Odair Furtado

possui doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalhando no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social (PSO) e na graduação do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. É filiado ao Departamento de Psicologia Social desde 1983. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS) do PSO e líder do grupo de pesquisa CNPq Trabalho e Ação Social. Atua na área de Psicologia Social (Psicologia sócio-histórica), com ênfase em Processos Grupais; Compromisso Social; Dimensões Subjetivas da Realidade e Produção de Sentido, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações de Trabalho e subjetividade, emprego/desemprego, formação/qualificação.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)

1993 - 1998

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Dimensões Subjetivas da Realidade: um estudo da subjetividade social no Brasil
Mitsuko Aparecida Makino Antunes. Bolsista do(a): PUCSP (BOLSA DISSÍDIO), PUCSP, Brasil. Palavras-chave: Psicologia Social; História da Psicologia Social; Subjetividade.Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Sócio-Histórica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Social do Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Sócio-Histórica/Especialidade: Linguagem e Produção de Sentido.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, M.P.R. ; ANTUNES, M. A. M. ; LOURENÇO, E. ; TAVERNA, C.S.R ; FURTADO, O. . Mostra Itinerante da História da Profissão de Psicólogo do Sistema Conselhos de Psicologia. 2012. (Exposição).

BOCK, A. M. B. ; GONÇALVES. M.G.M. ; FURTADO, O. . IV Jornada de Psicologia Sócio-Histórica. 2011. (Congresso).

Zidoi, M. ; FURTADO, O. . Lowcultura. 2010. (Exposição).

BOCK, A. M. B. ; KAHHAKE, Edna M. S. P. ; LIEBESNY, Brônia ; Aguiar, W. M ; FURTADO, O. ; ROSA, Elisa Z. . I Jornada de Psicologia Sócio Histórica da PUC-SP. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Jornadas Epistemológicas da Universidade 11 de Novembro (Cabinda/Angola).A construção do saber e seu compromisso com a realidade. 2013. (Simpósio).

Seminário de Acompanhamento de Área - CAPES. 2012. (Seminário).

Comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial.A implementação da rede substitutiva à luz de novos desafios à saúde mental: álcool e drogas.. 2011. (Encontro).

IV Semana de Psicologia Mackenzista.A Psicologia do Trabalho.. 2011. (Encontro).

IX Semana da Psicologia da UFSCar - Psicologia UFSCar: quem somos e o que queremos.História da Psicologia na América Latina. 2011. (Encontro).

Seminário Extrema Pobreza: como a sociedade pode agir.Como a academia contribui para a superação da extrema pobreza?. 2011. (Encontro).

VIII Encontro Nacional da ABEP. Formação para o trabalho. 2011. (Congresso).

VIII Encontro Nacional da ABEP. Impactos na formação: ENADE. 2011. (Congresso).

Workshop Trabalho, subjetividade e saúde da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO. 2011. (Oficina).

XIV JOP - Jornada de Psicologia da UNIPAR.Subjetividade e Trabalho. 2011. (Encontro).

XVII Simpósio Multidisciplinar da USTJ: Desenvolvimento, saúde e qualidade de vida e XI Encontro de Pós-Graduação Lato Senso.Trabalho e Qualidade de Vida: reestruturação produtiva e a saúde/adoecimento do trabalhador. 2011. (Encontro).

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão. Psicologia e Processos Sociais Institucionalizados. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão. Demandas e exigências para uma psicologia do trabalho e dos trabalhadores. 2010. (Congresso).

I Seminário do Conselho de Acompanhamento da Integração Universidade - Serviço de Saúde do Município de Embu das Artes.O percurso da integração universidade - serviço de saúde no município de Embu: o caso PUC-SP. 2010. (Encontro).

Juventude, orientação profissional e mundo do trabalho hoje.Reestruturação produtiva e o mundo do trabalho hoje.. 2010. (Oficina).

Lançamento do livro Psicologia e Povos Indígenas.A Psicologia e os povos indígenas. 2010. (Encontro).

Pré-Congresso do VII Congresso Nacional da Psicologia do Sistema Conselhos de Psicologia. Psicologia e compromisso com a promoção de direitos: um projeto ético-político para a profissão. 2010. (Congresso).

Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas.Potencialidades e desafios dos movimentos sociais e da psicologia nas políticas públicas. 2010. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia do Trabalho e Organização Sindical. 2002. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. A contribuição de Martin Baró para a Psicologia. 2002. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia Crítica e a Crítica da Psicologia. 2002. (Congresso).

I Semana de Psicologia FAESA e IV Jornada Capixaba de Psicologia.40 Anos de Psicologia no Brasil. 2002. (Encontro).

Semana da Psicologia 2002.O mundo contemporâneo e a formação do Psicólogo. 2002. (Outra).

Vídeo Clube.Modernidade: reflexões sobre a violência. 2002. (Outra).

X Encontro Paranaense de Psicologia. O Mercado de Trabalho do Psicólogo. 2002. (Congresso).

X Encontro Paranaense de Psicologia. A Formação Profissional do Psicólogo. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Winnie Nascimento dos Santos

FURTADO, O.; CRUZ, M. T. S.; NEPOMUCENO, N.. Significações de mulheres pretas inseridas no mundo do trabalho em posições de prestígio social. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Andresa Cazarine Mendes

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; PONTUAL, P. C.. Uma andorinha sozinha não faz o verão: o processo de participação social em projetos de intervenção urbana (PIU) na cidade de São Paulo.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Guilherme Aleixo Sandrin

GONÇALVES. M.G.M.; SVARTMAN, B.P.;FURTADO, O.. Trabalho, Saúde do Trabalhador e Atenção Básica: a dimensão subjetiva das políticas de saúde.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Daniel Rossin Polo

GONÇALVES. M.G.M.;FURTADO, O.; PONTUAL, P. C.. A Dimensão Subjetiva do processo participativo no planejamento da cidade: o caso do Plano Diretor Participativo de Jundiaí. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Solange Aparecida de Lima

FURTADO, O.; ANDRADA, C. F.; OLIVEIRA,F.. A Dimensão Subjetiva do trabalho em redes de cooperação de Economia Solidária: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Roger Seiji Itokazu

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; Carvalho, A. M.. Arte de periferia, território e transformação social: uma análise psicossocial dos afetos no Teatro Mutirão, do Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Evelyn Sayeg

FURTADO, O.; ROSA, Elisa Z.; KINKER, F.S. Desafios da intersetorialidade entre trabalho e saúde mental. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Augusto Ribeiro Coaracy Neto

PACHECO FILHO, R. A.;FURTADO, O.; MORETTO, M L. A participação social como diretriz estratégica do SUS: a psicanálise operando em lógicas coletivas na saúde.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nicelle Juliana de paula Sartor

Martins, S.T.F.;FURTADO, O.; CASTRO e SILVA, C.R.. Trabalho e saúde mental: análise de uma oficina de geração de trabalho e renda.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Medicina Botucatu) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Elisa Harumi Musha

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; FRANCO, E. M.. Jovens de projetos sociais em tempos neoliberais: o personagem do social. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Leandro Lucato Moretti

GONÇALVES. M.G.M.;FURTADO, O.; PEREIRA, L. M.. Modos de beber em áreas indígenas no Mato Grosso do Sul: aproximações entre a psicologia social e perspectivas Kaiwá e Guarani. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vania Brito Caires

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; NEUMANN, M. M.. De encontro ao reencontro: vivências subjacentes ao desaparecimento civil. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cinara Brito de Oliveira

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; SANTOS, L.G.. Multidão: uma reflexão sobre participação social, política e afeto. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sônia Rodrigues Portes

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; BOCK, S.D.. Cursos Superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização inclusão/exclusão do mercado. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Diana jaqueira Fernandes

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; SVARTMAN, B.P.. Direito à moradia - uma questão para a psicologia social?. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Virginia Rett Lemos

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; MARANHAO FILHO, E. M. A.. Como (...) coisas que não existem- uma reflexão sobre arte, moral, exclusão e transformação a partir da 31ª Bienal. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elizangela André dos Santos

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; MELLO, A.M.A.. Discurso de conselheiras de direitos sobre educação e cuidado de crianças pequenas de zero a três anos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cibele Martins de Oliveira Marras

FRANCO, M. H. P.;FURTADO, O.; BOUSSO, R. S.. Vivências do luto no ambiente de trabalho por profissionais da região metropolitana de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-grad em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Antonio Augusto Telles Machado

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; MALVEZZI, S.. Reflexões sobre o projeto de inclusão social urbana: cuidados na gestão e implementação de novos projetos sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Mercedes Whitaker Kehl Vieira Bicudo Guranieri

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; BORGIANNI, E.. O trabalho das psicólogas na Fundação CASA: trajetórias e desafios.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Anelise Buzzi Serpi

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; NEUMANN, M. M.. Desaparecidos do Estado democrático de direito: políiticas públicas e subjetividade. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Diego Azevedo Godoy

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; SANTOS, M. A. C.. Além do musicoterapeuta: um estudo sobre a identidade do musicoterapeuta e seu reconhecimento, fundamentado no sintagma identidade - metamorfose - emancipação.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mauricio Muniz dos Rei

FURTADO, O.; GIOVANNI, L.M.; FLORES, M.L.R.. Discurso de mãe sobre educação e cuidados do bebê de área rural. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mariana Lousada de Toledo

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; TORRES, A. S.. Participação social como diretriz da aturação do psicólogo no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS): Possibilidades e desafios.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciano Ferreira Rodrigues Filho

FURTADO, O.; Gomes, J. A.; SCOPINHO, R.A.. O trabalhador do corte de cana no Norte Pioneiro do Paraná: o fim da atividade e os sentidos do trabalho.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Larissa Jandyra Ramos Paula Cagnani

MEZAN, R.;FURTADO, O.; BONATTO, F. R. O.. Modalidades de intervenção do psicólogo em um serviço de acolhimento - abrigo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Deborah Gribeler

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; LIMA, A. F.. Sujeitos emblemáticos à luz do sintagma identidade-metamorfose-emancipação: produções acadêmicas do NEPIM.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Jean Fernando dos Santos

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; Martins, S.T.F.. A experiência daparticipação em Conselhos de políticas públicas: uma análise psicossocial.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fábia Aparecida Silva

SAWAIA, B. B.; JURDI, A.P.S.;FURTADO, O.. O profissional de recursos humanos frente à seleção de pessoas com deficiência para o trabalho em empresas, em obediência à Lei de Cotas - uma análise na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lívia Maria Camilo dos Santos

SAWAIA, B. B.; ANDRIOLLO, A.;FURTADO, O.. Dos encontros com a cultura popular no Morro do Querosene: um estudo do movimento bairro/comunidade.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcio Farias

FURTADO, O.BOCK, A. M. B.; Souza, L.F.. Relatos de imigrantes africanos sobre preconceitos na cidade de São Paulo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gláucia Tais Purin

SAWAIA, B. B.; PRIM, L. F.;FURTADO, O.. Rádio comunitária e potência de ação coletiva: uma análise da perspectiva do radialista da Rádio Comunitária de Heliópolis FM.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Thalita Catarina Decome Poker

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; LIMA, A. F.. O que eu fiz com o que as instituições fizeram de mim? A história de Molly e a sua luta por emanciapação frente as políticas de identidade no acolhimento institucional.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Renata Monteiro Machado Ishida

FURTADO, O.; VICENTIN, M. C.; ZAPAROLLI, E. C. L.. Discurso de agentes comunitárias de saúde no município de São Paulo sobre creche. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marta Lúcia da Silva

FURTADO, O.BOCK, A. M. B.; NASCIMENTO, M. L. B. P.. Discurso de mães negras sobre educação e cuidado de crianças de até três anos de idade. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vanessa Clementino Furtado

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; Tauro, D. V-E. Estudos sobre imaginação e criação: contribuições de Lev Semenovich Vigotski e Cornelius Castoriadis. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Edna Barbosa da Silva

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; Almeida, D. P.. A construção identitária dos resgatistas do corpo de bombeiros de São Paulo.. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Lilian Clementoni Batista

PACHECO FILHO, R.A.;FURTADO, O.; Castro, J. C. de C.. O sujeito diante das transformações históricas no capitalismo: um estudo do seminário 17 de jacques Lacan. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Renata Leatriz de Campos Temps

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; TASSARA, E.T.O.. Resistir X Desistir: um estudo sobre os atingidos por barragens da usina Mauá/PR. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Tatiana Varela Vieira

FURTADO, O.; Paparelli, R.; Bernardo, M. H.. O processo de desindentidade na categoria bancária: um estudo sobre o nexo causal do desgaste mental. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Lidiane dos Anjos Santos

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; Silva, D. B.. Responsabilidade social empresarial na relação de trabalho e educação: instrumento de transformação social?. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Carolina Guidi Gentil

VICENTIN, M. C.;FURTADO, O.; MUSSE, L. B.. Crime e loucura: problematizações sobre o louco infrator na realidade do Distrito Federal.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Patrícia Gunutzmann

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; LIMA, A. F.. A identidade do poeta contemporâneo à luz do sintagma identidade-metamorfose-emancipação.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Miriam Ferrari

FURTADO, O.; JUNQUEIRA, L. P.; RIBEIRO, M. A.. Um estudo da dimensão subjetiva do doador de recursos financeiros às organizações do terceiro setor na cidade de São Paulo: contribuições para compreender o ato de doação.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Daiane Rose da Cunha Bentivi

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; TASSARA, E.T.O.. Da lavoura ao concreto: os impactos sociais causados pela construção da Refinaria Premium I em Bacabeira - MA.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Camila Young da Silva

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; BOTARELLI, A.. O psicólogo no terceiro setor: os sentidos do trabalho no enfrentamento à desigualdade. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Catarina Cerqueira Iavelberg

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; SEVERINO, A.J.. Uma contribuição crítica para o entendimento dos sentidos atribuidos pelo orientador educacional ao exercício de sua função.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lais Biasoli Moler

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; DIEGUES, A.C.. Nosso modo de vida vale a pena: um estudo sobre pescadores artesanais maranhenses. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Liara Rodrigues de Oliveira

BOCK, A. M. B.FURTADO, O.; BOCK, S.D.. Os significados do trabalho para a juventude - um estudo sócio-histórico com adolescentes ricos.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa Pós-Graduados em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria das Graças de Lima

FURTADO, O.; Aguiar, W. M; SVARTMAN, B.P.. A dimensão subjetiva das relações de trabalho na Economia Solidária. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Monica Vanderlei Vianna

MEZAN, R.;FURTADO, O.; KUPERMANN, D.. Compulsão Alimentar: um olhar clínico sobre a fome insaciável.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gustavo Henrique Carretero

PACHECO FILHO, R.A.;FURTADO, O.; BRANDAO, S. C.. Um estudo frankfurtiano sobre a relação indivíduo e sociedade em Freud. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Poliana da Paz Bonfim

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; BARRETO, M. M. S.. Os sentidos do trabalho para jovens estudantes de ensino médio da cidade de Carapicuiba.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniel Kina

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; BARRETO, M. M. S.. A afetividade nos processos de transformação: uma reflexão sobre a relação entre profissionais e usuários do serviço de atenção a violência. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Helena Delanesi Guedes

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; BATTISTELLA, L. R.. O Sentido do trabalho para a pessoa com deficiência física por lesão medular. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Felipe Carvalho Correa de Mello

FURTADO, O.; CIAMPA, A. C.; ANDRIOLO, A.. Literatura, Ideologia e Política: uma proposta de abordagem psicossocial sobre a literatura de Jorge Luis Borges durante o primeiro governo de Juan Domingos Peron (1946-1955). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bianca Menezes Peixoto

FURTADO, O.; SPINK, M. J. P.; RIBEIRO, M. A.. Catadores de Sonhos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabiana Itaci Corrêa de Araújo

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; BARGAGALLO, L.. Mas a gente não sabe que roupa deve usar: um estudo sobre a prática do psicólogo no centro de referência da assistência social. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcela Cunha do Amaral

SPINK, M. J. P.; Brito, R. R.;FURTADO, O.. Sobre a continuidade de ações político-educacionais: o caso da Escola do Campo de Araraquara. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Patricia Sampaio Pflaeging

CIAMPA, A. C.; ALMEIDA, J.A.M.;FURTADO, O.. A identidade do eu pós-convencional e os diversos sentidos da metamorfose: a história de José Junior. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabiana Itaci Corrêa de Araújo

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; BARBAGALLO. Um estudo sobre a prática psicológica nos serviços de proteção social básica da política de Assistência Social. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Letícia Oppido de Castro

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; Martins, S. T. M.. Uma análise dos sentidos da não-participação para os moradores de uma favela em São Paulo nos serviços prestados por organizações do terceiro setor. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Flávia da Costa Parenti

FURTADO, O.; OLIVEIRA,F.; SPINK, P. K.. Os novos rumos do trabalho - emprego e desemprego: uma análise das práticas discursivas de jovens das camadas populares e sua percepção sobre os novos paradigmas do mundo do trabalho. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniel Vargas Castro

BATISTA, M. T. D. S.; FRANKLIN, R. F.;FURTADO, O.. A Identidade Profissional dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação (TI). 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade São Marcos.

Aluno: Fernanda Quevedo Storoli

OZELLA, S.; MARTINEZ, C. B.;FURTADO, O.. Inclusão Social e Esporte: os significados - sentidos da capoeira para adolescentes em situação de pobreza.. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Shirlei Daudt Rodrigues

SOBRAL, F. A. F.; COELHO, M. F. P.;FURTADO, O.. Cidadania e Espaço Público a partir da Escola: Resgate, recriação ou abandono?. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: João Batista de Oliveira Ferreira

MENDES, A. M. B.; MARTINS, F. M. M. C.;FURTADO, O.. Trabalho, Sofrimento e Patologias Sociais: estudo com trabalhadores bancários e anistiados políticos de uma empresa pública.. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gabriel Coelho Mendonça

GONZÁLEZ REY, F. L.; GUZZO, R. S. L.;FURTADO, O.. Sentidos Subjetivos de Moradores de Rua Frente ao Futuro.. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Simone Mendes da Silva

FURTADO, O.; SPINK, P. K.; VICENTIN, M. C.. Espaços para combater a pobreza a partir das práticas de saúde nos SUS. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Ludmila de Souza Diniz

FERREIRA, M. C.; CRUZ, R. M.;FURTADO, O.. Vivências de mal-estar e bem-estar no trabalho em central de teleatendimento governamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Geovana Fátima de Oliveira Magalhães

FERREIRA, M. C.; ROSSO, S. D.;FURTADO, O.. O Sorriso que o Relógio Transforma em Dor: Custo humano no trabalho, estratégias de mediação e qualidade de vida no trabalho de camereiras de hotel.. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vanessa Sales Veras

FERREIRA, M. C.; Assunção, A. A.;FURTADO, O.. Relações Sociais de Trabalho e Custo Humano da Atividade: Vivências de mal-estar e de bem estar em serviços de teleatendimento governamental.. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Adriana Pinho Vieira

FURTADO, O.; MENDES, A. M. B.; FERREIRA, M. C.. Risco de Adoecimento no Trabalho de Teleatendimento. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Roque Tadeu Gui

FURTADO, O.; SILVA NETO, N. A. E.; FREITAS, L. V.. Pisiquê na Pólis: individuação e desenvolvimento político da personalidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Augusto Parras Albuquerque

FURTADO, O.; Mitjáns Martinez, A.; Tunes, E.. A Subjetividade Social de uma escola inclusiva: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Roberto Minoru Ide

FURTADO, O.; SPINK, P. K.; SATO, L.. Cooperativismo ou cooperativismos: As intersecções e conflitos entre noções doutrinárias e organizativas de uma palavra benquista. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Sylvia Mara Pires de Freitas

FURTADO, O.; GUARESCHI, N. M. F.; JACQUES, M. G. C.. A Psicologia no contexto do trabalho: uma análise dos saberes e dos fazeres. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mariluci alves Martino

FURTADO, O.; TREVISAN, L.; DOWBOR, L.. O Mundo do Trabalho e a Formação Profissional - A difícil adequação. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração de Empr) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Lidia Midori Shimuzu Pinto

FURTADO, O.; ANTUNES, M. A. M.. Estudo de Caso sobre a criação de um curso de Psicologia: uma contribuição para a discussão sobre o ensiono superior. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educaçã) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Kelly Cristina Fernandes

SAWAIA, B. B.; LIBERALI, F. C.; Magiolino, L. L. S.;FURTADO, O.. Teatro Social dos Afetos. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Leandro Amorim Rosa

SANDOVAL, S. A. M.; SILVA, A. P. S.; HUR, D. U.;FURTADO, O.; SEGURADO, R.. Ocupações estudantis: um estudo psicopolítico sobre movimentos paulistas de 2015 a 2016. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Michelle Pinto de Lima

RIBEIRO, M. A.; FISCHER, A. L.;FURTADO, O.; OLIVEIRA,F.; Crochík, J. L.; SILVA, L. G. G.. Compreensão psicossocial da vida de trabalho para pessoas com nanismo: entre a estigmatização e o reconhecimento. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da USP.

Aluno: Lais Biasoli Moler

SAWAIA, B. B.; FERREIRA, A. H.; MAHEIRIE, K.; CRUZ, M. T. S.;FURTADO, O.. Quando os olhos não veem, mas o coração sangra: um estudo sobre as relações raciais pelos afetos e pela arte na arena do slam. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Thiago San'Anna Pereira

ANTUNES, M. A. M.; NETTO, N. B.;FURTADO, O.; Martins, S. T. M.; OLIVEIRA, T. L.. Contribuição à crítica do projeto ético-político da Psicologia da Libertação. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Deborah Sereno

FURTADO, O.; PALOMBINI, A. L.; MARAZINA, I. V.; VICENTIN, M. C.; ROSA, M. D.. O acompanhamento terapêutico como dispositivo transdiciplinar de articulação na cidade - a cena no AT. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gustavo Henrique Carretero

SAWAIA, B. B.; MARTINELLI, M. L.; MARTINEZ, M. M.;FURTADO, O.; Martins, S.T.F.. Atuação de psicólogos nos Centros de Referência de Assistência Social CRAS: (Im) Possibilidades.. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Lidiane dos Anjos Santos Andrade

FURTADO, O.; SOLIGO, A. F.; GONÇALVES. M.G.M.; LIMA, M.E.A.; Paparelli, R.. Saúde do trabalhador docente no ensino superior privado sob a perspectiva da Psicologia Social. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Pricila Gunutzmann

CIAMPA, A. C.; Alves, C. P.; NASCIMENTO, E. P.; ALMEIDA, J.A.M.;FURTADO, O.. Espaços de Existência: identidade, poesia e emancipação em um sarau periférico. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Flávia da Costa Parenti

LAZZARESCHI, N.; PALMISANO, A.; BAPTISTA, D. M. T.; VITAL, G. C.;FURTADO, O.. A contribuição das universidades de massa para a promoção da mobilidade socioeconômica e cultural de seus concluintes. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria das Graças de Lima

FURTADO, O.; NOVAES, H. T.; DOWBOR, L.; GONÇALVES. M.G.M.; MELLO, S. L.. Por um novo modelo de gestão das relações de trabalho para as empresas recuperadas por trabalhadores: processo de formação integral e continuada. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Dilson Wrasse

SAWAIA, B. B.; SILVA, D.N.H.; CARVALHO, L.N.; GUEDES, M. C.;FURTADO, O.. Análise reconstitutiva do sentido da dialética em Lev Vigotski. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabiana Ribeiro Monteiro

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; LEITE, C. D. P.; ROSA, M. D.; SEQUEIRA, R. P.. O que pode o corpo de um trabalhador. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luís Carlos de Araújo Lima

FURTADO, O.; Matsumoto, A. E.; Gomes, J. A.; RIBEIRO, M. A.; GONÇALVES. M.G.M.. O compromisso ético-político do psicólogo receirizado na política pública de saúde no Município de São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcos Antonio Batista da Silva

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; SANTOS, A. S. A.; ARTES, A. C. A.; SOUZA NETO, J. C.; SANDOVAL, S. A. M.. Discursos étnicos-raciais proferidos por pesquisadores(as) negros(as) na pós-graduação: acesso, permanência, apoios e barreiras.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sergio Luiz Ribeiro

VICENTIN, M. C.; SILVA, L. B. C.; RODRIGUES, M. L.; GARCIA, M. L.;FURTADO, O.. O dispositivo equipe em saúde mental na atenção básica à saúde: um fazer entre profissões. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa Zaneratto Rosa

FURTADO, O.; KAHHAKE, Edna M. S. P.; GONÇALVES. M.G.M.; CAMPOS, R. T. O.; YASUI, S.. Por uma reforma psiquiátrica antimanicomial: o papel estratégico da atenção básica para um projeto de transformação social. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: João Ricardo Nickenig Vissoci

CIAMPA, A. C.; Alves, C. P.;FURTADO, O.; Vieira, J.L. L.; VIEIRA, L.F.. A influência do contexto bioecológico no processo de formação da identidade no esporte: possibilidades de colonização ou emancipação para atletas de futsal.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabiana de Andrade Campos

SAWAIA, B. B.; SANDOVAL, S. A. M.;FURTADO, O.; GUZZO, R. S. L.; LIMA, M.E.A.. Memória histórica do massacre de Felisburgo: um estudo sobre o trauma psicossocial e processos de resistência.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Leonardo Pestillo de Oliveira

CIAMPA, A. C.; ALMEIDA, J.A.M.; VIEIRA, L.F.;FURTADO, O.; SANDOVAL, S. A. M.. Luta por autonomia e liberdade moral: orientação esportiva como viabilizadora de metamorfoses emancipatórias.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Livia Gomes dos Santos

SAWAIA, B. B.; LEAO, I. B.; ANTUNES, M. A. M.;FURTADO, O.; Martins, S.T.F.. Inconsciente: uma reflexão desde a psicologia de Vigotski.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: FILIPE MILAGRES BOECHAT

PORTUGAL, Francisco T.;FURTADO, O.; RASERA, E. F.; RODRIGUES, M.; GONÇALVES, H. S.. Ideologia, pós-modernismo e psicologia social. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Fernando Gomes Alves

SANDOVAL, S. A. M.;FURTADO, O.; DOWBOR, L.; RIBEIRO, M. A.; BRESCIANI, L. P.. A consciência social dos trabalhadores metalúrgicos do grande ABC: um estudo psicossocial no contexto de empresas para a inovação tecnológica. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Fernando Fernandes Pimenta

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; Alves, C. P.; HELOANI, J. R. M.; BATISTA, M. T. D. S.. A angústia e o medo da dissolução da identidade profissional do executivo no mundo globalizado: o coaching na clínica do trabalho.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Maria Aparecida de Moraes Burali

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; VICENTIN, M. C.; Scarcelli, I. R.; BOARINI, M. L.. O trabalhador de saúde mental: complexidades e paradoxos no cotidiano de trabalho em um CAPS.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Antônio Carlos de Barros Júnior

RIBEIRO, M. A.; Silva Jr, N.; LEHMAN, Y. P.; PASSARELLI, B.;FURTADO, O.. Quem vê perfil não vê coração: a ferida narcísica de desempregados e a construção de imagens de si no Facebook e no LinkedIn.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da USP.

Aluno: Patricia do Prado Ferreira de Lemos

PACHECO FILHO, R. A.;FURTADO, O.; FABRINI, R.; BORGES, S. X. A.; SANTOS, T. C.. O Sujeito e o gozo escópico na sociedade contemporânea conectada. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pedro Paulo Viana Figueiredo

SPINK, M. J. P.;FURTADO, O.; VICENTIN, M. C.; OLIVEIRA FILHO, P. P.; RIBEIRO, M. A. T.. A criança em risco no trânsito: o caso da "Lei da cadeirinha".. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Liliane de Paula Toledo

RIBEIRO, M. A.; LEHMAN, Y. P.; UVALDO, M. C. C.;FURTADO, O.; UCHIDA, S.. Para além da escola e da empresa: contribuições para o atendimento em orientação de carreira.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da USP.

Aluno: José Estevam Salgueiro

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; GUEDES, M. C.; Carvalho, A. M.; Rusche, R. J.. O trabalho e o trabalhador na dramaturgia de Plínio Marcos: dois perdidos numa noite suja.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Adriana Eiko Matsumoto

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; SOUZA, T.M.S.; SANTOS, J. C.; Barroco. M. S.. Práxis Social e emancipação: perspectivas e contradições no Estado Democrático de Direito Penal. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Ilídio Roda Neves

FURTADO, O.; Gomes, J. A.; Paparelli, R.; SCOPINHO, R.A.; Figueiredo, V. C. N.. De centro de reabilitação a CEREST: análise de um centro de referência regional em saúde do trabalhador no interior do Mato Grosso do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Luiz do Nascimento Carvalho

SAWAIA, B. B.; BONS, J.M.G.;FURTADO, O.; RESENDE, A. C. A.; Magiolino, L. L. S.. Violência policial militar em Goiás: sofrimento e resistência. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: SERGIO SILVA DANTAS

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; SERRALVO, F. A.; ALMEIDA, J.A.M.; STREHLAU, V. I.. De refém a protahgonista: o desenvolvimento de identidade políticas e projetos de vida tornando o consumo um viabilizador de identidades emancipadas.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Sheila Ferreira Miranda

CIAMPA, A. C.; BERNARDO, T.;FURTADO, O.; SANTOS, A. de O.; ALMEIDA, J.A.M.. Negros, profissionais e acadêmicos: sentidos identitários e os efeitos do discurso ideológicos do mérito.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: PATRICIA PINTO DE PAULA

Scarcelli, I. R.; SCHMIDT, M.L.S.; MENDES, A. M. B.; Lancman, S.;FURTADO, O.. Saúde mental na atenção básica: política, trabalho e subjetividade.. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da USP.

Aluno: Ana Silvia Ariza de Souza

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; GUEDES, M. C.; BARRETO, M. M. S.; SCOPINHO, R.A.. A saúde na perspectiva ético-política: pesquisa ação participante na Comuna Irmã Alberta dos Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: André Rodrigues Lemos Bruttin

FURTADO, O.; CIAMPA, A. C.; GONÇALVES. M.G.M.; RIBEIRO, M. A.; SVARTAMAN, B. P.. Contribuições da Psicologia Social do Trabalho e das Organizações para a gestão de pessoas em fábricas recuperadas: um estudo de caso na Metalcoop.. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Clodoaldo Gonçalves Leme

CIAMPA, A. C.; SASS, O.;FURTADO, O.; ALMEIDA, J.A.M.; MACHADO, A.A.. O futebol como estratégia de ascensão na sociedade de risco: o atleta 'sem clube' e a sua identidade.. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rafaela Aparecida Cocchiola

SPINK, M. J. P.;FURTADO, O.; OLIVEIRA,F.; LACAZ, F.A.C.; MATTA, G.C.. A inclusão dos transtornos mentais como doença relacionada ao trabalho: discurso sobre as dificuldades de reconhecimento dos nexos causais.. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mariana Malvezzi

CIAMPA, A. C.; GUEDES, M. C.;FURTADO, O.; TASSARA, E.T.O.; ALMEIDA, J.A.M.. Política identitária verde: uma questão de emancipação.. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bernardo Parodi Svartman

GONCALVES FILHO, J. M.; BOSI, E.; MATOS, O. C. F.; OLIVEIRA,F.;FURTADO, O.. Trabalhos e desenraizamento operário: um estudo de depoimentos sobre a experiência de vida na fábrica. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da USP.

Aluno: CYNTHIA REJANNE CORREA ARAUJO CIARALLO

GALINKIN, A. L.; SUDBRACK, M.F.O.; COSTA, A.B.; FALEIROS, V.P.;FURTADO, O.. A Mimetização da Praxis Psicológica no Contexto da Justiça: um olhar para a psicologia judiciária. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rejane Teixeira Coelho

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; Campos, Marta S.; Souza, Sônia M. G.; BARRETO, M. M. S.. Participação no Programa Fortelecendo a Família: uma análise psicossocial das repercursões do trabalho socioeducativo. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: MARIA CRISTINA PINTO GATTAI

RIBEIRO, M. A.; SATO, L.; MALVEZZI, S.;FURTADO, O.. A Fragilidade da classificação das competências e a eficácia do perfil como instrumento de sua gestão. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Israel Rocha Brandão

SAWAIA, B. B.; MELLO, S. L.; BARRETO, M. M. S.; BOMFIM, Zulmira A. C.;FURTADO, O.. Afetividade e Participação na Metrópole: uma reflexão sobre dirigentes de ONGs da cidade de Fortaleza. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: ADJUTO DE EUDES FABRI

OZELLA, S.; MICHALISZYN, M. S.; Martins, S. T. M.; Aguiar, W. M;FURTADO, O.. Categorias que constituem a compreensão do humano e os enlaces entre consciência, subjetividade e significação na abordagem vigotskiana. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniel Branchini da Silva

CIAMPA, A. C.; GUEDES, M. C.; MALVEZZI, S.; HELOANI, J. R. M.;FURTADO, O.. A identidade do empreendedor social. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Adalberto Botarelli

SAWAIA, B. B.; BARRETO, M. M. S.; Souza, Sônia M. G.; CASTRO, Dagmar S. P.;FURTADO, O.. O Psicólogo nas políticas de proteção social: uma análise dos sentidos e da práxis. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Renato Sampaio Lima

VILELA, Ana Maria J.; MACHADO, Marília N. da M.; PORTUGAL, Francisco T.; FERREIRA, Marcelo S.;FURTADO, O.. História da Psicologia Social no Rio de Janeiro entre as décadas de 1960 e 1990. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Bernardes Pereira

SPINK, M. J. P.; RUBIO, Katia; Brigadão, J. I. M.; FLORENZANO, J. P.;FURTADO, O.. A construção social do tipo "jogador de futebol profissional": um estudo sobre os repertórios usados por jogadores de distintas categorias etárias e por integrantes de suas matrizes. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bronia Liebesny

OZELLA, S.; KAHHAKE, Edna M. S. P.; BATISTA, M. T. D. S.; Martins, S. T. M.;FURTADO, O.. Análise de Projeto de Futuro pelo jovem como modo de apropriação de significados e produção de sentidos. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa Maria Barbosa Esper

KAHHAKE, Edna M. S. P.; PETERS, Marcos R. S.; COIMBRA, Maria C.C.;FURTADO, O.; PEREIRA, Maria L.P.S.. Relações de Gênero e o Trabalho Profissional realizado por Homens e Mulheres no Espaço Doméstico: reflexos na instrumentalidade e expressividade, na saúde e na qualidade de vida. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Régis de Toledo Souza

CIAMPA, A. C.; Alves, C. P.; Crochík, J. L.; Lopes, J. R.;FURTADO, O.. Sintese Identitária: uma proposta à constituição da identidade de santos populares. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Marilene Zazula

SPINK, P. K.; Brigadão, J. I. M.; CAMAROTI, I; DOWBOR, L.;FURTADO, O.. Os Sentidos da Economia Solidária: os caminhos para a construção da autonomia coletiva e organizativa. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Juliana de Castro Chaves

SAWAIA, B. B.; RESENDE, A. C. A.; Crochík, J. L.; MELLO, S. L.;FURTADO, O.. A Liberdade e a Felicidade do Indivíduo na Racionalidade do Trabalho no Capitalismo Tardio: A (im)possibilidade administrada. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Cleverson Pereira de Almeida

PILATI, R.; MENDES, A. M. B.; ABBD, G.; FLEURY, S.;FURTADO, O.. Custo Humano, Estratégias de Mediação e Cidadania: Atendimento presencial ao público em agências da Previdência Social.. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Dionísia do Amaral Dias

SAWAIA, B. B.; OZELLA, S.; SATO, L.; Martins, S. T. M.;FURTADO, O.. A Saúde de Trabalhadores Jovens como Indicador Psicossocial da Dialética Exclusão/Inclusão, Estudo de caso com jovens operárias em industrias de confecção.. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Luiz Fernando Pontes

SILVA NETO, N. A. E.; LEITE, J. B. D.; PEDROZA, R. L. S.; GALINKIN, A. L.;FURTADO, O.. o Bancário, o Banco e a Criatividade: aspectos Históricos-Culturais para uma sociedade criativa.. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Pedro Paulo Freire Piani

SPINK, M. J. P.; GIFFONI, R. M.; SATO, L.; MARIN, R. E. A.;FURTADO, O.. Sobre a Possibilidade de Integração dos Saberes Locais no SUS: um estudo sobre Mangueiras na Ilha do Marajó, Pará.. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Flávia Gonçalves da Silva

Martins, S. T. M.; Martins, L. M.; ANTUNES, M. A. M.; Aguiar, W. M;FURTADO, O.. O Professor e a Educação: entre o prazer, o sofrimento e o adoecimento.. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educaçã) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Aline Moura de Melo e Souza

CIAMPA, A. C.; GUEDES, M. C.; BATISTA, M. T. D. S.; Alves, C. P.;FURTADO, O.. Entre a Hiostória e a Utopia: o educador de rua no projeto Axé.. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Daniel Branchini da Silva

CIAMPA, A. C.; MALVEZZI, S.;FURTADO, O.. Reconstruindo a Identidade do Empreendedor Social. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Maricela Perera Péres

FURTADO, O.. Sistematización de la Teoría de las Representaciones Sociales. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidad de La Habana.

