Amanda Canato Ferracini

Possui graduação em Farmácia (2013), Mestre em Ciências Médicas (2016) e Doutoranda em Ciências Médicas pela UNICAMP. Apresenta vivência acadêmica internacional por meio do doutorado sanduíche realizado no Departamento de Bioengenharia e Ciências Terapêuticas na Universidade da Califórnia, San Francisco. Possui experiência na área de Farmácia Clínica e segurança do paciente; por meio de análises de prescrições, farmacovigilância e interação com equipe multidisciplinar em unidades de internação hospitalar em terapia intensiva e oncológica especializada na saúde da mulher. Atualmente, realiza pesquisas com ênfase na identificação de marcadores para rastrear toxicidade, resistência a quimioterápicos, sobrevida e monitorar a qualidade de vida em mulheres com câncer de ovário e mama.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Médicas

2016 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Avaliação de marcadores genéticos e qualidade de vida em mulheres com carcinoma de ovário,
Profa Dra Priscila Gava Mazzola. Coorientador: Profa Dra Sophie Françoise Mauricette Derchain. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Carcinoma de ovário; Qualidade de vida; Saúde da mulher; Marcadores genéticos.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Doutorado em Department of Bioengineering and Therapeutic Sciences

2018 - 2019

University Of California San Francisco
Título: Examination of EPHA5 Signaling in Paclitaxel-induced Peripheral Neuropathy in a Human Induced Pluripotent Stem Cell Derived Sensory Neuron Model
Orientador: Deanna Kroetz
com Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Ciências Médicas

2014 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: SEGURANÇA NO USO DE MEDICAMENTOS EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO ONCOLÓGICA ESPECIALIZADA EM SAÚDE DA MULHER,Ano de Obtenção: 2016
Profa. Dra. Priscila Gava Mazzola.Coorientador: Profa. Dra. Sophie Françoise Mauricette Derchain. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: farmácia clínica; Intervenções Farmacêuticas; Erros de Prescrição.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Farmácia

2010 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Reações Alérgicas a Alimentos
Orientador: Neusa Maria Osti

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Bioquímica e Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11th International Congress of Pharmaceutical Sciences. Toxicity in different cycles of first-line chemotherapy with platinum/paclitaxel in epithelial ovarian cancer. 2017. (Congresso).

Encontro Internacional sobre Câncer de Mama ? Uma abordagem multidisciplinar.. 2017. (Outra).

I Curso Teórico e Prático de Biologia Molecular do LIM56 (16 horas) - Instituto de Medicina Tropical de São Paulo,. 2017. (Outra).

Seminários Regionais Sobrafo 2017. 2017. (Seminário).

IX Semana de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP.Prevenção de erros de prescrição em oncologia: uma avaliação das prescrições de médicos residentes. 2016. (Simpósio).

XXI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. 2016. (Congresso).

III Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia. Atuação do Farmacêutico Clínico no Seguro de Medicamentos em Pacientes Oncológicas. 2015. (Congresso).

VIII Semana de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMPO.INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS NO USO SEGURO DE MEDICAMENTOS EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO ONCOLÓGICA ESPECIALIZADA EM SAÚDE DA MULHER. 2015. (Outra).

X Semana Científica de curso de farmácia da Faculdade Maria Imaculada.Medicamentos em Pacientes Oncológicos Internados. 2015. (Encontro).

Curso de Qualificação do Conselho Regional de Farmácia -SP - - Prescrição Farmacêutica - Dor, Febre e Cefaleia.. 2014. (Outra).

I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil. 2014. (Congresso).

V Fórum sobre Segurança do Paciente "Desafios na implantação do programa nacional de segurança do paciente". 2014. (Outra).

4º Fórum Permanente Segurança para Administração de Medicamentos. 2013. (Outra).

I Fórum Multidisciplinar de Qualidade na Assistência e Segurança do Paciente. 2013. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. 2013. (Congresso).

XVIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia 2013. 2013. (Congresso).

1º Simpósio de Ciências Farmacêuticas ? Pontifícia Universidade Católica de Campinas.SEGURANÇA DE PACIENTES GESTANTES E PUÉRPERAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2012. (Simpósio).

XIV Jornada Farmacêutica - Pontifícia Universidade Católica de Campin. 2011. (Outra).

V Semana Acadêmica de Farmácia da UNICAMP. 2010. (Outra).

XIII Jornada Farmacêutica - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Danielle Del Corso

MAZZOLA, P. G.FERRACINI, A. C.; CARNEVALE, R. C.. Prevalência e relevância clínica de interações medicamentosas potenciais em prescrições de unidade de terapia intensiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Carolina Furiozo Arantes e Carolyne Moreira Da Silva

OSTI, N. M.;FERRACINI, A. C.. Resistência aos antibacterianos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Gabriela Pereira e Yanka Alves de Cosmos

OSTI, N. M.;FERRACINI, A. C.. Contaminação ocupacional pelo VHB, VHC e HIV: Profilaxia, tratamento e acompanhamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Tamires Mietto Bressan

MAZZOLA, P. G.; GALVAO, T. F.;FERRACINI, A. C.. Intervenções farmacêuticas contribuindo para o uso racional de medicamentos em terapia intensiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Camila Cristina Juliato

MAZZOLA, P. G.FERRACINI, A. C.; CEFALI, L. C.. Erros de medicação: revisão sistemática de estudos publicados a partir de 2010 através da busca computadorizada nos bancos de dados Pubmed® e Web of Science.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Natália Azevedo Alves

MAZZOLA, P. G.FERRACINI, A. C.; RODRIGUES, A. T.. Aceitabilidade do hidratante vaginal Vagidrat® em mulheres com queixa de secura vaginal usuárias de tamoxifeno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Carlos Zeferino

ZEFERINO, LC. Segurança no uso de medicamentos em unidade de internação oncológica especializada na saúde da mulher. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Cássia Raquel Teatin Juliato

Juliato, C.R.T.. Segurança no uso de medicamentos em unidade de internação oncológica especializada na saúde da mulher. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Carmen Silvia Passos Lima

BLOTTA, M. H. S. L.;ZEFERINO, L. C.LIMA, C. S. P.; JULIATO, C. R. T.. Segurança no Uso de Medicamentos em Unidade de Internação Oncológica Especializada na Saúde da Mulher. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

DANIEL FÁBIO KAWANO

KAWANO, D. F.. Segurança no uso de medicamentos em unidade de internação oncológica especializada na saúde da mulher. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Márcia Torresan Delamain

BLOTTA, M. H. S. L.; JULIATO, C. R. T.;DELAMAIN, MARCIA T.; CARVALHO, J. E.; GALVAO, T. F.. Avaliação da toxicidade, resposta ao tratamento e sobrevida relacionados a polimorfirmos e qualidade de vida em mulheres com carcinoma de ovário. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Célia Regina Garlipp

GARLIPP, C.R.; BLOTTA, M. H. S. L.. Segurança no uso de medicamentos em unidade de internação oncológica especializada na saúde da mulher. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Mary Ann Foglio

FOGLIO MA; JULIATO, C. R. T.; DELAMAIN, M. T.. Avaliação da toxicidade, resposta ao tratamento e sobrevida relacionados a polimorfismos e qualidade de vida em mulheres com carcinoma de ovario. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em patologia Clinica) - FCM-Unicamp.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sophie Françoise Mauricette Derchain

Avaliação De Marcadores Genéticos Herdados Em Mulheres Com Carcinoma De Ovário; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Coorientador);

Sophie Françoise Mauricette Derchain

Segurança no uso de medicamentos em unidade de internação oncológica especializada na saúde da mulher; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Priscila Gava Mazzola

Avaliação da toxicidade, resposta ao tratamento e sobrevida relacionados a polimorfismos e qualidade de vida em mulheres com carcinoma de ovário; Início: 2016; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências Médicas) - Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Esatdo de São Paulo; (Orientador);

Priscila Gava Mazzola

SEGURANÇA NO USO DE MEDICAMENTOS EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO ONCOLÓGICA ESPECIALIZADA EM SAÚDE DA MULHER; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Esatdo de São Paulo; Orientador: Priscila Gava Mazzola;

Priscila Gava Mazzola

Prevalência de Interações Medicamentosas Potenciais Teóricas e Classificação do Grau de Risco de Medicamentos em Pacientes Grávidas e Lactantes em uma Unidade de Terapia Intensiva; 2012; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Priscila Gava Mazzola;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STAHLSCHMIDT, REBECA ; FERRACINI, AMANDA CANATO ; DE SOUZA, CINTHIA MADEIRA ; DE MEDEIROS, LUANA MOREIRA ; JULIATO, CASSIA RAQUEL TEATIN ; MAZZOLA, PRISCILA GAVA . Adherence and quality of life in women with breast cancer being treated with oral hormone therapy. SUPPORTIVE CARE IN CANCER , v. -, p. -, 2019.

  • RAMALHO, SUSANA ; ANDRADE, LILIANA AL DE ANGELO ; FILHO, CÁSSIO CARDOSO ; NATAL, RODRIGO DE ANDRADE ; PAVANELLO, MARINA ; FERRACINI, AMANDA CANATO ; SALLUM, LUIS FELIPE ; SARIAN, LUIS OTÁVIO ; DERCHAIN, SOPHIE . Role of discoidin domain receptor 2 (DDR2) and microRNA-182 in survival of women with high-grade serous ovarian cancer. TUMOR BIOLOGY , v. 41, p. 101042831882398, 2019.

  • SALLUM, LUIS FELIPE ; ANDRADE, LILIANA ; RAMALHO, SUSANA ; FERRACINI, AMANDA CANATO ; NATAL, RODRIGO DE ANDRADE ; BRITO, ANGELO BORSARELLI CARVALHO ; SARIAN, LUIS OTÁVIO ; DERCHAIN, SOPHIE . WT1, p53 and p16 expression in the diagnosis of low- and high-grade serous ovarian carcinomas and their relation to prognosis. Oncotarget , v. 9, p. 15818-15827, 2018.

  • SALLUM, LUIS FELIPE ; ANDRADE, LILIANA ; BASTOS ELOY DA COSTA, LARISSA ; RAMALHO, SUSANA ; FERRACINI, AMANDA CANATO ; NATAL, RODRIGO DE ANDRADE ; BRITO, ANGELO BORSARELLI CARVALHO ; SARIAN, LUIS OTÁVIO ; DERCHAIN, SOPHIE . BRCA1, Ki67, and β-Catenin Immunoexpression Is Not Related to Differentiation, Platinum Response, or Prognosis in Women With Low- and High-Grade Serous Ovarian Carcinoma. INTERNATIONAL JOURNAL OF GYNECOLOGICAL CANCER , v. 28, p. 437-447, 2018.

  • SILVA, NICE M O ; GNATTA, MARIANA R ; VISACRI, MARÍLIA B ; FERRACINI, AMANDA C ; MAZZOLA, PRISCILA G ; PARPINELLI, MARY Â ; SURITA, FERNANDA G . Pharmacist interventions in high-risk obstetric inpatient unit: a medication safety issue. INTERNATIONAL JOURNAL FOR QUALITY IN HEALTH CARE , v. -, p. 1-7, 2018.

  • BARRETA, AMILCAR ; SARIAN, LUÍS OTÁVIO ; FERRACINI, AMANDA CANATO ; COSTA, LARISSA BASTOS ELOY ; MAZZOLA, PRISCILA GAVA ; DE ANGELO ANDRADE, LILIANA ; DERCHAIN, SOPHIE . Immunohistochemistry expression of targeted therapies biomarkers in ovarian clear cell and endometrioid carcinomas (type I) and endometriosis. HUMAN PATHOLOGY , v. -, p. -, 2018.

  • BARRETA, AMILCAR ; SARIAN, LUIS ; FERRACINI, AMANDA CANATO ; ELOY, LARISSA ; BRITO, ANGELO BORSARELLI CARVALHO ; DE ANGELO ANDRADE, LILIANA ; DERCHAIN, SOPHIE . Endometriosis-Associated Ovarian Cancer. INTERNATIONAL JOURNAL OF GYNECOLOGICAL CANCER , v. 28, p. 1251-1257, 2018.

  • DA COSTA, LARISSA SAITO ; FERRACINI, AMANDA CANATO ; RODRIGUES, ALINE TEOTONIO ; DE SOUZA, CINTHIA MADEIRA ; STAHLSCHMIDT, REBECA ; DA SILVA, NICE MARIA OLIVEIRA ; MORIEL, PATRICIA ; MAZZOLA, PRISCILA GAVA . Prevented Prescribing Errors in an ICU of a Brazilian Teaching Hospital Specializing in Women’s Health. AMERICAN JOURNAL OF MEDICAL QUALITY , v. 32, p. 110-111, 2017.

  • FERRACINI, AMANDA ; RODRIGUES, ALINE ; VISACRI, MARÍLIA ; STAHLSCHMIDT, REBECA ; SILVA, NICE ; SURITA, FERNANDA ; MAZZOLA, PRISCILA . Potential Drug Interactions and Drug Risk during Pregnancy and Breastfeeding: An Observational Study in a Women's Health Intensive Care Unit. RBGO. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , v. 39, p. 258-264, 2017.

  • FERRACINI, AMANDA CANATO ; DE SOUZA, CINTHIA MADEIRA ; RODRIGUES, ALINE TEOTONIO ; MORIEL, PATRICIA ; DERCHAIN, SOPHIE F. M. ; MAZZOLA, PRISCILA GAVA . Prevalence, Prevention, and Severity of Prescribing Errors in Different Years of Residency Training at an Oncology Ward. AMERICAN JOURNAL OF MEDICAL QUALITY , v. -, p. 106286061770673--, 2017.

  • FERRACINI, A. C. ; RODRIGUES, A. T. ; BARROS, A. A. ; DERCHAIN, SOPHIE F. M. ; MAZZOLA, P. G. . Prescribing errors intercepted by pharmacist intervention in care of patients hospitalized with breast and gynecological cancer at a Brazilian teaching hospital. European Journal of Cancer Care , v. -, p. e12767, 2017.

  • CRUZ, ALINE ; RODRIGUES, ALINE ; FERRACINI, AMANDA ; STAHLSCHMIDT, REBECA ; SILVA, NICE ; MAZZOLA, PRISCILA . Analysis of information received during treatment and adherence to tamoxifen in breast cancer patients. CONTEMPORARY ONCOLOGY , v. 21, p. 295-298, 2017.

  • COSTA, L. S. ; FERRACINI, A. C. ; SILVA, N. M. O. ; RODRIGUES, A. T. ; MORIEL, P. ; MAZZOLA, P. G. . Intervenção farmacêutica ampliando a segurança da terapia intensiva na saúde da mulher. In: Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil, 2014, Ouro Preto, Minas Gerais. Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil, 2014.

  • BISELLI-MONTEIRO, M. ; FERRACINI, A. C. ; SARIAN, LUIS OTÁVIO ; DERCHAIN, S. F. . Diferença no comportamento sexual, conhecimento sobre HPV e vacinação entre estudante do sexo feminino e masculino de uma instuição pública de ensino superior. In: XXI Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, 2018, São Paulo. XXI Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, 2018.

  • RAMALHO, S. O. ; ANDRADE, L. A. L. A. ; NATAL, R. A. ; PAVANELLO, M. ; FERRACINI, A. C. ; SALLUM, L. F. T. A. ; CARDOSO FILHO, C. ; SARIAN, L. O. ; DERCHAIN, S. F. M. . Prognostic evaluation of components associated with epithelium-mesenquimal transition in women with serous carcinoma of high ovary grade. In: AACR International Conference on Translational Cancer, 2017, São Paulo. Prognostic evaluation of components associated with epithelium-mesenquimal transition in women with serous carcinoma of high ovary grade, 2017.

  • FERRACINI, AMANDA C ; AIRES, G. N. ; TORTORELLI, G. ; STAHLSCHMIDT, R. ; BRITO, A. ; DERCHAIN, S. F. ; MAZZOLA, P. G. . Toxicity in different cycles of first-line chemotherapy with platinum/paclitaxel in epithelial ovarian cancer. In: 11th International Congress of Pharmaceutical Sciences, 2017, Ribeirão Preto. 11th International Congress of Pharmaceutical Sciences, 2017.

  • STAHLSCHMIDT, R. ; MEDEIRO, L. ; FERRACINI, A. C. ; STAHLSCHMIDT, P ; JULIATO, C. ; MAZZOLA, P. G. . Adherence and genitourinary symptoms in oncologic patients being treated with hormone therapy.. In: 11th International Congress of Pharmaceutical Sciences, 2017, Ribeirão Preto. 11th International Congress of Pharmaceutical Sciences, 2017.

  • FERRACINI, A. C. ; PINTO, E. R. L. ; ALVES, N. A. ; RODRIGUES, A. T. ; SILVA, N. M. O. ; CARVALHO, R. P. ; MORIEL, P. ; DERCHAIN, S. F. M. ; MAZZOLA, P. G. . Intervenções farmacêuticas no uso seguro de medicamentos em unidade de internação oncológica especializada em saúde da mulher. In: VIII Semana de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP, 2015, Campinas. VIII Semana de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP, 2015.

  • FERRACINI, A. C. ; RODRIGUES, A. T. ; SILVA, N. M. O. ; MORIEL, P. ; CARVALHO, R. P. ; DERCHAIN, S. F. M. ; MAZZOLA, P. G. . Atuação do farmacêutico clínico no uso seguro de medicamentos em pacientes oncológicas. In: III FÓRUM BRASILEIRO SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 2015, SALVADOR, BRASIL. III FÓRUM BRASILEIRO SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 2015.

  • FERRACINI, A. C. ; SILVA, N. M. O. ; MORIEL, P. ; CARVALHO, R. P. ; DERCHAIN, S. F. M. ; MAZZOLA, P. G. . Impact of clinical pharmacist intervention on medical residents´ prescribing errors. In: 75th FIP World Congress of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences 2015, 2015, Düsseldorf, Germany. IMPACT OF CLINICAL PHARMACIST INTERVENTION ON MEDICAL RESIDENTS´ PRESCRIBING ERRORS, 2015.

  • FERRACINI, A. C. ; MORIEL, P. ; CARVALHO, R. P. ; DERCHAIN, S. F. M. ; MAZZOLA, P. G. . Influence of clinical pharmacist interventions in reducing prescribing errors in women oncologic patients. In: 75th FIP World Congress of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences 2015, 2015, Düsseldorf, Germany. INFLUENCE OF CLINICAL PHARMACIST INTERVENTIONS IN REDUCING PRESCRIBING ERRORS IN WOMEN ONCOLOGIC PATIENTS, 2015.

  • CARVALHO, R. P. ; DA SILVA, N. M. O. ; CRUZ, A. A. ; RODRIGUES, A. T. ; FERRACINI, A. C. ; MORIEL, P. ; MAZZOLA, P. G. . Segurança no uso de medicamentos na gravidez e lactação em unidade de terapia intensiva.. In: X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, 2015, Curitiba. Segurança no uso de medicamentos na gravidez e lactação em unidade de terapia intensiva., 2015.

  • FERRACINI, A. C. ; COSTA, L. S. ; MAZZOLA, P. G. ; OLIVEIRA NETO, A. F. ; SILVA, A. E. R. . Safety in pregnant and puerperal patients in intensive care unit. In: III Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica, 2013, Alfenas. III Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica, 2013.

  • COSTA, L. S. ; FERRACINI, A. C. ; MAZZOLA, P. G. ; OLIVEIRA NETO, A. F. ; SILVA, N. M. O. . Implementation of clinical pharmacy service for preventing medication errors in intensive care unit of women?s public health. In: III Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica, 2013, Alfenas. III Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica, 2013.

  • COSTA, L. S. ; FERRACINI, A. C. ; MAZZOLA, P. G. ; BERNARDES, A. C. A. ; OLIVEIRA NETO, A. F. ; CARVALHO, R. P. . Segurança de pacientes gestantes e puérperas em unidade de terapia intensiva. In: PCARE, 2012, São Paulo. PCARE, 2012.

  • COSTA, L. S. ; FERRACINI, A. C. ; MAZZOLA, P. G. ; BERNARDES, A. C. A. ; OLIVEIRA NETO, A. F. ; CARVALHO, R. P. . Intervenções farmacêuticas no uso racional de medicamentos em unidade de terapia intensiva especializada em saúde da mulher.. In: IV Congresso Brasileiro sobre o Uso racional de Medicamentos, 2012, Salvador. IV Congresso Brasileiro sobre o Uso racional de Medicamentos, 2012.

  • FERRACINI, A. C. ; COSTA, L. S. ; MAZZOLA, P. G. . Segurança de pacientes gestantes e puérperas em unidade de terapia intensiva. In: 1º Simpósio de Ciências Farmacêuticas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2012, Campinas. 1º Simpósio de Ciências Farmacêuticas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2012.

  • SILVA, N. M. O. ; COSTA, L. S. ; FERRACINI, A. C. ; BERNARDES, A. C. A. ; OLIVEIRA NETO, A. F. ; CARVALHO, R. P. ; MAZZOLA, P. G. . Segurança de pacientes gestantes e puérperas em unidade de terapia intensiva. In: VI SIMTEC - Simpósio dos Profissionais da Unicamp, 2012, Campinas. VI SIMTEC - Simpósio dos Profissionais da Unicamp, 2012.

