Tiago Ribeiro Santos

Professor-visitante vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutorado em Educação (2017) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado à linha de Sociologia e Historia da Educação, com estágio na Universidade René Descartes, Paris, fomentado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pertencente ao grupo de pesquisa "Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu" (LAPSB).

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2013 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A perda da auréola: deslocamentos da imagem de professor no Facebook
Orientador: em Université René Descartes - Sorbonne - Paris V ( Régine Sirota)
com Ione Ribeiro Valle. Coorientador: Maria das Dores Daros. Bolsista do(a): Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, FUMDES, Brasil.

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: O Ateneu: uma análise sociológica dos mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia,Ano de Obtenção: 2012
Rita de Cássia Marchi.Coorientador: Celso Kraemer. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sociologia da Literatura; Literatura Brasileira; O Ateneu.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Graduação em Comunicação Social

2005 - 2009

Instituto Blumenauense de Ensino Superior
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PRO-UNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2016

l'Education et les techonologies, com Georges-Louis Baron. (Carga horária: 40h). , Faculté de sciences humaines et sociales, Sorbonne, SHS, França.

2015 - 2016

Sociologie de l'éducation et de l'enfance, com Mme. Régine Sirota. (Carga horária: 40h). , Faculté de sciences humaines et sociales, Sorbonne, Paris V, SHS, França.

2015 - 2015

De Singly: parcours et enjeux de recherches, com M. Danilo Martuccelli. (Carga horária: 18h). , Faculté de sciences humaines et sociales, Sorbonne, Paris V, SHS, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Italiano

, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Catalão

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia do Cotidiano Escolar.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CERVI, G. M. ; AUGSBURGER, L. G ; FAVERE, Juliana de ; GERMANO, A. P ; SANTOS, Tiago Ribeiro . XVIII Semana Acadêmica de Pedagogia. 2010. (Outro).

SANTOS, Tiago Ribeiro . ICOM - Festival Interdisciplinar da Comunicação. 2008. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Do caos ao cais e vice-versa: intersecções entre Filosofia, Ciência e Arte.Professores no Facebook: um estudo sobre o caso francês. 2019. (Encontro).

Education 4.1 !: Distances, médiations des savoirs et des formations.Enseignants sur Facebook: gestion de la proximité et de la distance devant le public scolaire. 2019. (Outra).

50 anos do Curso de Pedagogia (FURB)..BNCC: textos e contextos. A gratuitidade do ensino como cultura constitucional: explorações críticas.. 2018. (Encontro).

Ciclo de palestras: o ensino médio em questão.A reforma de Ensino Médio: possíveis limites e contribuições. 2018. (Outra).

Ciclo de palestras: Tolerância, Fanatismo e Populismo na America Latina..A noção de massa a partir da obra de G. Simmel. 2018. (Encontro).

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Professores no Facebook: gestão da distância e a da proximidade frente ao público escolar. 2017. (Outra).

VIII Congresso Brasileiro de Historia da Educação. Engajamento docente em atividades extraescolares: representações de professores aposentados do Estado de Santa Catarina. 2015. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Provocações schopenhauerianas, e outras ponderações, sobre escrita acadêmica na pos-graduação. 2014. (Congresso).

V Seminário Nacional de Sociologia e Politica.O que pensam os estudantes sobre o dispositivo que os selecionou?. 2014. (Seminário).

V Fórum Internacional de Pedagogia.Notas de síntese: uma cartografia do ENEM a partir de dissertações e teses. 2013. (Outra).

IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.O disciplinamento do espírito: uma análise dos ritos de instituição no romance O Ateneu. 2012. (Seminário).

IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O contágio da convicção: os ritos de instituição n'O Ateneu e a propagação da crença escolar. 2012. (Congresso).

VII Colóquio "Ensino Médio, História e Cidadania".O Grêmio Literário Amor ao saber: estratégias de conservação do capital social a partir do romance O Ateneu. 2012. (Outra).

XI Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão.Justiça, Ritos Escolares e Práticas de Distinção. 2012. (Outra).

XI Sepex - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Justiça, Ritos Escolares e Práticas de Distinção. 2012. (Outra).

III Congresso Internacional de Educação: saberes para o século XXI. As imagens do "natural": uma análise da dominação masculina nos livros didáticos de ciências. 2011. (Congresso).

VI° Colóquio Ensino médio, história e cidadania. O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompéia. 2011. (Congresso).

IV MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Além das portas d?O Ateneu: uma abordagem sociológica sobre os mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompéia. 2010. (Outra).

V Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura.O fenômeno poético na crônica de Carlos Drummond de Andrade. 2010. (Encontro).

VIII Simpósio Integrado de Pesquisa em Educação.Além das portas d'O Ateneu: uma abordagem sociológica sobre os mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia. 2010. (Simpósio).

VII Simpósio Integrado do Programa de Pós-graduação em Educação (FURB).ALÉM DAS PORTAS D?O ATENEU: uma abordagem sociológica sobre os mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompéia. 2010. (Simpósio).

XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Jornal Barriga: o jornalismo humorístico chegando. 2010. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Comunicação, Cultura e Juventude. Jornal Barriga: o jornalismo humorístico chegando de barriga em Blumenau. 2010. (Congresso).

IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. iBZ Happynews: o jornal a língua solta. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Priscila Regina Dallabona Meneghelli

CORDEIRO, A.;SANTOS, Tiago Ribeiro; WUO, A. S.. Inclusão educacional de estudantes com transforno do espectro autista (TEA) do ensino fundamental do município de Presidente Getúlio - SC. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Luciana Heloisa Alves Biss Silva

DIAS, J.;SANTOS, Tiago Ribeiro. Chegamos! E agora? Os atravessamentos do currículo para as crianças de quatro anos na escola. 2019. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Amarildo Inácio dos Santos

SANTOS, Tiago Ribeiro; PARAISO, M. A.. Sob as peles, corpos: uma cartografia das rostidades na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Marcos Rohling

CURY, C. R. J.DUTRA, D. J. V.DAROS, M. D.SANTOS, Tiago Ribeiro. O governo da educação e a justiça educacional. Uma análise das bases da legislação educacional brasileira à luz da controvérsia liberal-comunitarista. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leomar Peruzzo

CARVALHO, C.;TOMIO, D.; OLIVEIRA, M. O.;SANTOS, Tiago Ribeiro. Mediação cultural: ressonâncias da experiência estética no corpo (em performance) de docentes em arte. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Mariana Lopes Junqueira

SANTOS, Tiago RibeiroTOMIO, D.FISCHER, A.. A escola como palco de formação: experiências que compõem o músico e o professor. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Amarildo Inácio dos Santos

SANTOS, Tiago RibeiroTOMIO, D.. Sob as peles, corpos: uma cartografia das rostidades na escola. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Jaila Penaforte

SANTOS, Tiago RibeiroKRAEMER, C.VENERA, R. A. S.. Escola, currículo e professor: fluxos de um tempo na voz de professores do século XXI. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Luciana Heloisa Alves Biss Silva

SANTOS, Tiago Ribeiro. Chegamos! E agora? Os atravessamentos do currículo para as crianças de 4 anos na escola. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Pablo Ferreira

FERRI, C.BAILER, C.SANTOS, Tiago Ribeiro. O protagonismo do professor no processo de internacionalização da pós-graduação strictu sensu. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Priscila Regina Dallabona Meneghelli

SANTOS, Tiago Ribeiro; CORDEIRO, A. F. M.;TOMIO, D.; WUO, A. S.. Inclusão educacional de estudantes com transtorno do especto autista (TEA) do ensino fundamental no município de Presidente Getúlio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Natacha Milena Hinsching

BONICKOSKI, R.SANTOS, Tiago RibeiroCERVI, G. M.. Criança(s), infância(s) e culturas infantis na escola contemporânea: entre o brincar, a disciplina dos corpos e as resistências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Flávia Caroline Antunes

SANTOS, Tiago RibeiroLEAL, H. M.KRAEMER, C.. Dever de casa: qual sua função no processo de aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Franciele Tatiane Grueul

MARCHI, R. C.MENEGHEL, S. M.SANTOS, Tiago Ribeiro. Bebês na educação infantil: temas e conceitos da sociologia da infância nas pesquisas sobre bebês entre 2013 e 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Cladia Gadotti João

VALLE, I. R.; DANTAS, J.;SANTOS, Tiago Ribeiro. Ideias e propostas educacionais: discursos difundidos pela revista Veja (2011-2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Flávia Steinbach

PICH, S.; VALLE, I. R.;SANTOS, Tiago Ribeiro. Compreendendo o processo de significação dos espaços e materiais na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Verônica Ivone Formiga

PICH, S.; VALLE, I. R.;SILVA, V. L. G.SANTOS, Tiago Ribeiro. Uniforme escolar: qual seu significado na construção de identidade dos alunos a partir da sua relação com a cultura escolar?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafaela Azevedo de Souza

PICH, S.TORRIGLIA, P. L.SANTOS, Tiago Ribeiro. A prática pedagógica na memória docente dos professores aposentados da rede estadual de ensino de Santa Catarina (1960-1970). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Airton Lorenzoni Almeida

SILVA, Carlos Alberto Silva;ALMEIDA, Airton Lorenzoni; Tenfen, Maicon. DRUMMOND CRONISTA: a poesia na crônica do jornal contra a. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

Osmar de Souza

MARCHI, RC; DALLABRIDA;SOUZA, O.. O Ateneu: uma análise sociológica dos mecanismos disciplinares presentes no colégio descrito no romance de Raul Pompéia. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau.

Rita de Cassia Marchi

VALLE, I. R.; DAROS, M. D.; BARON, G. L.;MARCHI, R. C.; SILVA, F. C. T.; CATAPAN, A. H.; HARDT, L. S.. A perda da auréola: deslocamentos da imagem socila e sociológica de professor no Facebook. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rita de Cassia Marchi

VALLE, I. R.;MARCHI, R. C.; SILVA, V. L. G.; BIANCHETTI, L.; DAROS, M. D.. Manter a distância : o professor e sua identidade profissional face à escalada do público escolar na Internet. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduação em Educação (Doutorado)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Norberto Dallabrida

KRAEMER, C.; SOUZA, O.;DALLABRIDA, N.. Mecanismos disciplinares n"O Ateneu: uma análise sociológica do romance de Raul Pompéia. 2012. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

LUCÍDIO BIANCHETTI

VALLE, I. R.; DAROS, M. D.;BIANCHETTI, L.; SILVA, V. L. G.. Manter a distância: o professor e sua identidade profissional face à escalada do público escolar na internet. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Lúcia Schneider Hardt

VALLE, I. R.; DAROS, M. D.; BARON, G. L.; SILVA, F. C. T.; MARCHI, R. C.; CATAPAN, A. H.; SILVA, V. L. G.;HARDT, L. S.. A perda da auréola: deslocamentos da imagem social e sociológica de professor no Facebook. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria das Dores Daros

VALLE, I. R.;DAROS, M. D.; BARON, G.; MARCHI, R. C.; CATAPAN, A. H.; HARDT, L. S.. A perda da auréola: deslocamentos da imagem social e sociológica no Facebook. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria das Dores Daros

VALLE, I. R.;DAROS, M. D.; BIANCHETTI, L.. Manter a Distância: o professor e sua identidade profissional face a escalada do público escolar na internet. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vera Lúcia Gaspar da Silva

VALLE, Ioene Ribeiro; DAROS, Maria das Dores; BARON, Georges-Louis; SILVA, Fabiany de Cássia Tavares; MARCHI, Rita de Cassia; CATAPAN, Araci Hack; HARDT, Lucia Schneider;Gaspar da Silva, Vera Lucia; ROCHA, Julia Siqueira da. A Perda da Auréola: Deslocamentos da imagem social e sociológica de professor no Facebook. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vera Lúcia Gaspar da Silva

VALLE, Ioene Ribeiro;GASPAR da SILVA, Vera Lucia; MARCHI, Rita; PICH, Santiago; DAROS, Maria das Dores; BIANCHETTI, L.. O professor e sua identidade profissional face à escalada do público escolar na internet. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Celso Kraemer

KRAEMER, Celso; SANTOS, T. R. O Ateneu: Análise sociológica dos mecanismos disciplinares presentes no colégio descrito no romance de Raul Pompéia". 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mery Carolina Andrade de Paula

Qual é a imagem pública de professor: um exame sobre os hebdomadários nacionais; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Luciane Vieira Westphal

Os estudantes da EJA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Entre os muros da sala de aula: um exame sociológico da produção da ordem escolar; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);

Mery Carolina Andrade de Paula

A reprodução se reproduz no Brasil?: um exame da recepção da obra de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron em periódicos brasileiros (2007-2017); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Tiago Ribeiro Santos;

Luisa Soberano

O profano da educação: arte e cultura estética no pensamento de Émile Durkheim; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Tiago Ribeiro Santos;

Thamires Senem

Sobre o cotidiano de professor: uma análise de um conto de Cristovão Tezza; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tiago Ribeiro Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rita de Cassia Marchi

O Ateneu: uma análise sociológica dos mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rita de Cássia Marchi;

Carlos Alberto Silva da Silva

Drummond cronista: Poesia na crônica do Jornal contra a "chatice do cotidiano"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Instituto Blumenauense de Ensino Superior; Orientador: Carlos Alberto Silva da Silva;

IONE RIBEIRO VALLE

A perda da auréola: deslocamentos da imagem social e sociológica de professor no Facebook; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior; Orientador: Ione Ribeiro Valle;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . O sagrado e o profano no pensamento pedagógico de Émile Durkheim. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 45, p. 1-16, 2019.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; CERVI, G. M. . D. Quixote contra os moinhos: um ensaio sobre o Movimento Escola Sem Partido. ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE) , v. 27, p. 1-20, 2019.

  • MARCHI, R. C. ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Produção e conservação escolar da masculinidade no romance O Ateneu. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 22, p. 35-60, 2017.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . O fim dos intelectuais acadêmicos... e o surgimento de outros. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 55, p. 274, 2017.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . La perte d?auréole : des déplacements sociaux et sociologiques de l?image de l?enseignant sur Facebook. Adjectif : analyses et recherches sur les TICE , v. 1, p. 1-7, 2017.

  • ROCHA, J. S. ; VALLE, I. R. ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Um diário de notas rasgado em pedaços: indisciplina e condutas de risco na escola. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO) , v. 16, p. 169, 2016.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; PEREIRA, E. A. T. . Os Herdeiros: uma leitura do processo de distinção no campo universitário. TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO , v. 15, p. 235-244, 2015.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; SATO, S. R. S. ; KLITZKE, M. K. . Resenha do livro Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Linhas (Florianópolis. Online) , v. 15, p. 341-348, 2014.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia. EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 38, p. 339-360, 2013.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O disciplinamento do espírito: uma análise dos ritos de instituição no romance O Ateneu. Educação (PUCRS. Impresso) , v. 36, p. 96-106, 2013.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . A propagação da crença escolar ou o 'contágio da convicção': Os ritos de instituição no romance O Ateneu. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO , v. 26, p. 37, 2013.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; GERMANO, A. P ; CERVI, G. M. . As imagens do ?natural?: uma análise da dominação masculina nos livros didáticos de Ciências. Educação (Rio Claro. Online) , v. 22, p. 82-100, 2012.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; SILVA, Carlos Alberto Silva da . Drummond cronista. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 9, p. 257-272, 2010.

  • VALLE, I. R. (Org.) ; CATANI, D. B. (Org.) ; SILVA, V. L. G. (Org.) ; SANTOS, Tiago Ribeiro (Org.) . Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; BOOS, A . As condições do dizível: um exame sociológico das estratégias do campo jornalístico sobre a paleontologia. In: Carlos Alberto de Souza; Ofelia Elisa Torres Morales. (Org.). As condições do dizível: um exame sociológico das estratégias do campo jornalístico sobre a paleontologia. 1ed.Ponta Grossa: UEPG, 2014, v. 1, p. 46-60.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . Professores e alunos, juntos, no Facebook: questões sobre gestão da distância e da proximidade. Pensar a educação em pauta, Belo Horizonte, 09 mar. 2018.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . Políticas de sujeição da arte. Jornal de Santa Catarina, Blumenau, p. 2 - 2, 26 jul. 2011.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . Enseignants sur facebook: gestion de la proximité et de la distance devant le public scolaire. In: Education 4.1 !: Distances, médiations des savoirs et des formations, 2019, Poitiers. Actes du Colloque Education 4.1 !: Distances, médiations des savoirs et des formations, 2019.

  • MARCHI, R. C. ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Tornar-se homem na escola: uma análise da produção e reprodução escolar da desigualdades etária e de gênero. In: IX Congresso Português de Sociologia, 2016, Faro. Anais do IX Congresso Português de Sociologia, 2016.

  • SATO, S. R. S. ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Engajamento docente em atividades extraescolares: representações de professores aposentados do Estado de Santa Catarina. In: VIII Congresso Brasileiro de Historia da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização, 2015, Maringa. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Historia da Educação, 2015.

  • MARTINS, M. ; SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . O acesso à Universidade Federal de Santa Catarina: o que pensam os estudantes sobre o dispositivo que os selecionou?. In: Seminário Nacional Sociologia e Política, 2014, Curitiba. Anais do V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014.

  • KLITZKE, M. K. ; SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . Notas de síntese: uma cartografia do Exame Nacional do Ensino Médio a partir de dissertações e teses.. In: Universidade do Sudoeste da Bahia, 2013, Vitoria da Conquista. Anais do V Forum Internacional de Pedagogia, 2013. p. 1-12.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O Grêmio Literário Amor ao saber: estratégias de conservação do capital social a partir do romance O Ateneu. In: VII Colóquio "Ensino Médio, História e Cidadania, 2012, Florianópolis. Anais do VII Colóquio "Ensino Médio, História e Cidadania, 2012. v. 2.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O disciplinamento do espírito: uma análise dos ritos de instituição no romance O Ateneu. In: IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; GERMANO, A. P . As imagens do natural: uma análise da dominação masculina no livro didático de ciência. In: III Congresso Internacional de Educação: saberes para o século XXI, 2011, Ponta Grossa. Anais do III Congresso Internacional de Educação: saberes para o século XXI, 2011.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompéia. In: VI° Colóquio Ensino médio, história e cidadania, 2011, Florianópolis. VI° Colóquio Ensino médio, história e cidadania, 2011. v. 1. p. 1-16.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; WEISS, Cristian Edel ; ALMEIDA, A. L. . Jornal Barriga: o jornalismo humorístico chegando ?de barriga? em Blumenau. In: 17° Prêmio Expocom do 33° Congresso de Ciências da Educação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; WEISS, Cristian Edel ; ALMEIDA, A. L. . Jornal Barriga: o jornalismo humorístico chegando 'de barriga' em Blumenau. In: XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul: Comunicação, Cultura e Juventude, 2010, Novo Hamburgo. Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul: Comunicação, Cultura e Juventude. São Paulo: Intercom, 2010.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; WEISS, Cristian Edel ; AMORIM, W. L. . iBZ Happynews ? O Jornal da Língua Solta. In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2008, Guarapuava. IX Congresso das Ciências da Comunicação na Região Sul: Mídia, Ecologia e Sociedade. São Paulo: Intercom, 2008. p. 1-11.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O contágio da convicção: os ritos de instituição n'O Ateneu e a propagação da crença escolar. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012.

  • BOOS, A ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Um estranho no ninho: abordagem de temas paleontológicos em revistas de divulgação científica. In: VIII Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados, 2012, Recife. Boletim de Resumos, 2012. v. 1. p. 104-104.

  • VALLE, I. R. ; SANTOS, Tiago Ribeiro ; LESSA, J. S. ; FORMIGA, V. I. ; SOUZA, R. A. . Justiça, Ritos Escolares e Práticas de Distinção. In: XI Sepex - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Florianópolis. Anais. Florianópolis: UFSC, 2012.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; PEREIRA, Gilson Ricardo de Medeiros . Além das portas d?O Ateneu: uma abordagem sociológica sobre os mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompéia. In: IV MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Blumenau. Dynamis (FURB. Online), 2010. v. 16. p. 62-62.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; SILVA, Carlos Alberto Silva da . O fenômeno poético na Crônica de Carlos Drummond de Andrade. In: V Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura, 2010, Blumenau. V Encontro de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura, 2010. v. 5.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . Professores no Facebook: explorações sobre a gestão da distância e da proximidade frente ao publico escolar. Pro-Posições (Unicamp) , 2019.

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . Enseignants sur Facebook: gestion de la proximité et de la distance devant le public scolaire. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . Professores no Facebook: um estudo sobre o contexto francês. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . Charles Baudelaire: o pintor da vida moderna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . A educação entre o sagrado e o profano: uma leitura da Evolução Pedagógica de Émile Durkheim. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . D. Quixote contra os moinhos: um exame sobre o Movimento Escola Sem Partido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . Sala de aula: misérias e grandezas de um espaço educativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . BNCC - Base Nacional Comum Curricular na educação básica: tensões e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . Reforma do ensino médio: modernização curricular?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . A gratuidade do ensino como cultura constitucional legítima. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . Reforma do ensino médio brasileiro: tensões e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . Uma introdução e convite à leitura d'Os Herdeiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SATO, S. R. S. ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Engajamento docente em atividades extraescolares: representações de professores aposentados do estado de Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SATO, S. R. S. ; SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . Affirmative action in Brazil: a case study of students entering the federal university at Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, M. ; SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . O acesso à Universidade Federal de Santa Catarina: O que pensam os estudantes sobre o dispositivo que os selecionou?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; SATO, S. R. S. . Provocações schopenhauerianas, e outras ponderações, sobre a escrita acadêmica na pós-graduação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KLITZKE, M. K. ; SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . Notas de síntese: uma cartografia do ENEM a partir de dissertações e teses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O Grêmio Literário Amor ao Saber: estratégias de conservação do capital social a partir do romance O Ateneu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O contágio da convicção: os ritos de instituição n'O Ateneu e a propagação da crença escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O disciplinamento do espírito: uma análise dos ritos de instituição no romance O Ateneu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; GERMANO, A. P . As imagens do "natural": uma análise da dominação masculina nos livros didáticos de ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; MARCHI, R. C. . O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompéia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; WEISS, Cristian Edel ; ALMEIDA, A. L. . Jornal Barriga: o jornalismo humorístico chegando de barriga em Blumenau. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; WEISS, Cristian Edel ; ALMEIDA, A. L. . Jornal Barriga: o jornalismo humorístico chegando de barriga em Blumenau. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; WEISS, Cristian Edel . iBZ Happynews: o jornal da língua solta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . A escola 'embaraçada' com a educação mista, de François Dubet. São Cristovão 2018 (Tradução de artigo).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro . As tensões normativas da modernidade, de François de Singly 2018 (Tradução de artigo).

  • SANTOS, Tiago Ribeiro ; VALLE, I. R. . Dimensões e figuras da experiência estudantil na universidade de massa, de François Dubet. Canoas: Unilassale, 2017 (Tradução de artigo).

  • VALLE, I. R. ; SANTOS, Tiago Ribeiro ; SATO, S. R. S. . BOURDIEU, Pierre. Provação e escolar e consagração social, 2015. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, Tiago Ribeiro . Pareceirista do Eixo Temático 11 - Educação, Comunicação e Tecnologia na XII ANPED SUL. 2018.

SANTOS, Tiago Ribeiro . Editoração da 1° edição da revista eletrônica Humus - www.humus.pro.br. 2011.

SANTOS, Tiago Ribeiro . Orador da Avaliação Semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação (Furb). 2010.

SANTOS, Tiago Ribeiro . Pareceirista no 4° MIPE: Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). 2010.

SANTOS, Tiago Ribeiro . Comentário na matéria 'Rede de ensino de Blumenau aumenta notas do IDEB'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SANTOS, Tiago Ribeiro . Entrevista no programa Balanço Geral. Reportagens Minha escola, Meu mundo.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, Tiago Ribeiro ; CERVI, G. M. . Entrevista no programa Cidadania em Debate. Mestrado em Educação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DAROS, M. D. ; SATO, S. R. S. ; SANTOS, Tiago Ribeiro ; KINCHESCKI, A. P. S. . Entrevista em vídeo com a Profa. Dra. Maria das Dores Daros. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, Tiago Ribeiro . Norbert Elias por ele mesmo. 2012. (Site).

SANTOS, Tiago Ribeiro . Revista Húmus: Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica. 2011. (Site).

SANTOS, Tiago Ribeiro ; MELO, M. M. R. . Erving Goffman ou convite a uma sociologia dos detalhes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHEID, F. ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Lahire com e contra Bourdieu: prolongamentos e inflexões na sociologia da educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MELO, M. M. R. ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Os herdeiros: os estudantes e a cultura. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, Tiago Ribeiro ; MELO, M. M. R. ; LESSA, J. S. . Os Herdeiros: por que ler a obra de Bourdieu e Passeron meio século depois?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, E. A. T. ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Diaologos entre Universidade e Escola Basica: pensando a docência na formação da infância. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, Tiago Ribeiro ; MELO, M. M. R. . Pierre Bourdieu e o esboço de auto-análise. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, M. M. R. ; BARCELOS, A. R. F. ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Dez anos sem Pierre Bourdieu: revisitando sua trajetória, produção e categorias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CERVI, G. M. ; AUGSBURGER, L. G ; FAVERE, Juliana de ; GERMANO, A. P ; SANTOS, Tiago Ribeiro . Diversidade Cultural e Educação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Educação e literatura: explorações sociológicas sobre as relações escolares na ficção brasileira, Descrição: Este projeto de pesquisa vincula-se a Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais e ao Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. A escola contemporânea é o objeto central de estudo. A estratégia metodológica de recorrer à literatura como campo empírico oportuniza a analise diferentes contextos históricos e culturais cujas relações escolares se manifestam. Esta é, pois, uma forma de compreender como algumas injunções são postas e outras desaparecem acerca do papel de professor, entre eles, reconfigurações das medidas de punição, das gestões da distância e da proximidade face aos alunos, das condições culturais e econômicas de professor. O pressuposto de que a arte e, em especial medida, a literatura, apresente situações singulares em contextos por vezes comuns permite, hipoteticamente, traçar linhas gerais que definem a escola na modernidade. Os objetivos específicos, nesse sentido, preveem a elaboração de tipos ideais de professor constituídos a partir de três propriedades: uma ?pedagógica? definida pelo caráter didático da relação escolar, outra ?sociológica? definida pela posição ocupada pelo professor no mundo social e, enfim, uma propriedade ?econômica? definida pela relação do professor com bens materiais de troca, em especial, o dinheiro. Estas três propriedades, supostamente, constituem suportes básicos do cotidiano de professor que, por sua vez, procuramos sublinhar como agente central da instituição escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tiago Ribeiro Santos - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina, Descrição: Ao solicitar a renovação da Bolsa de Produtividade em Pesquisa nos propomos a dar continuidade a uma agenda de estudos que teve início em 2009, quando apresentamos ao CNPq o primeiro projeto de pesquisa. Neste momento, buscamos respostas para duas questões que foram ganhando relevância ao longo dos últimos anos, a saber: É possível vislumbrarmos uma escola e uma universidade justas no Brasil? É possível vislumbramos a construção de um sistema de ensino (da educação infantil à formação superior) o menos injusto possível? Nosso objetivo é construir, por meio do projeto-matriz e de seus subprojetos, figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares, tendo como referência níveis micro, meso e macro, apreendidos numa perspectiva relacional. Para tanto, propomo-nos a ampliar as perspectivas teórico-metodológicas que permitam aprofundar as noções de (in)justiça social e escolar, os princípios que estão na base dessas noções (igualdade, mérito e autonomia), além de introduzir na reflexão a contribuição da sociologia histórica. A atualização permanente dos pesquisadores que compõem os grupos de pesquisa (GPEFESC e LAPSB) se faz necessária face ao caráter multidimensional do nosso problema de investigação e ao fato de que ele gravita em torno do entrelaçamento entre desigualdades escolares e desigualdades sociais, entre concepções/princípios de justiça e sentimentos de injustiça. Desse modo, pretendemos nos consagrar à análise dos paradoxos das políticas de democratização da educação, com consequências profundas sobre a igualdade distributiva das oportunidades de acesso à escola e à universidade. Nossa intenção é portanto fazer avançar a reflexão e promover a edificação de figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares brasileiras, mas sobretudo catarinenses. Partimos do pressuposto que essas figuras ajudam na compreensão das lógicas que, apesar de todos os esforços, continuam fazendo da escola e da universidade instituições de reprodução de privilégios sociais, econômicos e culturais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tiago Ribeiro Santos - Integrante / Marilândes Mol Ribeiro de Melo - Integrante / Ione Ribeiro Valle - Coordenador / Santiago Pich - Integrante / Silvana Rodrigues de Souza Sato - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Escola na Contemporaneidade: Currículo, Tecnologias, Avaliação e Gestão, Descrição: Este projeto de pesquisa vincula-se a Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais e ao Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. A escola contemporânea é o objeto central de estudo e a partir dela discute-se: Políticas de Educação, Currículo, Gestão, Avaliação, Democracia, Tecnologias e a relação dessas temáticas com a constituição de subjetividades. Interessa pensar as práticas da/na e com a escola na contemporaneidade. A partir destes acontecimentos o projeto de pesquisa objetiva: problematizar como a escola funciona e o que ela tem produzido em seu cotidiano. Os objetivos específicos são: I) Compreender as maneiras pelas quais os dispositivos de poder atuam para individualizar e constituir sujeitos, capazes de ser governados, de se governar e governar os outros. II) Analisar as estratégias desenvolvidas pelos sujeitos para responder às novas exigências, bem como, os mecanismos de resistência para criar outras estéticas. Os autores que fundamentam as concepções teórico-metodológicas são: Michel Foucault, Gilles Deleuze, Julia Varela, Inès Dussel, Edson Passetti, Stephan Ball, Alice Lopes, Tomaz Tadeu da Silva, Félix Guattari, Virginia Kastrup; Maria Isabel Bujes, Jacques Rancière, Alfredo Veiga-Neto, Silvio Gallo, Marluce Paraíso, Daymar Meyer, entre outros. As metodologias são pautadas nas pesquisas pós-críticas que possibilitam ?experimentar fabricar modos de pesquisar em educação de acordo com a problemática que investigamos? (PARAÍSO, 2014, p. 26). Os sujeitos de pesquisa são: estudantes, professores e gestores. Estão ligadas a essa pesquisa maior, investigações em nível de mestrado, graduação e iniciação científica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (15) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tiago Ribeiro Santos - Integrante / Gicele Maria Cervi - Coordenador / Maristela Pitz dos Santos - Integrante / Luiz Guilherme Augsburger - Integrante / Rosemari Formento Bonickoski - Integrante / Jessiel Odilon Junglos - Integrante / Elora Testoni Felippi - Integrante / Valéria Contrucci de Oliveira Mailer - Integrante / Juliana de Favere - Integrante / Bruna Aparecida de Almeida - Integrante / Mirele Correa - Integrante / Lilian Alves Pereira - Integrante / Monique Cristina Francener Hammes Schütz - Integrante / Joana Cecília Biss Silva - Integrante / Diana Sueli Vasselai Simão - Integrante / Jonatan Marlon Moretti - Integrante / Jaila Penaforte - Integrante / Luciana Heloisa Alves Biss Silva - Integrante / Amarildo Inácio dos Santos - Integrante / Katia Rocha de Almeida - Integrante / Gizéli Coelho - Integrante / Patrícia Constante da Silva - Integrante.

