RODRIGO NOGUEIRA LIMA

Rodrigo Nogueira Lima desenvolve pesquisa em teoria crítica sobre direito à cidade, afinidades eletivas entre Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista, e apropriações urbanas no campo de intersecção entre arte e cidade. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), mestrado (2012) e doutorado (2019) em História da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, sob a orientação do Prof. Dr. Michael Löwy, sobre o tema das afinidades eletivas entre a Internacional Situacionista, o Movimento Surrealista e Henri Lefebvre. Obteve financiamento de pesquisa de mestrado e doutorado pela agência de fomento CAPES, durante os períodos de 11/2009 a 10/2011, 06/2014 a 05/2018, e bolsa internacional PDSE-CAPES, durante o período de 05/2017 a 10/2017. Possui experiência como profissional liberal e de docência nas áreas de projeto de arquitetura e urbanismo, linguagem visual e história da arte moderna. https://orcid.org/0000-0002-5906-2463

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO

2014 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: O Romantismo Revolucionário através das afinidades eletivas entre o Movimento Surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista
Carlos Roberto Monteiro de Andrade. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Internacional Situacionista; Surrealismo; Guy Debord; André Breton; Henri Lefebvre.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2009 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: A Situação Construída.,Ano de Obtenção: 2012
Carlos Roberto Monteiro de Andrade.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Internacional Situacionista; Surrealismo; Dadaísmo; Guy Debord.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2001 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Gerenciamento e Marketing de Projetos. (Carga horária: 12h). , Academia de Engenharia e Arquitetura, AEA, Brasil.

2004 - 2004

Bioarquitetura Módulo Bambú. (Carga horária: 24h). , Instituto de Arquitetos do Brasil - Núcleo Regional Campinas, IAB - CAMPINAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LIMA, RODRIGO NOGUEIRA . 3°Seminário de Acompanhamento do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP. 2016. (Outro).

LIMA, RODRIGO NOGUEIRA . 2°Seminário de acompanhamento de doutorado do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo do IAU USP / organizadores: Layane Nunes ... [et al.]. -- São Carlos : IAU/USP, 2015.. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3°Seminário URBIS.O Romantismo Revolucionário através das afinidades eletivas entre o Movimento Surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista. 2019. (Seminário).

3° Seminário do Urbis - Grupo de pesquisa em história da cidade, arquitetura e paisagem.O Movimento Surrealista e a Internacional Situacionista: da vertigem à deriva.. 2015. (Seminário).

3º Seminário Internacional ?Representar-2015".Oferendas ? Jogo-performance.. 2015. (Seminário).

Café com Pesquisa do Programa de Pós-Graduação do IAU-USP..O Movimento Surrealista e a Internacional Situacionista: da vertigem à deriva.. 2015. (Encontro).

Colóquio Cidades: experimentações sociais e criatividade política. sa..A tradição do modernismo nas ruas: do flâneur ao urbanismo insurgente situacionista.. 2015. (Outra).

II Seminário de Estética e Crítica de Arte. Arte e Política: territórios em disputa..Aproximações entre Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista a partir da análise da miséria e riqueza da vida cotidiana.. 2015. (Seminário).

Urbanismo das Ruas em Rede: ciclo de debates..Outras narrativas e o uso crítico das tecnologias informacionais.. 2015. (Encontro).

Workshop Exploding Galaxy: (re)apropriação e (re)significação do espaço urbano.Saturações Urbanas. 2015. (Outra).

III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura.Do Dadá à Internacional Situacionista: as origens da deriva e da psicogeografia.. 2014. (Outra).

MaPA: Memória Paço das Artes. Plataforma digital de arte contemporânea.. 2014. (Outra).

Seminário Internacional de Arte Contemporânea Arte em Deslocamento: trânsitos geopoéticos.. 2014. (Seminário).

XIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo..Surrealismo e a Internacional Situacionista: deambulações e derivas.. 2014. (Seminário).

Semana de Arquitetura - UNIP.A Internacional Situacionista. 2013. (Encontro).

Café com Pesquisa.A Internacional Situacionista e suas rupturas.. 2011. (Outra).

Colóquio Luís Saia: Memória e política. 2011. (Seminário).

2º Congresso Internacional de História Urbana: da construção do território ao planejamento das cidades: competências técnicas e saberes profissionais na Europa e nas Américas (1850-1930).. 2009. (Congresso).

Atividade de Verão 2005 - ?Projeto de Urbanização da Ilha do Lago?..?Projeto de Urbanização da Ilha do Lago?.. 2005. (Oficina).

VI Bienal Internacional de Arquitetura..Projeto de habitação no pátio ferroviário da FEPASA.. 2005. (Outra).

ENEA Brasília - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura.. 2004. (Encontro).

XXII Encontro Nacional Sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo - ENSEA e do.Projeto e Patrimônio - Intervenções urbanas. 2004. (Encontro).

ENEA Ouro Preto -Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura.. 2003. (Encontro).

EREA Campinas - encontro regional de estudandes de arquitetura. 2003. (Encontro).

Fórum Ibero-Americano de Habitação : Cidade para todos.. 2003. (Seminário).

Primeira Semana de Estudos de Arquitetura e Urbanismo.. 2003. (Seminário).

VII - seminário nacional sobre escritórios modelo de arquitetura e urbanismo.Senemau. 2003. (Seminário).

EREA Mogi - encontro regional de estudantes de arquitetura. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jéssica Salmaso

MEDEIROS, GIVALDO; SHIMBO, L. Z.;LIMA, RODRIGO NOGUEIRA. Bancas Intermediárias do Trabalho de Graduação Integrado I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos.

Aluno: Natália Pauletto Fragalle

MEDEIROS, GIVALDO; SHIMBO, L. Z.;LIMA, RODRIGO NOGUEIRA. Bancas Intermediárias do Trabalho de Graduação Integrado I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos.

Aluno: Nicole Cristina de Oliveira

MEDEIROS, GIVALDO; SHIMBO, L. Z.;LIMA, RODRIGO NOGUEIRA. Bancas Intermediárias do Trabalho de Graduação Integrado I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos.

SANTOS, F. L. S.;LIMA, RODRIGO NOGUEIRA. 22°Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2014. Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Douglas Piccolo

PICCOLO, D.. Habitação Coletiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura E Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Antonio Carlos Kfouri

GIMENEZ, L. E.; LUZ, V. S.;KFOURI, A. C.. HABITAÇÃO COLETIVA.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - PUC-CAMPINAS.

Fábio Lopes de Souza Santos

FARIAS, Agnaldo Aricê Caldas; ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro de;SANTOS, F. L. S.. A Situação Construída.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanis) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos.

Fábio Lopes de Souza Santos

ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro de;SANTOS, F. L. S.; DAMIANI, A. L.. O Movimento Surrealista, Henri Lefebvre e a Internacioanl Situacionista: Teorias e Práticas de uma Subjetividade Radical. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

Fábio Lopes de Souza Santos

ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro de; FARIAS, Agnaldo Aricê Caldas;SANTOS, F. L. S.. A Situação Construída. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

Amélia Luisa Damiani

LOPES, R. S.; SANTOS, F. L. S.; JACQUES, P. B.; VELLOSO, R. C. L.; ANDRADE, C. R. M.;DAMIANI, AMÉLIA LUISA. O romantismo revolucionário - através das afinidades eletivas entre o movimento surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista. 2019. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Amélia Luisa Damiani

ANDRADE, C. R. M.; SANTOS, F. L. S.;DAMIANI, AMÉLIA LUISA. O Movimento Surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista: teorias e práticas de uma subjetividade radical. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Agnaldo Aricê Caldas Farias

ANDRADE, C. A. M.; SANTOS, Fábio Lopes de Souza;FARIAS, A. A. C.. Situação construída. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Paola Berenstein Jacques

JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.; ANDRADE, C. R. M.; LOWY, M.; DAMIANI, A. L.; SANTOS, F.. O romantismo revolucionário através das afinidades eletivas entre o movimento surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista. 2019. Tese (Doutorado em doutorado em arquitetura e urbanismo) - IAU USP.

Ruy Sardinha Lopes

ANDRADE, C. R. M.;LOPES, Ruy S.; SANTOS, F. L. S.; DAMIANI, A. L.; JACQUES, P. B.; VELLOSO, R. C. L.. ?O Romantismo Revolucionário através das afinidades eletivas entre o Movimento Surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista?. 2019. Tese (Doutorado em PPGr- Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP São Carlos.

Rita de Cássia Lucena Velloso

ANDRADE, C. R. M.; LOPES, R. S.; JACQUES, P. B.; DAMIANI, A. L.;VELLOSO, R. C. L.; SANTOS, F. L. S.; LIMA, R. N.. O Romantismo revolucionário através das afinidades eletivas entre o Movimento Surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista. 2019. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Carlos Kfouri

HABITAÇÃO COLETIVA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Antonio Carlos Kfouri;

Fábio Lopes de Souza Santos

Programa de aperfeiçoamento Pedagógico 2o; semestre; 2016; Orientação de outra natureza; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Fábio Lopes de Souza Santos;

Carlos Roberto Monteiro de Andrade

A situação construída; 2012; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Carlos Roberto Monteiro de Andrade

O Romantismo Revolucionário através das afinidades eletivas entre o Movimento Surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista; 2019; Tese (Doutorado em Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

David Moreno Sperling

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - IAU0741 Linguagem da Arquitetura e da Cidade I; 2015; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo; Orientador: David M Sperling;

David Moreno Sperling

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - IAU0742 Linguagem da Arquitetura e da Cidade II; 2015; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo; Orientador: David M Sperling;

Denio Munia Benfatti

Os leitos ferroviários na cidade de Campinas; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Denio Munia Benfatti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, RODRIGO NOGUEIRA . O Movimento Surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista: teorias e práticas de uma subjetividade radical. In: Seminário de Acompanhamento do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/USP, 2016, São Carlos - SP. Anais do 3° Seminário de acompanhamento do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/USP, 2016. p. 03-233.

  • LIMA, RODRIGO NOGUEIRA . Do Dadá à Internacional Situacionista: as origens da deriva e da psicogeografia.. In: III Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. A Arte e suas funções., 2014, Juiz de Fora - MG. Caderno de Resumos e Programa do III Colóquio Internacional de História da Arte (CIHAC). Juiz de Fora (MG): Voilà! Estúdio Criativo, 2014. v. II. p. 5-56.

  • LIMA, RODRIGO NOGUEIRA . Surrealismo e a Internacional Situacionista: deambulações e derivas.. In: XIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2014, Brasília - DF. Caderno de Resumos e Programação. Brasília - DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2014.

  • LIMA, RODRIGO NOGUEIRA ; LOPES, ANA CAROLINA FRÓES RIBEIRO . O conto da façanha situacionista.. São Paulo: Vitruvius, 2011 (Resenha do livro: Os Situacionistas - O movimento que profetizou a "Sociedade do Espetáculo".).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, L. M. ; BALDAN, V. J. S. ; LIMA, RODRIGO NOGUEIRA . Anais do 4° Seminário do acompanhamento do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/USP. 2017. (Editoração/Anais).

PEREIRA, L. M. ; LIMA, RODRIGO NOGUEIRA ; BALDAN, V. J. S. . Anais do 3° Seminário de acompanhamento do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/USP. 2016. (Editoração/Anais).

LIMA, RODRIGO NOGUEIRA . RD da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa. 2016. (Representante Discente).

NUNES, L. ; PEREIRA, L. M. ; FABRICIO, M. M. ; ANDRADE, N. C. ; LIMA, RODRIGO NOGUEIRA ; BALDAN, V. J. S. . 2º Seminário de acompanhamento de doutorado do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo do IAU USP. 2015. (Editoração/Anais).

LIMA, RODRIGO NOGUEIRA . RD da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa. 2015. (Representante discente).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2004

    Requalificação Urbana. Análise de alternativas de re-utilização dos antigos leitos ferroviários., Descrição: Alternativas de requalificação dos leitos ferroviários inseridos na m,alha urbana. À partir do estudo dessa base física e de sua relação com a cidade atual, realizar a montagem de uma base documental e conceitual capaz de fornecer subsídios para a construção de alternativas para re-utilização dessas áreas desativadas. Construção de cenários de desenvolvimento urbano... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Nogueira Lima - Integrante / Denio Munia Benfatti - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplina: IAU0729 - Plástica I. Professores Responsáveis: Prof. Dr. Fábio Lopes de Souza Santos e Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa. Supervisor: Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa.

  • 2016 - 2016

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplina: IAU0730 - Plástica II. Professores Responsáveis: Prof. Dr. Fábio Lopes de Souza Santos e Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa. Supervisor: Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa.

  • 2015 - 2015

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplina: IAU0741 - Linguagem da Arquitetura e da Cidade I. Professores Responsáveis: Prof. Dr. Fábio Lopes de Souza Santos e Prof. Dr. David Moreno Sperling. Supervisor: Prof. Dr. David Moreno Sperling.

  • 2015 - 2015

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplina: IAU0742 - Linguagem da Arquitetura e da Cidade II. Professores Responsáveis: Prof. Dr. Fábio Lopes de Souza Santos e Prof. Dr. David Moreno Sperling. Supervisor: Prof. Dr. David Moreno Sperling.

  • 2013 - 2014

    Universidade Paulista

    Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6

  • 2012 - 2014

    Kairós Arquitetura

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos e obras, Carga horária: 40

  • 2006 - 2008

    Kairós Arquitetura

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos e obras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2006

    AUREA - Arquitetos & Associados.

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista e coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2005

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Estagiário. Lab. do Habitat, Enquadramento Funcional: Bolsista: SCEI - PUC Campinas, Carga horária: 20

  • 2002 - 2003

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Iniciação Científica realizada dentro do projeto: Requalificação Urbana. Análise de alternativas de re-utilização dos antigos leitos ferroviários.

  • 2004 - 2004

    Prefeitura do Município de São Paulo - Sec. Mun. de Relações Internacionais

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Apoio a Expositores nacionais e internacionai, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Exerci a função de apoio a Expositores nacionais e internacionais durante a URBIS 2004 - Feira Internacional de Cidades.