Carla Pereira Rocha

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2012) e graduação em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (2007). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional. Foi membro do grupo de pesquisa Laboratório Urbano entre 2008 e 2010, onde colaborou com a Cronologia do Pensamento Urbanístico, site que investiga e reúne informações a respeito da circulação de ideias no campo do Urbanismo, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2005 - 2012

Universidade Federal da Bahia
Título: CIDADE DE GENTE: Um caminhar possível.
Orientador: Elyane Lins Corrêa e Ana Carolina de Souza Bierrenbach

Graduação em Urbanismo

2003 - 2007

Universidade do Estado da Bahia
Título: A CIDADE DO MEDO: Um estudo de caso sobre a formação de "condomínios fechados" na área da Pituba, Salvador - BA
Orientador: Drª Liliane Ferreira Mariano da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Gestão de Projetos Urbanos. (Carga horária: 24h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2015 - 2015

Projetos em Mobilidade Urbana. (Carga horária: 10h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2013 - 2014

Reabilitação Urbana com foco em Áreas Centrais. (Carga horária: 28h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2013 - 2014

Diretrizes para o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM). (Carga horária: 32h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2013 - 2013

Salvador: da escarpa da falha ao avanço sobre a planície litorânea.. (Carga horária: 10h). , Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, IGHB, Brasil.

2006 - 2006

AutoCAD 2D. (Carga horária: 30h). , TORCH Engenharia e Computação Gráfica Ltda, TORCH, Brasil.

2002 - 2002

Office 1. (Carga horária: 62h). , Real & Dados - Centro de qualificação profissional em Informática, REAL & DADOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

?De olho no futuro: como estará Salvador daqui a 25 anos??. 2013. (Seminário).

REATECH ? Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. 2012. (Feira).

XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa e X Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Cronologia do Urbanismo - Anos 90. 2009. (Seminário).

3º Seminário de Paisagismo Sul-Americano: Paisagens Culturais: múltiplos espaços, temporalidades e cotidianos.A Paisagem do Medo: um estudo sobre o bairro da Pituba - Salvador - BA. 2008. (Seminário).

"Como devolver a cidade às pesoas" por Jan Gehl. 2007. (Outra).

IV Semana de Urbanismo: Plano Diretor Em Questão.A Cidade do Medo: Um estudo de caso sobre a formação de "condomínios fechados" na área da Pituba - Salvador - Bahia. 2007. (Outra).

II Semana de Urbanismo - UNEB. 2006. (Outra).

VI ECOART - Voluntariado e Sustentabilidade. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Alberto da Costa Gomes

GOMES, C. A. C.; MARIANO, Liliane; Fernandes, Rosali B.. A cidade do Medo. Um estudo de caso sobre a formação de condomínios fechados na área da Pituba - Salvador - Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.

Guivaldo D´Alexandria Baptista

BAPTISTA, G. D. A.; CARVALHO, E. T.; FREAZZA, F.. Cidade Gente-Um Caminhar Possível. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Liliane Ferreira Mariano da Silva

GOMES, C. A. C.;SILVA, L. F. M.; FERNANDES, D. R. B.. A cidade do Medo: um estudo de caso sobre a formação de condomínios no bairro da Pituba-SAlvador Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.

Rosali Braga Fernandes

FERNANDES, Rosali Braga. A cidade do medo: um estudo de caso sobre a formação de condomínios fechados no bairro da Pituba - Salvador - Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Liliane Ferreira Mariano da Silva

A cidade do medo: um estudo de caso sobre a formação de condomínos fechados no bairro da Pituba - Salvador-BA; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Liliane Ferreira Mariano da Silva;

Paola Berenstein Jacques

Cronologia do Urbanismo: década de 1990; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura da UFBA, UFBA - PIBIC; Orientador: Paola Berenstein Jacques;

Elyane Lins Corrêa

Cidade de Gente - um caminhar possivel; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Elyane Lins Corrêa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA, C. P. ; MARIANO DA SILVA, Liliane Ferreira . A PAISAGEM DO MEDO: UM ESTUDO DO BAIRRO DA PITUBA, SALVADOR, BA. In: TERRA, Carlos Gonçalves; ANDRADE, Rubens de. (Org.). COLEÇÃO PAISAGENS CULTURAIS. 1ed.Rio de Janeiro: EBA Publicações, 2008, v. 2, p. 67-72.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Cronologia do Pensamento Urbanístico, Descrição: A "Cronologia do Pensamento Urbanístico" consiste em um conjunto de dados que destacam os acontecimentos mais importantes no Brasil e no exterior durante o período de 1800 a 2000. A Cronologia tem como foco principal o Urbanismo e contempla o registro de: eventos, projetos, publicações e fatos relevantes. Cada dado registrado será complementado por textos explicativos, páginas na internet, referências bibliográficas, artigos, imagens, áudio ou vídeos, devendo ser alimentada continuamente em função do avanço historiográfico da área e das pesquisas específicas do grupo de pesquisa. O principal objetivo da Cronologia é estudar a questão do urbanismo de forma abrangente, através do estudo do debate teórico e das propostas práticas de intervenção. Para uma melhor compreensão da circulação de idéias e seu diálogo com os projetos urbanos, estamos realizando o site da Cronologia do Pensamento Urbanístico, que tem como objetivos: 1- possibilitar a compreensão da circulação de idéias urbanísticas, tanto no âmbito nacional quanto internacional. 2- fazer circular as idéias no Brasil, contribuindo assim para o fortalecimento do campo do Urbanismo no país. 3- tornar-se um portal para a divulgação de novas pesquisas, já que o site estará constantemente aberto a novas contribuições. Este trabalho visa permitir visualizar o "pensamento em rede" (as redes intelectuais - técnicas, artísticas e políticas- do pensamento sobre a cidade e o território), que os profissionais nacionais constroem, sincrônica e sistemicamente ao lado de seus colegas de outros países, o que do ponto de vista teórico-metodológico é a ambição mais relevante do projeto integrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Pereira Rocha - Integrante / Paola Berestein Jacques - Coordenador / Diego Mauro Muniz Ribeiro - Integrante / Ícaro Vilaça Nunesmaia Cerqueira - Integrante / Thais de Bhanthumchinda Portela - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Defensória Pública do Estado da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades Desenvolvidas: Realização de cadastros, vistorias, avaliações, estudos técnicos e projetos; coleta e análise dados documentais e de campo; prestação de informações técnicas sob a forma de pareceres, laudos e relatórios; participação de eventos externos e reuniões técnicas; assessoria técnica em comissões, grupos e equipes de trabalho e na contratação dos serviços relativos à área da Arquitetura; planejamento, acompanhamento, orientação e fiscalização de execução de projetos, obras e serviços técnicos.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapesb, Carga horária: 20