Fur Wiederaufbau - Auxílio financeiro / Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul - Remuneração.

  • 2003 - 2005

    Incremento de informações sobre a diversidade de artrópodes no Parque Estadual do Turvo, Derrubadas, RS., Descrição: Este projeto integra um projeto mais amplo que inclui amostragens qualitativas e quantitativas de invertebrados terrestres - Mollusca, Arachnida e Insecta (ênfase em Coleoptera e Hemiptera), no Parque Estadual do Turvo, município de Derrubadas, noroeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, são utilizadas metodologias diversas de amostragem, especialmente puçá, guarda-chuva entomológico, e, adicionalmente, coletas com rede de varredura, armadilhas luminosas, coleta manual diurna e noturna, coleta de serapilheira e armadilhas de queda (pitfall traps). A partir dos dados obtidos, espera-se contribuir para ampliar o conhecimento sobre a fauna de invertebrados terrestres e aquáticos do RS, o qual ainda é bastante restrito a áreas tradicionalmente mais amostradas, como as regiões próximas à área metropolitana de Porto Alegre, o Nordeste e o Norte do estado. Espera-se, em especial, ampliar a representatividade de invertebrados da região Noroeste, região da campanha e serra do Sudeste do RS nas coleções científicas do MCN/FZB RS. O presente projeto, por outro lado, também objetiva contribuir para a formação de recursos humanos, com o treinamento e formação de jovens pesquisadores na área de Zoologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tomaz Vital Aguzzoli - Integrante / Hilda Alice de Oliveira Gastal - Integrante / Aline Barcellos Prates dos Santos - Integrante / Ricardo Ott - Coordenador / Letícia Santos Schmidt - Integrante / Luciano de Azevedo Moura - Integrante / Luciana Podgaisky - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2004

    Avaliação da biodiversidade na Lagoa do Cerro, na Lagoa do Casamento e em seus ecossistemas associados., Descrição: O projeto, como um todo, visa a elaboração de diagnóstico da biodiversidade de algas, plantas, invertebrados e vertebrados para definir estratégias e prioridades de conservação em ecossistemas terrestres e aquáticos da Zona Costeira do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada segue as diretrizes da avaliação ecológica rápida que prevê a obtenção de informações em diferentes escalas espaciais, num processo hierárquico com níveis progressivos de detalhamento com emprego de imagens de satélite, reconhecimento aéreo e trabalho de campo com coleta e observação de espécies (algas, plantas vasculares, esponjas, moluscos, aracnídeos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). As amostragens quali-quantitativa empregam a utilização de diversas metodologias de coleta, especificas para cada grupo, com investidas diurnas e noturnas. A padronização do esforço amostral será garantida pela utilização de um protocolo de amostragem. Os produtos finais incluem a produção de mapa de cobertura vegetal e uso do solo, lista das espécies para cada tipo de ecossistema avaliado, elaboração de mapa de áreas prioritárias para a conservação e de recomendações de ações de manejo e conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tomaz Vital Aguzzoli - Integrante / Fernando Gertum Becker - Coordenador / Hilda Alice de Oliveira Gastal - Integrante / EQUIPE MCN - FZB - Integrante / Aline Barcellos Prates dos Santos - Integrante / Ricardo Ott - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 1993 - 1993

    Projeto Escola Móvel, Descrição: O projeto buscava levar a população, especialmente a população rural da região do recôncavo baiano, informações técnicas sobre cooperativismo, cultivo, criações, produtividade agrícola, tecnologias alternativas, controle de pragas e doenças, bem como exposições biológicas e atividades extra curriculares ligadas a programas de saúde e nutrição. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tomaz Vital Aguzzoli - Integrante / Professores e Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Catu - Integrante / Rogério Marcos de Oliveira Alves - Coordenador., Financiador(es): Escola Agrotécnica Federal de Catu - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

DELEGADO DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Museu de Ciências Naturais. , Salvador França, 1427 - Laboratório de Artrópodos, Jardim Botânico, 90690-000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33202000, Ramal: 2078

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2005

    Escola Estadual de Ensino Fundamental Medianeira

    Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Professor estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio Curricular Supervisionado em Biologia; Carga horária total: 41 horas

    Atividades

    • 08/2005 - 11/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Botânica: os grandes grupos vegetais, morfologia, principais estruturas, história evolutiva dos vegetais

  • 2004 - 2004

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSELHEIRO

    Atividades

    • 05/2004 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IBAMA, .,Cargo ou função, Membro do Conselho dos Delegados da Conferência Nacional do Meio Ambiente.

