Maria Almerinda de Souza Matos

Licenciada em Educação Especial: Deficientes Mentais na 1ª Turma do Curso pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1980). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1996), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2019). Atualmente é Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Associada Nível 2, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF). É Coordenadora Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE/UFAM). Faz parte da Associação Brasileira de Autismo (ABRA), Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (ABP), compondo também a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Orientadora de Iniciação Científica na UFAM, na área de Ciências Sociais Aplicadas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM (Mestrado e Doutorado). Tem diversos artigos publicados em anais de eventos científicos e em periódicos, bem como capítulos de livros e coletâneas. Foi coordenadora psicopedagógica do Centro de Triagem e Diagnóstico da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/AM) e coordenadora pedagógica/psicopedagógica/psicomotora na Escola Integrada Sempre Viva. Atualmente tem organizado diversos eventos com vistas à socialização de informações científicas relevantes para a comunidade acadêmica e público em geral, destacando-se o Encontro Amazônico de Psicopedagogia e o Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão. É membro da Câmara de Extensão e Interiorização da PROEXTI/UFAM, tendo o primeiro programa aprovado. É membro permanente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão Escolar, Políticas Públicas, Necessidades Educacionais Especiais, Psicomotricidade e Psicopedagogia.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Cidadania, Diversidade e Educação Inclusiva: um diálogo entre a Teoria e a Prática na Rede Pública Municipal de Manaus
Orientador: Nalú Farenzena
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Inclusão Escolar; Educação Especial - Políticas Públicas; Ensino Público Municipal; Necessidades Educacionais Especiais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Mestrado em Educação

1994 - 1996

Universidade Federal do Amazonas
Título: Escola Especial: Nem Sempre um Processo Segregador,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Dr Luiz Francelino da Silva
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educacao Especial do Deficiente Mental

1997 - 1998

Universidade Federal do Amazonas

Especialização em Especialização Em Educação Psicomotora

1980 - 1981

Sociedade Educacional Sul Rio Grandense

Graduação em Licenciatura em Educacao Especial

1977 - 1980

Universidade Federal de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em A Psicomotricidade Relacional como Possibilidade de Intervenção com Pessoas. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em A Formação de Professores na Perspectiva Inclusiva. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Deficiencia Mental e Transt Invasivos do Desenvolv. (Carga horária: 30h). , Centro Ann Sullivan do Brasil - Rio de Janeiro, CASBRJ, Brasil.

2009 - 2009

O Programa de Educação para todos (EPT) e a Políti. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2008 - 2008

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2008 - 2008

Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 132h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2008 - 2008

Problemas Comportamentais: Caracterizaçãoe Possibi. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PSICOPEDAGOGIA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MATOS, M.A. S. ; FERNANDES, W. R. ; SOUZA, D. B. ; SADIM, G. P. T. ; STELLI, M. N. M. ; CHAVES, N. S. ; SANTOS, C. B. ; SCANTBELRUY, I. C. ; TIRADENTES, R. O. ; COUTO, M. N. F. ; BATISTA, V. A. ; OLIVEIRA, V. C. F. . VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM. 2019. (Outro).

MATOS, M.A. S. ; FERNANDES, W. R. ; SOUZA, D. B. ; SADIM, G. P. T. . V Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e I Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM. 2017. (Outro).

MATOS, M.A. S. ; SOUZA, D. B. ; SADIM, G. P. T. . IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2016. (Outro).

MATOS, M.A. S. . I Encontro de Educação Inclusiva de Lábrea/AM. 2015. (Outro).

MATOS, M.A. S. ; MARQUES ; SOUZA, D. B. . IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão. 2014. (Outro).

MATOS, M.A. S. ; NASCIMENTO, J. V. ; SOUZA, D. B. ; VINENTE, S. . III Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2013. (Congresso).

VINENTE, S. ; MATOS, M.A. S. . I Congresso dos Estudantes de Pedagogia da UFAM. 2013. (Congresso).

MATOS, M.A. S. . XXII SEMAPE - Semana Acadêmica de Pedagogia. 2012. (Congresso).

MATOS, M.A. S. ; STELLI, M. N. M. ; VINENTE, S. . III Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão. 2012. (Congresso).

MATOS, M.A. S. . I Encontro de Educação Inclusiva da UFAM. 2012. (Congresso).

MATOS, M.A. S. . II Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2011. (Congresso).

MATOS, M.A. S. . XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Congresso).

MATOS, M.A. S. . II Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão e V Encontro Científico da AMA/AM. 2010. (Congresso).

MATOS, M.A. S. ; OLIVEIRA, S. S. B. . I Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação. 2010. (Congresso).

MATOS, M.A. S. ; SANTOS, L. M. ; ALMEIDA, L. S. C . I Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2010. (Congresso).

MATOS, M.A. S. . I Seminário de Autismo no Contexto da Inclusão e IV Encontro Científico da Associação de Amigos do Autista no Amazonas - AMA/AM. 2009. (Congresso).

MATOS, M.A. S. . Mini Curso Autismo e Inclusão Escolar. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro de Pesquisa UFF/UFAM: Educação, Inclusão, Violência Escolar e Direitos Humanos.As Pesquisas Realizadas no Âmbito do NEPPD/FACED/UFAM.. 2019. (Encontro).

Plano nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/Pedagogia.Educação Especial no Município de Nova Olinda do Norte. 2019. (Outra).

Seminário Amazônico de Inclusão, Educação e Saúde & Encontro Amazonense de Comportamento Motor.As Contribuições das Ações Universitárias em Prol da Inclusão na Educação. 2019. (Seminário).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Políticas Públicas Sem Consistência para Pessoas com Deficiência: Parceria Estado e Terceiro Setor. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Mapeando os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Existentes no Brasil. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Autismo na Educação Infantil: A Inclusão da Criança com Autismo no Contexto Escolar. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.A Música no Desenvolvimento Global da Criança com Síndrome De Down. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Psicomotricidade: Teorias que Subsidiam os Atendimentos no Laboratório de Psicomotricidade do NEPPD/FACED/UFAM. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Dislexia e Disgrafia: Relato de Experiência com Alunos do 3 Ano do Ensino Fundamental. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Síndrome de Down e Inclusão na Educação Infantil. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Atendimento Educacional Especializado: Uma Parceria entre NEPPD e Escola Municipal Professora Zenaira Bentes Monteiro Pastor. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e III Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Estimulação Precoce e Educação Infantil na Perspectiva da Educação Inclusiva: Conhecendo os Pressupostos Teóricos e os Marcos Legais. 2019. (Simpósio).

III SIAPPE - Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação. 2018. (Simpósio).

III SIAPPE - Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação.Acessibilidade e Inclusão: Documentos Legais Referentes ao Processo Histórico e Metodológico da Tecnologia Assistiva. 2018. (Simpósio).

III SIAPPE - Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação.Mediação de Comunicação Oral. 2018. (Simpósio).

III SIAPPE - Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação.Políticas Públicas Educacionais: O Atendimento no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação em Manaus. 2018. (Simpósio).

III SIAPPE - Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação.Comissão Científica. 2018. (Simpósio).

V Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Reflexões Sobre o Caminho da Opção Teórico-Metodológico da Pesquisa em Educação Especial. 2018. (Encontro).

V Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Educação Psicomotora: Os Elementos Básicos para uma Boa Aprendizagem. 2018. (Encontro).

V Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Subsídios para a Atuação Pedagógica Frente às Dificuldades de Aprendizagem no NEPPD. 2018. (Encontro).

XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Ensino Superior: A Indissociação entre Ensino-Pesquisa-Extensão no Contexto Inclusivo no NEPPD/FACED/UFAM. 2018. (Congresso).

XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. 2018. (Congresso).

XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Marcos Legais da Educação Infantil para a Inclusão das Crianças com Paralisia Cerebral. 2018. (Congresso).

XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Reflexões Sobre Acessibilidade Preconizada pela Legislação Brasileira. 2018. (Congresso).

XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Implementação das Políticas Públicas Educacionais de Inclusão no Contexto Amazônico. 2018. (Congresso).

XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Recursos Midiáticos e Alfabetização de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Um Experiência no Contexto do NEPPD/UFAM. 2018. (Congresso).

1 Congresso Luso Brasileiro Sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. Altas Habilidades/Superdotação: Políticas Públicas e Atendimento na Contextura da Inclusão. 2017. (Congresso).

1 Congresso Luso Brasileiro Sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. Políticas Públicas Educacionais Inclusivas: Trajetórias de Duas Pesquisas Sobre o Transtorno do Espectro Autista no PPGE/UFAM. 2017. (Congresso).

1 Congresso Luso Brasileiro Sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. 2017. (Congresso).

1 Congresso Luso Brasileiro Sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. A Escola e a Família Como Partícipes da Construção Identitária da Pessoa Com Deficiência Visual. 2017. (Congresso).

1 Congresso Luso Brasileiro Sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. Atividade Curricular de Extensão (ACE): Uma Parceria Entre NEPPD/FACED/UFAM e Um Centro Social de Manaus/AM. 2017. (Congresso).

I Encontro com Professores e Adolescentes com TEA do IAAM. 2017. (Encontro).

I Encontro com Professores e Adolescentes com TEA do IAAM.Autismo. 2017. (Encontro).

I Encontro Multidisciplinar.Autismo e Educação. 2017. (Encontro).

I Encontro Pedagógico - Abertura do Ano letivo 2017 da Rede Municipal de Ensino de Lábrea/AM.Política Nacional para Educação Inclusiva. 2017. (Encontro).

IX Colóquio Nacional da AFIRSE.Política de Atendimento Educacional Especializado: Possibilidades e Limites da Prática Educacional em Manaus. 2017. (Outra).

Jornada Acadêmica de Pedagogia.Inclusão Social na Escola: O Respeito às Diferenças Individuais e Sociais. 2017. (Outra).

V Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e I Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Os Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial frente ao Desafio da Educação Inclusiva. 2017. (Simpósio).

V Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão e I Jornada da Linha de Pesquisa 4 ?Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico? do PPGE/UFAM.Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico. 2017. (Simpósio).

XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial. 2017. (Seminário).

XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial.Atendimento Educacional Especializado ao Educando com Autismo. 2017. (Seminário).

XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial.Inclusão Escolar: Concepções Teóricas, Legais e Educacionais da Criança com Paralisia Cerebral. 2017. (Seminário).

XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial.Reflexões Sobre Acessibilidade e Inclusão Escolar de Alunos Com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida na Escola Pública. 2017. (Seminário).

XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial.Reflexões sobre o Uso da Tecnologia Assistiva como Recurso de Inclusão para Alunos com Deficiência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Manaus/AM. 2017. (Seminário).

XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial.Reflexões Sobre a Profissionalização dos Professores com Deficiência Visual: O Sucesso na Superação dos Próprios Limites. 2017. (Seminário).

XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial.Ciclo de Palestras: Uma Ação de Debate dos Temas Inclusivos. 2017. (Seminário).

XVI Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação - XVI SEINPE.Caminhos Teórico-Metodológicos da Pesquisa em Educação. 2017. (Seminário).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. Acessibilidade e Inclusão: A Implementação do Programa Escola Acessível na Rede Municipal de Manaus/AM ? O Início de uma Caminhada. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. Acessibilidade: Contribuindo Para a Inclusão de Educandos no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Manaus/AM. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. Aprendizagem e Educação Inclusiva no Discurso Hegemônico da Política: Compreender para Intervir. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais: Síntese dos Estudos Produzidos no Brasil. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. O Trabalhador com Deficiência Visual no Brasil: Conquistando Direitos com Muito "Suor". 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. Políticas Públicas, Educação e Inclusão: Fundamentos no Neoliberalismo e Globalização. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. A Avaliação da Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: O Ponto de Vista de Familiares Ante ao Processo de Inclusão Escolar. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. Políticas Públicas, Educação e Inclusão: Fundamentos no Neoliberalismo e Globalização. 2016. (Congresso).

III Congresso Nacional de Educação. As Pesquisas Sobre Acessibilidade no NEPPD/FACED/UFAM: Da Iniciação Científica ao Mestrado. 2016. (Congresso).

III Congresso Nacional de Educação. Minicurso 18 - Políticas Públicas de Educação: Do Direito às Ações do Estado. 2016. (Congresso).

III Congresso Nacional de Educação. O Sistema Braile e a Informática, Caminhando Juntos para Incluir. 2016. (Congresso).

III Congresso Nacional de Educação. 2016. (Congresso).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.As Pesquisas de Iniciação Científica Vinculadas ao NEPPD/FACED/UFAM: Psicomotricidade, Tecnologia Assistiva e a Música. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Autismo Infantil no Contexto Familiar. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Política de Atendimento Educacional Especializado: Inclusão pela Educação. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Subsídios Teóricos e os Marcos Normativos sobre Acessibilidade. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.O Sofrimento no Trabalho Sob a Análise Reflexiva de Dejours. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Subsídios Teóricos e os Marcos Normativos sobre Educação Inclusiva. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Atendimento Educacional Especializado para a Comunidade nas Salas de Avaliação e Intervenção do NEPPD/FACED/UFAM. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.As Atividades Psicomotoras e sua Contribuição para o Desenvolvimento Cognitivo das Crianças em Processo de Alfabetização e Letramento com Dificuldades de Aprendizagem Atendidas no NEPPD/FACED/UFAM. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.A Disciplina em Foco: Um Problema só da Escola?. 2016. (Encontro).

IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia.A Inclusão Laboral da Pessoa com Deficiência Visual no Município de Manaus/AM. 2016. (Encontro).

I Encontro de Educação Inclusiva de Lábrea/AM.Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2015. (Encontro).

Oficina da Educação Infantil.Psicomotricidade na Infância. 2015. (Oficina).

VI Congresso Internacional de Educação. Acessibilidade no Ensino Fundamental: Mapeando as Escolas Onde estão Matriculados os Educandos com Deficiências na Rede Regular de Ensino Municipal da Cidade de Manaus. 2015. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Educação. 2015. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Educação. Desafios e Reflexões Sobre Experiências de Sala de Aula com Alunos com Deficiências. 2015. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Educação. Arte-Educação na Integração e Socialização de Crianças Autistas. 2015. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Educação. Currículo Versus Práticas Pedagógicas: De Que Forma a Psicomotricidade Contribui para Aprendizagem das Crianças da Educação Infantil?. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Seminário de Representações Sociais (SIRSSE), IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar e I Congresso Nacional sobre Atendimento Pedagógico ao Escolar em Tratamento de Saúde (APETS). O Trabalho Docente para Inclusão: O Atendimento Educacional Especializado. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Seminário de Representações Sociais (SIRSSE), IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar e I Congresso Nacional sobre Atendimento Pedagógico ao Escolar em Tratamento de Saúde (APETS). A Formação Inicial de Professores no Curso de Pedagogia da UFAM: Aspectos Legais e Desafios da Inclusão do Aluno com Deficiência. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Seminário de Representações Sociais (SIRSSE), IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar e I Congresso Nacional sobre Atendimento Pedagógico ao Escolar em Tratamento de Saúde (APETS). Políticas Educacionais Inclusivas para a Criança Com Transtorno do Espectro de Autismo na Educação Infantil. 2015. (Congresso).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Formação de Professores e Acessibilidade na Educação Infantil: Os Desafios para a Inclusão em Dois CMEI?S da Cidade de Manaus. 2014. (Outra).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.O Direito ao Atendimento Educacional Especializado no Município de Manaus: A Política Pública de Educação Inclusiva. 2014. (Outra).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Acessibilidade Espacial nas Escolas Públicas Estaduais de Rolim Moura - Rondônia. 2014. (Outra).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.A Sala de Recurso Multifuncional: Implantação, Funcionamento e Recursos Pedagógicos no Atendimento Educacional Especializado. 2014. (Outra).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Acessibilidade na UFAM: As Ações Desenvolvidas para a Inclusão de Pessoas com Deficiência nos Campus da Cidade de Manaus. 2014. (Outra).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Aprendendo e Ensinando sobre Inclusão. 2014. (Outra).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Acessibilidade no Ensino Fundamental: Um Estudo nas Escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal da Cidade de Manaus/AM. 2014. (Outra).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Recursos da Tecnologia Assistiva e Inclusão Escolar de Alunos que Possuem Deficiência Física em Escolas Públicas Municipais de Manaus: Aspectos Políticos e Teórico-Metodológicos. 2014. (Outra).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial. 2014. (Outra).

12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Atividades Desenvolvidas pelo Programa de Apoio Educacional Especializado ? PAEE/NEPPD da Universidade Federal do Amazonas ? UFAM no Ano de 2013. 2014. (Outra).

Convenção dos 25 Aniversário Direitos das Crianças. Congresso Nacional Realidades e Desafios: O Caso Português.Infância e Educação Inclusiva: Uma Bandeira dos Direitos Humanos para Ser Aceita e Defendida. 2014. (Outra).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Prática de Ensino e Pesquisa: Retomando a Discussão da Formação Docente. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação de Professores de Letras para Atuação na Escola Inclusiva: Alguns Apontamentos. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação de Professores Para o Atendimento Educacional Especializado: Desafios e Perspectivas. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Acadêmicos e Professores: Um Dialógo Entre a Formação Inicial e Continuada no Contexto da Educação Inclusiva. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A Política de Inclusão no Ensino Básico do Município de Manaus: Análise dos Depoimentos Docentes. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. A Política de Inclusão no Ensino Básico do Município de Manaus: Análise dos Depoimentos Docentes. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Acessibilidade na Educação Infantil: Um Estudo em Dois Centros Municipais de Educação Infantil da Cidade de Manaus. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva no Município de Manaus: Ênfase na Utilização de Tecnologias Assistivas. 2014. (Congresso).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação de Professores para a Educação Inclusiva: os Marcos Político-Legais. 2014. (Congresso).

II Encontro da ANPAE Amazonas.Política Educacional, Direitos Humanos, Diversidade Cultural e Igualdade Social - Desafios Amazônicos. 2014. (Encontro).

I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônica.Educação, Cidadania e Políticas de Inclusão: Releitura dos Marcos Legais Frente aos Desafios Amazônicos. 2014. (Seminário).

I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônica.Educação, Cidadania e Políticas de Inclusão: Releitura dos Marcos Legais Frente aos Desafios Amazônicos. 2014. (Seminário).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.Acessibilidade no Ensino Fundamental: Mapeando as Escolas Onde Estão Matriculados Educandos com Deficiência na Rede Regular de Ensino Municipal da Cidade de Manaus. 2014. (Seminário).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.Acessibilidade na UFAM: Um Estudo nos Campos da Cidade de Manaus. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.Acessibilidade na Educação Infantil: Um Estudo em Dois Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI's da Cidade de Manaus. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.As Atividades de Pesquisa em Acessibilidade e Tecnologia Assistiva Desenvolvidas no Âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD/FACED/UFAM. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.O Ensino de Artes nas Escolas Municipais de Manaus e os Aspectos Históricos, Políticos e Educacionais: Contextos e Perspectivas em Tempos de Inclusão. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.A Contribuição das Associações de Autismo no Estado do Amazonas. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.Os Desafios da Linha 4: Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico ? PPGE/UFAM. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.Salas de Recursos Multifuncionais: Promoção de Participação e Aprendizagens dos Alunos Autistas na Rede Municipal de Manaus. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.Autismo e Arte: Ver, Sentir, e Descobrir Um Mundo Infinito de Possibilidades. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.As Políticas Educacionais: Atendimento Educacional Especializado para Deficientes Visuais em Benjamin Constant/AM. 2014. (Simpósio).

IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.A Formação de Professores no Curso de Pedagogia da UFAM para o Atendimento Educacional Especializado. 2014. (Simpósio).

VI Encontro Científico da AMA-AM - Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. 2014. (Encontro).

VIII Seminário de Educação da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (Colégio Militar de Manaus).Os Desafios da Inclusão Escolar. 2014. (Seminário).

XIV Semana de Pedagogia (Faculdade Martha Falcão).Psicomotricidade e Inclusão: Ações para Brincar, Crescer e Aprender. 2014. (Outra).

XIV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação - SEINPE.As Contribuições das Linhas de Pesquisas do PPGE em Face da Formação do Professor e Pesquisador. 2014. (Seminário).

14ª CBAS - Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2013. (Congresso).

5 SBECE - Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2 SIECE - Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2013. (Seminário).

III Encontro Amazônico de Psicopedagogia e I Encontro Internacional de Psicopedagogia. 2013. (Encontro).

IV Congresso Internacional de Dislexia e IV Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção. 2013. (Congresso).

Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2013. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade-Vínculos em Psicomotricidade: entre o real e o virtual. 2013. (Congresso).

1 CONECT - Colóquio Nacional de Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. 2012. (Congresso).

1 CONECT - Colóquio Nacional de Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. Um olhar sobre a política de acessibilidade que viabiliza a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. 2012. (Congresso).

III Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: desafios psicoeducacionais.A importância da relação entre a escola e a família para o processo de ensino e aprendizagem: superando as dificuldades. 2012. (Encontro).

III Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: desafios psicoeducacionais. 2012. (Encontro).

VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE.A política pública e a formação do educador para a educação inclusiva no cotidiano da escola comum. 2012. (Encontro).

VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE. 2012. (Encontro).

X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais através da música em atendimento no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial. 2012. (Congresso).

X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade. 2012. (Congresso).

XIII SEINPE - Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação. 2012. (Seminário).

XXII SEMAPE - Semana Acadêmica de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas.Inclusão Educacional: Marcos Políticas e Legais. 2012. (Outra).

XXII SEMAPE - Semana Acadêmica de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas.NEPPD - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial: pesquisa e extensão em educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2012. (Outra).

XXII SEMAPE - Semana Acadêmica de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas.NEPPD - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial: prática e pesquisa em educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2012. (Outra).

Congresso de Extensão da Universidade Federal do Amazonas - Congrex. I Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2011. (Congresso).

II Colóquio Internacional de Direitos Humanos.Um olhar para o financiamento da educação especial. 2011. (Outra).

II Colóquio Internacional de Direitos Humanos.O DIREITO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. 2011. (Outra).

II Colóquio Internacional de Direitos Humanos.Um olhar para o financiamento da educação especial. 2011. (Outra).

II Colóquio Internacional de Direitos Humanos.O direito do aluno com necessidades especiais de inclusão no ensino superior brasileiro. 2011. (Outra).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.A intervenção psicopedagógica em crianças dislexas em atendimento no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Práticas Inclusivas no Contexto Escolar: Subsídios da LDB. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança autista em salas de recursos multifuncionais na rede municipal de Manaus.. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Ensino da arte nas escolas do município de Manaus e os aspectos históricos, políticos e educacionais: contextos e perspectivas em tempos de inclusão. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Atendimento Educacional do Aluno com Paralisia Cerebral: A Organização Pedagógica e Física no Contexto Inclusivo. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Para além do discurso oficial das políticas públicas: possibilidades de repensar paradigmas de inclusão escolar de educando do espectro autista em Manaus. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Aspectos da Legislação e de Movimentos que Influenciaram no Financiamento da Educação Especial. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.O aluno autista e a arte: possibilidade de desenvolver habilidades na aprendizagem através do estudo de caso. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Psicopedagogia Diferencial e Intervenção Pedagógica Aplicada no NEPPD: Desafios em Busca da Integração Entre Teoria e Prática. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Inclusão de alunos com deficiência na educação básica: na perspectiva da formação docente. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.Política Educacional Inclusiva: O Atendimento da Criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais através da interação pedagógico-musical no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD. 2011. (Encontro).

II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.A eficácia da intervenção pedagógica fundamentada na psicogênese de Wallon. 2011. (Encontro).

II Encontro dos Psicopedagogos do Sistema SCMB.Palestra de Abertura - A psicopedagogia no Século XXI: Lidando com as Dificuldades de Aprendizagem. 2011. (Encontro).

II Encontro dos Psicopedagogos do Sistema SCMB.Minicurso: Transtornos de Aprendizagem e Estratégias de Intervenção. 2011. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Educação, Formação de Professores: Compromissos e Desafios da Educação Pública. Teoria Walloniana: Um Viéis de Intervenção Pedagógica em Educandos do Espectro Autista. 2011. (Congresso).

II Seminário Internacional de Exclusão, Inclusão e Diversidade.As ideias de Henri Wallon e a sua aproximação com o transtorno do espectro autista: possibilidades de uma intervenção pedagógica. 2011. (Seminário).

II Seminário Internacional de Exclusão, Inclusão e Diversidade.Inclusão em Escola Regular do Educando com Espectro Autista no Contexto Amazônico. 2011. (Seminário).

II Seminário Internacional de Exclusão, Inclusão e Diversidade.A política pública de educação no município de Manaus: a organização a partir das orientações e diretrizes da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2011. (Seminário).

II Simpósio da Liga Acadêmica de Psiquiatria no Amazonas.NEPPD UFAM: Pesquisas no Contexto do Autismo. 2011. (Simpósio).

I Oficina Ciência é Legal.Dificuldades de Aprendizagem no Contexto da Educação inclusiva. 2011. (Oficina).

I Seminário Nacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo.Um estudo sobre a inclusão do educando autista em escola regular no munícipio de Manaus. 2011. (Seminário).

Semana da Integração Universitária.Avaliação da aprendizagem: a diversidade reconhecida e valorizada. 2011. (Outra).

VIII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional. 2011. (Simpósio).

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Contribuições reflexivas para uma prática pedagógica emergente no contexto da educação na perspectiva das políticas de inclusão. 2011. (Encontro).

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Para além do discurso oficial das políticas públicas: possibilidades de (re) pensar paradigmas de inclusão escolar de educando de espectro autista na cidade de Manaus. 2011. (Encontro).