  • 2017 - Atual

    O sagrado e o profano: por uma interpretação dramática do papel de professor na modernidade, Descrição: Este projeto de pesquisa se serve de bibliografias vinculadas ao domínio da Educação, sobretudo da Sociologia da Educação, afim de discutir, compreender e dar a ver uma imagem dramática de professor na modernidade, maiormente vinculada às ideias de "sagrado" e de "profano". Estas permitem abordar a educação e o professor, em especial medida, em estados tensos, conflituosos, críticos etc. segundo diferentes contextos culturais e históricos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tiago Ribeiro Santos - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ione Ribeiro Valle em 13/11/2015., Descrição: O Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB) vincula-se ao Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC), com o propósito de desenvolver estudos junto à Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação (SHE) e ao Grupo de Pesquisa "Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina" (GPEFESC). O LAPSB abrigará, inicialmente, dois projetos de pesquisa, a saber: "Educação escolar, justiça social e memória docente: as múltiplas faces das desigualdades escolares em Santa Catarina" (UFSC), aprovado pelo CNPq no Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (2015-2018) e "Objetos em viagem: Provimento material da escola primária em países ibero-americanos (1870-1920)", aprovado na Chamada Universal - MCTI/CNPq/2014, sob a coordenação da professora Vera Lucia Gaspar da Silva (UDESC). Estes projetos, por sua vez, abrangem um número diversificado de estudos de iniciação científica, TCCs, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Dentre as metas almejadas, destaca-se: 1) O intercâmbio entre professores e acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento, instituições universitárias e níveis de formação com a finalidade de discutir a contribuição e a contemporaneidade da obra de Pierre Bourdieu; 2) A tradução e publicação no Brasil de textos estrangeiros que abordam a teoria das práticas sociais, abrangendo temas que fundamentam os diversos projetos de pesquisa abrigados no LAPSB; 3) A publicação de artigos em periódicos (regionais, nacionais e internacionais) e a apresentação de trabalhos em eventos científicos de resultados (parciais e finais) dos estudos; 4) A organização de um acervo sobre a obra de Pierre Bourdieu, seus colaboradores e seus críticos, abrangendo livros, revistas científicas e demais publicações; 5) A produção de materiais didáticos e instrucionais sobre a teoria das práticas sociais em suas diferentes abordagens; 6) A promoção de seminários de extensão e de aperfeiçoamento, palestras, minicursos, exposições; 7) A promoção de cursos de formação continuada e de diferentes parcerias, visando atender as redes de ensino voltadas à Educação Básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Tiago Ribeiro Santos - Integrante / Marilândes Mol Ribeiro de Melo - Integrante / Ione Ribeiro Valle - Coordenador / Santiago Pich - Integrante / Vera Lucia Gaspar da Silva - Integrante / Maria das Dores Daros - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Educação escolar, justiça social e memória docente: as múltiplas faces das desigualdades escolares em Santa Catarina, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ione Ribeiro Valle em 11/11/2015., Descrição: Nosso objetivo, ao solicitar renovação da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, é dar continuidade a uma agenda de estudos que vem sendo desenvolvida desde 2009 e que foi sendo redefinida à medida que os resultados da pesquisa foram aparecendo. Esta solicitação teve como referência uma questão geral que irá nortear a execução do projeto-matriz e dos subprojetos que o integram, a saber: como passar de uma política de democratização da educação, que tem se configurado fundamentalmente como ?demografização? (restrita à ampliação da oferta), a um projeto de justiça escolar? Esta questão levou-nos a eleger como alvo o estudo das múltiplas faces das desigualdades escolares em Santa Catarina ? um particular que representa o universal em termos de Brasil ?, ao longo das últimas décadas, procurando contemplar dimensões políticas, institucionais, profissionais e pedagógicas. A análise das desigualdades escolares e de suas formas de manifestação ao longo do século XX e início do novo milênio aproximou-nos de uma das teses centrais da modernidade: a diferenciação social. Partimos do pressuposto que a lógica da diferenciação sustenta a maioria dos projetos educacionais. Mas esta tese, amplamente legitimada durante a instalação dos sistemas de ensino, vai se revelar contraditória quando se trata de pôr em prática o princípio liberal da igualdade de oportunidades, o qual justifica a meritocracia escolar. Assim, para desenvolver e orientar os subprojetos de doutorado, mestrado, TCC e IC que integram o projeto-matriz, propomo-nos a mobilizar novos autores e novas abordagens teórico-metodológicas, inscritas em campos científicos que dialogam com a sociologia, e que nos permitem alargar as bases epistemológicas. Nosso compromisso, a partir desta pesquisa, é, além da produção de conhecimentos, a implementação de ações pedagógicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, pois, ao vivenciarmos a relação entre pesquisa e extensão, deparamo-nos com situações que exigem mais do que explicações, situações que requerem sugestões, recomendações, proposições.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Ribeiro Santos - Integrante / Ione Ribeiro Valle - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção honrosa, Universidade Regional de Blumenau.

2012

Menção de louvor pelo mérito acadêmico concedida pela banca examinadora de dissertação de mestrado, Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Universidade Regional de Blumenau. , R. Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, 89012000 - Blumenau, SC - Brasil, Telefone: (47) 33210533

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2017

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2013 - 05/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Estudos Especializados em Educação.,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Vínculo: Professor-visitante, Enquadramento Funcional: Professor-visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2019

      Ensino, Letras, História (Licenciaturas), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas, História e Legislação de Ensino

    • 03/2018

      Ensino, Educacao, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pierre Bourdieu e a Educação: fundamentos sociológicos, Seminário de dissertação VI, Oficina do pensamento

    • 11/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2018 - 12/2018

      Ensino, Educação Física, Teatro, Pedagogia (Licenciaturas), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas, História e Legislação de Ensino

    • 07/2018 - 12/2018

      Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

    • 07/2018 - 12/2018

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Universidade, Ciência e Pesquisa

    • 07/2018 - 12/2018

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Orientada em Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais II (TCC)

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Ciências Sociais, História, Música e Educação Física (Licenciaturas), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas, História e Legislação de Ensino

    • 03/2011 - 07/2011

      Estágios , Programa de Pós-graduação em Educação, .,Estágio realizado, Estágio de docência na disciplina de Ciência Politica do curso de graduação em Direito..