Eliene Amorim de Almeida
Possui Licenciatura em Historia pela Universidade Católica de Pernambuco (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Trabalhou no Conselho Indigenista Missionário (CIMI/NE) de 1991-1994, e no Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF 1994-2010) onde coordenou a equipe de Educação de Comunidades Tradicionais. Assessora da Comissão de Professores/as Indígenas de Pernambuco- COPIPE. Atualmente é professora do Centro Universitário UniFAFIRE ministrando as disciplinas: Culturas Afro brasileira e indígenas; Antropologia Cultura e Educação; Fund. Sócio Filosóficos da Educação e Politicas Públicas e Financiamento da Educação. Tem pesquisa e experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, atuando principalmente no seguinte tema: educação, educação escolar indígena, interculturalidade educação para as relações étnico-racial. Membra do Grupo de Pesquisa Estudos-pós-coloniais e Teoria da Complexidade- UFPE/CNPQ
Informações coletadas do Lattes em 10/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação
2012 - 2017
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Interculturalidade n currículo da formação da professora e do professor indígena de Pernambuco
Janssem Felipe da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Educação
1999 - 2002
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Politica de Educação Escolar Indígena na década de 1990: limites e possibilidades da escola indigena, Ano de Obtenção: 2002
Maria Eliete Santiago.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educacao Indigena.
Formação complementar
2009 - 2009
Influências na Produção de Políticas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2001 - 2001
Multiculturalismo, Currículo e Fomação de Prof. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1996 - 1996
Met de pesq das Pedagogias Tradicionais Indígenas. (Carga horária: 24h). , Conselho Indigenista Missionário, CIMI, Brasil.
1994 - 1994
Oficina Educação Popular, Cultura e Etnia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1993 - 1993
Educadores Populares - Metodologia Dialética da EP. (Carga horária: 72h). , Escola de Formação Quilombo dos Palmares, EQUIPE, Brasil.
1990 - 1990
Mémoria Popular na Sala de Aula. (Carga horária: 10h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.
Organização de eventos
ALMEIDA, E. A. . X Colóquio Internacional Paulo Freire - 50 anos da Pedagogia do Oprimido. 2018. (Outro).
ALMEIDA, E. A. . I Conferencia Regional de Educação Escolar Indigena. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Abertura da disciplina Pedagogia Paulo Freire.Raça, gênero e etnia em um contexto de diversidade na perspectiva freireana de educação emancipadora. 2018. (Outra).
Formação continuada para professores indígenas.Currículo intercultural. 2018. (Outra).
VII Seminário Seminário Paulo Freire.Leitura Compreensão e Intervenção em gênero, raça e etnia num contexto de diversidades na perspectiva freireana de justiça a s social. 2017. (Seminário).
Ensino de Ciências Sociais em tempos de ecessões. Formação de Professores Indígenas no campus agreste da UFPE: autonarrativas e sujeitos coletivos. 2016. (Congresso).
XII Encontro de Ensino, Pesquisa e extensão da Fafica.Currículo e Identidade. 2014. (Encontro).
XXII - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.A interculturalidade no currículo da formação de professores (as) indígenas nas pesquisas da Anped e Eppen. 2014. (Encontro).
II Fórum Regional de Educação em Direitos humanos.Coordenação de Grupo de Trabalho - Propostas para Educação Escolar Indigena. 2013. (Outra).
Pré-Alas: Contribuições de Paulo Freire para o Pensamento da Educação iLatino-Americana. 2013. (Seminário).
A história e as culturas indígenas no Brasil e em Alagoas: demandas sociais, mobilizações e políticas públicas.A história e as culturas indígenas no Brasil e em Alagoas: demandas sociais, mobilizações e políticas públicas. 2012. (Outra).
I Forum Regional de Direitos Humanos.Coordenação de Grupo de Trabalho - Propostas para Educação Escolar Indigena. 2012. (Outra).
IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Educação Escolar e formação de professores indígenas em Pernambuco- desafios da interculturalidade. 2012. (Encontro).
IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Participante. 2012. (Encontro).
IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.O Plano Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena. 2012. (Encontro).
IX Encontro Estadual de História.A licenciatura Intercultural Indígena na UFPE/CAA. 2012. (Encontro).
Seminário de Inauguração do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo. 2012. (Seminário).
Formção Continuada para tecnicos e coordeenadores indígenas.Matrz curricular para escolas indigenas. 2011. (Oficina).
XX Encontro de Pesquisa do Norte Nordeste.O Plano Nacional de Educação e a Educação Indigenas. 2011. (Encontro).
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. 2011. (Encontro).
IV Seminário Temático : discussões etnicos e culturais na educação contemporânea.Educação para a diversidade cultural. 2010. (Seminário).
Seminário Nacional de Educação Superior Indígena e XV Seminário de Formação Superior Indígena de Roraima. 2010. (Seminário).
VII Colóquio Internacional Paulo Freire. Diálogo dos estudos culturais e da teoria da complexidade com Freire: experiências da educação indígena e quilombola. 2010. (Congresso).
Conferência Regional de Educação Escolar Indígena Nordeste II.Diretrizes para Política de Educação Escolar Indigena. 2009. (Outra).
IV Colóquio Iinternacional de Políticas e Práticas Curriculares. As Políticas Curriculares no Brasil e a Educação Escolar Indígena no Contexto dos Sistemas de Ensino Brasileiro. 2009. (Congresso).
II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco- Objetos de Investigaçao e Inserção Social.Educação e Diversidade Cultural. 2008. (Encontro).
Prêmio Culturas Indígenas - Edição Xikão Xukuru.Comissão Julgadora do Prêmio. 2008. (Outra).
Gestão para Lideranças e Organizações de Apoio aos Povos Indígenas.O papel das redes sociais e a participação dos povos indigenas. 2007. (Oficina).
Seminário Internacional "O Papel da Sociedade Civil nas Novas Pautas Politicas". 2003. (Seminário).
A Educação na Construção da Terra Sem Males. 2002. (Encontro).
Seminário de Formação para Educadores e Educadoras - "Por uma Terra Sem Males". 2002. (Seminário).
II Seminario de Historia ....sobre história e cultura.Educação, Escola e Cultura segundo os Xukuru. 2001. (Seminário).
XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste.A Política de Educação Escolar Indígena em Pernambuco e a Formação de Professores. 2001. (Encontro).
II Encontro Nacional de Coordenadores de Projetos na Área de Educacao Escolar Indígena. 1998. (Encontro).
11 Congresso de Leitura do Brasil - A Voz e a Letra dos Excluídos. Literatura e Identidade Cultural. 1997. (Congresso).
A Nova LDB em Debate: da concepção a ação. 1997. (Seminário).
Conferência Ameríndia de Educação e do Congresso de Professores Indigenas do Brasil. Projeto Xukuru do Ororubá. 1997. (Congresso).
IV Feira Latino-Americana de Alfabetização.Literatura e Identidade Cultural. 1997. (Outra).
Política Indigenista para os Povos do Leste e Nordeste. 1997. (Oficina).
Encontro para Promoção da Leitura - Leitura Linguagem, Sociedade e Cidadania. 1996. (Encontro).
III Encontro Nacional de Educação: formação dos professores indígenas. 1996. (Encontro).
2ª Conferência Municipal de Educação.Coordenaçao de Grupo de Trabalho sobre Financiamento da Educação. 1994. (Outra).
Conferência Nacional de Educação para Todos. 1994. (Outra).
IV Seminário Internacional: universidade e educação popular. 1994. (Seminário).
I Conferência Estadual de Educação. 1990. (Outra).
I Encontro Estadual de História. 1990. (Encontro).
Participação em bancas
DE ALMEIDA, E. A.; SILVA, J. F.; FEITOSA, S. F.; SANTOS, W. N.. TENSÕES EPISTÊMICO-DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE XUKURU: relações entre colonialidade e a decolonialidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.
DE ALMEIDA, E. A.; FEITOSA, S. F.; SALLES, S. G.; SILVA, A. B.. O CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO E O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM PERNAMBUCO: CONCEPÇÕES, POSSIBILIDADES E LIMITES. 2024. Dissertação (Mestrado em Economia - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.
FERREIRA, I. S. N.; SUASSUNA, L.; SILVA, J. F.;ALMEIDA, E. A.. ?ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ANALISANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DO POVO PANKARÁ. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
SANTOS, F. B.;ALMEIDA, E. A.. As representações sociais do Limolaigo Toype nas prática pedagógicas de docentes do povo Xukuru do Ororubá. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, J. F.; FRANCO, M. J. N.; Eliene Amorim de Almeida;ALMEIDA, E. A.. ?Os desafios para o enfrentamento do racismo nas práticas docentes dos /as professores /as das escolas quilombolas: Sambaquim e Sambaquim do Riachão nos municípios de Panelas-PE e Cupira-PE.?. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.
CORDEIRO, M. Roseana;ALMEIDA, E. A.. ?A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS/NAS ESCOLAS XUCURU: ENCONTROS COM A PEDAGOGIA DECOLONIAL NA COMUNIDADE-ESCOLA?. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALMEIDA, E. A.; SOUZA, V. F. R. E.; ARAUJO, S. S. M.. Processo de invisibilidade e emergências indígena- o povo Pipipã de Kambixuru no Sertão Pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas) - Universidade de Pernambuco.
SALLES, S. G.; SILVA, J. F.; FEITOSA, S. F.;ALMEIDA, E. A.. Primeiro nós somos indígenas e depois nós somos professores: educação escolar kambiwá e identidade étnica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.
SALLES, S. G.; SILVA, J. F.; FEITOSA, S. F.;ALMEIDA, E. A.. A construção da Identidade Docente dos professores indígenas do povo Kambiwá. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.
BATISTA NETO, José; MACHADO, Laêda Bezerra; SILVA, J. F.; SARTORE, Anna Rita; SILVA, Maria do Socorro;ALMEIDA, E. A.. Tensões entre avaliações e educação do campo: disputas nas fonteiras da validação do currículo. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALMEIDA, E. A.. Desafios e limites das práticas da gestão escolar do povo Truká. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco.
ALMEIDA, E. A.. Educação Xukuru e a educação escolar: diálogos possíveis constante. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco.
ALMEIDA, E. A.. Educação especifica e diferenciada do povo Xukuru: um caminho para a decolonialidade. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
ALMEIDA, E. A.. Educação Xukuru e Educação Escolar: diálogos possíveis constante. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
ALMEIDA, E. A.. Desafios e limites das práticas da gestão escolar do povo Truká. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
ALMEIDA, E. A.. Educação especifica e diferenciada do povo Xukuru|: um caminho para a decolonialidade?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
ALMEIDA, E. A.. Valores e costumes tradicionais do povo Atikum: educação indígena e educação escolar indígena. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALMEIDA, E. A.. Povo Kuru em meados da segunda metade do século XX: uma breve panorâmica da trajetória de suas lutas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALMEIDA, E. A.. A perspectiva intercultural da discussão sobre educação escolar indígena: numa visão do ensino de história. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALVES, Maria Anadeje;ALMEIDA, E. A.. Licenciatura em Educação Intercultural indigena: a formação superior de professores indigenas no agreste pernambucno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALMEIDA, E. A.; FRANCO, M. J.. Aproximações e distanciamentos entre as Políticas Curriculares Nacionais para a formação do(a) pedagogo(a) e do(a) professor(a) indígena.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALMEIDA, E. A.ALMEIDA, E. A.. Seleção Pública Simplificada. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.
ALMEIDA, E. A.; SILVA, J. B.; PEDROSA, Paloma P. B.. Comissão de avaliação do Porcesso Seletivo de Coordenado(a) de área do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Orientou
O CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO E O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM PERNAMBUCO: CONCEPÇÕES, POSSIBILIDADES E LIMITES; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Coorientador);
TENSÕES EPISTÊMICO-DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE XUKURU: relações entre colonialidade e a decolonialidade; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Coorientador);
O CURRICULO DAS ESCOLAS XUKURU DO ORORUBA CONSTRUIDO NA RELAÇO COMUNIDADE-ESCOLA:; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco; (Coorientador);
TENSÕES EPISTÊMICO-DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE XUKURU: relações entre colonialidade e a decolonialidade; 2024; Dissertação (Mestrado em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Coorientador: Eliene Amorim de Almeida;
A pratica pedagogica das/nas escolas Xukuru: Encontros com a pedagogia decolonial na comunidade escola; 2021; Dissertação (Mestrado em Economia - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco, ; Coorientador: Eliene Amorim de Almeida;
Educação Xukuru e a educação escolar: diálogos possíveis constante; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
Educação especifica e diferenciada do povo Xukuru: um caminho para a decolonialidade?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
Desafios e limites das práticas da gestão escolar do povo Truká; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
A matemática e os saberes do povo Entre Serras de Pankararu; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
A relação da matemática nas manifestações culturais do povo Pankararu; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
O Ensino da arte indígena nas escolas do povo Xukuru do Ororubá; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Culturas e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
Os indígenas na História do Brasil: a representação antropológica de Darcy Ribeiro e a representação literária de José de Alencar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
Leocádio; O livro didático do quinto ano e as semelhanças com o romantismo a partir da História Indígena no Brasil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
O estatuto do idos e a aposentadoria; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
A evolução da Rádio Liberdade de AM de Caruaru - do sucesso a extinção; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
Um estudo sobre a normatização do corpo no obra Processo Civilizador de Nobert Elias; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
O dia do índio nas escolas Municipais de São Caetano; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
Versões Historiográficas sobre o povo Xukuru do Ororubá; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
O Significado da História no contexto da escola Xukuru; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
Um olhar sobre a temática indígena no livro didático; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em História do Brasil) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
Licenciatura em Educação Intercultural indigena: a formação superior de professores indigenas no agreste pernambucno; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Eliene Amorim de Almeida;
Produções bibliográficas
-
DOS SANTOS, JOSÉ DA CRUZ ; DE ALMEIDA, Eliene Amorim ; OLIVEIRA, EDIVANIA GRANJA DA SILVA . As expressões socioculturais do povo indígena Pankararu no campo disciplinar da etnomatemática. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 5310-5322, 2023.
-
MACENA, Keyla P. da Silva ; ALMEIDA, E. A. . ANÁLISE DA OBRA OITOCENTISTA ÚRSULA SOB A PERSPECTIVA DAS CATEGORIAS GÊNERO E RAÇA. Revista EDUCARE , v. 4, p. 1-27-27, 2020.
-
MACENA, Keyla P. da Silva ; ALMEIDA, E. A. . A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA TRABALHADA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL. Revista EDUCARE , v. 4, p. 1, 2020.
-
Eliene Amorim de Almeida ; ANDRADE, F. L. ; ALMEIDA, E. A. . Tempo Comunidade como estratégia da interculturalidade epistemológica ? a experiência do curso de Licenciatura Intercultural indígena da UFPE/CAA. https://doi.org/10.33052/inter.v5i9 , v. v. 5, p. 1-28, 2019.
-
CORDEIRO, M. Roseana ; ALMEIDA, E. A. . EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA DO POVO XUKURU: um caminho para a decolonialidade?. Caderno de Estudos Sociais - , v. 34, p. 1, 2019.
-
ALMEIDA, E. A. . A educação escolar indígena no Brasil a partir da década de 1990. Revista Fafire , v. 11, p. 51-72, 2018.
-
ALMEIDA, E. A. . A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOS SISTEMAS DE ENSINO DO BRASIL. Contemporaneidade e Educação , v. 19, p. 23-34, 2010.
-
ALMEIDA, E. A. ; SILVA, Rosa Helena Dias da . A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA DÉCADA DE 90. Amazônida (UFAM) , v. 8, p. 9-29, 2004.
-
ALMEIDA, E. A. ; ALMEIDA, L. E. A. ; SCHILLACI, M. . Arte Indigena de Pernambuco - da natureza sagrada às peças da nossa cultura material. 01. ed. Recife: FacForm, 2024. v. 01. 112p .
-
ALMEIDA, E. A. . FORMAÇÃO PARA A GESTÃO ETNOTERRITORIALIZADA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. 01. ed. Recife: Ed. UFPE, 2020. v. 01. 263p .
-
ALMEIDA, E. A. . Diversidade e educação escolar indígena em Pernambuco: o programa institucional de bolsa de iniciação a docência no contexto da UFPE. In: Iranete Maria da Silva Lima; Maria Joselma do Nascimento Franco; Kátia Silva Cunha. (Org.). Reflexões e ações sobre Educação, Estado e Diversidade. 2ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. 4, p. 333-358.
-
ALMEIDA, E. A. . Educação escolar indígena: desafios da interculturalidade. In: Roseane Maria de Amorim; Jose Batista Neto. (Org.). Memórias e histórias da educação: debates sobre a diversidade cultural no Brasil. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2012, v. , p. 135-153.
-
ALMEIDA, E. A. . Análise da Politica de Educação Escolar Indigena no Brasil a partir de 1999. In: AIRES, MAX MARANHÃO PIORSKY. (Org.). ESCOLAS INDÍGENAS E POLÍTICAS INTERCULTURAIS NO NORDESTE BRASILEIRO. FORTALEZA: EDUECE, 2010, v. , p. 191-212.
-
ALMEIDA, E. A. . Educação e Escolas Indígenas. Tempo e Presença, p. 22 - 25, 01 fev. 2001.
-
ALMEIDA, E. A. ; ADJAILSON, J. . Projeto Xukuru do Ororubá. In: Conferência Ameríndia de Educação e do Congresso de Professores Indigenas do Brasil, 1997, Cuiabá. Ameríndia: tecendo os caminhos da educação escolar. Cuiabá - MT: Secretaria de Estado de Educação, 1997. p. 263-274.
-
ALMEIDA, E. A. ; SANTIAGO, Maria Eliete . A Política de Educação Escolar Indígena em Pernambuco e a Formação de Professores. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, 2001, São Luis -MA. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania. São Luis: LITHOGRAF, 2001. v. I. p. 548-549.
-
ALMEIDA, E. A. . Raça, Gênero e Etnia em um contexto de diversidade na Perspectiva Freireana de Educação Emancipadora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, E. A. . Educar para as relações étnicas raciais: a questão indígena na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, E. A. . Seminário sobre categoria e concurso para professor indígena. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, E. A. . Educar para as Relações Étnicos Raciais: a questão indígena na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, E. A. . Escola, professor indígena e projeto político pedagógico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, E. A. . Formação de Professores Indígenas no Campus Agreste da UFPE- auto narrativas e sujeitos coletivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, E. A. . A Licenciatura Intercultural Indígena na UFPE/CAA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, E. A. . A lei 11.645/2008: superando preconceitos com os povos indigenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, E. A. . Educação Indigena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, E. A. ; SILVA, J. F. . Diálogos dos estudos culturais e da teoria da complexidade com Freire: experiencias da educação indígena e quilombola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, E. A. . As Políticas Curriculares no Brasil e a Educação Escolar Indígena no Contexto dos Sistemas de Ensino Brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, E. A. . Educação e Diversidade Cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, E. A. . Educação, escola e cultura segundo os Xukuru. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, E. A. ; SANTIAGO, Maria Eliete . As Políticas de Educação Escolar Indígena em Pernambuco e Formação de Professores. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, E. A. . Literatura e Identidade Cultural. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, E. A. ; ADJAILSON, J. . Projeto Xukuru do Ororubá. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, E. A. . Literatura e Identidade Cultural. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, E. A. ; ALMEIDA, L. E. A. . Arte Indigena de Pernambuco. Recife: Editora Independente, 2024 (Cartilha).
-
ALMEIDA, E. A. ; SILVA, J. F. . Abya Yala como território epistêmico - pensamento decolonial como perspectiva teórica. Caruaru: UFPE/CAA, 2015 (Revista).
-
Eliene Amorim de Almeida ; MENDONCA, C. ; ALMEIDA, L. E. A. ; ALMEIDA, E. A. . Arte Viva Truká. Recife: Editora Independente, 2015 (Cartilha).
-
ALMEIDA, E. A. . Avaliação Independente do Plano Nacional de Educação - PNE, Lei n° 10.172/01 Cumprimento dos Objetivos e Metas do Capítulo Educação Indígena. Roraima: Editora UFRR, 2011 (Relatório Final).
Outras produções
ALMEIDA, E. A. . Educação Escolar Indígena no Sistema Educacional Brasileiro. 2007.
LIMA, I. M. S. ; CARVALHO, C. X. ; FRANCO, M. J. N. ; ALMEIDA, E. A. . Comissão Científica no livro Educação do Campo e diversidade cultural - Faces e Interfaces. 2015.
ALMEIDA, E. A. . Estudos Indígenas. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALMEIDA, E. A. . Processos de Elaboração de Projetos de Pesquisa Cientifica. 2023. .
ALMEIDA, E. A. . Nas trilhas do NUPEX. 2023. .
ALMEIDA, E. A. . Diferentes Olhares sobre Extensão Universitária. 2023. .
ALMEIDA, E. A. ; SILVA, Claudilene Maria da ; SILVA, Delma Josefa . Relações Étnicos-Raciais na sala de aula: olhares contemporâneos para as práticas educativas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, E. A. . Educações: a construção do conhecimento nas práticas de Artesãos, do povo Xukuru, e de professores do ensino médio:. 2011. .
ALMEIDA, E. A. ; FORTES, P. ; MENDONCA, C. ; CAVALCANTI, H. E. . Crianças e Jovens Kambiwá discutem Direitos. 2009. (Cartilha).
ALMEIDA, E. A. . A Educação Escolar Indígena: questoes, perspectivas e contribuiçoes para a nossa sociedade.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALMEIDA, E. A. ; NASCIMENTO, Erika ; TANDERINE, H. M. ; Professores Quilombolas . Princípios da Educação Quilombola. 2008. (Livro).
ALMEIDA, E. A. ; CAVALCANTI, H. E. ; MENDONCA, C. ; Professores Indigenas . Mulheres Indígenas em Pernambuco - Primeiros Movimentos. 2008. (Cartilha).
ALMEIDA, E. A. ; CAVALCANTI, H. E. ; MENDONCA, C. ; Professores Indigenas . No Reino de Assunção Reina Truká. 2008. (Livro).
ALMEIDA, E. A. ; ARCANJO, J. ; CAVALCANTI, H. E. ; MENDONCA, C. ; NASCIMENTO, Erika . Discutindo Políticas de Educação Infantil e Educação Escolar Indígena. 2007. (Livro).
ALMEIDA, E. A. . Especificidade, Diferenciação e Adequações: a educação escolar indígena no Brasil.. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jornal Eletrônico da Ação Educativa - EBULIÇAO).
ALMEIDA, E. A. ; CAVALCANTI, H. E. ; MENDONCA, C. ; Professores Indigenas . Kapinawá - Meu Povo Conta. 2006. (DVD).
ALMEIDA, E. A. ; CAVALCANTI, H. E. ; MENDONCA, C. ; Professores Indigenas . Kapinawá - Meu Povo Canta. 2006. (CD).
ALMEIDA, E. A. ; ARCANJO, J. ; CAVALCANTI, H. E. ; MENDONCA, C. . Plantando a Memória do Nosso Povo e Colhendo os Frutos da Nossa Luta - Projeto Plitíco Pedagógico das Escolas Xukuru. 2005. (Cartilha).
ALMEIDA, E. A. ; Professores Indigenas ; MASCARENHAS, M. C. S. G. . Povo Xokó: histórias que marcaram nossa vida. 2004. (Cartilha).
ALMEIDA, E. A. ; ARCANJO, J. ; CAVALCANTI, H. E. ; MENDONCA, C. ; Professores Indigenas . Caderno do Tempo. 2003. (Livro).
ALMEIDA, E. A. ; ARCANJO, J. ; CAVALCANTI, H. E. ; MENDONCA, C. ; Professores Indigenas . Meu Povo Conta. 2003. (Livro).
ALMEIDA, E. A. . Projeto Escola de Índio: buscando a identidade através da formação das professoras para a pesquisa curricular. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Relato de Experiêcia - Revista de Educação de Jovens e Adutos - Alfabetização e Cidadania).
ALMEIDA, E. A. ; CAVALCANTI, H. E. ; MENDONCA, C. ; ANDRADE, M. G. ; Professores Indigenas . Educação Indígena se Aprende Mesmo é na Comunidade. 1999. (Cartilha).
ALMEIDA, E. A. . Povos Indígenas do Brasil: panorâmica de uma realidade. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Centro de Cultura Luiz Freire ; ALMEIDA, E. A. . A repetência escolar na visao do aluno. 1998. (Relatório de pesquisa).
Centro de Cultura Luiz Freire ; ALMEIDA, E. A. . Educacao Trabalho e Pobreza em Pernambuco. 1997. (Relatório de pesquisa).
ALMEIDA, E. A. ; Professores Indigenas . Xukuru Filhos da Mãe Natureza: uma história de resistência e luta. 1997. (Livro).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2024
Memória, História e Cultura Kambiwá na Sala de Aula, Descrição: O projeto de pesquisa teve como objetivo geral realizar uma pesquisa sobre a história, memória e o patrimônio material e imaterial do povo Kambiwá. A pesquisa participante é a concepção teórica metodológica que melhor atende às necessidades do objeto e objetivos da nossa pesquisa já que ela possibilita com legitimidade e rigor científico entranhar a participação plena e ativa da comunidade na totalidade do processo investigador da comunidade . Foi desenvolvida no período de 2022 e 2023 com apoio financeiro da FACEPE e coordenada pelo prof. Saulo Ferreira Feitosa da UFPE/CAA e por Eliene Amorim de Almeida da UniFAFIRE. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliene Amorim de Almeida - Integrante / Saulo Ferreira Feitosa - Coordenador.
-
2022 - Atual
Arte Indigena de Pernambuco - da natureza sagrada às pecas da cultura material, Descrição: Trata-se de uma pesquisa realizada com os/as professores/as de arte indígena das escolas dos povos indígenas de Pernambuco, de registrar e publicar um e-book com as artes desses povos, registrando as matérias primas; as formas de fazê-las e a sua utilidade, o e-book será utilizado nas escolas indígenas e não indígenas em Pernambuco, tem como objetivo geral realizar pesquisa participativa sobre a arte produzida pelos povos indígenas em Pernambuco a partir do mapeamento de sua cadeia produtiva, com recorte na arte material.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliene Amorim de Almeida - Integrante / Almeida, Eliene Amorim - Coordenador / Lara Erendira Almeida de Almeida - Integrante / Manuela Schillaci - Integrante.
-
1998 - 1998
Repetência Escolar e Políticas Públicas - Aprendendo com os Alunos, Descrição: Os resultados e procedimentos metodológicos adotados na pesquisa apontaram para a possibilidade de focalizar o tema do fracasso escolar, sobretudo naquele aspecto que melhor- ou pior - retrata a situação da educação pública no Brasil, ou seja, a repetência. O desafio foi assumido numa perspectiva que trouxesse a tona fatores de impacto relavantes e que pudessem contribuir na formulação de políticas públicas para a área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliene Amorim de Almeida - Integrante / Maria Geisa de Andrade - Integrante / Luzete Pereira - Coordenador / Epifânia Valença - Integrante / Maria Solange Cavalcanti - Integrante / Nilza Agrelli - Integrante / Silvério Pessoa - Integrante / Rogério Barata - Integrante., Financiador(es): Fundação Ford - Cooperação.
-
1996 - 1996
Educação, Trabalho e Pobreza em Pernambuco, Descrição: Teve como objetivo investigar as concepções sobre a relação entre educação, pobreza e o mundo do trabalho, expressas pela população situada em áreas pobres de Pernambuco, incluindo, além da família, membro das escolas, indivíduos organizados e lideranças das comunidades. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliene Amorim de Almeida - Integrante / Maria Geisa de Andrade - Integrante / Carmem Lúcia B. Bandeira - Integrante / Delma Josefa Silva - Integrante / Luzete Pereira - Coordenador., Financiador(es): Fundo das Nações Unidas para a Infância - Cooperação / Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial) - Cooperação / Fundação Ford - Cooperação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Franssinetti do Recife. , Avenida Conde da Boa Vista , 921, Boa Vista, 55030240 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (081) 21223500, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Centro Universitário Frassinetti do RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
Faculdade Franssinetti do RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
2017 - Atual
Faculdade Franssinetti do RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Graduação - atual - Professora das Disciplinas: Antropologia, Cultura e educação; Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Políticas Públicas e Financiamento de Educação;e, Fundamentos Filosóficos da Educação.
Especialização - Disciplinas: Didática do Ensino Superior; Politicas Publicas e educação; e , Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação.
2017 - 2017
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor na Licenciatura Intercultural, Carga horária: 45
2015 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professoras, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou a disciplina Educação Escolar Indígena no curso de Especialização na Temática das Culturas e História dos Povos Indígenas da UFPE/CAA
2015 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 40
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 60
2010 - 2012
Universidade Federal de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
2009 - 2010
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço Didáticos Pedagógicos
Outras informações:
As atividades desenvolvidas como colaboradora da UFPE no Curso de Licenciatura Intercultural para Professores Indigenas consiste em atividades de coordenação e de ensino
Atividades
-
11/2015 - 11/2015
Ensino, Culturas e História dos Povos Indígenas, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Educação Escolar Indígena
-
07/2015 - 07/2015
Ensino, Educação Intercultural para Professores Indígenas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Arte, Cotidiano e Imaginário indígena
-
11/2014 - 11/2014
Ensino, Educação Intercultural para Professores Indígenas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História e Politica Educacional
-
03/2014 - 03/2014
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Direitos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cultura e Direitos Humanos
-
01/2012 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , Campus do Agreste da UFPE.Serviço realizado, Atividades Politico-pedagógicas estruturantes do curso de Licenciatura em educação Intercultural.
-
08/2012 - 08/2012
Ensino, Educação Intercultural para Professores Indígenas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV
-
05/2012 - 05/2012
Ensino, Educação Intercultural para Professores Indígenas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III
-
04/2012 - 04/2012
Ensino, Educação Intercultural para Professores Indígenas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TCC-2
-
08/2011 - 08/2011
Ensino, Educação Intercultural para Professores Indígenas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TCC - 1
-
03/2011 - 03/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Diversidade Cultural
-
03/2011 - 03/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Educativos em Movimentos Sociais
-
03/2011 - 03/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Diverdidade Cultural, Educação e Diversidade Cultural, Estágio Supervisionado IV em Movimentos Sociais
-
01/2010 - 08/2010
Direção e administração, Campus do Agreste da UFPE.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural.
-
01/2009 - 12/2009
Direção e administração, Campus do Agreste da UFPE.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural.
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Educação Intercultural para Professores Indígenas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História e Politica Educacional, Laboratório Intercultural:Etnicidade e Currículo
-
03/2009 - 03/2009
Ensino, Educação Intercultural para Professores Indígenas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História e Política Educacional
2012 - Atual
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de CaruaruVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Atividades
-
11/2014 - 12/2014
Ensino, Especilaização em História do Brasil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Colonização no Brasil: dominação e resistência dos povos nativos
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia do Desenvolvimento Tecnológico
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Cientifica
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
08/2013 - 08/2013
Ensino, Especilaização em História do Brasil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Colonização no Brasil: dominação e resistência dos povos
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos da Educação I
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos da Educação II
-
07/2011 - 08/2011
Ensino, Especilaização em História do Brasil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Colonização no Brasil: domiação e resistência dos povos nativos
-
08/2010 - 08/2010
Ensino, Especilaização em História do Brasil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, CULTURA E ESCRAVIDÃO NO BRASIL
-
08/2010 - 08/2010
Ensino, Especilaização em História do Brasil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Cultura e Escravidão no Brasil
-
07/2009 - 08/2009
Ensino, Especilaização em História do Brasil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, CULTURA E ESCRAVIDÃO NO BRASIL
2010 - 2010
Centro de Cultura Luiz FreireVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Consultoria para assuntos de Educação Escolar para grupos étnicos, especialmente indígenas e quilombolas As atividades constituem-se em elaboração de projetos, realização de cursos de formação sobre a temática e representação institucional em espaços de discussão da temática sobre educação intercultural.
1994 - 2009
Centro de Cultura Luiz FreireVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica em Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Estadual de Eduação e Cultura de Pernambuco - SEDUC.Cargo ou função, Membro titular do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena.
-
01/1999
Serviços técnicos especializados , Centro de Cultura Luiz Freire.Serviço realizado, Assessoria a Comissão de Professores indígenas de Pernambuco/COPIPE.
-
01/1997
Serviços técnicos especializados , Centro de Cultura Luiz Freire.Serviço realizado, Assessoria aos professores indígenas para elaboração de materiais didáticos pedagógicos.
-
01/2006
Direção e administração, Centro de Cultura Luiz Freire.Cargo ou função, Coordenação do Projeto Educação e Etnia (Indígenas e Quilombola) do Centro de Cultura Luiz Freire.
-
01/2008
Treinamentos ministrados , Centro de Cultura Luiz Freire.Treinamentos ministrados, Curso para professores de arte indígena ? visando a elaboração do currículo da disciplina arte nas escolas indígenas
-
01/2007
Treinamentos ministrados , Centro de Cultura Luiz Freire.Treinamentos ministrados, Curso para Gestores da Escolas Indígenas
-
01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Educação.Cargo ou função, Consultoria - realização de uma pesquisa e elaboração de cinco produtos/textos sobre a história da educação escolar indígena no Brasil, sendo o último com uma análise sobre a possibilidade de criação de um sistema de educação específico.
-
01/2002
Direção e administração, Centro de Cultura Luiz Freire.Cargo ou função, Membro da Coordenação Colegiada e Coordenação da equipe de Educação do CCLF.
-
01/1994
Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Eduação e Cultura de Pernambuco - SEDUC.Serviço realizado, Acompanhamento e monitoramento do "Projeto Nordeste" / Banco Mundial - que consistiu em elaborar instrumentos de monitoramento dos empréstimos do BM para as secretarias de edução no Nordeste.
2013 - 2013
Faculdade Escritor Osman da Costa LinsVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
11/2013 - 12/2013
Ensino, Gestão Educacional e Supervisão Pedagógica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas, Funcionamento e Diretrizes da Educação Básica
-
03/2013 - 04/2013
Ensino, Psicopedagogia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
03/2013 - 04/2013
Ensino, Educação Espacial e Práticas Inclusivas, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
1992 - 1994
Conselho Indigenista MissionárioVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora de Educação Escolar Indígena, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
As atividades consistiam em realizar formação com professores indígenas das etnias da região Nordeste do Brasil; e promover estudos sobre educação indigena com as equipes de missonários do CIMI.
2009 - 2010
Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal RoraimaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica
Outras informações:
Coordenação da Pesquisa/Avaliação Independente do cumprimento das Metas e Objetivos do capitulo da Educação Escolar Indígena no Plano Nacional de Educação- Lei 10.172 de 2001. Consiste em acompanhar, orientar e sistematizar os dados coletados por pesquisadores em todos os Estados brasilieros onde tem povos indigenas visando a consolidação de resultados em âmbito nacional.
1999 - 2009
Governo do Estado de SergipeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria
Atividades
-
05/2009 - 05/2009
Treinamentos ministrados , Secretaria da Educação do Estado de Sergipe.Treinamentos ministrados, II Etapa de Formação Continuada para Professores de Educação Indígena
-
01/1999
Serviços técnicos especializados , Secretaria da Educação do Estado de Sergipe.Serviço realizado, Assessoria técnica na elaboração da Política Estadual de Educação Escolar Indígena.
2005 - 2009
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA (PE)Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria
Atividades
-
11/2014 - 11/2014
Ensino, Formação de professores indígenas, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Currículo Intercultural
-
11/2014 - 11/2014
Ensino, Formação de professores indígenas, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Digite o nome da disciplina ministrada a ser incluida e pressione a tecla ENTER
-
11/2014 - 11/2014
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura (PE).Treinamentos ministrados, I Formação para professores indígenas sobre currículo intercultural
-
11/2014 - 11/2014
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura (PE).Treinamentos ministrados, II Formação para professores indígenas sobre currículo Intercultural
-
10/2009 - 10/2009
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura (PE).Treinamentos ministrados, Formadora da FORMAÇÃO EM ATUAIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
-
01/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação e Cultura (PE).Serviço realizado, Assessoria Técnico Pedagógica na elaboração da Política de Educação Escolar Indígena do estado de Pernambuco.
2017 - 2017
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PEVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 40
2017 - 2017
Instituto Federal de Educação - Campus de CanguaretamaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eliene Amorim de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?