Fernando Hymnô de Souza

Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UFSC com período sanduíche na University College London, Inglaterra. Obteve o título de mestre pelo PPGEA. Atua no Grupo de pesquisa em tratamento de água da UFSC, principalmente em projetos no Laboratório de Potabilização de Águas (LAPOA) do Departamento de Eng. Sanitária e Ambiental (ENS). Ao participar de pesquisas desde a graduação esteve envolvido em projetos do LAPOA, principalmente relacionados à temática de Filtração Lenta, financiados pela FUNASA e FINEP. Ex-bolsista do programa Brafitec da CAPES (2010), estudou durante um ano no Institut Polytechnique de Bordeaux na École Nationale Supérieure de Chimie, de Biologie et de Physique de Bordeaux (ENSCBP) na França. Nesse programa fez estágio no instituto de pesquisa francês IRSTEA (ex CEMAGREF), na área de tratamento de esgotos por meio da tecnologia de biorreatores à membranas, e no setor de Qualidade, Higiene e Segurança, e Meio Ambiente da ENSCBP, escola de engenharia triplamente certificada na área (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001).

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Ambiental

2016 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O desenvolvimento da biomassa em filtros lentos retrolaváveis, levando-se em consideração as interações biológicas do processo de filtração lenta e o sistema de limpeza por fluidificação do meio,
Orientador: em University College London ( Luíza Cintra Campos)
com Maurício Luiz Sens. Coorientador: Luíza Cintra Campos. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias / Especialidade: Processos Simplificados de Tratamento de Águas. Setores de atividade: Captação, tratamento e distribuição de água.

Mestrado em Engenharia Ambiental

2013 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Tratamento de água para abastecimento por meio de filtros lentos de fluxo ascendente com limpeza por retrolavagem e descarga de fundo,Ano de Obtenção: 2015
Maurício Luiz Sens.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Tratamento de água para abastecimento; Filtração Lenta; filtração lenta ascendente; retrolavagem.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias / Especialidade: Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas. Setores de atividade: Captação, tratamento e distribuição de água; Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades de atenção à saúde humana.

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

2007 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Influência do diâmetro efetivo do meio filtrante em filtros lentos retrolavaveis
Orientador: Bruno Segalla Pizzolatti
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Management intégré Qualité, Securité, Environnement et Develop. Durable. (Carga horária: 480h). , Ecole Nationale Superieure de Chimie de Biologie et de Physique de Bordeaux, ENSCBP, França.

2010 - 2010

Extensão universitária em Module d'ouverture - Arômes-saveurs-parfums : un monde d'innovation. (Carga horária: 120h). , Ecole Nationale Superieure de Chimie de Biologie et de Physique de Bordeaux, ENSCBP, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Processos Simplificados de Tratamento de Águas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Técnicas de Abastecimento da Água.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

29ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - FENASAN. 2018. (Feira).

29º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - Encontro Técnico AESABESP. Aplicação de um filtro lento com retrolavagem automática em uma escola municipal e custos envolvidos. 2018. (Congresso).

27ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - FENASAN. 2016. (Feira).

27º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente - Encontro Técnico AESABESP. Desenvolvimento de um sistema alternativo para o tratamento de água oriunda de nascente em propriedades rurais. 2016. (Congresso).

XII SIBESA - Simpósio Ítalo-brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.FILTRAÇÃO LENTA COM RETROLAVAVEM: MEIO FILTRANTE E SUA INFLUENCIA NA QUALIDADE DE ÁGUA E COMPARAÇÃO COM O PROCESSO CONVENCIONAL POR RASPAGEM. 2014. (Simpósio).

22º Seminário de Iniciação Científica.TRATAMENTO DE ÁGUA COM CIANOBACTÉRIAS: FILTRAÇÃO LENTA. 2012. (Seminário).

22º Seminário de Iniciação Científica.TRATAMENTO DE ÁGUA COM CIANOBACTÉRIAS: FILTRAÇÃO LENTA. 2012. (Seminário).

I Moot Panamericano, Forum de Jovens. 2009. (Encontro).

IX Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental - SEMESAM. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Priscila Carlon

MOHEDANO, R.DE SOUZA, FERNANDO H.MAGRI, M. E.. Métodos alternativos de desinfecção de água para comunidades rurais empregando extratos de semente de uva e de chá verde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Brena Juliana Figa

DALSASSO, R. L.SEZERINO, P. H.SOUZA, F. H.. Tratamento de efluente de wetlands construídos para reúso em fins não potáveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gustavo Simon

SENS, M. L.WORMA, F.; GADOTTI, R. F.;DE SOUZA, FERNANDO H.. Contribuição ao estudo da filtração lenta em filtro bifluxo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernando Loeser Alves de Souza

SENS, MAURÍCIO L.SOUZA, F. H.; TRENNEPOHL, F. G.. Análise da Eficiência da Flotação por Ar Dissolvido na Remoção de Cylindrospermopsis Racioborkii. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernando Chiodelli Salum

SENS, MAURÍCIO L.SOUZA, F. H.MARTINS, T. C.. Estudo de Alternativas para o Tratamento de Efluentes Gerados em Estações de Tratamento de Água do Tipo Convencional em Santa Catarina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Victor Ybarzo Fechine

SENS, MAURÍCIO L.SOUZA, F. H.GUEDES, T. L.. Estudo da Conservação da Água da Chuva em Três Tipos de Reservatórios: Convencional, Convencional Enterrado e Enterrado Com Areia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maruan Karím Alemsan

SENS, MAURÍCIO L.SOUZA, F. H.GUEDES, T. L.. Avaliação da Destilação Solar Direta como Forma de Tratamento Físico-Químico para Efluentes de Radiografia Odontológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcio Massanori Ishii

PIZZOLATTI, BRUNO S.SOUZA, F. H.SCHÖNTAG, JULIANA M.. Filtração lenta com retrolavagem para tratamento de água de abastecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pablo Heleno Sezerino

COSTA, Rejane Helena Ribeiro; MOHEDANO, R. A.;SEZERINO, P. H.. O desenvolvimento da biomassa em filtros lentos retroláveis, levando-se em consideração as interações. 2018 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Bruno Segalla Pizzolatti

PIZZOLATTI, B. S.SCHONTAG, J. M.SENS, M. L.. Influência do diâmetro efetivo do meio filtrante em filtros lentos retrolavaveis.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Juliana Marques Schöntag

SCHONTAG, J. M.Sens, M.L. Influência do diâmetro efetivo do meio filtrante em filtros lentos retrolaváveis.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

REJANE HELENA RIBEIRO DA COSTA

Sezerino, P.H.;Rejane H R CostaMOHEDANO, R. A.. Desenvolvimento da biomassa em filtros lentos retrolaváveis, levando-se em consideração as interações biológicas do processo de filtração lenta e o sistema de limpeza por fluidificação do meio. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ramon Lucas Dalsasso

DALSASSO, R. L.; Brandão, Cristina Célia Silveira; PADUA, V. L.. Tratamento de Água para Abastecimento por meio de filtros lentos de fluxo ascendente com limpeza por retrolavagem e descarga de fundo. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Agusto de Oliveira Neto

Desenvolvimento de um sistema simplificado de potabilização de água combinando as tecnologias da filtração lenta retrolavável e adsorção para uso em propriedades rurais; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

arthur May

Avaliação do comportamento de remoção em pré-filtros ascendentes operados em baixa taxa como pré-tratamento a filtros lentos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fernando Hymnô de Souza;

Paulo Henrique de Oliveira

Avaliação da perda de carga durante operação e limpeza de filtros lentos ascendentes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fernando Hymnô de Souza;

Aloísio Jusué Stüpp

Avaliação do Funcionamento de um Filtro Lento com Retrolavagem Automática para o Tratamento de Água de Abastecimento em Pequenas Comunidades; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fernando Hymnô de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mauricio Luiz Sens

Desenvolvimento da biomassa em filtros lentos retrolaváveis, levando-se em consideração as interações biológicas do processo de filtração lenta e o sistema de limpeza por fluidificação do meio; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mauricio Luiz Sens

Tratamento de água de abastecimento por meio de filtros lentos de fluxo ascendente com limpeza por retrolavagem e descarga de fundo; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mauricio Luiz Sens;

Mauricio Luiz Sens

Tratamento de aguas de abastecimento por meio de processos de separação por membranas e carvão ativado; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mauricio Luiz Sens;

Mauricio Luiz Sens

Estágio Supervisionado em Tratamento de Água; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Mauricio Luiz Sens;

Bruno Segalla Pizzolatti

Influência do diâmetro efetivo do meio filtrante em filtros lentos retrolavaveis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruno Segalla Pizzolatti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUEDES, T. L. ; DE SOUZA, FERNANDO H. ; GHISI, D. B. ; PEREZ, A. B. A. ; DALSASSO, R. L. ; SENS, M. L. . Aplicação da filtração em margem de rio como alternativa de tratamento de água para comunidades isoladas. REVISTA DAE , v. 67, p. 84-94, 2019.

  • SOUZA, F. H. ; TOSCANO, B. ; CARNEIRO, C. G. ; SENS, MAURÍCIO L. . Diagnóstico e discussão sobre uso da Filtração Lenta para abastecimento público em Santa Catarina, Brasil. REVISTA DAE , v. 66, p. 37-50, 2018.

  • SOUZA, F. H. ; MONDARDO, R. I. ; SENS, MAURÍCIO L. . Drinking water treatment using upflow slow sand filtration systems in high density Cylindrospermopsis raciborskii cyanobacteria water. Desalination and Water Treatment (Print) , v. 79, p. 1-8, 2017.

  • SCHÖNTAG, JULIANA M. ; PIZZOLATTI, BRUNO S. ; JANGADA, VICTOR H. ; DE SOUZA, FERNANDO H. ; SENS, MAURÍCIO L. . Water quality produced by polystyrene granules as a media filter on rapid filters. Journal of Water Process Engineering , v. 5, p. 118-126, 2015.

  • SOUZA, F. H. ; PIZZOLATTI, B. S. ; SCHONTAG, J. M. ; SENS, M. L. . Study of Slow Sand Filtration with Backwash and the Influence of the Filter Media on the Filter Recovery and Cleaning. Environmental Technology , v. Dec, p. 1-16, 2015.

  • WORMA, F. ; PIZZOLATTI, BRUNO S. ; DE SOUZA, FERNANDO H. ; SENS, MAURÍCIO L. . Desenvolvimento de um filtro lento bifluxo com retrolavagem. In: 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, 2017, Campinas. Anais do 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, 2017. p. 73-86.

  • SOUZA, F. H. ; PIZZOLATTI, B. S. ; SENS, MAURÍCIO L. . Filtração lenta com retrolavavem: meio filtrante e sua influencia na qualidade de água e comparação com o processo convencional por raspagem. In: XII Simpósio Italo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2014, Natal. XII Simpósio Italo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental: Anais, 2014. v. 1.

  • SOUZA, F. H. ; SENS, M. L. . Filtração Lenta Ascendente como alternativa tecnológica ao tratamento de águas para abastecimento. In: XVII ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS AMBIENTAIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2015, Praia. Anais do XII Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, 2015.

  • HYMNO, F. ; CASTILHO JR, A. B. ; SENS, M. L. . Filtração lenta ascendente com retrolavagem como tecnologia de tratamento de água para pequenas comunidades. In: Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, 2014, Manaus. INTERCULTURALIDADE E SUSTENTABILIDADE. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2014. v. 3. p. 488-489.

  • WORMA, F. ; PIZZOLATTI, BRUNO S. ; DE SOUZA, FERNANDO H. ; SENS, MAURÍCIO L. . Desenvolvimento de um filtro lento bifluxo com retrolavagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DE SOUZA, FERNANDO H. ; GUEDES, T. L. ; BURGARDT, T. ; SENS, M. L. . Upflow slow sand filtration the interference of the support layer on filtration and filter cleaning. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, F. H. ; SENS, M. L. . Filtração lenta ascendente com retrolavagem como alternativa tecnológica ao tratamento de água para abastecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HYMNO, F. ; CASTILHO JR, A. B. ; SENS, M. L. . Filtração lenta ascendente com retrolavagem como tecnologia de tratamento de água para pequenas comunidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HYMNO, F. ; PIZZOLATTI, B. S. ; SENS, M. L. . Filtração lenta com retrolavavem: meio filtrante e sua influencia na qualidade de água e comparação com o processo convencional por raspagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, F. H. ; PIZZOLATTI, B. S. ; SENS, M. L. . Tratamento de água com cianobactérias: filtração lenta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HYMNO, F. . Lapoa - Laboratório de Potabilização das Águas. 2012; Tema: Tratamento de Água Para Abastecimento. (Rede social).

HYMNO, F. . Laboratório de Potabilização das Águas. 2012; Tema: Tratamento de Água Para Abastecimento. (Site).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Acompanhamento do desenvolvimento microbiano no leito filtrante de filtros lentos descendentes retrolaváveis para o tratamento de água em pequenas comunidades, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / SENS, MAURÍCIO L. - Integrante / Gisele Serpa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    O efeito da retrolavagem como metodo de limpeza de filtros lentos no desenvolvimento da biomassa no meio filtrante, Descrição: Com a pesquisa pretende-se avaliar a influência da retrolavagem no desenvolvimento da biomassa em sistemas de filtração lenta, assim como em sua eficiência. A filtração lenta é uma tecnologia consolidada como uma alternativa simples para o tratamento de água de abastecimento. Recentemente está sendo estudada na aplicação para a remoção de contaminantes emergentes com sucesso em parte desses. Isso está associado à remoção biológica pela biomassa desenvolvida nesses filtros. Especificamente com essa pesquisa pretende-se investigar: a formação e o acúmulo de biomassa em diferentes concepções de operação e limpeza dos filtros; o desprendimento da biomassa do meio filtrante devido à retrolavagem; o acúmulo/desenvolvimento da biomassa no meio filtrante após a retrolavagem; e a relação da biomassa presente no meio filtrante e a eficiência do tratamento. Para o estudo um sistema com colunas de filtração lenta será estudado com diferentes concepções de operação e limpeza. O sistema será abastecido com água de fonte natural e o meio filtrante será analisado em três estágios da carreira de filtração para se ter um panorama do desenvolvimento da biomassa. Espera-se com estudo escolher melhores parâmetros para a construção de novos filtros lentos, melhorando sua capacidade de filtração e contribuir com o conhecimento na aplicação da retrolavagem nesses sistemas, expandindo as possibilidades de seu uso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Gisele Serpa - Integrante / Pedro Bernardo Roecker - Integrante / Vinícius Daniel de Souza - Integrante / Giullia Birollo Alberton - Integrante / Luíza Cintra Campos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2018

    Avaliação da eficiência da filtração lenta descendente com retrolavagem, na remoção de protozoários (Giárdia e Cryptosporidium), como tratamento de água para consumo humano, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 16/10/2015., Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar e aprimorar a tecnologia de filtração lenta para tratamento de água, buscando água de qualidade para consumo humano em pequenas comunidades. Como medida de melhoria na operação, propõe-se a utilização de um sistema de tratamento de água através da filtração lenta com retrolavagem. Propõe-se o uso da filtração lenta com retrolavagem para facilitar a etapa da limpeza e aproximar potencias utilizadores da técnica, além de produzir água de qualidade para consumo da população de pequenas comunidades em termos de presença de cistos de protozoários. Também é avaliada a tecnologia de filtração lenta existentes no estado de Santa Catarina, com o objetivo de propor modificações, ou seja, implantar o sistema de retrolavagem nos filtros lentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante / Renata Iza Mondardo - Integrante / Ramon Lucas Dalsasso - Integrante / Ana Maria Beims Lopes - Integrante / Arthur May - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2017

    Remoção de agrotóxicos por adsorção em carvão ativado granular associado ao sistema de filtração lenta, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 16/10/2015., Descrição: Parte de um projeto maior da Chama Pública MCT/MCIDADES/FINEP/Ação Transversal Saneamento Ambiental e Habitação - 7/2009, este subprojeto se insere no Tema Água através de uma rede cooperativa de pesquisa, na aplicação de colunas de adsorção em carvão ativado pra remoçaõa de contaminantes químicos. A UFSC, neste projeto estuda a remoção de 3 tipos de agrotóxicos através carvão ativado granular associado a sistemas de filtração lenta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / Alcione Almeida - Integrante / Ramon Lucas Dalsasso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Tratamento de água com cianobactérias: filtração lenta, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: Projeto de Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2009 - 2012

    Remoção de cianobactérias, cianotoxinas e matéria orgânica pela técnica da filtração em margem nos mananciais Lago Mundaú (Pernambuco) e Lagoa do Peri (Santa Catarina), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 19/08/2015., Descrição: Projeto apoiado pelo Edital MCT/CT-Saúde/CT-HIDRO/CNPq N 45/2008. Ojetivo de estudar a técnica da Filtração em Margem em reservatórios, como uma tecnologia eficiente e de baixo custo, para remoção de cianobactérias, cianotpxinas e remoção de precursores da formação de trialometanos em reservatórios de abastecimento público. A tecnologia foi implantada para estudo em 2 lagos, no Lago Mundaú em Pernambuco e na Lagoa do Peri, Santa Catarina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / Luis Guillermo Romero Esquivel - Integrante / Renata Iza Mondardo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - 2015

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - Atual

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - Atual

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - Atual

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - Atual

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - Atual

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2016

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / André Castellani Lopes - Integrante / Emeline Melchiors - Integrante / Jéssica Demarco - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante / Paulo Henrique Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2016

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / André Castellani Lopes - Integrante / Emeline Melchiors - Integrante / Jéssica Demarco - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante / Paulo Henrique Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2016

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / André Castellani Lopes - Integrante / Emeline Melchiors - Integrante / Jéssica Demarco - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante / Paulo Henrique Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2016

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / André Castellani Lopes - Integrante / Emeline Melchiors - Integrante / Jéssica Demarco - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante / Paulo Henrique Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2016

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / André Castellani Lopes - Integrante / Emeline Melchiors - Integrante / Jéssica Demarco - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante / Paulo Henrique Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2016

    Fitro lento com retrolavagem de forma automática - FLRA, Projeto certificado pela empresa Multiágua Engenharia Ambiental Ltda em 26/06/2015., Descrição: O projeto propõe o uso da tecnologia de filtração lenta de maneira simplificada por meio de filtros pré-fabricados, de escala individual uni ou multifamiliar com operação simplificada pelo uso da retrolavagem automática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / André Castellani Lopes - Integrante / Emeline Melchiors - Integrante / Jéssica Demarco - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Filtro lento ascendente com retrolavagem e descarga de fundo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Luiz Sens em 26/06/2015., Descrição: A filtração lenta ascendente foi principalmente desenvolvida da Escócia, e implantada em poucas regiões do mundo pela dificuldade da limpeza do material filtrante. A proposta tradicional de limpeza é por descarga de fundo, porém a literatura relata que limpeza não ocorre com eficiência. O LAPOÁ - UFSC vem então estudando uma nova proposta, onde se aplica a descarga de fundo com entrada de água na interface areia/pedregulho e alem disto é promovido a retrolavagem do material filtrante. Até o momento apenas uma dissertação estudou esta questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Hymnô de Souza - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Bruna Toscano - Integrante / Luísa Puschnick Gomes - Integrante / Paulo Henrique Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Laboratório De Potabilização das Águas. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37219883, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal de Santa Catarina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação na execução de projetos relacionados à Filtração Lenta financiados pelo FINEP e FUNASA.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista de DTI-C com participação na execução de projetos relacionados à Filtração Lenta financiados pelo FINEP e FUNASA.

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista ITI-A, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2016 - 12/2016

      Estágios , Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, .,Estágio realizado, Estágio de Docência na disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I.

    • 03/2016 - 07/2016

      Estágios , Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, .,Estágio realizado, Estágio de Docência na disciplina: Tratamento de Água para Abastecimento.

    • 03/2015 - 03/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Laboratório De Potabilização das Águas.,Linhas de pesquisa

    • 03/2013 - 12/2013

      Estágios , Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, .,Estágio realizado, Estágio de Docência na disciplina: Tratamento de Água para Abastecimento.

    • 08/2012 - 01/2013

      Estágios , Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Laboratório De Potabilização das Águas.,Estágio realizado, Estágio em Pesquisa na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, Tratamento de Água para Abastecimento.

    • 03/2009 - 08/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Laboratório De Potabilização das Águas.,Linhas de pesquisa

    • 03/2008 - 02/2009

      Extensão universitária , Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Laboratório Integrado de Meio Ambiente - LIMA.,Atividade de extensão realizada, Atividades Laboratoriais..

  • 2011 - 2011

    Institut national de recherche en sciences et technologies pour l'environne

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 35

    Atividades

    • 04/2011 - 07/2011

      Estágios , IRSTEA, REBX - Réseaux, épuration et qualité des eaux.,Estágio realizado, Méthode de caractérisation de la Matière Organique non Particulaire liée au colmatage dans les systèmes à Bioréacteur à Membrane.

  • 2010 - 2010

    Ecole Nationale Superieure de Chimie de Biologie et de Physique de Bordeaux

    Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 35

    Atividades

    • 09/2010 - 12/2010

      Extensão universitária , Gestão de Higiene, Segurança e Ambiente, .,Atividade de extensão realizada, Diagnóstico e Proposição de Melhorias ao Sistema de Gestão de Resíduos da ENSCBP.