Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel (1995) e no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (2003). Mestrado em Agronomia na área de Ciência do Solo pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Doutorado em Agronomia na área de Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo/USP (2001). Atualmente é professora Associada II, no Centro de Engenharias, da Universidade Federal de Pelotas, na área de Engenharia de Água e Solo, e ministra aulas de Graduação (Climatologia Agrícola, Hidráulica Aplicada, Irrigação e Trabalho de Conclusão de Curso I) para os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil. Atua como professora permanente da Pós-Graduação, no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água, da UFPel, sendo responsável pelas disciplinas de Hidrologia e Seminários I e II e colaboradora da disciplina de Modelagem Hidrológica. Além disso, é consultora ad-hoc da Revista Brasileira de Ciência do Solo, Agrociência, Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade, Bragantia, Ambiência e Expressa Extensão.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)

1998 - 2001

Universidade de São Paulo
Título: Comparação entre o desempenho do tensiômetro com manômetro de mercúrio, reflectômetro no domínio do tempo e sonda de nêutrons no monitoramento do teor de água no solo
Orientador: Sergio Oliveira Moraes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Teor de água; Tensiômetro; TDR; Sonda de nêutrons.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Irrigação e Drenagem.

Mestrado em Agronomia

1996 - 1998

Universidade Federal de Pelotas
Título: Influência de sistemas de cultivo em plantio direto em alguns atributos físicos de um Podzólico Vermelho Amarelo,Ano de Obtenção: 1998
Eloy Antonio Pauletto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sistemas de cultivo; Atributos Físicos; Plantio direto.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Outro.

Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docent

2003 - 2003

Centro Federal de Educação Tecnológica

Graduação em Engenharia Agrícola

1988 - 1995

Universidade Federal de Pelotas
Título: Análise de frequencia hidrológica dos dados de precipitação pluvial de algumas estações agroclimatológicas da regição sul do RS
Orientador: Rita de Cássia Fraga Damé

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Estimativas de vazões mínimas para bacias sem dados - Método Silveira. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL, Brasil.

2010 - 2010

Restauração de áreas degradadas segundo a visão ec. (Carga horária: 20h). , Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais, AGEF, Brasil.

2008 - 2008

Hidrometria para gestão de recursos hídricos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2005 - 2005

Qualificação Docente em Didática e Metodologia do. (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2004 - 2004

Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesqui. (Carga horária: 40h). , Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-RS, Brasil.

2000 - 2000

I Curso sobre utilização de sistemas de aquisição de dados na experimentaçã. (Carga horária: 24h). , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.

1999 - 1999

Campbell Scientific CR10X - PC208W training Course. (Carga horária: 24h). , Campbell Scientific, CS, Estados Unidos.

1999 - 1999

Workshop Internacional em avanços em ciência do solo. (Carga horária: 18h). , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.

1995 - 1995

I Seminário de Integração. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

World Water Congress & Exhibition - IWA 2014. 2014. (Congresso).

X Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo. 2014. (Outra).

XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo. 2014. (Congresso).

II Jornada Gaúcha de Engenheiros Agrônomos. 2010. (Outra).

IX Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola e do XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2010. (Congresso).

VII Mostra de Trabalhos Publicados pelas Engenharias.Desagregação da precipitação diária: efeito sobre os hidrogramas de projeto para três localidades da bacia da lagoa Mirim. 2010. (Outra).

Fórum Estadual de Lideranças da Agronomia. 2009. (Outra).

XXVI Congresso Brasileiro de Agronomia. 2009. (Congresso).

Controle de Enchentes-10 anos do Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. 2008. (Outra).

I Fórum das Engenharias da UFPel. 2008. (Outra).

V Fórum de Alternativas e Inovações Tecnológicas. 2008. (Outra).

XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-Graduação. 2008. (Congresso).

IV Mostra de Trabalhos Publicados pela Faculdade de Engenharia Agrícola.Calibração de um aparelho de TDR (Time Domain Reflectometry) via tensiometria. 2007. (Outra).

XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação. 2007. (Congresso).

Etapa de Planejamento e Formação 2005/2 do Terceiro Grau Indígena. 2005. (Encontro).

I Simpósio Mato-Grossense de Habitação de Interesse Social. 2005. (Simpósio).

29 Congresso Brasileiro de Ciencia do Solo. 2003. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Sensibilidade do tensiômetro, TDR e sonda de nêutrons na determinação da condutividade hidráulica do solo. 2003. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Atributos físicos de um solo cultivado sob pastagem de azevém submetida a diferentes adubações. 2003. (Congresso).

IV Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. 2002. (Outra).

Reunião Técnica sobre diversificação do uso de várzea de clima temperado. 2002. (Outra).

Seminário Pró-Agricultura - Calagem e Adubação: o caminho da produtividade. 2002. (Seminário).

I Workshop "Aplicações da Técnica de TDR (Reflectometria no Domínio do Tempo) na Agricultura. 2001. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e III Reunião Latino-Americana de Agrometeorologia. 2001. (Congresso).

I Congresso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFPel. 1998. (Congresso).

I Congresso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFPel. Resistência mecânica à penetração de um podzólico vermelho amarelo, cultivado no sistema plantio direto. 1998. (Congresso).

IV Encontro Paulista de Plantio Direto. 1998. (Encontro).

II Seminário Internacional do Sistema Plantio Direto. 1997. (Seminário).

XXII Reunião da Cultura do Arroz Irrigado. 1997. (Outra).

I Seminário e Curso Latinoamericano sobre substâncias húmicas e revalorização de resíduos da agroindústria. 1996. (Seminário).

XIII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo "Solo-Suelo 96". 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carina Krüger Bork

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; TERRA, F. S.; VIEIRA, B. M.. Regionalização de vazões mínimas para o estado do Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Heric Santos

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; AUDEH, S. J. S.; RIZZI, R.. Movimentação de água salobra na laguna dos Patos/RS mediante a utilização de imagens MODIS. 2018. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rute Daniela Chaves

COLLARES, G.L.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDATERRA, V.S.S.; MIURA, A. K.. Estimativa da perda de solo e produção de sedimentos através de levantamento aéreo empregando um veículo aéreo não tripulado. 2017. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Suelen cristiane Riemer da silveira

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; HARTWIG, Marcelo;TERRA, V.S.S.; TAVARES, V.E.Q.. Índices de seca agrícolas e meteorológica para algumas localidades no estado do Rio Grande do Sul. 2016. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luis Carlos Nunes Weymar Junior

RIZZI, R.; SANTOS, F.J.; SOSINSKI JÚNIOR, E.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Identificação e mapeamento de áreas de soja na região sul do Rio Grande do Sul por meio de imagens MODIS. 2016. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Roberta Karsburg Machado

COLLARES, G.L.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia FragaTERRA, V.S.S.; HARTWIG, Marcelo. Influência da precipitação e velocidade do vento na oscilação dos níveis d'água do canal São Gonçalo-RS. 2016. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gisele Machado da Silva

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; HARTWIG, Marcelo; TAVARES, V.E.Q.. Avaliação da ocorrência de seca no Estado do Rio Grande do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marcelo Crestani Mota

RIZZI, R.;DAMÉ, Rita de Cássia Fraga; SANTOS, F.J.; SOSINSKI JÚNIOR, E.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Comparação entre dados meteorológicos estimados e observados para utilização em modelos de estimativa da produtividade agrícola. 2015. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Pamela Bilhafan Disconzi

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; RIZZI, R.; GUEDES, H. A. S.; SOSINSKI JÚNIOR, E.. Modelagem da geração de sedimentos por meio da MEUPS na bacia hidrográfica do arroio Santa Bárbara, em Pelotas, RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Antoniony Severo Winkler

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; HARTWIG, Marcelo. Efeito da declividade do terreno em relação ao armazenamento superficial de água em áreas sistematizadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Viviane Santos Silva Terra

TIMM, L. C.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; SÁ, J.S.. Avaliação e quantificação dos componentes do balanço hídrico em pomar de pessegueiro, cultivar Maciel, em plantas irrigadas e não irrigadas. 2010. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fernanda Coelho Gonçalves

PAULETTO, Eloy AntonioTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LIMA, A.C.R.; SÁ, J.S.. Efeito de diferentes plantas de cobertura nos atributos físicos de um solo construído na área de mineração de Candiota-RS ao longo do tempo. 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Adilson Luis Bamberg

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; PEDROTTI, A.;PAULETTO, Eloy Antonio; SOUZA, R.. Avaliação da densidade de um Planossolo submetido a diferentes sistemas de cultivo ao longo do tempo através da Tomografia Computadorizada. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marcelo Peske Hartwig

PAULETTO, Eloy AntonioTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; SILVA, Vanderlei Rodrigues da. Tomografia computadorizada associada à geoestatística na avaliação da compactação de um Planossolo. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Cláudia Kalil Huber

MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa AraújoTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; DUTRA, I. M. S.; VIEIRA, V. V.; CASTILHOS, Danilo Dufech. Estudo da mesofauna (ácaros e colêmbolos) e macrofauna (minhocas) no processo da vermicompostagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gilberto Oliveira Joaquim Junior

MORAES, S. O.TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; PIEDADE, S. M. de S.. Desempenho do reflectômetro no domínio do tempo na detecção de variações de umidade do solo. 2003. Dissertação (Mestrado em Física do Ambiente Agrícola) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Clistenes Antonio Guadagnin

PAULETTO, Eloy AntonioTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CASSOL, E. A.; PILON, C. N.. Infiltração da água de solos construídos na área de mineração de carvão de Candiota-RS. 2002. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Volnei Wruch Leitzke

PAULETTO, Eloy AntonioTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; FERNANDES, Flávia Fontana; REINERT, D. J.. Armazenagem e disponibilidade de água de solos construídos na área de mineração de carvão de Candiota-RS. 2002. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Suelen cristiane Riemer da silveira

TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A.; HARTWIG, Marcelo; SCHOFFEL, E. R.; PERERIRA, T. S.. Índice de severidade de seca de Palmer modificado para as condições climáticas do estado do Rio Grande do Sul. 2019. Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Elisa Bald Siqueira

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; HARTWIG, Marcelo; COLLARES, G.L.; SANTOS, F.J.. Parâmetro Cuva Número do Soil Conservation Service para uma Sub-bacia Hidrográfica do Arroio Moreira/RS, mediante o uso de Geotecnologias. 2018. Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carlos Roberto Soares Severo

PAULETTO, Eloy Antonio; PINTO, Luiz Fernando Spinelli;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; SILVEIRA, R.J.C.; SAMBATTI, J.A.. Solos, disponibilidade de água e nutrientes em uma microbacia hidrográfica com o cultivo de eucalipto, no município de Pinheiro Machado-RS. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Roberto Lilles Tavares Machado

REIS, A.V.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; ALONÇO, A.S.; TILLMANN, C.A.C.. Capacidade de suporte de um Argissolo sob plantio direto a partir da Resistência à Penetração e teor de água do solo. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Alice Vieira

CORVELLO, W. B. V.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; FERNANDES, H. S.; SCHWENGBER, J. E.. Uso de polímero hidroabsorvente - efeitos sobre a qualidade de substratos hortícolas e crescimento de mudas de pimentão ornamental (Capsicum annuum cv. Gion red). 2002. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Emanuele Baifus Manke

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; SILVEIRA, A. L. L.; GUEDES, H. A. S.. Desagregação de chuva diária mediante o uso do modelo de Bartlett-Lewis do Pulso Retangular Modificado em durações sub-horárias. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Suelen cristiane Riemer da silveira

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; HARTWIG, Marcelo; SCHOFFEL, E. R.; SANTOS, F.J.. Índice de Severidade de Seca de Palmer Modificado paras as condições climáticas do estado do Rio Grande do Sul. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carlos Roberto Soares Severo

PINTO, Luiz Fernando Spinelli;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; SILVEIRA, R.J.C.; MERTEN, G.H.. Unidades de manejo em áreas de reflorestamento em solos da região sul do estado do Rio Grande do Sul. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniela da Rocha Vitória Krolow

MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa AraújoTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LAGO, J. C.; CASALINHO, H. D.; SILVEIRA, R.J.C.. Estudo da fauna edáfica em um sistema agroecológico, antes e após aplicação da calda bordalesa. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Antônio Farias de Oliveira

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; ANDREAZZA, R.. Sistema de gerenciamento interno de resíduos sólidos de serviços de saúde. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Claudio Adir Tajes de Sousa

Viegas F., J.S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Análise do sistema de macrodrenagem do Santa Bárbara-Pelotas/RS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paulo Cesar Ferrari Pires

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LOPES, E.J.. Drenagem urbana no loteamento 4 secção da Barra-Rio Grande/RS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ricardo Decker da Cruz

PINTO, Luiz Fernando Spinelli;DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Estudo preliminar para a elaboração de plano ambiental para o município de Capão do Leão e avaliação de sua viabilidade como instrumento de gestão ambiental municipal. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Celomar Hugo Mauch

PEREIRA-RAMIREZ;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Gestão de recursos hídricos para Santa Isabel. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paulo Roberto Teixeira Palmeira

PINTO, Luiz Fernando Spinelli;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Estudo da voçoroca da avenida Bahia, no Balneário dos Prazeres, Pelotas/RS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bianca Nunes Cazare

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; TAVARES, V.E.Q.. Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos do serviço de saúde da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nívia Fuchs

SANTOS, F.J.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Impacto das cargas poluidoras sobre a qualidade dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Negro em território brasileiro. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Clóvis Airton Porto Gayer

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; TAVARES, V.E.Q.. Estudo de caso: bacia hidrográfica do rio Piratini-caracterização fisiográfica e estimativa da precipitação média mensal. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carina Costa Estrela

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; PINTO, Luiz Fernando Spinelli. Estudo preliminar da bacia hidrográfica do arroio Turuçu. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Sabine Abreu Coelho de Souza

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; PINTO, Luiz Fernando Spinelli. Avaliação preliminar da mata ciliar do Arroio São Lourenço na cidade de São Lourenço do Sul-RS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Mariluce Barboza da Costa

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; PINTO, Luiz Fernando Spinelli. Educação Ambiental para preservação dos recursos hídricos da Colônia Z3. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nazi Oliveira Berny Medeiros

PINTO, Luiz Fernando Spinelli;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LAGO, J. C.;DAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Estudo ambiental de área degradada no bairro Jardim América-Capão do Leão. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vinicius Gonçalves Cardoso

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; WEYMAR JR, L.C.. Geoprocessamento no mapeamento territorial em perímetro de irrigação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geoprocessamento) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: André Ramos Farias

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A.; RITA DE CÁSSIA FRAGA, DAMÉ. Projeto de microdrenagem do Balneário Valverde, Pelotas - RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Camila de Souza Coelho

TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A.; DAMÉ, R. C. F.; LEMONS, C. F.. Relatório de estágio Hyva do Brasil Hidráulica Ltda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Juliano Manke

TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A.; MANKE, E.B.; TILLMANN, C.A.C.. Produtividade de tabaco Virgínia irrigado no município de Pelotas-RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luis Carlos Nunes Weymar Junior

PORCIUNCULA, G. S.;TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A.; MARTINS, A.. Demanda e uso de recursos hídricos em sistema de irrigação público mediante sensoriamento remoto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luisa Barbosa Pinto da Silva

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; VIEIRA, B. M.. Alocação de estações para monitoramento da qualidade da água: estudo de caso para bacia hidrográfica do Rio Camaquã-RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Hídrica) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gustavo Bubolz Klumb

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; MANKE, E.B.; KARSBURG, R.M.. Distribuição log-Pearson III para séries de vazões máximas anuais na bacia hidrográfica da lagoa Mirim/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marlon Soares Sigales

FONSECA, M. B.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CANABARRO, M. S.. Sensor de umidade para solos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Henrique Michaelis Bergmann

PARFITT, J. M. B.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; BUENO, M. V.; VEBER, P.. Estudo da eficiência de drenagem de valetadeira rotativa com controle vertical em terras baixas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leandro Pieper Mota

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; MANKE, E.B.;DAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Estimativa da vazão em um canal de irrigação do arroio Duro/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vanessa Maldaner

GADOTTI, G. I.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; HORNKE, N.. Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Engenharia Agrícola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Guilherme Dalalio

PORCIUNCULA, G. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; STEFANELLO, G.. Estudo e avaliação da aplicação de um sistema hidráulico no acionamento de comportas do canal da barragem do arroio Duro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: André Ramos Faria

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Processo de microdrenagem do balneário Valverde, Pelotas-RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Henrique Michaelis Bergmann

PARFITT, J. M. B.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; BUENO, M. V.; VEBER, P.. Estudo da eficiência de drenagem de valetadeira rotativa com controle vertical em terras baixas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leandro Pieper Mota

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; MANKE, E.B.. Estimativa da vazão no canal de irrigação C-1 do perímetro do arroio Duro/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alan da Costa Viegas

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; QUADROS, M.S.. Modelagem hidrológica de reservatórios para o controle de inundações na bacia hidrográfica do arroio Lourenço - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Hídrica) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Juliano Manke

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; GADOTTI, G. I.; TILLMANN, C.A.C.. Produtividade de tabaco Virginia irrigado no município de Pelotas-RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Amauri Grava Brazil Junior

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; WINKLER, A. S.; PARFITT, J. M. B.. Sistematização em solos de várzea do Rio Grande do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alexandre Cherobini Dalmolin

PARFITT, J. M. B.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; WINKLER, A. S.. Avaliação de metodologias para demarcação de taipas para o manejo da irrigação por inundação na cultura do arroz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gustavo Bubolz Klumb

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; GADOTTI, G. I.; TILLMANN, C.A.C.. Relatório de estágio realizado na empresa VHL insumos e cereais Ltda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Patrick Morais Veber

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDATERRA, V.S.S.; MANKE, E.B.. Chuvas diárias históricas versus as obtidas a partir do banco de dados Brazil Gridded Meteorological Data em estações do estado do Rio Grande do Suk. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gustavo Bubolz Klumb

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; MANKE, E.B.. Distribuição log-Pearson III para séries de vazão máxima anual na Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim/RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vitor Marques Lopes

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CASTRO, A.S.. Impermeabilização do solo: influência das taxas de permeabilidade na geração de escoamento superficial em uma microbacia hidrográfica no município de Pelotas, RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luisa Barbosa Pinto da Silva

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; VIEIRA, B. M.. Alocação de estações para monitoramento da qualidade da água: estudo de caso para a bacia hidrográfica do rio Camaquã-RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Michaela Bárbara Neto

TERRA, V.S.S.TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; KARSBURG, R.M.. Velocidades e direções predominantes dos ventos associadas a períodos secos e chuvosos na Bacia Hidrográfica Litorânea do Rio Grande do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Hídrica) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luis Carlos Nunes Weymar Junior

PORCIUNCULA, G. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; MARTINS, A.. Estudo e avaliação da demanda e uso de recurso hídrico em sistema de irrigação público aplicando métodos quantitativos orientado por sensoriamento remoto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lukas dos Santos Boeira

TERRA, V.S.S.TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; KARSBURG, R.M.. Estimativa e análise do comportamento da evapotranspiração de referência pelo método de Penman Monteith em anos de El Niño, La Niña e Neutro para a região de Pelotas/RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Hídrica) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paloma Pereyra Soares

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; GUEDES, HUGO A. S.. Interceptação pluvial em fragmento de Mata Atlântica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alexandre Cherobini Dalmolin

STEFANELLO, G.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; FARIA, L. C.. Sistemas de bombeamento e pós-colheita de arroz irrigado em Santa Vitória do Palmar/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Letícia Burkert Méllo

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDATERRA, V.S.S.. Métodos de estimativa de parâmetros de modelos probabilísticos contínuos em eventos de precipitações máximas na cidade de Pelotas/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Amauri Grava Brazil Junior

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; PARFITT, J. M. B.; WINKLER, A. S.. Sistematização em solos de várzea do Rio Grande do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Letícia Burkert Méllo

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDATERRA, V.S.S.. Métodos de estimativa de parâmetros de modelos probabilísticos contínuos utilizados em eventos de precipitações máximas na cidade de Pelotas/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paloma Pereyra Soares

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; GUEDES, H. A. S.. Interceptação pluvial em fragmento de floresta de Mata Atlântica no município de Santa Maria/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Letícia Burkert Méllo

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDATERRA, V.S.S.. Métodos de estimativa de parâmetros de modelos probabilísticos contínuos utilizados em eventos de precipitações máximas na cidade de Pelotas/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Kássia Regina Bazzo

CASTRO, A.S.; MELO, T.M.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Regionalização de vazões de permanência para bacias hidrográficas do estado do Rio Grande do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ederson dos Santos Moraes

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; MANETTI, A.G.S.. Tratamento de efluentes domésticos por sistema wetlands. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniel Ludwig Sphor

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; GUEDES, H. A. S.. Estudo do meio físico e determinação de parâmetros ambientais da bacia hidrográfica do rio Uruguai, a montante da UHE Panambi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniel Ludwig Sphor

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Análise geoespacial e pluviométrica na bacia hidrográfica do rio Ijuí, noroeste do Rio Grande do Sul. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Miguel Borges Machado

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CASTRO, A.S.. Sistema de abastecimento de água no município de Encruzilhada do Sul/RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ederson dos Santos Moraes

GUEDES, H. A. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; MANETTI, A.G.S.. Disposição final de sistemas simplificados de efluentes domésticos em regiões alagáveis não servidas por redes de esgoto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: André Schiller da Silva

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; RIZZI, R.. Georeferenciamento: aplicações no meio rural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Saulo de Oliveira Garré

RIZZI, R.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Automatização do sistema de cálculo de áreas topográficas através do uso combinado do AUTOCAD, ARCGIS e EXCEL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Giulian Rubira Gauterio

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia FragaSIMONETE, Marcia Aparecida. Agricultura de precisão: uma aplicação à fruticultura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Laurício Martini Madaloz

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; TILLMANN, C.A.C.. Projeto de irrigação pressurizada: levantamento de dados e acompanhamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alessandro do Nascimento Mendes

LOPES, E.J.;DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Tratamento de resíduos sólidos de serviços de saúde do município de Pelotas/RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Felipe Argiles da Silveira

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; D´AVILA, Alfredo Luís Mendes. Pequenas Centrais Hidrelétricas: Reconstituição de Taludes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Diego Mello da Silva

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LOPES, E.J.. Determinação da vazão em alguns pontos de controle do canal C2 no Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luis Otavio Ledebuhr Winke

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LOPES, E.J.. Acompanhamento da operação do perímetro de irrigação do Arroio Duro/RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rafael Ludwig

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LOPES, E.J.. Comparação entre metodologias para estimativa da vazão em canal de irrigação no arroio Chasqueiro/RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gislaine Gonçalves Soares

LOPES, E.J.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Monitoramento das estações de tratamento de águas e efluentes na Cosulati. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Leandro Sanzi Aquino

TIMM, L. C.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDAPAULETTO, Eloy Antonio. Qualidade de água de irrigação no sistema familiar de produção de morango no pólo produtivo do município de Turuçu/RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maicon Botelho Alves

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; FERNANDES, Flávia Fontana; D´AVILA, Alfredo Luis Mendes. Qualidade ambiental no sistema de gestão integrado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rita Maria Pucinelli Fagonde

BRANDALISE, J.N.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Licenciamento Ambiental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Felipe Carlos Luckow

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CRUZ, R. D. da. Terceiro Plano Diretor de Pelotas/RS - Acompanhamento do Plano Ambiental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Andrino Morales Botelho

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LUZ, M.L.G.S. da; GOMES, M.C.. Estágio Realizado na Pastoral de Auxílio Comunitário ao Toxicômano Comunidade Terapêutica Casa do Amor Exigente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Anatália Postal

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; GODINHO, E.. Práticas de licenciamento ambiental em empresa especializada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marcelo Bareno Orlandi

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDATERRA, V.S.S.DAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Sondagem e recuperação de área degradada no município do Capão do Leão/RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luciane Francisca Bueno

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; REISSER JUNIOR, C.. Disponibilidade hídrica na cultura do pessegueiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gustavo Cofani Costa

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; GUIMARAES, M. L.; FERNANDES, J. L.. Parque urbano municipal na cidade de Mirassol D´Oeste - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura Rural e Urbana) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rosangela Barbosa da Silva

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CORREA, J. E. A.; GUIMARAES, M. L.. Projeto arquitetônico de um terminal rodoviário de passageiros para o município de Barra do Bugres - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura Rural e Urbana) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fabrício da Silva Terra

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; D´AVILA, Alfredo Luís Mendes. Dimensionamento e montagem de sistema de irrigação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fabio Luis Zanatta

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; D´AVILA, Alfredo Luis Mendes. Instalação de um sistema de irrigação por aspersão e paisagismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Francisco Carlos Borochedes Júnior

MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa AraújoTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CASALINHO, H. D.. Agricultura sustentável. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Sandro da Silva Madruga

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; GAYER, Clovis Airton Porto. Análise preliminar de algumas estações agroclimatológicas da bacia da Lagoa Mirim. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Noemi Maria Lunkes dos Santos

PINTO, Luiz Fernando Spinelli;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; FERNANDES, Flávia Fontana. Recuperação dos solos das áreas mineradas da mina de Candiota. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniela da Rocha Vitória

MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa AraújoTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; FERNANDES, Flávia Fontana. Estudo físico e da mesofauna do solo no município de Piratini/RS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eduardo Martins

SOUSA, R. O.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; FERNANDES, Flávia Fontana. Atividades de pesquisa desenvolvidas em manejo da fertilidade do solo no sistema plantio direto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Diego Denzer

POUEY, J. L.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; DIAS, A. R. G.. Piscicultura, Rizipiscicultura e Produção de cachaça em Santo Antônio da Patrulha. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

GARCEZ, M. R.; CORSEUIL, C. W.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; TORRES, A. S.. Concurso Público para Professor Assistente, área de Hidráulica e Saneamento. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

DAMÉ, Rita de Cássia Fraga; BARCELOS, A. A.; CORSEUIL, C. W.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CORREA, L. B.. Concurso Público para Professor Adjunto, área de Drenagem Urbana e Rural. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

TAVARES, V.E.Q.; TIMM, L. C.;BESKOWTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Concurso Público para Prof. Assistente, área de Recursos Hídricos com ênfase em Irrigação e Drenagem. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

POUEY, M.T.F.;DAMÉ, Rita de Cássia Fraga; MICHELON, R. C.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; TILLMANN, C.A.C.. Concurso Público para professor Assistente na área de Hidráulica e Saneamento. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

POUEY, M.T.F.;DAMÉ, Rita de Cássia Fraga; MICHELON, R.C.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; TILLMANN, C.A.C.. Concurso Público para Prof. Assistente, área de Hidráulica e Saneamento. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

GIRARDI, A.G.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LOUZADA, J.A.S.. Concurso Público para Prof. Assistente, área de Recursos Hídricos e Ambientais. 2010. Fundação Universidade Federal do Pampa.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; PARIZI, A.R.C.; MOHAMAD, G.. Concurso Público para Professor Assistente, área de Saneamento Básico, Hidráulica e Hidrologia Aplicada. 2010. Universidade Federal do Pampa.

TAVARES, V.E.Q.; TIMM, L. C.; COLLARES, G.L.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDAPAULETTO, Eloy Antonio. Concurso Público para Prof. Adjunto, área de Recursos Hídricos com ênfase em Irrigação e Drenagem. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

COLLARES, G.L.; TAVARES, V.E.Q.; TIMM, L. C.; SUZUKI, L.E.A.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Concurso Público para Prof. Adjunto, área de Dinâmica da Água no Solo, Hidrologia e Hidrologia Subterrânea. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; LUZ, M.L.G.S. da. Banca em Concurso Público para a Área de Saneamento, Tratamento e Revalorização de Resíduos. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

SOUSA, R. O.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CASTILHOS, Danilo Dufech. Concurso Público para Professor Substituto. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Parecerista do Guia do Estudante das Melhores Universidades. 2018. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Parecerista do Guia do Estudante das Melhores Universidades. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; POHNDORF, R.S.; SANTOS, R. C. V.. Banca de avaliação de trabalhos orais do XXVII Congresso de Iniciação Científica. 2018. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; MENDES, P. M.; SOUSA, R. O.; CARLOS, F. S.. Banca de avaliação de trabalhos orais do XX Encontro de Pós-Graduação. 2018. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; CALDEIRA, T.L.; MANKE, E.B.. Banca de avaliação de trabalhos orais do XXVI Congresso de Iniciação Científica. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

RAMOS, A. C. S.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; TILLMANN, C.A.C.. Progressão Funcional à classe de Professor Associado de Alejandro Martins. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

DAMÉ, Rita de Cássia FragaTEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; MORSCH, S. M.. Progressão Funcional à classe de Professor Associado de Érico Kunde. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; PRÁ, M.D.; CALDEIRA, T.L.; ÁVILA, L.F.. Banca de avaliação de trabalhos orais do XXV Congresso de Iniciação Científica. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; FERREIRA, E.; MELO, T.M.;DAMÉ, Rita de Cássia FragaTERRA, V.S.S.; MANETTI, A.G.S.. Banca de avaliação de trabalhos orais do XXIV Congresso de Iniciação Científica. 2015. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; AUMONDE, T.Z.; NUNES, Maria Cândida. Banca de avaliação de trabalhos orais do XXIII Congresso de Iniciação Científica-IV Mostra Científica. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; SHERER, V.; GROLLI, P.; MOTA, M.C.. Seleção de bolsistas para o grupo PET-Engenharia Agrícola. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; BARCELOS, A. A.; ESPOSITO, M.; SUZUKI, L. E. A. S.. Banca de avaliação de trabalhos orais do XXI Congresso de Iniciação Científica-IV Mostra Científica. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; SALLIS, E. S. V.; SANTOS, J. R. G. L.; REIS, A. V.. Banca de avaliação de trabalhos orais do XXI Congresso de Iniciação Científica-IV Mostra Científica. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; HEIDEN, R.; POUEY, M.T.F.; PEREIRA-RAMIREZ; BIERHAULS, S.; MOTA, M.C.. Processo seletivo para Tutor PET da Engenharia Agrícola. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; LEMONS, C. F.. Banca de avaliação de poster do XX Congresso de Iniciação Científica e III Mostra Científica. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Banca de avaliação de trabalhos do XIX Congresso de Iniciação Científica e II Encontro de Pós-Graduação. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; PEREIRA-RAMIREZ. Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; Gatto, D.A.; OLIVEIRA, L.S.. Banca de seleção de bolsista para as Disciplinas de Anatomia da Madeira e Biodegradação da Madeira. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

TAVARES, V.E.Q.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Avaliação ambiental da microbacia hidrográfica do arroio Rondinha, Encruzilhada do Sul-RS-Brasil. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Banca de avaliação dos trabalhos do XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-Graduação. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo; LAGO, J. C.; SILVEIRA, R.J.C.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Estudo da fauna edáfica em um sistema agroecológico, antes e após aplicação da calda bordalesa. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; TAVARES, V.E.Q.. Validação da metodologia do soil conservation service para a Bacia do Arroio Chasqueiro/RS. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; SANTOS, F.J.;DAMÉ, Rita de Cássia Fraga. Caracterização e diagnóstico da bacia do rio Negro em território brasileiro - Avaliação. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDADAMÉ, Rita de Cássia Fraga; TAVARES, V.E.Q.. Gestão das águas pluviais em condomínio horizontal por unidades autônomas. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; PEREIRA-RAMIREZ; MARTINS, J.L.; QUADROS, M.S.. Gestão de resíduos sólidos no município de Herval. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

TAVARES, V.E.Q.;TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; GARCIA, M.. Diagnóstico de uma parcela da mata ciliar no Arroio Gil, município de Triunfo/RS. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; POLIDORI, M.C.; TAVARES, V.E.Q.. Análise das políticas públicas municipal e estadual de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Camaquã. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Banca de avaliação dos trabalhos orais do XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação. 2007. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA. Banca de avaliação de trabalhos orais do XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; SOUZA, J. L. B.; MAGALHAES, L. Z.. Teste Seletivo 005/05 para Professor Substituto. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA; SOUZA, J. L. B.; MAGALHAES, L. Z.. Teste Seletivo 008/05 para Professor Substituto. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Clotilde Carré Chagas Neta

Teoria de Bayes nas séries de vazão do estado do Rio Grande do Sul; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Roberta Machado Karsburg

Simulação de chuva utilizando modelos do processo pontual de agrupamento; Início: 2017; Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Emanuele Baifus Manke

Desagregação de chuva diária mediante o uso do modelo de Bartlett-Lewis do Pulso Retangular Modificado em durações sub-horárias; Início: 2016; Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jacira Porto dos Santos

Efeito da duração da precipitação e da sua espacialização sobre a erosividade; Início: 2014; Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas; (Coorientador);

Heric Santos

Movimentação de água salobra na laguna dos Patos/RS mediante a utilização de imagens MODIS; 2018; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Letícia Burkert Méllo

Relações intensidade-duração-frequência de precipitação utilizando dados de satélite; 2018; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Luana Nunes Centeno

Proposta metodológica para a construção de índices de qualidade de água; 2017; Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Suelen cristiane Riemer da silveira

Índices de seca agrícolas e meteorológica para algumas localidades no estado do Rio Grande do Sul; 2016; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Gisele Machado da Silva

Avaliação da ocorrência de seca no Estado do Rio Grande do Sul; 2015; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Viviane Rodrigues Dorneles

Análise de chuvas intensas com abordagem de dados pluviográficos e pluviométricos; 2015; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Pamela Bilhafan Disconzi

Modelagem da geração de sedimentos por meio da MEUPS na bacia hidrográfica do arroio Santa Bárbara, em Pelotas, RS; 2014; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Antoniony Severo Winkler

Efeito da declividade do terreno em relação ao armazenamento superficial de água em áreas sistematizadas; 2013; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Jacira Porto dos Santos

Erosividade determinada por desagregação de chuva diária no lado brasileiro da Bacia da Lagoa Mirim; 2013; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Rosiane Schantz do Couto

Aspectos quantitativos e qualitativos da água em uma sub-bacia do Rio Piratini; 2013; Dissertação (Mestrado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Rosiane Couto

Tendência de índices de extremos climáticos de temperatura e precipitação para o estado do Rio Grande do Sul; 2019; Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Suelen cristiane Riemer da silveira

Índice de Severidade de Seca de Palmer Modificado para as condições climáticas do estado do Rio Grande do Sul; 2019; Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Antoniony Severo Winkler

Variabilidade espaço-temporal de atributos do solo e da produtividade do arroz irrigado em área sistematizada de terras baixas; 2018; Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Elisa Bald Siqueira

Identificação do parâmetro Curva Número para uma sub-bacia da encosta do sudeste do RS; 2018; Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Pamela Bilhafan Disconzi

Estimativa da produtividade de soja em Bagé/RS a partir de dados climatológicos e espectrais; 2018; Tese (Doutorado em Manejo e Conservação do Solo e da Água) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Antônio Farias de Oliveira

Sistema de gerenciamento interno de resíduos sólidos de serviços de saúde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Viviane Santos Silva Terra

Calibração de um equipamento de Reflectometria no Domínio da Frequência (FDR) pelos métodos direto e indireto; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Gestores de Recursos Hí) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Juliano Manke

Produtividade de tabaco Virgínia irrigado no município de Pelotas-RS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Leandro Pieper Mota

Estimativa da vazão no canal de irrigação C-1 do perímetro do arroio Duro/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Juliano Manke

Produtividade intitulado produtividade de tabaco Virginia irrigado no município de Pelotas-RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Amauri Grava Brazil Junior

Sistematização em solos de várzea do Rio Grande do Sul; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Gustavo Bubolz Klumb

Relatório de estágio realizado na empresa VHL insumos e cereais Ltda; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Gustavo Bubolz Klumb

Análise do método de Gumbel para cálculo de vazões no dimensionamento de obras hidráulicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Giulian Rubira Gauterio

Agricultura de precisão: uma aplicação à fruticultura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Fabiane Galvão da Silva

Ecologia de Ecossistemas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Laurício Martini Madaloz

Projeto de irrigação pressurizada: levantamento de dados e acompanhamento; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Tiago Lajes Campelo

Cultivo de arroz irrigado: experiência na Granja 4 Irmãos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Alexandre Dias Dutra

Monitoramento do sistema de irrigação em uma empresa agrícola; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Gian Carlo Carvalho

Análise do desenvolvimento da batata, cultivar Ana, Asterix e Ágata, sob o efeito de diferentes regimes de estresse hídrico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Andrino Morales Botelho

Estágio Realizado na Pastoral de Auxílio Comunitário ao Toxicômano Comunidade Terapêutica Casa do Amor Exigente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Vagner Hense

Irrigação e Drenagem na Granja Quatro Irmãos Ltda; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Gustavo Bubolz Klumb

Parâmetro Curva Número do Soil Conservation Service para a Bacia Hidrográfica do Arroio Moreira/RS, com o auxílio de geotecnologias; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas, Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (PBIP) da UFPel; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Gustavo Bubolz Klumb

Desagregação da Chuva Diária: Erosividade na Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas, Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (PBIP) da UFPel; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Gustavo Bubolz Klumb

Predição sazonal da seca para suporte às decisões agrícolas no estado do RS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Pelotas, PBIP/UFPel; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Camila de Souza Coelho

Estágio Final Obrigatório na Hyva do Brasil Hidráulica Ltda; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHAGAS NETA, M. C. C. ; VEBER, P. M. ; MANKE, E.B. ; KARSBURG, R.M. ; DAMÉ, R. C. F. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. . Ajuste da distribuição log-pearson III às vazões máximas diárias anuais da bacia hidrográfica da lagoa Mirim/RS. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 6001-6007, 2019.

  • PATRICK MORAIS, VEBER ; MARIA CLOTILDE CHAGAS, NETA ; EMANUELE BAIFUS, MANKE ; CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA, TEIXEIRA-GANDRA ; RITA DE CÁSSIA FRAGA, DAMÉ . Análise de consistência entre dados interpolados e observados de precipitação do município de Pelotas/RS. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 5993-6000, 2019.

  • DORNELES, VIVIANE R. ; DAMÉ, RITA DE C. F. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; VEBER, PATRICK M. ; KLUMB, GUSTAVO B. ; RAMIREZ, MARIO A. A. . Modeling of probability in obtaining intensity-duration-frequency relationships of rainfall occurrence for Pelotas, RS, Brazil. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 23, p. 499-505, 2019.

  • DORNELES, VIVIANE R. ; DAMÉ, RITA DE C. F. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; MÉLLO, LETÍCIA B. ; RAMIREZ, MARIO A. A. ; MANKE, EMANUELE B. . Intensity-duration-frequency relationships of rainfall through the technique of disaggregation of daily rainfall. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 23, p. 506-510, 2019.

  • WINKLER, A. S. ; SILVA, J.T. ; PARFITT, J. M. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; CONCECO, G. ; TIMM, L. C. . Surface drainage in leveled land: Implication of slope. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 22, p. 77-82, 2018.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; ERNANI, PAULO ROBERTO ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORO, LETÍCIA . Phosphorus adsorption in lowlands of Santa Catarina cultivated with rice and its relation with soil properties. Revista Ciencia Agronomica , v. 49, p. 566-573, 2018.

  • KLUMB, G. ; VEBER, P. ; MELLO, L.B. ; DORNELES, V.R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. . Balanço hídrico climatológico e classificação climática de Thornthwaite para o município de Pelotas/RS. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research , v. 1, p. 229-235, 2018.

  • KLUMB, G. ; VEBER, P. M. ; MELLO, L.B. ; DORNELLES, V.R. ; DAMÉ, R. C. F. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Climatological water balance and Thornthwaite climatic classification for the municipality of Pelotas / RS. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research , v. 1, p. 229-235, 2018.

  • TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SILVA, GISELE MACHADO DA . Stochastic modeling using Markov chain on the forecast standardized precipitation index. CIENTIFICA: REVISTA DE AGRONOMIA , v. 45, p. 137, 2017.

  • BAZZO, KÁSSIA REGINA ; GUEDES, HUGO ALEXANDRE SOARES ; CASTRO, ANDRÉA SOUZA ; SIQUEIRA, TIRZAH MOREIRA ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Regionalização da vazão Q95: comparação de métodos para a bacia hidrográfica do Rio Taquari-Antas, RS. Revista Ambiente e Agua , v. 12, p. 855-870, 2017.

  • DAMÉ, RITA DE C. F ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; GUEDES, HUGO A. S. ; SILVA, GISELE M. DA ; SILVEIRA, SUÉLEN C. R. DA . Intensity-Duration-Frequency relationships: stochastic modeling and disaggregation of daily rainfall in the lagoa Mirim watershed, Rio Grande do Sul, Brazil. Engenharia Agrícola (Online) , v. 36, p. 492-502, 2016.

  • TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; SILVA, G. M. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; BACELAR, L. C. S. D. ; SIMONETE, Marcia Aparecida . Cadeia de Markov no preenchimento de falhas de dados diários de precipitação no Rio Grande do Sul. MAGISTRA , v. 28, p. 653-663, 2016.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; ERNANI, PAULO ROBERTO ; MORO, LETÍCIA ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; GATIBONI, LUCIANO COLPO . EFICIÊNCIA DE MÉTODOS ANALÍTICOS NA PREDIÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO PARA ARROZ IRRIGADO EM SOLOS CATARINENSES. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) , v. 39, p. 1151-1160, 2015.

  • TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida . Prediction of rainfall from geographical coordinates of the state of Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Geografia Física , v. 8, p. 848-856, 2015.

