Marcos Vinicius Ferrari

Possui graduação em Letras (Português-Russo) pela Universidade de São Paulo (2013) e Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em teoria literária, literatura russa, literatura e sociedade e narrativa.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

2014 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Isaac Bábel: escrevendo a revolução em linhas tortas,Ano de Obtenção: 2017
Betina Bischof.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: literatura russa; O exército de cavalaria; romance; Isaac Babel; literatura soviética.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Russa. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e Sociedade.

Graduação em Letras Português/Russo

2009 - 2013

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Objetivo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Literatura e Psicanálise. (Carga horária: 18h). , Prefeitura Municipal de Santo André, PMSA, Brasil.

2009 - 2009

Palavra cantada: uma visão da oralidade da canção. (Carga horária: 10h). , Prefeitura Municipal de Santo André, PMSA, Brasil.

2009 - 2009

Francês Instrumental I. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Russo

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Russa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERRARI, M, V ; BOSI, V. ; BITTENCOURT, G. S. ; PHILIPSON, G. ; GUIMARAES, A. R. ; OLIVEIRA, V. D. ; LUCAS, F. R. . VII Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada.Os cossacos de Bábel e Tolstói: um tema da literatura russa em perspectiva comparada. 2016. (Seminário).

XXII Seminário de Teses em Andamento (UNICAMP).O mundo implodido: ficção e história em O exército de cavalaria, de Isaac Bábel. 2016. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada.Issac Bábel: escrevendo a revolução em linhas tortas. 2015. (Seminário).

X Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: Universo Artístico Oriental e Eslavo.Realismo e gênero literário em O exército de cavalaria, de Isaac Bábel. 2015. (Encontro).

21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Faces do contista: tradução e comentário de dois contos de A. Tchékhov. 2013. (Simpósio).

III Jornada de Psicanálise e Educação: o tempo e o sujeito da experiência na era dos excessos - Sociedade Brasileira de Psicanálise. 2013. (Outra).

VIII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Apontamentos sobre a representação da realidade em Tchékhov. 2013. (Encontro).

XVI Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. O conto de Tchékhov e seus arredores. 2013. (Congresso).

20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.João Cabral e a função moderna da poesia. 2012. (Simpósio).

Hora do romance: Crime e Castigo. 2012. (Outra).

Literatura e língua russa: novas metodologias de ensino e pesquisa. 2012. (Seminário).

Semana de Literatura e Cultura Russas - Biblioteca Mário de Andrade. 2012. (Outra).

19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Lírica e antilírica de João Cabral de Melo Neto. 2011. (Simpósio).

O motivo australiano na literatura russa e soviética - Prof. Kevin Windle. 2011. (Seminário).

Clarice - literatura, biografia e fotobiografia - Profa. Nadia Battella Gotlib. 2010. (Outra).

Colóquio de Tradução e Terminologia "Tradução e bilinguismo na literatura russa". 2010. (Outra).

III Colóquio de Literatura Brasileira "Em torno do Romance de 30". 2010. (Outra).

Contribuições dos Estudos do Discurso para as Ciências da Educação: Argumentação e Ensino. 2009. (Seminário).

Euclides 360º: a obra e o legado de um intérprete do Brasil. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Homero Freitas de Andrade

ANDRADE, H. F.; URSO, G. S.; ANDRADE, F. R. S.. Isaac Bábel: escrevendo a revolução em linhas tortas. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Maria de Fátima Bianchi

BIANCHI, M. F.; ANDRADE, H. F.; ALMEIDA, P. C. V.. O realismo de Anton Tchékhov: tradução e comentário de "Sangue-frio". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Russo) - Universidade de São Paulo.

Aurora Fornoni Bernardini

BERNARDINI, Aurora Fornoni; FERRARI, M. V.. Isaac Bábel: escrevendo a revolução em linhas tortas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria Literária e Literatura Comparada) - FAculdade de Filosofia Letras eCiências Humanas da USP.

Paula Costa Vaz de Almeida

ALMEIDA, P. C. V.BIANCHI, M. F.. O realismo de Anton Tchékhov: tradução e comentário de "Sangue frio". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ? USP.

Fábio Rigatto de Souza Andrade

ANDRADE, F. R. S.; BISCHOF, B.; Andrade, H.; URSO, G. S.. Isaac Bábel: escrevendo a revolução em linhas tortas. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Elisabete Aloia Amaro

AMARO, E. A.. O caso do Recurso Especial n. 1073595 Um possível exemplo de aplicação da teoria dos contratos cativos de longa duração em contratos de seguro de vida. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em INOVAÇÕES DO DIREITO CIIVIL E SEUS INSTR DE TUTELA) - UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP.

GRAZIELA SCHNEIDER URSO

SCHNEIDER, G.; ANDRADE, F. R. S.; ANDRADE, H. F.. Isaac Bábel: escrevendo a revolução em linhas tortas. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Homero Freitas de Andrade

O realismo de Anton Tchékhov: tradução e comentário de "Sangue-frio"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Russo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Homero Freitas de Andrade;

MARCOS VINICIUS FOLEGATTI

Avaliação da comparação de três solos do estado de São Paulo submetidos ao teste de Proctor Normal e de sua retenção de água; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Vinicius Folegatti;

Maria de Fátima Bianchi

Faces do contista: tradução e comentário de dois contos de Anton Tchékhov; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Russo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Maria de Fátima Bianchi;

Betina Bischof

Fragmentos de um (im)possível romance: O Exército de Cavalaria, de Isaac Bábel; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Betina Bischof;

Elisabete Aloia Amaro

O caso do Recurso Especial n; 1073595 Um possível exemplo de aplicação da teoria dos contratos cativos de longa duração em contratos de seguro de vida; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em INOVAÇÕES DO DIREITO CIIVIL E SEUS INSTR DE TUTELA) - UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP; Orientador: Elisabete Aloia Amaro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2014 FERRARI, M, V . Notas sobre uma possível A Casa de Farinha, de João Cabral de Melo Neto (resenha). Cisma (USP) , v. 4, p. 46-51, 2014.

  • 2013 FERRARI, M, V . Notas sobre malandragem, utopia e canção popular. Cisma (USP) , v. 3, p. 19-27, 2013.

  • 2013 FERRARI, M, V . O poeta descobre a literatura: em torno de um poema de João Cabral. Cisma (USP) , v. 2, p. 16-23, 2013.

  • FERRARI, M, V . Na cadência bonita do samba. Glocal: Painel de Geopolítica, Meio Ambiente e Cultura (Instituto Henfil), , v. 4, p. 4 - 5, 2012.

  • FERRARI, M, V . O mundo implodido: ficção e história em O exército de cavalaria, de Isaac Bábel. In: XXII Seminário de Teses em Andamento da Unicamp, 2016, Campinas. Caderno de Resumos do XXII Seta. Campinas: Unicamp/Publicações IEL, 2016. v. 1. p. 284-286.

  • FERRARI, M, V . Realismo e gênero literário em O exército de cavalaria, de Isaac Bábel. In: X Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: Universo Artístico Oriental e Eslavo, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do X Encontro de Letras Orientais e Eslavas. Rio de Janeiro, 2015. v. 1. p. 41-42.

  • FERRARI, M, V . Apontamentos sobre a representação da realidade em Tchékhov. In: VIII Encontro de Letras Orientais e Eslavas: 'Traduzindo os mundos eslavo e oriental' (UFRJ), 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VIII Encontro de Letras Orientais e Eslavas, 2013. v. 1. p. 24-26.

  • FERRARI, M, V . Faces do contista: tradução e comentário de dois contos de A. Tchékhov. In: 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2013, São Paulo. Anais do 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo, 2013.

  • FERRARI, M, V . João Cabral e a função moderna da poesia. In: 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2012. Anais do 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo, 2012.

  • FERRARI, M, V . Lírica e antilírica de João Cabral de Melo Neto. In: 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2011. Anais do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo, 2011.

  • FERRARI, M, V . O Exército de Cavalaria, de Isaac Bábel. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRARI, M, V . O mundo implodido: ficção e história em O exército de cavalaria, de Isaac Bábel. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRARI, M, V . Os cossacos de Bábel e Tolstói: um tema da literatura russa em perspectiva comparada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRARI, M, V . Realismo e gênero literário em O exército de cavalaria, de Isaac Bábel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRARI, M, V . Isaac Bábel: escrevendo a revolução em linhas tortas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRARI, M, V . Faces do contista: tradução e comentário de dois contos de A. Tchékhov. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRARI, M, V . O conto de Tchékhov e seus arredores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRARI, M, V . Apontamentos sobre a representação da realidade em Tchékhov. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRARI, M, V . João Cabral e a função moderna da poesia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERRARI, M, V . Lírica e antilírica de João Cabral de Melo Neto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Menção Honrosa, 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. , Avenida Prof. Luciano Gualberto, 403, Butantã, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil