Amanda Bianca Aguiar

Possui graduação em Tecnologia em Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná(2016), curso-tecnico-profissionalizante em Tecnológico em meio ambiente pela Universidade Federal do Paraná(2016) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Estadual Barão do Rio Branco(2012). Tem experiência na área de Química.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Tecnologia em Biotecnologia

2013 - 2016

Universidade Federal do Paraná
Título: Estimativa da Produção de Metano a Partir do Bagaço de Mandioca Hidrolisado
Orientador: Dilcemara Cristina Zenatti
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Tecnológico em meio ambiente

2013 - 2016

Universidade Federal do Paraná

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2012

Colégio Estadual Barão do Rio Branco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AGUIAR, A. B. ; Fiorini, A. ; VENDRUSCOLO, E. C. G. ; BIEZUS, L. B. . 5º Simpósio de Biotecnologia na Agroindústria. 2015. (Outro).

AGUIAR, A. B. . I Semana Acadêmica de Biotecnologia - SABio. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

8ª SIEPE - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Efeito da Adição Fracionada de Glicerol Residual da Produção de Biodiesel na Produção de Biogás de Água Residuária de Fecularia. 2016. (Outra).

5º Simpósio de Biotecnologia na Agroindústria.Despolimerização de Fibras e Sacarificação do Bagaço da Manihot esculenta crantz, por Hidrólise Hidrotérmica Ácida. 2015. (Simpósio).

7ª SIEPE - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Efeito da Adição Fracionada de Glicerol Residual da Produção de Biodiesel na Produção de Biogás de Água Residuária de Fecularia. 2015. (Outra).

Fisiologia de Estresse das Plantas e o Uso de Sensores Ópticos/Fluorescência. 2015. (Outra).

V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - SIMBBTEC. 2015. (Simpósio).

6º SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR - Conhecer para Aprimorar - 22º EVINCI - 7º EINTI - 13º ENEC - 13º ENAF. 2014. (Outra).

Genética Forense. 2014. (Outra).

Grupo de Estudos de Biotecnologia Aplicada à Saúde.Plantas Medicinais. 2014. (Outra).

Grupo de Estudos de Biotecnologia Aplicada à Saúde. 2014. (Outra).

4º Simpósio de Biotecnologia na Agroindústria. 2013. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabiano Bisinella Scheufele

HERMES, E.;SCHEUFELE, F. B.; ZENATTI, D. C.. Estimativa da Produção de Metano a partir do Bagaço de Mandioca Hidrolisado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dilcemara Cristina Zenatti

CODIGESTÃO ANAERÓBIA DE GLICEROL RESIDUAL DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL COM RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS E AGROINDUSTRIAIS; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná - Tesouro Nacional; (Orientador);

Rodrigo Sequinel

Monitoria na Disciplina de Química Analítica; 2015; Orientação de outra natureza; (Biocombustíveis) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rodrigo Sequinel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AGUIAR, A. B. . Efeito da Adição Fracionada de Glicerol Residual da Produção de Biodiesel na Produção de Biogás de Água Residuária de Fecularia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGUIAR, A. B. . Plantas Medicinais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Efeito da Adição Fracionada de Hidrolisado de Bagaço de Mandioca na Produção de Biogás de Água Residuária de Fecularia, Descrição: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é um importante alimento energético, servindo como matéria-prima para diversos produtos. No seu processamento para a produção de farinha e fécula são gerados vários resíduos sólidos e líquidos. O bagaço é gerado na etapa de extração da fécula e possui um teor relativamente alto de amido, podendo variar de 55,8 a 78,1 kg por tonelada processada. Uma forma de agregar valor a esse resíduo é a utilização deste bagaço na biodigestão anaeróbia, entretanto, o teor de fibras que este contém torna o processo lento, necessitando um pré-tratamento. A pré-hidrólise do bagaço é uma alternativa, a qual consiste na conversão das moléculas complexas em compostos de baixo peso molecular por meio de água e temperaturas elevadas, sendo liberados açúcares,facilitando assim a assimilação pelos microrganismos. A fim de viabilizar o uso do resíduo na própria indústria, este trabalho teve como objetivo estimar o volume de metano a partir de hidrolisado do bagaço da mandioca pela combinação da concentração de ácido, temperatura e tempo de exposição térmica dos ensaios. Foram realizados 18 ensaios de hidrólise ácida, utilizando H2SO4 nas concentrações 0,05, 0,10, 0,15 e 0,20 M, nas temperaturas 60, 80, 100, 120 e 140 °C e tempos de 15, 30, 45, 60 e 75 minutos, seguindo um planejamento experimental do tipo delineamento composto central rotacional. Após as hidrólises foi determinada a concentração de açúcares redutores e com o melhor resultado foi estimado o volume de metano. Foi possível verificar que o processo hidrolítico do bagaço produziu quantidades significativas de açúcares redutores e de volume de metano. O melhor rendimento foi observado no tratamento em que foi utilizada temperatura de 140°C, tempo de hidrólise de 45 minutos e concentração de ácido sulfúrico de 0,10 mol.L-1, apresentando uma concentração de açúcares redutores de 1047,90 g por kg de bagaço, havendo um potencial de produção de 427,042 L de metano. Após as análises conclui-se que as variáveis independentes, principalmente tempo e temperatura, influenciam na obtenção de açúcares redutores, tornando favorável o processo de hidrólise do bagaço de mandioca para produção de metano, gerando energia dentro da própria indústria e reduzindo o volume deste resíduo, deixando de ser uma ameaça ao ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Bianca Aguiar - Integrante / Dilcemara Cristina Zenatti - Coordenador / Karoline Scussiato - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Efeito da Adição Fracionada de Glicerol Residual da Produção de Biodiesel na Produção de Biogás de Água Residuária de Fecularia, Descrição: A mandioca (Manihot esculenta Crantz),é um importante alimento energético, serve como matéria-prima para diversos produtos e sua industrialização gera grande quantidade de resíduos. A fim de minimizar os impactos causados por esses resíduos, tem-se buscado desenvolver técnicas capazes de utilizá-los antes do descarte, sendo empregados como matéria prima para geração de outro produto, agregando valor ao mesmo. Uma alternativa é a utilização da biomassa residual (manipueira) na produção de energia através da biodigestão anaeróbia, onde a matéria orgânica sofre degradação formando metano e dióxido de carbono. Outro resíduo de grande impacto que tem surgido com a produção de biocombustíveis é o glicerol residual da produção de biodiesel, este gerado em grande quantidade e sem destino final específico. Com o intuito de viabilizar a utilização do glicerol na biodigestão anaeróbia este trabalho teve por objetivo monitorar a produção de biogás pela adição de glicerol residual da transesterificação alcalina de óleo de fritura na codigestão anaeróbia com manipueira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Bianca Aguiar - Integrante / Sara Arruda Franciozi - Integrante / Dilcemara Cristina Zenatti - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - Atual

    Efeito da Adição Fracionada de Glicerol Residual da Produção de Biodiesel na Produção de Biogás de Água Residuária de Fecularia, Descrição: Monitorar a produção de biogás pela adição fracionada de glicerol residual da transesterificação alcalina de óleo de fritura e avaliar o comportamento do reator em função das variáveis sólidos voláteis e pH.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Amanda Bianca Aguiar - Coordenador / Sara Arruda Franciozi - Integrante / Dilcemara Cristina Zenatti - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Trabalho classificado em 1º lugar no 23º Evento de Iniciação Científica e 8º Evento de Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Paraná.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná. , Rua Pioneiro-2153, Jardim Dallas, 85950000 - Palotina, PR - Brasil, Telefone: (44) 32118589

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora

Outras informações:
Monitoria da disciplina de Química Analítica sob orientação do professor Rodrigo Sequinel.

2014 - 2015

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: 2ª Secretária do CA de Biotecnologia

Outras informações:
CA - Centro Acadêmico

2013 - 2013

Danny Livraria e Bazar Ltda

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Serviços Gerais, Carga horária: 44

2014 - 2014

Farmácia Cheiro da Terra Ltda

Vínculo: Estágio CIEE, Enquadramento Funcional: Auxiliar, Carga horária: 24

Outras informações:
Auxiliar na coleta de amostras para análises microbiológicas, auxiliar na análise físico-química de produtos e substâncias e auxiliar no preparo e organização de material do laboratório.