Marcelo Fernandes da Silva

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestre em Imunologia Básica e Aplicada (1993) e doutor em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (1998). Exerceu a gestão acadêmica dos cursos de Biomedicina e do Curso Tecnológico de Gestão em Biotecnologia e foi docente permanente do Programa de Mestrado em Odontologia da Universidade de Uberaba. Foi professor substituto do Centro de Formação Especial em Saúde - CEFORES da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e docente dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem. Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia além de ex-Coordenador da Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e da ex-Coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Universidade de Uberaba/MG (1997-2011). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz/BA, docente do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde, com experiência em projetos interdisciplinares em biologia e saúde com ênfase em doenças infectocontagiosas, geohelmintíases, inovação tecnológica e, modelos de atenção à saúde. Coordenador do Núcleo de Saúde Ambiental e da Comissão de Área de Conhecimento Biomédicas do Departamento de Ciências Biológicas.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada

1994 - 1998

Universidade de São Paulo
Título: Paracoccidioidomicose Experimental: Ativação de Macrófagos CD11b+ e CD23+ na Reação Inflamatória ao Paracoccidioides brasiliensis
Célio Lopes Silva. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Subpopulações de macrófagos, integrinas, granuloma.Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Imunologia Básica e Aplicada

1991 - 1993

Universidade de São Paulo
Título: Papel dos Componentes da Parede Celular do Fungo Paracoccidioides brasiliensis na Modulação da Produção de Anticorpos,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Célio Lopes Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Paracoccidiodomicose experimental, ativação policl.Grande área: Ciências Biológicas

Aperfeiçoamento em Imunologia Básica e Clínica

1991 - 1991

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Modulação da Resposta Imune por P. brasiliensis. Ano de finalização: 1991
Orientador: Sílvio Luis de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado

1987 - 1990

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Controle Poligênico da Resposta Imune: Análise Genética da Segregação dos Genes Envolvidos na Resposta Quantitativa de Anticorpos Contra Eritrócitos de Carnerio
Orientador: Sílvio Luis de Oliveira e Jehud Bortolozzi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores. (Carga horária: 32h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

1998 - 1998

Aplicação das Técnicas de Dna Recombinante no Diag. (Carga horária: 100h). , Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, IMTSP, Brasil.

1995 - 1995

Buriti Wokshop Sob Transfecção de Dna Em Parasitos. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARIANO, A. P. M. ; ALELUIA, M. M. ; CARVALHO, S. M. S. ; SILVA, M. F. . I Encontro sobre Saúde de Populações e Comunidades. 2019. (Outro).

SILVA, M. F. . IV Fórum de Biotecnologia do Triângulo Mineiro. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Piauiense de Saúde Pública e IV Seminário de Ensino na Saúde: Enfrentando os determinantes sociais do processo saúde doença cuidado nas trilhas da reinvenção do fazer em saúde. Educação em saúde na prevenção de parasitoses em adultos nas comunidades do Distrito de Aritaguá, Ilhéus, Bahia. 2014. (Congresso).

IV Congresso Piauiense de Saúde Pública e IV Seminário de Ensino na Saúde: Enfrentando os determinantes sociais do processo saúde doença cuidado nas trilhas da reinvenção do fazer em saúde. Educação em saúde para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em adultos do bairro Teotonio Vilela , Ilhéus, Bahia. 2014. (Congresso).

IV Congresso Piauiense de Saúde Pública e IV Seminário de Ensino na Saúde: Enfrentando os determinantes sociais do processo saúde doença cuidado nas trilhas da reinvenção do fazer em saúde. A contribuição de práticas interdisciplinares realizadas em serviços de saúde na aprendizagem baseada em problema no curso de Medicina. 2014. (Congresso).

IV Congresso Piauiense de Saúde Pública e IV Seminário de Ensino na Saúde: Enfrentando os determinantes sociais do processo saúde doença cuidado nas trilhas da reinvenção do fazer em saúde. Jogo da Saúde: Uma prática lúdica de aprendizagem significativa na formação de recursos humanos para os serviços de saúde. 2014. (Congresso).

XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine. \incidence of endoparasites during childhood: influences of micronevironment condiitions of neghborhoods, slums and peripherals of Itabuna, Bahia, Brazil. 2012. (Congresso).

X Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba.Subsessões C2 - Saúde e G2- Biológicas. 2009. (Seminário).

12o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.12o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2004. (Simpósio).

II Encontro Mineiro de Biomedicina.II Encontro Mineiro de Biomedicina. 2004. (Encontro).

V Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba.V Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. 2004. (Seminário).

Nursing I Congresso Brasileiro. Nursing I Congresso Brasileiro. 2003. (Congresso).

36o Congresso Brasileiro de Patologia Clinica e Medicina Laboratorial. 2002. (Congresso).

II Simpósio Latino-Americano de Identificação Humana. 1999. (Simpósio).

XIV Reunião Anual de Pequisa Aplicada em Doença de Chagas.XIV Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas. 1998. (Encontro).

XXII Congresso Brasileiro de Imunologia. XXII Congresso Brasileiro de Imunolgia. 1997. (Congresso).

VI Encuentro Internacional sobre lParacoccidioidomicosis. VI Encuentro Internacional sobre Paracoccidioidomicosis. 1996. (Congresso).

II Buriti Workshop Internacional.II Buriti Workshop Internacional. 1995. (Outra).

IV Pré-Curso Yakult Internacional de Imunologia.IV Pré-Curso Yakult Internacional de Imunologia. 1995. (Outra).

IV Simpósio Yakult Internacional de Imunologia.IV Simpósio Yakult Internacional de Imunologia. 1995. (Simpósio).

X Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. X Reunião da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. 1995. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Imunologia. XX Congresso Brasileiro de Imunologia. 1995. (Congresso).

IX Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. IX Reunião da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. 1994. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Imunologia. XVIII Congresso Brasileiro de Imunologia. 1993. (Congresso).

III Congresso da Associação Latinoamericana de Imunologia. III Congresso da Associação Latinoamericana de Imunologia. 1992. (Congresso).

VII Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. VII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 1992. (Congresso).

III Simpósio Yakult Internacional de Imunologia.III Simpósio Internacional de Imunologia. 1991. (Simpósio).

II Pré-Cutrso Yakult de Imunologia.III Pré-Curso Yakult Internacional de Imunologia. 1991. (Outra).

VI Reunião Anual das Federações da Sociedade de Biologia Experimental. VI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. 1991. (Congresso).

Curso Sobre Micoses Profundas.Curso sobre Micoses Profundas. 1990. (Simpósio).

II Congresso da Associação Latinoamericana de Imunologia e XV Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia. II Congresso da Associação Latinoamericana de Imunologia e XV Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia. 1990. (Congresso).

II Congresso de Iniciação Científica da UNESP. II Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 1990. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Raquel Moraes Ramos Silva

ALELUIA, M. M.;SILVA, M. F.; GADELHA, S. R.. CICLOS BIOLÓGICOS DAS BIOHELMINTÍASES NO SUL DA BAHIA: análise espacial dos fatores condicionantes à transmissão da fasciolíase e da esquistossomíase em duas localidades de Ilhéus.. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (28007018076M3)) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Mariana dos Santos Simões

BISPO JUNIOR, J. P.;SILVA, M. F.; SANTANA, M. N.. Estudo dos Conceitos de Saúde que Influenciam o Processo Saúde-Doença no Território da Unidade Básica de Saúde José Edites no Município de Itabuna, Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (28007018076M3)) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: kamila Pontes Lima

MOTTA, F. S. N.; FERRARI, R.;SILVA, M. F.. Esporos do fungo ambiental Trichoderma stromaticum induzem alterações morfológicas e funcionais em marcrófagos. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Robert Boaventura de Souza

RODRIGUES, D. B. R.; PAULINO, T. P.;SILVA, M. F.. Expression of CD23 and CD11b molecules by macrophage subpopulations in the course of experimental paracoccidiodomycosis in susceptible and resistant mice. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Juliana Romaneli Bárbara Marçal

NAPIMOGA, M. H.;RODRIGUES, D. B. R.SILVA, M. F.. Expressão de citocinas e quimiocinas em lesões periapicais. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Márcio Yukio Hassumi

PEREIRA, S. A. L.;Thedei, GSILVA, M. F.. Agonista do PPAR-Y Rosiglitazone previne a perda óssea inflamatória periodontal pela inibição da osteoclastogênese. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Ana Paula Melo Mariano

MUNOZ, S. S.; SANTOS, C. B.; FERREIRA, B. R.; Santos, JL;SILVA, M. F.. Prevalência de Cryptosporidium spp. e Giardia lamblia em crianças menores de 6 anos de creches/pré-escolas de zona urbana de um município do interior da Bahia, Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Aluno: Mariana dos Santos Simões

SILVA, M. F.; SANTANA, M. N.; COSTA, P. A. D.. Saúde e Sociedade: Estudo dos conceitos e paradigmas em saúde que influenciam o processo saude doença cuidado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde (28007018076M3)) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Fernanda Oliveira Argolo

MONTANO, R. A. M.; GOMES, R. L.;SILVA, M. F.. EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS, COM ÊNFASE EM SERPENTES, NA REGIÃO CACAUEIRA TRADICIONAL DA BAHIA.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: kamila Pontes Lima

Santos, JL;SILVA, M. F.; FERRARI, R.. Avaliação do efeito dos esporos do fungo ambiental Trichoderma stromaticum na hipersensibilidade pulmonar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Marília Junqueira de Souza Mendes

NAPIMOGA, M. H.; FALCÃO, R. P.;SILVA, M. F.. Mapeamento funcional dos genes utilizados na transdução de sinal visando melhoramento genético da cana-de-açúcar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia Molecular e Celular) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Jacqueline Santana dos Santos

SANTOS, L. V. L.; SANTOS, A. C. C.;SILVA, M. F.. O ensino da biologia na zona rural de Milagres, Bahia: Uma atualização sobre a esquistossomíase mansônica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: ETELVINO NETO DE SOUZA GOMES

SILVA, M. F.; MARIANO, A. P. M.; TAVARES, A. C. A. L. L.. PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: ENDI LAMUNIER NOGUEIRA GAMA

SILVA, M. F.; MARIANO, A. P. M.; TAVARES, A. C. A. L. L.. PAPEL DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO APOIO AO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA DO BAIRRO ALTO DO FUNDÃO NO MUNICÍPIO DE IBOTIRAMA, BAHIA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Esther Nascimento Santos

CARVALHO, S. M. S.; MARIANO, A. P. M.;SILVA, M. F.. PARASITOSES INTESTINAIS: IDENTIFICAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO EM CRIANÇAS ATENDIDAS POR CRECHES MUNICIPAIS DE ITABUNA BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Talita Nogueira dos Santos

CARVALHO, S. M. S.; MARIANO, A. P. M.;SILVA, M. F.. FREQUÊNCIA DE ENTEROPARASITAS, COM ÊNFASE EM Cryptosporidium spp, EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

RODRIGUES, D. B. R.Silva, Marcelo Fernandes; Menezes F C H. Comparação entre a densidade de tecido conjuntivo fibroso no coração e na língua de indivíduos chagásicos crônicos autopsiados. 2009. Universidade de Uberaba.

Tursi C P; Carvalho, CL;SILVA, M. F.. Dor crônica orofacial: estudo da prevalência e fatores associados. 2009. Universidade de Uberaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ruy Alberto Correa Altafim

ALTAFIM, R. A. C.. ACLAT- Auxílio Computacional para Laboratório de Alta Tensão. 1993. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Florêncio Figueiredo Cavalcanti Neto

FIGUEIREDO, Florêncio. Papel dos componentes da parede celular do fungo Paracocccidioides brasiliensis na modulação da produção de anticorpos. 1993. Dissertação (Mestrado em Biologia (Imunologia)) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Eduardo Cardoso Braga

BRAGA, Eduardo C.; WILKE, Regina Cunha; FARIAS, Priscila Lena. Projeto de uma instalação sobre o design em movimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Design Gráfico) - Serviço Nacional do Comércio.

Edivaldo Aparecido Nunes Martins

CONTIERI, Marcelo B;MARTINS, Edivaldo Aparecido Nunes; VALIM, J. R.. Exame Andrológico em Touros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Anhanguera Ensino Superior.

Adilson Gonzaga

ALTAFIM, R.A.C.GONZAGA, A.; PENTEADO, Adelbal de Arruda. ACLAT - Auxílio computacional para Laboratório de Alta Tensão. 1993. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Gunnar Bedicks Junior

DANTAS, Carlos Eduardo da SilvaAKAMINE, CristianoBEDICKS JR, Gunnar. Comunicação Através da Fibra Óptica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Eduardo Antonio Donadi

DONADI, E. A.; ARRUDA, L. K. P.;COSTA, R. S.. Sem Título. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Imunologia Básica e Aplicada) - Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Roque Antunes Barreira

SILVA, M. F.;Roque Barreira MC. Paracoccidioidomicose experimental: ativação de macrófagos CD11b + e CD23 + na reação inflamatória ao paracoccidioides brasiliensis.. 1998. Tese (Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Queliane dos Santos Souza

Validação do Método Harada-Mori Adaptado para avaliação da contaminação de areia de praias por larvas de geohelmintos; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Sérgio Liberato dos Santos Júnior

Padronização da interação in vitro entre Trichoderma spp; e larvas de geohelmintos para avaliação da atividade antagônica espécie-específica; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Raquel Moraes Ramos Silva

Confirmando o ciclo biológico da fasciolíase e da esquistossomíase em Ilhéus, Bahia; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (28007018076M3)) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Mariana Santos Simões

SAÚDE E SOCIEDADE: ESTUDO DOS CONCEITOS E PARADIGMAS EM SAÚDE QUE INFLUENCIAM O PROCESSO SAUDE DOENÇA CUIDADO; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Robert Boaventura de Souza

Expressão de RNAm para CD11b e CD23 no curso da infecção pulmonar com conídios do Paracoccidoides brasiliensis; 2009; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Uberaba,; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Jaqueline Santana dos Santos

O Ensino da Biologia na zona rural de Milagres, Bahia: uma atualização sobre a esquistossomíase mansônica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

ENDI LAMUNIER NOGUEIRA GAMA

Papel do professor de biologia no apoio ao Programa Saúde na Escola do Bairro Alto do Fundão no município de Ibotirama, Bahia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

ETELVINO NETO DE SOUZA GOMES

Produção e utilização de recursos audiovisuais como instrumento facilitador para o ensino de parasitologia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Esther Nascimento Santos

PARASITOSES INTESTINAIS: IDENTIFICAÇÃO DA PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO EM CRIANÇAS ATENDIDAS POR CRECHES MUNICIPAIS DE ITABUNA ? BA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Helena Pereira da Costa

Estimativa da soroprevalência das hepatites virais em relação a cobertura vacinal na regional de saúde do Triangulo Sul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Telma Luzia Fernandes Naves

Estimativa da prevalência de hepatite B em relação a cobertura vacinal no TrIangulo Sul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Luciana Montes Resende

Avaliação Laboratorial do Perfil de Inteleucinas no Monitoramento de Diferentes Patologias Humanas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Aender Tiago dos Reis

Avaliação Laboratorial do Perfil de Interleucinas nas Principais Doenças Humanas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Costa, Thiago Guarato Rodrigues

O papel dos Toll-like receptors em lesões ulcerativas na Leishmaniose Tegumentar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Bruna Leticia Ferrari

O papel dos Toll-like receptors em lesões ulcerativas na Leishmaniose Tegumentar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

João Paulo de Moura Guimarães

Utilização do método de amplificação isotérmica de DNA para sexagem embrionária e fetam em bovinos: um estudo propositivo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Maiara Marques Alves

Quantificação de carga viral, contagem de linfócitos CD4 e CD8 e relação CD4/CD8 em crianças HIV positivas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Polliana Machado Galvão

Estudo sobre a associação do óxido nítrico na doença de Alzheimer; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Jaqueline Aparecida Silva

Aplicações da Técnica do LAMP em Análises Clínicas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Gustavo Ribeiro Lacerda

Sindrome antifosfolipide e as principais morbimortalidades; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Manuela dos Santos Gaspar

Estudo da incidência de malária nos profissionais do transporte atendidos pelo sistema SEST/SENAT; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Mariani Borges Franco

Técnicas de Biologia Molecular Aplicadas em Análises Clínicas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Celson Luis Henrique

Soroprevalência das Hepatites Virais no Município de Araxá/MG; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Giorgia Galeli

Programa para Eliminação da Hanseníase em Uberaba; Uma Proposta de Parceria; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Paulo Ribeiro Camelo Jr

Implantação do protocolo de descontaminação para laboratórios de anatomia da Universidade de Uberaba; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Damiany Moreira Caixeta

Soroprevalência da Hepatite B e da AIDS em gestantes em Uberaba; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Fernando Felix Ranuzzi

Padronização dos parâmetros sorológicos para detecção de HIV em dois diferentes testes comerciais autorizados pelo Ministério da Saúde; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Luciano Rodrigues Simões

Comparação dos métodos quimioluninescente e imunoradiométrico na determinação do TSH sérico; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Sheila Aparecida dos Reis

Avaliação dos parâmetros sorológicos para o imunodiagnóstico da hepatite B; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Betânia Maria Ribeiro

Padronização de teste para avaliar avidez de IgG anti-Toxoplasma gondii; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Rita de Cássia Medeiros de Oliveira

Padronização de teste simples para determinação da avidez de IgG anti-Rubéola; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Geovanna Cardoso Carvalho Lima

PADRONIZAÇÃO DO MÉTODO HARADA-MORI MODIFICADO PARA ESPECIAÇÃO DAS LARVAS DE GEOHELMINTOS ENCONTRADAS EM SEDIMENTOS DE SOLO; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Analu Neres Soares

Políticas Públicas para Redução do Risco de Contaminação por Geohelmintos em Ilhéus, Bahia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Jullyan Mendes Silva da Silva

Eclosão experimental de larvas no ciclo de transmissão das biohelmintíases; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Luadson Sales Santos Moreira

PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA SOBRE BIOHELMINTOS NO SUL DA BAHIA: CONFIRMANDO OS CICLOS BIOLÓGICOS DA ESQUISTOSSOMÍASE E DA FASCIOLÍASE EM ILHÉUS; 2015; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Milena Alves Bonfim Ramos

Identificação de protozoários em amostras fecais de crianças de 0 a 5 anos do município de Itabuna por microscopia e comparação com MT-PCR; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Ricardo Cardoso Castro

ANÁLISE MOLECULAR DOS PARASITAS DE SOLO DA BAÍA DO PONTAL, ILHÉUS, BAHIA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Yasmine Souza Silva

ANÁLISE MICROSCÓPICA DE PARASITAS DE SOLO NA BAIA DO PONTAL, ILHÉUS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Jullyan Mendes Silva da Silva

Padronização da Extração de DNA para PCR-Multiplex em Amostras de Solo da Baia do Pontal, Ilhéus; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Ricardo Cardoso Castro

Análise de Parasitas de Solo na Baía do Pontal, Ilhéus, Bahia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, ICB UESC; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Yasmine Souza

Análise de Parasitas de Solo na Baía do Pontal, Ilhéus, Bahia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Milena Alves Bonfim

Identificação de protozoários em amostras fecais de crianças de 0 a 5 anos do município de Itabuna por microscopia e comparação com métodos de biologia molecular (Nested PCR, RFLP e MT-PCR); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Luiz de Pádua Queiroz

TGF-B e CD23 estão envolvidos na produção de óxido nítrico no curso da infecção pulmonar com Paracoccidioides brasiliensis; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba, UNIUBE; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Vanessa Gonçalves Orfanó

Bioma cerrado: estratégias para pesquisa e preservação biotecnológica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão em Biotecnologia) - Universidade de Uberaba, UNIUBE; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Tiago Scoda Botelho

Avaliação da variabilidade genética da população de reprodutores de curimba mantidos na Estação de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental de Volta Grande; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão em Biotecnologia) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Robson Angelo Neves

Avaliação da variabilidade genética da população de curimba mantidos na Estação de Pesquisa de Volta Grande; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão em Biotecnologia) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Màrden Estevão Mattos Júnior

Recrutamento seletivo de macrófagos CD11b+ e CD23+ na resistência e suscetibilidade na curso da paracoccidioidomicose experimental; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Leidiano Isaias da Costa

Avaliação da variabilidade genética da população de reprodutores de curimba mantidos na Estação de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental de Volta Grande; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade de Uberaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Marcela Moisés Maluf

Avaliação da determinantes de saúde em população da cidade de Uberaba no ano de 2005-2007; Hipertrigliceridemia e padrão alimentar; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Priscila de Lima Auricchio

Avaliação de determinantes de saúde em população da cidade de Uberaba no ano 2005-2007; Hipercolesterolemia e padrão alimentar; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Túlio Batista Abud

Avaliação de determinandes de saúde em população da cidade de Uberaba no ano 2005-2007; Padrão alimentar e hipertensão arterial sistêmica; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Marina Trivelato Menezes de Freitas

Alterações bioquímicas induzidas por dieta hiperlipídico-proteíca em ninhadas de ratos Wistar; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Jacira Ribeiro Campos

Efeito da dieta hiperlipídico-proteíca sem carboidratos (carbless) no metabolismo de ratos wistar adultos; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Mariani Borges Franco

Diagnóstico situacional sobre biotecnologia na Universidade de Uberaba; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Maxsuel Cristiano de Oliveira

Diagnóstico situacional sobre biotecnologia na Universidade de Uberaba; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Michele Cardoso Marques

Efeito da dieta hiperlípidico proteíca nos parâmetros bioquímicos de ratos wistar; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Jullyan Mendes

Analise de Parasitas de Solo na Baía do Pontal, Ilhéus, Bahia; 2013; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Sandro Dias

Analise de Parasitas de Solo na Baía do Pontal, Ilhéus, Bahia; 2013; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Mayline Sampaio

O Lúdico e a Ciência no Ensino da Parasitologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual de Santa Cruz, ICB UESC; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Jonas Rocha Neto

Produção de Mídia Digital em Parasitologia Básica e Aplicada; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual de Santa Cruz, ICB UESC; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Bianca Silva Almeida

Produção de Mídia Digital em Parasitologia Básica e Aplicada; 2013; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Rafaela Sauer

O Lúdico e a Ciência no Ensino da Parasitologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

João Miguel de Melo e Melo

Inovação tecnológica na obtenção de biodiesel de origem animal; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Gestão em Biotecnologia) - Universidade de Uberaba; Orientador: Marcelo Fernandes da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ruy Alberto Correa Altafim

ACLAT- Auxílio Computacional para Laboratórios de Alta Tensão; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ruy Alberto Corrêa Altafim;

Regina Cunha Wilke

Instalação Multimídea sobre design em movimento experimental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desing Gráfico) - Faculdade Senac de Comunicação e Artes; Orientador: Regina Cunha Wilke;

Rodrigo Martiniano Tardeli

As Influências Cristãs no Legislativo Atual; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Rodrigo Martiniano Tardeli;

Celio Lopes Silva

Papel dos componentes da parede celular do fungo Paracoccidioides brasiliensis na modulação da produção de anticorpos; 1993; 148 f; Dissertação (Mestrado em Imunologia Básica e Aplicada) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celio Lopes Silva;

Celio Lopes Silva

Paracoccidioidomicose experimental: ativação de macrófagos CD11b+ e CD23+ na reação inflamatória ao Paracoccidioides brasiliensis; 1998; 220 f; Tese (Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Celio Lopes Silva;

Eduardo Armando

Inovação na indústria automobilística para adequação ao perfil do consumidor de mercados emergentes: proposta com perspectiva a partir do mercado brasileiro; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Negócios) - MBA USP ESALQ; Orientador: Eduardo Armando;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2020 SIMOES, M. S. ; SILVA, J. M. S. ; COSTA, G. B. ; SILVA, M. F. . Impact of health concepts on healthcare-seeking practices of low-income population in South Coast of Bahia, Brazil. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 3667-3686, 2020.

  • 2020 OLIVEIRA, P. T. N. ; MOREGULA, A. A. ; SILVA, M. F. . Correlação entre concepção de saúde e comportamento preventivo relativo à exposição solar. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 10404-10417, 2020.

  • 2020 OLIVEIRA, T. S. ; SILVA, J. M. S. ; SILVA, R. M. R. ; MOREAU, M. S. ; MARIANO, A. P. M. ; SILVA, M. F. . Geospatial and transmission evidences of the human fascioliasis cases (2012-2017) in South Bahia, Brazil. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 13786-13801, 2020.

  • 2019 SILVA, J. M. S. ; MARIANO, A. P. M. ; SILVA, M. F. . Combination of factors that increase the risk of contamination by geohelminths larvae in the south coast of Bahia, Brazil. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 29254-29270, 2019.

  • 2017 Silva, Marcelo Fernandes da ; BORGES, L. H. ; BORGES, M. S. G. ; ELIAS, I. B. P. . Higher education policy: A case study on quality assessment towards a model of university management. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 22, p. 249-269, 2017.

  • 2017 SILVA, Y. S. ; SILVA, J. M. S. ; CASTRO, R. C. ; DIAS, S. O. ; CARVALHO, S. M. S. ; SILVA, M. F. . Environmental Parasitology: Analysis of the contamination of soil by larvae of geohelminths in Ilhéus, Bahia.. REVISTA DE PATOLOGIA TROPICAL (IMPRESSO) , v. 46, p. 253-262, 2017.

  • 2015 MARIANO, A. P. M. ; SANTOS, E.N. ; SANTOS, T. N. ; CARVALHO, S. M. S. ; SILVA, M. F. . Parasites in South Bahia: Focus on Giardiasis and Ascariasis among Preschoolers of Itabuna. International Journal of Health Sciences (IJHS) , v. 3, p. 61-75, 2015.

  • 2014 Araujo, MS ; ALVES, P. M. ; LIMA, L. M. B. ; SILVA, M. F. ; PEREIRA, S. A. L. ; RODRIGUES JR, V. ; RODRIGUES, D. B. R. . Evaluation of in situ expression of effector and regulatory cytokines, TLR, galectins and matrix metalloproteinases in oral manifestations of paracoccidioidomycosis. Immunobiology (Jena. 1979) , p. 140, 2014.

  • 2014 SILVA, MARCELO . Health at Stake: a playful practice of meaningful learning in medicine course.. Journal of Contemporary Medical Education , v. 2, p. 1-146, 2014.

