Jéssica Fernandes Maia dos Santos

Formada em Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos. Membro do GEVAC - Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar. Atualmente desenvolve pesquisa na área da Sociologia da Polícia e Relações de gênero.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Sociologia

2015 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Título: VIOLÊNCIA SEXUAL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO POLICIAL DE AGRESSORES E VÍTIMAS NA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DA CIDADE DE ARARAQUARA/SP,Orientador: Jacqueline Sinhoretto
Palavras-chave: Violência sexual; Categorização policial; Estratégia clássica de justiça; Violência de gênero.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos de Gênero.

Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura Plen

2009 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Gênero, Classe e Raça: o enovelamento para a compeensão da contemporaneidade
Orientador: Dagoberto José Fonseca
com Bolsista do(a): Universidad Nacional de Itapúa, UNI, Paraguai.

Curso técnico/profissionalizante

2005 - 2007

Escola Técnica de Paulinia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Antropologia VIsual. (Carga horária: 7h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Globalização, pobreza e destruição ambiental. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Reinventando os Clássicos Brasileiros. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, ANPOCS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da violência.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da polícia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Estudos de Gênero.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MAIA, J. F. . I Seminário de Estudos Feministas e de Gênero. 2012. (Outro).

MAIA, J. F. . II Seminário Temático Discurso, Poder e Formas de subjetivção na Conteporaneidade. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Seminário Discente PPGS-UFRGS.Violência Sexual: Um estudo sobre o processo de categorização policial na Delegacia de Defesa da Mulher da cidade de Araraquara/SP. 2016. (Seminário).

II Congresso Nacional e I Congresso Internacional de Literatura e Gênero. 2015. (Congresso).

V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar - Descentramentos.Gênero, Classe e Raça: Enovelamento e descentramento para a compeensão da contemporaneidade. 2015. (Seminário).

XIII Semana de Ciências Sociais da UFSCar.Sociologia da Violência e da Criminalidade. 2015. (Outra).

XIV SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - MOVIMENTOS SOCIAIS NO SÉCULO XXI: OLHARES SOBRE O BRASIL CONTEMPORÂNEO.VIOLÊNCIA SEXUAL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO POLICIAL DE AGRESSORES E VÍTIMAS NA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DA CIDADE DE ARARAQUARA. 2015. (Outra).

1ª Semana de Sexualidade e Gênero Heleieth Saffioti.Gênero: Uma Categoria Útil na Desconstrução do Paradigma Colonial da Diferença. 2014. (Outra).

Seminário Internacional Repensando Gênero e Feminismos (Pagu). 2014. (Seminário).

Ciclo de Palestras: Pesquisa em Debate "A Pesquisa em contextos urbanos". 2012. (Outra).

Filme e Debate "O aborto dos outros". 2012. (Outra).

I Seminário de Antropologia da UFSCar.Identidades e Masculinidade: Processo de Subjetivação e Hegemonia. 2012. (Seminário).

I Seminário de Estudos Feministas e de Gênero. 2012. (Seminário).

I Seminário de Estudos Feministas e de Gênero.Mulheres e movimentos sociais - um panorama das lutas feministas. 2012. (Seminário).

Mesa-redonda Gênero, Ciência e Internet. 2012. (Outra).

Ciclo de Palestras: Pesquisa em Debate "Etnogrfias do visível e do invisível - o urbano e o visual". 2011. (Outra).

III Conferência Internacional do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra. 2011. (Congresso).

II Seminário temático Discurso, poder e formas de subjetivação na contemporaneidade.Budismo: reflexões acerca da (re)significação desta filosofia no ocidente, a partir de uma práica como componente curricular. 2011. (Seminário).

População, populações: a humanidade revelada. 2011. (Outra).

XII Semana de Ciências Sociais. 2011. (Outra).

34º Encontro Anual da ANPOCS. 2010. (Congresso).

Itinerários filosóficos: ciclo de palestras unesp Araraquara. 2010. (Outra).

33º Encontro Anual da ANPOCS. 2009. (Congresso).

Conhecimento e Coletivos humanos (e não humanos). 2009. (Seminário).

Diálogos com diversas formações nas Ciências Sociais. 2009. (Outra).

Homenagem a Florestan Fernandes, o sociólogo socialista. 2009. (Outra).

Mesa de egressos "Diálogos com diversas formações nas Ciências Sociais. 2009. (Outra).

Reforma, cultura e crise política: limites, contribuições e consensos. 2009. (Outra).

X Semana de Ciências Sociais. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valquíria Pereira Tenório

TENÓRIO, V. P.; NOGUEIRA, C. S.;Dagoberto José Fonseca. Gênero, classe e raça: o enovelamento para a compreensão da contemporaneidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Dagoberto José Fonseca

FONSECA, D. J.; NOGUEIRA, C. S.; TENORIO, V. P.. Gênero, classe e raça: o enovelamento para a compreensão da contemporaneidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Campus de Araraquara.

Jacqueline Sinhoretto

SINHORETTO, J.; BONELLI, M. G.; PASINATO, W.. A alternativa penal aplicada aos casos de violência contra a mulher: violência sexual e conjugal na Delegacia de Defesa da Mulher de Araraquara/SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Maria da Glória Bonelli

SINHORETTO, J.;Bonelli, Maria da Gloria; PASINATO, W.. A alternativa penal aplicada aos casos de violência contra a mulher: violência sexual e conjugal na Delegacia de Defesa da mulher de Araraquara/SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dagoberto José Fonseca

Gênero, classe e raça: o enovelamento para a compreensão da contemporaneidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Campus de Araraquara; Orientador: Dagoberto José Fonseca;

Jacqueline Sinhoretto

A Delegacia de Defesa da Mulher: do tratamento da violência contra a mulher à violência sexual contra crianças e adolescentes,; 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Jacqueline Sinhoretto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MAIA, J. F. . Descolonización: un proceso político, económico y simbólico. Deconstruyendo el paradigma colonial de la diferencia. UNIHUMANITAS , v. 2, p. 7-16, 2014.

  • MAIA, J. F. . O olhar ocidental sobre o outro: um paradigma da ciência. Revista Sem Aspas , v. 2, p. 2, 2013.

  • MAIA, J. F. . Gênero, Classe e Raça: Enovelamento e descentramento para a compeensão da contemporaneidade. In: V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar - Descentramentos, 2015, São Carlos. Cultura, Diferenças e Desigualdades. São Carlos, 2015.

  • MAIA, J. F. . VIOLÊNCIA SEXUAL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO POLICIAL DE AGRESSORES E VÍTIMAS NA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DA CIDADE DE ARARAQUARA. In: XIV SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - MOVIMENTOS SOCIAIS NO SÉCULO XXI: OLHARES SOBRE O BRASIL CONTEMPORÂNEO, 2015, Araraquara. ANAIS - XIV SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - MOVIMENTOS SOCIAIS NO SÉCULO XXI: OLHARES SOBRE O BRASIL CONTEMPORÂNEO. Araraquara: FCL-UNESP, 2015. p. 8-517.

  • MAIA, J. F. . Corpos Masculinos: Processos de Subjetivação e Hegemonia. In: X RAM Reunión de Antropología del Mercosur, 2013, Córdoba. X RAM Reunión de Antropología del Mercosur, 2013.

  • MAIA, J. F. . Descolonización: un proceso político, económico y simbólico. Deconstruyendo el paradigma colonial de la diferencia. In: VIII Congreso Chileno de Antropología, 2013, Arica. VIII Congreso Chileno de Antropología, 2013.

  • MAIA, J. F. . Identidades masculinas: formas de subjetivação e hegemonia. In: XXIV CIC - Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2012, Araraquara. XXIV CIC - Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2012.

  • MAIA, J. F. . Violência Sexual: Um estudo sobre o processo de categorização policial na Delegacia de Defesa da Mulher da cidade de Araraquara/SP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAIA, J. F. . VIOLÊNCIA SEXUAL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO POLICIAL DE AGRESSORES E VÍTIMAS NA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DA CIDADE DE ARARAQUARA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAIA, J. F. . Gênero, Classe e Raça: Enovelamento e descentramento para a compeensão da contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAIA, J. F. . Gênero: Uma Categoria Útil na Desconstrução do Paradigma Colonial da Diferença. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAIA, J. F. . Identidades e Masculinidade: Processo de Subjetivação e Hegemonia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAIA, J. F. ; FERNANDES, A.C.R . Budismo: reflexões acerca da (re)significação desta filosofia no ocidente, a partir de uma práica como componente curricular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAIA, J. F. . Descolonização enquanto processo simbólico: desconstruindo o paradigma colonial da diferença 2012 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MAIA, J. F. . Humanimal. 2010. Coreográfica.

MAIA DOS SANTOS, J. F. ; MAIA, J. F. . 'In Cômodos'. 2012 (Artístico-coreográfica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    VIOLÊNCIA SEXUAL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO POLICIAL DE AGRESSORES E VÍTIMAS NA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DA CIDADE DE ARARAQUARA/SP, Descrição: Esta pesquisa busca compreender e interpretar, a partir do discurso policial e do universo da Delegacia de Defesa da Mulher ? DDM de Araraquara, de que maneira e a partir de quais conceitos prévios se dá o processo de categorizção e definição policial de agressor, vítima e da relação agressor/vítima, em casos de violência sexual, no processo de construção dos fatos jurídicos. Identificar qual o entendimento policial sobre os crimes sexuais com os quais lidam nesse processo e qual direito que as agentes policiais entendem estar operando e qual direito está sendo operado de fato: direito à segurança social e/ou direito humanos, direitos fundamentais da pessoa, direitos sexuais e reprodutivos. Compreender, também, o contexto das queixas, as motivações das/dos queixosas/os e das agentes policiais (punição, negociação, conciliação).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jéssica Fernandes Maia dos Santos - Coordenador / Jacqueline Sinhoretto - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Identidades Masculinas na Contemporaneidade, Descrição: Neste projeto realizamos um estudo no sentido de compreender os processos de identificação masculina na contemporaneidade, a partir da noção de masculinidade ideal que se faz enquanto discurso e enquanto prática. De que maneira esses discursos e práticas são incorporados e moldam as disposições dos corpos e mentes dos homens que se dizem do gênero masculino, partindo do pressuposto de que a masculinidade hegemônica - um ideal de identidade masculina que se baseia nos princípios de patriarcado, heterossexualidade, dominação masculina e que não pode ser alcançado pelos homens de forma absoluta - participa da formação identitária masculina ainda hoje.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jéssica Fernandes Maia dos Santos - Integrante / Ana Lúcia de Castro - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Corpo e Cultura de Consumo, Descrição: Neste projeto realizamos um estudo sobre o tema das corporalidades e constituições corporais nas sociedades contemporâneas, levando em consideração o consumo como peça chave nos processos de subjetivação contemporâneos.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jéssica Fernandes Maia dos Santos - Integrante / Ana Lúcia de Castro - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2013

    Prefeitura Municipal de Araraquara

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Programa de Educação Integral da Prefeitura de Araraquara

  • 2011 - 2013

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Aula intitulada "Violência de gênero e violência contra a mulher" ministrada, juntamente com atividade avaliativa extra-classe, na disciplina de Sociologia do curso de graduação de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos