Cícero Dantas de Queiroz

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de Mídia e práticas socioculturais. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri, hoje Federal do Cariri (UFCA). Tem interesse nas áreas de História do Jornalismo, brasileiro e do Cariri cearense, bem como na relação entre memória, discurso e jornalismo.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação

2016 - 2018

Universidade Federal do Ceará
Título: Correio do Cariry x O Rebate: o conflito jornalístico pela independência de Juazeiro,Ano de Obtenção: 2018
Edgard Patrício de Almeida Filho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Correio do Cariry; O Rebate; Emancipação de Juazeiro; História do Jornalismo.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2011 - 2014

Universidade Federal do Ceará
Título: O Rebate: O Poder da palavra na luta pela independência de Juazeiro
Orientador: José Anderson Freire Sandes

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2017 - 2017

Interpretando a Cidade: percepções à partir da Praça Padre Cícero. (Carga horária: 4h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

2015 - 2015

Imprensa e População LGBT: a responsabilidade étic. (Carga horária: 4h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.

2011 - 2011

Vendo o Cariri através do cinema.. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2010 - 2011

Assistente Administrativo Industrial. (Carga horária: 1200h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). O embate jornalistico entre Correio do Cariry e O Rebate: os discursos pela independência de Juazeiro. 2017. (Congresso).

V Simpósio Internacional Padre Cícero: Reconciliação e... agora?.Correio do Cariry X O Rebate: as representações do Padre Cícero na imprensa caririense. 2017. (Simpósio).

I Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo. 2015. (Seminário).

Mostra Nacional de Produção Laboratorial em Jornalismo.Revista Percursos Urbanos. 2015. (Outra).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O Rebate. A influência do jornalismo na independência política de Juazeiro do Norte. 2015. (Congresso).

I Encontro de Extensão da Universidade Federal do Cariri.Apresentação do Projeto Percursos Urbanos. 2014. (Encontro).

II Encontro de Extensão da Universidade Federal do Cariri. 2014. (Encontro).

III Encontro de Extensão da Universidade Federal do Cariri.Exposição das atividades realizadas pelo projeto Percursos Urbanos. 2014. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa em Comunicação.Oficina História e Andanças. 2014. (Seminário).

Seminário de Integração Universidade Federal do Cariri e Ensino Médio. 2014. (Seminário).

XXXV Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social. 2014. (Encontro).

I Encontro Universitário da Universidade Federal do Cariri.Percursos urbanos: um estudo sobre o caldeirão de Santa Cruz do Deserto a partir da memória urbana. 2013. (Encontro).

I Encontro Universitário da Universidade Federal do Cariri.Diário carioca e a reforma da imprensa na década de 1950. 2013. (Encontro).

II Café Intercom - Folkcomunicação: mídia, cultura popular e desenvolvimento regional. 2013. (Seminário).

XVI Conferência Brasileira de Folkcomunicação. 2013. (Outra).

Café Intercom ? I Seminário de Pesquisa em Comunicação do Cariri. 2012. (Seminário).

I Colóquio de Comunicação Social Cariri. 2011. (Outra).

IV Festival UFC de Cultura. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Anderson Freire Sandes

SANDES, J. A. F.; CASIMIRO, A. R. S.; PARENTE, T. C.. O Rebate: o poder da palavra na luta pela independência de Juazeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Cariri.

Maria Érica de Oliveira Lima

REBOUÇAS, Edgard;LIMA, M. É. O.; VELOSO, Socorro. CORREIO DO CARIRY X O REBATE: O CONFLITO JORNALÍSTICO PELA INDEPENDÊNCIA DE JUAZEIRO. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Maria Érica de Oliveira Lima

Patrício, Edgard;LIMA, M. É. O.; VELOSO, Maria do Socorro Furtado. CORREIO DO CARIRY X O REBATE: O CONFLITO JORNALÍSTICO PELA INDEPENDÊNCIA DE JUAZEIRO. 2017.

Maria do Socorro Furtado Veloso

VELOSO, Maria do Socorro F.; ALMEIDA FILHO, E. P.; LIMA, Maria Érica de Oliveira. Correio do Cariry x O Rebate: O conflito jornalístico pela independência de Juazeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Maria do Socorro Furtado Veloso

VELOSO, Maria do Socorro F.; ALMEIDA FILHO, E. P.; LIMA, Maria Érica de Oliveira. Correio do Cariry x O Rebate: O conflito jornalístico pela independência do Juazeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edgard Patrício de Almeida Filho

CORREIO DO CARIRY X O REBATE: O CONFLITO JORNALÍSTICO PELA INDEPENDÊNCIA DE JUAZEIRO; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Edgard Patrício de Almeida Filho

CORREIO DO CARIRY X O REBATE: O CONFLITO JORNALISTICO PELA INDEPENDÊNCIA DE JUAZEIRO; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Edgard Patrício de Almeida Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PATRÍCIO, EDGARD ; QUEIROZ, C. D. . A (re)construção identitária de Juazeiro: as representações do jornal Correio do Cariry e O Rebate na sua construção social. Revista Brasileira de História da Mídia , v. 06, p. 67-81, 2017.

  • QUEIROZ, C. D. . Renda de Bilro: Tradição viva no interior cearense. Revista Caracteres, Juazeiro do Norte, p. 6 - 11, 01 nov. 2013.

  • QUEIROZ, C. D. . Correio do Cariry X O Rebate: as representações do Padre Cícero na imprensa caririense. In: V Simpósio Internacional Padre Cícero: Reconciliação e... agora?, 2017, Juazeiro do Norte. Anais do V SIMPÓSIO INTERNACIONAL PADRE CÍCERO: RECONCILIAÇÃO E... AGORA?, 2017.

  • QUEIROZ, C. D. . O Rebate. A influência do jornalismo na independência política de Juazeiro do Norte. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2015, Natal - RN. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2015.

  • QUEIROZ, C. D. . Diário carioca e a reforma da imprensa na década de 1950. In: I Encontro Universitário da Universidade Federal do Cariri (EU/UFCA - 2013), 2013, Juazeiro do Norte. Anais do EU/UFCA 2013 - Encontros Universitários da Universidade Federal do Cariri, 2013. v. 1.

  • QUEIROZ, C. D. . Percursos urbanos: um estudo sobre o caldeirão de Santa Cruz do Deserto a partir da memória urbana. In: I Encontro Universitário da Universidade Federal do Cariri (EU/UFCA - 2013), 2013, Juazeiro do Norte. Anais do EU/UFCA 2013 - Encontros Universitários da Universidade Federal do Cariri, 2013. v. 1.

  • QUEIROZ, C. D. . O embate jornalistico entre Correio do Cariry e O Rebate: os discursos pela independência de Juazeiro. In: 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2017, São Paulo. Caderno de Resumos do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo: de 8 a 10 de novembro de 2017, 2017. v. 1.

  • QUEIROZ, C. D. . O embate jornalistico entre Correio do Cariry e O Rebate: os discursos pela independência de Juazeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, C. D. . Correio do Cariry X O Rebate: as representações do Padre Cícero na imprensa caririense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUEIROZ, C. D. . Revista Percursos Urbanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. D. . O Rebate. A influência do jornalismo na independência política de Juazeiro do Norte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, C. D. . Diário carioca e a reforma da imprensa na década de 1950. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUEIROZ, C. D. . Percursos urbanos: um estudo sobre o caldeirão de Santa Cruz do Deserto a partir da memória urbana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

QUEIROZ, C. D. . Parecer de resumos expandidos para I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação (FAC-UnB). 2017.

QUEIROZ, C. D. . Revista Percursos Urbanos. 2015. (Revista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Notícia, Design e Ergonomia (NoDesE), Descrição: O grupo de pesquisa em Notícia, Design e Ergonomia (NoDesE) se propõe a fazer reflexões sobre o uso dos recursos gráficos do design nos produtos jornalísticos com foco no leitor e na melhoria leitura e compreensão dos conteúdos divulgados... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Cícero Dantas de Queiroz - Coordenador / Juliana Lotif Araújo - Integrante / Marciano Palácio de Queiroz Neto - Integrante / Hanna França Menezes - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal do Cariri

    Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Assessoria de com. projeto Percursos Urbanos, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estágio Curricular Obrigatório com carga horária de 96 horas sob supervisão do jornalista/professor Tiago Coutinho Parente