Rodrigo Lopes

Graduado em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Artes da UNESP. Graduando em Letras Clássicas - Grego Antigo - pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH/USP, pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Estudou Cravo, Baixo Contínuo e Música de Câmara na classe da professora e cravista Maria Eugênia Sacco no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP). É Mestre em Música pelo Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Artes UNESP, sob orientação da Profa. Dra. Lia Vera Tomás. Desde 2015 é Doutorando em Música pelo Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Artes UNESP, sob orientação da Profa. Dra. Lia Vera Tomás. Em 2016 teve sua dissertação de mestrado publicada em formato de livro digital pelo selo CULTURA ACADÊMICA, ligada à Editora da UNESP, sob o título "O Conceito de Imitação na Ópera Francesa do Século XVIII".

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Música

2015 - Atual

Instituto de Artes da UNESP
Título: França e Inglaterra em Debate na Ópera do Século XVIII: Os Vários Sentidos do Conceito de Imitação.,
Profa. Dra. Lia Vera Tomás. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: imitação; ópera francesa; Inglaterra; século XVIII.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Estética Músical. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Filosofia da Música.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música

2012 - 2014

Instituto de Artes da UNESP
Título: O conceito de imitação na ópera francesa do século XVIII.,Ano de Obtenção: 2014
Profa. Dra. Lia Vera Tomás.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: imitação; ópera francesa; século XVIII.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Estética Músical.

Graduação em andamento em Curso de Letras

2011 - Atual

Universidade de São Paulo

Graduação em Bacharelado em Composição e Regência

2005 - 2010

Instituto de Artes - UNESP

Curso técnico/profissionalizante

2011 - 2013

Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí

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Formação complementar

2015 - 2015

História da Filosofia Moderna (A Linguística das Luzes). (Carga horária: 120h). , Programa de Pós-Graduação em Filosofia FFLCH-USP, FFLCH-USP, Brasil.

2015 - 2015

Estética (Cotejo de obras e textos de artistas modernos). (Carga horária: 120h). , Programa de Pós-Graduação em Filosofia FFLCH-USP, FFLCH-USP, Brasil.

2015 - 2015

Estética (Figuras do Romance Filosófico no Século XVIII). (Carga horária: 120h). , Programa de Pós-Graduação em Filosofia FFLCH-USP, FFLCH-USP, Brasil.

2015 - 2015

Estágio Docência em Estética Musical. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

Hermenêutica da Estética Musical. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2013 - 2013

Estágio Docência em História da Música II. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2012

Antes do Moderno: Artes e Retóricas, do Século XVI ao XVIII. (Carga horária: 120h). , Instituto de Estudos Brasileiros, IEB, Brasil.

2001 - 2003

Língua e Cultura Alemãs. (Carga horária: 60h). , Instituto Goethe São Paulo, GOETHE, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

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Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Estética Músical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teorias Imitativas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Retórica Musical e Teoria dos Afetos.

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Organização de eventos

TOMAS, L. V. ; LOPES, R. ; NASCIMENTO, J. P. ; CASTRO, T. L. . IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música - Fronteiras da Música: Filosofia, Estética, História e Pollítica. 2015. (Outro).

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Participação em eventos

IV Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM.Teorias Imitativas em Música: França e Inglaterra no Século XVIII. 2016. (Simpósio).

IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música - Fronteiras da Música: Filosofia, Estética, História e Política.A Ópera Francesa do Século XVIII em Grandval, Bollioud-Mermet e Blainville. 2015. (Encontro).

Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP 2015 - Edição Internacional. A Ópera Francesa do Século XVIII e sua Relação com o Conceito de Mímesis da Literatura e do Teatro. 2015. (Congresso).

O Trágico, o Sublime e a Melancolia - 12º Congresso Internacional de Estética/Brasil. O Caráter Nacional do Absolutismo Francês: a Opera Seria entre os Séculos XVII e XVIII e sua Relação com a Corte de Luís XIV. 2015. (Congresso).

VII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII - Música e Memória.Memória e Identidade na Ópera Francesa dos Séculos XVII e XVIII. 2015. (Encontro).