  • 2013 SANTOS, E.N. ; SANTOS, T. N. ; SILVA, J. A. ; SILVA, M. F. ; CARVALHO, S. M. S. ; Mariano APM . Estudo da frequência de Giardia lamblia em crianças do Sul da Bahia.. LAES/HAES , v. 205, p. 114-122, 2013.

  • 2012 SANTOS, E.N. ; SANTOS, T. N. ; NASCIMENTO, J. H. F. ; BONFILLIOLI JUNIOR, A. J. ; GOES, J. O. ; SILVA, M. F. ; CARVALHO, S. M. S. ; MARIANO, A. P. M. . Estudo da Contaminação por Enteroparasitas em Cédulas de Dinheiro Circulantes no Município de Itabuna, Bahia. LAES/HAES , v. 1, p. 1, 2012.

  • 2011 BORBA, A.J. ; ROCHA, M.G.M ; SILVA, M. F. ; PEREIRA, S. A. L. ; REIS, L. C. ; Thedei, G . Hiperlipidic-proteic diet used to weight loss induces obesity in rats. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 24, p. 519-528, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, G. C. ; SILVA, M. F. . PADRONIZAÇÃO DO MÉTODO HARADA-MORI MODIFICADO PARA ESPECIAÇÃO DAS LARVAS DE GEOHELMINTOS ENCONTRADAS EM SEDIMENTOS DE SOLO.. 2019.

SILVA, M. F. . Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba. 2003.

SILVA, M. F. . Aquisição de UTI móvel para Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba. 2003.

Rosiane Araujo Ferreira ; SILVA, M. F. ; ABRAO, V. . Projeto de Expansão e Consolidação da Estratégia Programa Saúde da Família - PROESF. 2003.

SILVA, M. F. . Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba. 2002.

SILVA, M. F. . Aquisição de equipamentos para Centro Atenção Integrada à Saúde da Mulher. 2002.

SILVA, M. F. . Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde/Uberaba. 2001.

SILVA, M. F. . Plano Municipal de Saúde. 2001.

SILVA, M. F. . Agenda Municipal de Saúde. 2001.

MARIANO, A. P. M. ; SILVA, M. F. . Diagnóstico Laboratorial da Principais Enteroparasitoses Humanas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. F. . Relatório Anual de Avaliação Institucional da Universidade de Uberaba. 2011. (Avaliação Institucional).

Silva, Marcelo Fernandes ; Esteves, F . Biossegurança. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para curso à distância).

Silva, Marcelo Fernandes ; Dias, C H M ; Mauad N C D . Relatório Anual da Avaliação Institucional da Universidade de Uberaba. 2010. (Avaliação Institucional).

ALVES, J. B. ; SILVA, M. F. ; RODRIGUES, D. B. R. ; QUERINO, R. . Programa de Mestrado em Atenção Básica. 2007. (Programa Institucional de Mestrado em Atenção Básica).

ALVES, J. B. ; SILVA, M. F. ; NAPIMOGA, M. H. ; PEREIRA, S. A. L. ; RODRIGUES, D. B. R. . Programa de Mestrado em Odontologia. 2007. (Programa Institucional de Mestrado).

SILVA, M. F. . Projeto Pedagógico do Curso Superior Tecnológico de Gestão em Biotecnologia. 2006. (Projeto Pedagógico).

SILVA, M. F. . Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina. 2004. (Projeto Pedagógico).

SILVA, M. F. . Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina. 2002. (Projeto Pedagógico).

SILVA, M. F. . Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina. 1998. (Projeto Pedagógico).

SILVA, Y. S. E. ; SILVA, M. F. . Auto das Verminoses II. 2013. Teatral.

SAUER, R. ; ROCHA NETO, J. ; SAMPAIO, M. V. R. ; SILVA, M. F. . Um dia encantado. 2013. Teatral.

SAMPAIO, M. V. R. ; ROCHA NETO, J. ; SAUER, R. ; SILVA, M. F. . Confusão Parasitológica. 2013. Teatral.

ROCHA NETO, J. ; SAMPAIO, M. V. R. ; SAUER, R. ; SILVA, M. F. . Saúde Eu Quero Já. 2013. Trilha Sonora.

ROCHA NETO, J. ; SAMPAIO, M. V. R. ; SAUER, R. ; SILVA, M. F. . 100 Preocupação. 2013. Trilha Sonora.

ARAUJO, A. B. S. ; SILVA, M. F. . Show das Verminosas. 2013. Trilha Sonora.

ROCHA NETO, J. ; SAUER, R. ; SAMPAIO, M. V. R. ; SILVA, M. F. . Lek Lek Lek. 2013. Trilha Sonora.

VITORIA, A. ; LIMA, D. ; OLIVEIRA, M. ; RAYANE, K. ; ALENCAR, J. ; SILVA, M. F. . Ai Se Eu Te Calço. 2012. Outra.

SANTANA, S. ; SILVA, M. F. . Boa Sorte. 2012. Outra.

NASCIMENTO, J. S. ; SILVA, M. F. . Mãos Limpas. 2013. Vídeo.

SAMPAIO, M. V. R. ; ROCHA NETO, J. ; SAUER, R. ; SILVA, M. F. . Lavagem das Mãos. 2013. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Conídios de Trichoderma spp. para controle biológico das praias da zona sul de Ilhéus, Bahia, Descrição: Estudos prévios (2012 a 2018) sobre a contaminação parasitária dos solos no município de Ilhéus, Bahia, revelaram frequência significativamente maior de larvas de geohelmintos na Baia do Pontal e os fatores climáticos, geográficos e antropogênicos envolvidos. Em face da intensa atividade antropogênica nestes locais, da grande extensão das áreas contaminadas, ainda, da ausência de informação oficial sobre este tipo de contaminação nas areias das praias, o projeto propõe uma alternativa para redução do risco de transmissão de geohelmintíases por meio do controle biológico das larvas de Ancylostoma spp. e de Strongyloides stercoralis. O presente projeto de pesquisa, portanto, objetiva inovar, implementar e avaliar nova metodologia para redução da contaminação das praias por meio do controle biológico por conídios do Trichoderma spp. sobre larvas de geohelmintos, em uma etapa inicialmente in vitro, na busca da melhoria das condições de balneabilidade em praias e estuários e qualidade de vida em cidades litorâneas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2019 - Atual

    Método simples, de baixo custo, eficiente e reprodutível para o monitoramento da contaminação ambiental por larvas de geohelmintos em sedimentos de areia de praia, Descrição: Um estudo prévio (2012 a 2016) sobre a contaminação parasitária dos solos no município de Ilhéus, Bahia, revelou frequência significativamente maior de larvas de geohelmintos em dois estuários na área urbana; um ao norte, formado pelo Rio Almada e outro ao sul, na Baia do Pontal. A metodologia empregada para contagem das larvas foi padronizada levando-se em consideração as condições climáticas e o regime de marés. Entretanto, houve variação significativa da metodologia de análise que interferiu na quantidade das larvas de geohelmintos encontradas nas amostras, principalmente nas praias da Baía do Pontal. Ao longo da execução, houve a necessidade de nova metodologia, focalizando a simplificação, economia e eficiência para a garantia da reprodutibilidade dos resultados, justificando seu uso no monitoramento contínuo - durante as estações de verão e inverno - da contaminação do solo para promoção da saúde ambiental nas áreas frequentadas por turistas e moradores de Ilhéus. Este projeto de pesquisa objetiva inovar, implementar e avaliar nova metodologia analítica mais simples, de baixo custo, porém reprodutível, e que configure uma alternativa tecnológica acessível na busca da melhoria das condições de balneabilidade em praias e estuários e qualidade de vida em cidades litorâneas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Geovanna Cardoso Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2019

    Políticas Públicas para Redução dos Riscos de Contaminação por Geohelmintos em Praias do Município de Ilhéus, Bahia, Descrição: Um estudo prévio (2012 à 2016) sobre a contaminação parasitária dos solos no município de Ilhéus, Bahia, revelou frequência significativamente maior de larvas de geohelmintos em dois estuários na área urbana; um ao norte, formado pelo Rio Almada e outro ao sul, na Baia do Pontal. A metodologia empregada foi padronizada levando-se em consideração as condições climáticas e o regime de marés. Entretanto, houve variação significativa das condições climáticas (aumento da temperatura e diminuição da umidade relativa e das chuvas) e da classificação das atividades antropogênicas (saneamento improvisado, presença de animais e maior quantidade de pessoas nas praias) que interferiram na quantidade e diversidade das larvas de geohelmintos encontradas, inclusive nas praias da Baía do Pontal, o que justifica o seu monitoramento para promoção da saúde ambiental nas áreas frequentadas por turistas e moradores de Ilhéus. O presente projeto de pesquisa objetiva formular, implantar e avaliar políticas públicas para redução dos riscos de contaminação por geohelmintos nas praias do município de Ilhéus, em colaboração com partícipes da gestão municipal e estadual que estão investindo em obras de saneamento básico e de mobilidade urbana na Baía do Pontal, o que configura esforço coletivo na busca da melhoria da qualidade de vida para os habitantes de Ilhéus e das condições de balneabilidade das praias para os turistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Paloma Freitas Sena - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2018

    Pesquisa Epidemiológica Sobre Bio-helmintos no Sul da Bahia: Confirmando os Ciclos Biológiocos da Esquistossomíase e da Fasciolíase em Ilhéus, Descrição: Esquistossomíase é uma doença tropical negligenciada de notificação compulsória no estado da Bahia. Infelizmente, ainda é possível diagnosticar a presença do parasita em crianças e adultos no município de Ilhéus, em especial aqueles residentes no distrito de Aritaguá. No entanto, para se confirmar se esses casos são autóctones é necessária a identificação dos moluscos hospedeiros intermediários e das larvas que são infectantes para o homem. Já a fasciolíase é uma doença parasitária comum em gado. No entanto, fasciolíase humana é raramente relatada no país. Recentemente foram descritos 5 casos da doença numa atividade de extensão da UESC no bairro Teotônio Vilela em Ilhéus, o que pode caracterizar um surto de fasciolíase humana. Neste projeto pretende-se confirmar a infestação e realizar uma investigação epidemiológica por meio da recolha de moluscos para diagnóstico das cercárias e metacercárias de biohelmintos nas duas localidades. Apesar de assintomática, as bio-helmintíases podem causar dermatite urticariforme, acompanhada de erupção papular, eritema, edema e prurido (em geral nos membros inferiores) ate cinco dias após a infecção. Após três a oito semanas pode evoluir para forma de esquistossomíase aguda (ou febre de Katayama) caracterizada por febre, anorexia, dor abdominal e cefaléia, acompanhados ou não por diarreia, vômitos, tosse seca e aparecimento de hepatomegalia. Na fasciolíase aguda ocorre febre remitente, sensibilidade epigástrica e hepatalgia. Os resultados obtidos no presente projeto podem indicar e confirmar os ciclos de transmissão na região, e que ambas, esquistossomíase e fasciolíase humanas, são doenças negligenciadas no sul da Bahia de prevalência e incidência relevantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Ana Paula Melo Mariano - Integrante / Mauricio Moreau - Integrante / Tiago Santos de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - 2018

    Saúde e Sociedade: Estudo dos conceitos e paradigmas em saúde que influenciam o processo saude doença cuidado, Descrição: O projeto de pesquisa pretende avaliar os conceitos de saúde, bem como a compreensão do processo de adoecimento de indivíduos e comunidades no município de Ilhéus. A compreensão individual sobre saúde e doença é reflexo das diferentes contribuições do conhecimento sobre a complexidade do Homem e da sociedade atual. Pretende-se que o estudo relacione os diferentes fatores envolvidos no processo saúde-doença que são importantes para a discussão e a compreensão dos modelos explicativos do adoecimento na contemporaneidade. Será realizado à partir de inquéritos e aplicação de questionários por pesquisadores vinculados e agentes comunitários de saúde pertencentes as equipes de saúde da família dos municípios de Ilhéus e Itabuna.Os resultados obtidos poderão servir de referencial conceitual teórico e prático para o planejamento das ações em saúde coletiva baseadas na atenção básica em rede e no desenvolvimento do auto-cuidado em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Ana Carolina Alvares Lavigne de Lemos Tavares - Integrante / Meire Núbia Santana - Integrante / Pollyana Alves Dias Costa - Integrante / Maria Conceição Scaldaferri Fernandes - Integrante / Mércia Alves da Silva Margotto - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2013 - 2015

    Análise de Parasitas de Solo na Baía do Pontal, Ilhéus, Bahia, Descrição: O objetivo deste projeto é o levantamento da contaminação do solo por parasitas de interesse médico nas áreas urbanas e rurais pertencentes à Baia do Pontal, na região do município de Ilhéus, Bahia. Dados anteriores revelaram alto nível de contaminação do solo por parasitos em áreas endêmicas, públicas e muito frequentadas como as praias da zona sul. Neste estudo prévio, do total de larvas encontradas, 41,6% foram de Strongyloides stercoralis e 58,3% foram de Ancylostoma spp e Necator americanus, distribuídas em três distintas profundidades do solo: à superfície, 10 e 20 cm, representando importante foco de transmissão de infecções por larvas, e indicador potencial da qualidade do manejo dos dejetos e esgotos humanos na Baia do Pontal. No presente projeto, pretende-se avaliar a contaminação por ovos e larvas de helmintos e outros parasitas no estuário do Pontal, empregando-se metodologia de Rugai com adaptações para análise de cistos, ovos e larvas além da padronização de análise biomolecular de marcadores múltiplos (MT-PCR) para protozoários e larvas. Assim, pretende-se contribuir para compreensão dos principais agravos à saúde presentes na reservárea da Baia do Pontal e da interferência antrópica para se avaliar as medidas de controle e prevenção vinculadas às ações de vigilância em saúde, saneamento básico e de planejamento urbano em Ilhéus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Silvia Maria Santos Carvalho - Integrante / Ana Paula Melo Mariano - Integrante / Yasmine Souza Silva - Integrante / Ricardo Cardoso Castro - Integrante / Sandro de Oliveira Dias - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2014

    Levantamento Epidemiológico e Especiação Molecular de Cryptosporidium spp em crianças atendidas em creches do município de Itabuna-BA., Descrição: Os protozoários do gênero Cryptosporidium têm sido reconhecidos como importantes patógenos emergentes, responsável por agravos à saúde de indivíduos imunocomprometidos e imunocompetentes. A diarréia, sintomatologia decorrente do parasitismo por este coccídeo afeta, principalmente soropositivos e crianças de 0 a 5 anos, pela ineficiência da resposta imunológica, constituindo importante causa de morbimortalidade. Os dados sobre a real ocorrência de Cryptosporidium spp. têm se revelado escassos, o que leva a uma sub-notificação que, aliada à ausência de conduta terapêutica eficaz e à falta de um método diagnóstico preciso, dificulta a obtenção de dados sobre a ocorrência e distribuição do parasito. Essa subnotificação está relacionada principalmente à similaridade dos sintomas, aos sinais clínicos ocasionados por outras enfermidades resultantes do parasitismo Giardia intestinalis, Entamoeba histolytica , Dientamoeba fragilis bem como como a cólera e o rotavírus e comprova a necessidade de padronização de um método eficiente de pesquisa dos protozoários supracitados que possibilite o levantamento de informações a respeito da doença e o planejamento e estabelecimento de medidas de controle e vigilância epidemiológica na região. Diante do exposto, o presente projeto pretende confirmar, em amostras fecais, os casos positivos de protozooses intestinais em crianças de 0 a 5 anos que frequentam creches no município de Itabuna, Bahia, por meio de análises microscópicas, para detecção de oocistos infectantes, e técnicas moleculares, segundo as metodologias que envolvem a amplificação dos genes marcadores específicos, pelo método de Nested-PCR e PCR-RFLP, e qPCR para confirmação da positividade e especiação de Cryptosporidium.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Silvia Maria Santos Carvalho - Integrante / Ana Paula Melo Mariano - Integrante / Milena Alves Bonfim - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2015

    Especiação Molecular de Cryptosporidium spp. e resposta imune humoral., Descrição: Identificação de criptosporídeos e outros protozoários em amostras fecais e padronização de nested-PCR, RFLP, MT-PCR para diagnóstico sensiível, específico e preciso das protozooses intestinais. Estudo da associação da IgA e da interleucinas TH1/Th2/Th3 nas parasitoses em crianças. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Silvia Maria Santos Carvalho - Integrante / Stênio Carvalho Santos - Integrante / Esther Nascimento Santos - Integrante / Talita Nogueira dos Santos - Integrante / Juliana Almeida da Silva - Integrante / Jane Lima dos Santos - Integrante / Ari Melo Mariano - Integrante / Susana Segura Muñoz - Integrante / Ana Paula Melo Mariano - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade Estadual de Santa Cruz - Bolsa.Número de orientações: 2.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Ana Paula Melo Mariano - Integrante / Silvia Maria Santos Carvalho - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Santa Cruz - Bolsa.

