Ana Gabriela Da Silva Anthero

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Tecnológica do Paraná (2015), Mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (2017) e atualmente faz Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalha principalmente na área de tecnologia de amidos e cereais, tendo experiência com modificação de amidos para uso como material encapsulante de compostos bioativos. Possui experiência com tecnologia de encapsulação para produção de aroma e corante natural, e com modelagem de processos da indústria alimentícia.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Alimentos

2017 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Obtenção de Micropartículas por spray dryer com efeito indutor de saciedade,
Miriam Dupas Hubinger. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Engenharia de Alimentos

2015 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Título: Estudo do Processo de Malteação da aveia (Avena sativa),Ano de Obtenção: 2017
Regina Maria Matos Jorge.Coorientador: Luiz Mário Matos Jorge. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cinética; Sorção.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.

Graduação em Engenharia de Alimentos

2010 - 2015

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Estadual Alberto Jackson Byington Júnior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Utilização da HP científica. (Carga horária: 8h). , UTFPR, UTFPR, Brasil.

2011 - 2011

Vinhos: Elaboração, conceitos básicos e degustação. (Carga horária: 8h). , UTFPR, UTFPR, Brasil.

2011 - 2011

Técnicas de processamento de pescado. (Carga horária: 4h). , UTFPR, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Aditivos e ingredientes em produtos cárnicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2007

Desenvolvimento Pessoal. , Centro brasileiros de cursos, CEBRAC, Brasil.

2006 - 2007

Desenvolvimento administrativo. , Centro brasileiros de cursos, CEBRAC, Brasil.

2006 - 2007

Desenvolvimento tecnológico (Informática). , Centro brasileiros de cursos, CEBRAC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANTHERO, A. G. S. ; SEREIA, M. J. . IV Simpósio de Tecnologia e Engenharia de Alimentos. 2012. (Congresso).

ANTHERO, A. G. S. ; SEREIA, M. J. . Expout- Feira de Profissões. 2011. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SIMTEA.Caracerização físico-química do fruto da acerola verde e madura microencapsulada com diferentes materiais de parede. 2013. (Simpósio).

SIMTEA.Moela de Frango: prevalência de Salmonella spp.. 2013. (Simpósio).

IUFOST. Acerola em pó como melhoradora da farinha de trigo panificável. 2012. (Congresso).

SIMPEA.Pesquisa de Staphylococus areus nas mãos de manipuladores. 2012. (Simpósio).

Simtea.Avaliação da Boas Prática de Fabricação em estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de Campo Mourão, PR. 2012. (Simpósio).

SIMTEA. 2011. (Simpósio).

SAEQA. 2010. (Encontro).

SIMTEA. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vitor Renan da Silva

Silva, V.R.; LENZI, M. K.. Cinética de hidratação da aveia (Avena sativa), obtenção do malte e estudo das suas propriedades físico-químicas e enzimáticas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Paraná.

Míriam Dupas Hubinger

HUBINGER, M. D. ou HUBINGER, M; Alvim, I.D.; MAROSTICA JUNIOR, M. R.. Obtenção de micropartículas de oleoresina de páprica por spray dryer e avaliação do efeito indutor de saciedade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Bogdan Demczuk Junior

OVIEDO, M. S. V. P.; SEREIA, M. J.;DEMCZUK JR, BOGDAN. Termoconversão do amido de mandioca (Manihot esculenta, Crantz) na presença do ácido lático: caracterização de propriedades físico-químicas e aplicação como material encapsulante do ácido ascórbico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Louise Emy Kurozawa

HUBINGER, M. D.; ALVIM, I. D.;KUROZAWA, L. E.. Micropartículas de oleoresina de capsicum obtidas com diferentes materiais de parede e avaliação do efeito indutor de saciedade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcelo Kaminski Lenzi

Lenzi, M K; HELM, C. V.;JORGE, R. M. M.. Estudo do processo de mateação da aveia (Avena sativa). 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Paraná.

Marcelo Kaminski Lenzi

Lenzi, M.JORGE, R. M. M.; SILVA, V. R.. Cinética de hidratação da aveia (Avena sativa), obtenção do malte e estudo das suas propriedades físico-químicas e enzimáticas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eveling Oliveira Bezerra

Estabilidade dos carotenoides e propriedades físico-químicas da oleoresina de páprica microencapsulada por spray drying; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Gabriela Da Silva Anthero;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LUIZ MÁRIO DE MATOS JORGE

ESTUDO DO PROCESSO DE MALTEAÇÃO DE AVEIA; 2017; Dissertação (Mestrado em PROGAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTO) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Luiz Mario de Matos Jorge;

Míriam Dupas Hubinger

OBTENÇÃO DE MICROPARTÍCULAS DE OLEORESINA DE PÁPRICA POR SPRAY DRYER E AVALIAÇÃO DO EFEITO INDUTOR DE SACIEDADE; Início: 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Bogdan Demczuk Junior

Estágio Supervisionado; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Bogdan Demczuk Junior;

Bogdan Demczuk Junior

Monitoria Voluntária na disciplina de Termodinâmica; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Bogdan Demczuk Junior;

Manuel Salvador Vicente Plata Oviedo

Termoconversão do amido de mandioca (manihot esculenta crantz) na presença do ácido lático: caracterização de propriedades físico-químicas e aplicação como material encapsulante do ácido ascórbico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Manuel Salvador Vicente Plata Oviedo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Micropartículas de oleoresina de páprica obtidas por spray drying e incorporação em filmes biodegradáveis à base de amido de mandioca, Descrição: A oleoresina de páprica (OP) é um subproduto do pimentão vermelho, e apresenta em sua composição ácidos graxos, triglicerídeos, e carotenoides como a capsaxantina, capsorubina, zeaxantina, - criptoxantina e -caroteno. Devido à baixa solubilidade em água e instabilidade dos compostos bioativos frente às adversidades de processamento, como alta temperatura, a encapsulação da oleoresina é uma alternativa para ampliar o seu uso em alimentos. O objetivo dessa pesquisa foi estudar o efeito dos diferentes biopolímeros sobre as propriedades físico- químicas das emulsões de oleoresina de páprica em água e da produção das micropartículas de OP por spray drying.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Miriam Dupas Hubinger - Coordenador / Eveling Oliveira Bezerra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Micropartículas de oleoresina de Capsicum obtidas com diferentes materiais de parede e avaliação do efeito indutor de saciedade, Descrição: A Obesidade é um problema da sociedade moderna que vem contribuindo para a redução da expectativa de vida e o aumento dos gastos públicos com saúde. Por isso, há pesquisas na área de alimentos impulsionadas em investigar os ingredientes funcionais que sejam capazes de contribuir na moderação do consumo alimentar e promover a saciedade. A saciedade está associada com a secreção dos hormônios responsáveis pelo controle do apetite que podem ser estimulados por alguns compostos bioativos, como a capsaicina. Este fitoquímico está presente na oleoresina de páprica comumente aplicada como corante e aromatizante natural em alimentos. No entanto, as limitações encontradas para o uso desse aditivo na forma livre estão relacionadas às condições adversas do ambiente e sua baixa solubilidade em meio aquoso. Como alternativa a esses problemas, este estudo objetiva a obtenção de micropartículas de oleoresina de Capsicum por spray drying que apresentem efeito indutor de saciedade, utilizando o malte como um novo material de parede. As dextrinas obtidas a partir do malte de cevada (DMC) serão utilizadas para o preparo de emulsões (O/A) a base de DMC e combinações com goma arábica (GA) e Capsul (CAP). Estes sistemas serão caracterizados e submetidos ao spray dryer e a eficiência de encapsulação das micropartículas será determinada quanto ao teor de capsaicina utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE); as propriedades físicas, químicas e morfológicas serão determinadas no tempo zero e durante 7 semanas de estocagem. O efeito de saciedade será investigado por teste in vivo no qual serão avaliados os hormônios leptina, GLP-1, insulina e grelina. Dessa forma, a proposta deste estudo mostra-se potencialmente promissora para gerar um produto de valor agregado que seja capaz de promover saciedade. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Coordenador / Miriam Dupas Hubinger - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Vencendo barreiras na aplicação de oleoresinas: estabilidade e digestibilidade de sistemas Co-encapsulados com aplicação em produto alimentício, Descrição: As oleoresinas são produtos secundários do cultivo de plantas, de natureza hidrofóbica e compostas por materiais bioativos que apresentam propriedades benéficas à saúde do consumidor. Além disso, estudos mostram que alguns compostos atuam em sinergia e podem agregar valor ao produto final. Os compostos de interesse presentes nas oleoresinas de canela e páprica são o cinamaldeído, capsaicina e os carotenóides, respectivamente. Todavia, as oleoresinas apresentam baixa solubilidade em meio aquoso e instabilidade dos compostos bioativos, o que dificulta sua aplicação em alimentos. Uma alternativa para minimizar as limitações de sua aplicação e avaliar o efeito desses diferentes ativos em uma única matriz é a realização da co-encapsulação. Por esta razão, o objetivo desse projeto é realizar a co-encapsulação das oleoresinas de canela e páprica pelas técnicas de spray drying e spray chilling, respectivamente, utilizando diferentes materiais de parede, avaliar a estabilidade destes compostos microencapsulados frente às condições de armazenamento (5 e 35 C) e sua acessibilidade através do estudo da digestibilidade in vitro. Os melhores tratamentos encontrados serão aplicados em balas de pectina. O projeto será dividido em quatro etapas: (1) Estudo de diferentes proporções de materiais de parede; (2) Co-encapsulação das oleoresinas por spray drying e spray chilling, caracterização das partículas e avaliação da estabilidade dos compostos encapsulados; (3) Estudo da digestibilidade in vitro das micropartículas e avaliação da disponiblidade dos compostos ativos (4) Aplicação das partículas em balas e avaliação do efeito dessa incorporação nas características no produto final. Diante do exposto, a co-encapsulação das oleoresinas de canela e páprica pelos processos aqui propostos será explorada para a obtenção de veículos inovadores que trarão benefícios à saúde dos consumidores e proteção aos compostos em apreço, além de serem técnicas de fácil reprodução em escala industrial e de baixo custo, tornando esta ideia promissora para a indústria de alimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Coordenador / Miriam Dupas Hubinger - Integrante / Izabela Dutra Alvim - Integrante / Sílvia Cristina Sobottka Rolim de Moura - Integrante / Talita Aline Comunian - Integrante / Fernanda Ramalho Procópio - Integrante / Cristhian Rafael Franscisco Lopes - Integrante / Eveling Oliveira Bezerra - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2017

    ESTUDO CINÉTICO E TERMODINÂMICO DA HIDRATAÇÃO EM SISTEMAS PARTICULADOS, Descrição: A hidratação é um processo muito utilizado para: intensificar a extração de moléculas, facilitar a o pré-processamento de materiais assim como um processo importante na produção de enzimas específicas, nos mais diversos ramos da indústria. O comportamento cinético e termodinâmico desse fenômeno é etapa fundamental para a compreensão e constitui-se numa importante ferramenta para dimensionamento e otimização dos equipamentos. Este Projeto tem por objetivo realizar estudos de modelagem, empírica e fenomenológica a fim de permitir a identificação dos parâmetros cinéticos e termodinâmicos envolvidos em sistemas de interesse industrial. Estes modelos podem ser uma ferramente útil aplicada a projeto de processos, otimização e desenvolvimento de produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Rayssa Cristine Simoni - Integrante / Luiz Mário Matos Jorge - Integrante / Regina Maria Matos Jorge - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    TERMOCONVERSÃO DO AMIDO DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) NA PRESENÇA DO ÁCIDO LÁTICO: CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E APLICAÇÃO COMO MATERIAL ENCAPSULANTE DO ÁCIDO ASCÓRBICO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Manuel Plata-Oviedo - Coordenador / HELIBERTO GONCALVES - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Esterificação do amido de mandioca com ácido lático: caracterização físico-químicas e funcionais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Manuel Plata-Oviedo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2013

    O uso de diferentes amidos na encapsulação da acerola verde e madura, Descrição: Uso de amidos modificados e comercial na encapsulação da acerola verde e madura e aplicação destas cápsulas em uma bebida fermentada de erva-mate. Neste trabalho, foram desenvolvida a análises da estabilidade dos compostos bioativos tanto do pó quanto da bebida aditivada, durante o tempo de armazenamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Manuel Plata-Oviedo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Acerola em pó como melhorador da farinha de trigo panificavél, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Gabriela Da Silva Anthero - Integrante / Rayssa Cristine Simoni - Integrante / Manuel Plata-Oviedo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

MENÇÃO HONROSA PELO TRABALHO: OBTENÇÃO DE DEXTRINAS, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO COMO AGENTES ENCAPSULANTES DO ÁCIDO ASCÓRBICO POR SPRAY DRYING, UTFPR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná. , BR 329 Km, 87302-230 - Campo Mourao, PR - Brasil, Telefone: (44) 35181400

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifíca, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Pesquisa Título do Trabalho: Esterificação do amido de mandioca com ácido lático: propriedades físico-químicas e funcionais

2014 - 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria voluntária, Carga horária: 5

Outras informações:
Monitora voluntária da disciplina de Termodinâmica sob orientação do professor Bogdan Demczuk Junior

2013 - 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bosista da Fundação Araucária, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalho intitulado: " Esterificação do amido de mandioca e batata com ácido lático: caracterização de propriedades físico-químicas".

2013 - 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria voluntária, Carga horária: 15

Outras informações:
Monitora voluntária da disciplina de termodinâmica sob orientação do professor Bogdan Demczuk Junior

2012 - 2013

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bosista da Fundação Araucária, Carga horária: 20

Outras informações:
Secagem por pulverização da polpa de acerola usando diferentes tipos de materiais amiláceos

2011 - 2012

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bosista da Fundação Araucária, Carga horária: 20

2011 - 2011

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria voluntária, Carga horária: 15

Outras informações:
Monitoria voluntária da disciplina de Fundamentos da Engenharia de Alimentos sob orientação da professora Karla Silva

2015 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.