Fernanda Carvalho Ferreira

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em 2010. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ( UNISINOS) em 2014. Realizou 4 anos de pesquisa sobre a mediação pedagógica na área social. Como o Mestra em Educação aprofundou seus conhecimentos na linha de pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias. Desenvolveu atividades como professora substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul em Chapecó/SC. Atualmente Trabalha como professora substituta no IFC campus Camboriú no programa PROEJA e no curso de Pedagogia com Educação de Jovens e Adultos e estágios de EJA. Ministra palestras em universidades e municípios na área da educação.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2012 - 2014

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RELAÇÕES DE CONFLITOS,Ano de Obtenção: 2014
Telmo Adams.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil. Palavras-chave: Mediação pedagógica. Acolhimento Institucional. Ca.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Pedagogia

2007 - 2011

Universidade Luterana do Brasil
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Estágio de Docência em Ensino Superior. (Carga horária: 30h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Seminários Temáticos em Educação - Pesquisa Compar. (Carga horária: 30h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2012 - 2012

Seminário em Educação Digital. (Carga horária: 30h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2012 - 2012

Prática de Pesquisa - Educ.popular econ.solidária. (Carga horária: 30h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ação Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Disciplinas de Teorias da Educação..

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopatologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Artes e Educação Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Oficina de Contação de Histórias.lX Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia ULBRA Torres/RS. 2018. (Oficina).

Palestra aos Conselheiros Tutelares de Três Cachoeiras.Palestra sobre LDB e ECA: Uma perspectiva pedagógica na garantia dos direitos da criança e do adolescente.. 2018. (Encontro).

WORKSHOP EM PSICOPEDAGOGIA.O Lúdico na Psicopedagogia. 2017. (Seminário).

Formação para Proposta Pedagógica de Escolas da Rede Estadualal d.Formação para Proposta Pedagógica de Escolas da Rede Estaduala. 2016. (Seminário).

XIV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire.Mediações Pedagógicas em Programa de Acolhimento Institucional: Uma Prática das Ideias de Freire. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tamires Caroline Faqueti

ALBINO, J.;FERREIRA, F. C.; HOEPERS, I. D. S.. A Práxis Pedagógica Em Abrigos A Partir Da Experiência De Uma Pedagoga Que Atua Em Um Abrigo Na Região de Camboriú. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

Aluno: Rozivaldo Siqueira Sales

FERREIRA, F. C.; HOEPERS, I. D. S.; SIMOES, S. R. C. F.. Espaços de Privação de Liberdade: Diálogos Com a Pesquisa De Campo Publicadas Nas Plataformas Scielo No Período de 2007.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos José Verna

VERNA, Carlos José. Espaço para uma Cena Rural. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Balduino Antonio Andreola

ANDREOLA, B. A.. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RELAÇÕES DE CONFLITOS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Telmo Adams

ADAMS, TelmoSTRECK, Danilo R.; ANDREOLA, Balduino A.. Mediação Pedagógica no Acolhimento Institucional e as: práticas socioeducativas com crianças e adolescentes nas relações de conflitos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Telmo Adams

ADAMS, TelmoSTRECK, Danilo R.; ANDREOLA, Balduino A.. Mediação Pedagógica no Acolhimento Institucional: práticas socioeducativas com crianças e adolescentes nas relações de conflitos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Danilo Romeu Streck

ADAMS, T.STRECK, Danilo R.; ANDREOLA, Balduino Antonio. mediação Pedagógica no acolhimento institucional e as práticas socioeducativas com crianças e adolescentes nas relações de conflitos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Danilo Romeu Streck

STRECK, Danilo R.ADAMS, T.; ANDREOLA, B. A.. Mediação Pedagógica no Acolhimento Institucional: práticas socioeducativas com crianças e adolescentes nas relações de conflitos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Economia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Telmo Adams

Mediação Pedagógica no Acolhimento Institucional e as: práticas socioeducativas com crianças e adolescentes nas relações de conflitos; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Telmo Adams;

Telmo Adams

Mediação pedagógica no acolhimento institucional e as práticas socioeducativas com crianças e adolescentes nas relações de conflitos; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Telmo Adams;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, F. C. . Diretrizes da EJA IFC. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes da EJA IFC).

FERREIRA, F. C. . Oficina de projetos. 2011 (Oficina de Inclusão Digital) .

FERREIRA, F. C. . Oficina de Dança. 2010 (Oficina de Tango para menores em Vulnerabiidade Social) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS RELAÇÕES DE CONFLITOS, Descrição: Esta pesquisa visa problematizar e compreender as relações entre todos os envolvidos com as crianças de uma Casa Abrigo Institucional ? CAI. Busca-se analisar as possibilidades e limites do processo educativo na atuação dos cuidadores e cuidadoras das crianças e adolescentes, sobretudo, nas relações de conflitos nesse espaço institucional. A metodologia trabalhada embasa-se na Pesquisa Participante/ Pesquisa-Ação e nos círculos de cultura de Paulo Freire (BRANDÃO & STRECK, 2006; FREIRE, 1978, 1980; THIOLLENT, 2011). O suporte teórico ancora-se em Milton Santos, Paulo Freire, Irma e Irene Rizzini, destacando a compreensão do espaço institucional na relação dialética com o espaço social mais amplo. Neste sentido, a confluência de manifestações de conflitos na CAI é parte da complexa trama de relações contraditórias da sociedade. Concluiu-se que há um conhecimento limitado das políticas públicas voltadas a essas crianças por parte dos profissionais que trabalham na CAI. Além disso, as atividades de caráter socioeducativo tendem a reproduzir ações assistenciais pontuais: respostas imediatistas e de curto prazo, sem eficácia duradoura. Percebeu-se também que as relações de convivência entre os sujeitos da CAI aprofundam ainda mais os conflitos quando assumem posturas não dialógicas. O adulto é tido como aquele que manda, que ordena, que defende seu poder na relação com o outro, e que vai entender a contrariedade como um confronto a sua autoridade. Com base na análise, puderam-se perceber fatores que desencadeiam práticas contraditórias que propõem uma educação para a autonomia, mas que, em muitos casos, são geradoras de silenciamentos. Ficou evidenciado que as relações de silenciamento estão intimamente ligadas às de conflito. Uma possível, viável e efetiva alternativa para romper com esse ciclo poderia ser a formação continuada com todos os sujeitos trabalhadores da CAI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Carvalho Ferreira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Formação Pedagógica: Projeto Político Pedagógico e Planos de Estudos, Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul/RS.

2012

XIV Fórum de Estudos:Leituras de Paulo Freire, UFFS.

2012

Formação Pedagógica: Socializando Práticas Pedagógicas, Secretaria Municipal de Educação RS.

2012

Proficiência em Língua Espanhola, Universidade do Vale do Rio dos Sinos ( UNISINOS).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. , Rua Joaquim Garcia, Centro, 88340055 - Camboriú, SC - Brasil, Telefone: (47) 21040800, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Instituto Federal Catarinense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

2017 - 2017

Faculdades Santa Rita

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Trabalhou disciplinas de extensão na Educação Especial e a disciplina Organização e Metodologia da Educação Infantil no curso de Pedagogia.

2015 - 2016

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Universitário Torres

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Modalidade EJA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou com turmas da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos dos anos iniciais do ensino fundamental.

2012 - 2014

Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvia projetos interdisciplinares com alunos do 1° ao 5° ano. Atividades Lúdico pedagógicas de hora do conto. Planejamento de atividades focadas nos anos inciais. Conselhos de classe.

2011 - 2012

28 CRE

Vínculo: Contrato Emergêncial, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 26, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de psicologia, filosofia e ética para cursos técnicos.

2009 - 2011

Prefeitura Municipal de Gravataí

Vínculo: Estagiária em Pedagogia, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvi atividades pedagógicas com crianças de 0 a 18 anos, em vulnerabilidade social. Trabalhei atividades psicomotoras, lúdicas e pedagógicas. Hora do conto com atividades artísticas, música e pintura.

2011 - 2012

Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição

Vínculo: Tutora efetiva, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalho no moodle da rede Marista para um programa chamado Telecentros Br, onde atendo monitores auxiliando-os a desenvolver projetos com as temáticas sociais que estão na plataforma da rede.

2008 - 2011

Instituto Unibanco RS

Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário de pedagogia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvi atividades de controle da evasão e contrução de projetos para melhorar o desempenho escolar. Trabalhei com turmas do Ensino médio e com professores das areas de Português e Matemática.

2020 - Atual

Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

Vínculo: , Enquadramento Funcional: