Rogério de Oliveira Corrêa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado (1997) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química. Atuando a 10 anos em atividades de pesquisa, ensino e suporte ao desenvolvimento de processos para pequenas e médias empresas nos seguintes temas: negociações comerciais, relações internacionais, economia internacional, barreiras técnicas, cooperação técnica, mercosul, união europeia e tecnologia química voltada a classificação e rotulagem de produtos químicos.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

1997 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Modelagem Computacional da Estrutura de Polímeros utilizando o método Simulated Annealing e grupos de segunda ordem
Affonso Carlos Seabra Silva Telles. Palavras-chave: Modelagem Computacional de Compostos Químicos; Polímeros.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Polímeros. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.

Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

1995 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Affonso Carlos Seabra da Silva Telles.Palavras-chave: Polímeros; Método de previsão de propriedades.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Polímeros. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.

Graduação em Engenharia Química

1984 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso Avançado sobre Barreiras Técnicas. (Carga horária: 60h). , Organização Mundial do Comércio - Institute for Training and Technical Coop.

2008 - 2009

Extensão universitária em Programa de Desenvolvimento Gerencial do Inmetro. (Carga horária: 217h). , Escola Nacional de Administração Pública.

2002 - 2002

Extensão universitária em Aperfeiçoamento Competências do Servidor Público. (Carga horária: 365h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional/Especialidade: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistema de Instrumentação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIV Reunião do SGT-3.XXIV Reunião do Sub-Grupo de Trabalho sobre Regulamentos Técnicos e Procedimentos de Avaliação da Conformidade do Mercosul. 2006. (Encontro).

Seminário sobre os Projetos de Cooperação entre a União Européia e o Mercosul.Seminário sobre os Projetos de Cooperação entre a União Européia e o Mercosul. 2005. (Seminário).

Reunião da Task Force on Classification and Labelling do GHS.Reunião da Task Force on Classification and Labelling do SCEGHS . 2005. (Encontro).

VIII Reunião do Sub-Comitê de Especialistas do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagens de Substâncias Químicas.IX Reunião do Sub-Comitê de Especialistas do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagens de Produtos Químicos. 2005. (Encontro).

X Reunião do Sub-Comitê de Especialistas do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (SCEGHS).X Reunião do Sub-Comitê de Especialistas do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagens de Substâncias Químicas. 2005. (Encontro).

XXIII Reunião do SGT-3.XXIII Reunião do Sub-Grupo de Trabalho sobre Regulamentos Técnicos e Procedimentos de Avaliação da Conformidade do Mercosul. 2005. (Encontro).

XXII Reunião do SGT-3.XXII Reunião do Sub-Grupo de Trabalho sobre Regulamentos Técnicos e Procedimentos de Avaliação da Conformidade do Mercosul. 2005. (Encontro).

VIII Reunião do Sub-Comitê de Especialistas do GHS (SCEGHS).VIII Reunião do Sub-Comitê de Especialistas do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagens de Produtos Químicos. 2004. (Encontro).

Oficina Regional para Países Latinoamericanos sobre o Acordo TBT/OMC.Oficina Regional para países Latinoamericanos sobre o Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio - TBT/OMC. 2003. (Oficina).

Reunião do CTBT/OMC.Reunião do Comitê de Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio. 2003. (Encontro).

Seminário de Encerramento do Projeto Ala 93/15.Seminário de Encerramento do Projeto Ala 93/15 - Metrologia, Normalização e Avaliação da Conformidade celebrado entre o Mercosul e a União Européia. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flávia Cristina Lima Alves

CORRÊA, Rogerio de Oliveira. Qualificação do Impacto do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos as Exportações Brasileiras. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Luíza Moraes dos Santos

FRANÇA, Geraldo Augusto Campolina; VALLE, Ramón Molina; NAVARRO, Alberto Moysés; ANDRADE, Roberto Márcio;CORRÊA, Rogerio de Oliveira; HUEBNER, Rudolf. Desenvolvimento de um Padrão Secundário da Grandeza Vazão de Gás Constituído de um Banco de Medidores do Tipo Bocal Sônico. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: André Fenner

CORRÊA, Rogerio de Oliveira. O Processo de Adaptação de Acordos/Instrumentos Ambientais Internacionais à Saúde Pública no Brasil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp. em Vigilância em Saúde Ambiental) - Universidade de Brasília.

Aluno: Varios candidatos

CORRÊA, Rogerio de Oliveira. Concurso de Admissão para o Corpo de oficiais Engenheiros Navais da Marinha do Brasil EN-ADM/99. 2000. Outra participação, Marinha do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gustavo Mendes Platt

PLATT, G. M.PEIXOTO, Fernando Cunha; TELLES, Affonso Silva; MOTHÉ, Cheila Gonçalves; TAVARES, Frederico Wanderley. Modelagem Computacional da Estrutura de Polímeros Utilizando o Método de Simulated Annealing e Grupos de Segunda Ordem. 2004. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernando Cunha Peixoto

PEIXOTO, F. C.. Modelagem Computacional da Estrutura de Polímeros Utilizando o Método de Simulated Annealing e Grupos de Segunda Ordem. 2004. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernando Luiz Pellegrini Pessoa

PESSOA, F. L. P.. Método de Previsão de Propriedades de Polímeros a partir de Contribuição de Grupos. 1997. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Frederico Wanderley Tavares

TAVARES, F. W.. Método de Previsão de Propriedades de Polímeros a partir de Contribuição de Grupos. 1997. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Frederico Wanderley Tavares

TAVARES, F. W.. Modelagem computacional da estrutura de polímeros utilizando o Método Simulated Annealing e Grupos de Segunda Ordem. 2004. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Frederico Wanderley Tavares

TAVARES, F. W.. Modelagem computacional da estrutura de polímeros utilizando o Método Simulated Annealing e Grupos de Segunda Ordem. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jorge Eduardo da Silva Ourique

TELLES, Affonso Carlos Seabra da Silva; MOTHE, C. G.;OURIQUE, Jorge Eduardo da Silva; TAVARES, F. W.. Modelagem Computacional da Estrutura de Polímeros Utilizando o Método Simulated Annealing e Grupos de Segunda Ordem. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cheila Gonçalves Mothé

MOTHÉ, C. G.. Método de Previsão de Propriedades de Polímeros a partir de contribuição de grupos. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cheila Gonçalves Mothé

MOTHÉ, C. G.. Modelagem Computacional da Estrutura de Polímeros utilizando o método de Simulated Anneling e grupos de sugunda ordem. 2004. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Affonso Carlos Seabra da Silva Telles

Método de Previsão de Propriedades de Polímeros A Partir de Contribuição de Grupos; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Affonso Carlos Seabra da Silva Telles;

Affonso Carlos Seabra da Silva Telles

Modelagem Computacional da Estrutura de Polímeros Utilizando o Método de Simulated Annealing e Grupos de Segunda Ordem; 2004; Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química/UFRJ,; Orientador: Affonso Carlos Seabra da Silva Telles;

Jorge Eduardo da Silva Ourique

Modelagem Computacional da Estrutura de Polímeros Utilizando Grupos de Segunda Ordem e Método de Simulated Annealing; 2004; 119 f; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Jorge Eduardo da Silva Ourique;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORRÊA, Rogerio de Oliveira ; OURIQUE, Jorge Eduardo da Silva ; TELLES, Affonso Silva . A Graph-Structural Method for Prediction of Polymer Properties. Brazilian Journal of Chemical Engineering , v. 21, n.4, 2004.

  • CORRÊA, Rogerio de Oliveira ; ABREU, Charles Rubber A de ; PEIXOTO, Fernando Cunha ; TAVARES, Frederico Wanderley ; TELLES, Affonso Silva . Monte Carlo Simulation of the Adsorption of Dimers on Structured Heterogeneous Surfaces. Brazilian Journal of Chemical Engineering , v. 18, n.04, p. 385-397, 2001.

  • CORRÊA, Rogerio de Oliveira ; ALVES, Flávia Cristina Lima ; GADRET, Eduardo Trajano . Ponto Focal do Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC. In: Orlando Monteiro da Silva. (Org.). Notificações aos Acordos de Barreiras Técnicas (TBT) e Sanitárias (SPS) da OMC: Transparência Comercial ou Barreiras não tarifárias?. 1ed.Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2010, v. 1, p. 59-74.

  • CORRÊA, Rogerio de Oliveira ; ALVES, Flávia Cristina Lima . Modelo de Mensuração de Impactos Econômicos Relacionados com Barreiras Técnicas no Comércio Internacional. In: Orlando Monteiro da Silva. (Org.). Notificações aos Acordos de Barreiras Técnicas (TBT) e Sanitárias (SPS) da OMC: Transparência Comercial ou Barreiras não tarifárias?. 1ed.Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2010, v. 1, p. 181-193.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CORRÊA, Rogerio de Oliveira ; PIZETTA, D. E. . Barreiras Técnicas e a Competitividade Empresarial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORRÊA, Rogerio de Oliveira ; PIZETTA, D. E. ; SOUZA, L. F. . Barreiras Técnicas e a Competitividade Empresarial. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2009

    Mapeamento da Oferta e Demanda de Serviço Laboratoriais de Calibração e Ensaios - ODSLEC, Descrição: Projeto de Mapeamento da infraestrutura laboratorial de calibração e ensaio no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rogerio de Oliveira Corrêa - Coordenador / Jorge Antonio da Paz Cruz - Integrante / Eduardo Trajano Gadret - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Coordenação Geral de Articulação Internacional, Divisão de Superação de Barreiras Técnicas. , Rua Santa Alexandrina, 416 - 5 andar, Rio Comprido, 20261232 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25632787, Fax: (21) 25635637, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - 2006

    Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Servidor, atuou na Divisão de Competitividade e Cooperação Técnica como Chefe da Divisão, cujas principais atividades foram: - acompanhar os acordos de cooperação técnica, científica e tecnológica entre o Inmetro e instituições congêneres no âmbito internacional, assim como dar suporte ao Ministério das Relações Exteriores nos Acordos de Cooperação Técnica e Científica e Tecnológica firmado entre o Brasil e outros países; - seguir as discussões sobre Boas Práticas Laboratoriais, que envolveu a adesão brasileira aos atos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e suas implicações para a competitividade dos Laboratórios de Ensaios Brasileiros e nos testes realizados por estes para as Indústrias. - atuar em questões relacionadas com o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos e na assessoria às Agências Brasileiras que legislam sobre produtos químicos e às empresas visando a superação das Barreiras Técnicas. Anteriormente atuou no Ponto Focal do Acordo TBT, sendo responsável pelo serviço de atendimento a consultas técnicas do sistema Alerta Exportador. Atuou também como: Representante do Inmetro no Comitê de Barreiras Técnicas da OMC; Palestrante e Responsável por vários treinamentos nas áreas de Metrologia, Normalização, Avaliação da Conformidade e Barreiras Técnicas; Palestrante em vários eventos de comércio exterior com o foco em barreiras técnicas; Representante do Inmetro no Grupo de Trabalho de Implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Substâncias Químicas (GHS); Representante Brasileiro no Sub-comitê de Especialistas do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Substâncias Químicas (GHS) do Conselho Economico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU); Representante Brasileiro na Força Tarefa de Classificação e Rotulagem de Substâncias Químicas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    Atividades

    • 07/2006

      Direção e administração, Coordenação Geral de Articulação Internacional, Divisão de Superação de Barreiras Técnicas.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas.

    • 02/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação Geral de Articulação Internacional, Divisão de Superação de Barreiras Técnicas.,Linhas de pesquisa

    • 02/2002

      Serviços técnicos especializados , Coordenação Geral de Articulação Internacional, Divisão de Superação de Barreiras Técnicas.,Serviço realizado, Palestras Técnicas sobre Informação Tecnológica - Tecnologia, Industrial Básica.

    • 02/2002

      Treinamentos ministrados , Coordenação Geral de Articulação Internacional, Ponto Focal do Acordo Sobre Barreiras Técnicas.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre Barreiras Técnicas e Medidas Sanitárias e Fitossanitárias, Treinamento sobre Barreiras Técnicas e o Acordo sobre Barreiras Técnicas da OMC, Treinamento sobre Barreiras Técnicas e o Sistema Alerta Exportador, Treinamento sobre Barreiras Técnicas, Metrologia e Avaliação da Conformidade

    • 02/2002

      Outras atividades técnico-científicas , Coordenação Geral de Articulação Internacional, Divisão de Superação de Barreiras Técnicas.,Atividade realizada, Participação como professor em cursos sobre Tecnologia Industrial Básica.

    • 10/2005 - 06/2006

      Direção e administração, Coordenação Geral de Articulação Internacional, Divisão de Competitividade e Cooperação Técnica.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Competitividade e Cooperação Técnica.

  • 1989 - 2002

    Instituto de Pesquisas da Marinha, IPqM

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tecnologista Pleno 3-III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pela Unidade de Projetos Pilotos do Instituto de Pesquisas da Marinha; Pesquisador da Divisão de Explosivos Propelentes e Pirotécnicos do Grupo de Materiais; Como pesquisador da Divisão de Propelentes Explosivos e Pirotécnnicos e da Divisão de Química Fina foram desenvolvidas atividades na produção de insumos para propelentes sólidos a base de composite; Produção de Aditivos com vistas a aumentar a resistência mecânica do propelente sólido (Metil Aziridinil Óxido de Fosfina - MAPO) e intermediários de reação para produção do MAPO (aziridina); Trabalho de desenvolvimento e utilização de modelo computacional de cálculo de carga energética do propelente sólido; Trabalhos de formulação de pirotécnicos de salvatagem; Formulação do Grão-Propelente sólido (composição e balística (cinética e termodinâmica)). Preparação de treinamento envolvendo disciplinas relacionadas a combustão e explosivos; Desenvolvimento de treinamento para pessoal da marinha do Uruguai relacionada a combustão e explosivos.

    Atividades

    • 05/1989 - 02/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Materiais, Divisão de Propelentes Explosivos e Pirotécnicos.,Linhas de pesquisa