  • SILVA, G. M. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; KLUMB, G. ; VEBER, P. . Tendências de séries de precipitação total mensal para localidades do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade , v. 1, p. 13-22, 2015.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; VILLELA, F.A. ; SANTOS, J.P. ; WINKLER, A. S. . Analysis of the relationship intensity, duration, frequency of disaggregated daily rainfall in southern Rio Grande do Sul, Brazil. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 34, p. 660-670, 2014.

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; BACELAR, L. C. S. D. ; DISCONZI, P. B. ; SANTOS, J.P. . Modelagem estocástica: previsão das temperaturas para a localidade de Pelotas/RS/Brasil.. Agro@mbiente On-line , v. 8, p. 18, 2014.

  • TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, RITA DE CÁSSIA F. . Bartlett-Lewis of rectangular pulse modified model: estimate of parameters for simulation of precipitation in sub-hourly duration. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 34, p. 925-934, 2014.

  • LUDWIG, RAFAEL ; SILVA, DIEGO DE MELLO ; DAMÉ, RITA DE C.F. ; TEIXEIRA, CLAUDIA F.A. . COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS PARA ESTIMATIVA DE VAZÃO EM CANAL DE IRRIGAÇÃO NO ARROIO CHASQUEIRO/RS. Irriga (UNESP. CD-ROM) , v. 19, p. 94-102, 2014.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; DISCONZI, P. B. ; PINTO, M. A. B. ; WINKLER, A. S. ; SANTOS, J.P. . Estatística de Mallows na seleção de modelos de predição da precipitação média mensal e anual no Rio Grande do Sul.. Agro@mbiente On-line , v. 7, p. 145, 2013.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; BACELAR, LUIZ CARLOS SALGUEIRO ; DA SILVA, GISELE MACHADO ; DO COUTO, ROSIANE SCHWANTZ . Severity of drought using rainfall indices. Revista Ambiente & Água , v. 8, p. 203-213, 2013.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; CHAVES, DJALMA MILER ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORO, LETICIA ; NEVES, CÍNTIA URBANO . Fornecimento de cálcio para plantas de eucalyptus saligna por meio de aplicação de resíduo industrial lama de cal. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 37, p. 1343-1351, 2013.

  • DAMÉ, RITA DE C. F. ; TEIXEIRA, CLAUDIA F. A. ; BACELAR, LUIZ C. S. ; WINKLER, ANTONIONY S. ; SANTOS, JACIRA P. DOS . Monotonic trend and change points in southern Brazil precipitation. Engenharia Agrícola (Online) , v. 33, p. 258-268, 2013.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; GONÇALVES, T. ; SANTOS, J.P. ; QUADROS, M.S. . Erosividade sob duas durações de intensidades máximas da chuva em Pelotas-RS. Agro@mbiente On-line , v. 6, p. 01-08, 2012.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIQUEIRA, G.A. ; BACELAR, L.C. . Vazão máxima de projeto: metodologia para dimensionamento de bueiros em áreas agrícolas. Teoria e Prática na Engenharia Civil (Online) , v. -, p. 49-56, 2011.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; ROSSKOFF, J. L. . Intensity-duration-frequency ratios obtained from annual records and partial duration records in the locality of Pelotas - RS, Brazil. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 31, p. 687-694, 2011.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TERRA, V.S.S. ; ROSSKOFF, J. L. . Hidrograma de projeto em função da metodologia utilizada na obtenção da precipitação. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 14, p. 46-54, 2010.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TERRA, V.S.S. . Comparação de diferentes metodologias para estimativa de curvas intensidade-duração-freqüência para Pelotas - RS. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 28, p. 245-255, 2008.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; LORENSI, Raquel Paula . Simulação de precipitação com duração horária medianteo uso do modelo Bartlett-Lewis do Pulso Retangular Modificado. Revista Brasileira de Agrociencia (UFPEL) , v. 13, p. 13-18, 2007.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; SIMONETE, Marcia Aparecida . Atributos físico-hídricos de um solo cultivado com pastagem de azevém sob diferentes combinações de preparo e tratamento. Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso) , Fortaleza/CE, v. 37, n.2, p. 117-123, 2006.

  • KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; OLIVEIRA FILHO, L. ; SILVEIRA, G. ; KOHLER, C. ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; VITÓRIA, Daniela da Rocha . Resposta da alface cultivada em ambiente protegido à adubação orgânica de origem anima e vegetal. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 1, p. 563-566, 2006.

  • KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; SILVEIRA, G. ; OLIVEIRA FILHO, L. ; KOHLER, C. ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; VITÓRIA, Daniela da Rocha . Rendimento da alface em ambiente protegido submetida a diferentes adubos orgânicos. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 1, p. 745-748, 2006.

  • KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; OLIVEIRA FILHO, L. ; SILVEIRA, G. ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; VITÓRIA, Daniela da Rocha . Resposta da rúcula em ambiente protegido submetida a diferentes adubos orgânicos. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 1, p. 749-752, 2006.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORAES, S. O. ; SIMONETE, Marcia Aparecida . Desempenho do tensiômetro, TDR e sonda de nêutrons na determinação da umidade e condutividade hidráulica do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , Viçosa/MG, v. 29, p. 161-168, 2005.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MOURA, C. R. W. ; MACHADO, R. D. ; BESKOW . Análise do Impacto de Evento de Precipitação ocorrido na cidade de Pelotas/RS. Revista de Ciências Agro-Ambientais , v. 3, p. 15-25, 2005.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORAES, S. O. . Blindagem eletromagnética, aterramento e proteção contra surtos de tensão em equipamentos para monitoramento automático do teor de água no solo. Engenharia Agrícola (Impresso) , Jaboticabal-SP, v. 24, n.1, p. 235-240, 2004.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; PAULETTO, Eloy Antonio ; SILVA, J. B. . Resistência mecânica à penetração de um argissolo amarelo distrófico típico sob diferentes sistemas de produção em plantio direto. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , Santa Maria-RS, v. 33, n.1, p. 1165-1167, 2003.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORAES, S. O. ; SIMONETE, Marcia Aparecida . Calibração de sonda de nêutrons: amostragem de solo versus tensiometria. REVISTA DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS (UDESC) , Lages-SC, v. 2, n.1, p. 58-67, 2003.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; KIEHL, J. C. ; ANDRADE, C. A. . Efeito do lodo de esgoto em um Argissolo e no crescimento e nutrição de milho. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , Brasília, v. 38, n.10, p. 1187-1195, 2003.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; PAULETTO, Eloy Antonio ; SILVA, J. B. ; PALMEIRA, P.R.T. . Atributos físicos da camada superficial de um Argissolo Amarelo distrófico típico afetados por sistemas de cultivo em plantio direto. Revista Brasileira de Agrociência , Pelotas - RS, v. 6, n.2, p. 176-180, 2000.

  • PALMEIRA, P.R.T. ; PAULETTO, Eloy Antonio ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; GOMES, A. S. ; SILVA, J. B. . Agregação de um Planossolo submetido a diferentes sistemas de cultivo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , Viçosa - MG, v. 23, n.2, p. 189-195, 1999.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SOUTO, M. V. ; MOREIRA, N.M. . Análise de frequência hidrológica dos dados de precipitação pluvial de algumas estações agroclimatológicas da região sul do Rio Grande do Sul. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , Santa Maria - RS, v. 26, n.3, p. 351-355, 1996.

  • Dorneles, Viviane Rodrigues ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; Méllo, Letícia Burkert ; Veber, Patrick Morais ; Neta, Maria Clotilde Carré Chagas . INCERTEZAS NA DEFINIÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE PARA A OBTENÇÃO DA CHUVA DE PROJETO. A produção do Conhecimento nas Ciências Agrárias e Ambientais 3. 3ed.Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019, v. , p. 253-259.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; MORO, LETÍCIA ; Warmling, Maria Tereza ; Warmling, Maria Izabel ; Roters, Diego Fernando ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . VIABILIDADE DO COMPOSTO DE LODO PROVENIENTE DA FABRICAÇÃO DE CELULOSE E PAPEL NO CULTIVO DE ALFACE. Ensaios nas ciências agrárias e ambientais 4. 4ed.Ponta Grossa/PR: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 205-211.

  • MORO, LETÍCIA ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; Warmling, Maria Tereza ; Warmling, Maria Izabel ; Roters, Diego Fernando ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE FISALIS PRODUZIDAS EM SUBSTRATOS PROVENIENTES DE CASCA DE PINUS. Ensaios nas Ciências Agrárias e Ambientais 7. 25ed.Ponta Grossa/PR: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 225-230.

  • Silveira, Suélen Cristiane Riemer da ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; Manke, Emanuele Baifus ; Chagas Neta, Maria Clotilde Carré ; Bergmann, Henrique Michaelis . AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE SEVERIDADE DE SECA DE PALMER (PDSI) PARA O MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA/RS. In: João Dallamuta. (Org.). Estudos Transdisciplinares nas Engenharias. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 86-92.

  • DORNELES, V.R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; MANKE, E.B. ; RAMIREZ, M.A.A. . Sensibilidade de softwares na aplicação de teste de aderência para ajuste de distribuições teóricas de probabilidade. In: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola/SBEA. (Org.). A importância da Engenharia Agrícola para a segurança alimentar. 46ed.Jaboticabal/SP: SBEA, 2017, v. , p. 1-.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DISCONZI, P. B. ; VILLELA, F.A. ; COUTO, R. ; DORNELES, V.R. ; KARSBURG, R.M. . Filling in daily rain series failures by the use of Markov and Gamma distribution stochastic modeling: a case study for the Mirin lake basin/RS/Brazil. In: SIMÓ, I., POCH, R.M., PLA, I.. (Org.). Proceedings of the 1st World Conference on Soil and Water Conservation under Global Change ? CONSOWA. 1ed.Lleida/Espanha: CONSOWA, 2017, v. , p. 272-275.

  • DISCONZI, P. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; HARTWIG, Marcelo ; VEBER, P. ; KLUMB, G. ; TIMM, N.S. ; MORAES, P. . Analysis of the erodibility index of the soils of the Barrage Basin Santa Bárbara, Pelotas RS. In: SIMÓ, I., POCH, R.M., PLA, I.. (Org.). Proceedings of the 1st World Conference on Soil and Water Conservation under Global Change ? CONSOWA. 1ed.Lleida/Espanha: CONSOWA, 2017, v. , p. 359-362.

  • TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; KLUMB, G. ; MANKE, E.B. ; MELLO, L.B. ; VEBER, P. . Physical quality of a Yellow Argissol using the "s" parameter. In: SIMÓ, I., POCH, R.M., PLA, I.. (Org.). Proceedings of the 1st World Conference on Soil and Water Conservation under Global Change ? CONSOWA. 1ed.Lleida/Espanha: CONSOWA, 2017, v. , p. 380-384.

  • VILLELA, F.A. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; DORNELES, V.R. ; RAMIREZ, M.A.A. ; PEDO, T. . Waterlogging of the soil: effect on the partition of assimilates and yield genotypes bean seeds. In: SIMÓ, I., POCH, R.M., PLA, I.. (Org.). Proceedings of the 1st World Conference on Soil and Water Conservation under Global Change ? CONSOWA. 1ed.Lleida/Espanha: CONSOWA, 2017, v. , p. 724-727.

  • KARSBURG, R.M. ; DAMÉ, RITA DE C. F ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; VEBER, P. ; ZANCHIN, M. . Existência ou não de tendência em uma série histórica de precipitação com e sem presença de El Niño e La Niña. In: XIV SRHNE - Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018, Maceió/AL. XIV SRHNE - Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste: O futuro da oferta e da demanda de água no nordeste brasileiro. Porto Alegre/RS: ABRH, 2018.

  • MANKE, E.B. ; VEBER, P. ; BERGMANN, H. M. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Análise dos parâmetros do modelo de Bartlett-Lewis do Pulso Retangular Modificado para a cidade de Pelotas-RS. In: XIV SRHNE - Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018, Maceió/AL. XIV SRHNE - Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste: O futuro da oferta e da demanda de água no nordeste brasileiro. Porto Alegre/RS: ABRH, 2018.

  • VEBER, P. ; ZANCHIN, M. ; KARSBURG, R.M. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Comprimento e período das séries hidrológicas em função da estacionariedade e independência dos valores. In: XIV SRHNE - Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2018, Maceió/AL. XIV SRHNE - Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste: O futuro da oferta e da demanda de água no nordeste brasileiro. Porto Alegre/RS: ABRH, 2018.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; MORO, L. ; WAMLING, M.T. ; WARMLING, M.I. ; ROTERS, D. F. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Cultivo de alface em composto de lodo proveniente da fabricação de celulose e papel. In: IV Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território, 2017, Lages/SC. IV Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território: Alimentos Seguros, Nutritivos e Suficientes, 2017.

  • KARSBURG, R.M. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; TERRA, V.S.S. ; MANKE, E.B. ; LEMOS, G.S. ; WEYMAR JR, L.C. ; SILVEIRA, S.C.R. ; DISCONZI, P. B. ; TAVARES, M. A. R. ; COUTO, R. ; DORNELES, V.R. . Relações entre séries históricas observadas e interpoladas, referentes às variáveis precipitação, temperatura do ar e velocidade do vento. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis/SC. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos/ABRH, 2017.

  • WEYMAR JR, L.C. ; KARSBURG, R.M. ; RIZZI, R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; LEMOS, G.S. ; CADONA, E. A. ; SILVEIRA, S.C.R. ; MANKE, E.B. ; TAVARES, M. A. R. ; DISCONZI, P. B. ; DORNELES, V.R. . Comparação entre a precipitação estimada pelo sistema GPM e a observada em superfície em Santa Vitória do Palmar/RS. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis/SC. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos/ABRH, 2017.

  • DORNELES, V.R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; RAMIREZ, M.A.A. ; MANKE, E.B. ; KARSBURG, R.M. ; SILVEIRA, S.C.R. ; LEMOS, G.S. ; MELLO, L.B. ; KLUMB, G. ; VEBER, P. ; TIMM, N.S. . Sensibilidade das distribuições de probabilidade na manipulação das séries de dados. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis/SC. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos/ABRH, 2017.

  • KLUMB, G. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; VEBER, P. ; TIMM, N.S. ; DORNELES, V.R. ; MANKE, E.B. ; WEYMAR JR, L.C. ; LEMOS, G.S. ; COUTO, R. ; DISCONZI, P. B. ; MELLO, L.B. . Simulação de vazões máximas diárias anuais a partir do modelo probabilístico de Gumbel para a bacia da Lagoa Mirim/RS. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis/SC. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos/ABRH, 2017.

  • MELLO, L.B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; LEMOS, G.S. ; NUNES, G. S. ; WEYMAR JR, L.C. ; DISCONZI, P. B. ; KARSBURG, R.M. ; COUTO, R. ; SILVEIRA, S.C.R. ; KLUMB, G. ; VEBER, P. . Comparação entre relações intensidade-duração-frequência a partir de dados interpolados e observados para a região de Pelotas/RS. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis/SC. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos/ABRH, 2017.

  • NUNES, G. S. ; HARTWIG, Marcelo ; GERBER, M. D. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; LEMOS, G.S. ; DORNELES, V.R. ; SILVEIRA, S.C.R. ; KLUMB, G. ; MELLO, L.B. ; KARSBURG, R.M. ; COUTO, R. . Avaliação quali-quantitativa de um contribuinte da barragem Santa Bárbara da cidade de Pelotas-RS. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis/RS. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos/ABRH, 2017.

  • MANKE, E.B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; DORNELES, V.R. ; MELLO, L.B. ; DISCONZI, P. B. ; KARSBURG, R.M. ; VEBER, P. ; KLUMB, G. ; SILVEIRA, S.C.R. ; WEYMAR JR, L.C. ; TAVARES, M. A. R. . Comparação das relações intensidade-duração-frequência obtidas por meio de dados interpolados e a partir de dados observados de precipitação. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis/RS. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos/ABRH, 2017.

  • SILVEIRA, S.C.R. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; LEMOS, G.S. ; WEYMAR JR, L.C. ; KARSBURG, R.M. ; TAVARES, M. A. R. ; CADONA, E. A. ; COUTO, R. ; NUNES, G. S. ; KLUMB, G. ; MORAES, P. . Índice de severidade de seca de Palmer utilizando metodologias indiretas para a estimativa da evapotranspiração de referência para Pelotas/RS. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis/SC. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos/ABRH, 2017.

  • LEMOS, G.S. ; SILVEIRA, S.C.R. ; RIZZI, R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; WEYMAR JR, L.C. ; VEBER, P. ; KLUMB, G. ; KARSBURG, R.M. ; MANKE, E.B. ; DORNELES, V.R. ; MELLO, L.B. . Acurácia do sistema GPM na estimativa da precipitação pluvial em Pelotas/RS. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis/SC. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos/ABRH, 2017.

  • MANKE, E.B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; COUTO, R. ; DISCONZI, P. B. ; DORNELES, V.R. ; KLUMB, G. ; VEBER, P. ; MELLO, L.B. ; SILVEIRA, S.C.R. ; KARSBURG, R.M. . Comparação de dados gerados por interpolação espacial e dados meteorológicos pontuais na região do município de Bagé/RS. In: 13º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa, 2017, Porto/Portugal. 13º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa: Gestão sustentável da água. Lisboa/Portugal: Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos/APRH, 2017.

  • MORO, L. ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; WAMLING, M.T. ; WARMLING, M.I. ; ROTERS, D. F. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Desenvolvimento inicial de mudas de fisalis produzidas em substratos provenientes de casca de pinus. In: IV Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território, 2017, Lages/SC. IV Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território: Alimentos Seguros, Nutritivos e Suficientes, 2017.

  • DISCONZI, P. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; COUTO, R. ; DORNELES, V.R. . Caracterização da precipitação no município de Bagé/RS utilizando a técnica dos quantis. In: XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016, Aracaju/ES. XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre/RS: ABRH, 2016.

  • DISCONZI, P. B. ; HARTWIG, Marcelo ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; PEREIRA, B.R. . Comparação de uso e ocupação da bacia da Barragem Santa Bárbara, Pelotas/RS. In: XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016, Aracaju/SE. XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre/RS: ABRH, 2016.

  • COUTO, R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; TERRA, V.S.S. ; PORCIUNCULA, G. S. . Curva de permanência dos níveis do canal São Gonçalo - bacia hidrográfica da lagoa Mirim/Brasil/Uruguai. In: XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016, Aracaju/SE. XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre/RS: ABRH, 2016.

  • TIMM, N.S. ; KLUMB, G. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; TERRA, V.S.S. . Diferentes tamanhos de uma série hidrológica na obtenção da vazão de projeto. In: XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016, Aracaju/SE. XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre/RS: ABRH, 2016.

  • VEBER, P. ; PEREIRA, B.R. ; VILLELA, F.A. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Incertezas na estimativa da vazão máxima diária anual em função da extensão da série hidrológica. In: XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016, Aracaju/SE. XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordestea. Porto Alegre/RS: ABRH, 2016.

  • KLUMB, G. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TERRA, V.S.S. ; TIMM, N.S. . Influência do comprimento da série para obtenção da variável de projeto: estudo de caso - precipitação total anual. In: XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016, Aracaju/SE. XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre/RS: ABRH, 2016.

  • PEREIRA, B.R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; TERRA, V.S.S. ; VEBER, P. . Incertezas da estimativa da vazão máxima diária anual em função da extensão das séries hidrológicas para série de uma sub bacia do município de Pelotas/RS. In: XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016, Aracaju/SE. XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre/RS: ABRH, 2016.

  • TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SILVA, G. M. ; SILVEIRA, S.C.R. . Alterações climáticas em séries mensais e quinzenais de precipitação em Pelotas/RS. In: XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2015, Lavras/MG. Agrometeorologia no século 21: O desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros. Lavras/MG: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2015.

  • TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SILVA, G. M. ; SILVEIRA, S.C.R. . Distribuição teórica de probabilidade da precipitação associada a projetos de irrigação suplementar em São Borja/RS. In: XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2015, Lavras/MG. Agrometeorologia no século 21: O desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros. Lavras/MG: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2015.

  • SANTOS, J.P. ; SANTOS, F.J. ; SILVA, P.A.D. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. . Cargas perigosas e a segurança hídrica da barragem Santa Bárbara, Pelotas/RS. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília/DF. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2015.

  • STEINMETZ, A. A. ; GUEDES, H. A. S. ; BESKOW ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. . Influência das características morfométricas nas enchentes urbanas: estudo de caso da bacia hidrográfica do arroio São Lourenço/RS. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília/DF. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão. Porto Alegre/RS: ABRH, 2015.

  • BACELAR, L. C. S. D. ; MELLO, G. ; ANGELIS, C. F. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Estimativa da vazão máxima para a bacia do rio Príncipe-Teresópolis-RJ: comparação entre métodos. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília/DF. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: desafios do conhecimento e da gestão. Brasília/DF: ABRH, 2015.

  • DISCONZI, P. B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Tendência na precipitação do município de Passo Fundo/RS. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília/DF. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: desafios do conhecimento e da gestão. Porto Alegre/RS: ABRH, 2015.

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; GUEDES, H. A. S. ; SILVA, G. M. ; SILVEIRA, S.C.R. ; KLUMB, G. ; VEBER, P. ; BACELAR, L.C. . Investigação da tendência na contagem dos dias secos e chuvosos na região da Campanha/RS. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília/DF. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: desafios do conhecimento e da gestão. Porto Alegre/RS: ABRH, 2015.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; GUEDES, H. A. S. ; COUTO, R. ; SANTOS, J.P. ; DISCONZI, P. B. ; DORNELES, V.R. ; VEBER, P. ; KLUMB, G. ; BACELAR, L. C. S. D. . Tendência do número de ocorrências de chuva intensa em relação à lâmina precipitada no município de Bagé/RS. In: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2015, Brasília/RS. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: desafios do conhecimento e da gestão. Porto Alegre/RS: ABRH, 2015.

  • MACHADO, M. B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; GUEDES, H. A. S. ; DO COUTO, ROSIANE SCHWANTZ . Modelos probabilísticos ajustados a dados de precipitação máxima diária anual observada e gerada. In: XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014, 2014, Campo Grande/MS. XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014. Jaboticabal/SP: SBEA, 2014.

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; KLUMB, G. ; VILLELA, F.A. . Parâmetro ?S? na avaliação da qualidade física de um Argissolo Amarelo/RS/Brasil. In: XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco/Peru. XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo: Educar para Preservar el Suelo y Conservar la Vida em la Tierra. Peru: Sociedad Peruana Ciência del Suelo/SOPECSU, 2014.

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; KLUMB, G. ; VILLELA, F.A. . Instalação de um testador de cabos para a medida da umidade do solo em Piracicaba/Brasil. In: XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco/Peru. XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo: Educar para Preservar el Suelo y Conservar la Vida em la Tierra. Peru: Sociedad Peruana Ciencia del Suelo/SOPECSU, 2014.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; SANTOS, J.P. ; VEBER, P. ; VILLELA, F.A. . Erosividade e coeficiente de chuva: estudo de caso para o município de Pelotas, RS/Brasil. In: XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco/Peru. XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo: Educar para Preservar el Suelo y Conservar la Vida em la Tierra. Peru: Sociedad Peruana Ciencia del Suelo/SOPECSU, 2014.

  • SANTOS, J.P. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; SANTOS, F.J. ; VEBER, P. . Distribuição temporal da erosividade para o município de Pelotas, RS/Brasil. In: XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco/Peru. XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo: Educar para Preservar el Suelo y Conservar la Vida em la Tierra. Peru: Sociedad Peruana Ciencia del Suelo/SOPECSU, 2014.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; ERNANI, P.R. ; MORO, L. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; MAFRA, A.L. . Avaliação de extratores na predição do fósforo disponível para arroz irrigado cultivado em solos de Santa Catarina, Brasil. In: XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco/Peru. XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo: Educar para Preservar el Suelo y Conservar la Vida em la Tierra. Peru: Sociedad Peruana Ciencia del Suelo/SOPECSU, 2014.

  • DISCONZI, P. B. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SANTOS, J.P. . Homogeneidade de dados de vazão a partir de teste não paramétrico. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza/CE. XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Os desafios para o desenvolvimento sustentável. Jaboticabal/SP: SBEA, 2013.

  • BACELAR, L.C. ; FERREIRA, R. ; COSTA, I. ; RODRIGUES, M. ; CAMARGO, H. ; LINDBERGH, S. ; CARAM, R. ; ANGELUS, C. F. ; TOMASELLA, J. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Limiares de chuva deflagrafores de inundação brusca para bacias da região serrana do Rio de Janeiro: radar meteorológico versus pluviômetros. In: XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves/RS. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos: Água - Desenvolvimento Econômico e Socioambiental. Porto Alegre/RS: ABRH, 2013.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; BACELAR, L. C. S. D. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Índice padronizado de precipitação para a localidade de Bagé, RS. In: 14 Congresso Brasileiro de Engenharia e Geologia de Engenharia Ambiental, 2013, Rio de Janeiro. 14 Congresso Brasileiro de Engenharia e Geologia de Engenharia Ambiental, 2013.

  • BACELAR, L. C. S. D. ; FERREIRA, R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SEIXAS, I. ; LINDBERGH, S. ; SOUZA, M. R. ; ANGELIS, C. F. . Espacialização da precipitação máxima possível mediante o modelo probabilístico para a região serrana do Rio de Janeiro. In: 14 Congresso Brasileiro de Engenharia e Geologia de Engenharia Ambiental, 2013, Rio de Janeiro. 14 Congresso Brasileiro de Engenharia e Geologia de Engenharia Ambiental, 2013.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; BACELAR, L. C. S. D. . Cheia de projeto no Rio de Janeiro mediante a desagregação da chuva diária. In: 14 Congresso Brasileiro de Engenharia e Geologia de Engenharia Ambiental, 2013, Rio de Janeiro. 14 Congresso Brasileiro de Engenharia e Geologia de Engenharia Ambiental, 2013.

  • BRETTAS NETO, H. P. ; MONKS, J. L. F. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DISCONZI, P. B. ; SANTOS, J.P. ; WINKLER, A. S. . Caracterização ambiental e análise do índice de fragilidade ambiental da sub-bacia hidrográfica arroio Moreira/Fragata. In: XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2012, João Pessoa/PB. XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste: Mudanças Climáticas e Prevenção de Riscos Hidrometeorológicos. Jaboticabal/SP: SBEA, 2012.

  • VICENZI, D. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; VILLELA, F.A. ; GARRÉ, S.O. . Indicadores de produção no beneficiamento de sementes de soja. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2011, 2011, Cuiabá/MT. XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal/SP: SBEA, 2011.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIQUEIRA, G.A. ; BACELAR, L.C. ; GARRÉ, S.O. . Escoamento superficial em canal natural: impacto da urbanização. In: XIV Congresso Mundial da Água, 2011, Porto de Galinhas/PE. XIV Congresso Mundial da Água: Gerenciamento Adaptativo da Água: Olhando para o Futuro. Porto Alegre/RS: ABRH, 2011.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SIQUEIRA, G.A. ; BACELAR, L.C. ; GARRÉ, S.O. . Estimativa do parâmetro CN e impacto da urbanização em uma bacia do extremo sul do Brasil. In: XIV Congresso Mundial da Água, 2011, Porto de Galinhas/PE. XIV Congresso Mundial da Água: Gerenciamento Adaptativo da Água: Olhando para o Futuro. Porto Alegre/RS: ABRH, 2011.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; LOPES, E.J. ; WINKLER, A. S. ; ROSSKOFF, J. L. . Vazão de projeto resultante de dois eventos extremos de precipitação na localidade de Pelotas/RS. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande/MS. XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009.

  • Viegas F., J.S. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; LOPES, E.J. ; WINKLER, A. S. ; ROSSKOFF, J. L. . Caracterização e Diagnóstico da Rede Hidrológica da Bacia da Lagoa Mirim/RS (Lado Brasileiro). In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande/MS. XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009.

  • TERRA, V.S.S. ; TIMM, L. C. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MADALOZ, L.M. ; REISSER JUNIOR, C. . Calibration of a capacitance probe model Diviner 2000 for a Argissolo Vermelho Amarelo. In: VI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 2009, Viña del Mar/Chile. VI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 2009.

  • TERRA, V.S.S. ; TIMM, L. C. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MADALOZ, L.M. ; REISSER JUNIOR, C. . Calibration of Reflectometry in Frequency Domain (FDR) device, model Diviner 2000, by tensiometry. In: VI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 2009, Viña del Mar/Chile. VI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 2009.

  • ARAÚJO, R.D. ; FRAGA, D.S. ; TERRA, V.S.S. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; FRANZ, A.F. . Comportamento pluvial de duas estações hidrométricas da bacia da Lagoa Mirim/RS. In: II Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia - ESBM, 2007, Florianópolis/SC. II Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia - ESBM, 2007.

  • TERRA, V.S.S. ; SOUZA, M.R. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; FRAGA, D.S. ; ARAÚJO, R.D. ; ROSA, S.S. . Regionalização de vazões mínimas da Bacia da Lagoa Mirim/RS. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e VIII Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos de Língua Oficial Portuguesa, 2007, São Paulo/SP. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e VIII Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos de Língua Oficial Portuguesa. Jaboticabal/SP: Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, 2007.

  • MEDEIROS, N.O.B. ; PINTO, Luiz Fernando Spinelli ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; TERRA, V.S.S. . Estudo ambiental de área degradada no Bairro Jardim América, município do Capão do Leão/RS. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e VIII Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos de Língua Oficial Portuguesa, 2007, São Paulo/SP. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e VIII Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos de Língua Oficial Portuguesa. Jaboticabal/SP: Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, 2007.

  • CENTURIAO, N. C. ; CHAGAS NETA, M. C. C. ; COELHO, C. ; STARK, F. ; MENDES, B. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. . Obras de arte do perímetro de irrigação do arroio Duro/RS: nomenclatura técnica. In: IV Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas/RS. IV Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas/RS: UFPel, 2018.

  • COELHO, C. ; MENDES, B. ; CARVALHO, M. F. R. ; CENTURIAO, N. C. ; CHAGAS NETA, M. C. C. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. . Metodologia de levantamento de obras hidráulicas no perímetro de irrigação arroio Duro 1 Obras. In: V Congresso de Extensão e Cultura - CEC, 2018, Pelotas/RS. V Congresso de Extensão e Cultura - CEC. Pelotas/RS: UFPel, 2018. p. 36-39.

  • MANKE, E.B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; COUTO, R. ; DISCONZI, P. B. . Comparação de dados gerados por interpolação espacial e dados pontuais de precipitação no sul do estado do Rio Grande do Sul. In: XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola/CONBEA, 2017, Maceió/AL. XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: A importância da Engenharia Agrícola para a segurança alimentar. Jaboticabal/SP: SBEA, 2017.

  • KLUMB, G. ; VEBER, P. ; BERGMANN, H. M. ; MANKE, E.B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Ajuste da distribuição log-Pearson III às vazões máximas diárias anuais da bacia hidrográfica da lagoa Mirim/RS. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas/RS. XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas/RS: UFPel, 2017.

  • VEBER, P. ; KLUMB, G. ; MANKE, E.B. ; MOTA, L. P. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Análise de consistência entre dados interpolados e observados de precipitação do município de Pelotas/RS. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas/RS. XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas/RS: UFPel, 2017.

  • PRATES, R. ; MELLO, L.B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; COUTO, R. . Tendência de índices de extremos climáticos de precipitação e temperatura para a região de Pelotas/RS. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas/RS. XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas/RS: UFPel, 2017.

  • SILVEIRA, S.C.R. ; MANKE, E.B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; MANKE, J. ; RIZZI, R. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Evapotranspiração e produtividade da soja no estado do Rio Grande do Sul. In: XIX Encontro de Pós-Graduação, 2017, Pelotas/RS. XIX Encontro de Pós-Graduação. Pelotas/RS: UFPel, 2017.

  • MANKE, E.B. ; KARSBURG, R.M. ; TAVARES, M. A. R. ; CADONA, E. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Probabilidades das vazões máximas anuais da bacia hidrográfica do arroio Pelotas com diferentes métodos de estimativa de parâmetros. In: XIX Encontro de Pós-Graduação, 2017, Pelotas/RS. XIX Encontro de Pós-Graduação. Pelotas/RS: UFPel, 2017.

  • MELLO, L.B. ; MANKE, E.B. ; LEMOS, G.S. ; WEYMAR JR, L.C. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Estudo hidrológico de uma sub-bacia do município de Pelotas/RS. In: XIX Encontro de Pós-Graduação, 2017, Pelotas/RS. XIX Encontro de Pós-Graduação. Pelotas/RS: UFPel, 2017.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; MORO, L. ; WAMLING, M.T. ; WARMLING, M.I. ; PAULINO, P.S. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; BORGES JÚNIOR, W.S. . Casca de Pinus como substrato para produção de mudas de Mimosa Benth. In: XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2016, Frederico Westphalen/RS. XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo: Qualidade do Solo & Ambiente de Produção. Viçosa/MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2016.

  • KLUMB, G. ; VEBER, P. ; MELLO, L.B. ; DORNELES, V.R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Balanço hídrico climatológico e classificação climática de Thornthwaite para o município de Pelotas/RS. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC, 2016, Pelotas/RS. XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC. Pelotas/RS: UFPel, 2016.

  • VEBER, P. ; KLUMB, G. ; MELLO, L.B. ; DORNELES, V.R. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Influência do rio Piratini na eclusagem do canal São Gonçalo a partir da utilização de curvas de permanência. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas/RS. XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS: UFPel, 2016.

  • DISCONZI, P. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Desempenho do modelo ClimaBR na simulação de séries diárias de dados climatológicos para localidade de Bagé/RS. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas/RS. XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS: UFPel, 2016.

  • DORNELES, V.R. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; KLUMB, G. ; MELLO, L.B. ; VEBER, P. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Incertezas na definição da distribuição de probabilidade para a obtenção da chuva de projeto. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas/RS. XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS: UFPel.

  • MANKE, E.B. ; SILVEIRA, S.C.R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; KLUMB, G. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Identificação de tendência da precipitação na mesorregião nordeste do estado do Rio Grande do Sul. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas/RS. XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS: UFPel, 2016.

  • CENTENO, L.N. ; CECCONELLO, S.T. ; TIMM, L. C. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; MORAES, P. ; GUEDES, H. A. S. . Adaptação de um índice de qualidade da água para o canal São Gonçalo utilizando técnicas estatística multivariada. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas/RS. XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS: UFPel, 2016.

  • SILVEIRA, S.C.R. ; MANKE, E.B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Avaliação do índice de severidade de seca de Palmer (PDSI) para o município de Cruz Alta/RS. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas/RS. XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas/RS: UFPel, 2016.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; ERNANI, P.R. ; MORO, L. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Ajustes dos modelos Freundlich e Langmuir na adsorção de fósforo em solos orizícolas catarinense. In: XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2016, Foz do Iguaçu/PR. XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água-O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e da água. Viçosa/MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2016. p. 118-120.

  • WINKLER, A. S. ; HENRY, C.G. ; PARFITT, J. M. B. ; TIMM, L. C. ; SCIVITTARO, W.B. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; SILVA, J.T. ; LONGARAY, M.B. . Uso de GPS e modelos com declividade variada na sistematização em terras baixas. In: IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2015, Pelotas/RS. IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado: Ciência e Tecnologia para a Otimização da Orizicultura. Santa Maria/RS: Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI), 2015.

  • WINKLER, A. S. ; PARFITT, J. M. B. ; TIMM, L. C. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; HENRY, C.G. ; LONGARAY, M.B. . Precisão do nivelamento em áreas sistematizadas. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal/RN. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: O solo e suas múltiplas funções. Viçosa/MG: SBCS, 2015.

  • DISCONZI, P. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Teste de tendência de Mann-Whitney: análise do valor dos retardos. In: XVII Encontro de Pós-Graduação UFPel - ENPOS, 2015, Pelotas/RS. XVII Encontro de Pós-Graduação UFPel - ENPOS. Pelotas/RS: UFPel, 2015.

  • DORNELES, V.R. ; ESTRELA, C.C. ; HIPÓLITO, A. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Parâmetro CN do Soil Conservation Service obtido a partir de dados observados e estimados. In: XVII Encontro de Pós-Graduação UFPel - ENPOS, 2015, Pelotas/RS. XVII Encontro de Pós-Graduação UFPel - ENPOS. Pelotas/RS: UFPel, 2015.

  • SILVEIRA, S.C.R. ; DA SILVA, GISELE MACHADO ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; KLUMB, G. ; VEBER, P. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Índice de anomalia de chuvas para o município de Santa Vitória do Palmar/RS. In: XVII Encontro de Pós-Graduação UFPel - ENPOS, 2015, Pelotas/RS. XVII Encontro de Pós-Graduação UFPel - ENPOS. Pelotas/RS: UFPel, 2015.

  • KLUMB, G. ; VEBER, P. ; DA SILVA, GISELE MACHADO ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; Claudia F.A. Teixeira-Gandra . Alteração de tendência monotônica no Índice Padronizado de Precipitação em Pelotas/RS. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC, 2015, Pelotas/RS. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC. Pelotas/RS: UFPel, 2015.

  • BAZZO, K.R. ; RAUPP, S. ; Claudia F.A. Teixeira-Gandra ; MELO, T.M. ; GUEDES, H. A. S. ; CASTRO, A.S. . Regionalização da vazão de permanência Q90 para a bacia hidrográfica do Rio Taquari. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC, 2015, Pelotas/RS. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC. Pelotas/RS: UFPel, 2015.

  • VEBER, P. ; KLUMB, G. ; SANTOS, J.P. ; Claudia F.A. Teixeira-Gandra ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Análise de tendência monotônica em séries mensais do índice de erosividade em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC, 2015, Pelotas/RS. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC. Pelotas/RS: UFPel, 2015.

  • BAZZO, K.R. ; RAUPP, S. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; GUEDES, H. A. S. . Avaliação da acurácia vertical de modelos digitais de elevação hidrograficamente condicionados para a bacia hidrográfica do arroio Pelotas - RS. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC, 2015, Pelotas/RS. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas - CIC. Pelotas/RS: UFPel, 2015.

  • TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; SILVEIRA, S.C.R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; KLUMB, G. ; VEBER, P. . Análise de tendência da precipitação máxima diária em um município da bacia da lagoa Mirim/RS. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015, 2015, São Pedro/SP. XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015. Jaboticabal/SP: SBEA, 2015.

  • DISCONZI, P. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; HARTWIG, Marcelo ; KLUMB, G. . Estimativa do parâmetro Curva Número para quatro micro bacias da bacia da barragem Santa Bárbara, Pelotas/RS. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015, 2015, São Pedro/SP. XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015. Jaboticabal/SP: SBEA, 2015.

  • COUTO, R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DORNELES, V.R. ; VEBER, P. . Qualidade da água em uma sub bacia hidrográfica do rio Piratini, integrante do sistema Mirim-São Gonçalo/RS/Brasil. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015, 2015, São Pedro/SP. XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015. Jaboticabal/SP: SBEA, 2015.

  • SILVEIRA, S.C.R. ; SIQUEIRA, E.B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SILVA, G. M. . Mudanças climáticas em séries mensais de precipitação em uma região fumageira do sul do Brasil/RS. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015, 2015, São Pedro/SP. XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015. Jaboticabal/SP: SBEA, 2015.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DORNELES, V.R. ; VEBER, P. ; KLUMB, G. . Probabilidade de ocorrência de dias chuvosos e precipitação mensal para o município de Canguçu/RS. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015, 2015, São Pedro/SP. XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015. Jaboticabal/SP: SBEA, 2015.

  • MACHADO, M. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SILVA, G. M. ; COUTO, R. . Correlação entre a densidade e a capacidade de água disponível em um solo cultivado com pastagem de azevém. In: XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014, 2014, Campo Grande/MS. XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014. Jaboticabal/SP: SBEA, 2014.

  • MACHADO, M. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SILVA, G. M. ; COUTO, R. . Condutividade hidráulica do solo saturado em um Nitossolo Vermelho distrófico. In: XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014, 2014, Campo Grande/MS. XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014. Jaboticabal/SP: SBEA, 2014.

  • VEECK, S. ; GUEDES, H. A. S. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Caracterização morfométrica utilizando plataforma SIG a partir de base dados ASTER para bacia hidrográfica do arroio Pelotas, RS. In: XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014, 2014, Campo Grande/MS. XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014:. Jaboticabal/SP: SBEA, 2014.

  • VEECK, S. ; GUEDES, H. A. S. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Variabilidade espacial e temporal de precipitação da bacia hidrográfica do arroio Pelotas, RS. In: XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014, 2014, Campo Grande/MS. XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014. Jaboticabal/SP: SBEA, 2014.

  • HEIDEN, G. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SILVA, G. M. . Previsão de vazões máximas diárias utilizando o modelo SMAP para a Ponte Cordeiro Farias/Pelotas/RS. In: X ENAU - Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2014, São Paulo/SP. X ENAU - Encontro Nacional de Águas Urbanas, 2014.

  • COUTO, R. ; SILVA, G. M. ; VEBER, P. ; KLUMB, G. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do arroio das Pedras mediante o uso de geoprocessamento. In: XVI ENPOS- Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2014, Pelotas/RS. XVI ENPOS- Encontro de Pós-Graduação UFPel. Pelotas/RS: UFPel, 2014.

  • SILVA, G. M. ; COUTO, R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; KLUMB, G. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. . Ocorrência e sequências de dias secos em 2004 e 2005 em duas localidades no RS. In: XVI ENPOS- Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2014, Pelotas/RS. XVI ENPOS- Encontro de Pós-Graduação UFPel. Pelotas/RS: UFPel, 2014.

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; BACELAR, L. C. S. D. ; DISCONZI, P. B. ; SILVA, G. M. ; VILLELA, F.A. . Standardized Precipitation Index for Drought Intensity in Southern Brazil. In: World Water Congress & Exhibition - IWA 2014, 2014, Lisboa/Portugal. World Water Congress & Exhibition - IWA 2014. Londres: IWA - The international water association, 2014.

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; BACELAR, L. C. S. D. ; DISCONZI, P. B. ; SILVA, G. M. ; COUTO, R. ; VILLELA, F.A. . Stochastic modeling using Markov chain for Standardized Precipitation Index forecast. In: World Water Congress & Exhibition - IWA 2014, 2014, Lisboa/Portugal. World Water Congress & Exhibition - IWA 2014. Londres: IWA - The international water association, 2014.

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; BACELAR, L. C. S. D. ; DISCONZI, P. B. ; SILVA, G. M. ; VILLELA, F.A. . Precipitation Index Percent of Normal related to Soybean productivity in Southern Brazil. In: World Water Congress & Exhibition - IWA 2014, 2014, Lisboa/Portugal. World Water Congress & Exhibition - IWA 2014. Londres: IWA - The international water association, 2014.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; BACK, A.J. ; COUTO, R. ; BACELAR, L. C. S. D. ; DISCONZI, P. B. ; SANTOS, J.P. ; VILLELA, F.A. . Stochastic modeling using Markov chain: filling missing daily rainfall data and forecasting. In: World Water Congress & Exhibition - IWA 2014, 2014, Lisboa/Portugal. World Water Congress & Exhibition - IWA 2014. Londres: IWA - The international water association, 2014.

  • DISCONZI, P. B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SILVA, G. M. ; COUTO, R. . Monotonic trend and change points in São Lourenço do Sul/RS/Brazil. In: World Water Congress & Exhibition - IWA 2014, 2014, Lisboa/Portugal. World Water Congress & Exhibition - IWA 2014. Londres: IWA - The international water association, 2014.

  • DISCONZI, P. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; SANTOS, J.P. ; VEBER, P. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Ocorrência de veranicos no município de São Luiz Gonzaga - RS. In: XVI ENPOS - Encontro de Pós-Graduação da UFPel, 2014, Pelotas/RS. XVI ENPOS- Encontro de Pós-Graduação da UFPel. Pelotas/RS: UFPel, 2014.

  • KLUMB, G. ; VEBER, P. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. . Seleção de funções-objetivo na previsão de vazões máximas diárias utilizando o modelo SMAP. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica, 2014, Pelotas/RS. XXIII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas/RS: UFPel, 2014.

  • SILVEIRA, S.C.R. ; SIQUEIRA, E.B. ; SANTOS, J.P. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Modelos probabilísticos ajustados a dados de erosividade para a localidade de Pelotas/RS. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas/RS. X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo: Fatos e Mitos em Ciência do Solo. Pelotas/RS: UFPel, 2014.

  • WINKLER, A. S. ; TIMM, L. C. ; PARFITT, J. M. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; ADORNETTI, A.S. . Efeito da declividade da sistematização sobre o volume de solo movimentado e tamanho dos quadros em terras baixas: estudo de caso. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas/RS. X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo: Fatos e Mitos em Ciência do Solo. Pelotas/RS: UFPel, 2014.

  • DISCONZI, P. B. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; HARTWIG, Marcelo . Erodibilidade do solo da bacia da barragem Santa Bárbara, Pelotas-RS. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas/RS. X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo: Fatos e Mitos em Ciência do Solo. Pelotas/RS: UFPel, 2014.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; ERNANI, P. R. ; MORO, L. ; PAULINO, P.S. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; KNOBLAUCH, R. . Adsorção de fósforo em solos catarinense cultivados com arroz irrigado. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas/RS. X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo: Fatos e Mitos em Ciência do Solo. Pelotas/RS: UFPel, 2014.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; DISCONZI, P. B. ; SANTOS, J.P. . Metodologia para calibração do parâmetro CN do Soil Conservation Service. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza/CE. XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Os desafios para o desenvolvimento sustentável. Jaboticabal/SP: SBEA, 2013.

  • DISCONZI, P. B. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; HARTWIG, Marcelo ; SANTOS, J.P. . Características morfométricas de quatro micro-bacias localizadas no município de Pelotas-RS. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza/CE. XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Os desafios para o desenvolvimento sustentável. Jaboticabal/SP: SBEA, 2013.

  • PINTO, M. A. B. ; SANTOS, J.P. ; DISCONZI, P. B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Distribuição teórica de probabilidade para séries de precipitação pluvial máxima diária anual. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza/CE. XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Os desafios para o desenvolvimento sustentável. Jaboticabal/SP: SBEA, 2013.

  • VILLELA, F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; RADKE, A. K. ; SANTOS, J.P. . Eficiência operacional das máquinas de beneficiamento de sementes de soja. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza/CE. XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Os desafios para o desenvolvimento sustentável. Jaboticabal/SP: SBEA, 2013.

  • WEYMAR JR, L.C. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; QUADROS, M.S. ; BARCELOS, A. A. . Utilização de águas pluviais: reuso em edificações universitárias. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza/CE. XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Os desafios para o desenvolvimento sustentável. Jaboticabal/SP: SBEA, 2013.

  • GONÇALVES, T. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Estimativa do tempo de concentração de uma sub-bacia hidrográfica: comparação entre metodologias. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza/CE. XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Os desafios para o desenvolvimento sustentável. Jaboticabal/SP: SBEA, 2013.

  • SANTOS, J. P. ; DISCONZI, P. B. ; COUTO, R. ; SILVA, G. M. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Detecção de tendência de chuvas intensas no município de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. In: XV ENPOS-Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2013, Pelotas. XV ENPOS-Encontro de Pós-Graduação UFPel. Pelotas: UFPel, 2013.

  • DISCONZI, P. B. ; SILVA, G. M. ; COUTO, R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Desempenho dos métodos dos momentos e da máxima verossimilhança na estimativa de parâmetros da distribuição Gama II. In: XV ENPOS-Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2013, Pelotas. XV ENPOS-Encontro de Pós-Graduação UFPel. Pelotas: UFPel, 2013.

  • SILVA, G. M. ; DISCONZI, P. B. ; COUTO, R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Ajuste dos modelos de distribuição de probabilidade Gama II e Pearson III à precipitação total mensal. In: XV ENPOS-Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2013, Pelotas. XV ENPOS-Encontro de Pós-Graduação UFPel. Pelotas: UFPel, 2013.

  • WINKLER, A. S. ; PARFITT, J. M. B. ; TEIXEIRA, CLAUDIA F.A. ; SANTOS, F.J. . Efeito da declividade sobre a drenagem superficial em área sistematizada. In: VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2013, Santa Maria/RS. VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado: Avaliando Cenários para a Produção Sustentável de Arroz. Santa Maria/RS: Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI), 2013.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SANTOS, J.P. ; WINKLER, A. S. ; MILECH, F. B. . Erosividade na localidade de Pelotas/RS sob duas durações de intensidades máximas de chuva. In: X Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CLIA/CONBEA 2012, 2012, Londrina/PR. X Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CLIA/CONBEA 2012. Jaboticabal/SP: SBEA, 2012.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; WINKLER, A. S. ; SANTOS, J.P. ; MILECH, F. B. . Predição da precipitação mensal, anual e sazonal a partir das coordenadas geográficas de 26 estações do estado do Rio Grande do Sul. In: X Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CLIA/CONBEA 2012, 2012, Londrina/PR. X Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CLIA/CONBEA 2012. Jaboticabal/SP: SBEA, 2012.

  • SANTOS, J.P. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; WINKLER, A. S. ; BRETTAS NETO, H. P. ; DISCONZI, P. B. . Erosividade, coeficienta de chuva e período de retorno das chuvas de Pelotas/RS. In: XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2012, Lages/SC. XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa/MG: SBCS, 2012.

  • WINKLER, A. S. ; PARFITT, J. M. B. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SANTOS, F.J. ; FARIA, L. C. . Efeito da declividade sobre o armazenamento superficial de água em área sistematizada no sul do RS. In: XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2012, Lages/SC. XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Viçosa/MG: SBCS, 2012.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; KROLOW, Ivan Renato Cardoso . Predição da capacidade de campo e ponto de murcha permanente a partir da distribuição do tamanho de partículas do solo. In: IX Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2012, Lages/SC. IX Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo: Rumos da Ciência do Solo. Viçosa/MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012.

  • DARIVA, I.V. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; VILLELA, F.A. ; GARRÉ, S.O. . Produção de sementes de soja: eficiência e aproveitamento. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2011, 2011, Cuiabá/MT. XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal/SP: SBEA, 2011.

  • SCHMALFUSS, L.S.M. ; MARIA, D.M. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; GARRÉ, S.O. . Hietogramas de projeto: efeito nos valores de vazão máxima. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2011, 2011, Cuiabá/MT. XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola: Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal/SP: SBEA, 2011.

  • BACELAR, L.C. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; CORSEUIL, C.W. ; KOEFENDER, J. . Estimativa da evapotranspiração de referência máxima possível mediante modelo probabilístico para a localidade de Pelotas/RS. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari/ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia: Riscos climáticos e os cenários futuros para a agricultura. Sete Lagoas/MG: SBA, 2011.

  • BACELAR, L.C. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; GARRÉ, S.O. . Estimativa da evaporação obtida com o uso do Tanque Classe "A" e evaporímetro de Piche, em Pelotas/RS. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2011, Guarapari/ES. XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia: Riscos climáticos e os cenários futuros para a agricultura. Sete Lagoas/MG: SBA, 2011.

  • BACELAR, L.C. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Análise da sensibilidade de medidores de evaporação em Pelotas/RS. In: XX Congresso de Iniciação Científica e III Mostra Científica, 2011, Pelotas/RS. XX Congresso de Iniciação Científica e III Mostra Científica: Diversidade-Integração-Transformação. Pelotas/RS: Editora da UFPel, 2011.

  • LUDWIG, R. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SILVA, D.M. ; WINKLER, A. S. . Comparação entre metodologias para estimativa de vazão em canal de irrigação no arroio Chasqueiro/RS. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010, 2010, Vitória/ES. IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010: A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal/SP: SBEA, 2010.

  • WINKLER, A. S. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TIMM, L. C. ; COELHO, G. . Funções de distribuição de probabilidade da precipitação pluvial na região sul do Rio Grande do Sul, Brasil. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010, 2010, Vitória/ES. IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010: A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal/SP: SBEA, 2010.

  • BACELAR, L.C. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; BESKOW ; WINKLER, A. S. . Análise de tendência linear em séries de precipitaçãoanual na bacia hidrográfica do arroio Pelotas/RS. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010, 2010, Vitória/ES. IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010: A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal/SP: SBEA, 2010.

  • TERRA, V.S.S. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; REISSER JUNIOR, C. ; TIMM, L. C. ; MADALOZ, L.M. . Umidade e armazenamento de água em um perfil de solo irrigado por gotejamento. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010, 2010, Vitória/ES. IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010: A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal/SP: SBEA, 2010.

  • TERRA, V.S.S. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; REISSER JUNIOR, C. ; MADALOZ, L.M. . Balanço hídrico para o município de Pelotas-RS. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010, 2010, Vitória/ES. IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010: A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal/SP: SBEA, 2010.

  • TERRA, V.S.S. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; REISSER JUNIOR, C. ; MADALOZ, L.M. . Evapotranspiração de referência estimada em diferentes intervalos de tempo para a região de Pelotas/RS. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010, 2010, Vitória/ES. IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010: A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal/SP: SBEA, 2010.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TERRA, V.S.S. ; REISSER JUNIOR, C. ; TIMM, L. C. ; BRIXNER, G.F. . Infiltração de água em um Argissolo Vermelho Amarelo sob cultivo de pessegueiro, cv Maciel, em Pelotas/RS. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal/RN. XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura - Frutas: Saúde, inovação e sustentabilidade, 2010.

  • TERRA, V.S.S. ; REISSER JUNIOR, C. ; TIMM, L. C. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MADALOZ, L.M. ; BRIXNER, G.F. . Umidade do solo na zona radicular do pessegueiro sob irrigação localizada no município de Pelotas/RS. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal/RN. XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura - Frutas: Saúde, inovação e sustentabilidade, 2010.

  • REISSER JUNIOR, C. ; TERRA, V.S.S. ; TIMM, L. C. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MADALOZ, L.M. ; BRIXNER, G.F. . Coeficiente de cultura (Kc) do pessegueiro, (Prunus pérsica L, Batsch), cv. Maciel, no município de Pelotas-RS. In: XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2010, Natal/RN. XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura - Frutas: Saúde, inovação e sustentabilidade, 2010.

  • SIQUEIRA, G.A. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; BACELAR, L.C. . Bacia hidrográfica do arroio Fragata: Hidrograma de projeto. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, XII Encontro de Pós-Graduação e II Mostra Científica, 2010, Pelotas/RS. XIX Congresso de Iniciação Científica, XII Encontro de Pós-Graduação e II Mostra Científica - Que futuro queremos?. Pelotas/RS: UFPel, 2010.

  • BACELAR, L.C. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SIQUEIRA, G.A. . Vazão máxima de projeto: Transformação chuva-vazão. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, XII Encontro de Pós-Graduação e II Mostra Científica, 2010, Pelotas/RS. XIX Congresso de Iniciação Científica, XII Encontro de Pós-Graduação e II Mostra Científica - Que futuro queremos?. Pelotas: UFPel, 2010.

  • COELHO, G. ; BESKOW ; TIMM, L. C. ; TAVARES, V.E.Q. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Separação de escoamento superficial utilizando filtros numéricos em uma bacia hidrográfica rural de Pelotas-RS, Brasil. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010, 2010, Vitória/ES. IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA 2010 e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010: A Engenharia Agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal/SP: SBEA, 2010.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; TERRA, V.S.S. ; REISSER JUNIOR, C. ; TIMM, L. C. ; BRIXNER, G.F. . Uso do balanço hídrico simplificado em sistemas de conservação em um solo classificado como Argissolo Vermelho Amarelo. In: VIII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria/RS. VIII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo - A Ciência do Solo frente à Diversidade da Agricultura: Do Saraquá à Agricultura de Precisão. Viçosa/MG: SBCS, 2010.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TERRA, V.S.S. ; REISSER JUNIOR, C. ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; BRIXNER, G.F. . Estimativa da infiltração de água através de modelos empíricos em um Argissolo Vermelho Amarelo sob cultivo de pessegueiro, cv Maciel, em Pelotas/RS. In: VIII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria/RS. VIII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo - A Ciência do Solo frente à Diversidade da Agricultura: Do Saraquá à Agricultura de Precisão. Viçosa/MG: SBCS, 2010.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; LOPES, E.J. ; ROSSKOFF, J. L. ; WINKE, L.O.L. . Coeficientes de desagregação de chuva diária para a localidade de Pelotas/RS. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro-BA/Petrolina-PE. XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; LOPES, E.J. ; ROSSKOFF, J. L. ; WINKE, L.O.L. . Estimativa da vazão de projeto para a localidade de Pelotas/RS: comparação de metodologias. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro-BA/Petrolina-PE. XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009.

  • NEVES, C.B. ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; CHAVES, D.M. . Utilização de Lama de Cal como Fonte de Cálcio para Plantas de Eucalipto. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza/CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009.

  • WINKE, L.O.L. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; WINKLER, A. S. . Relações intensidade-duração-frequência de chuva obtidas a partir de séries de duração parcial. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação, 2009, Pelotas. XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação - Evoluir sem extinguir: por uma ciência do devir. Pelotas: UFPel, 2009.

  • MADALOZ, L.M. ; TERRA, V.S.S. ; NASCIMENTO, C. ; TIMM, L. C. ; REISSER JUNIOR, C. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; PEREIRA, J.F.M. . Influência da irrigação em pessegueiro, cv. Maciel, sobre o crescimento de troncos e ramos. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação, 2009, Pelotas. XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação - Evoluir sem extinguir: por uma ciência do devir. Pelotas: UFPel, 2009.

  • TERRA, V.S.S. ; MADALOZ, L.M. ; NASCIMENTO, C. ; REISSER JUNIOR, C. ; TIMM, L. C. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; PEREIRA, J.F.M. . Efeito da irrigação nas características físicas dos frutos de pessegueiro, cultivar Maciel. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação, 2009, Pelotas. XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação - Evoluir sem extinguir: por uma ciência do devir. Pelotas: UFPel, 2009.

  • WINKLER, A. S. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; WINKE, L.O.L. . Estimativa do tempo de concentração de uma bacia hidrográfica: comparação entre metodologias. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação, 2009, Pelotas. XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação - Evoluir sem extinguir: por uma ciência do devir. Pelotas: UFPel, 2009.

  • TERRA, V.S.S. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; REISSER JUNIOR, C. ; MADALOZ, L.M. ; STEINMETZ, S. ; ALMEIDA, I.R. ; TIMM, L. C. . Evapotranspiração de referência estimada por diferentes métodos para a região de Pelotas/RS. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação, 2009, Pelotas. XVIII Congresso de Iniciação Científica e XI Encontro de Pós-Graduação - Evoluir sem extinguir: por uma ciência do devir. Pelotas: UFPel, 2009.

  • WINKE, L.O.L. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MACHADO, A.A. ; ROSSKOFF, J. L. . Caracterização climática e estudo de tendências nas séries temporais de temperatura e precipitação em Pelotas/RS. In: XVII congresso de Iniciação Científica e X Enpos, 2008, Pelotas. XVII congresso de Iniciação Científica e X Enpos: conhecimento sem fronteiras, 2008.

  • WINKE, L.O.L. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; ROSSKOFF, J. L. ; FRAGA, D.S. ; ARAÚJO, R.D. ; SOUZA, M.R. . Simulação da precipitação diária para a localidade de Santa Izabel/RS, utilizando a cadeia de Markov de dois estados e o modelo probabilístico gama. In: XVII Congresso de Iniciação Científica e X Enpos, 2008, Pelotas. XVII Congresso de Iniciação Científica e X Enpos: conhecimento sem fronteiras, 2008.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; TERRA, V.S.S. ; FRAGA, D.S. ; ARAÚJO, R.D. . Comparação de curvas de calibração para um aparelho de TDR (Time Domain Reflectometry). In: XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2007, Bonito/MS. XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Jaboticabal/SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA, 2007.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; Viegas F., J.S. ; TERRA, V.S.S. ; GAYER, Clovis Airton Porto ; FRAGA, D.S. ; ARAÚJO, R.D. . Séries temporais de precipitação total mensal da Bacia da Lagoa Mirim/RS - Independência e estacionariedade. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2007, Bonito/MS. XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Jaboticabal - SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA, 2007.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; HAX, S. ; TERRA, V.S.S. ; FRAGA, D.S. ; ARAÚJO, R.D. . Comparação entre os métodos Racional e Soil Conservation Service para determinação da vazão máxima, em função da área de drenagem, em Pelotas/RS. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2007, Bonito/MS. XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Jaboticabal - SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA, 2007.

  • NEVES, L.S. ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORALES, C.A.S. ; SILVA, A. ; MORALES, D.S.A. . Efeito da relação cálcio:magnésio na absorção de fósforo por plantas de trigo. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado/RS. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: Conquistas e desafios da Ciência do Solo Brasileira. Viçosa/MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - SBCS, 2007.

  • FRAGA, D.S. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; TERRA, V.S.S. ; GAYER, Clovis Airton Porto ; ARAÚJO, R.D. ; SOUZA, M.R. . Comportamento hidrológico da bacia Piratini-São Gonçalo-Mangueira/RS. In: XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação, 2007, Pelotas/RS. XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação - Pesquisa e responsabilidade ambiental. Pelotas/RS: UFPel, 2007.

  • ARAÚJO, R.D. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; ROSSKOFF, J. L. ; TERRA, V.S.S. ; GAYER, Clovis Airton Porto ; FRAGA, D.S. . Desempenho do teste Kolmogorov-Smirnov na seleção de modelos teóricos probabilísticos para predição da precipitação pluviométrica mensal provável na bacia da Lagoa Mirim/RS. In: XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação, 2007, Pelotas/RS. XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação - Pesquisa e responsabilidade ambiental. Pelotas/RS: UFPel, 2007.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TERRA, V.S.S. ; FRAGA, D.S. ; ARAÚJO, R.D. ; SOUZA, M.R. ; KROLOW, Ivan Renato Cardoso . Densidade e porosidade de um solo cultivado com pastagem de azevém sob diferentes combinações de preparo e tratamento. In: XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação, 2007, Pelotas/RS. XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação-Pesquisa e responsabilidade ambiental. Pelotas/RS: UFPel, 2007.

  • FRAGA, D.S. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; TERRA, V.S.S. ; GAYER, Clovis Airton Porto ; ARAÚJO, R.D. ; SOUZA, M.R. . Análise do comportamento pluvial da bacia Piratini-São Gonçalo-Mangueira (RS). In: XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação, 2007, Pelotas/RS. XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-Graduação-Pesquisa e responsabilidade ambiental. Pelotas/RS: UFPel, 2007.

  • FRAGA, D.S. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; TERRA, V.S.S. . Calibração de um aparelho de TDR (Time Domain Reflectometry) via tensiometria. In: XV Congresso de Iniação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação, 2006, Pelotas. XV Congresso de Iniação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação - 15 anos de crescimento, 2006.

  • CARVALHO, A.C. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; TERRA, V.S.S. ; FRAGA, D.S. . Padronização de modelos teóricos de probabilidade para vazões médias mensais na bacia hidrográfica do Rio Piratini/RS. In: XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação, 2006, Pelotas. XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação - 15 anos de crescimento, 2006.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; DOEGE, G. ; V.L.ROSSI, ; SOUZA, I. ; GUEDES, S. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; ALMEIDA, J. . Necessidade de calcário pelo método SMP em solos pré-corrigidos. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife/PE. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

  • LUCKOW, Felipe Carlos ; PAULETTO, Eloy Antonio ; FERNANDES, Flávia Fontana ; PINTO, Luiz Fernando Spinelli ; CASTILHOS, Danilo Dufech ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SILVA, Vanderelei Rodrigues da ; FRANCO, Ândrea Machado Pereira ; OLIVO, Franciele ; RODRIGUES, Denilson da Silva ; HENSE, Vagner . Agregação de um solo construído na área de mineração de carvão de Candiota-RS cultivado com diferentes plantas de cobertura. In: XIV Congresso de Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-Graduação, 2005, Pelotas. XIV Congresso de Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-Graduação, 2005.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MANTOVANI, A. ; NEUWALD, O. ; GUEDES, S. ; ENGEL, F. ; SOUZA, A. ; COSTA, A. ; CHAVES, D. ; THOMÉ, L. ; HOESCHL, A. . Disponibilidade de zinco para o milho em função da aplicação de adubação fosfatada. In: XXVI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas-X Reunião Brasileira sobre Micorrizas-VIII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo-V Reunião Brasileira de Biologia do Solo, 2004, Lages-SC. Fertbio 2004, 2004.

  • BITTENCOURT, F. ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; PICCINI, M. ; LAZAROTO, A. ; BARZOTTO, I. ; TASCA, F. ; FARIAS, F. ; CUNHA, D. ; CRESTANI, M. . Atributos químicos de um cambissolo e um latossolo tratado com lodo de esgoto de cervejaria. In: XXVI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas-X Reunião Brasileira sobre Micorrizas-VIII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo-V Reunião Brasileira de Biologia do Solo, 2004, Lages-SC. Fertbio 2004, 2004.

  • MOURA, C. R. W. ; MACHADO, R. D. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; LORENSI, Raquel Paula ; BUENO, L. F. . Impacto de um evento de precipitação intensa sobre a cidade de Pelotas/RS. In: XIII CIC e VI ENPOS, 2004, Pelotas/RS. XIII CIC- Congresso de Iniciação Científica e VI ENPOS-Encontro de Pós-Graduação, 2004.

  • MACHADO, R. D. ; MOURA, C. R. W. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; LORENSI, Raquel Paula ; BUENO, L. F. . Uso de metodologia de desagregação de chuva diária para estimar curvas de intensidade-duração-frequência. In: XIII CIC e VI ENPOS, 2004, Pelotas/RS. XIII CIC-Congresso de Iniciação Científica e VI ENPOS-Encontro de Pós-Graduação, 2004.

  • LORENSI, Raquel Paula ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; BUENO, L. F. . Utilização da tensiometria para obtenção de curvas de calibração de um aparelho de TDR (Time Domain Reflectometry). In: XIII CIC e VI ENPOS, 2004, Pelotas/RS. XIII CIC-Congresso de Iniciação Científica e VI ENPOS-Encontro de Pós-Graduação, 2004.

  • KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; VITÓRIA, Daniela da Rocha ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; SIMONETE, Marcia Aparecida . Curvas de retenção de água de um solo cultivado com pastagem de azevém sob diferentes adubações. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria/RS. Manejo integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; BITTENCOURT, F. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; GUEDES, S. . Extração e disponibilidade de fósforo e zinco em resposta a aplicação de adubação fosfatada. In: V Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2004, Florianopolis. V Reuniao Sul-Brasileira de Ciencia do Solo - A Ciencia do Solo e o Desafio do Desenvolvimento Sistemico, 2004.

  • PAULETTO, Eloy Antonio ; LEITZKE, Volnei ; PINTO, Luiz Fernando Spinelli ; NUNES, Maria Cândida ; HARTWIG, Marcelo ; SANTOS, E. L. ; WESTPHAL, Mauro ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Água disponível de solos construídos na área de mineração de carvão de Candiota-RS. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto-SP. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORAES, S. O. ; SIMONETE, Marcia Aparecida . Sensibilidade do tensiômetro, TDR e sonda de nêutrons na determinação da condutividade hidráulica do solo. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto-SP. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo-Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.

  • KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; SILVA, Daniel Genro da ; VITÓRIA, Daniela da Rocha ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo . Atributos físicos de um solo cultivado sob pastagem de azevém submetida a diferentes adubações. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto-SP. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo-Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORAES, S. O. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida . Utilização de sistemas de proteção em equipamentos para monitoramento automático da água no solo. In: XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia-GO. XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-Novas fronteiras: O desafio da Engenharia Agrícola, 2003.

  • KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; OLIVEIRA FILHO, L. ; SILVEIRA, G. ; KOHLER, C. ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; VITÓRIA, Daniela da Rocha . Resposta da alface cultivada em ambiente protegido à adubação orgânica de origem animal e vegetal. In: I Congresso Brasileiro de Agroecologia-IV Seminário Internacional sobre Agroecologia-V Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2003, Porto Alegre-RS. I Congresso Brasileiro de Agroecologia-IV Seminário Internacional sobre Agroecologia-V Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2003.

  • KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; SILVEIRA, G. ; OLIVEIRA FILHO, L. ; KOHLER, C. ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; VITÓRIA, Daniela da Rocha . Rendimento da alface em ambiente protegido submetida a diferentes adubos orgânicos. In: I Congresso Brasileiro de Agroecologia-IV Seminário Internacional sobre Agroecologia-V Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2003, Porto Alegre-RS. I Congresso Brasileiro de Agroecologia-IV Seminário Internacional sobre Agroecologia-V Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2003.

  • KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; OLIVEIRA FILHO, L. ; SILVEIRA, G. ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; VITÓRIA, Daniela da Rocha . Resposta da rúcula em ambiente protegido submetida a diferentes adubos orgânicos. In: I Congresso Brasileiro de Agroecologia-IV Seminário Internacional sobre Agroecologia-V Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2003, Porto Alegre-RS. I Congresso Brasileiro de Agroecologia-IV Seminário Internacional sobre Agroecologia-V Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2003.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORAES, S. O. . Blindagem eletromagnética, aterramento e proteção contra surtos de tensão em equipamentos para monitoramento automático da água no solo. In: XII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e III Reunião Latino-Americana de Agrometeorologia, 2001, Fortaleza - CE. XII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e III Reunião Latino-Americana de Agrometeorologia. Fortaleza - CE, 2001. v. 2. p. 929-930.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORAES, S. O. . Calibração de sonda de nêutrons utilizando dois métodos de obtenção do teor de água-amostragem e tensiometria. In: XII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e III Reunião Latino-Americana de Agrometeorologia, 2001, Fortaleza - CE. XII congresso Brasileiro de Agrometeorologia e III Reunião Latino-Americana de Agrometeorologia. Fortaleza, 2001. v. 2. p. 931-932.

  • MANKE, E.B. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; PRIEBE, P.S. ; KARSBURG, R.M. ; BACELAR, L.C. . Alterações climáticas no sul do estado do Rio Grande do Sul. In: XV Encontro dos alunos de Pós-Graduação em Meteorologia do CPTEC/INPE, 2016, Cachoeira Paulista/SP. XV Encontro dos alunos de Pós-Graduação em Meteorologia do CPTEC/INPE. Cachoeira Paulista/SP: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2016. p. 38.

  • BALDI, C. Z. ; CRUZ, W. A. S. ; FORMENTIM, E. P. ; CABREIRA, R. M. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Vazão máxima de projeto: calibração do parâmetro CN (Soil Conservation Service) para a bacia hidrográfica do arroio Pelotas/RS. In: XXVI CONEEAGRI - Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Agrícola, 2012, Viçosa/MG. XXVI CONEEAGRI - Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Agrícola. Viçosa/MG: UFV, 2012.

  • VILLELA, F.A. ; MULLER, R. E. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Eficiência da produção de sementes de soja na Cooperativa Cotripal. In: XXVII Congreso Panamericano de Semillas, 2012, Bolívia. XXVII Congreso Panamericano de Semillas: Seguridad alimentaria, tratamento de semillas y propiedad intelectual. Brasília/DF: FELAS - Federação Latino-Americana de Associações de Sementes, 2012. p. 127-127.

  • ZANELLA, M. A. ; CRUZ, R. H. ; MACEDO, R. H. ; MILECH, F. B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Propagação de escoamento superficial do arroio Santa Bárbara no município de Pelotas-RS. In: Salão Universitário 2012, 2012, Pelotas. Salão Universitário 2012. Pelotas/RS: UCPel, 2012.

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; VILLELA, F.A. . Distribuição temporal de chuva e seus reflexos na produtividade de sementes de soja. In: XVII Congresso Brasileiro de Sementes, 2011, Natal/RN. XVII Congresso Brasileiro de Sementes. Rio de Janeiro/RJ: ABRATES, 2011. v. 21.

  • SILVEIRA, N.T. ; KROLOW, W. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SANTOS, F.J. ; BRITTO, B.N. ; SILVA, A.R. ; PAZZIN, D. ; POHNDORF, R.S. . O melhoramento de pastagens nativas como ferramenta de uma pecuária sustentável. In: III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008, Pelotas. III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008.

  • POHNDORF, R.S. ; SILVEIRA, N.T. ; SANTOS, F.J. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SILVA, A.R. ; BRITTO, B.N. ; PAZZIN, D. ; KROLOW, W. . GPS e geoprocessamento para a sustentabilidade. In: III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008, Pelotas. III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008.

  • SILVA, A.R. ; SANTOS, F.J. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; BRITTO, B.N. ; PAZZIN, D. ; SILVEIRA, N.T. ; POHNDORF, R.S. ; KROLOW, W. . Projeto Rondon e o desenvolvimento dos municípios-Turismo: fonte de renda complementar para o município de Santana da Boa Vista. In: III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008, Pelotas. III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008.

  • PAZZIN, D. ; SANTOS, F.J. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SILVA, A.R. ; BRITTO, B.N. ; SILVEIRA, N.T. ; POHNDORF, R.S. ; KROLOW, W. . Plando Diretor participativo em Santana da Boa Vista. In: III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008, Pelotas. III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008.

  • SANTOS, F.J. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SILVA, A.R. ; BRITTO, B.N. ; PAZZIN, D. ; SILVEIRA, N.T. ; POHNDORF, R.S. ; KROLOW, W. . Projeto Rondon em Santana da Boa Vista: ações desenvolvidas. In: III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008, Pelotas. III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008.

  • BRITTO, B.N. ; SANTOS, F.J. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SILVA, A.R. ; PAZZIN, D. ; SILVEIRA, N.T. ; POHNDORF, R.S. ; KROLOW, W. . Projeto Rondon e a inclusão digital em Santana da Boa Vista. In: III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008, Pelotas. III Salão de Extensão e Cultura e I Semana de Ensino, Extensão e Cultura, 2008.

  • WINKE, L.O.L. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; ROSSKOFF, J. L. . Determinação da chuva crítica como critério de drenagem para as localidades de Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. In: XVII Congresso de Iniciação Científica e X Enpos, 2008, Pelotas. XVII Congresso de Iniciação Científica e X Enpos: conhecimento sem fronteira, 2008.

  • WINKE, L.O.L. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; ROSSKOFF, J. L. . Desagregação da precipitação diária: efeito sobre os hietogramas de projeto para três localidades da bacia da Lagoa Mirim. In: XVII Congresso de Iniciação Científica e X Enpos, 2008, Pelotas. XVII Congresso de Iniciação Científica e X Enpos: conhecimento sem fronteira, 2008.

  • FRAGA, D.S. ; COSTA, M.B. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Diagnóstico do uso dos recursos naturais da colônia de pescadores Z3 - Pelotas/RS. In: XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação, 2006, Pelotas. XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação - 15 anos de crescimento, 2006.

  • RODRIGUES, A.T. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SARMENTO, A. ; TERRA, V.S.S. ; FRAGA, D.S. . Padronização de modelos teóricos de probabilidade para precipitações totais mensais na bacia hidrográfica do rIo Piratini/RS. In: XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação, 2006, Pelotas. XV Congresso de Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-Graduação - 15 anos de crescimento, 2006.

  • MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; GUIDOTTI, R. M. ; VITÓRIA, Daniela da Rocha ; KROLOW, Ivan Renato Cardoso . Composição química de substrato sob adubação orgânica após cultivo da alface. In: 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003, Recife-PE. 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003. v. 21. p. 274-274.

  • KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; VITÓRIA, Daniela da Rocha ; OLIVEIRA FILHO, L. ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Adubação orgânica em alface cultivada em ambiente protegido. In: 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003, Recife-PE. 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003. v. 21. p. 274-274.

  • DONIN, D. ; SILVA, Daniel Genro da ; KROLOW, Ivan Renato Cardoso ; GALON, L. ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Resistência mecânica à penetração de um argissolo cultivado em sistema plantio direto e convencional. In: XII Congresso de Iniciação Científica e V ENPOS, 2003, Pelotas-RS. XII Congresso de Iniciação Científica e V ENPOS, 2003.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; VITÓRIA, Daniela da Rocha ; KROLOW, Ivan Renato Cardoso . Alface cultivada com adubação orgânica em ambiente protegido. In: 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003, Recife-PE. 43 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003. v. 21. p. 274-274.

  • MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo ; TEIXEIRA, CLAUDIA F.A. ; GUIDOTTI, R. M. ; VITÓRIA, Daniela da Rocha . Cultivo de alface sob adubação orgânica em ambiente protegido. In: XI Congresso de Iniciação Científica e IV Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2002, Pelotas/RS. XI Congresso de Iniciação Científica e IV Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas: Produção científica é patrimônio. Pelotas/RS: UFPel, 2002. p. 807-807.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; PAULETTO, Eloy Antonio . Influência da rotação de culturas com diferentes coberturas em plantio direto nos parâmetros físicos de um Podzólico Vermelho Amarelo. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997, Rio de Janeiro - RJ. XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Rio de Janeiro, 1997. p. 24.

  • PALMEIRA, P.R.T. ; PAULETTO, Eloy Antonio ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Influência de diferentes sistemas de manejo na agregação de um Planossolo. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997, Rio de Janeiro - RJ. XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Rio de Janeiro, 1997. p. 16.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; PAULETTO, Eloy Antonio . Resistência mecânica do solo à penetração de um Podzólico Vermelho Amarelo. In: I Congresso da Pós-Graduação em Ciências Agrárias, 1997, Pelotas - RS. I Congresso da Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Importância da Pós-Graduação no Processo de Inserção Social. Pelotas - RS: Editora e Gráfica Universitária - UFPel, 1997. p. 106-106.

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Análise de frequência hidrológica dos dados de precipitação de seis estações agroclimatológicas. In: VII Salão de Iniciação Científica e IV Feira de Iniciação Científica, 1995, Porto Alegre - RS. VII Salão de Iniciação Científica e IV Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre, 1995. p. 92-92.

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; MORO, L. ; WAMLING, M.T. ; WARMLING, M.I. ; ROTERS, D. F. ; TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. . Cultivo de alface em composto de lodo proveniente da fabricação de celulose e papel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORO, L. ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; WAMLING, M.T. ; WARMLING, M.I. ; ROTERS, D. F. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Desenvolvimento inicial de mudas de fisalis produzidas em substratos provenientes de casca de pinus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SIMONETE, Marcia Aparecida ; ERNANI, P.R. ; MORO, L. ; TEIXEIRA-GANDRA, CLAUDIA F. A. . Ajuste dos modelos Freundlich e Langmuir na adsorção de fósforo em solos orizícolas catarinense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; BACELAR, L. C. S. D. ; DISCONZI, P. B. ; SILVA, G. M. ; VILLELA, F.A. . Standardized Precipitation Index for Drought Intensity in Southern Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; BACELAR, L. C. S. D. ; DISCONZI, P. B. ; SILVA, G. M. ; VILLELA, F.A. . Precipitation Index Percent of Normal related to Soybean productivity in Southern Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; KLUMB, G. ; VILLELA, F.A. . Parâmetro ?S? na avaliação da qualidade física de um Argissolo Amarelo/RS/Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA-GANDRA, C.F.A. ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; SIMONETE, Marcia Aparecida ; KLUMB, G. ; VILLELA, F.A. . Instalação de um testador de cabos para a medida da umidade do solo em Piracicaba/Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Cheia de projeto no Rio de Janeiro mediante a desagregação da chuva diária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WINKLER, A. S. ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TIMM, L. C. . Funções de distribuição de probabilidade da precipitação pluvial na região sul do Rio Grande do Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; TERRA, V.S.S. ; REISSER JUNIOR, C. ; TIMM, L. C. ; MADALOZ, L.M. . Umidade e armazenamento de água num perfil de solo irrigado por gotejamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORAES, S. O. . Calibração de sonda de nêutrons utilizando dois métodos de obtenção do teor de água-amostragem de solo e tensiometria. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; MORAES, S. O. . Blindagem eletromagnética, aterramento e proteção contra surtos de tensão em equipamentos para monitoramento automático da água no solo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; PAULETTO, Eloy Antonio . Resistência mecânica à penetração de um podzólico vermelho amarelo, cultivado no sistema plantio direto, com diferentes cultivos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; PAULETTO, Eloy Antonio . Influência da rotação de culturas com diferentes coberturas em plantio direto nos parâmetros físicos de um podzólico vermelho amarelo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PALMEIRA, P.R.T. ; PAULETTO, Eloy Antonio ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Influência de diferentes sistemas de manejo na agregação de um planossolo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMÉ, Rita de Cássia Fraga ; TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; SILVA, I. ; DEVILLA, I. . Valores totais mensais de precipitação de 66 estações agroclimatológicas. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas, 1995 (Produção de exemplares enviados às bibliotecas da região sul do Rio Grande do Sul).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Erosão. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Incorporação de Vermicompostos ao Solo através de Diferentes Implementos Agrícolas em Áreas Degradadas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Incorporação de Vermicompostos ao Solo através de Diferentes Implementos Agrícolas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Curva característica de retenção de água no solo. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Minhocultura: uma nova alternativa. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . II Curso Prático de Minhocultura. 1997. .

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Infiltração de água no solo. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA . Classificação dos solos do município de Piratini. 1993. (Programa de ação integrada multidisciplinar no município de Piratini - RS).

TEIXEIRA, CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA ; DAMÉ, Rita de Cássia Fraga . Reflexões sobre o dia mundial da água. 2007 (Artigo) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Modelagem hidrológica chuva-vazão e propagação de cheias na Bacia Hidrográfica do Arroio São Lourenço do Sul - RS, Descrição: O projeto proposto tem como objetivo geral analisar a viabilidade técnica da implantação de uma bacia de detenção na bacia hidrográfica do Arroio São Lourenço, no município de São Lourenço do Sul-RS. Os objetivos específicos do projeto são: i) Caracterizar os aspectos geomorfológicos, bem como analisar a relação desses aspectos com a ocorrência de inundações e alagamentos no município de São Lourenço do Sul; ii) Modelar os parâmetros do hidrograma de escoamento superficial direto como, por exemplo, a vazão de pico, o tempo de pico e o tempo de base, em função das características geomorfológicas e pluviométricas observadas na bacia hidrográfica; e iii) Avaliar a aplicabilidade do modelo IPH-II e a técnica de amortecimento de ondas de cheia pelo método de Pulz na bacia de estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Samuel Beskow - Integrante / Maurizio Silveira Quadros - Integrante / Hugo Alexandre Soares Guedes - Coordenador / DAMÉ, RITA DE CÁSSIA F. - Integrante / Maira Martim de Moura - Integrante / Vitor Borges Osório - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Parâmetro Curva Número do Soil Conservation Service para a Bacia Hidrográfica do Arroio Moreira/RS, com o auxílio de geotecnologias, Descrição: Os valores do parâmetro Curva Número (CN) são obtidos para cada uso e cobertura do solo em tabelas do Soil Conservation Service desenvolvidas para as condições de uso e cobertura do solo dos EUA, em conjunto com quatro grupos de solos classificados de acordo com a taxa de infiltração, textura e estrutura. Para alguns usos e grupos de solos brasileiros, o valor do parâmetro CN não está disponível nos manuais e, portanto deve assim ser estimado. Desta forma, emerge a importância do desenvolvimento de pesquisas que sejam capazes de estimar o número CN, mediante diferentes cenários de uso e ocupação do solo para diferentes regiões. Objetivo Geral: Determinar os valores do parâmetro curva-número do Soil Conservation Service (1972), a partir dos diferentes grupos hidrológicos e usos dos solos para uma sub-bacia do Arroio Moreira/RS. Objetivos Específicos: a) Delimitar a área de estudo; b) Produzir um mapa temático de uso e cobertura do solo a partir da interpretação de imagens multitemporais e multiespectrais de sensoriamento remoto; c) Subdividir a área de estudo em função dos diferentes grupos hidrológicos e usos dos solos; d) Encontrar o valor do parâmetro curva-número (CN) para cada sub-área; e) Validar a metodologia de obtenção do CN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Coordenador / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Fioravante Jaekel dos Santos - Integrante / Jacira Porto dos Santos - Integrante / Pamela Bilhafan Disconzi - Integrante / Suélen Cristiane Riemer da Silveira - Integrante / Elisa Bald Siqueira - Integrante / Viviane Rodrigues Dorneles - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Cadeia de Markov e imagens de satélite utilizadas na modelagem da produtividade de soja em Bagé/RS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita de Cássia Fraga Damé em 23/09/2015., Descrição: O presente projeto tem por objetivo predizer a produtividade de soja através da modelagem agronômica com utilização da cadeia de Markov e Imagens de Satélite para o município de Bagé-RS. Analisar a consistência dos dados de temperatura média, insolação, precipitação, velocidade do vento e umidade relativa do ar; Gerar as séries quinzenais dos dados climáticos; Aplicar a cadeia de Markov para a modelagem da precipitação; Adaptar um modelo de estimativa da produtividade em um SIG, ajustando-o para a cultura da soja e testando-o para o município de Bagé; Gerar os Índices de Penalização (IPs) parciais e acumulados para cada safra analisada para toda área de estudo; Calcular a produtividade agrícola da soja para cada safra analisada, em nível municipal; Comparar estatisticamente os dados de produtividade gerados pela metodologia proposta frente aos oficiais, em nível municipal; Realizar a predição dos valores de produtividade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Rodrigo Rizzi - Integrante / Pamela Bilhafan Disconzi - Integrante / Patrick Veber - Integrante / Gustavo Klumb - Integrante / Viviane Rodrigues Dorneles - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Estudo geoespacial da bacia hidrográfica do Arroio Pelotas (RS) utilizando a ferramenta Arc Hydro, Descrição: O estudo e a caracterização de bacias hidrográficas são enormemente facilitados com o uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os SIGs são sistemas automatizados capazes de armazenar, analisar e manipular dados geográficos, ou seja, dados que representam objetos e fenômenos em que a localização geográfica é uma característica inerente à informação e indispensável ao conhecimento para análises e processamentos. No âmbito da gestão de recursos hídricos, é fundamental o conhecimento acerca da variabilidade espacial e temporal dos indicadores e variáveis. Dessa forma, as soluções geográficas são essenciais para a produção de informações confiáveis e replicáveis através de métodos padronizados e para a estruturação de bases de informação capazes de integrar no território da bacia, os conhecimentos científicos sobre aspectos hidrológicos, ecológicos, sociais e econômicos. Para armazenamento e manipulação de dados espaciais, alguns softwares SIG se destacam, como o pacote proprietário ESRI ArcInfo® (ArcGIS) com um grande número de ferramentas prontas voltadas especialmente para abordagem de bacias hidrográficas. Para aproveitar o potencial de processamento do pacote ArcGIS no desenvolvimento de uma base de informações geográficas é necessário possuir conhecimento avançado sobre rotinas e algoritmos das extensões utilizadas. Devido à necessidade de conhecimento aprofundado e à importância e crescente utilização de SIG para modelagem de bacias hidrográficas, a ESRI desenvolveu o Arc Hydro, uma aplicativo acessório ao ArcGIS criado para dar suporte às ferramentas hidrológicas. O Arc Hydro consiste de dois componentes principais: o Arc Hydro Data Model e o Arc Hydro Tools. Esses dois componentes, associados a rotinas préestabelecidas, providenciam a estrutura básica para bancos de dados geográficos e uma variedade de utilitários que facilitam as análises frequentemente utilizadas na área de recursos hídricos. O Arc Hydro fornece a funcionalidade inicial para o desenvolvimento de sistemas de informação, mas estes ainda devem agregar estruturas e funções adicionais de bancos de dados, específicas para as aplicações. Após a derivação da superfície topográfica a partir de um MDE será possível caracterizar a bacia hidrográfica do Arroio Pelotas por meio de variáveis geomorfométricas. As variáveis a serem obtidas são: a declividade, a orientação das vertentes, a curvatura vertical e horizontal, a altitude, a curtose e a curva hipsométrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Hugo Alexandre Soares Guedes - Coordenador / Kássia Regina Bazzo - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Predição Sazonal da Seca para Suporte às Decisões Agrícolas no Estado do RS, Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral identificar e caracterizar o comportamento da seca, com fins de predição sazonal, para servir de apoio a decisões no que tange as safras agrícolas do estado do Rio Grande do Sul. Objetivos específicos: a) Realizar o levantamento das estações climatológicas existentes no estado do RS, que contenham informações de precipitação e de clima, com um período comum. b) Analisar as séries de dados diários de precipitação (P) a partir da contagem de dias secos (P = 0 mm). c) Estabelecer regiões no estado de mesmo comportamento hidrológico em relação ao número de dias de P = 0 mm, caracterizando-as como homogêneas. d) Aplicar metodologias de identificação de tendência e de independência às séries de dados. e) Avaliar a sensibilidade do Índice Padronizado de Precipitação (SPI) e do Índice de Severidade de Seca de Palmer (PDSI) à capacidade de água disponível do solo e à evapotranspiração potencial. f) Ajuste das séries de precipitações mínimas diárias anuais aos modelos teóricos de probabilidade. g) Ajuste dos parâmetros da cadeia de Markov de dois estados (seco/úmido) para simular as séries de precipitação, com N simulações, e a partir destas confirmar as regiões homogêneas no RS com o mesmo comportamento hidrológico, em relação ao número de dias de P = 0 mm. h) Ajustar um modelo de probabilidade às séries de dados de precipitação mínima diária anual e simuladas. i) Realizar o zoneamento agrícola das três principais culturas de produção significativa no estado, com base em informações de classes de seca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Coordenador / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Marcelo Hartwig - Integrante / Luis Carlos Timm - Integrante / Fioravante Jaekel dos Santos - Integrante / Maurizio Silveira Quadros - Integrante / Rodrigo Rizzi - Integrante / Jacira Porto dos Santos - Integrante / Pamela Bilhafan Disconzi - Integrante / Hugo Alexandre Soares Guedes - Integrante / Gisele Machado da Silva - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Aspectos quanti-qualitativos dos recursos hídricos em uma sub-bacia do rio Piratini/RS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita de Cássia Fraga Damé em 09/04/2015., Descrição: A água é um recurso natural vital para sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta (ZIA et al., 2013). Além da manutenção dos sistemas naturais, é essencial ao desenvolvimento da humanidade, sendo considerada legalmente como bem de domínio público e dotada de valor econômico. Além dos problemas relacionados à desigualdade na distribuição dos recursos hídricos no país, há de se considerar a degradação dos aspectos qualitativos da água, que podem ser alterados dentre outros fatores pelas atividades agrícolas, o que por fim pode influenciar diretamente na oferta e possível utilização do recurso para as demais demandas da sociedade Diante do exposto, procurou-se descrever neste trabalho, a situação dos aspectos quantitativos e qualitativos dos recursos hídricos na unidade de estudo, e assim retratar a relação destes com as formas de uso do solo, e seus aspectos legais. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem como principal objetivo a caracterização dos aspectos quantitativos, como a precipitação pluviométrica, escoamento superficial e vazão do curso d?água, e dos aspectos qualitativos, representados por determinadas variáveis físico-químicas e biológicas da água.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Jacira Porto dos Santos - Integrante / Pamela Bilhafan Disconzi - Integrante / Rosiane do Couto - Integrante / Gisele Machado da Silva - Integrante / Suélen Cristiane Riemer da Silveira - Integrante / Elisa Bald Siqueira - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Desenvolvimento de Modelo Digital de Elevação Hidrograficamente Condicionado para a Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas (RS), Descrição: O objetivo principal do projeto proposto se fundamenta no desenvolvimento de um Modelo Digital de Elevação Hidrograficamente Condicionado (MDEHC) capaz de viabilizar os estudos ambientais a serem realizados no Arroio Pelotas (RS). Como produtos serão obtidos mapas altimétricos, de declividade, de precipitação e vazão na bacia. As metas a serem alcançadas são: a) Conhecer os aspectos altimétricos e hidrológicos da bacia do Arroio Pelotas com intuito de viabilizar os estudos ambientais e desenvolver, futuramente, um atlas hidrológico da bacia em questão; b) Aumentar a produção científica institucional com a publicação de artigos em periódicos e congressos nacionais; c) Envolver um maior número possível de alunos de graduação e de pós-graduação no projeto como forma de inserí-los na pesquisa científica e tecnológica; e d) Fortalecer a graduação e a pesquisa na Universidade Federal de Pelotas - UFPel com intuito de aumentar o desempenho científico e tecnológico da instituição frente às demais universidades do país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Coordenador / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Antoniony Severo Winkler - Integrante / Jacira Porto dos Santos - Integrante / Pamela Bilhafan Disconzi - Integrante / Rosiane do Couto - Integrante / Hugo Alexandre Soares Guedes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Drenagem superficial em áreas sistematizadas no sul do Rio Grande do Sul, Descrição: Os solos de várzea no Rio Grande do Sul ocupam área de aproximadamente 5,4 milhões de hectares, o que representa cerca de 20% da área do estado. Neste ambiente, predominam o monocultivo arroz irrigado e, em alguns casos, associado à pecuária de corte. Este cenário tem contribuído para a redução da rentabilidade econômica das referidas áreas pela falta de diversificação de culturas, além da utilização de culturas de sequeiro. Neste sentido, o objetivou-se realizar três estudos: Estudo 1: Influência da declividade do terreno na drenagem superficial em áreas sistematizadas; Estudo 2: Espaçamento entre drenos superficiais em áreas sistematizadas sob diferentes declividades do terreno e; Estudo 3: Efeito da declividade do terreno no tempo de secamento da água armazenada na superfície em áreas sistematizadas. Os objetivos do presente projeto são: a) Identificar a influência da declividade do terreno sobre a drenagem superficial em área sistematizada, b) Determinar a influência do espaçamento entre drenos na drenagem superficial em áreas sistematizadas com diferentes declividades, c) Determinar a influência da declividade do terreno no tempo de esgotamento da água armazenada na superfície de áreas sistematizadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Coordenador / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Fioravante Jaekel dos Santos - Integrante / Antoniony Severo Winkler - Integrante / Saulo de Oliveira Garré - Integrante / Ticiani Gonçalves - Integrante / Jacira Porto dos Santos - Integrante / Pamela Bilhafan Disconzi - Integrante / José Maria Barbat Parfitt - Integrante / Giulian Rubira Gautério - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Utilização da MEUPS na modelagem da geração de sedimentos no sul do Rio Grande do Sul, Descrição: A Barragem Santa Bárbara é responsável por mais de 50% do abastecimento de água do município de Pelotas, sendo necessário uma atenção especial a este reservatório. No que tange a área de contribuição tem-se as micro-bacias Suzana, Pedreira, Granja e Barbuda, que juntamente com a contribuição em termos de escoamento superficial traz consigo o aporte de sedimentos, aumentando seu volume morto e diminuindo o seu volume útil. Assim o objetivo do presente projeto é quantificar o aporte de sedimentos no Reservatório Santa Bárbara nas condições atuais de uso e condições futuras. Para tanto serão adquiridas imagens para o estudo na bacia do Arroio Pelotas obtidas no INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), cujas imagens são do satélite TM-Landsat 5, do ano de 2010, com resolução espacial de 30 m. Será criado um Plano de Informação contendo informações somente de APP´s em torno da rede hidrográfica, através da criação de ?buffers? de 30 m. A Modificação da Equação Universal de Perda de Solo (MEUPS) será aplicada de acordo com Wischmeier & Smith (1978) e o volume de escoamento superficial calculado através do método da abstração (USDA-SCS, 1975), considerando pixel a pixel, a aplicação da equação MEUPS. O objetivo geral é quantificar o aporte de sedimentos no Reservatório Santa Bárbara nas condições atuais de uso e condições futuras. Como objetivos específicos têm-se a) Determinar o valor de Curva Número, para as quatro micro-bacias, b) Determinar o volume de escoamento superficial. c) Determinar a vazão de pico. d) Calcular a erodibilidade do solo nas mesmas. e) Determinar o fator uso e manejo das culturas. f) Determinar o fator topográfico. g) Determinar o fator práticas conservacionistas. h) Quantificar o aporte de sedimentos do solo, nas quatro micro-bacias de estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Coordenador / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Marcia Aparecida Simonete - Integrante / Marcelo Hartwig - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Integrante / Fioravante Jaekel dos Santos - Integrante / Antoniony Severo Winkler - Integrante / Saulo de Oliveira Garré - Integrante / Jacira Porto dos Santos - Integrante / Pamela Bilhafan Disconzi - Integrante / José Maria Barbat Parfitt - Integrante / Giulian Rubira Gautério - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Desagregação da Chuva Diária: Erosividade na Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita de Cássia Fraga Damé em 20/05/2013., Descrição: O modelamento da superfície da terra é fruto do trabalho lento e gradual das forças da natureza. Este processo de desgaste das partes mais altas e sua deposição nas partes mais baixas é conhecido como erosão, que começa com o impacto das gotas de chuva sobre o solo, causando a desagregação das partículas de solo (LAGO, 2000). Assim, pode-se dizer que a erosão é resultante do poder da chuva em causar erosão (erosividade) e da capacidade do solo em resistir a mesma (erodibilidade). O objetivo do presente projeto é obter valores de Erosividade de chuvas para as localidades da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo que possuam apenas dados pluviográficos e/ou pluviométricos.Serão utilizados os registros pluviográficos e pluviométricos do município de Pelotas/RS localizados na latitude 31 51, longitude 52 21, a 13,2 m de altitude e o período de dados utilizados de 1982 a 1998, obtidos da Estação Agroclimatológica de Pelotas ?Convênio EMBRAPA/UFPEL, INMET, para testar a hipótese da viabilidade de uso de dados diários de chuva na estimativa da erosividade. Após a verificação da hipótese do trabalho, caso esta venha a ocorrer, serão utilizados os dados pluviométricos consistentes da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo, lado brasileiro, obtidos junto a Agência Nacional de Águas (ANA). A estimativa da erosividade das chuvas será mediante o uso das metodologias proposta por Wishmeier (1959), adaptada por Cabeda (1976) ? registros pluviográficos e, Damé et al.(2008) ? dados pluviométricos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Fioravante Jaekel dos Santos - Integrante / Antoniony Severo Winkler - Integrante / Ticiani Gonçalves - Integrante / Jacira Porto dos Santos - Integrante / Rosiane do Couto - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Recurso solo e dinâmica dos processos hidrológicos e sedimentológicos das bacias hidrográficas do entorno da área urbana do município de Pelotas/RS, Descrição: As atividades humanas afetam todos os componentes do ambiente. Quando a exploração dos recursos naturais é feita sem planejamento ou ordenação observam-se prejuízos na perda da produtividade do solo, decréscimo na qualidade da água, perda da fauna e flora e assoreamento de rios e lagos entre outros. O estudo dos recursos naturais como solo, vegetação e hidrografia de uma determinada região é essencial para a manutenção dos níveis de qualidades ambientais desejados. O solo é um importante recurso natural que suporta a flora, fauna, atividades agropastoris, o armazenamento da água e as edificações do homem, sendo considerado um componente vital para os agroecossistemas. Sua degradação implica em riscos ambientais com impacto negativo para as comunidades rurais e repercussão no meio urbano. Os processos de erosão intensos, as inundações, os assoreamentos desenfreados dos lagos e barragens são conseqüência direta do mau uso deste recurso, existindo uma alta correlação entre a distribuição espacial das atividades humanas, o estado de conservação da cobertura vegetal numa bacia hidrográfica e o nível de degradação dos recursos hídricos. Assim, a degradação de bacias hidrográficas resulta em uma grande quantidade de sedimentos que são mobilizados e transportados em curto espaço de tempo. Na região de Pelotas, em função do relevo típico e da compartimentação geomorfológica, tem-se a ocorrência de fortes inundações, que vem se repetindo ao longo do tempo, com graves consequências na área urbana e rural, podendo-se citar as duas últimas, de maio de 2004, na bacia do Santa Bárbara, e de janeiro de 2009, na bacia do Moreira/Fragata. A identificação dos problemas através da análise multitemporal do uso das terras, juntamente com prognósticos de cenários, se mostra importante na determinação dos conflitos de uso dos recursos naturais, sendo muito utilizados no diagnóstico e monitoramento das condições ambientais das cidades em todo o mundo. As técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento são grandes aliadas no estudo temporal do uso das terras, permitindo uma abordagem dinâmica dos ecossistemas rurais e urbanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Eloy Antonio Pauletto - Integrante / Luiz Fernando Spinelli Pinto - Coordenador / Maria Cândida Nunes - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Integrante / Fioravante Jaekel dos Santos - Integrante / Pablo Miguel - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Resposta da cultura do arroz irrigada por aspersão a diferentes tensões de água no solo, Descrição: Os objetivos do presente projeto são: - Determinar os níveis de água no solo mais adequados ao desenvolvimento da cultura do arroz irrigada por aspersão nas fases vegetativa e reprodutiva; -Verificar a influência da variabilidade espacial dos níveis de água no solo na produtividade da cultura; -Avaliar o efeito da disponibilidade hídrica no solo sobre as características fenológicas mais importantes para a produção de arroz; -formar um Doutor e um Mestre na temática envolvida no projeto; -publicar artigos em periódicos científicos da área e resumos em congressos bem como divulgar os resultados em eventos de difusão de tecnologia, tais como, dias de campo e treinamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Eloy Antonio Pauletto - Integrante / Luiz Fernando Spinelli Pinto - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Integrante / Luis Carlos Timm - Coordenador / Cláudia Liane Rodrigues de LIma - Integrante / Adilson Luis Bamberg - Integrante / José Maria Barbat Parfitt - Integrante / Lessandro Coll Faria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Determinação da vazão de projeto para o dimensionamento de obras hidroagrícolas na região sul do RS, Descrição: Em pequenas bacias rurais, os dados de vazão observados são parcamente disponíveis ou inexistentes; portanto, para a obtenção da vazão máxima de projeto utilizada no dimensionamento de obras hidráulicas, é necessário utilizar modelos chuva-vazão. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é determinar a metodologia que melhor representa os valores de vazão de projeto para as localidades da região sul do Rio Grande do Sul, considerando como metodologia padrão, o método proposto por SCS (1975). Para tanto, deverão ser alcançados os seguintes objetivos específicos: a) estimar a chuva de projeto, considerando para aquelas localidades que tenham disponível, a relação IDF e para aquelas que não a dispõe, a desagregação da chuva diária; b) estimar o tempo de concentração a partir da equação do Califórnia Culverts Practice citado em GENOVEZ (2001); c) determinar a vazão de projeto considerando os métodos Racional (TUCCI et al., 2001), McMath, I?Pai?Wu modificado (GENOVEZ, 2001) e de PRUSKI et al. (1997).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Coordenador / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Viviane Santos Silva Terra - Integrante / José Luiz Rosskoff - Integrante / Luis Otávio Ledebuhr Winke - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Estimativa de curvas intensidade-duração-frequência a partir de dados pluviométricos (bacia da lagoa Mirim-lado brasileiro), Descrição: O objetivo geral do presente projeto é avaliar o ganho de informação em termos de relação Intensidade-Duração-Freqüência de ocorrência (IDF), quando é utilizada a desagregação da chuva diária. Para atingir o objetivo geral serão perseguidos os seguintes objetivos específicos: (a) verificação de independência e estacionariedade das séries de chuvas intensas; (b) ajuste dos parâmetros dos modelos probabilísticos contínuos Gumbel, Log-Pearson III e Log-Normal; (c) seleção do modelo probabilístico contínuo; (d) estimativa dos coeficientes de desagregação da chuva diária para àqueles locais onde há registros pluviográficos e dados pluviométricos; (e) desagregação da chuva diária associada aos períodos de retorno pré-estabelecidos (coeficientes de desagregação local ou nacional); (f) estimativa das relações precipitação-duração-frequência (PDF) e intensidade duração frequência (IDF).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante / José Luiz Rosskoff - Integrante / Luis Otávio Ledebuhr Winke - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Modelagem hidrossedimentológica em bacias hidrográficas rurais brasileiras, Descrição: Os objetivos do presente projeto são: a) Caracterizar os aspectos fisiográficos e de uso do solo, bem como características pedológicas, climáticas e hidrológicas, de forma distribuída, em bacias hidrográficas rurais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, sob monitoramento hidrológico por grupos de pesquisas locais e/ou órgãos como a Agência Nacional de Águas (ANA); b) Calibrar o modelo hidrológico LASH (?Lavras Simulation of Hydrology?), para simulação hidrológica em bacias hidrográficas de diferentes tamanhos, utilizando algoritmos adequados para análise de sensibilidade, identificação de incertezas e processo de autocalibração e, aplicar este modelo para proceder a simulação de impactos segundo diferentes cenários de uso do solo; c) Aplicar e calibrar os modelos WEPP (Water Erosion Prediction Project) e SWAT (Soil and Water Assessment Tool), com base em dados de entrada distribuídos no espaço referentes às bacias hidrográficas, simulando diferentes usos do solo na região e seus impactos na Hidrologia, erosão e transporte de sedimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Eloy Antonio Pauletto - Integrante / Luiz Fernando Spinelli Pinto - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Integrante / Samuel Beskow - Integrante / Luis Carlos Timm - Coordenador / Gilberto Coelho - Integrante / Carlos Rogério de Mello - Integrante / Antônio Marciano da Silva - Integrante / Lloyd Darrel Norton - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Apoio à adoção de boas práticas de conservação da água em unidades rurais de produção familiar e à participação efetiva dos produtores de base familiar na gestão dos recursos hídricos, Descrição: Objetivo Geral: Apoiar produtores de base familiar, comunidades rurais e associações de agricultores familiares com atuação nas regiões de abrangência dos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Camaquã e Mirim - São Gonçalo, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (UNAIC), Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul (ARPA-SUL), Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda. (COOPERFUMOS), no tratamento de questões relacionadas à conservação da água e à gestão dos recursos hídricos. Objetivos Específicos: a) Levantamento dos recursos hídricos disponíveis, das demandas existentes e dos fatores de impacto sobre a quantidade e qualidade da água, em um conjunto de propriedades representativas das diferentes áreas de atuação do projeto; b) Estabelecer e avaliar estratégias de estímulo à adoção de conhecimentos, tecnologias e metodologias participativas que promovam o uso sustentável e a conservação da água; c) Avaliar a estrutura da paisagem de remanescentes florestais e localização de Reservas Legais em uma microbacia hidrográfica, quanto a sua adequação à legislação florestal. d) Estimar as perdas de solo, visando fornecer subsídios ao planejamento ambiental, voltado ao desenvolvimento agrícola sustentado; e) Identificar serviços ambientais, presentes e potenciais, visando sua conservação e estabelecimento de valores associados; f) Elaboração de projetos integrados de recuperação de microbacias hidrográficas e corpos d`água sob influência de unidades rurais de produção familiar; Observação: O financiamento deste projeto prevê outros objetivos, diretamente relacionados com a realização de atividades de extensão e ensino, que serão objeto de projeto específico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Eloy Antonio Pauletto - Integrante / Flávia Fontana Fernandes - Integrante / Marcelo Hartwig - Integrante / Hélvio Debli Casalinho - Integrante / Carlos Reisser Júnior - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Coordenador / Orlando Pereira-Ramirez - Integrante / Luis Carlos Timm - Integrante / Ana Claudia Rodrigues de Lima - Integrante / Fioravante Jaekel dos Santos - Integrante / Denise de Souza Martins - Integrante / Samuel Rodrigues Rutz - Integrante / Sérgio Leal Fernandes - Integrante / Alvaro Luiz Carvalho Nebel - Integrante / Carina Costa Estrela - Integrante / Beatriz Simões Valente - Integrante / Cláudia Liane Rodrigues de LIma - Integrante / Gilberto Loguercio Collares - Integrante / Rodrigo Rizzi - Integrante / Eduardo Mariotti Gonçalves - Integrante / Maristela Watthier - Integrante / Adilson Luis Bamberg - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Avaliação e quantificação dos componentes do balanço hídrico em pomar de pessegueiro, cv. Maciel, em plantas irrigadas e não irrigadas, Descrição: A região de Pelotas-RS possui condições favoráveis de clima e solo para a produção de pêssego. Entretanto, existe uma carência de informações relacionadas ao estudo do ambiente físico no qual o pessegueiro se desenvolve. O trabalho tem como objetivo quantificar os diferentes componentes do balanço hídrico no campo e definir a zona de extração de água, em plantas de pessegueiro, cv. Maciel, irrigado e não-irrigado. O trabalho está sendo desenvolvido na Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) em um experimento já instalado em pomar de três anos de idade e com início de produção previsto para novembro de 2008. Para tal serão feitas as seguintes determinações: a variação do armazenamento de água no solo será calculada a partir do monitoramento da umidade do solo utilizando um equipamento baseado na reflectometria no domínio da freqüência (FDR); a precipitação será medida por meio de pluviômetro; a irrigação será quantificada a partir de um sistema de irrigação por gotejamento instalado na área; a evapotranspiração será calculada por meio equação de Penmann; a drenagem ou ascensão capilar será calculada por meio da equação de Darcy-Buckingham; e o escoamento superficial será desprezado devido a pequena declividade da área. Espera-se ao final do projeto: avaliar e quantificar os fluxos componentes do balanço hídrico no campo para pessegueiro irrigado e não irrigado e delimitar a zona de extração de água do sistema radicular do pessegueiro; auxiliar os produtores de pêssego da região de Pelotas-RS na tomada de decisão do quanto e quando irrigar; e utilizar a reflectometria no domínio da freqüência (FDR) no manejo de água em plantas frutíferas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Eloy Antonio Pauletto - Integrante / Carlos Reisser Júnior - Integrante / Viviane Santos Silva Terra - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Integrante / Luis Carlos Timm - Coordenador / Denise de Souza Martins - Integrante / Laurício Martini Madaloz - Integrante.

