Cláudia Maria de Silva de Oliveira

Possui Doutorado em História Social pelo Instituto de História, UFRJ e Universidade de Londres (2004); Mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (1996); Graduação em História pela PUC-Rio (1984). Atualmente é professora adjunta do Departamento de História da Arte, da Escola de Belas Artes (UFRJ) e membro permanente do PPGAV ? Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (EBA/UFRJ). Áreas de pesquisa: Representações do Feminino / Masculino nas artes plásticas, fotografia, grafites, HQ, moda, imprensa etc. Corpo. Sexualidade. Erotismo. Feminismos. Representações da Modernidade carioca nas artes, imagem e Cultura Visual. Coordenadora do Grupo de pesquisa / CNPq: Arte, Gênero e Cultura Visual.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1999 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Entre a Arqueologia e a Modernidade: a representação do moderno nas revistas ilustradas cariocas FonFon!, Selecta e Para Todos.., 1907-193fotografia e a invenção da vida moderna carioca nas revistas ilustradas Fon-Fon!, Selecta e Para Todos.,1907-1930
Orientador: Afonso Carlos Marques dos Santos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: sexualidade / literatura / artes.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História Social da Cultura

1994 - 1996

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Quando Canta o Brasil.: a Rádio Nacional e a construção de uma identidade nacional popular - 1936-1942,Ano de Obtenção: 1996
Ricardo Benzaquen de Araújo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

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Pós-doutorado

2009 - 2010

Pós-Doutorado. , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende BemLê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Artes Fundamentais e Cultura das Artes/Especialidade: História da Arte Contemporânea.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Artes Fundamentais e Cultura das Artes/Especialidade: Literatura e História.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

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Organização de eventos

OLIVEIRA, Cláudia de ; NACIF, M. C. V. ; SANTANA, M. R. ; GORBERG, M. ; FEIJAO, R. ; MELLO, J. A. ; HERMES, C. C. F. ; MORGADO, C. ; MACEDO, K. B. ; SILVA, A. C. S. . Colóquio Imprensa, Moda e Mulher: Trânsitos, circulação e Trocas. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, Cláudia de ; SANTANA, M. R. . Organização de dosssiê. 2015. (Outro).

Cláudia Maria de Silva de Oliveira . Coordenadora do Colóquio internacional Revistas Modernistas, Redes, circulação e questão transnacional, realizados nos dias 2 e 3 de dezembro de 2015 na Fundação Casa de Rui Barbosa.. 2015. (Congresso).

OLIVEIRA, Cláudia de ; VELLOSO, Mônica Pimenta ; NACIF, M. C. V. ; BUENO, M. L. . Membro da comissão Organizadora e palestrante e conferencista do 01/2013 ? PIBEX-UFRJ. 2013. (Outro).

OLIVEIRA, Cláudia de . Mesa Redonda: Moda, Arte e Cultura Material. 2013. (Outro).

OLIVEIRA, Cláudia de . Modo de Ver e Ver o Rio de Janeiro nas Revistas Ilustradas da I República. 2010. (Outro).

OLIVEIRA, Cláudia de . O Rio de Janeiro Oitocentista nas revistas ilustradas: modos de ler e ver arte, cultura e literatura no Segundo Reinado. 2009. (Outro).

OLIVEIRA, Cláudia de . As Pérfidas Salomés: cidade, mulher e novas formas de amar na modernidade carioca (1900-1930). 2008. (Exposição).

OLIVEIRA, Cláudia de ; Joelle Rouchou ; VELLOSO, Mônica Pimenta . Colóquio Corpo. 2008. (Outro).

OLIVEIRA, Cláudia de . Imprensa e Cidade. 2007. (Outro).

OLIVEIRA, Cláudia de ; CALABRE, L. . O Dia do Rádio. 2007. (Outro).

LOPES, A. H. ; OLIVEIRA, Cláudia de . Performances do feminino. 2006. (Outro).

OLIVEIRA, Cláudia de . Fragmentos da Brasilidade. 1997. (Exposição).

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Participação em eventos

40º Encontro anual da ANPOCS.Claire: arte e gênero em Grayson Perry. 2016. (Encontro).

2o Seminário de Pesquisa de Pesquisa e Extensao em Moda (SNPEM).Moda, arte e sociedade: a emergência da moda brasileira na década de 50. 2014. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa e Extensão em Moda (SNPEM) - UDESC / SC.Moda, Arte e Sociedade: a emergência da indústria de moda no Brasil nos anos 50. 2014. (Seminário).

V Seminário D João VI: Coleções, de arte: formação, exibição e ensino.Jonathas Abbott: individualidade e colecionismo na Bahia no século XIX. 2014. (Seminário).

V Seminário D João VI: Coleções, de arte: formação, exibição e ensino.Mediadora de Mesa de Comunicações 5: Formas de exposição. 2014. (Seminário).

Moda, Arte e Cultura Material.Coordenação de mesa. 2013. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. "Jonathas Abbott: Arte e Mecenato na Bahia do século XIX". 2013. (Congresso).

XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.. A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NO CINEMA MARGINAL (1968-1973). 2013. (Congresso).

XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.. Avaliador. 2013. (Congresso).

III seminário do Museu D Joao VI: ver para crer, técnica e interpretação na academia.?Mulheres no sistema de arte no Brasil?. 2012. (Seminário).

Mulheres Luminosas com as presenças das professoras Maria Cristina Volpi (EBA/UFRJ) e Vera Lins (Literatura/UFRJ) Cineclube Brasil Pop.Cineclube "Brasil Pop". 2012. (Seminário).

35o Encontro Anual da Anpocs.Raça, gênero e miscigenação na Carioca de Pedro Américo. 2011. (Encontro).

Angelo Agostino: 100 anos depois.Angelo agostini e Abigail de Andrade: um amor interidto no Segundo Reinado. 2011. (Seminário).

II Coloquio Internacional Interdisciplinario sobre Cultura Visual. A Carioca de Pedro Américo: o corpo pulsante. 2011. (Congresso).

Modo de Ver e Ver o Rio de Janeiro nas Revistas Ilustradas da I República.Fotografia, Revistas Ilustradas e Ciclo Moderno. 2010. (Seminário).

Seminário Fundação Casa de Rui Barbosa.Angelo Agostini cem anos depois. 2010. (Seminário).

As imagens da França no Brasil: do modelo á caricatura.Imagens em trânsito: Salomé no modernismo carioca. 2009. (Simpósio).

XXV Simpósio Nacional de História. Miscigenação, raça e sexualidade no projeto cultural do Segundo Império e no modernismo carioca. 2009. (Congresso).

Anpuh Rio. Imagens da Sociedade. 2008. (Congresso).

Colóquio Corpo.A Carioca de Pedro Américo: o corpo pulsante. 2008. (Seminário).

Do Arquivo de Almirante a Era do Radio.Almirante: arte e performance no rádio popular. 2008. (Seminário).

XXIV Simposio Nacional de História.A Carioca de Pedro Américo. 2007. (Simpósio).

ANPOCS.Amor e Sexualidade na belle époque carioca - 1900-1930. 2006. (Encontro).

As Perfidas Salomés: o pathos do amor em Fon-Fon! - 1900-1930.Performances do Feminino. 2006. (Seminário).

III Simposio Nacional de História Cultural.As Pérfidas Salomés: O pathos do amor em Fon-Fon! e Para Todos.... 2006. (Simpósio).

As Pérfidas Salomés: fotografia, discurso literário e sexualidade nas ilustradas Fon-Fon! e Para Todos... - 1900-1930.XXIX Encontro Nacional ANPOCS. 2005. (Simpósio).

As Pérfidas Salomés: sexualidade e amor no Rio de Janeiro - 1900-1930.II Simpósio Nacional de História Cultural. 2004. (Simpósio).

Art History and Visual Culture. Conferência Internacional. 2002. (Congresso).

Linley Sambourne and the Amateur Photographer. Conferência Internacional. 2002. (Congresso).

The American Sublime. Conferência Internacional. 2002. (Congresso).

X Encontro Regional de História.X Encontro Regional de História: História e Biografia - Anpuh. 2002. (Encontro).

Anpuh.XXI Simpósio Nacional de História: A História no Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo. 2001. (Simpósio).

George Du Maurier and thwe Social Cartoon. Conferência Internacional. 2001. (Congresso).

Victorian Bodies: Exploration in the Social and Cultural History of the Nude. Conferência Internacional. 2001. (Congresso).

XX Simpósio Regional História, Memória e Comemorações.XX Simpósio Regional Histporia, Memória e Comemorações. 2000. (Simpósio).

O Debate Conceitual na História.O Debate Conceitual na História - PPGHIS (Programa de Pós-Graduação em História Social). 1999. (Outra).

XIX Simpósio Nacional de História.XIX Simpósio Nacional de História: História: Fronteira. 1999. (Simpósio).

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Participação em bancas

Aluno: Dandara Maia da Silva

BRANDAO, M. V. D.; PEIXOTO, I. M.;OLIVEIRA, Cláudia de. Wax Hollandais: a estampa africana como ferramenta da afirmação étnica carioca. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maraysa Santos Figueiredo

OLIVEIRA, Cláudia de; GURGEL, A. F.; COSTA, P.. Igual, mas diferente: a estética funk feminina e periférica da favela barreira do vasco. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Larissa Silva Douetts

OLIVEIRA, Cláudia de; LIMA, M. F.; KABRAL, V.. Lesbianidade e memória: imagens que recolho com mulheres. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Morgado Pereira

OLIVEIRA, Cláudia de. ?Caleidoscópio tropical: um estudo sobre trajes dos cantores tropicalistas e sua poética vestimentar?. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina de Azevedo Guedes

OLIVEIRA, Cláudia de. ?Sophia Jobim: trajetória e individualismo. Uma experiência singular do feminismo brasileiro?. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MONIQUE DA COSTA RIBEIRO

Cláudia de oliveira; MELLO, M. T. B.; GONCALVEZ, M.;Cláudia Maria de Silva de Oliveira. banca de qualificação de dissertação de mestrado. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suzana Marchiori Moura Salomão

OLIVEIRA, Cláudia de. ?Deusa, Sereia, rainha do Mar: representações de Iemanjá?. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Vieira de Carvalho

NERY, L. M.; SILVA, M. R. N.;OLIVEIRA, Cláudia de; FERREIRA, T. M. T. B. C.; DEALTRY, G. F.; VELLOSO, M. P.. Leituras do prazer: a criação pornô-erótica na alvorada da modernidade. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Cordeiro Gomes

NACIF, M. C. V.; SANTANA, M. R.;OLIVEIRA, Cláudia de; RAINHO, M. C. T.; SILVA, E. M.. O Traje de banho feminino através de fontes (áudio) visuais: uma análise de dois cinejornais de César Nunes. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jane Celina Santucci

OLIVEIRA, Cláudia de. Babélica Urbe: o Rio nas crônicas dos anos 20. 2012. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Almeida de Melo

OLIVEIRA, Cláudia de; NERY, L. M.; REINALDIN, I.. O corpo gordo como matéria política na arte. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Vieira de Carvalho

NERY, L.;Cláudia Maria de Silva de Oliveira; LOPES, F.. Leituras do prazer: a criação pornográfica na alvorada da modernidade carioca. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Morgado Pereira

OLIVEIRA, Cláudia de. As relações entre a arte e a moda, no vestuário dos artistas tropicalistas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Aluno: Julia Eni Ramires

OLIVEIRA, Cláudia de; ANDRADE, V. R.; MARTINS, T. C.. Usos e Abusos da memória: o caso do Museu de Linz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Deborah Paris Lima

MARTINS, T. C.;Cláudia Maria de Silva de Oliveira; ANDRADE, V. R.. Equipamentos culturais e o voto da atualização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabrielle Nascimento Batista

DIAS, C. C.;Cláudia Maria de Silva de Oliveira; BASTOS, M. T. F.. MODOS DE VER, FORMAS DE NARRAR: a cultura e o povo brasileiro nas lentes de Jean Manzon e José Medeiros.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes.

Aluno: THIAGO SEGUNDO DE OLIVEIRA

MARTINS, T. C.;OLIVEIRA, Cláudia de; SCOVINO, F.. THIERY MULLER: um reino de fantasia sobre a ótica da performance. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes.

Aluno: MARIAH RAFAELA COrDEIRO GONZAGA

BARTOLOMEU, C.;Cláudia Maria de Silva de Oliveira; BICALHO, P. P. G.; REINALDIM, I.; LIMA, F.. ANTROPOFAGIA QUERR: Imagens (trans) Gênero e Poder. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes.

Aluno: Gabrielle Nascimento Batista

OLIVEIRA, Cláudia de. Modos de ver, formas de narrar: a cultura e o povo nas lentes de Jean Manzon e José Medeiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Cláudia de. Membro da banca de pertinencia para professor assistente. Depto. BAH, setor: conservacao e restauracao para arte contemporanea - 40hs DE. data: 17 e 29 de maio de 2013.. 2013. Escola de Belas Artes.

OLIVEIRA, Cláudia de. Banca de seleção para professor substituto em Antropologia da Arte I e Ii, Arte Africana e Afrobrasileira. Portaria no 12821.. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Cláudia de. participação em banca do TIM - transferência ? 2012. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Cláudia de. Presidente da Banca de Pertinência do concurso -- 28, 29 e 30 de maio. Concurso para Professor Adjunto 20 hs EBA/UFRJ Setor História da Arte/ Arte no Brasil. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Cláudia de. Membro de banca de Mestrado no Programa de Prós-Graduação em Artes (UFRJ). 2017. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Aluno: seleção de Mestrado (PPGAV)

Cláudia Maria de Silva de Oliveira. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Cláudia de. Membro de banca de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA/UFRJ. 2016. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

OLIVEIRA, Cláudia de. Participação na Comissão de revalidação de diplomas de mestrado obtidos por universidades estrangeiras. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Cláudia de. Avaliadora da JICTAC - Escola de Belas Artes - dias 5 a 8 de outubro. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Orientou

Gabriela Massoti Lima

Ninguém nasce viril, torna-se viril; Novas representações do corpo masculino na arte contemporânea; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Joana Martins de Vasconcelos

Cartazes e beldades dos anos 70: uma análise da representação feminina através das ilustrações de Benício; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Nataly Costa Fernandes Alves

Corpos de Papel e Tinta - A Representação da Mulher Negra pela Quadrinista Negra nos Quadrinhos Brasileiros de 2010 a 2018; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Julia Hasselmann Calvet

A emancipação feminina e a moda em J; Carlos na década de 1920; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Olivia Alves Merquior Mendonça Cunha

PARAÍSO TERRENO; PERIFERIA DO DIABO A estética da permissividade carioca na fotografia de Mario Testino; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Maraysa Figueiredo

Igual, mas diferente: a construção de moda feminina na Barreira do Vasco; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Julia Mello

O corpo Gordo como matéria política na arte contemporânea; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Marta Elizabeth Barros de Mello

?Rosangela Rennó e a análise da obra ?Espelho Diário??; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Adriana Jordão de Souza Bandeira

Gênero, moda e androginia: o vestuário feminino dos anos 20; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Marina Duarte Martinez

**; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Vanessa Alves

Samba e Macumba: uma releitura de Eros Volúsia; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gisele Nery

O corpo na arte contemporânea brasileira - anos 60 e 70; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Carolina Alves

Georgina de Albuquerque e a Modernidade Carioca: uma pintora moderna no Rio de Janeiro do início do século XX; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Carolina Gonçalves Santos

?A representação do feminino no cinema marginal (1968-1973)?; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Natalia Rebierre

Monica Barki: uma artista contemporanea; 2011; Dissertação (Mestrado em Artes Plasticas) - Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Cláudia Maria de Silva de Oliveira;

Joana Marins

Ditadura, cinema e artes; 2011; Dissertação (Mestrado em Artes Plasticas) - Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Cláudia Maria de Silva de Oliveira;

Marta Elizabeth Barros de Mello

Da Exclusão ao reconhecimento: a trajetória das mulheres artistas da corte de Luis XVI à Rosangela Rennó; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Cláudia Maria de Silva de Oliveira;

Joana Martins Vasconcellos

Cartazes e beldades dos anos 70: Uma nova maneira de fazer cinema; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cláudia Maria de Silva de Oliveira;

Natalia Rebiere

Monica Barki reinventando ladies; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cláudia Maria de Silva de Oliveira;

Suzana Vega Goldfarb

As Pérfidas Salomés; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Cláudia Maria de Silva de Oliveira;

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Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Laces and ties: fashion, identity and gender in the Rio de Janeiro illustrated press ? 1900 ? 1914. Journal of Historical Archaeology & Anthropological Sciences , v. 3, p. 606-615, 2018.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . O vestido de Claire: arte, gênero e corpo em Grayson Perry. Revista Z Cultural (UFRJ) , v. 1, p. 15, 2017.

  • Cláudia Maria de Silva de Oliveira . ?Diálogos entre história, imagem e palavra?. Revista Maracanan , v. 1, p. 10, 2016.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . ?Moda, Arte e Sociedade: o pioneirismo da Maison Canadá-de-luxe e a emergência da indústria fashion brasileira nos anos 50?. Revista Lindes: Estudios Sociales del Arte y la Cultura , v. 1, p. 25-30, 2014.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . ?Moda, arte e sociedade: a emergência da indústria fashion no Brasil?. Modapalavra E-periódico , v. 7, p. 18-22, 2014.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . ?Moda e arte: a indústria fashion brasileira nos anos 50?. Dobras (Barueri, SP) , v. 1, p. 00-00, 2014.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . ?Jonattas Abbott: individualidade e colecionismo na Bahia no século XIX?. Sociologia & Antropologia , v. 1, p. 00-00, 2014.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . ?Arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX?. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , v. 1, p. 00-00, 2014.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Moda, arte e sociedade: O pioneirismo da Maison Canadá-de-Luxe e a emergência da indústria fashion nacional nos anos 1950. Revista Lindes: Estudios Sociales del Arte y la Cultura , v. 8, p. 1-14, 2014.

  • Cláudia Maria de Silva de Oliveira . Corpos pulsantes: ?A Carioca? de PedroAmérico e ?A Negra? e ?Abaporu? deTarsila do Amaral. Journal of Latin American Cultural Studies , v. 1, p. 18-22, 2014.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Love and Sexuality in Rio de Janeiro - 1900-1930. Journal of Latin American Cultural Studies , v. 1, p. 12, 2013.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Artigo na revista Escritos/ Fundação Casa de Rui Barbosa 'Jonathas Abbott: Arte e Mecenato na Bahia do século XIX'. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , v. 1, p. 12-18, 2013.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Perfideus Salomé: city, women and new ways of Love in modern Rio de Janeiro ? 1900-1930. Jounal The Oscholar , v. 2, p. 14-18, 2012.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Pérfidas Salomés: cidade, mulher e novas formas de amar na modernidade carioca. Revista Z Cultural (UFRJ) , v. IV, p. 2-50, 2008.

  • Oliveira, Cláudia de ; OLIVEIRA, Cláudia de . A Grande Avenida e o Sublime dos ´melhoramentos urbanos. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , v. 1, p. 92-109, 2007.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Fotografia, cidade e indivíduo em Fon!, selecta e Para Todos...1900-1930. Candelária (Rio de Janeiro) , v. 5, p. 16-26, 2007.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A Construção da Narrativa História e a Utilização de fontes visuais. Fcrb, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2005.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A Venus Moderna. Mneme Revista de Humanidades, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2004.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Entre a Arqueologia e a modernidade: fotografia, cidade e indivíduo em Fon-Fon!, Selecta e Para Todos; 1900-1930. Revista Eletrônica Stadicion, Departamento de Multimeios, v. 4, p. 24-45, 2003.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Fotografia, Cidade e Indivíduo em Fon-Fon!, Selecta e Para Todos. - 1907-1930. Livro da Fcrb, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2003.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Between Archeology and Modernity: photography and the invention of modern life in Brasil. Berghan, Berghan- London, 2002.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . The Aesthetic of Destruction: Augusto Malta and the visual representation of Rio de Janeiro surban reforms. Revista Études Photographiques, 2002.

  • OLIVEIRA, Cláudia de ; Joelle Rouchou (Org.) ; Mesquita, Claudia C. M. G. (Org.) ; OLIVEIRA, C.M.S. (Org.) . A Cidade Mulher. 3ª. ed. Rio de Janeiro: MauadX, 2016. v. 1. 249p .

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Trânsitos vestíveis. 1. ed. Florianopolis: UDESC, 2015. v. 1. 65p .

  • OLIVEIRA, Cláudia de ; Joelle Rouchou (Org.) ; Velloso, M.P. (Org.) ; SIMIONI, A. P. C. (Org.) . Criações Compartilhadas: artes, literatura e ciências sociais. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014. v. 1.

  • OLIVEIRA, Cláudia de ; OLIVEIRA, C.M.S. . Revistas Ilustradas: modos de ver e ler no Segundo ReinadoOrganizadoraRio de Janeiro: Mauad X: FaperjISBN: 978-85-7478-369-7. RJ: Mauad X: Faperj, 2011. 55p .

  • Malta, Marize ; Knauss, paulo ; VELLOSO, Mônica Pimenta ; OLIVEIRA, Cláudia de . Revistas Ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Império. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X / Faperj, 2011. 192p .

  • OLIVEIRA, Cláudia de ; VELLOSO, Mônica Pimenta ; Vera Lins . O Moderno em revista: representações do Rio de Janeiro de 1890 a 1930. Rio de Janeiro: Faperj/Garamond, 2010. v. 1000. 268p .

  • OLIVEIRA, Cláudia de ; VELLOSO, Mônica Pimenta ; Joelle Rouchou . Corpo:identidades, memórias e subjetividades. Rio de Janeiro: Editora Mauad / Faperj, 2009. v. 2000. 230p .

  • OLIVEIRA, Cláudia de . As Pérfidas Salomés: o pathos do amor em Fon-Fon! e Para Todos... - 1900-1930. 53. ed. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2008. v. 1000. 60p .

  • OLIVEIRA, Cláudia de ; VELLOSO, Mônica Pimenta ; Joelle Rouchou ; Lins, Vera . Fon-Fon! Buzinando a modernidade. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro, 2008. v. 1000. 70p .

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  • OLIVEIRA, Cláudia de . Imagens da Nação: A Carioca de Pedro Américo entre o ufanismoe a licensiosidade. In: Ana Maria Tavares cavalcanti; Camila Dazzi; Arthur Vale. (Org.). Oitocentos:arte brasileira do Império a Primeira República. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ/Dezenovevinte, 2008, v. 2000, p. 03-380.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Fotografia e a representaçao do Rio de Janeiro em Fon-Fon!, Selecta e Para Todos (1907-1930). In: Isabel Lustosa. (Org.). Imprensa, História e literatura. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2008, v. , p. 5-536.

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  • OLIVEIRA, Cláudia de . Miscigenação, raça e sexualidade no projeto cultural do Segundo Império e no Mmodernismo carioca. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética. Fottaleza: Anpuh, 2009. v. XXV. p. 4-240.

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  • OLIVEIRA, Cláudia de . Cidade, Pensamento Social e Percepçõs Singulares no Rio Republicano. In: X Encontro Regional de História, 2002, Rio de Janeiro. Histórias e Biografias, 2002.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Photography and the Invention of Modern Life in Brazil: a visual study of illustrated magazines. In: Traces, Flashes and Visions in Latin American and Spanish Photography, 2002, Londres. O trabalho será publicado em edição organizada por Andrea Noble e Antonio Sánchez, 2002.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A Brazilian Aesthetic in Pictures: the representationof an early 20th-century Bourgoise culture. In: Fourth Annual International Congress, 2001, Paris. Anais do Congresso, 2001.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A História do Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo. In: Imagens e Projetos civilizatórios da República, 2001, Niterói/Rio de Janeiro. Imagens e Projetos civilizatórios da República, 2001.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A Criação Fotográfica nas Revistas Ilustradas, 'Fon-Fon', Selecta e Para Todos.. In: XX Simpósio Regional da Anpuh, 2000, Niterói/Rio de Janeiro. História, Memória e Comemorações, 2000.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . História e Imagem: o lugar da fotografia na pesquisa histórica. In: XIX Simpósio Nacional de História, 1999, Florianópolis/Santa Catarina. História: Fronteiras, 1999.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Quando Canta o Brasil.: Rádio Nacional e a Invenção de um Brasil popular. In: Congresso dos pós-graduandos em História - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, da UFF, 1995, Niterói/RJ, 1995.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A construção da narrativa história e a utilização de fontes visuais. In: Ciclo Memória e Informação - Fundação Casa de Rui Barbosa, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . As Pérfidas Salomés: fotografia, discurso literário e sexualidade nas ilustradas Fon-Fon!, Selecta e Para Todos.. In: Simpósio Nacional de História Cultural - Fundação Casa de Rui Barbosa/CPDOC-FGV/Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Corpos da Modernidade: fotografia e representação da experiência urbana no Rio de Janeiro no início do século XX em Fon-Fon! e Para Todos. In: XI ENcontro Regional de História: Democracia e Conflito - Anpuh, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Fotografia, cidade e indivíduo em Fon-Fon!, Selecta e Para Todos. 1907-1930. In: Seminário Nacional - Imprensa, História e Literatura - Fundação Casa de Rui Barbosa, 2003, Rio de Janeiro, 2003.

  • Cláudia Maria de Silva de Oliveira . Bruno Carvalho, Porous City: A Cultural History of Rio de Janeiro (Liverpool: Liverpool University Press, 2013).. Cultural and Social History (Online) , 2015.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Dossier Erotismo y modernismo en América Latina'. Journal of Latin American Cultural Studies , 2014.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Linhagem híbrida, gênero e criação artística em Nair de Teffé ? 1886 ? 1913. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , 2013.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Grupos e coletivos nas artes e na literatura, outros espaços de mediação. Arteologie , 2013.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Angelo Agostini e Abigail de Andrade: uma paixão interdita. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , 2013.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A Carioca de Pedro Américo: genero, raça e miscigenação no Segundo Reinado. CAIANA , 2013.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Pérfidas salomés: cidade, mulher e modernidade carioca. Revista Estudos Feministas , 2009.

  • Oliveira, Cláudia de ; OLIVEIRA, Cláudia de . Rio Femme-Mulher Rio. ArtCultura (UFU) , 2008.

  • Oliveira, Cláudia de ; OLIVEIRA, Cláudia de . As Pérfidas salomés; o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque carioca, 1900-1930. Revista de História (Rio de Janeiro) , 2008.

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Rendas e Gravatas: moda, identidade e gênero na imprensa ilustrada carioca (1900-1914). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Grayson Perry as ?Claire?: a fashion icon at the queer world. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cláudia Maria de Silva de Oliveira . Palestrante da mesa: Gênero e moda como construção identitária, do III Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudo da Imagem e do Objeto ? Arte, Gênero e Moda, na Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, no dia 02/10/2015.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Cláudia Maria de Silva de Oliveira . Colóquio internacional Revistas Modernistas, Redes, circulação e questão transnacional, realizados nos dias 2 e 3 de dezembro de 2015 na Fundação Casa de Rui Barbosa. Trabalho - Modernidades e modernismo na revista Sombra - 1940-1960. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Moda, arte e sociedade: a emergência da moda brasileira na década de 50. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Jonathas Abbott: individualidade e colecionismo na Bahia no século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Moda, arte e sociedade: a emergência da moda brasileira na década de 50. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . 4oth conferência da Association of Art Historians Londres ? 10-12 de abril, 2014-05-17 Título do trabalho: ?Brazil?s First Fashion-ability: the Maison de Couture Canadá-de-Luxe and its Fashion Shows in Rio, 1940s and 50s?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Apresentação em Mesa redonda: As Pérfidas Salomés: cidade, mulher e novas formas de amar na modernidade carioca - 1900-1930. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . XVI Congresso Brasileiro de Sociologia 10 a 13 de setembro de 2013 Salvador Bahia GT: Sociologia da Arte Trabalho: ?Jonathas Abbott: arte e mecenato na Bahia do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Apresentação de trabalho na mesa redonda no 36º. Encontro anual da Anpocs (Associação Brasileira de Ciências Sociais) em Águas de Lindóia, SP, entre 21 a 25 de outubro de 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Apresentação de Trabalho no Seminário Internacional, Criações Compartilhadas, 7/8/9. Texto apresentado: 'Nair de Teffé entre o Barão e o presidente; identidade como obra compartilhada', em 8 de novembro de 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Cláudia de ; OLIVEIRA, C.M.S. . Encontro nacional:35º Encontro anual da AnpocsData: 24 a 28 de outubroLocal Caxambu - MGSimpósio Temático: Pensamento Social no BrasilTexto apresentado: A Carioca de Pedro Américo: raça e miscigenação no Segundo Reinado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Encontro Internacional:II Colóquio Internacional Interdisciplinario sobre Cultura visualFacultad de Trabajo social campus Poza-Rica-Tuxpan- MexicoInstituto de investigaciones dr. José María Luis Mora - MéxicoTrabalho apresentado na Mesa redonda: Cuerpos presos entre Eros y TánatosTexto: A Carioca de Pedro Américo: o corpo pulsante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Cláudia de ; OLIVEIRA, C.M.S. . II Seminário do Museu D. João VI - Novas perspectivas para o estudo da arte no Brasil de entresséculos (XIX-XXLocal: Escola de Belas Artes da UFRJ - graduação, pós-graduação e Museu D. João VIData: Rio de Janeiro, de 24 a 27 de maio de 2011Texto apresentado: Abigail de Andrade e o contexto artístico e cultural carioca de 1880. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Angelo Agostini e Abigail de Andrade: uma apixão interdita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Cláudia de oliveira ; OLIVEIRA, Cláudia de . O emergir das sensibilidade: pérfidas Salomés e novas formas de amar na modernidade carioca entre 1900 e 1930. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A Carioca de Pedro Américo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A carioca de Pedro Américo: o corpo pulsante. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Fotografia e Revistas Ilustradas: os pintores da vida moderna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Quando canta o Barsil: A Radio Nacional e a construção de uma identidade nacional popular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A Carioca de Pedro américo: alegoria e erotismo no imaginário oitocentista brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Arqueologia: viagens ao passado da cidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . O Peso da Cabeça: Gustave Moreau entre a arte e a literatura finessecular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . As Pérfidas Salomés - o pathos do amor em Fon-Fone e Para Tods - 1900-1900. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Rio Femme-Mulher Rio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . Amor e Sexualidade na Belle-Époque Carioca, 1900-1930. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . As Pérfidas salomés: a representação do pathos do amor em fon-fon1 e Para todos - 1900-1930. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . As Pérfidas Salomés - Mulher, sexualidade e o ideal feminino simbolista - 1900-1930. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . As Pérfidas Salomés: o pathos do amor em Fon-Fon! e Para Todos...-1900-1930. Rio de Janeiro: FCRB, 2006 (Ensaio).

  • OLIVEIRA, Cláudia de . A Representação da Avenida e o Sublime da Avenida Central. Rio de Janeiro: FCRB, 2005 (Ensaio).

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Outras produções

Cláudia Maria de Silva de Oliveira . PARECERISTA ad hoc para a revista d?Obra[s], publicação da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). 28 DE MAIO DE 2016.. 2016.

Cláudia Maria de Silva de Oliveira . Editora da revista do dossiê ?História e Cultura Visual: múltiplas narrativas da experiência histórica?, 12, n. 14 (2016), com (Laura Nery, Ricotta).Revista Maracanan ? Programa de pós-graduação em História da UERJissn-E: 2359-0092. 2016.

OLIVEIRA, Cláudia de . Parecerista da Revista DAPesquisa ? do Centro de Artes ? CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC, ISSN 1808-3129.. 2015.

OLIVEIRA, Cláudia de ; SANTANA, M. R. . Dossiê ModaPalavra. 2015.

Cláudia Maria de Silva de Oliveira . Parecerista da Revista DAPesquisa ? do Centro de Artes ? CEARTda Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC, ISSN 1808-3129.. 2014.

OLIVEIRA, Cláudia de . Parecerista ad hoc da revista Sociologia & Antropologia: Revista do PPGSA/UFRJ ? 24/02.. 2013.

OLIVEIRA, Cláudia de . Parecerista Ad hoc na revista Escritos. 2013.

OLIVEIRA, Cláudia de . Avaliador no XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.. 2013.

OLIVEIRA, Cláudia de . Parecerista ad hoc da revista Estudos feministas - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC ? 11/12/2012. 2012.

OLIVEIRA, Cláudia de . Coordenadora da mesa redonda Mulheres Luminosas, em 15 de abril de 2013 ? EBA/UFRJ. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, Cláudia de . Pérfidas Salomés: cidade, mulher e novas formas de amar na modernidade carioca - 1900-1930. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, Cláudia de . Moda, Arte e Cultura Material. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, Cláudia de . Coordenadora da mesa Sistema de Arte e Gênero, Seminário Museu D João VI, maio de 2012 ? De 8 a 10 de maio de 2012 Auditório 614 da EBA-UFRJ e Museu D. João VI. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Cláudia Maria de Silva de Oliveira . Membro da comissão científica do III Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudo da Imagem e do Objeto ? Arte, Gênero e Moda, na Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, no dia 02/10/2015.. 2015. (Membro da comissão científica).

OLIVEIRA, Cláudia de . Coordenadora de mesa no Congresso de Extensão da UFRJ -- dia 8 de novembro de 2012 Local: Auditório da FAU? duas sessões - 10 e 12:45. 2012. (Coordenação de Mesa em Congresso de Extensão).

OLIVEIRA, Cláudia de . Coordenação do livro Criações Compartilhadas: artes, literatura e ciências sociais (enviado para a Faperj). 2012. (Coordenação de publicação do Anais).

OLIVEIRA, Cláudia de . Seminário Internacional, Criações Compartilhadas. 2012. (Coordenação de Seminário Internacional).

OLIVEIRA, Cláudia de . Pérfidas Salomés: cidade, mulher e novas formas de amar na modernidade carioca, 1900-1930. 2008. Fotografia.

OLIVEIRA, Cláudia de . Pesquisa histórica para a novela Cabocla. 2005 (Pesquisa histórica).

OLIVEIRA, Cláudia de . Membro fundador do grupo Memória Gráfica Brasileira. 2002 (Membro Fundador) .

OLIVEIRA, Cláudia de . FUNAG (Fundação Alexandre de Gusmão/Ministério das Relações Exteriores). Coordenadora da pesquisa Caricatura e a representação da Política Externa Brasileira: 1850-1889. 2000 (Coordenadora da pesquiisa) .

OLIVEIRA, Cláudia de . FUNARTE (Fundação Nacional de Arte/Ministério da Cultura). Autora e pesquisadora da História Visual da Literatura Brasileira. Pesquisa iconográfica e bibliográfica; coordenação e produção das reproduções fotográficas; elaboração de textos e legendas. 1998 (Autora e pesquisadora) .

OLIVEIRA, Cláudia de . Exposição - Fragmentos da Brasilidade. Curadoria, elaboração de textos e organização do debate na Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro (Cultura Brasileira: nacional e global, participação do Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, historiadores e jornalistas); divulgação e produção do evento.. 1997 (Elaboração de textos e organização do debate) .

OLIVEIRA, Cláudia de . Fragmentos da Brasilidade. Curadoria, elaboração de textos e organização de debate na Casa de Cultura Laura Alvim. 1997 (Curadora) .

OLIVEIRA, Cláudia de . Fragmentos da Brasilidade foi exposta nos seguintes espaços culturais: Aeroporto Internacional Congonhas, São Paulo, agosto de 1997; Casa de Cultura Laura Alvim; Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS/SP).. 1996 (Curadora) .

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Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Rendas e Gravatas: moda, identidade e gênero na imprensa carioca ? 1900-1914, Descrição: Esta pesquisa analisa o modo pelo qual certo estilo feminino de comportamento está associado a determinado estilo de vestir, progressivamente adotado no Rio de Janeiro entre 1900-1914, por uma subcultura feminina composta por grupos de mulheres que entram no mercado de trabalho ou estão em vias de profissionalização, foi representado em imagens pelos profissionais de imprensa, homens na sua maioria. Partimos da hipótese de que o jogo de exposição e representação das mulheres desses grupos, vistas como divergentes da cultura hegemônica burguesa por seu comportamento e vestuário, revelou um dispositivo criativo que subvertia os marcadores de gênero, por meio da manipulação de alguns sinais diacríticos ? como roupas, ornamentos e performances públicas ? que, aos olhos dos homens da imprensa, expressavam uma identidade feminina nova e híbrida, na qual feminino e masculino pareciam estar justapostos. Nesse jogo, o comportamento e as roupas daqueles grupos de mulheres são metáforas de uma individualidade feminina divergente, bem como dispositivos disruptivos da imagem da mulher frívola e domesticada, própria à época.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador / Adriana Jordão - Integrante.

  • 2017 - Atual

    ABAIXO O FROU-FROU: a querela em torno do feminismo ne Imprensa da Belle-Époque carioca, Descrição: Esta pesquisa analisa a querela em torno do feminismo na imprensa carioca entre 1900 e 1914, em quatro revistas de entretenimento ? Fon-Fon!, O Malho, Careta, O Mez - e em dois jornais - A Noite e O Paiz -, a partir de textos e imagens. As revistas de entretenimento fizeram parte de um jornalismo que surge no início do século XX, cujo objetivo era dar a ver a modernização da Capital Federal: suas transformações urbanas em conjunto com as novas populações, hábitos, costumes e os principais debates da agenda social e política do país. Destacamos, também, que as revistas de entretenimento ocuparam, para as mulheres, no início do século XX, o lugar das revistas femininas e feministas que surgiram na segunda metade do século XIX e que desaparecem no final do mesmo século. Por imprensa feminina classificamos aquela que colocava a mulher no seu espaço tradicional, lembrando a ela o dever de ser boa mãe, boa dona de casa e boa esposa; e, por imprensa feminista, aquela que falava em direitos, em liberdade e em independência - defendia à educação, o trabalho e, a partir do no final do século XIX, o direito ao voto, para as mulheres.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador / Adriana Jordão - Integrante.

  • 2016 - 2016

    O Cronista e a Mulher Carioca, Descrição: Esta pesquisa estuda o modo pelo qual, a partir do final do século XIX, até aproximadamente os anos de 1930, cronistas, escritores, poetas, jornalistas e artistas cariocas vinculados às estéticas artísticas e literárias que florescem com a modernidade no Ocidente, passam a ver na mulher uma das belezas do moderno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2016 - 2016

    Modernidade e modernismos na revista Sombra ? 1940-1960, Descrição: Esta pesquisa propõe analisar o modo como a revista Sombra, publicada entre 1940 e 1960, apresentou aos seus leitores o movimento em direção à modernidade no Brasil. A publicação disseminou o projeto político e cultural das elites da época, que estendia do terreno estético para os domínios do pensamento, dos costumes, das instituições e da política a ideia da entrada em uma nova era. Ao fazê-lo, articulou modernidade e tradição na construção do moderno no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador / Marina Duarte - Integrante / Ana Carolina Machado - Integrante.

  • 2016 - 2016

    ?Claire?: arte, corpo, sexualidade e política em Grayson Perry, Descrição: Esta pesquisa faz uma reflexão acerca da relação entre o artista inglês Grayson Perry e seu alterego Claire, posicionando-os no campo das criações artísticas que tomam os temas do corpo e da sexualidade, como expressão e prática política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador / Adriana Jordão de Souza Bandeira - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Sophia Jobim Magno de Carvalho e o feminismo brasileiro: História e Memória, Descrição: A pesquisa se propôs a fazer um relato histórico sobre a individualidade de Sophia, procurando traçar seus avanços e resistências como mulher, seus esforços para mudar as condições das mulheres brasileiras e sua visão sobre o papel e o lugar das mulheres na sociedade brasileira na primeira metade do século XX. Posicionamos essas discussões dentro de contextos políticos e culturais particulares, nomeadamente, o contexto cultural brasileiro. Paralelamente fez-se, também, um estudo da trajetória dos feminismos no Ocidente, buscando resgatar a memória de um movimento político e cultural fundamental na conquista de direitos e respeito às mulheres, nas sociedades ocidentais e periféricas, especialmente no Brasil. Entendemos que a perda das memórias coletivas e de miríades de histórias sobre o passado tem contribuído enormemente para a subordinação das mulheres, em diferentes culturas, e que a construção cumulativa de histórias de mulheres, incluídas as histórias dos feminismos, é um componente crítico de resistência e transformação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - 2015

    Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX, Descrição: Esta pesquisa discute o contexto de formação da principal coleção de artes que compõe o atual Museu de Artes da Bahia, a coleção Jonathas Abbott, tomando como fonte de pesquisa um relato autobiográfico: o diário de viagem do autor à Europa, entre 1830 e 1832. Esta análise propõe uma reflexão sobre a construção da individualidade do colecionador Jonathas Abbott, entre 1816 e 1868, período que corresponde à sua trajetória de vida no Brasil, buscando compreender a essência estética da coleção e a natureza do gosto de Abbott. Nossa hipótese é que a construção da individualidade de Abbott, a formação de seu gosto e a natureza estética de sua coleção foram elementos conformadores do espírito da Galeria Abbott, que portanto expressa uma intenção tanto subjetiva como objetiva, um projeto de vida. A formação da coleção se relaciona à construção da própria individualidade de Abbott: jovem que chega à Bahia como um imigrante pobre e passa, através de um investimento em seu capital cultural e econômico, a ocupar um lugar social de destaque na sociedade baiana da segunda metade do século XIX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador / Marina Ginefra - Integrante / Marina Duarte - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Nair de Teffé: uma moderna na Primeira República, Descrição: Nair de Teffé foi uma mulher tuned com o seu tempo. Tornou-se Primeira-dama do país, em 1913, e, na corrente do modernismo, introduziu, em 1914, a música das rodas populares cariocas nos salões do Palácio presidencial, quando tocou, ao violão, o famoso Maxixe da compositora e maestrina Chiqinha Gonzaga, o Corta Jaca, apresentando a música popular, negra e mulata, à elite política e econômica de seu tempo, antecipando, a famosa semana de arte de 1922. Pioneira como caricaturista feminina no Brasil foi representante de um traço inovador e sintético encontrado na arte gráfica francesa do período, o que a distancia do desenho de seus contemporâneos colegas de ofício do Brasil. Pertencente à alta roda mundana tinha a vantagem do olhar de quem vivencia o meio, capaz de captar minúcias e a personalidade do indivíduo, adequadas às crônicas visuais e desenhos de costumes da sociedade do Rio de Janeiro do começo do século XX. O trabalho de Rian ? seu pseudônimo como artista - representa de modo direto um estilo de caricatura de traço ágil, sintético e elegante que vinha sendo desenvolvido na França durante a Belle Époque, apontando para uma inegável relação estilística com artistas como Mitch, De Losques, Faivre e Georges Goursat - conhecido como Sem. Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a relação entre trajetória de vida e sistema de normas sociais, apontando para a singularidade do indivíduo no todo, já que entendemos que cada personalidade é única, singular e, em se tratando de Nair/Rian, inovadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador / Marina Ginefra - Integrante / Marina Duarte - Integrante.

  • 2014 - 2015

    ?Barbie e seus amigos no Rio? ? Bonecos, Descrição: Esta pesquisa estuda a série de bonecos ?Barbie e seus amigos no Rio? com o objetivo de discutir um dos mais poderosos temas do imaginário da cidade do rio de Janeiro: as suas praias. O conjunto de bonecos, adquirido em 2009 e exposto ao público em 2013, faz parte do Núcleo Rio 450 Anos, do Museu de Arte do Rio. Barbie, a boneca americana criada em 1959, ícone da cultura pop do século XX, desde sua criação encarna o ideal de beleza ocidental: branca, loura, olhos azuis, pernas longas e sempre na última moda, ela é a imagem da garota cosmopolita. Nesta série, Barbie, seu namorado Ken, seu casal de amigos negros, Christie e Brad, sua amiga asiática Lea e outra amiga, Teresa, vestem trajes extremamente coloridos, que parecem aludir ao calor e à vibração dos trópicos idealizados. A imagem de Barbie e de seus amigos destoa, no entanto, do conjunto de frequentadores da praia carioca, não só por serem estrangeiros, mas especialmente porque os biquínis das bonecas são muito maiores que as tanguinhas e o ?fio dental? usados pelas cariocas. Contudo, os biquínis de Barbie e suas amigas encarnam a imagem internacional do Rio de Janeiro, a qual vincula a beleza de suas praias à sensualidade das suas mulheres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - Atual

    Moda, arte e sociedade: O pioneirismo da Maison Canadá-de-Luxe e a emergência da indústria fashion nacional nos anos 1950, Descrição: Hoje, a moda brasileira ganhou destaque e reconhecimento internacional por seu estilo especial de criar roupas e lançar tendências: movimento que procura unir a diversidade cultural única do Brasil ao que há de mais contemporâneo e global em design de moda em todo o mundo. Contudo, o sistema de moda atual tem uma história, e podemos dizer que seu ponto de partida remonta à década de 1950 e foi parte de uma grande engrenagem que articulou vários setores industriais, segmentos sociais e políticos dentro e fora do campo da moda. É dentro desta grande engrenagem que podemos posicionar a Canadá-de-Luxe e as criações de d. Mena Fiala. D. Mena jamais se propôs a criar uma moda de vanguarda brasileira, mas foi incansável na consolidação de uma moda nacional sintonizada com o que se produzia fora, especialmente, na Paris do Pós Guerra. Armada de uma técnica elaborada, que ela própria inventou, não parou de desenvolvê-la e aperfeiçoá-la sem abandonar os cânones que constituem o estilo: rigor, esforço, persistência e belez. A casa Canadá é referência quando se fala em moda no Brasil nos anos 1950, e isso se deve ao esforço incansável de Mena Fiala e Cândida Gluzman em transformar a marca Canadá em referência de beleza e elegância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - Atual

    Cultura afro-brasileira e arte afro-descendente: a representação da mestiçagem nas collagens de Tereza D´Amico ? 1940-1950, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo estudar representações da afro-descendência em arte. Designação (afro-descendência) que implica relacionar idéias, práticas e instituições circunscritas pelos termos arte e afro-brasilidade, conectar esses campos e suas problemáticas, promover confrontos e diálogos entre questões derivadas da escravidão de africanos e afro-descendentes no Brasil com as transformações no mundo da arte desde a Era Moderna. O que impõe, de saída, o abandono da noção de estilo, evitando a caracterização de unidades de espaço e tempo a partir de constâncias tipológicas, formais e simbólicas. Pensar arte afro-brasileira exige uma abertrura às complexidades inerentes, desde a modernidade, no campo da arte e às relações sociais envolvendo a problemática afro-descendente no país. Para discutir estas questões toma-se a obra da artista plástica, escultora, desenhista e pintora paulista Teresa D´Amico (1914-1961), especialmente, o conjunto de collagens executado na década de 1950 ? onde a artista utiliza materiais, como plumas, conchas, borboletas, rendas, seda, fiapos de cabelo, retroses, pétalas, sementes, areia, contas etc ? para representar no suporte collagem, montagem ou mosaicos, na tradição cubista, a complexidade da religiosidade afro-brasileira, bem como suas festas, mitos, ritos, alegorias e divindades, apontando para três eixos temáticos: mestiçagem, cultura afro-brasileira e arte afro-descendente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - Atual

    A imagem da mulher nos séculos XIX e XX no Brasil: Arte e cultura (1850-1950), Descrição: Objetivo desta pesquisa é estudar a representação do feminino na produção artística e visual no Brasil entre 1850 e 1950, com particular atenção às linguagens iconográficas e performáticas. Toma-se como metodologia a combinação dos métodos da História da Arte - isto é, a análise formal e iconográfica da imagem ? e a História Social e da Cultura. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2008 - 2008