Aluno: Sonia Chébel Mercado Sparti

FURTADO, O.; GOMES, H. S. R.; PLACO, V. M. N. S.; HELOANI, J. R. M.; SOUZA, M. L.. Educação para o Trânsito como Desenvolvimento de Consciência: um estudo com universitarios/as. 2003. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educaçã) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Sérgio Nagib Sabbag

FURTADO, O.. A Percepção do trabalhador sobre o Desemprego e a Estruturação do Trabalho Cooperativo. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Roberto de Camargo

FURTADO, O.; CHAIA, M.; BLASS, L. M. S.; RODRIGUES, I. J.; HELOANI, J. R. M.. Políticas Públicas, Trabalho e Subjetividade: experiências de recapacitação profissional. 2002. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Camila Pedral Sampaio

FURTADO, O.; MEZAN, R.; VIOLANTE, M. L.. Ficção Literária: Terveira margem na clínica psicanalítica. 2001. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Hamilton D'Angelo

FURTADO, O.; DOWBOR, L.; CHAIA, M.. Camelô, trabalho informal e sobrevivência: levantamento, caracterização e análise no centro da cidade de São Paulo. 2000. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Consuelo Martín Fernández

FURTADO, O.. Vida Cotidiana, Familia y Emigración - (participação como parecerista a distância). 2000 - Universidade de Havana - Cuba.

Aluno: Consuelo Martín Fernández

FURTADO, O.. Cuba: Vida cotidiana, família y Emigración. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidad de La Habana.

Aluno: Vanessa Miranda

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; SILVA, M. A.. Uma análise sócio-histórica das experiências e memórias de trabalhadores na luta pela democracia (São Paulo, ABC, nas décadas de 1970 e 1980). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Pedro Henrique Chaves Pessanha

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; Matsumoto, A. E.; VECCHIA, M. D.. Trajetórias militantes: dramas históricos e psicossociais. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Eugênia Bridget Gadelha Figueiredo

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; TASSARA, E.T.O.; JUNQUEIRA, C. S. A.. O ingenium da pesca artesanal: possibilidades e desafios para a psicologia em contextos de desigualdade social. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Lais Biasoli Moler

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; CRUZ, M. T. S.; MAHEIRIE, K.. A participação no slam como possibilidade de reconfiguração dos afetos: um estudo sobre o desbloqueio da subjetividade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Fabiana Ribeiro Monteiro

FURTADO, O.; VICENTIN, M. C.; TEIXEIRA, R.R.. Por um plano de composição: o que pode o corpo no trabalho da rede municipal de saúde em Rio Claro - SP. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lidiane dos Anjos Santos Andrade

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; Paparelli, R.; LIMA, M.E.A.; WANDERLEY, C.. Saúde do Trabalhador docente de ensino superior privado sob o olhar da psicologia sócio-histórica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria das Graças de Lima

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; DOWBOR, L.; MELLO, S. L.. Diretrizes e metodologia para um modelo de gestão das relações de trabalho em empresas recuperadas por trabalhadores(as) na perpectiva da autogestão. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gustavo Henrique Carretero

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; Martins, S. T. M.; OLIVEIRA, I M F F. Atuação de psicólogos no CRAS'S: impossibilidades. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Dilson Wrasse

SAWAIA, B. B.; GUEDES, M. C.;FURTADO, O.; SILVA, D.N.H.; CARVALHO, L.N.. Análise reconstitutiva do sentido da dialética em Lev Vigotski. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Flávia da Costa Parenti

LAZZARESCHI, N.;FURTADO, O.; CONSORTE, J. G.. A influência das universidades demassa na mobilidade socioeconômica de seus concluintes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luís Carlos de Araújo Lima

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; Gomes, J. A.; RIBEIRO, M. A.. O compromisso ético político do psicólogo terceirizado na política pública de saúde no Município de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pricila Gunutzmann

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; LIMA, A. F.; NASCIMENTO, E. P.. Resistência Dionisíaca: poesia e emanciapação em um sarau periférico. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Michelle Pinto de Lima

RIBEIRO, M. A.; SILVA, L. G. G.;FURTADO, O.. O trabalho de pessoas com nanismo: tensões psicossociais para a sua inclusão no mercado de trabalho. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da USP.

Aluno: Leonardo Pestillo de Oliveira

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; DANTAS, S.S.; VIEIRA, L.F.; TOMANIK, E.A.. Influência do esporte no desenvolvimento da competência. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa Zaneratto Rosa

FURTADO, O.; KAHHAKE, Edna M. S. P.; GONÇALVES. M.G.M.; YASUI, S.. Por uma reforma psiquiátrica antimanicomial: quando tecemos itinerários para restituir cidadania.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Livia Gomes dos Santos

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; ANTUNES, M. A. M.; Martins, S. T. M.; LEAO, I. B.. O inconsciente em Vigotski. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Psicologia Social PUC-SP) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sergio Luiz Ribeiro

VICENTIN, M. C.;FURTADO, O.; GARCIA, M. L.; SILVA, L. B. C.. O dispositivo equipe em saúde mental na atenção básica à saúde: um fazer entre disciplinas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: FILIPE MILAGRES BOECHAT

PORTUGAL, Francisco T.;FURTADO, O.; RASERA, E. F.. Pós-Modernismo e Psicologia Social.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Estevam Salgueiro

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; Carvalho, A. M.. O trabalho e o trabalhador na dramaturgia de Plínio Marcos: dois perdidos numa noite suja.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: SERGIO SILVA DANTAS

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; ALMEIDA, J.A.M.. De refém a protagonista: o desenvolvimento de identidade políticas e projetos de vida tornando o consumo um viabilizador de identidades emancipadas.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; ALMEIDA, J.A.M.. De oprimida e explorada a liberta e autônoma: o empoderamento feminino desvendado pelo universo da mulher longeva.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Antônio Carlos de Barros Jr

RIBEIRO, M. A.; Silva Jr, N.;FURTADO, O.. . Sujeitos em situação de desemprego e redes sociais virtuais: relações entre inconscientes no Linkedin e no Facebook.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da USP.

Aluno: Adriana Eiko Matsumoto

FURTADO, O.; VICENTIN, M. C.; SOUZA, T.M.S.; SANTOS, J. C.. Práxis social e emancipação: perspectivas e contradições no estado democrático de direito penal.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Mariana Malvezzi

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; ALMEIDA, J.A.M.. Política identitária verde: uma questão de emancipação.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Silvia Ariza de Souza

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; GUEDES, M. C.; BARRETO, M. M. S.; SCOPINHO, R.A.. A saúde na perspectiva ético-política: pesquisa-ação participante na Comuna da Terra Irmã Alberta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luiz do Nascimento Carvalho

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; BONS, J.M.G.; RESENDE, A. C. A.; ALVAREZ, M.C.. A vida Nua: implicações para a teoria social da dialética exclusão-inclusão e o caso brasileiro. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: André Rodrigues Lemos Bruttin

FURTADO, O.; CIAMPA, A. C.; RIBEIRO, M. A.. Contribuições da Psicologia Social do Trabalho e das Organizações para a Gestão de Pessoas em Fábricas Recuperadas: um estudo de caso na Metalcoop. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: PATRICIA PINTO DE PAULA

Scarcelli, I. R.; Lancman, S.;FURTADO, O.. Saúde mental na atenção básica: o trabalho no território e a saúde do trabalhador da saúde. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da USP.

Aluno: Rafaela Aparecida Cocchiola Silva

SPINK, M. J. P.; Lacaz, A. C.;FURTADO, O.. ranstornos Mentais Relacionados ao Trabalho:a construção social do processo diagnóstico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vânia Batista Nery

Degenszajn, Raquel R; SPOSATI, A.;FURTADO, O.. O trabalhador da assistência social: concepções e cotidianos. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bronia Liebesny

OZELLA, S.; KAHHAKE, Edna M. S. P.;FURTADO, O.. Análise de Projeto de Futuro pelo Jovem como modo de apropriação do significado. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rejane Teixeira Coelho

SAWAIA, B. B.; Campos, Marta S.; Souza, Sônia M. G.;FURTADO, O.. Participação no Programa Fortalecendo a Família: uma análise psicossocial das repercussões do trabalho socioeducativo. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa Maria Barbosa Esper

KAHHAKE, Edna M. S. P.; PETERS, Marcos R. S.; COIMBRA, Maria C.C.; PEREIRA, Maria L.P.S.;FURTADO, O.. Relações de Gênero e o Trabalho Profissional realizado por Homens e Mulheres no espaço doméstico: reflexo na instrumentalidade e expressividade, na saúde e na qualidade de vida. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Israel Rocha Brandão

SAWAIA, B. B.; BARRETO, M. M. S.;FURTADO, O.. Afetividade e Participação na Metrópole: uma reflexão sobre dirigentes de ONGs da cidade de Fortaleza. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Adalberto Botarelli

SAWAIA, B. B.; BARRETO, M. M. S.;FURTADO, O.. TECENDO REDES AFETIVAS: POR UMA ESTÉTICA DA PARTICIPAÇÃO TRANSFORMADORA NAS RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS EM REDES DE SOCIABILIDADE.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: ADJUTO DE EUDES FABRI

OZELLA, S.; Aguiar, W. M;FURTADO, O.; MICHALISZYN, M. S.; FRANCO, A. F.. Subjetividade e Palavra na Abordagem Vigotskiana: por uma transformação dialógica. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: MARIA CRISTINA PINTO GATTAI

MALVEZZI, S.; RIBEIRO, M. A.;FURTADO, O.. A Fragilidade dos Conceitos e as Classificações de Competências: análise dos desafios encontrados na prática de sua aplicação conceitual.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Magali Costa Guimarães

FERREIRA, M. C.; ABRAHAO, R. F.;FURTADO, O.. Colhe-se o que se planta: contexto de produção agrícola, custo humano do trabalho e vivências de mal-estar entre trabalhadores rurais.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Elisabeth Zulmira Rossi

FURTADO, O.; MENDES, A. M. B.; Araujo, J. N. G.. Psicodinâmica do Processo de Reabilitação em Trabalhadores Bancários Portadores de LER/DORT. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Flávia Gonçalves da Silva

FURTADO, O.; Martins, L. M.; Netto, J. P.; Martins, S. T. M.; Aguiar, W. M. Os Sentidos e os Significados da Atividade Docente para Professores que Vivenciam Processos de Sofrimento e Adoecimento. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educaçã) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Luiz Fernando Pontes

FURTADO, O.; MENDES, A. M. B.; PAZ, M. G. T.; MACEDO, K. B.. Sentir o prazer e criar no trabalho: base para uma proposta de inovação em uma instituição financeira. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jefferson de Souza Bernardes

FURTADO, O.; SPINK, M. J. P.. O Debate Atual sobre a Formação em Psicologia no Brasil: permanências, rupturas e cooptações nas políitcas educacionais. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Sonia Chébel Mercado Sparti

FURTADO, O.; GOMES, H. S. R.; PLACO, V. M. N. S.. Educação para o Trânsito como Desenvolvimento de Consciência: um estudo com universitarios/as. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educaçã) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Sérgio Nagib Sabbag

VASCONCELLOS, M. P. C.; PETRILLI, L. R.;FURTADO, O.. A Percepção do Trabalhador sobre o Desemprego e a Organização do Trabalho Cooperativadeo. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hamilton D'Angelo

FURTADO, O.; DOWBOR, L.; CHAIA, M.. Camelô, trabalho informal e sobrevivência: levantamento, caracterização e análise no centro da cidade de São Paulo. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Erick Herzog de Moraes

RIBEIRO, M. A.; UVALDO, M. C. C.;FURTADO, O.. Vínculos de trabalho entre e com imigrantes no centro de São Paulo: investigação sobre as potências de superação do fenômeno da exclusão em feiras livres.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da USP.

Aluno: Winnie Nascimento dos Santos

FURTADO, O.; CRUZ, M. T. S.; NEPOMUCENO, N.. Impressões e significações de mulheres pretas inseridas no mundo do trabalho em posições de prestígio social. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Solange Aparecida de Lima

FURTADO, O.; ROSA, Elisa Z.; ANDRADA, C. F.. Redes de cooperação: consciência crítica e ideologia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Andresa Cazarine Mendes

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; PONTUAL, P. C.. A participação social em projetos de intervenção urbana (PIU) na cidade de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Leandro Lucato Moretti

GONÇALVES. M.G.M.;FURTADO, O.; PEREIRA, L. M.. Modos de beber e os sentidos do uso e o abuso de bebidas alcóolicas em áreas indígenas do Matro Grosso do Sul: aproximações entre a psicologia social e perspectivas Kaiowá e Guarani. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniel Rossin Polo

GONÇALVES. M.G.M.;FURTADO, O.; PONTUAL, P. C.. A dimensão subjetiva do processo participativo no planejamento da cidade: o caso do Plano Diretor Participativo de Jundiaí-SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Guilhermo Aleixo Sandrin

GONÇALVES. M.G.M.;FURTADO, O.; SVARTMAN, B.P.. Reestruturação Produtiva, atenção primária em saúde e saúde do trabalhador: a dimensão subjetiva d política de saúde. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Evelyn Sayeg

FURTADO, O.; ROSA, Elisa Z.; KINKER, F.S. Desafios da intersetorialidade entre trabalho e saúde mental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nicelle Juliana de paula Sartor

Martins, S. T. M.;FURTADO, O.; CASTRO e SILVA, C.R.. Trabalho e saúde mental: análise de uma oficina de geração de trabalho e renda. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Medicina Botucatu) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Camilla Veras Pessoa da Silva

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; FERREIA, M. R.. Lama, luto e luta: as dimensões subjetivas do desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton na bacia do Rio Doce e a organização popular como estratégia de enfrentamento das populações atingidas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vania Brito Caires

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; NEUMANN, M. M.. De encontro ao reencontro: vivências subjacentes ao desaparecimento civil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Roger Siji Itokazu

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; Carvalho, A. M.. Arte da perifeira, território e transformação social: uma análise psicossocial da afetividade na práxis do Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Augusto Ribeiro Coaracy Neto

PACHECO FILHO, R. A.;FURTADO, O.; MORETTO, M L. Autonomia e a participação social no SUS: o sujeito novamente em questão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa Harumi Musha

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; FRANCO, E. M.. Projetos sociais em Heliópolis - SP e a configuração da juventude. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcio Farias

FURTADO, O.BOCK, A. M. B.; SANTOS, A. de O.. A condição imigrante e as metamorfoses da consciência negra: relato de imigrantes africanos sobre o cotidiano e as relações raciais na cidade de são paulo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lívia Maria Camilo dos Santos

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; ANDRIOLLO, A.. Dos encontros com a culltura popular no Morro do Querosene: um estudo do movimento bairro/comunidade.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fábia Aparecida Silva

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; JURDI, A.P.S.. O profissional de recursos humanos frente à seleção de pessoas com deficiência - uma análise da psicologia na sócio-histórica.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gláucia Tais Purin

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; PRIM, L. F.. Rádio Comunitária e potência de ação coletiva: uma análise psicossocial na favela de Heliópolis - São Paulo.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Diana jaqueira Fernandes

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; SVARTMAN, B.P.. Direito à moradia - uma questão para a Psicologia Social.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elizangela André dos Santos

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; MELLO, A.M.A.. Discursos de conselheiras municipais de direitos sobre a educação, cuidado de crianças pequenas de 0 a 3 anos.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sônia Rodrigues Portes

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; BOCK, S.D.. Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão exclusão do merdado de trabalho.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Mercedes Whitaker Kehl Vieira Bicudo Guarnieri

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; BORGIANNI, E.. As dimensões subjetivas do trabalho na Fundação CASA/SP: as contradições históricas da atividade e o poder de agir das psicólogas.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Antonio Augusto Telles Machado

FURTADO, O.; SAWAIA, B. B.; MALVEZZI, S.. Uma leitura crítica sobre a implementação de projetos sociais: novas perspectivas.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mônica Clavico Alves

ABRAMIDES, M. B. C.; Barroco. M. S.;FURTADO, O.. As condições de vida da classe trabalhadora na periferia urbana de Campinas - SP. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Anelise Buzzi Serpi

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; NEUMANN, M. M.. Desaparecidos do Estado democrático de direito: políiticas públicas e subjetividade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Larissa Jandyra de Ramos

MEZAN, R.;FURTADO, O.; BONATTO, F. O.. Modalidades de intervenção do psicólogo em um serviço de acolhimento - abrigo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-grad em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabiana de Andrade Campos

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; SANDOVAL, S. A. M.; GUZZO, R. S. L.. Memória histórica do massacre de Felisburgo: um estudo sobre o trauma psicossocial e processos de resistência. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Diego Azevedo Godoy

CIAMPA, A. C.;FURTADO, O.; SANTOS, M. A. C.. Além do musicoterapeuta: um estudo sobre a identidade do musicoterapeuta e seu reconheciento funadamentado no sintagma identidade-metamorfose-emanciapação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mariana Louzada de Toledo

SAWAIA, B. B.;FURTADO, O.; TORRES, A. S.. A participação social como objetivo da ação do psicólogo social no CRAS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciano Ferreira Rodrigues Filho

FURTADO, O.; GOMES, A. J.; SCOPINHO, R.A.. O trabahador do corte de cana no Norte Pioneiro do Paraná: o fim da atividade e os sentidos do trabalho. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Jean Fernando dos Santos

FURTADO, O.; GONÇALVES. M.G.M.; Martins, S. T. M.. A experiência da participação em conselhos de políticas públicas: uma análise psicossocial. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mauricio Muniz dos Reis

FURTADO, O.; GIOVANNI, L.M.; FLORES, M.L.R.. Discurso de mãe sobre educação e cuidados do bebê de área rural.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fábio Lopes da Silva Prado

BOCCALANDRO, E. R.;FURTADO, O.. Lima Barreto no hospício D. Pedro II: uma história da arquitetura manicomial.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Virginia Rett Lemos

BARIÇÃO, H.;FURTADO, O.. Sobre a exclusão moral e a transformação social: uma discussão sobre a presença da moralidade na exclusão, à exemplo da história social da loucura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia: FACHS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gabriela de Albuquerque Fernandes Machado Galvão

LIMA, T.A.;FURTADO, O.. Da loucura à produção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia: FACHS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Guilherme Moraes Quintela

GONÇALVES. M.G.M.;FURTADO, O.. O desenvolvimento da subjetividade social do brasileiro nos documentários cinematográficos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia: FACHS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gabriel Maschião da Costa

FURTADO, O.. A interlocução entre o skate e a psicologia a partir de uma análise ética, estética e política. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Paulo Alberto Teixeira Bueno

FURTADO, O.. Samba de Adoniran e Geraldo Filme: a dimensão subjetiva do fenômeno urbano em São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ligia Peron Puerro

FURTADO, O.. A importancia dos ritos de iniciação indigena. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mariana Cristina Moraes

FURTADO, O.; OZELLA, S.. O papel social transformador da juventude: A analise dos nucleos de sentido de um jovem operador de telemarketing. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Olivia Jock da Cunha Santos

FURTADO, O.. o Sentido do Exilio: um estudo com filhos de exilados políticos das décadas de 60 e 70 no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Ana Paulo Klein

FURTADO, O.. Cooperativa Popular Solidária: Potência para a transformação?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Juliana Arantes Figueiredo

FURTADO, O.. Manicômio Judiciário e Trabalho: Um estudo sobre o sentido do trabalho como dispositivo no tratamento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: renata de souza carvalho melhem

FURTADO, O.. Um Novo Homem? Uma Nova Mulher? A subjetividade destes na transformação do relacionamento entre homens e mulheres no último século.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Etienne Janiake

FURTADO, O.. A Formação de uma Cooperativa Popular de Trabalho á Luz da Psicologia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Carla Ribeiro Benachio Regino

FURTADO, O.. Salvador Dali: Psicologia e Arte. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Andréa Socha

FURTADO, O.. As Manifestações do Riso na Psicanálise. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Fernanda de Barros Machado Borges

FURTADO, O.. Impactos na Vida do Agente de Segurança Penitenciária. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Odete Aparecida Barbosa

FURTADO, O.. Homens que fazem sexo com homens: percepção, risco e negociação da proteção. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Fábio Roberto Bernarades Loyola & Marica Cecilia Nakamura

FURTADO, O.. Responsabilidade Social Empresarial e suas dimensões: um estudo sobre a adoção de projetos sociais em organizações privadas.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Marina Machado Veloso

FURTADO, O.. O Profissional dos dias de hoje e o desafio do novo mercado de trabalho.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Não consta

FURTADO, O.. O Uso da Psicologia na Criação Publicitária. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Ana Paula Gianesi

FURTADO, O.. Eros e Thanatos na criatividade. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Luciana M

FURTADO, O.. Dias.Candomblé: O sagrado e a Saúde - As Representaçõe Sociais da Saúde e Doença entre Pais e Mães de Santo do Candomblé. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Luiz Fernando Ehrlich

FURTADO, O.. A Representação Social da Figura Masculina na Pré-Escola. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Mariana M

FURTADO, O.. Xavier.Cidades Subjetivas: O Imaginário Social da Cidade de São Paulo pelos taxistas. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

Aluno: Simone R

FURTADO, O.. Silveira Mota.Formação do Imaginário: reprodução do processo criativo. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica.

FREIRE, M.J.; PEDRO, R.M.L.R.; MERLO, A.R.C.; SATO, L.;FURTADO, O.. Concurso para professor adjunto - edital 460/2013 - Instituto de Psicologia da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FERRARINI, N.L.; SILVA, G.L.R.; SOUZA, T.M.S.; CAVAZOTTI, M.A.;FURTADO, O.. Conscurso Público para Professor Assistente I - área de conhecimento Psicologia Sócio-Históirica. 2011. Universidade Federal do Paraná.

THIELEN, I. P.; ROSSLER, J. H.; MOTIM, B. M. L.; LOURENÇO, M. L.;FURTADO, O.. Psicologia Organizacional e do Trabalho: Fundamentos, Supervisão e Pesquisa. 2008. Universidade Federal do Paraná.

FURTADO, O.; THILEN, I.; CUNHA, J. C.. Conscurso para professor Dr. para a área de trabalho da UFPR. 2005. Universidade Federal do Paraná.

FURTADO, O.. Professor Assistente para a disciplina Psicologia e Trabalho - Fundamentos, Supervisão e Pesquisa. 2005. Universidade Federal do Paraná.

FURTADO, O.. Professor Assistente Doutor. 2002. Pontificia Universidade Católica.

FURTADO, O.. Professor Assistente Doutor. 2002. Pontificia Universidade Católica.

FURTADO, O.. Professor Assistente Doutor. 2001. Pontificia Universidade Católica.

FURTADO, O.. Professor Assistente Doutor. 2000. Pontificia Universidade Católica.

FURTADO, O.. Professor Assistente Doutor. 2000. Pontificia Universidade Católica.

FURTADO, O.; PAIVA, V.; VICENTIN, M. C.. Concurso Público para a Admissão de Psicólogos no Serviço Público do Estado de São Paulo. 1999. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

FURTADO, O.. Concurso de Provas e Títulos para a concessão do título de especialista em Psicologia Social. 2010. Instituto Quadrix de Responsabilidade Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elizabeth de Melo Bomfim

BOMFIM, Elizabeth M.. Psicologia Social no Brasil: um estudo de subjetividade social. 1998. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Mercês Bahia Bock

BOCK, A. M. B.. Psicologia Social no Brasil: um estudo da subjetividade social. 1998. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mitsuko Aparecida Makino Antunes

ANTUNES, M. A. M.. Psicologia social no Brasil - um estudo da subjetividade social. 1998. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fernando Luis González Rey

REY, Fernando Luis González. Psicologia social no Brasil: Um estudo da subjetividade social. 1998. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alan Franchesco Previley Contesini

O SENTIDO E SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA O TRABALHADOR QUARTEIRIZADO NO SETOR TÊXTIL-VESTUARISTA DE BLUMENAU/SC; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Gabriel Girardi Motta

A reestruturação do sentido do trabalho e da identidade profissional no processo de migração forçada na atual morfologia do trabalho; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Sophia Miranda de Paula Assis

UM ESTUDO SOBRE A CONSCIÊNCIA DO ESTUDANTE SECUNDARISTA NO PROCESSO DE OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS EM SÃO PAULO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Luis Henrique do Nascimento dos Gonçalves

Economia da Atenção: nova forma de produção de valor, alienação e controle social; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Marcio Faria

Trabalho e luta de imigrantes negros em São Paulo e Buenos Aires; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Camilla Veras Pessoa da Silva

A VIVÊNCIA DAS MULHERES ATINGIDAS PELO DESASTRE DA SAMARCO NA BACIA DO RIO DOCE, OS IMPACTOS NA VIDA, NA SAÚDE E NOS DIREITOS SOCIAIS; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

PRISCILA MOREIRA

A SAÚDE DO TRABALHADOR E O SENTIDO DO TRABALHO: A HISTORICIDADE DE QUEM FICA A MARGEM DO MUNDO DO TRABALHO; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Vanessa Miranda

Uma análise sócio-histórica das experiências e memórias de trabalhadores e trabalhadoras na luta pela democracia (São Paulo, ABC, nas décadas de 1970 e 1980); ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Winnie Nascimento dos Santos

Significações de mulheres pretas inseridas no mundo do trabalho em posições de prestígio social; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Andresa Cazarine Mendes

Uma andorinha sozinha não faz o verão: o processo de participação social em projetos de intervenção urbana (PIU) na cidade de São Paulo; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Soc) - Pontificia Universidade Católica,; Orientador: Odair Furtado;

Solange Aparecida de Lima

A dimensão subjetiva do trabalho em redes de cooperação de Economia Solidária; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Evelyn Sayeg

Desafios da intersetorialidade entre trabalho e saúde mental; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Vania Brito Caires

De encontro ao reencontro: vivências subjacentes ao desaparecimento civil; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Antonio Augusto Telles Machado

Reflexões sobre o Projeto Inclusão Social Urbana: cuidados na gestão e na implementação de novos projetos sociais; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Odair Furtado;

Elizangela André dos Santos

Discursos de conselheiras de direito sobre educação e cuidado de crianças pequenas de zero a três anos; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Maria Mercedes Whitaker Kehl Vieira Bicudo Guarnieri

O trabalho das psicólogas na Fundação Casa: trajetórias e desafios; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Sônia Rodrigues Portes

Cursos superiores de curta duração:estudo sobre processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Anelise Buzzi Serpi

Desaparecimento de crianças e adolescentes: práticas institucionais e abordagem psicológica do fenômeno; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Vinicius Cesca de Lima

SUJEITO, REALIDADE E CONHECIMENTO: Considerações sobre objetividade e verdade no materialismo histórico-dialético e as possibilidades de conhecimento em psicologia; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Marcio Farias

A condição imigrante e as metamorfoses da consciência negra: relato de imigrantes africanos sobre o cotidiano e as relações raciais na cidade de são paulo; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Jean Fernando dos Santos

A Dimensão subjetiva da participação social em um conselho de gestão pública; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Luciano Ferreira Rodrigues Filho

Instituições marginalizantes: a conservação da classe do trabalho precário; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Renata Leatriz de Campos Temps

Resistir X Desistir: um estudo sobre os atingidos por barragens da usina Mauá/PR; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Tatiana Varela Vieira

O processo de desindentidade na categoria bancária: um estudo sobre o nexo causal do desgaste mental; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica,; Orientador: Odair Furtado;

Daiane Rose da Cunha Bentivi

Da lavoura ao concreto: os impactos sociais causados pela construção da Refinaria Premium I em Bacabeira - MA; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Miriam Ferrari

Um estudo da dimensão subjetiva do doador de recursos financeiros às organizações do terceiro setor na cidade de São Paulo: contribuições para compreender o ato de doação; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica,; Orientador: Odair Furtado;

Lidiane dos Anjos Santos

Responsabilidade social empresarial na relação de trabalho e educação: instrumento de transformação social?; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Lais Biasoli Moler

Nosso modo de vida vale a pena: um estudo sobre pescadores artesanais maranhenses; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Maria das Graças de Lima

A dimensão subjetiva das relações de trabalho na Economia Solidária; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Maria Helena Delanesi Guedes

O Sentido do trabalho para a pessoa com deficiência física por lesão medular; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Felipe Carvalho Correa de Mello

Literatura, Ideologia e Política: uma proposta de abordagem psicossocial sobre a literatura de Jorge Luis Borges durante o primeiro governo de Juan Domingos Peron (1946-1955); 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Bianca Menezes Peixoto

Catadores de Sonhos; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Odair Furtado;

Ana Flávia da Costa Parenti

Os novos rumos do trabalho - emprego e desemprego: uma análise das práticas discursivas de jovens das camadas populares e sua percepção sobre os novos paradigmas do mundo do trabalho; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Adriana Agnes Magalhães Rodrigues

Os Sentidos do Auto-Emprego nos Pequenos Negócios Familiares Geradores de Renda; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Odair Furtado;

Karen Louise Mascarenhas

O Sentido do Trabalho e a Identidade do Executivo; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Odair Furtado;

Simone Mendes da Silva

Espaços para combater a pobreza a partir das práticas de saúde nos SUS; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica,; Orientador: Odair Furtado;

Lidiane dos Anjos Santos Andrade

Saúde do Trabalhador Docente no Ensino Superior Privado sob a perspectiva da Psicologia Social; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Deborah Sereno

O acompanhamento terapêutico como dispositivo transdisciplinal de articulação na cidade - a cena no AT; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP (BOLSA DISSÍDIO); Orientador: Odair Furtado;

Fabiana Ribeiro Monteiro

O que pode o corpo do trabalhador? Compostagens entre subjetividade, cuidado e risco; ; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Maria das Graças de Lima

Por um novo modelo de gestão das relações de trabalho para empresas recuperadas por trabalhadores: processos de formação integral e continuada; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Luís arlos de Araújo Lima

O compromisso ético político do psicólogo terceirizado na política pública de saúde no Município de São Paulo; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Elisa Zaneratto Rosa

Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial: o papel estratégico da Atenção Básica para um projeto de transformação social; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP (BOLSA DISSÍDIO); Orientador: Odair Furtado;

Maria Aparecida de Moraes Burali

O Trabalhador de Saúde Mental: complexidades e paradoxos no cotidiano de trabalho no CAPS; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

José Estevam Salgueiro

O trabalho e o trabalhador na dramaturgia de Plínio Marcos: dois perdidos numa noite suja; ; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

Adriana Eiko Matsumoto

Práxis Social e emancipação: perspectivas e contradições no Estado Democrático de Direito Penal; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Ilídio Roda Neves

De centro de reabilitação a CEREST: análise de um centro de referência regional em saúde do trabalhador no interior do Mato Grosso do Sul; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Odair Furtado;

André Rodrigues Lemos Bruttin

Contribuições da Psicologia Social do Trabalho e das Organizações para a gestão de pessoas em fábricas recuperadas: um estudo de caso na Metalcoop; ; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, PUCSP (BOLSA DISSÍDIO); Orientador: Odair Furtado;

Maria Aparecida de Moraes Burali

TRABALHO, SAÚDE E SUBJETIVIDADE NO COTIDIANO DOS TRABALHADORES NOS SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Estudo Pós-Graduado em Psicologia Soci) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Odair Furtado;

Eric Calderoni

O Sofrimento e a Luta do Trabalhador Contaminado: os caminhos da consciência política e ambiental após a contaminação por substâncias tóxicas no ambiente de trabalho; ; 2008; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Bruna Meucci

Um Estudo de Caso de Identidade: a emancipação humana; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Carlos Eduardo Pedroso

Reforma Psiquiátrica Brasileira: caminhos para uma desinstitucionalização; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Helena Canto Gusso

Dasdoida: o grito (da moda) frente aos atuais desafios da Reforma Psiquiátrica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Marília dos Santos da Costa Tannure

O Trabalho Realizado no Ambiente Domiciliar e o Mundo do Trabalho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Neuziane Matos dos Santos

Viver pouco com rei ou então muito com Zé: jovens negros e envolvimento com o tráfico de drogas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Camila Junqueira Muylaert

Sentidos e Significados do Trabalho Bancário, antes e depois da reestruturação produtiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Célia Maria de Lima

Inclusão Profissional da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Felipe Szabzon

Participação e promoção de saúde: perspectivas e desafios; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Manuela de Campos Andrade Fagundes

A derteminação das relações primordiais no despertar constitutivo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Paula Pagliuca Barrio

A demisão no singular: o sentido do trabalho e a quebra do vínculo empresarial sob a perspectiva do executivo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Brisa Bejarano Campos

Uma tarde na rede: perspectiva do pensamento antimanicomial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Gabriela Rosman

A dimensão subjetiva da desigualdade social; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Humberto Carlos Parro filho

Multiplicadores internos de treinamento: Estruturando redes internas de conhecimento na organização; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Maria Isabel da Silva Ribeiro

Refugiados: Um estudo inicial sobre identidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Mayra Rocha Carbone

Responsabilidade Social; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Olívia Oseas Matar

O Processo Civilizatório em Freud e Marcuse: pensando a contemporaneidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Patrícia Leme Pereira

O andar da carruagem: Representação Social do psicólogo organizacional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Rachel de Medeiros Nunes

A Libertação da Verdade através da compreensão da arte contemporânea; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Rafael Aiello Fernandes

Inconsciente estrutural e insconsciente maquínico: de uma compreensão cientificista a uma concepção político-ontológica da subjetividade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Ana Luiza Silva Fanganiello

Profissionais de Sexo e auto-imagem na cidade de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Camila Lopes Gomes da Silva

A falta e o amor na psicanálise ? a relação amorosa como tentativa ? ilusória ? de preenchimento da falta: um estudo de caso; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Paulo Roberto Reimao Machado

Pensando a inserção do preso de regime semi-aberto no mercado de trabalho: o presídio como dispositivo disciplinar e sua relação com o trabalho em um contexto neoliberal; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Thais C

Montaldi Gava; Um estudo sobre a saúde pública no Brasil na perspectiva do psicólogo no projeto Qualis/PSF; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Juliana Horvath Cambaúva Iglésias

Chico Buarque de Holanda: cantor de cotidianos marginais, cantor de literatura menor; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Carolina B

P; Fernades; Desmetaforizando Morangos Silvestres ? Uma proposta de interpretação psicanalítica de um discurso cinematográfico; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Carolina Cecci Robles

Diagnósico precoce no autismo: é possível ?; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Luciana Pereira Braga

Atendimento lúdico da criança surda ? uma intervenção mediada pela língua brasileira de sinais; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Rodrigo de Souza Amador Pereira

Educação em solução de conflitos: o relato de uma experiência e perspectiva em prevenção de violência; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Marcus Cesar Ricci Teshainer

O poder de Foucaut na técnica psicanalítica; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Isabela G

de Carvalho; A atitude do homem frente à morte: da naturalidade da mitologia à omissão da contemporaneidade; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Daniela de Andrade Athuil Galvão de Sousa

trabalho Internet, imaginário coletivo e regiliosidade no mundo contemporâneo: um estudo preliminar; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Beatriz Alaga Pini

trabalho Um banco de investimentos e a qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Daniel Assunção Alencar

Causa vs Sentido: uma aproximação entre os enfoques clínicos psicanalítico e fenomenológico-existencial; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Fernanda Mathias de Faria Amaral

A escolha da clandestinidade política como forma de construção de identidade na ditadura militar; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Adriana Duarte Carneiro

Qualificação Profissional versos Formação Escolar um Estudo de Caso; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Helena Medvedeva de Alcântara

A Dupla Jornada de Trabalho de Mulheres Casadas: Prazer, Dever ou Submissão; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Adriana Zylberkan

Motivação nas empresas: um estudo de caso; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Melissa Lee

Cultura Organizacional: o método CVAT; Uma ferramenta de diagnóstico de Cultura e Clima Organizacional; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Tatiana Alves Cordaro Bichara

A arte como facilitadora da transformação da consciência, uma experiência de grupalização na Vila Dalva; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Cristiane Gelado Ribeiro

Um estudo das tendências atuais da TV no universo infantil; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Maria Florência Garmendia

Prostituição: estigma e discriminação na sociedade atual; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Claudia Figliagi Sellmann Nazareth

Linguagem, produção e sexualidade: formas de subjetivação do indivíduo moderno; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Corina Karsch

A Imagem da Terceira Idade nos Meios de Comunicação de Massa: Uma Reflexão Sobre o Lugar do Velho em Nossa Sociedade; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Cláudia Ap

M; Diroli; Tom, o rap e a construção da identidade na perspectiva da psicologia social; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Fernanda Maria Motta Ferraz

Venturas e desventuras de uma menina pobre; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Roberta Edo

Vida Bandida ? O Eterno Retorno: A História e a Identidade de Mulheres num Presídio Feminino; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Alexandre Nicolau Luccas

Matupá-uma análise psicanalítica do fenômeno da violência; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica; Orientador: Odair Furtado;

Rodrigo Ramos Pastore de Oliveira

A dimensão subjetiva da desigualdade social: um estudo sobre o sentido subjetivo da vivência da desigualdade social na cidade de São Paulo; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica, PIBIC-CEPE Ciências Humanas - Psicologia PUC-SP; Orientador: Odair Furtado;

Camila Aparecida Vasconselos Cahgas

A dimensão subjetiva da desigualdade social: um estudo sobre o sentido subjetivo da vivência da desigualdade social na cidade de São Paulo - Região Amarela; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica, PIBIC-CEPE Ciências Humanas - Psicologia PUC-SP; Orientador: Odair Furtado;

ANGELICA BIBIANA DE NOBREGA

A dimensão subjetiva da desigualdade social: um estudo sobre o sentido subjetivo da vivência da desigualdade social na cidade de São Paulo - Região Amarela; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica, PIBIC-CEPE Ciências Humanas - Psicologia PUC-SP; Orientador: Odair Furtado;

Fernando Rodrigues de Morais Alves

Trabalho e Cotidiano: a implantação de novas relações na cadeia produtiva automotiva e a dimensão subjetiva operaria; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Angélica Viana de Araújo Monteiro

Trabalho e Cotidiano: a implantação de novas relações de trabalho na cadeia produtiva automotiva e a dimensão subjetiva operária; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Virginia Rett Lemos

Sentido e significados da participação popular no Bairro dos Pimentas, no município de Guarulhos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia: FACHS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Jaqueline Marquez de Oliveira

Sentido e significados da participação popular no Bairro dos Pimentas, no município de Guarulhos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia: FACHS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Carla Caminata Carminholi

Mapeamento e análise dos movimentos sociais presentes no Bairro do Pimentas no Município de Guarulhos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Psicologia: FACHS) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Laís Vieira de Campos

: Dimensões Subjetivas Da Realidade A Partir Das Obras De José Lins Do Rêgo e Graciliano Ramos; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Ilana Delgado Rabeh

Cultura e Identidade Nacional: a crítica do conceito do ponto de vista da Psicologia Sócio-Histórica; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Ludmila Gonçalves de Souza e Mariana Belluzzi Ferreira

Os Sentidos do Mundo na Obra de Guimarães Rosa e os Sentidos do Mundo no Cotidiano: do sujeito personagem ao personagem sujeito; Projeto 2 - Como se dá o processo de transformação da consciência: sentido pessoal e significado no campo e na cidade no estudo de caso de um migrante do sertão; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odair Furtado;

Gabriela Eitelberg Azevedo e Luciana Russo Vichino

Identidade Nacional - A Composição de Caetano Veloso; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Cristiane Gelado Ribeiro e Tatiana Alves Cordaro Bichara

Psicologia Socia e a Ação Social; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Odair Furtado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mitsuko Aparecida Makino Antunes

Psicologia Social no Brasil : Um estudo sobre a subjetividade social; ; 1998; Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Mitsuko Aparecida Makino Antunes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FURTADO, O. . Gramsci e os desafios atuais da Psicologia Política. REVISTA ELETRÔNICA DA FEATI , v. v.1, p. 190-202, 2018.

  • MONTEIRO, FABIANA RIBEIRO ; FURTADO, ODAIR . A (in) estabilidade dos usos do corpo: sobre as práticas de prevenção em saúde e segurança do trabalho no contexto de uma companhia geradora de energia elétrica no nordeste brasileiro. PSICOLOGIA REVISTA , v. 26, p. 169, 2017.

  • FURTADO, O. . 50 anos de Psicologia no Brasil: a construção social de uma profissão. Psicologia:Ciência e Profissão , v. 32, p. 66-85, 2012.

  • FURTADO, O. . Dialética e contradições da construção da identidade social. Psicologia e Sociedade (Impresso) , v. 22, p. 259-268, 2010.

  • BOCK, A. M. B. ; FURTADO, O. ; FERREIA, M. R. ; GONCALVES, M. G. M. . Silvia Lane e o projeto do "Compromisso Social da Psicologia".. Psicologia e Sociedade , v. 19, p. 46-56, 2007.

  • FURTADO, O. . A avaliação da avaliação psicológica: situação dos testes a partir da avaliação do Conselho Federal de Psicologia. Avaliação Psicológica , v. 5, p. 263-268, 2006.

  • FURTADO, O. . De la globalización al territorio. Dialéctica y contradicciones de la psicología en America Latina. Alternativas en Psicología , v. 14, p. 08-18, 2006.

  • FURTADO, O. . Psicologia e Compromisso Social ? Bases epistemológicas de uma psicologia crítica PSI ?. Psi (Londrina. Impresso) , Londrina, v. 2, n.2, p. 217-229, 2000.

  • FURTADO, O. . Globalização e desemprego: um debate sobre o fim do emprego. Revista da ESPM, São Paulo, v. 6, p. 9-14, 1999.

  • FURTADO, O. . A Psicologia Social e a Ação Social. Psicologia Revista , São Paulo, v. 7, p. 79-91, 1998.

  • FURTADO, O. . Da Consciência Crítica e da Consciência Fragmentada: um estudo sobre a consciência operária. Psicologia Revista , São Paulo, v. 3, 1996.

  • FURTADO, O. . Juventude e a Representação Social da crise econômica. Estudos ESPM - Encarte da revista Marketing. Editora Referência, São Paulo, v. 130, p. 45-46, 1984.

  • FURTADO, O. . Universalização ou especialização: um falso dilema no ensino da propaganda. Estudos ESPM - Encarte da revista Marketing. Editora Referência, São Paulo, v. 122, p. 35-36, 1983.

  • FURTADO, O. . Consumo e o universo simbólico das classes de baixa renda. Estudos ESPM - Encarte da revista Marketing. Editora Referência, São Paulo, v. 120, p. 33-39, 1983.

  • FURTADO, O. . A História do estudo de pequenos grupos na psicologia tradicional. Estudos ESPM - Encarte da revista Marketing. Editora Referência, São Paulo, v. 109, p. 28-29, 1982.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FURTADO, O. . Pesquisa Nacional sobre a Diversidade na Educação. 2007.

FURTADO, O. ; SILVA, M. V. O. ; BOCK, A. M. B. . Não é o que parece: a psicologia na tv mostrando as dimensões subjetivas do cotidiano. 2000.

FURTADO, O. . XVIII Prêmio Ana Maria Poppovic - paracer ad hoc. 2012.

FURTADO, O. . Parece ad hoc para avaliação de projeto da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Amazonas. 2012.

FURTADO, O. . Parecer ad hoc para a Revista Psicologia & Sociedade. 2012.

FURTADO, O. . Parecer ad hoc para a Revista Psicologia Estudos de Psicologia. 2012.

FURTADO, O. . Parecer ad hoc para a Revista Psicologia Escolar e Educacional. 2012.

FURTADO, O. ; ARAUJO, I. . Diversidade 90: Alegria - Aspectos Positivos da Existência. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FURTADO, O. ; Capucci, P. F. . Diversidade 89: saúde pública. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Passetti, E. ; FURTADO, O. . Programa Diversidade 91 Mediação. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FURTADO, O. . Programa Diversidade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FURTADO, O. ; Moura, Y . Diversidade 87: Solidariedade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FURTADO, O. ; Araujo, J. Z. . Diversidade 86: Preconceito. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FURTADO, O. . Cotidiano e Realidade no Brasil Contemporâneo: Dimensões Subjetivas da Realidade e a Psicologia Social do Brasileiro. 2002. (Relatório de pesquisa).

FURTADO, O. ; LOURENÇO, E. ; SOUZA, M.P.R. ; ANTUNES, M. A. M. ; TAVERNA, C.S.R . 50 anos de Psicologia no Brasil.. 2012. Programação Visual.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Dimensões subjetivas da produção dos sentidos da loucura: O aparecimento dos manicômios em São Paulo., Descrição: pesquisa bibliográfica, consulta de referências, levantamento dos registros históricos dos manicômios paulistanos, iconografia, estudo das publicações dos autores que servem como referência para a produção do ideário da época. Levantamento de material jornalístico com matérias que retratem o período e que mencionem sentidos e significados sobre loucura e sua contenção e tratamento. Produção do relatório parcial. 2ª Fase: estudo do material recolhido e definição do corpus para análise considerando os sentidos e significados e a produção das Dimensões Subjetivas da Realidade. Construção do escopo teórico para a análise do material coletado. Análise a partir da teorização disponível sobre Dimensão Subjetiva da Realidade (BOCK; FURTADO; GONÇALVES) e sobre o binômio sentido/significado (Vigotski; Aguiar; Gonzáles-Rey). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Odair Furtado - Coordenador / Raquel Saad de Ávila Morales - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Trabalho e Cotidiano: a implantação de novas relações de trabalho na cadeia produtiva automotiva e a dimensão subjetiva operária - Fase II, Descrição: A cadeia automotiva da industria automobilística é uma mais importantes no cenário nacional e é também bastante heterogênia: possui setores altamente tecnológicos e setores pouco especializados trabalhando em parceria. A implementação do Toyotismo dentro do modo de produção brasileiro mudou as condições em diversos setores da cadeia automotiva. A crescente flexibilização e desregulamentação do trabalho inerentes à reestruturação produtiva faz com que a atividade laboral dentro das indústrias exija cada vez mais do trabalhador. Dessa forma os trabalhadores tendem a apresentar desgastes físicos e mentais, podendo gerar adoecimento. A presente pesquisa tem como objetivo estudar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores da cadeia produtiva automotiva de dois diferentes setores: Industria de Montagem e Industria de Autopeças; analisar as condições históricas-sociais que propiciaram a presente realidade produtiva e coletar informações acerca da saúde do trabalhador. A partir daí, identificar as diferenças significativas quanto a saúde mental e física entre trabalhadores do segmento mais tecnológico e dos menos tecnológicos dessa cadeia. A pesquisa foi feita através do estudo do estado da arte de material teórico sobre a cadeia produtiva automotiva nas suas diferentes acepções e também de estudo relativos à saúde do trabalhador. Por meio da discussão a respeito do cenário histórico que propiciou as relações de trabalho atual, foi possível compreender a origem das condições de trabalho em que vivem os operários dos dois setores da cadeia produtiva automotiva estudados. Nesse trabalho foi possível analisar a relação entre as estratégias de gerência da produção e o adoecimento mental e físico desse grupo, considerando a intensa pressão exercida sobre os trabalhadores e de como isso afeta a saúde e o cotidiano dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Odair Furtado - Coordenador / Juma Tanaka - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Trabalho e Cotidiano: a implantação de novas relações de trabalho na cadeia produtiva automotiva e a dimensão subjetiva operária., Descrição: A cadeia produtiva da indústria automotiva é de grande importância no sistema produtivo brasileiro. Além de tradicional, já que está implanta no país desde a década de 1930 e cresceu de forma exponencial no final dos anos de 1950 até atingir importância na produção mundial (hoje o Brasil está superando o mercado alemão, o quarto mais forte do planeta). De acordo com Otávio Ianni, do ponto de vista metodológico, devemos buscar o que ele chama de ponto crítico e neste setor metalúrgico encontramos o polo operário mais avançado do ponto de vista da qualificação profissional, da organização política-sindical, do ganho salarial etc. É neste conjunto de trabalhadores que se forma a dimensão simbólica da classe trabalhadora brasileira e são muitos os estudos acadêmicos que focam esse setor. Também são muitos os estudos que analisaram as condições de vida, de saúde, de produtividade etc. dos trabalhadores das montadoras de automóveis no Brasil. Um dos motivos que incentivam tantos estudos é que no setor automotivo se implanta uma tecnologia de ponta e foi, junto com o setor bancário, o segmento que sofreu forte reestruturação produtiva. A cadeia produtiva ligada ao setor automobilístico é muito grande e, de uma maneira geral, segue os mesmos passos das montadoras, inclusive por exigência contratual. A montadora exige um padrão produtivo semelhante ao seu para garantir sinergia na relação produtiva. Mas tal cadeia produtiva é imensa e somente as fábricas que produzem as peças com exigência mais tecnológicas são demandadas para segui o padrão produtivo da montadora. O fornecedor de matéria-prima reciclada para o fabricante de tapetes de borracha não sofre o mesmo tipo de exigência. Assim, temos uma condição desigual que faz da cadeia produtiva um bom estudo de caso sobre o que chamamos de dimensão subjetiva operária. Tal dimensão subjetiva trata das estratégias definidas pelos operários frente a uma exigência cada vez maior de rapidez da produção, qualidade do que é produzido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Odair Furtado - Coordenador.

  • 2008 - 2012

    Sentidos do trabalho: compromisso social e qualidade de vida em um bairro na periferia de Guarulhos, Descrição: Pesquisa sobre dimensão subjetiva e consciência de trabalhadores a respeito das mudanças ocorridas num bairro de periferia de Guarulhos após a implementação de políticas públicas. Papel do movimento popular no controle das políticas públicas e mudanças na forma como a população se reconhece como moradora dessa região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Odair Furtado - Coordenador.

  • 2001 - 2004

    Cultura e Identidade Nacional, Descrição: Projeto desenvolvido através de bolsas de Iniciação científicas: 1. SENTIDO E SIGNIFICADO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS : O DISCURSO COMO UNIDADE DE ANÁLISE SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA A PARTIR DA OBRA DE GUIMARÃES ROSA (2002) 2.Sentido e Significado no Campo e na Cidade: como se dá o processo de transformação da consciência no estudo de caso de um sertanejo (2002) 3. Canudos e o Projeto de Modernização do Brasil. (2003) 4. Cultura e Identidade Nacional: a crítica do conceito do ponto de vista da Psicologia Sócio-Histórica. (2003) 5. Dimensões Subjetivas Da Realidade A Partir Das Obras De José Lins Do Rêgo e Graciliano Ramos. (2004) 6. Dimensões Subjetivas Da Realidade A Partir Das Obras De Lima Barreto, Antonio de Alcântra Machado. (2004). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Odair Furtado - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2000 - 2003

    Dimensões Subjetivas do Desemprego na Cidade de São Paulo, Descrição: Durante os anos de 2000 a 2003 desenvolvemos na disciplina Social IV da Faculdade de Psicologia da PUC-SP o acompanhamento, através de entrevistas, de trabalhadores desempegrados que se cadastravam nos programas para desempregados na CUT Santo André e na Força Sindical na cidade de São Paulo avaliando tipos de transtornos à saúde e outros problemas produzidos pelo desemprego e as estratégias de enfretamento do desemprego realizadas pelos trabalhadores especializados e não-especializados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Odair Furtado - Coordenador.

  • 1998 - 1999

    Projeto Formação de Dirigentes da Confederação Nacional de Metalúrgicos - CUT, Descrição: Survey coordenado por Michel Jean Marie Thiollent sobre o acúmulo adêmico de dirigentes sindicais metalúrgicos para apoio a projeto de formação, qualificação e certificação de quadros dirigentes sindicais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos em todo o território brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Odair Furtado - Integrante / Michel Jean-Marie Thiollent - Coordenador.

  • 1997 - 1997

    A saúde do trabalhador e o trabalhadores participantes do Programa Integrar, Descrição: Levantamento dos aspecto psicossocias e possibilidades de adoecimento do trabalhador na situação de trabalho. Aplicação de inquérito espanhol sobre saúde do trabalhador e qualidade de vida em alunos do Programa Integrar de qualificação profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Odair Furtado - Coordenador / Maria José Tonelli - Integrante / Luis Humberto Sivieri - Integrante.

  • 1992 - 1992

    Influência da Comunicação Publicitária de Consumo sobre o Consumidor de Baixa Renda (relatório de pesquisa) publicado nos Cadernos IBRACO do Instituto de Altos Estudos de Comunicação (ESPM) como encarte da revista Propaganda, São Paulo, ed. Referên, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Odair Furtado - Coordenador / Gilberto Gidra - Integrante., Financiador(es): Escola Superior de Propaganda e Marketing - Auxílio financeiro.

  • 1983 - 1983

    ? Consumo e Universo Simbólico da Classes de Baixa Renda, Descrição: Pesquisa realizada com moradores de progama habitacional Pro-Morar da Cidade de São Paulo (zona sul, leste, oeste e norte) entrevistando 35 famílias e com objetivo de verificar o tipo de consumo realizado por estas famílias e o universo simbólico que justificava e determinava o tipo de comportamento verificado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Odair Furtado - Coordenador., Financiador(es): Escola Superior de Propaganda e Marketing - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2001

Menção Honroza para PIBIC em Psicologia, CNPq/PUC-SP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP. , Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, 05014-901 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708520, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1979 - 1989

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1982 - 12/1999

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Sociais, .,Atividade de extensão realizada, Consultoria em Pesquisa de Mercado para Cia Antarctica Paulista, para Park Pen do Brasil, Fundição Brasil (linha Continental) e para a Rádio Jovem Pan..

  • 05/1979 - 12/1999

    Ensino, Comunicação com habilitação em Marketing e Propaga, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral; Psicologia Social; Marketing IV - Psicologia do Consumidor; Psicologia aplicada a Propaganda; Psicologia aplicada ao Marketing

  • 03/1985 - 12/1985

    Ensino, Pós-Graduação "Latu-Sensu" em Propaganda e Market, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comportamento do Consumidor; Educação

  • 03/1983 - 12/1985

    Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Ciências Sociais.

  • 03/1982 - 12/1984

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Editor da Revista Estudos ESPM.

  • 09/1984 - 09/1984

    Treinamentos ministrados , Departamento de Ciências Sociais, .,Treinamentos ministrados, A Psicologia e a Publicidade para funcionários de propaganda e marketing da Agência de Publicidade MPM

2017 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Especializado Pró-Reit Pós, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuando como assistente do Pró-Reitor e ocupando interinamente o cargo de Pró-Reitor na vacância (férias e viagens) A gestão é de quatro anos e vai até novembro de 2020.

1983 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40

Outras informações:
Licença sem vencimentos a partir de fevereiro de 2004 para cumprir a condição de pesquisador visitante no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da UnB, com bolsa CNPq e posteriormente como professor visitante em 2005/2006. Retorno às atividades da PUC-SP em fevereiro de 2007. Em 2017 diminuição da carga para 10 horas, com 30 horas alocadas na Pró-Reitoria de Pós-Graduação para ocupar o cargo de Assistente Especializado da Pró-Reitoria na gestão de 2017 a 2020.

Atividades

  • 03/2007

    Ensino, Programa de Estudos Pós-Grad em Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases metodológicas da psicologia Sócio-Histórica, Categorias do pensamente de Silvia Lane - Processo Grupal, Consciência e transformação social, Lógica, Psicologia Sócio-Histórica: consciência e alienação, Psicologia Sócio-Histórica e as dimensões subjetivas, Transformações do mundo do trabalho

  • 03/1983

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Psicologia, Departamento de Psicologia Social.,Linhas de pesquisa

  • 03/1983

    Ensino, Faculdade de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Psicologia Institucional, Psicologia Social I, II e IV, Seminários de Pesquisa, Supervisão de estágio do núcleo Psicologia e Relações do Trabalho, Participação nas disciplinas eletivas de Psicologia Sócio-Histórica para aulas enventuais conforme planejamento da esquipe de Psicologia Sócio-Histórica

  • 03/2014 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, .,Cargo ou função, Membro da CACOF - Comissão de assessoramento do Conselho da FACHS para a avaliação de docente..

  • 08/2015 - 11/2016

    Direção e administração, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, .,Cargo ou função, Vice-Coordenado do Programa.

  • 08/2015 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, .,Cargo ou função, membro do comitê de avaliação do Plano de Incentivo à Pesquisa - PIPEq.

  • 08/2011 - 07/2015

    Direção e administração, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social.

  • 08/2011 - 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, .,Cargo ou função, Conselheiro no Conselho da Faculdade de Ciência Humanas e da Saúde representado o Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social.

  • 04/2014 - 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, .,Cargo ou função, Comissão de Recredenciamento de docentes do P.E.P.G. Psicologia Clínica.

  • 04/2014 - 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, .,Cargo ou função, Comissão de Recredenciamento de docentes do P.E.P.G. em Psicologia Social.

  • 03/2011 - 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica da FACHS representando do Departamento de Psicologia Social.

  • 03/1997 - 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Unitrabalho, .,Cargo ou função, Coordenador.

  • 09/1997 - 12/2002

    Extensão universitária , Faculdade de Psicologia, Departamento de Psicologia Social.,Atividade de extensão realizada, Assessoria ao Programa Integrar de Qualificação de Metalúrgicos Desempregados da CNM-CUT.

  • 08/1995 - 07/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Psicologia, .,Cargo ou função, Chefe do Depto de Psicologia Social.

  • 08/1991 - 07/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa, .,Cargo ou função, Representante doscente da Faculdade de Psicologia no CEPE.

  • 03/1986 - 12/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Psicologia, .,Cargo ou função, Coordenador da comissão de pré-matrícula.

2004 - 2007

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Doutor Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa CNPq Pesquisador Visitante de 02/2004 a 01/2005 seleção realizada em fevereiro de 2005 para o cargo de professor visitante. De 04/2005 a 03/2007.

Atividades

  • 08/2004 - 03/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atitudes e Mudanças Sociasi, Teoria Contemporâneas em Psicologia Social, Tópicos Especiais: Linguagem e Produção de Sentido, Tópicos Especiais: Psicologia Social e o paradigma da produção

  • 08/2004 - 03/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social I, Psicologia Social II, Tópicos Especiais: A produção social da linguagem e a epistemologia da interpretação, Tópicos Especiais: Psicologia Institucional

  • 03/2005 - 06/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Social e do Tabalho, .,Cargo ou função, Representante do departamento na Comissão Organizadora do II Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho - II CBPOT.