João Arthur dos Santos de Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (2016). Mestrado em Biotecnologia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Atualmente é aluno regular de Doutorado no Programa de Pós graduação em Biotecnologia Ambiental na Universidade Estadual de Maringá, atuando no laboratório de Biotecnologia Microbiana (LBIOMIC) no Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia molecular, com a linha de pesquisa Bioprospecção e Controle Biológico. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, microbiologia, isolamento de endófitos, bioprospecção de micro-organismos endofíticos, bioprospecção de metabólitos secundários de micro-organismos, controle biológico e genética de micro-organismos. Contato: joaoarthur_oliveira@hotmail.com

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Biotecnologia Ambiental

2018 - Atual

Universidade Estadual de Maringá
João Alencar Pamphile.

Mestrado em Biotecnologia Ambiental

2016 - 2018

Universidade Estadual de Maringá
Título: Fungos endofíticos foliares associados à Passiflora edulis flavicarpa Deg. e o controle biológico do fitopatógeno Colletotrichum sp. CNPUV38 em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.),Ano de Obtenção: 2018
João Alencar Pamphile.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Isolamento; Endófitos; Atividade protetora; Antracnose.

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena)

2012 - 2016

Universidade Estadual do Paraná
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

RNA de interferência: conceitos, funções e aplicações. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2017 - 2017

Métodos moleculares para identificação de fungos com importância alimentar. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2015 - 2015

Genética forense. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2015 - 2015

VIII Curso de Inverno de Genética. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2015 - 2015

Técnicas básicas de biologia molecular. (Carga horária: 28h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2015 - 2015

V Curso de Inverso de Biologia Celular e Molecular. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2015 - 2015

Genética e Biotecnologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.

2014 - 2014

Solos: aspectos químicos, físicos e biológicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.

2013 - 2013

Estudo da exploração de recursos naturais. (Carga horária: 20h). , Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.

2013 - 2013

Emblocamento de Organismos em Resina. (Carga horária: 8h). , Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.

2013 - 2013

Biologia de Campo: visita técnica base do Nupélia. (Carga horária: 8h). , UNESPAR/ campus de Paranavaí, UNESPAR, Brasil.

2012 - 2012

Bases Celulares e Moleculares com ênfase em Célula. (Carga horária: 4h). , Unespar- campus de Paranavaí, UNESPAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, J. A. S. ; ALBUQUERQUE, E. P. A. ; POLONIO, J. C. ; POLONIO, C. Z. F. ; POLLI, A. D. ; EMMER, A. ; DAQUILA, B. V. . "3° Simpósio de Biotecnologia Ambiental e V Encontro de graduandos e Pós Graduandos em Biotecnologia" (Processo nº 6796/2018. 2018. (Outro).

ROYER, M. R. ; OLIVEIRA, J. A. S. . II Encontro de Biologia e XXVI Semana de Ciências. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"3° Simpósio de Biotecnologia Ambiental e V Encontro de graduandos e Pós Graduandos em Biotecnologia" (Processo n 6796/2018. 2018. (Encontro).

II Simpósio de Biotecnologia Ambiental e IV Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos em Biotecnologia.Antagonismo de extratos brutos de metabólitos secundários de fungos endofíticos contra Colletotrichum sp.. 2017. (Seminário).

Produção Intelectual e Biotecnologia Ambiental. 2017. (Outra).

VI Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia.Avaliação da atividade antagonísta de fungo endofítico de Lonchocarpus cultratus (Vell.) contra os fitopatógenos Colletotrichum sp. e Alternaria alternata. 2017. (Simpósio).

Biotecnologia para a Amazônia/ Colagenase - um exemplo de desenvolvimento de um produto biológico farmacêutico no Brasil pela Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. 2016. (Outra).

Impactos da Biotecnologia no agronegócio. 2016. (Outra).

Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR.Implantação de cactáceas no Jardim Botânico da UNESPAR - campus de Paranavaí. 2015. (Encontro).

III Encontro de Ciências Biológicas e I Semana de Quimica.Caracterizando as folhas através do estudo da morfologia interna e filotaxia no pibid. 2015. (Encontro).

III Encontro de Ciências Biológicas e I Semana de Quimica.Desvendando o corpo humano: dissecando o olho bovino. 2015. (Encontro).

III Encontro de Ciências Biológicas e I Semana de Quimica.Conhecendo o laboratório escolar: vidrarias, equipamentos e normas de segurança. 2015. (Encontro).

III Encontro de Ciências Biológicas e I Semana de Quimica.Técnicas para o cultivo de cactáceas. 2015. (Encontro).

III Encontro de Ciências Biológicas e I Semana de Quimica.Pragas e doenças incidentes em cactáceas. 2015. (Encontro).

III Encontro de Ciências Biológicas e I Semana de Quimica.O estudo do ecossistema e seus processos: uma abordagem em aulas do pibid e estágio supervisionado na prática do ensino de biologia. 2015. (Encontro).

II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.Estudando o solo através do terrário. 2015. (Seminário).

II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.O PIBID e a formação docente de professores de ciências e biologia. 2015. (Seminário).

II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.A microscopia como modalidade didática para o ensino de biologia. 2015. (Seminário).

II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.Técnicas de coleta de materiais biológicos: exsicata. 2015. (Seminário).

II Seminário e IV Encontro do PIBID da UNESPAR.Investigando a chuva ácida através da experimentação. 2015. (Seminário).

VIII Curso de Inverno de Genética.O estudo do material genético e a prática docente de Biologia na educação básica. 2015. (Outra).

XV Encontro de Educação Ambiental.Metais pesados no ensino de química, uma abordagem para a educação ambiental. 2015. (Encontro).

XV Encontro de Educação Ambiental.Os jardins botânicos para a praxis pedagógica e a formação de conceitos sobre educação ambiental. 2015. (Encontro).

XV Encontro de Educação Ambiental.Reflexões sobre educação ambiental e o ecossistema para vida humana: o caso das avelhas. 2015. (Encontro).

II Encontro de Biologia e XXVI Semana de Ciências. 2014. (Encontro).

II Encontro de Iniciação a Docência e I Fórum de Licenciaturas.CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS ALIADA À EXPERIMENTAÇÃO NAS ATIVIDADES DO PIBID. 2014. (Encontro).

II Encontro de Iniciação a Docência e I Fórum de Licenciaturas.A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS PARA AS CIÊNCIAS NATURAIS. 2014. (Encontro).

II Encontro de Iniciação a Docência e I Fórum de Licenciaturas.CANHÃO DE LATAS, UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS SOBRE LEIS DE NEWTON NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Encontro).

II Encontro de Iniciação a Docência e I Fórum de Licenciaturas.COSIDERAÇÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE DO ESTUDO DA ÁGUA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II.. 2014. (Encontro).

II Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes.Atividades sobre Modelo Atômico e a Alfabetização Científica. 2014. (Seminário).

II Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes.Discutindo Acidentes Domésticos com Teatro de Fantoches. 2014. (Seminário).

I Seminário e III Encontro do PIBID Unespár: Entre Espaços e Saberes Escolares.TEATRO DE FANTOCHES, UMA FERRAMENTA PARA CARACTERIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTIFICOS SOBRE ACIDENTES DOMÉSTICOS. 2014. (Seminário).

I Seminário e III Encontro do PIBID Unespár: Entre Espaços e Saberes Escolares.DENGUE: QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA ABORDADA EM SALA DE AULA. 2014. (Seminário).

4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. 2013. (Outra).

I Encontro de Ciências Biológicas e XXV Semana de CIências.CARACTERIZANDO CONCEITOS CIENTÍFICOS ATRAVÉS DO ESTUDO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS NO PIBID. 2013. (Encontro).

II Encontro do PIBID/ UNESPAR.A EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA INTEGRANTE DO PROGRAMA PIBID. 2013. (Encontro).

