Augusto Felipe Rocha e Silva

Fisioterapeuta graduado pela Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará (FFTO/UFPA - 2016), Especialista em Atenção ao Paciente Crítico - modalidade Residência Multiprofissional em Saúde (HUJBB/UFPA - 2020), e atualmente Mestrando do Programa de Pós Graduação em Saúde na Amazônia (NMT/UFPA/UEPA). Com experiência e interesse profissional, bem como de pesquisa e ensino, nas áreas da Fisioterapia em Terapia Intensiva, Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Cardiovascular.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Saúde na Amazônia

2018 - Atual

Universidade Federal do Pará
Título: Construção e validação de um protocolo de mobilização precoce para pacientes submetidos a cirurgia abdominal internados em UTI, Ano de Obtenção:
Orientador: Renato da Costa Teixeira
Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Especialização em Residência Multiprofissional em Atenção Paciente Crítico

2018 - 2020

Universidade Federal do Pará
Título: Construção de um protocolo de mobilização precoce para pacientes submetidos a cirurgia abdominal internados em UTI
Orientador: Renato da Costa Teixeira
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Fisioterapia

2011 - 2016

Universidade Federal do Pará
Título: Estudo clínico-epidemiológico de pacientes internados por queimadura em um centro de referência no Pará,Brasil.
Orientador: Keila de Nazaré Madureira Batista

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Hemograma, Anemia e Linfadenopatia. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2020 - 2020

Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV. (Carga horária: 60h). , Escola Fiocruz de Governo, FIOCRUZ, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Aperfeiçoamento em Fisioterapia Cardiovascular. (Carga horária: 60h). , Reab Pulmonar Cursos, REAB PULMONAR, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Mobilização Precoce no Paciente Crítico. (Carga horária: 30h). , Reab Pulmonar Cursos, REAB PULMONAR, Brasil.

2019 - 2019

Abordagem Domiciliar de Pacientes em Cuidados Paliativos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2018 - 2018

Segurança do Paciente e Qualidade da Assistência. (Carga horária: 12h). , Hospital Universitário João de Barros Barreto, HUJBB, Brasil.

2018 - 2018

Atualização Multiprofissional em Terapia Intensiva. (Carga horária: 15h). , Hospital Universitário João de Barros Barreto, HUJBB, Brasil.

2018 - 2018

IV Curso de Fisioterapia Respiratória em Pediatria e Neonatologia. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.

2018 - 2018

Atualização em Fisioterapia Respiratória do Ambulatório a UTI. (Carga horária: 60h). , Faculdade Inspirar, INSPIRAR, Brasil.

2017 - 2017

Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa - Módulo I. (Carga horária: 55h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.

2014 - 2016

Língua Estrangeira - Francês. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2012 - 2012

Biomarcadores e Neuroreabilitação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2011 - 2011

Introdução a eletromiografia na avaliação da atividade muscular. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2011 - 2011

Experimentando ciência: o corpo humano em movimento.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ROCHA E SILVA, A F. . V reunião científica do GEFIR Pa. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio Econômico de Políticas Públicas - Desafios da gestão pública frente aos impasses socioeconômicos. 2017. (Simpósio).

I Forum de Saúde Funcional do CREFITO - 12. 2014. (Outra).

XXIV Congresso Paraense de Cardiologia. 2014. (Congresso).

Congresso de Educação em Saúde da Amazônia. 2012. (Congresso).

I Simpósio da LATOPA. 2012. (Simpósio).

Simpósio Paraense de Combate aos Fatores de Risco de Doenças Cerebrovasculares. 2012. (Simpósio).

IV Jornada de extensão III Jornada de Pequisa e II Jornada de Ensino do ICS\UFPA. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Keila Marilda Ribas de Oliveira

ROCHA E SILVA, A F.. Prevalência de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em pacientes atendidos com acidente vascular encefálico em um pronto socorro municipal de Belém - PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Susanne Cristine Brito e Silva

Pinto, D.S;SILVA, Susanne Cristine Brito e. Estudo clínico-epidemiológico de pacientes internados por queimadura em um centro de referência do Pará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.