  • 2012 - 2014

    Caracterização Molecular e Funcional de Biomoléculas de Plantas e Fungos de Interesse na Cacauicultura e na Saúde, Descrição: Diversos estudos são realizados no Sul da Bahia para controlar o fitopatógeno Moniliophthora perniciosa fungo causador da doença do cacau denominada Vassoura de Bruxa. Dentre eles a utilização do micoparasita Trichoderma stromaticum como agente de biocontrole do M. perniciosa e a atividade da proteína de resistência do cacau, TcPR10, constituem estratégias de interesse para o nosso grupo de pesquisa, uma vez que recentemente demonstramos o envolvimento desses agentes na modulação das respostas de células do sistema imune de camundongos. As espécies de Trichoderma controlam os fitopatógenos por competição, antibiose, micoparasitismo e indução de resistência na planta hospedeira. Já a TcPR10, proteína relacionada com a patogênese (PR) pode controlar o fitopatógeno pela sua atividade antifúngica e de ribonuclease. Nesse contexto é necessário caracterizar bioquimicamente e funcionalmente a TcPR10 e as biomoléculas de T. stromaticum, pois essa trará contribuição científica com perspectivas de aplicação na cacauicultura e na saúde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Integrante / Jane LIma Santos - Coordenador / Marcio Gilberto Cardoso Costa - Integrante / Tania Barth - Integrante / Sara Pereira Menezes - Integrante / Aline OIliveira Conceição - Integrante / Abelmon da Silva Gesteira - Integrante / Andrea Miura Costa - Integrante / Marcos André Vannier dos Santos - Integrante / Patricia Santos Pereira Lima - Integrante / Cilene Souza Barreto - Integrante / Danielle Oliveira dos Anjos - Integrante / Kamila Pontes Lima - Integrante / Margareth Gennari Leitão Cardoso - Integrante / Nailma Silva Aprigio dos Santos - Integrante / Sandra Mara Bispo Sousa - Integrante / Simone Setubal dos Santos - Integrante / Tamires Ariele Santana Barbosa - Integrante / Tayane Souza Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Subpopulações de Macrófagos e Parasitoses, Descrição: O projeto estuda as relações entre as subpopulações de macrófagos de camundongos e humanos na reação inflamatória desenvolvida pelos hospedeiros frente a diferentes parasitoses, em especial aquelas causadas por protozoários (amebas, giardias e tripanosomatídeos). O produto desta interação - subpopulações e parasitas - é investigada quanto a expressão de moléculas de superfície que estão evolvidas na identificação fenotípica e/ou funcional de macrófagos e seus produtos sintetizados (quimiocinas, interleucinas e fatores solúveis). O projeto atualmente concorre por susbídios da própria UIESC e da FAPESB para aquisição de material permanente e de consumo.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Expressão de RNAm para CD11b e CD23 por subpopulações de macrófagos no curso da infecção experimental com Paracoccidioides brasiliensis, Descrição: Utilizando modelo experimental da paracoccidioidoimicose, o projeto objetiva investigar a expressão de RNAm para CD11b e CD23 no curso da infecção pulmonar com conídios do Paracoccidoides brasiliensis para correlacionar a ativação celular com a expressão destes marcadores por macrófagos pulmonares que participam da reação inflamatória associada a infecção experimental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Robert Boaventura de Souza - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Efeito de dieta hiperlipídico-proteica no metabolismo de ratas gestantes e da ninhada, Descrição: Durante os últimos 3 anos, o grupo de pesquisa em Nutrição e Alimentação da Universidade de Uberaba vem realizando uma série de experimentos com o uso de uma dieta hiperlipídico-proteica (DHLP) que, quando ofertada a ratos, gera uma situação de obesidade. A dieta, originalmente proposta nos moldes da Dieta de Atkins passou a ser usada para induzir obesidade. Os resultados obtidos até o momento mostram que ratos submetidos a essa dieta ganham massa gorda e desenvolvem esteatose hepática, além de desenvolverem algumas alterações no padrão lipídico do sangue, marcadamente hipertrigliceridemia. Assim sendo, dando continuidade a esse projeto, pretendemos analisar os efeitos em filhotes cujas mães foram alimentadas com a referida dieta durante a gestação e/ou lactação, visando determinar algum efeito epigenético da dieta na prole. Este projeto foi aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da UNIUBE com concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 7.405,00 e também pela FAPEMIG (processo no CDS-APQ 2542-4.08/07, com verba de R$ 15090,00).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Integrante / Rosimeire Linhares Rodrigues Pietro - Integrante / Geraldo Thedei Júnior - Coordenador / Luis Carlos dos Reis - Integrante / Sanívia Aparecida de Lima Pereira - Integrante / Denise Bertulucci Rocha Rodrigues - Integrante / Dernival Bertoncello - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Inovação tecnológica & produtividade em biocombustíveis: novas estratégias para obtenção de biodiesel e bioetanol, Descrição: Utilização de novos catalisadores químicos e biocatalisadores para aumento da produtividade e da qualidade de combustíveis derivados de gordura animal e óleos vegetais. Alternativas de rota de obtenção de etanol a partir do bagaço da cana e seus derivados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Mauro Luiz Begnini - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Recrutamento Seletivo de Macrófagos CD11b+ e CD23+ no Curso da Paracoccidioidomicose Experimental, Descrição: A paracoccidioidomicose experimental induzida pela inoculação intratraqueal de conídios é o modelo de infecção que mais se aproxima das condições naturais da infecção humana. Recentemente foi demonstrada a participação de subpopulações de macrófagos CD11b e CD23 no curso da infecção pulmonar. Foi possível verificar que macrófagos CD23 residentes controlavam a atividade linfocitostática através da produção de óxido nítrico. Animais suscetíveis ao fungo exibiam grande quantidade de células CD23+ com alta produção de NO, correlacionando com baixa capacidade de induzir linfoproliferação. Já animais resistentes ao fungo exibiam resposta inflamatória mediada por macrófagos CD11b+, com baixa produção de NO e uma melhor capacidade de induzir linfoproliferação. Interleucinas como TGF-B, TNF-a, IL-4, IL-10 e IFN-g estiveram envolvidas com a modulação do perfil de ativação das células inflamatórias. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é determinar a expressão de CD11b, CD23 e marcadores moleculares da ativação celular por RT-PCR no curso da infecção pulmonar por P. brasiliensis em animais resistentes e suscetíveis ao fungo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Luiz de Pádua Queiroz-Jr - Integrante / Marden Estevao Mattos Jr - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro / Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2006 - 2008

    Estudo Epidemiológico da Malária nos Profissionais do Transporte do Sistema SEST/SENAT, Descrição: A Sociedade Educacional Uberabense, por intermédio do curso de Biomedicina, firmou convênio com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PATE-40) que representa o Serviço Social do Transporte ? SEST e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT em Uberaba em 2005. O objetivo do convênio é oferecer campos de estágio aos alunos do perfil intermediário I e II na área de saúde do trabalhador com vistas a prevenção de doenças e promoção de saúde não só dos profissionais ligados ao transporte, mas de toda a comunidade. A partir de 2006, o sistema SEST/SENAT inaugurou o CAPIT ? Centro Assistencial e Profissional Integrado ao Trabalhador em Transporte ? ampliando a possiblidade de atuação dos alunos do curso de Biomedicina. Assim, o objetivo deste projeto é oferecer aos trabalhadores do transporte, oriundos de todo Brasil e que trafegam nas rodovias periféricas a Uberaba, um laboratório de pesquisa epidemiológica em doenças infecciosas, especialmente a malária, que vem apresentando aumento na prevalência e incidência nas regiões norte, nordeste e no norte do Estado de Minas Gerais. Esta iniciativa é apoiada pelo Centro de Controle de Endêmias do Depto de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. O diagnóstico da malária é relativamente simples, e o encaminhamento precoce do indivíduo infectado ao Sistema de Saúde pode diminuir a gravidade dos sintomas e as sequelas da doença. A participação dos alunos do curso de Biomedicina, desde a concepção do projeto, vem contribuir para a formação profissional do biomédico voltada para a promoção da saúde da população e para a contribuição do diagnóstico laboratorial no controle das principais doenças infecciosas de notificação compulsória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2008

    Efeitos da suplementação com creatinina em ratos diabéticos, Descrição: A creatina, um nutriente natural encontrado em alimentos de origem animal, é considerado um efetivo auxiliar ergogênico nutricional para aumentar a performance esportiva ou no exercício. Ela pode ser formada nos rins e no fígado a partir de arginina e glicina. Creatina pode ser levada aos músculos, onde será combinada prontamente com fosfato no sistema do ATP - CP, e é depositada. O sistema energético ATP - CP é importante pela rápida produção de energia, como em eventos de força e velocidade. A suplementação da creatina por mais de 8 semanas, em altas doses não tem sido associada com maiores riscos à saúde; em baixas doses, foi demonstrado que num período de 5 anos de suplementação, não há efeitos adversos. Estudos recentes mostram que a creatina foi capáz de induzir a expressão do gene que codifica a proteína transportadora GLUT-4 em células musculares. Esse efeito poderia ser responsável por uma diminuição da glicemia. Assim sendo, o objetivo do presente projeto é avaliar parâmetros nutricionais (ingestão de ração, peso corporal) anatômicos (peso de órgãos), histopatológicos (alterações hepáticas, renais) e bioquímicos (glicemia) de ratos diabéticos suplementados com creatina. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Integrante / Geraldo Thedei Júnior - Coordenador / Luis Carlos dos Reis - Integrante / Giuliana Cristina Marre Bruschi Thedei - Integrante., Financiador(es): Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    Efeito de dieta hiperlipídico-protéica sem carboidrato no metabolismo de ratos Wistar adultos, Descrição: Sabe-se que dietas com baixos teores de carboidratos, normoproteicas e hiperlipídicas induzem significativos prejuízos aos animais experimentais, induzindo inclusive a reabsorção fetal em ratas prenhes. Outros dados da literatura mostram problemas relacionados com dietas hiperproteicas. O efeito de dietas simultaneamente hiperlipídicas e hiperporteicas, no entanto, é muito pouco estudado, sendo restrita a estudos recentes, principalmente devido ao ressurgimento de dietas que promovem perda de gordura corporal com uma alimentação baseada em proteínas e lipíeos, com restrição de carboidratos ("Dieta de Atkins"). Estudos recentes do laboratório de nutrição e alimentação mostram que ratos Wistar adultos, alimentados com uma dieta hiperlipidico-proteica (10,21% CHO; 35,10% PTN; 43,44% TAG; 572,20 Kcal/100g), desenvolveram sobrepeso embora tenham consumido menor número de calorias que o grupo controle, alimentado com dieta comercial balanceada. No grupo experimental, o ganho de peso foi devido ao acúmulo de gordura corporal, determinado pela massa de tecido adiposo aferida após o sacrifício dos animais (g/100 g de peso corporal). Essa observação poderia der explicada, pelo menos em parte, pela presença (embora em quantidade reduzida) de carboidratos na dieta experimental, que poderia estar induzindo liberação de insulina a qual, como se sabe, é um potente indutor da biossíntese de gordura. Assim sendo, o objetivo do presente projeto foi estudar o efeito metabólico (ganho de peso, consumo de dieta, parâmetros bioquímicos, comportamentais e anatômicos) do nível de carboidratos presente na dieta hiperlipídico-proteica em ratos Wistar adultos.Projeto aprovado através do Edital Universal 2005 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), processo nº CDS-1285/05. Recebeu auxílio no valor de R$5310,00.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Integrante / Geraldo Thedei Júnior - Coordenador / Sanívia Aparecida de Lima Pereira - Integrante / Marisa Tomoe Hebihara Fukuda - Integrante / Denise Bertulucci Rocha Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Efeito da dieta hiperlipídico-protéica sem carboidrato (carb less) no metabolismo de ratos Wistar adultos, Descrição: Sabe-se que dietas com baixos teores de carboidratos, normoproteicas e hiperlipídicas induzem significativos prejuízos aos animais experimentais, induzindo inclusive a reabsorção fetal em ratas prenhes. Outros dados da literatura mostram problemas relacionados com dietas hiperproteicas. O efeito de dietas simultaneamente hiperlipídicas e hiperporteicas, no entanto, é muito pouco estudado, sendo restrita a estudos recentes, principalmente devido ao ressurgimento de dietas que promem perda de gordura corporal com uma alimentação baseada em proteínas e lipíeos, com restrição de carboidratos ("Dieta de Atkins"). Estudos recentes do laboratório de nutrição e alimentação mostram que ratos Wistar adultos, alimentados com uma dieta hiperlipidico-proteica (10,21% CHO; 35,10% PTN; 43,44% TAG; 572,20 Kcal/100g), desenvolveram sobrepeso embora tenham consumido menor número de calorias que o grupo controle, alimentado com dieta comercial balanceada. No grupo experimental, o ganho de peso foi devido ao acúmulo de gordura corporal, determinado pela massa de tecido adiposo aferida após o sacrifício dos animais (g/100 g de peso corporal). Essa observação poderia der explicada, pelo menos em parte, pela presença (embora em quantidade reduzida) de carboidratos na dieta experimental, que poderia estar induzindo liberação de insulina a qual, como se sabe, é um potente indutor da biossíntese de gordura. Assim sendo, o objetivo do presente projeto é estudar o efeito metabólico (ganho de peso, consumo de dieta, parâmetros bioquímicos, comportamentais e anatômicos) do nível de carboidratos presente na dieta hiperlipídico-proteica em ratos Wistar adultos. Este projeto recebeu auxílio financeiro da UNIUBE: R$4.940,00 (ago/04 a jul/05) e R$4.050,00 (ago/05 a jul/06) para aquisição de equipamentos e reagentes para o seu desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Integrante / Geraldo Thedei Júnior - Coordenador / Denise Teresinha de Sales Tibúrcio - Integrante / Luis Carlos dos Reis - Integrante / Sanívia Aparecida de Lima Pereira - Integrante / Marisa Tomoe Hebihara Fukuda - Integrante / Denise Bertolucci Rocha Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2003

    Efeito de dieta hiperlipidico-proteica no metabolismo de ratos, Descrição: Esse projeto teve auxílio da UNIUBE, no valor de R$ 4.064,00, para a aquisição de equipamentos e reagentes necessários ao projeto. Além disso, foi concedida uma bolsa de Iniciação científica através da FAPEMIG para a aluna Lidiane Bernardes Faria. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Efeito da composição e da taxa de ingestão da dieta no desenvolvimento de sobrepeso e aterosclerose no rato, Descrição: O presente projeto procurou (i) determinar a porcentagem de carboidrato, proteína e lipídeo presentes na ingestão alimentar de indivíduos que se submeteram a dieta Atkins, (ii) avaliar a taxa de ingestão alimentar em ratos submetidos a uma dieta hiperlipídica em relação a uma dieta balanceada, (iii) caracterizar a relação entre a quantidade ingerida de uma dieta hiperlipídica e o desenvolvimento de sobrepeso nos animais, (iv) alterações dos parâmetros bioquímicos (HDL, LDL, Glicose, Colesterol, entre outros) do rato e (v) alterações nos órgãos e tecidos. .Observou-se que o grupo experimental apresentou um consumo (em gramas de dieta) inferior ao do grupo controle em todas as semanas, apresentando também ingestão média de calorias significativamente menor. Durante o experimento, ambos os grupos apresentaram ganho de peso, embora após a sexta semana, o grupo experimental apresentou peso significativamente superior ao grupo controle, mesmo tendo ingerido menor quantidade de calorias. Os resultados também mostraram que não houve variação significativa na maioria dos parâmetros bioquímicos medidos. Baço, pâncreas, timo, testículos, vesícula seminal, cérebro, epidídimo e músculo tibial do grupo controle apresentaram peso médio significativamente superior, enquanto o grupo experimental mostrou-se significativamente superior ao controle em relação a gordura periepididimal. Após a análise histológica, observou-se evidências de esteatose hepática nos animais do grupo experimental. Esses dados nos permitem concluir que uma dieta pobre em carboidratos e rica em triglicerídeos, colesterol e proteína induzem o sobrepeso nos animais experimentais, bem como o acúmulo de gordura corporal Esse projeto teve auxílio da UNIUBE, no valor de R$ 1.603,00, para a aquisição de equipamentos e reagentes necessários ao projeto. Além disso, foi cioncedida uma bolsa de Iniciação científica através do PIC-UNIUBE (programa de iniciação científica) para a aluna Lidiane Bernardes Faria. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Integrante / Geraldo Thedei Júnior - Coordenador / Denise Teresinha de Sales Tibúrcio - Integrante / Gilberto de Araújo Pereira - Integrante / Lilian Margareth Biagioni de Lima - Integrante., Financiador(es): Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2018 - Atual

    MÉTODO SIMPLES, DE BAIXO CUSTO, EFICIENTE E SUSTENTÁVEL PARA MONITORAMENTO DA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR LARVAS DE GEOHELMINTOS., Descrição: Um estudo prévio (2012 a 2016) sobre a contaminação parasitária dos solos no município de Ilhéus, Bahia, revelou frequência significativamente maior de larvas de geohelmintos em dois estuários na área urbana; um ao norte, formado pelo Rio Almada e outro ao sul, na Baia do Pontal. A metodologia empregada para contagem das larvas foi padronizada levando-se em consideração as condições climáticas e o regime de marés. Entretanto, houve variação significativa da metodologia de análise que interferiu na quantidade das larvas de geohelmintos encontradas nas amostras, principalmente nas praias da Baía do Pontal. Ao longo da execução, houve a necessidade de nova metodologia, focalizando a simplificação, economia e eficiência para a garantia da reprodutibilidade dos resultados, justificando seu uso no monitoramento contínuo - durante as estações de verão e inverno - da contaminação do solo para promoção da saúde ambiental nas áreas frequentadas por turistas e moradores de Ilhéus. Este projeto de pesquisa objetiva inovar, implementar e avaliar nova metodologia analítica mais simples, de baixo custo, porém reprodutível, e que configure uma alternativa tecnológica acessível na busca da melhoria das condições de balneabilidade em praias e estuários e qualidade de vida em cidades litorâneas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Geovanna Cardoso Lima - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    MÉTODO SIMPLES, DE BAIXO CUSTO, EFICIENTE E SUSTENTÁVEL PARA MONITORAMENTO DA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR LARVAS DE GEOHELMINTOS., Descrição: Um estudo prévio (2012 a 2016) sobre a contaminação parasitária dos solos no município de Ilhéus, Bahia, revelou frequência significativamente maior de larvas de geohelmintos em dois estuários na área urbana; um ao norte, formado pelo Rio Almada e outro ao sul, na Baia do Pontal. A metodologia empregada para contagem das larvas foi padronizada levando-se em consideração as condições climáticas e o regime de marés. Entretanto, houve variação significativa da metodologia de análise que interferiu na quantidade das larvas de geohelmintos encontradas nas amostras, principalmente nas praias da Baía do Pontal. Ao longo da execução, houve a necessidade de nova metodologia, focalizando a simplificação, economia e eficiência para a garantia da reprodutibilidade dos resultados, justificando seu uso no monitoramento contínuo - durante as estações de verão e inverno - da contaminação do solo para promoção da saúde ambiental nas áreas frequentadas por turistas e moradores de Ilhéus. Este projeto de pesquisa objetiva inovar, implementar e avaliar nova metodologia analítica mais simples, de baixo custo, porém reprodutível, e que configure uma alternativa tecnológica acessível na busca da melhoria das condições de balneabilidade em praias e estuários e qualidade de vida em cidades litorâneas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Geovanna Cardoso Lima - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    MÉTODO SIMPLES, DE BAIXO CUSTO, EFICIENTE E SUSTENTÁVEL PARA MONITORAMENTO DA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR LARVAS DE GEOHELMINTOS., Descrição: Um estudo prévio (2012 a 2016) sobre a contaminação parasitária dos solos no município de Ilhéus, Bahia, revelou frequência significativamente maior de larvas de geohelmintos em dois estuários na área urbana; um ao norte, formado pelo Rio Almada e outro ao sul, na Baia do Pontal. A metodologia empregada para contagem das larvas foi padronizada levando-se em consideração as condições climáticas e o regime de marés. Entretanto, houve variação significativa da metodologia de análise que interferiu na quantidade das larvas de geohelmintos encontradas nas amostras, principalmente nas praias da Baía do Pontal. Ao longo da execução, houve a necessidade de nova metodologia, focalizando a simplificação, economia e eficiência para a garantia da reprodutibilidade dos resultados, justificando seu uso no monitoramento contínuo - durante as estações de verão e inverno - da contaminação do solo para promoção da saúde ambiental nas áreas frequentadas por turistas e moradores de Ilhéus. Este projeto de pesquisa objetiva inovar, implementar e avaliar nova metodologia analítica mais simples, de baixo custo, porém reprodutível, e que configure uma alternativa tecnológica acessível na busca da melhoria das condições de balneabilidade em praias e estuários e qualidade de vida em cidades litorâneas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Geovanna Cardoso Lima - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    MÉTODO SIMPLES, DE BAIXO CUSTO, EFICIENTE E SUSTENTÁVEL PARA MONITORAMENTO DA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR LARVAS DE GEOHELMINTOS., Descrição: Um estudo prévio (2012 a 2016) sobre a contaminação parasitária dos solos no município de Ilhéus, Bahia, revelou frequência significativamente maior de larvas de geohelmintos em dois estuários na área urbana; um ao norte, formado pelo Rio Almada e outro ao sul, na Baia do Pontal. A metodologia empregada para contagem das larvas foi padronizada levando-se em consideração as condições climáticas e o regime de marés. Entretanto, houve variação significativa da metodologia de análise que interferiu na quantidade das larvas de geohelmintos encontradas nas amostras, principalmente nas praias da Baía do Pontal. Ao longo da execução, houve a necessidade de nova metodologia, focalizando a simplificação, economia e eficiência para a garantia da reprodutibilidade dos resultados, justificando seu uso no monitoramento contínuo - durante as estações de verão e inverno - da contaminação do solo para promoção da saúde ambiental nas áreas frequentadas por turistas e moradores de Ilhéus. Este projeto de pesquisa objetiva inovar, implementar e avaliar nova metodologia analítica mais simples, de baixo custo, porém reprodutível, e que configure uma alternativa tecnológica acessível na busca da melhoria das condições de balneabilidade em praias e estuários e qualidade de vida em cidades litorâneas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Fernandes da Silva - Coordenador / Geovanna Cardoso Lima - Integrante., Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

MELHORES TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UESC, Universidade Estadual de Santa Cruz.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Santa Cruz, Reitoria, Departamento de Ciências Biológicas. , Rod BA 415 km 16, Universitário, 38050-600 - Ilheus, BA - Brasil, Telefone: (73) 36805268, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor da disciplina Formação em Saúde para o Programa de Mestrado em Ciências da Saúde Professor da disciplina Gestão de Projetos de Pesquisa para o Programa de Mestrado em Ciências da Saúde Orientador do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde Professor da disciplina de Parasitologia para os cursos das áreas biológica e da saúde Professor da disciplina de Tópicos Especias em Biomedicina Orientador de Estágio Supervisionado I e II Instrutor de Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade Coordenador do Núcleo de Saúde Ambiental Coordenador da Área de Conhecimento Biomédicas

    Atividades

    • 03/2019

      Direção e administração, Reitoria, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Saúde Ambiental do Departamento de Ciências Biolóigicas.

    • 07/2015

      Ensino, Ciências da Saúde (28007018076M3), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação em Saúde, Gestão de Projetos de Pesquisa, Saúde e Desenvolvimento Humano, Sistemas de Informação em Saúde

    • 03/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Linhas de pesquisa

    • 02/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Linhas de pesquisa

    • 01/2012

      Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Parasitologia Médica, Tópicos Especiais em Biomedicina

    • 01/2012

      Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Laboratório de Parasitologia Aberto à Comunidade e com Atividades de Campo.

    • 11/2011

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia Humana

    • 04/2015 - 12/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

    • 02/2015 - 12/2018

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Praticas de Integração Ensino/Serviço/Comunidade II

    • 03/2014 - 12/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Representante do DCB no Comitê Local de Iniciação Científica.

    • 02/2012 - 12/2018

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Integração Ensino/Serviço/Comunidade I

    • 07/2014 - 07/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Linhas de pesquisa

    • 01/2015 - 01/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Departamento de Ciências Biológicas.,Cargo ou função, Vice-coordenador da Comissão da Area de Biomédicas.

    • 05/2013 - 12/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Linhas de pesquisa

    • 07/2014 - 07/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Representante da Comissão Biomédicas no Colegiado do Curso de Biomedicina.

    • 08/2012 - 08/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Linhas de pesquisa

    • 07/2012 - 07/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Comitê de Graduação - representante titular DCB.

    • 05/2012 - 03/2013

      Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso de Extensão Saúde e Sociedade.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto - CEFORES, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor substituto para os cursos técnicos profissionalizantes de Enfermagem, Patologia Clínica e Farmácia para as disciplinas de Fundamentos de Patologia Clínica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia

    Atividades

    • 07/2008 - 07/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Imunologia, Introdução ao Laboratório de Análises Clinicas, Parasitologia

  • 2010 - 2011

    Universidade de Uberaba

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Comissão Própria de Avaliação, Carga horária: 20

  • 1998 - 2011

    Universidade de Uberaba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor para disciplinas de Imunologia I e Imunologia II, das unidades temáticas Ciências Fisiopatológicas I e Ciências Fisiopatológicas II e Supervisão de Estágio Obrigatório em Imunologia Clínica. Controle de Qualidade, Biossegurança e Biotecnologia e de Biologia Celular. Metodologia do Trabalho Científico, Saúde e Sociedade. Docente do Programa de Mestrado em Odontologia - Disciplinas de Formação Científica e Tecnológica I e II

  • 2007 - 2010

    Universidade de Uberaba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor do Curso de Gestão em Biotecnologia, Carga horária: 20

  • 2006 - 2008

    Universidade de Uberaba

    Vínculo: Função, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2006

    Universidade de Uberaba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor do Curso de Biomedicina, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1998 - 2004

    Universidade de Uberaba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vice-Diretor de Curso de Biomedicina, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2010 - 11/2011

      Direção e administração, Comissão Própria de Avaliação, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 03/1998 - 11/2011

      Ensino, Ciências Biológicas Modalidade Médica Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imunologia Clínica, Imunologia I, Imunologia II, Metodologia Científica, Supervisão de Estágio, Orientação de TCC, Saúde e Sociedade

    • 01/2007 - 07/2010

      Direção e administração, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Gestão em Biotecnologia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 02/2005 - 02/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Conselheiro representante dos Diretores de Curso da Área da Saúde.

    • 02/2005 - 02/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Conselheiro.

    • 02/2006 - 02/2008

      Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Ação Comunitária.,Cargo ou função, Coordenador de Pós-Graduação.

    • 03/1998 - 12/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Biomedicina.,Cargo ou função, Conselheiro do Colegiado do Curso de Biomedicina.

    • 08/2001 - 02/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Biomedicina.,Cargo ou função, Colégio de Diretores de Curso.

    • 01/2005 - 01/2006

      Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Extensão.,Cargo ou função, Diretor de Curso de Graduação em Biomedicina.

    • 03/1999 - 12/2004

      Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Extensão.,Cargo ou função, Vice-Diretor de Curso de Graduação em Biomedicina.

    • 01/2000 - 12/2001

      Estágios , Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Biomedicina.,Estágio realizado, Supervisão do Setor de Imunologia Clínica no Laboratório de Biomedicina.