  • FERRACINI, A. C. . Cuidados na manipulação e utilização de quimioterápicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRACINI, A. C. ; AIRES, G. N. ; TORTORELLI, G. ; STAHLSCHMIDT, R. ; BRITO, A. ; DERCHAIN, S. F. ; MAZZOLA, P. G. . Toxicity in different cycles of first-line chemotherapy with platinum/paclitaxel in epithelial ovarian cancer. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRACINI, A. C. ; BARROS, A. A. ; DERCHAIN, S. F. M. ; MAZZOLA, P. G. . Prevenção de erros de prescrição em oncologia: uma avaliação das prescrições de médicos residentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERRACINI, A. C. ; MORIEL, P. ; CARVALHO, R. P. ; DERCHAIN, S. F. M. ; MAZZOLA, P. G. . Influence of clinical pharmacist interventions in reducing prescribing errors in women oncologic patients. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRACINI, A. C. ; SILVA, N. M. O. ; MORIEL, P. ; CARVALHO, R. P. ; DERCHAIN, S. F. M. ; MAZZOLA, P. G. . Impact of clinical pharmacist intervention on medical residents´ prescribing errors. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRACINI, A. C. ; PINTO, E. R. L. ; ALVES, N. A. ; RODRIGUES, A. T. ; SILVA, N. M. O. ; MORIEL, P. ; CARVALHO, R. P. ; DERCHAIN, S. F. M. ; MAZZOLA, P. G. . Intervenções farmacêuticas no uso seguro de medicamentos em unidade de internação oncológica especializada em saúde da mulher. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERRACINI, A. C. . Medicamento em pacientes oncológicos internados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRACINI, A. C. ; COSTA, L. S. ; MAZZOLA, P. G. ; OLIVEIRA NETO, A. F. ; SILVA, N. M. O. ; CARVALHO, R. P. . Prevalência de interações medicamentosas potenciais teóricas e classificação do grau de risco de medicamentos em pacientes grávidas e lactantes em uma unidade de terapia intensiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRACINI, A. C. ; MAZZOLA, P. G. ; COSTA, L. S. . Segurança de pacientes gestantes e puérperas em unidade de terapia intensiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Avaliação do gene EPHA5 nos efeitos da neuropatia periférica induzida pelo paclitaxel em neurônios sensoriais derivados de células-tronco pluripotentes induzidas, Descrição: Paclitaxel é um antineoplásico frequentemente eficaz na primeira linha de tratamento para o câncer de ovário, mama, pulmão e próstata. No entanto, a dose cumulativa deste fármaco ocasiona a neuropatia periférica sensorial. Os primeiros Genome Wide Association Studies (GWAS) realizados sobre neuropatia periférica induzida pelo paclitaxel (NPIP) identificaram uma variante genética no gene do receptor de ephrin EPHA5 associado ao aumento do risco de desenvolver essa toxicidade. Além disso, a aplicação de tecnologia de células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC) possui o potencial de avanços rápidos na compreensão do NPIP em nível molecular. A proposta deste estudo é avaliar a relevância do gene EPHA5 nos mecanismos moleculares subjacentes da NPIP, usando um novo modelo de neurônio sensorial derivado de células-tronco pluripotente induzidas. Para avaliar os efeitos do paclitaxel no alvo celular da toxicidade, as linhagens de células-tronco pluripotentes induzidas por isogênese humano serão diferenciadas nos neurônios sensitivos do nociceptor (iPSC-SNs). A tecnologia CRISPRi e agentes farmacológicos serão utilizados para inibir a EPHA5 e as GTPasas Rho e avaliar os efeitos na morfologia dos neurites. Todos os experimentos serão repetidos no mínimo três vezes e em triplicata. Os efeitos dependentes da dose de paclitaxel em medidas quantitativas da morfologia de neurites, EPHA5 e Ephexin-1 serão testados quanto à significância (P <0.05) utilizando ANOVA seguido do test de Dunnett.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Canato Ferracini - Coordenador / Priscila Gava Mazzola - Integrante / Sophie Françoise Derchain - Integrante / Deanna Lynn Kroetz - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Avaliação da toxicidade, resposta ao tratamento e sobrevida relacionados a polimorfismos e qualidade de vida em mulheres com carcinoma de ovário, Descrição: Processo: 16/22335-2 Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado Vigência (Início): 01 de agosto de 2017 Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020 Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Farmácia Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Pesquisador responsável: Priscila Gava Mazzola Beneficiário: Amanda Canato Ferracini Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil Bolsa(s) vinculada(s): 18/00070-2 - Avaliação do gene EPHA5 nos efeitos da neuropatia periférica induzida pelo paclitaxel em neurônios sensoriais derivados de células-tronco pluripotentes induzidas, BE.EP.DR Assunto(s): Marcadores genéticos Segurança do paciente Saúde da mulher Neoplasias ovarianas Qualidade de vida Resumo O carcinoma de ovário é a quinta causa de morte referente a neoplasias malignas em mulheres. Deste modo, nos últimos anos, esforços vêm sendo realizados para demostrar que marcadores genéticos, como os polimorfismos, herdados por mulheres com carcinoma de ovário podem predizer na resposta, resistência e toxidade à quimioterapia com derivados da platina e paclitaxel e a sobrevida. Além disso, no carcinoma de ovário, a cirurgia e a quimioterapia alteram a qualidade de vida. Os objetivos deste estudo são avaliar 1) a associação entre marcadores genéticos herdados em mulheres com carcinoma de ovário com a resposta quimioterapia e reações adversas com carboplatina e paclitaxel, sobrevida livre de progressão, sobrevida global; 2) e nos casos novos, avaliar a relação entre as variáveis acima citadas e a qualidade de vida. Para esse estudo de coorte observacional serão incluídas pacientes com carcinoma de ovário atendidas no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que receberem carboplatina e paclitaxel como tratamento da doença. Para o objetivo 1) serão incluídas amostras de soro e plasma do sangue de 136 mulheres com carcinoma de ovário mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do Biobanco do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM-UNICAMP) (CONEP B-056). Os marcadores genéticos correspondentes a polimorfismos de detoxificação, de reparo de DNA, relacionados a apoptose celular, e angiogênese serão analisados por meio de PCR e digestão enzimática ou PCR em tempo real. Todas as toxicidades detectadas serão documentadas e classificadas segundo sua gravidade. Para o objetivo 2) será aplicado um questionário de qualidade de vida nas mulheres com carcinoma de ovário atendidas como casos novos e que iniciarão quimioterapia com carboplatina e paclitaxel. O questionário será aplicado antes da quimioterapia, no quarto e no sexto ciclo e um ano após o termino da quimioterapia. Os dados demográficos e clínicos das participantes do estudo serão obtidos através do prontuário. Os dados adquiridos e anotados na ficha de coleta serão transferidos para planilhas eletrônicas tipo Microsoft Excel. Os dados serão analisados através do pacote estatístico R. O nível de significância assumido será de 5%. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Amanda Canato Ferracini - Integrante / Priscila Gava Mazzola - Coordenador / Luis Otávio Sarian - Integrante / Angelo Borsarelli Carvalho Brito - Integrante / Guilherme Nogueira Aires - Integrante / Carmen Silvia Passos Lima - Integrante / Leisa Lopes Aguiar - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    Segurança no uso de medicamentos em unidade de internação oncológica especializada em saúde da mulher, Descrição: Objetivo: Avaliar o impacto da farmácia clínica na segurança do uso de medicamentos em uma unidade de internação oncológica clínica especializada em saúde da mulher, por meio de análise quantitativa das intervenções farmacêuticas, redução da taxa de erros de prescrição, e suas variações ao longo do estudo. Metodologia: Estudo intervencionista, prospectivo e não controlado, no qual será desenvolvido no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti/UNICAMP, na Unidade de Internação de Oncologia Clínica, durante um período de 12 meses. O estudo será iniciado realizando um estudo piloto, incluindo-se a princípio a análise de 20 prescrições ou 2 semanas de análise das prescrições, ainda durante o primeiro semestre do estudo. As intervenções farmacêuticas serão feitas por meio da análise de prescrições eletrônicas, prontuários das pacientes em internação podendo ser aceitas, parcialmente aceitas ou não aceitas pela equipe médica sendo posteriormente quantificadas e classificadas. Os erros de prescrições que forem prevenidos a partir das intervenções farmacêuticas aceitas também serão classificados. Em seguida, será analisada a significância clínica das intervenções farmacêuticas aceitas e dos erros de prescrição prevenidos. Será por meio da consulta de literaturas confiáveis e pesquisas em bases de dados internacionalmente reconhecidas servirão como suporte para realização das intervenções farmacêuticas. Análise de dados: Os dados quantitativos coletados (erros de prescrição, intervenções farmacêuticas) serão analisados estatisticamente comparando-se o número de erros de prescrição detectados e intervenções realizadas no início e ao término do estudo. Realizando-se os testes estatísticos adequados a cada grupo de dados obtidos, além de estatística descritiva para a análise e apresentação dos resultados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Amanda Canato Ferracini - Integrante / Priscila Gava Mazzola - Coordenador / Sophie Françoise Derchain - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.

  • 2013 - 2013

    Segurança e saúde de pacientes gestantes e puérperas em unidade de terapia intensiva, Descrição: No ciclo grávido-puerperal, a mulher pode desenvolver complicações que requerem admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Neste contexto, é necessário dar atenção especial à farmacoterapia utilizada pela paciente, avaliando-se os riscos/benefícios dos medicamentos para a gestante e para o feto, uma vez que a placenta é uma barreira permeável e os efeitos podem ser letais ou teratogênicos. Na lactação também podem ocorrer situações em que a mãe necessite de tratamento farmacológico e, com isso, deve-se avaliar os riscos a que o bebê estará exposto, devido à presença de certos metabólitos no leite materno. As interações medicamentosas potenciais (IMPs) também são um importante fator a ser considerado durante o tratamento farmacoterapêutico de mulheres grávidas ou que estão amamentando. No ambiente de uma UTI, o uso de mais de um medicamento pela mesma paciente é bastante comum e, portanto, há maiores chances de ocorrer interações medicamentosas que possam agravar a sua condição médica. O profissional farmacêutico deve inserir-se como peça fundamental na garantia da efetividade e segurança do tratamento medicamentoso dispensado às pacientes internadas. Este trabalho será baseado na avaliação farmacêutica de prescrições médicas, com o intuito de (I) identificar e classificar as IMPs já descritas na literatura, (II) avaliar e classificar o grau de risco dos medicamentos na gestação e (III) na lactação das pacientes internadas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti - Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher - CAISM - UNICAMP. Ao final do período estudado, será possível saber a prevalência, o grau de risco dos medicamentos e a gravidade das IMPs estabelecendo a sua relação com a idade e tempo de internação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Canato Ferracini - Integrante / Priscila Gava Mazzola - Coordenador / Aline Teotonio Rodrigues - Integrante / DA COSTA, L. S. - Integrante / CRUZ, ALINE - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa - Diferença no comportamento sexual, conhecimento sobre HPV e vacinação entre estudante do sexo feminino e masculino de uma instuição pública de ensino superior, XXI Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.

2014

Prêmio Michel Cohen - Soluções para a melhoria da segurança do paciente, ISMP Brasil - Instituto para prátcas seguras no uso de medicamentos., .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Departamento de Pesquisa Clínica FCM/UNICAMP. , Rua Tessália Vieira de Camargo, Cidade Universitária, 13083887 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35218859

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

University Of California San Francisco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 28

Outras informações:
Participação do Programa Ciência e Arte nas Férias (CAF) 2016 da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pela Faculdade de Ciências Médicas.

2016 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 28

Outras informações:
Participação do Programa Ciência e Arte nas Férias de Inverno (CAFin) 2016 da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pela Faculdade de Ciências Médicas.

2015 - 2015

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente

Outras informações:
Monitoria da Disciplina FR 602 - Farmacotécnica, para o curso de graduação em Farmácia da UNICAMP.

2013 - 2013

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Iniciação Científica pela Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Estadual de Campinas. Título: PREVALÊNCIA DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS POTENCIAIS TEÓRICAS E CLASSIFICAÇÃO DO GRAU DE RISCO DE MEDICAMENTOS EM PACIENTES GRÁVIDAS E LACTANTES EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Orientadora: Profa. Dra. Priscila Gava Mazzola. Bolsa: PIBIC/CNPq. Período: Fevereiro/Julho de 2013.

2013 - 2013

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Iniciação Científica pela Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Estadual de Campinas. Título: SEGURANÇA E SAÚDE DE PACIENTES GESTANTES E PUÉRPERAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Orientadora: Profa. Dra. Priscila Gava Mazzola. Bolsa: FAPESP. Período: Agosto/ Dezembro de 2013.

2013 - 2013

Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário

2011 - 2012

HOSPITAL E MATERNIDADE CELSO PIERRO

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Foram realizados dois estágios no Hospital e Maternidade Celso Pierro: ?Estágio Supervisionado ? Área de Atenção Farmacêutica aos pacientes com HIV/AIDS (170 horas) - 2012. ?Estágio Supervisionado ? Área de Assistência Farmacêutica (102 horas) - 2011.