Rozimeire Soares de Oliveira Porto

Professora Auxiliar com Dedicação Exclusiva na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no DCTH, Campus XVII de Bom Jesus da Lapa, Coordenadora Pedagógica do curso de Pedagogia, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC/Bahia. Graduada em matemática pela Universidade do Estado da Bahia, possui ainda graduação em ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, Especialista em Matemática Aplicada pela FERLAGOS. Faz parte dos grupos de pesquisa GEPFOR - UNEB; GPEMEC- UESC e, GEEM- UESB. Atualmente esta coordenadora do curso de pós graduação Lato-sensu- Especialização em Gestão de Politicas Publicas para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Matemática e Matemática Aplicada.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Matemática

2016 - 2018

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Early Algebra: Preludio da Álgebra por estudantes do 3º e 5º anos do Ensino Funadamental,Ano de Obtenção: 2018
Sandra Maria Pinto Magina.Coorientador: German Ignacio Gomero Ferrer. Bolsista do(a): Pro-Reitoria de Extensão da UNEB, UNEB, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: EDUCAÇÃO. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Pós-Graduação Lato-SEnsu

2003 - 2003

Faculdade da Região dos Lagos
Título: O Ensino da Mtematica sob a ótica dos PCNS: As contribuições para a formação do novo cidadão
Orientador: Ronaldo Ribeiro Goldschimdt

Graduação em matematica

1998 - 2003

Universidade do Estado da Bahia
Título: O ensino da matematica sob a ótica dos PCNS: As contribuições para a formação do novo cidadão
Orientador: Valdete da Macena Pardin

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 -

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA D. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2014 - 2014

Cognição Numérica e Educação Matemática. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2006 - 2007

Curso de Avaliação da Prática Pedagógica. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2000 - 2000

Filosofia para Crianças:Educação para o Pensar. (Carga horária: 40h). , Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, CFC, Brasil.

1996 - 1996

aperfeiçoamento. (Carga horária: 80h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.

1996 - 1996

Capacitação de Professores. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação matemática.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Early algebra.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PORTO, R. S. O. . I Colóquio de Pedagogia(s) da Infância: Múltiplos Olhares sobre a Infância, Educação e Cultura. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Colóquio Internacional : Educação e Contemporaneidade. 2017. (Outra).

XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. 2017. (Encontro).

XII ENEM. 2016. (Outra).

IX COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Outra).

I Colóquio de Pedagogia(s) da Infância.I Colóquio de Pedagogia(s) da Infância: Múltiplos olhares sobre a infância, educação e Cultura e II Seminário Regional do PIBID/Pedagogia. 2014. (Outra).

IV SEMAT.A matemática da Educação Infantil mediada por oficinas articulares: brincadeiras e jogos pedagógicos. 2014. (Encontro).

III SIEPEX- Educação e Comunidade: Convergências para o desenvolvimento local e regional.A matemática no cotidiano. 2013. (Seminário).

II SIEPEX - A pesquisa como eixo articulador da formação profissional.A matemática no quotidiano: Grandezas proporcionais e Matemática comercial. 2012. (Seminário).

III Semana de Matemática.Organização. 2010. (Encontro).

XI Olimpiadas Brasileira de Astronomia e Astrofisica.colaborador. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Hernandes Soares dos Santos

PORTO, R. S. O.; Santos. D. Q.; Oliveira.I. F. JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Marli Silva Araújo

PORTO, R. S. O.; Oliveira.I. F; CAVALCANTE, R. V. N.. DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ATENDIMENTO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

PORTO, R. S. O.; BERNARDINO, A.; PINHEIRO, E.. Seleção de Admissão para professor substituto. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

PORTO, R. S. O.; SILVA, N. D.; RODRIGUES, F. L.. Seleção de Admissão para professor substituto. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

PORTO, R. S. O.; SOUZA, G. F.; MONTALVAO, V.. Seleção de Admissão para professor substituto. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco José Brabo Bezerra

MAGINA, S. M. P.; FERRER, G. I. G.; MADRUGA, Z. E. F.;BEZERRA, Francisco J. B.. EARLY ALGEBRA: prelúdio da Álgebra por estudantes do 3o. e 5o. anos do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Francisco José Brabo Bezerra

MAGINA, S. M. P.; FERRER, G. G.; CENTURION, N. C.;BEZERRA, Francisco J. B.. ESTRATEGIAS DO RACIOCÍNIO ALGÉBRICO DE ESTUDANTES DOS 3º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