    Gênero, sexualidade e corpo na cidade moderna: Rio de Janeiro na Primeira República, Descrição: Esta pesquisa busca analisar uma nova percepção sobre o feminino, a qual afasta-se do ideal da época, a saber, a ?mulher-mãe?: indivíduo garantidor da estabilidade das relações domésticas, já que submissa às regras patriarcais. A pesquisa apresenta mulheres que faziam das ruas da cidade modernizada o campo de suas vivências mais deliciosamente pecadoras. Discutimos, portanto, que embora os espaços de ocupação da cidade fossem distintos para cada sexo isso não nos permite concluir que a cidade, no início do século XX, fosse um espaço monolítico de classes e de gênero. Assim, as mulheres não podem ser pensadas somente como objetos do desejo masculino, mas como sujeitos ativos na construção da modernidade carioca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2008 - 2008

    Raça e sexualidade em A Carioca de Pedro Américo, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a tela, A Carioca, de Pedro Américo incorpora uma intensa produção simbólica, apresentando, deste modo, uma carga dramática moral que a afasta da construção dos novos padrões de uma nação que se queria civilizada. Pedro Américo, nesta tela, apresenta um corpo nu como lócus de uma sexualidade sem regras, quase animal, sinônimo de energias liberadas, mais que uma barreira anatômica. Pedro Américo parece buscar criar uma narrativa que extrapola o cânone artístico e político nacional. Mesclando a visualidade conservadora acadêmica aos estilemas visuais absorvidos na pintura vinculada ao realismo burguês do período, que se utilizava amplamente da fotografia. Em A Carioca, o artista apresenta um realismo quase fotográfico: objetividade, clareza, captação do entorno são as suas prioridades nesta narrativa visual para discutir a questão racial no Brasil do Segundo Império.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    Raça e miscigenação em A Negra, de Tarsila do Amaral, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o modo pelo qual o modernismo elabora uma equação bem sucedida entre a cultura cosmopolita e a fundação de uma identidade brasileira baseada na diferença. Os modernistas buscam superar a idealização de um passado nacional e ao mesmo tempo preservar o diferente, ultrapassando as propostas do Romantismo em relação ao passado, a memória e a história nacional. Neste aspecto, os resquícios do auto-exotismo embutidos na empresa modernista não tem que ser vistos apenas por seu aspecto negativo: no projeto modernista eles tornam-se ponte para a constituição de uma diferença brasileira para o mundo, eles são o fundamento de uma estética celebratória do periférico. Neste discurso o negro torna-se elemento que é parte da memória da nação; e o país mulato é celebração de uma cultura que abriga a diferença, apontando, desse modo, para o progresso da nação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2007 - 2007

    O ´ideal feminino´no olhar simbolista da virada no século carioca, Descrição: A partir do final do século XIX, até aproximadamente os anos de 1930, artistas, escritores e jornalistas vinculados às estéticas simbolista e decadentista, na Europa e também no Brasil, passaram a utilizar o mito da mulher fatal, como metáfora da mulher que desponta com a modernidade. As novas condutas adotadas pela mulher urbana moderna transformaram-na, aos olhos da sociedade da virada do século, em fêmea transgressora, indecorosa e desleal. Para os homens daquela época, a mulher moderna parecia enganadora, enquanto ele era dono de uma verdade sem disfarces.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2006

    Revistas ilustradas e representação da modernidade carioca - Fon-Fon!, Selecta e Para Todos..., Descrição: Editadas por intelectuais vinculados a tradição literária simbolista e decadentista, no Rio de Janeiro, Fon-Fon! e Para Todos..., em compasso com a sensibilidade artística e literária européia, mostra a modernização do Rio de Janeiro em textos e imagens, tendo como objetivo divulgar os novos padrões sociais, morais e educativos, bem como a moda e os entretenimentos, em reportagens, crônicas e imagens que apresentam os novos habitantes do Rio de Janeiro, que acabara de passar pelas reformas urbanas de Pereira Passos, Fon-Fon! e Para Todos... tinha como público-alvo os apaixonados pela vida moderna: os desejosos de novas formas de viver e amar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

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Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2011

    história da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    As Pérfidas Salomés: o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque tropical - Fon-Fon, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    história da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    As Pérfidas Salomés: o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque tropical - Fon-Fon, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    história da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    As Pérfidas Salomés: o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque tropical - Fon-Fon, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    história da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    As Pérfidas Salomés: o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque tropical - Fon-Fon, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    história da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    As Pérfidas Salomés: o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque tropical - Fon-Fon, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    história da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    As Pérfidas Salomés: o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque tropical - Fon-Fon, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    história da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    As Pérfidas Salomés: o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque tropical - Fon-Fon, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    história da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    As Pérfidas Salomés: o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque tropical - Fon-Fon, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Maria de Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    história da imprensa, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2005 - 2008

    As Pérfidas Salomés: o tema do amor na estética simbolista e as novas formas de amar na Belle-Époque tropical - Fon-Fon, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

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Prêmios

2004

Prêmio Casa de Rui Barbosa, com a monografia A Arqueologia da modernidade: fotografia, cidade e indivíduo em Fon-Fon!, Selecta e Para Todos.;, Casa de Rui Barbosa.

Histórico profissional

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Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de graduação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Folclore II; Cultura Brasileira.

  • 2017 - Atual

    Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Seminário de Pesquisa; Seminário de Pesquisa em Andamento I

  • 2012 - Atual

    Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante dos professores da EBA na Adufr

    Outras informações:
    Representante dos professores da EBA na Adufrj

  • 2011 - Atual

    Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 6

    Outras informações:
    É professora de Cultura Brasileira na graduação e atua na linha de pesquisa Imagem e Cultura na Pós-graduação em Artes Visuais. Linha ? Imagem e Cultura Disciplina ? Sociologia da Arte I Curso ? Moda, gênero e Cidade Moderna (1860-1930)

  • 2010 - Atual

    Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Cursos na EBA/UFRJ Folclore I Folclore II Cultura Brasileira Arte, Gênero e Sociedade

    Atividades

    • 10/2013

      Extensão universitária , Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro, .,Atividade de extensão realizada, Avaliador Interno do 10º Congresso de Extensão.

    • 09/2010

      Ensino, História da Arte, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte, Gênero e Sociedade , Cultura Brasileira , Folclore I, Folclore II

    • 06/2010

      Ensino, Artes Plasticas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Arte I , Moda, gênero e Cidade Moderna (1860-1930), Seminário de Pesquisa em Andamento III

  • 2006 - 2009

    Fundação Casa de Rui Barbosa

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 20

  • 2005 - 2009

    Fundação Casa de Rui Barbosa

    Vínculo: Bolsa de pesquisador associado, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvendo o projeto de pesquisa "As Pérfidas Salomés: sexualidade, discurso literário nas ilustradas Fon-Fon! e Para Todos... - 1900-1930

  • 2004 - 2004

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino, Instituto de Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte IV (Século XVII/XVIII), História da Arte I (Pré-História e Antiga), Criterologia I (Historiografia da Arte)

  • 2002 - 2002

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2002 - 12/2002

      Ensino, Departamento de História Ifcs, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópico Especial de Metodologia da História III: "História, Imagem e Cidade: o Rio de Janeiro como laboratório da civilização (1900-1930)