Bruna Maria Borba de Carvalho

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2013.2), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2016.1). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal de Sergipe, UFS. Estagiou no Serviço Geológico do Brasil - CPRM (1ano, 2009) com ênfase na área de mapeamento geológico. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq/UFPE no Grupo de Geotectônica e Geoquímica Aplicadas, GEG (1 semestre, 2010), e no Núcleo de Estudos de Granitos - Laboratório de Isótopos Estáveis, NEG-LABISE (2 anos, 2010-2012), realizando atividades na área de mapeamento geológico, com ênfase em petrografia e geoquímica. Foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na Memorial University of Newfoundland, Canadá (1 ano e 4 meses, 2012 - 2013), realizando atividades na área de geologia planetária, com ênfase na caracterização petrográfica de crateras de impacto, e meteoritos.

Informações coletadas do Lattes em 16/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Geociências

2014 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Petrologia e Geoquímica do plug de basalto alcalino Terciário Serra de São Pedro, Pernambuco,Ano de Obtenção: 2016
Alcides Nóbrega Sial.Coorientador: Valderez Pinto Ferreira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.

Graduação em geologia

2006 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Mapeamento Geológico e Petrologia de parte do Batólito Águas Belas Canindé, região a sudeste de Santana de Ipanema, Alagoas
Orientador: Alcides Nóbrega Sial
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Isótopos Estáveis e Radiogênicos. (Carga horária: 81h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Personal Skills Development Program. (Carga horária: 12h). , Memorial University of Newfoundland, MUN, Canadá.

2012 - 2012

English as Second Language. (Carga horária: 267h). , Memorial University of Newfoundland, MUN, Canadá.

2011 - 2011

Isótopos Estáveis e Radiogênicos. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2011 - 2011

ArcGIS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Petrologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro de Astronomia do Nordeste.Caracterização Petrográfica e Geoqímica de Fosfatos em Meteorito do Tipo Rumurutito, Amostra NWA 6145. 2015. (Encontro).

XVII Simpósio de Geologia do Nordeste.PETROLOGY OF BASANITE-TEPHRITE TERTIARY ROCKS FROM THE SERRA DE SÃO PEDRO, PERNAMBUCO, BRAZIL. 2015. (Simpósio).

17º ENAST - Encontro Nacional de Astronomia.Evidencias de impacto meteorítico: caso Merewether Crater, Labrador, Canadá. 2014. (Encontro).

24° Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências em Recife. 2014. (Seminário).

21° Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências em Recife. 2011. (Seminário).

IV EXPO UFPE.Monitora. 2011. (Outra).

XIX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE. GEOLOGIA E PETROGRAFIA DE PARTE DO BATÓLITO DE SANTANA DE IPANEMA, REGIÃO A SUDESTE DE SANTANA DE IPANEMA, ALAGOAS. 2011. (Congresso).

XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste. 2011. (Simpósio).

13° ENAST - Encontro Nacional de Astronomia. 2010. (Encontro).

2° EBOC - Encontro Nacional de Observadores de Cometas. 2010. (Encontro).

2° Mineral Rock Fest.Monitora. 2010. (Outra).

20° Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências em Recife. 2010. (Seminário).

VI EINA ? Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia. 2010. (Encontro).

XVIII CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Petrografia dos Plutões Carneiros, Serra do Boqueirão, Várzea de Dona Joana e Moita, Batólito Águas Belas-Canidé, Dominio Pernambuco- Alagoas. 2010. (Congresso).

1° Mineral Rock Fest.Monitora. 2009. (Outra).

2° Feira de Minerais e Rochas.Monitora. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valderez Pinto Ferreira

FERREIRA, V. P.SIAL, Alcides Nda Silva Filho, Adejardo F.. Mapeamento geológico e petrologia de parte do batólito Águas Belas-Canindé, região sudeste de Santana do Ipanema, Alagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

ANELISE LOSANGELA BERTOTTI

BERTOTTI, A.L.; VLACH, S. R. F.. PETROLOGIA E GEOQUÍMICA DE NÓDULOS ULTRAMÁFICOS DO PLUG DE SERRA DE SÃO PEDRO, NORDESTE DO BRASIL, E DOS PLUGS DE NYOS, FUNDONG E MONTE CAMARÕES, REPÚBLICA DOS CAMARÕES. 2016. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcides Nóbrega Sial

Sial, Alcides Nobrega; VLASCH, S. R. F.; BERTOTTI, A. L.. Petrologia e Geoquímica de nódulos ultramáficos do plug de Serra de São Pedro, Norderste do Brasil, e dos plugs de Nyos, Fundong e Monte Camarões, Repúbllica dos Camarões. 2016. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcides Nóbrega Sial

FERREIRA, V. P.Sial, A.N.; SILVA FILHO, A. F.. Mapeamento geológico e Petrologia de parte do Batólito Águas Belas-Canindé, Região a Sudeste de Santana de Ipanema, Alagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valderez Pinto Ferreira

Petrologia e Geoquímica de nódulos ultramáficos do plug de Serra de São Pedro, Norderste do Brasil, e dos plugs de Nyos, Fundong e Monte Camarões, República dos Camarões; 2016; Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Coorientador: Valderez Pinto Ferreira;

Valderez Pinto Ferreira

Mapeamento geológico e petrologia de parte do batólito Águas Belas-Canindé, região a sudeste de Santana do Ipanema, Alagoas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Valderez Pinto Ferreira;

Alcides Nóbrega Sial

Geologia e Petrografia de parte do batólito de Santana de Ipanema, região a sudeste de Santana de Ipanema, Alagoas; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Alcides Nóbrega Sial

Mapeamento geológico e Petrologia de parte do Batólito Águas Belas-Canindé, Região a Sudeste de Santana de Ipanema, Alagoas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alcides Nóbrega Sial;

Alcides Nóbrega Sial

Geologia e Petrografia de parte do batólito de Santana de Ipanema, região a sudeste de Santana de Ipanema, Alagoas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alcides Nóbrega Sial;

Alcides Nóbrega Sial

Geologia e Petrografia de parte do batólito de Santana de Ipanema, região a sudeste de Santana de Ipanema, Alagoas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alcides Nóbrega Sial;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, V. P. ; SIAL, A. N. ; CARVALHO, B. M. B. ; de Lima, M. M. C. ; de LIMA FILHO, F. C. ; MARTINS, E. ; Pereira, M.F.M ; T.R. da Silva ; VELASQUEZ, A . Caracterização geoquímica e isotópica de granitóides da porção sudeste do batólito Águas Belas-Canidé, domínio Pernambuco-Alagoas. In: XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2013, Diamantina. Conferências e Resumos Científicos do XIV Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2013. p. 1-3.

  • CARVALHO, B. M. B. ; SIAL, A. N. . GEOLOGIA E PETROGRAFIA DE PARTE DO BATÓLITO DE SANTANA DE IPANEMA, REGIÃO A SUDESTE DE SANTANA DE IPANEMA, ALAGOAS. In: XIX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2011, Recife. XIX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2011.

  • CARVALHO, B. M. B. ; SILVA FILHO, A. F. . Petrografia dos Plutões Carneiros, Serra do Boqueirão, Várzea de Dona Joana e Moita, Batólito Águas Belas-Canidé, Dominio Pernambuco- Alagoas. In: XVIII CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2010, Recife. XVIII CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2010.

  • CARVALHO, B. M. B. . Caracterização Petrográfica e Geoqímica de Fosfatos em Meteorito do Tipo Rumurutito, Amostra NWA 6145. In: Encontro de Astronomia do Nordeste, 2015, Aracaju. Anais do XV Congresso Encontro de Astronomia do Nordeste, 2015.

  • CARVALHO, B. M. B. . Mineralogy of Merewether Crater, Labrador, Canada. Astrobleme?. In: Encontro de Astronomia do Nordeste, 2015, Aracaju. Anais do XV Encontro de Astronomia do Nordeste, 2015.

  • CARVALHO, B. M. B. ; SIAL, A. N. ; FERREIRA, V. P. . PETROLOGY OF BASANITE-TEPHRITE TERTIARY ROCKS FROM THE SERRA DE SÃO PEDRO, PERNAMBUCO, BRAZIL.. In: XXVI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2015, Natal. XXVI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2015.

