Priscila Gonçalves Ferreira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada na Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São João Del Rei (2016). Bacharela em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Reconhecida pelo Conselho Regional de Química (CRQ-MG) com atribuições para atuar como Química Industrial. Possui experiência nas metodologias empregadas para Desenho Racional de Fármacos, sendo os principais trabalhos científicos relacionados com a concepção de drogas antivirais por meio de métodos computacionais como, Modelagem, Docking Molecular e Simulação de Dinâmica Molecular, bem como ensaios in vitro (bioensaios em cultura de células). Atualmente desenvolve trabalhos empregando abordagens de RNA-seq.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Bioquimica Agricola

2017 - Atual

Universidade Federal de Viçosa
Tiago Antonio de Oliveira Mendes. Coorientador: José Carlos de Magalhães.

Mestrado em TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

2014 - 2016

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: DETECÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ATIVIDADE ANTIVIRAL DE UM FLAVONOIDE DERIVADO DE CELASTRACEAE CONTRA O MAYARO VIRUS A PARTIR DE MODELAGEM POR HOMOLOGIA DAS PROTEÍNAS VIRAIS E TRIAGEM VIRTUAL,Ano de Obtenção: 2016
José Carlos de Magalhães.Coorientador: Alex Gutterres Taranto.

Graduação em Bioquímica

2009 - 2014

Universidade Federal de Viçosa
Título: Otimização da produção de etanol a partir de resíduos agroindustriais por Kluyveromyces marxianus UFV-3.
Orientador: Wendel Batista da Silveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Excel. (Carga horária: 60h). , INEAD, INEAD, Brasil.

2017 - 2017

Genética Forense. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 60h). , INEAD, INEAD, Brasil.

2017 - 2017

VII Jornada de Inverno de Bioquímica e Biologia Molecular. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2016 - 2016

Modelagem matemática aplicada a sistemas de cultura de células. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São João Del ReI, UFSJ, Brasil.

2016 - 2016

Produção e aplicações dos anticorpos monoclonais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2015 - 2015

Biotecnologia - Fundamentos essenciais. (Carga horária: 90h). , ABED, ABED, Brasil.

2014 - 2014

Seminário Técnico de Cromatografia: HPLC - CG. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2013 - 2014

Currículo Mínimo do Curso de Química Industrial. (Carga horária: 585h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2013 - 2013

Tratamento de águas residuárias. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2011 - 2011

Fermentação Alcoólica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioinformática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio de Ciências Forenses da Região Sudeste. 2017. (Simpósio).

I Simpósio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.I Simpósio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. 2017. (Simpósio).

VII Jornada de Bioquímica e Biologia Molecular. 2017. (Simpósio).

III International Symposium on Microbiology and Biotechnology. 2016. (Simpósio).

III Simpósio de Microbiologia da UFMG.DETECÇÃO DE ATIVIDADE ANTIVIRAL DE UM ISOLADO DE CELASTRACEAE A PARTIR DE ESTUDOS DE TRIAGEM VIRTUAL CONTRA A PROTEÍNA C DO Mayaro vírus. 2016. (Simpósio).

XXVII Brazilian Congress of Virology & XI Mercosur Meeting of Virology. Virtual screening study of compounds against protein C Mayaro virus for identification of antiviral. 2016. (Congresso).

XXVI Brazilian Congress of Virology & X Mercosur Meeting of Virology. STRUCTURAL DETERMINATION OF OF E1 GLYCOPROTEIN OF MAYARO VIRUS FOR ANTIVIRAL DRUG DESIGN BY HOMOLOGY MODELING. 2015. (Congresso).

27º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Otimização da produção de bioetanol a partir de resíduos agroindustriais. 2013. (Congresso).

II Simpósio de Fermentação Alcoólica. 2013. (Simpósio).

Simpósio de Integração Acadêmica."Produção, purificação parcial e caracterização de uma endoglucanase produzida por Aspergillus niger cultivado em palha de sorgo. 2013. (Simpósio).

Uso do microscópio de luz, preparo e observação de lâminas não permanentes de bactérias, funfos, células animais e vegetais.Uso do microscópio de luz, preparo e observação de lâminas não permanentes de bactérias, fungos , células animais e vegetais. 2013. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Engenharia Química e Química. 2013. (Outra).

I International Symposium on Microbiology and Biotechnology. 2012. (Simpósio).

Simposio de Integração Academica.Otimização da produção de bioetanol em permeado de soro de queijo e soro de ricota por Kluyveromyces marxianus UFV-3. 2012. (Simpósio).

III Semana acadêmica de Bioquímica da UFV: Ciência e Inovação. 2011. (Outra).

I Simpósio em Bioquimica Agricola. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Priscilla Amaral Nascimento

OLIVEIRA JUNIOR, E. N.;FERREIRA, P. G.. BIODEGRADAÇÃO DE FENOL UTILIZANDO MICRO-ORGANISMOS PROSPECTADOS DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Barbara Luíza da Silva Freitas e Ruhana Thamara da Costa

MARRA, B. M.;FERREIRA, P. G.. AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE Β-GLICOSIDADE A PARTIR DE ASPERGILUS NÍGER UTILIZANDO O BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO SUBSTRATO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Leliane Horta Rodrigues de Souza e Danielle de Cássia Santos

GONCALVES, M. M.; NASCIMENTO, T. G. V.;FERREIRA, P. G.. Fermentação alcoólica do lactossoro industrial utilizando Saccharomyces cerevisiae. 2017.

Aluno: Karine Xavier

OLIVEIRA JUNIOR, E. N.; NUCCI, E.;FERREIRA, P. G.. Otimização da produção de goma xantana por duas cepas de Xanthomonas campestris a partir do soro de leite. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sérgio Oliveira de Paula

DE PAULA Sérgio Oliveira; MAGALHAES, J. C.; TARANTO, A. G.; C JUNIOR, M.. Modelagem por homologia das proteinas C e NSP3 do virus Mayaro para o desenvolvimento de antivirais por meio de triagem virtual. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Jose Humberto de Queiroz

Silveira, W. B.;Queiroz, J.H.Fietto, L. G.. Otimização da produção de bioetanol a partir de resíduos agroindustriais por Kluyveromyces marxianus UFV-3. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Viçosa.

Jaqueline Maria Siqueira Ferreira

Magalhães, J. C.; BRANDAO, G. C.;FERREIRA, J. M. S.. Detecção e caracterização de atividade antiviral de um flavonóide derivado de Celastraceae contra o mayaro virus a partir de modelagem por homologia das proteínas virais e triagem virtual. 2016. Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Ananda Pereira Aguilar

AGUILAR, ANANDA PEREIRA; MENDES, T. A. O.; ZERBINI, P. A.; MARTINS, G. F.. O efeito da temperatura ambiente sobre a interação mosquito-Zika. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa.

Gustavo Ferreira Martins

MENDES, T. A. O.;MARTINS, G. F.; AGUILAR, A.; ZERBINI, P. A.; FRANCO, G. R.. Exame de qualificação. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquimica Agricola) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Erika Aparecida Portis Justino

Prospecção de antivirais contra o Chikungunya virus por meio de Modelagem Molecular da Proteína C e estudos de Triagem Virtual; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Priscila Gonçalves Ferreira;

Jenyfer Emanuelle Figueiredo

Predição da estrutura 3D da proteína nsP3 do Mayaro virus por Modelagem por Homologia e Triagem Virtual para a busca de antivirais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Priscila Gonçalves Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Carlos de Magalhaes

DETECÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ATIVIDADE ANTIVIRAL DE UM FLAVANOIDE ISOLADO DE CELASTRACEAE CONTRA O Mayaro Virus A PARTIR DE MODELAGEM POR HOMOLOGIA DAS PROTEÍNAS VIRAIS E TRIAGEM VIRTUAL; 2016; Dissertação (Mestrado em TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Jose Carlos de Magalhaes;

Tiago Antônio de Oliveira Mendes

The molecular effects of environmental temperature on the mosquito - Zika interaction; Início: 2017; Tese (Doutorado em Bioquimica Agricola) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);

Wendel Batista da Silveira

Otimização da produção de etanol a partir de resíduos agroindustriais por Kluyveromyces marxianus UFV-3; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Wendel Batista da Silveira;

Wendel Batista da Silveira

CONSTRUÇÃO DE UMA LINHAGEM FLOCULANTE DE KLUYVEROMYCES MARXIANUS COM HABILIDADE PARA PRODUZIR BIOETANOL A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bioquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wendel Batista da Silveira;

Wendel Batista da Silveira

Construção de uma linhagem floculante de Kluyveromyces marxianus com habilidade para produzir bioetanol a partir de resíduos agroindustriais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bioquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wendel Batista da Silveira;

Wendel Batista da Silveira

Otimização da produção de bioetanol em permeado de soro de queijo e soro de ricota por Kluyveromyces marxianus UFV-3; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wendel Batista da Silveira;

Wendel Batista da Silveira

Determinação dos parâmetros cinéticos de crescimento de Kluyveromyces marxianus UFV-3 cultivada em açúcares encontrados em resíduos agroindustriais; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Wendel Batista da Silveira;

Gustavo Ferreira Martins

A definir; Início: 2018; Tese (Doutorado em Bioquimica Agricola) - Universidade Federal de Viçosa; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, P. G. ; FERRAZ, A. C. ; FIGUEIREDO, J. E. ; LIMA, C. F. ; RODRIGUES, V. G. ; TARANTO, A. G. ; FERREIRA, J. M. S. ; BRANDÃO, G. C. ; VIEIRA-FILHO, S. A. ; DUARTE, L. P. ; DE BRITO MAGALHÃES, C. L. ; DE MAGALHÃES, J. C. . Detection of the antiviral activity of epicatechin isolated from Salacia crassifolia (Celastraceae) against Mayaro virus based on protein C homology modelling and virtual screening. ARCHIVES OF VIROLOGY , v. xx, p. 1, 2018.

  • FERREIRA, PRISCILA GONÇALVES ; DA SILVEIRA, FERNANDO AUGUSTO ; DOS SANTOS, RAQUEL CRISTINA VIEIRA ; GENIER, HUGO LEONARDO ANDRÉ ; DINIZ, RAPHAEL HERMANO SANTOS ; RIBEIRO, JOSÉ IVO ; FIETTO, LUCIANO GOMES ; PASSOS, FLÁVIA MARIA LOPES ; DA SILVEIRA, WENDEL BATISTA . Optimizing ethanol production by thermotolerant Kluyveromyces marxianus CCT 7735 in a mixture of sugarcane bagasse and ricotta whey. Food Science and Biotechnology , v. 24, p. 1421-1427, 2015.

  • FIGUEIREDO, J. E. ; FERREIRA, P. G. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, J. C. . Abordagem Computacional para investigação da interação da ADP-ribose com a proteína nsP3 de Mayaro virus. In: I Simpósio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2017, Ouro Branco. I Simpósio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2017.

  • FERREIRA, P. G. ; FIGUEIREDO, J. E. ; FERRAZ, A. C. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . Detecção de atividade antiviral de um isolado de Celastraceae a partir de estudos de Triagem Virtual contra a proteína C do Mayaro virus. In: III Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2016, Belo Horizonte. III Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2016.

  • FERREIRA, P. G. ; JUSTINO, E. A. P. ; FIGUEIREDO, J. E. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; MAGALHAES, J. C. . Investigation of the ADP-Ribose interaction with Alphaviruses NSP3 protein by Molecular Docking. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Virologia, 2017, Belo Horizonte. XXVIII Congresso Brasileiro de Virologia, 2017.

  • LIMA, C. F. ; FERRAZ, A. C. ; MORAES, T. F. S. ; HAUCK, M. S. ; FERREIRA, P. G. ; MAGALHAES, J. C. ; VIEIRA FILHO, S. A. . Antiviral action of a flavonoide isolated from Salacia sp. against Mayaro virus (Alphavirus). In: XXVIII Congresso Brasileiro de Virologia, 2017, Belo Horizonte. XXVIII Congresso Brasileiro de Virologia, 2017.

  • CARMO, A. ; MENDES, T. A. O. ; FERREIRA, P. G. . Desenvolvimento de novo método de detecção de resíduos de antimicrobianos em leite baseado na tecnologia de aptâmeros de DNA. In: Simpósio de Integração Academica, 2017, Viçosa. Simpósio de Integração Academica, 2017.

  • LIMA, C. F. ; FERRAZ, A. C. ; MORAES, T. F. S. ; HAUCK, M. S. ; FERREIRA, P. G. ; VIEIRA FILHO, S. A. ; MAGALHAES, J. C. . Detecção de atividade antiviral contra o Mayaro virus (Alphavirus) em um flavonoide isolado de Celastraceae. In: I Simpósio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2017, Ouro Branco. I Simpósio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2017.

  • FIGUEIREDO, J. E. ; FERREIRA, P. G. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, J. C. . I Simposio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. In: I Simposio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2017, Ouro Branco. I Simposio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2017.

  • JUSTINO, E. A. P. ; FERREIRA, P. G. ; MAGALHAES, J. C. ; FIGUEIREDO, J. E. ; TARANTO, A. G. . Screening of compounds promising to antiviral against Chikungunya virus using the protein C in Molecular Docking studies. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Virologia, 2017, Belo Horizonte. XXVIII Congresso Brasileiro de Virologia, 2017.

  • FERREIRA, P. G. ; FIGUEIREDO, J. E. ; FERRAZ, A. C. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . Triagem Virtual de compostos contra a proteína C do Mayaro virus para a concepção de antivirais. In: II Simpósio Nacional de Aplicações Biotecnológicas, 2016, Uberlândia. II Simpósio Nacional de Aplicações Biotecnológicas, 2016.

  • FIGUEIREDO, J. E. ; FERREIRA, P. G. ; FERRAZ, A. C. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . Modelagem por Homologia e Dinâmica Molecular da proteína não estrutural nsP3 do Mayaro virus. In: II Simpósio Nacional de Aplicações Biotecnológicas, 2016, Uberlândia. II Simpósio Nacional de Aplicações Biotecnológicas, 2016.

  • JUSTINO, E. A. P. ; FERREIRA, P. G. ; FIGUEIREDO, J. E. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; MAGALHAES, J. C. . Modelagem por Homologia da proteína do capsídeo do Chikungunya virus para a prospecção de antivirais. In: II Simpósio Nacional de Aplicações Biotecnológicas, 2016, Uberlandia. II Simpósio Nacional de Aplicações Biotecnológicas, 2016.

  • FIGUEIREDO, J. E. ; FERREIRA, P. G. ; FERRAZ, A. C. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . Predição da estrutura 3D da proteína nsP3 do Mayaro virus por Modelagem por Homologia e estudos de Dinâmica molecular. In: III Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2016, Belo Horizonte. III Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2016.

  • FERREIRA, P. G. ; FIGUEIREDO, J. E. ; FERRAZ, A. C. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . VIRTUAL SCREENING STUDY OF COMPOUNDS AGAINST PROTEIN C MAYARO VIRUS FOR IDENTIFICATION OF ANTIVIRAL.. In: XXVII Brazilian Congress of Virology and XI Mercosur Meeting of Virology, 2016, Pirenópolis. XXVII Brazilian Congress of Virology and XI Mercosur Meeting of Virology, 2016.

  • FERREIRA, P. G. ; FIGUEIREDO, J. E. ; FERRAZ, A. C. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . Modelagem por Homologia da Proteína do Capsídeo do Mayaro virus para Desenvolvimento de Antivirais. In: II Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2015, Belo Horizonte. II Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2015.

  • FERRAZ, A. C. ; FIGUEIREDO, J. E. ; FERREIRA, P. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; VIEIRA FILHO, S. A. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . Atividade antiviral de Psychotria sp contra o Mayaro virus. In: II Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2015, Belo Horizonte. II Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2015.

  • FIGUEIREDO, J. E. ; FERREIRA, P. G. ; FERRAZ, A. C. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . Determinação da Estrutura Tridimensional da Proteína não estrutural nsP3 do Mayaro virus por meio de Modelagem por Homologia. In: II Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2015, Belo Horizonte. II Simpósio de Microbiologia da UFMG, 2015.

  • FERREIRA, P. G. ; FIGUEIREDO, J. E. ; FERRAZ, A. C. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . Structural Determination of E1 Glycoprotein of Mayaro virus for Antiviral Drug Design by Homology Modeling. In: XXVI Brazilian Congress of Virology, 2015, Florianópolis. XXVI Brazilian Congress of Virology, 2015.

  • FERREIRA, P. G. ; SANTOS, R. C. V. ; BELO, E. V. C. ; RIBEIRO JUNIOR, J. I. ; FIETTO, L. G. ; PASSOS, F. M. L. ; SILVEIRA, W. B. . Otimização da produção de bioetanol a partir de resíduos agroindustriais. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.

  • SUFIATE, B. L. ; QUEIROZ, J. H. ; FERREIRA, P. G. ; AVILA, L. G. M. ; MORAIS, C. A. S. ; SANTOS, G. F. . Produção, purificação parcial e caracterização de uma endoglucanase produzida por Aspergillus niger cultivado em palha de sorgo. In: Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/2013, 2013, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/2013, 2013.

  • FERREIRA, P. G. ; SILVEIRA, W. B. ; DINIZ, R. H. S. ; PASSOS, F. M. L. ; RODRIGUES, M. Q. R. B. . Otimização da produção de bioetanol em permeado de soro de queijo e soro de ricota por Kluyveromyces marxianus UFV-3. In: Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/2012, 2012, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica-SIA/2012, 2012.

  • FIGUEIREDO, J. E. ; FERREIRA, P. G. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, J. C. . I Simposio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, P. G. ; FIGUEIREDO, J. E. ; FERRAZ, A. C. ; TARANTO, A. G. ; MAGALHAES, C. L. B. ; FERREIRA, J. M. S. ; MAGALHAES, J. C. . Detecção de atividade antiviral de um isolado de Celastraceae a partir de estudos de Triagem Virtual contra a Proteína C do Mayaro vírus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, P. G. . Otimização da produção de etanol a partir de resíduos agroindustriais por Kluyveromyces marxianus UFV-3. 2014 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, P. G. . Uso do microscópio de luz, preparo e observação de lâminas não permanentes de bactérias, funfos, células animais e vegetais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    The effect of environmental temperature on the mosquito - Zika interaction, Descrição: Because mosquito and pathogen responses to temperature variation need not scale together, the critical barrier is to estimate the relative contributions of the direct effects of temperature on pathogen biology from the indirect effects via changes in vector immunity and physiology. Our proposed project will address the following specific aims: Aim 1 ? Determine the effects of realistic temperature variation on mosquito physiology and immunity Use RNA sequencing and bioinformatics to identify genes that are differentially expressed in infected mosquitoes housed across different thermal environments. Aim 2 ? Use models to explore the mechanisms underpinning temperature effects on the mosquito ? arbovirus interaction Bioinformatic modeling and the transcriptomic data generated in Aim 1 will be used to explore how protein ? arbovirus interactions change across different thermal environments. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2017 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE NOVO MÉTODO DE DETECÇÃO DE RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS EM LEITE BASEADO NA TECNOLOGIA DE APTÂMEROS DE DNA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2017 - Atual

    Realização de Triagem Virtual Inversa e Dinâmica Molecular para Prospecção de Antivirais contra a Proteína NS5 do Zika virus, Descrição: Recentemente, Godoy e colaboradores (2017) elucidaram a estrutura tridimensional da proteína NS5 de ZIKV, a qual possui atividade de RNA polimerase dependente de RNA. Os mesmos autores também verificaram nesse estudo que a estrutura de NS5 de ZIKV é altamente similar aos homólogos dos flavivírus, Encefalite Japonesa, Oeste do Nilo, Dengue2 (DENV2) e Dengue3 (DENV3). Devido ao seu papel central no ciclo de multiplicação viral, a proteína NS5 é um alvo promissor para a concepção de fármacos e a similaridade encontrada permite a descoberta e o desenvolvimento de drogas antivirais com amplo espectro contra flavivírus, incluindo o ZIKV.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila Gonçalves Ferreira - Integrante / José Carlos de Magalhães - Coordenador / Erika Aparecida Portis Justino - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Prospecção de antivirais contra Chikungunya virus utilizando triagem virtual por modelagem da proteína C do capsídeo viral., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Priscila Gonçalves Ferreira - Integrante / José Carlos de Magalhães - Coordenador / Erika Aparecida Portis Justino - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Predição da estrutura 3D da proteína nsP3 do Mayaro virus por Modelagem por Homologia, estudos de Dinamica Molecular e Triagem Virtual para a busca de antivirais, Descrição: O Mayaro virus ( MAYV),Togaviridae,causa a Febre Mayaro, a qual é associada a prolongadas artralgias, e tem sintomas confundidos com Dengue e Chikungunya. O vírus é endêmico em áreas rurais, transmitido pelo H. janthinomys, entreanto estudos indicam que ele pode ser transmitido para áreas urbanas devido o A. aegypti ser um vetor potencial. Não há vacina ou antivirais MAYV, e nem mesmo as estruturas 3D de suas proteínas em bancos de dados. Acredita-se que a proteína nsP3 atue na síntese do mRNA e transporte de componentes virais, sendo boa candidata.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Priscila Gonçalves Ferreira - Integrante / José Carlos de Magalhães - Coordenador / Jenyfer Emanuelle Figueiredo - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Pesquisa de antivirais contra o vírus Mayaro em triterpenos e derivados químicos isolados de Celestraceae e em compostos glicídicos, aromáticos e tetrazólicos a partir de uma quimioteca, Descrição: A emergência e reemergência dos arbovírus são fenômenos naturais relacionados com a evolução e adaptação de espécies. Durante a infecção de diferentes organismos, o vírus pode ser selecionado pelo hospedeiro, produzindo cepas mais virulentas ou mais adaptadas. Como até o momento não há terapia ou vacina disponível para a febre Mayaro, e considerando a rapidez do transporte aéreo, e a possível disseminação do vírus para outros locais, o desenvolvimento de fármacos se faz necessário. Além disso, o vírus em questão já é caracterizado como emergente, sendo de primordial importância a ampliação de conhecimentos e tecnologias visando a busca de ferramentas que interrompam seu avanço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Priscila Gonçalves Ferreira - Integrante / José Carlos de Magalhães - Coordenador / Alex Gutterres Taranto - Integrante / Cintia Lopes de Brito Magalhães - Integrante / Jaqueline Maria Siqueira Ferreira - Integrante / Sidney Augusto Vieira Filho - Integrante / Jenyfer Emanuelle Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Construção de uma linhagem floculante de Kluyveromyces marxianus com habilidade para produzir bioetanol a partir de resíduos agroindustriais, Descrição: As mudanças climáticas, as políticas governamentais e o incentivo ao uso de combustíveis renováveis têm motivado a busca por tecnologias mais eficientes de produção de bioetanol. Leveduras floculantes são capazes de reduzir os custos da produção de bioetanol, pois as células são separadas naturalmente do meio de fermentação, eliminando os custos provenientes da etapa de centrifugação. Estima-se que a eliminação da etapa de centrifugação gere uma economia no custo do processamento de R$ 0,02 a R$ 0,03 por litro de etanol produzido. Essa economia é considerável, pois o custo total do processo de produção de álcool de cana de açúcar é de R$ 0,20 por litro de etanol produzido. Outra característica desejável em leveduras é a termotolerância, porque a fermentação conduzida em altas temperaturas reduz os custos do resfriamento dos biorreatoes e os riscos de contaminação. Sendo assim, a presente proposta tem como objetivo construir uma levedura floculante a partir de uma linhagem já termotolerante, com habilidade para fermentar um meio de baixo custo, constituído de hidrolisado de bagaço de cana e soro queijo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Priscila Gonçalves Ferreira - Integrante / FLAVIA MARIA LOPES PASSOS - Integrante / WENDEL BATISTA DA SILVEIRA - Coordenador / Luciano Gomes Fietto - Integrante / Hilário Cuquetto Mantovani - Integrante / Marisa Vieira de Queiroz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Otimização da produção de bioetanol em permeado de soro de queijo e soro de ricota por Kluyveromyces marxianus UFV-3., Descrição: O soro de queijo é um subproduto da indústria de laticínios obtido durante a fabricação de queijos. Devido ao grande número de indústrias de laticínios no estado de Minas Gerais, uma grande quantidade soro é produzida anualmente. Antes de ser descartado no ambiente, o soro de queijo deve ser tratado para reduzir sua alta Densidade Bioquímica de Oxigênio (DBO). Contudo, pequenas indústrias ainda descartam o soro de queijo na natureza sem tratamento, devido ao alto custo deste processo. Uma alternativa atrativa para viabilizar o tratamento do soro de queijo seria a bioconversão do açúcar lactose, principal responsável pela alta Densidade Bioquímica de Oxigênio deste substrato, a etanol.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Priscila Gonçalves Ferreira - Integrante / FLAVIA MARIA LOPES PASSOS - Integrante / WENDEL BATISTA DA SILVEIRA - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Destaque por relevância acadêmica no III Simpósio de Microbiologia da UFMG - Doenças emergentes, Universidade Federal de Minas Gerais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São João Del-Rei, Departamento de Engenharia de Bioprocessos. , Rodovia MG 443 Km 7, Campus Alto Paraopeba, Fazenda do Cadete, 36420000 - Ouro Branco, MG - Brasil, Telefone: (31) 82227506

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de São João Del-Rei

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório- Área Biotecnologia, Carga horária: 40

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal de São João Del-Rei

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestrando

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutorado

  • 2009 - 2014

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa: Construção de uma linhagem floculante de Kluyveromyces marxianus com habilidade para produzir bioetanol a partir de resíduos agroindustriais.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa: Otimização da produção de bioetanol em permeado de soro de queijo e soro de ricota por Kluyveromyces marxianus UFV-3

    Atividades

    • 02/2011 - 07/2011

      Estágios , Departamento de Microbiologia, .,Estágio realizado, Laboratório de Fisiologia de Micro-organismo.