Flavia dos Santos Gomes

Concluiu o doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no ano de 2009 e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos também pela UFRRJ em 1999. Possui graduação Engenharia de Alimentos pela UFRRJ (1996) e graduação em Docência do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Cândido Mendes (2005). Atualmente é Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde trabalha com projetos de pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente na avaliação do efeito de diversos processos na qualidade nutricional, funcional e sensorial de sucos de frutas e na recuperação de compostos bioativos por microfiltração, ultrafiltração e nanofiltração. Mais recentemete vem atuando na área de bioacessibilidade de compostos bioativos e processos de digestão in vitro. Possui 14 artigos completos em periódicos especializados e 43 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 processo registrado. Atua como revisosr cientí­fico na análise de trabalhos científicos submetidos à revistas.

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2005 - 2009

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Concentração de licopeno de suco de melancia através de processos de separação por membranas
Lourdes Maria Correa Cabral. Palavras-chave: microfiltração; MELANCIA; licopeno; membranas.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

1997 - 1999

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Extração de colesterol da gema de ovo desidratada utilizando acetona como solvente,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Soraia Vilela Borges
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: extração; colesterol; gema desidratada.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Docência do Ensino Fundamental e Médio

2004 - 2005

Universidade Candido Mendes

Graduação em ENGENHARIA DE ALIMENTOS

1991 - 1996

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Alimentos

1987 - 1991

Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Otimização de Métodos. (Carga horária: 21h). , Embrapa Agroindústria de Alimentos, EMBRAPA, Brasil.

2010 - 2010

VIDA DE PRATELEIRA DE ALIMENTOS PROCESSADOS. (Carga horária: 16h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos, ITAL, Brasil.

2009 - 2009

Treinamento de Interpretação de Carta Controle. (Carga horária: 16h). , Embrapa Agroindústria de Alimentos, EMBRAPA, Brasil.

2009 - 2009

Diagnósticos de problemas em HPLC. (Carga horária: 32h). , Waters, WATERS, Brasil.

2009 - 2009

Segurança em laboratório químico e biológico. (Carga horária: 8h). , Embrapa Agroindústria de Alimentos, EMBRAPA, Brasil.

2009 - 2009

Osmose inversa e nanofiltração. (Carga horária: 8h). , COPPE-UFRJ, COPPE - UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Planej. Experimentos e Otimização de Processos. (Carga horária: 45h). , Instituto de Química-UFRJ, IQ-UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Análisis de antioxidantes en frutas. (Carga horária: 40h). , CENTRO NACIONAL DE CIENCIA Y TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, CITA, Costa Rica.

2006 - 2006

Métodos Cromatográficos:Fundamentos e Aplicações. (Carga horária: 40h). , Embrapa Agroindústria de Alimentos, EMBRAPA, Brasil.

2004 - 2004

Atualização em Microbiologia de Alimentos. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2003 - 2003

Fundamentos de Cromatografia Líquida (HPLC). (Carga horária: 24h). , Waters, WATERS, Brasil.

2001 - 2001

Implantação das Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 40h). , Evidência Consultoria e Treinamento S/C LTDA, EVIDÊNCIA, Brasil.

2000 - 2000

Análises Enzimáticas no Lab. Fisiol. Pós-Colheita. (Carga horária: 40h). , Embrapa Agroindústria de Alimentos, EMBRAPA, Brasil.

2000 - 2000

Implantação da Norma ABNT/ISO/IEC GUIA 25/ISO17025. (Carga horária: 40h). , Evidência Consultoria e Treinamento S/C LTDA, EVIDÊNCIA, Brasil.

2000 - 2000

Atualiz. e Prev. a Combate a Incêndios em Laborat´. (Carga horária: 30h). , Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ, EPSJV/FIOCRUZ, Brasil.

1999 - 1999

Garantia de Qualidade e Segurança de Alimentos. (Carga horária: 10h). , Embrapa Agroindústria de Alimentos, EMBRAPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6 th International Conference on Food Digestion. Effect of juçara powder on colonic bacteria after static in vitro gastrointestinal digestion. 2019. (Congresso).

International Nonthermal Food Processing Workshop.Conservation of blackberry pulp by gamma radiation.. 2013. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. EFEITOS DA PASTEURIZAÇÃO SOBRE A ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO SUCO DE AMORA-PRETA (Rubus sp.). 2011. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Concentração de suco de maçã clarificado pelo acoplamento dos processos de osmose inversa e evaporação osmótica. 2011. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Avaliação da estabilidade de microcápsulas de uva produzidas com diferentes agentes encapsulantes. 2011. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA MARACUJÁ-AMARELO-AMARELO (Passiflora edulis fo. Flavicarpa) CULTIVADO EM SISTEMA ORGÂNICO E CONVENCIONAL. 2011. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Caracterização e estabilidade da vitamina C, compostos fenólicos e atividade antioxidante do suco de camu-camu microencapsulado. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Iberoamericano de Ingenería de Alimentos. Avaliação das extrações alcóolica e enzimática na recuperação de compostos bioativos de bagaço de uva. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Iberoamericano de Ingenería de Alimentos. ESTABILIDADE DE MICROCÁPSULAS DE ACEROLA PRODUZIDAS COM DIFERENTES AGENTES ENCAPSULANTES. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Iberoamericano de Ingenería de Alimentos. TRATAMENTO ENZIMÁTICO E MICROFILTRAÇÃO DE SUCO DE MARACUJÁ-AMARELO. 2011. (Congresso).

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA. CONCENTRAÇÃO DE SUCO DE AMORA POR OSMOSE INVERSA. 2010. (Congresso).

XVIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ. AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE FILTRAÇÃO COM MEMBRANA PARA SUCO DE MELANCIA. 2008. (Congresso).

Ciclo de Palestras do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Castelo Branco.Microbiologia de Alimentos e Segurança Alimentar. 2006. (Oficina).

I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS E INOVAÇÃO. 2006. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. FRACIONAMENTO DO EXTRATO DE INULINA DE CHICÓRIA (CICHORIUM INTYBUS L) ATAVÉS DE PROCESSOS COM MEMBRANAS. 2006. (Congresso).

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. POLPA DE AÇAÍ (Euterpe oleracea Martius): EXTRAÇÃO ENZIMÁTICA DO ÓLEO.. 2004. (Congresso).

I CONGRESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA. SELEÇAO DE LINHAGENS MUTANTES DE Aspergillus niger PARA PRODUÇÃO DE INULINASES. 2003. (Congresso).

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. REDUÇÃO DA CARGA MICROBIANA DA ÁGUA DE COCO VERDE POR MICROFILTRAÇÃO. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nathália Leal Mendes

MELEIRO, C. H. A.;GOMES, FLÁVIA S.. Estudo de Substâncias Fenólicas da Pele dos Frutos Liofilizados do Jamelão (SYZYGIUM CUMINI (L.) SKEELS).. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Karen Elbert Leal Mazza

TONON, R. V.; BORGUINI, R. G.; TORRES, A. G.; CONTE JUNIOR, C. A.;GOMES, FLAVIA S.. Extração Assistida por Ultrassom e Microencapsulação por Spray Drying de Compostos Fenólicos do Bagaço de Uva. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Instituto de Química-UFRJ.

Aluno: Michele Paula da Silva

FREIRE JUNIOR, M.;GOMES, F. S.; RANDOW, A. V.. Avaliação dos efeitos da pasteurização e da radiação gama na conservação da polpa de amora. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata de Paulo Rocha

Rocha, R. P;GOMES, F. S.; Freitas-Silva, O; FREIRE JUNIOR, M.. Avaliação pós-colheita de mamão papaya cv Golden tratado com calda bordalesa e óleo essencial de cravo (Syzygium aromaticum). 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Nara Godinho Motta Miranda

MIRANDA, N. G. M.;CABRAL, L. M. C.GOMES, F. S.. Clarificação e concentração de suco de maçã por microfiltração e osmose inversa.. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gaspar Dias Monteiro Ramos

RAMOS, G. D. M.; SILVA, L. G.; VERMELHO, A.; TAKEITI, C. Y.;GOMES, F. S.. USO DE FITASES E EXTRUSÃO TERMOPLÁSTICA NA PRODUÇÃO DE FARINHAS PRÉ-GELATINIZADAS DE SORGO COM BAIXO TEOR DE ÁCIDO FÍTICO.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Poliana Deyse Gurak

GURAK, P. D.;GOMES, F. S.. AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO QUÍMICOS DE SUCOS DE UVA INTEGRAL, NÉCTARES DE UVA E NÉCTARES UVA LIGHT. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Armando Ubirajara Oliveira Sabaa Srur

SABAA-SRUR, A. U. O.. Influência de Parâmetros de Extração do Sistema Gema Desidratada-acetona sobre as Características Químicas e Funcionais da Gema com Baixo Teor de Colesterol. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Cristiane Hess de Azevedo-Meleiro

AZEVEDO-MELEIRO, Cristiane Hess de; Lourdes Cabral. . Concentração de Licopeno a partir de Suco de melancia por Processos de Separação com Membranas.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Leda Maria Fortes Gottschalk

GOTTSCHALK, L.M.F.; FREITAS, S.P.. Concentração de licopeno de suco de melancia através de processos de separação por membranas. 2009. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Suely Pereira Freitas

CABRAL, L. M. C.COURI, S.ROCHA-LEAO, M. H.FREITAS, S. P.; Gottschalk. L.M.;Godoy, R.L.O.. Concentração de Licopeno de suco de melancia através de processos de separação por membranas. 2009. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Soraia Vilela Borges

GOMES, F. S.;BORGES, S. V.; STEPHAN, M.; MAIA, C. A.. Influência dos parâmetros de extração do sistema gema desidratada-acetona sobre as características químicas e funcionais da gema com baixo teor de colesterol. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Lourdes Maria Correa Cabral

FREITAS, S. P.LEÃO, Maria Helena RochaCABRAL, L. M. C.GODOY, Ronoel; Gottschalk, L.M.. Concentração de licopeno de suco de melancia através de processos de separação por membranas. 2009. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Paula de Oliveira Ribeiro

Desenvolvimento de uma bebida mista de banana, morango e juçara com propriedades probióticas; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Flávia dos Santos Gomes;

Gessica Lira Angelim Sampaio

Encapsulação por gelificação iônica e spray drying de um concentrado rico em licopeno obtido a partir da melancia; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Instituto de Química-UFRJ,; Coorientador: Flávia dos Santos Gomes;

Livia da Silva Constant

Adaptação de Metodologia de Digestão In Vitro para Avaliação da Bioacessibilidade de Carotenoides em Suco de Melancia; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Flávia dos Santos Gomes;

Cássia Soares de Oliveira

Aplicação da tecnologia de membranas e microenapsulamento para obtenção de produtos ricos em licopeno a partir de suco de melancia; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Flávia dos Santos Gomes;

Joane Alves Borges

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DO LICOPENO EM EXTRATO CONCENTRADO OBTIDO A PARTIR DO SUCO DE MELANCIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmacia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia dos Santos Gomes;

Edna Pereira Gonçalves

Estratégias de valorização de jabuticaba de forma integral desenvolvendo insumos e produtos com propriedades funcionais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Celso Lisboa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávia dos Santos Gomes;

Mariani Vitoria Coelho da Silva

Avaliação de Bioacessibilidade da cianidina-3-glicosídio em iogurte probiótico de jabuticaba; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávia dos Santos Gomes;

Mariel Caroline da Silva Menezes

Avaliação da bioacessibilidade das antocianinas em polpa de amora; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia dos Santos Gomes;

Camila Marinho Costa Silva

Recuperação de antocianinas dos efluentes do processamento de polpa de juçara; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia dos Santos Gomes;

Luana da Guia Fernandes

Avaliação do efeito do branqueamento sobre a qualidade físico-química da polpa de juçara; 2014; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Flávia dos Santos Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lourdes Maria Correa Cabral

Avaliação dos processos com membranas para recuperação e concentração de licopeno de melancia; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Lourdes Maria Correa Cabral;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, DANIELLE C. DE S. ; BERES, CAROLINA ; GOMES, FLÁVIA DOS S. ; TONON, RENATA V. ; CABRAL, LOURDES M. C. . Spray drying of juçara pulp aiming to obtain a -pure- powdered pulp without using carrier agents. DRYING TECHNOLOGY , v. 1, p. 1-11, 2019.

  • SOUZA, ANDRÉ LUIS RODRIGUES ; GOMES, FLAVIA DOS SANTOS ; TONON, RENATA VALERIANO ; SILVA, LUIZ FERNANDO MENEZES ; CABRAL, LOURDES MARIA CORRÊA . Coupling membrane processes to obtain a lycopene-rich extract. Journal of Food Processing and Preservation (On Line) , v. 1, p. 1-8, 2019.

  • GOMES, I. A. ; GOMES, F. S. ; SILVA, O. F. ; SILVA, J. P. L. . Ingredients of mayonnaise: Futere perpesctives focusing on essential oils to reduce oxidation and microbial counts. ARCHIVOS LATINOAMERICANOS DE NUTRICION , v. 67, p. 187-199, 2018.

  • SOUZA, ANDRÉ L.R. ; HIDALGO-CHÁVEZ, DAVY W. ; PONTES, SÉRGIO M. ; GOMES, FLÁVIA S. ; CABRAL, LOURDES M.C. ; TONON, RENATA V. . Microencapsulation by spray drying of a lycopene-rich tomato concentrate: Characterization and stability. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 91, p. 286-292, 2018.

  • TELES, ALINE SOARES CASCAES ; CHÁVEZ, DAVY WILLIAM HIDALGO ; GOMES, FLÁVIA DOS SANTOS ; CABRAL, LOURDES MARIA CORRÊA ; TONON, RENATA VALERIANO . Effect of temperature on the degradation of bioactive compounds of Pinot Noir grape pomace during drying. Brazilian Journal of Food and Technology , v. 21, p. e2017059-8, 2017.

  • RIBEIRO, LEILSON DE OLIVEIRA ; SANTOS, JULIANA GEORGIA CARVALHO DOS ; GOMES, FLÁVIA DOS SANTOS ; CABRAL, LOURDES MARIA CORRÊA ; SÁ, DANIELA DE GRANDI CASTRO FREITAS ; MATTA, Virgínia Martins da ; FREITAS, SUELY PEREIRA . Sensory evaluation and antioxidant capacity as quality parameters in the development of a banana, strawberry and juçara smoothie. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ONLINE) , v. 1, p. Epub21-8, 2017.

  • OLIVEIRA, CÁSSIA S. ; GOMES, FLAVIA S. ; CONSTANT, LÍVIA S. ; SILVA, LUIZ F.M. ; GODOY, RONOEL L.O. ; TONON, RENATA V. ; CABRAL, LOURDES M.C. . Integrated membrane separation processes aiming to concentrate and purify lycopene from watermelon juice. Innovative Food Science & Emerging Technologies , v. 38, p. 149-154, 2016.

  • GOMES, F. S. ; COSTA, P. A. ; CAMPOS, M. B. D. ; COURI, S. ; CABRAL, L. M. C. . Lycopene Content and Antioxidant Capacity of Watermelon Powder. Acta Horticulturae , v. 1040, p. 105-110, 2014.

  • GOMES, F. S. ; COSTA, P. A. ; CAMPOS, M. B. D. ; TONON, R. V. ; COURI, S. ; CABRAL, L. M. C. . Watermelon juice pre-treatment with microfiltration process for obtaining lycopene. International Journal of Food Science & Technology (Online) , v. 48, p. 601-608, 2013.

  • GOMES, F. S. ; SOUZA, A. L. R. ; PAGANI, M. M. ; DORNIER,MANUEL, ; TONON, R. V. ; CABRAL, L. M. C. . Concentration of camu-camu juice by the coupling of reverse osmosis and osmotic evaporation processes. Journal of Food Engineering , v. 119, p. 7-12, 2013.

  • SILVA, NINA K. ; CORNEJO, FELIX E.P. ; GOMES, FLAVIA S. ; PONTES, SERGIO M. ; MATTA, VIRGÍNIA M. ; FREITAS, SUELY P. . Influence of shell material on vitamin C content, total phenolic compounds, sorption isotherms and particle size of spray-dried camu-camu juice. Fruits (Paris. Imprimé) , v. 68, p. 175-183, 2013.

  • AGUIAR, I. B. ; MIRANDA, N. G. M. ; GOMES, F. S. ; SANTOS, M. C. S ; FREITAS, D. G. C. ; TONON, R. V. ; CABRAL, L. M. C. . Physicochemical and sensory properties of apple juice concentrated by reverse osmosis and osmotic evaporation. Innovative Food Science & Emerging Technologies , v. 16, p. 137-142, 2012.

  • GOMES, F. S. ; COSTA, P. A. ; CAMPOS, M. B. D. ; COURI, S. ; CABRAL, L. M. C. . Concentration of watermelon juice by reverse osmosis process. Desalination and Water Treatment (Print) , v. 27, p. 120-122, 2011.

  • PAGANI, M. M. ; ROCHA-LEÃO, M.H ; COUTO, A. B. B. ; PINTO, J. P. ; RIBEIRO, A. O. ; GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. . Concentration of acerola (Malpighia emarginata DC.) juice by integrated membrane separation process. Desalination and Water Treatment (Print) , v. 27, p. 130-134, 2011.

  • SILVA, V. P. ; COURI, S. ; GOMES, F. S. ; NOGUEIRA, R. I. ; FREITAS,S.P, . Otimização do processo de extração aquosa de inulina de chicória. Revista brasileira de tecnologia agroindustrial , v. 2, p. 115-122, 2008.

  • CABRAL, L. M. C. ; MAGALHÃES, Márcia Pimentel ; MODESTA, R. C. D. ; GOMES, F. S. ; MATTA, Virgínia Martins da . Conservação de água de coco verde por filtração com membrana. Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas, v. 25, n.1, p. 72-77, 2005.

  • CABRAL, L. M. C. ; PAULA, B. ; GARCIA,C.C, ; MORAES, I. V. ; GOMES, F. S. ; MATTA, Virgínia Martins da . Melhoria da eficiência da clarificação de suco de maracujá pela combinação dos processos de microfiltração e enzimático. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Impresso) , v. 22, n.2, p. 311-324, 2004.

  • CABRAL, L. M. C. ; CARNEIRO, Lúcia Carneiro ; SA,I.S, ; MATTA, Virgínia Martins da ; GOMES, F. S. . Cold sterilisation and clarification of pineapple juice by tangential microfiltration. Desalination (Amsterdam) , v. 148, p. 93-98, 2002.

  • CABRAL, L. M. C. ; PAULA, B. ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da ; GOMES, F. S. ; MATTA, Virgínia Martins da . Associação da hidrólise enzimática ao processo de microfiltração de suco de maracujá. Revista Universidade Rural. Série Ciências Exatas e da Terra , Rio de Janeiro, v. 21, n.02, p. 45-48, 2002.

  • CABRAL, L. M. C. ; GOMES, F. S. ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da ; MATTA, Virgínia Martins da . Estabilização de água de coco verde através de filtração com membranas.. Comunicado Tecnico - Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos , v. set, p. 1-2, 2002.

  • GOMES, F. S. ; BORGES, S. V. . Efeito das variáveis no processo de extração do colesterol com acetona sobre o teor de colesterol, fosfolipídeos, capacidade emulsificante e teste de preferência da gema desidratada. Brazilian Journal of Food Technology (ITAL) , Campinas, v. 4, p. 83-87, 2001.

  • CARNEIRO, Lúcia Carneiro ; GOMES, F. S. ; FURTADO, Angela Aparecida Lemos ; CABRAL, L. M. C. . Esterilização de suco de abacaxi por microfiltração. Comunicado Tecnico - Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos , v. dez, p. 1-6, 2000.

  • GOMES, F. S. ; SA, Iralla S ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da ; CABRAL, L. M. C. . Conservação e concentração de suco de abacaxi através dos processos com membranas.. Comunicado Tecnico - Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos , v. dez, p. 1-6, 1999.

  • CABRAL, L. M. C. ; TONON, R. V. ; GOMES, F. S. ; FREITAS, SUELY P. ; MATTA, Virgínia Martins da . Processos de separação por membranas. In: Kurozawa, Louise Emy; Costa, Stella Regina Reis. (Org.). Processos de separação por membranas. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 1, p. 101-121.

  • GOMES, F. S. . Ideias polpudas. Anuário Brasileiro de Fruticultura 2014, Santa Cruz do Sul, p. 114 - 115, 03 mar. 2014.

  • SAMPAIO, G. L. A. ; BORGES, J. A. ; RIBEIRO, A. P. O. ; GOMES, F. S. ; TONON, R. V. . Encapsulação de extrato rico em licopeno obtido a partir do suco de melancia.. In: XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2017, Fortaleza. Revista Higiene Alimentar, 2017.

  • OLIVEIRA, C.S. ; GOMES, F. S. ; TONON, R. V. ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da ; GODOY, R. L. O. ; CABRAL, L. M. C. . Integrated membrane separation processes aiming to concentrate and purify lycopene from watermelon juice.. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), 2016, Gramado. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.

  • CONSTANT, L. S. ; GOMES, F. S. ; RIBEIRO, A. P. O. ; GODOY, R. L. O. ; CABRAL, L. M. C. . Avaliação da bioacessibilidade de carotenoides em suco de melancia e produtos processados. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.

  • CONSTANT, L. S. ; GOMES, FLAVIA S. ; PACHECO, S. ; GODOY, R. L. O. ; MATTOS, L. S. ; CABRAL, L. M. C. . EFEITO DO PROCESSAMENTO TÉRMICO NO TEOR DE CAROTENOIDES DE SUCO DE MELANCIA. In: Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2015, Búzios. IV Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2015.

  • MENDES, N. L. ; MARIANO, V. K. ; MACHADO, M. A. A. ; CONSTANT, L. S. ; GOMES, FLAVIA S. ; CABRAL, L. M. C. ; PAGANI, M. M. . EFEITO DO SOLVENTE NA RECUPERAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE RESÍDUOS DA INDUSTRIALIAZAÇÃO DA ACEROLA. In: Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2015, Búzios. IV Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2014.

  • PAGANI, M. M. ; ROCHA-LEÃO, M.H ; PONTES, S. M. ; GOMES, F. S. ; NOGUEIRA, R. I. ; TONON, R. V. ; CABRAL, L. M. C. . Comparative study on the quality of products obtained by spray drying at laboratory and pilot scale. In: International Conference of Agricultural Engineering, 2012, Valência. Proceedings of the International Conference of Agricultural Engineering, 2012.

  • SOUZA, A. L. R. ; GOMES, F. S. ; TONON, R. V. ; NOGUEIRA, R. I. ; PONTES, S. M. ; CABRAL, L. M. C. . Caracterização e estabilidade da vitamina C, compostos fenólicos totais e atividade antioxidante do suco de camu-camu microencapsulado. In: II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011, Rio de Janeiro. II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011.

  • PAGANI, M. M. ; COUTO, A. B. B. ; CONSTANT, L. S. ; GOMES, F. S. ; NOGUEIRA, R. I. ; TONON, R. V. ; CABRAL, L. M. C. . Avaliação da estabilidade de microcápsulas de uva produzaidas com diferentes agentes encapsulantes. In: II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011, Rio de Janeiro. II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011.

  • VILAR, J. S. ; CABRAL, L. M. C. ; FREITAS,S.P, ; FURTADO, Angela Aparecida Lemos ; GOMES, F. S. . Efeitos da pasteurização sobre a atividade antioxidante de suco de amora-preta ( Rubus spp.). In: II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011, Rio de janeiro. II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011.

  • COUTO, A. B. B. ; AGUIAR, I. B. ; OLIVEIRA, C.S. ; GOMES, F. S. ; FREIRE JUNIOR, M. ; CABRAL, L. M. C. . Caracterização físico-química do maracujá-amarelo (Passiflora edulis fo. Flavicarpa) cultivado em sistema orgânico e convencional. In: II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011, Rio de Janeiro. II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011.

  • GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. ; COURI, S. ; CAMPOS, M. B. D. ; COSTA, P. A. . Microfiltration of Watermelon Juice: Effect of the enzimatic treatment. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2008, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, XXXVII, 2008.

  • COSTA, P. A. ; GOMES, F. S. ; CAMPOS, M. B. D. ; SOUZA, A. L. R. ; CABRAL, L. M. C. . Avaliação dos processos de filtração com membrana para suco de melancia. In: Jornada de Iniciação Cientifica da UFRRJ, 2008, Seropédica. Anais da XVIII Jornada de Iniciação Cientifica da UFRRJ, 2008.

  • COURI, S. ; GOMES, F. S. ; PEREZ, R. F. ; NOGUEIRA, R. I. ; WILBERG, V. C. ; CABRAL, L. M. C. ; SILVA, V. V. ; ALMEIDA, D. L. . Determination of inulin content of chicory roots ( Chicorium intybus L.) cultivated organically in three regions of Rio de Janeiro state. In: ENPROMER, 2005, RIO DE JANEIRO. ENPROMER 2005, 2005.

  • CABRAL, L. M. C. ; NASCIMENTO, R. ; GOMES, F. S. ; FREITAS,S.P, ; COURI, S. . POLPA DE AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA MARTIUS): EXTRAÇÃO ENZIMÁTICA DO ÓLEO. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004, Recife. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004.

  • VALADAO, R. C. ; TERZI, S. C. ; GOMES, F. S. ; NOGUEIRA, R. I. ; COURI, S. . Seleção de Linhagens Mutantes de Aspergillus niger dara Produção de Inulinase. In: V SIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS (SLACA), 2003, Campinas. V SIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS (SLACA), 2003. v. 1.

  • CABRAL, L. M. C. ; CLOTTEAU,M.S., ; PALLET,D., ; REYNES,MAX, ; DORNIER,MANUEL, ; GOMES, F. S. ; MODESTA, R. C. D. . Enzymatic treatment using polygalacturonase (Clarex Citrus 8 XL) and a cellulase (Rapidase TF). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002, Porto Alegre. Anais XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002, 2002. p. 1544-1547.

  • CABRAL, L. M. C. ; MATTA, Virgínia Martins da ; GOMES, F. S. ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da ; PAULA, B. ; MORAES, I. V. . Microfiltração de suco de marcujá. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002, Porto Alegre. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002. p. 1220-1223.

  • CABRAL, L. M. C. ; PAULA, B. ; MATTA, Virgínia Martins da ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da ; GOMES, F. S. . PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE SUCO DE MARACUJÁ APÓS TRATAMENTO ENZIMÁTICO. In: II Simpósio de Inovações Tecnológicas e Gerencias, 2002, Fortaleza. FRUTAL, 2002.

  • CABRAL, L. M. C. ; PAULA, B. ; GOMES, F. S. ; COURI, S. ; MATTA, Virgínia Martins da . Hidrólise do suco de maracujá utilizando um complexo enzimático obtido através do mutante Aspergillus niger 3T5B8. In: XI Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2001, Seropédica. Anais da XI Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2001. v. 11. p. 431-432.

  • CABRAL, L. M. C. ; MORAES, I. V. ; GARCIA,C.C, ; GOMES, F. S. . Avaliação da hidrólise enzimática como pré-tratamento da microfiltração do suco de maracujá. In: XI Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2001, Seropédica. Anais do XI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2001. v. 11. p. 435-436.

  • CABRAL, L. M. C. ; FURTADO, Angela Aparecida Lemos ; MATTA, Virgínia Martins da ; CARNEIRO, Lúcia Carneiro ; GOMES, F. S. . UTILIZAÇÃO DA MICROFILTRAÇÃO PARA ESTERILIZAÇÃO A FRIO E CLARIFICAÇÃO DE SUCO DE ABACAXI CV. SMOOTH CAYENNE. In: Simposio de Inovações tecnologica e Gerenciais, 2001, Fortaleza. Simposio de Inovações tecnologica e Gerenciais, 2001. p. 174-177.

  • CABRAL, L. M. C. ; MAGALHÃES, Márcia Pimentel ; GOMES, F. S. ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da . Redução da carga microbiana da água de coco verde por microfiltração. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000. p. 4150.

  • CABRAL, L. M. C. ; ROSA, S. V. ; ROSA, Morsyleide Freitas ; GOMES, F. S. . Remoção da microbiota de suco de manga através da microfiltração e ultrafiltração. In: XX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador. .Anais do XX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999. p. 357.

  • PREREIRA, D. C. S. ; BERES, C. ; SANTOS, K. M. O. ; Flávia dos S. Gomes ; CABRAL, L. M. C. . Bioacessibilidade de compostos bioativos e potencial antioxidante de polpa de juçara em pó (Euterpe Edulis). In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2018, Belém. O uso consciente da biodiversidade: Perspectivas para o avanço da ciência e tecnologia de alimentos, 2018. v. 1.

  • AGUIAR, I. B. ; MIRANDA, N. G. M. ; GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. . CONCENTRAÇÃO DE SUCO DE MAÇÃ CLARIFICADO PELO ACOPLAMENTO DOS PROCESSOS DE OSMOSE INVERSA E EVAPORAÇÃO OSMÓTICA. In: II Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, 2011, Rio de Janeiro. II Congresso Brasileiro de Frutas e hortaliças, 2011.

  • SOUZA, A. L. R. ; PAGANI, M. M. ; GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. . Effect of frozen storage on the quality of camu camu (Myrciaria dubia (H.B.K.) McVaugh) pulp. In: 11 th International Congress on Engineering and Food, 2011, Atenas. Proceedings of the 11th International Congress on Engieering and Food (ICEF11), 2011. v. III. p. 2203-2204.

  • TELES, A. S. C. ; TERZI, S. C. ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da ; GOMES, F. S. ; MORAES, I. V. ; EGITO, A. S. ; CABRAL, L. M. C. ; MATTA, Virgínia Martins da . Concentration of a vegetal enzymatic extract by microfiltration. In: 11 th International Congress on Engieering and Food, 2011, Atenas. Proceedings os the 11 th International Congress on Engieering and Food (ICEF11), 2011. v. III. p. 1641-1642.

  • NOGUEIRA, R. I. ; SANTIAGO, M. C. P A ; GOMES, F. S. ; PONTES, S. M. ; LOPES, P. R. C. ; FREITAS,S.P, . Microencapsulation of bioactive compounds from pomegranate (Punica granatum L) juice using spray drying. In: Euro Drying 2011, 2011, Palma de Mallorca. III European Drying Conference, 2011.

  • COUTO, A. B. B. ; AGUIAR, I. B. ; GOMES, F. S. ; PAGANI, M. M. ; CABRAL, L. M. C. . Tratamento enzimático e microfiltração de suco de maracujá-amarelo (Passiflora edulis Sins var. flavicarpa). In: VIII Congresso Iberoamericano de Ingeniería de Alimentos, 2011, Lima. VIII Congresso Iberoamericano de Ingeniería de Alimentos, 2011.

  • PAGANI, M. M. ; CONSTANT, L. S. ; GOMES, F. S. ; NOGUEIRA, R. I. ; TONON, R. V. ; ROCHA-LEAO, M. H. M. ; CABRAL, L. M. C. . Estabilidade de microcápsulas de acerola produzidas com diferentes agentes encapsulantes. In: VIII Congresso Iberoamericano de Ingenería de Alimentos, 2011, Lima. VIII Congresso Iberoamericano de Ingenería de Alimentos, 2011.

  • MONTEIRO, F. S. ; GOMES, F. S. ; VIOTTO, L. A. ; CABRAL, L. M. C. . Obtenção de suco de amora-preta (Rubus spp) concentrado em antocianinas utilizando ultrafiltração. In: VIII Congresso Iberoamericano de Ingenería de Alimentos, 2011, Lima. VIII Congresso Iberoamericano de Ingenería de Alimentos, 2011.

  • CANDÉA, T. V. ; CANDEA, I. V. ; VILAR,J. ; GOMES, F. S. ; MATTA, Virgínia Martins da ; CABRAL, L. M. C. . CONCENTRAÇÃO DE SUCO DE AMORA POR OSMOSE INVERSA. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010, NATAL. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010.

  • MIRANDA, N. G. M. ; GOMES, F. S. ; MATTA, Virgínia Martins da ; CABRAL, L. M. C. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DO BRANQUEAMENTO E TRATAMENTO ENZIMÁTICO NA QUALIDADE DO SUCO DE MAÇÃ. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010, NATAL. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010.

  • CRUUZ, A. P. G. ; FREITAS,S.P, ; TORRES, A. G. ; GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. . EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE BAGAÇO DE UVA. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010, NATAL. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010.

  • CANDEA, I. V. ; MECENAS, A. S. ; CANDÉA, T. V. ; GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. ; MATTA, Virgínia Martins da . PROCESSAMENTO DE POLPA DE CAJÁ POR TECNOLOGIA DE MEMBRANAS. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010, NATAL. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010.

  • GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. ; FURTADO, Angela Aparecida Lemos ; NEVES, F. R. C. ; PAGANI, M. M. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E ESTABILLIDADE DE POLPA DE BANANA ORGÂNICA PASTEURIZADA. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010, NATAL. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2010.

  • GOMES, FLÁVIA DOS SANTOS ; PREREIRA, D. C. S. ; BERES, C. ; SANTOS, K. M. O. ; CABRAL, L. M. C. . Effect of juçara powder on colonic bacteria after static in vitro gastrointestinal digestion. In: 6th International Conference on Food Digestion, 2019, Granada. 6th International Conference on Food Digestion, 2019. v. 1.

  • BERES, C. ; PREREIRA, D. C. S. ; RIBEIRO, A. P. O. ; SILVA, C. M. ; SANTOS, K. M. O. ; TONON, R. V. ; Flávia dos S. Gomes ; CABRAL, L. M. C. . Drying methods influence on the phenolic compound bioacessibility in fruit products: a comparative study. In: 32nd EFFost International Conference, 2018, Nantes. 32nd EFFost International Conference, 2018. v. 1.

  • BERES, C. ; PREREIRA, D. C. S. ; RIBEIRO, A. P. O. ; SILVA, C. M. ; SANTOS, K. O. ; GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. . Drying methods influence on the phenolic compound bioacessibility in fruit products: a comparative study. In: 32nd EFFost International Conference, 2018, Nantes. 32nd EFFost International Conference, 2018. v. 1.

  • BERES, C. ; PREREIRA, D. C. S. ; RIBEIRO, A. P. O. ; SILVA, C. M. ; TONON, R. V. ; GOMES, FLAVIA S. ; CABRAL, L. M. C. . Juçara spray dried powder as potential source of phenolics compounds and the influence in the bioacessibility. In: Bioavailability, 2018, Norwich. Understanding the bioavailability of microutrients and bioactive compounds for improved public health, 2018. v. 1.

  • FERREIRA, L. F. D. ; COSTA, E. T. L. ; VIEIRA, K. C. ; PIROZI, M. R. ; GOMES, F. S. ; BORGES, J. T. S. . Efeito da incorporação de gengibre na aceitação sensorial de biscoito de polvilho. In: Conggresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracaju. XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014. p. 88-88.

  • FERREIRA, L. F. D. ; COSTA, E. T. L. ; VIEIRA, K. C. ; PIROZI, M. R. ; GOMES, F. S. ; BORGES, J. T. S. . Aceitação sensorial de pão de queijo com incorporação de gengibre. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracaju. XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014. p. 87-87.

  • SANTOS, B. A. ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da ; GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. ; TONON, R. V. . Concentration of grape juice by coupling reverse osmosis and osmotic evaporation. In: 16th IUFoST - World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 16th IUFoST - World Congress of Food Science and Technology, 2012.

  • GOMES, F. S. ; CAMPOS, M. B. D. ; COSTA, P. A. ; COURI, S. ; CABRAL, L. M. C. . Lycopene content and antioxidant activity of watermelon powder. In: FAV HEALTH, 2009, AVIGNON. 3 rd International Symposium on Human Health Effects of Fruits and Vegetables, 2009. v. 1. p. 250-250.

  • GOMES, F. S. ; CAMPOS, M. B. D. ; COSTA, P. A. ; COURI, S. ; CABRAL, L. M. C. . SUCO DE MELANCIA CONCENTRADO POR OSMOSE INVERSA: AVALIAÇÃO DA PREFERENCIA DO SUCO CONCENTRADO COMPARADO AO SUCO INTEGRAL E ACEITABILIDADE DA BEBIDA LÁCTEA LIGHT FORMULADA COM O SUCO DE MELANCIA CONCENTRADO.. In: 8º SIMPOSIO LATINOAMERICANO DE CIENCIA DE ALIMENTOS, 2009, CAMPINAS. 8 SIMPOSIO LATINOAMERICANO DE CIENCIA DE ALIMENTOS, 2009.

  • GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. ; COURI, S. ; ARAUJO, M. C. P. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SUCO DE MELANCIA (Citrullus lanatus). In: SIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2007, CAMPINAS. SIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2007.

  • CABRAL, L. M. C. ; PAGANI, M. M. ; GOMES, F. S. ; MATTA, Virgínia Martins da ; LEAO, M. H. R. ; Neto, J. O ; ARAUJO, M. C. P. . Clarificação de suco de acerola por microfiltração em membranas cerâmicas. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.

  • GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. ; COURI, S. ; MATTA, Virgínia Martins da ; NOGUEIRA, R. I. . Fracionamento do extrato de inulina de chicória (Chicorium intybus L) através de processos com membranas. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.

  • FREITAS,S.P, ; SILVA, V. P. ; COURI, S. ; GOMES, F. S. ; NOGUEIRA, R. I. . Avaliação do processo de extração aquosa de inulina de chicória. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.

  • GOMES, F. S. ; ARAUJO, M. C. P. ; MELLO, J. S. R. ; REYNES,MAX, ; COURI, S. . Estudo preliminar do perfil de compostos fenólicos em amostras de caju ( Anacardium occidentale L) por cromatografia líquida de alta eficiência. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.

  • DAMASO, M. C. T. ; OLIVEIRA, A. C. P. ; GOMES, F. S. ; COSTA, A. C. A. ; COURI, S. . Uso da fermentação semi-sólida para produção de lipase por Aspergillus niger 11T53A14. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.

  • CABRAL, L. M. C. ; PAULA, B. ; COURI, S. ; MATTA, Virgínia Martins da ; GOMES, F. S. . CLARIFICAÇÃO DE SUCO DE MARACUJÁ USANDO UM EXTRATO ENZIMÁTICO PRODUZIDO PELO MUTANTE Aspergillus niger 3T5B8. In: IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos- Livro de Resumos, 2001. v. 1. p. 173-173.

  • CABRAL, L. M. C. ; GARCIA,C.C, ; MORAES, I. V. ; GOMES, F. S. ; MATTA, Virgínia Martins da ; RODRIGUES,S.L.C, . CLARIFICAÇÃO DE SUCO DE MARACUJÁ POR TRATAMENTO ENZIMÁTICO E MICROFILTRAÇÃO. In: IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos - Livro de Resumos, 2001. v. 1. p. 172-172.

  • CABRAL, L. M. C. ; MODESTA, R. C. D. ; GOMES, F. S. ; VENTURINE,W., ; PALLET,D., ; DORNIER,MANUEL, ; REYNES,MAX, . CHARACTERIZATION OF ORANGE JUICE CLARIFIED BY ENZYMATIC TREATMENT. In: IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos- Livro de Resumos, 2001, 2001. p. 172-172.

  • CABRAL, L. M. C. ; MORAES, I. V. ; GARCIA,C.C, ; GOMES, F. S. ; MATTA, Virgínia Martins da . HIDRÓLISE ENZIMÁTICA EM SUCO DE MARACUJÁ. In: IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. . IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos - Livro de Resumos, 2001. p. 815-815.

  • CABRAL, L. M. C. ; CARNEIRO, Lúcia Carneiro ; GOMES, F. S. ; FURTADO, Angela Aparecida Lemos ; MATTA, Virgínia Martins da . ESTERILIZAÇÃO A FRIO E CLARIFICAÇÃO DE SUCO DE ABACAXI CV SMOOTH CAYENNE. In: IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos - Livro de resumos, 2001. p. 219-219.

  • CABRAL, L. M. C. ; CARNEIRO, Lúcia Carneiro ; GOMES, F. S. ; FURTADO, Angela Aparecida Lemos ; MATTA, Virgínia Martins da ; PONTES, S. M. . PROCESSAMENTO DE SUCO DE ABACAXI C.V. SMOOTH CAYENNE POR MICROFILTRAÇÃO E PASTEURIZAÇÃO TÉRMICA. In: IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. . IV Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos - Livro de Resumos, 2001. p. 277-277.

  • CABRAL, L. M. C. ; CARNEIRO, Lúcia Carneiro ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da ; GOMES, F. S. . Tratamento enzimático associado a microfiltração de suco de abacaxi cv. Smooth Cayenne. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000. p. 5230-5230.

  • CABRAL, L. M. C. ; FURTADO, Angela Aparecida Lemos ; GOMES, F. S. . Estudo da conservação da água de coco verde por ultrafiltração. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas. Livro de resumos do III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999. p. 204-204.

  • GOMES, F. S. ; BORGES, S. V. . Influência da extração do colesterol sobre as características químicas, funcionais e sensoriais da gema desidratada. In: III Simpósio Latino-Americano de Ciências de Alimentos, 1999, Campinas. Anais do III Simpósio Latino-Americano de Ciências de Alimentos, 1999. v. 1. p. 151-151.

  • ROSA, S. V. ; CABRAL, L. M. C. ; GOMES, F. S. ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da . Clarificação de Suco de Manga (Mangífera Indica) por Tratamento Enzimático Associado a Microfiltração. In: XV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 1998, Poços de Caldas. Anais do XV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 1998. p. 531-531.

  • GOMES, F. S. . Termodinâmica e processos de separação na indústria de alimentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, F. S. . Controle de Qualidade de mel e produtos apícolas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, F. S. . Apelo Funcional de Sucos Tropicais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES, F. S. ; CABRAL, L. M. C. ; ROSA, Morsyleide Freitas ; SILVA, Luiz Fernando Menezes da . Líquido nutritivo de reposição de eletrólitos e processo de sua obtenção a partir de água de coco. 2000.

GOMES, F. S. . Análise de compostos bioativos em alimentos com características funcionais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Uso de simulador dinâmico da digestão humana para determinação in vitro de efeitos prebióticos de fruto-oligossacarídeos: correlação com ensaio clínico., Descrição: A modulação da microbiota intestinal por meio do consumo regular de prebióticos é uma estratégia de promoção de saúde e auxílio à redução do risco de doenças. Os prebióticos, constituintes não digeríveis dos alimentos, são metabolizáveis por microrganismos intestinais benéficos, sendo capazes de estimular seletivamente a multiplicação e a atividade destes microrganismos, beneficiando a saúde do hospedeiro. Tais efeitos devem ser cientificamente demonstrados, em ultima instância com base em ensaios clínicos com seres humanos. No entanto, em função do custo elevado e de questões éticas, estudos in vitro são fundamentais para a triagem de alimentos e ingredientes promissores como prebióticos. O uso de modelos de digestão in vitro que permitam minimizar a realização de experimentos com animais e humanos tem despertado o interesse e atenção da comunidade científica em nível global. A presente proposta engloba a realização de um ensaio clínico com humanos e de ensaios in vitro em um sistema simulador do ecossistema microbiano intestinal humano, visando determinar o nível de correlação entre os efeitos de modulação da microbiota de fruto-oligossacarídeos (FOS), observados in vitro e in vivo. Os indivíduos participantes do ensaio clínico serão os doadores fecais para os ensaios in vitro. As populações microbianas antes, durante e após a administração de FOS serão analisadas por metagenômica, que possibilita determinar a abundância relativa de todas as espécies presentes. A metagenômica, especificamente, permitirá compreender a estrutura e dinâmica da complexa comunidade microbiana e avaliar como o FOS modula esta microbiota como um todo. Permitirá, inclusive, identificar organismos desconhecidos e/ou não cultivados anteriormente pela microbiologia clássica. A atividade metabólica da microbiota intestinal será avaliada por meio da análise de ácidos graxos de cadeia curta e de íons amônio, em ambos os ensaios Os resultados obtidos poderão fundamentar o uso da modelagem in vitro dos processos digestivos humanos, especificamente por meio de sistemas simuladores dinâmicos, para a triagem de alimentos e insumos com potencial prebiótico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Coordenador / Janine Passos Lima da Silva - Integrante / Karina Olbrich dos Santos - Integrante / Rosemar Antoniassi - Integrante / Caroline Mellinger Silva - Integrante / Fabíola Helena dos Santos Fogaça - Integrante / Eliane Lopes Rosado - Integrante / Anna Beatriz Robottom Ferreira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Microencapsulação de compostos antioxidantes e antimicrobianos naturais para aplicação em alimentos à base de pescado, Descrição: Este projeto tem como objetivo a microencapsulação de agentes antioxidantes e antimicrobianos de diferentes naturezas, visando ao desenvolvimento de conservantes naturais a serem utilizados como ingredientes em alimentos à base de pescado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Coordenador / Lourdes Maria Correa Cabral - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Daniela de Grand C Freitas - Integrante / Janine Passos Lima da Silva - Integrante / Melicia Cintia Galdeano - Integrante / Tatiana Saldanha - Integrante / Renata Torrezan - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Desenvolvimento de ingredientes naturais de alto valor agregado a partir de frutos de melancia, Descrição: Este projeto pretende desenvolver, a partir de frutos de melancia, ingredientes ricos em licopeno, sendo um na forma líquida e o outro em pó, com elevada capacidade antioxidante, destinados a indústrias de vários segmentos para utilização como corantes naturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Coordenador / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Melicia Cintia Galdeano - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de bebida de frutas do tipo smoothie com capacidade antioxidante elevada, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Virgínia Martins da Matta em 08/09/2017., Descrição: O desenvolvimento de novos produtos à base de frutas, práticos e seguros, vai ao encontro das tendências de mercado e à necessidade de introdução de bebidas com menor densidade energética e/ou direcionadas a grupos populacionais específicos. Os sucos de frutas mistos representam uma forma de unir características desejáveis de diferentes frutas em um mesmo produto. Os sucos mistos, que contêm apenas polpas integrais das frutas que o compõem, sem adição de água ou açúcar, são conhecidos como smoothie, não havendo ainda uma tradução adequada para o termo. São produtos que, de uma forma geral, apresentam o apelo da saudabilidade, mas que também estão, cada vez mais, associados a uma possível ação funcional no organismo, podendo contribuir para a prevenção de doenças crônicas. O conhecimento da composição destes produtos assim como da ação dos mesmos sobre a saúde é fundamental para que seja possível assegurar ao consumidor os reais benefícios que o seu consumo pode trazer. Neste projeto, está sendo proposta a finalização do processo de obtenção de um smoothie, com sua completa caracterização físico-química e avaliação da atividade biológica quanto a parâmetros de inflamação em modelo de obesidade animal murino induzido por dieta. Os resultados obtidos poderão contribuir para oferecer ao mercado um produto que, além da qualidade sensorial e nutricional, apresente benefícios comprovados à saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Integrante / Virgínia Martins da Matta - Coordenador / Daniela de Grand C Freitas - Integrante / Sidney Pacheco - Integrante / Ronoel Luiz de Oliveira Godoy - Integrante / Suely Pereira de Freitas - Integrante / Renata Gualhardo Borguini - Integrante / Julio Beltrame Daleprane - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Valorização dos produtos, coprodutos e resíduos do beneficiamento da tilápia (Oreochromis niloticus) através da obtenção de novos produtos alimentícios e insumos, Descrição: Com o crescimento da indústria da pesca, tanto a nível internacional quanto a nível nacional, observou-se uma tendência à mecanização no tratamento de pescado industrializado e, como fator negativo, observou-se uma produção de subprodutos e resíduos estimada em 50% em peso da produção de pescado industrializado. A composição dos resíduos gerados nessa atividade promove a este potencialidade para uso tanto na alimentação humana quanto animal. O aproveitamento deste através do desenvolvimento de novos produtos, além de agregar valor e aumentar a produtividade da cadeia, contribui na redução de impacto ambiental por minimizar a quantidade de resíduos gerados. Em função deste quadro, a Embrapa Agroindústria de Alimentos quer contribuir com soluções tecnológicas para o aproveitamento deste resíduo. Este projeto tem então como objetivo o aproveitamento de resíduos sólidos do processamento de filetagem da tilápia (Oreochromis niloticus), visando transformá-los em produtos alimentícios emulsionados funcionais (salsichas, apresuntado e empanado) ou insumo para a indústria de alimentos (hidrolisados proteicos). O escopo desta proposta está alinhado ao documento: Visão 2014 - 2034: O futuro do desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira; da Embrapa, especialmente ao Macrotema 7: Segurança dos alimentos, nutrição e saúde, às prioridades dos portfolios de ´projetos em Aquicultura e Alimentos, nutrição e saúde; e à agenda de prioridades da Embrapa Agroindústria de Alimentos, nos temas de Processamento de alimentos, Qualidade de alimentos e Coprodutos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Integrante / Angela Aparecida Lemos Furtado - Coordenador / Daniela de Grand C Freitas - Integrante / Edmar Mercês Penha - Integrante / Janine Passos Lima da Silva - Integrante / Renata Torrezan - Integrante / Ana Iraidy Santa Brígida - Integrante / Leda Maria Fortes Gottschalk - Integrante / Rosemar Antoniassi - Integrante / Caroline Mellinger Silva - Integrante / Marília Penteado Stephan - Integrante / Sidineia Cordeiro de Freitas - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de um produto em pó probiótico à base de juçara: Influência dos agentes carreadores, qualidade e estabilidade, Descrição: Os alimentos contendo probióticos vêm se destacando pelos benefícios promovidos à flora intestinal de quem os ingere. O desenvolvimento de sucos de frutas probióticos em pó representa uma opção de diversificação de produtos para a indústria, como alternativa aos produtos lácteos convencionais, que podem conter altos teores de lactose e colesterol. Este projeto tem como objetivo a obtenção de um produto probiótico em pó à base de juçara, utilizando diferentes agentes carreadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Coordenador / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Eduardo Henrique Miranda Walter - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Recuperação de antocianinas de efluentes do processamento de juçara, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Virgínia Martins da Matta em 08/09/2017., Descrição: Na produção da polpa de juçara, fruto da palmeira Euterpe edulis, há a geração de efluentes líquidos que contêm compostos bioativos do fruto, como as antocianinas. A preocupação com as questões ambientais, essencial para a sobrevivência das agroindústrias, e a possibilidade de recuperação de compostos com potencial bioativo desses efluentes levam à necessidade desse estudo, que tem como objetivo caracterizar os efluentes líquidos do processamento da polpa de juçara, avaliando-se a recuperação e concentração das antocianinas presentes nos mesmos, por meio da tecnologia de membranas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Integrante / Virgínia Martins da Matta - Coordenador / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante / Edmar Mercês Penha - Integrante / Janine Passos Lima da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da juçara, Descrição: Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da juçara é muito semelhante à do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a juçara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de juçara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de juçara, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). O desenvolvimento dos produtos será realizado pela equipe da Embrapa Agroindústria de Alimentos em parceria com duas empresas, uma processadora de polpa de juçara e uma do setor de cosméticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Coordenador / Lourdes Maria Correa Cabral - Integrante / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Extração e uso de substâncias de interesse comercial e industrial a partir de coprodutos gerados na produção de vinhos e suco de uva, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lourdes Maria Correa Cabral em 10/09/2017., Descrição: A indústria de alimentos gera subprodutos e resíduos que podem conter substâncias de elevado valor agregado, cuja recuperação vem despertando interesse econômico e ambiental, pois moléculas bioativas podem ser extraídas e reaproveitadas, além de diminuir a quantidade de resíduos, que poderiam impactar negativamente o meio ambiente. O processamento de vinhos, sucos e derivados gera uma grande quantidade de subprodutos e resíduos. No Brasil, para evitar o acúmulo destes subprodutos, algumas vinícolas doam os resíduos, que são empregados como ração animal e adubo de vinhedos. Existe atualmente uma tendência de consumo de produtos naturais e com características funcionais. Aditivos e ingredientes também vêm seguindo esta mesma tendência. Devido a seus benefícios de saúde potenciais, a produção de extratos da uva representa uma boa oportunidade de negócio, que permite que empresas alvejem novos mercados. Neste contexto, este projeto visa a recuperação de coprodutos da cadeia de vinho e suco de uva utilizando a tecnologias de membranas, enzimática e prensagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / ANA PAULA GIL CRUZ - Integrante / ALEXANDRE GUEDES TORRES - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Suely Pereira de Freitas - Integrante / Karina Olbrich dos Santos - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2003

    Estudo da Pre-viabilidade tecnico economica da clarificação de sucos de frutas por enzimas e membranas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Virgínia Martins da Matta em 08/09/2017., Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar a viabilidade técnica e econômica de sucos clarificados de acerola, caju e maracujá, obtidos por processos com membranas associados ao uso de enzimas, avaliando as alterações nos perfis de voláteis que caracterizam o aroma e sabor dos sucos, durante a obtenção dos mesmos, e a estabilidade física, química e microbiológica, durante a vida-de-prateleira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Integrante / Virgínia Martins da Matta - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Breno de Paula - Integrante / Angela Aparecida Lemos Furtado - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Daisy B Wolkoff - Integrante / Fernando Coxo Cianci - Integrante / Max Reynes - Integrante / Manuel Dornier - Integrante / Ingrid Vieira Machado de Morais - Integrante., Financiador(es): Centre de Cooperation Internationale En Recherche Agronomique Pour Le Devel - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da jussara (Euterpe edulis Martius), Descrição: A palmeira Euterpe edulis Martius pertence à família das Arecaceae e fornece um fruto semelhante ao da Euterpe oleracea, o açaí. A primeira é originaria da Mata Atlântica, conhecida como jussara, enquanto a segunda espécie é proveniente da região amazônica. A palmácea jussara está ameaçada de extinção devido a pratica indiscriminada do extrativismo do palmito e à redução da área composta pelo bioma. A palmeira jussara apresenta um grande potencial de exploração em termos ecológicos e econômicos. O manejo dos frutos para obtenção de polpa e de sementes pode ser considerado como importante estratégia de conservação da espécie, das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica. Alternativas tecnológicas já foram propostas para agregar valor ao açaí amazônico, viabilizando sua comercialização em diferentes segmentos do mercado e regiões do Brasil e mesmo do exterior. Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da jussara é muito semelhante a do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a jussara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de jussara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de jussra, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). Frutos de jssara, provenientes da serra de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro e fornecidos pela empresa Ciano Industria de Alimentos Ltda, serão utilizadas como matéria-prima. O desenvolvimento e validação dos produtos (polpa pasteurizada, sucos mistos, bebida probiótica, óleo e ingredientes bioativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araújo - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Luciana de Simoni Martinez - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Adequação do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados aromáticos: construção e validação de um protótipo, Descrição: Os aditivos utilizados em alimentos dividem-se em diversas classes. Entre elas, os aromatizantes possuem especial importância por conferirem propriedades sensoriais que caracterizam cada sabor e aroma dos mais diversos produtos. A obtenção de uma essência natural concentrada em aromas consiste em um produto de alto valor agregado, obtido por uma tecnologia considerada limpa, sem a utilização de solventes orgânicos e podendo ser utilizada como um aditivo natural pelas indústrias alimentícias. O objetivo deste PA e recuperar e concentrar por pervaporação os compostos voláteis responsáveis pelo aroma sucos de frutas, bebidas e extratos de flores e ervas, validando um protótipo especialmente construído para este fim. Para validar o protótipo foram escolhidos o aroma de morango e maracujá, café e extrato de alecrim. A seleção dos frutos foi definida em conjunta com a ASSESSA, empresa de ingredientes para indústrias de cosméticos. A aplicação da pervaporacao para concentração de compostos de aroma de café será realizada em parceria com a COCAM, empresa de café solúvel localizada no Estado de São Paulo, interessada na melhoria da qualidade do café solúvel por meio da adição de extratos concentrados de aroma de café obtidos por pervaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Murilo Freire Junior - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Ronaldo Nobrega - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da jussara (Euterpe edulis Martius), Descrição: A palmeira Euterpe edulis Martius pertence à família das Arecaceae e fornece um fruto semelhante ao da Euterpe oleracea, o açaí. A primeira é originaria da Mata Atlântica, conhecida como jussara, enquanto a segunda espécie é proveniente da região amazônica. A palmácea jussara está ameaçada de extinção devido a pratica indiscriminada do extrativismo do palmito e à redução da área composta pelo bioma. A palmeira jussara apresenta um grande potencial de exploração em termos ecológicos e econômicos. O manejo dos frutos para obtenção de polpa e de sementes pode ser considerado como importante estratégia de conservação da espécie, das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica. Alternativas tecnológicas já foram propostas para agregar valor ao açaí amazônico, viabilizando sua comercialização em diferentes segmentos do mercado e regiões do Brasil e mesmo do exterior. Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da jussara é muito semelhante a do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a jussara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de jussara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de jussra, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). Frutos de jssara, provenientes da serra de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro e fornecidos pela empresa Ciano Industria de Alimentos Ltda, serão utilizadas como matéria-prima. O desenvolvimento e validação dos produtos (polpa pasteurizada, sucos mistos, bebida probiótica, óleo e ingredientes bioativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araújo - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Luciana de Simoni Martinez - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Adequação do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados aromáticos: construção e validação de um protótipo, Descrição: Os aditivos utilizados em alimentos dividem-se em diversas classes. Entre elas, os aromatizantes possuem especial importância por conferirem propriedades sensoriais que caracterizam cada sabor e aroma dos mais diversos produtos. A obtenção de uma essência natural concentrada em aromas consiste em um produto de alto valor agregado, obtido por uma tecnologia considerada limpa, sem a utilização de solventes orgânicos e podendo ser utilizada como um aditivo natural pelas indústrias alimentícias. O objetivo deste PA e recuperar e concentrar por pervaporação os compostos voláteis responsáveis pelo aroma sucos de frutas, bebidas e extratos de flores e ervas, validando um protótipo especialmente construído para este fim. Para validar o protótipo foram escolhidos o aroma de morango e maracujá, café e extrato de alecrim. A seleção dos frutos foi definida em conjunta com a ASSESSA, empresa de ingredientes para indústrias de cosméticos. A aplicação da pervaporacao para concentração de compostos de aroma de café será realizada em parceria com a COCAM, empresa de café solúvel localizada no Estado de São Paulo, interessada na melhoria da qualidade do café solúvel por meio da adição de extratos concentrados de aroma de café obtidos por pervaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Murilo Freire Junior - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Ronaldo Nobrega - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da jussara (Euterpe edulis Martius), Descrição: A palmeira Euterpe edulis Martius pertence à família das Arecaceae e fornece um fruto semelhante ao da Euterpe oleracea, o açaí. A primeira é originaria da Mata Atlântica, conhecida como jussara, enquanto a segunda espécie é proveniente da região amazônica. A palmácea jussara está ameaçada de extinção devido a pratica indiscriminada do extrativismo do palmito e à redução da área composta pelo bioma. A palmeira jussara apresenta um grande potencial de exploração em termos ecológicos e econômicos. O manejo dos frutos para obtenção de polpa e de sementes pode ser considerado como importante estratégia de conservação da espécie, das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica. Alternativas tecnológicas já foram propostas para agregar valor ao açaí amazônico, viabilizando sua comercialização em diferentes segmentos do mercado e regiões do Brasil e mesmo do exterior. Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da jussara é muito semelhante a do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a jussara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de jussara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de jussra, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). Frutos de jssara, provenientes da serra de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro e fornecidos pela empresa Ciano Industria de Alimentos Ltda, serão utilizadas como matéria-prima. O desenvolvimento e validação dos produtos (polpa pasteurizada, sucos mistos, bebida probiótica, óleo e ingredientes bioativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araújo - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Luciana de Simoni Martinez - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Adequação do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados aromáticos: construção e validação de um protótipo, Descrição: Os aditivos utilizados em alimentos dividem-se em diversas classes. Entre elas, os aromatizantes possuem especial importância por conferirem propriedades sensoriais que caracterizam cada sabor e aroma dos mais diversos produtos. A obtenção de uma essência natural concentrada em aromas consiste em um produto de alto valor agregado, obtido por uma tecnologia considerada limpa, sem a utilização de solventes orgânicos e podendo ser utilizada como um aditivo natural pelas indústrias alimentícias. O objetivo deste PA e recuperar e concentrar por pervaporação os compostos voláteis responsáveis pelo aroma sucos de frutas, bebidas e extratos de flores e ervas, validando um protótipo especialmente construído para este fim. Para validar o protótipo foram escolhidos o aroma de morango e maracujá, café e extrato de alecrim. A seleção dos frutos foi definida em conjunta com a ASSESSA, empresa de ingredientes para indústrias de cosméticos. A aplicação da pervaporacao para concentração de compostos de aroma de café será realizada em parceria com a COCAM, empresa de café solúvel localizada no Estado de São Paulo, interessada na melhoria da qualidade do café solúvel por meio da adição de extratos concentrados de aroma de café obtidos por pervaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Murilo Freire Junior - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Ronaldo Nobrega - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da jussara (Euterpe edulis Martius), Descrição: A palmeira Euterpe edulis Martius pertence à família das Arecaceae e fornece um fruto semelhante ao da Euterpe oleracea, o açaí. A primeira é originaria da Mata Atlântica, conhecida como jussara, enquanto a segunda espécie é proveniente da região amazônica. A palmácea jussara está ameaçada de extinção devido a pratica indiscriminada do extrativismo do palmito e à redução da área composta pelo bioma. A palmeira jussara apresenta um grande potencial de exploração em termos ecológicos e econômicos. O manejo dos frutos para obtenção de polpa e de sementes pode ser considerado como importante estratégia de conservação da espécie, das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica. Alternativas tecnológicas já foram propostas para agregar valor ao açaí amazônico, viabilizando sua comercialização em diferentes segmentos do mercado e regiões do Brasil e mesmo do exterior. Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da jussara é muito semelhante a do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a jussara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de jussara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de jussra, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). Frutos de jssara, provenientes da serra de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro e fornecidos pela empresa Ciano Industria de Alimentos Ltda, serão utilizadas como matéria-prima. O desenvolvimento e validação dos produtos (polpa pasteurizada, sucos mistos, bebida probiótica, óleo e ingredientes bioativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araújo - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Luciana de Simoni Martinez - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Adequação do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados aromáticos: construção e validação de um protótipo, Descrição: Os aditivos utilizados em alimentos dividem-se em diversas classes. Entre elas, os aromatizantes possuem especial importância por conferirem propriedades sensoriais que caracterizam cada sabor e aroma dos mais diversos produtos. A obtenção de uma essência natural concentrada em aromas consiste em um produto de alto valor agregado, obtido por uma tecnologia considerada limpa, sem a utilização de solventes orgânicos e podendo ser utilizada como um aditivo natural pelas indústrias alimentícias. O objetivo deste PA e recuperar e concentrar por pervaporação os compostos voláteis responsáveis pelo aroma sucos de frutas, bebidas e extratos de flores e ervas, validando um protótipo especialmente construído para este fim. Para validar o protótipo foram escolhidos o aroma de morango e maracujá, café e extrato de alecrim. A seleção dos frutos foi definida em conjunta com a ASSESSA, empresa de ingredientes para indústrias de cosméticos. A aplicação da pervaporacao para concentração de compostos de aroma de café será realizada em parceria com a COCAM, empresa de café solúvel localizada no Estado de São Paulo, interessada na melhoria da qualidade do café solúvel por meio da adição de extratos concentrados de aroma de café obtidos por pervaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Murilo Freire Junior - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Ronaldo Nobrega - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da jussara (Euterpe edulis Martius), Descrição: A palmeira Euterpe edulis Martius pertence à família das Arecaceae e fornece um fruto semelhante ao da Euterpe oleracea, o açaí. A primeira é originaria da Mata Atlântica, conhecida como jussara, enquanto a segunda espécie é proveniente da região amazônica. A palmácea jussara está ameaçada de extinção devido a pratica indiscriminada do extrativismo do palmito e à redução da área composta pelo bioma. A palmeira jussara apresenta um grande potencial de exploração em termos ecológicos e econômicos. O manejo dos frutos para obtenção de polpa e de sementes pode ser considerado como importante estratégia de conservação da espécie, das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica. Alternativas tecnológicas já foram propostas para agregar valor ao açaí amazônico, viabilizando sua comercialização em diferentes segmentos do mercado e regiões do Brasil e mesmo do exterior. Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da jussara é muito semelhante a do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a jussara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de jussara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de jussra, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). Frutos de jssara, provenientes da serra de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro e fornecidos pela empresa Ciano Industria de Alimentos Ltda, serão utilizadas como matéria-prima. O desenvolvimento e validação dos produtos (polpa pasteurizada, sucos mistos, bebida probiótica, óleo e ingredientes bioativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araújo - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Luciana de Simoni Martinez - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Adequação do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados aromáticos: construção e validação de um protótipo, Descrição: Os aditivos utilizados em alimentos dividem-se em diversas classes. Entre elas, os aromatizantes possuem especial importância por conferirem propriedades sensoriais que caracterizam cada sabor e aroma dos mais diversos produtos. A obtenção de uma essência natural concentrada em aromas consiste em um produto de alto valor agregado, obtido por uma tecnologia considerada limpa, sem a utilização de solventes orgânicos e podendo ser utilizada como um aditivo natural pelas indústrias alimentícias. O objetivo deste PA e recuperar e concentrar por pervaporação os compostos voláteis responsáveis pelo aroma sucos de frutas, bebidas e extratos de flores e ervas, validando um protótipo especialmente construído para este fim. Para validar o protótipo foram escolhidos o aroma de morango e maracujá, café e extrato de alecrim. A seleção dos frutos foi definida em conjunta com a ASSESSA, empresa de ingredientes para indústrias de cosméticos. A aplicação da pervaporacao para concentração de compostos de aroma de café será realizada em parceria com a COCAM, empresa de café solúvel localizada no Estado de São Paulo, interessada na melhoria da qualidade do café solúvel por meio da adição de extratos concentrados de aroma de café obtidos por pervaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Murilo Freire Junior - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Ronaldo Nobrega - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da jussara (Euterpe edulis Martius), Descrição: A palmeira Euterpe edulis Martius pertence à família das Arecaceae e fornece um fruto semelhante ao da Euterpe oleracea, o açaí. A primeira é originaria da Mata Atlântica, conhecida como jussara, enquanto a segunda espécie é proveniente da região amazônica. A palmácea jussara está ameaçada de extinção devido a pratica indiscriminada do extrativismo do palmito e à redução da área composta pelo bioma. A palmeira jussara apresenta um grande potencial de exploração em termos ecológicos e econômicos. O manejo dos frutos para obtenção de polpa e de sementes pode ser considerado como importante estratégia de conservação da espécie, das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica. Alternativas tecnológicas já foram propostas para agregar valor ao açaí amazônico, viabilizando sua comercialização em diferentes segmentos do mercado e regiões do Brasil e mesmo do exterior. Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da jussara é muito semelhante a do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a jussara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de jussara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de jussra, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). Frutos de jssara, provenientes da serra de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro e fornecidos pela empresa Ciano Industria de Alimentos Ltda, serão utilizadas como matéria-prima. O desenvolvimento e validação dos produtos (polpa pasteurizada, sucos mistos, bebida probiótica, óleo e ingredientes bioativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araújo - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Luciana de Simoni Martinez - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Adequação do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados aromáticos: construção e validação de um protótipo, Descrição: Os aditivos utilizados em alimentos dividem-se em diversas classes. Entre elas, os aromatizantes possuem especial importância por conferirem propriedades sensoriais que caracterizam cada sabor e aroma dos mais diversos produtos. A obtenção de uma essência natural concentrada em aromas consiste em um produto de alto valor agregado, obtido por uma tecnologia considerada limpa, sem a utilização de solventes orgânicos e podendo ser utilizada como um aditivo natural pelas indústrias alimentícias. O objetivo deste PA e recuperar e concentrar por pervaporação os compostos voláteis responsáveis pelo aroma sucos de frutas, bebidas e extratos de flores e ervas, validando um protótipo especialmente construído para este fim. Para validar o protótipo foram escolhidos o aroma de morango e maracujá, café e extrato de alecrim. A seleção dos frutos foi definida em conjunta com a ASSESSA, empresa de ingredientes para indústrias de cosméticos. A aplicação da pervaporacao para concentração de compostos de aroma de café será realizada em parceria com a COCAM, empresa de café solúvel localizada no Estado de São Paulo, interessada na melhoria da qualidade do café solúvel por meio da adição de extratos concentrados de aroma de café obtidos por pervaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Murilo Freire Junior - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Ronaldo Nobrega - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de processo enzimático para agregação de valor a resíduos da indústria do pescado através da obtenção de um insumo, Descrição: Com o crescimento da indústria da pesca, tanto a nível internacional quanto nacional, observou-se uma tendência à mecanização no tratamento de pescado industrializado e, como fator negativo, a produção de coprodutos e resíduos estimada em 50% em peso da produção de pescado industrializado. Dentre os coprodutos de maior valor agregado, um de grande interesse para a indústria é a gelatina de peixe, a qual tem sido foco especialmente do mercado de suplementos alimentares e alimentos funcionais. Neste cenário, visando o uso sustentável e o desenvolvimento da aquicultura e pesca brasileira, a presente proposta tem o objetivo de desenvolver um processo de obtenção de hidrolisados proteicos de gelatina extraída de resíduos da indústria de pescado, utilizando proteases como biocatalisadores. A gelatina de peixe a ser utilizada nos estudos de hidrólise será extraída de resíduos do processo de filetagem da tilápia. Para obtenção dos hidrolisados, primeiramente, será analisado o potencial hidrolítico de algumas proteases comerciais utilizadas de forma isoladas. As que apresentarem melhor resultado serão selecionadas visando avaliar a interação destas em reações sequenciais. Com base na(s) protease(s) pré-selecionada(s), será investigado as condições ótimas de reação para o processo de hidrólise de gelatina. Como resultado final, pretende-se ter desenvolvido um processo de obtenção de hidrolisado de gelatina através de hidrólise enzimática. Além disso, espera-se contribuir tecnologicamente no desenvolvimento de processos que utilizam coprodutos e resíduos da aquicultura brasileira gerando produtos de valor agregado de grande interesse no mercado nacional e internacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Coordenador / Angela Aparecida Lemos Furtado - Integrante / Ana Iraidy Santa Brígida - Integrante / Caroline Mellinger Silva - Integrante / Marília Penteado Stephan - Integrante / Men de Sá M. de Souza Filho - Integrante / Tatiana de Lima Azevedo - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    CONCENTRAÇÃO E MICROENCAPSULAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS OBTIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lourdes Maria Correa Cabral em 10/09/2017., Descrição: Processo: 448179/2014-8: Projeto financiado pelo CNPq no Edital Universal 2014.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Ronoel Luiz de Oliveira Godoy - Integrante / Suely Pereira de Freitas - Integrante / Caroline Mellinger - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da jussara (Euterpe edulis Martius), Descrição: A palmeira Euterpe edulis Martius pertence à família das Arecaceae e fornece um fruto semelhante ao da Euterpe oleracea, o açaí. A primeira é originaria da Mata Atlântica, conhecida como jussara, enquanto a segunda espécie é proveniente da região amazônica. A palmácea jussara está ameaçada de extinção devido a pratica indiscriminada do extrativismo do palmito e à redução da área composta pelo bioma. A palmeira jussara apresenta um grande potencial de exploração em termos ecológicos e econômicos. O manejo dos frutos para obtenção de polpa e de sementes pode ser considerado como importante estratégia de conservação da espécie, das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica. Alternativas tecnológicas já foram propostas para agregar valor ao açaí amazônico, viabilizando sua comercialização em diferentes segmentos do mercado e regiões do Brasil e mesmo do exterior. Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da jussara é muito semelhante a do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a jussara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de jussara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de jussra, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). Frutos de jssara, provenientes da serra de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro e fornecidos pela empresa Ciano Industria de Alimentos Ltda, serão utilizadas como matéria-prima. O desenvolvimento e validação dos produtos (polpa pasteurizada, sucos mistos, bebida probiótica, óleo e ingredientes bioativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araújo - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Luciana de Simoni Martinez - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Adequação do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados aromáticos: construção e validação de um protótipo, Descrição: Os aditivos utilizados em alimentos dividem-se em diversas classes. Entre elas, os aromatizantes possuem especial importância por conferirem propriedades sensoriais que caracterizam cada sabor e aroma dos mais diversos produtos. A obtenção de uma essência natural concentrada em aromas consiste em um produto de alto valor agregado, obtido por uma tecnologia considerada limpa, sem a utilização de solventes orgânicos e podendo ser utilizada como um aditivo natural pelas indústrias alimentícias. O objetivo deste PA e recuperar e concentrar por pervaporação os compostos voláteis responsáveis pelo aroma sucos de frutas, bebidas e extratos de flores e ervas, validando um protótipo especialmente construído para este fim. Para validar o protótipo foram escolhidos o aroma de morango e maracujá, café e extrato de alecrim. A seleção dos frutos foi definida em conjunta com a ASSESSA, empresa de ingredientes para indústrias de cosméticos. A aplicação da pervaporacao para concentração de compostos de aroma de café será realizada em parceria com a COCAM, empresa de café solúvel localizada no Estado de São Paulo, interessada na melhoria da qualidade do café solúvel por meio da adição de extratos concentrados de aroma de café obtidos por pervaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Murilo Freire Junior - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Ronaldo Nobrega - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de processo enzimático para agregação de valor a resíduos da indústria do pescado através da obtenção de um insumo, Descrição: Com o crescimento da indústria da pesca, tanto a nível internacional quanto nacional, observou-se uma tendência à mecanização no tratamento de pescado industrializado e, como fator negativo, a produção de coprodutos e resíduos estimada em 50% em peso da produção de pescado industrializado. Dentre os coprodutos de maior valor agregado, um de grande interesse para a indústria é a gelatina de peixe, a qual tem sido foco especialmente do mercado de suplementos alimentares e alimentos funcionais. Neste cenário, visando o uso sustentável e o desenvolvimento da aquicultura e pesca brasileira, a presente proposta tem o objetivo de desenvolver um processo de obtenção de hidrolisados proteicos de gelatina extraída de resíduos da indústria de pescado, utilizando proteases como biocatalisadores. A gelatina de peixe a ser utilizada nos estudos de hidrólise será extraída de resíduos do processo de filetagem da tilápia. Para obtenção dos hidrolisados, primeiramente, será analisado o potencial hidrolítico de algumas proteases comerciais utilizadas de forma isoladas. As que apresentarem melhor resultado serão selecionadas visando avaliar a interação destas em reações sequenciais. Com base na(s) protease(s) pré-selecionada(s), será investigado as condições ótimas de reação para o processo de hidrólise de gelatina. Como resultado final, pretende-se ter desenvolvido um processo de obtenção de hidrolisado de gelatina através de hidrólise enzimática. Além disso, espera-se contribuir tecnologicamente no desenvolvimento de processos que utilizam coprodutos e resíduos da aquicultura brasileira gerando produtos de valor agregado de grande interesse no mercado nacional e internacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Coordenador / Angela Aparecida Lemos Furtado - Integrante / Ana Iraidy Santa Brígida - Integrante / Caroline Mellinger Silva - Integrante / Marília Penteado Stephan - Integrante / Men de Sá M. de Souza Filho - Integrante / Tatiana de Lima Azevedo - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    CONCENTRAÇÃO E MICROENCAPSULAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS OBTIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lourdes Maria Correa Cabral em 10/09/2017., Descrição: Processo: 448179/2014-8: Projeto financiado pelo CNPq no Edital Universal 2014.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Ronoel Luiz de Oliveira Godoy - Integrante / Suely Pereira de Freitas - Integrante / Caroline Mellinger - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da jussara (Euterpe edulis Martius), Descrição: A palmeira Euterpe edulis Martius pertence à família das Arecaceae e fornece um fruto semelhante ao da Euterpe oleracea, o açaí. A primeira é originaria da Mata Atlântica, conhecida como jussara, enquanto a segunda espécie é proveniente da região amazônica. A palmácea jussara está ameaçada de extinção devido a pratica indiscriminada do extrativismo do palmito e à redução da área composta pelo bioma. A palmeira jussara apresenta um grande potencial de exploração em termos ecológicos e econômicos. O manejo dos frutos para obtenção de polpa e de sementes pode ser considerado como importante estratégia de conservação da espécie, das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica. Alternativas tecnológicas já foram propostas para agregar valor ao açaí amazônico, viabilizando sua comercialização em diferentes segmentos do mercado e regiões do Brasil e mesmo do exterior. Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da jussara é muito semelhante a do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a jussara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de jussara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de jussra, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). Frutos de jssara, provenientes da serra de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro e fornecidos pela empresa Ciano Industria de Alimentos Ltda, serão utilizadas como matéria-prima. O desenvolvimento e validação dos produtos (polpa pasteurizada, sucos mistos, bebida probiótica, óleo e ingredientes bioativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araújo - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Luciana de Simoni Martinez - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Adequação do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados aromáticos: construção e validação de um protótipo, Descrição: Os aditivos utilizados em alimentos dividem-se em diversas classes. Entre elas, os aromatizantes possuem especial importância por conferirem propriedades sensoriais que caracterizam cada sabor e aroma dos mais diversos produtos. A obtenção de uma essência natural concentrada em aromas consiste em um produto de alto valor agregado, obtido por uma tecnologia considerada limpa, sem a utilização de solventes orgânicos e podendo ser utilizada como um aditivo natural pelas indústrias alimentícias. O objetivo deste PA e recuperar e concentrar por pervaporação os compostos voláteis responsáveis pelo aroma sucos de frutas, bebidas e extratos de flores e ervas, validando um protótipo especialmente construído para este fim. Para validar o protótipo foram escolhidos o aroma de morango e maracujá, café e extrato de alecrim. A seleção dos frutos foi definida em conjunta com a ASSESSA, empresa de ingredientes para indústrias de cosméticos. A aplicação da pervaporacao para concentração de compostos de aroma de café será realizada em parceria com a COCAM, empresa de café solúvel localizada no Estado de São Paulo, interessada na melhoria da qualidade do café solúvel por meio da adição de extratos concentrados de aroma de café obtidos por pervaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flavia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Murilo Freire Junior - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Ronaldo Nobrega - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Desenvolvimento de processo enzimático para agregação de valor a resíduos da indústria do pescado através da obtenção de um insumo, Descrição: Com o crescimento da indústria da pesca, tanto a nível internacional quanto nacional, observou-se uma tendência à mecanização no tratamento de pescado industrializado e, como fator negativo, a produção de coprodutos e resíduos estimada em 50% em peso da produção de pescado industrializado. Dentre os coprodutos de maior valor agregado, um de grande interesse para a indústria é a gelatina de peixe, a qual tem sido foco especialmente do mercado de suplementos alimentares e alimentos funcionais. Neste cenário, visando o uso sustentável e o desenvolvimento da aquicultura e pesca brasileira, a presente proposta tem o objetivo de desenvolver um processo de obtenção de hidrolisados proteicos de gelatina extraída de resíduos da indústria de pescado, utilizando proteases como biocatalisadores. A gelatina de peixe a ser utilizada nos estudos de hidrólise será extraída de resíduos do processo de filetagem da tilápia. Para obtenção dos hidrolisados, primeiramente, será analisado o potencial hidrolítico de algumas proteases comerciais utilizadas de forma isoladas. As que apresentarem melhor resultado serão selecionadas visando avaliar a interação destas em reações sequenciais. Com base na(s) protease(s) pré-selecionada(s), será investigado as condições ótimas de reação para o processo de hidrólise de gelatina. Como resultado final, pretende-se ter desenvolvido um processo de obtenção de hidrolisado de gelatina através de hidrólise enzimática. Além disso, espera-se contribuir tecnologicamente no desenvolvimento de processos que utilizam coprodutos e resíduos da aquicultura brasileira gerando produtos de valor agregado de grande interesse no mercado nacional e internacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Coordenador / Angela Aparecida Lemos Furtado - Integrante / Ana Iraidy Santa Brígida - Integrante / Caroline Mellinger Silva - Integrante / Marília Penteado Stephan - Integrante / Men de Sá M. de Souza Filho - Integrante / Tatiana de Lima Azevedo - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    CONCENTRAÇÃO E MICROENCAPSULAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS OBTIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lourdes Maria Correa Cabral em 10/09/2017., Descrição: Processo: 448179/2014-8: Projeto financiado pelo CNPq no Edital Universal 2014.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Ronoel Luiz de Oliveira Godoy - Integrante / Suely Pereira de Freitas - Integrante / Caroline Mellinger - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Alternativas tecnológicas de valoração de frutos da jussara (Euterpe edulis Martius), Descrição: A palmeira Euterpe edulis Martius pertence à família das Arecaceae e fornece um fruto semelhante ao da Euterpe oleracea, o açaí. A primeira é originaria da Mata Atlântica, conhecida como jussara, enquanto a segunda espécie é proveniente da região amazônica. A palmácea jussara está ameaçada de extinção devido a pratica indiscriminada do extrativismo do palmito e à redução da área composta pelo bioma. A palmeira jussara apresenta um grande potencial de exploração em termos ecológicos e econômicos. O manejo dos frutos para obtenção de polpa e de sementes pode ser considerado como importante estratégia de conservação da espécie, das florestas nativas, de preservação do potencial socioeconômico, de segurança alimentar e de geração de renda para as comunidades tradicionais que vivem na Mata Atlântica. Alternativas tecnológicas já foram propostas para agregar valor ao açaí amazônico, viabilizando sua comercialização em diferentes segmentos do mercado e regiões do Brasil e mesmo do exterior. Estudos têm demonstrado que a composição química dos frutos da jussara é muito semelhante a do açaí. Por ser um fruto rico em antocianinas e compostos fenólicos, a jussara apresenta alta atividade antioxidante. O processamento do fruto de jussara para obtenção da polpa é uma atividade recente. Neste contexto, este projeto tem por objetivo avaliar alternativas tecnológicas para o aproveitamento dos frutos de jussra, já validadas para o açaí. Mais especificamente, desenvolver produtos alimentícios (polpas, bebida probiótica e sucos mistos) e ingredientes para as indústrias de alimentos (corantes naturais ou agentes antioxidantes) e de cosméticos (óleo e extratos ricos em compostos bioativos). Frutos de jssara, provenientes da serra de Mauá, no Estado do Rio de Janeiro e fornecidos pela empresa Ciano Industria de Alimentos Ltda, serão utilizadas como matéria-prima. O desenvolvimento e validação dos produtos (polpa pasteurizada, sucos mistos, bebida probiótica, óleo e ingredientes bioativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Virgínia Martins da Matta - Integrante / Manuela Cristina Pessanha de Araújo - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Luciana de Simoni Martinez - Integrante / Andre de Souza Dutra - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Adequação do processo de pervaporação para a obtenção de concentrados aromáticos: construção e validação de um protótipo, Descrição: Os aditivos utilizados em alimentos dividem-se em diversas classes. Entre elas, os aromatizantes possuem especial importância por conferirem propriedades sensoriais que caracterizam cada sabor e aroma dos mais diversos produtos. A obtenção de uma essência natural concentrada em aromas consiste em um produto de alto valor agregado, obtido por uma tecnologia considerada limpa, sem a utilização de solventes orgânicos e podendo ser utilizada como um aditivo natural pelas indústrias alimentícias. O objetivo deste PA e recuperar e concentrar por pervaporação os compostos voláteis responsáveis pelo aroma sucos de frutas, bebidas e extratos de flores e ervas, validando um protótipo especialmente construído para este fim. Para validar o protótipo foram escolhidos o aroma de morango e maracujá, café e extrato de alecrim. A seleção dos frutos foi definida em conjunta com a ASSESSA, empresa de ingredientes para indústrias de cosméticos. A aplicação da pervaporacao para concentração de compostos de aroma de café será realizada em parceria com a COCAM, empresa de café solúvel localizada no Estado de São Paulo, interessada na melhoria da qualidade do café solúvel por meio da adição de extratos concentrados de aroma de café obtidos por pervaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Flávia dos Santos Gomes - Integrante / Lourdes Maria Correa Cabral - Coordenador / Luiz Fernando Menezes da Silva - Integrante / Renata Valeriano Tonon - Integrante / Murilo Freire Junior - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Ronaldo Nobrega - Integrante., Financiador(es): Embrapa Agroindústria de Alimentos - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Agroindústria de Alimentos. , Avenida das Américas,29501, Guaratiba, 23020-470 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 36229624, Fax: (21) 24109513, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - Atual

    Colégio Estadual Marechal Alcides Etchgoyen

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

  • 2011 - Atual

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador A, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Aprovada em concurso público em julho de 2010 e reenquadrada como Pesquisadora A (com doutorado) em 2011. Principais atividades: Processos com membranas aplicados a indústria de alimentos (esterilização a frio, clarificação e concentração de suco de frutas) e avaliação da qualidade físico-química e funcional de produtos procesados por diferentes processos.

  • 1997 - 2011

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Operações, Carga horária: 40

    Atividades

    • 11/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos, .,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Universidade Castelo Branco

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar de Ensino, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/2008 - 08/2011

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bromatologia

  • 2007 - 2008

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

  • 2004 - 2007

    Faculdade Redentor

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

    Atividades

    • 02/2004 - 03/2007

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Controle Sanitário dos Alimentos, Microbiologia de Alimentos