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O ensino da arte nas escolas do município de Manaus e os aspectos históricos políticos educacionais: contextos e perspectivas em tempo de inclusão. 2011. (Encontro).

I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Núcleo de Pesquisa em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD. 2010. (Outra).

I Seminário Regional Norte de EPCT Inclusiva/II Encontro Regional Norte de Núcleos de Atendimento às pessoas com Necessidades Especiais- NAPNEs. 2010. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores. A inclusão na educação básica: análise da legislação educacional vigente.. 2010. (Congresso).

IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais.Educação Inclusiva e Diversidade: um diálogo entre a teoria e prática na educação. 2010. (Seminário).

IV Seminário Vozes da Educação.? A EDUCAÇÃO, A CULTURA E A DESIGUALDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL EM MANAUS. 2010. (Seminário).

VIII Congresso Internacional de Tecnologias e Educação. Práticas de Ensino Inclusivo na UFAM: reflexões sobre programas de extensão para discentes de pedagogia. 2010. (Congresso).

19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Cidadania, Diversidade e Educação Inclusiva: Um diálogo entre a Teoria e a Prática na Rede Pública Municipal de Manaus. 2009. (Encontro).

19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

61ª Reunião Anual da SBPC. 2009. (Outra).

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Outra).

I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação. 2009. (Seminário).

Seminário 40 Anos da Pedagogia do Oprimido: Pensamento de Paulo Freire na atualidade. 2009. (Seminário).

V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. In(ex)clusão na Ufam/Am: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais em Questão.. 2009. (Congresso).

XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração e Educação. Cidadania, Diversidade e Educação Inclusiva: entre a legislação e a realidade na Rede Pública Municipal de Manaus. 2009. (Congresso).

A Violência Urbana e as Diferenças Maneiras de enfrentamento na educação. 2008. (Outra).

A Violência Urbana e as Diferentes Maneiras de Enfrentamento na Educação. 2008. (Outra).

EJA e Educação Especial: Um diálogo imprescindível para a Inclusão.Diálogos com a EJA e Educação Especial: um novo olhar sobre a inclusão.. 2008. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Cidadania, Diversidade e Educação Inclusiva: um diálogo entre a teoria e a prática na Rede Pública Municipal de Manaus. 2008. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação de Pesquisadores em Educação Especial. O Processo de Inclusão de Acadêmicos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal do Amazonas. 2008. (Congresso).

III Mostra Interinstitucional de Extensão.Autismo: aproximações teóricas e adequações curriculares. 2008. (Outra).

III Mostra Interinstitucional de Extensão - IES e Comunidade: um pacto de Solidariedade.Autismo e Inclusão Escolar: Os limites e as Possibilidades pela Psicomotricidade.. 2008. (Outra).

II Seminário Amazonense de Atividades Motoras Adaptadas - SAAMA. 2008. (Seminário).

I Seminário de Avaliação do Programa Atividade Curricular de Extensão. 2008. (Seminário).

I Seminário Nacional de Educação Inclusiva:Currículo, Prática Pedagógica e Diferença. 2008. (Seminário).

I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: currículo, prática pedagógica e diferença.O Processo de Inclusão de Acadêmicos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal do Amazonas. 2008. (Seminário).

Mesa Redonda: Educação Cognitiva: por que e para quê?. 2008. (Outra).

Mesa Redonda Horizontes da Ciência Cognitiva: A Teoria das Inteligências Múltiplas.Mesa Redonda Horizontes da Ciência Cognitiva: A Teoria das Inteligências Múltiplas. 2008. (Outra).

Políticas Públicas de Inclusão Educacional: avanços e desafios. 2008. (Outra).

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos.Cidadania, Diversidade e Educação Inclusiva: um dialogo entre a teoria e prática na Rede Pública Municipal de Manaus. 2008. (Outra).

Semana de Valorização do Educador. 2008. (Outra).

VI Semana Nacional de Educação -a Formação do Professor: desafios políticos e pedagógicos.O Processo de Inclusão de Acadêmicos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal do Amazonas. 2008. (Outra).

X Seminário Interdisicplinar de Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e I Seminário de Pesquisa em Educação Especial no Amazonas.Acompanhamento Psicológico junto aos Pacientes com câncer no Hospital e a Domicílio. 2008. (Seminário).

Projeto Oficinas de Educação Aberta e a Distância - EAD. 2007. (Oficina).

Curso de Capacitação - Educação Inclusiva. 2004. (Outra).

Curso de Capacitação - Educação Inclusiva: Áreas do conhecimento.Curso de Capacitação-Educação Inclusiva:Áreas do conhecimento. 2004. (Outra).

1 ª Jornada Amazonense de Psiquiatria e 3ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia ePsiquiatria. 2003. (Outra).

A Legislacao e a Inclusao da PNES. 2003. (Encontro).

Deficiencia Auditiva : Direitos e sua inclusao em Politicas Sociais. 2003. (Encontro).

I Encontro de Educacao para a Convivencia. 2003. (Encontro).

III Jornada de Educacao Especial de Coari.III Jornada de Educacao Especial de Coari. 2003. (Outra).

II Jornada de Educacao Especial. 2003. (Outra).

I Painel DTF Dialoga com calouros de Pedagogia.I Painel DTF Dialoga com calouros de Pedagogia. 2003. (Outra).

Novas Competencias do profis.de Letras na Globalizacao e a Questao da motivacao e da Auto-estima.. 2003. (Outra).

Programa de Inclusao de Pessoas Portadoras de Deficiencia. 2003. (Encontro).

V Congresso de Pesquisa e Pratica em Educacao. 2003. (Congresso).

III Semana de Pedagogia da ESBAM: O Movimento Humano e suas Implicacoes ne Educacao. 2002. (Outra).

IV Congresso de Pesquisa e Pratica em Educacao. 2002. (Congresso).

Programa de capacitacao Nacional para profissionais e familiares na atencao e defesa da pessoa com Transtorno Autista. 2002. (Outra).

XI Jornada Regional de Autismo.XI Jornada Regional de Autismo. 2002. (Outra).

XVIII Semana de Pedagogia. 2002. (Outra).

1 Encontro científico do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial. 2001. (Encontro).

1 Encontro de Educação Especial de Benjamim Constant. 2001. (Encontro).

2° encontro Cientifico do NEPPD - UFAM e AMA - AM. 2001. (Encontro).

I Conferencia sobre Revisao do Ordenamento Juridico e Conceitos na Deficiencia Mental. 2001. (Outra).

III Congresso de Pesquisa e Pratica em Educacao. 2001. (Congresso).

Palestra: Política Educacional. 2001. (Outra).

Problemas que interferem no Processo Ensino - Aprendizagem. 2001. (Outra).

Seminário de Educação Especial - Um olhar reflexivo sobre a Inclusão de Pesssoa Portadora de Necessidades EducativasEspeciais. 2001. (Seminário).

Seminário de Sensibilização dos gestores da Região Norte para a problemática da qualificação dos PNE. 2001. (Seminário).

1 Seminário de Educação Especial para os Diretores das Escolas Municipais. 2000. (Seminário).

A Inclusao da Pessoa portadora de Necessidades Educativas Especiais. 2000. (Outra).

Encontro Pedagógico. 2000. (Encontro).

Palestra: Dificuldades de Aprendizagem. 2000. (Outra).

XVII Semana de pedagogia - SEMAPE. 2000. (Outra).

I Jornada de Educação Especial da Sociedade Pestalozzi de Coari. 1999. (Outra).

XVI Semana de Pedagogia - SEMAPE. 1999. (Outra).

Curso de Reciclagem em Educação. 1998. (Outra).

II Encontro de Educação Especial e saúde Mental do Amazonas.II Encontro de Educação Especial e saúde Mental do Amazonas. 1998. (Encontro).

III Encontro Nacional de Educação Especial das Instituições de Ensino Superior. 1998. (Encontro).

III Forum Nacional de Educacao Especial das Instituicoes do Ensino Superior. 1998. (Outra).

Curso de Capacitacao de Multiplicadores em Reabilitacao baseada na Sociedade. 1997. (Outra).

I Encontro de Educacao Especial e Saude Mental do Amazonas.I Encontro de Educacao Especial e Saude Mental do Amazonas. 1997. (Encontro).

I Fórum de Educação Especial das Instituições de Ensino Superior da Região Norte. 1997. (Outra).

I Forum de Educação Especial das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste.I Forum de Educação Especial das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste. 1997. (Outra).

III Congresso Nacional das APAES. 1997. (Congresso).

I Simpósio Municipal sobre Currículos. 1997. (Simpósio).

IV Congresso Nacional de Autismo e VI Jornada Regional do Autismo. 1997. (Congresso).

XVIII Congresso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAEs. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Norma Magalhães Stelli

FERNANDES, W. R.;MATOS, M.A. S.; GUERREIRO, E. M. B. R.. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Implementação e Contexto Inclusivo nas Escolas Ribeirinhas do Município de Manaus. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Francianne Farias dos Santos

SANTOS, J. O. L.;MATOS, M.A. S.; DUARTE, E.. Inclusão Escolar: O Olhar dos Alunos com Deficiência Sobre as Aulas de Educação Física. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Daniele Vieira Araujo Anunciação

FERNANDES, W. R.;MATOS, M.A. S.; GUERREIRO, E. M. B. R.. A Gestão Educacional na Perspectiva da Educação Inclusiva no Município de Manaus. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Eliane Barth Tavares

CABRAL NETO, J. S.; CABRAL, C. C. A.;MATOS, M.A. S.; PAES, L. S.. Citologia para Estudantes Surdos: Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim

SANTOS, J. O. L.; SCHMIDT, C.;MATOS, M.A. S.. Atendimento Educacional Especializado: Organização e Funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais aos Educandos com Autismo na Rede Municipal de Manaus. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Ágatha Compton Pinheiro

ODA, W. Y.; OLIVEIRA, I. M.;MATOS, M.A. S.. A Prática Docente em Biologia com Estudantes Surdos na Cidade de Manaus. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Paulo Berwanger Ruschel

FERREIRA, L. F.;MATOS, M.A. S.; CABRAL, C. C. A.. Educação à Distância e Avaliação da Aprendizagem no Contexto Inclusivo: Percepção dos Discentes Surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Danilo Batista de Souza

MATOS, M.A. S.; OLIVEIRA, S. S. B.; COSTA, V. A.. A Acessibilidade como Estratégia de Inclusão Educacional dos Educandos com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida na Escola Comum. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Lilian Freire Noronha

GUERREIRO, E. M. B. R.; AZEVEDO, R. O. M.;MATOS, M.A. S.; GONZAGA, A. M.; MARTINS, A. C. F.. Formação Continuada de Professores do Ensino Médio para o Público-Alvo da Política Nacional de Educação Especial. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Júlia Graziela Bernardino de Araújo Queiroz

GUERREIRO, E. M. B. R.;MATOS, M.A. S.; GONZAGA, A. M.; AZEVEDO, R. O. M.; SANTOS, J. O. L.. Formação de Professores e o Atendimento aos Alunos da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Manaus. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Suelene da Silva Batista

VELANGA, C. T.;MATOS, M.A. S.; BARBA, C. H.; GOMES, J. C.; SILVA, M. F.. Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um Olhar Sobre a Inclusão. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Girlane Brito dos Santos

BARBA, C. H.; VELANGA, C. T.;MATOS, M.A. S.; FRANCA, R. F. C.. Currículo na Educação Bilíngue dos Surdos: Concepções e Metodologias Desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bilíngue para Surdos em Porto Velho. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Liana Fabíola de Jesus

GUERREIRO, E. M. B. R.; GONZAGA, A. M.;MATOS, M.A. S.; COELHO, I. M. W.; SANTOS, J. O. L.. Formação Inicial de Professores: Contribuição da Disciplina Libras para Futuros Professores da Educação Básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Suhellen Martins da Silva

MATOS, M.A. S.; CUNHA, A. S.; BARBOSA, I. S.; SCHWARTZMAN, J. S.; AZEVEDO, G. C.. Dos Galpões dos Bumbas de Parintins à Aprendizagem de Ciências: Uma Reflexão Acerca do Fazer Artístico e suas Implicações no Contexto Escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jacira Dall'Alba

GUERREIRO, E. M. B. R.;MATOS, M.A. S.; GONZAGA, A. M.; AZEVEDO, R. O. M.; MARTINS, A. C. F.. Inclusão no Contexto dos Institutos Federais de Educação: Contribuições do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais - NAPNE do IFAM/Campus Manaus Zona Leste. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Michele Gomes Noé da Costa

VELANGA, C. T.;MATOS, M.A. S.; BARBA, C. H.; VAIDERGORN, J.. A Inclusão pelo Olhar do Incluído: A Acessibilidade nos Campi do IFRO. 2016.

Aluno: Debora Teixeira Arruda

THOME, Z. R. C.; OLIVEIRA, M. C.;MATOS, M.A. S.. Uso de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem na Mediação das Práticas Pedagógicas Inclusivas: Contribuições para a Disciplina Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Francisca Nunes de Souza

MATOS, M.A. S.; BARROS, J. L. C.; JUSTAMAND, M.. Política de Educação do Surdo: Problematizando a Inclusão Bilingue em Escolas da Rede Municipal de Ensino de Benjamin Constant - AM. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Claudenilson Pereira Batista

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; MATINI, L. C.. Políticas Públicas de Inclusão: Atendimento de Educandos com Deficiência Visual no Município de Manaus - AM. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Goreth da Silva Vasconcelos

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; CUNHA, A. S.. Políticas Públicas e Atendimento Educacional: O Papel da Casa Mamãe Margarida Junto a Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento e Vulnerabilidade Social. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Christiane da Costa Bruce

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; MATOS, G. C. G.. A Política de Educação Inclusiva: A Tecnologia Assistiva Como Possibilidade de Participação e Aprendizagem de Alunos com Deficiência Física na Escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Elaine Freire da Silva

HIGUCHI, M. I. G.; COSTA, C. R. B. S. F.;MATOS, M.A. S.. O fenômeno de Bullying: implicações do ambiente escolar na prática da violência entre pares. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Kledson Rocha Sousa

MATOS, M.A. S.; OLIVEIRA, S. S. B.; SOBRINHO, R. S. M.. O ensino de Artes nas escolas municipais de Manaus/AM e os aspectos históricos, políticos e educacionais: contextos e perspectivas em tempos de inclusão. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: MARY JANE ARAÚJO DE LIMA

MATOS, M.A. S.; SANTOS, A. M. C.; WEIGEL, V. A. C. M.. Educação de Jovens e Adultos: evasão e repetência em duas escolas da Rede Estadual de Ensino no município de Manaus-Amazonas (2008 a 2011). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Raimunda Maria Moreira da Silva

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; ASSUMPCAO JUNIOR, F. B.. Para além do discurso oficial das políticas públicas: possibilidade de (re)pensar o paradigma da inclusão escolar para educando com transtorno do espectro autista na cidade de Manaus. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Luzia Mara dos Santos

MATOS, M.A. S.; SILVA, J. G.; PLANTAMURA, V.. A Política Pública de Educação do Município de Manaus: a Organização Escolar na Perspectiva Inclusiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Adelson Florêncio de Barros

OLIVEIRA, S. S. B.;MATOS, M.A. S.; VALLE, M. I. M.. Manipulação Ideológica: a Imagem Propagandística como Ideologização da Sociedade Capitalista. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Francy Barroso Belém

NASCIMENTO, A. C. A.;MATOS, M.A. S.; SILVA, J. G.. O professor do Ensino Regular: Seu Processo de Formação, Qualificação e sua Atuação com Educandos com Deficiência na Visão. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: NELSON PEREIRA DE SÁ

MATOS, M.A. S.. Escola de Surdos: Prós, Contras e Realidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos

VASCONCELOS;MATOS, M.A. S.. Identidade Cultural de Estudantes Rurais/Ribeirinhos a partir das Práticas Pedagógicas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Gerson de Mendonça Nogueira

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; SOBRINHO, R. S. M.. A Formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Renato Antonio Brandão de Medeiros Pinto

BARROS, R. S.; SCHAMBECK, R. F.;MATOS, M.A. S.; CASTRO, T. C.; RIBEIRO, O. S.. O Visual do Invisível: A Complexidade das Categorias entre a Música e a Cegueira. 2019. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Claudenilson Pereira Batista

MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA; MOURÃO, A. R. B.; OLIVEIRA, S. S. B.; COSTA, V. A.; COSTA, V. B.. Política Pública de Inclusão: Os Trabalhadores com Deficiência Visual no Polo Industrial de Manaus/AM. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Cátia de Lemos

MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA; MOURÃO, A. R. B.; OLIVEIRA, S. S. B.; COSTA, V. A.; COSTA, V. B.. A Implementação da Meta 4 do Plano nacional de educação (2014-2024) em 18 Planos Municipais de Educação no Amazonas. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Luis Sérgio Castro de Almeida

MATOS, M.A. S.; GHEDIN, E. L.; BORGES, H. S.; COSTA, D. F.; JUSTAMAND, M.. Educação Inclusiva no Campo: Realidades e Desafios no Contexto Escolar em Presidente Figueiredo no Amazonas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Flavia Pansini

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; FERNANDES, W. R.; JUSTAMAND, M.; SANFELICE, J. L.. Sala de Recursos Multifuncionais no Brasil: Para Que e Para Quem?. 2018.

Aluno: Emerson Sandro Silva Saraiva

MATOS, M.A. S.; GHEDIN, E. L.; JULIAO, E. F.; ONOFRE, E. M. C.; SILVA, V. L.. Políticas Públicas e Educação para Pessoas Jovens e Adultas em Situação de Privação da Liberdade no Amazonas: Regulação da Sociedade e Antagonismos de Direitos Sociais. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Osmarina Guimarães de Lima

MATOS, M.A. S.; COSTA, V. A.; FERNANDES, W. R.; JUSTAMAND, M.; COSTA, D. F.. Relação entre Rede Municipal de Ensino e Instituições do Terceiro Setor para Escolarização das Pessoas com Deficiência em Manaus. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Elenize Cristina Oliveira da Silva

OLIVEIRA, S. S. B.; LIRIO, F. C.; PINHEIRO, M. G. S. P.;MATOS, M.A. S.; GARCIA, F. M.. Os Descompassos entre a Avaliação do SINAES e a Realidade do Curso de Letras da Universidade Federal de Roraima. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Rita Santos da Silva

OLIVEIRA, S. S. B.; ARAUJO, R. M. L.; PINHEIRO, M. G. S. P.;MATOS, M.A. S.; FALCÃO, N. M.. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Refletido no Trabalho Escolar do Ensino Municipal de Manaus-AM. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Ana Cristina Cruz Pinto

MATOS, M.A. S.; SANTOS, J. O. L.; FERNANDES, W. R.; JUSTAMAND, M.; RAMOS, J. G. B.; SANTANA, G. P.. A Educação Especial no Ensino Superior: Uma Análise do Contexto Político da Educação Especial no Curso de Pedagogia da UFAM. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Dalmir Pacheco de Souza

SILVA, I. R.; MEZZALIRE, A. S. C.;MATOS, M.A. S.; GUERREIRO, E. M. B. R.; MARTINS, A. C. F.. Políticas Públicas e a Visibilidade da Pessoa com Deficiência: Estudo de Caso do Projeto Curupira. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques

PETEAN, E. B. L.; SIGOLO, S. R. R. L.;MATOS, M.A. S.; MANZINI, E. J.; BARRERA, S. D.. Inclusão educacional de alunos com deficiência no Sistema público de Educação Básica e no Ensino Superior no município de Manaus, a percepção dos professores. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia da USP.

Aluno: Julia Graziela Bernadino de Araújo Queiroz

BRIDI, F. R. S.; MENEZES, E. C. P.; POSSA, L. B.;MATOS, M.A. S.; MEIRELLES, M. C. B.. Políticas Públicas e Inclusão Escolar de Estudantes com Deficiência Intelectual na Rede Municipal de Ensino de Manaus. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cristina Soares Gomes Araújo

GHEDIN, E. L.; FRANCO, M. A. S.; VASCONCELOS, C. F. C.;MATOS, M.A. S.; BARROS, J. L. C.. O Processo Cognitivo do Pensamento na Formação do Professor Reflexivo-Crítico nas Mediações Pedagógicas dos Cursos de Licenciatura do CESP/UEA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Rita Santos da Silva

OLIVEIRA, S. S. B.; BENTES, A. N.; PINHEIRO, M. G. S. P.;MATOS, M.A. S.; FALCÃO, N. M.. Efeitos do IDEB no Trabalho Escolar: Espelho das Contradições e Desigualdades Sociais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Cátia de Lemos

MATOS, M.A. S.; SANFELICE, J. L.; COSTA, V. A.; JUSTAMAND, M.; OLIVEIRA, S. S. B.; MOURÃO, A. R. B.; PINHEIRO, M. G. S. P.. Política Municipal de Educação Inclusiva: Implementação das Propostas do Plano Nacional de Educação (2014-2024) nos 62 Municípios do Amazonas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Claudenilson Pereira Batista

MATOS, M.A. S.; SANFELICE, J. L.; COSTA, V. A.; JUSTAMAND, M.; OLIVEIRA, S. S. B.; MOURÃO, A. R. B.; PINHEIRO, M. G. S. P.. A Inclusão Laboral das Pessoas com Deficiência Visual no Polo Industrial de Manaus/AM. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Elenize Cristina Oliveira da Silva

OLIVEIRA, S. S. B.; LIRIO, F. C.; PINHEIRO, M. G. S. P.; BENTES, A. N.;MATOS, M.A. S.. O Descompasso entre a Avaliação e a Realidade dos Cursos de Letras da Universidade Federal do Amazonas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Arnóbio Alves Bezerra

OLIVEIRA, S. S. B.;MATOS, M.A. S.; SILVA, R. N. P.; MOURÃO, A. R. B.. As Políticas Públicas de Formação de Professores e o Programa Especial de Formação Docente - PEFD: Aspectos Análogos e Contraditórios. 2017.

Aluno: Carlos Augusto Gomes de Almeida

OLIVEIRA, S. S. B.; DAMASCENO, R. A. F.; PINHEIRO, M. G. S. P.;MATOS, M.A. S.; RANCIARO, M. M. M. A.. A Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação: Movimento de Resistência à Política do MEC e um Constante Recomeço. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Emerson Sandro Silva Saraiva

MATOS, M.A. S.; JULIAO, E. F.; GHEDIN, E. L.; FERNANDES, W. R.; SANTOS, J. O. L.. Políticas Públicas de Educação na Perspectiva da Inclusão para Pessoas Privadas de Liberdade em Unidades Prisionais de Manaus-AM. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Luis Sérgio Castro de Almeida

MATOS, M.A. S.; GHEDIN, E. L.; JUSTAMAND, M.; COSTA, V. A.; NINO, C. G. R.. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Complexidade, Transdisciplinaridade e Possibilidades no Contexto da Escola do Campo em Manaus e Presidente Figueiredo no Amazonas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Osmarina Guimarães de Lima

MATOS, M.A. S.; COSTA, V. A.; MACIEL, A. C.; FERNANDES, W. R.; JUSTAMAND, M.. Educação Especial na Perspectiva da Inclusão: As Implicações da Parceria Rede Pública Municipal de Ensino de Manaus e Entidades do Terceiro Setor para a Escolarização das Pessoas com Deficiências. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Márcia Irene Pereira Andrade

OLIVEIRA, S. S. B.; MOURÃO, A. R. B.; SILVA, M. P. M.; PINHEIRO, M. G. S. P.;MATOS, M.A. S.. Entre Sombras, Penumbras e Luzentes: O Trabalho Docente em Tempos de Aligeiramento e Mercantilização do Ensino Superior e Suas Inflexões na Formação Profissional em Serviço Social no Amazonas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Ana Cristina Cruz Pinto

MATOS, M.A. S.; GUERREIRO, E. M. B. R.; RAMOS, J. G. B.; SANTOS, J. O. L.; FERNANDES, W. R.. O Curso de Pedagogia da UFAM ante a Política de Educação Especial: Um Estudo no Período de 1961 a 2015. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques

PETEAN, E. B. L.; SIGOLO, S. R. R. L.;MATOS, M.A. S.; MANZINI, E. J.; BARRERA, S. D.. Inclusão Educacional de alunos com Deficiência no Sistema Público de Educação Básica e no Ensino Superior no Município de Manaus,a percepção dos professores. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Francianne Farias dos Santos

SANTOS, J. O. L.; ALVES, M. L. T.;MATOS, M.A. S.. A Inclusão de alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Física. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Giselly de Moura Maciel

CASTRO, T. H. C.; BRITO, L. C. C.;MATOS, M.A. S.. Glossário e Interatividade Mediadores da Aprendizagem de Química de Alunos Surdos no Ensino Médio. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Kátia Cilene de Oliveira Silva

GUERREIRO, E. M. B. R.; PACHECO, M. L. T.;MATOS, M.A. S.. Educação Inclusiva e a Prática Docente na Educação Profissional: Um Olhar Voltado para Formação Continuada no Contexto do SENAI-AM. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Maria Nilce Ferreira Couto

MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA; FERNANDES, W. R.; PACHECO, M. L. T.. Políticas Educacionais Inclusiva: Aluno com Deficiência Intelectual no Ensino Médio da Rede Estadual de Manaus/AM. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Regina Oliveira Tiradentes

MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA; SANTOS, J. O. L.; SCHMIDT, C.. Políticas Públicas Educacionais Inclusivas: A Legitimidade da Escolarização dos Indivíduos com Autismo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Dorimar Gomes Ferreira

SANTOS, J. O. L.; CARDOSO, F. L.;MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA. Acesso e Permanência dos Alunos nas Salas de Recursos Multifuncionais no Contexto Amazônico. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Norma Magalhães Stelli

FERNANDES, W. R.;MATOS, M.A. S.; JUSTAMAND, M.. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Perspectiva das Políticas Públicas de Inclusão e sua Implementação em Escolas Ribeirinhas do Município de Manaus. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Daniele Vieira Araujo Anunciação

FERNANDES, W. R.;MATOS, M.A. S.; GUERREIRO, E. M. B. R.. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão e o Discurso de Gestores no Município de Manaus. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Ronaldo Meireles Martins

LIMA, M. F. M.;MATOS, M.A. S.; AZEVEDO, R. O. M.. A Formação Profissional de Alunos com Deficiência Visual no IFPA - Campus Tucuruí - História de Vida dos Egressos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Suelem Maquiné Rodrigues

PACHECO, M. L. T.; COELHO, I. M. W.;MATOS, M.A. S.. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: Proposta de Uma Formação Continuada por Meio da Pesquisa-Ação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Danilo Batista de Souza

MATOS, M.A. S.; OLIVEIRA, S. S. B.; TELLES, P. M. C.; FERNANDES, W. R.; SANTOS, J. O. L.. Acessibilidade e Inclusão: A Implementação do Programa Escola Acessível na Cidade de Manaus/AM. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Júlia Graziela Bernadino de Araújo

GUERREIRO, E. M. B. R.; GONZAGA, A. M.;MATOS, M.A. S.; AZEVEDO, R. O. M.; SANTOS, J. O. L.. Panorama da Rede de Ensino de Manaus: Atendimento aos Alunos Público Alvo da Educação Especial. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Joao da Costa Cavalcante Filho

PONCIANO, N. P.; GONZAGA, A. M.; GONCALVES, C. B.; AZEVEDO, R. O. M.;MATOS, M.A. S.. História de Vidas de Professores da Educação de Jovens e Adultos: Saberes e Experiências no Espaço Escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Suelene da Silva Batista

VELANGA, C. T.;MATOS, M.A. S.; PIMENTA, J. S.; GOMES, J. C.; BARBA, C. H.. Práticas Pedagógicas e Formação Docente: A Inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no IFRO Campus Porto Velho Calama. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Girlane Brito dos Santos

VELANGA, C. T.;MATOS, M.A. S.; BARBA, C. H.; GOMES, J. C.. Currículo na Educação Bilíngue para Surdos: Concepções e Metodologias Desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bilíngue para Surdos Porto Velho. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Elizangela de Almeida Silva

MOURÃO, A. R. B.; COSTA, R. A.; ROLON, R. B. B.;MATOS, M.A. S.. Educação Quilombola, Movimentos Negros e Ações Afirmativas no Amazonas. 2017.

Aluno: Rosângela Porfírio Bastos

SAMPAIO, C. R. B.;MATOS, M.A. S.; OLIVEIRA, A. R. C.. Ações, Relações e Sentidos Produzidos pela Comunidade Escolar Sobre o Processo de Inclusão da Criança com Autismo. 2017.

Aluno: Paulo Berwanger Ruschel

FERREIRA, L. F.;MATOS, M.A. S.; ALBUQUERQUE, G. A. S.. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior a Distância: Percepções dos Discentes Surdos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim

SANTOS, J. O. L.; SCHMIDT, C.;MATOS, M.A. S.. Atendimento Educacional Especializado: Organização e Funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais aos Educandos com Transtorno do Espectro do Autismo na Rede Municipal de Manaus. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Simone Cavalcante Moda

SOUZA, J. C. R.; AGUIAR, J. V. S.; SOARES, N. M. M.; COSTA, M. G.;MATOS, M.A. S.. O Ensino de Ciência e a Experiência Visual do Surdo: O Uso da Linguagem Imagética no Processo de Aprendizagem. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lilian Freire Noronha

GUERREIRO, E. M. B. R.; AZEVEDO, R. O. M.;MATOS, M.A. S.; GONZAGA, A. M.; MARTINS, A. C. F.. Saberes Docentes no Processo de Ensino e Aprendizagem de Alunos com Deficiência no Ensino Fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: SUELEN COELHO LIMA

BARROS, J. L. C.;MATOS, M.A. S.; SOBRINHO, R. S. M.. Comunicação Alternativa como Mediação para Uma Educação Inclusiva: O Papel do Professor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Kácia Araújo do Carmo

MATOS, M.A. S.. Educação Inclusiva com Surdos: Estratégias e Metodologias Mediadoras para a Aprendizagem de Conceitos Químicos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Gisele de Lima Vieira

MATOS, M.A. S.; SANTOS, J. O. L.; GUERREIRO, E. M. B. R.. Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a Criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Liana Fabíola de Jesus

GUERREIRO, E. M. B. R.;MATOS, M.A. S.; GONZAGA, A. M.; COELHO, I. M. W.; BARROS, J. L. C.. Processo Formativo de Professores para Educação Especial : Estudo de Caso na Educação de Surdos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Maria Goreth da Silva Vasconcelos

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; SOBRINHO, R. S. M.. Políticas Públicas e o Atendimento Educacional de Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento Institucional: Estudo de Caso na Instituição Casa Mamãe Margarida. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Jacira Dall Alba

GUERREIRO, E. M. B. R.; GONZAGA, A. M.;MATOS, M.A. S.; AZEVEDO, R. O. M.; BARROS, J. L. C.. A Educação Inclusiva e a Prática Pedagógica dos Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Maria Francisca Nunes de Souza

MATOS, M.A. S.; BARROS, J. L. C.. Políticas de Educação do Surdo Numa Visão Bilíngue : Entre o que é Dito nos Discursos Oficiais e sua Execução Numa Escola da Rede Municipal de Benjamin Constant - AM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Christiane da Costa Bruce

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; MATOS, G. C. G.. A Política de Educação Inclusiva: A Implementação de Tecnologia Assistiva como Possibilidade à Participação e a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Física na Escola Pública do Município de Manaus-AM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Michele Gomes Noé da Costa

VELANGA, C. T.;MATOS, M.A. S.; BARBA, C. H.. A Inclusão a Partir do Olhar do Incluído: a Acessibilidade nos Campi do IFRO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Claudenilson Pereira Batista

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; MARQUES, M. P. S. D.. Política de Escolarização de Educandos com Deficiência Visual: Uma Análise do Atendimento Educacional Especializado no Município de Manaus. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Debora Teixeira Arruda

THOME, Z. R. C.; BRITO, L. C. C.;MATOS, M.A. S.. Formação de Professores e o Uso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem na Mediação das Práticas Pedagógicas Inclusivas: Contribuições para Disciplina de Língua Brasileira de Sinais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Márcia Guedes Egas Dutra

MATOS, M.A. S.; PINHEIRO, M. G. S. P.; SOBRINHO, R. S. M.. O ensino em ciclos: uma análise a partir da implantação e interrupção na rede municipal da cidade de Manaus. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: MARY JANE ARAÚJO DE LIMA

MATOS, M.A. S.; SANTOS, A. M. C.; WEIGEL, V. A. C. M.. A educação de jovens e adultos numa perspectiva de evasão e repetência em duas escolas da rede estadual de ensino no município de Manaus-Amazonas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Raimunda Maria Moreira da Silva

MATOS, M.A. S.; ASSUMPCAO JUNIOR, F. B.; MOURÃO, A. R. B.; WEIGEL, V. A. C. M.. Para além do discurso oficial das políticas públicas: possibilidades de (re) pensar o paradigma da inclusão escolar para o educando com o espectro do autismo na cidade de Manaus. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Kledson Rocha Sousa

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; SOBRINHO, R. S. M.; WEIGEL, V. A. C. M.. O ensino de arte nas escolas municipais/AM e os aspectos históricos, políticos e educacionais: contextos e perspectivas em tempos de inclusão. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Luzia Mara dos Santos

MATOS, M.A. S.; SILVA, J. G.; TAVARES FILHO, D. T. E.. A Política Pública de Educação do município de Manaus: a organização escolar na perspectiva inclusiva. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: NELSON PEREIRA DE SÁ

NASCIMENTO, A. C. A.;MATOS, M.A. S.; LOPES, K. A. T.. Escola de surdos: prós, contras e realidades. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Bindá Leite

NASCIMENTO, A. C. A.; SILVA, J. G.; FREITAS, S. N.;MATOS, M.A. S.. Inclusão e exclusão em sala de aula: um olhar reflexivo-crítico sobre o respeito e o valor às diferenças. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Gerson de Mendonça Nogueira

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; SOBRINHO, R. S. M.. A Formação do professor e a prática docente no cotidiano escolar: um olhar para a sala de aula. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Arlany Souza de Araújo

MATOS, M.A. S.; LEMOS, C.; BATISTA, C. P.. Educação Infantil e Surdez: Políticas Públicas para o Atendimento de Educandos Surdos na Perspectiva da Educação Inclusiva na Cidade de Manaus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Gabriela Santana da Costa

MATOS, M.A. S.; STELLI, M. N. M.; OLIVEIRA, J. V.. Educação Inclusiva: A Pedagogia e o Educando com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Jéssica da Silva Vieira

MATOS, M.A. S.; LEMOS, C.; SOUZA, D. B.. A Importância do Atendimento Educacional Especializado ? AEE para Crianças com Deficiência em Escolas Públicas de Manaus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Josele Fernandes da Silva

MATOS, M.A. S.; SOUZA, D. B.. O Uso da Tecnologia Educacional no Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Karolina Maria de Araújo

MATOS, M.A. S.; LEMOS, C.; CHAVES, N. S. O Papel da Sala de Recursos Multifuncionais na Educação de Crianças com Deficiência Visual nas Escolas da Rede Municipal de Manaus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Larissa Victoria Mota de Souza

MATOS, M.A. S.; LEMOS, C.;SADIM, G. P. T.. Inclusão Escolar: Concepções Teóricas, Legais e Educacionais da Criança com Paralisia Cerebral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Rhana Paula Assunção de Souza

MATOS, M.A. S.; SOUZA, D. B.. Educação Especial: Subsídios Teóricos da Surdez na Perspectiva das Leis e Direitos da Pessoa Surda no Contexto Inclusivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Kamilla Soares Marques

MATOS, M.A. S.; LEMOS, C.; BATISTA, C. P.. Educação Inclusiva: A Formação do Profissional da Educação para o Atendimento Educacional dos Alunos Público Alvo da Educação Especial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Membro da Comissão Examinadora da Àrea de Conhecimento: Licenciatura em Pedagogia (Educação - Psicologia da Educação), do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos de Professor de Carreira do Magistério Público Superior. 2019. Universidade do Estado do Amazonas.

MOURÃO, A. R. B.;MATOS, M.A. S.; PINHEIRO, H. S. P.; SANTOS, A. M. C.; SOUZA, P. R. F.; CAVALCANTE, F. M. C. Membro da Banca Examinadora de Concurso Público para Carreira de Magistério Superior da UFAM - Área: Psicologia da Educação. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

CAVALCANTE, F. M. C; CORREA, F. M.;MATOS, M.A. S.. Membro da Banca Examinadora para Professor de Carreira do Ensino Superior na Área Fundamentos da Educação. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; CAVALCANTE, F. M. C; ARAUJO, W. P.. Membro da Banca de Seleção para Professor de Carreira do Magistério Superior. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

NASCIMENTO, A. C. A.;MATOS, M.A. S.. Concurso Público para Carreira do Magistério Superior. 2008. Universidade Federal do Amazonas.

THOME, Z. R. C.; FERREIRA, L. F.; BORGES, H. S.;MATOS, M.A. S.; WEIGEL, V. A. C. M.; MOURÃO, A. R. B.. Suplente da Banca de Seleção de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Edital N 011/2018 - PROPESP/UFAM. 2018. Universidade Federal do Amazonas.

COSTA, V. A.; PRADO, R.; MIANDA, T. G.; FERNANDES, W. R.; SILVA, A. M. M.; FARIA, D. F.; LEME, E. S.; CROCHICK, J. L.;MATOS, M.A. S.; CARVALHO, M. B. W. B.; BORDAS, M. A. G.; PINTOR, N. A. M.. X Encuentro Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración/Inclusión Educativa (RIIE) - ?La Educación Inclusiva A Debate: Retos, Contradicciones Y Desafíos?. 2018. Universidad Autónoma del Estado de Morelos.

MATOS, M.A. S.; SOUZA, D. B.. Membro da Banca Avaliadora do Prêmio "Professor Inovador 2017". 2017. Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus.

OLIVEIRA, S. S. B.; WEIGEL, V. A. C. M.; THOME, Z. R. C.; LUCIANO, G. J. S.; BRITO, L. C. C.; MASCARENHAS, S. A. N.; BEZERRA, A. A.; FALCÃO, N. M.; MIKE, P. S. R.; BARROS, J. L. C.; SANTOS, J. O. L.; MOURÃO, A. R. B.; FERREIRA, L. F.; MARQUES, M. P. S. D.;MATOS, M.A. S.; PINHEIRO, M. G. S. P.; GHEDIN, E. L.; SILVA, I. R.; CAVALCANTE, L. I. P.; BISSOLI, M. F.; BRITO, R. M.. Membro da Comissão de Avaliação da Seleção de Candidatos para o Curso de Mestrado e Doutorado. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

OLIVEIRA, S. S. B.;MATOS, M.A. S.; BARROS, J. L. C.; SILVA, I. R.; MARQUES, M. P. S. D.; SANTOS, J. O. L.. Membro da Banca de Seleção de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; BRITO, L. C. C.; SOUZA, M. V.; THOME, Z. R. C.. Presidente da Comissão para Elaboração do Projeto de Criação de Curso Noturno de Pedagogia com Ênfase em Educação Especial. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

OLIVEIRA, S. S. B.; BRITO, L. C. C.; MASCARENHAS, S. A. N.; BEZERRA, A. A.; MOURÃO, A. R. B.; PINHEIRO, M. G. S. P.; FALCÃO, N. M.; MIKE, P. S. R.; BARROS, J. L. C.; SANTOS, J. O. L.; FERREIRA, L. F.;MATOS, M.A. S.; GHEDIN, E. L.; SILVA, I. R.; BRITO, R. M.; WEIGEL, V. A. C. M.; THOME, Z. R. C.. Membro da Comissão de Avaliação de Candidatos para o Curso de Mestrado e Doutorado. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

OLIVEIRA, S. S. B.;MATOS, M.A. S.; BARROS, J. L. C.; SILVA, I. R.; MARQUES, M. P. S. D.; SANTOS, J. O. L.. Comissão de Seleção dos Candidatos para as Turmas 2015 dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/FACED. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

OLIVEIRA, S. S. B.; MOURÃO, A. R. B.; SILVA, I. R.;MATOS, M.A. S.; PINHEIRO, M. G. S. P.. Comissão de Revalidação de Diploma pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

FONSECA, E. M. P.; SANTOS, A. O. C.; SOUZA, A. D.; FERRAZ, L. R.;MATOS, M.A. S.; ABBUD, M. E. O. P.; AMORIM, M. L. C.; ANDRADE, R. F. C.. Comitê Científico Assessor Local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/FAPEAM - Área de Sociais Aplicadas. 2015.

SANTOS, A. M. C.; LOMBARDI, J. C.; GUIMARAES, L. T.;MATOS, M.A. S.; PINHEIRO, M. G. S. P.; FREITAS, M. C. S.; SOUZA, M. V.; FALCÃO, N. M.; SOUZA, P. R. F.; MIKI, P. S. R.; OLIVEIRA, S. S. B.; BEZERRA, A. A.; OLIVEIRA, S. S. B.; MACIEL, A. C.; MOURÃO, A. R. B.; BENTES, A. N.; MONTEIRO, C. G.; SANTOS, E. A.; LIRIO, F. C.; BORGES, H. S.. Comitê Científico do II Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; MATINI, L. C.. Presidente da Banca de Defesa de Dissertação do Mestrando Claudenilson Pereira Batista. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; MOURÃO, A. R. B.; MATOS, G. C. G.. Presidente da Banca de Defesa de Dissertação da Mestranda Christiane da Costa Bruce. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

WEIGEL, V. A. C. M.; THOME, Z. R. C.;MATOS, M.A. S.; SILVA, R. G. P.. Membro da Banca de Defesa de Dissertação da Mestranda Márcia Josanne de Oliveira Lira. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; BARROS, J. L. C.; JUSTAMAND, M.. Presidente da Banca de Defesa de Dissertação da Mestranda Maria Francisca Nunes de Souza. 2015. Universidade Federal do Amazonas.

BISSOLI, M. F.;MATOS, M.A. S.; ANDRADE, J. M.. Projeto do Laboratório de Ensino "Brinquedoteca" do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

BRITO, R. M.; BISSOLI, M. F.; FEITOZA, R. S.; THOME, Z. R. C.;MATOS, M.A. S.; CORREA, C. H. A.; WEIGEL, V. A. C. M.; CAVALCANTE, L. I. P.; BRITO, L. C. C.; PINHEIRO, M. G. S. P.; MARQUES, M. P. S. D.. Comissão de Seleção para Ingresso de Discentes nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação/2014. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; MARQUES, M. P. S. D.; MARQUEZAN, R.; SOBRINHO, R. S. M.; GAGO, A. R. A.; MOURÃO, A. R. B.; SCHMIDT, C.; ASSUMPCAO JUNIOR, F. B.; SCHWARTZMAN, J. S.; BARROS, J. L. C.; MUNHOZ, M. A.; BECKER, M. A. D.. Comitê Científico do IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

MOURÃO, A. R. B.; PINHEIRO, M. G. S. P.; BRITO, R. M.;MATOS, M.A. S.; CORREA, C. H. A.; MARQUES, M. P. S. D.. Representante da Linha 2 na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/FACED.. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

SANTOS, A. M. C.; BECKER, M. A. D.;MATOS, M.A. S.; PINHEIRO, M. G. S. P.; MARQUES, M. P. S. D.; BISSOLI, M. F.; FALCÃO, N. M.; BRITO, R. M.; OLIVEIRA, S. S. B.; WEIGEL, V. A. C. M.; THOME, Z. R. C.; BEZERRA, A. A.; MOURÃO, A. R. B.; CORREA, C. H. A.; BANIWA, G. L.; SILVA, I. R.; BARROS, J. L. C.; CAVALCANTE, L. I. P.; BRITO, L. C. C.. Comitê Científico do XIV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação - SEINPE. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Presidente do Comitê Científico do I Congresso dos Estudantes de Pedagogia da UFAM. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Presidente do Comitê Científico do III EAPSI - Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

NASCIMENTO, A. C. A.; WEIGEL, V. A. C. M.; CORREA, C. H. A.; GHEDIN, E.; SILVA, I. R.; BRITO, L. C. C.; BACKER, M. A. D.;MATOS, M.A. S.; PINHEIRO, M. G. S. P.; BISSOLI, M. F.. Membro da Comissão de Seleção para os Cursos de Mestrado e Doutorado (Turmas 2013). 2013. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Comissão do Comitê Científico da XXII Semana de Pedagogia da UFAM. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; CAVALCANTE, F. M. C. Presidente da Banca de Seleção Simplificada de Professor Substituto. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; BISSOLI, M. F.. Membro da Comissão de Avaliação do Processo Seletivo para Ingresso de Alunos no Curso de Mestrado em Educação - Turma 2012 - PPGE/UFAM. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. O processo de ensino e aprendizagem no 6 ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal: uma análise das práticas de avaliação do Ensino de Ciências Naturais. 2012. Universidade do Estado do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Comissão do Comitê Científico do II Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Francy Barroso Belém. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Presidente da Banca de Defesa de Mestrado de Luzia Mara dos Santos. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Presidente da Banca de Qualificação de Mestrado de Luzia Mara dos Santos. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; CORREIA, C. M.; LIZARD, P. S.. Comissão do Comitê Científico do I Congresso Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

MATOS, M.A. S.; SCHWARTZMAN, J. S.; ASSUMPCAO JUNIOR, F. B.. Comissão de Comitê Científico do I Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2010. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Membro da Comissão de Avaliação do Processo Seletivo para Ingresso de Alunos no Curso de Mestrado em Educação/ Turma 2011 - PPGE/UFAM. 2010. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Membro da Banca de Seleção Simplificada para Contratação de Professor VIsitante/PPGE. 2010. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Membro de Banca Examinadora de Defesa de Doutorado. 2010. Universidade de São Paulo.

TAVARES FILHO, D. T. E.;MATOS, M.A. S.; SÁ, N. R. L.. Identidade Cultural no Espaço Escolar e o Desenvolvimento de Estratégias Pedagógicas Curriculares. 2009. Universidade Federal do Amazonas.

TAVARES FILHO, D. T. E.;MATOS, M.A. S.. Estudos das Propostas Curriculares de 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental no Municipios de Parintins. 2009. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. Comitê Científico do XI Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós Graduação em Educação. 2009. Universidade Federal do Amazonas.

TEIXEIRA, C. M.;MATOS, M.A. S.. AMBIENTE FAMILIAR ? FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM. 2006. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. A matematica no contexto atual do Conhecimento. 2003. Centro Universitario Nilton Lins.

MATOS, M.A. S.. A Informacao Didatica como mecanismo de Prevencao as Drogas. 2003. Universidade Federal do Amazonas.

MATOS, M.A. S.. O Papel da Familia no Processo da aprendizagem Escolar de Crianca de Tres anos de idade. 2003.

MATOS, M.A. S.. Um novo olhar sobre a Relacao entre Formacao do Professor e a Indisciplina na Escola. 2003. Centro Universitario Nilton Lins.

MATOS, M.A. S.. O ludico como processo de Criacao na Educacao Infantil. 2003. Centro Universitario Nilton Lins.

MATOS, M.A. S.. Pratica de Leitura Desenvolvidas na Alfabetizacao para a Formacao do Sujeito Leitor. 2003. Centro Universitario Nilton Lins.

MATOS, M.A. S.. O Ludico e a Educacao Infantil: Uma Parceria Possivel. 2003.

MATOS, M.A. S.. Atividades Ludicas: Alternativas para melhoria do Processo Ensino-aprendizagem. 2003. Centro Universitario Nilton Lins.

MATOS, M.A. S.. Acoes Pedagogicas voltadas para a Interacao Professor e Aluno na Primeira Fase da Adolescencia. 2003. Centro Universitario Nilton Lins.

MATOS, M.A. S.. Monitoria - Comissao de Selecao. 2003.

