Ramiro Palicer de Lima
Ramiro Palicer de Lima, possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí - UNESPAR - FAFIPA (2013), tendo realizado o estágio supervisionado na Secretaria de Assistência Social de Paranavaí no departamento do Plantão Social/Resgate Social que tem como público alvo a população em situação de rua, e também no Centro da Juventude de Paranavaí destinados a adolescentes e jovens de 12 a 18 anos. É pós-graduando pelo Instituto Rhema no curso de Arte-Educação e Arteterapia no Ambiente Escolar tendo previsão para conclusão no ano de 2014. Na acadêmia foi militante do Movimento Estudantil como Vice-Presidente do Centro Acadêmico do Serviço Social UNESPAR - FAFIPA, gestão Ser Social no ano de 2011. Desenvolve também sua militância no Movimento Cultural de Paranavaí através do Grupo de Trabalho de Artes Cênicas de Paranavaí desde 2010. Trabalhou como Agente de Execução/Educador Social no Centro de Sócioeducação de Paranavaí/ CENSE, através da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social-SEDS, em regime especial de contrato por prazo determinado. Foi professor na ESCOLA FATECIE MAX ? 29/02/2015 ? 04/05/2017 exercendo a função de Professor de Ética e Filosofia no ensino fundamental II e Professor de Skate para alunos entre 10 e 17 anos. Desenvolvendo e executando projetos com os temas sobre Valores, Morais, Ética, Desperdícios, Sustentabilidade entre outros, fomentando o senso crítico e o empoderamento. No contra turno escolar ministrou oficinas de skate, potencializando o esporte, estudando seus benefícios, e a importância da dedicação e esforço no esporte. Foi Coordenador de curso na CTT?TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL LTDA.?01/05/2016 ? 10/07/2017. Trabalhando na coordenação dos cursos oferecidos para adolescentes em conflito com a lei internados nas Unidades do Centro de Socioeducação de Paranavaí e da Semi Liberdade de Paranavaí.
De 17/07/2017 ? 29/11/2019 ocupou o cargo de Coordenador Pedagógico/Coordenador de Projetos na UCE- União Catarinense de Educação. Centro Social Marista Dourados. Fortalecendo a integração dos novos educadores/docente com os demais colaboradores da Unidade. Avaliando o desempenho dos profissionais sob sua responsabilidade, pautando nas políticas institucionais. Participando das reuniões da Equipe Interdisciplinar responsabilizando-se pelos processos pedagógicos. Acompanhando/executando projetos firmados por meio de parcerias e garantindo o registro adequado dos processos em desenvolvimento, considerando as especificidades. Participando da organização e desenvolvimento de atividades coletivas (festas, eventos, celebrações, entre outros). Atuan segundo a proposta socioeducativa Marista e seus pressupostos metodológicos. Produzindo artigos e relatos científicos pautados na prática socioeducativa.
Atualmente é Assistente Social na SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO do Mato Grosso do Sul, atuando no SEAPE (Serviço Especializado de Apoio ao Processo Educativo). Desenvolvendo um trabalho coletivo e integrado com as escolas estaduais, promovendo e
priorizando a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, atentando-se às complexas expressões das questões sociais que perpassam os sujeitos, com vistas principalmente à garantia dos direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes inseridos na Rede Estadual de Ensino.
Informações coletadas do Lattes em 24/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Arte Educação e Arteterapia no Ambiente Escolar
2014 - Atual
Graduação em Serviço Social
2010 - 2013
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí
Título: A ARTE NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Uma construção possível
Orientador: Profª. Ms. Ana Patrícia Pires Nalesso
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Reabilitação em Dependentes Quimicos
2011 - 2013
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em Formação Continuada em Demandas da Educação Básica para Assistentes Sociais. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em II Jornada Acadêmica de Filosofia, Teologia e Serviço Social.. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.
2023 - 2023
Curso Autoinstrucional de Aperfeiçoamento e Mentoria de Diretores Escolares. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Curso de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.
2023 - 2023
Educação para Equidade. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2023 - 2023
Politicas Públicas e Interseccionalidades. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Psicologia - 14º Região, CRP/MS, Brasil.
2023 - 2023
Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Curso Gestão Escolar. (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
o MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local (Turma JAN/2023). (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Políticas Públicas e Programas para Migrantes (Turma JAN/2023). (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2023
Atendimento Educacional Especializado: Altas Habilidades ou Superdotação. (Carga horária: 90h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Questão Indígena e Serviço Social. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Crianças e Adolescentes de Povos e Comunidades Tradicionais: Histórias, Ide. (Carga horária: 26h). , Associação de Apoio à Pesquisa - UnB, AAP, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Serviço Social e a Dimensão Técnico-Operativa. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2022 - 2022
Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula. (Carga horária: 40h). , Vivescer e Instituto Singularidades, VIVESCER, Brasil.
2022 - 2022
XVII Congresso Brasileiro de Assistente Sociais. (Carga horária: 20h). , Conselho Federal de Serviço Social, CFESS, Brasil.
2021 - 2021
A Pandemia da Dependência Química. (Carga horária: 60h). , Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas, COMAD, Brasil.
2020 - 2021
Curso de Formação em Direitos Ètnicorraciais. (Carga horária: 60h). , Escola de Formação em Direitos Humanos, EFDH, Brasil.
2020 - 2020
e Formação Continuada em Práticas de Alfabetização,. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2019 - 2019
Encontro Captação de Recurso e Marketing. (Carga horária: 16h). , Diretoria Executiva de Ação Social, DEAS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em UNISUL E A CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS. (Carga horária: 20h). , Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL, FAEPESUL, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Práticas Restaurativas em Ambiente Escolar. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2018 - 2018
50 anos da Pedagogia do Oprimido. (Carga horária: 18h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2018 - 2018
PMD PRO - Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento. (Carga horária: 16h). , Diretoria Executiva de Ação Social, DEAS, Brasil.
2017 - 2017
A Escola dos meus Sonhos. (Carga horária: 54h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Prevenção ao uso de drogas 5ª edição. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2013
Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. (Carga horária: 1440h). , INSTITUTO FEDERAL DO PARANA, IFPR, Brasil.
2012 - 2012
Doutrinas Políticas - Socialismo. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Prevenção ao uso indevido de drogas 3ª edição. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Reabilitação de Dependentes Quimicos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teatro.
Organização de eventos
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . III Encontro de Políticas Públicas para Mulheres da Regional de Paranavaí. 2013. (Outro).
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Criança e Adolescente como Prioridade Absoluta: Exposição e Debate. 2013. (Exposição).
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . V Encontro Local dos Estudantes de Serviço Social - ELESS. 2012. (Outro).
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . 4 Forúm de Cultura de Paranavaí. 2012. (Outro).
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Elaboração do Plano de Cultura do Município de Paranavaí. 2012. (Outro).
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Overdose de Teatro. 2012. (Outro).
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . I Semana de Acolhimento do Serviço Social da Fafipa. 2010. (Outro).
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . I Festival de Declamação Altino Afonso Costa. 2010. (Festival).
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . V Encontro Local dos Estudantes de Serviço Social - ELESS. 2012. (Outro).
Participação em eventos
11 Conferência Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Mato Grosso do Sul.Eleito Delegado para a fase Estadual. 2023. (Outra).
1 Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Dourados-MS. 2023. (Outra).
1 Encontro Municipal de Enfrentamento da Violência Sexuais de Crianças e adolescentes: Escuta Especializada.Representando o Secretário de Educação no Evento. 2023. (Encontro).
10 Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Mato Grosso do Sul.Eleito Delegado para a fase Estadual. 2022. (Outra).
10 Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes.Eleito Delegado na fase Nacional. 2020. (Outra).
10 Conferência Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Mato Grosso do Sul.Eleito Delegado para a fase Nacional. 2019. (Outra).
9 Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Dourados-MS.Eleito Delegado para a fase Estadual. 2019. (Outra).
Estratégias de enfrentamento às violências contra crianças e adolescente. 2014. (Seminário).
I Seminário sobre gênero - Violência de gênero e violência doméstica como desafios na sociedade contemporânea. 2014. (Seminário).
III Mostra em homenagem ao mês da mulher. 2013. (Outra).
I Seminário Nacional: Gestão de Políticas Sociais e Território. 2013. (Seminário).
I Seminário sobre Desenvolvimento Regional - Desafios para o desenvolvimento em tempos de Globalização.O Centro da Juventude como Instrumento da Política Social para o Desenvolvimento do Território da Vila Operária. 2013. (Seminário).
IV Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC.Uma Leitura da Política Assistência Social no Brasil a partir da Constituição de 1988. 2013. (Encontro).
IV Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC.O Teatro do Oprimido como instrumento Político Pedagógico do Centro da Juventude de Paranavaí. 2013. (Encontro).
Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de Paranavaí. 2013. (Seminário).
A magia do Atendimento. 2012. (Simpósio).
Economia Criativa. 2012. (Oficina).
III Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC. 2012. (Encontro).
III Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC.Parâmetros para Intervenção dos Assistentes Sociais na Política de Saúde no Cotidiano da Intervenção profissional. 2012. (Encontro).
III Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC.Parâmetros para Intervenção dos Assistentes Sociais na Política de Saúde no Cotidiano da Intervenção profissional. 2012. (Encontro).
Semana de Serviço Social 2011 - Serviço Social, Movimentos Sociais, Lutas e Participação. 2012. (Outra).
Teatro e transformação social: possibilidades de uso da performance como estratégia de Intervenção na comunidade. 2012. (Simpósio).
10ª Conferência Municipal da Saúde de Paranavaí. 2011. (Outra).
Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescentes. 2011. (Outra).
IV ELESS- Encontro Local de Estudantes de Serviço Social. 2011. (Encontro).
Mostra em homenagem do mês da mulher. 2011. (Outra).
Projeto de Ensino Resistir é Preciso. 2011. (Outra).
I Ciclo de atividades em comemoração ao dia do assistente social. 2010. (Outra).
I Semana de Acolhimento do Curso de Serviço Social. 2010. (Outra).
Mesa redonda 20 anos do ECA. 2010. (Outra).
Movimente-se.Discussão sobre movimento estudantil. 2010. (Encontro).
Políticas Sociais na Perspectiva do Sistema Único da Assistência Social - SUAS. 2010. (Outra).
Seminário de Arte e Educação. 2010. (Seminário).
Zygmunt Bauman e a Administração da Vida na Era da Liquidez. 2010. (Outra).
Produções bibliográficas
-
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. ; NALESSO, A. P. P. . O Teatro do Oprimido como Instrumento Político Pedagógico do Centro da Juventude de Paranavaí. In: IV Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC, 2013, Paranavaí. IV Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC, 2013.
-
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. ; SALVADOR, M. A. R. . O Centro da Juventude como Instrumento da Política Social para o Desenvolvimento do Território da Vila Operária. In: I Seminário sobre Desenvolvimento Regional - Desafios para o desenvolvimento em tempos de Globalização, 2013, Paranavaí. Anais do I Seminário sobre Desenvolvimento Regional, 2013.
-
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. ; NALESSO, A. P. P. . Uma Leitura da Política Assistência Social no Brasil a partir da Constituição de 1988. In: IV Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC, 2013, Paranavaí. Anais do IV Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC, 2013.
-
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. ; NALESSO, A. P. P. . Parâmetros para Intervenção dos Assistentes Sociais na Política de Saúde no Cotidiano da Intervenção profissional. In: III Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC, 2012, Paranavaí. Anais do III Encontro de Iniciação Cientifica da Fafipa - EIC, 2012.
-
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Uma Leitura da Política Assistência Social no Brasil a partir da Constituição de 1988. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. ; NALESSO, A. P. P. . O Teatro do Oprimido como Instrumento Político Pedagógico do Centro da Juventude de Paranavaí. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. ; NALESSO, A. P. P. . O Centro da Juventude como Instrumento da Política Social para o Desenvolvimento do Território da Vila Operária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. ; NALESSO, A. P. P. . Parâmetros para Intervenção dos Assistentes Sociais na Política de Saúde no Cotidiano da Intervenção profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
LIMA, R. P. . I Semana Cultural da Juventude. 2013.
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Técnicas de Klaus Viana. 2012. Teatral.
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . O Espetáculo Interrompido. 2012. Teatral.
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Espetáculo Interropido. 2012. Teatral.
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Espetáculo João e Maria. 2012. Teatral.
LIMA, R. P. . Espetáculo Submarino. 2012. Teatral.
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Transtornos dramatúrgicos em Sarah Kane - apagamento e interrupções. 2011. Performática.
LIMA, R. P. ; SALVADOR, M. A. R. . O Despertar do Clown. 2011. Circense.
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Elementos Básicos da Encenação Teatral. 2011. Teatral.
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Jogo do Ator. 2011. Teatral.
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . O Jogo do Palhaço. 2011. Circense.
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Espetáculo Oração. 2010. Teatral.
LIMA, R. P. . FEMUP. 2012 (Leitura Dramática).
LIMA, R. P. ; LIMA, G. C. P. . Leituras em Cena. 2011 (Dramaturgia).
LIMA, R. P. . FEMUP. 2011 (Poesia).
LIMA, R. P. . FEMUP. 2011 (Leitura Dramática).
LIMA, R. P. . FEMUP. 2010 (Poesia).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Os parâmetros de atuação do Assistente Social na Política de Saúde, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ramiro Palicer de Lima - Integrante / Gislaine Cristina Pinheiro de Lima - Integrante / Ana Patricia Pires Nalesso - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2014
Centro de Socioeducação do ParanáVínculo: Contrato em regime especial, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 40
Outras informações:
Comprometer-se com o processo socioeducativo dos adolescentes em todas as fases; recepcionar e acolher os adolescentes; fazer cumprir regras e normas; participar de reuniões socioeducativas; desenvolver oficinas; realizar atividades artísticas, de lazer, cultura, recreativas, esportivas e pedagógicas lúdicas; realizar procedimentos de segurança; elaborar relatórios e documentos.
2015 - 2017
Fatecie maxVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental II, Carga horária: 5
Outras informações:
Desenvolver e executar projetos com os temas sobre Valores, Morais, Ética, Desperdícios, Sustentabilidade entre outros, fomentando o senso crítico e o empoderamento. Ministrar oficinas no contra turno escolar de skate, potencializando o esporte, estudando seus benefícios, e a importância da dedicação e esforço no esporte.
2016 - 2017
Treinamento e Desenvolvimento Pessoal LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenar e executar os cursos oferecidos nas unidades. Contratar os professores. Comprar materiais e equipamentos necessários para a realização das atividades. Controlar as folhas pontos dos professores e envio dos documentos do mês para a sede da empresa.
2017 - 2019
União Catarinense de EducaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pedagógico e de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
Participar dos projetos e ações desenvolvidas pelas demais áreas da Unidade. Favorecer a integração dos novos educadores/docente com os demais colaboradores da Unidade. Avaliar o desempenho dos profissionais sob sua responsabilidade, pautado nas políticas institucionais. Participar das reuniões da Equipe Interdisciplinar responsabilizando-se pelos processos pedagógicos. Acompanhar/executar projetos firmados por meio de parcerias e garantir o registro adequado dos processos em desenvolvimento, considerando as especificidades. Participar da organização e desenvolvimento de atividades coletivas (festas, eventos, celebrações, entre outros). Atuar segundo a proposta socioeducativa Marista e seus pressupostos metodológicos. Produzir artigos e relatos científicos pautados na prática socioeducativa.
2022 - Atual
Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando no SEAPE (Serviço Especializado de Apoio ao Processo Educativo). Desenvolvendo um trabalho coletivo e integrado com as escolas estaduais, promovendo e
priorizando a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, atentando-se às complexas expressões das questões sociais que perpassam os sujeitos, com vistas principalmente à garantia dos direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes inseridos na Rede Estadual de Ensino.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ramiro Palicer de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?