JOÃO BATISTA DOS SANTOS

Possui Graduação em Agronomia, pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Mestrado em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2001),Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2011), Pós-doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2016), onde desenvolveu várias pesquisas estudando o comportamento de culturas oleaginosas na área de salinidade. Atuação profissional: Durante o período de 2002 a 2004 foi pesquisador da EBDA vinculado a FAPEX (Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão), Durante o período de 2004 a 2005 exerceu a função de Técnico em Desenvolvimento Rural na EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), Durante o período de 2005 a 2007 exerceu o cargo comissionado de Subgerente de Pesquisa da EBDA, Gerência Regional de Barreiras-BA. Durante o período de 2008 a 2009 atuou como Engenheiro Agrônomo da EBDA, Durante o período de 2009 a 2010 foi professor da UNEB, campus de Barreiras-BA, onde lecionou as disciplinas Hidráulica Agrícola e Gênese, Morfologia e Física dos Solos do Curso de Agronomia. Durante o período de 2011 a 2012 foi consultor do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura) Durante o período de 2014 a 2015 foi consultor do IICA a disposição do PROCASE, onde atuou no território do médio sertão elaborando vários projetos de extensão rural na área de caprino e ovinocultura. Durante o período de maio de 2016 a abril de 2018 foi professor visitante da UAGRA/CCTA/UFCG, onde lecionou as disciplinas de Irrigação e Drenagem, Hidráulica Agrícola e Fertirrigação no curso de Agronomia, Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera, Seminários I e II no Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical (PPGHT) e Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais (PPGSA), ambos do CCTA/UFCG

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Agrícola

2007 - 2011

Universidade Federal de Campina Grande
Título: SALINIDADE DA ÁGUA NO SOLO E NO COMPORTAMENTO VEGETATIVO E PRODUTIVO DA MAMONEIRA, BRS ENERGIA
, Ano de obtenção: 2011. Carlos Alberto Vieira de Azevedo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Manejo de Solo e Água

1999 - 2001

Universidade Federal da Paraíba
Título: Estudo das relações nitrogênio:potássio e cálcio:magnésio na cultura do maracujazeiro amarelo, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Lourival ferreira Cavalcante
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural.

Graduação em Agronomia

1993 - 1999

Universidade Federal da Paraíba
Título: Produção e qualidade de mudas de maracujazeiro irrigadas com água salina
Orientador: Lourival Ferreira Cavalcante
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

2011 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias

Formação complementar

2014 - 2014

Formação de Inspetores para Certificação de Produtos Orgânicos. (Carga horária: 24h). , Bioagricert do Brasil LTDA, BIOAGRICERT, Brasil.

Organização de eventos

SANTOS, J. B. ; Costa, C. C. ; Sousa, V. F. O. ; Lopes, K. P. ; BOMFIM, M. P. . III Simpósio de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. 2017. (Outro).

Participação em eventos

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM PINHÃO-MANSO. 2011. (Congresso).

II SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO.II SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO. 2009. (Seminário).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA ENERGIA E RICINOQUÍMICA. 2008. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA ENERGIA E RICINOQUÍMICA.MINICURSO- FISIOLOGIA DO CRESCIMENTO E DA PRODUÇÃO DA MAMONEIRA. 2008. (Outra).

ENCONTRO DE LABORÁTORIOS DO PAQLF. 2007. (Encontro).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO. Avaliação da adubação nitrogenada e potássica na produção do algodoeiro no oeste da Bahia. Safra 2005/2006. 2007. (Congresso).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO. 2007. (Congresso).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO.MINICURSO- O USO DO ALGODÃO PARA FINS ENERGETICOS. 2007. (Outra).

V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO. 2005. (Congresso).

V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO.MINICURSO- NEMATOIDES DO ALGODOEIRO. 2005. (Outra).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO. 2003. (Congresso).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO.MINICURSO- MIP EM ÁREAS DE CERRADO, COM ÊNFASE NO CONTROLE DO BICUDO DO ALGODOEIRO. 2003. (Outra).

XIV FENAGRI. 2003. (Feira).

XIV FENAGRI.MINICURSO- INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ANÁLISES DE SOLOS. 2003. (Outra).

CURSO PRATICO SOBRE MANEJO DE ÁGUA DE IRRIGAÇÃO.CURSO PRATICO SOBRE MANEJO DE ÁGUA DE IRRIGAÇÃO. 2002. (Outra).

CURSO SOBRE A CULTURA DA MANGUEIRA.CURSO SOBRE A CULTURA DA MANGUEIRA. 2002. (Outra).

II CURSO DE INSERÇÃO DA EMBRAPA E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO DO ALGODÃO, SISAL E OLEAGINOSAS.II CURSO DE INSERÇÃO DA EMBRAPA E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO DO ALGODÃO, SISAL E OLEAGINOSAS. 2002. (Outra).

VI ENCONTRO DE PLANTIO DIRETO NO CERRADO.VI ENCONTRO DE PLANTIO DIRETO NO CERRADO. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: GUILHERME VELOSO DA SILVA

SOUTO, J. S.; Dantas, J. S.;SANTOS, J. B.. Crescimento e fenologia reprodutiva de Moringa oleifera Lam. submetida a diferentes doses de esterco bovino. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências florestais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: AMANDA DE LIRA FREITAS

SOUTO, J. S.;SANTOS, J. B.; Oliveira, F. T.. Influência da aplicação de esterco bovino nas propriedades químicas e microbiológicas do solo e, no estado nutricional da moringa. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências florestais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Érik Alves Bakke

SOUTO, J. S.; Souto, L. S.;SANTOS, J. B.. COMPOSIÇÃO QUÍMICA NUTRICIONAL DO MOGNO AFRICANO EM VÁRZEA ALEGRE (CE): MICRONUTRIENTES. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências florestais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Whenderson Thalmer de Medeiros Silva

SOUTO, J. S.; Souto, L. S.;SANTOS, J. B.. AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PLANTIOS DE MOGNO EM DIFERENTES IDADES NO SEMIÁRIDO CEARENSE. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências florestais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: CYNTHIA ARIELY ALVES DE SOUSA

Costa, C. C.; Dantas, J. S.;SANTOS, J. B.. Desenvolvimento inicial de malancieira sob estresse salino do solo e aplicações de bioestimulante. 2019. Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: FABRICIO RUFO LINS BONIFACIO

SOUTO, J. S.; Pereira, W. F.;SANTOS, J. B.. ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DE TIJOLOS NA CERÂMICA PRODUTO BOM, EM PILÕES/PB. 2019. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Thiago Alves Pimenta

Nobre, R. G.; SOUZA, L. P.; SOUSA, A. dos S.;SANTOS, J. B.. Morfofisiologia de porta - enxertos de cajueiro irrigados com águas de distintas salinidades. 2018. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Edinete Nunes De Melo

Nobre, R. G.SANTOS, J. B.Lima, G.S.. Crescimento e qualidade de porta-enxerto de aceroleira irrigadas com água salinas e adubação nitrogenada. 2018. Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Luana Lucas de Sá Almeida Veloso

Nobre, R. G.SANTOS, J. B.; SOUSA, A. dos S.. Produção de mudas de gravioleira irrigadas com águas de distintas salinidades e doses de nitrogênio. 2017 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Erbia Bressia Gonçalves Araújo

Nobre, R. G.SANTOS, J. B.; SOUSA, A. dos S.. Produção de porta-enxertos de cajueiro anão precoce com águas salinizadas e doses de matéria orgânica. 2017 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisco Alves da Silva

Marcos Eric Barbosa Brito;SANTOS, J. B.Nobre, R. G.; Dantas, J. S.; Fernandes, P. D.. Ecofisiologia da limeira ácida Tahiti enxertada em híbridos de citros sob lâminas de irrigação. 2017 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Luciana Rocha Lima

Queiroz, M. M. F.;SANTOS, J. B.; Pereira Júnior, E. B.. Qualidade da água utilizada nas escolas e creches do município de Aparecida, sertão Paraibano. 2017 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Edneusa de Assis Pereira

Araújo, A. S.; Queiroz, M. M. F.; Silva, E. V.;SANTOS, J. B.. Efeito da qualidade de água e das práticas de preparação na segurança dos alimentos fornecidos em escolas municipais no semiárido paraibano.. 2017 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Valéria Fernandes de Oliveira Sousa

Costa, C. C.;SANTOS, J. B.; BOMFIM, M. P.;CAVALCANTE, L. F. Comportamento vegetativo, fisiológico e produtivo da cultura do meloeiro sob salinidade. 2017 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Camilo de Lelis de Sousa Almeida

BOMFIM, M. P.;SANTOS, J. B.; SÃO JOSÉ, A. R.. Uso de Trichoderma spp. na emergência de plântulas de gravioleira e produção de mudas em diferentes substratos e ambientes. 2017. Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Juliara dos Santos Silva

Costa, C. C.; BOMFIM, M. P.;SANTOS, J. B.; SÃO JOSÉ, A. R.. Qualidade pós-colheita de pimentão vermelho "Melina" sob cobertura de solo, adubação orgânica e mineral. 2017. Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: José Raimundo de Sousa Júnior

Lima, V. L. A.;LIMA, G. S.SANTOS, J. B.; MARACAJÀ, P. B.. Morfofisiologia e produção do girassol irrigado com água de diferentes naturezas catiônica e adubação nitrogenada. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Rômulo Carantino Lucena Moreira

Marcos Eric Barbosa Brito;Nobre, R. G.SANTOS, J. B.. Tolerância de mudas de lima ácida Tahiti em distintos porta-enxertos à salinidade da água. 2016 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: José Júnior de Araújo Sarmento

Costa, C. C.;SANTOS, J. B.. Produtividade da alface sob diferentes fontes de adubação orgânica. 2016 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Jônatas Raulino Marque de Sousa

GHEYI, Hans Raj; Marcos Eric Barbosa Brito;SANTOS, J. B.; Silva, F. V.. Crescimento, fisiologia e componentes de produção de citros sob águas salinazadas e adubação nitrogenada. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ranyfábio Cavalcante de Macedo

Silva, M. N. B.;SANTOS, J. B.; Aquino, F. A.. Análise de sustentabilidade em agroecosistema de base familiar agroecológica no território da Borborema. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Navilta Veras do Nascimento

Lima, V. L. A.;SANTOS, J. B.; Andrade, L. O.. Efeito residual da adubação orgânica no crescimento do girassol. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Rummenigge de Macêdo Rodrígues

CAVALCANTE, L. FSANTOS, J. B.; Dantas, T. A. G.. Comportamento vegetativo do nim em solo salino-sódico tratado com insumos orgânicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Evandro Manoel da Silva

GHEYI, H. R.Nobre, R. G.Lima, G.S.Azevedo, C. A. V.; Soares, L.A.A.;SANTOS, J. B.. Cultivo de aceroleira irrigada com águas salinas sob combinações de adubação nitrogenada e potássica. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Leandro de Pádua Souza

GHEYI, H. R.Nobre, R. G.; Lima, V. L. A.; Soares, L.A.A.;Lima, G.S.SANTOS, J. B.. Tolerância ao estresse salino de clones de cajueiro na fase de mudas. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Elysson Marcks Gonçalves Andrade

Lima, V. L. A.;Lima, G.S.; Santos, J. S.; Soares, L.A.A.;Azevedo, C. A. V.SANTOS, J. B.. Águas salinas e aplicação foliar de peróxido de hidrogênio em maracujazeiro amarelo. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: JOSÉ ALBERTO CALADO WANDERLEY

AZEVEDO, C. A. V.; Marcos Eric Barbosa Brito; PEREIRA, J. R.; MONTEIRO, A. F.;LIMA, G. S.SANTOS, J. B.. Ecofisiologia do maracujazeiro amarelo sob estresses abióticos e atenuantes. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Doroteu Honório Guedes Filho

GHEYI, Hans RajSANTOS, J. B.; Soares, F. A. L.;CAVALCANTE, L. F; Chaves, L. H. G.. Irrigação com água salina e adubação nitrogenada na cultura do girassol. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Alan Nunes Alves

GHEYI, Hans Raj; Soares, F. A. L.;CAVALCANTE, L. FNobre, R. G.; Uyeda, C. A.;SANTOS, J. B.. Salinidade da água de irrigação e adubação nitrogenada no crescimento e produção da mamoneira BRS energia. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Kaline Dantas Travassos

GHEYI, Hans Raj; Soares, F. A. L.;SANTOS, J. B.Azevedo, C. A. V.; Uyeda, C. A.; Lima, V. L. A.. Biometria e produção de cultivares de girassol irrigadas com águas de diferentes salinidades. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Geovani Soares de Lima

GHEYI, Hans RajNobre, R. G.Azevedo, C. A. V.; LIMA, R. L. S;SANTOS, J. B.; Lima, V. L. A.. Salinidade e natureza catiônica da água de irrigação sobre a morfofisiologia e produção da mamoneira. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Cruz Ramón Marenco Centeno

Azevedo, C. A. V.GHEYI, Hans Raj; Soares, F. A. L.;SANTOS, J. B.CAVALCANTE, L. F; Neto, J. D.. Crescimento e componentes de produção do girassol irrigado com água salina e adubação nitrogenada. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Arliston Pereira Leite

SOUTO, J. S.; Pereira, W. F.;SANTOS, J. B.; Souto, P. C.. Nutrient availability in two species of the genus Khaya in the semiarid Cearense. 2020. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Evandro Manoel da Silva

GHEYI, H. R.Nobre, R. G.Lima, G.S.SANTOS, J. B.; AZEVEDO, C. A. V.. Cultivo de aceroleira irrigada com águas salinizadas sob adubação nitrogenada e potássica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Elysson Marcks Gonçalves Andrade

Lima, V. L. A.;Lima, G.S.Azevedo, C. A. V.; Santos, J. S.; Soares, L.A.A.;SANTOS, J. B.. Aplicação exógena de peróxido de hidrogênio no maracujazeiro amarelo irrigado com águas salinas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Cruz Ramón Marenco Centeno

Azevedo, C. A. V.GHEYI, Hans RajSANTOS, J. B.CAVALCANTE, L. F; Neto, J. D.. Crescimento e componentes de produção do girassol irrigado com água salinizada e adubação nitrogenada. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Doroteu Honório Guedes Filho

GHEYI, Hans RajSANTOS, J. B.; Soares, F. A. L.;CAVALCANTE, L. F. Irrigação com água salina e adubação nitrogenada na cultura do girassol. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Thiago Alves Pimenta

Nobre, R. G.; SOUZA, L. P.; SOUSA, A. dos S.;SANTOS, J. B.. Morfofisiologia de porta-enxertos de cajueiro irrigados com águas de distintas salinidades. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Lucia Tiburtino Leite

Almeida, F. A.; Pereira, F. F.;SANTOS, J. B.; Souto, L. S.. Toxicidade de vinhaça sobre Pratylenchus brachyurus na soja. 2017 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Edneusa de Assis Pereira

Araújo, A. S.; Queiroz, M. M. F.;SANTOS, J. B.. Qualidade da água na produção dos alimentos ofertados as escolas municipais no semiárido via PNAE. 2017 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Tatiana de Fátima Cunha de Oliveira Nogueira

Queiroz, M. M. F.; Souto, L. S.;SANTOS, J. B.. A participação das instituições financeiras públicas na transformação da agroindústria de subsistência na Paraíba: Rentabilidade e competitividade para o mercado de consumo. 2017 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Geroncio Sucupira Junior

Queiroz, M. M. F.; FERREIRA, A. C.;SANTOS, J. B.; Pereira Júnior, E. B.. Cultivo de sorgo forrageiro sob diferentes fontes de água residuária. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Wandra Laurentino da Silva

Nobre, R. G.SANTOS, J. B.. Produção de mudas de gravioleira irrigadas com águas salinizadas e adubação potássica. 2016 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Guilerme Sá Abrantes de Sena

Nobre, R. G.; SOUSA, A. dos S.;SANTOS, J. B.. Nitrogênio como atenuante dos efeitos salinos da água utilizada na produção de porta-enxerto de goiabeira. 2016 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Rômulo Carentino Lucena Moreira

Marcos Eric Barbosa Brito;Nobre, R. G.SANTOS, J. B.. Tolerâancia de mudas de limão Tahiti em distintos porta-enxertos à salinidade da água. 2016 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Francisco Alves da Silva

Marcos Eric Barbosa Brito;Nobre, R. G.SANTOS, J. B.. Ecofisiologia da Limeira ácida Tahiti em híbridos de citros sob lâminas de irrigação. 2016 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Gilvan de Oliveira Pordeus

Marcos Eric Barbosa Brito;SANTOS, J. B.Nobre, R. G.; Costa, F. B.. Ecofisiologia de coqueiro anão sob turnos de rega e cobertura de solo. 2016 - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Jaílson Medeiros da Silva

SOUTO, J. S.;SANTOS, J. B.; Leite, A. P.. Uso de técnicas nucleadoras na restauração de área degradada no Núcleo de Desertificação do Seridó. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Dayara Duarte Dantas

SANTOS, J. B.; SILVA, L. A.; MESQUITA, Evandro Franklin de; ONIAS, E. A.. Crescimento, produção e qualidade pós colheita de variedades de melancia em função da salinidade do solo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ilana Thaynan Saldanha Cavalcante

Nobre, R. G.; Veloso, L. L. S.; Silva, E. M;SANTOS, J. B.. Crescimento de mudas de gravioleira irrigada com água de diferentes salinidades sob adubação nitrogenada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Tibério Henrique Santos

SOUSA, A. dos S.;SANTOS, J. B.; Silva, G. V.. Crescimento do feijão-caupi sob interferência de plantas daninhas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Angélica Freitas Pereira

Silva, A. S.; Silva, H. S.;SANTOS, J. B.. Secagem solar de tomate: processo cinético de secagem e efeito de pré-tratamento e suas características físico-químicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Adrielly Rodrigues de Sales

Queiroz, M. M. F.;SANTOS, J. B.; Oliveira, M. A. B.. Avaliação da eficiência do Sistema de drenagem urbana: Estudo de caso, Sousa-PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Erllan Tavares Costa Leitão

SANTOS, J. B.; Dantas, J. S.; OLIVEIRA, C. J. A.. Eficiência fotoquímica do maracujazeiro amarelo sob lâminas de irrigação e consórcio com feijão caupi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Jutahy Jorge Elias

Nobre, R. G.; SOUZA, L. P.;SANTOS, J. B.. Morfologia de porta-enxerto de cajueiro anão-precoce irrigado com águas salinizadas e adubação orgânica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Ulisses Cardoso Dourado Guimarães

Queiroz, M. M. F.;SANTOS, J. B.; Oliveira, M. A. B.. Proposta do sistema de drenagem urbana para o bairro centro 1 da cidade de Irecê - BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Genilson Lima Diniz

Costa, C. C.; BOMFIM, M. P.; Lopes, K. P.;SANTOS, J. B.. Produção de mudas de cultivares de melancia sob estresse salino e espécies de Trichoderma spp. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: ROBSON FELIPE DE LIMA

SANTOS, J. B.; Wanderley, J. A. C.; MESQUITA, Evandro Franklin de. Produtividade e características de fibras do algodoeiro sob deficit hídrico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Mailson Araújo Cordão

Marcos Eric Barbosa Brito;SANTOS, J. B.. Trocas gasosas, crescimento e produção do algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico nas fases fenológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Tarso Moreno Alves de Souza

Souto, L. S.; Dantas, J. S.;SANTOS, J. B.. Cultivo do feijão-caupi sob cobertura morta e água disponível no solo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Jackson Silva Nóbrega

Lopes, K. P.;SANTOS, J. B.; SOUSA, A. dos S.; Cavalcanti, J. A.. Qualidade de sementes de gergelim produzidos em diferentes níveis salinos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Diego Azevedo Xavier

Azevedo, C. A. V.; FARIAS, S. A. R.;SANTOS, J. B.. Crescimento do Algodoeiro, BRS Topázio, irrigado com água salina e submetido a adubação nitrogenada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Alan Jorge Silva dos Santos

SANTOS, J. B.. Efeito de 1-metilciclopropeno e etileno na qualidade de frutos de banana 'Prata-Anã'. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luiz Cláudio Andrade da Silva

SANTOS, J. B.. Avaliação da flogopita da Bahia como fonte alternativa de potássio na cultura da soja em latossolo vermelho amarelo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Alexandre Rocha de Carvalho

SANTOS, J. B.. Doses de adubação nitrogenada parcela em algodoeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luis Carlos Francisco dos Santos

CAVALCANTE, L. F; QUEIROZ, S. B.;SANTOS, J. B.. Desenvolvimento do quiabeiro sobre fontes e doses de matéria orgânica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Orientou

Valéria Fernandes de Oliveira Sousa

Comportamento vegetativo, fisiológico e produtivo da cultura do meloeiro sob salinidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande,; Coorientador: João Batista dos Santos;

Francisco Alves da Silva

Ecofisiologia da limeira ácida Tahiti enxertada em híbridos de citros sob lâminas de irrigação; 2017; Dissertação (Mestrado em Horticultura Tropical) - Universidade Federal de Campina Grande,; Coorientador: João Batista dos Santos;

Maria Dayara Duarte Dantas

Crescimento, produção e qualidade pós colheita de variedades de melancia em função da salinidade do solo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: João Batista dos Santos;

ROBSON FELIPE DE LIMA

Produtividade e características de fibras do algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: João Batista dos Santos;

Erlllan Tavares da Costa

Eficiência fotoquímica do maracujazeiro amarelo sob lâminas de irrigação e consórcio com feijão caupi; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: João Batista dos Santos;

Jackson Silva Nóbrega

Qualidade de Sementes de gergelim produzidas em diferentes níveis salinos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: João Batista dos Santos;

Arthur Vinicius Dimas dos Santos

Biometria e produção da cultura do gergelim sob salinidade do solo e adubação nitrogenada; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Batista dos Santos;

CASSIANO NOGUEIRA DE LACERDA

A Monitoria no CCTA 2017 - Monitoria na disciplina Irrigação e Drenagem; Período 2017; 1; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Batista dos Santos;

Higínio Luan Oliveira da Silva

A Monitoria no CCTA 2017 - Monitoria na disciplina Hidráulica Agrícola; Período 2017; 1; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: João Batista dos Santos;

Higínio Luan Oliveira da Silva

A monitoria no CCTA - 2017; Monitoria na disciplina Hidráulica Agrícola; Período 2017; 2; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: João Batista dos Santos;

CASSIANO NOGUEIRA DE LACERDA

A Monitoria no CCTA 2017 - Monitoria na disciplina Irrigação e Drenagem; Período 2017; 2; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Batista dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SILVA, MANASSÉS MESQUITA DA ; SANTOS JÚNIOR, JOSÉ AMILTON ; MELO FILHO, MARCELO SCHULER DE ; SILVA, ÊNIO FARIAS DE FRANÇA E ; SANTOS, JOÃO BATISTA DOS . UNIFORMIDADE DA IRRIGAÃ?Ã?O POR ASPERSÃ?O EM FUNÃ?Ã?O DA ALTURA DO DOSSEL DA CANA-DE-AÃ?Ã?CAR. IRRIGA , v. 26, p. 195-209, 2021.

  • Silva, G. V. ; SOUTO, J. S. ; Souto, P. C. ; SANTOS, J. B. ; Santos, A. S. ; BULHOÊS, L. E. L. ; RIBEIRO, J. K. N. ; Santos, J. P. O. . Identificação de visitantes florais em plantio de moringa. Revista Brasileira de Meio Ambiente , v. 8, p. 314-323, 2020.

  • Sousa, V. F. O. ; Costa, C. C. ; DINIZ, GENILSON LIMA ; SANTOS, J. B. ; BOMFIM, M. P. ; Lopes, K. P. . Growth and gas changes of melon seedlings submitted to water salinity. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 23, p. 90-96, 2019.

  • Silva, G. V. ; SANTOS, J. B. ; Santos, A. S. ; Santos, J. P. O. . Perfil socioeconômico de cortadores de cana-de-açúcar no município de Juripiranga (Paraíba ? Brasil). Meio Ambiente (Brasil) , v. 1, p. 009-017, 2019.

  • Silva, G. V. ; SOUTO, J. S. ; SANTOS, J. B. . Cultivo de moringa: importância nutricional, uso e aplicações. Meio Ambiente (Brasil) , v. 1, p. 23-32, 2019.

  • LIMA, GEOVANI SOARES DE ; NOBRE, REGINALDO GOMES ; SOARES, LAURIANE ALMEIDA DOS ANJOS ; SANTOS, J. B. . CELL DAMAGE, WATER STATUS AND GAS EXCHANGES IN CASTOR BEAN AS AFFECTED BY CATIONIC COMPOSITION OF WATER. Revista Caatinga , v. 32, p. 482-492, 2019.

  • Bezerra, I. L. ; GHEYI, H. R. ; Nobre, R. G. ; Lima, G.S. ; SANTOS, J. B. ; Fernandes, P. D. . Interaction between soil salinity and nitrogen on growth and gaseous exchanges in guava. Revista Ambiente e Agua , v. 13, p. 2130-2143, 2018.

  • Nobrega, J. S. ; Lopes, K. P. ; SANTOS, J. B. ; Paiva, F. J. S. ; Silva, J. G. ; SANTOS, J. B. . Quality of sesame seeds produced under soil salinity levels. PESQUISA AGROPECUÁRIA TROPICAL (IMPRESSO) , v. 48, p. 280-286, 2018.

  • SOUSA, VALÉRIA FERNANDES DE OLIVEIRA ; COSTA, CACIANA CAVALCANTI ; DINIZ, GENILSON LIMA ; SANTOS, JOÃO BATISTA DOS ; BOMFIM, MARINÊS PEREIRA . Physiological behavior of melon cultivars submitted to soil salinity1. PESQUISA AGROPECUÁRIA TROPICAL (IMPRESSO) , v. 48, p. 271-279, 2018.

  • SOUSA, VALÉRIA FENANDES DE OLIVEIRA ; DIMAS, ARTHUR VINICIUS ; SANTOS, JOÃO BATISTA DOS ; COSTA, CACIANA CAVALCANTI ; RODRIGUES, MARÍLIA HORTÊNCIA BATISTA SILVA ; SAMPAIO, ERIK GOMES . Phytomass and Components of Sesame Grown in Different Soil Salinity Levels and Nitrogen Fertilization. Journal of Experimental Agriculture International , v. 26, p. 1-10, 2018.

  • VELOSO, LUANA LUCAS DE SÁ ALMEIDA ; NOBRE, REGINALDO GOMES ; SOUZA, CRISTIANE MILENNE ALVES DE ; FATIMA, REYNALDO TEODORO DE ; SOUZA, LEANDRO PÁDUA DE ; ELIAS, JUTAHY JORGE ; AZEVÊDO, FELIPE LUÊNIO DE ; SANTOS, JOÃO BATISTA DOS . Morphophysiology of guava cv. Paluma with water of different salt concentrations and proline doses. SEMINA. CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ONLINE) , v. 39, p. 1877-1886, 2018.

  • Soares, L.A.A. ; SANTOS, J. B. ; HANS, RAJ GHEYI ; Nobre, R. G. ; Silva, S. S. ; DIAS, ADAAN SUDARIO ; SOUZA, L. P. . Growth and physical characterization of fruits of bell pepper (Capsicum annuum L.) cv. ?All Big? subjected to saline stress and exogenous application of proline. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE) , v. 12, p. 1528-1535, 2018.

  • DIAS, ADAAN SUDARIO ; LIMA, GEOVANI SOARES DE ; GHEYI, HANS RAJ ; NOBRE, REGINALDO GOMES ; SANTOS, JOÃO BATISTA DOS . EMERGENCE, GROWTH AND PRODUCTION OF SESAME UNDER SALT STRESS AND PROPORTIONS OF NITRATE AND AMMONIUM. Revista Caatinga , v. 30, p. 458-467, 2017.

  • DIAS, ADAAN SUDARIO ; LIMA, GEOVANI SOARES DE ; SOARES, LAURIANE ALMEIDA DOS ANJOS ; GHEYI, HANS RAJ ; NOBRE, REGINALDO GOMES ; SANTOS, JOÃO BATISTA DOS ; SÁ, FRANCISCO VANIES DA SILVA . Physiological indices and production of sesame under salt stress and nitrate/ammonium proportions. Bioscience Journal , v. 33, p. 610-620, 2017.

  • JÚNIOR, JOSÉ RAIMUNDO DE SOUSA ; LIMA, GEOVANI SOARES DE ; LIMA, VERA LÚCIA ANTUNES DE ; SANTOS, J. B. ; SOUSA, JÔNATAS RAULINO MARQUES DE ; FURTADO, GUILHERME DE FREITAS . Gas exchange and production of sunflower (Helianthus annuus L.) irrigated with water of different salinity, cationic nature and nitrogen doses. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE) , v. 11, p. 300-307, 2017.

  • LIMA, GEOVANI SOARES DE ; SANTOS, J. B. ; ANJOS SOARES, LAURIANE ALMEIDA DOS ; NOBRE, REGINALDO GOMES ; PEREIRA, RENNAN FERNANDES . Irrigação com águas salinas e aplicação de prolina foliar em cultivo de pimentão -All Big?. COMUNICATA SCIENTIAE , v. 7, p. 513-522, 2017.

  • SANTOS, J. B. ; Centeno, C. R. M. ; Azevedo, C. A. V. ; GHEYI, H. R. . CRECIMIENTO DEL GIRASOL (Helianthus annuus L.) EN FUNCIÓN DE LA SALINIDAD DEL AGUA DE RIEGO CON FERTILIZACIÓN NITROGENADA. AGROCIENCIA , v. 51, p. 649-660, 2017.

  • Lima, G.S. ; OLIVEIRA, L. D. ; GHEYI, H. R. ; Soares, L.A.A. ; LACERDA, C. F. ; SANTOS, J. B. ; ARAUJO, B. M. . Cultivation of colored cotton irrigated with saline water under potassium and nitrate/ammonium fertilization. African Journal of Agricultural Research , v. 11, p. 32-39, 2016.

  • SOUTO, A. G. L. ; CAVALCANTE, L. F ; LIMA NETO, A. J. ; MESQUITA, F. O. ; SANTOS, J. B. . Biometria em plantas de noni sob irrigação com águas salinas e lixiviação dos sais do solo. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online) , v. 47, p. 316-324, 2016.

  • SANTOS, J. B. ; CENTENO, C. R. M. ; AZEVEDO, C. A. V. ; GHEYI, H. R. ; LIMA, G. S. ; CAVALCANTE, L. F. . Production of sunflower under saline water irrigation and nitrogen fertilization. AFRICAN JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH , v. 11, p. 1486-1493, 2016.

  • LIMA, GEOVANI SOARES DE ; GHEYI, HANS RAJ ; NOBRE, REGINALDO GOMES ; XAVIER, DIEGO AZEVEDO ; SOARES, LAURIANE ALMEIDA DOS ANJOS ; CAVALCANTE, LOURIVAL FERREIRA ; SANTOS, JOÃO BATISTA DOS . Emergence, growth, and flowering of castor beans as a function of the cationic composition of irrigation water. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 37, p. 651, 2016.

  • DOS SANTOS, JOÃO BATISTA ; GHEYI, HANS RAJ ; DE LIMA, GEOVANI SOARES ; XAVIER, DIEGO AZEVEDO ; CAVALCANTE, LOURIVAL FERREIRA ; MARENCO CENTENO, CRUZ RAMÓN . Morfofisiologia e produção do algodoeiro herbáceo irrigado com águas salinas eadubado com nitrogênio. Comunicata Scientiae (Online) , v. 7, p. 86, 2016.

  • SANTOS, J. B. ; Guedes Filho, D. H ; GHEYI, H. R. ; LIMA, G. S. ; CAVALCANTE, L. F. . IRRIGATION WITH SALINE WATER AND NITROGEN IN PRODUCTION COMPONENTS AND YIELD OF SUNFLOWER. Revista Caatinga , v. 29, p. 935-944, 2016.

  • FRANCISCO, VANIES DA SILVA SÁ ; GEOVANI, SOARES DE LIMA ; JOÃO, BATISTA DOS SANTOS ; HANS, RAJ GHEYI ; LAURIANE, ALMEIDA DOS ANJOS SOARES ; LOURIVAL, FERREIRA CAVALCANTE ; EMANOELA, PEREIRA DE PAIVA ; LEANDRO, DE PÁDUA SOUZA . Growth and physiological aspects of bell pepper (Capsicum annuum) under saline stress and exogenous application of proline. African Journal of Biotechnology , v. 15, p. 1970-1976, 2016.

  • SANTOS, J. B. ; BRITO, KLEBSON SANTOS ; XAVIER, DIEGO AZEVEDO ; LIMA, GEOVANI SOARES DE ; CENTENO, CRUZ RAMÓN MARENCO . Effects of water salinity and nitrogen fertilization on the growth and yield of -BRS Gabriela? castor beans. SEMINA. CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ONLINE) , v. 37, p. 2911, 2016.

  • GUEDES FILHO, D. H. ; SANTOS, J. B. ; GHEYI, H. R. ; CAVALCANTE, L. F. ; SANTOS JUNIOR, J. A. . Componentes de produção e rendimento do girassol sob irrigação com águas salinas e adubação nitrogenada. Irriga , v. 20, p. 514-527, 2015.

  • DE OLIVEIRA FREIRE, JOSÉ LUCÍNIO ; FERREIRA CAVALCANTE, LOURIVAL ; REBEQUI, ALEX MATHEUS ; DIAS, THIAGO JARDELINO ; DA SILVA BREHM, MÍRIAM ALICE ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA . Physical characteristics of fruit of yellow passion fruit produced in soil with bio-fertilizer, mulching and saline water. Idesia , v. 32, p. 71-78, 2014.

  • DE OLIVEIRA FREIRE, JOSÉ LUCÍNIO ; FERREIRA CAVALCANTE, LOURIVAL ; MATHEUS REBEQUI, ALEX ; DIAS, THIAGO JARDELINO ; DA SILVA BREHM, MÍRIAM ALICE ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA . Quality of yellow passion fruit juice with cultivation using different organic sources and saline water. Idesia , v. 32, p. 79-87, 2014.

  • CENTENO, C. R. M. ; SANTOS, J. B. ; XAVIER, D. A. ; AZEVEDO, C. A. V. ; GHEYI, Hans Raj . Componentes de produção do girassol Embrapa 122-V2000 sob salinidade da água e adubação nitrogenada. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 18, p. s39-s45, 2014.

  • GUEDES FILHO, DOROTEU HONÓRIO ; SANTOS, JOÃO BATISTA DOS ; GHEYI, HANS RAJ ; CAVALCANTE, LOURIVALFERREIRA ; FARIAS, HÉLIO LEODELGARIO DE . Biometria do girassol em função da salinidade da água de irrigação e adubação nitrogenada. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada , v. 7, p. 277-289, 2013.

  • SANTOS, J. B. ; CAVALCANTE, L. F. ; SANTOS, DELFRAN. B ; AZEVEDO, Carlos Alberto Vieira de ; REBEQUI, A. M. ; CAVALCANTE, Italo H Lucena . Comportamento morfofisiológico da mamoneira BRS Energia submetida à irrigação com água salina. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 17, p. 145-152, 2013.

  • Nascimento, N. V. ; Lima, V. L. A. ; Farias, M. S. S. ; Suassuna, J. F. ; SANTOS, J. B. . Efeito residual da adubação orgânica no crescimento do girassol. REVISTA VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL , v. 4, p. 4-12, 2013.

  • CENTENO, C. R. M. ; AZEVEDO, C. A. V. ; SANTOS, Delfran Batista dos ; LIRA, Vanda Maria de ; SANTOS, J. B. . EVAPOTRANSPIRATION ESTIMATE OF CASTOR BEAN (Ricinus communis L.) cv. BRS ENERGÍA IRRIGATED WITH DIFFERENT SALINE WATER LEVELS. Agrociencia (Montecillo) , v. 46, p. 321-331, 2012.

  • CENTENO, C. R. M. ; AZEVEDO, C. A. V. ; SANTOS, Delfran Batista dos ; LIRA, Vanda Maria de ; SANTOS, J. B. . DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CULTIVO DA MAMONA BRS ENERGIA IRRIGADA COM ÁGUA SALINA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 7, p. 147-153-153, 2012.

  • Centeno, C. R. M. ; SANTOS, J. B. ; Azevedo, C. A. V. ; Lima, V. M. ; Santos, D. B. . Tolerância da mamona BRS Energia a diferentes níveis de água salina. Enciclopédia biosfera , v. 06, p. 01-08, 2010.

  • MATOS, P. S. ; COIMBRA, J. L. ; SANTOS, F. S. ; SANTOS, J. B. . Ocorrência de fitonematóides em plantios de algodão no oeste da Bahia. REVISTA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA TERRA , v. 10, p. 29-38, 2010.

  • BECKMANN-CAVALCANTE ; SANTOS, J. B. ; Cavalcante, I. H.L. ; CAVALCANTE, L. F . GROWTH AND WATER CONSUMPTION OF TWO BEAN SPECIES UNDER IRRIGATION WITH SALINE WATER. Scientia Agrícola (USP. Impresso) , v. 9, p. 349-355, 2008.

  • CAVALCANTE, L. F. ; SANTOS, J. B. ; CLODOALDO JÚNIOR OLIVEIRA, SANTOS ; FEITOSA FILHO, José Crispiniano ; LIMA, Ely Martins de ; CAVALCANTE, ITALO HEBERT LUCENA . Germinação de sementes e crescimento inicial de maracujazeiros irrigados com água salina em diferentes volumes de substrato. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 24, p. 748-751, 2002.

  • SILVA, A. P. ; SANTOS, J. B. ; CAVALCANTE, L. F . Crescimento vegetativo do quiabeiro em função da salinidade da água de irrigação. Revista Irriga , v. 6, p. 81-90, 2001.

  • SANTOS, J. B. ; CAVALCANTE, L. F ; Santos, C. J. O. ; FEITOSA FILHO, J. C. . Desenvolvimento vegetativo do maracujazeiro amarelo em função das relações nitrogênio:potássio e cálcio: magnésio aplicadas ao solo. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , v. 23, p. 01-11, 2001.

  • SANTOS, J. B. ; CAVALCANTE, L. F ; Cavalcante, I. H.L. . Caracterização físico-química de frutos de maracujazeiro produzidos em função das relações nitrogênio:potássio e cálcio:magnésio aplicadas ao solo. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , v. 23, p. 20-31, 2001.

  • CAVALCANTE, L. F ; Santos, C. J. O. ; SANTOS, J. B. ; Lima, E. M. . Desenvolvimento vegetativo e produtivo do maracujazeiro amarelo em solo tratado com calcário, gesso agrícola, potássio e irrigado com água salina. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , v. 23, p. 63-73, 2001.

  • CAVALCANTE, L. F ; Cavalcante, I. H.L. ; SANTOS, J. B. ; Lima, E. M. . Solo e meio ambiente nas áreas irrigadas. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , v. 8, p. 1-40, 2001.

  • CAVALCANTE, L. F ; SANTOS, J. B. . Salinidade do solo em função da qualidade da água para irrigação e da proteção das covas de maracujazeiro amarelo contra as perdas hídricas do solo. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , v. 22, p. 25-38, 2000.

  • CAVALCANTE, L. F. ; VIEIRA, José Evânio ; SANTOS, Clodoaldo Júnior Oliveira ; SANTOS, J. B. . Comportamento de plantas de feijão guandu num solo afetado por sais sob diferentes níveis de compactação. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , Areia, v. 21, p. 11-19, 1999.

  • CAVALCANTE, L. F. ; BRASILEIRO, Alan A ; SILVA, Damião A da ; ALVES, Gibran da Silva ; CAVALCANTE, Italo H Lucena ; LIMA, Ely Martins de ; SANTOS, Clodolaldo Júnior Oliveira ; SANTOS, J. B. . Efeitos de fontes e níveis de matéria orgânica no crescimento inicial da ateira. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , Areia, v. 21, p. 20-32, 1999.

  • CAVALCANTE, L. F. ; LIMA, Ely Martins de ; MESQUITA, Evandro Franklin de ; ARAÚJO, Damião Costa ; SILVA, Melchior N B ; SANTOS, J. B. ; SANTOS, Clodoaldo Júnior O ; ANDRADE, Raimundo ; QUIRÓS, Maria Socorro de . Economia da água na cultura do maracujazeiro amarelo. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , Areia, v. 4, n.único, p. 1-13, 1998.

  • CAVALCANTE, L. F. ; LIMA, Ana Paula A ; SANTOS, J. B. ; SANTOS, Clodoaldo Junior O ; SILVA, Melchior N Batista ; LIMA, Ely Martins de . Efeito do volume da s covas, matéria orgânica e cobertura morta do solo sobre alguns aspectos externos e internos em frutos de maracujá amarelo. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , Areia, v. 20, p. 1-10, 1998.

  • CAVALCANTE, L. F. ; SANTOS, J. B. ; ALVES, Gibran da Silva ; SÁ, José Roberto de ; SANTOS, Clodoaldo Júnior O ; QUEIRÓS, Maria Soccorro de . Influência da salinidade da água de irrigação e do substrato sobre a germinação de sementes e crescimento inicial do maracujazeiro amarelo. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , Areia, v. 20, p. 32-39, 1998.

  • CAVALCANTE, L. F. ; VIEIRA, J. E. ; DINIZ, I. A. ; SANTOS, C. J. O. ; SANTOS, J. B. . Teores de sódio, cálcio e fósforo no solo e absorvidos por plantas de vigna (Vigna unguiculata L. Walp), em um solo irrigado tratado com gesso agrícola. I: solo normal quanto à salinidade. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , Areia, v. 20, p. 23-31, 1998.

  • CAVALCANTE, L. F. ; QUEIRÓS, M. S. ; LIMA, Ana Paula A ; SANTOS, J. B. ; SANTOS, C. J. O. ; SILVA, M. N. B. ; LIMA, Ely M de . Efeito do volume das covas, matéria orgânica e cobertura morta do solo sobre alguns aspectos externos e internos em frutos de maracujá amarelo. Anais do CPG em Manejo de Solo e Água , v. 20, p. 1-10, 1998.

  • CAVALCANTE, L. F. ; ARRUDA, Nivaldo Timóteo de ; SANTOS, J. B. ; SANTOS, Clodoaldo Júnior O . Práticas agrícolas para o controle preventivo à salinidade dos solos em áreas irrigadas do semi-árido paraibano. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , Areia, v. 3, n.Único, p. 1-23, 1998.

  • CAVALCANTE, L. F. ; SILVEIRA, José Coriolando A ; SANTOS, J. B. ; GIANLUPPI, Daniel . Transporte de sais aos solos pelas águas de irrigação. Anais do Curso de Pós - Graduação em Manejo e Conservaçãs de solos , Areia, v. 19, p. 41-51, 1997.

  • LEANDRO, DE PÁDUA SOUZA ; Nobre, R. G. ; ARAUJO, E. B. G. ; SOUSA, C. M. A. ; SANTOS, J. B. ; AZEVEDO, F. L. . Crescimento de porta-enxerto cajueiro Embrapa 51 sob salinidade da água de irrigação e matéria orgânica. In: III Encontro Nacional da Agroindústria -. (Org.). Desafios da segurança alimentar - Produção animal e vegetal. 1ed.Campina Grande: Instituto Bioeducação, 2017, v. 2, p. 343-349.

  • CAVALCANTE, L. F ; SOUTO, A. G. L. ; LIMA NETO, A. J. ; NUNES, J. C. ; SANTOS, J. B. ; SOUZA, M. C. M. R. . O noni e a salinidade. Noni: Breve Conhecimento da Planta e bases para a Produção. 1ed.João Pessoa: Sal da Terra, 2014, v. 5, p. 71-98.

  • NASCIMENTO, José Adeilson Medeiros do ; CAVALCANTE, L. F. ; LIMA NETO, A. J. ; SANTOS, J. B. ; CAVALCANTE, M. Z. B. ; REBEQUI, A. M. ; MESQUITA, F. O. ; RODRIGUES, R. M. . Formação de Mudas. O Maracujazeiro Amarelo e a Salinidade da Água. 1ed.João Pessoa: Sal da Terra, 2012, v. , p. 65-95.

  • CAVALCANTE, L. F ; SANTOS, J. B. ; ANDRADE, R. ; Cavalcante, I. H.L. ; Lima, E. M. ; Santos, C. J. O. . Maracujá-Amarelo e a Salinidade. In: Lourival Ferreira Cavalcante, Ely Martins de Lima. (Org.). Algumas Frutíferas Tropicais e a Salinidade. Jaboticabal: Funep Livraria, 2006, v. 01, p. 91-115.

  • Ferreira, G. B. ; Silva Filho, J. L. ; Pedrosa, M. P. ; Costa, R. V. ; SANTOS, J. B. . Fertilidade de solo no cerrado da Bahia - Ensaio com modos de aplicação de nitrogênio na cultura do algodoeiro. Informaiba, Barreiras, BA, p. 6 - 6, 01 jan. 2007.

  • Silva, G. V. ; SOUTO, J. S. ; SANTOS, J. B. ; Leite, A. P. . Emergência e crescimento inicial de plantas de moringa sob diferentes doses de esterco no semiárido. In: VI Congresso Nordestino de Engenharia Floresta, 2019, Mossoró. ANAIS DO VI CONGRESSO NORDESTINO DE ENGENHARIA FLORESTAL / II WORKSHOP DO PROJETO CAATINGA, 2019. v. 6. p. 600-605.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; HANS, RAJ GHEYI ; XAVIER, D. A. ; LOURIVAL, FERREIRA CAVALCANTE ; CENTENO, C. R. M. . CRESCIMENTO DO ALGODOEIRO SOB SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA. In: II BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SALINITY & II BRAZILIAN MEETING ON IRRIGATION, 2014, FORTALEZA. II BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SALINITY & II BRAZILIAN MEETING ON IRRIGATION, 2014.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; GHEYI, Hans Raj ; BRITO, KLEBSON SANTOS ; CENTENO, C. R. M. ; XAVIER, D. A. . CRESCIMENTO DE MAMONEIRA, BRS GABRIELA, EM FUNÇÃO DA SALINIDADE A ÁGUA DE IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA. In: II BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SALINITY II BRAZILIAN MEETING ON IRRIGATION, 2014, FORTALEZA. II BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SALINITY II BRAZILIAN MEETING ON IRRIGATION, 2014.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; CAVALCANTE, L. F. ; Uyeda, C. A. ; CENTENO, C. R. M. ; CARVALHO, F. S. L. ; CARDOSO, J. A. F. . CRESCIMENTO VEGETATIVO DO PINHÃO MANSO EM FUNÇÃO DA SALINIDADE DA ÁGUA E DA ADUBAÇÃO NITROGENADA. In: IV WINOTEC WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO, 2012, FORTALEZA. IV WINOTEC WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO, 2012.

  • GUEDES FILHO, D. H. ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; SANTOS JUNIOR, J. A. ; TRAVASSOS, K. D. ; Uyeda, C. A. ; GHEYI, Hans Raj . CRESCIMENTO DO GIRASSOL EM FUNÇÃO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA E DA ADUBAÇÃO NITROGENADA. In: I INOVAGRI INTERNACIONAL MEETING & IV WINOTEC WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO, 2012, FORTALEZA. I INOVAGRI INTERNACIONAL MEETING & IV WINOTEC WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO, 2012.

  • GUEDES FILHO, D. H. ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; TRAVASSOS, K. D. ; Farias, H. L ; RIBEIRO, P. H. P. ; HANS, RAJ GHEYI . FITOMASSA SECA E DIÂMETRO DO CAPÍTULO DO GIRASSOL SOB NÍVEIS DE SALINIDADE E ADUBAÇÃO NITROGENADA. In: I INOVAGRI INTERNACIONAL MEETING & IV WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO, 2012, FORTALEZA. I INOVAGRI INTERNACIONAL MEETING & IV WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO, 2012.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; AZEVEDO, Carlos Alberto Vieira de ; LOURIVAL, FERREIRA CAVALCANTE ; SANTOS, DELFRAN. B ; REBEQUI, A. M. ; CENTENO, C. R. M. . CRESCIMENTO VEGETATIVO DA MAMONEIRA IRRIGADA COM ÁGUA SALINE EM LISÍMETRO DE DRENAGEM. In: I INOVAGRI INTERNACIONAL MEETING & IV WINOTEC WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO, 2012, FORTALEZA. I INOVAGRI INTERNACIONAL MEETING & IV WINOTEC WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO, 2012.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; RIOS, D. M. ; NASCIMENTO, L. R. ; SANTOS, C. A. A. ; OLIVEIRA, Y. T. . PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA EM REGIME DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE BAIANÓPOLIS-BA. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 2010, JOÃO PESSOA. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 2010.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; AZEVEDO, Carlos Alberto Vieira de ; CAVALCANTE, L. F. ; BELTRAO, N. E. M. ; SANTOS, DELFRAN. B ; CENTENO, C. R. M. . DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DA MAMONEIRA EM FUNÇÃO DA SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGIONOSAS ENERGÉTICAS, 2010, JOÃO PESSOA. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGIONOSAS ENERGÉTICAS, 2010.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; AZEVEDO, Carlos Alberto Vieira de ; RIOS, D. M. ; SANTOS, C. A. A. ; SANTIAGO, A. N. ; BELTRAO, N. E. M. ; ALVES, G. S. . DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DE CULTIVARES DE MAMONA EM REGIME DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE ANGICAL-BA. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA ENERGIA E RICINOQUÍMICA, 2008, SALVADOR. III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA ENERGIA E RICINOQUÍMICA, 2008.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; AZEVEDO, Carlos Alberto Vieira de ; RIOS, D. M. ; SANTOS, C. A. A. ; SANTIAGO, A. N. ; BELTRAO, N. E. M. ; ALVES, G. S. . DESEMPENHO VEGETATIVO DE CULTIVARES DE MAMONA EM REGIME DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE ANGICAL-BA. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA ENERGIA E RICINOQUÍMICA, 2008, SALVADOR. III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA ENERGIA E RICINOQUÍMICA, 2008.

  • Ferreira, G. B. ; Carvalho, M. C. S. ; SANTOS, J. B. ; Silva Filho, J. L. ; Pedrosa, M. P. ; ALENCAR, A. R. . Adubação de manutenção com nitrogênio e enxofre para o algodoeiro cultivado em solo arenoso do cerrado baiano. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SAVANAS TROPICAIS, 2008, Brasilia. Desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais. Brasilia: Embrapa Cerrrados, 2008. v. 2.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . EFICIÊNCIA DO PARCELAMENTO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA SOBRE A PRODUTIVIDADE DO ALGODÃO NO OESTA DA BAHIA, SAFRA 2004/2005. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . EFEITO DE DOSES DE POTÁSSIO NA PRODUÇÃO E NOS TEORES FOLIARES DE K+ DO ALGODOEIRO NO OESTE BAIANO, SAFRA 2004/2005. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . DOSES DE NITROGÊNIO E POTÁSSIO PARA MÁXIMA EFICIÊNCIA ECONÔMICA NA PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO NO CERRADO BAIANO SAFRA 2004/2005. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO COM FÓSFORO, POTÁSSIO E MAGNÉSIO NO CERRADO BAIANO, SAFRA 2003/2004. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . DISTRIBUIÇÃO DE NITROGÊNIO E BIOMASSA NO ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DE DOSES E MODO DE APLICAÇÃO NO CERRADO DA BAHIA, SAFRA 2003/2004. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . RESPOSTA DO ALGODOEIRO AO PARCELAMENTO E A DOSES DE NITROGÊNIO NO CERRADO DA BAHIA SAFRA 2003/2004. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . COMPORTAMENTO VEGETATIVO E PRODUTIVO DE ALGUMAS VARIEDADES DE ALGODÃO SUBMETIDAS A DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO NPK NO CERRADO BAIANO, SAFRA 2003/2004. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO EM RESPOSTA A DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO NO CERRADO DA BAHIA, SAFRA 2003/2004. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . DIVERSIDADE GENÉTICA ENTRE CULTIVARES COMERCIAIS DE ALGODÃO (GOSSYPIUM HIRSUNTUM L.). In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . DESEMPENHO DE VARIEDADES COMERCIAIS DE ALGODÃO SUBMETIDAS A DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO NO OESTE DA BHIA, SAFRA 2004/2005. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . AVALIAÇÃO DE NÍVEIS DE NPK SOBRE O DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DE VARIEDADES COMERCIAIS DE ALGODÃO NO OESTE DA BAHIA, SAFRA 2005/2006. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . AVALIAÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA E POTÁSSICA NA PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO NO OESTE DA BAHIA, SAFRA 2005/2006. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . RESPOSTAS DE DOSES E MODO DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO NA PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO NO OESTE DA BAHIA, SAFRA 2005/2006. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÃNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . QUALIDADE DA FIBRA DO ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DE DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO NO OESTE DA BAHIA, SAFRA 2005/2006. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007, UBERLÂNDIA. VI CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2007.

  • SANTOS, J. B. ; Ferreira, G. B. ; Silva Filho, J. L. ; Pedrosa, M. P. . Efeito do gesso na produtividade do algodoeiro e na dinâmica de macronutrientes em solo de textura média do cerrado do oeste baiano. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2007, Uberlândia. O algodão como oportunidade de negócios, 2007.

  • SANTOS, J. B. ; Ferreira, G. B. ; Silva Filho, J. L. ; Pedrosa, M. P. . Efeito do uso de gesso na produtividade do algodoeiro e na dinâmica de macronutrientes em solos de textura arenosa do cerrado do oeste baiano. In: VI Congresso Brasileiro de Algodão, 2007, Uberlândia. O algodão como oportunidade de negócios, 2007.

  • SANTOS, J. B. ; Ferreira, G. B. ; ALENCAR, A. R. ; Pedrosa, M. P. . Produtividade do algodão e qualidade da fibra em resposta a doses e formas de aplicação do nitrogênio em solo arenoso do cerrado do oeste baiano. In: VI Congresso Brasileiro de Algodão, 2007, Uberlândia. O algodão como oportunidade de negócios, 2007.

  • Pedrosa, M. P. ; Ferreira, G. B. ; SANTOS, J. B. ; Silva Filho, J. L. ; ALENCAR, A. R. . Manejo da correção do solo e adubação para o algodão na Bahia. In: Seagro - Semana Agronômica do Oeste Baiano, 2007, Luis Eduardo Magalhães. Curso sobre sistema de integração lavoura-pecuária, 2007.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . AVALIAÇÃO DA PERDA EM PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DA COLHEITA MECANIZADA NO OESTE DA BAHIA. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . AVALIAÇÃO DE DOSES E MODO DE APLICAÇÃO DE BORO NO DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO E PRODUTIVO DO ALGODOEIRO NO OESTE DA BAHIA. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . RESPOSTAS DE ADUBAÇÕES COM MICRONUTRIENTES NA PRODUÇÃO DO ALGODOEIRO NO OESTE DA BAHIA. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . COMPORTAMENTO DE CULTIVARES NACIONAIS DE ALGODOEIRO NAS CONDIÇÕES DA REGIÃO OESTE DA BAHIA, SAFRA 2003/2004. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE ALGODOEIRO FIBRA LONGA NO ESTADO DA BAHIA, SAFRA 2003/2004. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . DESEMPENHO DE LINHAGENS DE ALGODOEIRO EM FASE DE SELEÇÃO NAS CONDIÇÕES DO CERRADO BAIANO, SAFRA 2003/2004. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE ALGODÃO SUBMETIDAS AS CONDIÇÕES DO CERRADO BAIANO, SAFRA 2003/2004. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . CUSTO DO CONTROLE QUÍMICO E BIOLÓGICO DE SPODOPTERA FRUGIPERDA NA CULTURA ALGODOEIRA DO OESTE DA BAHIA. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . AMOSTRAGEM DE POPULAÇÕES DE SPODOPTERA FRUGIPERDA NA CULTURA DO ALGODOEIRO DO OESTE DA BAHIA. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . EFICIÊNCIA DE ESTIRPES DE BACILLUS THURINGIENSIS CONTRA SPODOPTERA FRUGIPERDA. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . NÍVEL DE CONTROLE DE SPODOPTERA FRUGIPERDA NA CULTURA DO ALGODOEIRO DO OESTE DA BAHIA. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . DESEMPENHO DE LINHAGENS DE ALGODOEIRO EM FASE DE SELEÇÃO NAS CONDIÇÕES DO CERRADO BAIANO, SAFRA 2003/2004. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005, SALVADOR. V CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 2005.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA . POPULAÇÃO DE PLANTIO DE ALGODÃO PARA O OESTE BAIANO. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2003, GOIÂNIA. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO, 2003.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; CAVALCANTE, L. F. ; FEITOSA FILHO, J. C. ; Lima, E. M. ; SANTOS, C. J. O. ; SILVA, A. P. P. ; CAVALCANTE, Italo H Lucena . DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DO MARACUJAZEIRO AMARELO EM FUNÇÃO DAS RELAÇÕES NITROGÊNIO:POTÁSSIO E CÁLCIO:MAGNÉSIO APLICADAS AO SOLO. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2001, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2001.

  • DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; CAVALCANTE, L. F. ; SILVA, A. P. P. ; SANTOS, C. J. O. ; SILVA, A. P. ; CAVALCANTE, Italo H Lucena ; ALVES, Gibran da Silva ; LACERDA, M. D. ; DIAS, THIAGO JARDELINO . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS DE MARACUJAZEIRO PRODUZIDOS EM FUNÇÃO DAS RELAÇÕES NITROGÊNIO:POTÁSSIO E CÁLCIO:MAGNÉSIO APLICADAS AO SOLO. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2001, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2001.

  • CAVALCANTE, L. F. ; DANTAS, J. D. N. ; LACERDA, M. D. ; SILVA, J. A. L. ; CAVALCANTE, Italo H Lucena ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA . ADUBAÇÃO E ESTADO NUTRICIONAL DA GRAVIOLEIRA IRRIGADA. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2000, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2000.

  • COSTA, J. R. M. ; CAVALCANTE, L. F. ; SÃO JOSÉ, A. R. ; LIMA, Ely M de ; SANTOS, C. J. O. ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA . SALINIDADE DO SOLO EM FUNÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO E DA PROTEÇÃO DAS COVAS DE MARACUJÁ AMARELO CONTRA AS PERDAS HÍDRICAS DO SOLO. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2000, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2000.

  • SANTOS, E. D. P. ; CAVALCANTE, L. F. ; SOUZA, A. P. ; LIMA, Ely M de ; CAVALCANTE, Italo H Lucena ; ALVES, Gibran da Silva ; SANTOS, C. J. O. ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA . COMPORTAMENTO VEGETATIVO DA PINHEIRA, ANNONA SQUAMOSA L., SUBMETIDA A DIFERENTES NÍVEIS DE ÁGUA E TIPOS DE COBERTURA MORTA DO SOLO. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2000, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 2000.

  • CAVALCANTE, L. F. ; MESQUITA, Evandro Franklin de ; VIEIRA, José Evânio ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; SILVA, M. N. B. ; SANTOS, C. J. O. ; MIGUEL, A. A. ; SÁ, José Roberto de ; LEITE, U. T. ; PEREIRA, A. N. ; QUEIRÓS, Maria Soccorro de ; LIMA, Ana Paula A ; LIMA, Ely M de ; CAVALCANTE, Italo H Lucena . MONITORAMENTO DA UMIDADE DO SOLO SOBRE O CULTIVO DO MARACUJEIZO EM SACOS PLÁSTICOS COM DUAS FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1999, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1998.

  • LIMA, Ana Paula A ; CAVALCANTE, L. F. ; OLIVEIRA, M. R. T. ; LIMA, Ely M de ; Costa, C. C. ; SANTOS, C. J. O. ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA . QUALIDADE INTERNA DOS FRUTOS DE MARACUJÁ AMARELO EM PLANTAS PODADAS E NÃO PODADAS. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1999, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1999.

  • CAVALCANTE, L. F. ; BRASILEIRO, Alan A ; SILVA, Damião A da ; ALVES, Gibran da Silva ; CAVALCANTE, Italo H Lucena ; LIMA, Ely M de ; SANTOS, C. J. O. ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA . EFEITOS DE FONTES E NÍVEIS DE MATÉRIA ORGÂNICA NO CRESCIMENTO INICIAL DA ATEIRA. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1999, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1999.

  • DINIZ, I. A. ; CAVALCANTE, L. F. ; VIEIRA, José Evânio ; SANTOS, C. J. O. ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA . COMPORTAMENTO DE PLANTAS DE FEIJÃO GUANDU NUM SOLO AFETADO POR SAIS SOB DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1999, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1999.

  • LIMA, Ana Paula A ; CAVALCANTE, L. F. ; Costa, C. C. ; SANTOS, C. J. O. ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; LIMA, Ely M de . ESTUDO DA PODA DE RENOVAÇÃO SOBRE A PRODUTIVIDADE DO MARACUJAZEIRO AMARELO. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1998, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1998.

  • MIGUEL, A. A. ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; ALVES, Gibran da Silva ; SÁ, José Roberto de ; SANTOS, C. J. O. ; QUEIRÓS, M. S. ; CAVALCANTE, L. F. . INFLUENCIA DA SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO E DO SUBSTRATO SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES E CRESCIMENTO INICIAL DO MARACUJAZEIRO AMARELO. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1998, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1998.

  • QUEIRÓS, M. S. ; LIMA, Ana Paula A ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA ; SANTOS, C. J. O. ; SILVA, M. N. B. ; LIMA, Ely M de ; CAVALCANTE, L. F. . EFEITO DO VOLUME DAS COVAS, MATÉRIA ORGÂNICA E COBERTURA DO SOLO SOBRE OS ASPECTOS EXTERNOS E INTERNOS EM FRUTOS DE MARACUJÁ AMARELO. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1998, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1998.

  • FREIRE, M. F. DA S. ; CAVALCANTE, L. F. ; SILVEIRA, José Coriolando A ; DOS SANTOS, JOAO BATISTA . TRANSPORTE DE SAIS AOS SOLOS PELAS ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO. In: ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1997, AREIA. ANAIS DO CPG EM MANEJO DE SOLO E ÁGUA, 1997.

  • CAVALCANTE, L. F ; SANTOS, J. B. ; Silva, M. N. B. ; DINIZ, A. A. ; Fernandes, P. D. . Biomassa do maracujazeiro - amarelo em solo irrigado com água salina protegido contra as perdas hídricas. In: Workshop Manejo e Controle da Salinidade na Agricultura Irrigada, 2007, Recife. Anais do Workshop Manejo e Controle da Salinidade na Agricultura Irrigada, 2007. p. 01-04.

  • Silva, G. V. ; SOUTO, J. S. ; SANTOS, J. B. . CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO COMPORTAMENTO PÓS-SEMINAL DE MORINGA (MORINGA OLEÍFERA LAM.). In: VI Congresso Nordestino de Engenharia Florestal - II Workshop do Projeto Caatinga, 2019, Mossoró. Anais do VI Congresso Nordestino de Engenharia Florestal - II Workshop do Projeto Caatinga, 2019. v. 6. p. 859-859.

  • CAVALCANTE, L. F ; Santos, C. J. O. ; SANTOS, J. B. ; Cavalcante, I. H.L. ; SÃO JOSÉ, A. R. . Composição mineral do maracujazeiro amarelo e do solo em função das relações nitrogênio: potássio e cálcio: magnésio. In: V Simpósio Brasileiro sobre cultura do maracujazeiro, 2003, Campos dos Goytacazes. V Simpósio Brasileiro sobre cultura do maracujazeiro, 2003. p. 1-1.

  • Santos, A. V. D. ; Ferreira, A. P. N. ; Sampaio, E. G. ; Sousa, V. F. O. ; SANTOS, J. B. . Estresse salino e adubação nitrogenada na germinação e vigor de sementes de gergelim. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Santos, A. V. D. ; Santos, J. G. F. L. ; Sampaio, E. G. ; Sousa, V. F. O. ; SANTOS, J. B. . Produção de gergelim sob diferentes níveis de salinidade do solo e adubação nitrogenada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Santos, A. V. D. ; SANTOS, JOÃO B. DOS . Biometria e produção da cultura do gergelim sob salinidade do solo e adubação nitrogenada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Guedes, W. A. ; SANTOS, J. B. ; SILVA, L. A. ; Lima, R. F. . Crescimento inicial da pimenta biquinho sob diferentes níveis de salinidade do solo e adubação nitrogenada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, J. B. ; GHEYI, H. R. ; BRITO, K. S. ; Centeno, C. R. M. ; XAVIER, D. A. . Crescimento de mamoneira, BRS Energia, em função da salinidade da água de irrigação e adubação nitrogenada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. B. ; GHEYI, H. R. ; XAVIER, D. A. ; CAVALCANTE, L. F. ; Centeno, C. R. M. . Crescimento do algodoeiro sob salinidade da água de irrigação e adubação nitrogenada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Centeno, C. R. M. ; SANTOS, J. B. ; AZEVEDO, C. A. V. ; CAVALCANTE, L. F ; Santos, D. B. ; REBEQUI, A. M. . Crescimento vegetativo da mamoneira irrigada com água salina em lisímetros de drenagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. B. ; CAVALCANTE, L. F ; Uyeda, C. A. ; Centeno, C. R. M. ; CARVALHO, F. S. L. ; CARDOSO, J. A. F. . Crescimento vegetativo do pinhão manso em função da salinidade da água e da adubação nitrogenada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. B. ; GUEDES FILHO, D. H. ; TRAVASSOS, K. D. ; Farias, H. L ; RIBEIRO, P. H. P. ; GHEYI, H. R. . Fitomassa seca e diâmetro do capítulo de girassol sob níveis de salinidade e adubação nitrogenada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. B. ; GUEDES FILHO, D. H. ; SANTOS JUNIOR, J. A. ; TRAVASSOS, K. D. ; Uyeda, C. A. ; GHEYI, H. R. . Crescimento do girassol em função dos níveis de salinidade da água e adubação nitrogenada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ferreira, G. B. ; SANTOS, J. B. ; Pedrosa, M. P. . Determinação dos efeitos de doses, fontes de gesso (mineral e fosfogesso) e frequência de aplicação sobre as produtividades de culturas em sucessão no cerrado da Bahia. Luis Eduardo Magalhães, BA: Círculo Verde Consultoria Agronômica & Pesquisa, 2009 (Comunicado Técnico, 03).

  • Ferreira, G. B. ; Pedrosa, M. P. ; SANTOS, J. B. ; Silva Filho, J. L. ; Carvalho, M. C. S. . Pesquisa em Fertilidade do Solo para o algodão cultivado no cerrado do Oeste da Bahia - safra 2006/2007. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2008 (Documentos, 208).

  • Silva Filho, J. L. ; Pedrosa, M. P. ; SANTOS, J. B. . Pesquisas com algodão no Estado da Bahia. Safra 2005 / 2006. Campina Grande 2007 (Documentos 164).

  • Pedrosa, M. P. ; Silva Filho, J. L. ; SANTOS, J. B. . Programa de Pesquisa em Melhoramento Genético do Algodoeiro no Cerrado da Bahia. In: Pesquisas com algodão no Estado da Bahia. Safra 2005 / 2006. Campina Grande 2007 (Documentos 164).

  • Ferreira, G. B. ; SANTOS, J. B. ; Silva Filho, J. L. ; Pedrosa, M. P. . Tecnologia de Adubação e Manejo do Algodoeiro na Bahia, Região do Vale do Yuyu. In: Pesquisas com algodão no Estado da Bahia. Capina Grande 2007 (Documentos 164).

  • Costa, R. V. ; Ferreira, G. B. ; SANTOS, J. B. ; Silva Filho, J. L. ; Pedrosa, M. P. . Efeito de doses e fontes de gesso na produtividade do algodoeiro e na dinâmica de macronutrientes em planta e solo de textura média e arenosa do cerrado do Oeste Baiano. Luis Eduardo Magalhâes, BA: Círculo Verde Assessoria Agronômica & Pesquisa, 2007 (Comunicado Técnico, 1).

  • Ferreira, G. B. ; SANTOS, J. B. ; Pedrosa, M. P. ; Silva Filho, J. L. . Aprimoramento da Adubação e do Manejo Cultural do Algodoeiro. In: Pesquisas Realizadas com o Algodoeiro no estado da Bahia.Safra 2004 / 2005. Campina Grande 2006 (Documentos 146).

  • Ferreira, G. B. ; SANTOS, J. B. ; Pedrosa, M. P. ; Silva Filho, J. L. ; ALENCAR, A. R. . Correção do solo e adubação do algodoeiro na Bahia. Barreiras, BA: Fundação Bahia, 2006 (Comunicado Técnico).

  • SANTOS, J. B. ; Ferreira, G. B. ; Silva Filho, J. L. ; Pedrosa, M. P. . Avaliação da perda em produtividade de cultivares de algodoeiro, em dois sistemas de cultivo, no oeste da Bahia. In: Pesquisas Realizadas com o Algodoeiro no estado da Bahia.Safra 2004 / 2005. Campina Grande 2006 (Documentos 146).

  • Ferreira, G. B. ; SANTOS, J. B. ; Severino, L. S. . Manejo e Fertilidade do Solo. In: Resultados de Pesquisa com a Cultura do Algodão no Oeste e Sudoeste da Bahia. Safra 2003 / 2004. Campina Grande 2004 (Documentos 133).

  • Ferreira, G. B. ; Severino, L. S. ; Silva Filho, J. L. ; Pedrosa, M. P. ; SANTOS, J. B. ; ALENCAR, A. R. . Aperfeiçoamento da tecnologia de manejo e adubação do algodoeiro no Oeste da Bahia. Campina Grande, PB: Embrapa Algodão, 2004 (Documentos).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Estratégias de manejo da salinidade da água e doses de potássio no cultivo de maracujazeiro amarelo (Projeto financiado pelo CNPq Processo 429732/2018-0), Descrição: Descrição: Trata-se de um projeto aprovado no Edital Universal/CNPq (Chamada Pública MCTI/CNPq N 28/2018 - Faixa A). A proposta tem como objetivo avaliar os efeitos das estratégias de manejo com águas salinas e doses de potássio no cultivo de maracujazeiro amarelo. A pesquisa será desenvolvida sob condições de campo na área experimental pertencente a fazenda ?Rolando Enrique Rivas Castellón?, no Centro de Ciências Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande, localizado no município de São Domingos, Paraíba, PB. A pesquisa será constituída de três experimentos, em sucessão, sendo estudados, no primeiro, os efeitos da irrigação com águas salinas e adubação potássica no cultivo de genótipos de maracujazeiro amarelo. No segundo, será avaliado os efeitos do uso de água com alta salinidade, em alternância com água de baixa concentração de sais, variando as fases do ciclo fenológico das plantas de maracujazeiro amarelo adubadas com doses de potássio. No primeiro experimento, será utilizado o delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 3x5x4, cujos os tratamentos serão construídos pela combinação de três fatores: três genótipos de maracujazeiro amarelo (BRS Gigante amarelo, BRS Sol do cerrado e BRS Rubi do cerrado), cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação ? CEa (0,5; 1,2; 1,9; 2,6; 3,3 dS m-1), associados a quatro doses de potássio (60; 80; 100 e 120% da recomendação de K2O), com 3 repetições. A dose de 100% corresponderá a 60g de K2O por planta ano-1. No segundo e terceiro experimento, os tratamentos serão distribuídos em blocos ao acaso e analisados em esquema fatorial 11 x 2 relativos as estratégias de irrigação com águas salinas em alternância com água de baixa concentração de sais (0,5 dS m-1 (1. SE (Irrigação com água de baixa salinidade durante todo o ciclo de cultivo); 2. VE (Do transplantio até o surgimento do primórdio floral); 3. FL (Do surgimento do primórdio floral e o total desenvolvimento do botão floral ? antese); 4. FR (Da fecundação do botão floral até o surgimento dos frutos com manchas amarelas entremeadas); 5.MAT (A partir do surgimento de manchas amarelas e o completo amadurecimento dos frutos com superfície predominantemente amarela); 6.VE/FL; 7.VE/FR; 8.VE/MAT; 9.FL/FR; 10.FL/MAT; 11.FR/MAT) e duas doses de potássio (A serem determinadas com base nos resultados obtidos no subprojeto I), com quatro repetições, sendo cada parcela composta por três plantas, perfazendo o total de 264 unidades experimentais. Serão avaliadas variáveis de crescimento, fisiológicas, bioquímicas, composição mineral, produção e qualidade pós-colheita das plantas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Pedro Dantas Fernandes - Integrante / Reginaldo Gomes Nobre - Integrante / Lauriane Almeida dos Anjos Soares - Integrante / GEOVANI, SOARES DE LIMA - Coordenador / HANS, RAJ GHEYI - Integrante / LOURIVAL, FERREIRA CAVALCANTE - Integrante / Alberto Soares de Melo - Integrante / Roberto Cleiton Fernandes de Queiroga - Integrante / Andre Alisson Rodrigues da Silva - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Ecofisiologia e produção da aceroleira irrigada com águas de diferentes níveis salino e adubação nitrogenada, Descrição: Descrição: A aceroleira apresenta grande importância socioeconômica no Brasil, devido basicamente, a seu elevado teor de ácido ascórbico, sendo cultivada principalmente na região nordeste do país, onde os problemas de salinização são frequentes. Para o melhor desempenho da cultura nessa região é necessário adoção de técnicas de manejo como adubação. Deste modo, propõe-se com este projeto avaliar o crescimento, os índices fisiológicos e a produção da aceroleira cv. Flor Branca, submetida à irrigação com águas de diferentes níveis de salinidades e adubação nitrogenada, na fase de pós enxertia. O experimento será conduzido em lisímetros de drenagem sob condições de ambiente protegido (casa-de-vegetação) da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola/CTRN/UFCG. Os tratamentos resultarão da combinação entre cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (0,8; 1,6; 2,4; 3,2 e 4,0 dS m-1) associados a quatro doses de adubação nitrogenada associados a quatro doses de nitrogênio ? DN (50; 75; 100 e 125 mg de N kg-1 de solo), considerando a recomendação de adubação nitrogenada (100 mg de N kg-1 de solo) para a cultura da aceroleira, dispostos no delineamento experimental de blocos casualizados com 3 repetições. Os níveis de salinidades da água serão preparados de modo a se ter uma proporção equivalente de 7:2:1, entre Na:Ca:Mg, respectivamente, a partir dos sais NaCl, CaCl2.2H2O e MgCl2.6H2O. Os efeitos dos diferentes tratamentos sobre a cultura da aceroleira serão avaliados mediante a determinação das variáveis de crescimento (altura de planta, diâmetro de caule e número de folhas), fisiologia (teor relativo de água, pigmentos cloroplastidicos, trocas gasosas e fluorescência da clorofila a), produção e qualidade pós-colheita. Os dados coletados serão submetidos à análise de variância pelo teste F ao nível de 0,05 de probabilidade e, quando significativo, realizar-se-á análise de regressão polinomial linear, quadrática utilizando-se do software estatístico SISVAR-ESA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Pedro Dantas Fernandes - Integrante / HANS RAJ GHEYI - Integrante / Vera Lucia Antunes de Lima - Integrante / Reginaldo Gomes Nobre - Integrante / Lauriane Almeida dos Anjos Soares - Integrante / GEOVANI, SOARES DE LIMA - Coordenador / Elysson Marcks Gonçalves Andrade - Integrante / Tankipinou Richard Ketounou - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Estratégias de irrigação com águas salinas e doses de nitrogênio no cultivo de melancieira, Descrição: A utilização de estratégias de irrigação com águas salinas associadas à adubação nitrogenada vem se destacando como uma alternativa para minimizar a baixa produção agrícola na região semiárida do Nordeste Brasileiro. Neste contexto, objetivou-se, com esta pesquisa avaliar o crescimento, a fisiologia, a produção e qualidade pós-colheita dos frutos da melancieira ?Sugar Baby? em função das estratégias de manejos de irrigação com águas salinas e doses de nitrogênio. O estudo foi desenvolvido em casa de vegetação utilizando-se um Neossolo Regolítico Eutrófico de textura franco arenosa e não salino. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 6x2, cujos tratamentos foram compostos por seis estratégias de manejo da água salina (SE = sem estresse durante todo ciclo de cultivo; VE= estresse salino na fase vegetativa; VE/FL = estresse salino na fase vegetativa e na floração; FL = estresse salino na fase de floração; FR = estresse salino na fase de frutificação; MAT = estresse salino na fase de maturação dos frutos) e duas doses de nitrogênio (50 e 100% da recomendação para ensaio em vasos conforme Novais et al., 1991), com cinco repetições, perfazendo um total de 60 unidades experimentais. As plantas foram irrigadas com água de elevada condutividade elétrica (CEa = 3,2 dS m-1, contendo NaCl, CaCl2.2H2O e MgCl2.6H2O), em alternância com água de baixa concentração de sais (0,8 dS m-1 água de abastecimento municipal), variando-se os estádios de desenvolvimento da cultura. Foram avaliados as variáveis relacionadas ao crescimento, fisiologia, produção e qualidade pós colheita dos frutos. O efeito dos tratamentos foram analisados mediante análise de variância pelo teste F em nível de 0,05 de probabilidade e nos casos de significância, será realizado o teste de comparação de médias (Tukey) para ambos os fatores, utilizando do software estatístico SISVAR/UFLA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Vera Lucia Antunes de Lima - Integrante / GEOVANI, SOARES DE LIMA - Coordenador / HANS, RAJ GHEYI - Integrante / Saulo Soares da Silva - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Crescimento, fisiologia e produção de aceloeira irrigada com águas de salinidades crescentes e adubação com potássio, Descrição: A utilização de águas salinas na agricultura tem contribuído para a expansão de áreas irrigadas, principalmente em regiões áridas e semiáridas, onde ocorre déficit hídrico durante vários meses do ano. Neste contexto propôs-se, no presente trabalho, avaliar o crescimento, fisiologia e a produção da aceloeira, em função da irrigação com águas salinas e adubação com potássio, em pesquisa conduzida em vasos adaptados como lisímetros de drenagem em condições de casa de vegetação, no Neossolo Regolítico Eutrófico de textura franco-arenosa, no município de Campina Grande, PB. Esta sendo utilizado o delineamento de blocos ao acaso testando-se dois níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,8 e 3,8 dS m-1) associado a quatro doses de potássio (50; 75; 100 e 125%). Os efeitos dos diferentes tratamentos estão sendo avaliados mediante a determinação das variáveis de crescimento (altura de planta, diâmetro do enxerto, do porta-enxerto e no ponto da enxertia), fisiologia (trocas gasosas e fluorescência inicial, máxima e variável e eficiência quântica do fotossistema II). A produção e a qualidade pós-colheita da aceloeira será avaliada com base no número de frutos maduros, peso da matéria fresca total, diâmetro longitudinal e transversal dos frutos, espessura polpa dos frutos, sólidos solúveis, acidez titulável. Os dados coletados serão submetidos à análise de variância pelo teste F, quando significativo, realizar-se-á o teste de comparação de médias (Tukey a 0,05 de probabilidade) para níveis de salinidades da água de irrigação e análise de regressão para o fator adubação potássica, utilizando-se do software estatístico SISVAR-ESAL. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Reginaldo Gomes Nobre - Integrante / Lauriane Almeida dos Anjos Soares - Integrante / GEOVANI, SOARES DE LIMA - Coordenador / HANS, RAJ GHEYI - Integrante / Francisco Vanies da Silva Sá - Integrante / Adaan Sudário Dias - Integrante / Francisco W. A. Pinheiro - Integrante / Leandro de Pádua Sousa - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Morfofisiologia, nutrição e produção da aceroleira sob estresse salino e adubação com nitrogênio e fósforo, Descrição: A aceroleira apresenta grande importância socioeconômica no Brasil, devido basicamente, a seu elevado teor de ácido ascórbico, sendo cultivada principalmente na região nordeste do país, onde os problemas de salinização são frequentes. Para o melhor desempenho da cultura nessa região é necessário adoção de técnicas de manejo como adubação. Com isso, objetiva-se com esse pesquisa avaliara interação entre a adubação com nitrogênio e fósforo e da irrigação com água salina sobre a morfofisiologia, nutrição e produção de aceroleira, na fase de pós enxertia. A pesquisa está sendo desenvolvida em casa de vegetação, cujos os tratamentos em estudo partem da combinação de três fatores, sendo cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação, duas doses de nitrogênio e duas doses de fósforo, arranjados no esquema fatorial 5x2x2, com três repetições, com uma planta por parcela. Como enxerto, será utilizada a cultivar BRS 366-Jaburú, a qual será cultivada em vasos com capacidade para 235 kg de solo. Durante a condução do experimento, serão avaliadas as variáveis relativas ao crescimento, a fisiologia, a nutrição mineral e a produção. Os dados serão interpretados por meio de análises de variância (teste F), sendo o fator quantitativo avaliado mediante análise de regressão polinomial e o qualitativo através do teste de Tukey, ambos a 0,05 de probabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Lourival Ferreira Cavalcante - Integrante / GEOVANI, SOARES DE LIMA - Integrante / HANS, RAJ GHEYI - Coordenador / Francisco Vanies da Silva Sá - Integrante / Adaan Sudário Dias - Integrante / Emanoela Pereira de Paiiva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tolerância do cajueiro anão precoce ao estresse salino sob adubação orgânica, Descrição: Os estresses abióticos, como a salinidade, são responsáveis pela perda de produção agrícola no mundo inteiro e especialmente nas regiões áridas e semiáridas onde a qualidade da água usada na irrigação varia tanto em termos geográficos (espaço) como ao longo do ano (tempo), sendo comum a ocorrência de águas com elevada concentração de sais, evidenciando a necessidade de pesquisas que tenham como meta a obtenção de tecnologias que possam minimizar os efeitos deletérios da salinidade às plantas, já que é quase obrigatória, a utilização de águas salinas na agricultura nestas regiões. Assim a presente proposta tem como objetivo avaliar a tolerância do cajueiro anão precoce ao estresse salino submetido a adubação orgânica em ensaio conduzido em lisímetros dispostos em casa de vegetação no município de Campina Grande, PB. Os tratamentos serão distribuídos em blocos ao acaso e analisados em esquema fatorial 5 x 4 relativos aos valores de condutividade elétrica da água de irrigação (0,8; 1,8; 2,8; 3,8 e 4,8 dS m-1), preparadas de modo a manter-se proporção equivalente de 7:2:1, entre Na:Ca:Mg em forma de cloreto, e quatro doses de matéria orgânica (2,5; 3,5; 4,5 e 5,5% em base no teor de carbono contido na massa de esterco bovino curtido), com três repetições totalizando 60 parcelas experimentais. Para o porta-enxerto, sementes do clone CCP 06 foram semeadas em sacolas plásticas e 45 dias após o semeio serão enxertado sobre este o clone de cajueiro ?BRS 226 Planalto e posteriormente as mudas enxertadas serão transplantadas para lisimetros de 200 L para a condução do ensaio. Para análise do efeito e extensão dos tratamentos aplicados sobre o cajueiro anão precoce serão realizadas analises de variáveis decrescimento, fisiológicas e bioquímicas. Espera-se que a adubação orgânica minimize os efeitos negativos causados pelos sais da água de irrigação, proporcionando maior tolerância e condições para o desenvolvimento, do cajueiro anão precoce fornecendo aos produtores de mudas uma técnica viável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Vera Lucia Antunes de Lima - Integrante / LOURIVAL FERREIRA CAVALCANTE - Integrante / GEOVANI, SOARES DE LIMA - Integrante / HANS, RAJ GHEYI - Coordenador / Andre Alisson Rodrigues da Silva - Integrante / Elysson Marcks Gonçalves Andrade - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Ação mitigadora dos íons nitrato e amônio no cultivo do gergelim irrigado com águas salinizadas, Descrição: Com o aumento na demanda de água tanto pela atividade agrícola quanto pelo abastecimento urbano e industrial e considerando a escassez hídrica tanto quantitativa como qualitativamente, especialmente no semiárido do Nordeste Brasileiro, o uso de água salina na agricultura deve ser considerado como uma alternativa para expansão das áreas irrigadas. Neste contexto de escassez de água, associada aos problemas de qualidade propõe-se com este projeto avaliar o efeito da nutrição com nitrato e amônio sobre o crescimento, os índices fisiológicos e a produção do gergelim, cultivado sob estresse salino. O experimento será conduzido em lisímetros de drenagem sob condições de ambiente protegido (casa-de-vegetação) da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola/CTRN/UFCG. Os tratamentos resultarão da combinação entre dois fatores: cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação ? CEa (0,6; 1,2; 1,8; 2,4 e 3,0 dSm-1) associados a cinco proporções de nitrato-NO3- e amônio-NH4+ (200:0; 150:50: 100:100; 50:150; 0:200%), sendo a dose de 100% correspondente a 100 mg de N kg de solo da indicação de adubação nitrogenada para ensaios em vaso. Os níveis de salinidades da água serão preparados de modo a se ter uma proporção equivalente de 7:2:1, entre Na:Ca:Mg, respectivamente, a partir dos sais NaCl, CaCl2.2H2O e MgCl2.6H2O. Os efeitos dos diferentes tratamentos serão avaliados mediante a determinação das variáveis de crescimento (altura de planta, diâmetro de caule, número de folhas e área foliar), fisiologia (teor relativo de água, área foliar específica, razão de área foliar, trocas gasosas e fluorescência quântica do fotossistema II ), a composição mineral dos tecidos (teor, conteúdo e marcha de absorção de nutrientes), produção e teor de óleo. Os dados coletados serão submetidos à análise de variância pelo teste F, quando significativo, realizar-se-á análise de regressão para o fator níveis de salinidades da água e o teste de comparação de médias (Tukey a 0,05 de probabilidade) para proporções de nitrato e amônio, utilizando-se do software estatístico SISVAR-ESAL. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Diego A. Xavier - Integrante / Lauriane Almeida dos Anjos Soares - Integrante / GEOVANI, SOARES DE LIMA - Coordenador / HANS, RAJ GHEYI - Integrante / José Plácido Câmera Neto - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Recuperação de solo salino-sódico com gesso e posterior cultivo com algodão colorido, Descrição: Descrição: Este projeto visa recuperar um solo salino-sódico proveniente do sertão paraibano. Será usado como corretivo o gesso, de forma a obter-se distintos PST para na sequência cultivarmos algodão colorido. Será avaliado a emergência, crescimento, desenvolvimento e produção da cultura em experimento instalado em condições de campo no CCTA/UFCG, Pombal - PB. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Reginaldo Gomes Nobre - Coordenador / Hans Raj Gheyi - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Adubação do algodoeiro na Bahia, safra 2006/2007, Descrição: Descrição: A Bahia tem se consolidado como o segundo maior produtor brasileiro de algodão e suas fibras têm qualidades compatíveis com as melhores do mundo. A correção e adubação do algodoeiro oneram os custos de produção em até 30%, exigindo ajustes para manter a atividade sustentável. O Estado dispõe, apenas no Sudoeste, de 300 mil ha disponíveis de solo agricultável com potencial de produzir algodão, porém com deficiência de fósforo. No cerrado, são cultivados 1,5 milhões de ha com diversas culturas, havendo ainda um estoque aproveitável em sequeiro de 3,0 milhões de ha. No momento, a Bahia cultiva 221 mil ha de algodão, mais de 90% no cerrado, cujo valor bruto da produção é o maior do cerrado baiano, ultrapassando o valor alcançado pela soja nos 850 mil ha cultivados na safra 2005/2006. Além do cultivo em sistema convencional, amplas áreas vêm sendo manejadas em Sistema de Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária. As prioridades de pesquisas são focalizadas na necessidade de estabelecer critérios regionais para uso de calcário e gesso, na incorporação de novas áreas e na manutenção das áreas corrigidas; na necessidade de estabelecer níveis de correção e manutenção da adubação com fósforo e potássio; na determinação de doses de N e S para máxima produtividade econômica e no uso correto da adubação NPK em plantio convencional, direto e integração lavoura pecuária. Os ensaios são realizados em áreas de produção, seguindo os manejos da fazenda, com mecanização de grande parte da execução dos ensaios. Os níveis dos nutrientes serão monitorados no solo e na folha do algodoeiro e estudos econômicos da adubação apontarão as doses mais vantajosas. As tecnologias geradas têm grande apelo na conservação do solo, na redução dos desperdícios de nutrientes e na sustentabilidade das lavouras já estabelecidas, tendo amplos horizontes de utilização, com segurança. Os impactos social e econômico da adoção das tecnologias desenvolvidas serão sentidos por uma cotonicultura mais moderna, c. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Gilvan Barbosa Ferreira - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    Tecnologia de Adubação e Manejo do Algodoeiro na Bahia, Descrição: Este projeto visa determinar a melhor forma de adubar o algodoeiro com NPK e otimizar a configuração de plantio. Ele é feito no Cerrado da Bahia e na região Sudoeste deste estado. É composto dos seguintes ensaios: No Cerrado: 1. Eficiência do parcelamento da adubação nitrogenada sobre a produtividade do algodoeiro. 2. Definição de doses de máxima eficiência econômica de nitrogênio e potássio na produção do algodoeiro. 3. Produção do algodoeiro em resposta a doses de potássio via solo e em pulverização foliar. 4. Desempenho das principais cultivares plantadas no oeste baiano submetidas a diferentes níveis de adubação. 5. Definição de doses de máxima eficiência econômica de nitrogênio e potássio na produção do algodoeiro adensado. 6. Validação de tecnologia de manejo da fertilidade do solo em parcelões. No Vale do Yuyu: 1. Produtividade do algodoeiro em resposta a doses e épocas de aplicação de nitrogênio. 2. Produção do algodoeiro em resposta a doses de fósforo e potássio. 3. Adubação do algodoeiro em populações de plantio adensado de duas variedades de porte determinado (Fibermax 966 e Delta Opal) nas condições. 4. Validação de tecnologia de adubação e manejo cultural do algodoeiro. 5. Avalicação de culturas alternativas para cultivo no Oeste da Bahia em rotação com o algodoeiro. 6. Competição de variedades de Mamona anã 7. Adubação NPK de mamona anã 8. Época de plantio de mamona de porte anã 9. Densidade de plantio e espaçamento de variedades de porte anã.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / João Luis da Silva Filho - Integrante / Murilo Barros Pedrosa - Integrante / Gilvan Barbosa Ferreira - Coordenador / Liv Soares Severino - Integrante / Arnaldo Rocha Alencar - Integrante / Osório Lima de Vasconcelos - Integrante / Antonino Filho Ferreira - Integrante.

  • 2004 - 2006

    Desenvolvimento de manejo tecnológico para o cultivo da mamoeira no CE, visando a produção de biodíesel para geração de energia em comunidades isoladas, Descrição: A Pesquisa objetiva estudar a adubação da mamoneira nas diferentes condições ambientais do estado do Ceará, para viabilizar uma usina de bioletricidade em comunidades isoladas de Quixeramobim-CE. Serão instalados vários ensaios, entre eles dois de adubação da mamoneira para determinar as necessidades de adubação mineral e orgânica da lavoura: - Crescimento, produção de sementes e teor de óleo na mamoneira em resposta a diferentes manejos da adubação mineral: estabelecer a resposta a macro e micronutrientes, à calagem e à gessagem em nível exploratório. - Eficiência nutricional das adubações mineral e orgânica da mamoneira em solos do estado do Rio Grande do Norte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Gilvan Barbosa Ferreira - Coordenador / Liv Soares Severino - Integrante / NAPOLEÃO ESBERARD DE MACEDO BELTRÃO - Integrante / Cássia Regina de Almeida Moraes - Integrante / Gleibson Dionízio Cardoso - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Aprimoramento tecnológico da adubação do algodoeiro no Oeste e Sudoeste da BA, safra 2004-2005, Descrição: Trabalhou-se com adubação nitrogenada, potássica, fosfatada e com micronutrientes na cultura do algodoeiro, tanto em Palma de Monte Alto, sudoeste da BA, como na Fazenda Acalanto e outras, no Oeste Baiano, em condições de cerrado. Houve um projeto de Tese de Doutorado conduzido em Pivô Central no Município de Barreiras, com adubação nitrogenada e volume de água aplicada no algodoeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Gilvan Barbosa Ferreira - Coordenador / Liv Soares Severino - Integrante / José Renato Cortez Bezerra - Integrante.

  • 2003 - 2004

    Aperfeiçoamento da tecnologia de manejo e adubação do algodoeiro no Sudoeste da Bahia, Descrição: Projeto de Pesquisa voltado para agricultores com médio alto padrão tecnológico no manejo do algodoeiro. Nos cinco ensaios preparados, o projeto objetiva estudar: - Adubação Nitrogenada: estabelecer doses de máxima eficiência econômica, época mais apropriadas e proporção do adubo para aplicação nas adubações de cobertura e determinar os padrões de comportamento do nitrato e da amônia no solo e suas relações com a nutrição eficiente da planta. - Calibração de extratores para previsão da fertilidade do solo em potássio e fósforo: Estabelecer em diversas condições de solo e manejo a relação causal dos níveis de K e P no solo e sua alteração pelas adubações com a resposta da planta em produção e teor no tecido foliar, visando a confecção de tabelas de recomendação de adubação. - Calibração de extratores de micronutrientes: estabeler a relação causal entre níveis de B (extraído por água quente), Cu, Fe, Mn e Zn (extraídos por DTPA pH 7,3 e Mehlich-1) no solo e sua alteração com as adubações com a resposta da planta em produção e teor no tecido foliar, visando a confecção de tabelas de recomendação de adubação. - Comparação de diferentes variedades de algodão em variados níveis de manejo da adubação NPK: Definir a eficiência relativa de aproveitamento dos adubos das variedades comerciais comercialmente exploradas na região e estabelecer ser nível de manejo mais adequado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Batista dos Santos - Integrante / Murilo Barros Pedrosa - Integrante / Gilvan Barbosa Ferreira - Coordenador / Liv Soares Severino - Integrante / Arnaldo Rocha Alencar - Integrante / Osório Lima de Vasconcelos - Integrante / Antonino Filho Ferreira - Integrante / José de Souza Abreu Júnior - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2003 - 2004

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2002 - 2004

Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
De junho de 2002 a abril de 2004 o vínculo foi intermediado pela FAPEX (Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão), porém o contrato de trabalho ficou a disposição da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA Descrição das atividades realizadas: Elaboração de projetos de pesquisas e execução de pesquisas agrícolas direcionadas para agricultura familiar com as culturas do milho, feijão, girassol, algodão agroecológico e mamona consorciada com feijão caupi.

2005 - 2007

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Subgerente de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Descrição das atividades desenvolvidas: Coordenação, elaboração e execução de projetos de pesquisas direcionadas para agricultura familiar com as culturas do milho, feijão, girassol, mamona, sorgo, citros e algodão agroecológico

2004 - 2005

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Desenvolvimento Rural, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Descrição das atividades realizadas: Elaboração e execução de projetos de pesquisas com as culturas do milho, feijão, girassol, mamona e citros voltados para agricultura familiar

2008 - 2009

SECRETARIA DA AGRICULTURA IRRIGAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40

Outras informações:
Descrição das atividades desenvolvidas: Elaboração e execução de projetos de pesquisas direcionadas para agricultura familiar com as culturas do algodão, milho, feijão, mamona, girassol e sorgo, como também suporte técnico nas atividades de extensão As atividades foram realizadas na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Gerencia Regional de Barreiras sob supervisão do Gerente Regional

2010 - 2010

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Descrição das atividades desenvolvidas: Atividades de ensino na Disciplina Gênese, Morfologia e Física dos Solos do Curso de Agronomia do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária -PRONERA, na Universidade do Estado da Bahia, Campus IX - Barreiras-BA.

2009 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Descrição das atividades desenvolvidas: Atividades de ensino na Disciplina Gênese, Morfologia e Física dos Solos do Curso de Agronomia do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária -PRONERA, na Universidade do Estado da Bahia, Campus IX - Barreiras-BA.

2014 - 2016

Instituto Interamericano de Cooperação Para a Agricultura

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Participação de reuniões técnicas promovida pela Unidade Técnica Estadual - UTE para tratar do planejamento, operacionalização, avaliação e monitoramento do Programa nacional de Crédito Fundiário - NCF no Estado da Paraíba; Participação de reuniões com parceiras das diferentes instâncias de operacionalização do PNCF, com vistas a apoiar a execução do Programa; Organizar de forma analítica, as informações sobre a operacionalização do Programa, para susidiar a UTE e entidades da Rede de Apoio nas tomadas de decisões; Supervisionar a operacionalização do PNCF no Estado; Participar de Seminários e reuniões técnicas promovidas pelo Departamento de Crédito Fundiário - DCF / SRA; Avaliar os procedimentos utilizados pela UTE, movimentos sociais e rede de Apoio no processo de monitoramento da sustentabilidade dos projetos do PNCF; Diagnosticar e avaliar os procedimentos adotados pela UTE para a revitalização dos projetos e aumento da geração de renda das famílias beneficiárias do programa no Estado da Paraíba.

2014 - 2015

Instituto Interamericano de Cooperação Para a Agricultura

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Articular juntamente com a unidade de gestão de projetos ? UGP e com todos os atores sociais dos territórios trabalhados; Mapear e manter acompanhamento das entidades parceiras do PROCASE no território do médio sertão; Elaboração de projetos de extensão na ára de caprinocultura; Elaboração de projetos de extensão na área de ovinocultura; Apoiar o desenvolvimento dos conselhos territoriais; Divulgar o procase no território; mobilizar os produtores para as atividades do procase; capacitar tecnicamente e fortalecer as organizações de Produtores; Realizar a mobilização de jovens lideranças para participar como animadores dos processos de desenvolvimento territorial sustentável e solidário nos territórios de atuação do procase; acompanhar a participação dos jovens mobilizados e dar suporte ao seu papel de animadores de processos de desenvolvimento no território; Apoiar a elaboração de projetos produtivos e sociais junto as entidades de base da agricultura familiar.

2012 - 2013

Instituto Interamericano de Cooperação Para a Agricultura

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Avaliação dos procedimentos utilizados pela Unidade Técnica Estadual e entidades parceiras, identificando os gargalos e fatores dinamizadores da exexecução do PNCF no estado da Paraíba; Participação de Seminários e Reuniões Técnicas promovidas pelo Departamento de Crédito Fundiário, pela Unidade Técnica Estadual ? UTE e pelas entidades da Rede Apoio do PNCF voltadas para o fortalecimento e qualificação da atuação das entidades no aprimoramento da execução do PNCF; Subsidiar o Departamento de Crédito Fundiário na elaboração de proposta de capacitação da Rede de Apoio do Programa Nacional de Crédito Fundiário para a utilização dos sistemas gerenciais do PNCF; Apoio nas atividades de capacitação da Rede de Apoio do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Estado da PB; Participar do processo de capacitação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar, quanto às normas e procedimentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário ? PNCF para elaboração, tramitação e aprovação das propostas de Financiamento e Planos de Investimentos Comunitários - SIC e Planos de Investimentos Básicos ? SIB; Articulação com entidades parceiras estaduais, focando na supervisão e avaliação do Programa Nacional de Crédito Fundiário e da Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado da Paraíba.

2011 - 2012

Instituto Interamericano de Cooperação Para a Agricultura

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Descrição das atividades desenvolvidas: Avaliação dos procedimentos utilizados pela Unidade Técnica Estadual e entidades parceiras, identificando os gargalos e fatores dinamizadores da execução do PNCF no estado da Paraíba; Realização de estudos relacionados ao aperfeiçoamento dos procedimentos de acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário, com foco na execução e consolidação dos subprojetos Investimentos Comunitários e Básicos no âmbito da Unidade Técnica Estadual e entidades da Rede de Apoio no Estado da PB; Participação de Seminários e Reuniões Técnicas promovidas pelo Departamento de Crédito Fundiário e pela Unidade Técnica Estadual voltada para fortalecer e qualificar a atuação das entidades no aprimoramento da execução do PNCF; Apoio nas atividades de capacitação da Rede de Apoio do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Estado da PB; Participação de comissões de sindicância para apurar denuncias de irregularidades em propriedade adquiridas pelo PNCF no estado da Paraíba; Articulação com entidades parceiras estaduais, focando na supervisão e avaliação do Programa Nacional de Crédito Fundiário e da Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado da Paraíba.

2016 - 2018

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas no Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical Período 2016.2. Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera. Carga horária: 75h. Disciplinas ministradas no Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical Período 2017.1. Seminários I. Carga horária: 30h Disciplinas ministradas no Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical Período 2017.2. Seminários II. Carga horária: 30h Disciplina ministrada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Agroindustriais. Período 2016.2. Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera. Carga horária: 60h. Disciplinas ministradas no curso de Agronomia. Período 2016.1: Fertirrigação. Carga horária: 30h. Disciplinas ministradas no curso de Agronomia. Período 2016.2: Fertirrigação. Carga horária: 30h. Irrigação e Drenagem. Carga horária: 30h. Hidráulica Agrícola. Carga horária: 30h. Disciplinas ministradas no curso de Agronomia. Período 2017.1: Fertirrigação. Carga horária: 30h. Irrigação e Drenagem. Carga horária: 60h. Hidráulica Agrícola. Carga horária: 60h. Disciplinas ministradas no curso de Agronomia. Período 2017.2: Irrigação e Drenagem. Carga horária: 60h. Hidráulica Agrícola. Carga horária: 60h.