  • ALVES, E. R. ; WOJTYLA, J. ; CARVALHO, B. M. B. ; CAMPOS, I. R. H. M. . Aspectos Estruturais e Petrograficos de Parte Norte da Folha Palmares, Província da Borborema. In: 47 Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47 Congresso Brasileiro de Geologia, 2014. v. 1.

  • FERREIRA, V. P. ; SIAL, A. N. ; CARVALHO, B. M. B. ; Pereira, M.F.M ; de LIMA FILHO, F. C. . Granitic magmastism in the Água Brana sbu-crustal domain, Pernambuco-Alagoas domain: evidence for juvenile Tonian source magmatism?.. In: 46º. Congresso Brasileiro de Geologia, 2012, Santos. Anais do 46º. Conresso Brasileiro de Geologia, 2012. v. 1.

  • CARVALHO, B. M. B. ; SIAL, A. N. ; FERREIRA, V. P. . MAPEAMENTO DE PARTE DO BATÓLITO DE SANTANA DE IPANEMA, REGIÃO A SUDESTE DE SANTANA DE IPANEMA, ALAGOAS. In: XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2011, Aracaju. XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2011.

  • CARVALHO, B. M. B. ; SIAL, A. N. ; FERREIRA, V. P. . GEOQUÍMICA DE PARTE DO BATÓLITO DE SANTANA DE IPANEMA, REGIÃO A SUDESTE DE SANTANA DE IPANEMA, ALAGOAS. In: XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2011, Aracaju. XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2011.

  • CARVALHO, B. M. B. ; SILVA FILHO, A. F. . Petrografia dos Plutões Carneiros, Serra do Boqueirão, Várzea de Dona Joana e Moita, Batólito Águas Belas-Canidé, Dominio Pernambuco- Alagoas. In: XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2011, Aracaju. XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2011.

  • SANTOS, L. ; VELÁSQUEZ JUNIOR, A. D ; CARVALHO, B. M. B. ; BITTAR, S. M. B. . CRATERA DA PANELA, TRIUNFO, PERNAMBUCO: ASTROBLEMA OU DIQUE ANELAR?. In: 45º Congresso Brasileiro de Geologia, 2010, Belém. 45º Congresso Brasileiro de Geologia, 2010.

  • CARVALHO, B. M. B. . Caracterização Petrográfica e Geoqímica de Fosfatos em Meteoritos do Tipo Rumurutito, Amostra NWA 6145. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, B. M. B. ; SIAL, A. N. ; FERREIRA, V. P. . PETROLOGY OF BASANITE-TEPHRITE TERTIARY ROCKS FROM THE SERRA DE SÃO PEDRO, PERNAMBUCO, BRAZIL.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, B. M. B. . Mineralogy of Merewether Crater, Labrador, Canada. Astrobleme?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, B. M. B. . Meteoritos e Crateras de Impacto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, B. M. B. . Vulcões no Sistema Solar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, B. M. B. . Evidencias de impacto meteorítico: caso Merewether Crater, Labrador, Canadá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, B. M. B. ; FERREIRA, V. P. ; SIAL, A. N. . GEOQUÍMICA DE PARTE DO BATÓLITO DE SANTANA DE IPANEMA, REGIÃO A SUDESTE DE SANTANA DE IPANEMA, ALAGOAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, B. M. B. ; FERREIRA, V. P. ; SIAL, A. N. . MAPEAMENTO DE PARTE DO BATÓLITO DE SANTANA DE IPANEMA, REGIÃO A SUDESTE DE SANTANA DE IPANEMA, ALAGOAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, B. M. B. ; SILVA FILHO, A. F. . Petrografia dos Plutões Carneiros, Serra do Boqueirão, Várzea de Dona Joana e Moita, Batólito Águas Belas-Canidé, Dominio Pernambuco- Alagoas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARROS, D. A. ; CARVALHO, B. M. B. . Introdução a Astronomia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Petrologia e Geoquímica do plug de basalto alcalino Terciário Serra de São Pedro, Pernambuco, Descrição: O magmatismo basáltico Mesozóico no nordeste do Brasil, provavelmente relacionado com a abertura do Atlântico Sul, começou em torno de 145 m.a. atrás, e continuou até 125 m.a. atrás, com intrusões de diabásios, com ou sem olivina, formando uma série de enxames de diques de direção E-W nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Muito mais tarde, uma série de plugs, necks, pequenos derrames e diques estreitos de basaltos subsaturados em sílica foram formados, entre 32 e 13 m.a. atrás, no Rio Grande do norte e norte da Paraíba. O plug da Serra de São Pedro, próximo a Itapetim, é a única ocorrência conhecida em Pernambuco de basalto alcalino relacionado à província basáltica alcalinaTerciária do nordeste. Este nunca foi mapeado e uma das poucas referências sobre o mesmo é aquela de Sial et al (1991), que coletaram algumas amostras para reconhecimento petrográfico. O conhecimento petrológico gerado neste estudo será inserido dentro do conhecimento existente sobre esta importante província, cujo posicionamento é relacionado à abertura do oceano Atlântico Sul, durante o Paleógeno. Para isso será iniciado um estudo sistemático de isótopos de oxigênio em nódulos peridotíticos deste plug e de minerais separados (plagioclásio, clinopiroxênio e olivina) do basalto hospedeiro. Não existem dados deste tipo para nenhuma ocorrência de basaltos que compõem a província basáltica alcalina RN-PB, e estes dados permitirão inferir o valor de d18O e cálculo de temperatura do magma, e informações sobre as rochas fonte dos magmas alcalinos. Os dados gerados serão contrastados com os existentes na literatura para permitir inserir este evento de geração de magma basáltico no contexto da província.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruna Maria Borba de Carvalho - Integrante / Alcides Nobrega Sial - Coordenador / Valderez Pinto Ferreira - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Geologia e Petrografia de Parte do Batólito de Santana de Ipanema, Região a Sudeste de Santana de Ipanema, Alagoas, Descrição: Mapeamento geologico da porção sudeste do batólito Santana de Ipanema, numa área de 200km², na escala 1:50.000 devido a importancia estudo do crescimento e evolução crustal do setor oriental da Província Borborema, decifrando sua história tectono-metamórfica-estrutural e magmática, usando uma abordagem multidisciplinar, que inclui petrologia, geoquímica e estrutura de granitóides, utilizando-os como marcadores da deformação e evolução geotectônica regional que apesar do avanço no conhecimento geológico e geocronológico obtido nos últimos anos, a evolução geológica dessa região ainda é mal conhecida, o que tem levado a proposição de modelos de evolução crustal muitas vezes antagônicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Maria Borba de Carvalho - Integrante / Alcides Nobrega Sial - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    Petrografia do Plutão Carneiros, Batólito Águas Belas-Canidé, Dominio Pernambuco- Alagoas, Descrição: Os arcos magmáticos são constituídos por rochas ígneas, plutônicas e vulcanicas. Com o processo erosivo eles passam a apresentar a sua raiz, que correspondem aos plutões graníticos de composição cálcio-alcalina. Acreditamos dessa forma que a caracterização geológica e petrografica do Plutao Carneiros contribuira para se testar a hipótese de que o Batolito Aguas Belas-Caninde seja constituído por remanescentes de arcos meso e/ou neoproterozoicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruna Maria Borba de Carvalho - Integrante / Adjardo Francisco da Silva Filho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Ciência sem Fronteiras, CNPq.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Núcleo de Estudos Graníticos - Laboratório de Isótopos Estáveis, Universidade Federal de Pernambuco. , Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária, 50670000 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268243

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2013

    MEMORIAL UNIVERSITY OF NEWFOUNDLAND

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Caracterização petrográfica de crateras de impacto, Merewether crater, Labrador, Canada; Caracterização dos fosfatos em amostras de condritos do tipo Rumuruti.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de Sergipe

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 12/2016

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia de Campo 1, Mineralogia Ótica

    • 06/2016 - 10/2016

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Geologia

    • 01/2016 - 05/2016

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia de Campo I, Mineralogia Ótica

    • 11/2015 - 12/2015

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema Terra