Surama Conde Sá Pinto

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História (1991), Mestrado (1997) e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Associada de História do Brasil Contemporâneo do curso de Graduação em História do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ) e Professora do Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ. Possui experiência em ensino e pesquisa na área de História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: República brasileira (sistema político, cidadania, culturas políticas, Estado e instituições) e história do Rio de Janeiro (cidade e estado). É organizadora de coletâneas, autora dos livros A correspondência de Nilo Peçanha e a dinâmica política na Primeira República (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998) e Só para iniciados: O jogo político na antiga capital federal (Mauad X/FAPERJ, 2011), além capítulos de livros e artigos sobre a experiência política brasileira no período republicano.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1998 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Elites políticas e o jogo de poder na cidade do Rio de Janeiro (1909-1922)
, Ano de obtenção: 2002. Marieta de Moraes Ferreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Política carioca - Brasil - História - República.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em História Social

1994 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Formas de articulação política na primeira década deste século: O caso fluminense através da correspondência de Nilo Peçanha, Ano de Obtenção: 1997
Marieta de Moraes Ferreira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Primeira República; Sistema político; Correspondência de Nilo Peçanha.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em História

1987 - 1991

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Renovação ou continuidade: Um estudo da elite política fluminense (1887-1904)
Orientador: Marieta de Moraes Ferreira
Bolsista do(a): Conselho de Ensino e Pesquisa Para Graduandos, CPEG, Brasil.

Formação complementar

2013 - 2013

Imigração no Estado do Rio de Janeiro. (Carga horária: 6h). , Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, IHGB, Brasil.

2007 - 2007

Sinais: Questões para gestão e prática pedagógica. (Carga horária: 3h). , UNIVERSIDADE DE VASSOURAS, FUSVE, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Estado do Rio de Janeiro: 25 anos de Fusão. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em História do Brasil em cinco Tempos. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em História e Computação. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Seminário Estado Novo: 60 anos. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Colóquio História e Imprensa. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Rio de Janeiro: Identidade e Política. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em O Rio de Janeiro na Ficção e na História. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Idade Média: Lendas da Bretanha. , Real Gabinete Português de Leitura, RGPL, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Egito Antigo: História e Produção Cultural. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1991 - 1991

Extensão universitária em Olhares sobre a Cidade do Rio de Janeiro. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1990 - 1990

Extensão universitária em Antigo Egito: Arqueologia e História. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em A Revolução Francesa e o Brasil. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1988 - 1988

Extensão universitária em Introdução à História e a Cultura do Egito Antigo. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1987 - 1987

Extensão universitária em Estado Novo e Autoritarismo no Brasil. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Rio de Janeiro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Primeira República.

Organização de eventos

VISCARDI, C. M. R. ; PINTO, S. C. S. . Simpósio Temático Política, sociedade e cultura: revisitando a Primeira República Brasileira. 2013. (Congresso).

PINTO, S. C. S. . XXVII Simpósio Nacional de História. 2013. (Congresso).

PINTO, S. C. S. ; CORTE, A. T. . Encontro: A Baixada Fluminense em foco - Múltiplas perspectivas. 2012. (Outro).

PINTO, S. C. S. ; BASILE, M. O. N. C. ; SOUZA, A. B. . II Simpósio do Núcleo de Estudos da Política - Dimensões da política. 2011. (Outro).

PINTO, S. C. S. . Mini-simpósio Estado, instituições e relações de poder. 2008. (Outro).

PINTO, S. C. S. ; LOPES, F. H. . II Seminário de História Social. 2008. (Outro).

PINTO, S. C. S. ; BARROS, J. C. D. ; AYRES, G. . Encontros do Cinema com a História. 2007. (Outro).

PINTO, S. C. S. ; FALCI, M. B. ; BARROS, J. C. D. . I Seminário de História Social. 2007. (Outro).

Participação em eventos

Seminário Três vezes Rio de Janeiro na Belle Époque.Um eterno burgo podre? O Rio de Janeiro sob diferentes olhares. 2022. (Seminário).

31° Simposio Nacional de Historia ? Historia, verdade e tecnologia,.A Reação Republicana: memória, historiografia e cultura política. 2021. (Simpósio).

Nilo Peçanha e o cenário político durante a República "Velha".Nilo Peçanha. 2020. (Outra).

Projeto História nas Redes - Episódio: Novos olhares sobre a "velha" República.Eleições na Primeira República: novos enfoques. 2020. (Outra).

30 Simpósio Nacional de História (ANPUH).Sobre maçonaria, política e sociedade. A Loja Capitular Visconde do Rio Branco: questões para análise. 2019. (Simpósio).

A história como ofício.À propósito da contribuição de Marieta de Moraes Ferreira para a escrita da história fluminense. 2019. (Outra).

150 anos de Nilo Peçanha. Revisitando o Nilismo. 2018. (Exposição).

V Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social.Primeira República. 2017. (Seminário).

XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH.Eleições, participação eleitoral e partidos políticos na Primeira República: revisando velhas questões. 2017. (Simpósio).

I Seminário Internacional da SEO.Sobre a lógica do funcionamento dos partidos políticos em sistemas oligárquicos. 2014. (Seminário).

XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento Histórico e diálogo social.Só para iniciados ...O jogo político na antiga Capital Federal. 2013. (Simpósio).

O Arquivo Nilo Peçanha e a pesquisa histórica.A correspondência de Nilo Peçanha: Uma fonte para o estudo da história política fluminense. 2012. (Encontro).

Seminário: Memória e História - 80 anos da Revolução de 1932.Os "antecedentes" da revolução de 1932. 2012. (Seminário).

V Simpósio de Política e cultura: Culturas políticas e práticas sociais.Culturas políticas em perspectiva: Um balanço sobre as diferentes abordagens. 2012. (Simpósio).

X Encontro Internacional da ANPHLAC.Culturas políticas em perspectiva comparada: Brasil e Argentina nas primeiras décadas do século XX.. 2012. (Encontro).

XIII Congreso Solar. Ciudadania e politica na Primera Republica brasileira: algunas cuestiones. 2012. (Congresso).

II Encontro do Núcleo de Estudos da Política (NUEP).Eleições e participação política na Primeira República. 2011. (Encontro).

III Colóquio de História Fluminense.Um enfoque na trajetória parlamentar de Roberto da Silveira. 2011. (Encontro).

I Simpósio de pós-graduandos em História Social da Universidade Severino Sombra.A escrita da História política: Propostas e desafios. 2011. (Simpósio).

IV Encontro Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura do Instituto dos Advogados Brasileiros.A Política oligárquica Brasileira e Portenha: algumas notas sobre a produção historiográfica. 2011. (Encontro).

VI Semana de História Política/III Seminário Nacional de História: Política e cultura & Política e sociedade.Regime militar e a redemocratização: novos/velhos caminhos da política. 2011. (Seminário).

XII Corredor das Ideias do Cone Sul. Culturas políticas em foco: Brasil e Argentina nas primeiras décadas do século XX. 2011. (Congresso).

XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH. Os militares e as elites polítticas fluminenses na Primeira República. 2011. (Congresso).

História e Museu: A República brasileira em sete tempos.A República oligárquica. 2010. (Seminário).

II Congreso Internacional Ciencias, tecnologías y cultura - Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe. Rumo à superação da política oligárquica brasileira e portenha: Um enfoque historiográfico. 2010. (Congresso).

II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade do Programa de Pós-graduação em História da UERJ.Experiências de trabalho e atuação política no Brasil da primeira metade do século XX. 2010. (Seminário).

IV Seminário de História Social do Programa de Mestrado em História da USS.A metodologia da História oral. 2010. (Seminário).

IV Seminário de História Social do Programa de Mestrado em História da USS.Avaliadora de projetos de Dissertação em desenvolvimento. 2010. (Seminário).

XIV Encontro Regional da ANPUH Rio.Tramas políticas: tecendo as relações entre a população e o Poder Legislativo da cidade do Rio nos anos 1920. 2010. (Encontro).

14 Congress of the Federation of Latin American and Caribean Studies (FIEALC). Revisitando o pensamento político de Alberto Torres. 2009. (Congresso).

Colóquio Nilo Peçanha e o Estado do Rio no Centenário da Federação.Revisitando o nilismo. 2009. (Seminário).

II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est: Cidade, cotidiano e poder. Um eterno burgo podre? A política carioca na Primeira República. 2009. (Congresso).

Terceiro Encontro Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura.Dimensões da política brasileira e argentina em inícios do século XX. 2009. (Encontro).

X Corredor de las ideas. Dimensões da política brasilsira e argentina em inícios do século XX. 2009. (Congresso).

XXV Simpósio Nacional de História.Rumo a uma legislação social. 2009. (Simpósio).

Congreso Internacional Ciencias, tecnologías y cultura - Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe. A questão do voto nos sistemas políticos do Brasil e da Argentina nas duas primeiras décadas do século XX. 2008. (Congresso).

III Simpósio de Política e Cultura.Coordenadora das Mesas: Estado, instituições e relações de poder no Brasil contemporâneo; Estado, instituições e relações de poder no Brasil da Primeira República; Intelectuais e educação no Brasil. 2008. (Simpósio).

VIII Encontro Internacional da ANPHLAC.O voto no Brasil e na Argentina nas duas primeiras décadas do século XX. 2008. (Encontro).

XIII Encontro de História Anpuh - Rio.O Morro da Graça e a política carioca. 2008. (Encontro).

Encontros do Cinema com a História.Uma análise do fime Zuzú Angel. 2007. (Outra).

III Congresso Fluminense de História e Geografia. Política e cultura no Rio de Janeiro: Como se construía uma carreira política no Rio de Janeiro na Primeira Reppública. 2007. (Congresso).

VI ENIC.A elite politica do Distrito Federal em perfil. 2007. (Encontro).

XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.A arte da política: Como se construía uma carreira política no Distrito Federal nos anos vinte. 2007. (Simpósio).

XXXIII Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação de História.Relato da situação do Programa de Mestrado em História da USS. 2007. (Outra).

XXXIV Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação de História.Relato acerca do Programa de Mestrado em História da USS. 2007. (Outra).

A Política Carioca na Primeira República.A Política Carioca na Primeira República. 2006. (Encontro).

I Encontro do Grupo de Pesquisa - Gênero e Escravidão. 2006. (Encontro).

II Simpósio de Política e Cultura.Cultura Política. 2006. (Simpósio).

V Encontro de Iniciação Científica - ENIC.O difícil manejo: A política na capital da República nos ano vinte. 2006. (Encontro).

XII Encontro Regional de História - ANPUH.Uma voz destoante: A bancada carioca no Congresso. 2006. (Encontro).

XXXII Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação de História.Relato acerca do Programa de Pós-graduação em História da USS. 2006. (Outra).

I Simpósio Regional Cidades Médias: Relações de poder e cultura urbana.A cidade e a política: O jogo de poder na capital da república nas primeiras décadas do século XX.. 2005. (Simpósio).

I Simpósio Regional Cidades Médias: Relações de poder e cultura urbana.Cidades Médias: Relaçções de poder e cultura urbama. 2005. (Simpósio).

XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz. 2005. (Simpósio).

XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.Elites políticas e o movimento feminista na Primeira República. 2005. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Matheus da Conceição Soares

PINTO, S. C. S.; FREIRE, A. O. G.; GRINBERG, L.. Partido da reforma e transformação? O Partido Democrático Social (PDS) em seus anos iniciais (1979-1982). 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Gabriel de Oliveira Gomes Lopes

SANTOS, J. J. M.; CORREA, M. L.;PINTO, S. C. S.. Antigo arrabalde, novo suburbio: o impacto da implantacao do sistema de bondes na freguesia de Jacarepagua (1870 - 1890). 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Luana Lima da Silva

PEREIRA, L. G.; FERREIRA, M. M.;PINTO, S. C. S.. Os Professores da UFRJ e da UFF na mira do SNI: a produção da vigilância entre 1970-1974. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Ana Carolina Cavalcante Pinto

PINTO, S. C. S.; VISCARDI, C. M. R.; AZEVEDO, A. N.. Biografias não autorizadas: entre a censura e a liberdade de expressão.. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Filipe Prado Mencari

MENDONCA, P. K.;PINTO, S. C. S.; NEDER, G.. "São Wenceslau:"O governo Wenceslau Braz na imprensa de humor (1914- 1918). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jessica Maria Marques Rabelo

CARLONI, K.;PINTO, S. C. S.; TERRA, P.. Rainha do Brasil: o mito de Nossa Senhora Aparecida e a construção da identidade católica na Primeira República. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renno Allesy

PINTO, S. C. S.; ROCHA, R. N. A.. Quando me dediquei à construção mental e moral da Nação: a trajetória de José Augusto Bezerra de Medeiros em projetos nacionais de educação (1915-1921). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: César Motta Bastos Cabral

AZEVEDO, A.;PINTO, S. C. S.; GONCALVES, M. A.. O mago da engenharia: as comemorações do centenário de Francisco Pereira Passos (1936). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História da UERJ.

Aluno: Geovani Anício Andrade

FREIRE, A. O. G.; FERREIRA, M. M.;PINTO, S. C. S.. O levante dos tenentes como fenômeno jornalístico: a narrativa do Correio da Manhã. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais da FGV.

Aluno: Felipe Martins dos Santos

PINTO, S. C. S.; FREIRE, A. O. G.; BARROS, J. C. D.; SANTANNA, M. A.. Trocas políticas entre ?amigos? e prestígio de Paulo de Frontin na Primeira República (1896-1911). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Marcelo de Azevedo Botelho

PINTO, S. C. S.; FERREIRA, M. M.; MAGALHAES, F. S.. Louvemos e aplaudamos: A censura moral de Jânio Quadros na imprensa católica da Guanabara (1960-1961). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Adauto Tavares Araujo

CORREA, M. L.;PINTO, S. C. S.. Administração pública e reformas: um estudo sobre a produção intelectual de Carlos Sampaio ( 1920-1930). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História Social - UERJ-FFP.

Aluno: Alex Santos Santana

PINTO, S. C. S.; RODRIGUES, F.; SOUZA, A. B.. O Exército no processo de redemocratização em 1945. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Lívia Freitas Pinto Silva

VISCARDI, C. M. R.;PINTO, S. C. S.. . O povo no imaginário dos letrados.. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Allofs Daniel Batista

VAZELESK, Vanderlei;PINTO, S. C. S.; GRIMBERG, L.. Instabilidade e intervenções: o caso dos prefeitos de Nova Iguaçu (1964-1969).. 2014. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Lopes Silva

FREIRE, A. O. G.;PINTO, S. C. S.; MOTTA, M. S.. Entre a ação legislativa e o constrangimento político: O Conselho Municipal do Distrito Federal. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História, política e bens culturais -) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil FGV.

Aluno: Thábata Ribeiro de Andrade

PINTO, S. C. S.; Guedes, R.; VISCARDI, C. M. R.. Senhores sem escravos: as famílias Andrade e Figueiredo do Império à República - Franca (1856-1916). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Douglas Baltazar Gonçalves

PINTO, S. C. S.; SCHEIDT, E.; MAIA, T. A.. Nos lares da família siderúrgica: A rádio siderúrgica nacional de Volta Redonda (1955-1980). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Ethiene Cristina Moura Costa Soares

SOUZA, A. B.;PINTO, S. C. S.; CASTRO, C.. General Osório e a República: Um estudo sobre memória e política (1879-1930). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Mestrado em História da Rural.

Aluno: Marina VIieira de Carvalho

SILVA, M. R. N.;PINTO, S. C. S.; NERY, L. M.. Equilibrando a vida: os enunciados sobre os malabaristas da subsistência do pós-abolição carioca. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Iara Andrade Senra

SCHEIDT, E.;PINTO, S. C. S.; MONTEIRO, C. A. S.. A identidade nacional e a questão racial em Oliveira Vianna. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Regina Coeli da Silveira

LOPES, F. H.;PINTO, S. C. S.; DIETRICH, A. M.. Educação para meninas: Volta Redonda, 1955-1971. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Anna Clara Sampaio

PINTO, S. C. S.; LIMONCIC, F.; RIBEIRO, Glaydis. Abre-se a sessão: embates no Poder Legislativo para a elaboração de leis de expulsão de estrangeiros na Primeira República. 2010. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nelson Pizzatto Zortéa

MOURA, A. M. S.;PINTO, S. C. S.; SCHEIDT, E.. Um estudo sobre as principais mudanças e permanências do discurso do PT nas campanhas eleitorais de 1989 e 2002. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Leandro de Almeida Silva

VISCARDI, C. M. R.;PINTO, S. C. S.; RODRIGUEZ, R. V.. O discurso modernizador de Rui Barbosa (1849-1923). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adilson Silva Santos

COSTA, N. S.;PINTO, S. C. S.; SANTOS, E. F.; FRANCO, S. P.. Um republicano Histórico no Espírito Santo da Primeira República: a carreira de Bernardo Horta de Araújo (1887-1913). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: José Ricardo Ferraz

SILVA, M. R. N.;PINTO, S. C. S.; CANDIDO, M. R.. As redes de poder tecem a instalação da 1ª indústria têxtil em Valença, RJ: Política e sociedade - 1890-1920. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Aylton de Mattos

PINTO, S. C. S.; CHAVES, F. M.; SANTOS, C. R. A.. Partidos políticos de Caratinga: Estudo de caso (1964-1980). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Flavio Mateus dos Santos

PINTO, S. C. S.; ALMEIDA, G. R.; BARROS, J. C. D.. Poder local em Minas Gerais e a experiência da República de Manhuaçú (1877-1896). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Elza Clementina Lopes Gomes

SIQUEIRA, J. J.;PINTO, S. C. S.; SILVA, L. H. P.. Rádio 2YD-7: Memória e sociedade - Montes Claros, 1944-1964. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Carlos Henrique Machado Rodrigues

ALMEIDA, G. R.;PINTO, S. C. S.. Vida difícil na ?Terra de Baco?: A questão agrária na microrregião vitivinicultora de Caxias do Sul e o caso dos vitivinicultores familiares.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História Social do Território) - Programa de Mestrado em História Social do Território - UERJ - São Gonçalo.

Aluno: João Carlos DUARTE

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; GERMANO, A.. A ação política do Grupo Ferramenta na década de oitenta em Ipatinga. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Marise Martins de Moraes

PINTO, S. C. S.; SCHEIDT, E.; SOUTO JR., J. F.. Democracia, cultura política e cidadania através do voto em Ipatinga - 1988-2006. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Cristiane Seabra de Barros e Souza

PINTO, S. C. S.; MOURA, A. M. S.; COSER, I.. Eleições em Vassouras: A dinâmica eleitoral local entre 1980-2000. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Josué de Paiva Oliveira

SCHEIDT, E.;PINTO, S. C. S.; CUNHA, W. D. dos S.. O processo de emancipação municipal de Sâo Domingos das Dores no ano de 1995: Política e relações de poder. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Flávio Calmon Wanick

COSTA, N. S.;PINTO, S. C. S.; SANTOS, E. F.; CAMPOS JUNIOR, C. T.. "Presidente Aristeu Borgesde Aguiar, de positiva unanimidade a expectativas frustradas. A política e a economia capixabas durante os anos de 1928 a 1930". 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ana Maria de Carvalho Miranda Sá

FALCI, M. B.;PINTO, S. C. S.; CHAVES, F. M.. Entre Santos, coroas e fitas: A tradição por um fio. O Congado em Ipatinga - século XIX até a atualidade. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Cláudia do Carmo Assis

GEBRAN, M. P. C.;PINTO, S. C. S.; ALVES FILHO, A.. O massacre dos operários de Ipatinga de 1963: reminiscências das testemunhas oculares. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Marco Aurélio Marques Caldas

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; FREIRE, A. O. G.. João Gutierrez: Fotógrafo, republicano e cidadão brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Márioi José Dias

PINTO, S. C. S.; GARCIA, F. J.; BARROS, J. C. D.. Escola uspiana: do projeto de idealização à presença no pensamento historiográfico brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Anderson Rodrigues de Oliveira

SANTOS, C. R. A.; CORSINO, P.;PINTO, S. C. S.. Direito, educação e poder: O Estatuto da criança e do adolecente e as transformações da escola brasileira. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Bruno Fraga Fernandes

PINTO, S. C. S.; SANTOS, C. R. A.; SA, M. R.. O Brasil de Arthur Neiva e Belisário Penna (1912): Uma discussão sobre a identidade brasileira. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Anna Rita Sant'Anna Alvim

PINTO, S. C. S.; SARMENTO, C. E. B.; SILVA, A. M. R.. A volta da Gaiola de Ouro: Uma análise do campo político da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (1976-1996). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Clóvis Antônio Schwengber

SCHEIDT, E.;PINTO, S. C. S.; ALMEIDA, M.. Os cavaleiros da idéia: O projeto institucional dos Jovens Turcos e a profissionalização do exército brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: RIsilene Maria Mariosa

FALCI, M. B.;PINTO, S. C. S.; VENANCIO, R. P.. Tratamento e doenças de escravos da Fazenda Santo Antônio do Paiol (1850-1888). 2006 - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Marilena de Assis Tuler Ramalho

SANTOS, C. R. A.;PINTO, S. C. S.; VISCARDI, C. M. R.. O massacre de Ipatinga: o contexto sócio-político do golpe militar de 1964 através de um estudo de caso. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Maria Cristina Coutinho Robert Boechat

MOURA, A. M. S.; CARRARA, A. A.;PINTO, S. C. S.. Ocupação da região de carangola: Um estudo sobre a expansão das fronteiras agrícolas da Zona da Mata Mineira na segunda metade do século XIX.. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Rodrigo Fialho Silva

SANTOS, C. R. A.;PINTO, S. C. S.; MOREL, M.. E por ser voz pública: intrigas, debates e pensamento político na imprensa mineira de São João D'El Rei (1827-1829). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Tânia Bassi Costa

FALCI, M. B.;PINTO, S. C. S.; MELO, H. P.. As Vira-latas: Trabalho feminino na Companhia Sideúrgica Nacional (!970-1980). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Ricardo José de Podestá

PINTO, S. C. S.; MUNTEAL, O.; SANTOS, C. R. A.. O Devorador de Sonhos: As relações enmtre os Governadores da Guanabara e o Tribunal de Contas Estadual. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Snadra odinho Magessi Pereira

SIQUEIRA, J. J.; SCHERMANN, P. S.;PINTO, S. C. S.. Vozes Afro-caxienses: Ecos político-culturais dos movimentos de resistência negra. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Carlos Renato Dias do Lago

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; LIMONCIC, F.. Integralismo e poder local: Os Camisas Verdes em Vassouras. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Edivaldo Marques de Oliveira

SCHEIDT, E.; ALVES FILHO, A.;PINTO, S. C. S.. A América Latina: Males de Origem - pensamento político de Manuel Bonfim. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Alexandre dos Santos Marques

PINTO, S. C. S.; MOTTA, M. A. R.; GEBRAN, M. P. C.. Militantes da cultura em uma área periférica: Duque de Caxias (1950-1980). 2005. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Felipe Martins dos Santos

PINTO, S. C. S.; CORREA, M. L.; SANTANNA, M. A.; BARROS, J. C. D.; AZEVEDO, A. N.. Para além do 'Império da técnica': um estudo comparativo sobre reciprocidades e estratégias sociais dos engenheiros Pereira Passos e Paulo de Frontin na Primeira República (1889-1906). 2023. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Mônica de Matos Teixeira d"Assunção

AZEVEDO, A. N.; FREIRE, A. O. G.; MAGALHAES, M.;PINTO, S. C. S.. Senado Federal e Poders municipais na reforma da capital (1903-1906). 2022. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História - UERJ.

Aluno: Renan Vinicius Magalhães

QUELER, J. J.; ZANGELMI, A. J.; JESUS, R. P.; DEZEMONE, M. A. O.;PINTO, S. C. S.. História dos direitos trabalhistas no campo: embates políticos na configuração do Estatuto do Trabalhador Rural. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História - UFOP.

Aluno: Felipe Rabelo Couto

FREIRE, A. O. G.; VISCARDI, C. M. R.;PINTO, S. C. S.; ZULINI, J.; HEINZ, F. M.. Elite política em movimento: Ministros de Estado e Poder Executivo na Primeira República. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais - FGV.

Aluno: Igor Estevam Santos de Oliveira

FREIRE, A. O. G.;PINTO, S. C. S.; MOTTA, M. S.; MAGALHAES, M.; ZULINI, J.. OS SIGNIFICADOS DOS TRIANGULOS: UM ESTUDO DAS ELITES POLITICAS NO DISTRITO FEDERAL NA REGIAO DE SANTA GRUZ, GUARATIBA E CAMPO GRANDE (1892-1910).. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais da FGV.

Aluno: Rodrigo Lavalhos Dal Forno

ABREU, L. A.; GRIJO, L. A.; VISCARDI, C. M. R.;PINTO, S. C. S.; GERTZ, R. E.. "Como se em política fosse possível agir sem manha, sem senso de oportunidade": o processo de formação e atuação do Partido Libertador e suas lideranças no Brasil republicano (1922-1933).. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ronald Kruger Rodor

CAMPOS, A. P.;PINTO, S. C. S.; FREIRE JUNIOR, A. B.; JORGE, F. C.. O exercício da jurisdição eleitoral pela Justiça Federal no Distrito Federal durante a Primeira República. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História da UFES.

Aluno: Pedro Henrique Cavalcante de Medeiros

BASILE, M. O. N. C.;PINTO, S. C. S.; SANTIROCCHI, I.; CARVALHO, J. M.; SANTOS, L. A.. Por Cristo e pela Pátria Brasileira: abolicionismo, laicidade e conservadorismo na imprensa protestante oitocentista (1880-1904). 2020. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Lucas Mariani Correa

PINTO, S. C. S.; OLIVEIRA, E. R.; GONCALVES, P. C.; LANNA, A. L. D.; VILLAR, D. C.. A atuação do holding Brazil Railway Company no Brasil (1904-1920). 2019. Tese (Doutorado em Doutorado) - UNESP - Campus de Assis.

Aluno: Aline do Carmo Rochedo

PINTO, S. C. S.; MAGALHAES, F. S.; ENNE, A. L.; QUADRAT, S. V.; VERSIANI, M. H.. Afrodite se quiser: ? O protagonismo das mulheres no rock brasileiro nos anos 1980.. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Tatiana de Souza Castro

PINTO, S. C. S.; RIBEIRO, Glaydis; CAULFIELD, S.; KOERNER, A.; BASILE, M. O. N. C.; MAGALHAES, F. S.. Assim se espera justiça: o remédio do habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (1920-1929).. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Saul Estevam Fernandes

MAIA, T. A.;PINTO, S. C. S.; GUAZZELLI, C. A. B.; SILVEIRA, H. G.; ALBERNAZ, C. A. A.. Brasil em pedaços ou a história dos meios de resolução das questões de limites interestaduais. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História PUC-RS.

Aluno: André Jacques Martins Monteiro

PINTO, S. C. S.; GOMES, E. C.; REIS, C. E.; VIEIRA, A. L. C.; GEIGER, A.. Vislumbres da alma da cidade: uma construção da imagem do lugar através do livro História de Vassouras. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Memória Social - UNIRIO.

Aluno: Vitor Fonseca Figueiredo

VISCARDI, C. M. R.;PINTO, S. C. S.; JESUS, R. P.; BORGES, V. L. B.; JARDIM, F. P. B.. Voto e competição política na Primeira República: o caso de Minas Gerais. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juíz de Fo.

Aluno: José Cândido Rifan Sueth

FRANCO, S. P.;PINTO, S. C. S.; BENTIVOGLIO, J. C.; SALOMON, M. J.; SILVA, G. V.. Moniz Freire e a construção de uma identidade política capixaba (1882-1908). Entre sonhos e mágoas: o brilho da estrela intrometida. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História da UFES.

Aluno: André Luiz Faria Couto

FREIRE, A. O. G.; & FERREIRA, M. M; LIPPI, L.;PINTO, S. C. S.; VISCARDI, C. M. R.. Do Império à República: a vida política no município de Barra Mansa. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais da FGV.

Aluno: Leandro do Carmo Quintão

FRANCO, S. P.;PINTO, S. C. S.; BENTIVOGLIO, J. C.; SIQUEIRA, M. P. S.; PINTO, M. I. M. B.; PEREIRA, V. P.. Oligarquia e elites políticas no Espírito Santo: a configuração da liderança política de Moniz Freire. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História da UFES.

Aluno: Helicarla Nyely Batista de Morais

FERREIRA, M. M.;PINTO, S. C. S.; VISCARDI, C. M. R.; BRETAS, M.; ROCHA, R. N. A.. A inscrição de uma memória, do que se ressentem ... O Rio Grande do Norte, no pós-30. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ.

Aluno: Liliane Faria Corrêa Pinto

& FERREIRA, M. M;PINTO, S. C. S.; FREIRE, A. O. G.; VISCARDI, C. M. R.; LIPPI, L.. São José do Rio Pardo e sua Revolta Republicana. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós -graduação em bens culturais.

Aluno: Maria Helena de Macedo Versiani

PINTO, S. C. S.; GOMES, A. C.; ARAUJO, M. P. N.; HEYMANN, L. Q.; VENANCIO, G.. Linguagens da cidadania: os brasileiros escrevem a constituição de 1988. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais da FGV.

Aluno: Adauto Tavares Araujo,

MAGALHAES, M.; CORREA, M. L.;PINTO, S. C. S.. ?Engenharia e administracao publica: um estudo sobre as reformas urbanas a partir dos engenheiros prefeitos na Primeira Republica?. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História Social - UERJ-FFP.

Aluno: Felipe Martins dos Santos

PINTO, S. C. S.; VISCARDI, C. M. R.; AZEVEDO, A. N.. A trama das relações pessoais e do poder: o caso de dois engenheiros que se fizeram políticos na Primeira República (1889-1906). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Mônica de Matos Teixeira D'Assunção

PINTO, S. C. S.; NUNES, A.; MAGALHAES, M.. As influências do Senado Federal na reforma municipal da capital (1903-1906). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História da UERJ.

Aluno: Igor Estevam Santos de Oliveira

FREIRE, A. O. G.;PINTO, S. C. S.; MAGALHAES, M.. Os significados do Triângulo: um estudo das elites políticas cariocas nos subúrbios de Santa Cruz, Guaratiba e Campo Grande (1892-1908). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais da FGV.

Aluno: Lucas Mariani Correa

OLIVEIRA, E. R.;PINTO, S. C. S.; GONCALVES, P. C.. A atuação do holding Brazil Railway Company no Brasil ( 1904-1920). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - UNESP - Campus de Assis.

Aluno: Rodrigo Lavalhos Dal Forno

ABREU, L. A.;PINTO, S. C. S.; GRIJO, L. A.. velhas oligarquias, novas lideranças: o processo de formação e atuação do Partido libertador no Brasil republicano (1922-1937). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História) - Programa de Pós-graduação em História PUC-RS.

Aluno: Aline do Carmo Rochedo

PINTO, S. C. S.; MAGALHAES, F. S.; ENNE, A. L.. Afrodite se quiser: O protagonismo das mulheres no rock brasileiro nos anos 1980. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Tatiana de Souza Castro

PINTO, S. C. S.; BASILE, M. O. N. C.; RIBEIRO, G.; CAULFIELD, S.. A população carioca na Justiça: um exercício de cidadania. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: André Jacques Martins Monteiro

GOMES, E. C.;PINTO, S. C. S.; GEIGER, A.; REIS, C. E.. Sombras da memória: Relatos de violência e morte na construção da imagem do lugar através do livro História de Vassouras. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Memória Social - UNIRIO.

Aluno: Helicarla Nyely Batista de Morais

FERREIRA, M. M.; LIPPI, L.;PINTO, S. C. S.. Memória ressentida: entre o heroísmo e o esquecimento, os norte-rio-grandenses reescrevem sua história no pós 1930.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História Social.

Aluno: Jaqueline Porto Zulini

PINTO, S. C. S.; RICCI, P.. Modos do bom governo na Primeira República: o papel do Parlamento no regime de 1894-1930. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luana Lima da Silva

PEREIRA, L. G.; FERREIRA, M. M.;PINTO, S. C. S.. Os professores da UFRJ e da UFF na mira do SNI: a produção da vigilância entre 1970-1974. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Gabriel de Oliveira Gomes Lopes

PINTO, S. C. S.; CORREA, M. L.; BARROS, J. C. D.; SANTOS, J. J. M.. Antigo arrebalde, novo subúrbio: o impacto da implantação do sistema de bondes na feguesia de Jacarepaguá. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Ana Carolina Cavalcante Pinto

PINTO, S. C. S.; FREIRE, A. O. G.; BARROS, J. C. D.. Biografias não autorizadas: entra a censura e a liberdade de expressão. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Cesar Motta Cabral

PINTO, S. C. S.; AZEVEDO, A.; GONCALVES, M. A.. O mago da engenharia: as comemorações de centenário de Francisco Pereira Passos (1930-1936). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História da UERJ.

Aluno: Jessica Marques Rabello

CARLONI, K. G.;PINTO, S. C. S.; TERRA, P. C.. Rainha do Brasil: O mito de Nossa Senhora Aparecida e a construção da identidade católica na República. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Filipe Prado Mencari

MENDONCA, P. K.;PINTO, S. C. S.; NEDER, G.. O governo de Wenceslau Braz na imprensa de humor (1914-1918). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Geovani Anício Andrade

FREIRE, A. O. G.;PINTO, S. C. S.; FERREIRA, M. M.. O levante dos tenentes como fenômeno jornalístico: a narrativa do Correio da Manhã. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós -graduação em bens culturais.

Aluno: Felipe Martins dos Santos

FREIRE, A. O. G.; BARROS, J. C. D.;PINTO, S. C. S.. Paulo de Frontin e as práticas do clientelismo na Capital Federal na Primeira República (1896-1904). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Marcelo de Azevedo Botelho

FERREIRA, M. M.; MAGALHAES, F. S.;PINTO, S. C. S.. "Oh vergonha inaudita": A censura moral de Jânio Quadros na imprensa católica do Estado da Guanabara em 1961.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

Aluno: Adauto Tavares Araujo

MONTEIRO, C. A. S.;PINTO, S. C. S.; CORREA, M. L.. Administração pública e reformas: a produção intelectual de Carlos Sampaio (1920-1930). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História Social - UERJ-FFP.

Aluno: Alex Santos Santana

PINTO, S. C. S.; RODRIGUES, F.; SOUZA, A. B.. Exército brasileiro: projetos e articulação política. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Michele Paula dos Santos

SILVA, M. R. N.;PINTO, S. C. S.. A produção de enunciados sobre criminosos portugueses e suas práticas criminais na Capital Federal (1890-1910). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História da UERJ.

Aluno: Lívia Freitas Pinto Silva

VISCARDI, C. M. R.;PINTO, S. C. S.. O povo no imaginário dos letrados. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Allofs Daniel Batista

PINTO, S. C. S.; VAZELESK, Vanderlei; GRIMBERG, L.. Instabilidade e intervenções: o caso dos prefeitos deNova Iguaçu (1964-1969). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thábata Ribeiro de Andrade

Guedes, R.; Góes, R.;PINTO, S. C. S.. Eram senhores sem escravos?Potentados locais das famílias Andrade e Figueiredo na escravidão e no pós-abolição. Franca (1856-1910). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Lopes Silva

FREIRE, A. O. G.; SARMENTO, C. E. B.;PINTO, S. C. S.. A capital em tempos de crise: Um estudo sobre o Conselho Municipal e o campo político carioca (1921- 1929). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História, política e bens culturais -) - Mestrado em História, política e bens culturais - CPDOC/FGV.

Aluno: Vinícius dos Santos Fernandes

FORTES, Alexandre; FONTES, P.;PINTO, S. C. S.. A experiência do trabalhismo nos casos do PTB's do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro (1947-1951). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Clara Sampaio Ribeiro

LIMONCIC, F.; RIBEIRO, Glaydis;PINTO, S. C. S.. Leis de expulsão de estrangeiros na República. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Banca de Qualificação de Mestrado da aluna Alice Medeiros Ku

SCHEIDT, E.; MONTEIRO, C. A. S.;PINTO, S. C. S.. Cultura política e a percepção do eleitorado do município de Ipatinga sobre o papel do voto na democracia após a Constituição Federal de 1988 até as eleições de 2006. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Margareth Maciel de Almeida Santos

FALCI, M. B.;PINTO, S. C. S.; DIAS, R. O.. A emancipação jurídica da mulher casada em relação aos códigos civis de 1916 e 2002. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Maria Mazzarello Cimini Martins Faria

MOURA, A. M. S.;PINTO, S. C. S.; DIAS, R. O.. Maria Portugal Duque Costa: Uma mulher, um legado, uma história. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Vandeilton Francisco da Silva

PINTO, S. C. S.; SILVA, L. H. P.; DIAS, R. O.. A festa de Nossa Senhora do carmo em Boa Vista - Roraima 1892-1943. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: José Aylton de Mattos

BARROS, J. C. D.; SANTOS, C. R. A.;PINTO, S. C. S.. Partidos políticos no município de Caratinga/ Minas Gerais 1964-1980: Um estudo de caso. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: José Ricardo Ferraz

SILVA, M. R. N.;PINTO, S. C. S.; CANDIDO, R.. As redes de poder tecem a instalação da 1ª indústria têxtil em Valença - RJ: Política e sociedade 1880-1910. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História da UERJ.

Aluno: Alice Medeiros Kulning

SILVA, A. M. R.; SILVA, L. H. P.;PINTO, S. C. S.. A imagem do corpo feminino e masculino na ótica do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Ana Maria Carvalho de Miranda Sá

MOURA, A. M. S.; FALCI, M. B.;PINTO, S. C. S.. O Congado no Município de Ipatinga. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Cláudia do Carmo Assis

GEBRAN, M. P. C.;PINTO, S. C. S.; MOURA, A. M. S.. O Massacre dos operários de Ipatinga: Reminiscências das testemunhas oculares. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Bruno Fraga Fernandes

PINTO, S. C. S.; FALCI, M. B.; MOURA, A. M. S.. O Brasil no diário de Arthur Neiva e Belisário Pena (1912): Uma discussão sobre a identidade nacional. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Clóvis Antônio Schwegber

SCHEIDT, E.;PINTO, S. C. S.; MONTEIRO, C. A. S.. Os Cavaleiros da ideia: O Projeto institucional dos Jovens Turcos. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: João Carlos DUARTE

SILVA, A. M. R.; BARROS, J. C. D.;PINTO, S. C. S.. A consciência operária dos metalúrgicos da USIMINAS: A ação política do Grupo Ferramenta na década de 1980 em Ipatinga. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Sérgio Cruz de Castro Lima

SANTOS, C. R. A.;PINTO, S. C. S.; SCHEIDT, E.. O republicanismo de Alexis de Tocqueville: em busca da liberdade. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Anna Rita Sant'Anna Alvim

PINTO, S. C. S.; DIAS, R. O.; SILVA, A. M. R.. Uma análise do campo político da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (1976-1996). 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Maria Cristina Coutinho Robert Boechat

MOURA, A. M. S.; FALCI, M. B.;PINTO, S. C. S.. A ocupação econômica da região do município de Carangola: um estudo de caso sobre as potencialidades regionais da agricultura mineira na segunda metade do século XIX.. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Marilene de Assis Tuller Ramalho

SANTOS, C. R. A.; BARROS, J. C. D.;PINTO, S. C. S.. O massacre de Ipatinga: o contexto sócio-político do golpe militar de 1964: um estudo de caso. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Rosilene Maria Mariosa

FALCI, M. B.; SANTOS, C. R. A.;PINTO, S. C. S.. Tratamento de doenças de escravos na fazenda Santo Antônio do Paiol ? 1850-1888. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Sandra Godinho Maggesi Pereira

SIQUEIRA, J. J.; GEBRAN, M. P. C.;PINTO, S. C. S.. Vozes Afro-caxienses: Ecos político-culturais dos movimentos de resistência negra em Duque de Caxias (1949-1968). 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Silvana Oliveira Fanni Xavier

SANTOS, C. R. A.; FALCI, M. B.;PINTO, S. C. S.. Trabalho e liberdade: o cotidiano dos libertos em Cataguazes entre 1878 e 1888.. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Tânia Bassi Costa

FALCI, M. B.; GEBRAN, M. P. C.;PINTO, S. C. S.. As ?vira latas? ? Trabalho operário feminino na Cia Siderúrgica Nacional. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Tereza Rosa dos Santos

SIQUEIRA, J. J.; GEBRAN, M. P. C.;PINTO, S. C. S.. Batismo de escravos e rede de sociabilidade em Piraí (1835-1852).. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Vitória Fernanda Schettini de Andrade

FALCI, M. B.; SANTOS, C. R. A.;PINTO, S. C. S.. Batismo e apadrinhamento de filhos de mães escravas ? São Paulo do Muriaé 91852-1888).. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Marco Aurélio Marques Caldas

PINTO, S. C. S.; GEBRAN, M. P. C.; SCHEIDT, E.. Imagens da República: A fotografia dde João Gutierrez e sua relação com os aparelhos ideológicos de Estado.. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Anderson Rodrigues de Oliveira

SANTOS, C. R. A.; BARROS, J. C. D.;PINTO, S. C. S.. Direito, educação e poder: O estatuto da criança e do adolecente e as transformações da escola brasileira. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Edivaldo Marques de Oliveira

SCHEIDT, E.; GEBRAN, M. P. C.;PINTO, S. C. S.. A América latina: males de origem ? o pensamento de Manoel Bonfim. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Mário José Dias

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; SANTOS, C. R. A.. A escola uspiana: do projeto de idealização à presença no pensamento historiográfico brasileiro.. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Ricardo José de Podestá

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; SANTOS, C. R. A.. O devorador de sonhos: As relações entre os governadores da Guanabara e o Tribunal de Contas Estadual no período de 1960-1970.. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Rodrigo Fialho Silva

BARROS, J. C. D.; SANTOS, C. R. A.;PINTO, S. C. S.. E por ser voz pública: polêmicas impressas, conflitos pessoais e debate político na Vila de São João Del Rei (1827-1829).. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Severino Sombra.

Aluno: Maria Cláudia de Oliveira Ranauro Souza

PINTO, S. C. S.; ROCHA, F. N.; MONTEIRO, A. F.. Dos caminhos terrestres à formação do município de Engenheiro Paulo de Frontin. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Fabio Vitor da Silva

PINTO, S. C. S.; FERNANDES, S. R. A.; MARTINS, M. S. N.. Medidas do Estado Brasileiro no combate ao trabalho análogo ao de escravo: O caso da Fazenda Brasil Verde e o caso PAGRISA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.

Aluno: Matheus da Conceição Soares

PINTO, S. C. S.; NEVES, F.; CARVALHO, N. R.. Em busca da autonomia: o papel do Partido Democratico Social (PDS) no governo de Joao Figueiredo (1980-1985). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Matheus Antunes da Cunha Menezes

PINTO, S. C. S.; CASTRO, T. de S; SANTOS, F. M.. Enfim a Guanabara: O debate político sobre os novos rumos da "velha" Capital (1958-60). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Letícia Moura Gomes Rosa

PINTO, S. C. S.; LAZZARI, A.; SIQUEIRA, L. M. M.. O Pan Americanismo de Oswaldo Aranha. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Vitor Luiz do Prado

LAZZARI, A.;PINTO, S. C. S.; PINHO, S. O. C.. O brasileiro é estrangeiro em sua terra? O povo no projeto de nação de Alberto Torres. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.

Aluno: Christopher Alves Guimarães

PINTO, S. C. S.; SILVA, L. H. P.. Entre coxinhas e mortadelas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.

Aluno: Thamires Ribeiro Azevedo

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; ROCHEDO, A. C.. As mulheres na esquerda armada durante a ditadura militar brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Elaine Silva de Moura

PINTO, S. C. S.; CASTRO, T. de S; SANTOS, F. M.. O 11 de novembro, Jacareacanga e Aragarças: uma visão da imprensa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Camila Cristina de Mattos Araujo

FERNANDES, S. R. A.;PINTO, S. C. S.; MEDEIROS, P. H.. O jornal Imprensa Evangélica e o advento da República. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.

Aluno: Olga Djamila dos Santos Chiapim

PINTO, S. C. S.; FERNANDES, S. R. A.. A Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) e o processo de socialização política. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.

Aluno: Clarissa Ritter da Fonseca Dória

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; CASTRO, T. de S. Pegando um trem na Central: um olhar sobre a juventude suburbana do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.

Aluno: Valmir Henrique Alves de Oliveira

PINTO, S. C. S.; BOTELHO, M. O.; NEVES, F.. O peso da palavra: o discurso brizolista nos tijolaços na campanha presidencial de 1989. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.

Aluno: Hélcio Antônio da Silva Pereira

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; CASTRO, T. de S. Paixão Nacional: A capitalização da Copa do mundo de 1970 pela ditadura militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.

Aluno: Marcley Alves Santana

PINTO, S. C. S.; SILVA, L. H. P.; CASTRO, T. de S. Os cordões carnavalescos na imprensa carioca (1898-1912). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Luan Mendes de Medeiros Siqueira

PINTO, S. C. S.; Guedes, R.; BASILE, M. O. N. C.. Ao bem da ordem: a Loja maçônica Visconde do Rio Branco na década de 1880 no Brasil Imperial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Manoel Carlos Pinto da Costa Neto

PINTO, S. C. S.; Guedes, R.; BASILE, M. O. N. C.. Quem é malandro não pode correr: malandragem, repressão e imprensa no Estado Novo (1937). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Suellen da Silva Vieira

BASILE, M. O. N. C.;PINTO, S. C. S.; Guedes, R.. Representações da infância na revista ilustrada Careta: 1909, 1919 e 1929. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Bruno Marinho dos Santos Loura

PINTO, S. C. S.; FERNANDES, S. R. A.; MESQUITA, W. A. B.. RCC em Campos dos Goytacazes: Efeitos de uma Tradição Polissêmica.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Leandro de Souza Severino

BASILE, M. O. N. C.;PINTO, S. C. S.; Guedes, R.. Pós-Abolição: liberdade e imprensa no Rio de Janeiro (1888-1890).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Ana Carolina Cavalcanti Pinto

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; BASILE, M. O. N. C.. Classificação etária é censura? O debate sobre a censura na última década (200-2010). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.

Aluno: Eduardo Lemos da Rocha

PINTO, S. C. S.; BASILE, M. O. N. C.; SILVA, L. H. P.. A inserção da Igreja Católica de Nova Iguaçu na política da Baixada Fluminense (1969-1973). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Marcelo Azevedo

PINTO, S. C. S.; FORTES, Alexandre; SANTIROCCHI, I.. Entre a doutrina da Igreja e o anticomunismo: os decretos moralistas de Jânio Quadros em 1961.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: David Vinicius da Silva Pereira

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; SILVA, L. H. P.. O Estado Novo e o Departamento de Imprensa e Propaganda: pensamento político-ideológico nos anos 1941 a 1945. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ.

Aluno: Maria Lúcia Bezerra da Silva Alexandre

PINTO, S. C. S.; NASCIMENTO, A. P.; DIAS, A.. A educação pelo quarto poder: Um olhar sobre a coluna do jornalista Luiz Martins de Azevedo (1945-1948). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriano dos Santos Moraes

NASCIMENTO, A. P.;PINTO, S. C. S.; COSTA, C. E. C.. Eis que surge uma prefeitura: a Guarda Nacional, a política local e o município de Nova Iguaçu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Juliana Delecrode do Nascimento

BASILE, M. O. N. C.; Guedes, R.;PINTO, S. C. S.. O processo de abolição da escravatura na visão dos leitores do Jornal do Commércio - 1871-1888. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe de Lima Lopes

BARROS, J. C. D.;PINTO, S. C. S.; GARCIA, G. B.. Música Popular Urbana: Almirante e a invenção da tradição (1938-1956). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Alex Santos Santana

PINTO, S. C. S.; NASCIMENTO, A. P.; RODRIGUES, F.. Forças armadas e política no processo de redemocratização (1944-1945). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréia Ribeiro da Cunha

BARROS, J. C. D.;PINTO, S. C. S.; SALES, Jean Rodrigues. A música popular brasileira durante o regime militar (1964-1985). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maicon Sérgio Mota Carvalho

FORTES, Alexandre;PINTO, S. C. S.; SALES, Jean Rodrigues. Bayer e Belford Roxo: Uma experiência industrial na Baixada Fluminense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Michel Costa Marinho

NASCIMENTO, A. P.;PINTO, S. C. S.; LAZARI, A.. A anistia aos marinheiros revoltosos e o caráter repressor do Estado brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Allos Daniel Batista

NASCIMENTO, A. P.;PINTO, S. C. S.; SALES, Jean Rodrigues. Da laranja ao golpe: Nova Iguaçu e a instabilidade política nos primeiros anos do Regime militar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Buy Santos

FORTES, Alexandre;PINTO, S. C. S.; SALES, Jean Rodrigues. Os comitês populares democráticos na Baixada Fluminense (1945-1947). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinícius dos Santos Fernandes

FORTES, Alexandre; SALES, Jean Rodrigues;PINTO, S. C. S.. Alberto Pasqualini, o PTB e o trabalhismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Vagner da Rocha Monteiro

BARROS, J. C. D.; FORTES, Alexandre;PINTO, S. C. S.. A produção acadêmica sobre a Anistia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: LEANDRO MACHADO DE SOUZA

VAZELESK, Vanderlei; FORTES, Alexandre;PINTO, S. C. S.. O zapatismo como ideologia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana de Souza Castro

PINTO, S. C. S.; NASCIMENTO, A. P.; BASILE, M. O. N. C.. Um exercício de cidadania: as queixas da população carioca na década de 1920. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Lopes Silva

PINTO, S. C. S.; BASILE, M. O. N. C.; NASCIMENTO, A. P.. Práticas políticas: Um olhar sobre o Legislativo municipal carioca na década de 1920. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorrane Gonçalves

SOUZA, A. B.; Guedes, R.;PINTO, S. C. S.. Joaquim Nabuco e O Abolicionismo: o autor e a obra em debate. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Luiza da Silva

SCHEIDT, E.;PINTO, S. C. S.; LOPES, F. H.. As representações de Solano López e Duque de Caxias na historiografia sobre a guerra do Paraguai. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Vinicius Pereira Rosa

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; RANGEL, L. G.. A historiografia sobre a mudança de regime em 1889 e a reaçção dos monarquistas brasileiros à proclamação da República. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Diana Siqueira D'Avila

DIAS, R. O.;PINTO, S. C. S.; AYRES, G.. Rio de Janeiro: capital da fotografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Kátia de Fátima dos Reis Pereira Alves

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; RANGEL, L. G.. Censura e propaganda: As armas do Estado Novo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Gisele Queiroz Ferreira

PINTO, S. C. S.; RANGEL, L. G.; SANTOS, J. A.. O governo Juscelino Kubitschek: Marcas de um novo tempo político:. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Maria Luiza Martins Costa D'Avila

DIAS, R. O.;PINTO, S. C. S.; RANGEL, L. G.. A mulher representada na telenovela. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Shirlei Casseta Noronha

DIAS, R. O.;PINTO, S. C. S.; RANGEL, L. G.. A história e a mini-série JK. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Marcus Vinícius de Vasconcelos

RANGEL, L. G.;PINTO, S. C. S.. A Era Vargas: a consolidação das leis trabalhistas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Maria Iracema Lopes Varão

PINTO, S. C. S.; AYRES, G.; RANGEL, L. G.. Mulher, prostituição e sexualidade na Primeira República. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

PINTO, S. C. S.; VISCARDI, C. M. R.; BRETAS, M.; FICO, C.; ABREU, M.. Concurso Público de Provas e Títulos para carreira de Magistério superior na classe de Professor Adjunto 40h DE / área de História do Brasil República. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PINTO, S. C. S.; LOBO, V.; IZECKSOHN, V.. Concurso Público de Provas e Títulos para carreira de Magistério superior na classe de Professor Adjunto 40h DE / área de História da América com ênfase em Brasil. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

PINTO, S. C. S.; FREIRE, A. O. G.; DEZEMONE, M.; PESSANHA, E.; PEREIRA, L.. Concurso Público de Provas e Títulos para carreira de Magistério superior na classe de Professor Adjunto 40h DE / área de História do Brasil República. 2016. Universidade Federal Fluminense.

PINTO, S. C. S.; TERRA, P.; FERRAZ, J. D.; AMOROSO, M.; SANTANA, L. C. R.. Concurso Público de Provas e Títulos para carreira de Magistério superior na classe de Professor Adjunto 40h DE / área de História do Brasil República. 2016. Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da UFF.

MOREIRA, V. M. L.;PINTO, S. C. S.; FERREIRA, J.; FERREIRA, M. M.; MOTTA, R. P. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para carreira de Magistério superior na classe de Professor Adjunto 40h DE / área de História do Brasil República. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FORTES, Alexandre;PINTO, S. C. S.; MORAES, L. E. S.; MARTINS, M. S. N.; KALIL, L. G. A.. Banca de Seleção para ingresso no curso de Doutorado do PPHR. 2021. Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ.

PINTO, S. C. S.. Banca de seleção para ingresso no mestrado em História da UFRRJ. 2019. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

PINTO, S. C. S.. 17 Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

PINTO, S. C. S.; SOUZA, A. B.; BARROS, J. C. D.; MARTINS, M.; POPINIGIS, F.. Banca de seleção para ingresso no doutorado em História da UFRRJ. 2016. Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ.

PINTO, S. C. S.; BASILE, M. O. N. C.; Guedes, R.; SANCOVSKY, R. R.; MATHIAS, C. K.. Banca de seleção para ingresso no doutorado em História da UFRRJ. 2015. Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ.

PINTO, S. C. S.. Banca de análise de Projetos de doutorado em Desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em História da UFES. 2013. Universidade Federal do Espírito Santo.

PINTO, S. C. S.. Quarta sessão de Seminário de Pesquisa 2012. 2012. Programa de Pós-graduação em História da UFES.

SOUZA, A. B.;PINTO, S. C. S.; CASTRO, C.. Banca de qualificação de Mestrado da discente Ethiene Cristina Moura Costa Soares - Projeto:. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

PINTO, S. C. S.; SALES, Jean Rodrigues; SOUZA, A. B.. Banca de seleção para ingresso de discentes no Programa de Mestrado em História da UFRRJ. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

PINTO, S. C. S.. Seminário de Dissertação do Programa de Mestrado em História da UFES - Avaliação de Projetos de Dissertação. 2009. Universidade Federal do Espírito Santo.

MOURA, A. M. S.; ENGEMANN, C.; DIAS, R. O.;PINTO, S. C. S.; SILVA, L. H. P.; SIQUEIRA, J. J.. Concurso de seleção para ingresso no Programa de Mestrado em História da USS. 2008. UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

PINTO, S. C. S.. Banca de Projetos em Desenvolvimento no Programa de Mestrado em História da UFES. 2006. Universidade Federal do Espírito Santo.

PINTO, S. C. S.; GEBRAN, M. P. C.; SCHEIDT, E.; DIAS, R. O.. Concurso de seleção para ingresso no Programa de Mestrado em História da USS. 2005. UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

PINTO, S. C. S.; BARROS, J. C. D.; FALCI, M. B.; SILVA, L. H. P.. Concurso de seleção para ingresso no Programa de Mestrado em História da USS. 2005. UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

PINTO, S. C. S.. II Concurso de Monografias de História. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Manoel Luiz Lima Salgado Guimaraes

GUIMARAES, M. L. L. S.. Elites políticas e o jogo de poder na cidade do Rio de Janeiro 1909-1922. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lincoln de Abreu Penna

PENNA, Lincoln de Abreu; SILVA, Maria Manuela Souza e; SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Formas de Articulação. 1997. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lincoln de Abreu Penna

PENNA, Lincoln de Abreu; FERREIRA, Marieta Moraes; JANOTTI, Maria de Lourdes Mônaco; GUIMARAES, Manuel Luís Lima Salgado; FREIRE, Américo Oscar Guichard. Elites Políticas e o jogo. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Esdras Oliveira

A Revolução Constitucionalista de 1932 na perspectiva da cidade de Resende-RJ; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ; (Orientador);

Matheus da Conceição Soares

O papel do Partido Democrático Social (PDS) na transição democrática (1979-1990); Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ; (Orientador);

Ulysses Quaresma Vieira de Brito

A História de uma tragédia nacional: Latifúndio versos pequeno agricultor; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu; (Orientador);

Tadeu Giovanini

Futebol e política; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu; (Orientador);

Claudinéia de Abreu Costa

Arte e política no Brasil nos anos 1960; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu; (Orientador);

Natan Calixto

Futebol e identidade nacional; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu; (Orientador);

Camilla Helena Berriel dos Santos Vidal Negreiros

Produção cultural e militância no Brasil nos anos 1970; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; (Orientador);

Jessica de Assis Corrêa dos Santos

As comemorações do 15 de novembro na imprensa carioca durante a Primeira República; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; (Orientador);

Matheus da Conceição Soares

Partido da reforma e transformação? O Partido Democrático Social (PDS) em seus anos iniciais (1979-1982); 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Gabriel de Oliveira Gomes Lopes

Antigo arrebalde, novo subúrbio: o impacto da implementação do sistema de bondes na freguesia de Jacarepaguá; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Luana Lima da Silva

Os professores da UFRJ e da UFF na mira do SNI:a produção da vigilância entre 1970-1974; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Ana Carolina Cavalcante Pinto

Biografias não autorizadas: entre a censura e a liberdade de expressão; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Felipe Martins dos Santos

Trocas políticas entre ?amigos? e prestígio de Paulo de Frontin na Primeira República (1896-1911); 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Marcelo Azevedo Botelho

Louvemos e aplaudamos: A censura moral de Jânio Quadros na imprensa católica da Guanabara (1960-1961); 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Alex Santos Santana

O Exército no processo de redemocratização em 1945; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Thábata Ribeiro de Andrade

Senhores sem escravos: as famílias Andrade e Figueiredo do Império à República - Franca (1856-1916); 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

José Ayrton de Mattos

Partidos Políticos de Caratinga - MG: Estudo de caso (1964-1980); 2008; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Flavio Mateus dos Santos

O poder local em Minas Gerais e a experiência política da República de Manhuassu; 2008; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Cristiane Seabra de Barros e Souza

Eleições em Vassouras: A dinâmica eleitoral local entre 1980 e 2000; 2007; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Bruno Fraga Fernandes

O Brasil no diário de Arthur Neiva e Belisário Penna (1912): Uma discussão sobre a identidade brasileira; 2006; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Anna Rita Sant'Anna Alvim

A volta da Gaiola de Ouro: Uma análise do campo político da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (1976-1996); 2006; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Marco Aurélio Marques Caldas

João Gutierrez: fotógrafo, republicano e cidadão brasileiro; 2006; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Mário José Dias

A Escola Uspiana: do projeto de idealização à presença no pensamento historiográfico brasileiro; 2006; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Ricardo José de Podestá

O Devorador de Sonhos - As relações entre os Governadores da Guanabara e o Tribunal de Contas Estadual no período 1960/1975; 2006; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Alexandre dos Santos Marques

Militantes da cultura em uma área periférica: Duque de Caxias (1950-1980); 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Carlos Renato Dias do Lago

Integralismo e poder local: Os Camisas Verdes em Vassouras (1932-1942); 2005; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Felipe Martins dos Santos

Para além do 'Império da técnica': um estudo comparativo sobre reciprocidades e estratégias sociais dos engenheiros Pereira Passos e Paulo de Frontin na Primeira República (1889-1906); 2023; Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós graduação em Hstória da UFRRJ,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Mõnica de Mattos Teixeira D'Assunção

Senado Federal e poderes municipais na reforma da capital (1903-1906); 2022; Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História da UERJ,; Coorientador: Surama Conde Sá Pinto;

Aline do Carmo Rochedo

Afrodite se quiser: ? O protagonismo das mulheres no rock brasileiro nos anos 1980; ; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Tatiana de Souza Castro

Assim se espera justiça: o remédio do habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (1920-1929); ; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Maria Cláudia de Oliveira Ranauro Souza

O mago da engenharia: as comemorações de centenário de Francisco Pereira Passos (1930-1936; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Ana Cristina Deister Souza

Inventando novos costumes: A Belle époque brasileira; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Débora de Lara B

Bulhões Silva; Angra I: Uma Usina Nuclear na vida do caiçara; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Gabrielle de Oliveira Gadelha de Aredes

Os Concursos de eugenia no Brasil nos anos de 1929-1938?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Matheus Antunes da Cunha Menezes

Enfim a Guanabara: O debate político sobre os novos rumos da "velha" Capital (1958-60); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Fabio Vitor da Silva

Medidas do Estado Brasileiro no combate ao trabalho análogo ao de escravo: O caso da Fazenda Brasil Verde e o caso PAGRISA; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Matheus da Conceição Soares

Em busca da autonomia: o papel do Partido Democratico Social (PDS) no governo de Joao Figueiredo (1980-1985); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Letícia Moura Gomes Rosa

O Pan Americanismo de Oswaldo Aranha; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Elaine Silva de Moura

O 11 de novembro, Jacareacanga e Aragarças: uma visão da imprensa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Thamires Ribeiro Azevedo

As mulheres na esquerda armada durante a ditadura militar brasileira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Andréia Almeida de Freitas

O público e o privado na imprensa feminista: o jornal Nós Mulheres; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Camila Cristina de Mattos Araujo

O jornal Imprensa Evangélica e o advento da República; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Clarissa Ritter da Fonseca Dória

Pegando um trem na Central: Um olhar sobre a juventude suburbana do Rio de Janeiro (1960-1970); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Hélcio Antônio da Silva Pereira

Paixão nacional: A capitalização da Copa do Mundo de 1970 pela ditadura militar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Valmir Henrique Alves de Oliveira

O peso da palavra: O discurso Brizolista nos tijolaços na campanha presidencial de 1989; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Marcley Alves Santana

Os cordões carnavalescos na imprensa carioca (1898-1912); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Luan Mendes de Medeiros Siqueira

Ao bem da ordem: a Loja maçônica Visconde do Rio Branco na década de 1880 no Brasil Imperial; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Manoel Carlos Pinto da Costa Neto

Quem é malandro não pode correr: malandragem, repressão e imprensa no Estado Novo (1937); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Laís Almeida Medeiros

A mulher, que sempre falou pelos cotovelos, agora fala pela Constituinte: a imprensa feminista e a Constituinte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Cezar Augusto Sales Uchoa Junior

Pergunte ao bispo: em defesa de um projeto cristão de sociedade na Diocese de Nova Iguaçu (1972); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Ana Carolina Cavalcante Pinto

Classificação etária é censura? O debate sobre a censura na última década; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

David Vinicius da Silva Pereira

O Estado Novo e o Departamento de Imprensa e Propaganda: pensamento político-ideológico nos anos 1941 a 1945; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Eduardo Lemos da Rocha

A inserção da Igreja Católica de Nova Iguaçu na política da Baixada Fluminense (1969-1973); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Marcelo Azevedo Botelho

Entre a doutrina da Igreja e o anticomunismo: os decretos moralistas de Jânio Quadros em 1961; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Alex Santos Santana

Forças armadas e política no processo de redemocratização 1944-1945; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Thais Lopes Silva

Práticas Políticas: Um olhar sobre o Legislativo Municipal carioca na década de 1920; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Tatiana da Souza Castro

Um exercício de cidadania: as queixas da população carioca na década de 1920; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Vinicius Pereira Rosa

A historiografia sobre a mudança de regime em 1889 e a reação dos monarquistas brasileiros à proclamação da República; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Maria Iracema Lopes Varão

Mulher, prostituição e sexualidade na Primeira República; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Aparecida Pereira Campanharo

A construção do Estado Militar: do AI ao AI V; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Gisele Queiroz Ferreira

O governo Juscelino Kubitschek: Marcas de um novo tempo político; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Kátia de Fátima dos Reis Pereira Alves

Censura e propaganda: As armas do Estado Novo (1937-1945); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Mônica Ribeiro

Cordel : história que o povo conta e canta; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Maria Cláudia de Oliveira Ranauro Souza

O Movimento Antropofágico: uma revolução nacionalista no modernismo brasileiro; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Linda Jane de Souza

O coronelismo; 2005; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Thaís Izaque

O movimento operário na Primiera República; 2005; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Marcus Vinicius Galdino

A campanha eleitoral do segundo governo Vargas; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Silvana Nunes

Severino Sombra e o Integralismo; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Jéssica Assis Corrêa dos Santos

Maçonaria, política e sociedade na Primeira República: a Loja capitular Visconde do Rio Branco; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Jéssica Assis Corrêa dos Santos

Maçonaria, sociedade e política em fins do Império e na Primeira República: A loja capitular Visconde do Rio Branco; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Thamires Nascimento

Maçonaria, sociedade e política no Império e na Primeira República brasileira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Luan Mendes de Medeiros Siqueira

Maçonaria, sociedade e política: a Loja capitular Visconde do Rio Branco em fins do Império e na Primeira República; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Olívia Cascardo Clemente

Partidos políticos na cidade do Rio de Janeiro na Primeira Reppública; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Márcio Rodrigo Muniz

Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na Capital da República (1889-1930); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Maria Lúcia Bezerra

Entre o nacional e o local: As siglas da política carioca na Primeira República; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Luana Ladislau Medeiros de Abreu

Eleições na Capital federal; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Instituto Multidisciplinar/ UFRRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Vanessa Moreno de Souza

Nas teias da política carioca; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Vanessa Moreno de Souza

Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Tatiana de Souza Castro

As relações entre o Conselho Municipal e os cidadãos ativos e inativos da Cidade do Rio nos anos 1920; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Thais Lopes Silva

O Conselho Municipal e a Cidade do Rio nos anos 1920; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Alan dos Santos da Silva

Eleições na capital da República na ótica do jornal O País; 2011; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Rede Pública de Ensino, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Silvia Maria Pereira da Silva

Eleições na capital da República na ótica da Revista A Careta; 2011; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Rede Pública de Ensino, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Kelly Alves Cajueiro dos Santos

Eleições na capital da República na ótica do Correio da Manhã; 2011; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Rede Pública de Ensino, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Surama Conde Sá Pinto;

Foi orientado por

Vanessa Moreno de Souza

Nas teias da política carioca; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vanessa Moreno de Souza;

Lincoln de Abreu Penna

Formas de Articulação Política na Primeira Década deste Século: o caso Fluminense através da correspondência de Nilo Peçanha; 1997; 231 f; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Lincoln de Abreu Penna;

Lincoln de Abreu Penna

Elites Políticas e o jogo de poder na cidade do Rio de Janeiro, 1909-1922; 2002; 298 f; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Lincoln de Abreu Penna;

Luana Ladislau Medeiros de Abreu

Partidos, eleições e participação política no Rio de Janeiro na Primeira República (1889-1930); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luana Ladislau Medeiros de Abreu;

Produções bibliográficas

  • PINTO, SURAMA CONDE SÁ . Algumas considerações sobre a relação eleições, voto e democracia. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (IMPRESSO) , v. 42, p. 19-33, 2022.

  • PINTO, S. C. S. ; CASTRO, T. de S . O Poder Judiciário na Primeira República: revisitando algumas questões. LOCUS (UFJF) , v. 25, p. 37-58, 2019.

  • PINTO, S. C. S. ; FERREIRA, M. M. . Estado e oligarquias na Primeira República: um balanço das principais tendências historiográficas. TEMPO. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFF , v. 23, p. 422-442, 2017.

  • PINTO, S. C. S. . Um eterno burgo podre? A política na capital federal na Primeira República. Cadernos do desenvolvimento fluminense , v. 1, p. 21-36, 2015.

  • PINTO, S. C. S. . Sobre a lógica do funcionamento dos partidos políticos nos sistemas oligárquicos: o caso do Rio de Janeiro na Primeira República. Lusíada. Série de História (Lisboa) , v. 9/10, p. 231-251, 2013.

  • PINTO, S. C. S. . Só para iniciados: O jogo político na antiga capital da República. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro , v. 19, p. 223-242, 2012.

  • PINTO, S. C. S. . Pinheiro Machado, o Morro da Graça e a política carioca. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro , v. 447, p. 119-244, 2010.

  • PINTO, S. C. S. . O prefeito da Varinha de Condão: A engenharia política de Paulo de Frontin na Prefeitura do Distrito Federal. Revista do Mestrado de História (Universidade Severino Sombra) , v. 10, p. 170-190, 2007.

  • PINTO, S. C. S. . O Paragmatismo oportunista da Bancada carioca no Congresso. Revista do Mestrado de História (Universidade Severino Sombra) , v. 1, p. 187, 2006.

  • PINTO, S. C. S. . As siglas da política carioca. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro , Brasília, v. 429, p. 143-170, 2005.

  • PINTO, S. C. S. . Elite Políticas e o jogo de poder na cidade do Rio de Janeiro ( 1909 - 1922). Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro , Brasília, v. 422, p. 107-120, 2004.

  • PINTO, S. C. S. . Descobrindo Novos Caminhos: O Historiador e a Abordagem da Cultura Política. Phoinix (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. 7, p. 367-378, 2001.

  • PINTO, S. C. S. . O Espelho tem duas Faces: O Senado e o Jogo Político Carioca. História Revista do Departamento de História da Ufes, Rio de Janeiro, v. 9, p. 153-179, 2000.

  • PINTO, S. C. S. . A Problemática da Cidadania na Primeira República Brasileira. Revista do Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES, v. 8, p. 41-65, 1999.

  • PINTO, S. C. S. . Revisitando " Velhas " Questões: Coronelismo e Clientelismo. Revista do Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória - ES, v. I, 1998.

  • PINTO, S. C. S. . Cultura Política na Primeira República. Cadernos do Núcleo de Pesquisa e Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. I, 1996.

  • RODRIGUES, F. (Org.) ; FERRAZ, F. C. (Org.) ; PINTO, S. C. S. (Org.) . História militar: novos caminhos e novas abordagens. 1. ed. Jundiaí: Paco, 2015. v. 1. 425p .

  • PINTO, S. C. S. . e-book: Só para iniciados ... O jogo político na antiga capital federal. 247. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2013.

  • PINTO, S. C. S. . Só para iniciados: O jogo político na antiga capital federal. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X/ FAPERJ, 2011. 247p .

  • ENGEMANN, C. (Org.) ; LOPES, F. H. (Org.) ; MOURA, A. M. S. (Org.) ; PINTO, S. C. S. (Org.) ; SANTOS, C. R. A. (Org.) ; SCHEIDT, E. (Org.) . Pesquisas: História Política. 1. ed. Vassouras: Editora da Universidade Severino Sombra, 2009. v. 1. 268p .

  • PINTO, S. C. S. ; MOURA, A. M. S. (Org.) ; SANTOS, C. R. A. (Org.) ; SCHEIDT, E. (Org.) ; LOPES, F. H. (Org.) ; ENGEMANN, C. (Org.) . Estudos. Curitiba: Série Grupo de Pesquisa LEHP, 2007. v. II. 206p .

  • PINTO, S. C. S. ; MOURA, A. M. S. (Org.) ; SANTOS, C. R. A. (Org.) ; SCHEIDT, E. (Org.) ; MONTEIRO, C. A. S. (Org.) ; ENGEMANN, C. (Org.) ; LOPES, F. H. (Org.) . Estudos. Curitiba: Série Grupo de Pesquisa LEHP, 2006. v. I. 131p .

  • PINTO, S. C. S. . A Correspondência de Nilo Peçanha e a Dinâmica Política na Primeira República. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998. 137p .

  • PINTO, S. C. S. . A contribuição de Marieta de Moraes Ferreira à escrita da história do estado do Rio de Janeiro. In: Lise Sedrez. (Org.). O ofício da Historiadora. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2022, v. 1, p. 41-65.

  • PINTO, S. C. S. ; FERREIRA, M. M. . A crise dos anos 1920 e a revolução de 1930. In: Jorge Ferreira; Lucília de Almeida Neves Delgado. (Org.). O Brasil Republicano: O tempo do liberalismo excludente. 10ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, v. 1, p. 373-401.

  • PINTO, S. C. S. . O Rio de Janeiro nos anos 1920 sob diferentes olhares. In: Jorge Ferreira. (Org.). O Rio de Janeiro nos jornais: ideologias, culturas políticas e conflitos sociais. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras- FAPERJ, 2017, v. 1, p. 177-196.

  • PINTO, S. C. S. . A experiência político-partidária do Distrito Federal na Primeira República. A república revisistada: construção e consolidação do projeto republicano barsileiro. 1ed.Porto Alegre: Editora da PUC do RS, 2016, v. 1, p. 249-286.

  • PINTO, S. C. S. . Os militares e as elites políticas cariocas na Primeira República. In: Fernando Rodrigues; Francisco César Ferraz e Surama Conde Sá Pinto. (Org.). História militar: novos caminhos e novas abordagens. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 255-276.

  • PINTO, S. C. S. . Sobre a lógica de funcionamento dos partidos políticos no jogo oligárquico. In: Eduardo Scheidt; Luis Gutierrez San Juan; Elian Araújo. (Org.). Integração na América Latina: a História, a Economia e o Direito - Vol. 2. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. 2, p. 255-277.

  • PINTO, S. C. S. . Um enfoque na trajetória parlamentar de Roberto Silveira. In: MELO, Ana Amelia M. C. de, e OLIVEIRA, Irenísia Torres de. (Org.). Aproximações: cultura e política.. 1ed.Fortaleza: Expressão gráfica, 2013, v. 1, p. 23-42.

  • FERREIRA, M. M. ; PINTO, S. C. S. . Le système politique sous la Première République: un bilan des principales générations historiographiques. In: ROLLAND, Denis; SANTOS, Marie-José Ferraira Dos; RODRIGUES, Simele. (Org.). Le Brésil: territoire d?histoire Historiographie du Brésil contemporain. 1ed.Paris: L'Hartmattan, 2013, v. 1, p. 27-49.

  • PINTO, S. C. S. . Algumas notas sobre o papel do voto no Brasil e na Argentina nas primeiras décadas do século XX.. In: SCHEIDT, Eduardo. (Org.). Integração na América Latina: a História, a Economia e o Direito. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2011, v. 1, p. 40-50.

  • PINTO, S. C. S. . Revisitando o Nilismo. In: Andréa Telo da Côrte. (Org.). Anais do Colóquio Nilo Peçanha e o Rio de Janeiro no Cenário da Federação.. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2010, v. 1, p. 74-95.

  • PINTO, S. C. S. . República Oligárquica (1898-1930). In: Maria Helena Versiani. (Org.). A Res pública brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Museu da República, 2010, v. 1, p. 44-71.

  • PINTO, S. C. S. . A elite política do Distrito Federal na década de 1920: Uma análise prosopográfica. In: MONTEIRO, Cláudio Antônio. (Org.). História Políitica - Série Grupo de Pesquisa LEPH - Produção Docente. Vassouras: Editor da Uiversidade Severino Sombra, 2009, v. 1, p. 185-206.

  • PINTO, S. C. S. . Política e cultura no Rio de Janeiro: A arte da política na Primeira República. In: FERNANDES, Neusa; COELHO, Olinio Gomes. (Org.). História e Geografia Fluminense. 1ed.Rio de Janeiro: IHGB; Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro, 2008, v. 1, p. 261-275.

  • PINTO, S. C. S. . Algumas notas sobre o Partido Democrático do Distrito Federal nos anos vinte. In: SENA FILHO, Nelson; SANTOS, Cláudia Regina Andrade dos. (Org.). História e Cultura: Discursos e Representações. Goiânia: Vieira, 2006, v. 1, p. 197-214.

  • PINTO, S. C. S. . A cidade e a política: O jogo de poder na capital da República nas primeiras décadas do século XX.. In: Ana Maria S. Moura, Nelson Sena Filho. (Org.). Cidades: relações de poder e cultura urbana.. Goiânia: Vieira, 2005, v. , p. 221-250.

  • FERREIRA, M. M. ; PINTO, S. C. S. . A crise dos anos vinte e a Revolução de 1930. In: Jorge Ferreira, Lucília Delgado. (Org.). O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, v. 1, p. 387-415.

  • PINTO, S. C. S. . Entre capangas e degolas. História viva, São Paulo, p. 39 - 41, 01 nov. 2013.

  • PINTO, S. C. S. . Só para iniciados... O jogo político na antiga capital federal.. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Natal, 2013. v. 1. p. 24-38.

  • PINTO, S. C. S. . Os militares e as elites políticas cariocas na Primeira República. In: XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH - SP, 2011. v. 1. p. 30-45.

  • PINTO, S. C. S. . Um eterno burgo podre? A política carioca na Primeira República. In: II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est: Cidade, cotidiano e poder, 2009, Vitória. II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est: Cidade, cotidiano e poder. Vitória: UFES, 2009. v. 1. p. 1-13.

  • PINTO, S. C. S. . O Morro da Graça e a política carioca. In: XIII Encontro de Historia Anpuh-Rio Identidades, 2008, Seropédica. Anais do XIII Encontro de Historia Anpuh-Rio Identidades. Seropédica, 2008. p. 1-8.

  • PINTO, S. C. S. . Política e cultura no Rio de Janeiro: Como se construía uma carreira política no Rio de Janeiro na Primeira República. In: III Congresso Fluminense de História e Geografia, 2007, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Fluninense de História e Geografia, 2007.

  • PINTO, S. C. S. . O Partido Democrático do Distrito Federal: Bases e limites de um projeto democrático nos anos vinte.. In: XI Encontro Regional de História / ANPUH, 2004, Rio de Janeiro. Simpósio diferenças e desigualdades / XI Encontro Regional de História / ANPUH. Rio de Janeiro: ANPUH-RJ/UERJ, 2004. v. 1. p. 118-118.

  • PINTO, S. C. S. . Descobrindo Novos Caminhos: O Historiador e a Abordagem da Cultura Política. In: X Ciclo de Debates em História Antiga, 2000, Rio de Janeiro. Revista Phoînix. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. v. VII. p. 367-378.

  • PINTO, S. C. S. . Cultura Política na Primeira República. In: III Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas, 1996, Rio de Janeiro. Tecendo Saberes: Jornadas de Pesquisadores em Ciências Humanas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1996.

  • CAMPANHARO, A. P. ; PINTO, S. C. S. . A elite política do Distrito Federal em perfil. In: VI ENIC, 2007, Vassouras. Anais do VI Encontro de Iniciação Científica. Vassouras, 2007. v. 1.

  • PINTO, S. C. S. . O difícil manejo: A política na capital da República nos anos vinte. In: Encontro de Iniciação Científica - ENIC, 2006, Vassouras. O difícil manejo: A política na capital da República nos anos vinte. Vassouras, 2006.

  • PINTO, S. C. S. . Uma voz destoante: A bancada carioca no Congresso. In: XII Encontro Regional de História - ANPUH, 2006, Niterói. XII Encontro Regional de História - ANPUH. Rio de Janeiro, 2006.

  • PINTO, S. C. S. . Só para iniciados ... O jogo político na antiga capital federal. In: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2013, Natal. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal: Ed. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. v. 1. p. 933-933.

  • PINTO, S. C. S. . Sobre a abordagem da Cultura Política. In: II Simpósio de Política e Cultura, 2006, Vassouras. II Simpósio de Política e Cultura. Vassouras: USS, 2006. v. 1. p. 58-58.

  • PINTO, S. C. S. . Elites políticas e o movimento feminista na Primeira República. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz. Londrina: Editorial Mídia, 2005. v. 1. p. 436-436.

  • PINTO, S. C. S. . A Produção Recente sobre a Trajetória Política do Rio de Janeiro Republicano: Um Balanço Historiográfico. In: XXI Simpósio Nacional de História, 2001, Rio de Janeiro. Nos Anais do XXI Simpósio Nacional de História. Niterói - RJ: Universidade Federal Fluminense, 2001. v. I. p. 211-211.

  • PINTO, S. C. S. . Arbitrando Conflitos: Uma Análise sobre o papel e a atuação do Senado Federal no Campo Político Carioca. In: IX Simpósio Regional de História, 2000, Rio de Janeiro. História, Memória e Comemorações. Niterói - RJ: Universidade Federal Fluminense, 2000. v. I. p. 94-95.

  • PINTO, S. C. S. . Cidadania na Primeira República: Algumas Notas sobre a Produção Historiográfica. In: XX Simpósio Nacional de História, 1999, Santa Catarina. XX Simpósio Nacional de História. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. v. I. p. 640-640.

  • PINTO, S. C. S. . Um eterno burgo podre? O Rio de Janeiro sob diferentes olhares. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Partidos políticos do Rio de Janeiro na Primeira República: quatro questões. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, S. C. S. . Três questões sobre os partidos políticos na Primeira República. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, S. C. S. ; MACIEL, D. ; OLIVEIRA, J. C. M. . Quando as eleições e o voto desafiam a democracia?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Ideias, intelectuais e política. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, S. C. S. . A Reacao Republicana (1921-22): memoria, historiografia e cultura politica'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. C. S. ; QUINTAO, L. C. . Eleicões na Primeira República: novos enfoques. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. ; MACHADO, R. ; SILVA, V. . Nilo Peçanha. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Sobre maçonaria, política e sociedade. A Loja Capitular Visconde do Rio Branco: questões para análise. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. C. S. . À propósito da contribuição de Marieta de Moraes Ferreira para a escrita da história fluminense. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Revisitando o Nilismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Eleições, participação eleitoral e partidos políticos na Primeira República: revisando velhas questões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. C. S. . Primeira República. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, S. C. S. ; VISCARDI, C. M. R. ; RICCI, P. . A experiência político-partidária do Distrito Federal na Primeira República. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . A arte da política na cidade do Rio de Janeiro na Primeira República. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . A política carioca na Primeira República: entre o local e o nacional.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . A instrumentalização da abordagem da cultura política. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Sobre a lógica do funcionamento dos partidos políticos em sistemas oligárquicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, S. C. S. . Só para iniciados ...O jogo político na antiga Capital Federal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. C. S. . Culturas políticas em perspectiva comparada: Brasil e Argentina nas primeiras décadas do século XX.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Os 'antecedentes' da revolução de 1932. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Culturas políticas em perspectiva: Um balanço sobre as diferentes abordagens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . A correspondência de Nilo Peçanha: Uma fonte para o estudo da história política fluminense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Ciudadania e politica en la Primera República brasileira: algunas cuestiones. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Só para iniciados ... O jogo político na antiga Capital Federal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . À propósito da política oligárquica brasileira e portenha : Algumas notas sobre a produção historiográfica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Um enfoque na trajetória parlamentar de Roberto Silveira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Os militares e as elites políticas cariocas na Primeira República. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Culturas políticas em foco: Brasil e Argentina nas primeiras décadas do século XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Eleicões e partcipação política na Primeira República. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Pinheiro Machado, o Morro da Graça e a política carioca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Tramas políticas: tecendo as relações entre a população e o Poder Legislativo da cidade do Rio nos anos 1920. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Rumo à superação da política oligárquica brasileira e portenha: Um enfoque historiográfico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, S. C. S. . Rumo a uma legislação social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Dimensões da política brasileira e argentina em inícios do século XX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Revisitando o nilismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Dimensões da políitica brasileira e argentina em inícios do século XX.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Revisitando o pensamento político de Alberto Torres. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, S. C. S. . O voto no Brasil e na Argentina nas duas primeiras décadas do século XX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . A arte da política: Como se construía uma carreira política no Distrito Federal nos anos vinte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. C. S. . Política e cultura no Rio de Janeiro: Como se construía uma carreira política no Rio de Janeiro na Primeira República. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, S. C. S. . Sobre a abordagem da Cultura Política. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. C. S. . Uma voz destoante: A bancada carioca no Congresso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . O jogo político na capital federal na Primeira República. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, S. C. S. . Elites políticas e o movimento feminista na Primeira República. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. C. S. . O Partido Democrático do Distrito Federal: Bases e limites de um projeto democrático nos anos vinte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . A Produção Recente sobre a Trajetória Política do Rio de Janeiro Republicano: Um Balanço Historiográfico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. C. S. . Arbitrando Conflitos: Uma Análise sobre o papel e a atuação do Senado Federal no Campo Político Carioca. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Descobrindo Novos Caminhos: O Historiador e a Abordagem da Cultura Política. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Cidadania na Primeira República: Algumas Notas sobre a Produção Historiográfica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, S. C. S. . Os Prefeitos do Distrito Federal na Primeira República: Uma Análise Prosopográfica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Cultura Política na Primeira República. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . A Correspondência do Arquivo Nilo Peçanha: Uma Fonte para o Estudo da Cultura Política na Primeira República. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Cultura Política das Oligarquias Fluminenses nos Primeiras Anos da República (1890-1906). 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . O Debate Liberal na Imprensa Brasileira (1821-1848). 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Renovação ou Continuidade: Estudo de Elite Política Fluminense (1887-1904). 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, S. C. S. . Arquitetura do novo regime: O Federalismo brasileiro na Primeira República. Belo Horizonte: Varia História, vol.34, n.65, Belo Horizonte maio/ago. 2018., 2018 (Resenha).

  • FERRAZ, F. C. ; RODRIGUES, F. ; PINTO, S. C. S. . História militar: novos caminhos, novas abordagens. Jundiaí, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • PINTO, S. C. S. . Irineu Machado. Rio de Janeiro: FGV, 2014 (Verbete do Dicionário da política republicana do Rio de Janeiro).

  • PINTO, S. C. S. . Alcindo Guanabara. Rio de Janeiro: FGV, 2014 (Verbete do Dicionário da política republicana do Rio de Janeiro).

  • PINTO, S. C. S. . Aristides Lobo. Rio de Janeiro: FGV, 2014 (Verbete do Dicionário da política republicana do Rio de Janeiro).

  • PINTO, S. C. S. . Paulo de Frontin. Rio de Janeiro: FGV, 2014 (Verbete do Dicionário da política republicana do Rio de Janeiro).

  • PINTO, S. C. S. . Debates historiográficos. Ouro Preto 2013 (Resenha In: História da historiografia, n 13. Ouro Preto: Sociedade Brasi).

  • PINTO, S. C. S. . Prefácio. Jundiaí, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PINTO, S. C. S. . Apresentação. Caratinga, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

PINTO, S. C. S. . Parecer artigo - Revista Tempo UFF. 2020.

PINTO, S. C. S. . Parecer artigo - Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). 2020.

PINTO, S. C. S. . Parecer artigo - Revista Tempos Históricos. 2019.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista brasileira de História (RBH). 2016.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2016.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2016.

PINTO, S. C. S. . Parecer edição de livro - EDUFES. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2014.

PINTO, S. C. S. . Entrevista sobre Nilo Peçanha e a política na Primeira República. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer Projeto iniciação científica PIBIC/CNPq. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer Projeto iniciação científica PIBIC/CNPq. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer Projeto iniciação científica PIBIC/CNPq. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer Projeto iniciação científica PIBIC/CNPq. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer Projeto iniciação científica PIBIC/CNPq. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer Projeto iniciação científica PIBIC/CNPq. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo - Revista do IHGRJ. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer para edição de Livro - EDUFES. 2012.

PINTO, S. C. S. . Parecer de Projeto PIBIC. 2012.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo -Revista Dia-Logos. 2012.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo -Revista Brasileira de História. 2012.

PINTO, S. C. S. . A conjuntura de 1898 a 1930. 2009.

PINTO, S. C. S. . Revista Àgora (ISSN 1980 0096). 2008.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo. 2014.

PINTO, S. C. S. . Entrevista sobre Nilo Peçanha e a política na Primeira República. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer edição de livro. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2021.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2021.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2021.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2020.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2020.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2020.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2019.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2018.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2018.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2018.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2014.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2013.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2012.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2012.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2012.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2012.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2011.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2011.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2011.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2009.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2009.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2009.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2009.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2008.

PINTO, S. C. S. . Parecer de artigo científico. 2008.

PINTO, S. C. S. . Entrevista sobre Nilo Peçanha e a política na Primeira República. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, S. C. S. . Entrevista da professora Surama Conde Sá Pinto ao CA de História do IM. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, S. C. S. . A revolução de 1930. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Aula - EAD (UNIRIO)).

PINTO, S. C. S. . Os anos 1920 no Brasil. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Aula - EAD (UNIRIO)).

PINTO, S. C. S. ; FALCI, M. B. . Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro ( IHGRJ). 2016. (Editoração/Periódico).

PINTO, S. C. S. . História do Brasil: Primeira República. 2016. (Relatório de pesquisa).

PINTO, S. C. S. . Maçonaria, política e sociedade em fins do Império e na Primeira República: A loja capitular Visconde do Rio Branco. 2016. (Relatório de pesquisa).

PINTO, S. C. S. . A economia brasileira na Primeira República. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Aula - EAD (UNIRIO)).

FALCI, M. B. ; PINTO, S. C. S. . Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ). 2015. (Editoração/Periódico).

PINTO, S. C. S. . História do Brasil: Primeira República. 2015. (Relatório de pesquisa).

PINTO, S. C. S. . X Encontro Internacional da ANPHLAC. 2012. (Coordenação de Mesa Redonda Práticas Políticas na América Latina: estudos comparativos).

PINTO, S. C. S. . V Simpósio de Política e Cultura. 2012. (Coordenação do Mini-simpósio de Cultura política).

PINTO, S. C. S. . XIII Congreso Solar. 2012. (Coordenação de Mesa de trabalho Historia de Latinoamérica y sus regiones).

PINTO, S. C. S. . Economia e Trabalho na Primeira República. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, S. C. S. . História Oral - Entrevistas: Conceitos, técnicas e procedimentos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, S. C. S. . Módulo: O Brasil republicano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, S. C. S. . Modulo : O Brasil republicano. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, S. C. S. . Revista Eletrônica do Corpo Discente do Programa de Mestrado em História. 2006. (Editoração/Outra).

PINTO, S. C. S. . Revista Eletrônica do Corpo Discente do Programa de Mestrado em História. 2005. (Editoração/Outra).

PINTO, S. C. S. . A Política carioca nos anos vinte. 2005. (Relatório de pesquisa).

PINTO, S. C. S. . A Política carioca nos anos vinte. 2004. (Relatório de pesquisa).

PINTO, S. C. S. . Relatório do Subprojeto: Observatório regional: O impacto sócio-cultural do Porto de Sepetiba. 1998. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Qual judiciário queremos?Demandas da população brasileira relativas ao Poder Judiciário na fase de preparação da Carta Magna da Nova República., Descrição: Na segunda metade dos anos 1980, a República brasileira iniciou uma nova fase. Após duas décadas de ditadura militar (1964-1985), novos ventos sopraram no cenário político do país. Nesse contexto, uma ampla luta pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte (que funcionou entre 1 de fevereiro de 1987 e 5 de outubro de 1988) foi travada. A peleja pelo estabelecimento de uma ordem democrática mais representativa do povo brasileiro e que permitisse sua maior e mais direta participação política, além de marcada por uma série de percalços, apresentou duas dimensões: uma constituída pelos delegados eleitos e outra marcada pela participação direta da população, em grande medida, estimulada por diferentes entidades e movimentos, como o Movimento Nacional pela Participação Popular na Constituinte (MNPPC) e o Plenário Pró-participação Popular Constituinte ? lançados no Rio de Janeiro e em São Paulo, nos meses de janeiro e fevereiro de 1985, respectivamente. Na luta contra o autoritarismo, e em defesa da refundação de um pacto democrático, uma ampla campanha de mobilização da população brasileira foi realizada, incluindo no debate temas da agenda política do momento. Neste projeto nossa proposta é revisitar esse debate, a partir da Coleção Memória da Constituinte, depositado no Arquivo Histórico do Museu da República ? na cidade do Rio de Janeiro. No universo desse acervo, que reúne cerca de 21.700 documentos, digitalizados e abertos à consulta, uma das partes mais ricas são as correspondências enviadas por cidadãos (com os mais variados graus de instrução), de diferentes regiões do país, para autoridades políticas com sugestões, críticas, pedidos e comentários relativos a questões que deveriam ser objeto de atenção pelos parlamentares na elaboração da nova Constituição. Em sua grande maioria, essas cartas foram escritas por pessoas comuns, integrantes das camadas populares. Embora apresentem um conteúdo variado e múltiplas demandas, essas missivas voltam-se basicamente para objetos políticos. O objeto de pesquisa deste projeto é examinar particularmente, nas missivas enviadas a Senadores e Deputados Federais, entre 1987 e 1988 (período de funcionamento da Assembleia Nacional Constituinte), as críticas formuladas à atuação do Judiciário no país, valores e representações relacionadas a este Poder e demandas relativas aos papeis e atribuições que esta instituição deveria exercer na nova ordem que se inaugurava. Por que o Judiciário? A escolha do Poder Judiciário está relacionada a três fatores: às limitações impostas a este Poder durante a ditadura militar (sobretudo durante a vigência do Ato Institucional n. 5, entre dezembro de 1968 e dezembro de 1978), ao importante papel em geral desempenhado pelas instituições judiciais na liberalização do Estado (no sentido da redução das oportunidades de exercício autoritário do poder político, na transição dos regimes autoritários para as democracias mais recentes), e ao fenômeno da Judicialização da política observado nos últimos anos, que tem colocado o Judiciário em uma posição de destaque no desfecho de embates políticos da Nova República. A pesquisa visa responder a um conjunto de questões, a saber: qual a visão que emerge do Poder Judiciário nessas missivas? Quais as críticas formuladas à instituição? Quais as demandas associadas ao funcionamento desse Poder na nova ordem? Os missivistas consideravam este Poder como instituição garantidora da cidadania e lhe atribuíam um papel de destaque na nova ordem? As demandas individuais guardavam similaridade com os movimentos sociais nos anos 1980? Entre os objetivos, no desenvolvimento da pesquisa, pretendemos contribuir para a escrita da história do processo de redemocratização da sociedade brasileira a partir das percepções, valores e sentidos conferidos ao Poder Judiciário por pessoas que não tinham status ou projeção socia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Percepções da República Brasileira, Descrição: O projeto investiga demandas e percepções dos cidadãos sobre o funcionamento de instituições como eleições, voto, partidos políticos e Poderes em diferentes fases da República brasileira. Focaliza ideias e práticas que dão forma às relações entre cidadãos e instituições e estruturam o sistema político no país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Felipe Martins dos Santos - Integrante / Matheus da Conceição Soares - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2017 - Atual

    Maçonaria e política no pós-1930 no Brasil: A loja capitular Visconde do Rio Branco (1930-1964), Descrição: A despeito de toda a sua riqueza como fonte histórica, a documentação produzida pela loja maçônica Capitular Visconde do Rio Branco, localizada no Palácio Maçônico do Lavradio, no centro da cidade do Rio de Janeiro, é totalmente inédita no que diz respeito ao período republicano, não tendo sido explorada em qualquer estudo até o momento. Em projeto desenvolvido anteriormente, com financiamento da FAPERJ, a partir do edital 32/2013 de apoio a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, e contando com dois bolsistas de IC (um da FAPERJ e um PIBIC) e pesquisadores com doutorado, foi limpo, higienizado e digitalizado todo o acervo da referida loja, mas ainda não tivemos a oportunidade de explorá-lo, a não ser a parte relativa ao período da Primeira República. Assim, dando continuidade ao estudo anterior e explorando as fontes digitalizadas, a atual pesquisa tem como objetivos: contribuir para a discussão sobre as relações entre maçonaria e política no pós-trinta no Brasil, através da análise da documentação da loja capitular Visconde do Rio Branco; analisar trajetórias maçônicas cariocas, temas abordados na instituição, organização interna, caracterização de grupos sociais, etc. O projeto visa ainda formar novos pesquisadores via participação dos estudantes de graduação no projeto; e estabelecer intercâmbios com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Jéssica de Assis Correa dos Santos - Integrante.

  • 2016 - 2019

    História (trans)nacional: perspectivas e conexões, Descrição: O projeto tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de uma história que pressupõem a interlocução entre o local e o (trans)nacional, tendo como elemento articulador as noções de conexões e emaranhamentos, importantes conceitos historiográficos a desafiar os historiadores no século XXI. Se a noção de conexões tem já uma genealogia bastante conhecida nas humanidades, emaranhamento, termo emprestado da mecânica quântica, pode parecer incomum, apesar de já corrente em arqueologia e antropologia. Emaranhamento é a noção articuladora dos relacionamentos entre pessoas, coisas e locais. Ele permite delinear uma perspectiva comparativa entre diferentes escalas interpretativas (transitando do local ao global) e entre regiões e temporalidades distantes, com vistas a promover uma resposta nova a questões que vem provocando os pesquisadores há cerca de duas décadas e que fizeram com que muitos produzissem propostas de tipo macro, enveredando fundamentalmente para uma perspectiva global que enfatizava as sínteses e que se centrava nas grandes estruturas como forma de fugir aos marcos dados pelo Estado-Nação e rejeitando os estudos locais e micro históricos. O projeto acompanha historiadores que propuseram um olhar crítico a esta história universalizante. A nova História Global não poderia adotar um enfoque em que a síntese, como queria uma história universal já superada, dominasse em relação à pesquisa de arquivos e materiais de primeira mão. Desta forma, o presente projeto pretende se inserir na tradição de estudos que visa elaborar uma história que pressupõem a interlocução entre o local e o (trans)nacional, em suas dimensões de encontros e conexões, e fazê-la aliando uma profunda reflexão historiográfica especializada com questões transversais que permitam ampliar e aprofundar o escopo da análise a partir do conceito de emaranhamento. O propósito é compreender as formas de colonizações, guerras, circulação de ideias, mercadorias e migrações como forças que conformam a história, bem como perceber a persistência, em longos períodos, de projetos políticos e identidades culturais locais e/ou nacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Integrante / Américo Oscar Guichard Freire - Integrante / Cláudia Maria Ribeiro Viscardi - Integrante / Jorge Ferreira - Coordenador / Rodrigo Patto Sá Motta - Integrante / Marcus Dezemone - Integrante / Adriene Baron Tacla - Integrante / Alexandre Carneiro - Integrante / Alexandre Moraes - Integrante / Alexandre Vieira - Integrante / Alexsander Gebara - Integrante / Andrea Casa Nova Maia - Integrante / Maria Cristina Nicolau Kormikiari - Integrante / Edmar Checon - Integrante / Eliana Regina Freitas Dutra - Integrante / Elisa Abrantes - Integrante / Fábio Koifman - Integrante / Frederico de Castro Neves - Integrante / Giselle Venancio - Integrante / Gizlene Neder - Integrante / Gladys Gelado - Integrante / Karla Carloni - Integrante / Karolina Carula - Integrante / Laura Maciel - Integrante / Luiz Fernando Saraiva - Integrante / Maria Beatriz Borba Florenzano - Integrante / Noberto Ferreras - Integrante / Pedro Cezar Dutra Fonseca - Integrante / Renata Schittino - Integrante / Rita Almico - Integrante / Maria Veronica Secreto - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Maçonaria, política e sociedade em fins do Império e na Primeira República: A loja capitular Visconde do Rio Branco, Descrição: Com base em documentação inédita, a pesquisa enfoca as relações entre maçonaria política e sociedade na cidade do Rio de Janeiro, entre fins do período imperial e ao longo da Primeira República, através de atas e livros de presença da venerável loja capitular Barão do Rio de Branco. Para a história do Rio de Janeiro, há uma grande lacuna no uso de tais documentos e, por conseguinte, na compreensão dos modos pelos quais esse conjunto documental pode contribuir para o avanço do conhecimento historiográfico, em especial no período de transição da monarquia para a República e durante o novo regime. Ao inventariar questões relacionadas à política e sociabilidades maçônicas, o foco do projeto está calcado em preocupações convergentes de especialistas nos campos da história política, da religião e social do período imperial e republicano, tendo em vista que a instituição, de perfil não negacionista, congregou tanto figuras políticas proeminentes quanto cidadãos comuns.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Marcello Otávio Neri de Campos Basile - Integrante / Roberto Guedes Ferreira - Integrante / Ítalo Santirocchi - Integrante / Ronald Apolinário - Integrante / Thamires Nascimento - Integrante / Jéssica de Assis Correa dos Santos - Integrante / Luan Mendes de M. Siqueira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930) nas páginas da imprensa carioca, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante / Maria Lúcia Bezerra - Integrante / Luana Ladislau Medeiros de Abreu - Integrante / Olívia Cascardo Clemente - Integrante / Márcio Rodrigo Araújo Muniz - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Nas teias da política carioca, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Tatiana de Souza Castro - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    O Conselho municipal e a cidade nos anos 1920, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Tatiana de Souza Castro - Integrante / Thaís Lopes de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2007 - 2009

    O Morro da Graça e a política carioca, Descrição: O objetivo central é analisar as relações entre Pinheiro Machado e membros da elite política carioca na política do Distrito Federal ao longo da primeira década do século XX.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Angélica Velhote - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.

  • 2005 - 2007

    O difícil manejo: Um estudo sobre a dinâmica política do Distrito Federal., Descrição: Análise da dinãmica política e do papel desempenhado por diferentes instituições no campo político do Distrito Federal na década de 1920.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador., Financiador(es): UNIVERSIDADE DE VASSOURAS - Remuneração., Número de produções C, T & A: 8

  • 2003 - 2005

    A política carioca nos anos 1920, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 1997 - 1998

    Observatório Regional: O impacto sócio-cultural do Porto de Sepetiba, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Integrante / Elina Pessanha - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa partidos políticos, eleições e participação eleitoral tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa partidos políticos, eleições e participação eleitoral tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa partidos políticos, eleições e participação eleitoral tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante.Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PIBIC/CNPq - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Partidos políticos, eleições e participação eleitoral na capital da República (1889-1930), Descrição: Este projeto apresenta como proposta articular a analise das experiências dos partidos políticos, das eleições e da participação eleitoral na cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda a Primeira República (1889-1930). A abordagem conjunta desses três vetores norteadores da pesquisa ? partidos políticos, eleições e participação eleitoral ? tem como objetivo central fornecer elementos para uma melhor compreensão da dinâmica política da capital da República. Como objetivos secundários visa-se: - através da abordagem da cultura política, analisar práticas, valores e ideias que orientavam os pleitos e a dinâmica partidária da capital da República; - testar a validade de enunciados que apontam para uma dinâmica política partidária predatória e sublinham que o Rio de Janeiro ter-se-ia afastado do jogo político formal das instituições no período; - verificar até que ponto as plataformas políticas dos partidos cariocas estavam voltadas para questões relacionadas a problemas da cidade do Rio de Janeiro ou se estavam mais comprometidas com a agenda política nacional; - averiguar os índices de participação eleitoral na capital federal ao longo da Primeira República; - examinar se nos anos 1920 há, de fato, um aumento significativo na participação dos eleitores da cidade nos pleitos federais e municipais. - examinar as práticas acionadas pelas chefias políticas da cidade, organizadas nos partidos criados, em suas relações com os eleitores da capital da República. - fornecer subsídios para o debate acerca da trajetória política da cidade do Rio de Janeiro na República; - contribuir para um melhor compreensão da temática das eleições e participação eleitoral na Primeira República, focalizando a dinâmica política do principal centro urbano do período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Surama Conde Sá Pinto - Coordenador / Márciio Rodrigo Muniz - Integrante / Alan dos Santos da Silva - Integrante / Kelly Alves Cajueiro dos Santos - Integrante / Silvia Maria Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Moreno de Souza - Integrante., Financiador(es): PIBIC/CNPq - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Prêmios

2013

Edital 32/2013 Apoio às instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ.

2011

Sócia Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ), Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ).

2010

Edital APQ3 - FAPERJ - Edição de Livro - 2010/2, FAPERJ.

1998

Concurso de Monografias Memória Fluminense, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar. , Avenida Governador Roberto Silveira s/ n., Moquetá, 26020740 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26695661, Ramal: 39, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta

Outras informações:
Disciplina ministrada no Curso de Graduação em História: História do Brasil Contemporâneo

1997 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisadora Associada NPEH, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada, Carga horária: 20

1997 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta

Outras informações:
Disciplinas ministradas no Curso de Graduação em História: História do Brasil Contemporâneo Pensamento Social Brasileiro no século XIX

Atividades

  • 09/2000 - 11/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil Contemporâneo

  • 03/1997 - 12/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisa e Estudos Históricos, Núcleo de Pesquisa e Estudos Históricos.,Atividade realizada, Pesquisadora Associada.

  • 03/1997 - 05/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil Contemporâneo, Pensamento Social Brasileiro no século XIX

2008 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas na Graduação : História do Brasil Contemporâneo (desde 2008/2); História Contemporânea I (2008/2); Introdução aos Estudos Históricos (2009/1); História do Brasil III - Primeira República (2009/2; 2011/2; 2014/2; 2015/2) História da Cidadania no Brasil (2010/1; 2015/1; 2019/2); História e Hermenêutica (2010/2); Brasil: dos anos 1960 à atualidade (2011/1 e 2012/2; 2016/1; 2017/2; 2019/1; Cultura e política no Brasil nos anos 1960: música, teatro e cinema (2014/1; 2017/1; Seminário de Pesquisa I e II (2012/1); NEPEH (2015/1), Ditadura militar no Brasil: história e historiografia (2013/1; 2016/2); Memória, historiografia e história oral (2013/2). Sistemas Políticos e dinâmica partidária no Brasil republicano (2018/1) Disciplinas ministradas no Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ História da Imprensa no Império e na Primeira República (2014/2); Seminário especial III: Estado, cultura política e ideias (2011/1; 2012/1); Tutoria I (2009/1; 2010/1; 2016/1); Tutoria II (2010/2); Relações de poder, linguagens e história intelectual (2018/2; 2019/2)

Atividades

  • 10/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ.,Cargo ou função, Membro do Colegiado Executivo.

  • 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ.,Linhas de pesquisa

  • 12/2008

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Imprensa no Brasil Império e Primeira República (2 S/2014), Relações de Poder, linguagens e história intelectual (2 S/2018; 2 S/2019), Seminário Especial III: Estado, cultura política e ideias (1 S/2011; 1 S/21012), Tutoria II ( 2 S/2010), Tutoria I (1 S/2009, 1 S/2010, 1 S/2017, 1 S/2021)

  • 08/2008

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Brasil: dos anos 1960 à atualidade (2011, 2012, 2016, 2017, 2019); História Contemporânea I (2008), Ditadura militar no Brasil: história e historiografia (2013, 2016), Estudos de História - A República através dos documentos, História da cidadania no Brasil (2010, 2015, 2019); História do Brasil III (2009; 2011, 2014; 2015), História do Brasil IV ( desde 2008); Cultura e política no Brasil nos anos 1960 (2014, 2017), História e hermenêutica (2010); Introdução aos estudos históricos (2009), Sistemas Políticos e dinâmica partidária no Brasil Republicano (2018)

  • 05/2010 - 12/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.,Atividade realizada, Docente responsável pela Revista Discente Caderno Acadêmico de História do Curso de Graduação em História do IM.

  • 05/2010 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em História.

  • 12/2009 - 11/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Mestrado em História UFRRJ.,Cargo ou função, Coordenadora da Linha Estado, cultura política e ideias do Programa de Mestrado em História da UFRRJ.

  • 02/2010 - 05/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Mestrado em História UFRRJ.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas.

  • 05/2009 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar.,Cargo ou função, Comissão de Estágio do Curso de Graduação em História.

2005 - 2008

Universidade de Vassouras

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Curso de Graduação em História (USS) Disciplinas ministradas no Curso de Graduação desde 2005: História do Brasil República I (Primeira República) História do Brasil República II (Brasil Contemporâneo) História do Brasil República (Primeira República e Brasil Contemporâneo) Professora do Programa de Mestrado em História (USS) Seminários ministrados desde 2004: Rio de Janeiro: Historiografia e História (2004) História Política (2004) Seminärio de Dissertação (2005) História Oral (2005) História Oral (2006) História Política: Modelos Abordagens, fontes e métodos (2007)

2003 - 2005

Universidade de Vassouras

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista (Recém-doutor), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Pesquisa desenvolvido: A Política carioca nos anos vinte. Instituição Financiadora: FAPERJ Seminários ministrados no Programa de Mestrado em História da USS durante a vigência da Bolsa: Rio de Janeiro: Historiografia e História (1semestre/2004) História Política: do descrédito à renovação (2 semestre/2004)

Atividades

  • 07/2007 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Graduação em História.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em História.

  • 08/2006 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior de Ensino, pesquisa e Extensão.

  • 07/2006 - 06/2008

    Direção e administração, Programa de Mestrado.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 05/2006 - 06/2008

    Ensino, História Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Brasil Republicano

  • 07/2005 - 06/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Mestrado.,Linhas de pesquisa

  • 02/2005 - 06/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil República, História do Brasil República I, História do Brasil República II

  • 03/2004 - 06/2008

    Ensino, Mestrado Em História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Oral, História Política: Do descrédito à renovação, História Política: Modelos, abordagens, fontes e métodos, Rio de Janeiro: Historiografia e história, Seminário de Dissertação, Seminário: História Oral

  • 02/2005 - 12/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Mestrado, Programa de Mestrado.,Atividade realizada, Editora da Revista Caminhos da História.