I seminário Estadual PIBID do Paraná.Construção de Terrario. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elisa de Almeida Lucatti

ORLANDELLI, R. C.; POLONIO, J. C.;OLIVEIRA, J. A. S.. Uso de agentes antimicrobianos na produção de etanol: uma breve revisão. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Celson Pascoal Borges

GIGLIOLLI, A. S.; LAPENTA, A. S.;OLIVEIRA, J. A. S.. Avaliação do acervo de informações de teores de celulose, hemicelulose e lignina na biomassa do bagaço de cana-de-açúcar. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Computacao Grafica) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Vitor Rafael Oliveira Maia

POLONIO, J. C.; GOLIAS, H. C.;OLIVEIRA, J. A. S.. Fungos endofíticos como promotores de resistência a estresse hidríco e salino: o caso do Piriformospora indica. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Pâmella Araújo Balcaçar

POLONIO, J. C.; GOLIAS, H. C.;OLIVEIRA, J. A. S.. Mapemaneto tecnológico do patenteamento em bioinformática: um panorama dos depósitos no Brasil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Andrea Carla Caldas Bezerra

PAMPHILE, J. A.;OLIVEIRA, J. A. S.; DAQUILA, B. V.. Actinobactérias: agentes de biocontrole de namatoides em plantas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lívia Cristina Pronko Gouveia

PAMPHILE, J. A.; ORLANDELLI, R. C.;OLIVEIRA, J. A. S.. Uso potencial da proteína da familia Vip3A no controle de Spodoptera frugiperda J.E Smith (Lepdoptera: Noctuidae). 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos) - Universidade Estadual de Maringá.

OLIVEIRA, J. A. S.. 7 Encontro Anual de Iniciação Científica e 7 EAIC Júnior. 2018. Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helio Conte

PAMPHILE, J. A.Conte, Helio; KAVA, V. M.. Fungos endofíticos foliares associados à Passiflora edulis flavicarpa Deg. e o controle biológico do fitopatógeno Colletotrichum sp CNPUV38 em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). 2018. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Gibson Farias Bezerra

Controle da mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae): um desafio para o desenvolvimento da fruticultura na Amazônia; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: João Arthur dos Santos de Oliveira;

Laryssa Alves Borba

Relação entre estresse oxidativo e doenças neurogenerativas e o potencial neuroprotetor da cagaita (Eugenia dysenterica); 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: João Arthur dos Santos de Oliveira;

Gustavo Fernando da Silva

Atividade enzimática in vitro de bactérias endofíticas do gênero Pantoea sp; e Erwinia sp; associadas à Echeveria laui (Co-orientação); 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: João Arthur dos Santos de Oliveira;

Edinéia Bonin

Bactérias do gênero Bacillus spp; como inoculantes microbianos agrícolas para promoção e proteção de plantas: uma revisão (Co-orientação); 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: João Arthur dos Santos de Oliveira;

ANDRÉA SABAG DUARTE

FUNGOS ENDOFÍTICOS COMO FERRAMENTA BIOTECNOLÓGICA PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE MOSQUITOS VETORES DE DOENÇAS HUMANAS (Co-orientação); 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: João Arthur dos Santos de Oliveira;

Francielle Maria da Silva

APLICAÇÃO DE FUNGOS ENDOFÍTICOS COMO BIOINSETICIDA NO CONTROLE DO Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE): UMA BREVE REVISÃO (Co-orientação); 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: João Arthur dos Santos de Oliveira;

(Coorientador) Ana Paula Ferreira

Atividade antifúngica de edófitos do gênero Diaporthe sp; associados a Pachystachys lutea contra o fitopatógeno Sclerotinia sclerotiorum; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: João Arthur dos Santos de Oliveira;

(Coorientador) Natieli Jenifer Mateus

Detecção molecular do gene nifH em potenciais bactérias endofíticas isoladas de Mikania glomerata Spreng; (Asteraceae); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: João Arthur dos Santos de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marilene Mieko Yamamoto Pires

Cultivo in situ de cactaceae no jardim botânico da Unespar/campus Paranavaí; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí; (Orientador);

Marilene Mieko Yamamoto Pires

Cultivo in situ de Cactaceae no Jardim Botânico da UNESPAR/Paranavaí; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí; (Orientador);

Marilene Mieko Yamamoto Pires

Considerações sobre a interdisciplinaridade do estudo da água no ensino de Ciências; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí; Orientador: Marilene Mieko Yamamoto Pires;

Marilene Mieko Yamamoto Pires

Canhão de latas, uma ferramenta didática para contribuir no desenvolvimento dos conceitos sobre Leis de Newton no ensino fundamental; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí; Orientador: Marilene Mieko Yamamoto Pires;

Marilene Mieko Yamamoto Pires

Construção de Modelos atômicos aliada à experimentação nas atividades do PIBID; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná/Campus Paranavaí; Orientador: Marilene Mieko Yamamoto Pires;

Shalimar Calegari Zanatta

Considerações sobre a interdisciplinaridade do estudo água no ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Shalimar Calegari Zanatta;

Shalimar Calegari Zanatta

Canhão de latas, uma ferramental didática para onctribuir no desenvolvimento dos conceitos sobre leis de Newton no ensino fundamental; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Shalimar Calegari Zanatta;

Shalimar Calegari Zanatta

Considerações sobre a interdisciplinaridade do estudo água no ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Shalimar Calegari Zanatta;

Shalimar Calegari Zanatta

Canhão de latas, uma ferramental didática para onctribuir no desenvolvimento dos conceitos sobre leis de Newton no ensino fundamental; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Shalimar Calegari Zanatta;

JOÃO ALENCAR PAMPHILE

FUNGOS ENDOFÍTICOS FOLIARES ASSOCIADOS À Passiflora edulis flavicarpa Deg; E O CONTROLE BIOLÓGICO DO FITOÁTÓGENO Colletotrichum sp; CNPUV38 EM FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L; ); 2018; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Alencar Pamphile;

lucila Akiko Nagashima

CANHÃO DE LATAS, UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS SOBRE LEIS DE NEWTON NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Paraná/campus de Paranavaí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucila Akiko Nagashima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, ANGELA APARECIDA ; POLONIO, JULIO CESAR ; OLIVEIRA, JOÃO ARTHUR DOS SANTOS DE ; BULLA, ALINE MARIA ; GOLIAS, HALISON CORREA ; POLLI, ANDRESSA DOMINGOS ; SOARES, LILIAN CAPELARI ; VICENTINI, VERONICA ELISA PIMENTA ; DE OLIVEIRA, ARILDO JOSÉ BRAZ ; GONÇALVES, JOSÉ EDUARDO ; GONÇALVES, REGINA APARECIDA CORREIA ; AZEVEDO, JOÃO LÚCIO ; ABREU-FILHO, BENÍCIO ALVES DE ; PAMPHILE, JOÃO ALENCAR . Multilocus sequence analysis of endophytic fungi from justicia brandegeana with the culture-dependent method and their bioprospection for health field. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF BOTANY , v. 00, p. 1-10, 2020.

  • MAIA, V. R. O. ; OLIVEIRA, J. A. S. ; GOLIAS, H. C. ; PAMPHILE, J. A. ; POLONIO, J. C. . Endophytic fungi as promoters of resistance to water and salt stress: the case of Piriformospora indica. Brazilian Applied Science Review , v. 4, p. 621-633, 2020.

  • OLIVEIRA, J. A. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, V. ; COTICA, L. F. ; CONTE, H. ; PAMPHILE, J. A. . SÍNTESE BIOLÓGICA DE NANOPARTÍCULAS MEDIADA POR MICRO-ORGANISMOS ENDOFÍTICOS. Saber Científico , v. 8, p. 146, 2019.

