ALINE FERNANDES DE SOUZA

Engenheira Ferroviária e Metroviária pela Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville. Intercâmbio pelo programa BRAFITEC, sendo aluna do quinto ano de Concéption Mécanique na instituição HEI - Ecole des Hautes Etudes d'Ingénieur, na cidade de Lille, França entre os anos de 2014 à 2015. Atuou no Centro de Engenharia Logística - CEL da VALE S.A, localizado em Vitória, Espírito Santo, participando de projetos de P&D em vagões, Eficiência Energética e auxílio administrativo na área de capacitação. Atuou coomo Técnica de Vendas do Setor Ferroviário, sendo responsável pelo comercialização, atendimento à clientes e desenvolvimento de novos produtos de materiais de fricção para os setores ferroviário e industrial. Atua como Analista de Educação na VLI Logística, sendo responsável pelo planejamento de treinamentos operacionais e de segurança para os corredores Minas Rio e Minas Bahia, gestão econômica da área e desenvolvimento de processos de digitalização (Digital Partner).

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária

2010 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Análise das Folgas nos CCTs nos Choques de Composições Ferroviárias
Orientador: Alexandre Mikowski / Thiago da Silva Martins
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2009

COLEGIO ELISA ANDREOLI

Formação complementar

2014 -

Extensão universitária em Conception Mécanique. , Université Catholique de Lille, CATHO, França.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Comissão julgadora das bancas

Thiago Antonio Fiorentin

MIKOWSKI, A.; MARTINS, T. S.; JUVENCIO, R. S.;FIORENTIN, T. A.. Análise de influência das folgas dos CCTs nos choques de composições ferroviárias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi orientado por

Viviane Lilian Soethe

Projeto e Construção de um túnel de vento didático; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia da Mobilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Viviane Lilian Soethe;

Thiago da Silva Martins

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS FOLGAS DOS CCTS NOS CHOQUES DE COMPOSIÇÕES FERROVIÁRIAS; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Ferrovia Centro-Atlantica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista de Capacitação, responsável pela programação de treinamentos operacionais e de segurança para os Corredores Minas Rio e Minas Bahia. Responsável pela gestão econômica da supervisão e pelo processo de digitalização (Digital Partner) na gerência.

2017 - 2019

Wabtec Fabricação e Manutenção de Equipamentos LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Vendas Rail, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Especialista em sapatas de freio ferroviárias e metroviárias, sendo responsável comercial e técnica de vendas das sapatas Adantech e Cobra na América Latina. Responsável pela aplicação e melhoria do produto em campo, desenvolvimento de novos materiais, de acordo com a necessidade do cliente. Atendimento comercial, análise de custos, cotações e análises de falhas. Ampliação de mercado na América Latina, América do Norte e África. Responsável pelos mercados de pastilhas industriais para os setores Agrícola e Eólico.

2016 - 2017

Vale S.A., Vale

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estagiária de Engenharia Ferroviária no Centro de Engenharia Logística - CEL, em Vitória, participando de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de vagões, Eficiência Energética e auxilio administrativo em capacitação de empregados. Ampla participação no Projeto de Otimização de Folgas em Conjuntos de Choque e Tração, onde foi feito o estudo da influência de diferentes valores de folgas livres em composições longas de trens de carga, utilizando o simulador de Operação e Dinâmica Ferroviária Alion Simulator 6.2 e medições em campo. Apoio em pesquisas na área de Eficiência Energética, através de simulações no simulador TDS-5000, análise de dados e pesquisas em campo. Apoio adminstrativo e em treinamentos para colaboradores da empresa, desde a criação de turmas, sua capacitação e finalização do processo. Tradução simuntânea (inglês/português) para visita técnica no Centro de Engenharia Logística, Oficina de Locomotivas e de Vagões.

2013 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora da disciplina de Introdução à Engenharia da Mobilidade, sendo responsável por coletar e analisar dados sobre os alunos, auxilio ao professor durante aulas e provas, e auxílio os discentes.

2011 - 2012

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolveu-se um trabalho com o objetivo de projetar e construir um túnel de vento de pequeno porte, de carácter didático, capaz de auxiliar algumas atividades relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, no Centro de Engenharias da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina.

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 20

Outras informações:
Integrante do Grupo de Gestão e Projeto de Sistemas para Mobilidade (GPMobil). Atividades: Pesquisa na área de projeto de veículos de transporte: trens de alta velocidade (TAV).