  • 2008 - 2010

    O abastecimento de água na agricultura familiar: estratégias de superação de estiagens no RS, Descrição: O trabalho proposto visa auxiliar técnicos e produtores na determinação das necessidades de água nas propriedades rurais de base familiar da região sul do Rio Grande do Sul, gerando uma planilha em software livre, que permita estimar os volumes necessários para as principais atividades agropecuárias desenvolvidas em unidades rurais de base familiar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Coordenador / Denise de Souza Martins - Integrante / Samuel Rodrigues Rutz - Integrante.

  • 2007 - 2011

    Variabilidade espacial e temporal da qualidade da água de irrigação e seu impacto ambiental no sistema familiar de produção de morango do pólo produtivo do município de Turuçu-RS, Descrição: A produção e a comercialização de morango ?in natura? tem propiciado aos pequenos produtores familiares do município de Turuçu-RS uma boa rentabilidade constituindo-se, portanto, em instrumento de geração de renda e emprego, de inclusão social e conseqüentemente de implementação do padrão de qualidade de vida dos agricultores. Dentro deste contexto, a técnica de irrigação tem tido um papel de importância na cadeia produtiva do morango principalmente no que tange a qualidade do morango tornando-o competitivo junto aos mercados consumidores cada vez mais exigentes. Entretanto, a carência de informações e a não disponibilização e apropriação de conhecimentos e tecnologias aos produtores, podem conduzir ao uso inadequado da técnica de irrigação causando impactos negativos que comprometam o desenvolvimento da cultura e os recursos naturais trazendo conseqüências tanto sociais como para a atividade econômica propriamente dita. Neste sentido, a deterioração da qualidade da água que está sendo utilizada na irrigação pode resultar em um ou mais problemas, como o comprometimento ou aumento dos custos de operacionalização de sistemas de irrigação, além do risco de tornar o solo improdutivo podendo gerar impactos negativos sobre os recursos naturais dentro da propriedade rural. Em vista disso, este projeto de pesquisa tem os seguintes objetivos: i. levantamento dos recursos hídricos disponíveis, dos atributos do solo relacionados ao dimensionamento e manejo do sistema de irrigação e das características de produção da cultura do morango em cada propriedade dos produtores pertencentes a Associação dos Produtores de Morango de Turuçu/RS; ii. determinação das características químicas, físicas e microbiológicas da água de irrigação usada na produção de morangos bem como sua variabilidade temporal e espacial; iv. avaliação do impacto da água de irrigação sobre as propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo de cada propriedade; v. propor ações que atendam a melhoria da qu. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Eloy Antonio Pauletto - Integrante / Luiz Fernando Spinelli Pinto - Integrante / Danilo Dufech Castilhos - Integrante / Clênio Nailto Pilon - Integrante / Carlos Reisser Júnior - Integrante / Vitor Emanuel Quevedo Tavares - Integrante / João Soares Viegas Filho - Integrante / Orlando Pereira-Ramirez - Integrante / Luis Carlos Timm - Coordenador / Jocelito Saccol de Sá - Integrante / Fioravante Jaekel dos Santos - Integrante / Gilnei Manke - Integrante / Marco Moro - Integrante / Sérgio Leal Fernandes - Integrante / Gabriel Rodrigues Bruno - Integrante / Endrigo Pereira Lima - Integrante / Maria Laura Turino Mattos - Integrante / Marilice Cordeiro Garrastazu - Integrante / João Carlos Medeiros Madail - Integrante / Alvaro Luiz Carvalho Nebel - Integrante / Luiz Carlos Philipsen - Integrante / Paulo Eduardo Gonçalves Júnior - Integrante / Gabriele da Cunha Pereira - Integrante / Carla Denize Venzke - Integrante / Glaucia Oliveira Islabão - Integrante / Carina Costa Estrela - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Extensão das séries de precipitação na bacia da lagoa Mirim/RS mediante a geração mediante a geração de séries sintéticas de precipitação, Descrição: Em quase todas as atividades agrícolas e em muitas não agrícolas, mas com importância econômica ou social, a ocorrência de precipitação, bem como sua quantidade e intensidade, pode determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Na Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM), existe um acervo de dados hidroclimatológicos cujo monitoramento cessou na década de 1980. A análise dos registros existentes, bem como a sua extensão, mediante o uso de modelos para geração de séries sintéticas de dados climáticos, é fundamental para a avaliação de sistemas agrícolas como o preparo do solo, a semeadura, a irrigação e a colheita, bem como atividades não agrícolas, que dependem das condições meteorológicas. É útil também para o dimensionamento e manejo de reservatórios de água para o abastecimento de centros urbanos, bem como para o planejamento de atividades esportivas e turísticas. Finalmente, séries estendidas permitem o conhecimento mais próximo da realidade dos sistemas hidrológicos da bacia da Lagoa Mirim.Na literatura brasileira, encontram-se os trabalhos desenvolvidos por OLIVEIRA (2003), ZANETTI (2003) e BAENA (2004) cujos objetivos estão focados em desenvolver metodologias para geração de séries sintéticas de precipitação diária, baseando-se em condições pluviométricas de algumas localidades brasileiras (OLIVEIRA, 2003), geração de dados diários de precipitação, incluindo informações da lâmina precipitada, duração, intensidade máxima instantânea e seu tempo de ocorrência, para os eventos gerados, além do perfil instantâneo dos mesmos, cujo software, ZANETTI (2003) denominou de ClimaBr e, BAENA (2004), visando o aumento da versatilidade do ClimaBr, incluiu procedimentos que permitem a geração de outros elementos climáticos, como temperaturas máxima e mínima, radiação solar, velocidade do vento e umidade relativa do ar. Diante da disponibilidade de dados hidroclimatológicos existentes na ALM, bem como da ferramenta disponível para a geração de séries sintéti. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Diego Severo Fraga - Integrante / Viviane Santos Silva Terra - Integrante / Roger Delavi Araújo - Integrante / Marcelo Rocha de Souza - Integrante / José Luiz Rosskoff - Integrante / Gislaine Soares - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Determinação do parâmetro curva número (CN) do método do Soil Conservation Service, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita de Cássia Fraga Damé em 15/01/2013., Descrição: O projeto tem por objetivo geral determinar os valores do parâmetro do Método do Soil Conservation Service para uma bacia experimental dentro da bacia hidrográfica do arroio Chasqueiro, localizada no município de Arroio Grande/SP. Como objetivos específicos têm-se: a) instrumentalizar a bacia experimental com estação hidroclimatológica, com a função de determinar a disponibilidade hídrica da bacia; b) determinar as diferentes classes, que compõem os solos da bacia experimental; c) levantar os tipos de uso do solo da bacia experimental; d) determinar a capacidade de infiltração dos solos que compõem a bacia experimental; e) determinar os valores do CN para os solos classificados e; f) aplicar o estudo da modelagem para obtenção da precipitação efetiva e propagação do escoamento superficial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Recuperação dos solos regenerados da área de mineração de carvão de candiota, RS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eloy Antonio Pauletto em 06/03/2013., Descrição: O presente projeto tem por objetivo desenvolver um sistema de vegetação de solos de áreas mineradas de carvão que seja promissor sob o ponto de vista da qualidade do solo para sistemas agropastoris.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Eloy Antonio Pauletto - Coordenador / João Baptista da Silva - Integrante / Flávia Fontana Fernandes - Integrante / Danilo Dufech Castilhos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2008

    Avaliação de atributos físicos de um planossolo sob diferentes preparos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eloy Antonio Pauletto em 06/03/2013., Descrição: O presente projeto tem por objetivo avaliar o efeito do sistema de preparo convencional e semeadura direta em área sistematizada de um planossolo sobre atributos físicos do solo (densidade, porosidade,granulometria, distribuição e estabilidade de agregados em água, resistência mecânica do solo à penetração e a armazenagem e disponibilidade de água às plantas) e compará-lo com os obtidos em uma área não cultivada dentro de um conceito geoestatístico, sendo a densidade avaliada pelo método tradicional e da tomografia computadorizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Eloy Antonio Pauletto - Coordenador / Luiz Fernando Spinelli Pinto - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Constituição de um banco de dados a partir das informações hidrológicas da bacia da Lagoa Mirim - Acervo da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Descrição: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica, que anteriormente ao Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994 estava sob responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim (DLM), da extinta Superintendência de Desesenvolvimento da Região Sul (SUDESUL). Para tanto esta universidade criou a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), que está voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - lado brasileiro - e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (CLM). Desta forma, busca fornecer elementos para o macroplanejamento de ações e, a minimização de impactos decorrentes de eventos críticos. No acervo técnico-científico daquela Agência constam 54 Estações com dados de precipitação; 42 com dados de nível d´água, 19 com dados de evaporação, 3 de insolação, 8 de umidade relativa do ar, 9 de temperatura máxima, 15 de temperatura mínima, 3 de temperatura de bulbo úmido, 9 de temperatura média diária, 10 de velocidade do vento, 8 de pressão atmosférica e 2 de vazão (Viegas Fo & Damé, 2005). Face à importância de séries temporais de dados hidroclimatológicos tanto em projetos de obras hidráulicas, como no planejamento e gestão dos recursos hídricos, é indispensável além de uma rede hidrométrica densa, também que esta esteja disponível ao usuário com relativa facilidade. Assim, a criação de um banco de dados digital, da forma como é apresentado no HIDRO (2003) ? Banco de dados Hidrológico da ANA (Agência Nacional de Águas), atenderia as necessidades dos usuários e profissionais da área de recursos hídricos. O presente projeto tem como objetivo resgatar o acervo de dados hidroclimatológicos, sob a responsabilidade da ALM, de tal forma a servir como instrum. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Claudia Fernanda Almeida Teixeira-Gandra - Integrante / Rita de Cássia Fraga Damé - Coordenador / Viviane Santos Silva Terra - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Professora Homenageada da turma 2018_2 do Curso de Engenharia Agrícola, UFPel/Centro de Engenharias.

2013

Patrona da turma 2012_2 do Curso de Engenharia Agrícola, UFPel/Centro de Engenharias.

2012

Professora Homenageada da turma 2012_1 do Curso de Engenharia Agrícola, UFPel/Centro de Engenharias.

2008

Professora Homenageada da turma 2007_2 do Curso de Engenharia Agrícola, FEA/UFPel.

2008

Patrona da turma 2008_1 do Curso de Engenharia Agrícola, FEA/UFPel.

1995

Menção Honrosa, Universidade Federal de Pelotas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Centro das Engenharias. , Rua Benjamin Constant, 989, Centro, 96010020 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 39211255, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2006

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 30

    Atividades

    • 04/2006 - 07/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura Rural e Urbana, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso Superior.

    • 08/2005 - 07/2006

      Ensino, Arquitetura Rural e Urbana, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construção Rural

    • 08/2005 - 07/2006

      Extensão universitária , Departamento de Matemática, .,Atividade de extensão realizada, Universidade vai à escola.

    • 04/2005 - 07/2006

      Direção e administração, Departamento de Arquitetura Rural e Urbana, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Recursos Naturais.

    • 02/2005 - 07/2006

      Ensino, Arquitetura Rural e Urbana, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia

    • 02/2005 - 07/2006

      Ensino, Engenharia de Produção Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

    • 02/2006 - 02/2006

      Ensino, Educação Ambiental em Recursos Naturais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis

    • 02/2006 - 02/2006

      Ensino, Terceiro Grau Indígena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química

    • 09/2005 - 09/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura Rural e Urbana, .,Cargo ou função, Presidente da Subcomissão Eleitoral para Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.

    • 05/2005 - 06/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura Rural e Urbana, .,Cargo ou função, Comissão Organizadora da 3 Semana da Arquitetura.

    • 05/2005 - 05/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura Rural e Urbana, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Eleitoral para Chefe de Depto.

  • 2006 - Atual

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2004

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro das Engenharias, .,Cargo ou função, Representante Titular da Área Profissionalizante do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

    • 08/2016

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

    • 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro das Engenharias, .,Cargo ou função, Representante Docente da Especialização em Gestores Regionais de Recursos Hídricos, do Centro de Engenharias.

    • 03/2016

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I

    • 03/2016

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Climatologia Agrícola

    • 03/2015

      Ensino, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários I (código 0198086)

    • 08/2014

      Ensino, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários II (código 0198087)

    • 07/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Conselheira Ad Hoc.

    • 03/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro das Engenharias, .,Cargo ou função, Representante Suplente do Curso de Engenharia Agrícola na Câmara de Pesquisa do Centro de Engenharias.

    • 02/2013

      Ensino, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Manejo da Água em Sistemas Agrícolas (código 1648019)

    • 08/2012

      Ensino, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem Hidrológica (código 1648014)

    • 11/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM).,Cargo ou função, Representante Docente Suplente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água.

    • 02/2011

      Ensino, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia (código 1648021)

    • 11/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia Agrícola, .,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado de Curso de Engenharia Agrícola.

    • 02/2009

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidráulica Aplicada

    • 05/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia Agrícola, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Gabinete da Reitoria.,Cargo ou função, Representante do Fórum Permanente da Agenda 21 da Prefeitura Municipal de Piratini.

    • 08/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro das Engenharias, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2006

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Irrigação

    • 10/2011 - 12/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro das Engenharias, .,Cargo ou função, Componente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Agrícola.

    • 08/2006 - 08/2013

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Drenagem Agrícola

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Drenagem Urbana

    • 11/2011 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro das Engenharias, .,Cargo ou função, Participação da Comissão Eleitoral incumbida de coordenar o processo de consulta para a Direção e Direção-Adjunta no Centro de Engenharias.

    • 05/2011 - 12/2011

      Direção e administração, Centro das Engenharias, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Engenharia Agrícola.

    • 02/2007 - 12/2010

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Energização Rural I

    • 02/2008 - 02/2008

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Rondon no município de Santana da Boa Vista.

    • 11/2006 - 11/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia Agrícola, .,Cargo ou função, Consultor ad hoc da FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) de Projetos de Pesquisa submetidos à chamada pública 01/2006..

    • 10/2006 - 10/2006

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre "Gerenciamento dos Recursos Hídricos em busca da Sustentabilidade".

    • 04/2002 - 04/2004

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípio da Ciência do Solo, Relações Solo-Água-Planta

    • 04/2002 - 04/2004

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Edafologia, Levantamento e Classificação de Solos

  • 1998 - 1998

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor contratado para ministrar disciplina no Curso de Engenharia Agrícola

    Atividades

    • 03/1998 - 07/1998

      Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas Rurais I