Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha

Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) (2017/2020). Educadora, pesquisadora e escritora. Criadora da Ponte Network, consultoria especializada em conectar pesquisadores com startups e pequenas/médias empresas. Autora do livro Família e Telenovela: um retrato 3x4 (2018). Larga experiência na área da educação, com produção de conteúdos didáticos e de aulas para grandes instituições e universidades do Estado de São Paulo, atuando como professora, produtora de conteúdo acadêmico, além de co-orientadora em projetos de conclusão de curso. Atualmente professora e pesquisadora no Instituto J&F para alunos do Ensino Fundamental e Médio explorando a área de gestão de negócios em bens de consumo, na Academia Seara/Flora, a partir dos eixos de marketing, comercial, supply chain e produto. Criadora e Editora da Revista Repensar - Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensino. Pesquisadora no coletivo OCA - Organização, Cultura e Arte (UFBA). Graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2011/2014) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001/2005). Pesquisa e publica sobre ensino e aprendizagem em Administração, estudos organizacionais, storytelling e mídia.

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo

2017 - 2020

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: O CONSUMO SIMBÓLICO DO ESPORTE E O JORNALISMO FEMINISTA: entrecruzamentos discursivos na representação da mulher esportista na imprensa feita por e para mulheres
Eliza Bachega Casadei. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

2015 - 2017

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: O CONCEITO DE FAMÍLIA NA TELENOVELA: Um estudo sobre sua recepção,Ano de Obtenção: 2017
Prof. Dra. Maria Aparecida Baccega.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Comunicação e práticas de consumo; Educação; análise de discurso; estudos de recepção.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: comunicação e práticas de consumo.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2011 - 2014

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: O FUNK OSTENTAÇÃO NO UNIVERSO FEMININO: perspectivas das mulheres paulistas nos pólos da produção e da recepção
Orientador: Rosilene Moraes Alves

Graduação em Direito

2001 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A EFETIVIDADE ANTECIPADA DA SENTENÇA DE MÉRITO NAS OBRIGAÇÕES DE FAZER
Orientador: FRANCISCO DA S. CASEIRO NETO

Pós-doutorado

2021

Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estudos Organizacionais.

Formação complementar

2020 -

MBA em MBA em Digital Business. (Carga Horária: 400h). , USP/ESALQ, USP, Brasil. , Bolsista do(a): USP/ESALQ, USP, Brasil.

2017 - 2017

"Focus on Writing" (Research Connect). (Carga horária: 24h). , British Council, Inglaterra.

2016 - 2016

?Tendências atuais de pesquisa em comunicação". (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2016 - 2016

XI Seminário Obitel Internacional. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2015 - 2015

"6º Seminário de Teorias da Comunicação". (Carga horária: 13h). , Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.

2015 - 2015

"Gêneros em Trânsito". (Carga horária: 15h). , SESC/SP, (SESC/SP), Brasil.

2015 - 2015

V Encontro OBITEL Brasil. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2015 - 2015

"Corrupção política" - Profa. Isabel Ferin Cunha. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2015 - 2015

I Seminário Queer. (Carga horária: 12h). , SESC/SP, (SESC/SP), Brasil.

2014 - 2014

Inovação em Storytelling: do Branded Content a Tra. (Carga horária: 15h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2009 - 2009

Educação Inclusiva. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estudos Organizacionais.

Organização de eventos

ROCHA, C. R. N. C. . 6 Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - Comunicon. 2016. (Congresso).

ROCHA, C. R. N. C. . 5 Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - Comunicon. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

10 Seminário de Pesquisa e Extensão da FESPSP.A democratização da metodologia Caso de Ensino: relato da experiência de lançar a Revista Repensar. 2021. (Seminário).

14 Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV). Sucos do bem e o desafio de desenvolver o mercado de sucos integrais; Sustentabilidade e comportamento de consumo: desafios da marca Omo. 2021. (Congresso).

1 Encontro Brasileiro sobre Estratégias na Pós-Graduação.Uma iniciativa submetida ao duplo interesse: a proposição de uma revista científica e a deflagração dos relacionamentos existentes entre um grupo de alunos da pós-graduação. 2021. (Encontro).

2021 World Congress of Sociology of Sport. Menos ódio, mais ética: as contribuições da análise discursiva sobre a atual gestão paulista do judô. 2021. (Congresso).

Encontro de Gestão e Negócios (EGEN).A metodologia Caso de Ensino como estratégia no contexto pandêmico de ensino remoto. 2021. (Encontro).

III Jornada Científica de Administração (JCA).Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências: as concepções dos estudantes do ensino básico quanto à metodologia 'Caso de Ensino Inspiracional'. 2021. (Outra).

IX Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP).Uma prática educativa inovadora; Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências; O ensino e a aprendizagem do marketing a partir do caso de ensino da Sucos do bem; A construção do processo de ensino e aprendizagem [...]. 2021. (Simpósio).

VIII Congresso Internacional de Comunicação e Consumo (COMUNICON). Representações midiáticas da mulher atleta em Dibradoras; O campo da comunicação/educação sob o olhar da professora Baccega: aproximações e distanciamentos com a metodologia Caso de Ensino. 2021. (Congresso).

XLV Encontro da ANPAD (EnANPAD).Gestão de Qualidade Total em Vendas no Brasil: um estudo fenomenológico. 2021. (Encontro).

XXIV Seminários em Administração (SemeAd).Quando a educação prioriza a prática e o desenvolvimento de competências; Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências. 2021. (Seminário).

XX Simpósio de Letras.As contribuições da literatura específica de gestão para a concepção e o desenvolvimento da metodologia Caso de Ensino. 2021. (Simpósio).

Aula Magna Decolonialidades e memória dos corpos. 2019. (Encontro).

Aula Magna: ?O futuro da pesquisa e a pesquisa do futuro ? o uso da etnografia na academia e no ?mundo real??. 2018. (Outra).

?Multiplas proximidades entre a ficcao televisiva e as audiencias: o distanciamento entre distribuicao global e consumo local?, proferida pelo Prof. PhD. Joseph D. Straubhaar. 2017. (Encontro).

"Meu partido e o Brasil?: corpo, comunicacao e consumo nos protestos de rua em 2016?, Profa. Dra. Isabela Oliveira - FESPSP. 2017. (Encontro).

"Objetos de consumo e o pathos da violencia?, Profas. Dra. Mariana Duccini (Insper-SP) e Dra. Eliza Casadei (PPGCOM ESPM-SP). 2017. (Encontro).

"Seminario Avancado PROCAD USP/UFRN/UFMS - A Cooperacao Academica em Ciencias da Comunicacao". 2017. (Seminário).

26° Encontro Anual da Associacao dos Programas de Pos-Graduacao em Comunicacao (COMPOS). 2017. (Congresso).

26° Encontro Anual da Associacao dos Programas de Pos-Graduacao em Comunicacao (COMPOS). 2017. (Congresso).

7a. Aula Magna (PPGCOM's): Política e Método em Comunicação. 2017. (Encontro).

Atividade de Formacao Cientifica ? Resultados da bibliometria e metodometria do PPGCOM.Resultados Bibliometria (2006-2016); Metodometria. 2017. (Encontro).

Coloquio Renato Ortiz. 2017. (Simpósio).

I Jornada Cientifica dos Grupos de Pesquisa do PPGCOM-ESPM. 2017. (Encontro).

Introduccion al Analisis del Discurso, Profa. Dra. Doris Evelyn Martinez Vizcarrondo. 2017. (Oficina).

Juventudes e ativismo digital de gênero: políticas de visibilidades e politicidades. 2017. (Encontro).

VI Encontro Obitel Brasil.Espectadores, fãs e supernoveleiros: Velho Chico na cultura participativa. 2017. (Encontro).

World television: from global to local, ministrado pelo Prof. PhD. Joseph D. Straubhaar. 2017. (Seminário).

XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). A Comunicação/educação em Campo: Hábitos Midiáticos e Ressignificações de Estudantes da Rede Pública. 2017. (Congresso).

?6ª Aula Magna de Referência Interprogramas ? O que é Comunicação? Trajetórias Epistemológicas?. 2016. (Exposição).

5 Seminário de Iniciação Científica da Escola Superior de Propaganda e Marketing (5 SEMIC-ESPM),. 2016. (Congresso).

Apresentação de pesquisas desenvolvidas por docentes do PPGCOM/ESPM, que integram a linha de pesquisa ?LÓGICAS DA PRODUÇÃO E ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS ARTICULADAS AO CONSUMO?. 2016. (Encontro).

Apresentação de pesquisas desenvolvidas por docentes do PPGCOM/ESPM, que integram a linha de pesquisa ?PROCESSOS DE RECEPÇÃO E CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS ARTICULADOS AO CONSUMO?. 2016. (Encontro).

aula magna do PPGCOM ESPM|SP: ?Corrupción política y escándalo ciudadano: el papel de los medios?, proferida pelo prof. Joan Botella i Corral. 2016. (Encontro).

III Ciclo ESPM de Comunicação e Marketing com o tema ?Brasil: múltiplas identidades?. 2016. (Seminário).

Minicurso ?Viejos medios, nuevos medios: hay diferencias políticas??, ministrado pelo Prof. Dr. Joan Botella i Corral - UAB. 2016. (Seminário).

Palestra ?ATIVISMO DIGITAL E MEMÓRIAS MEDIADAS?, ministrado pela Prof. Dra. Mónica Machado (ECO ? UFRJ). 2016. (Encontro).

Palestra ?Corpo e Tecnologia: da normalização à otimização", ministrada pela Profa. Drª. Paula Sibilia (UFF). 2016. (Encontro).

XXXIX Congresso Intercom. O Embate Sígnico Tocha Olímpica x Mulher em Chamas : Uma Investigação acerca dos Imaginários Possíveis. 2016. (Congresso).

?Lançamentos com mesa de apresentação e resultado de pesquisas bibliométricas? com Maria Aparecida Baccega (Decana do PPGCOM ESPM-SP) e Luiz Peres Neto (Docente do PPGCOM ESPM-SP). 2015. (Encontro).

?Tendências e perspectivas no estudo do comportamento do consumidor?, proferida pelo Prof. Dr. José Afonso Mazzon. 2015. (Encontro).

"Comunicação e Memória no Pensamento de Henri Bergson". 2015. (Encontro).

"Encontros de Formação Acadêmica" - grupos de pesquisa CNPq | PPGCOM ESPM. 2015. (Encontro).

"Fudamentos e Vivências em Comunicação Não-Violenta" com o prof. Dr. Cesar Alves Ferragi. 2015. (Encontro).

5 Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon. O Campo da Comunicação/educação e as Questões de Gênero e Sexualidade: Reflexões sobre algumas Jovens e um Coletivo Feminista. 2015. (Congresso).

6 Seminário teorias da comunicação: qual o gênero da teoria?. 2015. (Congresso).

Academia Nacional de Professores, oficina ?Brainstorming?. 2015. (Oficina).

Academia Nacional de Professores, oficina ?Estudo Dirigido?. 2015. (Oficina).

Academia Nacional de Professores, oficina ?Portfolio?. 2015. (Oficina).

Academia Nacional de Professores, oficina ?Resolução de Exercícios e Situações Problema?. 2015. (Oficina).

apresentação dos resultados da pesquisa de pós-doutorado: "Implicações éticas das políticas de privacidade no Brasil e nos EUA: uma discussão a partir do campo da comunicação e do consumo", do Prof. Dr. Luiz Peres-Neto. 2015. (Encontro).

Aula Magna do PPGCOM | ESPM: ?Comunicação e relação sexual: do dispositivo convocador da alma gêmea ao dois do acontecimento amoroso?, proferida pelo prof. Dr. José Luiz Aidar Prado. 2015. (Encontro).

Ciclo de palestras GÊNEROS EM TRÂNSITO. 2015. (Seminário).

I Seminário Queer. 2015. (Seminário).

minicurso: "Qualidade da Democracia e Corrupção Política: desafios metodológicos de um projeto sobre cobertura jornalística", ministrado pela Profa. Dra. Isabel Ferin Cunha. 2015. (Oficina).

Minicurso: Mídia, Consumo e a Produção de Subjetividade no Contemporâneo, ministrado pela Profa. Gisela Castro. 2015. (Oficina).

Oficina de Escrita Acadêmica, ministrada pelas professoras Gisela G. S. Castro e Maria Collier de Mendonça. 2015. (Oficina).

Palestra ?Culture and Icons: discussing materiality in urban spaces? ministrada pelo Prof. Dr. Dominik Bartmanski. 2015. (Encontro).

Palestra ?Estéticas da Vigilância: do vestígio ao big data?, ministrada pela Profa. Dra. Fernanda Bruno. 2015. (Encontro).

Palestra "Sentidos do Ativismo Juvenil" ministrada pela profa. Dra. Rose De Melo Rocha. 2015. (Encontro).

V Encontro OBITEL Brasil. 2015. (Encontro).

XIV Congresso Internacional Ibercom. 2015. (Congresso).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. "O Funk Ostentação e a Questão de Gênero: cidadania que fala ou silencia?". 2015. (Congresso).

4 Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon. Funk, Academia: Da Sala de Aula para a Quebrada, um Percurso de Inspiração Etnográfica. 2014. (Congresso).

Seminário Internacional Comunicação & Educação - 20 anos de contribuição à área de estudos. 2014. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Diogo de Assis Machado

ROCHA, C. R. N. C.. Quadrinhos Digitais: Contexto histórico e análise de plataformas de consumo. 2019 - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação.

Aluno: Fabiana Lopes Benassi

BIZARRO, M. S.; PRADO, L. R.;ROCHA, C. R. N. C.. De Figurante à Protagonista: análise do posicionamento da Dove frente ao público feminino com a campanha "Real Beleza". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

Aluno: Felipe Lima

LOBATO, M. L. A. C. M.; TÔZO, C. O.;ROCHA, C. R. N. C.. Histórias de Força: mulheres comuns com nomes de peso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

Aluno: Fernanda Muto Kushima

SILVA, M. M. A.; CAMPOS JUNIOR, W. R.;ROCHA, C. R. N. C.. A Representação da Morte no Game Shin Megami Tensei: Persona 3. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Comissão julgadora das bancas

Egle Muller Spinelli

CASADEI, E. B.;SPINELLI, Egle Müller; HOFF, T. M. C.; GOMES, M. R.; MARQUES, J. C.. O consumo simbólico do esporte e o jornalismo feminista: entrecruzamentos discursivos na representação da mulher esportista na imprensa feita por e para mulheres. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Eliza Bachega Casadei

BACCEGA, M.A.; FÍGARO, R.;CASADEI, E. B.. "O conceito de família na telenovela: um estudo sobre sua recepção". 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Eliza Bachega Casadei

CASADEI, E. B.; HOFF, T.;GOMES, M. R.; MARQUES, J.C.; SPINELLI, E.M.. O consumo simbólico do esporte e o jornalismo feminista: entrecruzamentos discursivos na representação da mulher esportista na imprensa feita por e para mulheres. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Eliza Bachega Casadei

CASADEI, E. B.; HOFF, T.; MARQUES, J.C.. "Visibilidades da mulher esportista feita na imprensa por e para mulheres: normatividades e materializações discursivas". 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Mayra Rodrigues Gomes

CASADEI, E. B.GOMES, M. R.; HOFF, T.; MARQUES, J. C.; SPINELLI, E. M.. O consumo simbólico do esporte e o jornalismo feminista: entrecruzamentos discursivos na representação da mulher esportista na imprensa feita por e para mulheres. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

José Carlos Marques

MARQUES, JOSÉ CARLOS; CASADEI, E. B.; HOFF, T. M. C.; GOMES, M. R.; SPINELLI, E. M.. O consumo simbólico do esporte e o jornalismo feminista: entrecruzamentos discursivos na representação da mulher esportista na imprensa feita por e para mulheres. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

José Carlos Marques

MARQUES, JOSÉ CARLOS; CASADEI, E. B.; HOFF, T. M. C.. Visibilidades da Mulher Esportista na Imprensa Feita por e para Mulheres: normatividades e materializações discursivas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Tania Marcia Cezar Hoff

CASADEI, E. B.; Gomes, Mayra Rodrigues; Marques, J. C;HOFF, T. M. C.; SPINELLI, E.. O consumo simbólico do esporte e o jornalismo feminista: entrecruzamentos discursivos na representação da mulher esportista na imprensa feita por e para mulheres. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Tania Marcia Cezar Hoff

CASADEI, E. B.;HOFF, T. M. C.; Marques, J. C. Visibilidades da Mulher Esportista na Imprensa feita por e para Mulheres: normatividades e materializações discursivas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Foi orientado por

Maria Aparecida Baccega

O conceito de família na telenovela: um estudo sobre sua recepção; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo ESPM -SP) - Escola Superior de Propaganda e Marketing,; Orientador: Maria Aparecida Baccega;

Maria Aparecida Baccega

; Visibilidade midiática da mulher: sua prescrição e inscrição no âmbito social - (título provisório)-; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo ESPM -SP) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Maria Aparecida Baccega;

Eliza Bachega Casadei

O consumo simbólico do esporte e o jornalismo feminista: entrecruzamentos discursivos na representação da mulher esportista na imprensa feita por e para mulheres; 2019; Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliza Bachega Casadei;

Eliza Bachega Casadei

Editoração da revista Comunicação, Mídia e Consumo; 2019; Orientação de outra natureza - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Eliza Bachega Casadei;

Gabriela Troyano Bortoloto

em definição; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Digital Business) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. ; ERCHOV, V. . Menos ódio, mais ética: as contribuições da análise discursiva sobre a atual gestão paulista do judô. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS , v. 9, p. 156-179, 2022.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Teaching case methodology under an innovative perspective. REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF) , v. 15, p. 55-69, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. . A MARCA SEARA E O DESAFIO DE EXECUÇÃO DE FRIOS EM PADARIAS. Revista Repensar - Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensino , v. 3, p. 3-9, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. . SEARA TURMA DA MÔNICA E O DESAFIO DE AUMENTAR O CONHECIMENTO DA MARCA. Revista Repensar - Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensino , v. 3, p. 10-16, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. . SUCOS DO BEM E O DESAFIO DE DESENVOLVER O MERCADO DE SUCOS INTEGRAIS. Revista Repensar - Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensino , v. 3, p. 7-12, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; GALETTI, T. P. L. ; MOTTA, R. G. . Sustentabilidade e comportamento de consumo: desafios da marca Omo. Revista Repensar - Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensino , v. 3, p. 30-35, 2021.

  • BACCEGA, MARIA APARECIDA ; ROCHA, CAMILLA RODRIGUES NETTO DA COSTA . Hábitos midiáticos e ressignificações de estudantes da rede pública. Comunicação & Educação , v. 23, p. 39-51, 2018.

  • ROCHA, C. R. N. C. . As narrativas ficcionais e a pauta do real: os debates contemporâneos inseridos nas telenovelas Amor à Vida e Em Família. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. XIII, p. 80-92, 2017.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; BACCEGA, M. A. . Telenovela como roteiro do real. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA , v. 5, p. 80-94, 2017.

  • BUDAG, F. E. ; ROCHA, C. R. N. C. . TRAMAS E DRAMAS IMAGÉTICOS: CONSTRUÇÃO NARRATIVA, SENTIDOS E REPRESENTAÇÕES EM SÉRIE NORTE-AMERICANA CENTRADA EM RELACIONAMENTOS. REVISTA GEMINIS , v. 8, p. 204-217, 2017.

  • ROCHA, C. R. N. C. . DO CONFLITO A OCULTACAO: UMA ANALISE DISCURSIVA DOS ENUNCIADOS MIDIATICOS EM TORNO DOS INDIOS. INTERTEXTO (UBERABA) , v. 10, p. 1, 2017.

  • ROCHA, C. R. N. C. . Com a Porta de Saída Aberta: Uma Análise do Discurso da Revista Veja em Torno de Dilma Rousseff. Leituras do Jornalismo , v. 2, p. 117-130, 2016.

  • BACCEGA, M. A. ; ROCHA, C. R. N. C. . Os Meios de Comunicação e a Figura da Mulher: uma reflexão sobre a personagem Clara da telenovela Em Família. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia , v. 11, p. 443, 2016.

  • ROCHA, C. R. N. C. . 'Uma Análise Da Família Através Do Personagem Felix, de Amor à Vida: Possíveis Relações Entre Comunicação/educação e a Telenovela'. Dito Efeito , v. 7, p. 95-107, 2016.

  • ROCHA, C. R. N. C. . Família e telenovela: um retrato 3x4. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 137p .

  • ROCHA, C. R. N. C. . A formação da teledramaturgia brasileira em 1970 e seus caminhos a partir de 1990 sob a lente da obra de Lauro César Muniz. In: Maria Aparecida Baccega, Andréa Celeste Montini Antonacci, Joana A. Pellerano (Org.). (Org.). Comunicação, educação e consumo: as interfaces da teleficção. 1ed.: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 87-105.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Mudanças curriculares à vista: contribuições de uma experiência prática para o papel do professor em Administração. In: Ellen dos Santos Oliveira. (Org.). Estudos em Cas@: linguagens, educação e ensino. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2021, v. , p. 186-199.

  • CASADEI, E. B. ; ROCHA, C. R. N. C. . Representações do masculino em veículos feministas: embates discursivos sobre o reconhecimento e os agenciamentos de gênero na cobertura esportiva. In: Laan Mendes de Barros; José Carlos Marques; Ana Silvia Médola. (Org.). Produção de sentido na cultura midiatizada. 1ed.Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2020, v. , p. 349-364.

  • BUDAG, F. E. ; ROCHA, C. R. N. C. . Narrativas em série: estruturação em movimento. In: Glaucia Davino. (Org.). Confabulações Imaginárias: VIII Seminário Histórias de Roteiristas. 1ed.São Paulo: Corp Texto, 2019, v. 1, p. 02-404.

  • TONDATO, M. P. ; BACCEGA, M. A. ; ROCHA, C. R. N. C. ; ANTONACCI, A. C. M. ; ABRÃO, M. A. P. ; SABOIA, C ; JUNQUEIRA, A. H. ; BUDAG, F. E. . Novos formatos teleficcionais e a recepção da televisão de qualidade no Brasil: um olhar para a supersérie. Novos formatos teleficcionais e a recepção da televisão de qualidade no Brasil: um olhar para a supersérie Onde Nascem os Fortes. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2019, v. , p. 225-246.

  • BACCEGA, M. A. ; ROCHA, C. R. N. C. . A importância da inter-relação entre o campo da comunicação/educação e os estudos de recepção: um olhar para a comunicação a partir dos sujeitos. In: KUNSCH, M.; FIGARO, R.. (Org.). COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: caminhos integrados para um mundo em transformação. 1ed.São Paulo: Intercom, 2017, v. 2, p. 71-88.

  • BACCEGA, M. A. ; CASTRO, Gisela ; ANTONACCI, A. C. M. ; JUNQUEIRA, A. H. ; BEZERRA, B. B. ; ROCHA, C. R. N. C. ; MELLO, F. C. De ; BUDAG, F. E. ; ABRÃO, M. A. P. ; MARCELINO, R. M. A. ; PATROCINIO, V. . Espectadores, fãs e supernoveleiros: Velho Chico na cultura participativa. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II: práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2017, v. 5, p. 139-172.

  • ROCHA, C. R. N. C. . Como as telenovelas brasileiras representam as mulheres. NEXO, 23 fev. 2017.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . A democratização da metodologia Caso de Ensino: relato da experiência de lançar a Revista Repensar. In: 10 Seminário de Pesquisa e Extensão da FESPSP - Universidade e sociedade para um mundo em reconstrução, 2022, São Paulo. Anais Seminários FESPSP. São Paulo, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; THEODORO, H. G. S. . Representações midiáticas da mulher atleta em Dibradoras. In: COMUNICON 2021, 2021, São Paulo. VIII Congresso Internacional de Comunicação e Consumo (COMUNICON). São Paulo: PPGCOM/ESPM, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . A metodologia Caso de Ensino como estratégia no contexto pandêmico de ensino remoto. In: EGEN 2021, 2021, On-line. Encontro de Gestão e Negócios (EGEN). Uberlândia, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências: as concepções dos estudantes do ensino básico quanto à metodologia 'Caso de Ensino Inspiracional'. In: XXIV SemeAd, 2021, On-line. XXIV Seminários em Administração (SemeAd). São Paulo: PPGA/FEA/USP, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências: as concepções dos estudantes do ensino básico quanto à metodologia 'Caso de Ensino Inspiracional'. In: III JCA, 2021, On-line. III Jornada Científica de Administração (JCA). Caruaru: UFPE, 2021.

  • MOTTA, R. G. ; ROCHA, C. R. N. C. ; MOLA, I. C. F. ; SANTOS, N. M. B. F. ; LAS CASAS, A. L. . Gestão de Qualidade Total em Vendas no Brasil: um estudo fenomenológico. In: XLV EnANPAD, 2021, On-line. XLV Encontro da ANPAD (EnANPAD). Maringá: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2021.

  • MOTTA, R. G. ; ROCHA, C. R. N. C. . O campo da comunicação/educação sob o olhar da professora Baccega: aproximações e distanciamentos com a metodologia Caso de Ensino. In: COMUNICON 2021, 2021, On-line. VIII Congresso Internacional de Comunicação e Consumo (COMUNICON). São Paulo: PPGCOM/ESPM, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Quando a educação prioriza a prática e o desenvolvimento de competências: a inovação em um projeto pedagógico da educação básica. In: XXIV SemeAd, 2021, On-line. XXIV Seminários em Administração (SemeAd). São Paulo: PPGA/FEA/USP, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. ; GALETTI, T. P. L. . Sucos do bem e o desafio de desenvolver o mercado de sucos integrais. In: CLAV 2021, 2021, On-line. 14 Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV) - Ubiquitous retailing: new technologies transforming the consumer journey, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; GALETTI, T. P. L. ; MOTTA, R. G. . Sustentabilidade e comportamento de consumo: desafios da marca Omo. In: CLAV 2021, 2021, On-line. 14 Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV) - Ubiquitous retailing: new technologies transforming the consumer journey, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Uma prática educativa inovadora: as contribuições da metodologia Caso de Ensino para o processo de ensino-aprendizagem, a partir das concepções dos estudantes do ensino básico. In: IX SINGEP, 2021, On-line. IX Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP). São Paulo: UNINOVE, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. . O Percurso da Teledramaturgia Brasileira na Obra de Lauro Cesar Muniz. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICON 2018, 2018, São Paulo. Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICON 2018, 2018.

  • ROCHA, C. R. N. C. . A Comuni cação/educação em Campo: Hábitos Midiáticos e Ressignificações de Estudantes da Rede Pública. In: 40 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2017, Curitiba. Intercom, 2017.

  • GONÇALVES, J. C. ; ROCHA, C. R. N. C. . O Embate Sígnico Tocha Olímpica x Mulher em Chamas : Uma Investigação acerca dos Imaginários Possíveis. In: XXXIX Congresso Intercom, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Intercom, 2016.

  • ROCHA, C. R. N. C. . Uma Análise Da Família Através D o Personagem Felix de Amor à Vida: Possíveis Relações Entre Comunicação/educação e a Telenovela. In: COMUNICON ? Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. Comunicon 2016, 2016.

  • MARCELINO, R. M. A. ; ROCHA, C. R. N. C. . Não sou Nenhuma Marcela, mas e Daí se Fosse? Um D ebate sob re G ênero e S exualidade a partir d a Representação de Marcela Temer na Mídia. In: COMUNICON ? Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. Comunicon 2016, 2016.

  • ROCHA, C. R. N. C. . O Campo da Comunicação/educação e as Questões de Gênero e Sexualidade: Reflexões sobre algumas Jovens e um Coletivo Feminista. In: 5 Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2015, São Paulo. COMUNICON ? Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2015.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MARCELINO, R. M. A. . O Funk Ostentação e a Questão de Gênero: cidadania que fala ou silencia ?. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; PASSARO, M. A. . 'Comunicação/educação e consumo: possíveis articulações cidadãs para o ensino médio'. In: 11 Interprogramas de mestrado, 2015, São Paulo. 11 Interprogramas de mestrado, 2015.

  • MARCELINO, R. M. A. ; ANTONACCI, A. C. M. ; ROCHA, C. R. N. C. . Funk, Academia: Da Sala de Aula para a Quebrada, um Percurso de Inspiração Etnográfica. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon, 2014, São Paulo. Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon, 2014.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . A democratização da metodologia Caso de Ensino: relato da experiência de lançar a Revista Repensar. In: 10 Seminário de Pesquisa e Extensão da FESPSP, 2021, On-line. 10 Seminário de Pesquisa e Extensão da FESPSP - Universidade e sociedade para um mundo em reconstrução. São Paulo: FESPSP, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; DIDIER, I . A mulher na mídia: uma reflexão sobre as construções discursivas em torno do corpo da mulher esportista no portal da revista Glamour. In: 13 Interprogramas Cásper Pesquisa, 2019, São Paulo. 13 Interprogramas Cásper Pesquisa, 2019. v. 1.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; GALETTI, T. P. L. ; MOTTA, R. G. . A construção do processo de ensino e aprendizagem em torno do desafio da Omo para mudança do comportamento de consumo. In: IX SINGEP, 2021, On-line. IX Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP). São Paulo: UNINOVE, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . As contribuições da literatura específica de gestão para a concepção e o desenvolvimento da metodologia Caso de Ensino. In: XX Simpósio de Letras, 2021, On-line. XX Simpósio de Letras - Língua, literatura e ensino: diálogos possíveis. Caxias: UEMA, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências: as concepções dos estudantes do ensino básico quanto à metodologia 'Caso de Ensino'. In: IX SINGEP, 2021, On-line. IX Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP). São Paulo: UNINOVE, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. ; ERCHOV, V. . Menos ódio, mais ética: as contribuições da análise discursiva sobre a atual gestão paulista do judô. In: 2021 World Congress of Sociology of Sport, 2021, On-line. 2021 World Congress of Sociology of Sport, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. ; GALETTI, T. P. L. . O ensino e a aprendizagem do marketing a partir do caso de ensino da Sucos do bem. In: IX SINGEP, 2021, On-line. IX Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP). São Paulo: UNINOVE, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Uma iniciativa submetida ao duplo interesse: a proposição de uma revista científica e a deflagração dos relacionamentos existentes entre um grupo de alunos da pós-graduação. In: 1 Encontro Brasileiro sobre Estratégias na Pós-Graduação, 2021, On-line. 1 Encontro Brasileiro sobre Estratégias na Pós-Graduação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021.

  • ROCHA, C. R. N. C. ; GALETTI, T. P. L. ; MOTTA, R. G. . A construção do processo de ensino e aprendizagem em torno do desafio da OMO para mudança do comportamento de consumo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . A metodologia Caso de Ensino como estratégia no contexto pandêmico de ensino remoto. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . As contribuições da literatura específica de gestão para a concepção e o desenvolvimento da metodologia Caso de Ensino. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências: as concepções dos estudantes do ensino básico quanto à metodologia 'Caso de Ensino Inspiracional'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências: as concepções dos estudantes do ensino básico quanto à metodologia 'Caso de Ensino Inspiracional'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências: as concepções dos estudantes do ensino básico quanto à metodologia 'Caso de Ensino'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOTTA, R. G. ; ROCHA, C. R. N. C. ; MOLA, I. C. F. ; SANTOS, N. M. B. F. ; LAS CASAS, A. L. . Gestão de Qualidade Total em Vendas no Brasil: um estudo fenomenológico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. ; ERCHOV, V. . Menos ódio, mais ética: as contribuições da análise discursiva sobre a atual gestão paulista do judô. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTTA, R. G. ; ROCHA, C. R. N. C. . O campo da comunicação/educação sob o olhar da professora Baccega: aproximações e distanciamentos com a metodologia Caso de Ensino. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. ; GALETTI, T. P. L. . O ensino e a aprendizagem do marketing a partir do Caso de Ensino da Sucos do bem. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Quando a educação prioriza a prática e o desenvolvimento de competências: a inovação em um projeto pedagógico da educação básica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; THEODORO, H. G. S. . Representações midiáticas da mulher atleta em Dibradoras. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. ; GALETTI, T. P. L. . Sucos do bem e o desafio de desenvolver o mercado de sucos integrais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; GALETTI, T. P. L. ; MOTTA, R. G. . Sustentabilidade e comportamento de consumo: desafios da marca OMO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Uma iniciativa submetida ao duplo interesse: a proposição de uma revista científica e a deflagração dos relacionamentos existentes entre um grupo de alunos da pós-graduação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Uma prática educativa inovadora: as contribuições da metodologia Caso de Ensino para o processo de ensino-aprendizagem, a partir das concepções dos estudantes do ensino básico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . Dos estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências: as concepções dos estudantes do ensino básico quanto à metodologia 'Caso de Ensino Inspiracional' (Sessão Sapiens - Sessões de Aprimoramento de Estudos Científicos). 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MOTTA, R. G. . A democratização da metodologia Caso de Ensino: relato da experiência de lançar a Revista Repensar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, C. R. N. C. . Apresentadora do Painel de Debate Afetos do Consumo em Tempos de Pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; DIDIER, I . A MULHER NA MÍDIA: Uma reflexão sobre as construções discursivas em torno do corpo da mulher esportista no portal da revista Glamour. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIDIER, I ; ROCHA, C. R. N. C. . Reacao a inclusao: analise das pecas publicitarias denunciadas no CONAR por incluirem homossexuais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. . O Percurso da Teledramaturgia Brasileira na Obra de Lauro Cesar Muniz. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. . A Comuni cação/educação em Campo: Hábitos Midiáticos e Ressignificações de Estudantes da Rede Pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; ABRÃO, M. A. P. . Espectadores, fãs e supernoveleiros: Velho Chico na cultura participativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, C. R. N. C. . 'Os meios de comunicação e a figura da mulher: um debate sobre os estudos de gênero e sexualidade em articulação com a mídia'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALVES, J. C. ; ROCHA, C. R. N. C. . O Embate Sígnico Tocha Olímpica x Mulher em Chamas : Uma Investigação acerca dos Imaginários Possíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARCELINO, R. M. A. ; ROCHA, C. R. N. C. . Não sou Nenhuma Marcela, mas e Daí se Fosse? Um D ebate sob re G ênero e S exualidade a partir d a Representação de Marcela Temer na Mídia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. . Uma Análise Da Família Através D o Personagem Felix de Amor à Vida: Possíveis Relações Entre Comunicação/educação e a Telenovela. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. . O Campo da Comunicação/educação e as Questões de Gênero e Sexualidade: Reflexões sobre algumas Jovens e um Coletivo Feminista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; MARCELINO, R. M. A. . 'O Funk Ostentação e a Questão de Gênero: cidadania que fala ou silencia?'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. ; PASSARO, M. A. . 'Comunicação/educação e consumo: possíveis articulações cidadãs para o ensino médio'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARCELINO, R. M. A. ; ANTONACCI, A. C. M. ; ROCHA, C. R. N. C. . Funk, Academia: Da Sala de Aula para a Quebrada, um Percurso de Inspiração Etnográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, C. R. N. C. . O CONSUMO SIMBÓLICO DO ESPORTE E O JORNALISMO FEMINISTA: entrecruzamentos discursivos na representação da mulher esportista na imprensa feita por e para mulheres 2020 (Tese de Doutorado).

  • ROCHA, C. R. N. C. . O CONCEITO DE FAMÍLIA NA TELENOVELA: Um estudo sobre sua recepção 2017 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • ROCHA, C. R. N. C. . Diálogos estabelecidos entre Brasil e Espanha acerca da representação midiática dos brasileiros e das brasileiras. São Paulo 2016 (Resenha).

  • ROCHA, C. R. N. C. . O FUNK OSTENTAÇÃO NO UNIVERSO FEMININO: perspectivas das mulheres paulistas nos pólos da produção e da recepção 2014 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Outras produções

ROCHA, C. R. N. C. . Ponte Network. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação Enanpad. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação Singep. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação Semead. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação Semead. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação Semead. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação Comunicon. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação Comunicon. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação Comunicon. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação Enanpad. 2021.

ROCHA, C. R. N. C. . Relatório Anual de Bolsista Capes. 2020.

ROCHA, C. R. N. C. . Relatório de Qualificação Doutorado. 2019.

ROCHA, C. R. N. C. . Relatório Anual de Bolsista Capes. 2019.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação de artigo para Revista Animus. 2018.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação de artigo para Revista Animus. 2018.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação de artigo para Congresso da Intercom (GP Ficção Seriada). 2018.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação de artigo para Congresso da Intercom (GP Ficção Seriada). 2018.

ROCHA, C. R. N. C. . Parecer para o GT de Graduacao do Comunicon. 2018.

ROCHA, C. R. N. C. . MODERAÇÃO DA ?SESSAO 4? do GT 08 - COMUNICACAO, EDUCACAO E CONSUMO | COMUNICON. 2018.

ROCHA, C. R. N. C. . parecerista do GT de Graduacao | Comunicon. 2018.

ROCHA, C. R. N. C. . Relatório Anual de Bolsista Capes. 2018.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação de artigo para Revista Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia.. 2017.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação de artigo para Revista DITO EFEITO. 2017.

ROCHA, C. R. N. C. . Avaliação de artigo para Revista INTERTEXTO (UBERABA). 2017.

ROCHA, C. R. N. C. . Relatório Anual de Bolsista CAPES. 2017.

ROCHA, C. R. N. C. . Relatório de Qualificação do Mestrado. 2016.

ROCHA, C. R. N. C. . Relatório Anual de Bolsista Capes. 2016.

ROCHA, C. R. N. C. . Moderação da Sessão 1: Comunicação, educação e consumo no GT 8 Comunicação, educação e consumo, durante o Comunicon 2015. 2015.

ROCHA, C. R. N. C. . Metodologias Ativas - Relatório para sistematização das experiências. 2015.

ROCHA, C. R. N. C. . Monitoria (Metodologias Ativas). 2015.

ROCHA, C. R. N. C. . Relatório Anual de Bolsista Capes. 2015.

ROCHA, C. R. N. C. . Por que a mulher de 'A Força do Querer' pode ser TUDO, menos mera coadjuvante?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROCHA, C. R. N. C. . REPENSAR - Revista da Prática Aplicada em Caso de Ensino. 2021; Tema: Revista Acadêmica com foco na metodologia Caso de Ensino. (Site).

ROCHA, C. R. N. C. . Igarapé Mágico. 2013; Tema: Educação Infantil. (Rede social).

ROCHA, C. R. N. C. . Solte a Palavra. 2011; Tema: Liberdade de Expressão. (Blog).

ROCHA, C. R. N. C. . Revista Comunicação, Mídia e Consumo. 2020. (Editoração/Periódico).

ROCHA, C. R. N. C. . Projeto Acadêmico Persona Nescau Cereal. 2019. (Tutoria).

ROCHA, C. R. N. C. . Revista Comunicação, Mídia e Consumo. 2019. (Editoração/Periódico).

ROCHA, C. R. N. C. . Material Didático. 2019. (Tutoria).

ROCHA, C. R. N. C. . Making of Arritmia. 2012 (Webserie).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Espectadores, fãs e supernoveleiros: Velho Chico na cultura participativa, Descrição: Para iniciar esta etapa do Projeto Obitel Brasil, cujo tema são as práticas dos fãs no ambiente da cultura participativa, o núcleo ESPM se serve de trabalhos anteriores nos quais percorreu a trajetória dos fãs de telenovela, desde suas manifestações nas revistas (década de 60) até os fãs-clubes atuais, que interagem instantaneamente nas mídias digitais. Verificamos que há os fãs que assistem à telenovela apenas quando o seu ator está escalado para determinada produção. Sendo assim, veem a telenovela vez ou outra, dando preferência a assistir posteriormente na internet. Mas há o fã do artista que é também um supernoveleiro digital. Consideramos como tal o receptor que acompanha todas as novelas na televisão enquanto interage nas redes sociais com demais supernoveleiros. Criam uma rede de relacionamento que mantém contatos online. Assim sendo, o presente projeto visa mapear hábitos de consumo e de comportamento constitutivos da cultura participativa dos espectadores e fãs da teleficção seriada no Brasil, buscando contribuir para a análise crítica e interpretação da ocorrência, intensidade e formas assumidas pelos agenciamentos da memória e da identidade dos sujeitos, bem como na avaliação do potencial deste produto cultural enquanto instaurador de agendas e pautas no cenário político e cultural do Brasil da segunda década do século XXI. Neste contexto, assumimos que a telenovela possui caráter formativo, educativo, mobilizador e político, ao alterar as condições simbólicas da existência cotidiana e permitir novas formas de organização da compreensão e interpretação da realidade do mundo. Partiremos de uma abordagem multimetodológica, qualitativa e quantitativa, a fim de atendermos todos os objetivos propostos na pesquisa. Será realizada coleta e análise sistemática de páginas de fãs-clubes de atores globais, textos publicados em fanpages temáticas do Facebook. Interessa-nos tanto o material divulgado pela Rede Globo de Televisão, quanto o conteúdo cuja produção é atribuída aos fãs e que é distribuído no ambiente digital. O estudo de recepção partirá de uma amostra de fãs e/ou espectadores de telenovela. Ao estendermos, por meio de pesquisa de recepção, o escopo da investigação para além das interações características da cultura participativa no ambiente digital, pretendemos coletar subsídios para que se possa elaborar uma cartografia abrangente das interações entre a audiência, a emissora e a nova trama de Benedito Ruy Barbosa. Como aporte teórico-metodológico, os Estudos Recepção latino-americanos, a Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF) e as pesquisas realizadas em edições anteriores do OBITEL (em especial LOPES, 2015, 2013 e 2011). Buscaremos localizar, identificar, qualificar e interpretar evidências e resultados empíricos do agenciamento de pautas políticas, sociais, estéticas e culturais para o Brasil, postas em circulação pela telenovela Velho Chico. Espera-se que venham a ser manifestadas na mobilização participativa e na expressão dos sujeitos nos ambientes em que estão inseridos, os quais a pesquisa pretende cartografar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (7) . , Integrantes: Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha - Integrante / Rosilene Moraes Alves Marcelino - Integrante / Andréa Antonacci - Integrante / maria aparecida baccega - Coordenador / Fernanda Eloise Budag - Integrante / Antônio Hélio Junqueira - Integrante / Gisela Castro - Integrante / Maria Amelia Paiva Abrão - Integrante / Felipe Corrêa de Mello - Integrante / Beatriz Braga Bezerra - Integrante / Lizbeth Kanyat Novais - Integrante / Virginia Patrocinio - Integrante / Rafael José de Oliveira Ofemann - Integrante.

  • 2015 - 2017

    O CONCEITO DE FAMÍLIA NA TELENOVELA: Um estudo sobre sua recepção São Paulo, Descrição: O campo da Comunicação nos permite um olhar atento para aquilo que de comunicativo é feita a cultura. A presente pesquisa parte da constituição das narrativas midiáticas de gênero ficcional quando apresenta um debate em torno da família homoafetiva, para investigar sua presença no seio social. Isso porque intenta compreender, para além da construção desse conceito na telenovela, a recepção do mesmo por parte dos estudantes do Ensino Médio, ou seja, quais são os usos e apropriações dos estudantes do 1 e do 3 anos do Ensino Médio de Escolas Públicas Estaduais, no que se refere à articulação das famílias homoafetivas esboçadas nas telenovelas Amor à Vida e Em Família. Para tanto, com o intuito de compreender as significações e ressignificações dos enunciadores e enunciatários, nos valemos dos aportes teórico-metodológicos da Análise de Discurso de Linha Francesa (ADF) a partir de autores como Orlandi, Bakhtin, Baccega, Gregolin, entre outros. Em um segundo momento, lançamo-nos em pesquisas qualitativas por meio do uso das técnicas de entrevista em profundidade e grupo de discussão junto aos estudantes das Escolas Públicas Estaduais, Professor Rômulo Pero e Jardim Santa Ângela. Além disso, adotamos pesquisas bibliográficas e documentais mobilizando autores como Thompson, Martín-Barbero, Hall e Canclini (Estudos Culturais); Baccega, Kellner, Martín-Barbero (Comunicação); Slater, Baccega, Alonso, Douglas (Consumo), entre outros, com diferentes aportes teóricos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha - Integrante / maria aparecida baccega - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    O FUNK OSTENTAÇÃO NO UNIVERSO FEMININO: perspectivas das mulheres paulistas nos pólos da produção e da recepção, Descrição: Nesta pesquisa objetivamos compreender o funk ostentação a partir da perspectiva do feminino, sob os vieses da produção e da recepção. Para tal, com intuito de estudar o cenário no qual o funk ostentação encontra-se inserido, em especial o paulista, lançamo-nos em pesquisa de inspiração etnográfica, participando de um baile funk; pesquisas qualitativas por meio do uso da técnica de entrevista em profundidade com dois jovens inseridos no universo do funk; além de pesquisas bibliográfica e documental, quando mobilizamos autores como Essinger e Vianna, ao trazermos o perscurso histórico do funk; Adorno, Horkheimer, Rudiger e Cohn, ao abordar Indústria Cultural; Kellner e Silverstone, ao falar de cultura da mídia, consumo e mídia; Matterlart e Escosteguy para estudos culturais; Miller, Canclini, Slater, McCracken, Douglas & Isherwood, Rocha, entre outros, em relação ao consumo; Orlandi, Brandão e Baccega, ao abordarmos a análise de discurso de linha francesa; Simionatto, Matterlart, Escosteguy, Martino no que concerne aos estudos de comunicação; Orózco-Gómez, Baccega, Citelli para analisarmos os campos da educação e comunicação; Gomes, Orózco-Gómez, Baccega e Fígaro nos estudos de recepção. Como recortes, detemo-nos, de um lado, na investigação da produção feminina do funk ostentação na região paulista, nos valendo, para tanto, da análise de discurso das composições de uma aspirante a MC profissional (MC Bruninha_SP). E, de outro, concentramo-nos nas mulheres paulistas que recebem o funk ostentação, buscando entender como esse produto cultural é por elas apropriado e ressignificado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha - Integrante / Rosilene Moraes Alves Marcelino - Coordenador.

Prêmios

2021

Melhor artigo de gestão na educação no EGEN 2021: 'A metodologia Caso de Ensino como estratégia no contexto pandêmico de ensino remoto', EGEN.

2017

1 lugar no processo seletivo para bolsa Capes | PROSUP Integral (doutorado), PPGCOM/ESPM.

2016

1 lugar no processo seletivo do doutorado, PPGCOM/ESPM.

2015

1 lugar no processo seletivo para bolsa Capes | PROSUP Integral (mestrado), PPGCOM/ESPM.

2015

2 lugar no processo seletivo do mestrado, PPGCOM/ESPM.

2014

Prêmio Francisco Gracioso de Comunicação como melhor pesquisa monográfica: "O FUNK OSTENTAÇÃO NO UNIVERSO FEMININO: perspectivas das mulheres paulistas nos pólos da produção e da recepção", Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

2000

Melhor redação, Instituto Pro-Matre.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto J&F. , Av Marginal Direita do Tietê, 500, Parque Anhangüera, 05120060 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 36236000

Experiência profissional

2015 - 2020

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 20

2017 - 2018

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Representação Discente - CAP, Carga horária: 2

2016 - 2016

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Docência na disciplina de Estudos de Comunicação e Linguagem, ministrada pela profa. Maria Aparecida Baccega, (nível: Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo PPGCOM ESPM|SP durante o 1 semestre letivo, com carga horária de 60h/a

2015 - 2016

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientação de Pesquisa, Carga horária: 4

Outras informações:
A recepção da homoafetividade na terceira idade na telenovela Babilônia. Trabalho de iniciação científica. Aluno: Bruno Medeiros Dias. 2016 - orientação em conjunto com Maria Aparecida Baccega

2015 - 2015

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Docência na disciplina Projeto Integrado, ministrada por Maria Beatriz Ribolla, na Graduação em Comunicação Social da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) | 40h em sala de aula

Atividades

  • 03/2015 - 06/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, ESPM.,Linhas de pesquisa

2013 - 2014

Dogs Can Fly Conteúdos Audiovisuais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção Executiva, Carga horária: 44

Outras informações:
Redação de sinopses, argumentos e roteiros para curtas e séries Acompanhamento Jurídico ? Confecção e análise de Contratos Inscrição e Formatação de projetos para Editais Acompanhamento de Processos na ANCINE Gestão de Mídias Sociais do Projeto Igarapé Mágico

2021 - Atual

Fundação Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Administração UFBA.,Linhas de pesquisa

2019 - Atual

Instituto J&F

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40