Renato da Costa Teixeira

TEIXEIRA, RENATO; CABRAL, A.; ROCHA, R.S.B.. Implementação de um protocolo de mobilização precoce para pacientes submetidos a cirurgia abdominal internados em Unidade de terapia Intensiva. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Saude na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Renato da Costa Teixeira

TEIXEIRA, RENATO; CARNEIRO, S. R.; SPINELLI, J. L. M.. Construcao de um protocolo de mobilizacao precoce para pacientres submetidos a cirurgia abdominal internados em UTI. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional em Paciente Crítico) - Universidade Federal do Pará.

Denise da Silva Pinto

PINTO, Denise da Silva; SILVA, S. C. B. E.. Estudo clínico-epidemiológico de pacientes internados por queimadura em um centro de referência no Pará, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.

Keila de Nazaré Madureira Batista

BATISTA, Keila. Nazare. Madureira.. ESTUDO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES INTERNADOS POR QUEIMADURA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NO PARÁ, BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renato da Costa Teixeira

IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE MOBILIZAÇÃO PRECOCE PARA PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA ABDOMINAL INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Saude na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Carlomagno PACHECO BAHIA

Remoção da cicatriz glial, com condoitinase abc, melhora a reabilitação motora em modelo experimental de lesão isquêmica focal da medula espinhal; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlomagno Pacheco Bahia;

Anderson José

EFEITOS DAS TÉCNICAS MANUAIS DE EXPANSÃO PULMONAR EM PACIENTE SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA: UM ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO E RANDOMIZADO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional de Cuidados no Atendimento do Doente Crítico) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Anderson José;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA E SILVA, A F. ; Oliveira, L P. ; Vale, M B. ; Batista, K N M. . Análise da qualidade de vida de pacientes queimados submetidos ao tratamento fisioterapêutico internados no Centro de Tratamento de Queimados. Revista Brasileira de Queimaduras , v. 12, p. 260-264, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCHA E SILVA, A F. ; Almeida, A S S C. ; SILVA, C. C. . Postura e alongamento: a ciência a favor do corpo. 2015. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Construção e validação de um protocolo de mobilização precoce para pacientes submetidos a cirurgia abdominal internados em UTI, Descrição: Projeto de mestrado profissional do Programa de Pós Graduação em saúde na Amazônia que objetiva construir e validar um protocolo de mobilização precoce para pacientes submetidos a cirurgia abdominal internados na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de referência da Região Norte do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Augusto Felipe Rocha e Silva - Coordenador / Renato da Costa Teixeira - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Estudo clínico-epidemiológico de pacientes internados por queimadura em um centro de referência no Pará, Brasil., Descrição: As queimaduras são lesões à pele ou outros tecidos, que apresentam alto potencial de morbimortalidade e muitas vezes acarretam sequelas funcionais, estéticas e psicológicas as vítimas. Essas lesões, embora com causas altamente preveníveis, são consideradas um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Dessa forma, objetivou-se traçar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Paratal, foi realizado um estudo epidemiológico, observacional, retrospectivo e descritivo-analítico, onde foram coletados dados de pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados do Pará no ano de 2013.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Augusto Felipe Rocha e Silva - Integrante / Luciana Pereira de Oliveira - Integrante / Keila de Nazaré Madureira Batista - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Inibição Microglial e degradação de proteoglicanos como estratégia terapêutica para regeneração axonal após lesão isquêmica focal da medula Espinhal., Descrição: Danos traumáticos causados à medula espinhal têm consequências devastadoras devido à incapacidade de regeneração dos axônios lesados. Os resultados são seqüelas permanentes que impõem limites severos à rotina dos pacientes afetados. Atualmente, existe um esforço concentrado realizado por vários grupos de pesquisa na busca de terapias eficazes para restabelecer a capacidade desses pacientes. O principal obstáculo à regeneração axonal é criado pelo própio Sistema Nervoso Central (SNC): células de glia localizadas próximo à lesão expressam diferentes classes de moléculas que têm um efeito initório ao crescimento axonal. Este projeto visa contribuir para o esforço de encontrar terapias que anulem os obstáculos regenerativos inerpostos pelo SNC e contribuam para a recuperação efetiva dos pacientes. Para isso, utilizaremos como modelo experimental ratos adultos submetidos a um modelo de lesão isquêmico da medula espinhal de ratos adultos. Usaremos a enzima condroitinase ABC para remoção de sulfato de condroitin. Os efeitos dessa enzima serão avaliados em diferentes tempos após a lesão, assim como serão analisados testes comportamentais. Esperamos encontrar axônios regenerados e também recuperação funcional nos animais que sofrerão lesão na medula espinhal após o uso dessa substância. Tais resultados poderão levar a futuros tratamentos clínicos em humanos que sofreram traumatismo raqui-medular (TRM), proporcionando melhoras funcionais nestes paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Augusto Felipe Rocha e Silva - Integrante / Walther Augusto de Carvalho - Integrante / Carlomagno Pacheco Bahia - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

3 lugar de melhor trabalho apresentado no I Congresso de Fisioterapia, Grupo Ser Educacional - Universidade da Amazômia.

2016

Honra ao Mérito pelo melhor desempenho acadêmico da turma de graduação em Fisioterapia Profª Drª Keila Madureira da FFTO/UFPA, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação científica voluntária, Carga horária: 4

Outras informações:
Colaboração nos projetos de pesquisa do Núcleo de Estudos em Fisiologia do Exercício (NEFE) do Hospital Universitário João de Baros Barreto (HUJBB - UFPA).

2016 - 2016

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Colaborador Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Participou do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM) através do projeto "inovações tecnológicas e o estudo da moticidade humana: aliando o laboratório de pesquisa à sala de aula e implementando o processo ensino-aprendizagem". O programa tem como objetivo incentivar a criação, planejamento, organização e execução de novas metodologias de ensino; e esse projeto buscou uma nova metodologia de ensino baseada na interação entre o laborátorio de pesquisa e suas ferramentas tecnologicas e o método de ensino tradicional no ensino de disciplinas básicas da Fisioterapia (cinesiologia e cinesioterapia)

2015 - 2016

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Extensionista voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação do projeto de extensão "Reabilitação Pulmonar: eixo educação em saúde", aprovado no edital PIBEX n 01/2015.

2015 - 2015

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no projeto "o movimento humano e suas aplicações", que tinha como objetivo promover o aprendizado da cinesiologia e cinesioterapia utilizando métodos tradicionais de ensino e tecnologias específicas para análise da motricidade humana.

2012 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades no projeto de pesquisa: inibição microglial e degradação de proteoglicanos como estratégia terapêutica para regeneração axonal após lesão isquêmica focal na medula espinhal.

Atividades

  • 01/2015

    Extensão universitária , Universidade Federal do Pará, .,Atividade de extensão realizada, Educação em saúde sobre a temática DPOC.

2015 - 2016

Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva

Vínculo: Fundador, Enquadramento Funcional: Diretor Científico, Carga horária: 8

Outras informações:
Participou da fundação e organização das atividades da Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, liga que busca reunir acadêmicos e profissionais dessas áreas da fisioterapia para promover o intercâmbio de conhecimento. Além disso a liga busca realizar atividades de pesquisa e extensão nas áreas relacionadas a temática do grupo

2018 - 2020

Hospital Universitário João de Barros Barreto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fisioterapeuta Residente do Programa de atenção ao paciente Crítico, com atuação no Centro de Terapia Intensiva e Enfermarias do Hospital Universitário João de Barros Barreto, bem como nas Unidades de Terapia Intensiva de instituições parceiras (Hospital Santa Casa do Pará, Hospital Metropolitano de urgência e Emergência, Hospital e Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti e Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico).