Eduardo Alves Neder

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, cursa atualmente o Programa de Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), com previsão de defesa para junho de 2019. Ao longo do mestrado está se especializando nas temáticas de Mudanças Climáticas e Adaptação no âmbito local. Seu projeto aplica o Índice de Adaptação Urbana aos municípios do estado de São Paulo, o qual auxilia na avaliação do potencial adaptativo de cada município e na priorização, por parte dos tomadores de decisão, das políticas a serem implantadas. Compõe os projetos de pesquisa Experimentações Urbanas na Perspectiva de Novas ideias e Soluções Sustentáveis para Cidades e CiAdapta - Cidades, Vulnerabilidade e Mudanças Climáticas: Uma abordagem integrada e interdisciplinar para análise de ações e de capacidade adaptativa, ambos sediados na FSP/USP. É Especialista em Regulação de Transportes na área de Meio Ambiente na Agência de Transportes do Estado de São Paulo - ARTESP.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade

2017 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: POTENCIAL DE ADAPTAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS AOS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Aplicação do Índice de Adaptação Urbana no Estado de São Paulo, Ano de Obtenção:
Orientador: Arlindo Philippi Junior
Coorientador: Gabriela Marques Di Giulio. Palavras-chave: Adaptação; Governos Locais; Índice de Adaptação Urbana; Estado de São Paulo.Grande área: Outros

Graduação em Engenharia Ambiental

2004 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: USO DOMICILIAR URBANO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS
Orientador: Prof. Dr. Sandro Donnini Mancini

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Planejamento Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

34 th Annual Conference of the International Association for Impact Assessment. Environmental Supervision on Expansion and Maintenance of Roads. 2014. (Congresso).

O uso da Avaliação Ambiental Estratégica no processo decisório. 2010. (Outra).

Oficina de Saneamento Básico e Regime Próprio. 2009. (Oficina).

7ª Conferencia Municipal de Produção Mais Limpa. 2008. (Outra).

Mudanças Climáticas: São Paulo e o Relatório do IPCC. 2007. (Outra).

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2005. (Congresso).

IV Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental. 2005. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antídio de Oliveira Santos Neto

SANTOS NETO, A. O.. Uso domiciliar urbano de aguas pluviais para fins não potáveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Arlindo Philippi Jr

MAGLIO, Ivan Carlos; GIULIO, G. M.;PHILIPPI JR, A; GIATTI, Leandro Luiz; OGERA, R. C.. Diretrizes para o planejamento urbano adaptativo às mudanças climáticas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Sandro Donnini Mancini

Mancini, Sandro DonniniSantos Neto, A.S.; Morais, L.C.. Uso Domiciliar Urbano de Águas Pluviais para FIns Não Potáveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ivan Carlos Maglio

MAGLIO, Ivan Carlos; Di Giulio, Gabriela Marques;PHILIPPI JR, Arlindo. ?Diretrizes para o planejamento urbano adaptativo às mudanças climáticas: estudo de caso do município de São Paulo?.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da USP) - Faculdade de Saúde Pública - USP.

Edmilson Dias de Freitas

MALHEIROS, T. F.; MAGLIO, I. C.;FREITAS, E. D.PHILIPPI JR., A.. Potencial de adaptação dos municípios paulistas aos efeitos das mudanças climáticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade) - Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo.

Gabriela Marques Di Giulio

DI GIULIO, G.M.; PHILLIPI JUNIOR, A.; OGERA, R. C.; MAGLIO, I. C.. DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO URBANO ADAPTATIVO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Prof. Ambiente, Saúde e Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Wagner Lourenço

Secretaria Municipal do Verde Meio Ambiente /SP; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Unesp CampusSorocaba; Orientador: Roberto Wagner Lourenço;

Arlindo Philippi Jr

Diretrizes para o planejamento urbano adaptativo às mudanças climáticas: estudo de caso no município de São Paulo; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabi) - Faculdade de Saúde Pública; (Orientador);

Sandro Donnini Mancini

Uso Domiciliar Urbano de Águas Pluviais para Fins Não Potáveis; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Sandro Donnini Mancini;

Sandro Donnini Mancini

Estágio na Pindorama Arquitetura, Urbanismo e Construção Ltda; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Sandro Donnini Mancini;

Gabriela Marques Di Giulio

POTENCIAL DE ADAPTAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS AOS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Aplicação do Índice de Adaptação Urbana no Estado de São Paulo; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof; Ambiente, Saúde e Sustentabilidade) - Universidade de São Paulo,; Coorientador: Gabriela Marques Di Giulio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MAGLIO, I. C. ; NEDER, E. A. ; MAGLIO, L. M. . Monitoring System of Greenhouse Gases Emissions Project in Rio de Janeiro Municipality. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGLIO, I. C. ; MAGLIO, L. M. ; MONTEIRO, G. F. ; NEDER, E. A. . Environmental Supervision on Expansion and Maintenance of Roads. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NEDER, E. A. . Sustentabilidade urbana: práticas e reflexões - Mudanças Climáticas nas Grandes Cidades: impactos e propostas de adaptação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2009

    Pindorama Arquitetura Urbanismo e Construção Ltda.

    Vínculo: Contrato por serviço, Enquadramento Funcional: Assistente técnico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Elaboração do Plano Diretor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos para a Região Metropolitana de Campinas EMPLASA

  • 2009 - Atual

    PPA Política e Planejamento Ambiental Ltda.

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ? Suporte à Gerência de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro para a realização de concorrência pública para a implantação do Sistema de Monitoramento de Emissões e Elaboração do Inventário de Emissões de GEE para o Município. início 2013 (em andamento) ? Apoio ao Fortalecimento da capacidade de Gestão Ambiental e de Governança Ambiental no Brasil - MMA. outubro de 2015 ? dezembro de 2015. ? Avaliação Ambiental Integrada (AAI) das minerações da Vale S/A na Região de Carajás PA. 22/06/2012 a 31/10/2013. ? Projeto de Avaliação das Condicionantes, abrangendo a Análise sobre a eficácia das condicionantes de validade da renovação das licenças ambientais concedidas pelo IBAMA aos empreendimentos situados na Região de Carajás operados pela Vale S/A. 26/09/2011 a 31/03/2012. ? Supervisão Ambiental de Obras do Programa de Melhorias e Recuperação de Rodovias do Estado de São Paulo ? Etapa III e IV ? Lote 3 (3436,030 km), DER-SP. Cargo Engenheiro Pleno. Início em 10/08/2010. ? Laudo urbanístico e ambiental visando readequação do zoneamento municipal de São Paulo para continuidade de Lavra de Areia. Início em 17/09/2010. ? Coordenação Executiva da elaboração do Plano Diretor do Município de São Sebastião ? SP. Início em 28/06/2010. ? Colaboração na produção do Manual de Procedimentos Ambientais do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias ? PREMAR 2009 a 2010. ? EVA da instalação da nova subestação de transformação de energia do Instituto Butantã. Início em 24/08/2009. ? Supervisão Ambiental de Obras do Programa Pró-Vicinais III Lote 3 DER-SP (1.002,93 km). Cargo Engenheiro Pleno. 22/07/2009 a 22/11/2010. ? Laudo urbanístico e ambiental visando verificar a legalidade da aprovação de empreendimento imobiliário no município de Guarujá. 03/09/2010 a 17/12/2009.

  • 2007 - 2008

    Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

    Vínculo: Contrato de estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário seção de licenciamento ambiental, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, da cidade de São Paulo, no DECONT- Departamento de Controle de Qualidade Ambiental, na seção de licenciamento ambiental, com atividades na temática de Avaliação de impacto ambiental e licenciamento ambiental, produção de termos de referência e vistorias aos locais em análise. Além da participação no grupo de Eco-economia criado na Secretaria visando que a cidade de São Paulo busque atitudes economicamente viáveis e ecologicamente corretas. Os trabalhos neste grupo culminaram na elaboração do manual de madeira certificada e produção de um decreto que regulamenta a utilização de papel reciclado no poder executivo municipal.

  • 2018 - Atual

    Agencia de Transportes do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Regulação de Transporte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Regulação dos quesitos ambientais dos contratos de concessão rodoviária no estado de São Paulo.