Walter Maurício Costa de Miranda

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e em Ciências Navais pela Escola Naval (1983). Diplomado nos MBA em Gestão Internacional - COPPEAD - UFRJ (2003 e 2007). Possuí os títulos, segundo o Sistema de Ensino Naval (Lei n. 11.279), de mestre e doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval - EGN 2007. É professor da Escola de Guerra Naval desde 2010, atuando principalmente em temas referentes ao Atlântico Sul e Forças Armadas na Segurança Pública. Editor Executivo da Revista da Escola de Guerra Naval classificada pelo Sistema QUALIS. Mestre pelo Programa Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos, da Defesa e da Segurança com a dissertação " A última fronteira? O emprego das Forças Armadas na Segurança Pública: O caso da operação de garantia da lei e da ordem no Complexo da Maré de 2014 a 2015". Doutorando (setembro de 2019) pelo Programa Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos, da Defesa e da Segurança.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Navais

2007 - 2007

Escola de Guerra Naval
Título: RELACIONAMENTO ENTRE O PODER POLÍTICO E OS MILITARES, COM ÊNFASE NA ANÁLISE POLÍTICO-ORÇAMENTÁRIA PÓS-GUERRA FRIA
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Marin Rodrigues
Palavras-chave: .Relacionamento Congresso x Forças Armadas; Orçamento Forças Armadas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Mestrado em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança

2017 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: A ÚLTIMA FRONTEIRA? O EMPREGO DAS FORÇAS ARMADAS NA SEGURANÇA PÚBLICA: O caso da operação de garantia da lei e da ordem no Complexo da Maré de abril de 2014 a junho de 2015.,Ano de Obtenção: 2019
Prof. Dr. Thiago Moreira de Souza Rodrigues.Palavras-chave: Segurança Pública; Forças Armadas; Tipificação de Conflito Urbano; Operação de Garantia da Lei e da Ordem; Complexo da Maré.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo / Especialidade: Estudos do Poder Local. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Graduação em Ciências Sociais

2003 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

MBA em Gestão Internacional. (Carga Horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Título: O relacionamento do sistema político com os miliatres com base no orçamento militar. , Orientador: Cláudio Marin Rodrigues. , Palavras-chave: Orçamento Forças Armadas; relacionamento civil x militar.

2003 - 2003

MBA em MBA em Gestão Internacional. (Carga Horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Conflitos e Coalizões Políticas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise Institucional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário sobre Periódicos Científicos, Bibliotecas Digitais e Repósitórios Institucional da Marinha do Brasi.Revista da Escola de Guerra Naval: criação e experiência na editoração eletrônica. 2018. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gabriel Passetti

RODRIGUES, Thiago;Passetti, Gabriel. O emprego das Forças Armadas na segurança pública: o caso das operações de Garantia da Lei e da Ordem no Complexo da Maré de 2014 a 2015. A última fronteira?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Thiago Moreira de Souza Rodrigues

RODRIGUES, T. M. S.; KALIL, M.; MACIEL, T. M.. ?A ÚLTIMA FRONTEIRA? O EMPREGO DAS FORÇAS ARMADAS NA SEGURANÇA PÚBLICA: O CASO DA OPERAÇÃO DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEM NO COMPLEXO DA MARÉ DE 2014 A 2015.?. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Tadeu Morato Maciel

RODRIGUES, T. M. S.; KALIL, M.;MACIEL, T. M.. A última fronteira? o emprego das forças armadas na segurança pública: o caso da operação de garantia da lei e da ordem no Complexo da Maré de 2014 a 2015. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

MARCUS VINICIUS BARROS DE ANDRADE MONTEIRO

O emprego do poder militar contra o terrorismo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores) - Escola de Guerra Naval; Orientador: Walter Maurício Costa de Miranda;

FERNANDO ANTONIO REZENDE BRITO

PIRATARIA E ROUBO ARMADO NO GOLFO DE ÁDEN E NO GOLFO DA GUINÉ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores) - Escola de Guerra Naval; Orientador: Walter Maurício Costa de Miranda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valter Duarte Ferreira Filho

Relacionamento entre o sistema político e os militares com ênfase no quadro político orçamentário; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais da UERJ; Orientador: Valter Duarte Ferreira Filho;

Thiago Moreira de Souza Rodrigues

OPERAÇÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEM: O CASO DAS OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO NO COMPLEXO DA MARÉ DE 2014 A 2015; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Thiago Moreira de Souza Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MIRANDA, W. M. C. de . Revista da EGN: criação e experiência na editoração eletrônica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MIRANDA, W. M. C. de . QUAL A TIPIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA URBANA BRASILEIRA, EM ESPECIAL NO RIO DE JANEIRO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, W. M. C. de . QUAL A TIPIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA URBANA BRASILEIRA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, W. M. C. de . Interesses Estratégicos do Brasil no Atlântico Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, W. M. C. de . Avaliação Estratégica do Atlântico Sul: sob os Enfoques Geopolítico e Naval. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, W. M. C. de . O Atlântico Sul sob o enfoque naval. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MIRANDA, W. M. C. de . REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVAL VOL 24 N2. 2018. (Editoração/Periódico).

MIRANDA, W. M. C. de . REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVAL VOL 24 N3. 2018. (Editoração/Periódico).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Guerra Naval. , Avenida Pasteur nr 213, Botafogo, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25469105

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Escola de Guerra Naval

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.