Francisco José Lima Sales

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1994), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Foi Professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação, de agosto de 2002 até junho de 2010. A partir de 2011, passou a trabalhar na Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (FACED), onde ministra as disciplinas das áreas de Política Educacional e Gestão da Educação e de Organização Social do Trabalho Escolar. É membro do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional da UFC (LABOR). Atua ainda no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da mesma universidade, no eixo Sociabilidade, Economia Política e Educação, da Linha de Pesquisa Filosofia e Sociologia da Educação.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2003 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: PLANFOR: Política compensatória para a informalidade?
Maria Doninha de Almeida. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: reestruturação produtiva; informalidade; empregabilidade; educação profissional de nível básico.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1995 - 1998

Universidade Federal do Maranhão
Título: Novas configurações do processo de trabalho e o papel da educação básica na formãção do operário industrial fabril: Um estudo de caso da indústria do alumínio no Maranhão,Ano de Obtenção: 1998
Franci Gomes Cardoso.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Palavras-chave: Educação básica; Novas tecnologias; qualificação profissional; indústria de process; taylorismo-fordismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho. Setores de atividade: Educação; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.

Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Superior

1993 - 1994

Universidade Federal do Maranhão
Título: Pedagogia: do consenso ao confronto à ruptura
Orientador: Francisco Mauri de Carvalho Freitas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Trabalho/Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SALES, F. J. L. ; ARRAIS NETO, E. ; OLIVEIRA, E. G. ; FEIJO, J. P. . VI ENCONTRO NTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES. 2019. (Outro).

SALES, F. J. L. ; ARRAIS NETO, E. ; SOUSA, ANTONIA ABREU DE ; OLIVEIRA, E. G. . V ENCONTRO NTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES. 2017. (Outro).

MARIA DE FÁTIMA NOBRE LOPES ; ARRAIS NETO, E. ; OLIVEIRA, E. G. ; SOUSA, ANTONIA ABREU DE ; ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO ; SALES, F. J. L. . IV ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES. 2015. (Outro).

SALES, F. J. L. . Curso de Capacitação em Gestão Escolar para Diretores e Técnicos de Escolas. 1998. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Tra.AS MÁQUINAS INTELIGENTES E O IMPACTO SOBRE OS EMPREGOS. 2019. (Encontro).

VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Tra.AS MÁQUINAS INTELIGENTES E O IMPACTO SOBRE OS EMPREGOS. 2019. (Encontro).

V ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES.Capital e Trabalho no Brasil. 2017. (Encontro).

V ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES.V ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES. 2017. (Encontro).

V ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES.A TERCEIRIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO NO SETOR BANCÁRIO: TENSÃO, SOFRIMENTO E CONFLITO. 2017. (Encontro).

XXXI CONGRESO ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGIA. A juventude e o dilema da inserção no mercado de trabalho. 2017. (Congresso).

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DO LABOR.COMITÊ CIENTÍFICO. 2015. (Encontro).

IV ENCONTRO INTERNACIONAL - TRABALHO E E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES.FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: ELEMENTOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA?. 2015. (Encontro).

VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS.PARECERISTA. 2015. (Outra).

XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABET.MERCADO DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: A REALIDADE DE JOVENS CAPACITADOS PELO PRONATEC. 2015. (Encontro).

I SEMINARIO REGIONAL NORDESTE DA ABET.A TERCEIRIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO, AS DESIGUALDADES E A POLARIZAÇÃO ENTRE OS TRABALHADORES. 2014. (Seminário).

XIII ENCONTRO NACIONAL DA ABET.TRABALHO PRECÁRIO, DESIGUALDADE SOCIAL E DISCRIMINA ÇÃO. 2013. (Encontro).

XIII ENCONTRO NACIONAL DA ABET.TRABALHO PRECÁRIO, DESIGUALDADE SOCIAL E DISCRIMINA ÇÃO. 2013. (Encontro).

III ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES.Teoria Crítica, Cultura e Educação. 2012. (Encontro).

III ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES.TEORIA CRÍTICA, CULTURA E EDUCAÇÃO. 2012. (Encontro).

XV CISO, Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais Pré-Alasl.Dimensão da precarização do trabalho: o adoecimento do trabalhador.. 2012. (Encontro).

IX COLÓQUIO NACIONAL E II INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO. 2011. (Outra).

IX COLOQUIO NACIONAL II COLOQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO.A TERCEIRIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO E RECONFIGURAÇÃO OCUPACIONAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. 2011. (Outra).

XII ENCONTRO NACIONAL DA ABET. Particularidades da crise brasileira e suas implicações sobre o trabalho na década de 1990. 2011. (Congresso).

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA: NOVAS PERSPECTIVAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.DIFERENTES ENFOQUES DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E A NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO. 2008. (Outra).

II Foro de Ciências Sociais e Humanas.A política pública de qualificação profissional em questão: avaliação do PLANFOR e do PNQ. 2007. (Outra).

XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.PLANFOR: Política compensatória para inclusão na informalidade?. 2007. (Encontro).

XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).

XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.GT 09 - Trabalho e Educação. 2007. (Encontro).

XVIII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.PLANFOR: Política "compensatória" para inclusão na informalidade?. 2007. (Encontro).

UNIVERSIDADE, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.XI SEMINARIO DE PESQUISA DO CCSA. 2005. (Seminário).

EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E QUALIDADE SOCIAL: EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO. 2004. (Congresso).

XII SEMANA DE HUMANIDADES.XII SEMANA DE HUMANIDADES. 2004. (Seminário).

Brasil, Nordeste: Mudança & Conservação. 2003. (Simpósio).

XVI EPENN.XVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2003. (Encontro).

I FORO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UFMA. 2002. (Outra).

XV EPENN.XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2001. (Encontro).

XIV EPEN.XIV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Víctor Moita Pinheiro

MARIA DE FÁTIMA NOBRE LOPES; ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO;SALES, F. J. L.; ALBERTO DIAS GADANHA. A FACE NEGATIVA DO TRABALHO DOCENTE NO CAPITALISMO À LUZ DO PENSAMENTO DE MARX E LUKÁCS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Víctor Moita Pinheiro

MARIA DE FÁTIMA NOBRE LOPES; ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO; ALBERTO DIAS GADANHA;SALES, F. J. L.. A face negativa do trabalho docente à luz do pensamento de Marx e Lucaks. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jerciano Pinheiro Feijó

SALES, F. J. L.; CARDOZO, M. J. B. P.; Antonia de Abreu Sousa. POLITECNIA E ESCOLA UNITÁRIA: REFLEXÃO COM BASE EM PISTRAK, GRAMSCI E SAVIANI. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Camila Farias Martins de Sousa

SALES, F. J. L.; PINHEIRO, F. P. H. A.; SILVA, F. H.. REUNI: PROPOSTA DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA DO GOVERNO LULA (2008-2012. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniele Luciano Marques

SALES, F. J. L.; Antonia de Abreu Sousa; PIRES, M. G. L.. ENTRE A ESCOLA UNITÁRIA E A MERCADOLÓGICA: A TRAJETÓRIA PARA O MUNDO DO TRABALHO DOS EGRESSOS DAS EEEPs DO CEARÁ. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ádria Maria Neves Monteiro de Araújo

OLIVEIRA, E. G.; ARRAIS NETO, E.;SALES, F. J. L.. Prática docente: reflexões acerca do curso do PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Belém.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ricardo de Souza Rebouças

SANTOS, João Diógenes Ferreira dos; CUNHA, T. R. A.;SALES, F. J. L.. Infância e segurança pública: desvelando o medo que crianças de tenra idade possuem do aparato policial. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Fernanda MOTTA DE PAULA RESENDE

MACHADO, Lourdes Marcelino; BRABO, Tania Suely Marcelino; ABDIAN, Graziela Zambão; SILVA, Acildo Leite; LIMA, Francisca das Chagas Silva;SALES, F. J. L.. Gestão da escola pública ludovicense: democratização, forma de provimento e participação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: ÁDRIA MARIA NEVES MONTEIRO ARAÚJO

SOUSA, A. A.; OLIVEIRA, E. G.; ARRAIS NETO, E.;SALES, F. J. L.. PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DO CURSO DO PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ/CAMPUS BELÉM. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Marcos Andre Porto

COSTA, C.;SALES, F. J. L.; DINIZ, J. S.; SOUSA, S. M. P. S.. A expansão das atividades informais em São Luís e a política pública de trabalho. 2007. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Karla Cybelly Silva de Sousa

DIAS, Ilzeni Silva; SILVA, P. T. N.; SILVA, Romildo dos Santos;SALES, F. J. L.. EDUCAÇÃO CORPORATIVA NAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: Um estudo de caso sobre a educação corporativa no Banco Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Wagna Maquis Cardoso de Melo Gonçalves

CLEMENTINO, M.L.M; FORTES, L.; SALES, Ana Patrícia Dias; LAISNER, R.C.;SALES, F. J. L.. AS POLÍTICAS DE MERCADO DE TRABALHO PARA A JUVENTUDE NA AGENDA DE TRABALHO DECENTE DOS PAÍSES BRICS. 2019.

Aluno: Emanuelle Kelly Ribeiro da Silva

ARRAIS NETO, E.; BRITO, L. M. P.; BEZERRA, T. S. A. M.; MENDES, R. N.;SALES, F. J. L.. NOVAS FACES DO TRABALHO ARTESANAL: AS INTERSECÇÕES DE SABERES ENTRE DESIGNERS DE MODA E ARTESÃOS NO INTERIOR DO CEARA. 2015. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA UFC) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Raimundo José de Paula Albuquerque

SOUSA, ANTONIA ABREU DE; OLIVEIRA, E. G.; ARRAIS NETO, E.;SALES, F. J. L.. A EFETIVIDADE DO PROEJA NA PERSPECTIVA DO DECRETO 5840/2006. UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO IFCE. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Daniele Luciano Marques

SALES, F. J. L.; Antonia de Abreu Sousa; CARDOZO, M. J. B. P.. ESTUDO DA FORMAÇÃO OFERTADA PELO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E AO EMPREGO - PRONATEC NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Nayane Santos da Silva

SALES, F. J. L.; SOARES, C. F.; RIBEIRO, L. T. F.. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia UFC) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Yeda Maria Maranhão Barros

COSTA, C.; NASCIMENTO, I. V.;SALES, F. J. L.. Os Conselhos Gestores e o Controle Social: a atuação do CONSET/MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carla Patrícia Alfredo de Oliveira

SALES, F. J. L.; GOMES, W. C.; RESENDE, F. M. P.. Educação fundamental de 1ª a 4ª série no município de São Luís e a política de descentralização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cleane dos Santos Pinto

SALES, F. J. L.; GOMES, W. C.; MACHADO, R. N. S.. Conselho Escolar: instrumento de participação na gestão democrática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Simei Miranda Costa

SOUSA, A. P.; GONDIM, E. P.;SALES, F. J. L.. OS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Flavianna Mendes Paiva Brito

SALES, F. J. L.; MOTTA, Diomar das Graças; SALDANHA, Lilian Maria Leda. Uma releitura de Paulo Freire no contexto neoliberal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: HILCE AGUIAR MELO

SALES, F. J. L.; COUTINHO, Adelaide Ferreira; MUNIZ, Maria da Conceição Lobato. Leiturização no espaço escolar: do processo mercadológico ao omnilateralizante. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

BONFIM, M. A. D.; AMARANTE JUNIOR, V. S.;SALES, F. J. L.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Carreira do Magistério Superior. 2008. Universidade Federal do Maranhão.

SALES, F. J. L.; COSTA, S. S. G.; RECH, Luiz Rech. SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO PPGED BRASILEIRA UFC. 2019. Universidade Federal do Ceará.

CHAGAS, E. F.; RECH, Luiz Rech;SALES, F. J. L.. SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO PPGED UFC. 2018. Universidade Federal do Ceará.

SALES, F. J. L.; JOSEFA JACKLINE RABELO; VALDEMARIM COELHO GOMES. Gestão participativa: a participação dos pais dos alunos nos cursos técnicos na Escola Estadual Dr. João Bacelar Portela em São Luís-MA. 2016. Universidade Federal do Ceará.

CHAGAS, E. F.; RECH, Luiz Rech;SALES, F. J. L.. SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO PPGEd. 2016. Universidade Federal do Ceará.

SALES, F. J. L.; ARRAIS NETO, E.; OLIVEIRA, E. G.. SELEÇÃO CURSOS MESTRADO E DOUTORADO PPGEd. 2016. Universidade Federal do Ceará.

CHAGAS, E. F.; RECH, Luiz Rech;SALES, F. J. L.. SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO PPEdB/UFC. 2015. Universidade Federal do Ceará.

SOUSA, ANTONIA ABREU DE; OLIVEIRA, E. G.;SALES, F. J. L.. SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO PPEdB/UFC. 2015. Universidade Federal do Ceará.

ARRAIS NETO, E.; BRITO, L. M. P.; MENDES, F.R.N.;SALES, F. J. L.. Banca de Qualificação de Doutorado. 2014. Universidade Federal do Ceará.

AGUIAR, R. R.; ROCHA, A. R. M. E.;SALES, F. J. L.. Banca examinadora de reconhecimento de título de Mestre. 2013.

SALES, F. J. L.; SANTOS, João Diógenes Ferreira dos; SOUSA, Anderson Santos. Banca examinadora de promoção na carreira docente (UESB). 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

ARRAIS NETO, E.; OLIVEIRA, E. G.;SALES, F. J. L.. Banca de Qualificação de Doutorado. 2010. Universidade Federal do Ceará.

SANTOS, M.;SALES, F. J. L.; GONDIM, E. P.. Banca examinadora do processo seletivo simplificado para Professor Substituto. 2007. Universidade Federal do Maranhão.

SALES, F. J. L.; SOUSA, A. P.; COUTINHO, Adelaide Ferreira. Banca examinadora do processo seletivo simplificado para Professor Substituto. 2007. Universidade Federal do Maranhão.

SALES, F. J. L.; DIAS, Ilzeni Silva; LIMA, Francisca das Chagas Silva. Banca examinadora do processo seletivo simplificado para Professor Substituto. 2003. Universidade Federal do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco Mauri de Carvalho Freitas

ALMEIDA, M. D.;FREITAS, F. M. C.; CARDOSO, F. G.; QUEIROZ, M. A.; LINDOSO, J. A. S.. PLANFOR: Política compensatória para "inclusão" na informalidade?. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco Mauri de Carvalho Freitas

FREITAS, F. M. C.; ROSAR, M. F. F.; SALDANHA, L. M. L.. Pedagogia do Consenso ao Confronto à Ruptura - a Crise da Legitimidade da Universidade Brasileira. 1994. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ensino Superior) - Universidade Federal do Maranhão.

Maria Arlete Duarte de Araujo

ARAUJO, M. A. D.; ALMEIDA, Maria Doininha de; CABRAL NETO, Antonio. A POLÍTICA NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES - SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOUTORAL II -PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/UFRN. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jose Antonio Spineli Lindozo

LINDOSO, Jose Antonio Spinelli; ORIENTADORA, Maria Doninha de Almeida; QUEIROZ, Maria Aparecida de. PLANFOR: política compensatória para a "inclusão" na informalidade?. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Franci Gomes Cardoso

CARDOSO, F. G.; Maria Doninha de Almeida; Freitas, F. M de C.; Queiroz, Ma A de.; Lindoso, J. A. S.; Neto, A. C.. PLANFOR: política compensatória para a "inclusão" na informalidade?". 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ANTÔNIO CABRAL NETO

CABRAL NETO, A.. A POLÍTICA NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Aparecida de Queiroz

QUEIROZ, M. A.. PLANFOR: política compensatória para a "inclusão" na informalidade?. 2006. Tese (Doutorado em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Richelly Barbosa De Medeiros

Crise do neodesenvolvimentismo, aprofundamento neoliberal e impactos sobre a educação superior (balanço de 2014 a 2022); Início: 2019; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA UFC) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Kelma de Freitas Felipe

Educação e mundo do trabalho: uma análise sobre a educação profissional e tecnológica ofertada às pessoas com deficiência no IFCE; Início: 2019; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA UFC) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Francisco José Aguiar Costa Júnior

Da subsunção formal à subsunção real do trabalho ao capital: o processo de (des)qualificação da força de trabalho das oficinas mecânicas em Fortaleza e seus impactos no processo de educação-preparação do trabalhador mecânico; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Cariri; (Orientador);

Tássia Pinheiro de Sousa Pinho

O Pronatec no Instituto Federal do Ceará-IFCE campus Fortaleza: investigando a qualificação profissional ofertada aos estudantes; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Camila Farias Martins de Sousa

REUNI (2008-2012): PROPOSTA DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA DO GOVERNO LULA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO EM QUESTÃO; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Jerciano Pinheiro Feijó

ESCOLA UNITÁRIA E POLITÉCNICA: REFLEXÃO COM BASE EM PISTRAK, GRAMSCI E SAVIANI; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Jerciano Pinheiro Feijó

POLITECNIA E ESCOLA UNITÁRIA: REFLEXÃO COM BASE EM PISTRAK, GRAMSCI E SAVIANI; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Tássia Pinheiro de Sousa

ANÁLISE DO PRONATEC NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Patrícia Fernandes de Freitas

FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: AS INTERFACES DA QUALIFICAÇÃO E DA(S) COMPETÊNCIA(S); 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Ana Hérica Brasil Figueiredo

VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO OU PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Camila Farias Martins de Sousa

REUNI: PROPOSTA DE EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA DO GOVERNO LULA (2008-2012; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Fernanda Cristina Correa Lima Coimbra

Alunos com deficiência na Educação Profissional: um estudo sobre Política de Educação Inclusiva no campus Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ? IFPA; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Antoinette Francês Brito

A precarização do trabalhdor docente da educação profissional no IFPA posteriormente às modificações do Estado e do novo projeto societário no Brasil das duas últimas décadas; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco José Lima Sales;

LEONARDO JOSÉ PINHO COIMBRA

NEOLIBERALISMO, PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: ANÁLISE CRÍTICA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA FUNDAÇÃO BRADESCO; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão,; Coorientador: Francisco José Lima Sales;

Krishnamartha Vidigal Ribeiro

O financiamento da educação básica no Brasil e o papel do Programa Dinheiro Direto na Escola; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Nayane Santos da Silva

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Elaine Peixoto Braga

As contribuições do pedagogo na escola de educação profissional em Maracanaú; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Rosinete Lima Setubal

A integração entre a educação básica e a educação profissional; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Francisco José Lima Sales;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Doninha de Almeida

PLANFOR: política compensatória para a "inclusão" na informalidade; 2006; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Grasduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Doninha de Almeida;

Francisco Mauri de Carvalho Freitas

Pedagogia: do Consenso ao Conflito; 1994; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ensino Superior) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Francisco Máuri de Carvalho Freitas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SALES, F. J. L. . MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E O NOVO DISCURSO PEDAGÓGICO DO CAPITAL. REVISTA LABOR , v. 1, p. 59, 2017.

  • SALES, F. J. L. . DA QUEDA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO FORDISTA À ASCENSÃO DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. REVISTA LABOR , v. 1, p. 55, 2017.

  • SALES, F. J. L. . O Perfil da Educação Rural no Maranhão na Década de 1990. Educação em Debate , v. 39, p. 106-119, 2017.

  • SALES, F. J. L. ; DIAS, Ana Patricia . PARTICULARIDADES DA CRISE BRASILEIRA E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO NA DÉCADA DE 1990. Revista da ABET (Online) , v. 11, p. 1-15, 2013.

  • SALES, F. J. L. ; SALES, Ana Patrícia Dias . Particularidades da crise brasileira e suas implicações sobre o trabalho na década de 1990. Revista da ABET (Online) , v. 11, p. 55-68, 2012.

  • SALES, F. J. L. . Desemprego, distintas modalidades de precarização do emprego e formação dos trabalhadores. Revista de Políticas Públicas , v. 12, p. 45, 2008.

  • SALES, F. J. L. . As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990. Educação em Questão , v. 30, p. 57-85, 2007.

  • SALES, F. J. L. . A evolução da grande indústria e a qualificação da força de trabalho: do taylorismo/fordismo à indústria de process. Educação e Emancipação (UFMA) , São Luís, v. 2, p. 69-86, 2003.

  • SALES, F. J. L. . Novos atributos e conhecimentos da força de trabalho e as transformações no mundo da produção: a educação básica e o novo discurso da competência. Educação e Emancipação (UFMA) , São Luís, v. 1, p. 28-45, 2002.

  • SALES, F. J. L. . Novas configurações do processo de trabalho, educação e o novo perfil de qualificação dos trabalhadores. Cadernos de Pesquisa do Mestrado em Educação da UFMA. v. 1, n. 1, (jan./jul./ago./1999). São Luís: Universidade Federal do Maranhão, Unidade de Pós-Gr, São Luís, v. v. 1, p. 105-113, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SALES, F. J. L. ; COSTA, C. ; NASCIMENTO, I. V. . Avaliação do PLANTEC-MA 2004. 2005.

COSTA, C. ; SALES, F. J. L. . Avaliação PLANTEQ-PI 2003. 2004.

SALES, F. J. L. ; COSTA, C. . Avaliação do PLANTEC-MA 2003. 2004.

SALES, F. J. L. ; CARDOZO, M. J. B. P. ; POLIT, R. S. C. G. ; ROSARIO, J. L. . Relatório - Biênio 1999-2000 - Secretaria Municipal de Educação de São Luís. 2001.

SALES, F. J. L. . Diagnóstico do Programa Bolsa Familiar para Educação. 2000.

SALES, F. J. L. . Curso de Qualificação de Trabalhadores Rurais - Elevação de Escolaridade - Módulo I. 2000.

SALES, F. J. L. . Curso de Qualificação de Trabalhadores Rurais - Elevação de Escolaridade - Módulo II. 2000.

SALES, F. J. L. . Curso de Qualificação de Trabalhadores Rurais - Elevação de Escolaridade - Módulo III. 2000.

SALES, F. J. L. . Curso de Qualificação de Trabalhadores Rurais - Elevação de Escolaridade - Módulo IV. 2000.

SALES, F. J. L. . Curso de Qualificação Profissional - Elevação de Escolaridade - Módulo V. 2000.

SALES, F. J. L. ; LIMA, L. M. ; MELO, M. A. . Diagnóstico sobre as Escolas Comunitárias de São Luís. 1998.

SALES, F. J. L. . Relatório Técnico da I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL. 1997.

SALES, F. J. L. . POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPLEXIDADE, IMPACTOS E DESAFIOS. 2016. (Parecer).

SALES, F. J. L. . A PROFISSÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DO PROFESSOR. 2016. (Parecer).

SALES, F. J. L. . COTIDIANO ESCOLAR: TECENDO OLHARES EM TORNO DA RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA. 2016. (Parecer).

SALES, F. J. L. . HÁ UM NEGRO NO CAMINHO, NO MEU CAMINHO HÁ UM NEGRO. 2016. (Parecer).

SALES, F. J. L. . COTIDIANO ESCOLAR: TECENDO OLHARES EM TORNO DA RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA. 2016. (Parecer).

SALES, F. J. L. . EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIAS (1958-1960). 2016. (Parecer).

SALES, F. J. L. . O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES FRENTE À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO SÉCULO XXI. 2015. (Parecer).

SALES, F. J. L. . Lei 10.639/03 e currículo: educando para relações étnico raciais. 2012. (Parecer).

SALES, F. J. L. . Pesquisa de Avaliação dos Centros Vocacionais Tecnológicos - CVTs. 2011. (Relatório de pesquisa).

SALES, F. J. L. . A reforma administrativa do Estado brasileiro nos anos 1990 e a proposta de descrentralização educacional. 2011. (Parecer).

SALES, F. J. L. . Curso de Qualificação de Trabalhadores Rurais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SALES, F. J. L. . Treinamento de professores. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SALES, F. J. L. . Treinamento de Diretores e Técnicos de Escola. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SALES, F. J. L. . Cadernos da América Latina. 1995. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A dinâmica do mercado de trabalho em Natal/RN e a juventude, Descrição: Este projeto de pesquisa se inscreve no contexto da atual configuração do mercado de trabalho, a partir da recente fase de reestruturação do capital e da aprovação da Lei n. 13.467/17 (reforma trabalhista), que modificou substancialmente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os contratos de trabalhos. No caso, além da terceirização ampla, geral e irrestrita ganharam proeminência novas modalidades de contratações, como a pejotização, o trabalho intermitente, o teletralho e o trabalhador autônomo com exclusividade. Tais modalidades de emprego tornaram possível uma maior ampliação da precarização do trabalho e da vida do trabalhador, alcançando, sobretudo, os segmentos mais vulneráveis da sociedade, com destaque a juventude. Com essa investigação visamos desenvolver um estudo sobre a situação do segmento juvenil no contexto da dinâmica do mercado de trabalho na cidade do Natal/RN, que vem apresentando significativas alterações no seu perfil sócio-ocupacional nas últimas décadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Francisco José Lima Sales - Integrante / Ana Patricia Dias Sales - Coordenador / Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros - Integrante / Paulo César do Nascimento - Integrante / Elton Cavalcante Barbosa - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Formação Humana Omnilateral e Arquitetura Escolar, Descrição: a) Formação Humana Omnilateral: O confronto necessário entre os referenciais teóricos que se apresenta, desde as concepções em disputa na tessitura dos parâmetros curriculares nacionais para a área de educação técnica e profissional, se expande no sentido da formação dos educadores e dos referenciais que demarcam os projetos político-pedagógicos das redes de formação profissional e de ensino médio-integrado estaduais e federal (IFETs). Tem como contraposição os projetos e concepções centrados na idéia das Competências, no sentido do desenvolvimento de características de empregabilidade, adequabilidade e eficiência. A possibilidade de estruturação de uma corrente teórica sólida que discuta a formação humana plena, considerando a integração dos âmbitos pessoal e coletivo, incorporando a relação entre o indivíduo e a estrutura social como elemento deflagrador da ação humano-social, tendo como norte o desenvolvimento integral dos potenciais humanos, pessoais, relacionais, culturais, corporais, com domínio da base científica e tecnológica da produção social, configura-se como questão de importância nodal na área de trabalho e educação. A base do materialismo histórico, representada pela economia política crítica permanece, mas amplia-se, rompendo com o paradigma meramente racional da ação humana, incorporando novas contribuições do ?marxismo multidisciplinar?. O referencial teórico da formação humana politécnica, tecnológica ou omnilateral-integral, centrado em Marx e Gramsci, recebe um enriquecimento. O retorno ao debate sobre a formação humana integral, alcunhada por Marx de formação omnilateral, dentro destes novos marcos que incluem elementos da psique inconsciente, e que apontam para além do mero desenvolvimento humano intelectual-racional, seguramente poderá conferir maior solidez teórica e complexidade à perspectiva do materialismo histórico, que é referencial da orientação, pesquisa e produção acadêmica e científica da área de Trabalho e Educação. b) Arquitetura, Espaço, Educação : A problemática da Arquitetura Escolar foi negligenciada, de forma geral, tanto nos estudos de arquitetura quanto na formação dos educadores, tendo repercussão na forma como o sistema escolar brasileiro e cearense pouco ou nada discutiu da relação pedagógica do espaço escolar. A questão da arquitetura escolar foi reduzida à mera solução técnica de dimensionamentos ergonométricos do espaço, da utilização de materiais e soluções arquitetônicas de razoável nível de acabamento e facilidade de manutenção. Nos últimos anos, se incorporou as questões da acessibilidade e sustentabilidade energética e ecológica, mas submetidos a uma perspectiva eminentemente técnica, desconhecem possibilidades de utilização pedagógica. Consideramos a base técnica como um dado de princípio da arquitetura escolar. Sobre esta base, que se pretende ?dada?, é necessário perceber e discutir a relação entre as múltiplas possibilidades do espaço escolar, sob a forma de arquitetura, e as diferentes visões e propostas curriculares. Em suma, para cada projeto político pedagógico escolar corresponde uma ou algumas concepções específicas de arquitetura ? eis a questão que tem passado em branco nas discussões tanto na área de arquitetura quanto na de educação-pedagogia... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Francisco José Lima Sales - Integrante / Océlio Jackson Braga - Integrante / Elenilce Gomes de Oliveira - Integrante / Enéas Arrais Neto - Coordenador / ANTONIA ABREU DE SOUSA - Integrante / LOPES, MARIA DE FÁTIMA NOBRE - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Pesquisa de Avaliação dos Centros Vocacionais Tecnológicos, Descrição: Pesquisa de Avaliação dos Centros Vocacionais Tecnológicos - CVTs A pesquisa tem o objetivo de avaliar os Centros Vocacionais Tecnológicos-CVTs. Os centros integram um dos programas da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social - SECIS e se viabilizam notadamente por emendas parlamentares ao orçamento da União. Os CVTs localizam-se notadamente nos estados do Sudeste e Nordeste e tem como foco principal a superação do atraso tecnológico, além de servir de instumento para a popularixzação da ciência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Moises Villamil Balestro - Integrante / Ana Elizabeth Neirão Reymão - Integrante / Maria Inez Walter - Integrante / Daisy Moreira Cunha - Integrante / Paulo Cesar de Resende Andrade - Integrante / Roberto Véras de Oliveira - Integrante / Francisco José Lima Sales - Integrante / Azuete Fogaça - Integrante / Renato Fonseca Andrade - Integrante / Fábio Fowler - Integrante / Remi Castioni - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Francisco José Lima Sales - Coordenador / Océlio Jackson Braga - Integrante., Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Cooperação.

  • 2008 - 2010

    A INTEGRAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES, LIMITES E PERSPECTIVAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, Descrição: Pesquisar sobre as possibilidades de integração entre a educação básica e a educação profissional no nível médio no contexto das reformas pelas quais passam o Estado brasileiro e a política educacional, num momento em que a dinamicidade e as requisições do capital procuram modificar as forças produtivas, as formas de organização da produção e os requisitos de qualificação e requalificação da força de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Francisco José Lima Sales - Coordenador / Maria José Barros Pires Cardozo - Integrante / Francisca das Chagas Silva Lima - Integrante / Lindalva Martins Maia Maciel - Integrante / Eliane Maria Pinto Pedroza - Integrante., Financiador(es): PIBIC/CNPq/UFMA - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2005 - Atual

    Escola, trabalho e cidadania: um estudo longitudinal com jovens egressos e não-ingressantes de um programa de inclusão de jovens, Descrição: Projeto de acompanhamento e avaliação do Programa Nacional de Integração de Jovens (PROJOVEM).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco José Lima Sales - Integrante / MARIA ALICE MELO - Coordenador / Ilma Vieira do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Cooperação / Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação.

  • 2003 - 2004

    A formação profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, Descrição: Pesquisa financiada pelo CNPQ que estuda a formação profissional dos técnicos de nível médio, oriundos das escolas técnicas, que atuam na área da construção civil em São Luís.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco José Lima Sales - Integrante / Ilzeni Silva Dias - Coordenador / Francisca das Chagas Silva Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Instituto Federal do Maranhão - Cooperação / Universidade Federal do Maranhão - Cooperação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação. , Waldery Uchoa, 1, Benfica, 60020110 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33667672, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - 2011

    Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Coordenador Estadual, Carga horária: 10

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ReLotado no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (FACED)/UFC.

    Atividades

    • 02/2020

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação I, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares T1 e T2, Espaços Educacionais Não Escolares

    • 02/2020

      Ensino, Educação Brasileira, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Orientados V

    • 06/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia do Trabalho, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Espaços Educacionais Não Escolares

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, Educação Brasileira, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Orientados IV

    • 08/2019 - 12/2019

      Estágios , Faculdade de Educação, .,Estágio realizado, Estágio em Organização e Gestão Educacional.

    • 02/2019 - 06/2019

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares T1 e T2, Espaços Educacionais Não Escolares, Política Educacional

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espaços Educacionais Não Escolares, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Organização Social do Trabalho Escolar T1 e T2

    • 02/2018 - 06/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Social do Trabalho Escolar T1 e T2, Política Educacional

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espaços Educacionais Não Escolares, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Política Educacional

    • 02/2017 - 12/2017

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Social do Trabalho Escolar, Política Educacional

    • 02/2017 - 06/2017

      Estágios , Faculdade de Educação, .,Estágio realizado, Estágio: Organização e Gestão de Sistemas Escolares I.

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio: Organização e Gestão de Sistemas Escolares I, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Organização Social do Trabalho Escolar, Política Educacional

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio: Organização e Gestão de Sistemas Escolares I, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Política Educacional

    • 06/2015 - 12/2015

      Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA UFC, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS ORIENTADOS I, ESTUDOS ORIENTADOS II

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio: Organização e Gestão de Sistemas Escolares I, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Política Educacional

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Educação Brasileira, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA UFC, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS ORIENTADOS II

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Organização e Gestão de Espaços Escolares I, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Espaços Educacionais Não Escolares

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Organização e Gestão de Espaços Escolares I, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Espaços Educacionais Não Escolares

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espaços Educacionais Não Escolares, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Política Educacional

    • 02/2013 - 06/2013

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Espaços Educacionais Não Escolares, Política Educacional

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Organização e Gestão em Espaços Escolares I, Política Educacional, Organização e Gestão em Espaços Educativos Não Escolares

    • 02/2012 - 06/2012

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espaços Educacionais Não Escolares, Organização e Gestão de Espaços Educativos Não Escolares, Política Educacional

    • 02/2011 - 06/2011

      Ensino, Pedagogia UFC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização e Gestao de Espaços Educacionais Não Escolares, Espaços Educativos Não Escolares, Educação Brasileira Contemporânea

  • 2002 - 2010

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Removido para a Universidade Federal do Ceará.

    Atividades

    • 08/2002

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação I, Gestão e Organização de Sistemas Educacionais I, História da Educação, Política e Planejamento Educacional, Sociologia da Educação II