Bruna Aparecida Gonçalves

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2014), aprimoramento profissional em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde - Secretaria de Estado da Saúde/SP (2017) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é doutoranda em Saúde Coletiva pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Estudo Teoria Sociológica do Laboratório de Saúde Mental Coletiva (LASAMEC) da FSP-USP e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde, Interseccionalidade e Marcadores Sociais da Diferença (SIMAS) da FMUSP. Tem experiência na área de Ciências Sociais e Saúde Coletiva.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Medicina (Medicina Preventiva)

2020 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Hesitação à vacina e a pandemia de COVID-19: estudo sobre controvérsias entre atores sociais no contexto pandêmico,
Marcia Thereza Couto Falcão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Saúde Pública

2017 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: A controvérsia em torno do zika vírus e o direito ao aborto,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Fabiola Zioni
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Aperfeiçoamento em Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva

2016 - 2017

Instituto de Saúde, ISaúde
Título: Oficinas de Saúde Mental para profissionais de Atenção Básica no município de Franco da Rocha: resultados de uma avaliação. Ano de finalização: 2017
Orientador: Lígia R. Pupo, Maria Beatriz de M. Matias, Maria de L. Salum
Bolsista do(a): Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, SES/SP, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais

2010 - 2014

Universidade Federal de São Paulo
Título: O processo de reconhecimento do uso ritual da ayahuasca como patrimônio imaterial da cultura brasileira
Orientador: Lílian Maria Pinto Sales
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Treinamento EndNote Basic. (Carga horária: 4h). , Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, CIR/FSP/USP, Brasil.

2016 - 2016

Oficina EVIPNet - Rede para Políticas Informadas por Evidências. (Carga horária: 16h). , Instituto de Saúde, ISaúde, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A controvérsia em torno do zika vírus e o direito ao aborto. 2019. (Congresso).

Aborto, Direitos Humanos e Saúde Pública. 2017. (Seminário).

Contracepção feminina na cidade de São Paulo: estimativas, permanência e novos desafios. 2016. (Seminário).

Panorama da Contracepção de Emergência no Brasil até 2015, reflexões e perspectivas. 2016. (Seminário).

Resistir com Arte - Mulheres e Fotografia. 2016. (Encontro).

XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. 2016. (Congresso).

V Semana de Ciências Sociais da Unifesp - Centro e Periferia: Política, Território, Educação. 2012. (Encontro).

ABONG 20 anos: organizações em defesa de direitos e bens comuns. 2011. (Seminário).

I Ciclo de Debates Universidade e Política no Brasil. 2011. (Seminário).

III Colóquio de Humanas. 2011. (Seminário).

IV Semana de Ciências Sociais da Unifesp - 140 anos da Comuna de Paris. 2011. (Encontro).

V SOFIA - Semana de Orientação Filosófica Internacional e Acadêmica. 2011. (Encontro).

XII Congresso Paulista de Saúde Pública. A produção científica paulista sobre o tema Aids no âmbito da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO): um estudo descritivo dos congressos brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Sáude, 1995-2007. 2011. (Congresso).

XII Congresso Paulista de Saúde Pública. Idosos e Aids: uma análise da produção científica nos congressos nacionais do campo da Saúde Coletiva e os desafios para o enfrentamento da invisibilidade no SUS. 2011. (Congresso).

III Semana de Ciências Sociais da Unifesp. 2010. (Encontro).

O recurso à ficção e pesquisa etnográfica. 2010. (Outra).

Semana da Arte Africana: Cinema, Fotografia e Cultura Imaterial. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Danielle Maria da Silva; Ginmayma Faedo dos Santos

BARAGATTI, D. Y.;GONÇALVES, B. A.. Grupo de Educação em Saúde no cuidado ao paciente com Diabetes Mellitus na Atenção Primária. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Atenção Primária) - Prefeitura Municipal de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cynthia Andersen Sarti

ZIONI, F.;SARTI, C. A.; REIS, A. O. A.. A controvérsia em torno do direito ao aborto e o vírus Zika. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Marcia Thereza Couto Falcão

COUTO, MARCIA THEREZA; Zioni, F.; FERREIRA, J. D.; ANDRE, L. M.. A controvérsia em torno do Zika virus e o direito ao aborto. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Evaneide Alves Carneiro

Funções e Aplicações; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Escola Estadual Coronel Tonico Franco; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria de Lima Salum e Morais

Implementação de ações de saúde menal em Franco da Rocha; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde; Orientador: Maria de Lima Salum e Morais;

Renato Barboza

Temas Emergentes em Ciências Sociais e Saúde: DST/AIDS e Terceiro Setor; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Instituto de Saúde - SES/SP, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Orientador: Renato Barboza;

Marcia Thereza Couto Falcão

Hesitação à vacina e a pandemia de COVID-19: estudo sobre controvérsias entre atores sociais no contexto pandêmico; Início: 2020; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GONÇALVES, B. A. . Gestantes com zika vírus sofrem com falta de informações. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Saúde Mental e Atenção Básica: uma experiência de intervenção sociológica, Descrição: Trata-se de um projeto voltado para a compreensão das dificuldades ligadas à prática da saúde mental no nível da Atenção Básica; enfoca, de maneira mais específica, o problema da tensão que se coloca, para agentes comunitários de saúde e profissionais de nível superior da ESF, no sentido da realização dos objetivos preconizados pela política de Saúde Mental, inspirada nas propostas de Reforma Psiquiátrica, e as condições de formação e condicionantes institucionais vividas por eles. O projeto tem como base teórica a Sociologia da Experiência de Dubet e a metodologia da Intervenção Sociológica de Touraine.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Aparecida Gonçalves - Integrante / Fabiola Zioni - Coordenador / Talita Gomes - Integrante / Fábio Aparecido Jesus da Silva - Integrante / Renata Bombine Pimentel - Integrante / Maria Fernanda de Albuquerque Pereira Barcellos de Oliveira - Integrante / Francisca Lúcia da Silva Salomão - Integrante / Lou Muniz Atem - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Avaliação de oficinas de formação profissional voltadas ao desenvolvimento de ações educativas em grupos no município de Franco da Rocha, São Paulo., Descrição: Realização de intervenções junto à equipe de profissionais de saúde do município de Franco da Rocha com o intuito de contribuir para a formação profissional na Atenção Básica. Após esta etapa, avaliação da percepção desses profissionais em relação às oficinas realizadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Aparecida Gonçalves - Integrante / Sonia Isoyama Venancio - Coordenador / Ligia Rivero Pupo - Integrante / Maria Beatriz de Miranda Matias - Integrante / Maria de Lima Salum e Morais - Integrante / Cibele Monteiro Macedo - Integrante / Cinira Fiuza - Integrante / Gabriela Barros da Silva - Integrante / Karina Sobral de Melo - Integrante / Penelope Baldassin da Rocha - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Controvérsias públicas: Instituições Religiosas, Ciência e Direitos, Descrição: Este projeto se propõe a mapear uma controvérsia pública emergente: o embate em torno do processo de reconhecimento do uso ritual da ayahuasca enquanto patrimônio cultural imaterial brasileiro. Identificar os atores religiosos, da ciência e dos direitos envolvidos e os argumentos em circulação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruna Aparecida Gonçalves - Integrante / Lilian Maria Pinto Sales - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    A população idosa e as DST/Aids no Brasil: (in)visibilidades da agenda programática e da pesquisa no campo da Saúde Coletiva, Descrição: Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo exploratório, desenvolvido com base na análise documental da produção científica apresentada pelas instituições (secretárias de saúde, serviços de saúde, OSC e Universidades) e publicadas nos anais dos Congressos Brasileiros de saúde coletiva e de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, promovidos pela ABRASCO, e pelo Ministério da Saúde no período entre 1995 e 2012. Objetivo geral: analisar a produção científica brasileira sobre o tema idosos e DST/Aids no campo da Saúde Coletiva no período entre 1995 e 2012, com vistas à subsidiar a implementação de políticas e práticas de saúde no Sistema Único de Saúde. Objetivos específicos: 1- Analisar a produção científica sobre o tema DST/Aids e idosos apresentada nos Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO (1995 ? 2011) e nos Congressos Brasileiros de Prevenção às DST/Aids e Hepatites Virais promovidos pelo Ministério da Saúde (2010 ? 2012), segundo a sua inserção no campo da Saúde Coletiva. 2- Identificar e analisar a distribuição geográfica e institucional dos trabalhos selecionados. 3- Descrever e analisar as metodologias adotadas pelas instituições no desenvolvimento dos relatos de experiência e dos projetos de pesquisa voltados aos idosos. 4- Identificar, classificar e analisar os objetos, as práticas de saúde e as tecnologias adotadas pelas instituições na implementação das ações de prevenção primária e secundária às DST/Aids entre os idosos. 5- Analisar cenários e tendências da produção científica sobre o binômio DST/Aids e idosos veiculados nos congressos selecionados no lócus da ABRASCO e do Ministério da Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Bruna Aparecida Gonçalves - Integrante / Renato Barboza - Coordenador / Conceição Aparecida Santana Silva - Integrante.

  • 2011 - 2013

    A Produção Científica dos Temas Emergentes AIDS e Terceiro Setor no Campo das Ciências Sociais e Saúde na ABRASCO, Descrição: Analisar a produção científica sobre os temas emergentes "Aids" e "Terceiro Setor" dos Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO(1995 2011), segundo sua inserção no campo da Saúde Coletiva... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Bruna Aparecida Gonçalves - Integrante / Renato Barboza - Coordenador / Áurea Maria Zöllner Ianni - Integrante / Olga Sofia Fabergé Alves - Integrante / Conceição Aparecida Santana Silva - Integrante / Ane Talita da Silva Rocha - Integrante / Sabrina Daniela Lopes Viana - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Avaliação dos Projetos de Organizações Comunitárias para Prevenção às DST/Aids executados por Organizações da Sociedade Civil no Estado de São Paulo, 2000 a 2010, Descrição: Análise dos projetos coordenados por Organizações da Sociedade Civil, financiados pelo Programa Estadual DST/Aids - SES/SP, no período de 2000 a 2010, quanto à população-alvo, região geográfica, estratégias/tecnologias de prevenção, recursos financeiros alocados, insumos de prevenção dispensados e alternativas de sustentabilidade identificadas pelas OSC... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruna Aparecida Gonçalves - Integrante / Renato Barboza - Coordenador / Conceição Aparecida Santana Silva - Integrante / Ane Talita da Silva Rocha - Integrante / Vilma Cervantes - Integrante / Valéria Nanci Silva - Integrante / Jean Carlos de Oliveira Dantas - Integrante / Sonia Pizarro - Integrante., Financiador(es): Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Instituto de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Questões Contemporâneas nas Ciências Sociais em Saúde: o estudo de temas emergentes nos Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ABRASCO 1995-2011., Descrição: Recuperar a trajetória dos Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/ABRASCO, 1995-2011 e analisar a sua produção científica segundo temas emergentes (Marsiglia et all, 2003) com vistas à identificar tendências no campo da Saúde Coletiva... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Bruna Aparecida Gonçalves - Integrante / Renato Barboza - Integrante / Áurea Maria Zöllner Ianni - Coordenador / Olga Sofia Fabergé Alves - Integrante / Conceição Aparecida Santana Silva - Integrante / Ane Talita da Silva Rocha - Integrante / Sabrina Daniela Lopes Viana - Integrante / Renan Torres - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2015

Secretaría de Estado da Saúde

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Oficial de Saúde, Carga horária: 30

Outras informações:
Oficial de Saúde na Ouvidoria Central da Secretaria de Estado da Saúde - SES/SP. Atuou no Núcleo de Atendimento ao cidadão, realizando as atividades de atendimento presencial e telefônico ao usuário do Sistema Único de Saúde ? SUS, acolhimento e direcionamento das manifestações registradas no Sistema Ouvidor SUS, tratamento de manifestações originárias do Núcleo de Atendimento da Casa Civil (NAC) e de outros serviços/canais de comunicação governamentais.

2016 - 2017

Instituto de Saúde, ISaúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aprimoranda em Saúde Coletiva, Carga horária: 40

2011 - 2013

Instituto de Saúde, ISaúde

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em pesquisa, Carga horária: 20

2013 - 2014

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente do Programa de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva (Saúde Coletiva) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

2017 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente do Programa de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Discente de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).