11° Congresso Internacional de Estética ? Brasil: Gosto, Interpretação e Crítica.. Chabanon, D. Webb e a teoria da imitação em Música. 2013. (Congresso).

I Encontro de Pós-Graduação em Filosofia - USP.Mímesis: a tragédia na Poética de Aristóteles e na ópera francesa do século XVIII.. 2013. (Encontro).

I Seminário de Estética e Crítica de Arte.Século XVIII francês: ópera e Poética de Aristóteles ? tragédia e mímesis. 2013. (Seminário).

I Simpósio de Estética e Filosofia da Música - SEFiM.Ópera francesa: a tragédia lírica, a dança, "querelle des bouffons" e Iluminismo. 2013. (Simpósio).

IV Semana de Música Antiga da UFMG: Bizzarie Alegórica.Ópera francesa, ?querelle des Bouffons? e Iluminismo. 2013. (Outra).

Jornada de Pesquisa 2013 ? Programa de Pós-Graduação - UNESP.Mersenne e Descartes nas teorias musicais francesas do século XVII. 2013. (Outra).

V Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII.Teorias francesas do século XVII: números e paixões ? pensamentos de Platão, Mersenne e Descartes. 2013. (Encontro).

III Encontro Internacional de Performance Histórica e Encontro de Flauta Doce do Conservatório de Tatuí.A Música na França do Século XVIII e o Caractère. 2012. (Encontro).

II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - II SIMPOM.A Ideia de Caractère na Música Francesa do Século XVIII. 2012. (Simpósio).

IV Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII.O Caractère na Música Francesa do Século XVIII. 2012. (Encontro).

V Simpósio de Estudos Clássicos da Universidade de São Paulo - Épica Antiga. 2012. (Simpósio).

3° Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séc. XVI, XVII, XVIII Música e Teatro. 2011. (Encontro).

Harpsichord Masterclass given by Ricardo Barros.Performance histórica ao Cravo. 2011. (Outra).

17° Congresso ANPPOM. 2007. (Congresso).

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Comissão julgadora das bancas

Lia Vera Tomás

TOMÁS, L.; NOGUEIRA, Marcos Pupo; VIDEIRA JUNIOR, M. R.. O conceito de imitação no Século XVIII francês. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lia Vera Tomás

TOMÁS, L.; CAZNÓK, Yara; NOGUEIRA, Marcos Pupo. O conceito de imitação na música francesa do século XVIII. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Foi orientado por

Liliane Pereira de Souza

Projeto Integrado Multidisciplinar - Fundamentos e Importância da Logística; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Logística) - Faculdade Mato Grosso do Sul; Orientador: Liliane Pereira de Souza;

Karen Regina Lemos

Monitoria de Clínica Médica de Grandes Animais; 1999; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade de Alfenas; Orientador: Karen Regina Lemos;

Celina Maria Henrique

Produção de embalagens biodegradáveis a partir de amido de mandioca; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Celina Maria Henrique;

Lia Vera Tomás

O conceito de imitação no Século XVIII francês; 2014; Dissertação (Mestrado em Música (São Paulo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lia Vera Tomás;

Lia Vera Tomás

O conceito de imitação na ópera inglesa do século XVIII e outras reflexões sobre a música; 2019; Tese (Doutorado em Música (São Paulo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lia Vera Tomás;

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Produções bibliográficas

  • LOPES, R. . O Conceito de Imitação na Ópera Francesa do Século XVIII. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. 254p .

  • LOPES, R. . Uma Estética do Gosto: a ópera francesa do Século XVIII Grandval, Bollioud-Mermet e Blainville. In: Profa. Dra. Lia Tomás. (Org.). Fronteiras da Música: filosofia, estética, história e política. 1ed.São Paulo: ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, v. 6, p. 371-385.

  • LOPES, R. . Teorias Imitativas em Música: França e Inglaterra no Século XVIII.. In: IV SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV SIMPOM (2016). Rio de Janeiro: Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2016. v. 4. p. 1046-1055.

  • LOPES, R. . Mersenne e Descartes nas Teorias Musicais Francesas do Século XVII. In: II Jornada de Pesquisa Unesp - Pós-graduação mestrado e doutorado, 2014, São Paulo. II Jornada de Pesquisa Instituo de Artes - UNESP - ANAIS 2013. São Paulo: Anais - Instituto de Artes - UNESP, 2013. p. 398-406.

  • LOPES, R. . Ópera Francesa: 'Querelles des Boufons' e Iluminismo. In: IV Semana de Música Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais - Bizzarie Alegórica, 2014, Belo Horizonte. Anais da IV Semana de Música Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais - Bizzarie Alegórica. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas: Escola de Música, 2013. v. 1. p. 94-100.

  • LOPES, R. . Ópera francesa: a tragédia lírica, a dança, 'querelle des bouffons' e Iluminismo. In: I Simpósio de Estética e Filosofia da Música - SEFiM, 2013, Porto Alegre. Simpósio de Estética e Filosofia da Música SEFiM/UFRGS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Música (recurso eletrônico), 2013. v. 01. p. 468-479.

  • LOPES, R. . A Ideia de Caractère na Música Francesa do Século XVIII. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II SIMPOM. Rio de Janeiro: Luiz Costa-Lima Neto, 2012. v. 2. p. 1321-1328.

  • LOPES, R. . Teorias Imitativas na Antiguidade Clássica e no Século XVIII Francês: suas Relações na Ópera. In: II Simpósio de Estética e Filosofia da Música (SEFiM - UFRGS) - Música, Filosofia e Bildung, 2016, Porto Alegre - RS. Anais do SEFiM - Simpósio de Estética e Filosofia da Música. Porto Alegre - RS: II Simpósio de Estética e Filosofia da Música (SEFiM - UFRGS) - Música, Filosofia e Bildung, 2016. v. 2. p. 259-261.

  • LOPES, R. . Teorias Imitativas na Antiguidade Clássica e no Século XVIII Francês: suas Relações na Ópera. In: II Simpósio de Estética e Filosofia da Música (SEFiM - UFRGS) - Música, Filosofia e Bildung, 2016, Porto Alegre - RS. Simpósio de Estética e Filosofia da Música (SEFiM - UFRGS) - Música, Filosofia e Bildung. Porto Alegre - RS: Marcavisual, 2016. v. 2. p. 259-261.

  • LOPES, R. . Teorias Imitativas em Música: França e Inglaterra no Século XVIII. In: IV SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2016, Rio de Janeiro. Programação e Caderno de Resumos IV SIMPOM. Rio de Janeiro: Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2016. v. 4. p. 85-86.

  • LOPES, R. . Uma Estética do Gosto: A Ópera Francesa do Século XVIII em Grandval, Bollioud-Mermet e Blainville. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música - Fronteiras da música: Filosofia, Estética, História e Política, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: Instituto de Artes da UNESP, 2015. v. 1. p. 19-19.

  • LOPES, R. . O Caráter Nacional do Absolutismo Francês: a Opera Seria entre os Séculos XVII e XVIII e sua Relação com a Corte de Luís XIV. In: O Trágico, o Sublime e a Melancolia - 12º Congresso Internacional de Estética/Brasil, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. v. 1. p. 84-84.

  • LOPES, R. . A Ideia de Caractère na Música Francesa do Século XVIII. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. Programação e Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Luiz Costa-Lima Neto, 2012. v. II. p. 98-99.

  • LOPES, R. . O Caractère na Música Francesa do Século XVIII. In: IV Encontro de Pesquisadores de Poética Musical do séculos XVI, XVII e XVIII, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos do IV Encontro de Pesquisadores de Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII, 2012.

  • LOPES, R. . Teorias musicais francesas do século XVII: números e paixões - pensamentos de Platão, Mersenne e Descartes. Revista Musica , 2014.

  • LOPES, R. . Teorias Imitativas em Música: França e Inglaterra no Século XVIII. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . Teorias Imitativas na Antiguidade Clássica e no Século XVIII Francês: Suas Relações na Ópera. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . Chabanon, D. Webb e a teoria da imitação em Música. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . Século XVIII francês: ópera e Poética de Aristóteles ? tragédia e mímesis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . Teorias francesas do século XVII: números e paixões ? pensamentos de Platão, Mersenne e Descartes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . Mímesis: a tragédia na Poética de Aristóteles e na ópera francesa do século XVIII.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . Ópera francesa, ?querelle des Bouffons? e Iluminismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . Ópera francesa: a tragédia lírica, a dança, ?querelle des Bouffons? e Iluminismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . Mersenne e Descartes nas teorias musicais francesas do século XVII. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . A Ideia de Caractère na Música Francesa do Século XVIII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . O Caractère na Música Francesa do Século XVIII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, R. . A Música na França do Século XVIII e o Caractère. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

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Outras produções

LOPES, R. ; CHENTA, R. . Entrevista com Rodrigo Lopes. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, R. ; DAMBROSIO, O. . Rodrigo Lopes [Entrevista 2498] podcast UNESP. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, R. ; PIVA, F. . Historiografia da música nos séculos XVII-XVIII.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LOPES, R. . Teoria dos Afetos - formação de estilos e caráter na música e nas artes. 2011. (Palestra).

LOPES, R. ; HANF, G. T. ; SANTOS JR., J. O. B. . I Semana Música de Câmara e Prática de Conjunto 2013. 2013. Interpretação.

LOPES, R. ; SANTOS JR., J. O. B. ; HANF, G. T. . II Semana Música de Câmara e Prática de Conjunto 2013. 2013. Interpretação.

LOPES, R. ; SOARES, Karina B.A. . II Semana Música de Câmara e Prática de Conjunto 2011. 2011. Interpretação.

LOPES, R. . Recital de Alunos da Área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí. 2011. Interpretação.

LOPES, R. ; LUNA, E. F. ; SILVA, P. A. L. ; CAMPOS, C. R. . Oferenda Musical II Intercâmbio Conservatório de Tatuí/EMESP III Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí. 2011. Interpretação.

LOPES, R. . Recital dos Alunos da Área de Performance Histórica Curso de Flauta Doce e Cravo. 2011. Interpretação.

LOPES, R. ; Rafael Braga . Coro de Câmara da UNESP. 2008. Interpretação.

LOPES, R. ; Rafael Braga . Coro de Câmara da UNESP. 2007. Interpretação.

LOPES, R. ; GABRIEL, V. . Coro de Câmara da UNESP. 2006. Interpretação.

LOPES, R. ; Marina Garuffi . La Clemenza di Tito. 2005. Interpretação.

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Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2014

    DE MUSICA: Laboratório de Estudos em Estética Musical e Filosofia da Música, Descrição: Descrição: O projeto tem por objetivo implantar um laboratório de estudos na área de Estética e Filosofia da Música, intitulado DE MUSICA Laboratório de Estudos em Estética Musical e Filosofia da Música, cuja primeira realização é fazer um levantamento bibliográfico de obras já traduzidas em português que contemplem as áreas acima citadas, selecionar passagens e/ou excertos de obras filosóficas já traduzidas em português no qual a temática seja a música, organizar índices temáticos e cronológicos do material levantado e construir site permanente e sediado nos provedores da UNESP no qual toda a pesquisa realizada pelos responsáveis do projeto poderá ser consultado on-line e com acesso livre e irrestrito. (Projeto nº 478730/2011-0 - Edital Universal 2011 CNPq). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Lopes - Integrante / Mario Videira - Integrante / Leonardo Adriano Viegas Aldrovandi - Integrante / Marcos Mesquita - Integrante / Victor de Moura Lacerda - Integrante / Andrei Ivanov - Integrante / Fabricia Piva - Integrante / João Gabriel Rizek - Integrante / Glaucio Zangheri - Integrante / Philippe Curimbaba Freitas - Integrante / Frank Michael Carlos Kuehn - Integrante / André Bergamaschi Kuratomi - Integrante / Lia Vera Tomás - Coordenador / Mônica Regina Augusto. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

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Experiência profissional