Cássia da Silva Dias

Graduada em História pelo Centro de Artes Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tem experiência na área de História, com ênfase em Religião, cultura e sociedade. Mestre em História Regional e Local, pela Universidade do Estado da Bahia. A dissertação defendida teve por título Ser criança perante a Inquisição Portuguesa: legislação e estratégias de sobrevivência (Século XVIII) e contou com a orientação da professora Suzana Maria de Sousa Santos Severs.

Informações coletadas do Lattes em 26/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História Regional e Local

2015 - Atual

Universidade do Estado da Bahia
Orientador:Suzana Maria de Sousa Santos Severs.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em HISTORIA

2009 - 2014

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: SER CRIANÇA PERANTE A INQUISIÇÃO PORTUGUESA: legislações e comportamentos
Orientador: Marco Antônio Nunes da Silva

Formação complementar

2016 - 2016

Estudos de gênero em perspectiva: investigação interdiciplinares. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2010 - 2010

METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A CIÊNCIAS SOCIAIS. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.

2010 - 2010

História da Ciência. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Religião, cultura e sociedade.

Participação em eventos

VI Encontro Internacional de História Colonial. 2016. (Simpósio).

VIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA."Réus apresentados: Crianças perante o Santo Ofício da Inquisição". 2016. (Simpósio).

II ENCONTRO DE HISTÓRIA DO CAHL.LEGISLAÇÃO INQUISITORIAL: COMO O TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO JULGOU AS “CRIANÇAS” DE SEU TEMPO. 2013. (Encontro).

II Semana de Estudantes de História da UFRB. 2013. (Encontro).

II Simpósio internacional de Estudos inquisitoriais: religião e poder. 2013. (Simpósio).

IV Seminário de Ensino de História Ensino de História e Diversidade.. 2012. (Seminário).

IV Seminário de Ensino de História Ensino de História e Diversidade..Silêncios, omissões e imprecisões: a temática homossexual e o ensino de história. 2012. (Seminário).

VI Encontro de História: História e linguagens: Domínios de Diálogos.Silêncios, omissões e imprecisões ensino: a temática homossexualidade e o ensino de História. 2012. (Encontro).

ANPHU 50 ANOS. 2011. (Simpósio).

I Colóquio Regional de História Colonial. 2010. (Outra).

Reunião Regional da SBPC. 2010. (Encontro).

Reunião Regional do Recôncavo da Bahia.Sistemas de avaliação na Educação básica no Brasil: Um estudo de caso na Rede de ensino pública e privada da cidade de Cruz das Almas. 2010. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Suzana Maria de Sousa Santos Severs

SILVA, M. A. N.; Reis, Adriana Dantas;SEVERS, S. M. S. S.. Ser criança perante a Inquisição portuguesa: legislações e comportamentos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Marco Antônio Nunes da Silva

SEVERS, Suzana Maria Santos; FERREIRA, E. O.;SILVA, Marco Antônio Nunes da. Ser criança perante a Inquisição portuguesa: legislação e estratégias de sobrevivência - século XVIII. 2017. Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

Marco Antônio Nunes da Silva

SEVERS, Suzana Maria Santos;SILVA, Marco Antônio Nunes da; FERREIRA, E. O.. Ser criança perante a Inquisição portuguesa: legislação e estratégias de sobrevivência - século XVIII. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

Elisangela Oliveira Ferreira

FERREIRA, Elisangela Oliveira; SEVERS, Suzana Maria de Sousa Santos; SILVA, Marco Antonio Nunes da. Ser criança perante a Inquisição portuguesa: legislação e estratégias de sobrevivência (Século XVIII). 2017. Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

Elisangela Oliveira Ferreira

FERREIRA, Elisangela Oliveira; SEVERS, Suzana Maria de Sousa Santos; SILVA, Marco Antonio Nunes da. Ser criança perante a Inquisição portuguesa: legislação e estratégias de sobrevivência - Século XVIII. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

Adriana Dantas Reis

Reis, Adriana Dantas; Severs, Suzana; SILVA, Marco A. Nunes da. Ser criança perante a Inquisição portuguesa: legislação e comportamentos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Foi orientado por

Suzana Maria de Sousa Santos Severs

Ser Criança Perante a Inquisição Portuguesa: Legislações e Comportamentos; ; 2015; Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suzana Maria de Sousa Santos Severs;

Marco Antônio Nunes da Silva

Ser criança perante a Inquisição portuguesa: legislações e comportamentos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Marco Antônio Nunes da Silva;

Produções bibliográficas

  • Dias, Cássia Da Silva. . Um pequeno sodomita: A ação da Inquisição na vida de 'crianças'. Revista Eletrônica Discente História.com, Bahia, p. 171 - 184, 31 dez. 2016.

  • Dias, Cássia Da Silva. ; SOUZA, Joseane Pereira de . A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa Zorra Total . Revista Eletrônica Discente História.com, Centro de Artes Humanidades e, 21 ago. 2013.. A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa Zorra Total . Revista Eletrônica Discente História.com, Centro de Artes Humanidades e, 21 ago. 2013..

  • Dias, Cássia Da Silva. . Como o Tribunal do Santo Ofício julgou as crianças de seu tempo. In: VII Encontro Estadual de História ANPUH-BA, 2016, Cachoeira. Anais eletrônicos: VII Encontro Estadual de História: Diálogos da História, 2014. p. 525-531.

  • SOUZA, Joseane Pereira de ; Dias, Cássia Da Silva. . Silêncio, omissões e imprecisões : a temática homossexualidade e o Ensino de História. In: IV Seminário de Ensino de História - Ensino de História e Diversidade, 2012, Cachoeira- BA. IV Seminário de Ensino de História - Ensino de História e Diversidade.

  • Dias, Cássia Da Silva. . 'Resguardando-se: crianças perante o Santo Ofício da Inquisição'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dias, Cássia Da Silva. . Colóquio de Pesquisa em História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dias, Cássia Da Silva. . UM PEQUENO SODOMITA: A ação da Inquisição na vida de menores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dias, Cássia Da Silva. . 'Réus apresentados: Crianças perante o Santo Ofício da Inquisição'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dias, Cássia Da Silva. . A AÇÃO DO TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO CONTRA NEGROS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dias, Cássia Da Silva. ; SOUZA, Joseane Pereira de . O USO DA DOCUMENTAÇÃO INQUISITORIAL COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dias, Cássia Da Silva. . Como o Tribunal do Santo Ofício Julgou as 'crianças' de seu tempo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

Dias, Cássia Da Silva. . OS DOCUMENTOS DA INQUISIÇÃO PORTUGUESA COMO FONTE DE PESQUISA HISTÓRICA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora - Colégio Estadual Kleber Pacheco, Carga horária: 20

2015 - 2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Atividades

  • 10/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Uneb.,Linhas de pesquisa