  • ARAUJO, L. A. ; LUPEPSA, L. ; MAGATAO, A. C. ; OLIVEIRA, J. A. S. ; CONTE, H. . PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS NA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS. Saber Científico , v. 8, p. 135, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, J. A. S. ; POLLI, A. D. ; POLONIO, J. C. ; ORLANDELLI, R. C. ; AZEVEDO, J. L. ; PAMPHILE, J. A. . Colletotrichum brevisporum isolate PE-17 small subunit ribosomal RNA gene, partial sequence; internal transcribed spacer 1, 5.8S ribosomal RNA gene, and internal transcribed spacer 2, complete sequence; and large subunit ribosomal RNA gene, partial sequence. 2019. (Produtos tecnológicos).

OLIVEIRA, J. A. S. ; POLLI, A. D. ; POLONIO, J. C. ; ORLANDELLI, R. C. ; AZEVEDO, JOÃO LÚCIO ; PAMPHILE, J. A. . Colletotrichum brevisporum isolate PE-10 small subunit ribosomal RNA gene, partial sequence; internal transcribed spacer 1, 5.8S ribosomal RNA gene, and internal transcribed spacer 2, complete sequence; and large subunit ribosomal RNA gene, partial sequence. 2019. (Produtos tecnológicos).

OLIVEIRA, J. A. S. ; POLLI, A. D. ; POLONIO, J. C. ; ORLANDELLI, R. C. ; AZEVEDO, J. L. ; PAMPHILE, J. A. . Colletotrichum brevisporum isolate PE-26 small subunit ribosomal RNA gene, partial sequence; internal transcribed spacer 1, 5.8S ribosomal RNA gene, and internal transcribed spacer 2, complete sequence; and large subunit ribosomal RNA gene, partial sequence. 2019. (Produtos tecnológicos).

OLIVEIRA, J. A. S. ; POLLI, A. D. ; POLONIO, J. C. ; ORLANDELLI, R. C. ; AZEVEDO, J. L. ; PAMPHILE, J. A. . Colletotrichum brevisporum isolate PE-19 small subunit ribosomal RNA gene, partial sequence; internal transcribed spacer 1, 5.8S ribosomal RNA gene, and internal transcribed spacer 2, complete sequence; and large subunit ribosomal RNA gene, partial sequence. 2019. (Produtos tecnológicos).

OLIVEIRA, J. A. S. ; POLLI, A. D. ; POLONIO, J. C. ; ORLANDELLI, R. C. ; AZEVEDO, J. L. ; PAMPHILE, J. A. . Colletotrichum brevisporum isolate PE-38 small subunit ribosomal RNA gene, partial sequence; internal transcribed spacer 1, 5.8S ribosomal RNA gene, and internal transcribed spacer 2, complete sequence; and large subunit ribosomal RNA gene, partial sequence. 2019. (Produtos tecnológicos).

OLIVEIRA, J. A. S. ; POLLI, A. D. ; POLONIO, J. C. ; ORLANDELLI, R. C. ; AZEVEDO, J. L. ; PAMPHILE, J. A. . Colletotrichum sp. isolate PE-41 small subunit ribosomal RNA gene, partial sequence; internal transcribed spacer 1 and 5.8S ribosomal RNA gene, complete sequence; and internal transcribed spacer 2, partial sequence. 2019. (Produtos tecnológicos).

OLIVEIRA, J. A. S. ; POLLI, A. D. ; POLONIO, J. C. ; ORLANDELLI, R. C. ; AZEVEDO, J. L. ; PAMPHILE, J. A. . Curvularia senegalensis isolate PE-39 small subunit ribosomal RNA gene, partial sequence; internal transcribed spacer 1, 5.8S ribosomal RNA gene, and internal transcribed spacer 2, complete sequence; and large subunit ribosomal RNA gene, partial sequence. 2019. (Produtos tecnológicos).

OLIVEIRA, J. A. S. . Identificação Molecular de Micro-Organismos: Análise de Sequencias de DNA de Análise Filogenética. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, J. A. S. . Isolamento de microorganismos endofíticos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, J. A. S. ; PIRES, M. M. Y. ; NAGASHIMA, L. A. . Técnicas de coleta de materiais biológicos: exsicata. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, J. A. S. . Microscopia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Seleção de novos inoculantes microbianos agrícolas com atividade fitossanitária e / ou promotora do crescimento de culturas de interesse do Paraná, Descrição: Nos últimos dez anos foram isolados no laboratório de Biotecnologia Microbiana da UEM (LBiomic) micror-oganismos endofíticos, fungos e bactérias, de diferentes plantas de interesse agronômico, como por exemplo Piper hispidum Swartz, Malpighia emarginata, Saccharum sp., Coffea arabica L. cv. IAPAR-59, Morus nigra, Vitis labrusca L. A seleção de endófitos que atuem no controle de fitopatógenos, e que produzam compostos com atividades biológicas e potenciais reagentes, abrem um campo de produção de novos insumos, na forma de inoculantes ou formulações químicas de origem microbiana com menor impacto ambiental, para culturas importantes. A busca de novas linhagens de fungos para à aplicação na forma de inoculantes agrícolas, produção de compostos orgânicos, representa um grande nicho de exploração para a substituição do uso de fungicidas, herbicidas, entre outros compostos com atividades relacionadas a ações biológicas de doenças e na produção de compostos com grande potencial na área de síntese orgânica. Além disso, se destaca o fato de que as linhagens a serem testadas foram previamente isoladas na condição de endófitos, o que possibilita a fixação destas linhagens na planta, de forma assintomática, reduzindo possivelmente o número de aplicações, pela possibilidade de colonização da planta hospedeira de forma persistente. Nos últimos 3 anos, foram obtidos, no LBIOMIC, importantes resultados quanto à inibição / controle do crescimento de fitopatógenos in vitro e in vivo, capacidade de endófitos de solubilizar fosfato, fixar nitrogênio e de produzir AIA, reforçando a importância do prosseguimento da pesquisa com esses micro-organismos. Algumas bactérias endofíticas apresentaram potencial como Promotoras de Crescimento Vegetal, podendo ser, portanto, no futuro, empregadas como possíveis inoculantes agrícolas. Assim vê-se a necessidade de iniciar-se uma nova etapa no LBIOMIC que é a realização de ensaios para o desenvolvimento de produtos na forma de inoculantes. Para estabelecer as propriedades destes microrganismos, é necessária a realização de experimentos que visem a identificação do micro-organismo, via estudo molecular e análise filogenética baseados no sequenciamento do DNA; a elucidação do potencial da produção de substâncias bioativas no controle de patógenos microbianos de plantas; prospecção de endófitos para promoção do crescimento vegetal (AIA, Fixação do nitrogênio, solubilização do fosfato), assim, serão catalogados diversos endófitos com atividade biológica de interesse para a Biotecnologia aplicada à Agricultura (atividades fitossanitárias e promotoras do crescimento vegetal), sendo que o(s) isolado (s) de maior destaque serão utilizados no desenvolvimento de inoculante (s) agrícola (s). Esta pesquisa apresenta grande relevância técnico-científica pela exploração do potencial biotecnológico da microbiota endofítica brasileira, avaliando-se a diversidade genética e considerando-se a Inovação Tecnológica (patentes nacionais). Além de alunos de pós-doutorado, alunos de pós-graduação inseridos no novo programa de Biotecnologia Ambiental da UEM e estudantes de Iniciação científica serão integrados ao projeto. Protocolo N. 14.877.079-4. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: João Arthur dos Santos de Oliveira - Integrante / João Alencar Pamphile - Coordenador / Andressa Domingos Polli - Integrante / Angela Aparecida da Silva - Integrante / anderson emmer - Integrante / joão lucio azevedo - Integrante / halisson correia golias - Integrante / marcos alessandro dos santos ribeiro - Integrante / Rodrigo Pawloski Shoffen - Integrante / Julio cesar polonio - Integrante / Cintia zani Favaro polonio - Integrante / shalene da silva santos - Integrante / verci de oliveira junior - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - A - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Micro-organismos do ambiente: a)seleção de novos agentes fitossanitários e inoculantes para o crescimento de cultivares agrícolas. b)remediação de radioisótopos por micro-organismos de ambientes expostos às radiações ionizantes, Descrição: Nos últimos dez anos foram isolados no laboratório de Biotecnologia Microbiana da UEM (LBiomic) micror-oganismos endofíticos, fungos e bactérias, de diferentes plantas de interesse agronômico, como por exemplo Piper hispidum Swartz, Malpighia emarginata, Saccharum sp., Coffea arabica L. cv. IAPAR-59, Morus nigra, Vitis labrusca L. A seleção de endófitos que atuem no controle de fitopatógenos, e que produzam compostos com atividades biológicas e potenciais reagentes, abrem um campo de produção de novos insumos, na forma de inoculantes ou formulações químicas de origem microbiana com menor impacto ambiental, para culturas importantes. A busca de novas linhagens de fungos para à aplicação na forma de inoculantes agrícolas, produção de compostos orgânicos, representa um grande nicho de exploração para a substituição do uso de fungicidas, herbicidas, entre outros compostos com atividades relacionadas a ações biológicas de doenças e na produção de compostos com grande potencial na área de síntese orgânica. Além disso, se destaca o fato de que as linhagens a serem testadas foram previamente isoladas na condição de endófitos, o que possibilita a fixação destas linhagens na planta, de forma assintomática, reduzindo possivelmente o número de aplicações, pela possibilidade de colonização da planta hospedeira de forma persistente. Nos últimos 3 anos, foram obtidos, no LBIOMIC, importantes resultados quanto à inibição / controle do crescimento de fitopatógenos in vitro e in vivo, capacidade de endófitos de solubilizar fosfato, fixar nitrogênio e de produzir AIA, reforçando a importância do prosseguimento da pesquisa com esses micro-organismos. Algumas bactérias endofíticas apresentaram potencial como Promotoras de Crescimento Vegetal, podendo ser, portanto, no futuro, empregadas como possíveis inoculantes agrícolas. Assim vê-se a necessidade de iniciar-se uma nova etapa no LBIOMIC que é a realização de ensaios para o desenvolvimento de produtos na forma de inoculantes. Nesse contexto, a empresa Forquímica, no Paraná, está desenvolvendo um acordo de cooperação técnico-científica com o LBIOMIC. Para estabelecer as propriedades destes microrganismos, é necessária a realização de experimentos que visem a identificação do micro-organismo, via estudo molecular e análise filogenética baseados no sequenciamento do DNA; a elucidação do potencial da produção de substâncias bioativas no controle de patógenos microbianos de plantas; prospecção de endófitos para promoção do crescimento vegetal (AIA, Fixação do nitrogênio, solubilização do fosfato), assim, serão catalogados diversos endófitos com atividade biológica de interesse para a Biotecnologia aplicada à Agricultura (atividades fitossanitárias e promotoras do crescimento vegetal), sendo que o(s) isolado (s) de maior destaque serão utilizados no desenvolvimento de inoculante (s) agrícola (s). Além disso, considerando a biotecnologia ambiental, e a prospecção de micro-organismos capazes de remediar radiosótopos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (9) Doutorado: (5) . , Integrantes: João Arthur dos Santos de Oliveira - Integrante / João Alencar Pamphile - Coordenador / Andressa Domingos Polli - Integrante / Angela Aparecida da Silva - Integrante / anderson emmer - Integrante / AZEVEDO, JOÃO LÚCIO - Integrante / halisson correia golias - Integrante / marcos alessandro dos santos ribeiro - Integrante / Bruno cesar do espirito santo - Integrante / Rodrigo Pawloski Shoffen - Integrante / Julio cesar polonio - Integrante / nilson benedito lopes - Integrante / rosinete gonçalves mariucci - Integrante / claudete aparecida mangolin - Integrante / veronica elisa pimenta vicentini - Integrante / shalene da silva santos - Integrante / verci de oliveira junior - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Seleção de fungos endofíticos foliares associados a Passiflora edulis f. flavicarpa Deg. e sua prospecção no controle do fitopatógeno Colletotrichum sp., Descrição: Micro-organismos endofíticos são principalmente fungos e bactérias que vivem no interior das plantas, como folhas e caules, sem causar aparentemente nenhum dano aos seus hospedeiros. Diferentes estudos relatam que estes micro-organismos podem ser empregados no controle de patógenos. O Brasil em 2013 produziu cerca de 838 mil toneladas de maracujá, sendo que os estados com maior expressividade nessa produção foram a Bahia (42,35%) e o Ceará (25,52%). Das várias doenças identificadas na cultura do maracujá-amarelo, a mais importante é a antracnose, causada pelo fungo fitopatogênico do gênero Colletotrichum. Apesar de afetar todos os órgãos da parte aérea da planta, a incidência da doença é maior nas folhas, ramos e gavinhas jovens. No início dos sintomas, as manchas foliares são pequenas e oleosas, depois crescem e tornam-se escuras e de formato irregular. Neste sentido, o objetivo deste projeto é selecionar as melhores linhagens de fungos endofíticos foliares associados a Passiflora edulis, bem como executar a prospecção destas linhagens para verificar a capacidade fitossanitária in vitro e in vivo conto o fungo fitopatigênico Colletotrichum sp. O estudo será dividido em seis etapas: isolamento dos fungos endofíticos foliares utilizando a técnica de fragmentação, teste de antagonismo in vitro das linhagens contra Colletotrichum sp., identificação molecular dos isolados, produção e extração dos metabólitos secundários, avaliação in vitro da atividade antifúngica dos extratos brutos dos metabólitos secundários e testes em casa de vegetação para verificação do controle in vivo do fitopatógeno Colletotrichum sp. em mudas de feijão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Arthur dos Santos de Oliveira - Integrante / João Alencar Pamphile - Coordenador / Andressa Domingos Polli - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Implantação de Cactaceae no Jardim Botânico da UNESPAR/FAFIPA - 384 Horas, Descrição: Atualmente algumas espécies de cactáceas sofrem ameaças de extinção, embora o valor ornamental destas plantas seja reconhecido, quase nenhuma espécie nativa é cultivada com a finalidade de preservação, talvez porque existam poucas investigações voltadas para a compreensão da biologia destas plantas. O objetivo dessa pesquisa será o estudo e cultivo de coleções vivas de cactáceas no Jardim Botânico da UNESPAR/Campus Paranavaí. Os plantios serão realizados na área de maior incidência luminosa de acordo com o projeto paisagístico. As mudas serão adquiridas nos viveiros e também através de doações. A principal justificativa para apoiar a conservação e cultivo das cactáceas do Brasil relaciona-se com o grau de singularidade que as cactáceas brasileiras possuem, em termos de gêneros e espécies endêmicas, com relação às Américas como um todo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Arthur dos Santos de Oliveira - Integrante / Marilene Mieko Yamamoto Pires - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá. , Universidade Estadual de Maringá, Zona 7, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30115970, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Ciêntífica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Integrante do Projeto de Iniciação Científica (PIC - UNESPAR) sob orientação da Professora Doutora Marilene Mieko Yamamoto Pires. Titulo do projeto: Implantação de Cactaceae no Jardim Botânico da UNESPAR/FAFIPA.

2012 - 2015

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação a Docência, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do projeto PIBID/ CAPES sob orientação das Professoras Doutoras Lucila Akiko Nagashima, Marilene Mieko Yamamoto Pires e Shalimar Calegari Zanatta