Raissa Muniz Figueiredo

Trabalha atualmente na secretaria de saúde do Rio de Janeiro como monitora assistencial de humanização do Estado. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência em Saúde Pública, Emergência e Materno-Infantil. Realizou estágio não-obrigatório na modalidade Emergência no Hospital Estadual Getúlio Vargas. Vencedora do "Prêmio de Extensão Profª. Maria Therezinha do Prado Valladares" através do projeto de extensão Sangue: Vencendo o medo, garantindo a Vida. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo projeto de pesquisa Malformação Craniofacial e o Consumo de Bebida Alcoólica na Gestação, no qual veio a concluir o curso com a monografia "Prevenindo a Síndrome Alcoólica Fetal: subsídios para a prática de enfermeiras obstétricas".

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Terapia intensiva

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em enfermagem

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Prevenindo a Síndrome Alcoólica Fetal: subsídios para a prática de enfermeiras obstétricas
Orientador: Rosângela da Silva Santos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Aperfeiçoamento Profissional. (Carga horária: 120h). , Seiton Cursos.

2012 - 2012

Arte e Cultura Popular Condicionante em Saúde. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Inglês. (Carga horária: 1000h). , Kaplan International Centers.

2011 - 2011

A pessoa ostomizada e problemática biopsicossocial. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem de Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11º Congresso Internacional da Rede Unida. A percepção dos Acadêmicos de Enfermagem sobre a Importância do teste Rápido Anti-HIV em pacientes com tuberculose na atenção básica. 2014. (Congresso).

11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. (Congresso).

65º Congresso Brasileiro de Enfermagem. A Enfermagem e a Síndrome Alcoólica Fetal: Relato de Experiência. 2013. (Congresso).

65º Congresso Brasileiro de Enfermagem. A enfermagem mapeando o rosto da criança com Síndrome Alcoólica Fetal. 2013. (Congresso).

II Seminário de Extensão - Projeto EDHUC - Enfermagem, Direitos Humanos e Cidadania -. 2013. (Seminário).

17º Seminário de Pesquisa em Enfermagem.Bebida Alcoólica na Gestação e a Malformação Craniofacial: subsídios para diagnosticar Síndrome Alcoólica Fetal. 2013. (Seminário).

22º Semana de Iniciação científica da UERJ. Síndrome Alcoólica Fetal e as malformações craniofaciais. 2013. (Exposição).

50º Congresso científico do Hospital Pedro Ernesto. 2012. (Congresso).

64 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Simbologia sobre sangue revelada por calouros de Enfermagem. 2012. (Congresso).

Congresso brasileiro de hematologia, hemoterapia e terapia celular. Impressões emergentes antes e após a primeira doação de sangue. 2012. (Congresso).

Curso de Suporte Avançado de Vida II. 2012. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. SIMBOLOGIA SOBRE SANGUE REVELADA POR CALOUROS DE ENFERMAGEM. 2012. (Congresso).

Congresso brasileiro de hematologia, hemoterapia e terapia celular. Impressões emergentes antes e após a primeira doação de sangue. 2012. (Congresso).

Comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Conhecendo a doação de sangue. 2012. (Feira).

Curso Cuidados de Enfermagem e o tratamento diretamente observado. 2012. (Oficina).

V Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde. 2012. (Encontro).

Interpretação de Exames Laboratoriais. 2012. (Outra).

Suporte Básico de Vida e noções de APH. 2012. (Outra).

III Jornada de Brinquedoteca do HUPE. 2012. (Outra).

Urgências e Emergências Traumáticas. 2012. (Outra).

Eletrocardiograma para Enfermagem. 2012. (Outra).

Terapia Medicamentosa: Procedimentos Operacionais Padrão Relacionados ao Preparo e à Administração de Medicamentos. 2012. (Outra).

I Ação de Saúde voltada para a Criança e Adolescente. Vacinação da comunidade. 2011. (Feira).

Mostra de Extensão da Faculdade de Enfermagem da UERJ. 2011. (Exposição).

Mostra de Extensão da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Sangue vencendo o medo, garantindo a vida. 2011. (Exposição).

2º Curso Instrumental de Extensão intitulado A pessoa ostomizada e a sua problemática biopsicossocial. 2011. (Outra).

Operação Sorriso.Pré e Pós Operatório para crianças e adultos. 2011. (Outra).

Semana de Enfermagem da Policlinica Piquet Carneiro. 2010. (Encontro).

Laços interativos: universidade e família. 2010. (Outra).

Semana de Enfermagem da Policlínica Piquet Carneiro- Atualização em Parada Cardiorrespiratória: atendimento pré-hospitalar. 2010. (Outra).

Tratamento da Integridade da pele prejudicada :condutas e coberturas. 2010. (Outra).

Curso a distância Cidadania e Meio Ambiente , ministrado no Programa CIEE Educação. 2010. (Outra).

Curso a distância Microsoft PowerPoint apresentações , ministrado pelo Programa CIEE Educação. 2010. (Outra).

Curso a distância Apresentações em PowerPoint , ministrado pelo Programa CIEE Educação. 2010. (Outra).

Os campos de atuação do enfermeiro: desbravando o universo da enfermagem. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alessandra da Terra Lapa

PENNA, L. H. G.; LEMOS, P. F. S.;LAPA, A. T.. A supervisão das atividades dos agentes comunitários de saúde: uma abordagem do gestor em saúde da família. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde da Família) - Faculdade de Enfermagem - UERJ.

Lúcia Helena Garcia Penna

LAPA, A. T.;PENNA, L. H. G.; FERRACIOLLI, P.. A supervisão das atividades dos agentes comunitários de saúde. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde da Família) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alessandra da Terra Lapa

AA supervisão das atividades dos agentes comunitários de saúde: uma abordagem do gestor em saúde da família; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde da Família) - Faculdade de Enfermagem - UERJ; Orientador: Alessandra da Terra Lapa;

Rosângela da Silva Santos

O consumo de bebida alcoólica por gestantes: subsídios para a prática de enfermeiras obstetras; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Rosângela da Silva Santos

Prevenindo a Síndrome Alcoólica Fetal: subsídios para a prática das enfermeiras obstétricas; 2014; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosângela da Silva Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FIGUEIREDO, R. M. ; SANTOS, R. S. ; ESTEFANIO, M.P. . A Enfermagem e a Síndrome Alcoólica Fetal: Relato de Experiência. In: 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2013, Rio de Janeiro. Enfermagem e o Cuidado com a Vida, 2013.

  • ESTEFANIO, M.P. ; FIGUEIREDO, R. M. ; SANTOS, R. S. . A enfermagem mapeando o rosto da criança com Síndrome Alcoólica Fetal. In: 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2013, Rio de Janeiro. Enfermagem e o Cuidado com a Vida, 2013.

  • SANTOS, R. S. ; FIGUEIREDO, R. M. ; ESTEFANIO, M.P. . Bebida Alcoólica na Gestação e a Malformação Craniofacial: subsídios para diagnosticar Síndrome Alcoólica Fetal. In: 17º Seminário Nacional de pesquisa em Enfermagem, 2013, Natal. O clássico e o emergente: Desafios na pesquisa em Enfermagem, 2013.

  • FIGUEIREDO, R. M. ; COMINO, L. B. S. ; COSTA, A.Q. . Simbologia sobre revelada por calouros de enfermagem. In: 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Empoderamento da Enfermagem na aliança com o usuário, 2012.

  • FIGUEIREDO, R. M. ; COMINO, L. B. S. ; COSTA, A.Q. . Impressões emergentes antes e após a primeira doação de sangue. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, 2012. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

  • FIGUEIREDO, R. M. ; NETO, M. ; LAPA, A. T. ; OLIVEIRA, J. C. F. ; SILVEIRA, M. G. ; OLIVEIRA, F. R. . A percepção dos Acadêmicos de Enfermagem sobre a Importância do teste Rápido Anti-HIV em pacientes com tuberculose na atenção básica. In: Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014.

  • SILVEIRA, M. G. ; FIGUEIREDO, R. M. ; OLIVEIRA, J. C. F. ; LAPA, A. T. . Educação em Saúde nas visitas domiciliares por agentes comunitários de saúde: desafios e contribuições para a promoção da saúde. In: Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014.

  • OLIVEIRA, J. C. F. ; FIGUEIREDO, R. M. ; SILVEIRA, M. G. . O OLHAR CRÍTICO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA NUMA COMUNIDADE CARENTE. In: Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, Fortaleza. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014.

  • FIGUEIREDO, R. M. ; COMINO, L. B. S. . Doação de Sangue: Rompendo Barreiras com Alunos do Ensino Fundamental. Interagir (UERJ) , 2014.

  • FIGUEIREDO, R. M. ; SANTOS, R. S. ; ESTEFANIO, M.P. . Síndrome Alcoólica Fetal e as malformações craniofaciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIREDO, R. M. ; SANTOS, R. S. ; ESTEFANIO, M.P. . A Enfermagem e a Síndrome Alcoólica Fetal: Relato de Experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIREDO, R. M. ; COMINO, L. B. S. ; COSTA, A.Q. . Simbologia sobre sangue revelada por calouros de enfermagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIREDO, R. M. ; COMINO, L. B. S. ; COSTA, A.Q. . Simbologia sobre sangue revelada por calouros de enfermagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Malformação craniofacial e o consumo de bebida alcoólica na gestação, Descrição: O projeto de pesquisa "Malformação craniofacial e o consumo de bebida alcoólica na gestação" tem por foco a relação do nascimento de crianças com malformação craniofacial com o consumo materno de bebida alcoólica durante a gestação. Estudo bem estruturado em todas as etapas e fundamentado em referências atualizadas e pertinentes ressaltando que o consumo de bebida alcoólica na gravidez pode ser responsável por doenças psiquiátricas na fase adulta, bem como as alterações no comportamento infantil no qual a criança apresenta risco de vir a ser agressiva. O projeto de pesquisa tem como objetivos: Traçar o perfil, sócio-demográfico, obstétrico e ambiental, de mães de crianças portadoras de malformação crânio facial em uma Instituição Estadual Pediátrica; Detectar a exposição materna a fatores de risco para a malformação crânio facial; Conhecer o tipo de malformação crânio facial mais frequente na referida instituição e Identificar as mães de crianças portadoras de malformação crânio facial que fizeram uso de bebida alcoólica durante a gestação. Pretende contribuir no âmbito de assistência, do Ensino de Graduação e Pós-Graduação, lato e stricto sensu e da Pesquisa a partir da identificação dos casos para planejar as ações mais direcionadas pela equipe de enfermagem para a mulher e seu filho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Raissa Muniz Figueiredo - Integrante / Marcelle Pimenta Estefanio - Integrante / Rosângela da Silva Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

III Prêmio de Extensão Professora Maria Theresinha do Prado Valladares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO RIO DE JANEIRO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora Assistencial do Estado, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Realizo monitoria Assistencial de Humanização do Estado do Rio de Janeiro pela secretaria de saúde.

  • 2013 - 2014

    SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO RIO DE JANEIRO

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico-bolsista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Desenvolveu atividades na Emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas, tais como: Classificação de risco adulto e pediátrico; suporte avançado de vida; participação na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e na Comissão Interna Hospitalar de Curativo. Também apresentou um estudo de caso de um paciente da Enfermaria Pediátrica com celulite.

  • 2010 - 2012

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: