Andrea Jamilly Rodrigues Leitão

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (2014). Licenciada plena em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, pela mesma Universidade (2012). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC).

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Literatura Brasileira

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: O erotismo trágico na prosa de Hilda Hilst,
Eliane Robert Moraes.

Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária

2013 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: A poética do corpo na Linha-d'Água, de Olga Savary,Ano de Obtenção: 2014
Antônio Máximo Ferraz.

Graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa

2008 - 2012

Universidade Federal do Pará
Título: A Travessia Cosmogônica da Palavra: o engajamento poético no ?Retábulo de Santa Joana Carolina
Orientador: Antônio Máximo Ferraz
Bolsista do(a): Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Mitologia grega. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Escrita Acadêmica. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2017

Cursos Livres de Francês. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2010 - 2010

História do romance no Brasil (1808-1870). (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LEITÃO, A. J. R. ; TAHAN, R. . V Seminário de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. 2019. (Outro).

MORAES, E. R. ; ALMEIDA, A. N. ; GONCALVES, L. J. ; VALENCIA, L. P. M. ; MORAES, R. S. ; LEITÃO, A. J. R. . II Colóquio Internacional Escritas do Sexo: o dito e o não dito. 2018. (Outro).

CASTRO, Manuel Antônio de ; FERRAZ, A. M. ; LEITÃO, A. J. R. . I Encontro de Pensamento Poético: Por um educar poético-originário. 2012. (Outro).

CHAVES, L. S. ; LEITÃO, A. J. R. . V Simpósio Olhares sobre o Poético Age de Carvalho: Arquitetura Poética. 2012. (Outro).

FERRAZ, A. M. ; LEITÃO, A. J. R. . I Seminário de Pesquisas em Andamento do Núcleo Interdisciplinar Kairós. 2011. (Outro).

FERRAZ, A. M. ; DOLZANE, H. F. ; LA-ROCQUE, M. L ; MAUÉS, E. W. R ; LEITÃO, A. J. R. . I SIMPÓSIO ARTE E PENSAMENTO: A POÉTICA DE OSMAN LINS. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Jornada de Estudos Clássicos e de Filosofia: a narrativa dispersa. 2019. (Outra).

Simpósio Machado de Assis, 180 anos - Trabalhos em andamento, autor em construção. 2019. (Simpósio).

V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira.'A ferida de ser e de existir': o erotismo trágico em Tu não te moves de ti, de Hilda Hilst. 2019. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (CIELLA). A paisagem-limite: O erotismo trágico na prosa de Hilda Hilst. 2018. (Congresso).

XXIV Seminário de Teses em Andamento (SETA).A ferida obscena na prosa de Hilda Hilst. 2018. (Seminário).

II Simpósio da Rede Poética. 2014. (Simpósio).

Leitura: diálogo e dialética. 2014. (Outra).

XIV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).O corpo-devir na obra Linha-d'Água, de Olga Savary. 2014. (Encontro).

IV CIELLA. 2013. (Congresso).

Mulheres, Amor, Dolor e Vida: um passeio pelas obras dos escritores paraenses. 2013. (Outra).

VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes. 2013. (Outra).

VI Jornada Pós-Graduação da Faculdade Integrada Brasil Amazônia.A experiência poético-amorosa do corpo na Linha-d'Água, de Olga Savary. 2013. (Outra).

XIII Congresso Internacional da ABRALIC. A escrita do corpo: a erótica verbal de Olga Savary. 2013. (Congresso).

X Seminário de Pesquisas em Andamento.No mergulho às origens: a experiência corporal na Linha-d'Água, de Olga Savary. 2013. (Seminário).

18º Fórum Paraense de Letras.As figurações do corpo na poesia de Dulcinéa Paraense e Olga Savary. 2012. (Outra).

23º Fórum Acadêmico de Letras (FALE). 2012. (Outra).

23º Fórum Acadêmico de Letras (FALE).Engajamento poético: as conquistas literárias no "Retábulo de Santa Joana Carolina", de Osman Lins. 2012. (Outra).

A literatura e a formação da nação. 2012. (Outra).

Arquivo Rosiano no IEB. 2012. (Outra).

Diálogos poéticos África/Brasil. 2012. (Outra).

Diálogos Poéticos - Ruy, Bruno e Dalcídio lidos por quem daqui e de lá. 2012. (Outra).

Oficina de pesquisa em literatura brasileira contemporânea. 2012. (Oficina).

Que narrador conduz Alfredo na Belém de Os Habitantes, de Dalcídio Jurandir? Análise da construção narrativa do romance.. 2012. (Outra).

Seminário filosófico "Édipo e Macbeth". 2012. (Seminário).

Tradição e inovação na narrativa rosiana: paradigmas modernistas em debate. 2012. (Outra).

V Seminário Rosiano. 2012. (Seminário).

V Simpósio Olhares sobre o Poético: Arquitetura Poética.Por entre as águas da existência: uma leitura de Age de Carvalho. 2012. (Simpósio).

17º Fórum Paraense de Letras.Nove, Novena e o engajamento poético de Osman Lins. 2011. (Outra).

17º Fórum Paraense de Letras da UNAMA. 2011. (Outra).

A catástrofe final dos raivados devastadores: literatura e guerra em Guimarães Rosa. 2011. (Outra).

De repente nasce um canto: Maria Bethânia interpreta Guimarães Rosa. 2011. (Outra).

Fenomenologia e crítica literária em dois paradigmas literários: a poesia de João Cabral de Melo Neto e a narrativa de Guimarães Rosa. 2011. (Outra).

III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - ?Estudos Lingüísticos e Literários: História e Perspectivas". 2011. (Congresso).

III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - "O que se pode dizer sobre ensino e aprendizagem de língua e literatura?" (Minicurso). 2011. (Outra).

II SISEL. 2011. (Seminário).

Interletras UEPA 2011.A viagem como travessia poética: 'Os cimos', de Guimarães Rosa. 2011. (Outra).

I SAEL - Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras da UEPA.A Marcha Trágica do Homem pela Existência: 'Pentágono de Hahn', de Osman Lins. 2011. (Outra).

I Seminário Tradução e Memória. 2011. (Seminário).

I SIMPÓSIO ARTE E PENSAMENTO: A POÉTICA DE OSMAN LINS.A Marcha Trágica pela Existência: 'Pentágono de Hahn', de Osman Lins. 2011. (Simpósio).

IV Seminário Rosiano. 2011. (Seminário).

O conceito de ficção em Iser e Stierle. 2011. (Outra).

Olhares sobre Antígona. 2011. (Outra).

O Trágico como Experiência da Liminaridade. 2011. (Outra).

Sartre e a estética katiana. 2011. (Outra).

Seminário Narrativas Discentes: Conexões em Artes.A Marcha Trágica do Homem pela Existência Humana: 'Pentágono de Hahn', de Osman Lins. 2011. (Seminário).

XIII Feira do Vestibular. 2011. (Outra).

XIV EPEL - Encontro Paraense dos Estudantes de Letras.A Marcha Trágica do Homem pela Existência: 'Pentágono de Hahn', de Osman Lins. 2011. (Encontro).

Ciclo de Debates "Amazônias: Paisagens, Narrativas, Sentidos". 2010. (Outra).

I Ciclo Internacional de estudos Linguagem e interdisciplinaridade - A representação feminina na poética portuguesa contemporânea. 2010. (Outra).

Introdução à Hermenêutica Literária. 2010. (Outra).

I Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas (SISEL). 2010. (Seminário).

I Seminário de Avaliação do Projeto com a Mão na Massa: Ensino de Literatura e Formação de Professores. 2010. (Seminário).

Palestra Oralidade, Leitura e Alfabetização: prioridades em novos conceitos. 2010. (Outra).

XVIII Semana Acadênica do Curso de Letras da UFPA - SEMAL.Engajamento Poético: uma proposta para análise e ensino em sala de aula. 2010. (Outra).

Congresso Benedito Nunes - Pensador Brasileiro. 2009. (Congresso).

II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - "Línguas e literaturas: diversidade e adversidades na América Latina". 2009. (Congresso).

I Seminário de Estudos Sociolinguísticos. 2009. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar de Lingua(gens) e Comunicação - "Análise do Discurso". 2009. (Seminário).

XVII Semana Acadêmica de Letras (SEMAL). 2009. (Outra).

XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL). 2009. (Encontro).

Congresso ASLIPA. 2008. (Congresso).

I Seminário de Cultura Popular. 2008. (Seminário).

Metodologia em História Oral. 2008. (Oficina).

XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Letras (ENEL). 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Germana Maria Araújo Sales

Ferraz, AM; HOLANDA, Silvio Augusto de Oliveira;SALES, Germana.. A travessia cosmogônica da palavra: o engajamento poético em "retâmbulo de Santa Joana Carolina", de Osman Lins. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Antônio Máximo Von Sohsten Gomes Ferraz

FERRAZ, Antonio Maximo; CHAVES, L. S.; LEAL, I. G. G.. A figuração poética do corpo na obra Linha-d'Água, de Olga Savary. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Sílvio Augusto de Oliveira Holanda

HOLANDA, S. A. O.FERRAZ, A. M. G.; SALES, G. M. A.. A travessia cosmogônica da palavra: o engajamento poético em "Retábulo de Santa Joana", de Osman Lins. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Izabela Guimarães Guerra Leal

GOMES, A. M. V. S.;LEAL, I.G.G.; CHAVES, L. S.. A figuração poética do corpo na obra Linha d'água, de Olga Savary. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antônio Máximo Von Sohsten Gomes Ferraz

A figuração poética do corpo na obra Linha-d'Água, de Olga Savary; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Antônio Máximo Von Sohsten Gomes Ferraz

A poética corporal em Linha d'água, de Olga Savary; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Antônio Máximo Von Sohsten Gomes Ferraz

A travessia cosmogônica da palavra: o engajamento poético no "Retábulo de Santa Joana Carolina", de Osman Lins; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Antônio Máximo Von Sohsten Gomes Ferraz

A marcha trágica pela existência: Pentágono de Hann, de Osman Lins; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará; Orientador: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz;

Eliane Robert Moraes

Nos limites da lucidez: a linguagem obscena na prosa de Hilda Hilst; Início: 2018; Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / USP; (Orientador);

Eliane Robert Moraes

Supervisão de Estágio Didático PAE - FFLCH; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / USP; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, A. N. ; LEITÃO, A. J. R. ; CALDAS, J. . Hilda Hilst em plano-sequência: uma conversa sobre cinema e literatura com Eduardo Nunes, diretor e roteirista de Unicórnio. TODAS AS MUSAS: REVISTA DE LITERATURA E DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE (ONLINE) , v. 10, p. 142-150, 2019.

  • LEITÃO, A. J. R. . Volúpia de ser pássaro: o canto-resistência dos -Poemas aos homens do nosso tempo-, de Hilda Hilst. REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , p. 149-164, 2018.

  • LEITÃO, A. J. R. . O olho obsceno do meu deus: a imagem divina na prosa de Hilda Hilst. Travessias Interativas , v. 16, p. 283-298, 2018.

  • LEITÃO, A. J. R. ; FERRAZ, A. M. . A cosmogonia poética de Hilda Hilst. Texto Poético , v. 20, p. 168-188, 2016.

  • LEITÃO, A. J. R. . A escrita do corpo: a erótica verbal de Olga Savary. Ângulo (FATEA. Impresso) , v. 143, p. 25-31, 2015.

  • LEITÃO, A. J. R. ; FERRAZ, A. M. . Uma ode à reconciliação: a poética corporal de Gilka Machado, Hilda Hilst e Olga Savary. Polifonia , v. 21, p. 93-118, 2014.

  • LEITÃO, A. J. R. . A experiência amorosa em Olga Savary e em Osman Lins. Revista Fórum Identidades , v. 13, p. 113-128, 2013.

  • FERRAZ, A. M. ; LEITÃO, A. J. R. ; DOLZANE, H. F. . Viajar e existir: a travessia poética em Guimarães Rosa. Macabéa Revista Eletrônica do Netlli , v. 1, p. 157-168, 2012.

  • FERRAZ, A. M. ; LEITÃO, A. J. R. . Cópula ritual: a sexualidade transfigurada na poesia de Dulcinéa Paraense e Olga Savary. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 6, p. 28-43, 2012.

  • FERRAZ, A. M. ; LEITÃO, A. J. R. . Nove, Novena e o engajamento poético de Osman Lins. Revista NUPEM (Online) , v. 4, p. 217-236, 2012.

  • LEITÃO, A. J. R. . O engajamento poético e as conquistas literárias no 'Retábulo de Santa Joana Carolina', de Osman Lins. Pesquisa na Graduação em Letras (Cadernos) , v. 2, p. 53-68, 2012.

  • LEITÃO, A. J. R. . A escrita da vertigem: êxtase e corpo em Hilda Hilst. In: Tânia Sarmento Pantoja et al.. (Org.). E-book do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 1ed.Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2016, v. , p. 148-160.

  • LEITÃO, A. J. R. . A poética do florir em Alberto Caeiro. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz. (Org.). O educar poético. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 247-266.

  • LEITÃO, A. J. R. ; OLIVEIRA, T. A. S. . Hilda Hislt em verso e prosa: leituras vivas de 'Amavisse' e de Estar sendo. Ter sido. In: II Encontro de Estética, Literatura e Filosofia - ENELF, 2015, Fortaleza. Anais do II Encontro de Estética, Literatura e Filosofia - ENELF. Fortaleza: Departamento de Letras da Universidade Federal do Ceará, 2015. v. 2. p. 261-269.

  • LEITÃO, A. J. R. ; FERRAZ, A. M. . O corpo-devir na obra Linha-d'Água, de Olga Savary. In: XIV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Brasileira, 2014, Belém. Anais do XIV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Brasileira, 2014. p. 123-134.

  • LEITÃO, A. J. R. ; FERRAZ, A. M. . A escrita do corpo: a erótica verbal de Olga Savary. In: XIII Congresso Internacional da ABRALIC, 2013, Campina Grande. Anais Internacional ABRALIC, 2013. v. 1.

  • LEITÃO, A. J. R. . A encenação das águas na poética corporal de Olga Savary. In: VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2013, Belém. Anais do VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes - Corpos entre artes, artes entre corpos, 2013.

  • LEITÃO, A. J. R. . A experiência poético-amorosa do corpo na Linha-d'Água, de Olga Savary. In: VI Jornada da Pós-graduação da FIBRA, 2013, Belém. Anais do VI Jornada da Pós-graduação da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, 2013. p. 154-160.

  • LEITÃO, A. J. R. ; FERRAZ, A. M. . No mergulho às origens: a experiência corporal na Linha-d?Água, de Olga Savary. In: X Seminário de Pesquisas em Andamento (SEPA), 2013, Belém. Anais do X Seminário de Pesquisas em Andamento (SEPA), 2013. p. 266-271.

  • LEITÃO, A. J. R. ; FERRAZ, A. M. . A transfiguração poética do corpo na Linha-d'Água, de Olga Savary. In: IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2013, Belém. Anais do IV CIELLA. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013. v. 1. p. 147-156.

  • LEITÃO, A. J. R. . A paisagem-limite: O erotismo trágico na prosa de Hilda Hilst. In: VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2018, Belém. Cadernos de resumos - Estudos Literários. Belém, 2018. p. 84.

  • LEITÃO, A. J. R. . O corpo-devir na obra Linha-d'Água, de Olga Savary. In: XIV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), 2014, Belém. Caderno de resumos. Belém, 2014.

  • LEITÃO, A. J. R. . A encenação das águas na poética corporal de Olga Savary. In: VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2013, Belém. VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes - Programação e Resumos, 2013. p. 19.

  • LEITÃO, A. J. R. . A transfiguração poética do corpo na Linha-d'Água, de Olga Savary. In: IV CIELLA, 2013, Belém. Resumo - Simpósios temáticos - Estudos Literários, 2013.

  • LEITÃO, A. J. R. . Sob o vigor das origens, a experiência corporal na Linha-d'Água, de Olga Savary. In: XVI EPEL - Encontro Paraense de Letras, 2013, Castanhal. XVI EPEL - Encontro Paraense de Letras - Caderno de Resumos, 2013. p. 138-139.

  • LEITÃO, A. J. R. . A experiência poético-amorosa do corpo na Linha-d'Água, de Olga Savary. In: VI Jornada de Pós-Graduação da FIBRA, 2013, Belém. Caderno de Resumo da Jornada de Pós-Graduação da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, 2013. p. 109.

  • LEITÃO, A. J. R. . Engajamento poético: as conquistas literárias no 'Retábulo de Santa Joana Carolina', de Osman Lins. In: 23º Fórum Acadêmico de Letras (FALE), 2012, Belém. Cadernos de resumos do 23º Fórum Acadêmico de Letras (FALE), 2012. p. 19-20.

  • LEITÃO, A. J. R. . As figurações do corpo na poesia de Dulcinéa Paraense e Olga Savary. In: 18º Fórum Paraense de Letras da UNAMA, 2012, Belém. Cadernos de resumo do 18º Fórum Paraense de Letras da UNAMA, 2012. p. 63.

  • LEITÃO, A. J. R. . O trágico em Nove, Novena, de Osman Lins. In: XXII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 2011, Belém. Resumos do XXII Seminário de Iniciação Científica da UFPA. Belém: Gráfica Universitária, 2011. v. 22.

  • LEITÃO, A. J. R. . Nove, Novena e o engajamento poético de Osman Lins. In: 17º Fórum de Letras da UNAMA, 2011, Belém. Caderno de resumos do 17º Fórum de Letras da UNAMA, 2011. p. 47.

  • LEITÃO, A. J. R. . A viagem como travessia poética: 'Os cimos', de Guimarães Rosa. In: IV Seminário Rosiano: Guimarães Rosa em perspectiva interdisciplinar, 2011, Belém. Caderno de resumos e programação do IV Seminário Rosiano, 2011. p. 12.

  • LEITÃO, A. J. R. . 'A ferida de ser e de existir': o erotismo trágico em Tu não te moves de ti, de Hilda Hilst. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LEITÃO, A. J. R. . Erotismo y sacrificio en la prosa de Hilda Hilst. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. ; CALDAS, J. . A prosa de Hilda Hilst e o cinema: diálogos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEITÃO, A. J. R. . A paisagem-limite: o erotismo trágico na prosa de Hilda Hilst. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . A ferida obscena na prosa de Hilda Hilst. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, T. A. S. ; LEITÃO, A. J. R. . Hilda Hilst em verso e prosa: leituras vivas de Amavisse e Estar sendo. Ter sido.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . O corpo-devir na obra Linha-d'Água, de Olga Savary. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . Os corpos reconciliados na poética de Olga Savary. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEITÃO, A. J. R. . A transfiguração poética do corpo na Linha-d'Água, de Olga Savary. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . A encenação das águas na poética corporal de Olga Savary. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . Sob o vigor das origens, a experiência corporal na Linha-d'Água, de Olga Savary. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . A encenação das águas na poética corporal de Olga Savary. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. ; FERRAZ, A. M. . A escrita do corpo: a erótica verbal de Olga Savary. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . A experiência poético-amorosa do corpo na Linha-d'Água, de Olga Savary. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . No mergulho às origens: a experiência corporal na Linha-d'Água, de Olga Savary. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . Engajamento poético: as conquistas literárias no 'Retábulo de Santa Joana Carolina', de Osman Lins. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . As figurações do corpo na poesia de Dulcinéa Paraense e Olga Savary. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . Por entre as águas da existência: uma leitura de Age de Carvalho e Olga Savary. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . A Marcha Trágica do Homem pela Existência: ?Pentágono de Hahn?, de Osman Lins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . A Marcha Trágica do Homem pela Existência: ?Pentágono de Hahn?, de Osman Lins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . A Marcha Trágica pela Existência: 'Pentágono de Hahn', de Osman Lins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . A Marcha Trágica do Homem pela Existência: ?Pentágono de Hahn?, de Osman Lins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . A viagem como travessia poética: "Os cimos", de Guimarães Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . Nove, Novena e o engajamento poético de Osman Lins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. . O trágico em Nove, Novena, de Osman Lins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. ; CASTRO, B. ; ARIANO, L. . Engajamento Poético: uma proposta para análise e ensino em sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITÃO, A. J. R. ; JARDIM, J. C. . Prólogo 2019 (Editorial).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LEITÃO, A. J. R. ; JARDIM, J. C. . Revista Opiniães n. 14. 2019. (Editoração/Periódico).

LEITÃO, A. J. R. ; ALMEIDA, A. N. ; GONCALVES, L. J. ; MORAES, R. S. ; VALENCIA, L. P. M. . II Colóquio Internacional Escritas do Sexo: o dito e o não dito. 2018. (Comissão Executiva).

LEITÃO, A. J. R. . Painel de pesquisa: o texto erótico e o erótico no texto. 2018. (Mediação de mesa).

LEITÃO, A. J. R. . Sessão Vitrine Petrobrás. 2018. (Mediação de exibição).

LEITÃO, A. J. R. ; FELINTO, M. M. . A natureza encenada: Murilo Mendes e Olga Savary. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    A OBRA DE ARTE E O PENSAMENTO POÉTICO-ORIGINÁRIO, Descrição: Em nosso tempo, costuma se representar o pensar como o raciocinar, caminho que conduziria à verdade. A arte é vista como o ficcional, o contrário do real. O presente projeto procura contornar este modo de entender a arte, resgatando a como o operar da verdade. Esta, entretanto, em uma dimensão fenomênica, não é o que se contrapõe ao falso, mas o desvelamento (alétheia) de questões. Atentos ao poder da obra de manifestar a verdade, interpretaremos obras de arte escolhidas, percebendo que elas articulam o pensamento entendido não como representação de conceitos, não como o mero raciocinar, mas como a articulação do pensamento poético originário, que manifesta o desvelamento de questões que jamais se deixam conceituar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Jamilly Rodrigues Leitão - Integrante / Antônio Máximo Ferraz - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Outra.

  • 2010 - 2012

    O TRÁGICO NA MODERNIDADE LITERÁRIA BRASILEIRA, Descrição: O projeto tem por objetivo verificar como obras escolhidas da modernidade literária principalmente brasileira, sem prejuízo de outras literaturas, elaboram a questão do trágico. No âmbito do projeto, o trágico não se esgota em sua acepção comum, a de evento funesto. Ele é percebido como uma questão que, acolhida pela linguagem (logos), o real (physis) dirige ao homem em seus percursos de realização. Tal questão, que está na origem da tragediografia clássica, mas que nela não se esgota, dá acesso à compreensão da dinâmica criadora em que toda existência está lançada, a do interlúdio entre a arkhé (origem) e o télos (plenificação), entre o destino e a liberdade. Ao procurarmos verificar como o trágico é elaborado nas obras que trazem a linguagem para o proscênio e que por isso devem ser consideradas modernas, pois instauram um novo modus de interpretar o real esperamos estar aptos a contornar a imposição de poéticas extrínsecas à obra, de cunho analítico e epistemológico no trato com a arte, em favor de uma postura de ausculta da poética que cada obra intrinsecamente instaura. Tal esforço se põe a caminho da meditação das relações entre poesia e pensamento, apontando para a superação do divórcio entre essas duas esferas, instaurado pela tradição metafísica ocidental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andrea Jamilly Rodrigues Leitão - Integrante / Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Coordenador / Mayara Lopes de La-Rocque - Integrante / Thais de Nazaré Sarmento da Silva - Integrante / Harley Farias Dolzane - Integrante / Edne Wagner Ribeiro Maués - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    NÚCLEO INTERDISCIPLINAR KAIRÓS - PENSAMENTO DA ARTE E DA LINGUAGEM, Descrição: O Núcleo Interdisciplinar Kairós - Pensamento da Arte e da Linguagem (NIK/UFPA), coordenado pelo Prof. Antônio Máximo Ferraz, objetiva facultar a seus integrantes a eclosão criativa de suas identidades, a partir do diálogo em torno das questões. Tal objetivo se pretende alcançar mediante a superação dos conceitos usuais do que são o pensamento, a arte e a linguagem, abordando essas esferas como questões. Uma questão é aquela dimensão do real que, por mais que tentemos apreender em conceitos, jamais cessa de nos interrogar. Nossa época, dominada pela ciência e pela técnica, costuma entender o pensamento como o exercício da lógica, a arte como o estético e o ficcional, contrapostos à verdade, e a a linguagem como um instrumento de comunicação. Superando tais conceitos, consideramos que o pensamento é o desvelo para com as questões dentro das quais o homem se erige em sua humanidade. A arte é o acontecer da verdade, entendida como o desvelamento do real. A linguagem é abertura silenciosa em que o sentido do real se desvela ao homem, dinâmica expressa pela palavra "logos". Concebido como um núcleo interdisciplinar, o NIK/UFPA vê a intersiciplinaridade como mais do que a mera justaposição de disciplinas. O que importa é questionar os conceitos que embasam o conhecimento disciplinar, resgatando o "inter" da interdisciplinaridade. Este "inter" é o entre, o interlúdio dentro do qual o homem já se acha desde sempre lançado, entre a questão e o conceito. Enraizado na ética das questões, o NIK/UFPA, mais do que articular arte e filosofia enquanto disciplinas, oferece a seus participantes a compreensão de que as suas existências são a verdadeira obra de arte, a ser erigida no vigor do pensamento, por dom da linguagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andrea Jamilly Rodrigues Leitão - Integrante / Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Coordenador / Mayara Lopes de La-Rocque - Integrante / Thais de Nazaré Sarmento da Silva - Integrante / Harley Farias Dolzane - Integrante / Edne Wagner Ribeiro Maués - Integrante / Manuel Antônio de Castro - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional