Márcio José Pereira

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2017). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em História pela mesma universidade (2010). Professor do Colegiado de História da Universidade Estadual de Maringá, onde atua como professor de Estágio Curricular Supervisionado I e II e História Contemporânea (XIX - XXI) Tem experiência na área de Ensino de História, História Contemporânea, História do Brasil República, História do Paraná, principalmente nas décadas de 1930 e 1940 e desenvolve pesquisas no campo da História das Emoções, Sentimentos e Afetividades na contemporaneidade, vinculando-as com os debates acerca do Ensino e Didática na História. É membro dos grupos de pesquisa: Movimentos autoritários do século XX [UEM], sob coordenação do Prof. Dr. João Fábio Bertonha, do grupo de pesquisa: Intersubjetividade e pluralidade: Reflexão e sentimento na história [UFPR], sob coordenação da Profa. Dra. Marionilde Brepohl de Magalhães e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (UNESPAR) sob coordenação da Profa. Claudia Priori.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2013 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Título: Sentimentos, ressentimentos e violência: A ação da polícia política no Paraná em relação aos indivíduos de origem germânica (1942 ? 1945)
Roseli Terezinha Boschilia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Paraná.

Mestrado em História

2008 - 2010

Universidade Estadual de Maringá
Título: POLITIZANDO O COTIDIANO: REPRESSÃO AOS ALEMÃES EM CURITIBA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,Ano de Obtenção: 2010
João Fábio Bertonha.Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do, FUNDARAUCARIA, Brasil. Palavras-chave: Alemães; Cotidiano; repressão.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Paraná.

Graduação em História

2001 - 2005

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2009

Francês. (Carga horária: 360h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estágio Curricular Supervisionado.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil República.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PRIORI, C. ; FRANCA, F. F. ; PEREIRA, M. J. ; COQUEIRO, W. S. ; MELO, C. S. . I ENCONTRO DE GÊNERO, DIVERSIDADE E CULTURA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS. 2018. (Congresso).

PEREIRA, M. J. ; HONORATO, T. ; COSTA, C. J. ; CASTRO NETO, D. A. . XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSOS CIVILIZADORES: FIGURAÇÕES HISTÓRICAS, POLÍTICAS, SOCIAIS E EDUCATIVAS. 2018. (Congresso).

RODRIGUES, I. C. ; PEREIRA, M. J. ; FELIPE, D. A. ; GIMENEZ, J. ; MOREIRA, L. F. V. ; SILVA, K. M. ; RAMOS, M. E. T. . XXIII SEMANA DE HISTÓRIA, IX FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, VIII CONGRESSO DE HISTÓRIA DE IVAIPORÃ, IV FÓRUM DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA e I ENCONTRO DO PROFHISTÓRIA-UEM. 2018. (Congresso).

PEREIRA, M. J. . VII ENIEDUC ? Encontro Interdisciplinar de Educação da Unespar. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Encontro Regional de Química da UTFPR - Campo Mourão.Inequidade de Gênero nas Ciências Naturais: Realidade ou mito?. 2017. (Encontro).

9th International Conference on Social Science Methodology: Methods of Social Network Analysis. Capturing Emotions in The Statements of German Political Prisoners in Paraná During the Second World War. 2016. (Congresso).

I Seminário em Educação, Diversidade e Cultura : Interlocuções possíveis. 2016. (Seminário).

XIII Encontro Nacional de História Oral: História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade,.O Grupo Folclórico Os Lusíadas do Centro Português de Maringá/PR como elemento de preservação da memória imigrante portuguesa através do folclore: um estudo de caso. 2016. (Encontro).

VI ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. 2015. (Encontro).

Workshop Violências de Estado. 2015. (Outra).

Colóquio Internacional: Indiferença. 2014. (Outra).

Seminário Internacional Autoritarismo, Obediência e Foro Interior. 2014. (Seminário).

XII Encontro Nacional de História Oral: Política, Ética e Conhecimento.Memórias que ?sangram?: Uma reflexão sobre História, memória e esquecimento no Paraná durante a Segunda Guerra Mundial. 2014. (Encontro).

XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA.A Ação da Delegacia de Ordem Política e Social em relação aos indivíduos de origem germânica no Paraná durante a Segunda Guerra Mundial: Sentimentos, ressentimentos e violência. ? Apontamentos teóricos metodológicos.. 2014. (Encontro).

VI Congresso Internacional de História: Democracia e autoritarismo no mundo contemporâneo. Ressentimento travestido em violência: O comício de 18 de março de 1942 em Curitiba e suas consequências. 2013. (Congresso).

XXVII Simpósio Nacional de História.A imprensa como veículo do ressentimento entre alemães e brasileiros no Paraná durante a Segunda Guerra Mundial (1942-1945). 2013. (Simpósio).

V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História da UEM e a XVI Semana de História..AT 29. 2010. (Outra).

V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História da UEM e a XVI Semana de História..A política regional de Manoel Ribas: conservadorismo centralizador frente à necessidade de renovação e reestruturação da política paranaense durante o Estado Novo.. 2010. (Outra).

VI ERIC (ENCONTRO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA).O projeto de nacionalização em Curitiba e a repressão aos imigrantes alemães entre 1937 e 1945.. 2010. (Encontro).

II Encontro Regional dos Estudantes de História do Centro Oeste e Triângulo Mineiro.Poder e Estado. 2009. (Simpósio).

II Encontro Regional dos Estudantes de História do Centro Oeste e Triângulo Mineiro.A influencia do Estado na repressão aos alemães em Curitiba: do projeto de nacionalização a Segunda Guerra Mundial. 2009. (Encontro).

IV Congresso Internacional de História. História Política: Práticas, idéias e instituições. 2009. (Congresso).

XII Semana de História - Saberes históricos e a Sala de Aula: dialogos, convergencias e divergencias.Restrições a imigrantes do eixo: os japoneses e os alemães na mira do Estado. 2009. (Outra).

XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.Os imigrantes alemães em Curitiba: Práticas políticas repressivas alterações do cotidiano e personificação do Estado Novo no governo paranaense de Manoel Ribas. 2009. (Simpósio).

Intersubjetividade e Pluralidade: Reflexão e sentimento na História. 2008. (Outra).

IV ERIC - Encontro Regional de Iniciação Cientifica.Cenários de uma guerra distante: Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial. 2008. (Encontro).

VII Semana Academica do Curso de História Sociabilidade e Identidade na Fronteira.Novos sujeitos da coletividade urbana: movimentação popular em prol do nacionalismo varguista em Curitiba na decada de 1940. 2008. (Outra).

V Semana Acadêmica de História - Mundo Contemporaneo: Desafios, dilemas e reflexões.Assimilação de imigrantes alemães em Curitiba: contribuições e consequências. 2008. (Outra).

XI Encontro Regional da Associação Nacional de História - Seção Paraná.Contribuições da Nova História Política para o estudo da repressão a alemães em Curitiba-PR. 2008. (Encontro).

XIV Semana de História da UEM - IV Fórum do Programa de Pós-Graduação em História.A imprensa curitibana na década de 1940: Repressão e discurso nacionalista frente à presença de imigrantes alemães. 2008. (Simpósio).

XIX Encontro Regional de História ANPUH São Paulo - Poder, exclusão e violência.Novos olhares sobre antigas cidades: Contribuições da História do Cotidiano para a análise da sociedade curitibana e a repressão a alemães durante a Segunda Guerra Mundial. 2008. (Encontro).

XVI Semana de Estudos de História: Leituras do Passado.Dissenção, repressão e descontentamento: A presença alemã na capital paranaense durante a Segunda Guerra Mundial. 2008. (Outra).

III Seminário Internacional de História: Instituições, Fronteiras e Política na História Sul-Americana - XIII Seminário de Departamento de História - III Fórum do Programa de Pós-graduação em História.Alterações de cotidiano: Perseguição a descendentes e imigrantes alemães em Curitiba na década de 1940. 2007. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa Práticas Culturais e Identidades.A solução que se tornou perigo. A presença de alemães em Curitiba na década de 1940.. 2007. (Seminário).

X Encontro Regional da ANPUH-PR. 2006. (Encontro).

XII Seminário de Pesquisa do DHI/UEM. 2006. (Seminário).

I Fórum do Programa de Pós-Graduação em História: As faces de Clio. 2004. (Outra).

X Seminário de Pesquisa do Departamento de História da UEM. 2004. (Seminário).

Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História da UEM. 2003. (Outra).

III Semana de Ciencias Sociais: Cultura, Política, Questões Sociais e Educacionais no Brasil Contemporâneo. 2003. (Outra).

I Seminário Internacional de História da UEM. 2003. (Seminário).

IX Seminário de Pesquisa em História do DHI/UEM. 2003. (Seminário).

A História Econômica e as linhagens historiográficas. 2002. (Outra).

As relações entre Arqueologia e História. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Eliege Silva Pereira

PEREIRA, M. J.. A construção de uma identidade religiosa do jovem evangélico e a mídia - Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Primeira década do século XXI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Arte e Cultura - Modalidade à distância) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Luciana Agostinho Pereira

ATHAIDES, Rafael; CASTRO NETO, D. A.;PEREIRA, M. J.. Ação Integralista Brasileira em Mato Grosso do Sul (1933-1937). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Francisco Fernandes Groessinger

PEREIRA, M. J.; CASTRO NETO, D. A.; ATHAIDES, Rafael. Polícia Militar de Mato Grosso do Sul na encruzilhada conceitual: "Polícia Autoritária" ou "Polícia Comunitária". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Vitor Augusto de Oliveira Valentim

CASTRO NETO, D. A.;PEREIRA, M. J.; ATHAIDES, Rafael. As modalidades de escravidão no Brasil no século XIX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lucimar Pontara Peres

PONTARA, L. P.. Avaliação de Desempenho da Organização Savarálcool S/A - Açúcar e Álcool. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Recursos Humanos Turma II) - Centro Universitário de Maringá.

Luiz Miguel do Nascimento

BERTONHA, João Fábio;NASCIMENTO, Luiz Miguel do.; BOSCHILIA, R.. Politizando o cotidiano: repressão aos alemães em Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá.

Luiz Miguel do Nascimento

BERTONHA, João Fábio;NASCIMENTO, Luiz Miguel do.; BOSCHILIA, R.. Memória, política e repressão: cotidiano de Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá.

Gláuber José Vaz

CAMOLESI Jr., Luiz;VAZ, G. J.; SCUDELLER, J. C.. Mineração de dados da frota do transporte coletivo urbano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Escola de Engenharia de Piracicaba.

ANA PAULA VOSNE MARTINS

MARTINS, A. P. V.; NADALIN, S. O.; CHAVES, N. B.; ATHAIDES, R.; GONCALVES, M.. Sentimentos, ressentimentos e violência: a ação da polícia política no Paraná em relação aos indivíduos de origem germânica. 1942-1945. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Sergio Odilon Nadalin

MARTINS, A. P. V.; ATHAIDES, R.; GONCALVES, M.;NADALIN, S. O.; CHAVES, N. B.. "SENTIMENTOS, RESSENTIMENTOS E VIOLÊNCIA: A AÇÃO DA POLÍCIA POLÍTICA NO PARANÁ EM RELAÇÃO AOS INDIVÍDUOS DE ORIGEM GERMÂNICA (1942-1945).". 2017. Tese (Doutorado em CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÃ?.

Niltonci Batista Chaves

MARTINS, A. P. V.; ATHAIDES, R.; GONCALVES, M.; NADALIN, S. O.;CHAVES, N. B.. Sentimentos, ressentimentos e violência: a ação da polícia política no Paraná em relação aos indivíduos de origem germânica (1942-1945). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Roseli Terezinha Boschilia

BERTONHA, J. F.; DIAS, R. B.;BOSCHILIA, R. T.. Politizando o cotidiano: repressão aos alemães em Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá.

Roseli Terezinha Boschilia

BOSCHILIA, R. T.; ATHAIDES, R.; GONCALVES, M.. Sentimentos, ressentimentos e violência: a ação da polícia política do Paraná em relação aos indivíduos de origem germânica (1942-1945). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Rafael Athaides

BOSCHILIA, R. T.; GONCALVES, M.;ATHAIDES, Rafael. Sentimento, ressentimento e violência: a ação da polícia política no Paraná em relação aos indivíduos de origem germânica (1942-1945). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Reginaldo Benedito Dias

BERTONHA, João Fabio; BOSCHILA, Rosely;DIAS, R. B.. Politizando o cotidiano: repressão aos alemães em Curitiba durante a segunda guerra mundial. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá.

Marcos Gonçalves

MARTINS, A. P. V.;GONÇALVES, MARCOS; ATHAIDES, R.; NADALIN, S. O.; CHAVES, N. B.. sentimentos, ressentimentos e violência: a ação da polícia política no Paraná em relação ao indivíduos de origem germânica (1942-1945). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Marcos Gonçalves

BOSCHILIA, R.;GONÇALVES, MARCOS; ATHAIDES, R.. Sentimentos, ressentimentos e violência: a ação da polícia política no Paraná em relação aos indivíduos de origem germânica (1942-1945). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Natália Tsuzuki

MENSURAÇÃO DE COEFICIENTE TÉCNICO EM OLERICULTURAS CULTIVADAS SOB MANEJO ORGANICO E UM PERFIL DO MERCADO DE ALIIMENTOS ALTERNATIVOS; 2011; Orientação de outra natureza; (TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO) - Escola Técnica de Piedade; Orientador: Natália Tsuzuki;

Natália Tsuzuki

AVALIAÇÃO DE INDICES DE PRODUTIVIDADE E VIABILIDADE DO CULTIVO DO FEIJÃO-VAGEM DE PORTE DETERMINADO SOB SISTEMA DE CULTIVO ORGÂNICO SEM USO DE IRRIGAÇÃO; 2009; Orientação de outra natureza; (AGRICULTURA FAMILIAR) - Escola Técnica de Piedade; Orientador: Natália Tsuzuki;

Maria Iolanda Sachuk

Avaliação de Desempenho da Organização Sabarálcool S/A - Açúcar e Álccol; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Recursos Humanos) - Centro Universitário de Maringá; Orientador: Maria Iolanda Sachuk;

Roseli Terezinha Boschilia

SENTIMENTOS, RESSENTIMENTOS E VIOLÊNCIA: A AÇÃO DA POLÍCIA POLÍTICA NO PARANÁ EM RELAÇÃO AOS INDIVÍDUOS DE ORIGEM GERMÂNICA (1942 ? 1945); 2017; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roseli Terezinha Boschilia;

João Fábio Bertonha

Politizando o cotidiano; A repressão aos alemães em Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial; 2010; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio a Pesquisa no Estado do Paraná; Orientador: João Fábio Bertonha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, M. J. . CIVISMO DEPREDATÓRIO: POPULARES PARANAENSES CONTRA ALEMÃES DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. REVISTA TEMPO, ESPAÇO E LINGUAGEM , v. 9, p. 66-94, 2018.

  • PEREIRA, M. J. . A atuação da DOPS/PR na institucionalização da repressão aos alemães no Paraná durante o Estado Novo: paixões, sentimentos e política. Espaço Plural (Marechal Cândido Rondon. Online) , v. 1, p. 43-62, 2015.

  • PEREIRA, M. J. . ?O povo tem mil olhos e mil ouvidos para ver e para ouvir?: O comício de 18 de março de 1942 em Curitiba sob a ótica da Análise do Discurso. Revista Eletrônica Trilhas da História , v. 3, p. 149-166, 2014.

  • PEREIRA, M. J. ; BOSCHILIA, E. C. . Grupos Folclóricos; elementos de identidade étnica: O grupo Os Lusíadas do Centro Português de Maringá. 1. ed. Maringá: Edição do Autor, 2015. v. 1. 194p .

  • PEREIRA, M. J. ; ATHAIDES, Rafael . Manoel Ribas (1873 - 1946) - O interventor do Paraná (1932-1935 e 1937-1945). In: Angelo Aparecido Priori; Peter Johann Mainka. (Org.). Rolândia no norte do Paraná. Contribuições para a história da sua fundação. 1ed.Maringá: Editora UEM/PGH/História, 2017, v. 1, p. 187-214.

  • PEREIRA, M. J. ; ATHAIDES, Rafael . Arthur Hugh Miller Thomas (1889 - 1960) e as cidades da CTNP. In: Angelo Aparecido Priori; Peter Johann Mainka. (Org.). Rolândia no norte do Paraná. Contribuições para a história da sua fundação. 1ed.Maringá: Editora da UEM/PGH/História, 2017, v. 1, p. 157-184.

  • PEREIRA, M. J. ; ROMANO, B. G. . Mulheres alemãs detidas pela DOPS/PR. In: Valdemir Paiva; Wallas Jefferson de Lima. (Org.). Gênero e práticas culturais: debates contemporâneos. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2017, v. 1, p. 13-34.

  • PEREIRA, M. J. . Os imigrantes de origem germânica no Paraná: debate sobre a presença teuta no Estado. In: Angelo Priori; João Fábio Bertonha. (Org.). Imigração e colonização: Conflitos pela terra no Paraná e São Paulo entre os séculos XIX e XX. 1ed.Guarapuava: Editora Unicentro, 2015, v. , p. 115-156.

  • PEREIRA, M. J. . Autoritarismo e repressão no Paraná durante o Estado Novo: A ação da DOPS/PR contra os inimigos da nação. In: João Fábio Bertonha. (Org.). Sombras autoritárias e totalitárias no Brasil: Integralismo, fascismos e repressão política. 1ed.Maringá: EDUEM, 2013, v. , p. 193-222.

  • PEREIRA, M. J. . Repressão política e social na Era Vargas - Rupturas, permanências e autoritarismo. In: Rivail Carvalho Rolim. (Org.). História do Brasil Republica: Estado e sociedade 1889/1945. 1ed.Maringá: EDUEM, 2012, v. 27, p. 123-136.

  • PEREIRA, M. J. ; ATHAIDES, Rafael . Da xenofobia ao inimigo de guerra: o nazismo e a situação da comunidade germânica no Brasil durante o Estado Novo. In: Francisco Carlos Teixeira da Silva;Karl Schurster;Igor Lapsky;Ricardo Cabral;Jorge Ferre. (Org.). O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco/TEMPO, 2010, v. , p. 637-654.

  • PEREIRA, M. J. . Novos sujeitos da coletividade urbana: movimentação popular em prol do nacionalismo varguista em Curitiba na década de 1940. In: Micael Alvino da Silva. (Org.). Ensaios historiográficos: Produção de textos da VII Semana Acadêmica de História ?Sociabilidade e Identidade na Fronteira?. 1ed.Foz do Iguaçu: Editora da UNIAMÉRICA, 2008, v. , p. 33-40.

  • PEREIRA, M. J. . Cotidiano, política e repressão: Perspectivas de análise histórica do Paraná. In: Micael Alvino da Silva. (Org.). Ensaios historiográficos: Produção de textos da VII Semana Acadêmica de História ?Sociabilidade e Identidade na Fronteira?. 1ed.Foz do Iguaçu: Editora da UNIAMÉRICA, 2008, v. , p. 13-19.

  • PEREIRA, M. J. . DIFERENÇAS DE PODER, CAMPOS DE DOMINAÇÃO E CIVILIDADE: REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO BRASIL. In: XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSOS CIVILIZADORES: FIGURAÇÕES HISTÓRICAS, POLÍTICAS, SOCIAIS E EDUCATIVAS, 2018, Londrina. Anais XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSOS CIVILIZADORES: FIGURAÇÕES HISTÓRICAS, POLÍTICAS, SOCIAIS E EDUCATIVAS, 2018.

  • PEREIRA, M. J. . ?O MACHISMO NOSSO DE CADA DIA?: MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS, CONSTRUÇÃO ESTEREOTIPADA DE GÊNERO E INCITAÇÃO A MISOGINIA NAS REDES SOCIAIS. In: I ENCONTRO DE GÊNERO, DIVERSIDADE E CULTURA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS, 2018, Campo Mourão. Anais do I ENCONTRO DE GÊNERO, DIVERSIDADE E CULTURA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS, 2018.

  • ROMANO, B. G. ; PEREIRA, M. J. . Mulheres em arquivos repressivos: o caso da DOPS/PR (1937-1945). In: VII ENIEDUC ? Diversidade: desafios na prática educacional, 2017, Campo Mourão. Anais Eletrônicos do VII ENIEDUC ? Diversidade: desafios na prática educacional, 2017.

  • PEREIRA, M. J. . PRÁTICAS REPRESSIVAS TRANSNACIONAIS DA POLÍCIA POLÍTICA BRASILEIRA E NORTE AMERICANA CONTRA INDIVÍDUOS DE ORIGEM GERMÂNICA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS. In: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UEM, 2017, Maringá. Anais do VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2017.

  • ROMANO, B. G. ; PEREIRA, M. J. . MULHERES E NAZISMO NO PARANÁ: AFETIVIDADE POLÍTICA OU OBEDIÊNCIA PATRIÓTICA?. In: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2017, MARINGÁ. ANAIS do VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2017.

  • PEREIRA, M. J. . La humillación y acoso político: El pangermanismo y el nacionalsocialismo como una amortiguación social negativo para los alemanes en Brasil durante la Segunda Guerra Mundial. In: XXXI Congreso ALAS 2017, 2017, Montevideo. XXXI Congreso ALAS 2017 Acta Académica, 2017.

  • PEREIRA, M. J. . O Grupo Folclórico Os Lusíadas do Centro Português de Maringá/PR como elemento de preservação da memória imigrante portuguesa através do folclore: um estudo de caso. In: XIII Encontro Nacional de História Oral: História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade, 2016, Porto Alegre. Anais do XIII Encontro Nacional de História Oral: História Oral, Práticas Educacionais e Interdisciplinaridade. Porto Alegre, 2016. v. 1. p. 1-17.

  • PEREIRA, M. J. . Capturing Emotions in The Statements of German Political Prisoners in Paraná During the Second World War. In: 9th International Conference on Social Science Methodology, 2016, Leicester/UK. Full Papers RC33 2016. Leicester/UK, 2016. v. 1. p. 1-18.

  • PEREIRA, M. J. . A vergonha como dispositivo de controle social. Nacionais e estrangeiros sob a lógica da suspeição no Paraná (1942 ? 1945). In: XVI Simpósio Internacional Processos Civilizadores: diálogos interdisciplinares : política, contextos e processos sociais, 2016, Vitória. Anais do XVI Simpósio Internacional Processos Civilizadores: diálogos interdisciplinares : política, contextos e processos sociais. Vitória, 2016. v. 1. p. 216-224.

  • PEREIRA, M. J. . Indesejáveis 'súditos do Eixo' ou laboriosos trabalhadores alemães? Uma reflexão sobre a construção da identidade nacional brasileira frente aos alemães a partir do Estado Novo no Paraná.. In: II Congresso internacional de História UEPG-UNICENTRO: Produção e Circulação do Conhecimento Histórico no Século XXI, 2015, Ponta Grossa. Anais do II Congresso internacional de História UEPG-UNICENTRO: Produção e Circulação do Conhecimento Histórico no Século XXI, 2015. p. 1-16.

  • PEREIRA, M. J. . CURITIBA E A ?GUERRA DO COTIDIANO?: AS POLÌTICAS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL E A CRIAÇÃO DE UM ?FRONT INTERNO? NA CAPITAL PARANAENSE DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. In: VII Congresso Internacional de História da Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá. Anais Eletrônicos do VII Congresso Internacional de História da Universidade Estadual de Maringá, 2015. p. 1-12.

  • PEREIRA, M. J. . Memórias que ?sangram?: Uma reflexão sobre História, memória e esquecimento no Paraná durante a Segunda Guerra Mundial. In: XII Encontro da Associação Brasileira de História Oral, 2014, Teresina. Anais [recurso eletrônico]/ XII Encontro da Associação Brasileira de História Oral. Teresina, 2014. p. 1-14.

  • PEREIRA, M. J. ; OLIVEIRA, N. C. ; TOYSHIMA, A. M. S. . ÓDIO, MEDO, VERGONHA E REPUGNÂNCIA: SENTIMENTOS REATIVOS COMO MECANISMOS DO PROCESSO CIVILIZADOR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO NACIONALISTA BRASILEIRO. In: XV Congreso Internacional de Procesos Civilizatorios: el legado de Norbert Elias, 2014, Mexico DF. Anais del XV Congreso Internacional de Procesos Civilizatorios: el legado de Norbert Elias, 2014.

  • PEREIRA, M. J. . A AÇÃO DA DELEGACIA DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL EM RELAÇÃO AOS INDIVÍDUOS DE ORIGEM GERMÂNICA NO PARANÁ DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: SENTIMENTOS, RESSENTIMENTOS E VIOLÊNCIA. ? APONTAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS. In: XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA - 1964-2014: 50 anos do Golpe Militar no Brasil, 2014, Campo Mourão PR. Anais Eletronicos do XIV Encontro Regional de História. Maringá: Eduem, 2014. p. 1185-1194.

  • PEREIRA, M. J. . A imprensa como veículo do ressentimento entre alemães e brasileiros no Paraná durante a Segunda Guerra Mundial (1942- 1945). In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Natal, 2013.

  • PEREIRA, MÁRCIO JOSÉ . Ressentimento travestido em violência: O comício de 18 de março de 1942 em Curitiba e suas consequências.. In: VI Congresso Internacional de História, 2013.

  • PEREIRA, M. J. . O projeto de nacionalização em Curitiba e a repressão aos imigrantes alemães entre 1937 e 1945. In: V Encontro Regional de Iniciação Cientifica, 2010, Mandaguari. V Encontro Regional de Iniciação Cientifica, 2010.

  • PEREIRA, M. J. . A política regional de Manoel Ribas: conservadorismo centralizador frente a necessidade de renovação e reestruturação da política paranaense durante o Estado Novo. In: V Forum de Pesquisa e Pos Graduação da UEM, 2010, Maringá. Anais do V Forum de Pesquisa e Pos Graduação da UEM e da XVI Semana de História da UEM, 2010.

  • PEREIRA, M. J. . Os imigrantes alemães em Curitiba: Práticas politicas repressivas, alterações de cotidiano e personificação do Estado Novo no governo paranaense de Manoel Ribas. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza-CE. Anais do XXV Simpósio Nacional de História - ANPUH - História e Ética, 2009.

  • PEREIRA, M. J. . PÓS-COLONIALISMO, HISTÓRIA INTELECTUAL E CULTURA LATINO. In: Simpósio nacional de história e educação da Uniamérica, 2009, Foz do Iguaçu. Anais do III simpósio nacional de história e educação da Uniamérica., 2008. p. 14-18.

  • PEREIRA, M. J. . Manifestações populares contra imigrantes "eixistas" durante a 2a Guerra Mundial no Paraná. In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá - PR. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2009.

  • PEREIRA, M. J. ; SOARES FILHO, P. J. . Restrições a imigrantes do eixo: os japoneses e os alemães na mira do Estado. In: XII Semana de História - Saberes históricos e a sala de aula: dialógos, convergencias e divergencias, 2009, Três Lagoas - MS. Anais da XII Semana de História da UFMS - Campus CPTL, 2009.

  • PEREIRA, M. J. . Cenários de uma guerra distante: Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial. In: IV ERIC - Encontro Regional de Iniciação Cientifica, 2008, Mandaguari. IV ERIC, 2008.

  • PEREIRA, M. J. . Novos olhares sobre antigas cidades: Contribuições da História do Cotidiano para a análise da sociedade curitibana e a repressão a alemães durante a Segunda Guerra Mundial. In: XIX Encontro Regional de História ANPUH São Paulo - Poder, exclusão e violência, 2008, São Paulo - SP. Poder, violência e exclusão, 2008.

  • PEREIRA, M. J. . A imprensa curitibana na década de 1940: Repressão e discurso nacionalista frente a presença de imigrantes alemães. In: XIV Semana de História da UEM - IV Fórum do Programa de Pós-Graduação em História, 2008, Maringá. Anais da XIV Semana de História da UEM. Maringá: UEM - PPH, 2008. p. 579-586.

  • PEREIRA, M. J. . 'OFICINAS DE HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA. In: XXIII SEMANA DE HISTÓRIA DA UEM, 2018, Maringá. ANAIS DA XXIII SEMANA DE HISTÓRIA,, 2018.

  • PEREIRA, M. J. ; BOSCHILIA, E. C. . GRUPOS FOLCLÓRICOS EM MARINGÁ; ELEMENTOS DE IDENTIDADE IMIGRANTE; O GRUPO ?OS LUSÍADAS?. In: VII Congresso Internacional de História, 2015, Maringá. Caderno de Resumos do VII Congresso Internacional de História. Maringá: PPH, 2015. v. 1. p. 126-126.

  • PEREIRA, M. J. . Assimilação de imigrantes alemães em Curitiba: contribuições e consequências. In: V Semana Acadêmica de História - Mundo Contemporaneo: Desafios, dilemas e reflexões, 2008, Marechal Cândido Rondon. Programa e Resumos. MARECHAL CANDIDO RONDON: UNIOESTE, 2008. p. 48-48.

  • PEREIRA, M. J. . Contribuições da Nova História Política para o estudo da repressão a alemães em Curitiba-PR. In: XI Encontro Regional da Associação Nacional de História - Seção Paraná, 2008, Jacarezinho. Caderno de Resumos e Programação, 2008. p. 30-31.

  • PEREIRA, M. J. . O papel dos estudos das afetividades no campo do político: A ação da polícia política durante a Segunda Guerra Mundial sob a ótica dos sentimentos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. J. . Afetividades, emoções e História: leituras possíveis em Norbert Elias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. J. . Reflexões sobre a violência simbólica: poder, dominação e mídia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. J. . Mulheres negras, empregadas domésticas em famílias brancas: Direitos civis e sociogênese da estigmatização nas conquistas dos direitos trabalhistas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. J. ; ROMANO, B. G. . Mulheres em arquivos repressivos: o caso da DOPS/PR (1937-1945). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. J. . Práticas repressivas transnacionais da polícia política brasileira e norte americana contra indivíduos de origem germânica: aproximações possíveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, M. J. ; ROMANO, B. G. . Mulheres e Nazismo no Paraná: afetividade política ou obediência patriótica?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, M. J. . O Grupo Folclórico Os Lusíadas do Centro Português de Maringá/PR como elemento de preservação da memória imigrante portuguesa através do folclore: um estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. J. . Capturing Emotions in The Statements of German Political Prisoners in Paraná During the Second World War. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. J. ; ROMANO, B. G. . A presença feminina nos processos repressivos contra imigrantes estrangeiros de origem alemã durante o Estado Novo no Paraná (1937 ? 1945). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, M. J. . A VERGONHA COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE SOCIAL. NACIONAIS E ESTRANGEIROS SOB A LÓGICA DA SUSPEIÇÃO NO PARANÁ (1942 ? 1945). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, M. J. . Imigrantes de origem germânica: Um projeto malsucedido?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. J. . ?CURITIBA E A ?GUERRA DO COTIDIANO?: AS POLÌTICAS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL E A CRIAÇÃO DE UM ?FRONT INTERNO? NA CAPITAL PARANAENSE DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. J. . GRUPOS FOLCLÓRICOS EM MARINGÁ; ELEMENTOS DE IDENTIDADE IMIGRANTE; O GRUPO ?OS LUSÍADAS?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. J. . Indivíduos de origem alemã e as medidas restritivas do Projeto de Nacionalização de 1938: Relações internacionais e o perigo alemão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, M. J. . Indesejáveis 'súditos do Eixo' ou laboriosos trabalhadores alemães? Uma reflexão sobre a construção da identidade nacional brasileira frente aos alemães a partir do Estado Novo no Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. J. . O Brasil vai à guerra: mudanças legais contra imigrantes eixistas pós 1942. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. J. . A Ação da Delegacia de Ordem Política e Social em relação aos indivíduos de origem germânica no Paraná durante a Segunda Guerra Mundial: Sentimentos, ressentimentos e violência. ? Apontamentos teóricos metodológicos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, M. J. . A imprensa como veículo do ressentimento entre alemães e brasileiros no Paraná durante a Segunda Guerra Mundial (1942-1945). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, M. J. . O projeto de nacionalização em Curitiba e a repressão aos imigrantes alemães entre 1937 e 1945.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. J. . A política regional de Manoel Ribas: conservadorismo centralizador frente à necessidade de renovação e reestruturação da política paranaense durante o Estado Novo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. J. . A influencia do Estado na repressão aos alemães em Curitiba: do projeto de nacionalização a Segunda Guerra Mundial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, M. J. . Dissenção, repressão e descontentamento: A presença alemã na capital paranaense durante a Segunda Guerra Mundial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. J. . Contribuições da Nova História Política para o estudo da repressão a alemães em Curitiba-PR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. J. . Assimilação de imigrantes alemães em Curitiba: contribuições e consequências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. J. . Novos olhares sobre antigas cidades: Contribuições da História do Cotidiano para a análise da sociedade curitibana e a repressão a alemães durante a Segunda Guerra Mundial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. J. . Contribuiçoes de Edward Palmer Thompson e dos historiadores marxistas britânicos para a escrita e renovação da história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, M. J. . Cenários de uma guerra distante: Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, M. J. . A imprensa curitibana na década de 1940: Repressão e discurso nacionalista frente a presença de imigrantes alemães. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, M. J. . A 'solução' que se tornou 'perigo'; a presença de alemães em Curitiba na década de 1940. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, M. J. . Alterações de cotidiano: Perseguição a descendentes e imigrantes alemães em Curtiba na década de 1940. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, MÁRCIO JOSÉ . Politizando o cotidiano: repressão aos alemães em Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial. Maringá: DUGRAFI, 2010 (Resumos de dissertações e teses).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, M. J. . O ofício do historiador diante de fontes sensíveis: o DOPS como objeto de pesquisa. 2018. .

PEREIRA, M. J. . Novas Masculinidades? É possível educar para a equidade de gênero?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, M. J. . História e Literatura: Representações ficcionais e não-ficcionais. O fantástico, a emoção e o horror biográfico na Segunda Guerra Mundial. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, M. J. ; CASTRO NETO, D. A. . Os arquivos da repressão no Brasil : Fontes e possibilidades de pesquisa nos períodos autoritários durante a ditadura Vargas (1930 - 1945) e a ditadura militar (1964 - 1985). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, M. J. . CINE-ÁFRICA : TEMPO, ESPAÇO, MITOS E RITOS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, M. J. . INCURSÕES PELA HISTORIOGRAFIA PARANAENSE : DEBATES, PRÁTICAS DE PESQUISA E DE ENSINO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, M. J. ; CASTRO NETO, D. A. . Pesquisar os arquivos da repressão no Brasil: Uma abordagem a respeito das fontes em períodos autoritários durante a ditadura Vargas (1930-1945) e a ditadura militar (1964-1985). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, M. J. . Ciclo de Estudos e debates sobre a antiguidade oriental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, M. J. . Novos sujeitos na coletividade urbana: Movimentação popular em prol do nacionalismo Varguista em Curitiba na dácada de 1940. 2008 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    DOPS/PR: história e historiografia, Descrição: O projeto de pesquisa tem por finalidade analisar a história da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), do Estado do Paraná, a partir da produção historiográfica sobre o assunto. Para isso, centraremos a análise na produção historiográfica produzida sobre a polícia política, nos programas de pós-graduação de história e de ciências sociais, a partir dos anos 1980. Com a chamada revolução de 1930 e a instalação do novo regime político, a polícia se tornou um dos mais importantes órgãos de poder. E, sendo um órgão de poder, que teve implicações sociais e políticas para a sociedade brasileira, e assim sendo, a política também se tornou objeto de reflexão acadêmica. O objetivo, portanto, é analisar a produção historiográfica produzida sobre a polícia política, permeando os debates, temas e problemas ressaltados pela produção historiográfica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio José Pereira - Coordenador / Angelo Aparecido Priori - Integrante / Leandro Brunelo - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Violência política e condutas repressivas transnacionais: O papel da polícia política norte americana e brasileira contra indivíduos de origem germânica durante o Estado Novo (1937 ? 1945), Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar a partir da perspectiva da história comparada e transnacional, a polícia política nos Estados Unidos e no Brasil entre 1937 e 1945. A eclosão de um conflito bélico mundial colocou o Brasil diante da difícil escolha entre apoiar a ascensão de Hitler na Europa ou combatê-lo juntando forças com os Aliados e consequentemente aceitando ajuda financeira e militar norte americana. Consideramos comparar a atuação da polícia política norte americana [Federal Bureau of Investigation] e da polícia política brasileira [DOPS/DEOPS] frente aos indivíduos de origem germânica durante as décadas de 1930 e 1940, enfatizando os períodos agudos do estado de exceção no Brasil [1937-1945] e da eclosão da Segunda Guerra Mundial [1939 -1945], bem como, investigar se através da política ostensiva do Departamento de Estado dos Estados Unidos [DoS], por meio da Política da Boa Vizinhança, coordenada pelo então Secretário de Estado Cordell Hull, foram fornecidas táticas, condutas e práticas da polícia política norte americana ao Brasil e como esses procedimentos foram acordados ou conduzidos. A documentação a ser analisada será proveniente dos arquivos das seções estaduais da polícia política no Brasil, os que foram salvaguardados e disponíveis para consulta no Arquivo Nacional e nos arquivos estaduais e documentação estadunidense proveniente do National Archives em Washington/DC. Alicerçados pelos conceitos eliasianos de violência política, redes de interdependência, politização da vida social e inteiração e, dos estudos vinculados a Nova História Política, principalmente nas vertentes da História Política Comparada e dos estudos transnacionais, para entender como essas condutas repressivas se fundamentaram em ambos países e quais práticas foram introjetadas na polícia política nacional, a fim de gestar o medo e manter a sociedade brasileira alinhada à política estadonovistas de Getúlio Vargas, entre 1937 e 1945.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcio José Pereira - Coordenador / Bruna Gomes Romano - Integrante.

  • 2015 - 2017

    A ação repressiva da Delegacia de Ordem Política e Social em relação aos indivíduos de origem germânica no Paraná durante a Segunda Guerra Mundial (1942 ? 1945), Descrição: A presença de culturas diversificadas em um mesmo espaço acarretou ao longo da história mundial um emaranhado complexo de hostilidades e a criação de espaços múltiplos de convivência e coexistência. Não foi diferente a relação estabelecida entre os brasileiros e os indivíduos de origem alemã no Paraná durante a Segunda Guerra Mundial. As contínuas rupturas e as situações adversas como o advento do Estado Novo e a adesão do Brasil no conflito bélico mundial ao lado dos Aliados provocaram o enfrentamento desses indivíduos, acirraram a hostilidade e afloraram os ressentimentos em relação a disputa dos espaços sociais, em ambos os lados. Esses embates, hora tácitos, hora explícitos, chegando à violência, abalaram a consolidação de uma coexistência pacifica entre esses grupos distintos. A presente pesquisa visa compreender os desdobramentos do ressentimento político e social por meio da análise da atuação da polícia política paranaense, no intuito de aclarar quais comportamentos e condutas, serviram de fontes provocadoras e abalaram as relações entre a comunidade luso-brasileira e os imigrantes de origem alemã entre 1942 e 1945. Delimitaremos como objeto de análise as pastas temáticas e individuais da antiga Delegacia de Ordem Política e Social, oriundas do Arquivo Público do Estado do Paraná, no período de 1942 -1945.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio José Pereira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Aprovação em Processo Seletivo Simplificado Edital 001/2014 PSS/PC (19/12/2014), Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão.

2015

Aprovação Concurso Público Edital 051/2015 (10/12/2015), Universidade Estadual do Paraná.

2014

Prêmio Anicetto Matti, Secretaria Municipal da Cultura de Maringá - Prefeitura Municipal de Maringá.

2013

Aprovação Concurso Público Edital n° 076/2013 (16/0/2013), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Regime PSS, Carga horária: 22

  • 2017 - 2018

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador Geral do Estágio Supervisionado em História Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado II História Contemporânea I História Contemporânea II História Econômica Geral

  • 2015 - 2017

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenador Geral do Estágio Supervisionado em História (2017 - 2018) Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado II História Contemporânea I História Contemporânea II História Econômica Geral História do Brasil I História da América I Antropologia Cultural Sociologia

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    História Contemporânea III Estágio Curricular Supervisionado I Estágio Curricular Supervisionado II