-
2018 - 2019
Micropartículas de oleoresina de páprica obtidas por spray drying e incorporação em filmes biodegradáveis à base de amido de mandioca, Descrição: A oleoresina de páprica (OP) é um subproduto do pimentão vermelho, e apresenta em sua
composição ácidos graxos, triglicerídeos, e carotenoides como a capsaxantina, capsorubina,
zeaxantina, - criptoxantina e -caroteno. Devido à baixa solubilidade em água e instabilidade
dos compostos bioativos frente às adversidades de processamento, como alta temperatura, a
encapsulação da oleoresina é uma alternativa para ampliar o seu uso em alimentos. O objetivo
dessa pesquisa foi estudar o efeito dos diferentes biopolímeros sobre as propriedades físico-
químicas das emulsões de oleoresina de páprica em água e da produção das micropartículas de
OP por spray drying.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Miriam Dupas Hubinger - Coordenador / Eveling Oliveira Bezerra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2018 - Atual
Micropartículas de oleoresina de Capsicum obtidas com diferentes materiais de parede e avaliação do efeito indutor de saciedade, Descrição: A Obesidade é um problema da sociedade moderna que vem contribuindo para a redução da expectativa de vida e o aumento dos gastos públicos com saúde. Por isso, há pesquisas na área de alimentos impulsionadas em investigar os ingredientes funcionais que sejam capazes de contribuir na moderação do consumo alimentar e promover a saciedade. A saciedade está associada com a secreção dos hormônios responsáveis pelo controle do apetite que podem ser estimulados por alguns compostos bioativos, como a capsaicina. Este fitoquímico está presente na oleoresina de páprica comumente aplicada como corante e aromatizante natural em alimentos. No entanto, as limitações encontradas para o uso desse aditivo na forma livre estão relacionadas às condições adversas do ambiente e sua baixa solubilidade em meio aquoso. Como alternativa a esses problemas, este estudo objetiva a obtenção de micropartículas de oleoresina de Capsicum por spray drying que apresentem efeito indutor de saciedade, utilizando o malte como um novo material de parede. As dextrinas obtidas a partir do malte de cevada (DMC) serão utilizadas para o preparo de emulsões (O/A) a base de DMC e combinações com goma arábica (GA) e Capsul (CAP). Estes sistemas serão caracterizados e submetidos ao spray dryer e a eficiência de encapsulação das micropartículas será determinada quanto ao teor de capsaicina utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE); as propriedades físicas, químicas e morfológicas serão determinadas no tempo zero e durante 7 semanas de estocagem. O efeito de saciedade será investigado por teste in vivo no qual serão avaliados os hormônios leptina, GLP-1, insulina e grelina. Dessa forma, a proposta deste estudo mostra-se potencialmente promissora para gerar um produto de valor agregado que seja capaz de promover saciedade. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Coordenador / Miriam Dupas Hubinger - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
2018 - Atual
Vencendo barreiras na aplicação de oleoresinas: estabilidade e digestibilidade de sistemas Co-encapsulados com aplicação em produto alimentício, Descrição: As oleoresinas são produtos secundários do cultivo de plantas, de natureza hidrofóbica e compostas por materiais bioativos que apresentam propriedades benéficas à saúde do consumidor. Além disso, estudos mostram que alguns compostos atuam em sinergia e podem agregar valor ao produto final. Os compostos de interesse presentes nas oleoresinas de canela e páprica são o cinamaldeído, capsaicina e os carotenóides, respectivamente. Todavia, as oleoresinas apresentam baixa solubilidade em meio aquoso e instabilidade dos compostos bioativos, o que dificulta sua aplicação em alimentos. Uma alternativa para minimizar as limitações de sua aplicação e avaliar o efeito desses diferentes ativos em uma única matriz é a realização da co-encapsulação. Por esta razão, o objetivo desse projeto é realizar a co-encapsulação das oleoresinas de canela e páprica pelas técnicas de spray drying e spray chilling, respectivamente, utilizando diferentes materiais de parede, avaliar a estabilidade destes compostos microencapsulados frente às condições de armazenamento (5 e 35 C) e sua acessibilidade através do estudo da digestibilidade in vitro. Os melhores tratamentos encontrados serão aplicados em balas de pectina. O projeto será dividido em quatro etapas: (1) Estudo de diferentes proporções de materiais de parede; (2) Co-encapsulação das oleoresinas por spray drying e spray chilling, caracterização das partículas e avaliação da estabilidade dos compostos encapsulados; (3) Estudo da digestibilidade in vitro das micropartículas e avaliação da disponiblidade dos compostos ativos (4) Aplicação das partículas em balas e avaliação do efeito dessa incorporação nas características no produto final. Diante do exposto, a co-encapsulação das oleoresinas de canela e páprica pelos processos aqui propostos será explorada para a obtenção de veículos inovadores que trarão benefícios à saúde dos consumidores e proteção aos compostos em apreço, além de serem técnicas de fácil reprodução em escala industrial e de baixo custo, tornando esta ideia promissora para a indústria de alimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Coordenador / Miriam Dupas Hubinger - Integrante / Izabela Dutra Alvim - Integrante / Sílvia Cristina Sobottka Rolim de Moura - Integrante / Talita Aline Comunian - Integrante / Fernanda Ramalho Procópio - Integrante / Cristhian Rafael Franscisco Lopes - Integrante / Eveling Oliveira Bezerra - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio
financeiro.
-
2015 - 2017
ESTUDO CINÉTICO E TERMODINÂMICO DA HIDRATAÇÃO EM SISTEMAS PARTICULADOS, Descrição: A hidratação é um processo muito utilizado para: intensificar a extração de moléculas, facilitar a o pré-processamento de materiais assim como um processo importante na produção de enzimas específicas, nos mais diversos ramos da indústria. O comportamento cinético e termodinâmico desse fenômeno é etapa fundamental para a compreensão e constitui-se numa importante ferramenta para dimensionamento e otimização dos equipamentos. Este Projeto tem por objetivo realizar estudos de modelagem, empírica e fenomenológica a fim de permitir a identificação dos parâmetros cinéticos e termodinâmicos envolvidos em sistemas de interesse industrial. Estes modelos podem ser uma ferramente útil aplicada a projeto de processos, otimização e desenvolvimento de produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Rayssa Cristine Simoni - Integrante / Luiz Mário Matos Jorge - Integrante / Regina Maria Matos Jorge - Coordenador.
-
2014 - 2015
TERMOCONVERSÃO DO AMIDO DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) NA PRESENÇA DO ÁCIDO LÁTICO: CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E APLICAÇÃO COMO MATERIAL ENCAPSULANTE DO ÁCIDO ASCÓRBICO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Manuel Plata-Oviedo - Coordenador / HELIBERTO GONCALVES - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2013 - 2014
Esterificação do amido de mandioca com ácido lático: caracterização físico-químicas e funcionais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Manuel Plata-Oviedo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2013
O uso de diferentes amidos na encapsulação da acerola verde e madura, Descrição: Uso de amidos modificados e comercial na encapsulação da acerola verde e madura e aplicação destas cápsulas em uma bebida fermentada de erva-mate. Neste trabalho, foram desenvolvida a análises da estabilidade dos compostos bioativos tanto do pó quanto da bebida aditivada, durante o tempo de armazenamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Manuel Plata-Oviedo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária - Bolsa.
-
2011 - 2012
Acerola em pó como melhorador da farinha de trigo panificavél, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Rayssa Cristine Simoni - Integrante / Manuel Plata-Oviedo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.