Amanda Dias de Oliveira

Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) no ano de 2020. Licenciada (2011), bacharel (2011) pela Universidade Gama Filho, e mestre em História Social (2015) pela Universidade Federal do Rio Rio de Janeiro (PPGHIS), com a dissertação intitulada: O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro como instituição social e religiosa (1705 -1762), defendida em 2015. Tem experiência profissional com turmas do ensino fundamental e médio. E atuou como coordenadora no polo de apoio presencial da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná). Participante como ouvinte no grupo de Pesquisa"Sacralidades"(UFRJ). E-mail: amanda_d_oliveira@yahoo.com.br

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2016 - 2020

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A busca por clausura no Rio de Janeiro colonial: As religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro (1750-1800).
William De Souza Martins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História: Brasil: Colônia..Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História Social

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Convento de Nossa Senhora da Conceição Da Ajuda do Rio de Janeiro como instituição social e religiosa (1705-1762),Ano de Obtenção: 2015
William De Souza Martins.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2007 - 2010

Universidade Gama Filho
Título: A Vida religiosa feminina no século XVIII: Novas interpretações. Uma proposta para o ensino de história
Orientador: Claudia Regina Amaral Affonso

Graduação em História

2007 - 2010

Universidade Gama Filho
Título: A Vida Religiosa e o Cotidiano das mulheres do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda-Século XVIII
Orientador: William de Souza Martins
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Eclesiologia: Tratado dogmático sobre a igreja. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2010 - 2010

As Inst. Cultu. e a Const. da Iden. Nacional. (Carga horária: 2h). , Museu do primeiro Reinado- Casa da Marquesa de Santos, MPR, Brasil.

2010 - 2010

II Seminário O arquivo Nacional e a História Luso-. (Carga horária: 10h). , Arquivo Nacional, AN, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em I Seminário de Geopolítica e Estratégia General... (Carga horária: 3h). , Clube Militar- A Casa da República, CM, Brasil.

2009 - 2009

" Os epaços e os Limites do Mito em Hesíodo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

Reflexões sobre educação e espaços de saber no..... (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

"Cartas Medievais: reflexões sobre as relações...". (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

" Técnicas e Métodos para o ensino de África...". (Carga horária: 18h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em História da África Antiga. (Carga horária: 18h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em A Alta Idade Média no Cinema. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em O Poder Feminino no Egito Antigo. (Carga horária: 18h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Seminário Paulo Freire, sempre!. (Carga horária: 8h). , Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ALERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Religiosidade Feminina no Período Colonial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, A. D. ; SOUZA, V. L. ; CAPILE, B. ; RIBERTI, L. J. ; PEREIRA, L. ; OTOYA, N. ; RUFINO, R. ; MARTELLO, A. ; VINICIUS, M. . IX Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, A. D. ; SOUZA, V. L. ; SOBRAL, M. ; THEOPHILO, G. ; DUTRA, D. . VIII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Colóquio internacional movimentos trânsitos e memórias.?A prosopografia como biografia coletiva: O perfil de mulheres ingressantes no Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda no século XVIII (1762-1800. 2019. (Simpósio).

Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da AnpuhRio: História e Parcerias. O patrimônio do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro séculos XVIII-XIX: A santa Riqueza por meio do sistema de dotes e doações das religiosas ( 1762 a 1800). 2018. (Congresso).

XI Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.O clero Secular e Regular no Rio de Janeiro Colonial e a atuação do bispo D. Fr. Antônio do Desterro Malheiros, como pastor no Convento da Ajuda. 2016. (Simpósio).

XVII Encontro de História da ANPUH-Rio entre o local e o global.A busca por clausura no Rio de Janeiro colonial: As religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro (1750-1800).. 2016. (Simpósio).

III Seminário Fluminense de Pós- Graduandos em História.A busca das religiosas pela autonomia dentro do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda(1756- c.). 2015. (Seminário).

Novos campos de pesquisa da história das instituições eclesiásticas e suas norrmatividades no Brasil (séculos XVI- XIX).A fundação do Convento da Ajuda no Rio de Janeiro colonial. 2015. (Seminário).

XI Jornada de Estudos Históricos Manoel Salgado Programa de Pós- Graduação em História Social.O Clero Segular e Recular no Rio de Janeiro Colonial e a atuação do Bispo D. Fr. Antonio do Desterro Malheiros, como pastor no Convento da Ajuda. 2015. (Simpósio).

9- Jornada Discente de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.O espaço de autonomia das religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda. 2014. (Simpósio).

Colóquio Internacional Religião e Religiosidade na Época Moderna. 2014. (Outra).

IX Semana de História Política. Política, Conflitos e Identidades na Modernidade. VI Seminário Nacional de História. Política, Cultura e Sociedade.A fundação do Convento da Ajuda na Capitania do Rio de Janeiro do Século XVIII.. 2014. (Simpósio).

XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas.Um Convento no Rio de Janeiro Colonial. 2014. (Simpósio).

II Encontro de História da UGF.O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda. 2013. (Encontro).

VIII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.Espaços e vivências religiosas na época moderna. 2013. (Outra).

XXVII Simpósio Nacional de História. Princípios que pautavam a carreira das freiras Clarissas e Concepcionistas do período moderno.. 2013. (Congresso).

XXVII Simpósio Nacional de História.Princípios que pautavam a carreira religiosa das freiras Clarissas e Concepcionistas do período moderno. 2013. (Simpósio).

I Encontro de História da Universidade Gama Filho.As constituições dos Conventos Femininos de Clarissas e Concepcionistas do Período Moderno. 2012. (Encontro).

XV Encontro Regional de História Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa. As constituições dos Coventos Femininos de Clarissas e Concepcionistas do período moderno. 2012. (Congresso).

III Seminário LEDDES: História, Discursos e Poderes:.Os estatutos do Convento de Nossa Senhora da conceição da Ajuda no Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

VIII Simpósio de História Estado, Poder e violência.Os estatutos do Convento de Nossa Senhora da conceição da Ajuda no Rio de Janeiro. 2011. (Simpósio).

As instituições culturais e a constituição da Identidade Nacional. 2010. (Outra).

II Seminário O arquivo Nacional e a história luso- Brasileira: arte a cultura na experiência colonial. 2010. (Seminário).

IV JORNADA DE OFICINAS DE HISTÓRIA.A VIDA RELIGIOSA FEMININA NO SÉCULO XVIII: O ENTENDIMENTO SOBRE A RELIGIOSIDADE SOLENE E NÃO PROFESSA E NÃO PROFESSA NA SOCIEDADE DO BRASIL COLONIAL. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.. 2010. (Oficina).

VI Encontro de pesquisa de Graduação em História.A VIDA RELIGIOSA FEMININA NO SÉCULO XVIII. NOVAS INTERPRETAÇÕES SOBRE A RELIGIOSIDADE SOLENE E NÃO SOLENE NA SOCIEDADE COLONIAL. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.. 2010. (Encontro).

VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UGF.A VIDA RELIGIOSA E O COTIDIANO DAS MULHERES DO CONVENTO DA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA AJUDA. PERFIL INSTITUCIONAL SÉCULO XVIII. 2010. (Outra).

Cartas Medievais: Reflexões sobre as relações de poder entre reis e Bispos. 2009. (Outra).

I seminário de Geopolítica e estratégia General Carlos de Meira Mattos. 2009. (Seminário).

Os Espaços e os Limites do Mito em Hesíodo. 2009. (Outra).

Reflexões sobre educação e espaços de saber no medievo. 2009. (Outra).

Técnicas e Métodos para o Ensino de África Antiga. 2009. (Outra).

A Alta Idade Média no Cinema. 2008. (Outra).

História da África antiga. 2008. (Outra).

O poder feminino no Egito Antigo. 2008. (Outra).

Seminário Paulo Freire. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rosalva Maria Gomes de Araujo

OLIVEIRA, A. D.; CLEMENTE, B. J. B.; PEREIRA, T. L.. Gênero Discursivo comentário de blog: Uma sequência didática para a produção de textos argumentativos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

SEDREZ, L. F.; SONKAJARVI, D. H. H.; SEIXLACK, D. A. G. C.;OLIVEIRA, A. D.. Seleção interna de PDSE. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sérgio Chahon

CHAHON, S.. A vida religiosa e o cotidiano das mulheres do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda (século XVIII). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Gama Filho.

Jacqueline Hermann

MARTINS, W.de S.; GONCALVES, M. A.;HERMANN, J.. O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro como instituição social e religiosa (1705-1762). 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jacqueline Hermann

MARTINS, W.de S.; GONCALVES, M. A.;HERMANN, J.. A busca da clausura no Rio de Janeiro colonial: as religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda no Rio de Janeiro (1750-1800). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jacqueline Hermann

MARTINS, W. S.; GONCALVES, M. A.;HERMANN, J.. O Convento de Nossa Senhora da Ajuda do Rio de Janeiro: os pedidos de fundação, a regra manuscrita e as formas de apropriação do Estatuto das Religiosas Concepcionistas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

MARTINS, W. S.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro como instituição social e religiosa. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

MARTINS, W. S.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. A busca por clausura no Rio de Janeiro colonial: as religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro (1750-1800). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.; MARTINS, W. S.. O convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro: os pedidos de fundação do convento, a regra manuscrita e as formas de apropriação do estatuto. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Mendes Gandelman

MARTINS, W.;GANDELMAN, L. M., Luciana Gandelman; GONCALVES, M. A.; HERMANN, J.; BORGES, C. M.. A busca pela clausura no Rio de Janeiro colonial: as religiosas do Convento de Nossa Senhora da Concei~ao da Ajuda no Rio de janeiro (1750 a 1808). 2020. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

William de Souza Martins

MARTINS, W. S.GONCALVES, M. A.HERMANN, J.. O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro como instituição social e religiosa. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

William de Souza Martins

MARTINS, W. S.GONCALVES, M. A.; GANDELMAN, L.;HERMANN, J.BORGES, C. M.. A busca pela clausura no Rio de Janeiro colonial. 2020. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

William de Souza Martins

MARTINS, W. S.GONCALVES, M. A.HERMANN, J.. A busca por clausura no Rio de Janeiro colonial: as religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro (1750-1800). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

William de Souza Martins

MARTINS, W. S.HERMANN, J.GONCALVES, M. A.. O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro: os pedidos de fundação do Convento, a regra manuscrita e as formas de apropriação do estatuto. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renata Rozental Sancovsky

A Vida Religiosa Feminina no Século XVIII - Entendimento sobre a Religiosidade Professa e Não Professa na Sociedade do Brasil Colonial; Uma Proposta para o Ensino de História; ; 2010; Orientação de outra natureza; (História - Licenciatura) - Universidade Gama Filho; Orientador: Renata Rozental Sancovsky;

William de Souza Martins

O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro como instituição social e religiosa; 2013; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: William de Souza Martins;

William de Souza Martins

A busca pela clausura no Rio de Janeiro colonial: As religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro (1750-1808); 2020; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: William de Souza Martins;

William de Souza Martins

A vida religiosa e o cotidiano do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda; Século XVIII; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Gama Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: William de Souza Martins;

Luciangela Mattos Galletti da Costa

AS INTERFACES DO MARKETING E DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA satisfação e fidelização de clientes: o caso da DHZ Musclemax; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário da Zona Oeste; Orientador: Luciangela Mattos Galletti da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, A. D. . As religiosas do Convento da Ajuda do Rio de Janeiro e a atuação administrativa do bispo D. Fr. Antônio do Desterro Malheiros na clausura. Revista Ars Histórica , v. 16, p. 248-266, 2018.

  • OLIVEIRA, A. D. . NOVIÇAS E FREIRAS: AS CANDIDATAS À PROFISSÃO RELIGIOSA, NO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA AJUDA DO RIO DE JANEIRO (1750 a 1757).. VEREDAS DA HISTÓRIA , v. 10, p. 63-93, 2017.

  • OLIVEIRA, A. D. . O recolhimento da ajuda do Rio de Janeiro (1678-1750). Revista Tempo Amazônico , v. 2, p. 127-141, 2015.

  • OLIVEIRA, A. D. . Um Convento no Rio de Janeiro Colonial. ARS HISTORICA , v. 1, p. 145-158, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, A. D. . A vida religiosa e o cotidiano das mulheres no Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda:Perfil Institucional.(1750 à 1808). 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2020

    A busca pela clausura no Rio de Janeiro colonial: As religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro (1750 a 1808)., Descrição: O recorte temporal buscou envolver a análise do nosso objeto em apenas cinquenta e oito anos. Os anos de 1750 a 1808 foram escolhidos por terem se tratado do ano de fundação do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda e do fim do encerramento do quinto volume dos assentos de petição do Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, detectando-se por volta de cento e cinco pedidos oficiais de noviciado, profissão religiosa, recolhimento ou saída por doenças. Optamos por encerrar nossa análise em 1808 por conta da chegada da família real ao Brasil, o que trouxe mudanças significativas à sociedade colonial. Dessa maneira, acreditamos que se pode compreender a atuação do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda no Rio de Janeiro e de seus envolvidos em época colonial a partir de fontes arroladas e de bibliografia especializada ao longo dos capítulos, observando a dinâmica interna da instituição, as suas prerrogativas espirituais e a sua inserção na vida social, política e econômica do Rio de Janeiro. Além disso, trazemos de forma evidente o perfil das religiosas da instituição, conhecendo um pouco mais daquele grupo, de seus pais e das redes de influência tecidas no meio da comunidade. A nossa pesquisa se torna pertinente ao meio acadêmico por buscar o entendimento da organização social e dos arranjos locais que instituíram o primeiro mosteiro feminino na localidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Dias de Oliveira - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    O Convento de Nossa Senhora da Conceição Da Ajuda do Rio de Janeiro como instituição social e religiosa (1705-1762), Descrição: O presente trabalho intitulado O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro como instituição social e religiosa (1705-1762) foi desenvolvido na dissertação de mestrado defendida em 2015. Tal pesquisa analisou algumas facetas referentes a uma instituição que se fez presente na capitania do Rio de Janeiro em época colonial. O Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda foi uma instituição religiosa feminina estabelecida legalmente na então capitania. A fim de obter informações acerca deste espaço, foi preciso recorrer ao perfil de mulheres que procuravam o estado religioso. Dessa forma, a saída honrosa para estas mulheres definitivamente seria a clausura. Sendo estabelecido o dito Convento em 1750. A partir de então, as postulantes assumiriam o estado de religiosas. As freiras da Santa Imaculada Conceição de Maria se deparariam com uma responsabilidade séria, pois teriam que cumprir todas as normas da constituição e não obstante, realizar todas as atividades não só espirituais como regulares. Num primeiro momento, estas adquiririam um papel diferenciado, pois assumiam sérias funções no qual consistiria na averiguação da ordem no convento, no ensino a noviças e no processo de seleção de candidatas ao estado monástico. Entretanto, tais designações proporcionaram a estas mulheres a segurança frente as suas funções, o que não excluiu a presença e força de um prelado ou religioso responsável pelo convento. Dando prosseguimento, o trabalho buscou reunir as informações destacadas acima para realizar o levantamento do perfil presente dentro deste estabelecimento religioso, confirmando a tese de que, para ser uma religiosa professa em época colonial, era necessário comprovar a origem de uma boa família, o que acarretaria num pagamento de um bom dote.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Dias de Oliveira - Integrante / William de Souza Martins - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    O Convento da Ajuda do Rio de Janeiro: Dimensões Institucionais (1750-1822), Descrição: Este foi meu subprojeto de pesquisa, que teve como coordenador o professor Dr. William de Souza Martins junto com o financiamento do Conselho Nacional de desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPQ) . A pesquisa iniciara-se como subprojeto de pesquisa com o título, "O CONVENTO DA AJUDA DO RIO DE JANEIRO: DIMENSÕES INSTITUCIONAIS (1750-1822)", na qual eu faço parte, estando evidentemente interligado com o projeto de pesquisa do professor coordenador e com mais dois subprojetos de pesquisa. Este subprojeto desenvolvido, buscar analisar o cotidiano das freiras concepcionista do convento da ajuda. Como estas apropriavam as regras que lhes eram impostas. Tendo ênfase no estudo do sociedade colonial e nas relações eclesiásticas. Foi sendo analisado fontes no arquivo da cúria do rio de janeiro durante todo o período de pesquisa, juntamente com debates historiográficos que auxiliaram na construção da pesquisa, tendo o auxilio do professor orientador. Os resultados foram demonstrados na jornada de iniciação científica e na defesa da monografia no ano de 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Dias de Oliveira - Integrante / William de Souza Martins - Coordenador / Renata Maia Cordeiro - Integrante / Elaine Dias de Abreu Gonzalez - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Bolsista de mestrado na UFRJ-PPGHIS, .

2010

Premio na VIII Jornada de Iniciação Científica da UGF, Universidade Gama Filho.

2009

Bolsista de iniciação científica, CNPq-Pibic.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Universitário. , Largo São Francisco de Paula, Centro, 20051070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22210034

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 15

Outras informações:
Bolsista de mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2009 - 2010

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fui bolsista de iniciação científica pela Universidade Gama Filho. Primeiramente possui o vínculo PIBIC/UGF. E após este vínculo passei para o PIBIC/CNPq. Realizando transcrição de fontes para a conclusão da monografia e consequentemente da pesquisa do projeto de pesquisa, realizando pesquisas no Arquivo da Cúria do Rio de Janeiro, catalogando e transcrevendo fontes, com o auxílio do professor orientador.

2008 - 2009

Colégio Humanitas

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuei como estagiária de licenciatura em história, nas turmas de ensino médio e fundamental. Auxiliando o professor regente e ministrando algumas aulas.

2017 - 2017

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Coordenadora do Polo ead, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Polo de apoio presencial., Carga horária: 20

Outras informações:
Atua como coordenadora do polo de apoio presencial da UNOPAR.