MAGINA, S. M. P.; FERRER, G. I. G.;MADRUGA, Z. E. F.; BEZERRA, F. J. B.. Early Algebra: prelúdio da álgebra por estudantes de 3º e 5º anos do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernanda Angélica da Silva

A GESTÃO FINANCEIRA DE UMA MICRO EMPRESA DO SETOR DE VESTUÁRIO, UM ESTUDO SOBRE A LUCRATIVIDADE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Estado da Bahia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Rita de Cássia de Jesus Silva Bomfim

UM ESTUDO DE CASO DO PROCESSO ORGANIZACIONAL E FINANCEIRO DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO SETOR ALIMENTÍCIO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Estado da Bahia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

GISLAINE FERREIRA DOS SANTOS CARVALHO

O ENSINO DE GEOMETRIA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA AMOSTRA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Rita de Cássia de Jesus Silva Bomfim

ANÁLISE DE UMA EMPRESA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO DO PROCESSO ORGANIZACIONAL E FINANCEIRO DE UM EMPREENDIMENTO DO SETOR ALIMENTÍCIO/SECUNDÁRIO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Estado da Bahia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Fernanda Angélica da Silva

A GESTÃO FINANCEIRA DE UMA MICRO EMPRESA DO SETOR DE VESTUÁRIO, UM ESTUDO SOBRE A LUCRATIVIDADE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Estado da Bahia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

FLÁVIA GABRIELA DOS SANTOS DA SILVA

TRATAMENTO ESTATISTICO: UMA ANÁLISE DOS MANUAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

ERICA PEREIRA DOS SANTOS O

O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOM JESUS DA LAPA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Eliane Rosa Lopes

ENSINO DE MATEMÁTICA: Uma abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Cintia Cavalcante Batista

A matematica e as ferramentas Lúdicas: Uma aliança necessaria para o ensino aprendizagem de alunos do 2º ano do Ensino Funadamental I; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Solange Almeida e Cristiane Benevides

?A construção dos conhecimentos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Albertina de Oliveira Silva

Aprendizagem matemática escolar fora do espaço escolar uma comunidade do campo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Fernanda Angélica da Silva

PRECIFICAÇÃO DO PÃO EM BOM JESUS DA LAPA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Sonia da Silva Alves

O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rozimeire Soares de Oliveira Porto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

SANDRA MARIA PINTO MAGINA

EARLY ALGEBRA: Prelúdio da Álgebra por estudantes do 3o e 5o anos do Ensino Fundamental; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Orientador: Sandra Maria Pinto Magina;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PORTO, R. S. O. ; MAGINA, S.M.P . Dois lados de uma mesma vertente algébrica: Raciocínios proporcional e Funcional por estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cenas Educacionais , v. 2, p. 143-168, 2019.

  • PORTO, R. S. O. ; MAGINA, S.M.P . Early Algebra preludio da Álgebra nos anos iniciais da Educação Básica. 01. ed. Moldova, Europe: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 01. 184p .

  • PORTO, R. S. O. ; SILVA, E. B. T. . A experiência de Articulação entre os fundamentos da Matemática e Estágio supervisionado na formação em Pedagogia. In: Terezinha Camargo Magalhães; Suzana dos Santos Gomes; Arthur Prado-Netto. (Org.). Questões Educacionais sob a Ótica de Professores. 1ed.Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018, v. 1, p. 1-263.

  • SANTANA, N. P. ; PORTO, R. S. O. . Etnomatemática: matemática e cultura, saberes científicos e saberes da tradição. In: Napoliana Pereira Santana. (Org.). Diversidade étnico-racial, educação e quilombo no Território Velho Chico. 01ed.Goiania: Kelps, 2016, v. 01, p. 01-344.

  • MAGINA, S. M. P. ; PORTO, R. S. O. . É POSSÍVEL SE TER RACIOCÍNIO FUNCIONAL NO NÍVEL DOS ANOS INICIAIS? UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática, 2018.

  • PORTO, R. S. O. ; MAGINA, S. M. P. ; Jerônimo, A. . PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XVII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2017, Alagoinhas- BA. PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL, 2017.

  • PORTO, R. S. O. . UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA PERSPECTIVA DA EARLY ALGEBRA. In: XI Colóquio Internacional : Educação e Contemporaneidade, 2017, Aracaju SE. UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA PERSPECTIVA DA EARLY ALGEBRA.

  • PORTO, R. S. O. . O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DE PEDAGOGIA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DE PEDAGOGIA, 2016.

  • PORTO, R. S. O. . Fundamentos Básicos da Matemática. In: IV SIEPEX, 2015, Bom Jesus da lapa. IV SIEPEX- Gestão e Trabalho: Desafios Contemporâneos para a Cidadania, 2015.

  • PORTO, R. S. O. . O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NÚMEROS E FORMAS GEOMÉTRICAS MEDIADAS POR BRINCADEIRAS E JOGOS PEDAGÓGICOS.. In: IX Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2015, São Cristóvão. IX Colóquio Internacional São Cristóvão/Sergipe/ Brasil, 2015.

  • PORTO, R. S. O. . APRIMORANDO OS SABERES MATEMÁTICOS: PROJETO DE EXTENSÃO FUNDAMENTOS BÁSICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. In: IX Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2015, São Cristóvão- SE. IX Colóquio Internacional São Cristóvão/Sergipe/ Brasil "Educação e Contemporaneidade, 2015.

  • Sonia da Silva Alves ; PORTO, R. S. O. . PRÁTICAS LÚDICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. In: I Colóquio de Pedagogia (s) da Infância : Múltiplos Olhares sobre a Infância, educação e cultura, 2014, Bom Jesus da Lapa- Ba. I Colóquio de Pedagogia(s) da Infância , II Seminário Regional do PIBID/Pedagogia, 2014.

  • PORTO, R. S. O. . A MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA POR OFICINAS ARTICULARES: BRINCADEIRAS E JOGOS PEDAGÓGICOS. In: IV SEMAT, Uesb- Universidade do Sudoeste da Bahia, 2014, Vitória da Conquista. IV Semana de Matemática, 2014.

  • PORTO, R. S. O. . O Saber e o Fazer Matemático na Educação Infantil num ambiente Lúdico. In: I Colóquio de Pedagogia (s) da Infância : Múltiplos Olhares sobre a Infância, educação e cultura, 2014, Bom Jesus da Lapa- Ba. I Colóquio de Pedagogia(s) da Infância , II Seminário Regional do PIBID/Pedagogia, 2014.

  • PORTO, R. S. O. . A precificação do pão em Bom Jesus da Lapa. IV SIEPEX , 2015.

  • MAGINA, S.M.P ; PORTO, R. S. O. . É possível se ter raciocínio Funcional no nível dos anos iniciais? Uma investigação com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PORTO, R. S. O. . Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTO, R. S. O. . UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA PERSPECTIVA DA EARLY ALGEBRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTO, R. S. O. . O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DE PEDAGOGIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PORTO, R. S. O. . APRIMORANDO OS SABERES MATEMÁTICOS: PROJETO DE EXTENSÃO FUNDAMENTOS BÁSICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTO, R. S. O. . O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NÚMEROS E FORMAS GEOMÉTRICAS MEDIADAS POR BRINCADEIRAS E JOGOS PEDAGÓGICOS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTO, R. S. O. . A matemática da Educação Infantil mediada por oficinas articulares: brincadeiras e jogos pedagógicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PORTO, R. S. O. ; SILVA, H. L. ; VITAL JUNIOR, A. . ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA, DA CULTURA E DOS SABERES. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PORTO, R. S. O. . Etnomatemática: matemática e cultura, saberes científicos e saberes da tradição. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PORTO, R. S. O. . Estatística Aplicada a Pesquisa. 2014. .

PORTO, R. S. O. . A matemática no cotidiano. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PORTO, R. S. O. . A matemática no quotidiano: Grandezas proporcionais e Matemática comercial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Atividades Colaborativas e Cooperativas na Escola, Descrição: Descrição: A busca da melhoria do fazer pedagógico nas atividades em sala de aula conduzem, frequentemente a novos questionamentos e novas possibilidades deste fazer. A construção de tais possibilidades, baseando-se na reflexão da prática é o foco do desenvolvimento da presente pesquisa, qual seja, o desenvolvimento reflexivo dos professores do ensino fundamental e médio, bem como o desenvolvimento do grupo cooperativo e colaborativo de trabalho, utilizando-se para tanto as tendências de ensino da Matemática. A realização da pesquisa ocorrerá junto a escolas da rede pública da região de Vitória da Conquista, estado da Bahia. Contaremos com a participação efetiva de professores doutores, mestres, especialistas e professores de matemática regentes das escolas, também compõem a equipe alunos da graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acreditamos que esta característica proporcionará condição privilegiada para realização e análise da pesquisa. Enfim, pretendemos então abordar principalmente as seguintes perguntas: Quais as implicações da constituição e desenvolvimento de um grupo cooperativo de professores? Quais resultados podemos ter com o desenvolvimento de atividades de formação continuada? As ações da pesquisa estão estritamente alinhadas com ações que o grupo de pesquisa desenvolve em termos de atividades de pesquisa e de extensão junto aos professores da rede público. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rozimeire Soares de Oliveira Porto - Coordenador / Claudinei de Camargo Sant'Ana - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Early Algebra: Preludio da Álgebra por estudantes do 3º e 5º anos do Ensino Funadamental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (99) . , Integrantes: Rozimeire Soares de Oliveira Porto - Coordenador / Sandra Maria Pinto Magina - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Práticas de ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e o papel do professor reflexivo., Descrição: Este projeto surge de duas observações da minha vivência em sala de aula. A primeira na educação básica, por mais de 20 anos, que possibilitou a contestação das dificuldades e da estranheza que a disciplina provoca nos alunos: um misto de temor, rejeição e até mesmo de admiração, à forma sistematizada que a disciplina impõe. E a segunda, na educação superior, nos cursos de licenciatura em pedagogia e\ou na plataforma de formação de professores, a PARFOR, e diz respeito a quanto os professores em formação carecem ou desconhecem as metodologias variadas que proporcionam uma aprendizagem de qualidade. Esses dois momentos me levaram a questionar sobre os obstáculos, a forma, a didática e as proposições metodológicas que norteiam o processo ensino e aprendizagem da disciplina de matemática e o quanto a negação ou a inexistência destes pode afetar de forma significativa o ensino e a aprendizagem numa ciência tão viva e complexa. Estas observações me possibilitaram as seguintes indagações: como a dinâmica nas salas de aula pode interferir no processo ensino aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Quais as metodologias utilizadas e/ou desenvolvidas pelos professores? E como os professores relacionam os conhecimentos formais e não formais em sala de aula? Dessa forma o objetivo do projeto é analisar as perspectivas teóricas e práticas que norteiam o ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da cidade de Bom Jesus da Lapa ? BA, num processo de formação continuada e ainda numa perspectiva de pesquisa em educação matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Rozimeire Soares de Oliveira Porto - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    UNIVERSIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - 2017

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2014 - Atual

    Uneb Plataforma Paulo frteire

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Articulador Pedagógico, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Articuladora pedagógica no projeto Ludoteca atuando na disciplina de fundamentos teóricos e metodológicos para o Ensino da Matemática do DCHT Campus XVII.

  • 2014 - 2016

    Uneb Plataforma Paulo frteire

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenador pedagógico local da Plataforma Paulo Freire na formação Inicial de professores da Educação básica do curso de pedagogia de Serra do Ramalho.

  • 2018 - Atual

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Pedagogia, Carga horária: 20

  • 2014 - Atual

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 7

    Outras informações:
    Professora de Geometria Descritiva, Geometria Analítica e Desenho Geométrico.

  • 2012 - Atual

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxuiliar, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas que ministra: Matemática básica e Financeira; Princípios de Estatística e Estatística das Organizações ; Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino da Matemática

  • 2014 - 2016

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica Local- PARFOR, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Coordenação Pedagógica de Curso - Local do curso de Pedagogia de Serra do Ramalho na Plataforma Paulo Freire para a formação de professores da Educação Básica.

  • 2013 - 2013

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico do programa UPT, Carga horária: 10

  • 2009 - 2011

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: REDA, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora de Calculo I e II, Geometria Plana e Espacial

    Atividades

    • 10/2012

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira, Matemática Básica, Estatística , Geometria, Desenho Geometrico

  • 2008 - 2009

    Rede UNEB

    Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: prestação de serviços, Carga horária: 8

  • 2008 - 2009

    Universidade de Uberaba

    Vínculo: assalariado, Enquadramento Funcional: preceptoria, Carga horária: 10

  • 1989 - 2012

    Instituto Francisco de Assis

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de matematica, Carga horária: 21

  • 2012 - 2013

    Faculdade Pitágoras

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de matematica aplicada e estatístic, Carga horária: 6

  • 2013 - 2014

    Educandário Juvêncio Terra

    Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: professora de Matem´tica, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora de Matemática do 1º e 2º ano do ensino médio

  • 2011 - Atual

    Pró-reitoria de extensão da Uneb

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4

    Outras informações:
    professora de Metodologia para o Ensino da Matemática I

  • 2013 - 2013

    Pró-reitoria de extensão da Uneb

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Ccoordenador Pedagogico, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Coordenadora Pedagógica do Projeto Universidade para Todos( UPT) curso pre vestibular que atende aos alunos das escolas publicas da Bahia vinculado a UNEB.

  • 2006 - 2014

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TEIXEIRA DE FREITAS

    Vínculo: efetivo, Enquadramento Funcional: professora de Matemática Ensino Fundamental, Carga horária: 20