Carlos Eduardo Pereira Aguiar

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências, com habilitação em Química pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1994). Pós-Graduado em Química Geral pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (2000). Pós-Graduado em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2001). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2017). Professor de Ciências e Química Geral e Inorgânica, Físico-Quími ca, Química Orgânica, da rede privada (1986-2013) e redes públicas municipal e estadual (1986 - Atual). Professor supervisor do PIBID-UFAM (2008-2010). Professor-Tutor do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental da UFAM (2014-2016). Professor I (Temporário) do PARFOR da Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2018-2019). Instrutor Educacional do Programa de Tutoria Educacional da SEMED Manaus (2018 - Atual). Doutorando em Ensino de Química do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

2015 - 2017

Universidade Federal do Amazonas
Título: Contribuições da contextualização e modelagem sob o enfoque simbólico-matemático no processo de ensino-aprendizagem da estequiometria,Ano de Obtenção: 2017
Prof. Dr. Roberto Barbosa de Castilho.Palavras-chave: Ensino de Química; Contextualização; Modelagem; Estequiometria.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia

2001 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Aprendizagem na Abordagem do Cotidiano
Orientador: Prof. Dra. Sarita Léa Schaffel

Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Química

1999 - 2000

Universidade Federal de Lavras
Título: A Escola como Aparelho Ideológico do Estado
Orientador: Prof. Msc Lucimar Leão Silveira

Graduação em Licenciatura Plena em Química

1992 - 1994

Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
Título: Sistema de Avaliação Educacional
Orientador: Prof. Dr. Alfredo Cordella

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.

Organização de eventos

AGUIAR, C. E. P. . V Socialização de Práticas Formativas - Formação Continuada e Currículo: Diálogos sobre a Prática Pedagógica no Cotidiano Escolar. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

21 Encontro USP-Escola.Química, Tecnologia e Sustentabilidade: A Questão dos Plásticos. 2022. (Encontro).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE METODOOGIAS ATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2022. (Seminário).

20 Encontro USP-Escola.Estratégia de Ensino e Avaliação, Compartilhando Ideias e Experiências para o Ensino de Química. 2021. (Encontro).

VI Simpósio Mineiro de Educação Química.O ROLE PLAY E A SALA INVERTIDA COMO METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE TEMÁTICAS QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO. 2021. (Simpósio).

CONDEQUI-Congresso Online Nacional de Química. As analogias no ensino de Química: modismo ou irrelevância para os trabalhos de pesquisa?. 2019. (Congresso).

V Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas-SETA.INSERÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO. 2019. (Simpósio).

XII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Ensino Híbrido: o laboratório rotacional e a rotação por estações como possibilidades para uma aprendizagem significativa em Ciências. 2019. (Encontro).

XIV Congresso Nacional de Educação-EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, VII Seminário Internacional Sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO).. PARCERIA E TRANSPARÊNCIA: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA UMA RELAÇÃO DIALÓGICA EXITOSA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO. 2019. (Congresso).

XIV Congresso Nacional de Educação-EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, VII Seminário Internacional Sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO).. OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO HÍBRIDO. 2019. (Congresso).

XVIII SEINPE - Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.. 2019. (Seminário).

Educação 4.0: Transformando a experiência de aprendizagem por meio da tecnologia. Hackaton - Desafio Eduação 4.0. 2018. (Feira).

Experimentos Demonstrativos e Formação de Conceitos a Partir de Materiais do Cotidiano. 2018. (Oficina).

XIX ENEQ-Encontro Nacional de Ensino de Química.ENSINO HÍBRIDO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA A ESTUDANTES DO 9 ANO DA REDE PÚBLICA DE MANAUS. 2018. (Encontro).

XIX ENEQ-Encontro Nacional de Ensino de Química.MODELAGEM DE ESTRUTURAS MOLECULARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESTEQUIOMETRIA. 2018. (Encontro).

III Socialização de Práticas Formativas.O ENSINO HÍBRIDO: DESVELANDO OS DESCRITORES DA ADE. 2017. (Encontro).

A Multimodalide em Aulas do Ensino Superior. 2016. (Outra).

XVIII ENEQ-Encontro Nacional de Ensino de Química.A CONTEXTUALIZAÇÃO, NUMA ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS REPRESENTADOS PELO MUNDO REAL.. 2016. (Encontro).

Minicurso sobre Pesquisa em Ensino de Ciências e Redação Científica. 2015. (Encontro).

2. Simpósio de Tecnologia do PET do Amazonas. 2003. (Simpósio).

Convenção Nacional do Telecurso 2000. 1998. (Simpósio).

Simpósio Anglo-Brasileiro sobre Doenças Tropicais. 1996. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Roberto Barbosa de Castilho

De Castilho, R. B.; SOUZA, R. H.; KALHIL, J. B.. Contribuições da contextualização e modelagem sob o enfoque simbólico-matemático no processo de ensino-aprendizagem da Estequiometria. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

Roberto Barbosa de Castilho

De Castilho, R. B.; KALHIL, J. B.; NICOT, Y. E.. A contribuição da contextualização no ensino da estequiometria pra estudantes recém-egressos nos cursos de graduação da UFAM: um olhar submicroscópico da matéria e suas transformações. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

Renato Henriques de Souza

SOUZA, R. H.; BARBOSA, R. C.. Contribuições da Contextualização e Modelagem Sob Enfoque Simbólico-Matemático no Processo de Ensino-Aprendizagem de Estequiometria. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

Josefina Diosdada Barrera Kalhil

KALHIL, J. B.; CASTILHO, R. B.. Contribuções da contextualização e modelagem sob o enfoque Simbolico matemático no ensio da estequiometria. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

Josefina Diosdada Barrera Kalhil

KALHIL, J. B.; Exposito Y; CASTILHO, R. B.. A contribuçao da contextualização no ensino de estequimetria para estudantes dos curso de graduação da UFAM. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

Foi orientado por

Roberto Barbosa de Castilho

Contribuições da contextualização e modelagem sob o enfoque simbólico-matemático no processo de ensino-aprendizagem da Estequiometria; 2017; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Roberto Barbosa de Castilho;

Produções bibliográficas

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . O laboratório rotacional no ensino híbrido: do desafio à realidade educacional da era tecnológica. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO , v. 5, p. 253-267, 2019.

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . Modelagem de estruturas moleculares para uma aprendizagem significativa em estequiometria. SCIENTIA NATURALIS , v. 1, p. 152-166, 2019.

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . Uso de softwares educacionais no ensino de operações matemáticas fundamentais: um estudo de caso no telecentro.. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO , v. 01, p. 51-68, 2017.

  • AGUIAR, C. E. P . O PARFOR COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DO DOCENTE DE PEDAGOGIA. PARFOR UEA: 10 anos formando professores no estado do Amazonas Coleção Parfor UEA 10 anos Volume 1. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2021, v. 1, p. 321-332.

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . A experimentação na formação das competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Física em alunos do 9 ano de escola da rede pública de Manaus.. In: Danielly de Sousa Nóbrega; Lívia Fernandes dos Santos.. (Org.). Ciências em Ação perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de ciências.. 1ed.São Paulo: Editora Científica Digital, 2021, v. 1, p. 214-226.

  • AGUIAR, C. E. P. . A aprendizagem de conceitos fundamentais de Química por estudantes do 9 ano do ensino fundamental II no ensino híbrido. In: Jéssica Verger Nardeli. (Org.). Atividades de Ensino e de Pesquisa em Química 4. 872ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2020, v. 4, p. 65-77.

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . A aprendizagem conceitual acerca da condutividade elétrica das substâncias através de habilidades desenvolvidas pela experimentação.. In: Editora Poisson. (Org.). EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI - Ensino de Ciências. 1ªed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018, v. 1, p. 45-52.

  • AGUIAR, C. E. P. . Ensino Híbrido: o laboratório rotacional e a rotação por estações como possibilidades para uma aprendizagem significativa em Ciências. In: XII ENPEC - XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . A experimentação na formação das competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Física em alunos do 9 ano de uma escola da rede pública de Manaus.. In: XXII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos-SP. Atas do XXII SNEF, 2017.

  • AGUIAR, C. E. P. . Ensino Híbrido: Contribuições para o ensino e aprendizagem da Química a estudantes do 9 ano da rede pública de Manaus. In: XIX ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. Anais do XIX Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018.

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . A contextualização, numa abordagem em ciência, tecnologia e sociedade-CTS: uma estratégia metodológica para a aprendizagem significativa de conceitos químicos representados pelo mundo real. In: XVIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do ENEQ 2016, 2016.

  • AGUIAR, C. E. P. . O ROLE PLAY E A SALA INVERTIDA COMO METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE TEMÁTICAS QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AGUIAR, C. E. P. . PARCERIA E TRANSPARÊNCIA: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA UMA RELAÇÃO DIALÓGICA EXITOSA NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, C. E. P. . OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO HÍBRIDO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, C. E. P. . INSERÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E SOFTWARES EDUCATIVOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AGUIAR, C. E. P. . ENSINO HÍBRIDO: O LABORATÓRIO ROTACIONAL E A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, C. E. P. . ENSINO HÍBRIDO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA A ESTUDANTES DO 9 ANO DA REDE PÚBLICA DE MANAUS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . MODELAGEM DE ESTRUTURAS MOLECULARES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESTEQUIOMETRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM ALUNOS DO NONO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . A APRENDIZAGEM CONCEITUAL ACERCA DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DAS SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DE HABILIDADES DESENVOLVIDAS PELA EXPERIMENTAÇÃO.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, C. E. P. ; CASTILHO, R. B. . A CONTEXTUALIZAÇÃO, NUMA ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS REPRESENTADOS PELO MUNDO REAL.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AGUIAR, C. E. P. . Berimbau Chamou Camará! A história da capoiragem mineira Juiz de ora (1958 - 1980). Curitiba, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências do 6 ao 9. ano, Carga horária: 20

Outras informações:
A partir do dia 01 de fevereiro de 2018, assumiu a função de Instrutor Educacional do Programa de Tutoria Educacional da Gerência de Formação Continuada-GFC, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério-DDPM.

2009 - 2013

Instituto Dados da Amazônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 4

2014 - 2016

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor do CEFORT, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Tutor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental, do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública-CEFORT.

2008 - 2010

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor do PIBID, Carga horária: 40

2002 - 2008

Instituto Batista Ida Nelson

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Consolidação das Leis Trabalhistas

2019 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Temporário

Outras informações:
Professor Formador I do PARFOR.

2020 - Atual

Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Química do Ensino Médio.