  • 2001 - Atual

    Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico agrícola, Carga horária: 40

    Atividades

    • Outras atividades técnico-científicas , Museu de Ciências Naturais, .,Atividade realizada, Fotografia científica - material da seção de zoologia de invertebrados do MCN/FZBRS.

    • 11/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Museu de Ciências Naturais, .,Atividade realizada, Montagem e apresentação de exposições biológicas temáticas em escolas de ensino fundamental e médio através do "Projeto Museu vai a Escola" realizado pelo setor de Museologia e Educação Ambiental, MCN, FZB/RS.

    • 10/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Museu de Ciências Naturais, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Museu de Ciências Naturais, .,Atividade realizada, Atividades relacionadas à curadoria das coleções de artrópodos do Museu de Ciências Naturais da FZB/RS; Atividades de campo, coleta e georeferenciamento; Atividades laboratoriais ligadas à pesquisa de artrópodos e outros grupos.

    • Outras atividades técnico-científicas , Museu de Ciências Naturais, .,Atividade realizada, Fotografias publicadas na obra: Áreas Importantes para a Conservação de Aves no Brasil - Parte I Estados do Domínio da Mata Atlântida..

    • 12/2005 - 12/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Museu de Ciências Naturais, .,Atividade realizada, Apresentou a exposição "Os Ecossistemas Gaúchos" do Museu de Ciencias Naturais do Rio Grande do Sul na 11º MAPEMI 10º MERCOFEIRA, em Santa Vitória do Palmar, RS.

    • Outras atividades técnico-científicas , Museu de Ciências Naturais, .,Atividade realizada, Fotografias produzidas para o livro: Museu de Ciências Naturais, 50 anos Pesquisando a Biodiversidade Gaúcha.

    • 08/2004 - 08/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Museu de Ciências Naturais, .,Atividade realizada, Realizou monitoria da exposição do Museu de Ciencias Naturais, FZB/RS, durante a EXPOINTER/2004.

    • 05/2002 - 05/2002

      Outras atividades técnico-científicas , Museu de Ciências Naturais, .,Atividade realizada, Participou do projeto "Ciência na Praça", com a exposição "Nos Bastidores da Ciência: como os pesquisadores estudam a Natureza", MCN, FZB/RS.

    • 11/2001 - 11/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Museu de Ciências Naturais, .,Atividade realizada, Participou do projeto "Ciência na Praça", com a exposição Vida Silvestre nas Ilhas: plantas e animais do Delta do Jacui, MCN, FZB/RS.

  • 2001 - Atual

    União Protetora do Ambiente Natural

    Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Conselho Diretor

    Atividades

    • 01/2001

      Direção e administração, UPAN, .,Cargo ou função, CONSELHO DIRETOR.

    • 02/1998

      Outras atividades técnico-científicas , UPAN, .,Atividade realizada, Atividades socioambientais, envolvendo trabalhos de campo, Educação Ambiental, participação em conselhos, elaboração de programas e projetos, organização de eventos e funções correlatas a esta área..

    • 01/1999 - 06/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UPAN, .,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO PRÓ-GUAIBA.

  • 1999 - 1999

    PROAME - Programa de Apoio a Meninos e Meninas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Agricola, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Carga horária total: 148 horas

    Atividades

    • 03/1999 - 12/1999

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Oficinas de Educação ambiental - Noções do ecossistema florestal, conservação dos solos e das águas

  • 1998 - 1999

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/1999 - 09/1999

      Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, .,Serviço realizado, Orientação técnica a comunidade sobre assuntos relacionados a saneamento básico, lixo, tratamento de água, hortas domiciliares e tecnologias alternativas para o desenvolvimento sustentável. Carga horária: 120 horas.

    • 06/1999 - 09/1999

      Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Projeto saúde Legal Tchêt. Carga horária: 120 horas.

    • Estágios , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, .,Estágio realizado, Bolsista da UNISINOS/RS - Atividades de apoio e monitoria no desenvolvimento e realização de cursos de extensão universitária. Carga horária semanal: 20 horas.

  • 1996 - 1996

    Clínica Veterinária Proagro

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Orientador: Dr. Erivaldo Nogueira. Carga horária total: 400 horas

    Atividades

    • 11/1994 - 02/1995

      Estágios , PROAGRO, .,Estágio realizado, Atividades relacionadas a este estágio: atendimento clinico; exames de toque; exames sanguineos; intervenções cirúrgicas; partos; saídas a campo e demais atividades relacionadas a prática veterinária com animais de pequeno, médio e grande porte.

  • 1993 - 1993

    Escola Agrotécnica Federal de Catu, EAF-Catu

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/1993 - 11/1993

      Estágios , Museu Zoobotânico, .,Estágio realizado, Estágio realizado com especial dedicação à coleção de ofídios. Carga horária 400 horas..