MATOS, M.A. S.. Seminario Sobre politicas e acoes para atencao a Saude de Pessoas com deficiencia em Manaus. 2001. Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Esther Sulzbacher Wondracek Beyer

BEYER, E.; Dorneles, M.A.; Mourão, A.; Munhoz, M.A.. Cidadania, diversidade e educação inclusiva: um diálogo enbtre a teoria e a prática na rede pública municipal de Manaus. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Malvina do Amaral Dorneles

DORNELES, Malvina do Amaral; BEYER, E.; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho; MUNHÓZ, Maria Alcione; FARENZENA, N.. Cidadania, Diversidade e Educação Inclusiva: um diálogo entre a teoria e a prática na rede pública municipal de Manaus. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arminda Rachel Botelho Mourão

FARENZENA, N.; BEYER, E.; DORNELES, M. A.;MOURÃO, A R B. CIDADANIA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DIÃLOGO ENTRE A TEORIA E APRÁTICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nalú Farenzena

BEYER, Esther S. W.;FARENZENA, N.; DORNELES, Malvina Do Amaral; MUNHOZ, Maria Alcione. Cidadania, diversidade e educação inclusiva: um diálogo entre a teoria e a prática na rede pública municipal de Manaus. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Nilce Ferreira Couto

Políticas Educacionais Inclusiva: Aluno com Deficiência Intelectual no Ensino Médio da Rede Estadual de Manaus/AM; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Regina de Oliveira Tiradentes

Políticas Públicas Educacionais Inclusivas: A Legitimidade da Escolarização dos Indivíduos com Autismo; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Lana Cristina Barbosa de Melo

Políticas Públicas Inclusivas; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Christiane Bruce dos Santos

Políticas Públicas Inclusivas; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Iranvith Cavalcante Scantbelruy

Políticas Públicas Inclusivas; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim

Políticas Públicas Inclusivas; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Danilo Batista de Souza

Acessibilidade e Inclusão: A Implementação do Programa Escola Acessível em Manaus/AM; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Victoria Caroline Freitas de Oliveira

PIB-H/0286/2019 - Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: Os marcos legais e teórico-metodológicos da SEDUC e SEMED em Manaus; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Victor Alves Batista

PIB-H/0285/2019 - Psicomotricidade: Contribuindo na intervenção dos problemas de desenvolvimento global que possam comprometer a aprendizagem escolar; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Danilo Batista de Souza

Acessibilidade e Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida na Escola Pública; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Gisele de Lima Vieira

Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a Criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Christiane da Costa Bruce

A Política de Educação Inclusiva: A Tecnologia Assistiva como Possibilidade de Participação e Aprendizagem de Alunos com Deficiência Física na Escola; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Maria Goreth da Silva Vasconcelos

Políticas Públicas e Atendimento Educacional: O Papel da Casa Mamãe Margarida Junto a Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento e Vulnerabilidade Social Manaus; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Claudenilson Pereira Batista

Política Pública de Inclusão: Atendimento de Educandos com Deficiência Visual no Município de Manaus/AM; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Maria Francisca Nunes de Souza

Política de Educação do Surdo: Problematizando a Inclusão Bilíngue em Escolas da Rede Municipal de Ensino de Benjamin Constant-AM; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Kledson Rocha Sousa

O Ensino de Artes nas Escolas Municipais Me Manaus/Am e os Aspectos Históricos, Políticos e Educacionais: Contextos e Perspectivas em Tempos De Inclusão; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Raimunda Maria Moreira da Silva

Para Além do Discurso Oficial das Políticas Públicas: Possibilidade De (Re)Pensar o Paradigma de Inclusão Escolar Para o Educando com Transtorno do Espectro Autista na Cidade de Manaus; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Márcia Guedes Egas Dutra

A Organização do Ensino em Ciclos na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino de Manaus (2004 - 2008): Diretrizes e Proposta Pedagógica; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

MARY JANE ARAÚJO DE LIMA

Educação de Jovens e Adultos: Evasão e Repetência em Duas Escolas da Rede Estadual de Ensino no Município de Manaus-Amazonas (2008 - 2011); 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Luzia Mara dos Santos

A Política Pública de Educação do Município de Manaus: A Organização Escolar na Perspectiva Inclusiva; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Claudenilson Pereira Batista

Política Pública de Inclusão: Os Trabalhadores com Deficiência Visual no Polo Industrial de Manaus/AM; 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Cátia de Lemos

A Implementação da Meta 4 do Plano nacional de educação (2014-2024) em 18 Planos Municipais de Educação no Amazonas; 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Flavia Pansini

Sala de Recursos Multifuncionais no Brasil: Para Que e Para Quem?; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Luis Sérgio Castro de Almeida

Educação Inclusiva no Campo: Realidades e Desafios no Contexto Escolar em Presidente Figueiredo no Amazonas; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Emerson Sandro Silva Saraiva

Políticas Públicas e Educação para Pessoas Jovens e Adultas em Situação de Privação da Liberdade no Amazonas: Regulação da Sociedade e Antagonismos de Direitos Sociais; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Osmarina Guimarães de Lima

Relação entre Rede Municipal de Ensino e Instituições do Terceiro Setor para Escolarização das Pessoas com Deficiência em Manaus; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Jacy Alice Grande da Soledade

Estimulação Precoce em Crianças com Deficiência Intelectual de Zero a Três anos: Garantias Legais num Sistema Educacional Inclusivo; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ana Cristina Cruz Pinto

O Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas Ante a Política de Educação Especial Brasileira: Um Estudo do Período de 1961 a 2015; 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Creuza Maria Teixeira

Ambiente familiar ? fatores que interferem na aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Gabriela Seda Furtado

Inclusão Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ana Gabriela Raposo Ferreira

Inclusão Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Karinne Oliveira de Souza

Inclusão Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Arlany Souza de Araújo

Educação Infantil e Surdez: Políticas Públicas para o Atendimento de Educandos Surdos na Perspectiva da Educação Inclusiva na Cidade de Manaus; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Gabriela Santana da Costa

Educação Inclusiva: A Pedagogia e o Educando com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Jéssica da Silva Vieira

A Importância do Atendimento Educacional Especializado ? AEE para Crianças com Deficiência em Escolas Públicas de Manaus; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Josele Fernandes da Silva

O Uso da Tecnologia Educacional no Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Kamilla Soares Marques

Educação Inclusiva: A Formação do Profissional da Educação para o Atendimento Educacional dos Alunos Público Alvo da Educação Especial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Karolina Maria de Araújo

O Papel da Sala de Recursos Multifuncionais na Educação de Crianças com Deficiência Visual nas Escolas da Rede Municipal de Manaus; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Larissa Victoria Mota de Souza

Inclusão Escolar: Concepções Teóricas, Legais e Educacionais da Criança com Paralisia Cerebral; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Rhana Paula Assunção de Souza

Educação Especial: Subsídios Teóricos da Surdez na Perspectiva das Leis e Direitos da Pessoa Surda no Contexto Inclusivo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Adriana de Oliveira Nunes

O processo Ensino ? Aprendizagem de criança com TDAH; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Adriane Felix da Silva Santos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

ANA CÉLIA ANJO DA COSTA

O LÚDICO COMO FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ana Márcia de Lima Andrade

A dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita nas séries iniciais do ensino aprendizagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Andreza da Silva Vasconcelos

Afetividade no processo ensino-aprendizagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

ÂNGELO AUGUSTO MORAES GRIJÓ

ALFABETIZAÇÃO DO CAMPO: RELATOS DE PROFESSORES DE CLASSES MULTISSERIADAS NO MÉDIO RIO NEGRO/AM; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ariane Ramos dos Santos

LEITURA COMO PRÁTICA: INCENTIVANDO PEQUENOS LEITORES; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

BELCYFRÃ CARVALHO DO VALE

AS DIFICULDADES DA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO 5 DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

CLAUDIA NATTACHA RAMOS

DIFICULDADES DE LEITURA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Cléia Carvalho Pereira

A indisciplina no contexto escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Cintia Santos da Silva

A literatura infantil como proposta para promover e incentivar a leitura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

CRISTIANE CAETANO DA SILVA

FICHAS AVALIATIVAS ? CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Deborah Carla de Jesus Dias

A biblioteca escolar como instrumento de apoio para professores e alunos que apresentam características do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Denise Paiva Soares

A formação do professor diante da escola inclusiva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

ELDIRLEY DOS SANTOS MOTA

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DO ENSINO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Eliana Silva de Macedo

A importância dos jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Elineth Pimentel Lamego

A gravidez na adolescência no 5 ano na Escola Estadual São Dimas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Elizeu Palmeira Lima

DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO 3 ANO DO ENS; FUNDAMENTAL NA ESCOLA M; JOANA VIEIRA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

ELKELENA DE ALMEIDA BRITO

DIFICULDADE NA LEITURA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

ELLEN PIMENTEL LAMEGO

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA LEITURA DOS ALUNOS DO 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

ENEIDA PEREIRA FURTADO

EVASÃO ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Glauria Roberta Maciel Garrido

ARTE E CULTURA: INSTRUMENTOS MEDIADORES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

GRACIETE DA SILVA BRITO

O GOSTO PELA LEITURA E A ESCRITA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Iraíde Pavão Castilho

Agressividade no contexto escolar do 1 ano da Escola Municipal Domingos Sávio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Irisneia Cardoso da Silva

ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

JOSÉ MILTON PINEIRO RIBEIRO

O BRINQUEDO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Jucilene Seixas de Carvalho

Os Contos Encantam: uma viagem através da leitura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Katy Anne Costa de Lima

DIFICULDADES NA LEITURA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Kellen Cristina Campelo Nunes

Prática da leitura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Leonice de Castro Soares

A formação e a prática docente nas 3ª séries do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Lívia Monteiro Carvalho

Agressividade em sala de aula: causas e consequências; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Márcia Rosângela Gomes da Silva

A importância da capacitação docente frente ao TDAH na escola; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Maria do Socorro Corrêa Ferreira

MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA PRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL 2 ANO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

MARIA DO SOCORRO COUTINHO

MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA PRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL 2 ANO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

MARIA JOSÉ FERREIRA ABREU

O LETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

MONIQUE SIMÕES

O ACOMPANHAMENTO DOS PAIS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENFRENTAMENTO DA TDAH NO ESPÇO ESCOLAR E DOMÉSTICO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

RAIMUNDA DE OLIVEIRA PINTO

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Rosiléia Craveiro Ramos

A dificuldade no processo de desenvolvimento da aquisição da leitura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Rosangela Monteiro de Souza

BRINCAR É APRENDER: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 3 ANO DO ENSINO FUNDMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

SELMA OLIVEIRA DA SILVA

LEITURA: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA ALIADO ÀS DIFICULDADES DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Suzi Helena Do Nascimento Oliveira

A importância da orientação sexual na escola; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

VICENTE MATOS DA SILVA

O ENSINO RELIGIOSO NO 5 ANO DO ENS; FUNDAMENTAL A PARTIR DAS IDÉIAS DA PEDAGOGIA LIBERTADORA E DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

VIVIANE GARCIA DOS SANTOS

ARTES VICUAIS: INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Yamile Viana de Souza

A efetivação do direito constitucional à educação inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais: estudo de caso na escola Francisca Pergentina da Silva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Rosilene dos Santos Araujo

A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem da Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Lourdinéia de Jesus Ribeiro

A Importância da Afetividade na Construção do Conhecimento dos Alunos do 4 Ano do Ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Jacyrena Boh dos Santos

Concepção de Ciclo: Percepção Familiar e Docente; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Máglice Bittencourt da Silva

A Importância do Lúdico no 1 Ano do Ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Eluzilane do Socorro Monteiro Paes

Ausência dos Jogos e Brincadeiras como Atividades Lúdicas na Prática Educativa no 1 Ano do Ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Valdemira Mendonça Cortez

A Violência: No Cotidiano do Aluno; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Adriana Cátia Sales da Silva

Indisciplina Escolar: Interferindo no Processo Ensino-Aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ana Maria Cunha da Silva

O Relacionamento Professor-Aluno Quanto ao Aspecto Afetivo nos Quintos Anos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Maria das Graças Marialva de Freitas

O Lúdico como Estratégia no Ensino da Matemática do 5 Ano do Ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Gizeli Medeiros do Nascimento

Dificuldades na Leitura na 2ª Série do Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Rosimar dos santos Brandao

O repensar da escola Especial para os Deficientes Visuais, a luz dos subsidios legais para a organizacao e funcionamento de servicos de Educacao Especial; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitario Nilton Lins; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Argemira da Silva Sadim

Orientacao e Mobilidade : Como processo significativo e potencializador para a autonomia do portador de deficiencia Visual; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitario Nilton Lins; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ivane Bezerra da Silva

Educacao Psicomotora : Contribuicao ao Processo Ensino-Aprendizagem dos Educandos Portadores de Deficiencia Mental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitario Nilton Lins; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Suely Lucena Martins

A insercao do aluno surdo da 4 serie do Ensino Fundamental no Ensino Regular; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitario Nilton Lins; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Victoria Caroline Freitas de Oliveira

PIB-H/0243/2018 - Altas Habilidades/Superdotação: Implementação, Mapeamento e Atendimento no Contexto da Inclusão Educacional; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Victor Alves Batista

PIB-H/0242/2018 - Psicomotricidade: Contribuições para o Processo de Aprendizagem das Crianças de Seis a Doze Anos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Rafaela Seixas dos Santos

Psicomotricidade: Um Estudo sobre suas Relações no Processo de Aprendizagem das Crianças de Zero a Seis Anos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

kelson Oliveira da Rocha

Altas Habilidades/Superdotação: Conhecendo a Produção Científica e os Documentos Orientadores para o Processo de Inclusão Escolar; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Vanessa Macedo Nogueira

PIB-H/0241/2018 - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas: Um Estudo das Produções Científicas da Educação Especial e Inclusiva (1978 a 2018); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Vitoria Fernanda Rosa Loiola

A Música no Desenvolvimento Global da Criança com Síndrome de Down; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Vanessa Macedo Nogueira

O Uso da Tecnologia Assistiva como Recurso de Inclusão para Alunos com Deficiência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Manaus/AM; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Alice Mesquita Braga

Educação Psicomotora: O Desenvolvimento do Esquema Corporal para Crianças com Deficiência Intelectual; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

kelson Oliveira da Rocha

Altas Habilidades/Superdotação: Conhecendo a Produção Científica e os Documentos Orientadores para o Processo de Inclusão Escolar; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Daniely Henrique da Silva

Atuação do Licenciado em Pedagogia: A Formação Continuada nas Redes Municipais de Manaus para a Educação Inclusiva; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Taylla Larissa Leite Barbosa

A Inclusão do aluno com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos: um estudo em dois CEJAS da Cidade de Manaus; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Sâmila dos Santos Carneiro

Acessibilidade na Educação Infantil: Um Estudo nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI's na Rede Municipal da Cidade de Manaus/AM; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ketlis Lima da Silva

Curso de Pedagogia: Um Olhar Sobre a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ketlen Júlia Lima da Silva

Atuação do licenciado em Letras: Uma Análise em três Escolas Públicas de Manaus; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Tamy Caroline Ribeiro Paula

Psicomotricidade: Otimizando o Desenvolvimento Global da Criança de Zero a Seis Anos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Danilo Batista de Souza

Acessibilidade no Ensino Fundamental: um Estudo nas Escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal da Cidade de Manaus/AM; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Axon Moreira Miranda

A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no Portal CAPES; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ketlen Júlia Lima da Silva

Educação Inclusiva no Ensino Superior: análise da licenciatura em Letras/UFAM para formar futuros profissionais aptos a promover a inclusão; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Samuel Vinente da Silva Junior

Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa: contribuições para a inclusão escolar de crianças com Paralisia Cerebral; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Axon Moreira Miranda

Música e movimento: um estudo sobre a importância do método de Jaques Dalcroze na Educação Inclusiva; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim

Encaminhamento de alunos com autismo às salas de recursos multifuncionais: registro oficial dos responsáveis na rede municipal de ensino; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Samuel Vinente da Silva Junior

Políticas inclusivas: a formação do professor do aluno com Paralisia Cerebral nos documentos oficiais da rede municipal de Manaus; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Josivaldo Vilaça do Nascimento

Políticas Inclusivas: mapeando, conhecendo e identificando ações da UFAM diante do ingresso de estudantes com deficiências; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Danilo Batista de Souza

Acessibilidade na UFAM: um estudo nos Campus da cidade de Manaus; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Samuel Vinente da Silva Junior

Atendimento educacional do aluno com paralisia cerebral: a organização pedagógica e física no contexto inclusivo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Aline Souza de Almeida

Política educacional inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em salas de recursos multifuncionais na rede municipal de Manaus; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim

Política educacional inclusiva: o atendimento da criança autista em salas de recursos multifuncionais na rede municipal de Manaus; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Jaqueline Serique Nascimento

Inclusão de Alunos com Deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Jaqueline Serique Nascimento

Inclusão de alunos com Deficiência na Educação Básica: análise da legislação educacional vigente; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Maria Aglaíse Alemão

O Processo de Inclusão de Acadêmicos com Necessidade Educacional na UFAM-AM; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Nazare do Socorro do E

Santo Ruiz/Wildienne Maria de Paula; Classe Hospitalar : Modalidade de atendimento educacional especializado a crianca e ao adolescente no Pronto Socorro da Crianca de Manaus: Uma experiencia de implantacao no modelo pedagogico; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Mariangela Lima/Nayra Melyssa

Psicopedagogia: A praxis e os conhecimentos produzidos no NEPPD/FACED/UFAM; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Mônica Barbosa de Castro Delgado

Desenvolvimento Global com Enfase em Psicomotricidade nas Crian;as Portadoras da Sindrome de DOWN; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Mônica Barbosa de Castro Delgado

Desenvolvimento Global com enfase em Psicomotricidade nas Criancas Portadoras da Sindrome de DOWN; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Alexandre Marques

Uma Proposta de atendimento Psicopedagogico ao Educando Portador de Condutas Tipicas da Sindrome do Autismo na AMA( Associacao dos Amigos dos Autistas do Amazonas): Um paradigma Multidisciplinar; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Larissa Victoria Mota de Souza

Monitoria Voluntária na Disciplina Educação Especial I; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Samuel Vinente da Silva Junior

A Produção Científica em Educação Especial no Amazonas: análise das Publicações do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM entre 1988 e 2012; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Danilo Batista de Souza

Monitoria Voluntária na Disciplina Psicologia da Educação II; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Ketlis Lima da Silva

Monitoria Voluntária na Disciplina Psicologia da Educação I; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Danilo Batista de Souza

Monitoria Voluntária na disciplina Psicologia da Educação II; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Danilo Batista de Souza

Monitoria Voluntária na Disciplina Psicologia da Educação I; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Danilo Batista de Souza

Monitoria Voluntária na Disciplina Psicologia da Educação II; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Elaine Freire da Silva

Atendimento Educacional Especializado: uma parceria de apoio pedagógico entre NEPPD e MEF Firme na Fé; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Danilo Batista de Souza

Monitoria Voluntária na disciplina Psicologia da Educação I; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Aline de Souza Almeida

Psicologia da Educação I; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Maria Almerinda de Souza Matos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nalú Farenzena

Cidadania, diversidade e educação inclusiva: um diálogo entre a teoria e a prática na rede pública municipal de Manaus; 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nalú Farenzena;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA ; SANTOS, CHRISTIANE BRUCE DOS ; SOUZA, DANILO BATISTA DE ; SADIM, GEYSE PATTRIZZIA TEIXEIRA . Os recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Manaus/AM. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 15, p. 932-947, 2020.

  • MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA ; DOS SANTOS, CHRISTIANE BRUCE . Estado da arte de pesquisas sobre Tecnologia Assistiva na Região Norte, no período de 2015 a 2019. PRINCIPIA (JOÃO PESSOA) , v. 1, p. 210, 2020.

  • MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA ; SOUZA, DANILO BATISTA DE ; OLIVEIRA, JÁIMA PINHEIRO DE . Acessibilidade e Educação Infantil: O Processo de Inclusão do Público-Alvo da Educação Especial em Manaus/AM. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 14, p. 760-774, 2019.

  • MATOS, M.A. S. ; BATISTA, C. P. ; SANTOS, C. B. ; LEMOS, C. . Atendimento de Educandos com Deficiência Visual: Saberes e Práticas Inclusivas. ESPACIOS (CARACAS) , v. 40, p. 28-37, 2019.

  • DE LEMOS, CÁTIA ; MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA ; BATISTA, CLAUDENILSON PEREIRA . Implementação das políticas públicas educacionais no amazonas: os planos municipais de educação no contexto da inclusão. ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE) , v. 15, p. 01-12, 2019.

  • SARAIVA, EMERSON SANDRO SILVA ; MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA ; ANDREATTA, ELAINE PEREIRA . O direito à educação para pessoas em situação de restrição e privação de liberdade. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 27, p. 95-111, 2019.

  • ALMEIDA, L. S. C ; MATOS, M.A. S. . Cunhatas y Curuminos por la Amazonia: Para Qué Incluir este Pueblo en la Vida?. Batey (Revista Cubana de Antropología Sociocultural) , v. 11, p. 108-120, 2018.

  • SANTOS, C. B. ; MATOS, M.A. S. . A Tecnologia Assistiva como Possibilidade de Participação e Aprendizagem de Alunos com Deficiência na Escola Pública Municipal de Manaus: Um Olhar Sobre o Projeto Político Pedagógico. Revista Espacios , v. 39, p. 9-18, 2018.

  • PANSINI, FLÁVIA ; DE SOUZA MATOS, MARIA ALMERINDA . AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 11, p. 365, 2018.

  • LIMA, O. G. ; MATOS, M.A. S. . Educação e Inclusão no Contexto das Pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação: PPGE/UFAM. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 22-30, 2017.

  • SANTOS, JOÃO OTACÍLIO LIBARDONI DOS ; MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA ; SADIM, GEYSE PATTRIZZIA TEIXEIRA ; SILVA, JOÃO RAKSON ANGELIM DA ; FAIANCA, MARTA PATRICIA . Atendimento Educacional Especializado: Reflexões sobre a Demanda de Alunos Matriculados e a Oferta de Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus-AM. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 23, p. 409-422, 2017.

  • VINENTE, SAMUEL ; SILVA, KETLEN JÚLIA LIMA DA ; MATOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA . O trabalho docente e os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência: um estudo em três escolas públicas da cidade de Manaus. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO , v. 2, p. 1-14, 2016.

  • VASCONCELOS, M. G. S. ; MATOS, M.A. S. ; OLIVEIRA, J. V. ; BRUCE, C. C. ; BATISTA, C. P. . Aprendendo e Ensinando Sobre Inclusão. Amazônida (UFAM) , v. 01, p. 165-178, 2015.

  • MATOS, M.A. S. ; BARROS, J. L. C. ; BRUCE, C. C. ; SOUZA, D. B. ; LIMA, S. C. . Pesquisas em Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa Desenvolvidas no NEPPD/FACED/UFAM. AMAZÔNIDA (UFAM) , v. 20, p. 103-123, 2015.

  • BARROS, J. L. C. ; SOARES, A. A. ; DUARTE, M. G. ; MACHADO, J. C. P. ; MATOS, M.A. S. ; MONTEIRO, P. J. C. . O Brincar das Crianças Sateré-Mawé e suas Relações Interculturais com a Educação Escolar Indígena. REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO , v. 01, p. 26-47, 2014.

  • SOUSA, K. R. ; MATOS, M.A. S. . Um Olhar Sobre a História do Ensino de Arte nas Escolas Brasileiras: Um Grito Sobre a Inclusão Docente em Manaus/Amazonas. Amazônida (UFAM) , v. 01, p. 69-84, 2013.

  • MATOS, M.A. S. ; BRAGA, G. V. ; STELLI, M. N. M. ; CHAVES, N. S ; SILVA, R. M. M. ; VINENTE, S . A contribuição de Wallon para o desenvolvimento e aprendizagem da criança autista. Elo: Diálogos em Extensão. Universidade Federal de Viçosa , v. 1, p. 19-38, 2012.

  • MATOS, M.A. S. ; SILVA, R. M. M. ; STELLI, M. N. M. ; BRAGA, G. V. ; VINENTE, S . Práticas psicopedagógicas na produção do conhecimento. Amazônida (UFAM) , v. 17, p. 169-184, 2012.

  • MATOS, M.A. S. ; RAMOS, J. G. B. ; LIMA, O. G. . Nucleo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia Diferencial:um estudo da relação teoria-prática na formação dos futuros pedagogos da FACED-UFAM. Amazônida (UFAM) , MANAUS, v. 02, p. 157-170, 2004.

  • MATOS, M.A. S. . Interiorizando o conhecimento: uma experiencia Amazônica. Revista Gente Especial, Sao Paulo, v. 5, p. 12, 1998.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MATOS, M.A. S. . Assessoria de Educacao Especial - AMA DOWN. 2002.

MATOS, M.A. S. . Assessoria Psicopedagogica - AMA AUTISMO. 2001.

MATOS, M.A. S. . Assessoria de Educacao Especial - PESTALOZZI de Coari. 2000.

MATOS, M.A. S. . Assesoria Psicopedagogica. 1999.

MATOS, M.A. S. . Assessoria de Educacao Especial - APAE de Manacapuru. 1999.

MATOS, M.A. S. . Assesoria de Educacao Especial - APAE de Itacoatiara. 1998.

MATOS, M.A. S. . Assessoria de Educacao Especial - APAE de Rio Preto da Eva. 1998.

MATOS, M.A. S. . Assessoria de Educacao Especial a Associacao dos Deficientes Fisicos do Amazonas. 1998.

VASCONCELOS ; MATOS, M.A. S. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Maria Elaine de Oliveira Vasconcelos. 2010.

MATOS, M.A. S. . Ata de Criacao da Associacao Amazonense da Sindrome de DOWN. 2002.

MATOS, M.A. S. . Inclusao do portador de Necessidades Especiais nos Programas de Educacao Profissional do SENAI e no Mercado de Trabalho. 2001.

MATOS, M.A. S. . Investigacao cognitiva : como os Processos Cognitivos interagem com os Fracassos Cognitivos da leitura.. 2001.

MATOS, M.A. S. . Uma proposta de atendimento Psicopedagogico ao educando Portador de Condutas Tipicas de Sindrome do Autismo na AMA( Associacao dos amigos dos Autistas do Amazonas): Um paradigma Multidisciplinar. 2001.

MATOS, M.A. S. . Universidade do Amazonas: Desafio e compromisso com seu aluno portador de Deficiencia. 2000.

MATOS, M.A. S. . Projeto Pedagogico Educacao especial. 1999.

MATOS, M.A. S. . Universidade do Amazonas: dessafio e compromisso com seu aluno portador de Deficiencia. 1999.

MATOS, M.A. S. . Alteracoes do desempenho escolar :da identificacao ao atendimento dos disturbios da Aprendizagem no Ensino Fundamental da rede Minicipal de Manaus. 1997.

MATOS, M.A. S. . Século: Espaço de Inclusão para Todos. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATOS, M.A. S. . Manaus vai sediar evento sobre Psicopedagogia com apoio da FAPEAM. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MATOS, M.A. S. ; ASSUMPCAO JUNIOR, F. B. ; SILVA, R. M. M. . Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão debate o tema em Manaus. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MATOS, M.A. S. . Minicurso: Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem no Contexto Inclusivo (Turma 1). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATOS, M.A. S. . Minicurso: Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem no Contexto Inclusivo (Turma 2). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, R. S. ; MATOS, M.A. S. . Relatório Final de Iniciação Científica -PIB-SA/0194/2017. 2018. (Relatório de pesquisa).

ROCHA, K. O. ; MATOS, M.A. S. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0189/2017. 2018. (Relatório de pesquisa).

BRAGA, A. M. ; MATOS, M.A. S. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0141/2016. 2017. (Relatório de pesquisa).

LOIOLA, V. F. R. ; MATOS, M.A. S. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0147/2016. 2017. (Relatório de pesquisa).

NOGUEIRA, V. M. ; MATOS, M.A. S. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0144/2016. 2017. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. . Relatório de Conclusão do Projeto Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM. 2017. (Parecer).

MATOS, M.A. S. . Sugestão de Resolução que Dispõe Sobre as Condições para Mudança de Nível do Mestrado para o Doutorado. 2017. (Resolução).

MATOS, M.A. S. ; CARNEIRO, S. S. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0083/2015. 2016. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; BARBOSA, T. L. L. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0036/2015. 2016. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SILVA, D. H. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0038/2015. 2016. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. . Oficina de Educação Infantil - Psicomotricidade na Infância. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATOS, M.A. S. ; BARBOSA, T. L. L. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0036/2015. 2015. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SILVA, D. H. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0038/2015. 2015. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; CARNEIRO, S. S. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0083/2015. 2015. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; PAULA, T. C. R. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0023/2014. 2015. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SILVA, K. L. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0022/2014. 2015. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SILVA, K. J. L. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0021/2014. 2015. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SOUZA, D. B. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0020/2014. 2015. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SILVA, K. J. L. . Relatório Final de Iniciação Científica PIB-SA/0084/2013. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; VINENTE, S . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0016/2013. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SOUZA, D. B. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0047/2013. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; MIRANDA, A. M. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0048/2013. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; NASCIMENTO, J. V. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0049/2013. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; VINENTE, S . Relatório Final de Pesquisa - PP-SA/0001/2013. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SILVA, K. L. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0022/2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SILVA, K. J. L. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0021/2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SOUZA, D. B. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0020/2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; PAULA, T. C. R. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0023/2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; VINENTE, S. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0016/2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SOUZA, D. B. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0047/2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; MIRANDA, A. M. . Relatório Parcil de Iniciação Científica - PIB-SA/0048/2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; NASCIMENTO, J. V. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0049/2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SILVA, K. J. L. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0084/2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; VINENTE, S. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0129/2012. 2013. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SADIM, G. P. T. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0124/2012. 2013. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; MIRANDA, A. M. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0130/2012. 2013. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; VINENTE, S. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0129/2012. 2012. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SADIM, G. P. T. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0124/2012. 2012. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; MIRANDA, A. M. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0130/2012. 2012. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; VINENTE, S. . Relatório Finall de Iniciação Científica - PIB-SA/0046/2011. 2012. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; ALMEIDA, A. S. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0045/2011. 2012. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SADIM, G. P. T. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0044/2011. 2012. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. . Transtornos de Aprendizagem e Estratégias de Intervenção. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATOS, M.A. S. . Psicomotricidade na Educação Infantil: Teoria de A. Meur e L. Staes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MATOS, M.A. S. ; ALMEIDA, L. S. C ; STELLI, M. N. M. ; VINENTE, S. ; NASCIMENTO, J. S. ; OLIVEIRA, S. R. C. . Caderno de Resumos do II Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2011. (Editoração/Anais).

MATOS, M.A. S. . Caderno de Resumos do I Encontro Amazônico de Psicopedagogia. 2011. (Editoração/Anais).

MATOS, M.A. S. ; VINENTE, S. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0046/2011. 2011. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; ALMEIDA, A. S. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0045/2011. 2011. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; SADIM, G. P. T. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0044/2011. 2011. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; NASCIMENTO, J. S. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0029/2009. 2011. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; MARQUES, M. P. S. D. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0047/2010. 2011. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; MARQUES, M. P. S. D. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0047/2010. 2010. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; NASCIMENTO, J. S. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0029/2009. 2010. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. . O Programa de Educação para Todos(EPT) e a Política de Financiamento do Ensino Básico no Brasil. 2009. .

MATOS, M.A. S. ; NASCIMENTO, J. S. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0029/2009. 2009. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; NASCIMENTO, J. S. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0029/2009. 2009. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; ALEMÃO, A. O. . Relatório Final de Iniciação Científica - PIB-SA/0055/2008. 2009. (Relatório de pesquisa).

MATOS, M.A. S. ; ALEMÃO, A. O. . Relatório Parcial de Iniciação Científica - PIB-SA/0055/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Iniciação Científica - PIB-H/0286/2019 - Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: Os marcos legais e teórico-metodológicos da SEDUC e SEMED em Manaus, Descrição: O presente projeto pretende desenvolver uma produção científica na intenção de dar continuidade à pesquisa anterior cadastrada "PIB-H/0243/2018" e intitulada "Altas Habilidades/Superdotação: Implementação, Mapeamento e Atendimento no Contexto Educacional". Abordaremos questões referentes aos subsídios legais e teórico-metodológicos da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (SEDUC) e Gerência de Educação Especial (SEMED) na unidade de Manaus a fim de descrever como o trabalho de inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação vem sendo realizado. Para tanto faremos uso de pesquisas documental, bibliográfica e estudo qualitativo. Utilizaremos a teoria dos Três Anéis de Renzulli (1986) que contribui sendo o subsidio que caracteriza atualmente sob quais critérios podemos definir o que são as altas habilidades/superdotação, autores como Perez (2013) para algumas definições referente ao atendimento educacional especializado, Virgolim (2007), Alencar (2007), Delou (2007) que contribuíram na produção de livros disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) que auxiliam na leitura sobre a questão da identificação destes alunos, atendimento à família, formação de professores. Além de análise dos documentos obtidos ao longo da pesquisa que pretendemos conseguir através da leitura de materiais disponibilizados digitalmente pelo MEC e socialização entre as Secretarias de Educação da Cidade de Manaus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Victoria Caroline Freitas de Oliveira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Iniciação Científica - PIB-H/0285/2019 - Psicomotricidade: Contribuindo na intervenção dos problemas de desenvolvimento global que possam comprometer a aprendizagem escolar, Descrição: Este projeto refere-se a uma continuação da pesquisa de Iniciação Científica PIBIC cadastrada ?PIB-H/0242/2018? nomeada ?Contribuições para o Processo de Aprendizagem das Crianças de Seis a Doze Anos?, cujo o objetivo geral refere-se a ?averiguar a contribuição teórica da psicomotricidade no processo de aprendizagem das crianças de seis a doze anos?. Neste novo projeto pretendemos aprofundar os estudos desse tema, só que agora buscando conhecer as contribuições que as psicomotricidades proporcionam, no que se refere a intervenção sobre os problemas de desenvolvimento que possam afetar na aprendizagem escolar do sujeito. Este projeto tem como objetivo geral, conhecer as contribuições da psicomotricidade na intervenção dos problemas de desenvolvimento que possam comprometer a aprendizagem escolar. Os objetivos específicos são: identificar os subsídios teóricos da psicomotricidade e aprendizagem na intervenção dos problemas de aprendizagem escolar e; Definir e diferenciar, problema, dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Para realizar os objetivos propostos, essa pesquisa utilizará como metodologia a pesquisa qualitativa, por canta de abraçar uma lógica no momento de analisar os dados que foram coletados na pesquisa, atribuindo desse modo maior relevância aos significados que os sujeitos dão às coisas e à vida. Esse é uma pesquisa eminentemente descritiva, mesmo não aplicando ferramentas estatísticas. No que se refere ao modo de coletar os dados para a pesquisa, pretende-se adotar o padrão denominado pesquisa bibliográfica, tendo em vista que almejamos buscar informações em documento científicos, como os artigos científicos, trabalho de conclusão de curso, dissertações, teses, bem como livros físicos e os acessados digitalmente. A fundamentação teórica pelo qual esse projeto se apoiará no decorrer da pesquisa é formado por principais teóricos e pensadores desse tema, sendo eles: Meur, A. de; Staes, L. (1989), Fonseca (2008), Scoz (1994).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Victor Alves Batista - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Iniciação Científica - PIB-H/0243/2018 - Altas Habilidades/Superdotação: Implementação, Mapeamento e Atendimento no Contexto da Inclusão Educacional, Descrição: Abordamos questões referentes à inclusão dos alunos com altas habilidades e como foram implementadas as políticas educacionais através da iniciativa do Ministério da Educação ? MEC com o Programa de implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação ? NAAH/S. Contemplamos o mapeamento dos NAAH/S existentes no Brasil atualmente, além de relatar algumas características gerais do NAAH/S do estado do Amazonas sobre sua atuação e seu processo de atendimento educacional especializado. Utiliza nessa pesquisa os Teóricos que são referência a nível nacional sobre a temática Renzulli (1986, 2001); Renzulli e Reis (1997), com as características dos superdotados com base na Teoria dos Três Anéis e Modelo De Enriquecimento Curricular e Gardner (1994) trazendo as concepções acerca das inteligências múltiplas. Autores como Alencar (2007), Delou (2007), que assumiram um grande papel na organização do material ?A Construção de Práticas educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação?, obra publicada pelo MEC com uma série de livros com quatro volumes voltados para as temáticas de atendimento ao aluno, formação e apoio aos professores e orientação para a família. Além disso, foram utilizados autores como Peréz e Freitas (2013), Vieira (2014), Noronha (2016), Oliveira (2017) e Oliveira (2018). Os resultados desta produção foram alcançados pelo uso das pesquisas Documental, Bibliográfica, e estudo Qualitativo onde a pesquisa Documental possibilitou acesso as leis e documentos referentes ao NAAH/S no Amazonas e existência dos NAAH/S em outros estados e o estudo qualitativo ampliou os resultados a partir da leitura de artigos e outras produções cientificas publicadas sobre a temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Victoria Caroline Freitas de Oliveira - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Iniciação Científica - PIB-H/0242/2018 - Psicomotricidade: Contribuições para o Processo de Aprendizagem das Crianças de Seis a Doze Anos, Descrição: Este estudo teve como objetivo geral ?averiguar a contribuição teórica da psicomotricidade no processo de aprendizagem das crianças de seis a doze anos?. A fim de atender a esse objetivo geral, buscou-se estruturar a pesquisa em três capítulos, onde cada capítulo responde a um objetivo específico. No primeiro capítulo realizou-se a identificação dos elementos psicomotores básicos na faixa etária de seis a doze anos. No segundo capítulo investigou-se as contribuições da abordagem psicomotora no processo de aprendizagem. Por fim, conhecemos o subsídio teórico metodológico do laboratório do psicomotricidade do NEPPD/FACED/UFAM referente ao atendimento das crianças de seis a doze anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa configurando-se como um estudo bibliográfico, visto que a coleta de dados foi realizada em livros, teses, dissertações, artigos científicos e referências digitais. Essa pesquisa é também descritiva, pelo fato de não aderir ferramentas estatísticas. Esse estudo foi embasado em um referencial teórico formado basicamente por: Meur, A. de; Staes, L. (1989), Coste (1992), Hamdan (1998), Bueno (2013), Matos (2013), Fonseca (2008). Os resultados dessa pesquisa, nos mostram que os elementos básicos da psicomotricidade na criança com idade de 6 a 12 anos são: Esquema Corporal, Noção Espacial, Noção Temporal, Lateralidade e Pré-escrita. Os elementos psicomotores são noções e habilidades que o ser humano adquire, ao longo de sua vida e dependendo do modo como foram trabalhados, ainda na infância, podem gerar consequências positivas ou negativas no desenvolvimento dos indivíduos, tanto no âmbito escolar quanto no sócio afetivo. Sobre tudo, contatamos que o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial, por meio do Laboratório de Psicomotricidade, vem realizando ações que fomentam o desenvolvimento do ser humano, por meio da avaliação e intervenção preventiva, educativa e reeducativa. Todos os trabalhos realizados pelo laboratório possuem uma base teórica fundamentada nos estudos de Henri Wallon, J. Ajuriaguerra e Jean Lê Boulch. Vale ressaltar que as ações do NEPPD vêm ajudando a psicomotricidade a expandir seus espaços na sociedade, ganhando reconhecimento da sua importância e rompendo barreiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Victor Alves Batista - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Doutorado - Acessibilidade e Inclusão: A Implementação do Programa Escola Acessível em Manaus/AM, Descrição: Em Elaboração.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Danilo Batista de Souza - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Iniciação Científica - PIB-H/0241/2018 - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas: Um Estudo das Produções Científicas da Educação Especial e Inclusiva (1978 a 2018), Descrição: produção científica em Educação Especial e Inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas é representada pelo conjunto de produções dos pesquisadores que realizam pesquisas em suas dissertações e teses constituindo uma literatura de referência da área. A discussão a favor da Educação Especial e Inclusiva cresce significativamente pautada por uma Educação para todos. O projeto se propõe a analisar os resumos das dissertações e teses no contexto da Educação Especial e Inclusiva publicados no período 1978-2018. A presente pesquisa será de natureza bibliográfica e tem por objetivo fazer o mapeamento e analise das produções científicas do PPGE/UFAM. A abordagem metodológica adotada será de cunho bibliográfico, cujas fontes são as publicações disponibilizadas na versão impressa e versão digital na biblioteca de dissertações e teses da Universidade Federal do Amazonas. Utilizaremos como instrumento para a execução do primeiro objetivo, um levantamento onde serão verificados os resumos publicados de todas as produções científicas do período informado, após as etapas de levantamento, iniciaremos o processo de mapeamento do material e análise contextual. Para realização do segundo objetivo, iremos realizar a leitura dos resumos das dissertações e teses mapeadas para identificarmos a temática abordada na área da Educação Especial e Inclusiva, procuraremos identificar nos resumos dos trabalhos as áreas e subáreas do conhecimento nas quais essas produções estão inseridas, para isso tomaremos a tabela de áreas de conhecimento da Capes como referência. A fim de realizar o terceiro e último objetivo iremos descrever o referencial teórico-metodológico e os resultados alcançados nas produções científicas sobre Educação Especial e Inclusiva no PPGE/UFAM, a partir dos referidos resumos. Utilizaremos como procedimento básico para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Onde organizaremos as literaturas existentes possibilitando o acesso a dados atuais e relevantes sobre o assunto pesquisado.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Vanessa Macedo Nogueira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    PP - Edital n 008/2018-PROPESP/UFAM - PIB-SA/0309/2018 - Acessibilidade no Ensino Superior: Um Estudo do Campus de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, Descrição: O movimento em favor da inclusão educacional faz com que a comunidade acadêmica, a sociedade como um todo e principalmente os estabelecimentos de ensino se envolvam e prepararem a construção de um contexto favorável à inclusão educacional das pessoas com deficiência, rompendo o paradigma tradicional e buscando atender todos os alunos, propiciando uma educação para todos e respeitando seus direitos Apesar dos diversos avanços legais e normativos no país, a situação referente à população com deficiência ainda é bastante precária, merecendo portanto maior atenção por parte das instituições de ensino superior, pois as pessoas com deficiência ainda hoje encontram muitas dificuldades para desempenharem suas atividades acadêmicas, visto o descaso em relação às normas. Buscando analisar a situação da acessibilidade para discentes com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Campus de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), desenvolveremos essa pesquisa mediante abordagem qualitativa. Nesse processo será observado sistematicamente as realidades das Unidades Acadêmicas, a partir de coleta e registro descritivo de dados em cada setor, mediante a aplicação de um Protocolo de Acessibilidade para Instituições de Ensino Superior (CORRÊA, 2014). Espera-se dessa pesquisa, fomentar a discussão no campo da inclusão, principalmente mobilizar mais profissionais na luta de uma universidade inclusiva e em defesa do cumprimento das políticas públicas no campo educacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim - Integrante / Danilo Batista de Souza - Integrante / claudenilson pereira batista - Integrante / Cátia de Lemos - Integrante / Anna Victória Soares Fernandes - Integrante / Victoria Caroline Freitas de Oliveira - Integrante / Victor Alves Batista - Integrante / Christiane Bruce dos Santos - Integrante / Iranvith Cavalcante Scantbelruy - Integrante / Maria Nilce Ferreira Couto - Integrante / Regina Oliveira Tiradentes - Integrante / Kassia Silva Almeida - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Iniciação Científica - PIB-H/0240/2018 - Avaliação da Aprendizagem: Um Estudo Teórico no Contexto da Educação Inclusiva de Alunos com Deficiência, Descrição: Compreendemos que existe uma necessidade de se refletir constantemente sobre a avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência no contexto da Educação Inclusiva de maneira que busque a etiologia e os conceitos que sustentam a avaliação da aprendizagem. Diante disto, esta pesquisa tem por objetivo investigar e identificar com base nas produções cientifica os subsídios teóricos de avaliação da aprendizagem na educação inclusiva de alunos com deficiência. Nossa pesquisa será desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, que se caracteriza, teoricamente, como um estudo descritivo, para isto utilizaremos de dois procedimentos básicos para obtenção dos dados da pesquisa, sendo estes a pesquisa bibliográfica e documental, dos quais teremos como fonte inicial o site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações ? BDTD e posteriormente um estudo minucioso entre as Teorias que falam a respeito da Avaliação da Aprendizagem no contexto da Educação Inclusiva, Dissertações, Teses, livros e produções científicas vinculadas aos periódicos na área da Educação. Visando analisar os dados coletados objetivamos realizar uma analise de conteúdo temático, buscando investigar mediante pesquisa qualitativa a presença ou ausência de uma característica de conteúdo perante um determinado tema. Com base nos métodos retratados acreditamos que alcançaremos os objetivos sugeridos de acordo com o cronograma, buscando favorecer a análise e fornecer dados concretos para o contexto da Educação Inclusiva. O retorno social e cientifico que se espera dessa pesquisa é possibilitar a discussão no campo da educação inclusiva para melhor compreender que as pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem são possuidoras de diversos direitos, sensibilizando assim, mais estudantes da graduação, mestres, doutores, profissionais da área da educação e principalmente pais de alunos que fazem parte do publico alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na luta e defesa da realização das políticas públicas no campo educacional.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Anna Victória Soares Fernandes - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Iniciação Científica - PIB-SA/0194/2017 - Psicomotricidade: Um Estudo sobre suas Relações no Processo de Aprendizagem das Crianças de Zero a Seis Anos, Descrição: Este estudo trata-se de uma pesquisa concluída cujo objetivo é averiguar as contribuições teóricas da psicomotricidade no processo de aprendizagem das crianças de zero a seis anos. O estudo englobará além das contribuições teóricas que a psicomotricidade traz para o processo de aprendizagem, como também a contribuição da abordagem psicomotora no processo de aprendizagem e o subsídio teórico/metodológico do Laboratório de Psicomotricidade do NEPPD/FACED/UFAM. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo, de cunho qualitativo onde cada detalhe observado traz significados que auxiliaram na compreensão do tema estudado. Através de uma pesquisa bibliográfica e documental (teses, dissertações, artigos, monografias, livros e dados acessados digitalmente), ao qual nos fornece dados atuais e relevantes sobre o tema. Os resultados desta pesquisa se dão em âmbito teórico, com base em autores como, Meur e Staes (1989), Fonseca (2012), Bueno (2013), Campos (2014) e Matos (2015). Com base nas informações coletadas nas obras dos autores citados, a psicomotricidade enquanto ciência traz contribuições significativas para o processo de aprendizagem das crianças de zero a seis anos, permitindo um olhar holístico sobre os educandos. Palavras Chaves: Psicomotricidade. Processo de Aprendizagem. Laboratório de Psicomotricidade NEPPD/FACED/UFAM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Rafaela Seixas dos Santos - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Iniciação Científica - PIB-SA/0189/2017 - Altas Habilidades/Superdotação: Conhecendo a Produção Científica e os Documentos Orientadores para o Processo de Inclusão Escolar, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a produção científica, os subsídios teóricos, as normativas orientadoras acerca do atendimento dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação no contexto da Educação Inclusiva. Como objetivos específicos delinearam-se: Mapear a produção científica sobre Altas/Habilidade nas edições da Revista Brasileira de Educação Especial e em Dissertações e Teses; investigar os subsídios teóricos e os marcos legais sobre Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva sobre Altas Habilidades/Superdotação e evidenciar os instrumentos normativos legais de orientação de inclusão escolar de educandos com Altas Habilidades/Superdotação. A metodologia dessa pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), desenvolvido com um estudo bibliográfico (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007). Para a coleta dedados foram consultados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Revista Brasileira de Educação Especial e os documentos de Educação especial. Coletando os dados, chegou-se ao resultados de 25 pesquisas entre Dissertações e Teses no intervalo de tempo de 2009 a 2016 e 8 artigos publicados entre 2007 e 2017 e para a inclusão e atendimento desses alunos foram encontrados os documentos (BRASIL, 1988, 1996, 2001, 2008, 2015). A que a produção cientifica (artigos, dissertações e teses) sobre Altas Habilidades/Superdotação estão mais direcionados para a identificação desse público e são poucos os referenciais sobre o assunto no Brasil dificultado cada vez mais a identificação e acompanhamento desses indivíduos em programas de atendimento diferenciados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Kelson Oliveira da Rocha - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Doutorado - Política Pública de Inclusão: Os Trabalhadores com Deficiência Visual no Polo Industrial de Manaus/AM, Descrição: Em Elaboração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / claudenilson pereira batista - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Mestrado - Acessibilidade e Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida na Escola Pública, Descrição: O movimento em favor da inclusão escolar orienta que a comunidade acadêmica, a sociedade como um todo e principalmente as escolas se envolvam e prepararem a construção de um contexto favorável à inclusão escolar dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida, rompendo o paradigma tradicional, buscando atender todos os alunos, propiciando uma escola para todos e respeitando seus direitos. O estudo defendido teve como objetivo analisar a produção científica, a legislação e os subsídios teóricos sobre acessibilidade com vista a inclusão educacional dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública. Para isso, inicialmente mapeamos a produção científica referente à acessibilidade em dissertações e teses na área da Educação (CALADO, 2006; LOCH, 2007; TEIXEIRA, 2008; RISSI, 2010; CORRÊA, 2010; EVANGELO, 2014; OLIVEIRA, 2016; TEIXEIRA, 2016; GLAT; OMOTE; PLETSCH, 2014), identificamos na legislação pátria, leis e decretos (BRASIL, 1985; 1988; 1989; 1990; 1996; 1999; 2000a; 2000b; 2001a; 2001b; 2002; 2003; 2004; 2005; 2007; 2008a; 2008b; 2009; 2011; 2014; 2015), normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade (FREIRE; BETO, 1985; SANFELICE, 1989; BOBBIO, 1992), FREIRE, 1992; ADORNO, 1995; ARAÚJO, 1997; BAHIA, 1998; FRIGOTTO, 2003; LAFTER, 1999; CANOTILHO, 2000; CRESPO, 2000; MAGALHÃES, 2000; DISCHINGER, 2004), bem como conhecemos os subsídios teóricos referentes a acessibilidade (RIBEIRO, 2004; COOPER ET AL., 2005; SASSAKI, 2006; 2009; ARAÚJO, 2003; DISCHINGER, 2009; NUNES; SOBINHO, 2015; PAULA; BUENO, 2006; MANZINI, 2005; 2015; MANZINI; CORRÊA, 2014), inclusão DE CARLO, 2001; SANTOS, 2001; SASSAKI, 2005; 2006; 2010; ROCHA, 2006; FERNANDES; ORRICO, 2011; SILVA; HENRIQUE; ROCHA, 2015), educação inclusiva (MACIEL, 2000; FERREIRA, 2001; SASSAKI, 2005; 2010; FÁVERO, 2004; MANTOAN, 2005; JURDI; AMIRALIAN, 2006; SESTARO, 2006; FERNANDES; ORRICO, 2011) e os entraves físico, de comunicação e informação aos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida na escola pública. A investigação foi respaldada na dialética, onde por meio da abordagem qualitativa, nosso estudo configurou-se como descritivo, a coleta de dados foi feita por meio da pesquisa bibliográfico e documental e para interpretação dos mesmos, utilizamos a análise de conteúdo. Diante disso, evidenciou-se a falta de pesquisas sobre acessibilidade no campo da Educação, principalmente sobre a situação da acessibilidade nas escolas públicas e a estrutura física das escolas, bem como os meios de comunicação e informação que apresentam barreiras que impedem e/ou dificultam a inclusão dos alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida nas escolas públicas. Os direitos referentes à acessibilidade ainda não estão presentes, os documentos oficiais nem sempre se convertem nas práticas educacionais no cotidiano das escolas, o que leva a observar situações que privam os alunos com deficiência do exercício de seu direito à educação inclusiva. Por fim, verificamos com os subsídios teóricos, que a acessibilidade e a educação inclusiva estão intimamente ligadas, um depende do outro, onde essa articulação é necessária para o processo de inclusão escolar e superação dos desafios para a promoção da acessibilidade nas escolas públicas. A acessibilidade é uma condição fundamental para que as pessoas com deficiência tenham uma vida com qualidade e estejam incluídas em todos os contextos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Danilo Batista de Souza - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Iniciação Científica - PIB-SA/0141/2016 - Educação Psicomotora: O Desenvolvimento do Esquema Corporal para Crianças com Deficiência Intelectual, Descrição: O presente estudo teve por objetivo conhecer em como que a Educação Psicomotora pode vir a desenvolver o Esquema Corporal para crianças com Deficiência Intelectual. Esta pesquisa buscou ocorrer de caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos se basearão em pesquisa bibliográfica e documental com a finalidade em averiguar bem os aspectos da psicomotricidade, da educação psicomotora e do esquema corporal a partir do olhar de diversas teorias, busca também a identificação de características e particularidades das deficiências intelectuais, e a relação em como que a organização do esquema corporal pode ajudar no processo de desenvolvimento em crianças com Deficiência Intelectual. Visto que o esquema corporal é à base de todo o processo do conhecimento do EU da criança com o seu mundo exterior e compreendendo que a deficiência intelectual traz limitações significativas para o funcionamento intelectual, comportamental e no próprio reconhecimento da criança na conscientização do seu corpo, do seu próprio EU em relação ao seu mundo externo é que essa pesquisa será uma bussola para indicar caminhos para otimizar o desenvolvimento do esquema corporal em crianças com deficiência intelectual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Natália dos Santos Chaves - Integrante / Alice Mesquita Braga - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Doutorado - Estimulação Precoce em Crianças com Deficiência Intelectual de Zero a Três anos: Garantias Legais num Sistema Educacional Inclusivo, Descrição: Em Elaboração.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Jacy Alice Grande da Soledade - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Iniciação Científica - PIB-SA/0144/2016 - O Uso da Tecnologia Assistiva como Recurso de Inclusão para Alunos com Deficiência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Manaus/AM, Descrição: A Tecnologia Assistiva, assiste pessoas com deficiência, oferecendo diversos recursos adaptados que auxiliam no processo de autonomia e de inclusão da pessoa. Pensando nisso, o projeto intitulado O uso da Tecnologia Assistiva como Recurso de Inclusão para Alunos com Deficiência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Manaus/AM, buscou compreender de que maneira os recursos da tecnologia assistiva estão sendo utilizados como instrumentos para a acessibilidade dos alunos com deficiência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Manaus/AM. Utilizando o apoio teórico-metodológico, teremos como primeiro objetivo, Analisar os documentos legais referentes ao processo histórico e metodológico da Tecnologia Assistiva e da Inclusão; em seguida, para a realização do segundo objetivo, solicitaremos juntamente à Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Manaus/AM, a lista de escolas onde então matriculadas as crianças com deficiência, dando inicio ao processo de mapear, essas escolas; e por fim, para realizarmos o terceiro e o quarto objetivo de, Conhecer os instrumentos pedagógicos propostos pela Tecnologia Assistiva e Identificar as dificuldades dos alunos com deficiência e como a tecnologia assistiva vem sendo utilizadas neste contexto, adotaremos a prática da observação das salas de recursos que utilizam a TA como instrumento pedagógico. Por isso, a importância de sabermos como as adaptações para a inclusão social e pedagógica estão sendo feitos nas escolas da rede municipal de ensino. Estudos recentes apresentados em diversos eventos nacionais e internacionais apontam a necessidade de investimento do Estado e dos Municípios na superação de barreiras físicas e de comunicação que impossibilitem a inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Danilo Batista de Souza - Integrante / Vanessa Macedo Nogueira - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Iniciação Científica - PIB-SA/0147/2016 - A Música no Desenvolvimento Global da Criança com Síndrome de Down, Descrição: O presente estudo teve como objetivo compreender a manifestação da inteligência musical como recurso pedagógico para desenvolvimento das capacidades globais da criança com Síndrome de Down. Esta pesquisa será realizada por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, identificando os subsídios teóricos referentes à Inteligência Musical, preconizada por Howard Gardner, além de analisar os documentos legais referentes à Deficiência Intelectual, destacando a Síndrome de Down e por fim, averiguar como a inteligência musical interfere no desenvolvimento global das crianças com Síndrome de Down. Partindo desse pressuposto, compreendemos a relevância desta pesquisa para descobrirmos a importância da inteligência musical para o desenvolvimento global das crianças com Síndrome de Down.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Kledson Rocha Sousa - Integrante / Vitoria Fernanda Rosa Loiola - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Doutorado - Política Municipal de Educação Inclusiva: Implementação das Propostas do Plano Nacional de Educação (2014-2024) nos 62 Municípios do Amazonas, Descrição: Em Elaboração.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Cátia de Lemos - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Iniciação Científica - PIB-SA/0038/2015 - Atuação do Licenciado em Pedagogia: A Formação Continuada nas Redes Municipais de Manaus para a Educação Inclusiva, Descrição: Projeto de Pesquisa cadastrado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que pretende conhecer quais os programas de formação continuada oferecidos nas redes municipais de Manaus, para o licenciado em Pedagogia tendo em vista a sua qualificação contínua para o trabalho inclusivo nas classes regulares de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Iniciação Científica - PIB-SA/0036/2015 - A Inclusão do aluno com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos: um estudo em dois CEJAS da Cidade de Manaus, Descrição: Um estudo a respeito da inclusão de alunos com deficiência nos dois Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Manaus. Tendo em vista o atendimento educacional especializado e a formação do professor atuante nessas classes, bem como a obtenção de um panorama quali-quantitativo de uma educação mais inclusiva. Nesse sentido busca-se verificar como o Atendimento Educacional Especializado vem se configurando na educação de Jovens e Adultos, identificar nas legislações internacionais e nacionais os pressupostos sobre educação especial no contexto inclusivo, averiguar no Projeto Politico Pedagógico dos Centros de Educação de Jovens e Adultos a existências de orientações teóricos metodológicos referente a aprendizagem dos educandos com deficiência, observar no plano de ensino e na práxis docente as orientações científicas no contexto de uma aprendizagem diferenciada aos educandos com deficiência. As considerações do estudo apoiam-se nas reflexões estabelecidas por documentos, leis sobre a formação de professores e o ensino do aluno com deficiência na rede regular de ensino.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Taylla Larissa Leite Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Iniciação Científica - PIB-SA/0083/2015 - Acessibilidade na Educação Infantil: Um Estudo nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI's na Rede Municipal da Cidade de Manaus/AM, Descrição: A pesquisa intitulada ?Acessibilidade na Educação Infantil: Um Estudo nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI's na Rede Municipal da Cidade de Manaus/AM?, está vinculada ao Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica ? PIBIC/UFAM, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial ? NEPPD da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas ? UFAM. O pesquisa foi construída tendo como base um estudo qualitativo, por meio de pesquisas bibliográficas, também denominadas de pesquisas de fontes secundárias (MARCONI, LAKATOS, 1996); que possibilite uma compreensão sobre o assunto abordado, por meio dos materiais levantados durante as diversas coletas de informações relacionadas à estrutura das escolas regulares de educação infantil, tendo como foco de observação a acessibilidade oferecida para as crianças com deficiência que ingressam na pré-escola. Caracteriza-se a partir dos aspectos fundamentais do acesso que deve ser oferecido na educação infantil, por meio de uma sucinta abordagem em relação aos elementos históricos e as políticas públicas relacionadas à educação. Em evidência como ambiente de investigação, estão as instituições educacionais que lidam com crianças, no município de Manaus, onde observaremos como as leis de acessibilidade estão sendo implantadas nas estruturas físicas. Espera-se da referida pesquisa, através dos dados apresentados, estimular a busca de conhecimento sobre o nosso papel como cidadão e a mobilizar graduandos e profissionais da educação (gestores, professores, pedagogos, psicopedagogos) na busca de uma escola inclusiva e na preocupação do cumprimento das políticas públicas existentes no campo educacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Sâmila dos Santos Carneiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2018

    Doutorado - Políticas Públicas e Educação para Pessoas Jovens e Adultas em Situação de Privação da Liberdade no Amazonas: Regulação da Sociedade e Antagonismos de Direitos Sociais, Descrição: O estudo sobre as políticas públicas e a educação de jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade buscou analisar as políticas de educação implementadas no Amazonas, a partir das relações entre Brasil e o Mundo mediada pela ideologia Neoliberal em um cenário de Globalização da economia que gera exclusão social e implementa um simulacro de inclusão social. A metodologia da pesquisa é dialética e promove uma discussão com Julião (2014), Zaffaroni (2015), Baudrillard (2012), Valois (2012), Bourdieu ((2014), entre outros pensadores e apresenta como um dos resultados a necessidade da dialética como campo de discussão e ação e o aplicar de mecanismos de escamoteamento da realidade social através de discursos virtuais de uma sociedade ideal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Emerson Sandro Silva Saraiva - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Doutorado - O Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas Ante a Política de Educação Especial Brasileira: Um Estudo do Período de 1961 a 2015, Descrição: Em Elaboração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Ana Cristina Cruz Pinto - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Doutorado - Relação entre Rede Municipal de Ensino e Instituições do Terceiro Setor para Escolarização das Pessoas com Deficiência em Manaus, Descrição: Trata-se de uma pesquisa do curso de Doutorado em Educação (PPGE UFAM), objetivando Contextualizar a Politica de Educacao Especial na perspectiva da inclusao, analisando as relações da parceria entre a rede publica municipal de ensino e as entidades do terceiro setor com vistas à garantia da escolarização dos alunos com deficiência por meio do acesso, permanencia e qualidade socialmente referenciada. Tendo como objetivos Específicos:- Discutir a materialidade historica da relacao publico-privado no ambito da educacao especial na perspectiva da inclusao; Caracterizar as contradicoes engendradas na parceria rede publica municipal de ensino de Manaus e entidades do terceiro setor para atendimento aos alunos com deficiencia; Compreender a visao dos sujeitos (gestores, professores e pais) envolvidos no processo de avaliacao da parceria publico-privado, sobre os limites e possibilidades da politica de educação especial na perspectiva da inclusao da rede municipal de ensino de Manaus. Os dados serao colhidos no Setor de Convenios da SEMED e nas 03 Instituições particulares conveniadas que atendem pessoas com deficiencia, a serem indicadas por esta Secretaria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Osmarina Guimarães de Lima - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Doutorado - Sala de Recursos Multifuncionais no Brasil: Para Que e Para Quem?, Descrição: Em Elaboração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Flávia Pansini - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Doutorado - Educação Inclusiva no Campo: Realidades e Desafios no Contexto Escolar em Presidente Figueiredo no Amazonas, Descrição: Em Elaboração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Luís Sergio Castro de Almeida - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Mestrado - Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a Criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil na Cidade de Manaus, Descrição: As Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo são ações políticas educacionais articuladas entre o Estado e a sociedade civil que visam promover a cidadania dessas crianças, diminuindo o processo de exclusão escolar, garantindo o acesso à educação pública de qualidade em classes regulares de ensino, promovendo a transversalidade da educação especial desde a educação infantil. A pesquisa tem como objetivo analisar as Políticas Públicas Educacionais Inclusivas para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil da rede municipal de Manaus estabelecendo pontos e contrapontos com a legislação nacional a fim de averiguar se o direito contido na Lei está sendo cumprido com todas as garantias e serviços que assegura. Para tanto, realiza um resgate histórico sobre: criança, infância, educação infantil e as políticas públicas para a educação infantil; descreve a conceituação, etiologia e características do TEA na primeira infância; analisa as políticas públicas de inclusão educacional para as crianças com TEA na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em observância às leis nacionais de inclusão educacional; contribui com subsídios teóricos e com atividades para o trabalho pedagógico do professor com a criança com TEA. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva dos fenômenos estudados, utiliza como fonte de informação a pesquisa documental e bibliográfica e, a análise de conteúdo, para a análise dos dados. Como resultados, mostra que a legislação nacional assegura o direito à educação de qualidade para as crianças com TEA desde a Educação Infantil primeira etapa da educação básica e que através da análise da legislação local, em alguns pontos, existe disparidade entre o que determina a Lei e o serviço educacional que está sendo ofertado para as crianças com TEA, a saber: a falta de profissional de apoio especializado, a necessidade de construção de Instituições de Educação Infantil com vistas ao atendimento do quantitativo de crianças estabelecidos no Plano Municipal de Ensino e a necessidade de formulação de políticas públicas efetivas para o serviço de estimulação essencial/precoce. A pesquisa contribui para o esclarecimento e mobilização da sociedade civil pela inclusão real das crianças com TEA na rede pública de ensino municipal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Gisele de Lima Vieira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Iniciação Científica - PIB-SA/0020/2014 - Acessibilidade no Ensino Fundamental: um Estudo nas Escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal da Cidade de Manaus/AM, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é analisar a estrutura física com base na acessibilidade das escolas de ensino fundamental na rede municipal da cidade de Manaus, buscando entender como ocorre a inclusão social e educacional de educandos com deficiência e/ou mobilidade reduzida nessas escolas. A contribuição que espera-se dessa pesquisa é fomentar a discussão no campo da inclusão, principalmente mobilizar mais profissionais na luta de uma escola inclusiva e em defesa do cumprimento das políticas públicas no campo educacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Danilo Batista de Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Iniciação Científica - PIB-SA/0021/2014 - Atuação do licenciado em Letras: Uma Análise em três Escolas Públicas de Manaus, Descrição: Um estudo a respeito da atuação do professor de Língua Portuguesa, com alunos deficientes regularmente matriculados nas classes comuns. Tendo em vista uma educação mais inclusiva nas escolas da rede estadual em Manaus. Nesse sentido busca-se conhecer os subsídios referentes a orientação pedagógica e ao atendimento dos educandos com deficiência nas Diretrizes Nacionais do Curso de Letras, identificar nas legislações internacionais e nacionais os pressupostos sobre educação especial no contexto inclusivo, averiguar no Projeto Politico Pedagógico das escolas públicas estaduais a existências de orientações teóricos metodológicos referente a aprendizagem dos educandos com deficiência, observar no plano de ensino e na práxis docente da disciplina de língua portuguesa as orientações científicas no contexto de uma aprendizagem diferenciada aos educandos com deficiência. As considerações do estudo apoiam-se nas reflexões estabelecidas por documentos, leis sobre a formação de professores e o ensino do aluno com deficiência na rede regular de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Ketlen Júlia Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Iniciação Científica - PIB-SA/0023/2014 - Psicomotricidade: Otimizando o Desenvolvimento Global da Criança de Zero a Seis Anos, Descrição: No sistema educacional brasileiro, a educação básica compreende três blocos de formação: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Apesar de essa ser a jornada acadêmica indicada para todo cidadão nascido no Brasil, é importante lembrarmos que esse caminho não é uma trajetória obrigatória, pois muitas crianças não tem privilégio de frequentar creches e pré-escolas assim como muitos jovens não tem acesso ao ensino médio. Mesmo a Constituição Federal afirmando em seu artigo 205 que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, a universalização e a igualdade de oportunidades para todos ainda não fazem parte da nossa realidade no Brasil. Sob a ótica de Gil (2008), a pesquisa documental é muito parecida com a bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes, pois esta forma vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. Além de analisar os documentos de primeira mão (documentos de arquivos, igrejas, sindicatos, instituições etc.), existem também aqueles que já foram processados, mas podem receber outras interpretações, como relatórios de empresas, tabelas etc. O primeiro e o segundo objetivos específicos buscaremos na literatura pertinente a sua operacionalização. O terceiro objetivo será contemplado através dos documentos do laboratório de psicomotricidade do NEPPD/FACED/UFAM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Tamy Caroline Ribeiro Paula - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Iniciação Científica - PIB-SA/0022/2014 - Curso de Pedagogia: Um Olhar Sobre a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva, Descrição: Este estudo intitulado Curso de pedagogia: um olhar sobre a formação inicial de professores para a Educação Inclusiva e será vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia diferencial - NEPPD. O estudo busca identificar no projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UFAM subsídios para a inclusão, tendo em vista a necessidade de preparação dos profissionais da educação para o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Ketlis Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Mestrado - Políticas Públicas e Atendimento Educacional: O Papel da Casa Mamãe Margarida Junto a Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento e Vulnerabilidade Social Manaus, Descrição: O estudo ora apresentado objetivou conhecer o papel da Obra Social Casa Mamãe Margarida no contexto das Políticas de assistência a crianças e adolescentes em situação de acolhimento e vulnerabilidade social, identificando neste cenário o processo educativo por ela desenvolvido. Como objetivos específicos buscou contextualizar na realidade brasileira, a assistência de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco social, apresentando as políticas que caracterizaram os modelos de atendimento ao longo da história do país; Caracterizar a Política de Acolhimento no Município de Manaus, destacando o papel da Obra Social Casa Mamãe Margarida; Caracterizar o atendimento educativo da Obra Social Casa Mamãe Margarida junto a crianças e adolescentes em situação de acolhimento e vulnerabilidade social, destacando elementos da prática pedagógica. Trata-se de um estudo qualitativo com aporte metodológico da dialética crítica. Recorremos à pesquisa bibliográfica e documental, buscando em livros, artigos, teses, dissertações, documentos, normativas entre outros, informações relacionadas à temática. Seguimos nos inserindo no campo de pesquisa, propriamente dito. Para a coleta de dados utilizamos observações livres com registro em caderno de campo, questionário e entrevista semiestruturada. Referente às informações sobre a Política de Acolhimento, recorremos ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDCA), a Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ) e a Unidades de Acolhimento Institucional cadastradas no município de Manaus. Dialogamos com representantes destes setores, a saber, sete pessoas, uma vez que em três das unidades de acolhimento não nos foi possível contato. Junto a estes aplicamos um questionário com questões abertas referentes à realidade em estudo. Os dados sobre a Casa Mamãe Margarida foram obtidos mediante inserção na instituição, a qual nos permitiu observar as relações no espaço, realização de diálogos com funcionários e aplicação de entrevista semiestruturada junto a nove sujeitos, a saber: um gestor, uma coordenadora pedagógica, cinco professoras, uma arte-educadora e uma assistente social. Os dados foram interpretados através da técnica de análise de conteúdo, mediante a qual preparamos as informações, elegemos as unidades de análise, levantamos as categorias de análise, descrevemos os resultados, interpretando-os a luz das concepções teóricas pertinentes, dentre as quais destacamos a abordagem histórico-cultural com a qual dialogamos em torno das noções de mediação e atividade. E a concepção freiriana cujo suporte se deu em torno do conceito de autonomia, dialogicidade e elementos para discussão das bases emancipatórias voltadas à transformação e inclusão social dos sujeitos em evidência. Neste espaço fizemos menção às proposições da Pedagogia Social com 10 a qual julgamos pertinente, a aproximação do trabalho educativo na Casa. Os principais autores utilizados como referência e respaldo durante as discussões foram: Alves (2000), Marcílio (2006), Baptista (2006), Rizzini (2011) e Guedes (2013), os quais apresentam o panorama histórico da assistência e políticas voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes no contexto brasileiro; Facão (2008) e Silva (2010) cujos estudos nos apontaram informações a respeito da Pedagogia Preventiva de Dom Bosco, a qual é base norteadora do contexto pesquisado; Pitanga (2006), Santos (2008) e Silva (2013) que realizaram estudos na CMM e apresentam informações a respeito da Obra, seus processos e relações. Os resultados emergentes da pesquisa nos levaram a consideração de que a Política de Acolhimento no município de Manaus, se efetiva através do acolhimento institucional, modalidade abrigo em detrimento ao acolhimento familiar. Que a maioria das instituições cadastradas, oito entre nove, são de natureza não governamental (filantrópica), com. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Maria Goreth da Silva Vasconcelos - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Mestrado - A Política de Educação Inclusiva: A Tecnologia Assistiva como Possibilidade de Participação e Aprendizagem de Alunos com Deficiência Física na Escola, Descrição: Este trabalho objetivou analisar na Política de Educação Inclusiva a implementação de recursos de Tecnologia Assistiva que possibilitem a participação e a aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar que engloba recursos, produtos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam dar funcionalidade, relacionada à atividade e participação da pessoa com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida com vistas a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental e bibliográfica. Serviram como objeto de análise documentos legais e orientadores, internacionais, nacionais, estaduais, municipais, políticas específicas que versam sobre os direitos das pessoas com deficiência e o Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal de Manaus. No que se refere aos recursos de Tecnologia Assistiva na perspectiva da educação inclusiva serviram como aporte teórico autores como Bersch, Galvão Filho e Manzini, os quais abordam a relação entre o uso de recursos de TA e a inclusão escolar de alunos com deficiência. A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo temática, que teve como eixos norteadores o posicionamento das políticas analisadas acerca do uso dos recursos da Tecnologia Assistiva na escola, a relação entre a utilização de recursos da Tecnologia Assistiva e a inclusão escolar de alunos com deficiência física e a coerência do Projeto Pedagógico de uma escola pública municipal de Manaus com as orientações dos mecanismos legais estudados. Os resultados da pesquisa sinalizam para a presença de indicações em documentos legais e orientadores nos diversos níveis de abrangência a respeito da importância da disponibilização de recursos de Tecnologia Assistiva na escola, a presença de relação entre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva e o processo de inclusão escola de alunos com deficiência física e a ausência de indicações a respeito da acessibilidade a recursos de Tecnologia Assistiva na escola pesquisada. Isso indica avanços e ao mesmo tempo percalços no que se refere a implementação de recursos de Tecnologia Assistiva na escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Christiane da Costa Bruce - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Mestrado - Política Pública de Inclusão: Atendimento de Educandos com Deficiência Visual no Município de Manaus/AM, Descrição: Este trabalho, que versa sobre Política Pública de Inclusão, elegeu como campo de investigação, a rede pública educacional do município de Manaus, Estado do Amazonas. Nosso estudo se contextualiza, nas ações implementadas pelas políticas governamentais para a Educação no contexto da Inclusão, pautadas em elementos norteadores como a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008,na Resolução 04, de 2009, e no Decreto n 7611, de 2011, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado. A implementação de tais documentos, suscitou atenção a esse trabalho, com interesse específico no atendimento aos educandos com deficiência visual em Sala de Recurso Multifuncional. Essa pesquisa, de abordagem teórica e prática, tem como esteio teórico, a teoria crítica, especialmente no pensamento de Adorno (2012), e dialogamos ainda, com renomados autores como: Peter Mittler (2003), Mazzotta (2011), Mantoan (2011-2014), Masini (2007), Jannuzzi (2006), Romeu Kazume Sassaki (1997), entre outros. Este trabalho se constitui em um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os procedimentos são de caráter bibliográfico, documental e de campo. Para a coleta de dados, utilizamos instrumentos como: entrevista semiestruturada e observação direta não participante. Para análise dos dados, trabalhamos com a análise de conteúdo. O problema da pesquisa, foi assim elaborado: como os educandos com deficiência visual estão sendo atendidos nas salas de recurso multifuncionais, a partir do dito das legislações do Atendimento Educacional Especializado, cujo objetivo maior é analisar a ação pedagógica dirigida à pessoa com deficiência visual, considerando o contexto brasileiro contemporâneo, e o desafio de proposições políticas que indicam a inclusão escolar como diretriz. Quanto aos específicos, nos propomos: desvendar os aspectos históricos e políticos das pessoas com deficiência visual no município de Manaus; analisar o papel e as ações desenvolvidas pela educação especial no município de Manaus; identificar a partir das percepções do gestor(a) da escola pesquisada, quais foram as ações implementadas a partir das diretrizes nacionais para a educação inclusiva, considerando que tais diretrizes propunham acesso, a permanência e a qualidade da educação do aluno deficiente visual no ensino regular. De um modo geral, aceitamos o desafio de realizar esse estudo, com o intuito de tentar contribuir, para a melhoria de nossa educação local, de nossos conhecimentos profissionais bem como, para a lapidação de nossas reflexões acadêmicas acerca do tema. Palavras-Chave: Política Pública. Educação Especial no Contexto Inclusivo. Deficiente Visual. Atendimento Educacional Especializado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / claudenilson pereira batista - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Mestrado - Política de Educação do Surdo: Problematizando a Inclusão Bilíngue em Escolas da Rede Municipal de Ensino de Benjamin Constant-AM, Descrição: O estudo investigativo corresponde à dissertação de Mestrado em Educação do PPGE/UFAM. A pesquisa aborda o tema: Política de educação do surdo: Problematizando a inclusão bilíngue em escolas da rede municipal de Benjamin Constant- AM. O mesmo tem como objetivo geral analisar o projeto político-pedagógico escolar a fim de verificar sua consonância com as políticas educacionais voltadas para a implementação da educação Bilíngue de surdos no município de Benjamin Constant. Como objetivos específicos propõe: 1) descrever a história da educação Bilíngue para os surdos na constituição da cidadania; 2) conhecer o uso das bases legais da política educacional nacional para a educação bilíngue dos educandos surdos no município de Benjamin Constant; 3) verificar no Projeto Político-Pedagógico a oferta de Educação Bilíngue aos alunos surdos em duas escolas de ensino fundamental no município de Benjamin Constant. Como aporte teórico utilizamos os autores: Quadros (2006), Skliar (1999,2006), Goldifeld (2002), Lima (2004, 2011), Nídia Sá (2002, 2011),Sacks (2010), Carvalho (2013), VEIGA (1995, 2013), entre outros. Dessa forma, é necessária uma abordagem qualitativa sobre as políticas educacionais para a educação dos surdos numa visão bilíngue a nível internacional, nacional, municipal, de modo que possibilite problematizar a operacionalização destas políticas no Projeto Político da escola que é quem regulamenta e organiza a vida escolar para os educandos surdos. Para tanto, foi feita uma pesquisa documental em duas escolas da rede municipal de Benjamin Constant. Como abordagem filosófica, foi adotado a Fenomenologia Hermenêutica, a fim de melhor elucidar o estudo na busca de compreender e interpretar o escrito nos textos existentes sobre o tema; foi aplicado como procedimento metodológico a análise documental e bibliográfica. Para a análise dos dados obtidos nos documentos internacionais, nacionais, regionais, local e no Projeto Político- Pedagógico da escola foi utilizada a Análise textual discursiva (ATD) que é uma técnica que circula entre análise dos conteúdos e análise do discurso. Com o estudo do Projeto Político-Pedagógico e a pesquisa documental obtive como resultado que as escolas investigadas asseguram a entrada do discente surdo conforme a legislação, embora não defina neste documento ações, estratégias fundamentais para atender às diferenças de aprendizagem dos surdos no processo educativo como: a inserção da LIBRAS como componente curricular da escola, a contratação de outros profissionais da educação como: professor surdo, intérprete de LIBRAS/Português, instrutor de Libras e professor de Língua portuguesa para surdos. Também detectamos a ausência da sala de recurso bilíngue para surdos e um dos impedimentos cruciais, no ensino, é a falta da adoção da LIBRAS na matriz curricular e de profissionais da educação bilíngue. Diante disso, a comunicação é um elemento que dificulta a inclusão dos surdos pela falta de formação do educador. Enfim, inclusão educacional não é garantir a matrícula, mas reorganizar a escola para atender às reais necessidades básicas do ensino que permita ao discente surdo ter acesso aos conteúdos escolares, e que ele sinta vontade de permanecer e continuar na escola para assim construir sua identidade cultural e uma formação cidadã.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Maria Francisca Nunes de Souza - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Iniciação Científica - PIB-SA/0084/2013 - Educação Inclusiva no Ensino Superior: Análise da Licenciatura em Letras/UFAM para formar futuros professores aptos a promover a inclusão, Descrição: A implantação de uma educação inclusiva nos diferentes sistemas de ensino do país requer um professor qualificado e, principalmente, disposto a assumir os desafios cotidianos que a tarefa impõe. Para isso, os docentes devem contar com uma formação sólida que lhes assegura o domínio dos conhecimentos básicos para uma atuação consistente. Nesse contexto, a pesquisa está embasada na investigação de como o curso de Letras ? Língua e Literatura Portuguesa da UFAM está preparando futuros professores para a inclusão de seus alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Bem como na análise do cumprimento da Portaria n 1793, de dezembro de 1994 que recomenda a inclusão da disciplina "Aspectos Ético-Políticos-Educacionais da Normalização e Integração da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais" nos cursos de Pedagogia, Psicologia e demais licenciaturas. Sendo de abordagem qualitativa, Levamento Bibliográfico em teses, dissertações e livros e Documental por meio de Leis, Decretos, Portarias, Resoluções, Emendas Constitucionais do Ministério da Educação e outros setores referentes à temática de inclusão, de natureza exploratória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Samuel Vinente da Silva Junior - Integrante / Ketlen Júlia Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Iniciação Científica - PIB-SA/0049/2013 - Políticas Inclusivas: mapeando, conhecendo e identificando ações da UFAM diante do ingresso de estudantes com deficiências., Descrição: O direito de todos à educação, proclamado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1848 (Brasil, 1995) e retomado na Constituição Brasileira de 1988 (Brasil, 1988) como ?direito de todos e dever do Estado e da família?, é um princípio que está presente na Lei 9394/96, das Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996). Nossa Constituição assegura as pessoas com deficiência esse direito e elege como um dos princípios do ensino a igualdade de condições de acesso e permanência (Art.206, Inc.I), sendo dever do Estado oferece, garantias de acesso aos níveis mais elevados do ensino, de pesquisa e de criação artística, segundo a capacidade de cada um?(Art.208 In.V).Esta pesquisa pretende encaminhar algumas reflexões para uma possível resposta à questão fundamental a todos que atuam de diferentes formas, junto à educação: o que é inclusão? A possibilidade de responder essa indagação só é possível através e novos questionamentos referentes à retomada do papel que a sociedade brasileira vem desempenhado nas diferentes formas de sua organização, o que reforça, constantemente, a sua seletividade sobre diferentes grupos sociais e impõe uma "organização" institucional precária, deturpando princípios e regras, desenvolvendo seus propósitos e finalidades, noutro extremo de suas funções, no exercício da sua própria negação na razão de existir.Este estudo será realizado dentro da concepção de pesquisa qualitativa. Este tipo de abordagem se caracteriza, entre outros aspectos, por analisar o contexto onde as situações ocorrem, valorizando-se o significado que as pessoas dão às situações e eventos. A fim de acompanhar o movimento destes contextos, não deve haver hipóteses fechadas antes da entrada em campo (BOGDAN; BIKHLEN, 1994; MONTEIRO, 1998).Portanto, espera-se que os resultados apontem um panorama de como se implementam as políticas inclusivas para a inclusão no Ensino Superior, tendo em vista os inúmeros desafios para que os dispositivos legais concretizem-se na prática. Busca-se como contribuição científica mostrar onde estão estes alunos com deficiência e se as declarações internacionais e políticas estão sendo promovidas e implantadas para os discentes com deficiência na Universidade Federal do Amazonas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Josivaldo Vilaça do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Iniciação Científica - PIB-SA/0048/2013 - A Produção Científica em Música na Última Década: Análise das Publicações Referentes às Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista no Portal Capes., Descrição: A música é uma linguagem muito ampla capaz de despertar diferentes sentimentos, sensações e emoções no ser humano. É um instrumento bastante eficaz para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio e da auto-estima, além de poderoso meio de integração social. No contexto educacional, a música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de diferentes habilidades, pois mantém contato próximo com as demais linguagens. Neste sentido, este trabalho tem como proposta pesquisar a música na educação inclusiva, levando em consideração sua importância na sociedade e o momento atual em que se discute o processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. A educação musical vem apresentando, através de diversas publicações, a diversidade do conhecimento musical, tanto no aspecto qualitativo como quantitativo. Percebemos publicações de dissertações, teses, artigos em diversas revistas e as associações científicas demonstrando que a pesquisa em educação musical vem crescendo muito nos últimos anos. Entendendo a contribuição da música na sociedade e o momento atual em que se discute a educação especial no Brasil, buscamos com este projeto levantar a produção científica em educação musical na última década, identificando as publicações referentes as pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes. Pretende-se também conhecer os referenciais teóricos sobre a música com pessoas com deficiência e os autores que trabalham neste contexto nos dando subsídios para futuras pesquisas envolvendo esta temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Axon Moreira Miranda - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Iniciação Científica - PIB-SA/0016/2013 - Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa: contribuições para a inclusão escolar de crianças com Paralisia Cerebral, Descrição: Este projeto será desenvolvido por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial ? NEPPD. Objetiva conhecer como vem sendo utilizados os recursos da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa para a inclusão de crianças com Paralisia Cerebral na rede municipal de ensino da cidade de Manaus. O referencial teórico adotado será pautado nas publicações de Bobath (1988), Brandão (1992), Silva, Matinez e Santos (2012) sobre Paralisia Cerebral e o Atendimento Educacional Especializado oferecido nas salas de recursos multifuncionais. Traz uma abordagem qualitativa (FAZENDA, 2008; MINAYO, 2011) por entender-se que é no contexto histórico-cultural dos sujeitos envolvidos na pesquisa que se obtém dados importantes sobre determinada realidade. Será realizado um levantamento bibliográfico e documental para obtenção de dados relevantes sobre a inclusão destes escolares e normatização do uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa no Atendimento Educacional Especializado. A população que participará deste estudo baseia-se em crianças com Paralisia Cerebral (4 a 12 anos) atendidas na rede municipal de ensino da cidade de Manaus e docentes que atuam junto a estes escolares nas salas de recursos de multifuncionais. Os professores responderão um questionário semi-estruturado, depois de concordarem em participar da pesquisa e terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme determinações da Resolução CNS 196/1996. Será utilizado o registro fotográfico, e realizada a observação direta por meio de um roteiro de observação e do caderno de campo. A pesquisa não apresenta riscos imediatos e danos aos sujeitos envolvidos, tem como benefício a construção de um referencial teórico significativo na região Amazônica sobre o uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, tendo em vista a implementação das políticas de inclusão no cenário educacional. Espera-se que este estudo contribua com a produção cientifica na área, trazendo posteriormente possibilidades de intervenção na construção de recursos com vistas à inclusão das crianças com Paralisia Cerebral na cidade de Manaus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Samuel Vinente da Silva Junior - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2014

    Iniciação Científica - PIB-SA/0047/2013 - Acessibilidade na UFAM: um estudo nos campus da cidade de Manaus, Descrição: A acessibilidade se constitui numa das mais antigas e legítimas reivindicações das pessoas com deficiência. Com efeito, no final da década de 1940, o termo acessibilidade foi cunhado quando ainda eram polemizados temas paradigmáticos do modelo de integração, notadamente em educação especial.Apesar dos diversos avanços legais e normativos no estado do Amazonas a situação referente à população com deficiência ainda é bastante precária, merecendo portanto maior atenção por parte das instituições de ensino superior, pois as pessoas com deficiência ainda hoje encontram muitas dificuldades para desempenharem suas atividades acadêmicas, hoje visto o descaso em relação às normas. Buscando-se eliminar barreiras e promover a inclusão social no espaço público universitário, desenvolveremos essa pesquisa mediante abordagem qualitativa mantendo-se contato direto com dos Campus de Manaus. Nesse processo será observado sistematicamente as realidades dos dois setores, a partir de coleta e registro descritivo de dados em cada setor, mediante a aplicação de um formulário, elaborado com a finalidade de ser implementado na pesquisa a qual subsidiará a observação. Será utilizada como apoio teórico-metodológico a pesquisa bibliográfica, mediante o levantamento de referências que abordam o assunto, no intuito de subsidiar a análise da problemática investigada. Este procedimento será realizado em Dissertações, Teses e produções científicas vinculadas aos periódicos dos Programas de Pós-Graduação em Educação e outras áreas afins.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Danilo Batista de Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    PP-SA/0001/2013 - A Produção Científica em Educação Especial no Amazonas: Análise das Publicações do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM entre 1988 e 2012, Descrição: ste projeto integra as ações do projeto Educação especial: cidadania, diversidade e educação inclusiva , por meio do Programa de Apoio à Educação Especial e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior PROESP/CAPES. Esta pesquisa será desenvolvida através do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial NEPPD, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas FACED/UFAM. Este estudo surge da necessidade de constituirmos a história da educação especial na região amazônica, principalmente no estado do Amazonas. Uma das formas para construção desta história se dá através do contexto da criação do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM que vem fortalecendo desde 1988 a produção científica, promovendo a socialização dos resultados das pesquisas desenvolvidas em diversos eventos regionais, nacionais e internacionais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Samuel Vinente da Silva Junior - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Iniciação Científica - PIB-SA/0124/2012 - Encaminhamento de Alunos com Autismo às Salas de Recursos Multifuncionais: Registro Oficial dos Responsáveis na Rede Municipal de Ensino, Descrição: Em 1994, o Brasil tendo participado da Declaração de Salamanca, assume o compromisso de que garantirá o acesso de todas as crianças ao ensino fundamental, de forma gratuita e obrigatória. O governo, então, compromete-se a transformar a educação em um sistema inclusivo, o que significa que as escolas públicas devem ser planejadas e os programas de ensino organizados. A partir daí, a escola passa a redimensionar a sua forma de organização e o seu funcionamento. E de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008), os educandos autistas fazem parte do público alvo do atendimento educacional especializado. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de conhecermos, através do processo de implantação das salas de recursos multifuncionais, como as Políticas Educacionais vigentes estão se efetivando em práticas escolares inclusivas nas instituições de ensino. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o processo de implementação das salas de recursos multifuncionais, aprimorando as Políticas Educacionais em curso na Rede Municipal de Manaus. A metodologia será na abordagem qualitativa. Sendo solicitado à SEMED uma planilha com a relação das salas, sua localização no sistema de ensino e o tipo de deficiente por ela atendidos. Em seguida, serão aplicados questionários com professores das salas comuns e professores das salas de recursos multifuncionais que atuarem com educandos autistas. Desta forma, espera-se verificar se o atendimento educacional especializado está acontecendo, bem como, conhecer o espaço físico das salas e investigar a articulação pedagógica entre os professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais e os professores das salas de aula comuns, de acordo com o Decreto n 6.571/2008.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Iniciação Científica - PIB-SA/0130/2012 - Música e Movimento: Um Estudo Sobre a Importância do Método de Jaques Dalcroze na Educação Inclusiva, Descrição: Este projeto tem como proposta pesquisar a música na educação inclusiva, levando em consideração sua importância na sociedade e o momento atual em que se discute o processo de inclusão no Brasil. A música desperta o ser humano para um mundo prazeroso e mágico, desenvolvendo a criatividade, novos conhecimentos e socialização. Com isso, este projeto tem como proposta compreender os principais fundamentos da música-movimento utilizando o Método de Jaques Dalcroze para a educação inclusiva. Tendo em vista verificar a possibilidade da contribuição do Método dalcroziano e da música-movimento na educação inclusiva. A pesquisa terá como finalidade conhecer melhor sobre educação inclusiva, música-movimento e Método Dalcroze no intuito de verificar a possibilidade da contribuição da música-movimento e Método Dalcroze na educação inclusiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Axon Moreira Miranda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Iniciação Científica - PIB-SA/0129/2012 - Políticas Inclusivas: A Formação do Professor do Aluno com Paralisia Cerebral nos Documentos Oficiais da Rede Municipal de Manaus, Descrição: Este projeto de iniciação científica objetiva conhecer na gerência de educação especial, os marcos políticos-legais que subsidiam a formação dos professores atuantes com crianças com Paralisia Cerebral na Rede Municipal de Manaus. A abordagem será qualitativa, a partir do método dialético, pois entendemos que os dados são coletados preferencialmente através de um olhar para os conflitos sociais, históricos e culturais em que os fenômenos são construídos. Os procedimentos adotados são de pesquisa bibliográfica através da consulta às teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros especializados sobre as políticas de formação de professores para o atendimento educacional especializado. Outro procedimento é a pesquisa documental em documentos oficiais do Ministério da Educação, Emendas Constitucionais, Leis promulgadas, Projetos de Lei, Portarias, Pareceres e acervo documental da Gerência Municipal de Educação Especial. A referente pesquisa tem como benefício a construção de um referencial teórico significativo para a área e a análise de documentos ainda não explorados, buscando proporcionar novas olhares para a implementação de políticas de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Samuel Vinente da Silva Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    Mestrado - O Ensino de Artes nas Escolas Municipais Me Manaus/Am e os Aspectos Históricos, Políticos e Educacionais: Contextos e Perspectivas em Tempos De Inclusão, Descrição: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado do programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas, que tem por objetivo, analisar os contextos históricos, políticos e educacionais voltados para o ensino de Artes, visando à compreensão das políticas educacionais adotadas na Rede Municipal de Educação de Manaus/AM, em tempos de inclusão. Com isso, entende-se que na trajetória do ensino até os dias atuais, foram necessárias várias alterações na prática escolar e até mesmo na legislação. Frente a essa realidade, resta identificar se o ensino atual e as políticas públicas e de governo tem correspondido ao que deve ser tomando como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Plano de Desenvolvimento da Educação, contextualizando assim os aspectos históricos, políticos e educacionais do ensino da arte, no município de Manaus/AM, buscando entender como aconteceu a nova reestruturação curricular aprovada pelo Conselho Municipal de Educação com a resolução n 09 de 17 de dezembro de 2009. As referencias mostram os rumos das políticas públicas para o ensino e suas conquistas durante a história e que expressam preocupações com o ensino da Arte no Brasil e a formação do professor de Artes frente à rapidez das mudanças deste final de milênio. O tratamento dos resultados da pesquisa terá como base no método dialético, tendo como coleta de dados à pesquisa bibliográfica efetivada através da análise documental. Dessa forma, busca-se a partir da interpretação e entendimento da legislação educacional e da contextualização do ensino de Artes, apontar perspectivas de inclusão possibilitada por uma necessária reestruturação curricular do ensino de Artes nas escolas municipais de Manaus-Amazonas. Buscou-se apresentar o cenário da educação em Artes no município de Manaus/AM a partir do Resolução n 09/2009 que reestruturou a matriz curricular da educação básica sob a luz da legislação vigente aprovado pelo Conselho Municipal de Educação onde mais de 600 professores ficaram extralotados. Destacam-se, entre outros, os dados mais significativos: 18% dos professores de Artes, hoje estão atuando como professores de Educação Infantil; 13% estão atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 13% atuam como administrativo; 13% estão como gestores e; 8% como apoio pedagógico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Kledson Rocha Sousa - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2011 - 2013

    Mestrado - Para Além do Discurso Oficial das Políticas Públicas: Possibilidade De (Re)Pensar o Paradigma de Inclusão Escolar Para o Educando com Transtorno do Espectro Autista na Cidade de Manaus, Descrição: Este trabalho tem como objetivo repensar o paradigma da inclusão escolar para o educando com Transtorno do Espectro Autista no município de Manaus para além do discurso oficial das políticas públicas. Fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica com foco na análise documental. O percurso desta pesquisa inicia-se com contextualização histórica da educação especial no Brasil, seguindo com a descrição da etiologia, conceituação, características comportamentais e incidência de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluídos nas classes comuns do ensino regular na cidade de Manaus, no período de 2011 a 2013; por fim, faz-se a análise da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva PNEE-PEI/2008 e da Política do município de Manaus observando seus pontos e contrapontos com vistas à inclusão do educando com TEA. As análises dos documentos foram realizadas a partir da perspectiva do materialismo histórico dialético, cujos documentos analisados incluem a legislação educacional, LDB n 4.024/1961, Lei n 5.692/1971 e LDB n 9.394/1996, referente à educação especial; a Política da Educação Especial PNEE/1994, que evidencia o processo de integração; a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva PNEE-PEI/2008, trazendo a proposta da educação inclusiva, e os dados estatísticos referentes aos alunos autistas matriculados na rede regular de ensino de Manaus. O resultado da pesquisa mostra que os avanços em relação à educação especial aconteceram gradativamente, alterando o status de segregação das pessoas deficientes para o processo de integração e posteriormente para a inclusão. A nova LDB 9.394/1996 dedicou um capítulo inteiro para a educação especial, instituindo as diretrizes e orientando serviços e recursos nessa modalidade de ensino. A política de Inclusão do Ministério da Educação de 2008 garante o direito de todos à educação, o acesso, permanência e continuidade no ensino regular; o Atendimento Educacional Especializado AEE, entre outros serviços. Contudo, na contramão da PNEE-PEI/2008 vem a política do município de Manaus, com a visão clínica de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, considerando-os incapazes, sem possibilidade de desenvolvimento, sem perspectiva de inclusão e participação na vida social, vendo a patologia, a doença e não a potencialidade da pessoa autista, estigmatizando-o por conta da deficiência. Desse modo, espera-se que este trabalho possa contribuir para reflexões sobre as políticas públicas implementadas no município de Manaus em atenção às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais NEE, em particular, ao educandos com Transtorno do Espectro Autista, vislumbrando o desenvolvimento de suas potencialidades, sua inclusão no processo educacional e sua plena participação na vida social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Raimunda Maria Moreira da Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - 2013

    Mestrado - A Organização do Ensino em Ciclos na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino de Manaus (2004 - 2008): Diretrizes e Proposta Pedagógica, Descrição: Os ciclos compreendem uma proposta curricular inovadora que objetiva melhorar a qualidade do ensino levando-se em consideração a aprendizagem do aluno a partir do seu desenvolvimento cognitivo e biológico e inserindo um foco mais qualitativo à avaliação. No entanto, os ciclos constituem uma proposta que, ao ser colocada em prática, gera críticas e questionamentos, uma vez que ao abolir a retenção e a reprovação o educando acaba por não adquirir uma aprendizagem satisfatória. A problemática da implantação dos ciclos constitui uma temática de significativa relevância para a área da educação, tendo em vista que houve certa interrupção em relação às produções acerca de discussões teóricas a respeito das experiências envolvendo a implantação de ciclos nas redes educacionais. Partindo-se desse contexto, a pesquisa objetiva analisar como ocorreu o processo de implantação e interrupção do sistema de ciclos da rede municipal de ensino na cidade de Manaus. Para tanto fez-se necessário estabelecer uma abordagem de como se constituiu essa política de ensino no Brasil e alguns conceitos e fundamentações intrínsecos aos seus pressupostos teóricos. A implantação da organização do ensino em ciclos em Manaus correu no período de 2004 a 2008 e foi instituída a partir da Resolução No. 04 de 20 de maio de 2004 pelo Concelho Municipal de Educação que determina as diretrizes para proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Manaus, intitulada Proposta Pedagógica da Organização do Ensino Fundamental em Ciclos de Formação Humana. A partir desses e demais documentos advindos dessa Secretaria pôde-se analisar algumas questões pertinentes ao ensino em ciclos, tais como o papel do aluno e do professor como sujeitos do processo de transmissão e assimilação do conhecimento, o saber advindo de fora da instituição escolar que é apresentado ao contexto desse processo como um objeto simples de fácil compreensão e que, por isso, deve ser questionado e verificado, o currículo e a avaliação. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da pesquisa e análise documental a partir do material cedido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da cidade de Manaus. Também se fez uso de pesquisa bibliográfica de livros, teses e dissertações, visando aprofundar a discussão teórica sobre a temática da Educação, Ensino e Políticas Públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Márcia Guedes Egas Dutra - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    Mestrado - Educação de Jovens e Adultos: Evasão e Repetência em Duas Escolas da Rede Estadual de Ensino no Município de Manaus-Amazonas (2008 - 2011), Descrição: Os elevados índices de abandono e reprovação escolar de alunos que se matricularam na Educação de Jovens e Adultos, em escolas da rede municipal de ensino de Manaus, turno noturno - no período de 2004 a 2007 - foram entendidos neste trabalho como a negação de um direito público subjetivo garantido na Constituição Federal de 1988, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96. Essa negação do direito pleno à educação, ratificada nos dados estatísticos educacionais, publicados anualmente pelas instituições de ensino, tem levado uma massa populacional de jovens e adultos que se encontra fora da faixa etária para o ensino regular, à exclusão social, principalmente nas regiões mais pobres do país. Essa compreensão despertou o interesse desta profissional da educação, em buscar mais conhecimento sobre os elementos estruturais que circundam e interferem no processo de ensino e aprendizagem, levando alunos jovens e adultos a desistirem de seus estudos, ou não obterem sucesso no seu desempenho acadêmico, classificando-se ao fim do ano letivo como aluno reprovado. Assim, se originou esta pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental que tem como sujeito a Educação de Jovens e Adultos e objetos de investigação a evasão e a repetência escolar - no período de 2008 a 2011 - em duas escolas da Rede Estadual de Ensino do Município de Manaus/Amazonas, localizadas na Zona Leste de Manaus. A trajetória metodológica da pesquisa perpassa por três capítulos: Perspectivas Históricas da Educação de Jovens e Adultos como um direito público subjetivo; Evasão e repetência escolar como problemas permanentes na nova estrutura da Educação de Jovens e Adultos e, Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Estadual de Educação do Município de Manaus/Amazonas. Espera-se que este estudo possa contribuir para momentos de reflexão-ação-reflexão sobre a práxis pedagógica para além do que está posto no quadro teórico-legal das Leis visando à construção de um fazer pedagógico que contribua para o exercício pleno do direito à educação, e com isso a promoção da inclusão social dos alunos. Por se considerar que os processos de evasão e repetência são problemas que necessitam de intervenção política e pedagógica permanentes, para que a inclusão escolar seja uma realidade plena.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Mary Jane Araújo de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Iniciação Científica - PIB-SA/0044/2011 - Política Educacional Inclusiva: O Atendimento da Criança Autista em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus, Descrição: A política pública educacional brasileira vem produzindo inúmeras mudanças para a melhoria da qualidade no ensino básico. Porém, algumas dessas mudanças estão gerando discussões que permeiam a própria sociedade em relação às ações de caráter político visando à implementação da proposta da educação inclusiva. Em nível nacional esse direito é ampliado a partir da LDB 9.394/96, surgindo um novo conceito que antes não existia nas leis anteriores, na lei atual ela destaca a transitoriedade de uma concepção patológica advinda das ciências sociais, onde o individuo que apresentasse alguma dificuldade (física, psicológica ou mental) era considerado um doente estando inabilitado de exercer qualquer tipo de atividade; para uma concepção pedagógica, onde o educando tem suas necessidades e potencialidades para o desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2012

    Iniciação Científica - PIB-SA/0045/2011 - Política Educacional Inclusiva: O Atendimento da Criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus, Descrição: A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos horizontes no que tange a inclusão social, voltada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu capítulo V dedicado a educação especial, nos art.58, 59 e 60 nos prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino preconizando a convivência plena com outros indivíduos. Assim, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos sociais que constituem meio em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção dos alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns se faz necessário a capacitação dos profissionais da educação tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Aline Souza de Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2012

    Iniciação Científica - PIB-SA/0046/2011 - Atendimento Educacional do Aluno com Paralisia Cerebral: A Organização Pedagógica e Física no Contexto Inclusivo, Descrição: As políticas públicas lançam no meio escolar e social inúmeras discussões para a implementação de práticas inclusivas na educação brasileira, bem como, educandos com deficiência, alunos que tem dificuldade na aquisição de novos saberes, principalmente, os alunos com paralisia cerebral, onde seus movimentos do corpo são complexos, me virtude dessa deficiência Nesse contexto, a proposta da educação inclusiva em parceira com a União impõe aos Estados e Municípios estabelecer metas e diretrizes para o cumprimento desse direito. Ou seja, aprovar uma lei ou um decreto tendo por premissa o ato de incluir, é assegurar condições adequadas para a sua implementação sendo recursos de ordem financeira e pessoal especializado, para atuação nas esferas tanto estaduais como municipais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Samuel Vinente da Silva Junior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2010 - 2011

    Iniciação Científica - PIB-SA/0047/2010 - Inclusão de Alunos com Deficiência na Educação Básica:Análise da Legislação Educacional Vigente, Descrição: As políticas públicas produzem no meio escolar e no social inúmeras discussões para a implementação da proposta inclusiva em busca de novos olhares e paradigmas na educação brasileira. Contudo, é de extrema importância para a equalização de oportunidades à todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social conforme os direitos humanos; envolvendo o processo de construção de uma sociedade mais justa, onde todos exercem o pleno exercício da cidadania. O presente trabalho analisou a legislação educacional vigente que se relaciona diretamente com a perspectiva da inclusão de alunos com deficiência. No primeiro momento, foi caracterizado historicamente os processos educacionais propulsores no estabelecimento da educação básica e a inclusão e os marcos legais, assegurando a convivência entre as pessoas. A pesquisa, acerca da legislação brasileira, nasceu pela necessidade de aprofundarmos nossas visões no que está posto na lei em convergência com as formas disponíveis na igualdade de acesso e nos dispositivos e decretos na área concernente à Educação Especial, no que tange a implementação gradativa nas escolas regulares. Essa pesquisa tem abordagem qualitativa, foi estruturada por meio de levantamento bibliográfico e documental, com a utilização de um acervo de livros e um aparato das leis. Portanto, os resultados sugerem a ressignificação do papel da escola, enquanto espaço formador de novas mentalidades e atitudes, tendo como pano de fundo os desdobramentos legislativos, e de construir práticas para a verdadeira inclusão, significando o respeito as diferenças e na valorização da diversidade em beneficio à todos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Educação Especial, Cidadania, Diversidade e Educação Inclusiva, Descrição: O Projeto se justifica pela sua importância na efetivação das Políticas Públicas na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, fazendo uma contextualização da educação e do ensino enquanto práxis social, na formação de pesquisadores a partir da graduação, envolvendo a especialização, mestrado e doutorado, aprofundando conhecimentos teórico-metodológicos voltados para o ensino-aprendizagem, pela análise de experiências educacionais voltadas para as pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no contexto da educação inclusiva na Amazônia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Osmarina Guimarães de Lima - Integrante / Luís Sergio Castro de Almeida - Integrante / Luzia Mara dos Santos - Integrante / Stael Regina da Costa Oliveira - Integrante / Jaqueline Serique Nascimento - Integrante / Maria Norma Magalhães Stelli - Integrante / Raimunda Maria Moreira da Silva - Integrante / Natália dos Santos Chaves - Integrante / Axon Moreira Miranda - Integrante / Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim - Integrante / Aline Souza de Almeida - Integrante / Gisella Vieira Braga - Integrante / Kledson Rocha Sousa - Integrante / Ricardo Sousa da Silva - Integrante / Valdiana de Castro Passos - Integrante / Etiene dos Santos Souza - Integrante / Dalmir Pacheco de Souza - Integrante / Jaspe Vale Neto - Integrante / Mariângela Lima da Silva - Integrante / Ana Cristina Cruz Pinto - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 44 / Número de orientações: 4

  • 2009 - 2011

    Mestrado - A Política Pública de Educação do Município de Manaus: A Organização Escolar na Perspectiva Inclusiva, Descrição: O objeto de estudo desta investigação é a Política Pública de Educação do Município de Manaus: o Atendimento Educacional Especializado na organização escolar. O foco escolhido para análise foi uma escola da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, no Estado do Amazonas. O contexto desta pesquisa está delimitado pelas ações da política pública de educação brasileira, influenciadas/acordadas pelas políticas neoliberais na escola comum. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008, pelo Decreto n 6.571/08 e a Resolução n 04/2009, efetivou o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recurso Multifuncional da escola comum. Sua implementação suscitou o interesse nesta pesquisa, com maior especificidade em identificar de que maneira é desenvolvido o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recurso Multifuncional, com vistas à autonomia e independência do aluno. Buscou-se verificar se os recursos pedagógicos e de acessibilidade da escola estão articulados com as Diretrizes da Política Nacional Inclusiva. Nesta pesquisa social, de abordagem teórico-prática, com base no estudo de vários autores, como Bauman (2007), Kumar (1997), Carvalho (1999, 2007), Mantoan (2006, 2010), Manzini (2008), Wallon (1968) e outros, optou-se pelo método dialético de estudo de caso com abordagem qualitativa, classificada em exploratória e descritiva. Os procedimentos se constituíram em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista despadronizada e observação de campo. A partir da análise dos dados, concluiu-se que o Atendimento Educacional Especializado já começou a acontecer na escola comum como direito, por meio da determinação de alguns professores, gestores e coordenadores que acreditam na possibilidade de a concepção inclusiva educacional vir a se efetivar no município de Manaus. Nesse cenário de globalização econômica, o Estado não tem assegurado o direito ao Atendimento Educacional Especializado, concretizado nas muitas dificuldades pedagógicas, de acessibilidade e de recursos pedagógicos encontradas in loco. Assim, mostram-se necessárias novas discussões, pesquisas, pressões sociais e educacionais ao próprio Estado para que o direito ao atendimento educacional se solidifique no Município de Manaus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Luzia Mara dos Santos - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Iniciação Científica - PIB-SA/0029/2009 - Inclusão de Alunos com Deficiência na Educação Básica: Um Olhar para a Formação Docente, Descrição: As políticas públicas de formação docente vem se convertendo em debates nos seminários, palestras e encontros realizados pelos profissionais da educação numa proposta inclusiva na melhoria das condições no ensino brasileiro. Nesse sentido, é de suma importância para a garantia de oportunidades á todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia de acordo com os direitos emanados internacionalmente para a promoção da diversidade, perpassando a elaboração de uma sociedade mais humana e igualitária. O presente estudo conhecendo como está se processando os processos formativos resultando na formação continuada de docentes para atuação com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em classes regulares. No primeiro momento, foi caracterizado historicamente os processos educacionais percursores da formação docente no Brasil, formação inicial e continuada seus tipos e suas práticas no exercício do magistério. E no segundo momento, o levantamento dos marcos legais e das diretrizes fundamentais para qualificação do educador, assegurando experiências de convivência entre a pessoas. A pesquisa, sobre formação de professores para trabalhar com alunos com necessidades especiais, surgiu pelo interesse de aprofundarmos nossas visões nas formações que os professores vem recebendo ao longo da trajetória histórica na realidade manauara em convergência com as diretrizes pontuadas pela educação inclusiva. Este trabalho, tem abordagem qualitativa, foi estruturada através do levantamento bibliográfico e documental, com a utilização de um aparato de livros, artigos e estudos e todavia para a coleta de dados, o uso da entrevista semiestruturada e o questionário conforme as orientações do Comitê de Ética. Contudo, os resultados sugerem a ressignificação do papel da identidade do ser professor enquanto formador de novas mentalidades e atitudes, tendo como premissa a construção de práticas para a verdadeira inclusão não apenas em sala de aula, mas também ultrapassando os. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Jaqueline Serique Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    A Práxis Socioeducativa para o Desenvolvimento Humano na Perspectiva da Cidadania, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Integrante / Aldicea Craveiro de Lima Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização - Cooperação.

  • 2008 - 2009

    Psicopedagogia: A práxis e a produção do conhecimento no NEPPD-FACED-UFAM, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Cooperação.

  • 2008 - 2009

    Iniciação Científica - PIB-SA/0055/2008 - O Processo de Inclusão de Acadêmicos com Necessidades Educacional na UFAM, Descrição: O referente projeto buscará mapear o processo de inclusão na UFAM. Inicialmente, elaboraremos um breve histórico sobre a inclusão na Europa e no Brasil, abrangendo a atualidade e as peerspectivas da Inclusão no Ensino Superior. A idéia de realizarmos uma pesquisa a respeito do processo de inclusão na UFAM surgiu pela necessidade de conhecermos o que está sendo realizado na área da Educação especial em uma instituição de ensino superior salientando de que forma a Pedagogia e/ou Psicopedagogia pode contribuir nesse processo. A pesquisa, com enfoque qualitativo, será estruturada através de questionamentos acerca do processo de inclusão destinados aos coordenadores de cursos da UFAM. Visualizar o que está sendo realizado na árewa da Educação Especial/Educação Inclusiva na UFAM, salientando de que forma a Pedagogia/psicopedagogia pode contribuir nesse processo. identificar a demanda real de atendimento à alunos com necessidades educacionais especiais na UFAM; Criar um sistema de informações que possibilite a identificação, análise, divulgação e intercâmbio de experiencias educacionais inclusivas; Averiguar se os coordenadores e os docentes estão informados sobre, o que é inclusão, bem como o que são necessidades educacionais especiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador / Aglaíse de Oliveira Alemão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2003 - 2004

    Psicopedagogia: A praxis e os conhecimentos produzidos no NEPPD/FACED/UFAM, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador.

  • 2002 - 2003

    Uma Proposta de atendimento Psicopedagogico ao Educando Portador de Condutas Tipicas da Sindrome do Autismo na AMA( Associacao dos Amigos dos Autistas do Amazonas): um paradigma Multidisciplinar, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Almerinda de Souza Matos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Placa pelo Reconhecimento sobre seu Trabalho Expressivo em Prol da Inclusão da Pessoa com Autismo e em Comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

2017

Menção Honrosa pela Participação da Banca Avaliadora do Prêmio "Professor Inovador 2017", Comissão de Educação (COMED) da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

2017

Prêmio Professor Abraham Moysés Cohen - Melhor Projeto na Área de Ciências Sociais Aplicadas no XXVI CONIC Congresso de Iniciação Científica (2016/2017), Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

2015

Honra ao Mérito, Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus.

2012

Medalha de Mérito Educacional Ignês de Vasconcelos Dias, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas - ALE/AM.

2009

Honra ao Mérito, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas - ALE/AM.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amazonas, Conselho de Ensino e Pesquisa, Faculdade de Educacao. , Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Coroado, 69077000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 33054411

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1990 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FEN022 - TCC I (Turma 26), FEN022 - TCC I (Turma 50), FEN014 - Tópicos Especiais em Educação I - Psicomotricidade (Turma 01)

  • 03/2020

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGEDU517 - Educação e Inclusão em Diferentes Contextos - Linha 4 (Turma 1), PGEDU527 - Atividades Orientadas 2 (Turma 05), PGEDU529 - Atividades Orientadas 4 (Turma 05), PGORI201 - Atividades de Pesquisa 2020/1 (Turma 04)

  • 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Elaboração do Projeto de Criação de Curso Noturno de Pedagogia com Ênfase em Educação Especial (Portaria N 27/2016, Gabinete da Direção, 17/06/2016).

  • 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Representante da Linha 2 na Coordenação do PPGE/UFAM (Portaria N 12/2014, Gabinete da Direção, 11/07/2014).

  • 08/2011

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Extensão - Programa de Apoio Educacional Especializado - PAE/NEPPD.

  • 04/2001

    Direção e administração, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD/FACED/UFAM (Portaria N 026/2008, Gabinete da Direção, 04/07/2008).

  • 04/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade De Educação - FACED, .,Linhas de pesquisa

  • 07/1992

    Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.,Treinamentos ministrados, Assessoria em Educação Especial

  • 11/2019 - 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente na Banca de Defesa de Tese da Doutoranda Cátia de Lemos (Portaria N 084/2019, Gabinete da Direção, 11/11/2019.

  • 11/2019 - 02/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente na Banca de Defesa de Tese do Doutorando Claudenilson Pereira Batista (Portaria N 083/2019, Gabinete da Direção, 11/11/2019).

  • 11/2019 - 01/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente na Banca de Qualificação da Mestranda Maria Nilce Ferreira Couto (Portaria N 085/2019/Gabinete da Direção FACED).

  • 12/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Qualificação da Mestranda Dorimar Gomes Ferreira (Memorando N 120/2019, PPGE, 11/12/2019.

  • 09/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente na Banca de Qualificação de Mestrado da Mestranda Regina Oliveira Tiradentes (Portaria N 065/FACED/UFAM.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGORI192 - Atividades de Pesquisa 2019/2 (Turma 04), PGEDU526 - Atividades Orientadas 1 (Turma 04), PGEDU528 - Atividades Orientadas 3 (Turma 05)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FEN018 - Seminário de Pesquisa (Turma 13), FEN022 - TCC I (Turma 05), FEN023 - TCC II (Turma 02)

  • 12/2016 - 12/2019

    Estágios , Faculdade De Educação - FACED, .,Estágio realizado, Professora Orientadora do Estágio Probatório da Profa. Dra. Wania Ribeiro Fernandes (Portaria N 058/2016, Gabinete da Direção, 06/12/2016).

  • 07/2019 - 07/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Qualificação de Doutorado da Doutoranda Júlia Graziela Bernadino de Araújo Queiroz (Portaria N 1185/PP/UFSM).

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGORI191 - Atividades de Pesquisa 2019/1 (Turma 04), PGEDU527 - Atividades Orientadas 2 (Turma 05), PGEDU517 - Educação e Inclusão em Diferentes Contextos - Linha 04 (Turma 01)

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FEN017 - Projeto de Pesquisa II (Turma 13), FEN022 - TCC I (Turma 02)

  • 05/2019 - 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PPG - ECIM/ICE, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Qualificação de Mestrado da Mestranda Giselly de Moura Maciel (Portaria N 014/2019/PPG-ECIM/ICE).

  • 04/2019 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Defesa de Dissertação da Mestranda Daniele Vieira Araújo Anunciação (Portaria N 034/2019/Gabinete da Direção FACED).

  • 04/2019 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Defesa de Dissertação da Mestranda Francianne Farias dos santos (Portaria N 029/2019/Gabinete da Direção FACED).

  • 04/2019 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Defesa de Dissertação da Mestranda Maria Norma Magalhães Stelli (Portaria N 033/2019/Gabinete da Direção FACED).

  • 12/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente na Banca de Defesa de Tese da Doutoranda Ana Cristina Cruz Pinto (Portaria N 115/2018/Gabinete da Direção FACED).

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGORI182 - Atividades de Pesquisa 2018/2 (Turma 04), PGEDU526 - Atividades Orientadas (Turma 05)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FEN016 - Projeto de Pesquisa I (Turma 13), FEN018 - Seminário de Pesquisa (Turma 04), FEN023 - TCC II (Turma 20), FEN023 - TCC II (Turma 26)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FET121 - Didática Geral (Turma 241, PA241 - Química - Borba)

  • 10/2018 - 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Qualificação da Doutoranda Ruth Cristina Soares Gomes Araújo (PPGE/UFAM). Portaria N 091/2018 (Gabinete da Direção, FACED).

  • 05/2018 - 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Suplente da Banca de Seleção de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Edital N 011/2018 - PROPESP/UFAM (Portaria N 028/2018, Gabinete da Pró-Reitoria, 21/05/2018).

  • 07/2018 - 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado da Mestranda Maria Ágatha Compton Pinheiro (PPG ?ECIM/ICE). Portaria N 018/2018 (PPG-ECIM/ICE).

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGORI181 - Atividades de Pesquisa 2018/1 - Doutorado (Turma 13), PGORI181 - Atividades de Pesquisa 2018/1 - Mestrado (Turma 06)

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FET121 - Didática Geral (Turma 239)

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FEN017 - Projeto de Pesquisa II (Turma 04), FEN022 - TCC I (Turma 20), FEN022 - TCC I (Turma 26)

  • 04/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente na Banca de Defesa de Doutorado do Doutorando Luis Sérgio Castro de Almeida - Turma 2014 - PPGE/UFAM (Portaria N 015/2018, Gabinete da Direção, 10/04/2018.

  • 04/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Defesa de Mestrado da Mestranda Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim - Turma 2015/2 - PPGE/UFAM (Portaria N 018/2018, Gabinete da Direção, 23/04/2018.

  • 04/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Qualificação de Mestrado da Mestranda Daniele Vieira Araújo Anunciação - Turma 2017/1 - PPGE/UFAM (Portaria N 017/2018, Gabinete da Direção, 10/04/2018.

  • 04/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Qualificação de Mestrado da Mestranda Maria Norma Magalhães Stelli - Turma 2017/1 - PPGE/UFAM (Portaria N 016/2018, Gabinete da Direção, 10/04/2018.

  • 01/2016 - 01/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Representante do Departamento de Teorias e Fundamentos - DTF/FACED junto ao Conselho Departamental - CONDEP/FACED (Portaria N 002/2016, Gabinete da Direção, 13/01/2016).

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGORI172 - Atividades de Pesquisa 2017/2 - Doutorado (Turma 04), PGORI172 - Atividades de Pesquisa 2017/2 - Mestrado (Turma 06)

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FEN016 - Projeto De Pesquisa I (Turma 04A), FEN023 - TCC II (Turma 05), FEN023 - TCC II (Turma 13), FEN023 - TCC II (Turma 15)

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FEF022 - Psicologia da Educação II (Turma 241)

  • 09/2017 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Suplente na Banca de Qualificação da Mestranda Rudervania da Silva Lima Aranha - Turma 2015/2 - PPGE/UFAM (Portaria N 050/2017, Gabinete da Direção, 18/09/2017).

  • 09/2017 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente na Banca de Defesa de Dissertação do Mestrando Danilo Batista de Souza - Turma 2015/2 - PPGE/UFAM (Portaria N 045/2017, Gabinete da Direção, 28/08/2017).

  • 09/2017 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro na Banca de Qualificação de Dissertação da Mestranda Elizangela de Almeida Silva - Turma 2015/2 - PPGE/UFAM (Portaria N 055/2017, Gabinete da Direção, 22/09/2017).

  • 07/2017 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Banca de Qualificação de Doutorado da Doutoranda Cátia de Lemos - Turma 2015 - PPGE/UFAM (Portaria N 034/2017, Gabinete da Direção, 03/07/2017).

  • 07/2017 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Banca de Qualificação de Doutorado do Doutorando Claudenilson Pereira Batista - Turma 2015 - PPGE/UFAM (Portaria N 035/2017, Gabinete da Direção, 03/07/2017).

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGORI171 - Atividades de Pesquisa 2017/1 - Doutorado - (Turma 04), PGORI171 - Atividades de Pesquisa 2017/1 - Mestrado - (Turma 06), PGEDU517 ? Educação e Inclusão em Diferentes Contextos - Linha 04 ? Mestrado (Turma 01), PGEDU610 - Seminário Avançado de Pesquisa ? Doutorado (Turma 01)

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FET166 - Educação Especial I (Turma 04), FEN020 - Estágio Supervisionado II (Turma 381), FEN022 - TCC I (Turma 05), FEN022 - TCC I (Turma 13)

  • 06/2017 - 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Banca de Qualificação de Tese do Doutorando Carlos Augusto Gomes de Almeida - Turma 2014 - PPGE/UFAM (Portaria 026/2017, Gabinete da Direção, 31/05/2017).

  • 05/2017 - 05/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Banca de Qualificação de Mestrado do Mestrando Danilo Batista de Souza - Turma 2015 - PPGE/UFAM (Portaria N 024/2017, Gabinete da Direção, 19/05/2017).

  • 05/2017 - 05/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Banca de Qualificação de Tese do Doutorando Carlos Augusto Gomes de Almeida - Turma 2014 (PPGE/UFAM).

  • 10/2016 - 02/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FET169 - Educação Especial II (Turma 01)

  • 10/2016 - 02/2017

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGORI162 - Atividades de Pesquisa 2016/2 - Mestrado (Turma 03), PGORI162 - Atividades de Pesquisa 2016/2 - Doutorado (Turma 04), PGEDU527 - Atividades Orientadas 2 ? Mestrado (Turma 01)

  • 11/2016 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Banca de Qualificação de Tese de Luís Sérgio Castro de Almeida (Portaria N 044/2016, Gabinete da Direção, 01/11/2016).

  • 11/2016 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Banca de Qualificação de Tese de Osmarina Guimarães de Lima (Portaria N 045/2016, Gabinete da Direção, 01/11/2016).

  • 11/2016 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Banca de Defesa de Dissertação de Gisele de Lima Vieira (Portaria N 046/2016, Gabinete da Direção, 01/11/2016).

  • 07/2016 - 10/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Candidatos para o Curso de Mestrado e Doutorado (Portaria N 036, Gabinete da Direção, 25/07/2016).

  • 05/2016 - 09/2016

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PGEDU526 - Atividades Orientadas 1 - Mestrado (Turma 07), PGEDU619 - Crédito de Atividades 1 - Doutorado (Turma 04), PGEDU612 - Educação, Estado e Políticas Públicas - Linha 02 - Doutorado (Turma 01), PGEDU517 - Educação e Inclusão em Diferentes Contextos - Linha 04 - Mestrado (Turma 01)

  • 05/2016 - 09/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FET166 - Educação Especial I (Turma 04), FET169 - Educação Especial II (Turma 380)

  • 01/2016 - 05/2016

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Artes Visuais - FEF012 - Psicologia da Educação I

  • 01/2016 - 05/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEN018 - Seminário de Pesquisa

  • 01/2016 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Banca Examinadora de Concurso Público para Carreira de Magistério Superior da UFAM - Área: Psicologia da Educação (Portaria N 0001/2016, Gabinete da Reitoria, 04/01/2016).

  • 01/2016 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Banca de Seleção de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE (Portaria N 0008/2016, Gabinete da Reitoria, 19/01/2016).

  • 01/2016 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação da Seleção de Candidatos para o Curso de Mestrado e Doutorado (Portaria N 03/2016, Gabinete da Direção, 22/01/2016).

  • 09/2015 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção dos Candidatos para as Turmas 2015 dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/FACED (Portaria N 023/2015, Gabinete da Direção, 22/09/2015).

  • 05/2015 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico Assessor Local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/FAPEAM - Área de Sociais Aplicadas (Portaria N 1755/2015, Gabinete da Reitora, 29/05/2015).

  • 11/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Banca de Defesa de Dissertação do Mestrando Claudenilson Pereira Batista (Portaria N 031/2015, Gabinete da Direção, 18/11/2015).

  • 11/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Banca de Defesa de Dissertação da Mestranda Maria Francisca Nunes de Souza (Portaria N 032/2015, Gabinete da Direção, 23/11/2015).

  • 11/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente da Banca de Defesa de Dissertação da Mestranda Christiane da Costa Bruce (Portaria N 034/2015, Gabinete da Direção, 30/11/2015).

  • 10/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEN017 - Projeto de Pesquisa II, Pedagogia - FEF022 - Psicologia da Educação II

  • 10/2015 - 12/2015

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mestrado - PGEDU503.2 - Tópicos Especiais: Teoria, Política e Formação em Educação Inclusiva

  • 07/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Revalidação de Diploma pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Portaria N 022/2015, Gabinete da Direção, 28/07/2015).

  • 10/2015 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico do II Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação (Portaria N 026/2015, Gabinete da Direção, 09/10/2015).

  • 07/2014 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Projeto do Laboratório de Ensino "Brinquedoteca" do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

  • 01/2011 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro Titular da Câmara de Extensão e Interiorização - CEI/PROEXTI/UFAM (Portaria N 2197/2012, Gabinete da Reitoria, 10/09/2012).

  • 04/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Banca de Defesa de Dissertação da Mestranda Márcia Josanne de Oliveira Lira (Portaria N 015/2015, Gabinete da Direção, 23/04/2015).

  • 10/2014 - 02/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEF012 - Psicologia da Educação I

  • 07/2014 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Presidente do Comitê Científico do IV Simpósio Amazônico do Autismo no Contexto da Inclusão.

  • 04/2014 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para Ingresso de Discentes nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação/2014.

  • 04/2014 - 09/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEF022 - Psicologia da Educação II

  • 08/2014 - 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Educação - FACED, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico do XIV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação - SEINPE.

  • 11/2013 - 03/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEF012 - Psicologia da Educação I

  • 02/2011 - 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FACED/ICHL-UFAM, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Inclusão e Acessibilidade -CIA/UFAM (Portaria N 2711/2013, Gabinete da Reitoria, 31/07/2013).

  • 06/2013 - 09/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEF022 - Psicologia da Educação II

  • 01/2013 - 09/2013

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, III Encontro Amazônico de Psicopedagogia.

  • 12/2012 - 04/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEF012 - Psicologia da Educação I

  • 03/2012 - 12/2012

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, Atendimento Educacional Especializado: Uma parceria pedagógica entre NEPPD e EMEF Firme na Fé.

  • 03/2012 - 12/2012

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, Atendimento Educacional Especializado: uma parceria de apoio pedagógico entre NEPPD e EMEF Firme na Fé.

  • 02/2012 - 10/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEF022 - Psicologia da Educação II, Geografia - FEF022 - Psicologia da Educação II

  • 05/2012 - 08/2012

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, III Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Letras - Língua e Literatura Espanhola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Letras, Língua e Literatura Espanhola - FEF012 - Psicologia da Educação I, Química - FEF012 - Psicologia da Educação I

  • 08/2011 - 12/2011

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, NEPPD x Mamãe Margarida: Uma parceria de colaboração psicopedagógica.

  • 03/2011 - 08/2011

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, II Encontro Amazônico de Psicopedagogia.

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEF022 - Psicologia da Educação II

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEF012 - Psicologia da Educação I

  • 03/2010 - 12/2010

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, A intervenção pedagógica embasada na teoria de teoria de Henri Wallon para educandos com transtorno do espectro autista.

  • 03/2010 - 11/2010

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, II Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão.

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEF022 - Psicologia da Educação II

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Letras - Língua e Literatura Francesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Letras, Língua e Literatura Francesa - FEF022 - Psicologia da Educação II, Letras, Língua e Literatura Inglesa - FEF022 - Psicologia da Educação II

  • 03/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, Autismo: aproximações teóricas e adequações curricualares.

  • 03/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, Psicomotricidade: otimizando a práxis na FACED/UFAM.

  • 03/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, I Encontro Amazônico de Psicopedagogia.

  • 03/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , FACED/ICHL-UFAM, .,Atividade de extensão realizada, I Seminário do Autismo no Contexto da Inclusão e IV Encontro Científico da AMA/AM.

  • 03/2009 - 06/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia - FEP047 - Psicomotricidade I

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEN201 - Estágio Supervisionado II - Prática de Magistério

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia - FEN101 - Estágio Supervisionado I - Prática de Magistério

  • 10/2003 - 10/2003

    Direção e administração, Conselho de Ensino e Pesquisa, Faculdade de Educacao.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2002 - 08/2002

    Ensino, Psicomotricidade na Escola, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade na Escola

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa, Faculdade de Educacao.,Cargo ou função, Presidente da Comisao de selacao.

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa, Faculdade de Educacao.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Convenio Interinstitucional.

  • 08/1991 - 12/1991

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.,Atividade de extensão realizada, Ensino de Graduação.

1984 - 1994

Escola Integral Sempre Viva

Vínculo: Proprietaria, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1984

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Atendimento Educacional.

1981 - 1990

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Picopedagogica, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1981

    Serviços técnicos especializados , CETRIDE, .,Serviço realizado, Triagem e Diagnostico de Educacao.

1980 - 1981

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Psicopedagogica, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1980

    Direção e administração, APAE, .,Cargo ou função, Coordenadora Psicopedagogica.

  • 01/1975

    Serviços técnicos especializados , APAE, .,Serviço realizado, Educadora Especial.